SóProvas



Prova CESPE - 2012 - STJ - Analista Judiciário - Área Judiciária - Conhecimentos Básicos


ID
724117
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, referente à adequação da linguagem na elaboração de expedientes oficiais.

Expediente que contenha a seguinte resposta: “Em atenção ao Memo n. 03/11, a data é 10/2/2011”, em vez de “Em atenção ao Memo n. 03/11, que trata das férias de servidores desta Coordenadoria, informo que elas se iniciaram no dia 10/2/2011”, está desrespeitando as normas referentes à concisão, um dos requisitos básicos da redação oficial.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro é que está desrespeitando as normas referentes à clareza.

    A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, conforme já sublinhado na introdução deste capítulo.Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Manual da Presidência.
  • Realmente a quest]ao não está errada. Apesar da segunda oração contar com mais elementos do que a primeira, tal como mencionar o assunto do memorando; a primeira oração não está errada,já que é mencionando o número do memorando o qual a comunicação (retificação) está se referindo.
    No caso exposto da primeira frase daria é mais trabalho para o destinatário saber qual assunto o memorando de n[umero 03/11 está se referindo. Mas, em nenhum momento, a comunicação não peca por não ser coesa.

  • A principal característica de linguagem das Redações Oficiais que é encontrada na primeira forma, "Em atenção ao Memo n. 03/11, a data é 10/2/2011", é a concisão, sendo esta característica necessária às Redações Oficiais. Além disso, esta forma também respeita o padrão culto, a formalidade, a clareza e a impessoalidade.

    Soma-se a isso, o fato da segunda forma ferir a característica de não prolixidade, devido a citar novamente o assunto na resposta. Pois, em uma resposta, já é de conhecimento do remetente(s) e do destinatário(s) o assunto do expediente. Ou seja, com a primeira forma estaria se respeitando os requisitos básicos da Redação Oficial, mas na segunda não.

    Portanto, para fechar, a questão está errada, pois é a segunda forma que fere as normas referentes a concisão/não prolixidade e não a primeira.
  • Questão errada. 

    Não há desrespeito as normas de concisão. O primeiro texto esta de forma corretamente escrita utilizando de um recurso previsto para a utilização do memorando. O uso do item referência abaixo do assunto possibilita essa situação. Deixando clara do que se trata o texto.
      
  • Complementando conceitos de Clareza e Concisão
    Fonte: Manual de Redação da Presidência

    Concisão: é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.
    O esforço de sermos concisos atende, basicamente ao princípio de economia lingüística, à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afim de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis, redundâncias, passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.

    Clareza: A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial.  Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:

            a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;

            b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;

            c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;

            d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.

            É pela correta observação dessas características que se redige com clareza. Contribuirá, ainda, a indispensável releitura de todo texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção
  • O expediente que  refere-se ao  conteúdo do memorando recebido denota coerência, clareza e objetividade nada tem haver com concisão.

    Significado de Conciso

    adj. Que exprime muitas coisas com poucas palavras.
    Breve, curto, denso, preciso, sucinto



  • O enunciado informa que "expediente que contenha a seguinte resposta: “Em atenção ao Memo n. 03/11, a data é 10/2/2011”, em vez de “Em atenção ao Memo n. 03/11, que trata das férias de servidores desta Coordenadoria, informo que elas se iniciaram no dia 10/2/2011”, está desrespeitando as normas referentes à concisão, um dos requisitos básicos da redação oficial".

    Segundo o Manual de Redação Oficial, ser conciso é conseguir exprimir em poucas palavras o assunto que deseja abordar. Neste caso, a resposta apresentada tem concisão, sim, diferente do que afirma o enunciado.


    A resposta está errada. 

  • Abreviação de Memorando é MEM e não MEMO.


ID
724120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, referente à adequação da linguagem na elaboração de expedientes oficiais.

Ofício assinado pelo presidente do STJ e dirigido ao presidente do Congresso Nacional deve conter no fecho a expressão “Respeitosamente”.

Alternativas
Comentários
  • nao seria "atenciosamente" uma vez que se trata de autoridades de mesma hierarquia? devemos usar respeitosamente quando for para autoridades superiores?
  • Questão anulada. Justificativa:


    Há divergência entre manuais a respeito do assunto tratado no item. Dessa forma, opta-se pela sua anulação.


    PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA O CARGO ANALISTA JUDICIÁRIO - ARÉA JUDICIÁRIA. Item 20


    http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ2012/arquivos/STJ_2012_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____O_DE_GABARITO_1.PDF
  • Questão anulada, conforme informado pelo colega acima.

    Questão 20
    Ofício assinado pelo presidente do STJ e dirigido ao presidente do Congresso Nacional deve conter no fecho a expressão “Respeitosamente”.                           

    ITEM: 20
    GABARITO PRELIMINAR: C
    GABARITO DEFINITIVO: -
    SITUAÇÃO: Deferido com anulação
    MOTIVO: Há divergência entre manuais a respeito do assunto tratado no item. Dessa forma, opta-se pela sua anulação.

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ2012/
  • Não há qualquer relação de hierarquia entre os Poderes do Estado... 
  • não seria aviso ao invés de ofício ?
  • Não Aline, o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, p/ autoriadades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Adm. Pública entre si, no caso do ofício também com particulares.
    No caso em tela seria hipótese de ofício mesmo, e não de aviso já que não são Ministro de Estado.
    Espero ter ajudado !

    Bons Estudos !!!
  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  Há divergência entre manuais a respeito do assunto tratado no item. Dessa forma, opta-se pela sua anulação.
    Bons estudos!
  • Como o presidente do STJ não é chefe de poder ( no caso, o Judiciário Federal quem o é presidente do STF) aí quando se direciona ao presidente do Congresso Nacional ( chefe do legislativo federal) deve usar o fecho ' Respeitosamente' para autoridade de hierarquia superior ou presidente da república.


    No entanto, a questão foi anulada


ID
724132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Word 2010 e ao Excel 2010.

Caso queira inserir, em uma planilha do Excel 2010, um gráfico do tipo coluna, o usuário poderá escolher entre opções de gráficos em 2D e 3D, além de 4D, com a opção de linha do tempo.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão que é possível inserir um gráfico de 4D.

  • 4 D é brincadeira...rs
  • kkkk...
    4D é muito doidoo...
  • O normal de uma figura geométrica é que ela seja apresentada em 2D (largura x comprimento) ou 3D (largura x comprimento x altura).
  • 4D, Só se for cheiro de queimado...
  • opção linha do tempo tb não existe, pelo menos pra coluna.
  • gráfico 4D? o cespe está fumando orégano...
  • Eu, que sou uma zero à esquerda em informática, acertei a questão por causa do 4d... :) hehehe
  • Só Jim Morrison e o Serguei devem ter visto o 4D. hehehe
  • Caros colegas,

    Diante dos comentários acintosos frente a questão e, consectariamente, a banca;

    a despeito de meu parco conhecimento de informática (tanto que errei a questão), gostaria de informar que,

    segundo teorizado por Albert Einstein, o tempo é visto como uma das dimensões do espaço quadrimensional chamado de espaço-tempo, daí o tempo ser conhecido como a quarta dimensão, obtendo-se a forma: 4D.

    Boa sorte a todos,
    Que continuemos estudando e nos tornando cada vez mais fortes e maiores em sabedoria e no seu espelho: a HUMILDADE.

    Em tempo, impende ressaltar que há ainda várias outras dimensões teorizadas; nada obstante, dexemo-las para outros estudos...

  • Às vezes saber muito até atrapalha, quantas questões erramos por pensarmos e questionarmos demais.

  • #As provas do CESPE são sexy. Pablo Priamo 
  • Discordo docomentario do colega Iran, que diz que o grafico 3d siginifica: largura x comprimento x altura.
    Segundo o site da microsoft um grafico 3d adiciona um terceiro eixo, que é o eixo da PROFUNDIDADE, onde, no caso do grafico em colunas, é meramente ilustrativo não tendo finalidade para o grafico em si. Vejam:

    • Colunas agrupadas e colunas agrupadas em 3D    Gráficos de colunas agrupadas comparam valores entre categorias. Um gráfico de colunas agrupadas exibe os valores em retângulos verticais 2D. Uma coluna agrupada em gráfico 3D exibe os dados usando apenas uma perspectiva 3D. Um terceiro eixo de valor (eixo de profundidade) não é utilizado.

    Gráfico de colunas agrupadas e gráfico de colunas agrupadas em 3D

  • 4d É O Tempo...ainda não se consegue inserir graficos com o tempo...só a hora!! rsrs

    A cespe!!!

     

  • Prezados,

    Ao inserirmos no Excel 2010 um gráfico do tipo coluna podemos escolher entre as opções de 2D, 3D, cilindro, cone e pirâmide, não existindo nem no excel nem em qualquer outra forma de representação gráfica a possibilidade de representar um gráfico em 4 dimensões.

    Portanto a questão está errada.

  • Tesseract no Excel? Tá podendo né! rsrsrs

  • 4D só na disney

  • kkkkkkkk



    o rapaz sugere HUMILDADE, escrevendo termos como "consectariamente", "impende", "nada obstante", "parco"...



    Ahhh, mas cê tá de sacanagi, néh?!

  • APENAS 2D E 3D!

  • Humildade kkkkk
  • Creem Deus pai, Lucio....

    Pra que tanta palavra difícil, homi...kkkkkkk

    Que diacho!

  • grafico 4D??? 

    HAHAHAHAHA

  • 4D é quase um MUNDO PARALELO! Vala-me DEUS! UHSUHAUSHAUSHUAHSUAHU

  • 4d pq vc sente o cheiro do gráfico exalando da tela do pc e consegue tocá-lo também...

  • Lucio...que preguiça. rsrsrsrsrsrs

    Mais fácil estudar LINUX do que decifrar esse seu texto aí!

  • 4D? O que mais falta para essas bancas inventarem? Viajou na maionese

  • Não existe a opção de gráfico em 4D. 2D e 3D existem.

  • Não existe a opção de gráfico em 4D. 2D e 3D existem.
  • Não existe a opção de gráfico em 4D. 2D e 3D existem.
  • Não existe a opção de gráfico em 4D. 2D e 3D existem.
  • Não existe a opção de gráfico em 4D. 2D e 3D existem.
  • Falar de 4D, em 2012, é sacanagem. kkkk


ID
724135
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Word 2010 e ao Excel 2010.

Em uma planilha do Excel 2010, a fórmula =SOMA(B2:B11) apresenta a sintaxe correta para se obter a soma dos valores contidos nas células da linha 2 à linha 11 da coluna B.

Alternativas
Comentários
  • correto!
    Os DOIS PONTOS em planilhas eletrônicas equivale ao intervalo de um número a outro. Já o PONTO E VÍRGULA trata de dizer para a planilha que deve ser somado os números, e somente eles, contidos nas respectivas células citadas. Ou seja, nesse exemplo serão somados todos os valores existentes no intervalo de B2 até B11. Caso fosse o PONTO E VÍGULA, somaria os valores apenas das células de B2 e B11.
    até mais!
    ;)
  • Correto- em =SOMA(B2:B11), a sintaxe : engloba tudo que está entre B2 & B11. Se fosse usado ; seria somente B2 & B11.
  • Tão fácil que até achei que podia ter pegadinha! rsrs
  • Em Resposta ao colega  Roberto Ferreira. As Funções são as fórmulas já prontas no MS excel. (Apostila da professora Patricia Quintão) No caso da questão, tanto faz. Abraço e bons estudos.
  • Perfeito. O caractere dois pontos indica que o INTERVALO de B2 a B11 será selecionado.

  • CORRETO!

    SEGUE A IMAGEM: https://prnt.sc/10ti24j


ID
724138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Word 2010 e ao Excel 2010.

No Word 2010, as opções de modificação de um estilo, por exemplo, o Normal, incluem alterações na formatação de fonte e de tabulação do texto.

Alternativas
Comentários
  • Essa modificação também existe no word 2007
  • Certo.
    Esta questão é estilo FCC, onde é cópia de uma tela escondida dentro de outra...

    Acessar a guia Página Inicial, clicar em algum Estilo com o botão direito, escolher Modificar, e na parte inferior da caixa de diálogo, escolher Formatar.

  • Correto- alteração de estilo inclui tab e font.
  • Certo.
    Esta questão é estilo FCC, onde é cópia de uma tela escondida dentro de outra...

    Acessar a guia Página Inicial, clicar em algum Estilo com o botão direito, escolher Modificar, e na parte inferior da caixa de diálogo, escolher Formatar.

  • A resposta e certo.

    Esta questão é igual a Q241660.  Só muda a prova em que foi aplica, mas o conteudo é o mesmo.
  • Resposta : Certa
    Para o Word 2003 no menu "formatar" , a opção " Novo estilo" e abrirá uma caixa com a opção formatar, e com os seguintes comando: 
    Fonte
    Parágrafo
    tabulação
    entre outros

    Falei do Word 2003 , pois o CESPE ainda cobra ele em muitas provas de concurso.
  • CERTO!!!
    Quando você inicia o Microsoft Word, o novo documento em branco usa o Estilo Normal. Isso significa que quando você começa a digitar, o Word usa a fonte, o tamanho da fonte, o espaçamento da linha, o alinhamento do texto e outros formatos atualmente definidos para o estilo Normal. No caso do Word 2007 e 2010 a fonte do estilo Normal é Calibri 11. (setas vermelhas). Note que os estilos são apresentados como miniaturas na Guia Início.


    Fonte: http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/word/dword29.htm
    Bons estudos!!!

  • Fiquei desconfiado com esta pergunta, ele colocou como exemplo o estilo normal  não altera automaticamente e nao faz nada ja e padao, você tem que alterar agora de você escolher qualquer outro estilo ele ira alterar por exemplo a fonte, espaçamento cor etc.

  • Prezados,

    As modificações de estilo do Word incluem alterações na formatação da fonte e da tabulação.
    O Word apresenta uma prévia de como ficará o texto em seu menu, de forma que ao selecionar um texto e mudar o estilo, o usuário poderá perceber as mudanças aplicadas e verificar se ficam de seu agrado.



    Portanto a questão está correta.

  • certo

  • Minha contribuição.

    Guia Página Inicial ~> Grupo Estilos ~> Comando Estilo

    Os Estilos podem conter formatação de:

    -Fonte;

    -Parágrafo;

    -Tabulação;

    -Borda;

    -Idioma;

    -Quadro;

    -Numeração;

    -Tecla de atalho;

    -Efeito de texto.

    Fonte: QC

    Abraço!!!


ID
724141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o acesso a uma intranet por meio de uma estação Windows7 para navegação e uso de correio eletrônico do tipo webmail, julgue o item que se segue.

Uma tecnologia para comunicação de voz utilizada em intranet é a de Voz sobre IP (VoIP), a qual permite ao usuário fazer e receber unicamente ligações telefônicas externas, mas não ligações internas (ramais convencionais)

Alternativas
Comentários
  • O VoIP pode facilitar tarefas difíceis em redes tradicionais. Chamadas entrantes podem ser automaticamente roteadas para o telefone VoIP, independentemente da localização na rede. Por exemplo, é possível levar um telefone VoIP para uma viagem, e onde você conectá-lo à Internet pode-se receber ligações, contanto que a conexão seja rápida e estável o suficiente. O fato da tecnologia ser atrelada à Internet também traz a vantagem de poder integrar telefones VoIP a outros serviços como conversação de vídeo, mensageiros instantâneos, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de listas telefônicas. Estar relacionado à Internet também significa que o custo da chamada independe da localização geodésica e dos horários de utilização, ambos os parâmetros usados na cobrança na telefonia fixa e móvel, e cujos valores variam de operadora a operadora.

    Vários pacotes de serviço VoIP incluem funcionalidades que em redes tradicionais seriam cobradas à parte, como conferência a três, redirecionamento de chamadas, rediscagem automática e identificador de chamadas.

     

    Entretanto, apesar de amplamente utilizado através de computadores, o VoIP pode ser utilizado através de adaptadores para telefones analógicos ou gateways VoIP, que são aparelhos que podem ser conectados diretamente em uma conexão banda larga e a um aparelho telefônico comum ou a um PABX em posições de troncos ou ramais. Eles fornecem a interligação entre as redes IP e fixas.

  • Errado.
    Entre os macetes da CESPE, quando a questão de informática é negativa, restritiva ou depreciativa, na maioria dos casos, está errada.
  • Correto (em relação ao colega acima). O adjetivo "unicamente" dá uma pista quase sonora se a frase está correta ou errada.

    Errado (em relação à afirmação) As chamadas podem ser automaticamente roteadas para o telefone VoIP, independentemente da localização na rede. Chamadas VoIP para VoIP dentro de mesma área de cobertura geralmente são gratuitas.
  • VoIP: É um programa de computador que  transforma a voz  em dados e a transmiti pela internet. Basta ter acesso à web e um microfone. Representa uma grande economia.
  • VoIP é a sigla para Voice over Internet Protocol  (Voz sobre Protocolo de Internet), a tecnologia que permite converter o sinal de áudio analógico —como o que temos no telefone comum— em dados digitais ,que podem ser transmitidos através de seu computador pela Internet.
    Para falar com VoIP, utiliza-se um microfone e as caixas de som do computador.
    Um dos programas mais famosos que utilizam a tecnologia VoIP é o Skype. Com ele você pode fazer ligações, locais ou internacionais, pela Internet sem pagar nada além da assinatura com o provedor de banda larga, que já é pago mensalmente. Não existe nenhuma tarifação ou taxa extra —os únicos inconvenientes são a necessidade de estar perto do computador e quem receber a chamada também ter de possuir uma conta no Skype.
    Por meio do Skype é possível ligar para um número de telefone comum, ativando o serviço SkypeOut, que é pago.
  • Voz sobre IP (VoIP): permite a transmissão de voz utilizando o protocolo IP para a conexão. Muito utilizado hoje, este serviço permite usar a Internet para realizar chamadas telefônicas com custo reduzido. A ideia básica é, ao invés de estabelecer uma conexão direta e dedicada entre o emissor e o receptor (telefone), o VoIP realiza uma conexão via Internet por meio do protocolo TCP/IP. Basta que o usuário possua um modo de converter o sinal enviado via Internet para um sinal sonoro. É possível utilizar o computador para fazer esta conversão e já existem no mercado aparelhos que fazem a conversão da voz em sinal digitalizado sem a necessidade de computadores.  A tecnologia VoIP permite a comunicação entre computador e celular? A resposta é SIM!! 
    Fonte: INFORMÁTICA (TEORIA E EXERCÍCIOS) PROF. PATRÍCIA LIMA QUINTÃO 
  • QUESTÃO ERRADA
    PORQUE: A tecnologia VOIP uitilizada em uma intranet permite tanto ligações externas como internas.
    OBS.: A tecnologia VOIP é utilizada em redes IP, internet ou intranet.
  • VOIP "... é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores...".


    Fonte: Wikipedia. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Voip>. Acesso em 15 out. 2012.
  • Prezados,

    A tecnologia VoIP possibilita ao usuário fazer e receber ligações tanto usando exclusivamente a internet quanto se integrando com as linhas convencionais externas fixas e móveis, assim como possibilita o uso de VoIP para realizar ligações internas, entre ramais de uma central telefônica.

    Portanto a questão está errada.

  • Permite tanto fazer ligação interna (ramais de uma central telefônica), quanto externa. .

  • "UNICAMENTE"--------------------------->ERRADO

  • Errado! O VoIP não possui restrições. Normalmente, instala-se VoIP nas

    empresas para aproveitar a infraestrutura de rede já existente, de modo que as

    ligações convencionais sejam gratuitas. Porém, não há impedimento para

    realizar ligações telefônicas externas, uma vez que a central telefônica VoIP é

    capaz de comutar chamadas como uma central telefônica convencional.

    Além disso, chamadas VoIP (internas) podem desfrutar de recursos mais

    avançados, como identificação de chamadas sem necessidade de criar uma

    agenda no telefone, chamadas de vídeo, etc.

  • Quando a CESPE diz: Unicamente, somente, apenas, não.....

    "ARREGALE OS OLHOS"


  • Quando a cespe nega algo ou restringi.. Pense duas vezes ao responder
  • E viva o Nishimura!

  • Gabarito E

    >> Nas redes de comunicação, o usuário poderá utilizar recursos de forma transparente, sem se preocupar com a tecnologia que existe por trás. Um dos recursos populares da rede, é a ligação telefônica (chamada de voz) via Internet. É a tecnologia de Telefonia VoIP (Voice over Internet Protocol ? voz sobre o protocolo de Internet). Um aparelho VoIP é um telefone que utiliza conector RJ45 (para cabo de rede Ethernet).

    >> Com este aparelho, conectado na rede de dados, o usuário poderá efetuar ligações telefônicas e explorar os recursos oferecidos como videoconferência entre os participantes. Outra forma de uso do recurso de Telefonia VoIP é através de SoftPhones, softwares que permitem acesso aos recursos e são muito populares. Microsoft Skype Desktop (usuário comum) e for Business (usuário corporativo), Microsoft Lync (versão corporativa), Microsoft Teams (que está substituindo progressivamente os anteriores), Google Hangout, e até o WhatsApp. Independente da forma de uso da telefonia VoIP, o usuário poderá fazer e receber ligações telefônicas externas, assim como as ligações internas.

    >> Se o usuário faz uma ligação de um aparelho VoIP para um aparelho convencional, apenas os recursos de voz estarão disponíveis. O receptor nem perceberá que o emissor está usando um aparelho ou software VoIP. Empresas de call center utilizam este recurso VoIP e fazem ligações para as casas dos clientes como uma chamada de voz. Se um usuário externo, em sua residência, usando um aparelho convencional, liga para um aparelho VoIP, poderá efetuar a chamada de voz normalmente. E finalmente, dentro da empresa, da mesma forma ocorrerá.

  • Uma tecnologia para comunicação de voz utilizada em intranet é a de Voz sobre IP (VoIP), a qual permite ao usuário fazer e receber unicamente ligações telefônicas externas, mas não ligações internas (ramais convencionais) (ERRADO)

    Uma tecnologia para comunicação de voz utilizada em intranet é a de Voz sobre IP (VoIP), a qual permite ao usuário fazer e receber ligações telefônicas externas e ligações internas (ramais convencionais). (CERTO)

  • SÓ ME LEMBREI DA EMPRESA QUE TRABALHO.

    -ATENÇÃO "FULANA" LIGAR RAMAL 2060. KKKKKKKKKKKK

  • Tecnologia VOIP...

    Só lembro da TELEXFREE KKK

  • Esse professor é de informática ou de macetes ? Quero conteúdo e não decoreba querido!

  • O professor falou falou e não disse nada sobre qual o erro da questão. De quê adianta?! @qconcursos

  • Comentário do professor:

    "Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática, Arquitetura

    Errado.

    Entre os macetes da CESPE, quando a questão de informática é negativa, restritiva ou depreciativa, na maioria dos casos, está errada."

    Tem que ser muito ot4rio pra comprar o curso desse professor, olha que comentário preguiçoso e sem nexo! Pra mim esse é só mais um aproveitador do nível Telles, diz que tem um pseudo método que no final é só bagunça e não ensina nada de verdade.

  • é tipo falar que a porta só serve para entrar e não serve para sair.

  • kkkkk gente pq não poderia? É claro que pode.

  • Errado.

    Entre os macetes da CESPE, quando a questão de informática é negativa, restritiva ou depreciativa, na maioria dos casos, está errada.

    COMENTÁRIO DESSE RAPAZ QUE SE DIZ PROFESSOR. MERECE O OSCAR DE MAIS RIDICULO DO UNIVERSO. É CADA UMA QUE APARECE...

  • FERNANDO NISHIMURA, UM DEUS DA INFORMÁTICA E EXPLICAÇÕES SAUDEMÓ-LOS

  • Estou começando a achar que esse Fernando Nishimura é um dos sócios do Qconcurso.

  • Gostaria que o professor explicasse pq a questão tá errada e nao o macete dele.

  •  A tecnologia VOIP é utilizada em redes IP, internet ou intranet.

    Espero ter ajudado.

  • Errado.

    VOIP - Voz sobre IP. Utiliza a estrutura da internet, a estrutura do TCP/IP para possibilitar aos usuários da internet de conversar. Telefonia da internet. Ligações telefônicas externas e internas.


ID
724144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o acesso a uma intranet por meio de uma estação Windows7 para navegação e uso de correio eletrônico do tipo webmail, julgue o item que se segue.

Na utilização de uma interface webmail para envio e recebimento de correio eletrônico, é boa prática de segurança por parte do usuário verificar o certificado digital para conexão https do webmail em questão.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Práticas recomendadas de segurança da informação, aplicada a uma mensagem de e-mail.
    Só faltou dizer que a Intranet tem acesso a Internet (no texto de apoio) ou que existe um servidor de e-mails dentro da Intranet.
    Nem toda intranet acessa a Internet, e neste caso, se na intranet não houver um servidor de e-mail, não será possível acessar o serviço de webmail.
  • HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure ), é upgrade do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS (Secure Socket Layer- camada de segurança que permite autenticação entre digital certificates).

    Certificado digital é um arquivo que contém informações acerca da entidade para a qual o certificado foi emitido.  CD contém tb a chave pública (public key) referente a chave privada (private key)que se acredita que a entidade especificada no certificado possua.
  • o microsoft outlook lá na aba opção-grupo mais opções ou controle encontramos  as configurações de  segurança.Sendo possivel criptografar ou fazer uma assinatura digital.
    Eu acho que e disso que a questão se refere...
  • Prezados,

    A verificação do certificado digital para a conexão HTTPS é uma boa prática pois possibilita ao usuário verificar a vigência, o emissor e a validade do certificado.

    Portanto a questão está correta.

  • Correto. Nos navegadores, essas informações aparecem em um cadeado,

    na barra de endereço.

  • Verificar é sempre bom! 

  • Minha contribuição.

    Provedor de e-mail: empresa que hospeda e disponibiliza serviços de e-mail para outras empresas ou usuários finais.

    Ex.: Gmail, Outlook, Yahoo, Uol.

    Cliente de e-mail: aplicação geralmente instalada em uma máquina local que permite enviar/receber e-mails.

    Ex.: Mozilla Thunderbird, Microsoft Outlook, Eudora.

    Webmail: aplicação hospedada em um servidor web remoto que permite enviar/receber e-mails.

    Ex.: Outlook.com, Gmail.com, Yahoo.com, Uol.com.

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Gabarito Certo.

    Para garantir sua segurança ao entrar em um site não basta ter o HTTPS e sim ver quem foi a autoridade certificadora que certificou e se diz, que o site está em dia.

    Para verificar basta Clicar no canto superior esquerdo do navegar no cadeado.

    Bons estudos!✌

  • Gabarito: Certa

    Webmail é o acesso ao serviço de e-mail por meio de uma página, utilizando o um browser. Para acesso a dados sigilos por meio de uma página é necessário utilizar o protocolo Https que garante uma camada de segurança. Além de verificar o uso do Https é necessário verificar também se o site que estamos acessando é quem realmente diz que é, isso é possível por meio do certificado digital que dá autenticidade.

  • https= Seguro

    http = Não segura

    Lembrando que nada é absoluto então é '' SEGURO ''

  • Webmail é o acesso ao serviço de e-mail através de uma página, utilizando o um browser. Para acesso a dados sigilos através de uma página é necessário utilizar o protocolo Https que garante uma camada de segurança. Além de verificar o uso do Https é necessário verificar também se o site que estamos acessando é quem realmente diz que é, isso é possível através do certificado digital que dá autenticidade.


ID
724147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o acesso a uma intranet por meio de uma estação Windows7 para navegação e uso de correio eletrônico do tipo webmail, julgue o item que se segue.

Por meio do software Microsoft Outlook pode-se acessar o serviço de correio eletrônico, mediante o uso de certificado digital, para abrir a caixa postal do usuário de um servidor remoto.

Alternativas
Comentários
  • Microsoft Outlook foi feito para ser usado com a Internet (SMTP, POP3 e IMAP4), Exchange Server ou qualquer outro sistema de comunicações que dêem suporte a MAPI (Messaging Application Programming Interface), incluindo voice mail. O Outlook tem base em padrões da Internet e dá suporte aos padrões atuais mais importantes de email, notícias e diretórios, incluindo LDAP, MHTML, NNTP, MIME e S/MIME, vCalendar, vCard, iCalendar e suporte total para mensagens em HTML.
  • Eu errei por associar o webmail ao IMAP, que nao pode ser usado pelo Outlook certo?
    De cara pensei no hotmail, mas depois lembrei do gmail, que pode ser associado ao Outlook sim.
  • Por meio do software Microsoft Outlook pode-se acessar o serviço de correio eletrônico, mediante o uso de certificado digital, para abrir a caixa postal do usuário de um servidor remoto.
    .
    .
    Errei a questão porque na minha interpretação o item condiciona o acesso ao correio eletrônico ao certificado digital.
    Isso não é verdade.
    .
    .
     

    Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes a entidade para o qual o certificado foi emitido (seja uma empresa, pessoa física ou computador) mais a chave pública referente a chave privada que acredita-se ser de posse unicamente da entidade especificada no certificado.

    .
    .
    Alguém consegue explicar ?
  • Como assim, mediante o uso de certificado digital?

    essa aprte me fez marcar a questão como ERRADA.

    será que alguém pode explicar isso?
  • Também entendi que o item condiciona o recebimento e visualização dos e-mails ao uso do certificado digital... =P
  • Alguém poderia explicar qual a pertinência, o sentido ou a aplicação de  "uso de certificado digital" e "um servidor remoto" na questão em análise?

    Abraço!!!

  • Tbm errei a questão por essa maldita frase entre virgula: ,mediante o uso de certificado digital,. E achei q a questão estava errado por pensar q não necessariamente teria o uso de certificado digital.  
    Alguém pode explicar meu erro?
  • Por meio do software Microsoft Outlook pode-se acessar o serviço de correio eletrônico, mediante o uso de certificado digital, para abrir a caixa postal do usuário de um servidor remoto.
    a questão não colocou '' deve'', mais sim pode, interpletando a redação da questão podemos concluir que:
    Não está impondo que vc deve usar  o certificado digital, mais sim que é uma (opção/possibilidade).

     Como funciona
    Para que um e-mail seja assinado digitalmente, é necessário contar com um certificado digital. Por meio dele, será possível assinar digitalmente os e-mails e enviar mensagens criptografadas aos seus destinatários. Ao enviar qualquer mensagem, ela poderá receber a assinatura digital. Porém, para que possa ser validada, o destinatário já deverá ter recebido previamente a chave pública para poder validar autenticidade e a procedência do e-mail. 

  • Errei a questão, não sabia que o Outlook pode utilizar certificados digitais e assinatura!

                             "O Outlook Express suporta a tecnologia de Secure/Multipurpose Internet Mail Extensions (S/MIME). Email seguro no Outlook Express protege as comunicações pela Internet usando o seguinte método: Assinar digitalmente a mensagem de email com uma ID exclusiva garante que a pessoa receberá a mensagem, que você é o verdadeiro remetente da mensagem e que a mensagem não foi alterada em trânsito".

    fonte:
    (http://support.microsoft.com/kb/179380/pt-br)

  • "mediante o uso de certificado digital" , não é obrigado a ter, questão errada.
  • Questão totalmente errada...
    É certo o fato de que pode ser utilizado a assinatura digital confirmada sua autenticidade pelo certificado digital expedido por uma entidade cetificadora. No entanto, no modo como a assertiva fala, dá a entender que o serviço de acesso às mensagens da caixa de entrada só será possível com a utilização de um certificado digital.

    Vai te lascar cespe
  • Dicas:

    Certificado digital - usado por empresas (e seus softwares de acesso, para transações seguras).

    Assinatura digital - usado por pessoas (em seus softwares, como Office).


    Sobre e-mail (nos concursos):

    - clientes de e-mail são usados por empresas, são instalados no computador, exigem configuração SMTP e POP3, e copiam as mensagens para o computador da pessoa.

    - webmail são usados por pessoas (comuns), não precisam ser instalados (usamos o navegador), não exige configuração IMAP4 (o navegador, via HTTP, faz esta configuração), e não copiam as mensagens para o computador do usuário.


    Portanto, cliente de e-mail --> empresas e certificado digital --> empresas, logo, questão Correta.

  • Pessoal, 

    desculpem a ignorância, mais não estou entendendo muito bem esse trecho "mediante o uso de certificado digital", o que isso tem haver com o restante da afirmativa? Tirando esse trecho, concordo que a afirmativa está correta, mais esse trechinho ficou meio confuso, não consegui entender o que o certificado digital tem haver com o acesso do correio eletrônico. 

    Só é possível utilizar o correio eletrônico (Outlook) se tiver um certificado digital associado a ele? A palavra "mediante" ta parecendo condição para poder acessar. :-(


    Alguém pode me "dar uma luz"?

  • Prezados,

    Para acessarmos a caixa postal de um usuário localizada em um servidor remoto, podemos configurar o Microsoft Outlook para utilizar certificado digital, dessa forma tanto o servidor quanto o cliente podem ser autenticados, melhorando assim a segurança.
    O mesmo também pode ser feito usando o Outlook Web Access.

    Portanto a questão está correta.

  • "PODE-SE"!!!!  e não "deve-se", apenas isso.

  • Os softwares de sua máquina como o Outlook também podem usar a certificação digital para mandar um e-mail pois além de confirmar que você é você, ela também mostra que o e-mail não teve alterações já que serve como um lacre.

    Um Certificado Digital normalmente contém as seguintes informações:
    -Sua Chave Pública - Seu nome e endereço de e-mail;
    -Número de série do Certificado Digital; - A assinatura digital da CA

    -A validade da chave pública; - O nome da empresa (a Autoridade Certificadora - CA*) que emitiu seu Certificado Digital;



    Fonte: http://informatica-concursos.blogspot.com.br/2008/06/certificao-digital.html

  • Gabarito Certo.

    Ricardo Barbosa tem a resposta. 

  • A questão diz:

    pode-se” acessar e-mail usando o certificado digital.

    Não está impondo que vc deve usar o certificado digital, mas sim que é uma opção/possibilidade.  

    Como na informática quase tudo é possível...poder pode!

  • Cuidado com a vírgula!! Não houve restrição.


ID
724150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à atualidade brasileira.

Durante a visita que fez a Cuba neste ano, a presidenta Dilma Rousseff esteve no porto de Mariel, cujas obras de expansão são, em grande parte, financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    Visita de Dilma a Cuba é dominada por temas econômicos

    30, janeiro, 2012

    Agenda da presidente Dilma Rousseff prevê visita às obras de expansão do Porto de Mariel, financiadas pelo BNDES. Apesar das pressões, ela deve evitar comentários sobre direitos humanos, opinam especialistas.

    Por Mariana Santos

    Nesta segunda-feira (30/01) a presidente Dilma Rousseff desembarca em Havana para a sua primeira visita a Cuba como chefe do governo brasileiro. O objetivo da visita de dois dias ao país, segundo o Itamaraty, é apoiar medidas de abertura econômica adotadas pelo presidente cubano, Raúl Castro, e firmar o Brasil como importante parceiro do país em várias áreas, incluindo agricultura, segurança alimentar, saúde e produção de medicamentos.

    Da agenda da ex-militante de esquerda, que chegou a ser torturada durante a ditadura militar, não devem constar temas como direitos humanos ou liberdade de expressão, calcanhares de Aquiles do regime comunista comandado por Castro.

    Mas pressão para que ela comente a atual situação em Cuba não deve faltar. Dilma chegará à ilha caribenha poucos dias após a morte do preso político Wilmar Villar Mendoza, que no último dia 19 sucumbiu após uma greve de fome em protesto contra sua detenção.

    Coincidentemente, a visita do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Cuba, em fevereiro de 2010, também foi marcada pela morte de um dissidente do governo Castro que fazia greve de fome. À época, Lula fora bastante criticado por não ter externado apoio aos prisioneiros políticos nem ter condenado a situação.

    A visita de Dilma se dá ainda no momento em que a conhecida blogueira cubana Yoani Sánchez tenta uma permissão de Havana para assistir no Brasil, no próximo dia 10, à estreia do documentário Conexão Cuba-Honduras, que fala justamente sobre a liberdade de imprensa nos dois países. O visto para a estada no Brasil já foi concedido pela embaixada brasileira em Havana na última quarta-feira.
    fonte: http://www.araujosam.net/tag/dilma/
    até mais!
    ;)

  • Uma parceria entre Brasil e Cuba pretende transformar o Porto de Mariel, a 40 km de Havana, em um dos maiores da América Latina. A presidente Dilma Rousseff visitou o local, que deve se tornar o principal símbolo do recente processo de abertura econômica da ilha. Serão investidos, em quatro anos, US$ 957 milhões, dos quais US$ 682 milhões (71%) financiados pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). Trata-se da maior obra em Cuba desde que, em 1959, Fidel Castro liderou a Revolução que o levou ao poder e instaurou o socialismo no país. Três décadas atrás, o Porto de Mariel foi o local de partida de cerca de 125 mil cubanos que deixaram a ilha caribenha rumo aos Estados Unidos em 1980 atrás de melhores condições de vida e acabou tornando-se um símbolo da derrocada da economia cubana.

  • Dúvida: Por ser brasileiro o BNDES investiu em um país estrangeiro (Cuba) por poder fazer isso, ou seja, ser permito em lei? Ou por ter sido a construção realizada por uma empresa brasileira? Obrigado!
  • Boa pergunta Dalton  Bernardino dei uma pesquisada sobre o assunto no site do BNDES, uma empresa pública federal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental. Desde a sua fundação, em 1952, o BNDES se destaca no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. O Banco também vem implementando linhas de investimentos sociais, direcionados para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. O apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos de investimentos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços. Além disso, o Banco atua no fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e destina financiamentos não reembolsáveis a projetos que contribuam para o desenvolvimento social, cultural e tecnológico. Em seu Planejamento Corporativo 2009/2014, o BNDES elegeu a inovação, o desenvolvimento local e regional e o desenvolvimento socioambiental como os aspectos mais importantes do fomento econômico no contexto atual, e que devem ser promovidos e enfatizados em todos os empreendimentos apoiados pelo Banco. Assim, o BNDES reforça o compromisso histórico com o desenvolvimento de toda a sociedade brasileira, em alinhamento com os desafios mais urgentes da dinâmica social e econômica contemporânea.

  • O BNDES tem desempenhado nos últimos anos um papel relevante no apoio à inserção internacional das empresas brasileiras, especialmente por meio do estímulo à exportação. Desde 2003, o Banco também apoia o investimento direto de empresas brasileiras no exterior, tanto por meio de financiamento quanto de participação acionária. O reforço da atuação do BNDES no exterior e do seu apoio à internacionalização das empresas brasileiras exige a formatação de novas estruturas organizacionais, inclusive com a constituição de unidades do Banco fora do Brasil. O ponto de partida foi a decisão de implantar uma representação do BNDES junto ao Mercosul, com a abertura de um escritório em Montevidéu, no Uruguai, ocorrida em agosto de 2009. Dentre outras atribuições, caberá ao escritório em Montevidéu identificar, estruturar e facilitar negócios de interesse do Brasil na América do Sul, em especial nos países do Mercosul. Outro passo importante foi a inauguração, em novembro de 2009, de uma subsidiária em Londres, no Reino Unido, na forma de empresa de participações sem atividades financeiras (“investment holding company”). Os objetivos da BNDES Limited são aumentar a visibilidade do Banco junto à comunidade financeira internacional, auxiliar de maneira mais efetiva as empresas brasileiras que buscam espaço no mercado externo e fazer a ponte entre investidores internacionais e as grandes oportunidades oferecidas pelo Brasil. As novidades também ocorreram na organização interna do BNDES. Em 2008, foi criada a Área Internacional, setor responsável pela coordenação da implementação das atividades vinculadas à atuação internacional do Banco, em articulação com as demais áreas. Desta forma, o BNDES busca dar maior eficácia ao apoio à internacionalização de empresas, consolidando o fortalecimento e a competitividade da economia brasileira.

    Bom Espero ter tirado sua duvida Dalton Bernardino, qualquer coisa vai no site do BNDES.
    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/

    Bons Estudos!!!

     
  • mesmo pensando em investimentos a longo prazo que possam favorecer o Brasil,mesmo pensando muito! acho totalmente improcedente o BNDES investir dinheiro em País estrangeiro! eu fico indignado!
  • A Pretenção de tornar o BNDES mais conhecido pela comunidade internacional é a justificativa para tal investimento. Muito boa explicação, Alan!
  • Thiago, hoje um país não pode se fechar numa redoma. Ainda mais suas instituições financeiras. E de qualquer forma, o BNDES está investindo em EMPRESAS BRASILEIRAS que atuam internacionalmente, fortalecendo imediatamente a economia nacional, e apenas indiretamente "investe" no outro país.
  • Exatamente e além de investir em empresas nacionais para aumentar o desenvolvimento nacional.  Ainda transforma o país em credor internacional e inves de devedor. Ainda mais pense de forma politica Cuba um país com economia estagnada se ocorrer a real abertura economica nos tornaremos um dos principais parceiro economicos deste país e teremos com certeza uma balança cormecial favoravel  a nós. Em diplomacia não existe amizade e sim interesses sejam eles imediatos ou futuros.
  • Estranho achei que o banco fosse BNDES (BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO) e não BIRD (BANCO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO). PARA ISSO JÁ EXISTE  O BID ( BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO) sengo a principal fonte de financiamento multilateral da América Latina.

    Deve ser pelo regime adotado em Cuba que o BID não aporta seus serviços naquele país, ou literalmente excluiu Cuba.

ID
724177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

As contratações realizadas por empresa pública ou sociedade de economia mista devem ocorrer mediante processo licitatório e posterior celebração dos respectivos contratos administrativos. Havendo, na execução do contrato administrativo, conflito jurídico de interesse entre as partes contratantes, caberá à Primeira Seção do STJ processar e julgar o litígio.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA. MATÉRIA DE LICITAÇÃO CABE A 1ª SEÇÃO.  RISTJ. Art. 9º. A competência das Seções e das respectivas Turmas é fixada em função da natureza da relação jurídica litigiosa.

    § 1º À Primeira Seção cabe processar e julgar os feitos relativos a: I - licitações e contratos administrativos;

  •  QUESTÃO ANULADA PÉLA BANCA. JUSTIFICATIVA:

    A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo. Dessa forma, opta-se pela sua anulação.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo. Dessa forma, opta-se pela sua anulação.
    Bons estudos!
  • Alguém pode me explicar porque a anulação do item? Não entendi porque "a redação do item prejudicou seu julgamento objetivo. "

  • Empresa pública ou sociedade de economia mista que exercem atividade econômica não estão sempre sujeitas a contratação através de licitação. 


ID
724180
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

Havendo motivo plausível e preexistente, a arguição de suspeição do relator poderá ser suscitada até dez dias após a distribuição; no caso de motivo superveniente, o prazo antes referido será contado do fato que o ocasionou.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Art. 274. A arguição de suspeição do relator poderá ser suscitada até quinze dias após a distribuição, quando fundada em motivo preexistente; no caso de motivo superveniente, o prazo de quinze dias será contado do fato que a ocasionou. A do revisor, em igual prazo, após a conclusão; a dos demais Ministros, até o início do julgamento.

  • O prazo para apresentar arguição de suspeição do Relator é de 15 (quinze) dias.
    Conforme o nosso colega Portanto, 10:35 disse, art. 274 do Regimento Interno do STJ.

    Aos colegas que estão estudando para o concurso do STJ no ano de 2015, essa matéria não será cobrada.
  • Querida colega portanto, pelo menos na area administrativa vai ser cobrada essa materia sim senhora...kkk

  • Obrigado pela Dica Leandro Morais !

  • Não é 10 dias e sim 15 dias

  • Art. 274. A arguição de suspeição do relator poderá ser suscitada até quinze dias após a distribuição, quando fundada em motivo preexistente; no caso de motivo superveniente, o prazo de quinze dias será contado do fato que a ocasionou. A do revisor, em igual prazo, após a conclusão; a dos demais Ministros, até o início do julgamento.

  • maria teixeira esse art. não cai no concurso de 2015!

  • O prazo está errado! O Correto é até 15 dias!

  • Art. 274. A arguição de suspeição do relator poderá ser suscitada até
    quinze dias após a distribuição, quando fundada em motivo preexistente; no
    caso de motivo superveniente, o prazo de quinze dias será contado do fato que a
    ocasionou.
      A do revisor, em igual prazo, após a conclusão; a dos demais Ministros,
    até o início do julgamento.

     

  • ERRADA 

    ******************15 dias

    REGIMENTO INTERNO 

    ART. 274- 

    ARGUIÇÃO DE SUSPEIÇÃO DO RELATOR poderá ser suscitada até 15 dias após a distribuição(motivo preexistente); 

    motivo superveniente- o prazo de 15 dias será contado do fato que a ocasionou .

    A do revisor, em igual prazo, após a conclusão;

    a dos demais Ministros, até o inicio do julgamento.

     

  • ERRADO POR 2 MOTIVOS:

    1. É POSSÍVEL A SUSPEIÇÃO POR MOTIVO SUPERVENIENTE, O QUE ALTERA O TERMO INICIAL PARA O PRAZO DE ALEGAÇÃO;

    2. O PRAZO É DE 15 E NÃO 10 DIAS. 


ID
724183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

Na distribuição de ação rescisória e de revisão criminal, será adotado o seguinte critério: se a decisão embargada for de uma turma, far-se-á a distribuição dos embargos entre alguns dos ministros de outra turma; se da Corte Especial, serão excluídos da distribuição, necessariamente, o relator e o revisor.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.  A questão fala que a distribuição será entre alguns dos Ministros. Porém, o texto do RISTJ diz que ela será dentre os Ministros.

    Art. 78. Se a decisão embargada for de uma Turma, far-se-á distribuição dos embargos dentre os Ministros da outra; se da Corte Especial, serão excluídos da distribuição o relator e o revisor.

    Art. 79. Na distribuição de ação rescisória e de revisão criminal, será observado o critério estabelecido no artigo anterior.

    O Cespe adora usar palavras que na frase podem ter mais de um significado.

    "Para não confundir mais “dentre” e “entre”, saiba que:


    Dentre

    O termo “dentre” é formado por de + entre e tem significado aproximado de “do meio de”; é utilizado quando a oração necessita dos dois termos (de” e “entre”) que o compõem. Dessa forma, os verbos que exigem a preposição “de” estão habilitados a aceitar o vocábulo apresentado. Veja:

    Saiu uma voz rouca dentre o grupo.
    O vitorioso é escolhido dentre os que perseveram.
    Ele ressurgiu dentre as trevas e está vivo.

    Entre

    O termo “entre” é utilizado quando algo diz respeito a mim e outra pessoa, ou seja, dois indivíduos ou em toda circunstância que se quer ter o sentido da colocação de espaço e tempo de alguém ou alguma coisa em relação à outra pessoa ou coisas. Veja:

    a) Estou entre os vencedores. (o sujeito “eu” ocupa um lugar em meio aos vencedores).
    b) O menino passou entre mim e a cadeira. (o menino ocupou um lugar entre a pessoa que fala e um objeto). "

    Por Sabrina Vilarinho
    Graduada em Letras

    Equipe Brasil Escola




  • ...far-se-á a distribuição dos embargos entre alguns dos ministros...

    Percebe-se que o CESPE restringiu o grupo, pois o RISTJ não diz que é entre alguns, mas dentre os ministros. 
  • Primeiramente que a questão está erada ao afirmar que na distribuição de AÇÃO RESCISÓRIA e de REVISÃO CRIMINAL, se a decisão EMBARGADA for de uma turma, far-se-á a distribuição DOS EMBARGOS (...).


    Ao interpretar os artigos 79, caput, e 78, ambos do Regimento Interno do STJ, percebemos que a regra para a distribuição das Ações Rescisórias e das Revisões Criminais é a seguinte:

    Se decisão (no caso, sentença transitada em julgado) for de uma Turma, far-se-á distribuição da Ação Rescisória/Revisão Criminal dentre os Ministros da outra; se da Corte Especial, serão excluídos da distribuição o relator e o revisor.


    Daí encontramos mais um erro da questão, como os colegas Deisy Maia e Piraneto Silva apresentaram: a distribuição não será feita entre alguns dos Ministros e sim dentre os Ministros.

    A troca de palavras leva a significado diverso da correta regra apresentada no Regimento Interno do STJ.


    Momento zoeira: A troca do termo “dentre os” por “entre alguns dos” não afetará a semântica do período. [---] CERTO [---] ERRADO


    Aos colegas que estão estudando para o concurso do STJ no ano de 2015, essa matéria não será cobrada.

  • Conforme o RISTJ, a ação rescisória poderá ser julgada na Corte Especial ou em uma Seção, a depender de que órgão judicante proferiu a decisão rescindenda, ou seja, aquela que a ação visa desconstituir.


    Já a revisão criminal poderá ser julgada na Corte Especial ou na Terceira Seção, a depender do órgão prolator da sentença objeto de revisão.


    Corte Especial (art. 11, V): 

    1. Ação Rescisória de decisão proferida pela própria Corte Especial.

    2. Revisão Criminal de decisão proferida pela própria Corte Especial.

    Seção (art. 12, II):

    1. Ação Rescisória de decisão proferida pela própria Seção ou de uma de suas Turmas.

    2. Revisão Criminal de decisão proferida pela própria Seção ou uma se suas Turmas. 


    Fonte: SILVA, Mário Elesbão Lima da. Superior Tribunal de Justiça : regimento interno comentado. Alummus. Brasília, 2015. 

  • Só lembrando os artigos que foram cobrados no edital do concurso do STJ 2015


    Artigos 1º a 65; artigos 81 a 94 e artigos 316 a 327. (Disponível em: http://www.stj.jus.br/publicacaoinstitucional/index. hp/regimento/article/viewFile/1442/3545).
  • DIREITO AO PONTO:

    Turma não tem competência para julgar revisão criminal:

    Art. 239. À Corte Especial caberá a revisão de decisões criminais que tiver proferido, e à Seção, das decisões suas e das Turmas.

  • Questão: Na distribuição de ação rescisória e de revisão criminal, será adotado o seguinte critério: se a decisão embargada for de uma turma, far-se-á a distribuição dos embargos entre alguns dos ministros de outra turma; se da Corte Especial, serão excluídos da distribuição, necessariamente, o relator e o revisor.

    Art. 78. Se a decisão embargada for de uma Turma, far-se-á distribuição dos embargos dentre os Ministros da outra; se da Corte Especial, serão excluídos da distribuição o relator e o revisor.

    Art. 79. Na distribuição de ação rescisória e de revisão criminal, será observado o critério estabelecido no artigo anterior.

    Nota-se que não é alguns dos ministros e sim todos os ministros, pois o art. não restringe a alguns.

    Que questão nojenta, se não prestar atenção erra mesmo.

  • Na prova de nível médio 2018 só serão cobrados os artigos:

    1º a 65-B, 81º a 94º e 316º a 327º

    Fica a dica!

  • Gabarito: Errado.

     

    Turma não julga Ação Rescisória, Revisão Criminal ou Ação Penal Originária.


ID
724186
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

Se um ministro do STJ se afastar do exercício do cargo por período inferior a trinta dias, os processos urgentes sob a sua responsabilidade serão distribuídos entre os integrantes do órgão julgador do respectivo processo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 72. Nos casos de afastamento de Ministro, proceder-se-á da seguinte forma: I - se o afastamento for por prazo não superior a trinta dias, serão redistribuídos, com oportuna compensação, os processos considerados de natureza urgente. A redistribuição será feita entre os integrantes do órgão julgador do respectivo processo;

  •  QUESTÃO ANULADA PELA BANCA. JUSTIFICATIVA:

    A utilização do termo "distribuição" prejudicou o julgamento objetivo do item. Dessa forma, opta-se pela sua anulação.

  • Olá, pessoal!
    Essa questão foi anulada pela organizadora.

    Justificativa da banca:  A utilização do termo “distribuição” prejudicou o julgamento objetivo do item. Dessa forma, opta-se pela sua anulação.
    Bons estudos!
  • Art. 72. Nos casos de afastamento de Ministro, proceder-se-á da seguinte forma:

    I - se o afastamento for por prazo entre quatro e trinta dias, os processos
    considerados de natureza urgente, consoante fundada alegação do interessado,
    serão redistribuídos aos demais integrantes da respectiva Seção ou, se for o caso,
    da Corte Especial, com oportuna compensação
    ; (Redação dada pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    II - se o afastamento for por prazo superior a trinta dias e não for convocado
    substituto
    , será suspensa a distribuição ao Ministro afastado, e os processos a
    seu cargo, considerados de natureza urgente, consoante fundada alegação do
    interessado, serão redistribuídos aos demais integrantes da respectiva Seção ou,
    se for o caso, da Corte Especial, com oportuna compensação; (Redação dada pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    III - se o afastamento for por prazo superior a trinta dias e for convocado
    substituto
    , não haverá redistribuição, e o substituto receberá os processos que lhe
    forem distribuídos e os do substituído; nesta última hipótese, renova-se, se for
    caso, o pedido de data para o julgamento ou o relatório.

    Parágrafo único. Quando o Ministro afastado já houver proferido decisão
    em processo de competência de Turma, a redistribuição mencionada nas hipóteses
    dos incisos I e II far-se-á somente entre os membros daquele Órgão Julgador.
    (Incluído pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)

     


ID
724189
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

A distribuição de mandado de segurança contra ato do próprio STJ far-se-á obrigatoriamente a ministro que não tenha participado da decisão impugnada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    Art. 79. .......................................................................................................

    Parágrafo único. A distribuição do mandado de segurança contra ato do próprio Tribunal, far-se-á de preferência a Ministro que não haja participado da decisão impugnada.

  • Questão errada. É preferencialmente e não obrigatoriamente.

    "Parágrafo único. A distribuição do mandado de segurança contra ato do Tribunal, far-se-á de preferência a Ministro que não haja participado da decisão impugnada."


  • A distribuição para o Ministro que não participou da decisão impugnada é uma preferência e não obrigatoriedade: inteligência do Parágrafo Único do Art. 79 do Regimento Interno do STJ.


    Aos colegas que estão estudando para o concurso do STJ no ano de 2015, essa matéria não será cobrada.

  • Art. 78. Se a decisão embargada for de uma Turma, far-se-á distribuição dos embargos dentre os Ministros da outra; se da Corte Especial, serão excluídos da distribuição o relator e o revisor.


    Art. 79. Na distribuição de ação rescisória e de revisão criminal, será observado o critério estabelecido no artigo anterior.
    Parágrafo único. A distribuição do mandado de segurança contra ato do próprio Tribunal, far-se-á de preferência a Ministro que não haja participado da
    decisão impugnada.

     


ID
724192
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

Tratando-se de contrato de comodato, se a coisa não for restituída no tempo certo e na forma convencionada, gerando conflito de interesses jurídicos entre as partes contratantes — comodante e comodatário —, caberá à Segunda Seção do STJ processar e julgar os feitos relativos a esse contrato.

Alternativas
Comentários
  • DIREITO CIVIL CABE A 2º SEÇÃO.

    § 2º À Segunda Seção cabe processar e julgar os feitos relativos a: II - obrigações em geral de direito privado, mesmo quando o Estado participar do contrato;

  • 1ª Secão - DIREITO PUBLICO 

    2ª Seção - DIREITO PRIVADO

    3ª Seção - DIREITO PENAL
  • complementando ~ CORRETO

  • Sem querer corrigir alguns colegas que possuem o entendimento diverso, mas o inciso do §2º do art. 9º do Regimento Interno do STJ é o I.

    Contrato de comodato é um contrato de DIREITO REAL, pois se tornará perfeito após a tradição, de acordo com o art. 579 do Código Civil ele.


    “Art. 579. O comodato é o empréstimo gratuito de coisas não fungíveis. Perfaz-se com a tradição do objeto.”


    Sendo que tradição é a entrega efetiva do bem, no caso infungível, do comodante ao comodatário.

    No contrato de comodato não se transfere a propriedade do bem e sim de uso, um dos direito reais indicados no art. 1.225 do Código Civil (inciso V).


    “Art. 1.225. São direitos reais:

    V - o uso;”


    Assim devendo ser aplicado o inciso II do §2º do art. 9º do Regimento Interno do STJ:


    “Art. 9º A competência das Seções e das respectivas Turmas é fixada em função da natureza da relação jurídica litigiosa.

    § 2º À Segunda Seção cabe processar e julgar os feitos relativos a:

    I - domínio, posse e direitos reais sobre coisa alheia, salvo quando se tratar de desapropriação;”


    É ótima a logística apresentada pelo colega Rogério Salvia:

    1ª Seção: Direito PÚBLICO

    2ª Seção: Direito PRIVADO

    3ª Seção: Direito PENAL


    Devemos só tomar cuidado com alguns assuntos especiais na competência da 2ª Seção:


    Inciso II - Obrigações em geral de direito privado, mesmo quando o Estado participar do contrato;

    Relações que envolvem Direito de Obrigações (dar coisa certa/incerta, de fazer/não fazer, alternativas, divisíveis/indivisíveis e solidárias), mesmo quando o Estado FOR PARTE NO CONTRATO, serão julgadas pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça.


    Inciso XI - Registros públicos, mesmo quando o Estado participar da demanda;

    As relações que versam sobre os registros públicos cartorários e notariais (ex.: registro de transferência de propriedade de imóvel), mesmo quando o Estado FOR PARTE NA DEMANDA, serão julgadas pela 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça.


    Percebam que no inciso II o Estado é parte NO CONTRATO e no inciso XI o Estado é parte NA DEMANDA.


    Aos colegas que estão estudando para o concurso do STJ no ano de 2015, essa matéria PODERÁ SER COBRADA.

  • Resumindo COMODATO é:


    Comodato tem previsão no Código Civil Brasileiro (Lei n.º 10.406 de 10 de janeiro de 2002) em seus artigos 579 a 585 e é o contrato unilateral, gratuito, pelo qual alguém (comodante) entrega a outrem (comodatário) coisa infungível, para ser usada temporariamente e depois restituída. Uma vez que a coisa é infungível, gera para o comodatário a obrigação de restituir um corpo certo. Existe polêmica doutrinária sobre se o comodato é um contrato real ou consensual. No Direito Romano, o comodato é considerado espécie de contrato real.


    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Comodato
  • 1ª Seção: Direito Público;

    2ª Seção: Direito Privado;

    3ª Seção: Direito Penal.

  • GAB.: C. 

    1ª SEÇÃO: DIR. PÚBLICO EM GERAL (ADM., TRIBUTÁRIO E PREVIDENCIÁRIO. QUESTÕES DE DESAPROPRIAÇÃO);

    2ª SEÇÃO: DIR. PRIVADO EM GERAL (DIR. REAIS, OB. PRIVADAS, RESPONSABILIDADE CIVIL DO PARTICULAR, FAMÍLIA, EMPRESARIAL, TRABALHO, LOCAÇÃO URBANA E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS);

    3ª SEÇÃO: DIREITO PENAL EM GERAL (SALVO COMP. ORIGINÁRIA DA CORTE ESPECIAL - LEMBRAR QUE A CORTE ESPECIAL NÃO ESTÁ SUJEITA A ESPECIALIZAÇÃO - E HC CUJA MATÉRIA SEJA DE OUTRA SEÇÃO - EX.: HC EM CRIME TRIBUTÁRIO - 1ª SEÇÃO).

    CUIDADO: 

    DIREITO SINDICAL É MATÉRIA DA PRIMEIRA SEÇÃO, EMBORA DIREITO DO TRABALHO SEJA MATÉRIA AFEITA À SEGUNDA.

  • Direito Civil ---> 2ª Seção


ID
724195
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

O interessado poderá reclamar de erro contido em ata, dentro do prazo máximo de vinte e quatro horas, mediante petição encaminhada ao presidente do STJ, de seção ou de turma, conforme o caso.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.
    Art. 96.
    Contra erro contido em ata, poderá o interessado reclamar, dentro de quarenta e oito horas, em petição dirigida ao Presidente do Tribunal, da Seção ou da Turma, conforme o caso.

  • O prazo é de 48h.

  • Como os colegas Andre Carvalho e Portanto, 10:35 falaram, o erro da questão está em afirmar que o prazo é de 24 (vinte e quatro) horas quando, na verdade, é de 48 (quarenta e oito): inteligência do art. 96 do Regimento Interno do STJ.


    Aos colegas que estão estudando para o concurso do STJ no ano de 2015, essa matéria não será cobrada.

  • O Prazo para reclamação de erro contido em ata é de 48 horas.

     

  • ERRADO 

    ART. 96. Contra erro contido em ata, poderá o interessado reclamar, dentro de 48hs, em petição dirigida ao Presidente do Tribunal, da Seção ou da Turma, conforme o caso.

  • impossível decorar isso para uma prova

  • Aconselho a verificarem quais artigos irão cair na prova. Para analista, na minha área, cairá os arts 1 a 65 B, 81 a 94 e 316 a 327. Me parece que nível médio também.


ID
724198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

Compete ao relator redigir o projeto de súmula, na mesma sessão ou na primeira sessão ordinária seguinte, a ser aprovada pelo tribunal, nos casos em que o julgamento tenha sido proferido em decisão tomada por maioria simples dos membros que integrem o órgão julgador.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Art. 119. No julgamento de uniformização de jurisprudência, a Corte Especial e as Seções se reunirão com o quorum mínimo de dois terços de seus membros.

    § 3º Proferido o julgamento, em decisão tomada pela maioria absoluta dos membros que integram o órgão julgador, o relator deverá redigir o projeto de súmula, a ser aprovado pelo Tribunal na mesma sessão ou na primeira sessão ordinária seguinte.

     
  • Quorum de Instalação da Sessão: dois terços

    Quorum de Aprovação da SUMULA: Maioria Aboluta

  • Art. 119. No julgamento de uniformização de jurisprudência, a Corte Especial e as Seções se...
    reunirão com o quorum mínimo de dois terços de seus membros.

    § 3º Proferido o julgamento, em decisão tomada pela maioria absoluta dos membros que integram o órgão julgador, o relator deverá redigir o projeto de súmula, a ser aprovado pelo Tribunal na mesma sessão ou na primeira sessão ordinária seguinte.

  • Quando falamos em súmula, a maioria é ABSOLUTA.


    Art. 119. No julgamento de uniformização de jurisprudência, a Corte Especial e as Seções se reunirão com o quorum mínimo de dois terços de seus membros.

    § 3º Proferido o julgamento, em decisão tomada pela maioria absoluta dos membros que integram o órgão julgador, o relator deverá redigir o projeto de súmula, a ser aprovado pelo Tribunal na mesma sessão ou na primeira sessão ordinária seguinte.


    Art. 122. A jurisprudência firmada pelo Tribunal será compendiada na Súmula do Superior Tribunal de Justiça.

    § 1º Será objeto da súmula o julgamento tomado pelo voto da maioria absoluta dos membros que integram a Corte Especial ou cada uma das Seções, em incidente de uniformização de jurisprudência. Também poderão ser inscritos na súmula os enunciados correspondentes às decisões firmadas por unanimidade dos membros componentes da Corte Especial ou da Seção, em um caso, ou por maioria absoluta em pelo menos dois julgamentos concordantes.

    § 2º A inclusão da matéria objeto de julgamento na Súmula da Jurisprudência do Tribunal será deliberada pela Corte Especial ou pela Seção, por maioria absoluta dos seus membros.


    Art. 125. Os enunciados da súmula prevalecem e serão revistos na forma estabelecida neste Regimento Interno.

    § 3º A alteração ou o cancelamento do enunciado da súmula serão deliberados na Corte Especial ou nas Seções, conforme o caso, por maioria absoluta dos seus membros, com a presença de, no mínimo, dois terços de seus componentes.


    Maioria SIMPLES, segundo o Regimento Interno do STJ é somente para:


    XXXII – fixar a data de início do procedimento de escolha e indicação de um juiz federal e de um juiz do Tribunal Regional Federal para as vagas do Conselho Nacional de Justiça e de um juiz para a vaga do Conselho Nacional do Ministério Público.

    Parágrafo único. O procedimento previsto neste inciso terá início até sessenta dias do término do mandato do conselheiro, ou, caso não cumprido integralmente, logo após a vacância do cargo, observadas as seguintes disposições:

    (...)

    VIII – não sendo alcançada a maioria absoluta de votos por nenhum juiz ou desembargador, seguir-se-á um segundo sufrágio, em que concorrerão os candidatos que tiverem obtido as duas maiores votações na etapa anterior, sendo indicado o que obtiver a maioria simples dos votos;


    Aos colegas que estão estudando para o concurso do STJ no ano de 2015, essa matéria não será cobrada.

  • ainda não vi maioria simples no regimento, só absoluta.

  • Errado, é necessário MAIORIA ABSOLUTA.

  • O art. 119, caput e § 3º, do RISTJ, que serviam de alicerce para o gabarito desta questao, foi revogado pela Emenda Regimental n. 22/2016. 

  • CAPÍTULO IV
    Da Jurisprudência
    SEÇÃO I
    Da Uniformização de Jurisprudência
    (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    Art. 118. (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    § 1º (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    § 2º (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    § 3º (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    Art. 119. (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    § 1º (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    § 2º (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    § 3º (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    Art. 120. (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    I - (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    II - (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    III - (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    IV - (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    Parágrafo único. (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    Art. 121. (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    Parágrafo único. (Revogado pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)

     

  • Segundo, o art. 126, § 4º do Regimento Interno STJ "Proferido o julgamento, em decisão tomada pela MAIORIA ABSOLUTA dos membros que integram o Órgão Julgador, o RELATOR deverá REDIGIR o Projeto de Súmula, a ser aprovado pelo Tribunal na mesma sessão  ou na primeira sessão ordinária seguinte


ID
724201
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

No caso de inexistirem divergências no âmbito das turmas, qualquer dos ministros poderá propor a remessa do feito à Corte Especial ou à seção, com o propósito de ser compendiada em súmula a jurisprudência do tribunal, exigindo-se, nesse caso, a lavratura de acórdão e a juntada de notas taquigráficas, certificada nos autos a decisão da turma.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.Art. 100. As conclusões da Corte Especial, da Seção e da Turma, em suas decisões, constarão de acórdão no qual o relator se reportará às notas taquigráficas do julgamento, que dele farão parte integrante.

    Parágrafo único. Dispensam acórdão: I - a remessa do feito à Seção ou à Corte Especial, em razão da relevância da questão jurídica, ou da necessidade de prevenir divergência entre as Turmas; II - a remessa do feito à Corte Especial, ou à Seção respectiva, para o fim de ser compendiada em Súmula a jurisprudência do Tribunal, ou para revisão da   Súmula.

    OBS- QUESTÃO COM GABARITO ALTERADO CONFORME CONSTA NO SITE DO CESPE:

      Na hipótese prevista no item, dispensa-se a lavratura de acórdão e a juntada de notas taquigráficas, certificada nos autos a decisão da turma. Dessa forma, opta-se pela alteração de gabarito.   

      
  •  QUESTÃO COM ALTERAÇÃO DE GABARITO : ERRADA.

    Na hipótese prevista no item, dispensa-se a lavratura de acórdão e a juntada de notas taquigráficas, certificada nos autos a decisão da turma. Dessa forma, opta-se pela alteração de gabarito.

  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "E", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  Na hipótese prevista no item, dispensa-se a lavratura de acórdão e a juntada de notas taquigráficas, certificada nos autos a decisão da turma. Dessa forma, opta-se pela alteração de gabarito.
    Bons estudos!
  • ERRADA - 

    "Art. 126. Qualquer Ministro poderá propor, na Turma, a remessa do feito à Corte Especial, ou à Seção, para o fi m de ser compendiada em súmula a jurisprudência do Tribunal, quando verifi car que as Turmas não divergem na interpretação do direito. 

    § 1º Na hipótese referida neste artigo, dispensam-se a lavratura de acórdão e a juntada de notas taquigráfi cas, certifi cada nos autos a decisão da Turma."

    REGIMENTO INTERNO STJ

  • Erro somente quando fala em obrigatoriedade da lavratura do acórdão e da juntada das notas taquigráficas

    Art. 126. Qualquer Ministro poderá propor, na Turma, a remessa do feito à Corte Especial, ou à Seção, para o fim de ser compendiada em súmula a jurisprudência do Tribunal, quando verificar que as Turmas não divergem na interpretação do direito.

    § 1º Na hipótese referida neste artigo, dispensam-se a lavratura de acórdão e a juntada de notas taquigráficas, certificada nos autos a decisão da Turma.


    Aos colegas que estão estudando para o concurso do STJ no ano de 2015, essa matéria não será cobrada.

  • Gabarito: errado

     

    * Dispensam lavratura do acórdão, mas exigem juntada das notas taquigráficas:

     

    -  Art. 125: revisão da jurisprudência compendiada na súmula: dispensa a lavratura do acórdão, juntando-se, entretanto, as notas taquigráficas e tomando-se o parecer do MPF.

     

    - Art. 127: Relator ou outro Ministro, no julgamento de qualquer recurso => Remessa do feito à Cortes Especial ou à Seção para pronunciamento desses órgãos em virtude da necessidade de prevenir divergência/relevância da questão jurídica: dispensa a lavratura do acórdão e, com as notas taquigráficas, os autos vão para o Presidente do Tribunal para que ele julgue. => Depois vai para Comissão de Jurisprudência para, se for o caso, elaborar projeto de Súmula.

     

     

    * Dispensam tanto a lavratura do acórdão quanto a juntada das notas taquigráficas: 

     

    - Art. 126: a remessa do feito para o fim de ser compendiada em súmula a jurisprudência: dispensam-se a lavratura de acórdão e a juntada de notas taquigráficas, certificada nos autos a decisão da Turma.  – SÓ COMPENDIAR JURISPRUDÊNCIA EM SÚMULA DISPENSA NT.

     

     

  • O QUE É ACÓRDÃO? DECISÃO DE ÓRGÃO FRACIONÁRIO (TURMA OU SEÇÃO) OU PLENO (TODOS OS MEMBROS) EM UM TRIBUNAL;

    O QUE SÃO NOTAS TAQUIGRÁFICAS: SÃO NOTAS QUE REGISTRAM UM JULGAMENTO, INCLUSIVE PREVALECENDO SOBRE ACÓRDÃOS QUANDO HAJA CONTRADIÇÃO:

    Art. 103. RISTJ: Em cada julgamento, as notas taquigráficas registrarão o relatório, a discussão, os votos fundamentados, bem como as perguntas feitas aos advogados e suas respostas, e serão juntadas aos autos, com o acórdão, depois de revistas e rubricadas.

    § 1º Prevalecerão as notas taquigráficas, se o seu teor não coincidir com o do acórdão.

    NO CASO DE REMESSA DO FEITO À CORTE ESPECIAL OU SEÇÃO PARA UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA DE TRIBUNAL, TANTO O ACÓRDÃO QUANTO AS ATAS SERÃO DISPENSADOS. 

  • Gente eu li errado? 
    O inicio da questão fala de inexistência de divergência ... então não mando para lugar nenhum, certo?!. Item errado mesmo.

  • GABARITO: ERRADO

     

    Não se exige lavratura de acórdão, tampouco juntada de notas taquigráficas, conforme art. abaixo.

     

    Art. 126. Qualquer Ministro poderá propor, na Turma, a remessa do feito à Corte Especial, ou à Seção, para o fim de ser compendiada em súmula a jurisprudência do Tribunal, quando verificar que as Turmas não divergem na interpretação do direito.

    § 1º Na hipótese referida neste artigo, dispensam-se a lavratura de acórdão e a juntada de notas taquigráficas, certificada nos autos a decisão da Turma.

     

    OBS.: Para o caso de ser COMPENDIADA em súmula a jurisprudência, dispensam-se a lavratura do acórdão e a juntada de notas taquigráficas.

    No entanto, em caso de REVISÃO de súmula, dispensa-se a lavratura do acórdão, mas não dispensa as notas taguigráficas, cofnorme abaixo:

     

    § 2º Se algum dos Ministros propuser revisão da jurisprudência compendiada na súmula, em julgamento perante a Turma, esta, se acolher a proposta, remeterá o feito ao julgamento da Corte Especial, ou da Seção, dispensada a lavratura do acórdão, juntando-se, entretanto, as notas taquigráficas e tomando-se o parecer do Ministério Público Federal.

  • Mariusa Silva , corrigindo seu comentário.

    A inexistência de divergência entre as turmas possibilita a criação de súmula de jurisprudência justamente pra evitar decisões contraditórias.

    Ocorre que as súmulas só podem ser criadas pela Corte Especial ou Seções. Por isso, as Turmas, por não possuírem competência para criar súmula,  devem encaminhar o feito para o órgão competente.

    Espero ter colaborado!


ID
724204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

A Corte Especial, a seção ou a turma, conforme as circunstâncias do caso, poderão converter o julgamento em diligência quando tal procedimento for indispensável à decisão da causa. Nesse caso, o feito não será incluído em pauta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Art. 168. A Corte Especial, a Seção ou a Turma poderão converter o julgamento em diligência quando necessária à decisão da causa. Neste caso, o feito será novamente incluído em pauta.
  • Questão Errada. O Cespe acrescentou a palavrinha "Não" depois da palavra "feito".

    "Art. 168. A Corte Especial, a Seção ou a Turma poderão converter o julgamento em diligência quando necessária à decisão da causa. Neste caso, feito será novamente incluído em pauta."




  • Para quem está estudando para o concurso do STJ 2015, esse artigo não foi cobrado no edital.

    Só lembrando o conteúdo cobrado do RISTJ:


    Artigos 1º a 65; artigos 81 a 94 e artigos 316 a 327. (Disponível em: http://www.stj.jus.br/publicacaoinstitucional/index. hp/regimento/article/viewFile/1442/3545).

  • O feito deverá ser incluído novamente na pauta.

  • Questão Errada.

    DEVERÁ SER INCLUÍDO NOVAMENTE EM PAUTA

    "Art. 168. A Corte Especial, a Seção ou a Turma poderão converter o julgamento em diligência quando necessária à decisão da causa. Neste caso, o feito será novamente incluído em pauta."

  • Para não confundir : a conversão do julgamento em diligência dispensa acordao ! Vejam : 

     

     

    Art. 100. As conclusões da Corte Especial, da Seção e da Turma, em suas decisões, constarão de acórdão no qual o relator se reportará às notas taquigráficas do julgamento, que dele farão parte integrante. 

    Paragrafo único. Dispensam acórdão:
    I - a remessa do feito à Seção ou à Corte Especial, em razão da relevância

    da questão jurídica, ou da necessidade de prevenir divergência entre as Turmas;

    II - a remessa do feito à Corte Especial, ou à Seção respectiva, para o fim de ser compendiada em Súmula a jurisprudência do Tribunal, ou para revisão da Súmula;

    III - a conversão do julgamento em diligência;

    IV - se o órgão julgador do Tribunal o determinar. 


ID
724207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

A parte que se considerar agravada por decisão do presidente da Corte Especial, de seção, de turma ou de relator poderá requerer, dentro do prazo de dez dias, a apresentação do feito em mesa para que a Corte Especial, a seção ou a turma se manifeste.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Art. 258. A parte que se considerar agravada por decisão do Presidente da Corte Especial, de Seção, de Turma ou de relator, poderá requerer, dentro de cinco dias, a apresentação do feito em mesa, para que a Corte Especial, a Seção ou a Turma sobre ela se pronuncie, confi rmando-a ou reformando-a.

  • Questão errada. O prazo certo é de 5 dias.

    "Art. 258. A parte que se considerar agravada por decisão do Presidente da Corte Especial, de Seção, de Turma ou de relator, poderá requerer, dentro de cinco dias, a apresentação do feito em mesa, para que a Corte Especial, a Seção ou a Turma sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a."


  • Para quem está estudando para o concurso do STJ 2015, esse artigo não foi cobrado no edital.

    Só lembrando o conteúdo cobrado do RISTJ:


    Artigos 1º a 65; artigos 81 a 94 e artigos 316 a 327. (Disponível em: http://www.stj.jus.br/publicacaoinstitucional/index. hp/regimento/article/viewFile/1442/3545).

  • Prazo de EDCL!

  • O gabarito da questao permanece errado, mas importa salientar que o texto original o art. 258, caput, foi alterado pela Emenda Regimental n. 24/2016. Vejamos... 

     

    Art. 258. A parte que se considerar agravada por decisão do Presidente da Corte Especial, de Seção, de Turma ou de relator, à exceção do indeferimento de liminar em procedimento de habeas corpus e recurso ordinário em habeas corpus, poderá requerer, dentro de cinco dias, a apresentação do feito em mesa relativo à matéria penal em geral, para que a Corte Especial, a Seção ou a Turma sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a.

    (Redação dada pela Emenda Regimental n. 24, de 2016) 

  • Do Agravo Regimental em Matéria Penal
    (Redação dada pela Emenda Regimental n. 24, de 2016)
    Art. 258. A parte que se considerar agravada por decisão do Presidente da
    Corte Especial, de Seção, de Turma ou de relator, à exceção do indeferimento de
    liminar em procedimento de habeas corpus e recurso ordinário em habeas corpus,
    poderá requerer
    , dentro de cinco dias, a apresentação do feito em mesa relativo à
    matéria penal em geral, para que a Corte Especial, a Seção ou a Turma sobre ela
    se pronuncie, confi rmando-a ou reformando-a. (Redação dada pela Emenda Regimental n. 24, de 2016)

    § 1º O órgão do Tribunal competente para conhecer do agravo é o que seria
    competente para o julgamento do pedido ou recurso.
    § 2º Não cabe agravo regimental da decisão do relator que der provimento a
    agravo de instrumento, para determinar a subida de recurso não admitido.
    § 3º O agravo regimental será submetido ao prolator da decisão, que poderá
    reconsiderá-la ou submeter o agravo ao julgamento da Corte Especial, da Seção
    ou da Turma, conforme o caso, computando-se também o seu voto. (Incluído pela Emenda Regimental n. 24, de 2016)
    § 4º Se a decisão agravada for do Presidente da Corte Especial ou da
    Seção, o julgamento será presidido por seu substituto, que votará no caso de
    empate. (Incluído pela Emenda Regimental n. 24, de 2016)

  • Comentário da Daysi, simples e dieto sem muito copia e cola.

    Questão errada. O prazo certo é de 5 dias.

    "Art. 258. A parte que se considerar agravada por decisão do Presidente da Corte Especial, de Seção, de Turma ou de relator, poderá requerer, dentro de cinco dias, a apresentação do feito em mesa, para que a Corte Especial, a Seção ou a Turma sobre ela se pronuncie, confirmando-a ou reformando-a."


ID
724210
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação dos TRFs, STJ, STF e CNJ
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo ao Regimento Interno do STJ.

A distribuição dos feitos do STJ será realizada por sorteio automático, mediante sistema informatizado. O feito terá, além da numeração por classe, uma numeração geral, que poderá ser a que tomou na instância inferior. Assim, a distribuição far-se-á entre todos os ministros, salvo aqueles licenciados por tempo inferior a trinta dias.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. A questão excluiu  os Ministros licenciados. Porém o RI do STJ fala que a distribuição será entre eles também.

    "Art. 70. Far-se-á a distribuição entre todos os Ministros, inclusive os licenciados por até trinta dias."


  • ERRADA

    Art. 68. Parágrafo único. Fazendo-se a distribuição pelo computador, além da numeração por classe, adotar-se-á numeração geral, que poderá ser a que tomou o feito na instância inferior, desde que integrada no sistema de computação eletrônica do Tribunal.


    Art. 69. A distribuição dos feitos da competência do Tribunal será feita por sorteio automático, mediante sistema informatizado, conforme instrução normativa prevista no art. 21, XX, deste Regimento.


    Art. 70. Far-se-á a distribuição entre todos os Ministros, inclusive os licenciados por até trinta dias.

  • Lembrando este artigo NÃO consta no edital STJ / 2015!!!


    Artigos 1º a 65; artigos 81 a 94 e artigos 316 a 327. (Disponível em: http://www.stj.jus.br/publicacaoinstitucional/index. hp/regimento/article/viewFile/1442/3545).


    FOCOFORÇAFÉ@#

  • A distribuição deverá ser feita, inclusive para os licenciados por até 30 dias.

  • Da Distribuição
    Art. 68. Os processos da competência do Tribunal serão distribuídos por classe, tendo, cada uma, designação distintiva e numeração segundo a ordem em que houverem sido apresentados os feitos, observando-se as classes mencionadas
    no artigo 67.

    Parágrafo único. Fazendo-se a distribuição pelo computador, além da numeração por classe, adotar-se-á numeração geral, que poderá ser a que tomou o feito na instância inferior, desde que integrada no sistema de computação eletrônica do Tribunal.


    Art. 69. Far-se-á a distribuição dos feitos da competência do Tribunal mediante sorteio automático, por sistema informatizado, observados os princípios da publicidade e da alternatividade, bem como a instrução normativa prevista no art. 21, XX, deste Regimento.(Redação dada pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    Parágrafo único. O registro ao Presidente do Tribunal equipara-se em seus efeitos à distribuição regular. (Incluído pela Emenda Regimental n. 22, de 2016)
    Art. 70. Far-se-á a distribuição entre todos os Ministros, inclusive os licenciados por até trinta dias.

     

  • Gab: ERRADO

     

    Complementando...

     

    DISTRIBUIÇÃO: por sorteio mediante sistema informatizado dentre todos os ministros, incluindo aqueles licenciados por ATÉ 30 dias.

     

    O MINISTRO que for se APOSENTAR em razão de idade poderá requerer sua EXCLUSÃO da distribuição durante 60 dias ANTERIORES ao afastamento. (aplicando-se a mesma regra ao que requerer sua aposentadoria).

     

    Ao CORREGEDOR DA JUSTIÇA ELEITORAL também poderá pedir EXCLUSÃO entre os 90 dias ANTERIORES e 30 POSTERIORES à data fixada para a realização das eleições.

     

    Aos demais, nos 60 dias anteriores e 30 posteriores à data fixada para a realização das eleições.

  • ERRADO. 

    MINISTRO LICENCIADO ATÉ 30 DIAS RECEBERÁ PROCESSOS POR DISTRIBUIÇÃO. 

  • Mas atenção ! A distribuição pode ser dispensada pela Corte Especial .

    Art. 70. Far-se-á a distribuição entre todos os Ministros, inclusive os licenciados por até trinta dias.

    § 1o A distribuição poderá ser dispensada pela Corte Especial.