SóProvas



Prova CESPE - 2012 - TJ-AL - Analista Judiciário - Arquitetura


ID
787963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Bauhaus foi o resultado de sucessivas tentativas de reformular os processos de formação das artes aplicadas na Alemanha entre os anos de 1919 e 1933. A respeito dessa escola e da implicação de suas ações nas artes, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um marco no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard. Gropius iniciou sua carreira na Alemanha, seu país natal, mas com a ascensão do nazismo na década de 1930, emigrou para os Estados Unidos e lá desenvolveu a maior parte de sua obra.

  • A partir de um projeto que intencionava a criação de uma escola que combinasse arquitetura, artesanato e uma academia de artes, o arquitetoWalter Gropius (1883-1969) fundou, na cidade independente de Weimar em Abril de 1919, o que viria uma das maiores influências e expressões do design Moderno

  • Wassily Kandinsky foi um professor de artes da primeira fase de bahaus


ID
787966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O famoso Palácio de Cristal foi projetado para abrigar a grande exposição ocorrida em 1851 no Hyde Parque de Londres. Com relação a essa obra, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "A maior influencia da arquitetura industrial, foi o Palácio de Cristal, construído em dez meses, todo em  ferro fundido de forma estrutural. Localizado em Londres, Inglaterra, palco da Grande Exposição em 1851, primeira grande feira internacional e abrigou obras de arte, peças industriais e novas invenções do mundo inteiro. O vencedor do concurso do projeto para a construção dessa extraordinária estrutura no Hyde Park,  foi do arquiteto e paisagista Joseph Paxton (construtor de estufas) e a empresa de construção Fox&Henderson, associados ao vidraceiro R. L. Chance.

    Fonte: http://arquitetandonanet.blogspot.com.br/2010/09/palacio-de-cristal-londres-inglaterra.html

ID
787969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na segunda metade do século XIX, foram feitas intervenções, mediante diferentes formas urbanas, nas cidades burguesas e industriais. Um exemplo clássico dessas intervenções são as experiências realizadas na configuração medieval da cidade de Paris por

Alternativas
Comentários
  • Paris - Haussmann

    Barcelona - Cerdá

    Brasília - Lúcio Costa

    Gabarito: B


ID
787972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma das características do plano urbanístico de Barcelona que o diferencia da intervenção parisiense corresponde a sua

Alternativas
Comentários
  • Resposta:

    "O plano de Cerdá desenha uma grelha ortogonal, com quarteirões  quadrados,  de 113m x  113m, com vértices cortados, cada um apontando para um ponto cardeal, e ruas de 20m de  largura. Cada conjunto de nove quarteirões inscreve-se num quadrado de 400m de lado."

    Fonte: http://conquistapolitica.blogspot.com.br/2012/03/planejamento-urbano-o-caso-de-barcelona.html

  • Na Paris do século XIX, posteriormente à revolução burguesa, ocorreu o que a história nomeou “haussmannização”, o projeto de modernização e embelezamento estratégico da cidade realizado pelo Barão de Haussmann, seu “artista demolidor”, que pretendia, além de tornar a cidade mais bela e imponente, cessar com as barricadas, insurreições e combates populares muito recorrentes na época. Além disso expulsaria seus antigos moradores centrais da classe trabalhadora para a periferia, a partir da demolição das ruas e construções antigas para uma nova organização geométrica de casas e comércios idênticos.

    As barricadas, após a remodelação de Paris, iriam cessar devido à geometria das ruas, antes sinuosas e estreitas que possibilitavam a luta frente a frente entre civis e militares, e depois largas e retas, possibilitando então o uso de canhões, que massacrariam as revoltas populares, então objetivo do Império.

    Dessa forma se ergue uma elegante e homogeneizadora Paris sobre os escombros da antiga, futuramente apagando-a da memória histórica junto das correntes guerras civis e influenciando a modernização de outras tantas metrópoles desde o século XIX e estendendo-se até hoje.


ID
787975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O Plano de Mileto (Ásia Menor, 479 a.C.) é um exemplo de urbanismo

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei nenhuma referência do Plano de Mileto ser romano. Hipódamo de Mileto era grego. No livro "História da Cidade" do Benevolo, Mileto está na parte de cidades gregas.

    Alguém sabe por que o cespe considera romano?
  • Porque a CESP é ignorante e faz questões mal formuladas...mileto é uma cidade grega, isso te garanto.
    letra B!!
  • O traçado quadrangular, do plano de Mileto é um exemplo de urbanismo ROMANO. Correta a alternativa A.

  • O plano de grelha, introduzido por Hipódamo inspirou a base do planejamento urbano em todas as cidades romanas

  • Supõe-se que o sistema urbanístico de malha regular foi utilizado pela primeira vez na reconstrução de Mileto (479 a. C.) após a sua destruição pelos Persas. Ele teria se formado profissionalmente trabalhando ativamente no planejamento da sua cidade, adquirindo experiência e desenvolvendo este sistema.

  • Hipódamo de Mileto


ID
787978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As superquadras de Brasília, um dos símbolos do sistema habitacional do Plano Piloto projetado por Lúcio Costa, caracterizam-se pela predominância

Alternativas
Comentários
  • As superquadras quadradas de superfície idêntica permitiram organizar um habitat coletivo adaptado à concepção geral, oferecendo aos beneficiários múltiplas vantagens: contexto arejado, onde os prédios ocupam uma pequena porção da superfície do solo,o resto sendo transformado em vastos jardins públicos para o uso permanente da população vizinha; completa tranquilidade dentro das quadras graças à exclusão da circulação de automóveis que não seja o transito puramente local, proximidade da rodovia evitando toda perda de tempo nos deslocamentos, disposição ao alcance imediato de todas as comodidades essenciais que permitem viver no próprio local se se quiser. (BRUAND, Yves, Arquitetura Contemporânea no Brasil, pág. 369)

    Acho essa questão confusa. Ficaria na dúvida entre as letras A e D.

  • Roberta, a letra A está invertida a afirmação porque a questão aborda sobre a característica predominante das superquadras

     

    A) de áreas construídas sobre espaços verdes.

    O certo seria:

    de espaços verdes sobre áreas construídas.


ID
787981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em termos gerais, designa-se patrimônio como o conjunto de bens recebidos como herança. O termo patrimônio arquitetônico, por sua vez, caracteriza, em sentido amplo, o legado cuja preservação garantirá a consciência histórica. Entre as opções a seguir, assinale a que apresenta monumento qualificado como patrimônio arquitetônico.

Alternativas

ID
787984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As vistas em planta baixa, corte e elevação, ortográficas por natureza, são desenhos arquitetônicos fundamentais. A linha de visada, por seu turno, é

Alternativas
Comentários
  • As vistas em planta, corte e elevação são desenhos arquitetônicos fundamentais. Elas são ortográficas por natureza: a linha de visada é perpendicular tanto ao plano do desenho como às principais superfícies da edificação representada. 

    Reciprocamente, a superfície do desenho é paralela às principais superfícies da edificação.


ID
787987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção correta acerca da representação de desenho arquitetônico.

Alternativas
Comentários
  • A Agenda 21 Brasileira é composta de dois documentos distintos: Agenda 21 Brasileira - Ações Prioritárias, que estabelece os caminhos preferenciais da construção da sustentabilidade brasileira, e Agenda 21 Brasileira - Resultado da Consulta Nacional, que ora apresentamos. (http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/consulta2edicao.pdf) 


  • e) Considera-se desenho em elevação de uma edificação o corte vertical que passa abaixo do solo e que se situa à frente da edificação.


ID
787990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos ambientes de trabalho paper e model disponibilizados no AUTOCAD, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
787993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Cidade, é obrigatória a criação de um plano diretor para as cidades

Alternativas
Comentários
  • ESTATUTO DA CIDADE

    Art. 41. O plano diretor é obrigatório para cidades:

    I - com mais de vinte mil habitantes;
    II - integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas;
    III - onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no § 4º do art. 182 da Constituição Federal;
    IV - integrantes de áreas de especial interesse turístico;
    V - inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional;
    VI - incluídas no cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos. (Inciso acrescido pela Lei nº 12.608, de 10/4/2012)
    § 1º No caso da realização de empreendimentos ou atividades enquadrados no inciso V do caput, os recursos técnicos e financeiros para a elaboração do plano diretor estarão inseridos entre as medidas de compensação adotadas.
    § 2º No caso de cidades com mais de quinhentos mil habitantes, deverá ser elaborado um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele inserido.
  • a) inseridas em área de influência de empreendimentos ou com atividades de pouco impacto ambiental.

    inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional;

     b)integrantes de regiões rurais e aglomerações urbanas.

    integrantes de regiões metropolitanas e aglomerações urbanas;

     c)com mais de dez mil habitantes.

    com mais de vinte mil habitantes;

     d)integrantes de regiões de preservação ambiental.

     e)integrantes de áreas de especial interesse turístico

     

  • o Estatuto da cidade funciona para uma política urbana local. define a cidade que queremos nos planos diretores de cada um dosmunicípios, que determina a mobilização (ou não) dos instrumentos e sua forma de aplicação. É no processo político e no engajamento amplo ou não da sociedade civil, que repousará a natureza e a direção de intervenção e uso dos instrumentos propostos no Estatuto.


ID
787996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Conforme a largura, a função e a carga de trânsito suportada, as vias públicas podem ser classificadas, hierarquicamente, em ordem crescente, como

Alternativas
Comentários
  • Prestar atenção no enunciado... "hierarquicamente".

  • VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

    VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

    VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.


ID
787999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na escolha por um tipo de sistema de esgotamento sanitário, deve-se considerar a densidade de ocupação do solo onde será instalado o sistema. A respeito das proporções habitantes/área que devem ser observadas na escolha do sistema adequado de esgotamento sanitário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Qual a fonte dessa questão? :L

  • Dê onde o cidadão tira uma questão dessa??

  • Aquela questão digna de chute.

  • De acordo com as Leis Municipais, como por exemplo, a Lei Municipal nº 313/2003, que dispõe sobre Loteamentos e Parcelamento do Solo do Município de Teixeira de Freitas/BA:

    Art. 19 Para regiões ou zonas urbanas onde a coleta de esgoto sanitário não estiver implantada, os loteamentos deverão dispor de sistema de esgotamento sanitário de acordo com as seguintes características por densidade populacional onde a densidade populacional é o número de habitantes por hectares:

    I- até 150 hab./ha;

    II- entre 150 e 250 hab./ha;

    III- acima de 250 hab./ha.

    §1º Até 150 hab./ha, o sistema de esgotamento sanitário deverá ser de fossas secas/fossas e sumidouros.

    §2º Entre 150 e 250 hab./ha, o sistema de esgotamento sanitário deverá ser de fossas absorventes.

    §3º Acima de 250 hab./ha, o sistema de esgotamento sanitário deverá ser a rede pública e tratamento de efluentes.

  • Pessoal, acho que a fonte é o livro do Mascaró


ID
788002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Agenda 21 Brasileira

Alternativas
Comentários
  • -

    -Agenda 21 Brasileira: Ações Prioritárias e Resultado da Consulta Nacional

  • Gabarito: C

    Para quem se interessar em ler os documentos:

    Fonte: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-brasileira.html

  • A respostas correta é a LETRA "A"


ID
788005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para atender a todas as pessoas, inclusive as com dificuldade de locomoção, controles como interruptores, campainhas, maçanetas, quadro de luz e registros devem ser dispostos a uma altura média de

Alternativas
Comentários
  • Seguno a NBR 9050/2004 (válida à época desta prova), seguem as alturas dos dispositivos:

    interruptores: 60 cm - 100 cm (média 80 cm)

    campainhas: 40 cm - 100 cm (média 70 cm)

    maçanetas: 80 cm - 100 cm (média 90 cm)

    quadro de luz: 100 cm - 120 cm  (média 110 cm)

    registros: 80 cm - 120 cm  (média 100 cm)

    Média de todos os dispositivos: (80 + 70 + 90 + 110 + 100) / 5 = 90 cm

    Questão sem Gabarito

  • Concordo com o Breno.
    Considerando a NBR 9050/2015, um número interessante a se ter em mente: absolutamente todos os dispositivos de comando e controle aceitam a altura entre 0,80 - 1,00 m.

  • Faixa de Alcance - entre 80cm e 120cm - logo, 80+120/2= 100cm
  • questão desatualizada já que a norma de 2015 traz valores diferentes.


ID
788008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de programa de necessidades, fluxograma, implantação, programas complexos e projetos de arquitetura para edifícios, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O que tem de errado com a letra A? 
  • Olá Danielle!

    Na letra A, a definição está invertida.

    Veja texto da NBR 6492:

    ''3.1 Planta de situação
    Planta que compreende o partido arquitetônico como um todo, em seus múltiplos aspectos. Pode conter informações específicas em função do tipo e porte do programa, assim como para a finalidade a que se destina.
    Nota: Para aprovação em órgãos oficiais, esta planta deve conter informações completas sobre localização do terreno.

    3.2 Planta de locação (ou implantação)
    Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem, entre outros.
    Nota: A locação das edificações, assim como a das eventuais construções complementares são indicadas nesta planta.''


  • A alternativa A ta errada como ja explicou a colega, mas vc e tao bonita q a banca deveria considerar a sua resposta!!! eita xavecando na hora do estudo num pode neh!!!!! brincadeirinha!


ID
788017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os fenômenos físicos da transferência de calor que orientam os princípios do desenho térmico são: condução, convecção, radiação e evaporação. A respeito dos aspectos relacionados ao conforto térmico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Trocas secas: Trocas de calor que envolvem variações de temperatura.

    1. Convecção: troca de calor entre dois coros, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás)

    2. Radiação: mecanismo de troca de calor entre dois corpos, que guardam entre si uma distância qualquer, através de sua capacidade de emitir e de absorver energia térmica. Sua transmissão não depende de meio para propagação, ocorrendo mesmo no vácuo.

    3. Condução: troca de calor entre dois corpos que se tocam ou mesmo partes do corpo que estejam a temperaturas diferentes.

    Trocas úmidas: advêm de mudança de estado de agregação da água.

    1. Evaporação: troca térmica úmida proveniente da mudança do estado líquido para o estado gasoso.

    2. Condensação: troca úmida decorrente da mudança do estado gasoso do vapor de água contido no ar para o estado líquido.

    No caso da letra "c", tal definição se adequa ao fenômeno da convecção.

    A definição correta da letra "d" seria radiação.

    Na letra "e" a ventilação é o fator preponderante para o fenômeno da convecção.

  • Letra C (errada): Conveccão natural: em contato com uma superfície mais quente, o ar se aquece e sobe, deixando lugar para o ar mais frio.


ID
788023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a absorção e isolamento acústico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Certa. O isolamento acústico consiste em dificultar a transmissão sonora. Um bom isolante deve ser rígido, compacto e pesado. A capacidade que um elemento de vedação (parede, divisória, esquadria...) tem de se opor à transmissão do ruído depende de seu Índice de Redução Sonora. Em geral temos:

    Paredes simples: onde o isolamento depende da massa superficial (do peso) desta. Segundo a "Lei da Massa", a cada vez que a espessura é dobrada o isolamento aumenta  cerca de 4dB, sendo maior para altas frequências.

    Letra C: Errada. A absorção sonora consiste em reduzir ao máximo a reflexão da energia sonora que incide sobre uma superfície. Na realidade, nenhum material é totalmente absorvente (ou reflexivo), pois parte da energia sonora sempre é refletida pelo material.

    Paredes compostas: Esse tipo de opção de vedação é conveniente quando se deseja (ou necessita) evitar o uso de paredes muito espessas e pesadas. Materiais absorventes quando colocados entre painéis rígidos, funcionam como "mola" minimizando a transmissão do ruído. Esse conjunto não obedece rigorosamente à "Lei da Massa".

  • Letra B; Errada. Plásticos leves e impermeáveis não possuem alto poder de absorção sonora por não terem poros abertos em sua superfície. O mesmo material também não é bom isolante térmico por apresentar baixa densidade. A questão foi formulada no intuito de confundir o candidato. Enfim, plásticos leves e impermeáveis não tem poder de absorção nem de isolante.

    Letra E; Errada. espuma de poliestireno expandido ou extrudado (isopor) são isolantes térmicos.

    Dica: Aquele material que tem grande poder de isolamento acústico quase não tem poder de absorção acústica, e vice versa.

  • MATERIAIS ABSORVENTES--> POROSOS

    MATERIAIS ISOLANTES--> PESADOS, DENSOS

    ISOLAMENTO ACUSTICO--> CAPACIDADE DE IMPEDIR QUE O SOM PASSE DE UM RECINTO PARA OUTRO


ID
788032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação às instalações elétricas e hidrossanitárias, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5419 (2005) 

    3.5 sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA): Sistema completo destinado a proteger

    uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. É composto de um sistema externo e de um sistema

    interno de proteção.

  • Quase cai na D, mas lembrei no ultimo momento que os dejetos sofrem ação de BACTÉRIAS e não de  fungos, vai pegar outro eu mermo nonn heheh!

  • Não  concordo com a letra E no momento em que fala que o aterramento evita descargas atmosféricas. Ele não as evita, apenas projete a estrutura contra seus efeitos. A NBR 5419 é clara quanto a isso

    4 Características gerais
    4.1 Deve ser lembrado que um SPDA não impede a ocorrência das descargas atmosféricas

  • ninguem falou em descarga ATMOSFÉRICA na e
    descargas INDESEJÁVEIS, pode ser até de eletrecidade estática

  • b) Símbolo da tomada baixa e da tomada alta estão invertidos.

    c) Em um projeto hidráulico para aquecimento de água por energia solar, devem ser sistemas: o de termossifão e o de circulação forçada.

    d) Em um projeto de esgoto, deve-se utilizar fossa séptica em regiões não servidas por rede de esgotos, pois, nesse tipo de fossa, as águas servidas sofrem a ação de bactérias agressivos que convertem a matéria orgânica sólida em gases e substâncias solúveis.

    e) item correto


ID
788035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca de noções básicas de prevenção contra incêndio e de saídas de emergência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D errada, NBR 9077:

    3.24 Escada enclausurada à prova de fumaça (PF)Escada cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo e dotada de portas corta-fogo, cujo acesso é por antecâmaraigualmente enclausurada ou local aberto, de modo a evitar fogo e fumaça em caso de incêndio.

    3.25 Escada enclausurada protegida (EP)Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.


  • Sobre a alternativa B, verificar a Tabela 6 (Distâncias máximas a serem percorridas) da NBR - 9077

    No caso, para o Tipo de Edificação Z (Propagação Difícil), as distâncias máximas para situções com chuveiros automáticos (sprinklers) e com mais de uma saída é de 55,00m ( Usos C,D, E, F, G-3, G-4, G-5, H, I) e 65,00m (Usos A, B, G-1, G-2, J).

    Bons Estudos.

  • Como estava usando o filtro da 9077, só irei responder as alternativas às quais tenho conhecimento.

    b)Suponha que uma edificação, em que a propagação do fogo seja difícil (tipo Z de acordo com a NBR n.º 9.077/2001), apresente sprinklers instalados, em média de uma pessoa por 15 m² de área e mais de uma saída de emergência. Nessas condições, a distância entre as saídas de emergência deverá ser de, no máximo, 45 m❌.

    Como a alternativa não especificou o grupo da edificação, o valor máximo poderia ser tanto 55m ou 65m (dependendo do grupo em que a edificação se encaixar)

    tipo ~~~~~~~grupo ~~~~~~~sem chuveiro automático~~~~~~~~~~~~ com chuveiro automático

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 1 saída /// 2 ou mais saídas ~~~~~~~~~~~1 saída /// 2 ou mais saídas

    X~~~~~~~~~qualquer ~~~~~~10~~~~~~ 20~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 25~~~~~~~~ 35

    Y ~~~~~~~~~qualquer ~~~~~~20~~~~~~ 30~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 35~~~~~~~~ 45

    Z c d e f g-3 g4 g5 h l ~~~~~~~~30~~~~~~ 40 ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~45~~~~~~ 55

    Z A B g-1 g-2 J~~~~~~~~~~~~~~ 40~~~~~~ 50~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ 55~~~~~~ 65

    c)Uma escada enclausurada protegida (EP) é aquela cuja caixa é envolvida por paredes corta-fogo dotada de portas resistentes a incêndio, cujo acesso é feito por antecâmara sem ventilação, de modo a evitar a propagação do fogo em caso de incêndio.

    A definição de Escada Enclausurada Protegida (EP) não fala nada de antecâmera, muito menos que a antecâmara será sem ventilação. As antecâmaras têm ventilação garantida por janela para o exterior, por dutos de entrada e saída de ar ou por ventilação forçada (pressurização)


ID
788041
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Toda edificação tem, além de paredes e pilares, os planos horizontais, que são as lajes, caso haja mais de um pavimento, e a cobertura. A respeito do sistema construtivo e de coberturas e impermeabilizações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • http://www.carneiro.arq.br/80-igpraia.jpg

    l
    aje plissada!
  • Correto letra "E)"

    As lajes plissadas são estruturas resistentes pela própria forma empregadas normalmente em coberturas, podendo adquirir os mais diversos formatos, inclusive circulares. Sua utilização na execução de muros de arrimo também é muito grande, pois sua forma permite resistir, com eficiência, às cargas horizontais (empuxo), provenientes das ações dos aterros ou da água.


    Erro da letra "D)"
    O conceito apresentado é da laje protendida alveolar (elemento pré-moldado, os alvéolos reduzem o peso da estrutura e, em combinação com a protensão, são capazes de cobrir grandes vãos).
  • Eu acredito que o erro da D esteja em "cabos de protensão estão ancorados aos alvéolos" e não na questão levantada pelo AndreScal (01 de Novembro de 2013 às 10:39). Laje alveloar já entendida como um sistema que usa protensão.

    Os cabos estão ancorados no concreto mesmo e não nos buracos da laje.


ID
788044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a associação correta entre o perfil descrito e a esquadria ilustrada.

Alternativas
Comentários
  • baguete é um tipo de estrutura fixa que é utilizada para a fixação de vidros em portas ou janelas. Essas estruturas podem ser feitas de metal, madeira e até outros tipos de materiais resistentes.

    Fonte: https://www.jornaldovidro.com.br/single-post/2019/10/18/conhe%C3%A7a-os-termos-t%C3%A9cnicos-das-esquadrias-mais-usados-na-constru%C3%A7%C3%A3o-civil#:~:text=Baguete%3A%20baguete%20%C3%A9%20um%20tipo,trabalha%20com%20esquadrias%20de%20metal.

    ✅ LETRA C


ID
788050
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação a organização e projeto de canteiro de obras, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É assim que está descrito nesta apresentação referente a implantação de um canteiro de obras; página 5 slide 10:


    http://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/projeto-e-implantacao-de-canteiro-de-obras/aula_implatacao-e-fase-do-canteiro-de-obra
  • qual o erro da letra c?

  • Corbusiana, acredito que seja.. "acessos adequados e independentes, de pessoas e de materiais.."

    Os acessos não são independentes em sua maioria.

  • fiquei na dúvida entre A e C, não entendi o erro da letra C.