-
Centro regional: possui uma influência restrita em relação a outras cidades, trata-se de cidades médias que são subordinadas às capitais, mas ao mesmo tempo é um centro para núcleos urbanos menores.
Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual. Nesse caso, trata-se de cidade de grande e médio porte, que apesar de não se enquadrar na categoria de metrópole, possui indústrias e prestação de serviços como hospitais, bancos, centro comercial e muitos outros.
Metrópole regional: são cidades que exercem grande influência em seu próprio estado, além de avançar a fronteira de outros, essas correspondem a centros urbanos que concentram um número superior a um milhão de habitantes e detêm uma economia diversificada.
Ex: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO).
Metrópole nacional: graças à sua importância, exerce influência nos centros regionais, capitais regionais e nas metrópoles regionais, ou seja, preponderância em diferentes estados.
Ex: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).
Metrópole mundial: são cidades de grande importância cultural e econômica que exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente, no caso do Brasil, destacam-se duas cidades com essas características, São Paulo e Rio de Janeiro.
Ex: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Alternativa A
-
metrópole nacional - Curitiba
metrópole regional - Goiânia
Gabarito: A
-
Segundo a classificação do IBGE, no REGIC 28, publicado em 2007, a classificação das cidades não condiz com esse gabarito.
O REGIC classifica da seguinte forma:
b. Metrópole nacional – Rio de Janeiro e Brasília, com
população de 11,8 milhões e 3,2 milhões em 2007,
respectivamente, também estão no primeiro nível
da gestão territorial. Juntamente com São Paulo,
constituem foco para centros localizados em todo
o País; e
c. Metrópole – Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador,
Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto
Alegre, com população variando de 1,6 (Manaus) a
5,1 milhões (Belo Horizonte), constituem o segundo
nível da gestão territorial. Note-se que Manaus
e Goiânia, embora estejam no terceiro nível da gestão
territorial, têm porte e projeção nacional que
lhes garantem a inclusão neste conjunto.
Entre as alternativas, a questão quer saber qual cidade é metrópole nacional e qual é metrópole regional.
Pois bem, pela classificação do REGIC 2007, (elaborado antes da prova) o gabarito não esta correto.
Será que alguém pode me solucionar essa dúvida ?
Obg
-
segundo a classificação do IBGE:
- Curitiba e goias são metrópoles.
-Metroóple nacional: Rio de Janeiro, Brasília;
- Grande metrópole nacional: São Paulo
-
As metrópoles globais representam as cidades com maior grau de complexidade socioeconômica e geográfica do país, pois abrigam sedes dos principais polos do sistema financeiro, como bancos, bolsas de valores, multinacionais e outros. Nesse sentido, suas respectivas redes de transporte e comunicação, bem como a sua integração territorial, possuem um nível de alcance que, muitas vezes, extrapola as fronteiras nacionais.
As duas metrópoles mundiais brasileiras são: Rio de Janeiro e São Paulo.
As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas. Mesmo assim, essas cidades também são importantes pontos nas redes financeiras do Brasil.
As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).
As metrópoles regionais restringem suas áreas de influência a um nível regional não necessariamente muito bem definido. Sendo assim, sua polarização é limitada, bem como os serviços por elas oferecidos, porém muito elevados quando postos em comparação com as regiões de entorno. Em geral, as metrópoles regionais possuem uma forte conexão com metrópoles nacionais ou globais próximas.
As metrópoles regionais brasileiras são: Goiânia (GO), Belém (PA) e Manaus (AM).
-
Poxa! De acordo com a definição de Luana, minha cidade, Porto Velho - RO , se classifica como? Preciso estudar muito pra morar pelo menos numa metrópole nacional.
-
O Atlas Geográfico Escolar do IBGE possui classificação diferente da REGIC (Regiões de Influência das Cidades), publicação também do IBGE, utilizada como parâmetro para os estudos sobre a rede urbana brasileira. Segundo a REGIC:
Grande Metrópole Nacional: São Paulo
Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília
Metrópole: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre
Capital regional: 70 centros.
Questão passível de recurso.
-
O IBGE realizou 2 estudos primeiro em 2002 e o segundo em 2007. Note que na questão eles estão querendo a classificação dos dados retirados em 2002:
Segundo o Atlas Geográfico Escolar de 2002 do IBGE:
. Metrópole Global;
• Metrópole Nacional;
• Metrópole Regional;
• Centro Regional.
Metrópoles globais: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Metrópoles nacionais: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo
Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília
(DF).
Metrópoles regionais: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO)
Alternativa A
-
Existem duas classificações: Atlas Geográfico Escolar (2002) e de Regiões de Influência das Cidades - REGIC (2007), ambos elaborados pelo IBGE.
ATLAS GEOGRÁFICO
1. Metrópole Global: cidades com mais alto grau de complexidade do país - São Paulo e Rio de Janeiro;
2. Metrópole Nacional: nível de abrangência em escala nacional - Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador;
3. Metrópole Regional: área de influência em nível regional - Belém, Goiânia e Manaus;
4. Centros Regionais.
REGIÕES DE INFLUÊNCIA DAS CIDADES - REGIC
1. Grande Metrópole Nacional: São Paulo;
2. Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília;
3. Metrópole: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife e Salvador;
4. Capital Regional: 31 cidades, dentre elas: São Luís, Maceió, Florianópolis, Santa Maria, Joinville, Campinas, Palmas etc.
-
Essa é a verdadeira pega ratão... rs´
-
Segundo o IBGE, são metrópoles nacionais aquelas cidades que interligam áreas urbanas localizadas no território nacional, mas possuem pouca influência na atividade econômica de outros países. No Brasil, são exemplos: Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Já as metrópoles regionais atingem diretamente uma área limitada, em uma região em seu entorno. Essas metrópoles possuem um alto grau de crescimento populacional e econômico. Podemos citar como exemplo: Goiânia, Manaus e Campinas.
Diante do exposto, a resposta correta é a letra A.
-
nossa! não imaginava rsrs...
-
Metrópoles globais: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Metrópoles nacionais: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo
Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília(DF).
Metrópoles regionais: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO)
Alternativa A
-
Vamos decorar!
Uma metrópole global ela exerce sua influência no mundo todo, e no Brasil, as metrópoles que exercem essa influência são São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). As metrópoles nacionais exercem influência sobre todo o território brasileiro, podendo citar: Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Salvador (BA), Recife (PE), BH (MG), Fortaleza (CE). As metrópoles regionais são as cidades que exercem influência em uma região específica, são: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO).
A
-
De acordo com o relatório do IBGE Regiões de Influência das CIDADES 2OO7:
1) Grande metrópole nacional – São Paulo, o maior conjunto urbano do País, com 19,5 milhões de habitantes, em 2007, e alocado no primeiro nível da gestão territorial;
2) Metrópole nacional – Rio de Janeiro e Brasília, com população de 11,8 milhões e 3,2 milhões em 2007, respectivamente;
3) Metrópole – Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre, com população variando de 1,6 (Manaus) a 5,1 milhões (Belo Horizonte), constituem o segundo nível da gestão territorial. Note-se que Manaus
e Goiânia, embora estejam no terceiro nível da gestão territorial, têm porte e projeção nacional que lhes garantem a inclusão neste conjunto.
Curitiba e Goiânia estão no mesmo nível hierárquico, sendo classificadas como Metrópole!
Metrópoles nacionais são São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sendo que São Paulo apresenta projeção no mercado financeiro internacional (BOVESPA).
-
Mas pelo fato de o Rio de Janeiro ser uma metrópole global ele tambem pode ser condiderado uma metrópole nacional, ou eu estou errado ?
-
Pois é, que manual eles seguiram para elaborar esta questão? Se na classificação do IBGE Curitiba está como metrópole e não como metrópole nacional? Tem várias listas sobre a hierarqui urbana e as informações divergem em todas elas.
-
tBM ACHO QUE ESSA É PASSÍVEL DE RECURSO , POIS HÁ DUAS RESPOSTAS QUE PODEM SER APLICADAS EM METRÓPOLE NACIONAL !
-
Letra A, acertei por dedução.
-
De cara já são eliminada as alternativas B, D e E, porque nelas estão RJ e SP (metrópoles mundiais), e a alternativa C também não é correta, pois na questão ta pedindo uma metrópole Nacional e Regional, como Brasília e Curitiba são metrópoles Nacionais, a Alternativa correta é a letra A: Curitiba e Goiânia.
-
eu usei o seguinte raciocinio:
Metrópoles Regionais: Goiânia (Go); Belém (PA) e Manaus (AM)- Já eliminamos 'B', 'C' e 'D'
Rio de Janeiro e São Paulo são Metrópoles Mundiais... logo sobra a alternativa : A
-
Cara ja fiz essa questão mais de uma vez,e sempre vou na alternativa C.Como Curitba pode ser uma metrópole regional,moro no Rio de Janeiro e essa cidade,estado (curitba) não exerce influencia aqui no RJ ,para ser considerada Metrópole nacional tem quem exercer influência no país inteiro.
Difícil de entender.:(((
-
De acordo com a classificação mais atual do IBGE, as alternativas C e E que estão corretas.
Certamente passível de anulação, por apresentar duas respostas.
-
Alguém encontrou dados mais recentes? No IBGE só 2007. Dez anos atrás.
Obrigada.
-
Letra A
Segundo o IBGE, são metrópoles nacionais aquelas cidades que interligam áreas urbanas localizadas no território nacional, mas possuem pouca influência na atividade econômica de outros países. No Brasil, são exemplos: Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Já as metrópoles regionais atingem diretamente uma área limitada, em uma região em seu entorno. Essas metrópoles possuem um alto grau de crescimento populacional e econômico. Podemos citar como exemplo: Goiânia, Manaus e Campinas.
-
Questão desatualizada, pois, de acordo com a classificação mais atual do IBGE, a alternativa C que está correta.
As metrópoles nacionais são: Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Curitiba (PR).
-
Questão desatualizada: Rio de Janeiro não é considerado uma cidade global, apenas São Paulo. Portanto, teríamos duas alternativas: A e E, pois Rio de Janeiro e Curitiba são Metrópoles Nacionais.
Obs: Goiânia ainda é considerado uma metrópole regional.
-
Questão desatualizada.
Em 2020 houve algumas alterações em relação às metrópoles brasileiras.
- Grande metrópole nacional - São Paulo
- Metrópoles nacionais - Rio de Janeiro e Brasília
- Metrópoles regionais - Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Goiânia, Vitória, Florianópolis e Campinas (a única cidade que não é capital considerada como metrópole nacional), vale destacar que as três últimas cidades foram inseridas no seleto grupo de metrópoles em Junho de 2020.
Fontes: https://blogdoenem.com.br/urbanizacao-brasil-geografia-enem/#:~:text=Metr%C3%B3poles%20regionais%3A%20constituem%20o%20segundo,%2C%20Fortaleza%2C%20Belem%2C%20Manaus.
https://www.cp2.g12.br/blog/re2/files/2017/02/Atividade-15-7-ano-Geografia.pdf
https://censo2021.ibge.gov.br/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novas-metropoles-brasileiras.html