SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2016 - IBGE - Agente de Pesquisas por Telefone


ID
2066293
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História

Diretas Já foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil. Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo e propunha eleições diretas. A campanha ganhou o apoio de partidos políticos importantes e, em pouco tempo, a simpatia da população, que foi às ruas para pedir a volta das eleições diretas. 

Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/diretas-ja/>.
Acesso em: 30 maio 2016. Adaptado.

Essa campanha política teve como objetivo principal garantir eleições diretas para o cargo de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: e) presidente da República.

    Bons estudos!        

  • No governo do general Ernesto Geisel foi iniciado o processo de abertura “lenta, gradual e segura". Tal processo visava restaurar o Estado de Direito e, retornar o poder à sociedade civil, voltando os militares para a caserna. No entanto, tal processo deveria ser feito de forma a evitar revanches ou algum tipo de movimento revolucionário que modificasse a estrutura sócio econômica de então.
    Já no governo seguinte, do general João Figueiredo, têm lugar alguns acontecimentos emblemáticos tais como a anistia ampla, geral e irrestrita além da abertura do pluripartidarismo. No final do mandato de Figueiredo o deputado Dante de Oliveira propôs, no congresso, o restabelecimento imediato das eleições diretas, como emenda à constituição de 1967. A mobilização da sociedade civil gerou , ao redor do país, o movimento das “ Diretas – Já"
    Por ser uma emenda à constituição era necessária a aprovação de 2/3 na Câmara dos Deputados. Isto significava 320 votos a favor para que a proposta seguisse para o Senado. 298 votaram a favor, 65 contra, 3 abstenções e 115 faltas. A emenda foi rejeitada apesar do apoio de 84% dos brasileiros. 
    A questão pede que seja apontado o cargo para o qual deveria haver imediata eleição direta ,segundo a emenda Dante de Oliveira.
    A) INCORRETA – Embora não totalmente livres havia eleição direta para deputado federal. 
    B) INCORRETA- Embora não totalmente livres havia eleição direta para deputado estadual. 
    C) INCORRETA- Embora não totalmente livres havia eleição direta para prefeito. 
    D) INCORRETA- Embora não totalmente livres havia eleição direta para senador. 
    E) CORRETA – a proposta era de eleição direta imediata para o cargo de presidente da república, o que não acontecia desde 1964
    . Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2066299
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Hoje em dia estamos todos em movimento. Muitos mudam de lugar – de casa ou viajando entre locais que não são o da sua residência. Alguns não precisam sair para viajar: podem se atirar à Web, percorrê-la, inserindo e mesclando na tela do computador mensagens provenientes de todos os cantos do globo. Mas a maioria está em movimento mesmo se fisicamente parada –quando, como é hábito, estamos grudados na poltrona e passando na tela os canais de TV via satélite ou a cabo, saltando para dentro e para fora de espaços estrangeiros com uma velocidade muito superior à dos jatos supersônicos e foguetes interplanetários, sem ficar em lugar algum tempo suficiente para ser mais do que visitantes, para nos sentirmos em casa.

BAUMAN, Z. Globalização. As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999, p. 85.

De acordo com o texto, o comportamento atual das pessoas é condicionado pelo seguinte fator:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: A. Progresso das revoluções tecnológicas.

    Bons estudos!

  • A revolução tecnológica datada do pós-segunda guerra mundial é essencialmente caracterizada pela revolução nos meios de comunicação. A partir do final da década de 1940 até os dias de hoje tem havido um crescimento e, uma aceleração das formas de comunicação à longa distância. Há menos de cem anos nos comunicávamos quase que exclusivamente por carta, telegramas e um incipiente sistema de telefonia.  todas as partes do planeta. Em 2020 em segundos nos comunicamos com qualquer parte do globo e, até mesmo com artefatos em órbita ao redor do planeta, através da internet. O telefonema com vídeo, ficção científica nos anos 1960, é hoje não só de fácil acesso através de computadores, tablets e celulares como também a preços cada vez mais competitivos.
    O pequeno texto apresentado na questão discorre exatamente sobre a questão da velocidade de comunicação e das enormes possibilidades que nos são abertas, com pontos positivos e negativos.
    É pedido que seja apontada a alternativa na qual está indicado o fator apresentado no texto que condiciona o comportamento das pessoas hoje em dia.
    A) CORRETA- O texto destaca a questão dos avanços na tecnologia de comunicações, cada vez mais avançada 
    B) INCORRETA- Planejamento de roteiros de viagem não é um elemento atual. Sempre que há uma viagem a ser feita há a demanda de planejamento, desde sempre. 
    C) INCORRETA- Existem aqueles que perdem suas residências mas não pelo fato de haver a possiblidade de localização volátil nem o inverso. A perda se dá por desemprego. 
    D) INCORRETA- As autoridades governamentais atuam na concessão de canais de televisão e de rádio mas, não tem controle acerca da utilização da tecnologia de comunicação 
    E) INCORRETA- Embora haja a ampliação dos canais de televisão abertos, é típico da atualidade a maior variedade de canais por assinatura ou streams veiculados por computadores e televisores Smart 
    Gabarito do professor: Letra A.

ID
2066308
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Se você vive em uma cidade, é provável que o ar que respira não esteja dentro dos padrões considerados saudáveis. Um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde aponta que 80% da população urbana mundial estão expostos a poluentes em quantidade superior aos limites recomendados. No Brasil, das 45 cidades estudadas, 40 têm poluentes no ar em níveis maiores que os recomendados. A cidade brasileira com maiores níveis de poluição atmosférica é Santa Gertrudes, a cerca de 170 quilômetros da capital paulista. Segundo a prefeitura de Santa Gertrudes, a principal fonte de poluição no município vem da indústria de cerâmica, precisamente no transporte de material.

MATSUURA, S.; BAIMA, C. Poluição fatal. O Globo. Sociedade, 13 maio 2016. Adaptado.

Esse problema ambiental provoca um dano direto à vida cotidiana dos cidadãos, que é a(o)

Alternativas
Comentários
  • gab letra D

    bons estudos!

  • Mais interpretação do que propriamente conhecer o assunto. Gabarito "D" 

    RUMO A APROVAÇÃO o/

  • A questão propõe uma associação entre a questão ambiental e a influência imediata na saúde da população. É um dado preocupante hoje em dia em função do aumento significativo da industrialização e da circulação de automóveis que utilizam combustíveis fósseis, que aumentam bastante a poluição atmosférica. 
    Além disso as cidades estão cada vez maiores, trazendo maior necessidade de unidades para habitação, o que pode prejudicar as necessárias áreas verdes nestas regiões. Há o aumento da criação de gado, a utilização de agrotóxicos para salvaguardar o quantitativo de produção agrícola e o abastecimento do mercado consumidor urbano. 
    O trecho transcrito destaca em especial a poluição do ar. A pergunta pede que se aponte a alternativa que indica um possível efeito da poluição do ar na vida da população. 
    A) INCORRETA- Ainda não se comprovou a ligação entre a maior poluição – no caso descrito, do ar– com uma piora de qualidade de vida que leve ao aumento da violência dentro das cidades.  Normalmente tais índices estão ligados à questões econômicas. 
    B) INCORRETA – A diminuição de incentivos fiscais pode, ou não, ser relacionada com a maior poluição do ar trazida por indústrias ou outros empreendimentos.
    C) INCORRETA- A implantação do setor informal de uma economia não se relaciona diretamente com a questão da poluição 
    D) CORRETA – Por conta da poluição que traz uma má qualidade do ar que se respira em determinadas áreas urbanas nota-se um aumento do risco de doenças cardiovasculares. 
    E) INCORRETA- O decréscimo de leitos hospitalares públicos dá-se ou pela insuficiência de verbas ou pela má administração das verbas disponíveis.

    Gabarito do professor: Letra D.
  • GABARITO - D

    A poluição atmosférica afeta quase todos os órgãos do corpo. Um estudo recente do Fórum de Sociedades Respiratórias Internacionais mostra que a poluição do ar contribui para uma série de doenças e complicações, desde diabetes e demência até problemas de fertilidade e leucemia infantil.


ID
2066311
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Maior vitrine do aquecimento global, o Ártico viu uma elevação recorde de seus termômetros nos últimos meses. A temperatura do ar na região entre outubro de 2014 e setembro de 2015 foi de 1,3 graus Celsius acima da média desde 1900, quando começaram os registros. As consequências climáticas, políticas e econômicas atraem países distantes do gelo. O Brasil participou este ano pela primeira vez de uma reunião da ONG Artic Circle, financiada pelo governo da Islândia.

GRANDELLE, R. Ártico tem derretimento recorde. O Globo, Sociedade, 16 dez. 2015.

Tendo em vista as consequências mencionadas, a principal recomendação para o governo do Brasil, em relação ao Ártico, consiste em

Alternativas
Comentários
  • gab letra E

    foco,força e fé !

  • A exploração dos polos começou a ser feita por diversas razões. Algumas pessoas buscavam a fama que viria por terem sido as primeiras a chegar a esses lugares desconhecidos. Outras esperavam descobrir atalhos entre a Europa e o leste da Ásia. Outras, ainda, queriam ficar ricas caçando focas e baleias. Recentemente, começaram a ser feitas explorações para obter informações científicas e explorar petróleo e gás. 
    O Pólo Norte não é como o Sul: não há terra para além de Europa, Ásia e América do Norte. O que há no topo do mundo é água fresca congelada. Dessa forma, a regra que rege a área é a Lei do Mar. O que ela determina é que todo país tem o direito de controlar até 200 milhas de distância de sua costa – equivalente a 370 quilômetros. 
    Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos (por conta do Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. O Conselho Ártico foi criado em 1996 com um discurso de dividir a responsabilidade pelo derretimento da água fresca que, um dia, congelou no pólo. A mesma água que, uma vez derretida em consequência do aquecimento global, mudará as correntes, cobrirá Amsterdã e carregará consigo o clima da Terra. 
    O que está em jogo hoje em dia é a exploração de petróleo e gás, embora ela seja caríssima e considerada, por muitos, inviável por conta das condições inumanas na região. 
    A questão pede que seja assinalada a alternativa que mostra a principal recomendação para o Brasil em relação ao Ártico 
    A) INCORRETA- O brasil explora petróleo off shore em suas águas territoriais e fornece apoio técnico à outras regiões mas não ao Ártico. 
    B) INCORRETA- O Brasil não tem interesse nem permissão de pesca na região. 
    C) INCORRETA- Zooplancton não tem , até o presente momento, produção artificial. 
    D) INCORRETA- Não cabe ao Brasil tal atitude mas sim aos Estados que tem interesse direto na região. 
    E) CORRETA – Embora o Brasil não tenha participação direta no Ártico, cabe ao país, por conta de interesses comerciais e por ser signatário de tratados de meio ambiente, ajudar o monitoramento das transformações na região. 
    Gabarito do professor: Letra E.
  • GABARITO - E

    O Brasil não tem participação direta no Ártico, cabe a ele, por conta de interesses comerciais e por ser signatário de tratados de meio ambiente, ajudar o monitoramento das transformações na região.

    "O esforço é a magia que transforma sonhos em realidade."


ID
2066317
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Quando falamos que vivemos numa “cultura do consumo”, é quase inevitável que a constatação seja acompanhada de uma carga negativa. O termo é frequentemente associado a um materialismo banal que teria surgido nos últimos anos. Um exemplo da dimensão do tema está no fato de que, na esfera individual, ao adquirir um determinado bem ou serviço, principalmente algo supérfluo, ajudamos a construir nossa própria identidade. Hoje, comprar um carro esportivo de dois lugares ou uma minivan com capacidade para sete passageiros representa uma afirmação sobre o que somos e o que não somos. O mesmo vale para um terno de corte impecável ou um blazer desconjuntado, um patê de foie gras ou um pacote de pipoca. Isso ajuda a nos diferenciar de um vizinho e a nos aproximar de outro. 

Disponível em: <http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/764/noticias/consumo-e-cultura-m0043391>.Acesso em: 30 maio 2016.

Essa análise do tipo de cultura das sociedades contemporâneas revela a(o)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: d) destaque da definição do perfil de consumo.

    Bons estudos!

  • Conhecimentos gerais ou interpretação de texto?

  • Desde a primeira revolução industrial, na Inglaterra da segunda metade do século XVIII, as sociedades ocidentais, depois seguidas pelas orientais por conta da pressão do Ocidente, vem-se tornando mais e mais sociedades de consumo. Consumir torna-se um modo de vida.
     A questão pede que seja assinalada a alternativa que apresenta o que a “análise do tipo de cultura das sociedades contemporâneas" revela 
    A) INCORRETA- O trecho e a questão proposta tratam da situação acerca de aumento e perfil de consumo e não restrição. 
    B) INCORRETA- Embora seja possível a associação entre consumo e competitividade , não é do que o trecho transcrito trata.
    C) INCORRETA- O trecho não trata de consumidores em si. Trata de como o consumo define perfis de pessoas e de situação social. 
    D) CORRETA- A análise apresentada permite definir perfis de consumo, que , por sua vez, permitem a ação da propaganda e da produção. 
    E) INCORRETA – O trecho trata de consumo e não de relações sociais entre vizinhos 
    Gabarito do professor: Letra D.

ID
2066320
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia

No processo de integração econômica regional, existe uma fase que, além de permitir a livre circulação de mercadorias, permite a livre circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas. É importante frisar que, além da livre circulação de bens, serviços e fatores de produção, todos os países signatários devem acordar sobre a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, ou seja, seguir os mesmos parâmetros para determinar uma política cambial, monetária e fiscal coordenada entre todos.

Disponível em: <http://www.fesmippb.org.br/cienciajuridica/artigos/01/08.html>. Acesso em: 30 maio 2016. Adaptado

Essa fase do processo de integração regional mencionada é denominada

Alternativas
Comentários
  • A teoria do comércio internacional registra a classificação de cinco tipos de associação entre países que decidem integrar suas economias: 
    a) a Zona de Preferência Tarifária é o mais elementar dos processos de integração, apenas assegura níveis tarifários preferenciais para o grupo de países que conformam a Zona. Estabelece que as tarifas incidentes sobre o comércio entre os países membros do grupo são inferiores às tarifas cobradas de países não membros. 

    b) a Zona de Livre Comércio (ZLC), consiste na eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio entre os países que constituem a ZLC.

    c) a União Aduaneira é uma Zona de Livre Comércio que adota também uma Tarifa Externa Comum (TEC). Nessa fase do processo de integração, um conjunto de países aplica uma tarifa para suas importações provenientes de países não pertencentes ao grupo qualquer que seja o produto, e, por fim, prevê a livre circulação de bens entre si com tarifa zero. 

    d) O Mercado Comum, é o quarto estágio de integração econômica, difere fundamentalmente da União Aduaneira porque, além da livre circulação de mercadorias, requer a circulação de serviços e fatores de produção, ou seja, de capitais e pessoas. Porém, deve-se ressaltar que, além da livre circulação de bens, serviços e fatores de produção, todos os países membros de um Mercado Comum devem seguir os mesmos parâmetros para fixar a política monetária (fixação de taxas de juros), a política cambial (taxa de câmbio da moeda nacional) e a política fiscal (tributação e controle de gastos pelo Estado), ou seja, os países membros devem concordar com o avanço integrado da coordenação das suas políticas macroeconômicas. 

    e) A União Econômica Monetária é a etapa mais avançada dos processos de integração econômica, até agora alcançada apenas pela União Européia. A União Econômica e Monetária ocorre quando existe uma moeda comum e uma política monetária com metas unificadas e reguladas por um Banco Central comunitário. A União Européia tem, desde 2003, como moeda corrente o Euro, cuja emissão, controle e fiscalização dependem do Banco Central Europeu. 

     

  • Alternativa: B. Mercado Comum.

    Bons estudos!

  • A União econômica e monetária como etapa mais avançada do processo de integração econômica deveria englobar as características do mercado comum... Ou seja, na união E.M existe também a livre passagem de capitais e pessoas.

  • O texto de apoio aborda o sistema de negociações para a criação de mecanismos de cooperação multilateral regional ente países. O enunciado questiona qual fase da integração regional foi apresentada.

    A) A União Aduaneira é uma forma de integração bem mais restrita que a descrita no texto, que não prevê a livre circulação de pessoas por exemplo.

    B) Livre circulação de pessoas e mercadorias além da criação de políticas macroeconômicas em comum caracterizam a criação de um Mercado Comum que é a base de um bloco de integração regional. Alternativa correta.

    C) A Zona de Livre Comércio aborda mais aspectos comerciais que econômicos necessariamente. também não prevê livre circulação de pessoas.

    D) União Econômica e Monetária é bem posterior ao descrito no texto e geralmente ocorre após a integração de diversos outros aspectos como ocorreu na criação e consolidação da União Europeia. 

    E) É uma das mais superficiais formas de integração regional caracterizada apenas pelo acesso preferencial aos mercados internos dos países participantes através de facilidades tributárias e alfandegárias. 




     Gabarito do professor: B

ID
2066326
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Com um aumento de 14,3% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2015, as exportações do agronegócio brasileiro alcançaram um total de US$ 8,08 bilhões, valor que representou 52,5% de todo o valor exportado pelo Brasil no mês. Como os preços internacionais dos produtos agropecuários têm registrado queda, o resultado só foi obtido graças ao aumento na quantidade de produtos exportados, informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento. 

Disponível em: <http://www.jb.com.br/economia/noticias/2016/05/09/balanca-do-agronegocio-tem-saldo-positivo-de-us-71-bilhoes-em-abril/>.Acesso em: 11 maio 2016

Ainda que tenha ocorrido crescimento no agronegócio, o setor vem enfrentando problemas com

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra b.

    O agronegócio depende muito, por exemplo, da infaestrutura de estradas já que precisa escoar sua produção até os portos para a exportação de seus produtos. Portanto, a carência na infraestrutura é um ponto muito negativo para esse tipo de negócio.

     

    Com relação a instabilidade no câmbio, a taxa de câmbio é o valor pelo qual a nossa moeda é trocada por moedas estrangeiras, principalmente pelo dólar, que é a referência no mercado mundial. O comércio exterior é diretamente afetado pela taxa de câmbio. Se o real vale pouco, nossas mercadorias são exportadas por valor menor (o que as torna atraentes). Isso ajuda o setor exportador, mas importar fica mais caro. Quando o real se valoriza, nossos produtos ficam caros lá fora, mas é mais barato importar (Prof. Leandro Signori- Estratégia). 
     

    Espero ter ajudado pessoal! 

  • A questão pede que seja apontado o problema maior para o crescimento da produtividade do agronegócio. Somando-se os problemas internos com a queda dos preços de commodities no mercado internacional, o aumento da exportação brasileira no ano de 2016 se deu por aumento da quantidade do que foi produzido e não por produtividade ou ainda, melhores preços. 
    A questão pede que seja apontado um motivo pelo qual o setor enfrenta problemas
    A) INCORRETA- A crise energética poderia ser um problema para o agro-negócio mas não o crescimento do setor de serviços. E, dependendo de que área do setor de serviços aumenta, pode haver um efeito positivo para o setor agrícola.
    B) CORRETA- Infra estrutura é problema crônico no Brasil. Transporte, por exemplo, é muito caro pois nossa navegação fluvial e nossa rede ferroviária são insuficientes e obsoletas. Além disso, o câmbio foi favorável à exportação por ter sido, no ano de 2016, bastante instável.
    C) INCORRETA- As leis ambientais não são tão rígidas e há enorme dificuldade de vigilância para que sejam efetivamente cumpridas. Mas a migração para cidades de médio porte pode gerar escassez de mão-de-obra no campo. 
    D) INCORRETA – O aumento da população jovem não seria ruim pois significaria disponibilidade de mão de obra. A questão é que tem aumentado a quantidade de idosos no Brasil. A tecnologia que não é de ponta é, no entanto , um problema para o crescimento da produção agrícola. 
    E) INCORRETA -Assim como transportes fazem parte da infraestrutura necessária ao desenvolvimento da economia, o setor de comunicações também o é. No entanto, o baixo nível intelectual do agricultor pode não ser um problema . Na verdade é um trabalhador pouco politizado e se contenta com baixa remuneração.
    Gabarito do professor: Letra B.

ID
2066329
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A partir de 1950 verifica-se uma aceleração do movimento migratório no país, fenômeno que se impõe nos decênios seguintes em um nível consideravelmente mais elevado. [...] Desse modo, a população brasileira tem uma movimentação cada vez maior, misturando, sobre todo o território, pessoas das mais diversas origens estaduais.

SANTOS, Milton & SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil – Território e Sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p.212.

A situação retratada acima tem estreita associação com os seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • gab letra C , instalação da planta industrial pesada e a aceleração do crescimento econômico.

    Bons estudos !

  • LEMBRAR QUE NESSA ÉPOCA ERA O GOVERNO DE JUSCELINO. ALTA MODERNIZAÇÃO, INCENTIVO À ENTRADA DE MULTINACIONAIS, INDUSTRIALIZAÇÃO... ISSO CHAMA MUITAS PESSOAS PARA OCUPAR ESSES EMPREGOS/FUNÇÕES.

  • Para responder de forma adequada à questão é preciso ter um mínimo de conhecimento da obra do geógrafo Milton Santos, pioneiro em vários setores dos estudos de Geografia. Milton Santos foi considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Sua obra caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista e aos pressupostos teóricos predominantes na ciência geográfica de seu tempo.
    Em seu livro “Por uma Geografia Nova", em linhas gerais, o autor criticou a corrente de pensamento Nova Geografia, com obras repletas de dados estatísticos e, segundo ele , de caráter neo-positivista. Um dos conceitos mais difundidos e explorados por esse geógrafo foi a noção de “meio técnico-científico informacional", que seria a transformação do espaço natural realizada pelo homem através do uso das técnicas, que difundiram graças ao processo de globalização e a propagação de novas tecnologias. 
    A questão versa sobre a questão das migrações dentro do território brasileiro, acelerada a partir da década de 1950, que leva à ocupação de territórios por populações de várias origens estaduais. Em uma as alternativas há a apresentação de fatores que podem ser associados à situação descrita no trecho transcrito acerca das migrações e composição de população. 
    A) INCORRETA- O fim da escravidão data do século XIX e, por conseguinte, não se relaciona com a expansão do agro negócio do século XXI tampouco com as migrações 
    B) INCORRETA- A falência das indústrias têxtis deve-se à entrada de tecidos estrangeiros com baixas taxas alfandegárias no final do século XX. Mas, o aumento do comércio externo não se liga diretamente com as migrações 
    C) CORRETA- A criação de planta em outras áreas do país, além do sudeste, e o crescimento econômico da segunda metade do século XX e início do século XXI relacionam-se com as migrações e composição heterogênea de populações. 
    D) INCORRETA – O crescimento da cafeicultura é do século XIX e estimulou a entrada de imigrantes. 
    E) INCORRETA - Os fatos citados não se relacionam nem com a migrações nem com a composição variadas das populações ao longo do território brasileiro. 
    Gabarito do professor: Letra C.
  • Gabarito''C''.

    O processo descrito no enunciado coincide com o predomínio do meio técnico no Brasil, a partir da década de 1950 com a industrialização pesada em São Paulo e o início das articulações regionais, permitindo maior mobilidade no território, gerando, assim, intensa migração em direção ao Sudeste, por conta de seu desenvolvimento econômico.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!


ID
2066332
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia

No Censo do IBGE de 2010, o país possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes. Desses, cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto apenas 29 milhões viviam na zona rural. Mas nem sempre foi assim. Até a década de 1960, a maioria da população morava no campo e a quantidade de cidades era bem menor do que a atual. [...] Na década de 1970, o número de habitantes morando nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona rural. Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio rural recebe o nome de Urbanização [...] 

Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/brasil/urbanizacao--no-brasil.htm>. Acesso em: 09 maio 2016.

A partir de 1990, especialmente, há novas tendências no processo de urbanização brasileiro.

Uma dessas tendências é a(o)

Alternativas
Comentários
  • lembrar dos processos -. primeiro vem a urbanização e depois a desmetropolização, ou seja, já no período citado já existe um certo retorn

  • O texto de apoio aborda o processo de urbanização brasileiro e o enunciado busca tendência neste processo iniciada na década de 90.

    A) As metrópoles brasileiras são cada vez mais caras.

    B) O déficit habitacional, a ineficiência de políticas públicas de habitação e a intensa valorização do espaço urbano estão relacionadas ao aumento da áreas de ocupação irregular.

    C) Estão crescendo mais devagar devido à saturação na oferta de vagas de trabalho, aumento de custo de vida constante e à concorrência com cidades médias na atração de migrantes em busca de trabalho. Alternativa correta.

    D) Este tipo de migração tem diminuído nas últimas décadas no Brasil. 

    E) As políticas de planejamento urbano, em geral, priorizam interesses da classe média ao concentrar a maioria das melhorias urbanas em áreas de maior poder aquisitivo. 





    Gabarito do professor: C.
  • O texto de apoio aborda o processo de urbanização brasileiro e o enunciado busca tendência neste processo iniciada na década de 90.

    A) As metrópoles brasileiras são cada vez mais caras.

    B) O déficit habitacional, a ineficiência de políticas públicas de habitação e a intensa valorização do espaço urbano estão relacionadas ao aumento da áreas de ocupação irregular.

    C) Estão crescendo mais devagar devido à saturação na oferta de vagas de trabalho, aumento de custo de vida constante e à concorrência com cidades médias na atração de migrantes em busca de trabalho. Alternativa correta.

    D) Este tipo de migração tem diminuído nas últimas décadas no Brasil. 

    E) As políticas de planejamento urbano, em geral, priorizam interesses da classe média ao concentrar a maioria das melhorias urbanas em áreas de maior poder aquisitivo. 

    Fonte: Qconcursos

  • Gabarito C

    A partir da década de 1990, uma nova tendência verificada no processo de urbanização brasileiro é a alteração no ritmo de crescimento das grandes cidades. Após algumas décadas de acelerada expansão, o crescimento nas grandes cidades se tornou mais lento do que era verificado no passado. Isso não significa que as grandes cidades pararam de crescer, ou que seu crescimento está negativo, mas que as taxas de crescimento estão menores. Ao mesmo tempo, as cidades médias (cidades que possuem entre 100 mil a 500 mil habitantes) passaram a se expandir no país, o que tem relação com a alteração no ritmo de crescimento das cidades grandes.


ID
2066335
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A inserção do país nos mercados internacionais por meio da exportação de alimentos e matérias-primas é apontada como saída para a “crise”[...] e tem sido avaliada positivamente por sucessivos governos, sobretudo porque contribui para o equilíbrio das contas externas. Mesmo encontrando algumas dificuldades impostas por países importadores [...], a exportação desse tipo de mercadoria é crescentemente incentivada pelo Estado, apesar dos elevados custos internos
[...].
[...] Isso tudo não quer dizer que não devamos exportar alimentos e tampouco que a integração externa significa necessariamente a desintegração interna, [...]. No entanto, não podemos hipotecar o território e mobilizar toda a nossa energia e recursos na exportação de produtos primários, quando sabemos das graves consequências que isso acarreta, [...].

CASTILHO, Ricardo. Exportar Alimentos é saída para o Brasil? O caso do complexo da soja. In: Albuquerque, Edu Silvestre de. (org.) Que País É Esse? São Paulo: Globo, 2005, pp. 288-306.

A dificuldade mencionada no texto é comprovada pela existência de

Alternativas
Comentários
  • O trecho apresentado na questão trata da pauta de exportação do Brasil. Somos, mais do que tudo, exportadores de commodities agrícolas e minerais, apesar de exportarmos também produtos semi industrializados e industrializados. E, segundo alguns economistas, tal situação demonstra a tão já decantada “ vocação agrícola" do país. 
    O agronegócio para exportação cresce no Brasil, havendo incluso a especialização de produção de determinados commodities como a soja. No entanto, tal produção e comercialização sofrem interferências negativas tanto interna quanto externamente, além de haver uma tendência de oscilação de preços no mercado internacional, o que torna a economia dos exportadores bastante vulnerável. 
    Pede-se que seja apontada , em uma alternativas, uma das dificuldades enfrentada por conta de ações dos países importadores. 
    A) CORRETA- A agricultura subsidiada, nos EUA e em países europeus, faz com que seus produtos cheguem ao mercado internacional com preços muito baixos, com os quais a produção de países latino americanos e africanos tem dificuldade de concorrer.
    B) INCORRETA- A correção das desigualdades sociais em países importadores não se relaciona com as dificuldades de exportação dos países exportadores de commodities, entre eles o Brasil. 
    C) INCORRETA- A concentração de lucros em empresas transnacionais não é problema para a exportação em si mas, pode trazer implicações para a  possibilidade de investimentos dos produtores nacionais. 
    D) INCORRETA – Não há a retração de consumo das regiões importadoras mas, importam de países de agricultura subsidiada que oferecem melhores preços no mercado internacional.
    E) INCORRETA - A integração precária dos transportes é um problema de infraestrutura interna dos países produtores e não dos importadores. 
    Gabarito do professor: Letra A.

ID
2066338
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As fontes de energia são extremamente importantes para o desenvolvimento de um país. Além disso, a qualidade e o nível de capacidade das fontes de energia de um determinado local são indicativos para apontar o grau de desenvolvimento da região. Países com maiores rendas geralmente dispõem de maior poder de consumo energético.

No Brasil não é diferente: à medida que o país foi se modernizando, o setor energético brasileiro foi se desenvolvendo. As principais fontes de energia do Brasil, atualmente, são: energia hidroelétrica, petróleo, carvão mineral e os biocombustíveis, além de algumas outras utilizadas em menor escala, como gás natural e energia nuclear.

Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografi a/
fontes-energia-brasil.htm>. Acesso em: 11 maio 2016. Adaptado.

Sobre, especificamente, as fontes renováveis no Brasil, há uma associação adequada entre os seguintes elementos:

Alternativas
Comentários
  • gab letra E

    persista !

  • Biomassa é todo material orgânico, de origem animal ou vegetal, que inclui plantações energéticas e resíduos (agrícolas, industriais, urbanos), que pode ser utilizado na produção de energia. 

     

    Responde a 8% da matriz brasileira (2016), apresentando a segunda maior participação.

  • A região do Brasil com o maior potencial de produção de energia elétrica a partir dos ventos é o Nordeste, com 75 GW, a metade da capacidade de todo o país. Não por acaso, a maioria das usinas existentes encontra-se nessa região. Em segundo lugar, fica o sudeste, com 29,7 GW; seguido pelo sul, com 22,8 GW; o norte, com 12,8 GW; e o centro-oeste, com uma capacidade de 3,1 GW.

    https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/energia-eolica-no-brasil.htm

  • O erro da A foi ter incluído o Norte.

  • Uma das grandes interrogações acerca de como prosseguir com o modelo industrial vigente na maior parte do planeta é aquela referente à produção de energia, de preferência renovável e que não traga poluição ou desgaste excessivo do meio ambiente. E, via de regra, o maior consumo de energia está associado ao maior desenvolvimento econômico do país ou da região.
    Há que manter o índice de crescimento de produção de energia para sustentar o crescimento das economias e a riqueza dos produtores. A atual matriz energética dominante baseia-se queima de combustíveis fósseis, carvão mineral e petróleo que, além de não serem renováveis, são altamente poluentes. 
    Após a segunda guerra mundial caminhou-se em direção à produção de energia atômica , a princípio tida como não poluente e renovável. No entanto, acidentes com usinas atômicas – com especial destaque para o desastre de Tchernobil - e o problema de descarte do lixo atômico – na maioria das vezes feito pelos países mais industrializados em regiões periféricas - mostraram que a energia atômica pode não ser a solução para a matriz industrial da sociedade moderna ou pós moderna. No Brasil há a utilização do petróleo mas , percebe-se o crescimento de pesquisa e utilização de fontes alternativas e renováveis de energia. 
    A questão pede que seja apontada a alternativa que descreve uma associação correta entre os elementos relativos à produção de energia renovável no Brasil.
    A) INCORRETA- A energia eólica tem grande potencial na região nordeste mas não na região norte, por conta da densidade da floresta amazônica.
    B) INCORRETA- O Brasil tem grande potencial para energia solar mas ... a tecnologia para sua produção ainda é cara 
    C) INCORRETA- a energia geotérmica não produz lixo atômico. 
    D) INCORRETA – As usinas hidrelétricas podem ter alto impacto ambiental por conta da necessidade de serem criadas  represas artificiais para abastecimento da usina. Isso afeta regime de rios, de chuvas e a fauna local.
    E) CORRETA – Tem havido bastante sucesso com a produção de energia através da biomassa, principalmente do bagaço da cana. 
    Gabarito do profesor: Letra E.

ID
2066341
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No campo previdenciário, o aumento da longevidade da população brasileira resulta no alongamento do período em que o aposentado ou pensionista permanece no sistema, recebendo benefícios. [...] Embora a concessão de benefícios por um período mais longo resulte em maior dispêndio na manutenção do aposentado ou pensionista, não haveria problemas maiores para o financiamento da Previdência Social caso o aumento da quantidade de pessoas em idade de trabalho (fase de ouro da transição demográfica) resultasse em condizente aumento da arrecadação da contribuição de empregados e empregadores.

LACERDA, Antônio Corrêa de. [et al.] Economia Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2013, p.265. Adaptado.


Dessa forma, na atual fase da evolução demográfica brasileira, o impacto positivo sobre as receitas da Previdência Social depende da capacidade de a economia brasileira apresentar

Alternativas
Comentários
  • SE O EMPREGADO JÁ ESTÁ NO MERCADO FORMAL E TEM SUA CARTEIRA ASSINADA, NÃO PRECISA "ASSINAR" DE NOVO. PARA ARRECADAR MAIS, O ESTADO DEVE CRIAR/INCENTIVAR MAIS EMPREGOS EM NÚMEROS QUE CORRESPONDA A DEMANDA/PROCURA.

  • A Europa e a América Latina têm sido palco de intensa polêmica e de medidas inovadoras em torno da reforma de seus sistemas de seguridade social, em razão da chamada crise fiscal do Estado. De fato, o desequilíbrio das contas públicas vem constituindo o grande argumento em favor da redução das despesas previdenciárias, como – no caso da América Latina e, particularmente, do Brasil – uma das formas de liberar recursos para o pagamento de juros e encargos da dívida pública. 
    Associados à questão do déficit fiscal, aparecem o desemprego de décadas e as mudanças nas relações de trabalho orientadas pelo critério da flexibilização, além da  crescente informalidade, para agravar a questão da previdência. 
    O maior problema é a não equivalência entre o quantitativo de população trabalhadora que contribui para a previdência e a quantidade de aposentados que está fora do mercado de trabalho e recebendo  seus benefícios de direito. É preciso não esquecer que a população do Brasil está envelhecendo em função do aumento da expectativa de vida. É esta a situação apresentada no texto disponibilizado na entrada da questão. 
    Pede-se que seja apontada, entre as alternativas, a que descreve a ação necessária para que a questão da previdência tenha um impacto positivo. 
    A) INCORRETA- O trabalho informal não necessariamente permitirá a maior arrecadação, a não ser que o trabalhador faça sua contribuição como autônomo. 
    B) INCORRETA-.O arrecadamento de recursos no sistema financeiro só trará aumento da dívida pública 
    C) INCORRETA- O recadastramento não traz o aumento do quantitativo de contribuintes.
    D) INCORRETA-.A medicina preventiva trará o aumento da qualidade e esperança de vida dos brasileiros mas não a maior contribuição. 
    E) CORRETA – A geração de empregos formais em quantidade suficiente para absorver a mão de obra em idade produtiva vai permitir uma maior arrecadação e o possível equilíbrio das contas
    Gabarito do professor: Letra E.
  • GABARITO - E

    A geração de empregos formais em quantidade adequada para absorver a mão de obra em idade produtiva permitirá uma maior arrecadação e o possível equilíbrio das contas.


ID
2066344
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A divisão política e administrativa do Brasil nem sempre foi a mesma. Do século XVI ao século XX, o país teve diversos arcabouços político-administrativos, a saber: as donatarias, as capitanias hereditárias, as Províncias e finalmente os Estados, os Distritos e os municípios.

Disponível em: <http://teen.ibge.gov.br/mao-na-roda/divisao-politico-administrativa-e-regional.html>. Acesso em: 09 maio 2016.

A finalidade básica do IBGE na elaboração da divisão regional do território brasileiro é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO
    c) Viabilizar a agregação e a divulgação de dados estatísticos.

  • O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, foi fundado em 1936, quando foi regulamentado o Instituto Nacional de Estatística (INE), embora o Decreto n. 24.609, que o institui, seja datado de 6 de julho de 1934. O INE foi fundado por um conjunto de estudiosos liderado por Mário Augusto Teixeira de Freitas, que viu a necessidade de organizar os dados estatísticos em um órgão centralizado. Pelo Decreto n. 1.527 (1937), foi criado também o Conselho Brasileiro de Geografia (CBG), que foi integrado ao INE para catalogar os dados geográficos do país O IBGE, em seu formato atual, foi criado em janeiro de 1938, resultante da integração das competências do INE e do CBG em um único órgão. 
    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, e dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal. O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções: produção e análise de informações estatísticas, coordenação e consolidação das informações estatísticas, produção e análise de informações geográficas, entre outras. 
    Uma das alternativas indica a finalidade básica do IBGE na elaboração da divisão regional do território brasileiro 
    A) CORRETA- A modernização agropecuária leva a um maior consumo de produtos industrializados vinculados ao desenvolvimento de uma infraestrutura mais eficaz. 
    B) INCORRETA- O desenvolvimento de uma tecnologia de ponta no setor industrial não está vinculado somente às necessidades da agropecuária mas às demandas de todos os setores do mercado. 
    C) INCORRETA- Além do agronegócio não estar exatamente vinculado à empresas transnacionais, o crescimento da ligação com a produção industrial não se dá por conta de transnacionais 
    D) INCORRETA- A produção orgânica é por definição mais natural e utiliza o mínimo possível de insumos industriais ou tecnologias não naturais. 
    E) INCORRETA – A redução de preços no mercado internacional traz a redução da produção e do mercado, o que traz uma menor demanda de produtos industriais. 
    Gabarito do professor: Letra A.

ID
2066347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia

A diminuição da razão de dependência permite que o país comece a mudar suas prioridades em termos de políticas públicas. É preciso lembrar, contudo, que essa queda não é homogênea entre as regiões, os estados e os diferentes grupos de renda.

LACERDA, Antônio Corrêa de. [et al.] Economia Brasileira. São Paulo: Saraiva, 2013, p.266.

O conteúdo do trecho acima envolve o conceito de Razão de Dependência Total.
Esse conceito tem relação direta com a razão

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C (da população dependente (0 a 14 anos e 65 anos ou mais) sobre a população em idade ativa)

  • O trecho aborda importante conceito demográfico e o enunciado busca a alternativa com seu correto significado. 

    A) A transição de altas taxas de mortalidade e natalidade para taxas mais baixas desses dois indicadores significa melhorias na qualidade de vida da população e não se relacionam com o tema abordado no trecho.

    B) Metade da resposta correta, já que o conceito de razão de dependência total relaciona-se com a população que não pode ser considerada como economicamente ativa e esse grupo compõe uma parte dela mas não o total. 
    C) Corresponde à parcela da população que não está na categoria de economicamente ativa. É uma razão de proporção de um grupo sobre o outro e serve para balizar importantes políticas públicas sobre educação, previdência e saúde pública. 

    D) Desempregados fazem parte da população economicamente ativa, que é definida por faixa etária e não por ocupação.

    E) Esse dado corresponde a taxa de fecundidade que representa um importante dado demográfico sobre o comportamento reprodutivo de mulheres nessa faixa etária. 




     
    Gabarito do professor: C
  • Gabarito''C''.

    A Razão de Dependência diz respeito à razão entre a população dependente e a população ativa. Onde a população economicamente dependente possui idade até 14 anos e acima de 65 anos, ou seja, crianças e idosos; e a população ativa fica nesse espectro.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • O trecho aborda importante conceito demográfico e o enunciado busca a alternativa com seu correto significado. 

    A) A transição de altas taxas de mortalidade e natalidade para taxas mais baixas desses dois indicadores significa melhorias na qualidade de vida da população e não se relacionam com o tema abordado no trecho.

    B) Metade da resposta correta, já que o conceito de razão de dependência total relaciona-se com a população que não pode ser considerada como economicamente ativa e esse grupo compõe uma parte dela mas não o total. 

    C) Corresponde à parcela da população que não está na categoria de economicamente ativa. É uma razão de proporção de um grupo sobre o outro e serve para balizar importantes políticas públicas sobre educação, previdência e saúde pública. 

    D) Desempregados fazem parte da população economicamente ativa, que é definida por faixa etária e não por ocupação.

    E) Esse dado corresponde a taxa de fecundidade que representa um importante dado demográfico sobre o comportamento reprodutivo de mulheres nessa faixa etária. 

     Fonte: qconcursos


ID
2066350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A agropecuária, devido ao número de pessoas que emprega, constitui-se em mercado potencial para os bens industriais. Contudo, essa função diminuiu de importância ao longo do tempo à medida que a agropecuária perde importância relativa dentro da economia. No entanto, [...] ela cria mercado para outros tipos de produtos industriais, como os produzidos pela indústria de bens de capitais.

BACHA, Carlos J. Caetano. Economia e Política Agrícola no Brasil. São Paulo: Atlas, 2ª ed., 2012, p.26.


A última situação mencionada no texto acontece, principalmente, à medida que, na(o)

Alternativas
Comentários
  • O texto já fala a resposta na primeira palavra: "A agropecuária".

    Letra A

  • A agropecuária é uma das principais atividades econômicas desenvolvidas hoje no Brasil e consiste na exploração do espaço rural por meio do plantio e da criação de animais de corte em larga escala. 
    O agronegócio deve ser entendido como um processo, na produção agropecuária intensiva que utiliza uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade. Diante disso, podemos citar vários setores da economia que faz parte do agronegócio, como bancos que fornecem créditos, indústria de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas, sementes selecionadas para plantio entre outros), indústria de tratores e peças, lojas veterinárias e laboratórios que fornecem vacinas e rações para a pecuária de corte e leiteira.  
    A esse processo são adicionados novos integrantes do agronegócio que correspondem às agroindústrias responsáveis pelo processamento da matéria-prima oriunda da agropecuária. A agroindústria realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos, como os frigoríficos, indústria de enlatados, laticínios, indústria de couro, biocombustíveis, produção têxtil, entre muitos outros. 
    A produção agropecuária está diretamente ligada aos alimentos, processados ou não, que fazem parte do nosso cotidiano. Porém essa produção é mais complexa porque muitos dos itens que compõem nossa vida são oriundos dessa atividade produtiva. Madeira dos móveis, as roupas de algodão, essência dos sabonetes e grande parte dos remédios têm origem nos agronegócios.
    A partir de 1970, o Brasil vivenciou um aumento no setor agroindustrial, especialmente no processamento de café, soja, laranja e cana-de-açúcar e, também, criação de animais, principais produtos da época.
    A produção destina-se aos mercados interno e externo. O mercado para produtos industriais para  o setor aumenta segundo o que indica uma das alternativas apresentadas na questão 
    A) CORRETA- A modernização agropecuária leva a um maior consumo de produtos industrializados vinculados ao desenvolvimento de uma infraestrutura mais eficaz. 
    B) INCORRETA- O desenvolvimento de uma tecnologia de ponta no setor industrial não está vinculado somente às necessidades da agropecuária mas às demandas de todos os setores do mercado. 
    C) INCORRETA- Além do agronegócio não estar exatamente vinculado à empresas transnacionais, o crescimento da ligação com a produção industrial não se dá por conta de transnacionais 
    D) INCORRETA- A produção orgânica é por definição mais natural e utiliza o mínimo possível de insumos industriais ou tecnologias não naturais. 
    E) INCORRETA – A redução de preços no mercado internacional traz a redução da produção e do mercado, o que traz uma menor demanda de produtos industriais. 
    Gabarito do professor: Letra A.

ID
2066353
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Maria disse que sua família possui um único carro. Se Maria mentiu, então a sua família

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Vejamos que Maria afimar uma verdade ou mentira. Vejamos nas respostas

    a) não podemos concluir que ela possui carro, a questão não nós da isso com resposta

    b) também não podemos concluir que ela não gosta de carro

    c) não sabemos se ela possui mais de um carro 

    d) também não sabemos se possui outro tipo de veiculo

    e) Essa sim podemos concluir, que ela não possui carro ou possui mais de um carro. 

  • Maria disse que sua família possui um único carro.

    Se Maria mentiu, então a sua família 

     

    Para negar essa afirmação basta que a família de Maria tenha mais de um carro OU que não tenha carro 

    FONTE: EINSTEIN CONCURSEIRO

  • Idêntica a questão

    Q687420

    Aplicada em: 2016

    Banca: CESGRANRIO

    Órgão: IBGE

    Prova: Agente de Pesquisas e Mapeamento

     

     

  • NEGAÇÃO DE SENTENÇA MATEMÁTICA

     

    A NEGAÇÃO DE X = Y É X ≠ Y

     

    A FAMÍLIA DE MARIA PODERIA TER TUDO: MENOS UM ÚNICO CARRO.

     

    OU SEJA, MAIS DE UM CARRO OU NENHUM CARRO.

     

    GABARITO: E

     

    FÉ EM DEUS!

  • e-

    um único carro e´ mentira. n° carros é 0 ou >1.

  • O certo não seria OU não possui carro OU possui mais de um carro?


ID
2066356
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a seguinte argumentação:

Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros.

No entanto, alguém não passou por interesseiro.

Conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Quando se afirma que "No entanto, alguém não passou por interesseiro.", temos que nem todos são interesseiros.

    Logo, na expressão: 

    "Se alguém tivesse faltado à festa (p), então todos teriam passado por interesseiros (q)" ....  p --> q;....... "q" é Falso.

    Para que essa sentença acima seja verdadeira, "p" deve ser falso;

    A negação de "alguém tivesse faltado à festa" é "ninguém faltou à festa"

  • Letra C "Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros." A questão quer a equivalência dessa frase. Que pode ser feita com o macete de "voltar negando". Fica assim: Se pelo menos um não passou por interesseiro, então ninguém faltou a festa. Negação do todo = algum, pelo menos um Negação de alguns = nenhum Negação de nenhum = alguns
  • I) Considere a seguinte argumentação:

    Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros. V

    ( ANTECEDENTE) ( CONSEQUENTE)

    No entanto, alguém não passou por interesseiro. V

    II) depois de supor que as proposições sao VERDADEIRAS veremos a lógica..

    III) Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros. V

    ( ANTECEDENTE) ( CONSEQUENTE)

    No entanto, alguém não passou por interesseiro. V

    a negação do CONSEQUENTE é ``alguém não passou por interesseiro.``

    negação do TODO= ALGUM + NAO

    IV) Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros. V

    ( ANTECEDENTE) ( CONSEQUENTE)

    Se a segunda proposição é falsa a primeira será também, caso contrário teríamos VERA FISHER

    v) Se alguém tivesse faltado à festa, FALSO

    NINGUÉM FALTOU A FESTA ---- VERDADE

    Conclui-se que

    A

    não houve festa.

    B

    todos faltaram à festa.

    C

    ninguém faltou à festa.

    D

    quem faltou à festa é interesseiro.

    E

    alguém foi à festa, mas não todos.

  • Dados fornecidos pelo item:

    • Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros.

    • No entanto, alguém não passou por interesseiro.

    Analisando as proposições fornecidas pela banca:

      • Proposição 1: Se alguém tivesse faltado à festa, então todos teriam passado por interesseiros.

      • A: alguém tivesse faltado à festa;

    • “→” = “Se, então”; 

      • B: todos teriam passado por interesseiros;

      • Proposição 1: A→ B

      • Proposição 2: No entanto, alguém não passou por interesseiro;

      • ~B: No entanto, alguém não passou por interesseiro.

    Lembre-se que para resolver esse tipo de item, devemos valorar ambas as proposições como verdadeiras, assim:

    Proposição 1: A→ B = (verdadeiro)

    Proposição 2: ~B = (verdadeiro)

    Logo: 

    Proposição 1: A→ B = F→ F = (verdadeiro)

    Proposição 2: ~B (V) = (verdadeiro)

    Assim, conclui-se que:

    • A = F = alguém tivesse faltado à festa

    • B = F = todos teriam passado por interesseiros;

    • ~B = V = No entanto, alguém não passou por interesseiro.

    Perceba que a negação de algum corresponde a nenhum, veja: 

    Assim, a negação da proposição A = F, será uma afirmativa verdadeira, logo se conclui que: 

    • ~A = V = ninguém faltou à festa.

    Resposta: C

  • Bastava um ausente para TODOS serem interesseiros.

    Se uma pessoa não foi considerada interesseira, logo todos estavam presentes.

    Pois para que nenhum fosse intereseiro, nenhum poderia faltar.


ID
2066359
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cinco amigos passaram o final de semana juntos em uma pousada. O valor total da conta foi de R$ 3.720,40, e cada um pagou apenas a parte que lhe cabia, dentre as despesas de hospedagem, passeios e frigobar.

É necessariamente verdade que

Alternativas
Comentários
  • resolução do prof. Arthur Lima (ESTRATÉGIA) 

    50 – Cinco amigos passaram o final…

    RESOLUÇÃO: 

    Se todos os amigos tivessem gasto exatamente a mesma quantidade, cada um teria gasto:

    3720,40 / 5 = 744,08 reais

    É possível que cada um tenha gasto isso. Mas pode ser que alguns tenham gasto mais que 744,08, e outros tenham gasto menos que isso.

    Analisando as opções de resposta, temos:

    (A) algum amigo gastou mais do que R$ 744,05. –> CORRETO, pois se a média de gastos é 744,08, pelo menos um dos amigos tem que ter gasto este valor ou mais.

    (B) cada amigo gastou mais do que R$ 740,05. –> ERRADO, algum amigo pode ter gasto menos, desde que outros tenham gasto mais.

    (C) algum amigo gastou menos do que R$ 744,00. –> ERRADO, pode ser que todos tenham gasto 744,08.

    (D) cada amigo gastou menos do que R$ 745,00. –> ERRADO, pode ser que alguns tenham gasto mais que isso, e outros menos.

    (E) algum amigo gastou entre R$ 744,00 e R$ 745,00.–> ERRADO, pode ser que todos os amigos tenham gasto valores fora desta faixa (desde que alguns tenham gasto mais e outros menos, de modo a manter a média em 744,08).

    Resposta: A

     

  • CINTHIA MOREIRA ACHO MUITO VÁLIDO QUE VOCÊ TENHA COMPARTILHADO SEU CONHECIMENTO CONOSCO, ENTRETANTO PEÇO QUE TENHA MAIS CUIDADO PARA INFORMAR A RESPOSTA CORRETA QUE NESSE CASO É A LETRA E

     

  • Cinthia, o intem A não é algum e sim CADA. 

    E a resposta é o item E, cuidado com os comentários você pode acabar confundindo outros cadidatos. 

     

  • Como não dispomos de informação para concluir com popriedade o valor gasto por cada amigo, o erro da alternativa A justifica-se por afirmar que CADA amigo gastou 740,05. Enquanto a alternativa correta a letra E afirma que ALGUM amigo gastou mais do que 744,05, baseado na média de gastos que é de 744,08.

    Corrijam-me caso esteja equivocada! 

  • Só está invertida a ordem das alternativas, mas a resposta está correta.

  • Pra mim letra D também tá certa


ID
2066362
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Todos os funcionários de uma empresa encerram suas atividades às 18h e seguem para suas casas usando ônibus ou van. Os funcionários que usam ônibus seguem até a rodoviária e lá pegam outro ônibus ou um táxi. Os funcionários que usam a van seguem até a zona portuária e lá pegam as barcas.

Portanto, os funcionários que não usam táxi para seguirem para suas casas, após encerrarem suas atividades,

Alternativas
Comentários
  • Eu respondi assim:

     

    Se eles vão de ônibus -----> pegam outro onibus OU taxi

    Se eles vão de van --------> pegam uma barca

    dado da questão: os funcionários que não usam táxi para seguirem para suas casas,logo:

    Se eles vão de ônibus(Poderá assumir o valor V ou F para que a sentença seja verdadeira) ----->( pegam outro onibus = V) OU (taxi = F )

    Logo:  eles usam ônibus, se não usarem a barca.

     

  • Letra A

    Eu compreendi da seguinte forma, todos os funcionarios usam três meios de transporte, seja de onibus, Taxi ou Barca.

    Já na questão pedem os que não Táxi para seguirem para suas casas, portante só sobraram duas alternativas, Onibus ou Barcas

    Já na alternativa (A) descreve que eles usam Onibus se nao forem utilzar Barca, alternatica clara e correta, a mesma pessoal não pode estar em dois lugar ao mesmo tempo.


ID
2066368
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Ao duplicar a largura de um determinado retângulo e reduzir à metade o comprimento desse mesmo retângulo, obtém-se um quadrado de perímetro P.

O perímetro do retângulo original é

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me ajudar ... Eu só achei 1,5 P.

  • Perímetro do 1º retangulo = 4P

    Perímetro do 2º retangulo = P/2 + P/2 + 2P +2P

    = 5P

    O P do 2º dividido pelo P do 1º = 5P/4P = 1,25P

    Resposta D

     

  • ANDERSON PONT AINDA NÃP ENTENDI ALGUÉM PODE SER MAIS DIDÁTICO (KKKK VERGONHA) POR FAVOR, OBRIGADA

  • C + C + L + L = Perímetro do primeiro

     

    C/2 + C/2 + 2L + 2L = P (perímetro do quadrado)

    Quadrado com lados iguais, então:

    C/2 = 2L

     

    2L + 2L + 2L + 2L = P

    8L = P

     

    se C/2 = 2L

    C = 4L

     

    perímetro do primeiro: 4L + 4L + L + L = 10L

     

    1º perímetro: 10L

    2º perímetro: 8L 

    P = 8L

     

    10/8 = 1,25P

    gabarito: D

    tem nesse site aqui explicação p/ quem não entendeu: http://rlm101.blogspot.com.br/2016/09/prova-2016-cesgranrio-ibge-agente-de.html

  • Considerando:

    Comprimento (C) e largura (L)

    ================================================================================

    1º retângulo: lados C e L

    Perímetro (soma dos lados): C+C+L+L

    P'=2C+2L

    ================================================================================

    2º retângulo: lados 2L e C/2 ==> No enunciado ele fala que o retângulo passa a ser um quadrado, logo:

    2L=C/2

    C=4L (eq. 1)

    Calculando o Perímetro:

    P=2L+2L+C/2+C/2

    P=4L+C => Substituindo C por 4L (eq. 1)

    P=4L+4L

    P=8L

    Isolando L, resulta em L=P/8

    Substituindo L na (eq. 1), resulta em C=4*P/8 => C=P/2

    ================================================================================

    Assim, tendo L e C, fica fácil calcular o perímetro do 1º retângulo:

    P'=2C+2L

    P'=2*(P/2)+2*(P/8)

    P'=P+P/4

    P'=5P/4

    P'=1,25P

  • basta trabalha com incógnitas.

    se a questão deixou em aberto vc pode adicionar qualquer número desde que esses cheguem a um quadrado, ou seja, usar um numero X que multiplicado por 2(o dobro) seja igual a Y dividido por 2(a metade). E é claro saber o básico, como calcular o perímetro.

    vamos lá, se ele dobrou o lado então podemos por qualquer número vezes 2, ex. 2x (3) = 6, onde 6 é um dos lados do quadrado, logo o comprimento tbm deverá ser 6, então devemos buscar um número em que sua metade seja 6, temos então (12)/ 2 = 6

    formula do perímetro, onde L são os Lado iguais do quadrado ou comprimento e altura.

    P = L + L + L+ L ou P= 2.Largura + 2.Comprimento

    temos então:

    P= 6 + 6 + 6 + 6

    P = 24 ---> esse é o perímetro do quadrado

    para saber o Perímetro do retângulo devemos usar as incógnitas iniciais ou seja 3 e 12

    P = L + L + L+ L

    P = 3 + 12 + 3 + 12

    P = 30 ---> esse seria o perímetro do retângulo, com base nas incógnitas.

    agora dividimos os dois Perímetros, para achar o exato.

    30 / 24 = 1,25


ID
2066377
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em cada jogo de um torneio de futebol, um time pode vencer, se fizer mais gols que o adversário, empatar, se fizer o mesmo número de gols que o adversário, ou perder, se fizer menos gols que seu adversário.

Um determinado time de futebol jogou três partidas e ficou com saldo de gols positivo, ou seja, fez mais gols do que sofreu.

Qual das campanhas a seguir NÃO pode ter sido a campanha do time citado?

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Só existem uma unica possibilidade para o time ficar com saldo de gols negativo, ou seja, se ele não ganhar nenhuma partida e perder pelo menos uma das partidas e empatar as outras duas, deixando a letra D com alternatica correta

  • E no caso de sofrer mais derrotas do que vitória (letra b), o saldo de gols tb ñ fica negativo? Alguém poderia me ajudar a entender melhor?

  • Pra mim a resposta é a B, gabarito esquisito.

     

  • Sobre a B

     

    Se o saldo de gols da vitória for maior que o das derrotas em conjunto, a dedução é válida. A questão pede a opção que NÃO pode ter sido a campanha do time. 

     

    Exemplificando: imagine que o time venceu por 20x0 e perdeu as duas por 0x1 cada. Viram? O saldo ainda é positivo. Por outro lado, a "D" impossibilita qualquer chance de saldo positivo - dois empates (saldo nulo, independentemente dos resultados) e derrota (saldo negativo, independentemente do resultado), convergindo em um saldo final negativo.

     

  • Não pode ser a B pq tratando-se de hipóteses se:

    1 vitória (5x0) - 2 derrotas (0x1), (0x1) e 0 empate = Saldo 5 - 2 = 3 (saldo positivo)


  • Alvani e Conrado, não necessariamente.

    Um time pode ganhar uma partida por 5 x 0, por exemplo, e perder duas por 1 x 0.

    Aí seria 5 - 2 = 3, ou seja, ainda assim teria saldo positivo.

  • Gente, a questão aceita muito mais que dois resultados possíveis. Imaginemos que a combinação da alternativa B seja de três placares iguais, de 1x0. O saldo fica negativo em um gol, e a alternativa ficaria certa. Talvez o examinador tenha pensado em pontos, e não em saldo de gols.

  • Se o time ficou com saldo de gols positivo então necessariamente teria que ter pelo menos uma vitória, tendo em vista que o empate dá um saldo de zero e a derrota dá um saldo negativo. Então é impossível um saldo positivo sem uma vitória.

    Gabarito: C

  • Se o time não venceu, de onde ele vai tirar o saldo positivo de gols? (é impossível)

    Só pode ser a alternativa que contém 0 vitórias.

  • Seguinte: se houve 2 empates, isso quer dizer que o time contrário fez a mesma pontuação nesses dois empates.

    Então para o time ganhar ele precisaria vencer alguma partida para ficar com o saldo positivo, no entanto a letra D que é o gabarito da questão dá como alternativa 0 vitórias.


ID
2066380
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere cinco punhados idênticos de feijões, ou seja, com a mesma quantidade de feijão. Tais punhados estão enfileirados e numerados do primeiro ao quinto. Uma pessoa retira de cada punhado, exceto do terceiro, três feijões e os coloca no terceiro punhado. Em seguida, essa pessoa retira do terceiro punhado tantos feijões quantos restaram no segundo e os coloca no primeiro punhado.

Após os procedimentos realizados por essa pessoa, quantos feijões sobraram no terceiro punhado?

Alternativas
Comentários
  • digamos que em casa punhado tenham 10 feijões

    10 - 10 - 10 - 10 -10

    tira de cada punhado 3 feijões e coloca no 3° punhado.

    O 3°  então fica com 22 feijões, o restante ficam com 7 feijões cada.

    7 - 7 - 22 - 7 - 7

    em seguida tira a mesma quantidade que restou no 2 punhado, ou seja, 7 feijoões e coloca no 1 punhado.

    22- 7 = 15

    Resposta A

     

     

  • GABARITO: A

     

    --- "Considere cinco punhados idênticos de feijões, ou seja, com a mesma quantidade de feijão.  Tais punhados estão enfileirados e numerados do primeiro ao quinto."

     

    1º) X               2º) X                3º) X                      4º) X                    5º) X

     

    --- "Uma pessoa retira de cada punhado, exceto do terceiro, três feijões e os coloca no terceiro punhado."

     

    1º) X -3             2º) X-3                3º) X+12                      4º) X-3                    5º) X-3

     

    --- "Em seguida, essa pessoa retira do terceiro punhado tantos feijões quantos restaram no segundo e os coloca no primeiro punhado."

     

    1º) X-3 + (x-3)              2º) X-3                3º) X+12 - (x-3)                      4º) X-3                    5º) X-3

     

    --- Após os procedimentos realizados por essa pessoa, quantos feijões sobraram no terceiro punhado?

     

     3º) X+12 - (x-3) = x+12-x+3= 12+3=15 

     

  • 1-      Supondo que cada fileira tivesse 5 feijões:

    01    02    03    04    05

    2       2     5   2     2

                    3

                    3

                    3

                    3

    Total:       17

     

    2-      Retiramos a quantidade que ficou na fileira 02 da fileira 03:

     

    17- 2 = 15 feijões

     

    R.: ‘A’

  • já fiz muito essa brincadeira..rsrs

  • Fiz o mesmo raciocínio que Daniel Coelho, só a expressão do Daniel tem que ser igualada ao número inicial de feijões, o qual seria X

    X+12-(X-3)=X

    X+12-X+3=X

    Simplifica os dois X da lado esquerdo:

    15=X ou seja, X=15

  • Gente, eu desenhei os punhados e fui cortando e acrescentando nos outros. Achei mais simples rs