SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - História


ID
5114503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O feudalismo foi um sistema que vigorou na Idade Média e que teve implicações políticas, econômicas e sociais. Nesse sistema,

Alternativas
Comentários
  • Sociedade Feudal = ESTAMENTAL > Pouco ou nenhuma mobilidade social

    1. CLERO > ORAM
    2. NOBREZA > GUERREIAM (CONHECIDOS COMO SENHORES FEUDAS)
    3. CAMPONESES > TRABALHAM
  • Sociedade estamental, com pouca/nenhuma mobilidade social.

  • Para quem, assim como eu, marcou letra A de forma errada, observem:

    • Nesse sistema chamado Feudalismo, terras eram concedidas por um suserano (questão fala em soberano) ao seu vassalo em troca de fidelidade e ajuda militar. 

  • Gab. D - Entre todas a que menos se mostrou convidativa foi a A.

    Notem, a formação da burguesia se dará, de grosso modo, em virtude da desfragmentação do poder do soberano. No feudalismo temos o poder totalmente descentralizado. Ducados, principados, etc. O poder sendo dividido entre suseranos e vassalos. Tal divisão se da como medida de defesa das constantes invasões barbaras. O que mesmo assim, se mostraria ineficaz.

  • Uma das principais características da Idade Média foi a descentralização política(Alta Idade Média), ou seja, não teria como ser a alternativa A porque a centralização política só acontece na Baixa Idade Média, quer dizer, justo no período em que entrou em decadência o sistema feudal.

    Portanto, alternativa correta letra D.

  • Oratori, Belatori e Laboratori

    Gab:D

  • Feudalismo: foi o principal sistema político, econômico e social na Europa medieval. A sociedade tinha pouca mobilidade e estava dividida em três estamentos: o primeiro estado, formado pelo clero; o segundo, pelos nobres e senhores feudais; e o terceiro pelos servos e camponeses. O feudalismo entrou em colapso no séc XIII, dando origem ao mercantilismo.

  • A questão proposta é bastante simples, principalmente para aqueles que são graduados em História. O Feudalismo é tema clássico nos currículos de História da Escola Básica e dos cursos de graduação em História.
    O tema é abordado em vários ângulos e através de diferentes perspectivas de análise. No entanto, há consenso entre historiadores acerca dos fundamentos do processo histórico em pauta. Entre os medievalistas franceses destacam-se Ganshof , Marc Bloch, Jacques Le Goff, George Duby e Phillipe Ariès . 
    O período conhecido como “Idade Média", na Europa, durante o qual viveu e cresceu o sistema feudal em muito estimula a mitologia da cultura ocidental. Muitos contos de fada – reescritos pelos irmãos Grimm no século final do século XVIII – são de origem medieval: fábulas passadas por via oral entre os camponeses. O mito – ou história? – de Robin Hood também é medieval, assim como uma série hábitos e crenças que trazemos até hoje. 

    Uma das alternativas aponta uma característica do Feudalismo 
    A) INCORRETA- Em termos de política e poder de mando, cada Senhor feudal era a autoridade máxima em suas terras, detendo o poder . A autoridade do rei era nominal mas não de fato.
    B) INCORRETA - A formação do feudalismo levou à ruralização da população e da economia. Há um êxodo urbano em função das invasões germanas e da instabilidade profunda no decadente império romano, que não tinha condições de garantir a segurança da população.
    C) INCORRETA- Em função do êxodo urbano e da insegurança a tendência foi de concentração nas propriedades rurais – as vilas , que muitas vezes dão origem a feudos – nas quais se buscava a auto suficiência em termos dos itens essenciais para a sobrevivência : alimentos. 
    D) CORRETA- A sociedade era dividida em ordens – estratos sociais baseados em situação de nascimento e de origem e não na riqueza. 
    E) INCORRETA- A nobreza era aquela que se dedicava à guerra e aos jogos de guerra. Como disse o Bispo de Adalberon: “ uns rezam, uns guerreiam e outros trabalham" . 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • A sociedade na idade média era estamental, dividida em Clero, Nobreza e os Camponeses.

  • a) O poder era descentralizado em vários senhores feudais. ITEM INCORRETO.

    b) A população era predominantemente rural. ITEM INCORRETO.

    c) a economia era baseada na atividade agrícola. ITEM INCORRETO.

    d) ITEM CORRETO.

    e) O comércio era bastante incipiente ao longo do feudalismo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: D

  • GAB D

    Revisando :

    Questão ) Ao declínio de Roma correspondeu o surgimento de uma nova forma de organização social, política e econômica, o feudalismo, marcado pela poderosa presença da Igreja Católica e, em larga medida, o sistema que caracterizou a Idade Média europeia. GAB C 

    A sociedade feudal baseava-se nas: 3 ORDENS: CLERO, NOBREZA E SERVOS

  • Discordo do uso do termo "ordens". Na verdade a sociedade feudal estava dividida em Estamentos. O termo "ordens" chega a ser ambíguo por recordar as várias ordens religiosas nas quais estavam divididas parte dos membros de um desses estamentos: o Clero.

  • Na alta idade média o poder era descentralizado. GAB. D. porém no imperuo bizantino era centralizado.
  • Ordem das Sociedades, também pode vim como

    • Oratori(Os que oram)
    • Belatori( Guerreiros)
    • Laboratori ( Trabalham)
  • Era uma sociedade estratificada, com pouco ou nenhuma ascensão social entre os indivíduos das classes mais baixas.

    Sendo composta por:

    Oratores ( os que oravam , padres e clérigos)

    Bellatores ( Os soldados, guerreiros e nobres)

    Laboratores ( Labor: os que trabalhavam, os escravos, servos e pobres).

    Deus está conosco vamos passar nesta prova.


ID
5114506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento foi um movimento ocorrido na Europa Ocidental, entre os séculos XIV e XVI, que implicou transformações nas artes, na ciência e na cultura. Acerca do Renascimento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • B: A arte renascentista foi marcada por grandes inovações.

    1. RENASCIMENTO;CARACTERISTICAS

    CIENTIFICO

    ANTROPOCENTRISMO

    RACIONALISMO

    INDIVIDUALISMO

    NATURALISMO

    HUMANISMO

    OTIMISMO

  • Fui na segurança rsrs

  • Questão tranquila, vamos lá:

    A) No Renascimento, a cultura das civilizações da Antiguidade era desvalorizada. ERRADO-> muito pelo contrário, a palavra que deu nome a esse período significa renascimento, justamente porque houve a volta dos valores antropocentristas da cultura grega e romana.

    B) A arte renascentista foi marcada por grandes inovações. (Gabarito)

    C) Para a ciência da era renascentista, a Terra era o centro da Universo. ERRADO-> O renascimento trouxe várias consequências, entre elas, o heliocentrismo de Copérnico: a ideia de que a Terra dá voltas em torno do sol e que não é o centro do universo.

    D) Os artistas renascentistas não contavam com o patrocínio das classes mais ricas. ERRADO-> o exemplo mais claro que podemos dar é o próprio Michelangelo que foi contratado não sei quantas vezes pelo Papa para pintar as catedrais.

    E) Durante o Renascimento, a Igreja Católica foi fortalecida. ERRADO-> foi exatamente nesse período que o poder doutrinador da Igreja começou a ser questionado, tanto do ponto de vista teológico (Reforma Protestante) como cosmológico (o heliocentrismo de Copérnico e a mecânica de Newton).

  • O Renascimento, movimento cultural europeu principalmente dos séculos XV e XVI , que se estendeu até o início do XVII em algumas regiões e,  em algumas áreas das artes e das ciências, é tema clássico dos currículos de História da escola básica e da graduação em História. A bibliografia acerca deste período histórico é vasta, diversificada e de fácil acesso. 
    Historiadores brasileiros como Antonio Edmilson Rodrigues e Francisco Calazans Falcon, entre outros, têm publicações bastante interessantes sobre a temática em pauta. 
    Nas alternativas estão indicadas possíveis características do movimento renascentistas mas, somente uma alternativa é correta 
    A) INCORRETA- A proposta dos renascentistas era justamente a recuperação de valores e propostas da cultura clássica greco-romana. Ou seja, da Antiguidade conhecida como " clássica'. 
    B) CORRETA- O que marcou toda a produção renascentista , nas artes e nas ciências , foi o caráter inovador. Nas artes, o estilo, os materiais e o conceito de Belo passaram por transformação. 
    C) INCORRETA- O heliocentrismo substituiu o geocentrismo. Isto é : o sol entendido como centro do sistema planetário em torno do qual giram os planetas, incluso a Terra. 
    D) INCORRETA- Os mecenas eram nobres, mercadores  ou membros ao Alto Clero que financiavam artistas como forma de demonstração de poder e importância social. 
    E) INCORRETA- Por conta do movimento renascentista e a contestação de ideias defendidas pela Igreja Católica, como o geocentrismo, esta sofre abalos. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • C- errada. Heliocentrismo (o sol no centro do universo), de Nicolau Copérnico, que rompeu com a

    visão geocêntrica medieval (a terra no centro do universo)

  • GABARITO CORRETO: b

    SOBRE A ALTERNATIVA C- errada. Heliocentrismo (o sol no centro do universo), de Nicolau Copérnico, que rompeu com a visão geocêntrica medieval (a terra no centro do universo)

  • GAB B

    Revisando :

    - > O antropocentrismo é um dos elementos caracterizadores do Renascimento.

     "O Homem é a medida de todas as coisas". 

    • > A arte renascentista foi marcada por grandes inovações.

    Questão ) Os últimos séculos da Idade Média foram de profunda transformação: impulsionado pela nascente classe burguesa, o renascimento da vida urbana, do comércio e da economia monetária prenunciava o advento de uma nova forma de organização econômica, que viria a ser o capitalismo. Gab c 

  • a)   No Renascimento, a cultura das civilizações da Antiguidade era VALORIZADA. ITEM INCORRETO.

    b)  ITEM CORRETO.

    c)   Para a ciência da era renascentista, o sol era o centro do Universo. ITEM INCORRETO.

    d)  Os artistas renascentistas contavam como patrocínio de pessoas ricas, os mecenas. ITEM INCORRETO.

    e)   Durante o Renascimento, a Igreja Católica perdeu poder relativo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B

  • Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.


ID
5114509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o século XVIII, ocorreu um movimento intelectual e filosófico marcado por uma série de novas ideias e proposições políticas e filosóficas. Conhecido como Iluminismo, esse movimento

Alternativas
Comentários
  • O Iluminismo foi, em poucas palavras, o chamado momento de luz principalmente sobre a Europa, que havia anos vivia atolada sobre a grande escuridão medieval. É a partir desse novo momento que o homem para de atribuir à religião as responsabilidades da sua vida e começa a sentir-se mais dono do próprio destino, por isso tantos escritores e filósofos ascendem nesse período, além de uma forte influência artística e cultural.

    Gabarito: B

  • Eu entraria com recursos contra essa questão. Quando passamos a pensar sobre os depostas esclarecidos, eles não estavam fazendo nada mais do que atender os pedidos de educação pública e afins que eram exigidos por alguns pensadores iluministas. Literalmente, cabem duas respostas.

  • Razão + Fé

    Gab:B

  • A questão proposta é bastante simples, principalmente para aqueles que são graduados em História. O Iluminismo é tema clássico nos currículos de História da Escola Básica e dos cursos de graduação em História. O tema é abordado em vários ângulos e através de diferentes perspectivas de análise. No entanto, há consenso entre historiadores acerca dos fundamentos do processo histórico em pauta. 
    O Iluminismo é um movimento que pode ser considerado fundamental para a afirmação do  Liberalismo político, e econômico, como mecanismo para a burguesia finalmente alcançar a posição de camada social dominante. Isso acontece através de movimentos revolucionários como a Revolução Americana e a Revolução Francesa, entre outros. É o movimento cultural que é a base do “longo século XIX" quando o liberalismo se estabelece e atinge seu apogeu. 

    Uma das alternativas indica uma característica do processo histórico em questão 
    A) INCORRETA- “ Abalar os tronos e derrubar os altares" era ideia recorrente entre os iluministas, que defendiam o fim do monopólio religioso da Igreja católica. Entre os Direitos Naturais do Homem, defendidos por pensadores como Locke, Voltaire e Rousseau, estavam a liberdade de expressão e de credo. Ou seja : defendiam a tolerância religiosa e até mesmo a não religiosidade. 
    B) CORRETA- Entenda-se como “uso da razão" a capacidade humana de raciocínio. E, através do raciocínio os homens podem – e devem - buscar respostas lógicas às perguntas propostas pela vida 
    C) INCORRETA- É na Revolução Intelectual do século XVIII- Iluminismo- que nasce a ideia de que o aparelho de Estado resulta de um “ contrato" entre governantes e governados. E de que o poder emana da sociedade . O governante não é o estado nem deve ter um poder irrestrito. Montesquieu propõe a divisão de poderes ( executivo, legislativo e judiciário) para que “ o poder freie o poder" e seja possível evitar abusos . 
    D) INCORRETA- O projeto liberal, nascido do Iluminismo, propunha a não intervenção do Estado na medida em que a economia funciona de forma mecânica. O mercado se auto regula, a partir de leis universais como a oferta e a procura. 
    E) INCORRETA- Os dogmas não são comprovados pelo raciocínio lógico. A falta de comprovação científica os desqualifica. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Alternativa B.

    • O iluminismo foi um movimento de contestação ao ANTIGO REGIME.

    Então quais foram as características do antigo regime contestadas pelo Iluminismo?

    1. Política: ABSOLUTISMO/CENTRALIZAÇÃO

    1. Econômico: MERCANTILISMO, que tinha como característica o quê? Justamente o INTERVENCIONISMO, protecionismo e o colonialismo.
    • Iluminismo>> Luzes da razão
    1. Contestação ao antigo regime:
    • Absolutismo
    • Mercantilismo

    Crítica a toda e qualquer crença e conhecimento.

    • Reflexo do iluminismo:

    Independência das 13 colonias inglesas>>EUA

  • Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.


ID
5114512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Francesa foi um marco histórico que deu origem à história contemporânea e consagrou o liberalismo como ideologia predominante. É correto afirmar que a Revolução Francesa

Alternativas
Comentários
  • Falou besteira
  • O Iluminismo é um movimento que pode ser considerado fundamental para o que o Liberalismo, político e econômico, seja a base para o estabelecimento da burguesia como camada social dominante. Isso acontece através de movimentos revolucionários como a Revolução Americana e a Revolução Francesa, entre outros. 
    São estruturados Estados liberais  , nos Estados Unidos, na Europa ocidental  e na América Latina entre o final do século XVIII e todo o século XIX. A revolução que é considerada modelar e cuja proposta foi difundida, não só pela Europa, é aquela que ocorreu na França, entre 1789 e 1799. A Revolução Francesa, apesar dos vários projetos paralelos, é conhecida e entendida como uma revolução liberal por excelência 
    E, apesar de não ser exatamente um líder liberal, Napoleão Bonaparte e os exércitos franceses eram entendidos, ao menos a princípio, como libertadores e não conquistadores. O lema da Revolução Francesa – Liberdade. Igualdade. Fraternidade - ecoou dentro e além dos territórios conquistados por Napoleão. 

    Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta acerca do processo histórico em pauta : 
    A) INCORRETA- Os ideais da Revolução Francesa tiveram ampla difusão e são, até hoje, símbolos de  luta de povos , nações e indivíduos por liberdade. 
    B) CORRETA- A monarquia absolutista teve seu fim na França com a revolução. Houve a instalação de monarquia constitucional e depois foi proclamada a república dentro do processo revolucionário. Ao fim do mesmo a França volta a ser uma monarquia constitucional. 
    C) INCORRETA- Embora tenham participado ativamente da revolução , o campesinato francês não alcança posição de poder. 
    D) INCORRETA- A Revolução Francesa foi um processo acompanhado de guerra interna e externa. 
    E) INCORRETA- Durante a Revolução o clero católico se dividiu entre aqueles que apoiaram e os que se opuseram ao projeto revolucionário. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • LIBERTÉ ,IGUALITÉ E FRATERNITE .

  • GABARITO B

  • O absolutismo francês acabou após as Revoluções Liberais em 1830.

    "Com o fim da Era Napoleônica, a França assistiu a supremacia dos regimes absolutistas lhe impor o retorno da dinastia Bourbon, sob a tutela do rei Luís XVIII (1814 - 1824). A partir de então, uma nova Constituição determinava que o rei fosse o representante máximo do Poder Executivo e que o Poder Legislativo"

  • a questao exagerou ao falar que ela acabou com o absolutismo na Franca, pois isso so aconteceria na segunda revolucao francesa. Dava pra acertar por eliminacao, foi a menos errada.

  • A questão fala "acabou com a monarquia absolutista francesa" e não "acabou definitivamente com a monarquia absolutista francesa".

  • Era a menos errada. Absolutismo na França só pode ser dita como finda à partir de 1871, com a derrota de Napoleão III, que se declarava IMPERADOR.


ID
5114515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O mercantilismo foi uma doutrina econômica que vigorou na Europa entre os séculos XV e XVIII. Foi predecessora do liberalismo e, até certo ponto, sua antagonista. É correto afirmar que o mercantilismo era

Alternativas
Comentários
  • os mercantilistas defendiam a tese de que a riqueza de uma nação era medida pela quantidade de metal que acumulassem. Consequentemente, o poder do Estado crescia proporção em que tivesse entesourado metais

  • Protecionismo são medidas econômicas de um Estado para aumentar as exportações e diminuir ou proibir as importações.

    A só tem comercio com a metrópole , o que os faz ser absolutistas e consequentemente o governo tem controle sobre a economia.

    D) correta.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

    PMPR 2021

  • D

    Também conhecido como Metalismo, havia a crença que a grandeza de uma nação era determinada pela acúmulo de metais preciosos.

    O Mercantilismo possuía algumas características:

    Metalismo, Balança comercial favorável, protecionismo e o sistema colonialista.

  • A acumulação de metais pode ser chamada de Metalismo e pior... Bulionismo!

  • GABARITO D

    Já na economia, a prática econômica desse período ficou conhecida como mercantilismo, momento de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Entre as práticas econômicas do mercantilismo, estão a defesa de uma balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • O mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas típicas dos Estados modernos europeus monárquicos, entre os séculos XV e XVIII. Eram essencialmente baseadas na ideia de que um Estado interventor teria melhores condições de promover o enriquecimento da coroa, entendido como o enriquecimento do Estado. A atividade base para o enriquecimento seria o comércio exterior. Através da exportação seria possível obter ganhos de metais preciosos, a medida de riqueza de indivíduos e Estados.
    A produção nacional contaria com a proteção de taxação alfandegária de forma que fosse possível importar o mínimo para que se gastasse a menor quantidade possível de moedas de metais preciosos. Mercantilismo é tema recorrente em currículos de História na escola básica e nas diversas graduações, quando se trabalha com história econômica. A questão é clássica, não apresenta dificuldade tampouco demanda análise detalhada.
    É mais uma pergunta de memorização. Uma das alternativas aponta uma proposta mercantilista. 
    A) INCORRETA – O protecionismo alfandegário era, segundo o mercantilismo, a forma por excelência para evitar a concorrência de produtos estrangeiros dentro de um dado país.
    B) INCORRETA- A proposta de intervenção do aparelho de Estado no funcionamento da economia é uma das peças-chave das práticas mercantilistas. 
    C) INCORRETA -As práticas mercantilistas compõem a face econômica dos Estados absolutistas da Europa moderna. 
    D) CORRETA- Segundo as práticas mercantilistas, o acúmulo de metais preciosos, fundamentais para a cunhagem de moedas , seria a medida de riqueza de um Estado. 
    E) INCORRETA- As colônias, de acordo com o mercantilismo, eram submetidas ao exclusivo colonial , entendido como monopólio comercial da metrópole em relação à colônia. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO D , O MERCANTILISMO balança comercial favorável, a acumulação de metais preciosos, o incentivo à manufatura etc.

  • LETRA ''D"

    MercanTilismo => METAIS

  • Questão ) O mercantilismo foi uma doutrina econômica que vigorou na Europa entre os séculos XV e XVIII. Foi predecessora do liberalismo e, até certo ponto, sua antagonista. É correto afirmar que o mercantilismo era a favor da acumulação de metais preciosos. GAB C


ID
5114518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Industrial foi um conjunto de transformações econômicas que mudou a economia, a política e a sociedade dos países que se industrializaram. Com relação à Revolução Industrial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A: O primeiro país a se industrializar foi a Inglaterra.

  • LETRA A, SIMPLES E OBJETIVO

  • Foi na Inglaterra onde aconteceu a PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, com o uso do Tear e a máquina a vapor. Somente na segunda que se espalhou oara Europa, e também chegou em outros continentes.
  • Um dos temas mais trabalhados em aulas de História na escola básica é Revolução Industrial, mesmo que não com essa denominação. Pode ser como “afirmação do capitalismo" ou “estabelecimento da produção em massa". Independentemente de denominações é um processo histórico chave para a estruturação do mundo contemporâneo como o conhecemos. 
    A bibliografia sobre o tema é vasta. A análise apresentada por várias perspectivas: marxista, estruturalista, história cultural, história social entre outras. Uma das obras clássicas é a do historiador Eric Hobsbawm , “Da Revolução Industrial Inglesa ao imperialismo". 
    A questão não apresenta maiores dificuldades e é , mais do que tudo, de memorização.

    Uma das alternativas aponta uma afirmativa correta acerca do processo de Revolução Industrial .
    A) CORRETA – O primeiro país a ter as pré-condições para a revolução industrial foi a Inglaterra que, durante muito tempo foi a única “ fábrica" do mundo ocidental. 
    B) INCORRETA- A revolução industrial nos países latino-americanos aconteceu a partir do final do século XIX em diante. 
    C) INCORRETA – A revolução industrial difundiu-se além da Europa. Por conseguinte, a produção em série e em grandes quantidades tonou-se a característica da produção mundial a partir do século XX 
    D) INCORRETA- A produção agrícola, ao aumentar, possibilitou excedentes necessários à revolução industrial. O raciocínio é o inverso do que foi apresentado. 
    E) INCORRETA- Ao contrario do que está dito na afirmativa, a revolução industrial aprofundou a distância entre os mais ricos e os mais pobres. Não só dentro de cada país como entre os países. O trabalhador deixou de ser dono de sua produção, sendo apenas força de trabalho assalariada. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • GABARITO A , OS INGLESES FORAM OS PIONEIROS NA REVOLUCAO INDUSTRIAL

  • Gabarito letra A

    A Inglaterra e o Pioneirismo Industrial:

    Vários fatores favoreceram o pioneirismo inglês.

    • o acúmulo de capitais.
    • o controle capitalista do campo.
    • o crescimento populacional.
    • a posição geográfica.

  • Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

  • GAB A

    Complementando :

    Em países mais industrializados, como a Inglaterra, as condições dos trabalhadores das fábricas eram muito precárias, com jornadas exaustivas de trabalho, o que resultou no surgimento dos primeiros movimentos trabalhistas— trade unions

    Questão ) O primeiro período Vargas (1930–1945) foi marcado por várias iniciativas — promoção do sistema educativo, sistematização e ampliação da legislação trabalhista e apoio à industrialização — e por medidas políticas — acordo político de 1932 com a oligarquia paulista, tortura a presos políticos, censura à imprensa durante o Estado Novo, e a adesão de Getúlio Vargas ao integralismo.gab E 

  • a) ITEM CORRETO.

    b) Os países latino-americanos COMEÇARAM o seu processo de industrialização no começo do século XX. ITEM INCORRETO.

    c) A Revolução Industrial alcançou países de todos os continentes. ITEM INCORRETO.

    d) A Revolução Industrial inicialmente privilegiou o setor têxtil. ITEM INCORRETO.

    e) Os primeiros trabalhadores da Revolução Industrial recebiam salários baixíssimos e enfrentavam exaustivas jornadas de trabalho. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A

  • A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial.

    Gabarito: A.


ID
5114521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O imperialismo foi uma fase do capitalismo na qual os países mais desenvolvidos e industrializados expandiram sua influência econômica e política para muito além de suas fronteiras nacionais. Com relação ao imperialismo, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5114524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Hitler, chefe do Partido Nazista na Alemanha, chegou ao poder em 1933 e começou a colocar em prática o ideal nazista. Acerca do movimento nazista, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A: Para o nazismo, a raça superior é a ariana.

  • "O ideal nazista pressupõe a igualdade de gênero."

    Se ta de brincadeira né CESPE

  • Líder do partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Partido Nazista) desde 1921, Adolf Hitler foi nomeado Chanceler (denominação do cargo de primeiro ministro) da Alemanha pelo presidente Paul von Hindenburg, em 1933. Não houve golpe de Estado. O apoio de partidos de centro direita ao pequeno partido nazista, por conta do medo da “ esquerda" permitiu que ele se constituísse uma força no Reichstag (parlamento alemão) ,levando à ação de Hindenburg. A morte de Hindenburg levou a maior concentração de poder nas mãos de Hitler, a partir de 1934. Constrói-se , a partir daí , o totalitarismo na Alemanha. Uma das principais obras que analisam a questão do Nazismo como uma proposta totalitária é “ Origens do Totalitarismo" de Hannah Arendt.
    A questão proposta é bastante simples e não exige uma análise mais aprofundada do processo histórico em questão. Na verdade é uma questão de memorização. A bibliografia para estudar o Nazismo é bastante vasta e variada. E é tema clássico no currículo da escola básica e da graduação em História. 

    Uma das alternativas aponta uma afirmativa correta acerca do Nazismo alemão. 
    A) CORRETA – Faz parte do ideário nazista a ideia de superioridade racial dos arianos, sendo, portanto, destinados ao controle das outras etnias. 
    B) INCORRETA- A ideologia nazista expandiu-se para a Áustria, levando à fundação de um partido nazista no país, que facilitou a anexação alemã em 1938, o Anchluss. 
    C) INCORRETA – Para o nazismo, a função feminina era essencialmente de gerar novos arianos que deveriam ser educados para servirem ao Estado. Não cabia às mulheres assumir posições de liderança política e econômica, por exemplo. Aliás, não está em desacordo com a época – antes da segunda grande guerra. 
    D) INCORRETA- O antissemitismo era um dos pontos fundamentais da ideologia nacional socialista (nazista). Tal ideologia é a base do holocausto. A proposta era a de eliminar os judeus das regiões sob controle da Alemanha. 
    E) INCORRETA- A proposta nazista é classificada como totalitária: o líder representa o Estado, implanta-se o regime de partido único, o cidadão serve ao Estado e não o inverso. O coletivo supera os interesses do indivíduo. Os direitos do indivíduo são pedra basilar no liberalismo. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • GABARITO A .

  • Se errar essa é melhor desistir da matéria de história :) Tô zuando, tô NÃO :)

  • GAB-A

    Para o nazismo, a raça superior é a ariana.

    FALOU EM NAZISMO VOCÊ JÁ LEMBRA:

    1. EXPANSIONISMO
    2. ANTILIBERALISMO
    3. ANTICOMUNISMO
    4. ANTISSEMITISMO
    5. ARIANISMO
    6. CORPORATIVISMO
    7. CULTO A PERSONALIDADE DO LIDER.

  • Por que a resposta não é a E??

  • Questão simplista e polêmica. Para professores de história, o nível deveria ser maior. A "raça ariana" é uma propaganda nazista e era uma teoria abraçada pelos mais fanáticos e colocada como bandeira do partido nazista. Apenas dizer o que diz a alternativa acaba fazendo esta questão parecer de nível de quarta série, com todo respeito ao examinador.


ID
5114527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao longo do século XX, vários países adotaram o comunismo, ideologia que

Alternativas
Comentários
  • PAPA MIKE SIERRA PAPA

  • B: é a favor do regime de partido único.

  • Um partido comunista é um partido político que tem como objetivo a aplicação política, social, cultural e econômica dos princípios do Comunismo através de um governo. O nome origina-se da obra O Manifesto do Partido Comunista (1848), dos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_comunista

  • A questão proposta é bastante simples, principalmente se tomarmos em consideração que o objetivo é a seleção de professores de História. Graduados em História devem ter condições de responder questões mais elaboradas e que exijam conhecimentos mais aprofundados.  A questão pode ser respondida com o que se trabalha em História na Escola Básica. A proposta é essencialmente de memorização. Não há demanda de síntese ou de análise.
    O ponto de partida para responder a questão é entender que é  possível reconhecer mais de uma vertente de projeto comunista, ao menos em teoria. No entanto, há determinadas características que são comuns a todas e são percebidas em regiões que se dizem, ou diziam, comunistas. 
    Há, porém, que assinalar que, o projeto original de comunismo não foi colocado em prática, até mesmo porque defende a dissolução do aparelho de Estado, o que não aconteceu em nenhuma sociedade do século XX. O que se tornou efetivo foi o chamado “socialismo real", nascido a partir das propostas e da prática política de Stalin, na URSS, entre 1928 e 1953. 

    Em uma das alternativas está indicada uma característica basilar do comunismo – ou do socialismo real: 
    A) INCORRETA – Embora os Estados comunistas se definam como “democracias populares" na verdade são Estados autoritários. 
    B) CORRETA- Em todos os Estados comunistas é possível ver o regime de partido único, o que raramente permite a existência de oposição. 
    C) INCORRETA – É característica de Estados comunistas o planejamento estatal da economia. Em tese para que seja possível a promoção do Bem de todos sem distinção. 
    D) INCORRETA- O regime defende a propriedade comum – coletiva – de tudo que que produz riqueza, dentro do Estado, a quem cabe gerenciar a propriedade que é de todos.
    E) INCORRETA- Em um projeto comunista o Coletivo tem primazia sobre o Indivíduo. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • 119 pessoas marcaram a letra A kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    deixe sua risada

  • Galera que marcou a letra A tem problema

  • Pessoal que marcou a letra "A" (263 até o momento desse comentário), sério gente !!!!!! Eu prefiro acreditar que seja o pessoal do fundamental ou que começou a estudar agora, estão com a mente de que todo os países são democracias.

    NÃO É POSSÍVEL QUE EXISTA OUTRA ALTERNATIVA ALÉM DESSA !!!!!!!!!!

  • Só tem os aprovados em concurso público rindo dos que erraram a questão.

  • Ao longo do século XX, vários países adotaram o comunismo, ideologia que é a favor do regime de partido único.

    É até estranho muitos marcarem a letra A, acredito que a maioria que defende o comunismo, no Brasil, não sabe sequer o que esse regime significa.

  • 394 marcaram a letra A, pqp kkkkkkkkkkkkk

  • GAB-B

     a favor do regime de partido único.

    SUA OPINIÃO POLITICA NÃO IMPORTA E SIM O QUE É COBRADO PELAS BANCAS DE CONCURSO.

    LETRA-B BB B B B B B B B B B B B B

    LETRA-B B B B B B B B B B B B B

    LETRA-B B B B B B B B BB

    VOU INVADIR SUA MENTE.!!

  • so os profissional de concurso denegrindo os outros aqui ,cada um constroi sua aprovaco de um jeito, respeito com os colegas .

  • Questão bem polêmica. O comunismo defende a ausência de estado (e de governo), ou seja, não deveria haver governo. Como pode uma ideia que defende ausência de governo pedir partido único? Isto, não há tal previsão na teoria clássica comunista. O que acontece é que Marx previu que, para se chegar ao comunismo, antes era necessário passar por 2 estágios: o primeiro seria o do reino da riqueza ou da abundância, em que o país teria plenitude material (o comunismo seria mais provável em países maiss desenvovidos e industrializados). O segundo seria o estágio do socialismo, em que deveria haver um governo a guiar o processo de transição do governo liberal para o "não governo" ou a ausência de estado (e é desse estágio que nenhum governo socialista passou, pois, com poderes nas mãos, o revolucionário acaba se tornando um ditador e isso não é inédito no comunismo. Deve-se lembrar que o mesmo ocorreu nas revoluções liberais francesas. Tanto os jacobinos quanto os girondinos tornaram seus governos mais ditatoriais após os tomarem dos reis (e não eram comunistas. Pelo contrário. Eram burgueses, a favor do livre mercado, ou seja, parece ser algo na natureza humana, que independe de qualquer sistema de governo)).

    O examinador fez uma confusão por que algumas vertentes do comunismo, como o chinês, primavam por um partido único (aliás, na China é assim. O presidente do país é, na realidade, presidente do partido comunista chinês). Também fez confusão pelo fato de o socialismo, de forma geral, acabar se pautando pela liderança de um único partido. Ocorre que, como já explicitado acima, o comunismo clássico (cobrado na questão) não fala em partido único, até por que nem mesmo fala em governo. Como uma ideia que defende ausência de governo pode defender partido único?

    Sintetizando:

    1. Comunismo clássico defende ausência de governo
    2. Algumas adaptações do comunismo (como o chinês) ou mesmo a expressão prática do comunismo (socialismo, tanto real quanto idealizado por Marx, como caminho de transição para o comunismo de fato) possuem partido único.
    3. O examinador confundiu as correntes de ideias acima.

    Acredito que o item deveria ser anulado.


ID
5114530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de amplas proporções que envolveu os principais países europeus, além de países de outros continentes. A respeito da Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alemanha foi responsabilizada por essa guerra, e devido a essa responsabilização sofreu durante anos, e nesse contexto surge . e o restante da história todos já conhecem

  • Os Estados Unidos da América não participaram dessa guerra.

    Navios americanos que transportavam mantimentos para a Inglaterra foram alvejados pelos alemães. EUA não deixou barato.

    A Inglaterra foi um dos membros da Tríplice Aliança.

    Inglaterra foi membro da tríplice Entente.

    O Império Otomano foi um dos países vitoriosos nessa guerra.

    O Tratado de Sévres pôs fim ao Império Otomano após ser derrotado em guerra.

    A Alemanha foi responsabilizada por essa guerra.

    Por meio do Tratado de Versalhes por exemplo.

    A Áustria-Hungria foi um dos membros da Tríplice Entente.

    Da Tríplice Aliança.

    Gabarito D

  • O Tratado de Versalhes considerou a Alemanha responsável e foi punida pelos ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial 

  • A questão proposta é bastante simples, principalmente se tomarmos em consideração que o objetivo é a seleção de professores de História. Graduados em História devem ter condições de responder questões mais elaboradas e que exijam conhecimentos mais aprofundados. A questão pode ser respondida com o que se trabalha em História na Escola Básica. A proposta é essencialmente de memorização. Não há demanda de síntese ou de análise.
    A Primeira Guerra foi considerada, à época, “ a guerra para acabar com as guerras", o que se revelou incorreto. Foi a primeira vez, depois de quase cem anos, em que países europeus se veem envolvidos em um conflito uns contra os outros. Foi uma guerra que ultrapassou a Europa, por conta das tropas coloniais e, pela primeira vez, alvos civis são objetos de ataque, sem que seja por erro de estratégia mas COMO estratégia. Foi a guerra que abriu a grave e longa crise do liberalismo como visão de mundo, como estrutura de Estado e de economia.

    Uma das alternativas aponta uma afirmativa correta acerca do desenrolar da guerra.
    A) INCORRETA – Os EUA participaram com tropas a partir da metade de 1917 mas, vendiam suprimentos para a Éntente desde o início da guerra. 
    B) INCORRETA- A Inglaterra era parte da Tríplice Éntente que abrigava também a França e a Rússia. 
    C) INCORRETA -O Império Otomano, conhecido como “o homem doente da Europa", posicionou-se ao lado da Alemanha. Por conseguinte foi considerado vencido e retalhado entre os vencedores, apesar de serem os novos Estados  apenas “protetorados" de potências europeias. Foram frustradas as esperanças de povos dominados pelos otomanos a quem havia sido prometida, por franceses e ingleses, a liberdade em troca de apoio. 
    D) CORRETA – Uma das decisões fundamentais da Conferência de Paris , que organizou o Tratado de Versailles de 1919 – o tratado dos vencedores que  foi imposto aos alemães - a de que a Alemanha seria considerada a responsável pela guerra. 
    E) INCORRETA- A Áustria- Hungria era aliada da Alemanha, formando com ela a Tríplice Aliança, que se opunha à Éntente 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • GABARITO D , AOS NAO ASSINANTES

  • ao fim das 2 guerras, ALEMANHA só tomou no botão .

    gab. : D

  • GAB-D

    A Alemanha foi responsabilizada por essa guerra.

    ALEMANHA E SEU COSTUME DE INVADIR AS COISAS !!!

    ABRAÇO PARA TODOS, NOS VEMOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL!!

  •  Tratado de Versalhes foi um documento assinado pelos governantes das nações neoimperialistas no dia 28 de junho de 1919. O contexto histórico em que ocorreu o Tratado de Versalhes foi logo após a  (1914-1918) e o objetivo em registrar o momento em um ato oficial foi para deixar registrado o acordo de paz entre as nações envolvidas no conflito.

    ·        Entretanto, a ideia de “paz” ficou bem longe do tratado. Isso porque a Alemanha, que foi duramente vencida na guerra, foi considerada culpada exclusiva  pelos danos causados na guerra.

     

    - Entre as punições estão: a desmilitarização da Alemanha, perdas de muitos territórios (AFRICA, AUSTRIA, TODOS OS TERRITORIOS CONQUISTADOS), diminuição drástica do exército alemão, pagamento de indenização aos países vencedores.

  • Alemanha da pexte kkkkk


ID
5114533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1939 e 1945, aconteceu a Segunda Guerra Mundial, que se tornou o conflito mais violento de todo o século XX. A respeito da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: E Estados Unidos da América, Inglaterra e ex-União Soviética foram considerados os grandes vencedores dessa guerra

  • A- Sem comentários... viva a FEB

    B- teve nois aqui da america do sul

    C- nao foram os vermelhos que começaram tacando o fodase

    D- a franca se rendeu a Alemanha

    E- Correta

  • Por que ex-União Soviética se ela ainda era União Soviética? O Cespe é drogado

  • 2 GUERRA MUNDIAL

    ALIADOS X EIXO (roberto)

    EUA ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ITÁLIA ROma

    URSS⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ALEMANHA BERlim

    INGLATERRA⠀⠀⠀⠀⠀⠀JAPÃO TOquio

    Lembrando que os aliados venceram a 2° guerra.

    EUA e URSS saíram dessa guerra muito fortalecido, porém os dois eram completamente diferentes.

    EUA( capitalista) e URSS( sistema socialista)

    ambos queriam implantar em outros países os seus sistemas de governo.

    dai começa outra saga : GUERRA FRIA.

  • A questão proposta é bastante simples, principalmente se tomarmos em consideração que o objetivo é a seleção de professores de História. Graduados em História devem ter condições de responder questões mais elaboradas e que exijam conhecimentos mais aprofundados. A questão pode ser respondida com o que se trabalha em História na Escola Básica. A proposta é essencialmente de memorização. Não há demanda de síntese ou de análise. 
    A bibliografia para estudar a Segunda Guerra Mundial é bastante vasta e variada, havendo, incluso,  muitas boas obras de caráter jornalístico como a de William Shirer : Ascensão e Queda do Terceiro Reich. E é tema clássico no currículo da escola básica e da graduação em História. 
    Muitos  consideram a segunda guerra  uma continuação do primeiro conflito, que irá resolver questões não solucionadas pelo primeiro conflito mundial e, questões nascidas com a crise do liberalismo na década de 1930. 
    Há diferentes propostas de análise da guerra. No entanto, é consenso entre historiadores e especialistas em Relações internacionais que, com a segunda guerra, EUA e URSS aparecem no cenário internacional como potências, passando a haver todo um novo equilíbrio de poder na arena internacional, conhecido como bipolarismo. 

    Uma das alternativas aponta uma afirmativa correta acerca do processo histórico em pauta.
    A) INCORRETA – O Brasil declarou guerra às potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em agosto de 1942 
    B) INCORRETA- Os campos de batalha da segunda guerra só não atingiram o continente americano. Houve guerra em ilhas do Pacífico, nas fronteiras da URSS e China na Ásia, no norte da África e por quase toda a Europa 
    C) INCORRETA -A principal causa da guerra foi o expansionismo nazifascista em territórios na Europa e na África.
    D) INCORRETA – A França foi opositora da Alemanha e teve seu território em grande parte invadido e ocupado de 1941 a 1945 
    E) CORRETA- Estes foram os aliados vencedores da segunda guerra ao derrotarem o fascismo italiano , o nazismo alemão e o expansionismo japonês. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Essa é pra não zerar a matéria

    concurseiro disciplinado será aprovado

  • Adoro a história da segunda guerra.

  • Estados Unidos da América, Inglaterra e ex-União Soviética foram considerados os grandes vencedores dessa guerra.
  • GAB-E

    Estados Unidos da América, Inglaterra e ex-União Soviética foram considerados os grandes vencedores dessa guerra.

    O CONCURSEIRO, RESOLVE MAIS QUESTÕES DO QUE BEIJA ALGUÉM!!!


ID
5114536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre as décadas de 50 e 70 do século XX, vários países da América Latina foram governados por regimes militares. Acerca desse período da história latino-americana, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

  • Letra C

    Goulart estava em visita diplomática à China comunista de Mao Tsé Tung, o que acentuava a crise política devido a associação de Goulart como os movimentos populares e comunistas. Primeiramente ocorreu um golpe branco com a implantação do parlamentarismo e em 64 a intervenção militar

  • Assim como outras questões propostas pelo CESPE /CEBRASPE nesta avaliação, esta não apresenta dificuldades, sendo uma questão mais do que tudo de memorização. Exige pouca interpretação ou análise.

    Uma das alternativas mostra uma afirmativa correta acerca das ditaduras latino-americanas.
    A) INCORRETA – Embora não tenha sido o pior deles , houve regime militar na Argentina entre 1876 e 1983. 
    B) INCORRETA- Durante o período dos regimes militares na América Latina, os que se opunham ao regime eram presos e torturados para que fosse possível obter informações. Muitos morreram. Outros “desapareceram" sem deixar rastros. Até crianças foram sequestradas e torturadas, como o denuncia o movimento das Mães e Avós da Praça de Maio, da Argentina Há farta documentação comprobatória.
    C) CORRETA – A afirmativa é correta. Segundo os militares que eram a favor do golpe militar no Brasil, era necessário “salvar" a democracia no Brasil contra os “comunistas". O interessante é que o partido comunista não era forte à época .
    D) INCORRETA -Muitos dos golpes de estado que instalaram ditaduras foram diretamente apoiados pelos EUA, como o que ocorreu no Chile em 1973 e que instalou a ditadura do general Pinochet.
    E) INCORRETA- A resistência da sociedade civil em todos os países latino-americanos onde houve ditaduras foi efetiva. Em áreas urbanas e rurais. Foi organizada por partidos de oposição do espectro de centro à extrema esquerda. Foram lideradas por organizações de oposição como a VAR Palmares no Brasil. Em outros momentos associações da sociedade civil como a Ordem dos Advogados do Brasil ou setores de diversas igrejas tomaram a frente de ações de oposição e de reação aos comandos das ditaduras. Os opositores eram sempre acusados de comunismo e terrorismo. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5114539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil foi o maior destinatário do tráfico de africanos escravizados para as Américas. A respeito das características do comércio negreiro para o Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : A

    Pra quem marcou a letra B como eu kkkkkkkkkkkk

    Os locais no Brasil que mais receberam escravos foram Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

  • Essas questões de História são muito amplas!

    Como assim não davam preferência às mulheres? ou os homens escravos também cuidavam da casa-grande e se reproduziam entre eles?

  • Gabarito A -

    Basta conhecer um pouco da história e compreender a preferência dos homens adultos, era porque nas condições em que eram transportados nos navios negreiros favoreciam o homem, por ser mais forte fisicamente.

  • Nesse tipo de questão o correto é ser flexível e achar o que é para eles "a mais correta". Na alternativa correta diz que era preferível homens adultos até porque eram mais resistentes para o trabalho duro da época, porém não descarta que também vinham mulheres e crianças, que de fato ocorria muito também se colocarmos "na ponta do lápis" a quantidade de escravos que chegaram durante a época da escravidão nos portos do Brasil.

    Descartando as outras por terem erros gritantes, a única alternativa mais coerente é a letra A!

  • A.

    A obra de Johann Moritz Rugendes: "Negres a fond de calle", ou seja, Navio negreiro, retrata bem a alternativa correta do enunciado. Na obra o autor detalha bem; há mais homens do que mulheres, na verdade não só isso, mas também a travessia difícil, as doenças dentro do navio etc.

  • @washigton Luiz, por questão de ordem dos locais que mais recebiam escravos: 1.RJ; 2.BA; 3. JAMAICA; 4-PE
  • A questão proposta é bastante simples, principalmente para aqueles que são graduados em História. O tema da escravização de africanos trazidos para o Brasil é clássico nos currículos de História da Escola Básica e dos cursos de graduação em História. 
    O tema é abordado em vários ângulos e através de diferentes perspectivas de análise. Foi e é estudado por historiadores vinculados aos movimentos de Negritude ou não. E, além de estudar a escravização, a proposta é de pesquisar e conhecer as culturas africanas que chegaram ao país através dos escravizados, até mesmo para lutar contra pré conceitos de que seriam culturas “ inferiores". 
    Há vasta bibliografia a respeito, produção de intelectuais brasileiros e estrangeiros. Jacob Gorender é um dos historiadores cujas obras são importantes para tal estudo. Há também bom material de estudo para a Escola básica.

    A questão proposta é clássica e apresenta o tema de forma tradicional, privilegiando a escravização e o comércio de africanos. A pergunta proposta, simples e direta, é sobre a forma de organização do tráfico negreiro. Uma das alternativas apresenta uma ideia correta.
    A) CORRETA- Na medida em que a escravização tinha por objetivo primordial o fornecimento de mão de obra abundante para o trabalho agrícola, homens jovens pareciam mais adequados. 
    B) INCORRETA- O porto por onde entrou a maior quantidade de africanos para o trabalho escravo foi o de Salvador. E depois Rio de Janeiro. 
    C) INCORRETA- O tráfico negreiro absorveu portugueses , brasileiros e outros europeus como os ingleses. 
    D) INCORRETA- A travessia levava meses, as pessoas eram trazidas submetidas à péssimas condições de abrigo, alimentação e higiene. As taxas de mortalidade durante a viagem e logo após a chegada eram altas. Na região do Valongo, no Rio de Janeiro, existia o local onde eram despejados os corpos dos pretos novos – aqueles que faleciam quando da chegada ou pouco depois . 
    E) INCORRETA- Os traficantes europeus e brasileiros comerciavam com traficantes africanos, que raptavam ou compravam prisioneiros de guerra de povos que viviam  mais ao interior do território africano e, os levavam ao porto . Há poucas notícias acerca da entrada de brancos além do litoral, nos séculos XVI, XVII e XVIII. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Quem Capturava os escravos ?

    Ninguém(Não tinha uma pessoa definida)

    Na Verdade,os escravos não eram "Capturados" eles eram comprados,ou seja:Todos aqueles que não pagam suas dividas eram "pegos" para ser escravos, propriedade do credor, (A Divida será paga sendo um escravo) Basicamente isso.

    Por favor corrija-me se estiver equivocado.

  • Não tinha captura, mas sim o escambo troca de cachaça e fumo por africanos escravizados por tribos rivais

  • Alguém sabe explicar porque a "C" está errada?


ID
5114542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de abolição da escravidão no Brasil foi longo e contou com várias medidas que afetaram o regime servil ao longo do século XIX, antes da Lei Áurea. A respeito desse processo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Com a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888, aproximadamente 700 mil escravos conquistaram sua liberdade e enfrentaram novos desafios na condição de libertos.

  • gabarito letra B

    Um caso de abolição do trabalho escravo de destaque na América foi o caso haitiano, que ocorreu em 1794. A agitação causada pela Revolução Francesa aliada a uma insatisfação reprimida durante anos por um sistema de exploração escravocrata extremamente cruel levaram a uma rebelião de escravos sem precedentes na história do continente. A revolta dos escravos haitianos conduziu o país à sua independência, em 1804.

    Em 1833, a Inglaterra aboliu a escravidão em suas colônias na América, mas a transição gradual dessa abolição fez com que ela se estendesse até 1840. A abolição da escravatura nos Estados Unidos foi dramática e aconteceu por meio de uma guerra entre os Estados do Norte e do Sul por conta da questão que envolvia a expansão do trabalho escravo para os territórios no Oeste.

    Resumo

    • A abolição do trabalho escravo no Brasil, realizado pelos negros, aconteceu em 13 de maio de 1888, por meio da Lei Áurea.

    • A abolição da escravidão mobilizou milhares de pessoas a festejarem no Rio de Janeiro.

    • Desde o começo do século XIX, o Brasil era pressionado pela Inglaterra para proibir o tráfico negreiro, e essas pressões resultaram na Lei Eusébio de Queirós, em 1850.

    • Com a proibição do tráfico, em 1850, o processo até a abolição foi realizado de maneira lenta e gradual.

    • As leis abolicionistas foram: Lei do Ventre Livre, de 1871, e Lei dos Sexagenários, de 1885.

    • O movimento abolicionista ganhou força a partir da década de 1870, e parte considerável da sociedade brasileira aderiu à causa.

    • As principais formas de resistência foram realizadas pelos escravos por meio de fugas e de revoltas contra seus senhores.

    • O Brasil foi o último país da América a abolir o trabalho escravo.

    (fonte: mundo educação)

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/

  • Quem tem ku, tem medo.

    Abolição => Trabalho Assalariado => Formento da industrialização.

    Abolição => Fim tráfico negreiro posteriormente => Lei de Queiroz => Dispositivo de atração de imigrantes => Formento da industrialização.

  • Letra B.

    A expectativa a qual a questão se refere se dá quando Rui Barbosa(um importante político da época e poeta), um dos responsáveis pela elaboração da constituinte, temendo que o Brasil se tornasse os EUA em relação a focos semelhantes de levantes manda queimar todos os documentos da escravidão com exceção da Lei Áurea.

    Em relação a Revolução Haitiana foi a primeira revolução negra da américa.

  • Assim como em outras questões da prova da CESPE / CEBRASPE, não há a demanda de síntese ou de análise. Ela é bastante direta e demanda conhecimentos básicos , muitos de memorização. A questão não apresenta dificuldades para os candidatos que buscam a posição de professor de História de escola básica ou seja, graduados em História . 
    O escravismo e todo o processo de abolição da escravidão no Brasil vem sendo estudado, cada vez mais, por novos ângulos e pesquisadores que discutem , às vezes rejeitam e, certamente , complementam e enriquecem em muito os conhecimentos acerca do tema. São bastante importante as pesquisas e as publicações de historiadores vinculados aos movimentos negros.
    A abolição não foi um ato benemérito da regente Princesa Isabel , pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Ela resultou da ação política da sociedade civil – na qual tinham participação efetiva lideranças abolicionistas de fato – descendentes de africanos libertos ou brancos – e , também, de forte pressão de senhores de terra preocupados com o fornecimento de mão de obra para suas plantações. Essa movimentação da sociedade era representada pelos políticos no parlamento, ligados direta ou indiretamente aos interesses expressos pelos movimentos. 

    Umas das afirmativas sobre o processo de abolição da escravidão está correta 
    A) INCORRETA- Embora a quantidade de libertos já fosse significativa e, em algumas regiões a quantidade de libertos já era maior do que a de escravizados. Mas, ainda assim, foram por volta de 700 mil os libertos pela Lei Áurea 
    B) CORRETA -Havia, entre as elites proprietárias , não só no Brasil mas em todas as áreas escravistas da América, que ocorresse um levante de escravizados como o do Haiti. É o que passou à história como “haitianismo ". Daí a necessidade de elementos das elites buscarem a condução do processo de abolição. 
    C) INCORRETA- O processo de abolição não foi pacífico. Houve , desde o início da utilização do braço escravo a reação , muitas vezes violenta, dos cativos. 
    D) INCORRETA- As Leis do Ventre Livre e a Lei Áurea foram propostas dentro do parlamento. 
    E) INCORRETA- A proibição do tráfico negreiro aconteceu em 1850, quando passou a ser de interesse do Estado e de proprietários.

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • prefiro esse tipo de questões. E só ir eliminando e pronto ✅
  • A título de curiosidade..

    Revolução Haitiana foi uma grande rebelião de escravos e negros libertos e foi motivada pela grande exploração e violência do sistema colonial escravista francês naquela região. Os escravos e os negros libertos da região foram fortemente influenciados pelos acontecimentos que se passavam durante a . O movimento resultou na abolição da escravidão em todas as colônias francesas.

    A guerra da secessão americana foi motivada pelas diferenças existentes entre norte e sul dos Estados Unidos. O NORTE era caracterizado pelo desenvolvimento manufatureiro, com a existência de pequenas propriedades agrícolas e predominância do trabalho livre assalariado. O SUL (derrotado) era dependente do cultivo agrícola (plantation), no qual havia o latifúndio, baseada na monocultura (em geral, algodão) e totalmente dependente do trabalho escravo. .


ID
5114545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quando os europeus chegaram ao Brasil, encontraram povos que denominaram índios, com quem travaram diversos tipos de relações. No que se refere a tais relações no período colonial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoas doidas que estudam para concurso irei resumir as alternativas

    A- Parte dos indígenas foi escravizado por diversos motivos, como por exemplo, serem um povo considerado sem alma.

    B- Eles formaram sim alianças com os " homi branco " principalmente quando era pra arrebentar o ### da barraca com alguma outra tribo que eles nao gostavam ai os homi branco iam e ajudavam no extermínio.

    C- Sem comentários....

    D-Economia indígena? eles nem tinham isso...

    E- Nunca li nada sobre isso então eliminei ela...

    Todos os comentários são de cunho pessoal por favor me corrijam caso esteja falando bobagem.... Obrigado espero ter ajudado

  • Famoso Cunhadismo.

    GAB. A

  • O erro da E deve ser em falar sobre "cidades pré-cabralinas", resta lembrar que os aldeamentos jesuitas formaram povoados e cidades a partir de aldeias indígenas.

  • Nesta questão, da mesma forma que outras questões da prova da CESPE / CEBRASPE, não há a demanda de síntese ou de análise. Ela é bastante direta e demanda conhecimentos básicos , muitos de memorização. A questão não apresenta dificuldades para os candidatos que buscam a posição de professor de História de escola básica ou seja, graduados em História 
    No entanto, as pesquisas acerca das culturas nativas e do relacionamento com o elemento português são , no Brasil, mais da área de antropologia do que de História. Ainda há uma quantidade significativa de preconceitos e desinformação nas publicações de História para a Escola Básica. 

    Umas das afirmativas acerca do relacionamento entre povos nativos e o colonizador português está correta 
    A) CORRETA- O braço escravo africano sempre foi muito caro, na medida em que era “ importado". Nas áreas menos ricas, como na capitania de São Vicente, na área de São Paulo, houve significativa escravização de nativos. Além disso, os nativos que viviam nas reduções jesuítas trabalhavam na terra e em coleta. Em tese, para manter a comunidade. As “ razões" para a escravização são muitas. Entre elas a “ guerra justa", conceito de origem medieval 
    B) INCORRETA – Muitas vezes os dominadores portugueses , assim como outros europeus em outras regiões, utilizaram-se das rixas entre grupos de nativos. Ofereciam aliança a um grupo contra o outro. 
    C) INCORRETA- As culturas nativas da América foram desconsideradas e qualificadas como “ inferiores". A ideia era de “ civilizar" os índios através da adoção da cultura e hábitos europeus. 
    D) INCORRETA- A economia indígena não foi incorporada à lógica colonial 
    E) INCORRETA- Não há notícia de cidades pré-cabralinas. Foi diferente , por exemplo, em áreas de dominação espanhola na América. A cidade do México foi construída sobre a cidade azteca de Tenochtitlán. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • PM-PR E PC-PR

  • GABARITO A , A FAMOSA GUERRA "JUSTA" .

  • Com relação ao povo ser considerado sem alma,creio que essa expressão se refere aos negros,tendo em vista a sua não aceitação a catequese.


ID
5114548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os governos militares no Brasil

Alternativas
Comentários
  • Ficou na dúvida né? Entre A e E

    Lembre-se de 2 coisas: a questão é NÍVEL PROFESSOR e é BANCA CESPE (CESPE É F#%&#)

    Porque a correta é letra E?

    Fica com preguiça de ler não

    • Os militares continuaram estimulando o desenvolvimento do setor nuclear. A ambição do governo era adquirir todas as fases do ciclo nuclear por meio de cooperação internacional. Com isso em mente, em 1974, a Companhia Brasileira de Tecnologia Nuclear (CBTN) foi fortalecida e tornou-se Empresas Nucleares Brasileiras S/A (Nuclebrás). Chefiada por Paulo Nogueira Batista, um diplomata de carreira, a Nuclebrás foi encarregada de implementar o programa nuclear, promovendo a criação de empresas autônomas para a construção de partes e o fornecimento de serviços para as usinas nucleares. Enquanto a Nuclebrás cuidava da implementação e do financiamento, a CNEN era responsável pela inspeção, regulação e planejamento nuclear. Além disso, a CNEN continuou sendo o órgão de assessoramento do Ministério das Minas e Energia para assuntos nucleares nacionais e internacionais.

    • Após a Índia testar um artefato nuclear em 1974, no entanto, os EUA reduziram e, logo, suspenderam a cooperação nuclear com o Brasil. Além disso, na sequência da crise energética de 1973, a USAEC sujeitou o fornecimento de combustível para outros países à disponibilidade interna. Desse modo, o Brasil privilegiou as negociações com a França e com a Alemanha Ocidental, tendo assinado com esta um acordo em 27 de junho de 1975, o qual previa a transferência de conhecimento operacional sobre reatores.
  • Sobre a letra: ( A )

    Quando o regime se instala ele tem apoio popular. as pessoas não queriam que fosse intalado um solialismo no país.

  • Quando vejo que é questao do CESPE/CEBRASPE eu triplico a atenção pois sei que a resposta está no detalhe, ou seja, o erro da alternativa A é dizer que o regime militar foi impopular o que nao está correto

    Abraço do Bender Concurseiro

  • Enfim, eu enxerguei o erro na A de outra forma.

    "em razão dos sucessivos fracassos econômicos."

    e sobre o milagre econômico do governo Médici? Mesmo durando pouco, pois logo a crise do petróleo abalou a economia, não da pra dizer que o período teve sucessivos fracassos econômicos...

  • Passaram por conflitos diplomáticos com os Estados Unidos da América, tendo o programa nuclear sido um dos pontos de atrito.

    GABARITO - E

  • Erro da C: "grande parte das políticas econômicas elaboradas no período da ditadura militar se baseava nos ensinamentos de Keynes sobre a necessidade do governo intervir na economia."

    (encontrei essa informação em um TCC, não consegui linkar a fonte.)

    Ou seja, o regime militar implementou políticas keynesianas e não neoliberais.

    → Keynesianismo: defende a necessidade de uma forte intervenção econômica do Estado.

    → Neoliberalismo: doutrina voltada para a adaptação dos princípios do liberalismo clássico às exigências de um Estado regulador e assistencialista, que deveria controlar parcialmente o funcionamento do mercado.

  • A questão proposta é vaga pois , ao não localizar “ governos militares" no tempo , é possível que dúvidas apareçam. Afinal, houve presidentes militares durante a Primeira República ( Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Hermes da Fonseca) e, Getúlio Vargas apresentava-se, durante a primeira fase de seu longo governo, em uniforme militar, referindo-se ao movimento de 1930 que o levou ao poder.
    O regime militar, por sua vez, aconteceu entre 1964 e 1985. Há que ler atentamente as opções oferecidas para que seja possível resolver as possíveis dúvidas. A questão é direta e, não demanda análise de um tema. Os conhecimentos demandados são essencialmente aqueles de Escola Básica. Além disso são de memorização. 

    Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta sobre governos militares. Ao que as opções indicam, do período entre 1964 e 1985. 
    A) INCORRETA- Os governos do regime militar tornaram-se cada vez mais impopulares por conta do fracasso econômico a partir da segunda metade da década de 1970. Antes a oposição , apesar de existir, não angariava apoio maciço. 
    B) INCORRETA – Principalmente após a decretação do AI5 – em 1969 - houve uma brutal concentração de poder nas mãos do Executivo Federal, que passa a ter condições de interferência nos outros poderes. 
    C) INCORRETA- Apesar de algumas medidas liberais – principalmente na área de comércio exterior -, os governos militares mantiveram interferência na economia através das empresas estatais principalmente. 
    D) INCORRETA- Durante os anos de regime militar houve desrespeito total aos Direitos Humanos e censura de todos os tipos de mídia.
    E) CORRETA – Houve , durante o período, alguns conflitos com EUA, até mesmo em função da questão do desrespeito aos Direitos Humanos, apesar do apoio dado pelos EUA ao golpe de 1964. As mudanças da política interna e novas condicionantes da política externa norte-americana na segunda metade da década de 1970 e mais na década de 1980 levou a conflitos com o Brasil. Um deles foi acerca da construção de usinas nucleares. A tecnologia importada pelo Brasil foi a alemã. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • GAB E

    Erro da A : O milagre brasileiro traduziu-se em altas taxas anuais de crescimento da economia, conferindo grande popularidade ao regime militar naquele contexto.

    -----------------------------------------------------------------------------------------

    SIm , houve uma crise posterior .

     QUESTÃO ) Um dos fatores que causou forte insatisfação popular contra o regime militar foi o agravamento da crise econômica, a elevada inflação, que atingiu 110%. gab C

    - Apesar dos avanços economicos , pricipalmente , nos primeiros anos do regime militar, houve, posteriormente, um crescente aumento da inflação 

  • A) foram impopulares do início ao fim, em razão dos sucessivos fracassos econômicos.

    Errada > Durante o regime militar entre 1964 a 1985, teve, no Plano Nacional de Desenvolvimento, um grande crescimento econômico, o "milagre econômico"

    B) evitaram interferir na independência do Poder Judiciário, tendo respeitado a integridade do Supremo Tribunal Federal.

    Errada > Leia sobre "atos inconstitucionais"

    C) adotaram políticas neoliberais, marcadas pela ausência de interferências do Estado sobre a economia.

    Errada > Na verdade foi assim:

    Década de 30 > Vargas, nacionalismo

    Década de 50 > JK, abertura do capital estrangeiro

    Década de 60 > Ditadura, pluralização

    Década de 90 > F. Collor, o caçador de marajás, neoliberalismo

    D)promoveram o respeito aos direitos humanos e a liberdade de imprensa.

    Errada > Leia o ato inconstitucional nº5

    E)passaram por conflitos diplomáticos com os Estados Unidos da América, tendo o programa nuclear sido um dos pontos de atrito.

    Certo

    > Evitou o alinhamento incondicional com os EUA

    > Fez um acordo militar com Brasil-Alemanha

    > Reatou relações diplomáticas com a China

    Qualquer equivoco vcs dão um "alô"

  • Minha contribuição.

    A)Errado.O governo não foi Impopular do início ao fim,o apoio maciço contra o governo aconteceu após a primeira metade de 1970.Além de que no regime militar houve o chamado "milagre econômico brasileiro" entre 1968 e 1973.

    -

    B)Errado.Após 1969 houve a concentração de poder no Executivo,que sempre interferia no poder judiciário.

    -

    C)Errado.Neoliberalismo foi começar no Brasil em 1980 e 1990.

    -

    D)Errado.Houve enorme perseguição e repressão civil e política,o que invalida demais a questão.

    -

    E)Certo.O governo dos Estados Unidos apoiou a área política brasileira,mas não a militar,que desde antes do golpe dificultava o desenvolvimento nuclear brasileiro.

    "Se não puder se destacar pelo talento,que o conheçam pelo esforço."

  • Houve , durante o período, alguns conflitos com EUA, até mesmo em função da questão do desrespeito aos Direitos Humanos, apesar do apoio dado pelos EUA ao golpe de 1964. As mudanças da política interna e novas condicionantes da política externa norte-americana na segunda metade da década de 1970 e mais na década de 1980 levou a conflitos com o Brasil. Um deles foi acerca da construção de usinas nucleares. A tecnologia importada pelo Brasil foi a alemã. 

    GABARITO - E


ID
5114551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A industrialização do Brasil ocorreu tardiamente em relação a vários países europeus e aos Estados Unidos da América. Quanto à industrialização da sociedade brasileira, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    A) A formação da classe operária brasileira contou com contribuições de imigrantes europeus e de brasileiros natos. ➡ certo, só você lembrar do processo de embranquecimento da população e a enxurrada de imigrantes, mas Vargas deu uma freada limitando a entrada de imigrantes.

    B) O processo de industrialização fez a agricultura brasileira entrar em decadência, o que gerou o deslocamento de capitais do setor agrícola para o industrial. ➡ errado, o que gerou o deslocamento de capitais foi a crise de 1929, que gerou essa mudança de capitais do setor agrícola para o industrial.[

    C) No processo de industrialização do Brasil, foi vetada a participação de empresas estrangeiras, especialmente no setor produtor de bens duráveis. ➡ errado, a abertura ao mercado externo mais expressiva começa com o JK para a instalação de multinacionais. JK impôs às multinacionais um grande mecanismo de barganha: o mercado interno brasileiro estava aberto e havia interesse em internalizar a indústria mais avançada de bens de consumo duráveis e de bens de produção, mas as empresas estrangeiras teriam que obedecer as condições do Estado brasileiro.

    D) Foram abundantes as inovações tecnológicas e organizacionais oriundas de parcerias entre empresas e universidades.➡errado: não se pode falar abundante inovação tecnológica em um país subdesenvolvido. há sim alguma inovação, bem tímida se comparado com países desenvolvidos, mas tem sim!

    E) A indústria brasileira contou com recursos abundantes do setor financeiro privado nacional, o qual se caracterizou por financiamentos de longo prazo. ➡ errado: recursos internacionais, FMI, dívida externa... o resto é o que você já sabe.

    bons estudos

    mais conteúdo no insta @mike_estudante

    https://www.instagram.com/mike_estudante/

  • Não desista do seu sonho.

    Avante PMPR!

  • Durante o segundo reinado quando aconteceu o primeiro surto industrial, comprar escravos aqui no brasil já não era tão lucrativo por conta da lei do ventre livre e da Bill Aberdeen. por conta disso o Brasil fez uma forte propaganda para que imigrantes europeus viessem para o Brasil trabalhar. como eles já tinham uma experiência com indústrias lá na Europa foi bom para os proprietários de indústrias.

    Por conta disso e letra A está correta.

    A) A formação da classe operária(trabalhadores) brasileira contou com contribuições de imigrantes europeus e de brasileiros natos

    Bom, espero que eu tenha te ajudado. bons estudos!

  • Gab. A. A CESPE adotou uma postura bem crítica nesta questão.

  • A) A formação da classe operária brasileira contou com contribuições de imigrantes europeus e de brasileiros natos. ➡

    Vale ressaltar o primeiro surto industrial brasileiro, lembre-se do barão de Mauá (segundo reinado de don Pedro II), ai é só você lembrar do processo de embranquecimento da população e a enxurrada de imigrantes. Por conta disso, a resposta certa é esta

  • Essa prova veio quente hein !

  • Principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

  • vale ressaltar o primeiro surto industrial brasileiro, lembre-se do barão de Mauá (segundo reinado de don Pedro II), ai é só você lembrar do processo de embranquecimento da população e a enxurrada de imigrantes

  • A questão acima tem como tema a industrialização brasileira e seus impactos sociais e econômicos para o país.

    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba como ocorreu o processo de industrialização no Brasil, as suas características e seus desdobramentos econômicos e sociais para a sociedade brasileira. 

    Feita a explicação prévia, vamos a análise das alternativas abaixo:

    Letra A - Correta, pois de fato grande parte da mão-de-obra operária das indústrias brasileiras era composto por imigrantes europeus e brasileiros natos. Porém, entender isso implica voltar em 1888, que foi o ano da abolição da escravatura aqui no Brasil. Quando houve o acontecimento, é importante mencionar que os negros afrodescendentes que passaram pelo processo de escravização não foram integrados à sociedade brasileira. Muitos não tiveram acesso à trabalho, renda, educação, moradia digna, educação, saúde, etc, pois foram bastante marginalizados pelo governo vigente. Além disso, a elite econômica do país era adepta a teorias eugenistas, que propagavam a ideia que a raça branca era superior as demais. Com isso, a elite econômica junto com os governos seguintes promoveram políticas de "branqueamento" da sociedade brasileira, excluindo os negros das esferas sociais e trazendo, a partir de incentivos financeiros governamentais, um grande número imigrantes europeus para morarem e trabalharem nas lavouras de café. Com o fim do ciclo cafeeiro, o Brasil passou a investir em indústrias reincorporando esses imigrantes europeus às atividades industriais junto com os brasileiros natos.

    Letra B - Incorreta, pois esse deslocamento de capitais da área agrícola para a área industrial, ocorreu durante a crise de 1929 que aconteceu nos EUA. Na época, o Brasil era um grande exportador de café mundial, e seu PIB era bastante dependente da produção cafeeira. Das exportações, 70% das vendas eram destinadas aos EUA, que com a crise parou de comprar o café brasileiro, levando a uma drástica redução do PIB brasileiro. Temendo os impactos econômicos e visando fugir dessa dependência econômica, o governo de Getúlio Vargas - presidente da época - começou a investir na atividade industrial visando o restabelecimento e diversificação da economia brasileira. Portanto, não foi o processo industrial que promoveu esse deslocamento de capitais, e sim a crise de 1929, que levou a Industrialização do país.
    Letra C - Incorreta, pois o governo de Juscelino Kubitscheck (1955-1960) tinha como grande política de governo a modernização do território brasileiro. Nesse sentido, JK começou a conceder incentivos governamentais no intuito de abrir a economia brasileira para o capital estrangeiro, o que levou indústrias estrangeiras a se instalarem no Brasil. Entre essas indústrias destacam-se as indústrias automobilísticas, como a FORD e a General Motors, que na época estavam se expandindo e abrindo filiais em vários países. Portanto, a alternativa está errada, pois nunca houve proibição da instalação de indústrias estrangeiras, e o país recebeu várias fábricas do setor de bens duráveis.
    Letra D - Incorreta, pois ao longo do desenvolvimento industrial brasileiro, que teve seu auge entre as décadas de 1960 a 1980, não havia uma parceria significativa entre empresas e universidades no sentido de trazer inovações tecnológicas e organizacionais. Embora a quantidade de universidades tenha se elevado durante a década de 2000, em um país emergente como o Brasil, não dá pra falar ainda em amplo e abundante desenvolvimento tecnológico oriundo de uma parceria técnica entre empresas e universidades.
    Letra E - Incorreta, pois a indústria brasileira, ao longo de seu desenvolvimento, contou mais com o capital e investimento estrangeiro para o financiamento de suas atividades, o que de certa forma, comprometeu a autonomia do crescimento econômico brasileiro. Isso ocorreu sobretudo durante a década de 1980 que levou ao grande crescimento da dívida externa que afetou a atividade industrial brasileira e aumentou os índices de inflação econômica.
    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5114554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao longo do século XX, concomitantemente à industrialização do Brasil, foram introduzidas no país diversas políticas sociais. Com relação a tais políticas nesse período, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Mortalidade Infantil no Brasil

    • Caiu de 47 para 13,4 a cada 1000 de 1990 a 2017;
    • O ECA contribuiu para essa redução;
    • A região Sul apresenta as menores taxas ;
    • Paraná é um dos estados com a menor taxa;

    PASTORAL DA CRIANÇA

    • Criada em Florestópolis em 1983, no Paraná;
    • Hoje atua no Brasil inteiro combatendo a mortalidade infantil
    • Ligada a igreja católica
    • Influenciou diretamente na redução da mortalidade infantil;

  • não ta nada bem...

  • Não desista do seu sonho.

    Avante PMPR!

  • Falando sério. Nenhuma alternativa está correta. A questão deveria ser assim: Qual alternativa é a menos errada, considerando a eficiência das políticas sociais brasileiras no século XX?

  • A- Não teve CLT para o campo

    B- Não teve educação sexual nas escolas

    C- Não teve resultados acima da média mundial

    D- Gabarito

    E- Hoje, a CF prevê a universalidade da saúde, mas ainda não é. Logo, em 46/64 muito menos.

  • A questão acima tem como tema as políticas sociais promovidas no Brasil após o processo de Industrialização que ocorreu no país.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato tenha conhecimento das políticas sociais promovidas ao longo do século XX e que impactos que elas trouxeram para a população brasileira.
    Feita a explicação prévia do que se pede na questão, vamos analisar abaixo as alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois na época do Estado Novo, o Brasil passava por uma crise em seu modelo agrário-exportador, uma vez que seu principal produto comercializado - o café - tinha perdido o seu principal comprador - os Estados Unidos - levando a uma queda no PIB brasileiro. Tentando conter essa crise, Getúlio Vargas implementou várias indústrias de base no intuito de diversificar a economia brasileira, transferindo capital da agricultura para as atividades industriais. Com isso, muitos agricultores perderam incentivos e a atividade agrícola no país perdeu força, o que incentivou a muitos trabalhadores rurais e migrarem para as cidades em busca de novas oportunidades de vida. 
    Letra B - Incorreta, pois primeiro que a comercialização de anticoncepcionais se inicia no Brasil em 1962, e a popularização desse consumo só ocorreu na década de 1980, ou seja, uma época muito depois do governo de Getúlio Vargas. Além disso, a aplicação de noções de educação sexual nas escolas só ocorreu efetivamente a partir da década de 1990, com a maior inserção do assunto em livros didáticos e em currículos oficiais nos sistemas de ensino aqui no Brasil.
    Letra C - Incorreta, pois embora o acesso e a obrigatoriedade da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade para a população fosse promovida durante o século XX, é incorreto pensar que essa determinação trouxe médias mundiais acima da média. Prova disso são os resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de 2019, que avaliou o desempenho escolar de alunos de 75 países. No resultado, o Brasil teve índices preocupantes, uma vez que ficou apenas entre 58° e 60° no ranking de leitura, em 66° e 68° no ranking de ciências e entre 72° e 74° em Matemática, dados que mostram que, embora seja acessível a muitas crianças, a educação pública brasileira precisa avançar muito em relação à qualidade de ensino ofertada aos nossos alunos.
    Letra D - Correta, pois ao longo do século XX, houve uma intensa massificação das campanhas de vacinação infantil no Brasil. Como exemplos podemos citar a campanha de vacinação contra a Poliomielite em 1962, a campanha de vacinação para a erradicação da Varíola em 1965. Além disso, em 1977 foi instituído no Brasil a obrigatoriedade de vacinas contra essas doenças mais a meningite para crianças de até 1 ano de idade. Além disso, nas décadas de 1980 e 1990, campanhas de vacinação contra Sarampo, Tétano e Gripe foram promovidas, o que promoveu a grande queda na mortalidade infantil brasileira. Essa queda também foi justificada pela maior cobertura e oferecimento de saneamento básico e coleta de esgoto, que ajudou a conter doenças como Cólera, Febre Amarela, Febre Tifóide, entre outras.
    Letra E - Incorreta, pois a universalização da assistência médica no Brasil, que se efetivou definitivamente com a criação do SUS, ocorreu em 1990 e não no período citado na alternativa.
    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
5114557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A historiografia brasileira contou, ao longo do século XX, com grandes autores que procuraram compreender vários aspectos da formação do país. A respeito do pensamento de alguns desses autores consagrados, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
5114560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ainda que a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro tenha transformado várias das relações entre a sociedade e o Estado, a construção do Estado Nacional brasileiro se fez a partir de 1822. No que se refere a essa construção, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E

    A)As fronteiras com as repúblicas sul-americanas estavam demarcadas desde o Tratado de Madri, em 1750, o que explica a ausência de conflitos internacionais no contexto da construção do Estado Nacional. ➡ errado: A Guerra Guaranítica ou Guerra dos Sete Povos foi o conflito armado envolvendo as tribos Guarani das missōes jesuíticas contra as tropas espanholas e portuguesas, como consequência do Tratado de Madrid que definiu uma linha de demarcação entre o território colonial espanhol e português na América do Sul.

    B) As instituições norte-americanas serviram de inspiração aos constituintes de 1824 no Brasil, os quais adotaram a mesma forma de governo adotada nos Estados Unidos da América.➡ errado: A primeira Constituição brasileira foi feita em 1824. "Essa Constituição, apesar de se inspirar no modelo francês e ter um caráter aparentemente liberal, introduzia um quarto poder, chamado moderador, que gerava uma hipertrofia do poder imperial"

    C) As guerras de independência no Brasil foram semelhantes às ocorridas no restante da América Latina, por serem numerosas e de longa duração. ➡ O processo de emancipação do Brasil não foi pacífico, apesar desta teoria ser muito difundida. Houve luta, especialmente no Nordeste e, na Bahia, e o combate só terminou em 2 de julho de 1823. mas Não. O processo de independência no Brasil, não deixou o território fragmentado, diferente da ocupação da América espanhola. Outro fato foi que, o Brasil ainda manteve a escravidão após a independência, enquanto na América espanhola, vários países aboliram a escravidão logo após a independência. Além disso, o processo de independência do Brasil foi bem mais tranquilo, não foi necessário lutar pela independência, como aconteceu com a América espanhola.

    continua ....

  • gabarito letra E

    D) O Exército Brasileiro foi peça fundamental da construção do Estado ao garantir a unidade nacional quando da independência. ➡ errado: Sem condições de enfrentar os levantes de modo autônomo, o governo brasileiro contratou os serviços militares de oficiais estrangeiros tais como o lorde inglês Thomas Cochrane e o marechal francês Pierre Labatut. Entre os meses de julho e agosto de 1823, esses oficiais lutaram contra os levantes que tomaram as regiões norte e nordeste do território brasileiro. Alguns meses mais tarde, os revoltosos da região Cisplatina foram igualmente vencidos.

    E) Extinguir o tráfico negreiro em razão das pressões estrangeiras, em uma sociedade escravista, foi uma das tarefas mais difíceis para a construção do Estado Nacional. ➡ certo:

    O processo de abolição da escravatura no Brasil foi gradual e começou com 

     

    lei feijó 1831 lei pra ingles ver

    Pretendendo retardar o mais possível a eliminação dessa força trabalhadora e aliviar a pressão inglesa, o governo promulgou, em novembro de 1831, uma lei proibindo o tráfico negreiro para o Brasil, declarando livres os escravos que aqui chegassem e punindo severamente os importadores.

     

    (Bill Aberdeen: 8 de agosto de 1845. foi um ato do Parlamento do Reino Unido, que autorizava os britânicos a prender qualquer navio suspeito de transportar escravos no oceano Atlântico.)

     

    Com esse empurrãozinho o BR se mexeu!

    1° a Lei Eusébio de Queirós de 1850: proibiu a entrada de africanos escravos no Brasil, criminalizando quem a infringisse,

    Lei do Ventre Livre, também conhecida como Lei Rio Branco,1871, A fim de limitar a duração da escravidão no Brasil Imperial, a lei propunha, a partir da data de sua promulgação, a concessão da alforria às crianças nascidas de mulheres escravizadas no Império do Brasil.

    A Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei n.º 3.270, foi promulgada 28 de setembro de 1885 que garantia liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos proprietários de escravos indenização. A indenização deveria ser paga pelo liberto, sendo, portanto, obrigado a prestar serviços ao seu ex-senhor por mais três anos ou até completar 65 anos de idade.

    4° Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil.

    bons estudos

    em breve conteúdo no insta: @mike_estudante

  • Não concordo com o gabarito. Qual país, além da Inglaterra, fazia tanta pressão para que o Brasil abolisse o tráfico de escravos? Além disso, temos o evento histórico de 2 de julho na Bahia, onde o exército brasileiro derrotou as tropas leais a Portugal.

  • *PARA FINS DIDÁTICOS*

    Leis abolicionistas:

    1. Lei Feijó (1831) - O Brasil propõe essa lei que declara o tráfico negreiro como algo criminoso dentro do território.
    2. Lei Bill Aberdeen (1845) - Foi aprovada pelo parlamento britânico, essa lei autorizava a marinha britânica a perseguir e aprisionar os navios tumbeiros em qualquer lugar do Atlântico.
    3. Lei Eusébio de Queiroz (1850) - Proibia a entrada de escravos no Brasil.
    4. Lei do Ventre Livre (1871) - As crianças nascidas de escravos estariam libertas a partir desta data.
    5. Lei do Sexagenário (1885) - Escravos que atingissem os 60 anos de idade teriam o direito de comprar sua liberdade trabalhando por mais 5 anos.
    6. Lei Áurea (1888)- Foi aprovada no Congresso e assinada pela princesa Isabel, abolindo a escravidão.
  • O pequeno trecho transcrito na entrada da questão não fornece grande orientação acerca do tema específico da pergunta proposta. O que se entende é que as opções apresentadas referem-se à formação do Brasil como Estado após a independência oficial em 1822. Isso significa que há várias possibilidades de temas: economia, política , política externa, formação cultural, relações internacionais ou conflitos , desde que após a independência e, não há uma delimitação do final do período histórico a ser enfocado. A pergunta , apesar de vaga, não apresenta dificuldades. Não há exigência de análise detalhada por conta de proposições de acordo com o que se trabalha em História na escola básica 

    Portanto, acerca da construção do Brasil como Estado , com a independência, uma das opções apresenta uma ideia correta.
    A) INCORRETA – O Tratado de Madri de 1750 foi um dos tratados assinados entre Portugal e Espanha para delimitar as suas áreas coloniais. Não foi definitivo. Aliás, foi anulado em 1777 e deu margem às guerras guaraníticas. Para delimitar as fronteiras no sul foi feito o Tratado de Badajós em 1801 . E não significou a formação definitiva do território brasileiro. 
    B) INCORRETA – A constituição norte-americana foi, sim, exemplo para a elaboração das constituições dos novos Estados na América Latina. Porém, o Brasil estruturou-se como uma monarquia enquanto os EUA se organizou como uma república. 
    C) INCORRETA -As guerras de independência no Brasil aconteceram após a independência oficial e não durante o processo. Além disso não foram tão longas tampouco tiveram o efeito de esfacelamento de território como aconteceu na América espanhola. 
    D) INCORRETA- A unidade nacional foi garantida em parte pela ação do exército ao sufocar revoltas. No entanto a união começou a ser forjada quando da transferência da família real portuguesa para o Brasil em 1808. A instalação do Estado português foi um elemento fundamental de união de interesses 
    E) CORRETA- A extinção do tráfico negreiro não resultou apenas da pressão estrangeira mas ela existiu, principalmente depois da assinatura dos Tratados de Aliança e Amizade Comércio e Navegação com a Inglaterra. No entanto, extinguir o tráfico e a escravidão afetava os interesses dos grandes proprietários de terras, que dependiam do braço escravizado para o trabalho em suas propriedades.

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • GABARITO E .

  • Certo, a Inglaterra botava pocando em Portugal no tocante a esse assunto.


ID
5114563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final do século XVII, foi encontrado ouro em Minas Gerais e, a partir disso, formou-se uma sociedade colonial um pouco diferente da existente até então. Quanto a esse assunto, é correto afirmar que a formação das sociedades mineradoras em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso

Alternativas
Comentários
  • Resposta:C

    Venha UFPR

  • gabarito letra C

    Com a interiorização do Brasil a partir do fim do século XVI, bandeirantes, a procura de metais preciosos e indígenas encontraram grandes reservas de ouro na região das Minas Gerias, consolidando um novo fluxo de ocupação populacional. Surge então no Brasil com a descoberta de metais preciosos, uma nova organização social e política, a sociedade do ouro, mais vinculada em espaços urbanos do que a antiga sociedade do açúcar que ainda se efetivam na região Nordeste.

    A partir da mineração, Portugal passou a aumentar seu controle sobre a colônia, resultado da rentável e lucrativa exploração mineralógica que a região das Minas Gerais começou a oferecer.

    A mineração criou adensamentos demográficos no Brasil, bem como o surgimento de outros centros econômicos que se vincularam com a difusão da produção econômica para além da tradicional exploração agrícola que ocorria no Nordeste.

    Com a criação de centros urbanos em Minas Gerais, tensões sociais passaram a surgir, sobretudo entre separatistas e governistas. Um dos episódios de grande importância histórica foi a Inconfidência Mineira (1789), um dos movimentos de emancipação que ocorreram na história brasileira. 

    bons estudos

    em breve conteúdo no insta: @mike_estudante

  • #PMPR2021

  • Assim como em outras questões da prova da CESPE / CEBRASPE, não há a demanda de síntese ou de análise. Ela é bastante direta e demanda conhecimentos básicos acerca do período de dominação portuguesa no Brasil, ou período colonial. Especificamente acerca da região das Minas Gerais, onde foram explorados ouro e pedras preciosas 
    A questão não apresenta dificuldades, que são os candidatos à posição de professor de História de escola básica ou seja, graduados em História E, a entrada da questão orienta o raciocínio, mesmo que de forma breve. O destaque é a formação da sociedade das minas e de que forma ela se difere das sociedades de outras regiões coloniais, como a da região açucareira, por exemplo. 
    Os estudos sobre este período histórico são variados e de fácil cesso. Há, incluso, publicações como a de Boris Fausto e, a de Lilia Schwarcz e H. Starling – Brasil: uma biografia - que apresentam uma síntese de qualidade acerca da História do Brasil desde a época colonial até o passado recente.

    Umas das afirmativas sobre a sociedade mineradora é correta. 
    A) INCORRETA- A interiorização no território, não só com a exploração aurífera como também com a expansão da pecuária as linhas divisórias acordadas quando da assinatura do Tratado de Tordesilhas são desobedecidas pelo dominador português. 
    B) INCORRETA – Os nativos foram de alguma forma integrados por ação de padres católicos mas, suas culturas e hábitos eram considerados selvagens e sua integração dependia de serem “ civilizados" e de adotarem crenças e hábitos dos europeus. 
    C) CORRETA- Em função da necessidade crescente de mão de obra na área mineradora há o aumento significativo da entrada de africanos escravizados. 
    D) INCORRETA- Ao contrário do que está dito na afirmativa , a região mineradora abriu e estimulou o comércio interno, na medida em que consumia produtos de outras regiões. A área mineradora não tinha uma produção agrícola e pecuária suficiente para seu abastecimento. 
    E) INCORRETA- Com a exploração de ouro e pedras preciosas em Minas Gerais há a entrada de população para o interior.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • PM-PR E PC-PR

  • GAB C

    "... O trabalho escravo utilizado nas minas de ouro foi a forma de trabalho mais penosa e pesada exercida pelos negros africanos escravizados no Brasil, entre os séculos XVII e XVIII"  ( pior mesmo que o cultivo da cana )

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Entendimento Cespe :

    QUESTÃO ) A descoberta do ouro nos sertões mineiros foi recebida pela Coroa portuguesa com grande apreensão. Não havia um projeto de colonização definido a priori. A tarefa de controlar a multidão de aventureiros que se dirigiria àqueles sertões parecia algo grande demais para os poucos recursos lusos. Por fim, existia a possibilidade da descoberta daquela riqueza despertar a cobiça das demais nações europeias. Gab c 

  • GAB: C

    #PMAL2021

  • Talvez esteja errado, mas ocorreu também nesse período o aumento das alforrias, justificativa para expandir o tráfico de africanos

  • questões sobre período colonial, o que for de ruim vc marca.


ID
5114566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A sociedade colonial brasileira assentou-se, entre outras instituições, no latifúndio e na escravidão. No que tange a esse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A

    Empregando trabalhadores escravizados, a sociedade colonial deu início à produção de mercadorias no Brasil.

    B

    As sociedades indígenas anteriores aos descobrimentos valorizavam a propriedade privada sobre terra, a qual foi aproveitada para a formação dos latifúndios na sociedade colonial. (a maioria eram nomades, viviam da caça e não de comercio...)

    C

    As famílias seguiam fielmente os valores católicos de então quanto ao casamento e à sexualidade, sendo raras as certidões de batismos em que o pai não era declarado. (estupravam, tinham filhos bastardos)

    D

    Na sociedade colonial, homens e mulheres eram considerados iguais em direitos e deveres.

    E

    A Igreja Católica opôs-se oficialmente à escravidão, favorecendo o abolicionismo. (somente a de indigenas)

  • Produção de mercadorias? Mas e aquela história de que na Colônia não se produziam produtos manufaturados?

  • ``empregando`` é uma palavra muito equivocada . NÃO Marquei essa alternativa por causa dessa expressão .

  • Por eliminação, letra A.

    Questão muito mal formulada pela banca

  • Olá, Jennifer Barbosa! Segundo o pacto colonial, não era proibido à colônia produzir manofaturas? Quais são esses produtos então?

  • Empregando trabalhadores escravizados.

    Escravizando né, que sacanagem é essa!

  • "Empregando trabalhadores escravizados"???????

  • EMPREGANDO, subtende -se que o escravo trabalhava de forma espontanea e ai que está o problema! Questão muito mal elaborada!

  • Empregando trabalhadores escravizados, a sociedade colonial deu início à produção de mercadorias no Brasil.

    Essas mercadorias dizem respeito as produções das plantations

  • Empregar trabalhadores escravos?

    Acredito que viesse "... empregando trabalhadores ex-escravos ..." seria mais adequado para a compreensão

  • A igreja católica era contra a escravização de indígenas

  • CABE RECURSO

    EMPREGAR ESCRAVOS ?

    SÓ SE FOR DE CARTEIRA ASSINADA !

  • O empregar está no sentido de utilizar

    malandragem demais

  • MALANDRAGEM?? SACANAGEM!!! EMPREGAR UM ESCRAVO? AIAI VIU, TA DE SACANAGEM SÓ PODERIA SER A CESPE!!!!!!

  • foi necessária a mão de obra escrava porque os colonizadores precisavam de mão de obra permanente, sendo assim, se fossem contratados portugueses para trabalhar na plantação da cana-de- açúcar teriam gastos muito elevados

  • Assim como outras questões da prova da CESPE / CEBRASPE, esta é bastante direta e demanda conhecimentos básicos acerca do período de dominação portuguesa, ou período colonial. Acima de tudo conhecimentos memorizados. Não há a demanda de síntese ou de análise. 
    Por conseguinte, não apresenta dificuldades para graduados em História, que são os candidatos à posição de professor de História de escola básica. E, a entrada da questão orienta o raciocínio, mesmo que de forma breve. Ela versa sobre os fundamentos da dominação colonial portuguesa no Brasil, a escravidão e o latifúndio, o que é basilar para o entendimento da época.
    Os estudos sobre o período histórico em pauta são variados, havendo publicações como a de Boris Fausto e a publicação de Lilia Schwarcz e H. Starling – Brasil: uma biografia -, que apresentam uma síntese de qualidade acerca da História do Brasil desde a época colonial até o passado recente. 

    Umas das afirmativas sobre a etapa colonial é correta. 
    A) CORRETA- O trabalho de africanos e nativos escravizados foi fundamental para a produção de mercadorias de origem agrícola que alcançassem alto valor de revenda no mercado internacional.
    B) INCORRETA – Latifúndios monocultores e propriedade privada não são elementos de nenhuma das culturas nativas do Brasil. São culturas de propriedade e trabalho coletivos, com uma divisão igualitária da fartura e da escassez. 
    C) INCORRETA- Os valores católicos , cultivados em sociedade, encobriam hábitos menos ortodoxos de relacionamento marital e de sexualidade, principalmente em relação à utilização das africanas escravizadas como escravas sexuais. A indicação de paternidade era frequentemente deixada em branco na certidão de batismo, que era o documento comprobatório da família e de quem eram pai e mãe. 
    D) INCORRETA- Na sociedade colonial , cujos resquícios se refletem na sociedade patriarcal no Brasil, as mulheres eram desqualificadas. Em muitas regiões inclusive , pouco saíam de casa. 
    E) INCORRETA- A Igreja Católica se opôs à escravização dos nativos, considerados de alma “ pura" como crianças e, portanto, dignos da salvação. Em relação aos africanos não só não havia uma posição oficial da Igreja Católica como também houve ordens religiosas que usavam o braço africano escravizado. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • PM-PR E PC-PR

  • "MERCADORIA" É ALGO QUE PODE SER VENDIDO, NÉ ? ENTRENTANTO SÓ PRODUZIAMOS O QUE A COROA NÃO CONSEGUIA PRODUZIR, OU SEJA NUNCA VENDIAMOS NADA PARA O EXTERIOR, SÓ COMPLEMENTÁVAMOS A COROA.

    QUESTÃO TOTALMENTE SEM SENTIDO

  • O Brasil colonial era vedado manufatura de matéria prima em mercadorias, apenas sua exportação para Portugal

  • CESPE , SENDO CESPE, nos sabemos que foi a exportacao do acucar , por isso , ela coloca "MERCADORIAS ", so para confundir , GABARITO A

  • Que emprego bom viu.. ai ai

  • CESPE DO CÃO

  • Meus antepassados "vou alí fazer uma entrevista de escravidão". BIZARRO CESPE!

  • Empregando no sentido de utilizar o trabalho escravo, não vejo como um erro este termo, na minha opinião, mercadorias é mais problemático, mesmo a cana de açucar sendo uma mercadoria, entendo que da uma impressão de estar se referindo a manufaturas. Acertei, mas sem confiança.

  • Empregar: Fazer uso de; utilizar; aplicar...

    não se refere a um ''emprego''

  • Mano que BIZARRICE DA CESPE
  • A palavra emprego está sendo utilizada com sinônimo de 'aplicação'
  • O termo empregar não foi usado no sentido de dar um trabalho, mas sim de utilizar.

  • Os escravizados não eram empregados, eram OBRIGADOS e FORÇADOS a esse trabalho. Que questão é essa???
  • Empregar no sentido de utilizar. Mas mesmo assim questão fdp

  • Caramba,QUESTÃO FDP....

    SACANAGEM CESPE.....

  • a mãe desse examinador tá na zona ,

  • Questão forjada na cachaça.

  • gabarito letra A

    Grandes produções de um único produto, que era a cana-de-açúcar, para abastecimento do mercado externo

  • Muito mal elaborada, deveria ser anulada.

    1. O termo "Empregando" foi colocado no sentido de "empregar", ou seja, USAR (e não no sentido de dar emprego). Ajudando alguns colegas que ficaram confusos.
    2. "Produção de mercadorias" remete a manufatura/industrialização. Caso a questão fosse de nível mais alto, deveria ser anulada. A mão de obra escrava atuava no "extrativismo" e, portanto, neste período, a manufatura era mínima, com exceções do artesanato e de produções de bens de consumo não durável para uso ou consumo próprio. Em outras palavras, apenas havia exportação e consumo de MATÉRIA PRIMA NADA OU POUCO PROCESSADA. O termo "produção", apesar de não tornar a questão errada de pronto, torna ela polêmica. Razão pela qual acho que deveria ser anulada.

    Lembremos: O Brasil colonial apenas extraía e exportava, enquanto a américa inglesa já enriquecia com vendas de embarcações fabricadas por eles mesmos, o que contribuiu para a construção de uma indústria nacional iniciante (hoje a mais eficiente do planeta).

    QUALQUER QUESTÃO QUE LIGUE O BRASIL COLONIAL A INDUSTRIALIZAÇÃO NÃO SERÁ CORRETA.

    Resuminod, entendo o caso da questão como uso inoportuno da palavra "produção", resta escolher a alternativa A.


ID
5114569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A exportação de alimentos marcou a sociedade brasileira do período colonial ao fim da República Velha. Tais bens eram produzidos em grandes propriedades que empregavam trabalhadores escravizados antes da abolição. A historiografia denominou tal estrutura de produção de plantations. Essa estrutura de produção

Alternativas
Comentários
  • Gab C

    Atenção que a questão fala do século XV..

    A) Tecnologia? O.o

    B) Baixa rentabilidade do trabalho escravo? Eles buscavam pelo mercado livre para pagar salário?

    D) Concorrencial? Ou grandes fazendeiros ficavam com as terras?

    E) Nem sei se havia estradas naquela época, creio que não. E rodovia nunca será eficaz, sempre será caro manter sua infraestrutura.

  • O Plantation foi um sistema de exploração colonial utilizado entre os séculos XV e XIX principalmente nas Colônias Europeias da América, tanto a Portuguesa quanto em alguns locais das colônias Espanholas e também nas colônias Inglesas Britânicas. Ele consiste em quatro características principais: grandes Latifúndios, Monocultura, Trabalho Escravo e Exportação para a metrópole.

     

    Através dos grandes latifúndios, com suas extensas terras, era possível produzir em grande escala um único produto, o que se denomina de monocultura. No Brasil, utilizou-se inicialmente a Cana-de-Açúcar, mas depois veio o Algodão, o Fumo e o Café. Geralmente eram Produtos Tropicais que eram plantados nesses latifúndios.

     

    Esses produtos tinham boa acolhida na Europa, o que levava essa produção a se destinar quase que Exclusivamente ao Comércio Externo com as metrópoles europeias, suprindo o mercado desses locais. Esse comércio garantia altos lucros, sendo que nas Américas portuguesa e espanhola adotava-se o monopólio desse comércio externo, situação que não se verificava nas colônias inglesas.

     

    A Mão de Obra utilizada no plantation era a Escrava, quase que exclusivamente composta por africanos escravizados. Além de ser um suprimento da força de trabalho, o comércio de escravos gerava imensas riquezas para os traficantes de escravos.

     

    Assim, o plantation proporcionava o chamado Comércio Triangular, em que os produtos tropicais eram vendidos na Europa em troca de tecidos, armas e álcool, que, por sua vez, eram oferecidos aos mercadores africanos em troca de escravos. Estes eram levados às colônias para trabalhar nos latifúndios monocultores, que produziam produtos tropicais, mantendo, dessa forma, este ciclo comercial.

  • BRASIL COLONIA:

    > PACTO COLONIAL, NÃO EXITE CONCORRENCIA NO MERCADO INTERNO.

  • GABARITO: C

    vejamos, as principais caracteristicas do sistema plantation:

    1- produção de produtos principalmente tropicais pelo fato de se adaptarem ás condições do clima e do solo , se são principais então não significa que sejam as unicas plantadas.

    2 - Grande latifundio

    3- Mão de obra barata - trabalho escravo

    4- Exportação para Metrópole

    5- produção voltada para a exportação

    6- Proporcionou o comercio Triangular ( onde os produtos eram vendidos na Europa em troca de tecidos, armas e álcool, que eram oferecidos aos mercadores africanos em troca de escravos)

  • Oficialmente, foi Martim Affonso de Souza que depois de aproximadamente 30 anos da chegada dos portugueses em solo brasileiro, é que trouxe a primeira muda de cana ao Brasil. E iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Mas foi no Nordeste, principalmente nas Capitanias de Pernambuco e da Bahia, que os engenhos de açúcar se multiplicaram.

    A origem do café no Brasil encontra-se no século XVIII. As primeiras mudas de café foram plantadas ainda pelos idos de 1720, na província do Pará. A pessoa que teria trazido as primeiras sementes do café para o Brasil foi Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa

  • Eu achando que o café era de origem brasileira.

  • Plantation é o MEEL

    M onocultura

    E scravos

    E xportação

    L atifúndios

  • Questão duvidosa, café vem de uma origem brasileira, uns dos maiores produtores de café e o estado de são Paulo.

  • Quando a questão fala do período colonial até o fim da República velha abrange tanto o ciclo do açúcar quanto do café portanto item está corretíssimo.

  • café é uma planta que tem a sua origem no continente africano, na região da Etiópia. Estima-se que a região da Cafa, na Etiópia, é quem originou o nome de Café.

    https://www.graogourmet.com/blog/conheca-origem-do-cafe-e-sua-historia/#:~:text=O%20caf%C3%A9%20%C3%A9%20uma%20planta,originou%20o%20nome%20de%20Caf%C3%A9.

  • rivilegiou, nos casos do açúcar e do café, plantas de origem estrangeira.> Ele colocou isso p confundir muita gente, Mas na verdade CANA E CAFÉ E DE ORIGEM ESTRANGEIRA.

  • Café: Etiópia

    Cana-de-açúcar: Nova Guiné

  • Letra C - O AÇÚCAR surgiu na ilha de (NOVA GUINÉ), no meio do oceano pacífico e se espalhou para o mundo gradualmente, junto com a migração humana. No Brasil a cana-de-açúcar só chegou em 1520, logo após os portugueses. O CAFÉ é uma planta que tem a sua origem no continente africano, na região da ETIÓPIA.

    Trabalho baseado na plantation (M.E.L.A.)

    (M)onocultura

    (E)scravista

    (L)atifundiária

    (A)groexportadora

  • A questão acima tem como tema o sistema agrícola denominado de plantations e suas características enquanto estrutura de produção.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba as características desse modelo de produção agrícola, os principais gêneros agrícolas produzidos e sua utilização no território brasileiro.
    Plantation foi um sistema agrícola que era voltado para a exploração colonial entre os séculos XV e XIX, implementado principalmente nos países colonizados pela Europa no continente americano. Esse modelo de produção estava assentado em quatro características principais: predominava em grandes latifúndios, se baseava na monocultura, utilizava como mão-de-obra o trabalho escravo e visava produzir para a exportação das metrópoles europeias. 
    Feita a análise prévia do que é pedido na questão, mais a explicação do conceito de plantation, vamos a análise das alternativas abaixo:
    Letra A - Incorreta, pois esse modelo de produção não utilizava tecnologias avançadas para alavancar sua produtividade. Além disso, foi um sistema agrícola que foi desenvolvido em uma época que as ferramentas e métodos para a agricultura eram bastante simples e rudimentares. 
    Letra B - Incorreta, pois é importante ressaltar que o trabalho escravo foi bastante lucrativo e rentável para os europeus, que não gastavam praticamente nada com esse tipo de mão-de-obra. Além disso, essa prática era bastante lucrativa para os traficantes de escravos que lucravam muito com comércio de africanos que passaram pelo processo de escravização.
    Letra C - Correta, pois esse modelo de produção que era feito em grandes latifúndios com base na implantação de monoculturas, privilegiou o café e a cana-de-açúcar, que eram produzidos em larga escala. Além disso, o clima Tropical que predomina no Brasil favoreceu essas plantações, uma vez que esses produtos são adaptados a esse tipo climático. Por fim, é importante destacar que esses produtos eram bem aceitos na Europa, o que trouxe volumosos lucros para a Coroa Portuguesa no comércio mundial.
    Letra D - Incorreta, pois na época das Plantations aqui no Brasil, vigorava o Pacto Colonial entre nosso país e Portugal. Nesse "acordo" foi instituído a exclusividade do comércio externo da colônia em favor da metrópole que a colonizou. No caso do território brasileiro, toda produção agrícola ficava sob responsabilidade da Coroa Portuguesa que decidia o que faria com as riquezas e produções obtidas. Sendo assim, como havia o controle da produção e do comércio externo, é inviável pensar em um regime concorrencial entre mercado interno e externo nesse período.
    Letra E - Incorreta, pois no período colonial correspondente ao auge das plantations, as ferrovias e rodovias não eram redes de transportes consolidadas na logística dessas mercadorias. Além disso, ferrovias e rodovias são redes dispendiosas com alto custo de implementação e manutenção.

    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
5114572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O termo República Velha foi cunhado ao longo da década de 30 do século XX para designar o período anterior e marcar novos tempos, pretensamente melhores. A República Velha

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ALTERNATIVA E

    Bastava lembrar que foi na república velha (oligárquica) que houve a industrialização por substituição das importações, logo destaque da classe operária, devidos aos conflitos externos ( como por exemplo a 1º guerra mundial)

    Vi que muita gente marcou a ALTERNATIVA A, cuidado pois a república velha (ESPADA) foi proclamada pelo exército SEM PARTICIPAÇÃO POPULAR, logo como pode a questão alegar existência de um plebiscito? foi praticamente um "golpe militar" em 1889 onde queriam o fim da monarquia.

    ALTERNATIVAS: B,C,D possuem opções absurdas, portanto GAB ERRADO.

    Ressalto que esses comentários são de cunho pessoal, portanto me sujeito a correções =)

  • gabarito letra E

    ➡ O café foi o principal produto responsável pela intensa atividade econômica paulista, pois era o principal produto da estrutura agroexportadora que o Brasil mantinha na passagem da Monarquia para República. Como principal produto brasileiro, o café impulsionou diversas transformações no país inteiro, como o trabalho assalariado, a urbanização e a modernização dos setores agrícolas e industriais.

    Foi por conta do café, por exemplo, que começou a se desenvolver linhas férreas, portos e estradas, além da ampliação do mercado fundiário e o crescimento das atividades voltadas para o comércio. A partir da década de 1880, o capital oriundo do café passou a ser também utilizado na fundação de indústrias, o que provocou o primeiro grande surto industrial do país.

    Os fazendeiros que não investiram na indústria, porém, também contribuíram para o desenvolvimento econômico do país, pois alimentavam o sistema bancário com o capital do café – que era utilizado para financiar outras atividades, como a industrial. Ademais, a chegada de imigrantes, que foi inicialmente patrocinada pelos cafeicultores – e depois pelos governos federal e do estado de São Paulo –, gerou um mercado amplo para diversos produtos, principalmente alimentos, bebidas e tecidos. A chegada desses imigrantes ainda foi importante para a formação de um amplo mercado de trabalhadores livres, que ofertava uma abundante de força de trabalho – algo que permitiu aos detentores de capital contratar mão-de-obra mediante o pagamento de baixos salários.

    Neste contexto, em quase todo período da República Oligárquica, as fábricas tinham como maior parte de seus operários de São Paulo trabalhadores estrangeiros, principalmente italianos

    bons estudos

    mais conteúdo no Instagram

  • Assim como outras questões da prova da CESPE / CEBRASPE, esta é bastante direta e demanda conhecimentos básicos acerca da república velha. Acima de tudo conhecimentos memorizados. Não há a demanda de síntese ou de análise. Por conseguinte, não apresenta dificuldades para graduados em História, que são os candidatos à posição de professor de História de escola básica. O período em questão é o da primeira república ou república velha, de 1889 a 1930, segundo as etapas da vida política do país. 
    Os estudos sobre o período histórico são variados, havendo publicações como a de Boris Fausto e a publicação de Lilia Schwarcz e H. Starling – Brasil: uma biografia -, que apresentam uma síntese de qualidade acerca da História do Brasil,. 

    Umas das afirmativas sobre a República Velha é correta. 
    A) INCORRETA- A República Velha foi estabelecida pelo golpe militar que deu fim à monarquia. A proclamação da República, apesar do regime monárquico estar em crise desde a abolição do tráfico negreiro – que simboliza a desestruturação do regime escravista vigente no Brasil e base do poder e riqueza de grandes proprietários – foi, mais do que tudo, uma quartelada. 
    B) INCORRETA- Durante a república velha a questão social, como bem o disse o presidente Washington Luis, era uma questão de polícia e não de política. Não havia uma legislação que defendesse os direitos dos trabalhadores. 
    C) INCORRETA - O voto secreto e o voto feminino foram instaurados após o movimento de 1930, que pôs fim à República Velha. A constituição de 1934 os sedimentou. Já o voto dos analfabetos só foi estabelecido pela constituição de 1988.
    D) INCORRETA- Os partidos estaduais , representantes das oligarquias regionais, são típicos da República Velha. 
    E) CORRETA- Por conta das condicionantes da Primeira Guerra Mundial e as dificuldades de importação de produtos industrializados , começou a haver indústrias no Brasil para o abastecimento do mercado interno. Daí o crescimento do operariado, oriundo, em grande parte, do êxodo rural. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Podemos dividir a República Velha em dois períodos:

    • O primeiro período vai de 1889 a 1894, chamado de República da Espada, foi o período dominado pelos militares. Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
    • O segundo período vai de 1895 a 1930, chamado de República Oligárquica, foi o período dominado pelos Presidentes dos Estados, pois na época os atuais governadores eram chamados de presidentes.

    Letra A está errada pelo que está marcado de vermelho - A passagem do Império para a República não foi marcada por uma grande revolução nem por uma significativa participação popular. O processo de transição aconteceu por meio de um golpe militar,


ID
5114581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Durante o período regencial no Brasil, surgiram rebeliões em várias partes do Império. Uma das revoltas mais intensas aconteceu no Rio Grande Sul, conhecida como Revolta Farroupilha, desencadeada pelo descaso das autoridades imperiais em relação à economia de criação de gado e de produção de charque na região Sul. Temendo que as forças revolucionárias encontrassem adesão no Paraná, a província de São Paulo buscou apoio em Curitiba, prometendo, em troca, a emancipação dessa comarca. Com essa promessa, Curitiba passou a cooperar com o Governo Central, lutando contra os revolucionários. O apoio eficaz de Curitiba agradou o presidente da província de São Paulo, Barão de Monte Alegre, que solicitou ao governo imperial, em 1842, a emancipação da comarca, indicando Curitiba para capital da nova Província, por sua localização geográfica. Essa situação incomodou a Câmara de Paranaguá, que requeria para si o papel de capital, justamente por sua importância histórica. Essa disputa entre Paranaguá e Curitiba adiou a emancipação.
                                                                 Angelo Priori et al. História do Paraná: séculos XIX e XX. Maringá: Eduem, 2012 (com adaptações).

Acerca da emancipação política da Província do Paraná, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    c) Esse desmembramento teve variados motivos como o apoio de paulistas à Revolução Farroupilha, uma punição pela participação paulista na revolução liberal de 1842 e, sendo o argumento econômico, a grande e lucrativa produção de erva-mate na região do estado.

    #PM-PR 2022 \o/

  • RUMO PMPR


ID
5114584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na metade do século passado, o contato dos brancos com os Xetá, grupo indígena de língua tupi-guarani, fragilizado demograficamente e violentado de diferentes maneiras, consolidou-se na Serra dos Dourados, no noroeste do estado do Paraná. Por meio de envenenamentos, remoção forçada, raptos de crianças e mortes, os brancos, a partir da frente cafeeira que adentrou o território do grupo, fizeram os Xetá sucumbirem nos primeiros anos de contato efetivo. Consolidava-se, assim, o pretendido “vazio demográfico” que permitiria a colonização do noroeste paranaense. Não tardou para que os Xetá acabassem declarados oficialmente extintos. 
Edilene Coffaci de Lima. De documentos etnográficos a documentos históricos: a segunda vida dos registros sobre os Xetá (Paraná, Brasil). In: Sociologia e Antropologia, Rio de Janeiro, v. 8, n.º 2, ago./2018 (com adaptações).


Nas décadas de 20 e de 30 do século XX, a expansão cafeeira atingiu a região denominada de Norte Novo (longo território do norte do Paraná, localizado à margem esquerda do rio Tibagi). Nessa região, a colonização das terras e a divisão dos lotes contou com ampla participação da Companhia de Terras Norte do Paraná. A princípio, essa empresa, de origem britânica, ocuparia a região e estimularia a produção de algodão, para que essa matéria-prima se tornasse predominante na Inglaterra. Porém, isso não ocorreu, já que as primeiras plantações de algodão na região não obtiveram resultados satisfatórios. A empresa mudou o seu foco e começou a revender as suas terras em pequenas parcelas territoriais. Além dessa companhia, uma dezena de outras companhias de terras se instalou ao longo do norte do Paraná, atuando na colonização e fixação de famílias em pequenas propriedades. Essa política atraiu para a região milhares de imigrantes, que vinham com o sonho de conquistar o seu pedaço de terra e produzir café e outros produtos alimentícios. O imigrante passou a ser considerado o fator de estabilidade para o desenvolvimento das cidades e o aumento da produção. Nessa época, o Paraná tornou-se a principal fronteira agrária e agrícola do país, atraindo tanto imigrantes europeus quanto migrantes nacionais. 

                                                                         Angelo Priori et al. História do Paraná: séculos XIX e XX. Maringá: Eduem, 2012 (com adaptações). 

Considerando os textos precedentes, assinale a opção correta, acerca do avanço agrícola no Paraná. 

Alternativas
Comentários
  • A) O primeiro texto mostra que houve interação cultural e econômica entre ameríndios e colonizadores nos processos de ocupação do solo no Paraná.

    Não houve interação nenhuma, os gringos apenas vieram aqui e destruíram os índios.

    B) A ocupação do território paranaense foi estimulada diretamente apenas pela atividade da pecuária e pelo processo de industrialização no século XX.

    Errado, visto que, a primeira tentativa de ocupação do território paranaense foi através do pouquíssimo ouro que tinha em Paranaguá, ou seja, a pecuária e o processo de industrialização não foram os únicos.

    C) Com auxílio dos Xetá, as companhias de terras lotearam áreas do norte do Paraná, o que possibilitou o avanço agrícola.

    Auxílio? os caras arrasaram essa tribo, não houve nada de auxílio por parte deles, infelizmente.

    D) A agricultura do algodão prosperou no norte paranaense, o que permitiu célere desenvolvimento urbano e sólido avanço industrial na região.

    Não foi o algodão, mas sim o café!

    E) O avanço da lavoura cafeeira no norte do estado do Paraná, em meados do século XX, ignorou sociedades e culturas indígenas, que não contaram com a proteção das autoridades públicas.

    Correto!


ID
5114587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Falar em símbolos no Paraná é falar em pinheiro, principalmente em Curitiba, cujo nome é derivado de curii, que significa pinheiro, pinha, pinhão, acrescido do sufixo tiba, que indica abundância. Ou seja, a própria significação de Curitiba possui ligação com o pinheiro. O pinheiro foi o símbolo que melhor refletiu o ideal paranista: o paranaense do futuro seria pujante, de porte gigantesco, assim como o pinheiro; seria fruto das raças que ali se encontram e que se integram sob o comando harmônico dos pinheirais; teria uma identidade cultural própria que o tornaria especial, diferente dos demais, que o tornaria o rei da floresta, o que não o faria deixar de ser, de maneira alguma, bem brasileiro.

                                       Luis F. L Pereira. Paranismo: cultura e imaginário no Paraná da I República. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 1996 (com adaptações).

Considerando o assunto de que trata o texto apresentado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Movimento Paranista tem como papel central a construção de uma identidade regional para o Estado do Paraná. ... O termo surgiu espontaneamente no norte do Paraná e seu principal líder era Romário Martins. O primeiro símbolo paranaense foi a bandeira, de autoria de Manoel Correia de Freitas.    Foi principalmente através das artes plásticas que se procurou construir uma identidade regional do Paraná, para criar na população local um sentimento de pertencimento à terra. fonte:https://docs.ufpr.br/~coorhis/kimvasco/paranismo.html#
  • só quem mora no Paraná sabe que são três mundos diferentes. a metropolitana _ a região norte e o centro sul possuem referências totalmente diferentes. não há identidade paranaense

ID
5114590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O estudo das memórias dos sobreviventes dos redutos rebeldes e seus descendentes envolvidos no movimento do Contestado (1912-1916) leva à reflexão sobre alguns aspectos marcantes e dolorosos das experiências dessas pessoas. É evidente que, devido à envergadura do movimento, não há um só tipo predominante de memória das experiências da guerra. As pessoas foram atraídas aos redutos rebeldes, as chamadas cidades santas, por diferentes razões e dentro de distintos contextos regionais e de diferentes fases do conflito. Entre os que se dirigiram a Taquaruçu, Caraguatá, Bom Sossego, Santa Maria, Perdizes, Pedra Branca, São Pedro e outros redutos e vilas dos seguidores do monge José Maria, havia um grupo inicial de seus devotos. Eles reelaboraram sua trajetória anterior, de práticas de curas até o combate do Irani, quando uma importante expedição do Regimento de Segurança do Paraná entrou em confronto com os caboclos, o que resultou na derrota da força policial e, entre os sertanejos, na morte de José Maria. Um ano após esse combate, os seguidores de José Maria voltaram a reunir-se em Taquaruçu, em torno da menina Teodora, que relatava seus sonhos, afirmando que José Maria ordenava a seus seguidores que retornassem a Taquaruçu para seguir sua santa religião. O estudo das memórias dos sobreviventes dos redutos rebeldes e seus descendentes envolvidos no movimento do Contestado (1912-1916) leva à reflexão sobre alguns aspectos marcantes e dolorosos das experiências dessas pessoas. É evidente que, devido à envergadura do movimento, não há um só tipo predominante de memória das experiências da guerra. As pessoas foram atraídas aos redutos rebeldes, as chamadas cidades santas, por diferentes razões e dentro de distintos contextos regionais e de diferentes fases do conflito. Entre os que se dirigiram a Taquaruçu, Caraguatá, Bom Sossego, Santa Maria, Perdizes, Pedra Branca, São Pedro e outros redutos e vilas dos seguidores do monge José Maria, havia um grupo inicial de seus devotos. Eles reelaboraram sua trajetória anterior, de práticas de curas até o combate do Irani, quando uma importante expedição do Regimento de Segurança do Paraná entrou em confronto com os caboclos, o que resultou na derrota da força policial e, entre os sertanejos, na morte de José Maria. Um ano após esse combate, os seguidores de José Maria voltaram a reunir-se em Taquaruçu, em torno da menina Teodora, que relatava seus sonhos, afirmando que José Maria ordenava a seus seguidores que retornassem a Taquaruçu para seguir sua santa religião.  

                                  Paulo Pinheiro Machado. Guerra, cerco, fome e epidemias: memórias e experiências dos sertanejos do Contestado. Topoi, v. 12, n.º 22, jan.-jun./2011 (com adaptações).

Acerca da Guerra do Contestado, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Guerra do Contestado (1912 – 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios, por isso, recebe o nome de contestado. O principal motivo do conflito se deu por conta da construção da estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul ter deixado muitas pessoas em más condições de vida em detrimento dos interesses dos coronéis e da empresa norte-americana Brazil Railway Company.

    O governo cedeu uma grande extensão de terra, cerca de 15 mil metros, nos limites do Estado do Paraná e de Santa Catarina, mas aproveitou o pretexto e desapropriou as terras dos camponeses porque descobriu que poderia lucrar com a erva-mate, bem como com a madeira existente na localidade.

    A guerra civil deflagrou-se quando um movimento messiânico adentrou na região do Irani, área de litígio(disputa) entre os Estados do Paraná e Santa Catarina. Com o intuito de afastar uma intervenção da União, o governo estadual enviou o Regimento de Segurança(PMPR) para resolver a situação de forma imediata e incisiva. O confronto violento foi desastroso para ambos os lados, e desencadeou justamente o que se procurava evitar, uma intervenção federal. As operações perduraram de 1912 a 1916.

  • Questão boaaaaaa pra PMPR

    Venha logo UFPR , quero ser aprovadooooo!!!!

  • Guerra do contestado - Na região de Santa Catarina e Paraná, Pequenos proprietários de terra x governo.

    Com a construção da Estrada de ferro que ligava SP á RS, varias famílias tiveram que sair de suas terras e ficaram sem ter onde morar. O líder religioso foi José Maria.

  • o que foi A GUERRA DO CONTESTADO? 

    • Foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916.  
    • O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses   
    • Os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. 

    Principais causas da Guerra do Contestado 

    • A estrada de ferro entre SP e RS estava sendo construída por uma empresa norte-americana, BRAZIL RAIWAY, com apoio dos coronéis e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. 
    • Muitas famílias foram expulsas de suas terras, porque a área da região foi comprada por pessoas ligadas à empresa americana, SOUTHER BRAZIL LAMBER AND COLONIZATION. 
    • Quando a estrada ficou pronta, muitos trabalhadores ficaram desempregados, eles permaneceram na região sem apoio do governo ou da empresa americana 

    Participação do monge José Maria 

    • Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria.  

     Os conflitos 

    •  O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento. 
    • Os soldados e policiais começaram a perseguir o beato e seus seguidores. Nestes conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram.  

    O fim da Guerra  

    • A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão. 
    • A área do Contestado, rica em madeira e erva mate, era disputada, desde o século XIX, entre Paraná e Santa Catarina, litígio que só foi encerrado após o fim do embate e a assinatura de um acordo entre as partes. 
  • O trecho apresentado na entrada da questão, retirado da obra de Paulo Pinheiro Machado:  Guerra, cerco, fome e epidemias: memórias e experiências dos sertanejos do Contestado.( Topoi, v. 12, n.º 22, jan.-jun./2011), é uma narrativa acerca do revolta de Contestado, acontecido na região sul do Brasil, no início do período republicano. Mais especificamente entre 1912 e 1916.
    O nome da revolta – Contestado- é devido ao fato de ter acontecido em uma região contestada- disputada – entre Paraná e Santa Catarina. O trecho apresentado é bastante longo, o que não é incomum em provas para professores de História. 

    Há que ler atentamente , apesar da pergunta em si ser mais de memorização do que de interpretação de texto. Uma das alternativas contém uma ideia correta acerca da Revolta de Contestado. 
    A) INCORRETA- Aconteceram conflitos no Rio Grande do Sul, sendo a Guerra dos Farrapos, de 1835 a 1845 a mais famosa delas. Mas, a questão de Contestado não se relaciona com o Rio Grande do Sul. 
    B) INCORRETA – As terras passaram a ser consideradas devolutas . Ou seja, terras que não eram ocupadas, o que ia frontalmente contra as necessidades dos que viviam da agricultura para subsistência e para mercado interno . 
    C) CORRETA- A revolta de Contestado nasceu a partir da desapropriação de terras para a construção de uma estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul. Além de haver prejuízo e falência de pequenos proprietários e expulsão de foreiros, quando acabou a construção da estrada passou a existir uma quantidade expressiva de desempregados, além dos que não tinham a posse da terra legalizada. 
    D) INCORRETA- A questão de quem controlava o território não se relaciona com a extração desta ou daquela riqueza mas, com as necessidades dos pequenos fazendeiros e posseiros da região. 
    E) INCORRETA- Antonio Conselheiro foi o líder do movimento de Canudos, que aconteceu no Nordeste, no interior da Bahia , entre 1896 e 1897. A repressão feita pelo exército , com a desculpa de que os revoltosos eram monarquistas, foi violenta e resultou na destruição da vila de Canudos, com poucos sobreviventes. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Está chegando a hora de enfrentar a UFPR, espero em Deus a provisão intelectual e serenidade para desempenhar da melhor forma possível o conteúdo a muito absorvido. Peço tbm a Deus que coloque ao meu lado irmãos de farda honrosos, valentes e de bom coração! CFP PMPR 2021 será o MELHOR!


ID
5114596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Esta Capitania [São Paulo], no século XVIII, era marcada pela convivência entre homens e mulheres brancos, pobres e ricos, indígenas escravizados e administrados, africanos e afrodescendentes cativos, e também por bastardos, filhos resultantes da miscigenação.

Bruna Portela. Gentio da Terra ou da Guiné? A trajetória da família de Aleixo dos Reis Pinto em busca de liberdade. Comarca de Paranaguá, século XVIII. In: Hilton Costa, Jonas W. Pegoraro e Milton Stanczyk Filho. O Paraná pelo Caminho: histórias, trajetórias e perspectivas. v. 2. Curitiba: Máquina de Escrever, 2017 (com adaptações). 

A respeito da escravização de pessoas e da economia na parte sul da Capitania de São Paulo entre os séculos XVIII e XIX, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • No estado do Paraná somente nas últimas décadas do século XVII, é que foram trazidos um maior número de africanos para trabalharem na mineração do ouro. Com a decadência dessa atividade eles foram transferidos, no século seguinte, principalmente para a agricultura e pecuária. Os pecuaristas possuíam inúmeros escravos que foram a base da mão-de-obra dos Campos Gerais. Basicamente, o Paraná da metade do século XIX possuía três regiões escravistas: o Litoral, o Primeiro Planalto (ou Planalto Curitibano) e o Segundo Planalto (os Campos Gerais). O Litoral caracterizava-se pela atividade portuária e pelas culturas de subsistência (arroz, feijão, mandioca, entre outros), sendo a mão-de-obra escrava predominante. O Planalto Curitibano, pelas atividades de cultura e beneficiamento da erva-mate, pelas tarefas de invernagem e pelas culturas de subsistência. Nos Campos Gerais, as ocupações assemelhavam-se com o Primeiro Planalto, embora com forte predominância do criatório e invernagem de gado para a venda em Sorocaba e posterior distribuição.

  • PEDRAS PRECIOSAS FOI EM PARANAGUÁ

  • A questão proposta versa especificamente sobre história do estado do Paraná, em uma prova para ocupar o cargo de professor no Paraná. Por conseguinte, a resposta depende de estudo específico, em uma bibliografia que , certamente, é fornecida quando da inscrição do candidato.  Há, no entanto, trabalhos acadêmicos disponíveis em formato digital que fornecem dados sobre a questão em pauta. 

    Entre as alternativas apresentadas uma informa corretamente acerca da utilização de escravos e da economia da parte sul da capitania de São Paulo, hoje , parte do estado do Paraná. 
    A) INCORRETA- A mentalidade das comunidades nas regiões coloniais, no século XVIII, ainda era predominantemente escravocrata. Por conseguinte, infelizmente não constituía vergonha alguém ser dono de outro ser humano 
    B) INCORRETA –Durante o fim do século XVIII e durante quase todo o século XIX, o vale do Tibagi foi uma região economicamente importante, como área de passagem das tropas de muares vindas do extremo sul em direção às Minas Gerais e, depois, aos cafezais de São Paulo. Não há, na região, transição significativa de mão de obra indígena para a africana. A produção de diamantes não foi grande a esse ponto. 
    C) CORRETA- A capitania de São Paulo , durante o período de dominação portuguesa, não era a região de maior desenvolvimento . Ou seja, não era aquela que dava maior lucro à coroa. A produção para a região era, essencialmente, para o mercado interno. Principalmente alimentos. Ora, com o crescimento da importância da região sudeste por conta da produção aurífera, a demanda de produtos aumenta, trazendo a necessidade de maior produção para mercado interno , o que significa maior necessidade da mão de obra escrava.
    D) INCORRETA- Na região do atual estado do Paraná a produção era para abastecimento interno. Primeiramente das áreas mineradoras e depois das regiões produtoras de café no interior do estado de São Paulo. 
    E) INCORRETA- Até por volta de 1560, a baía de Paranaguá era habitada por Carijós, de língua Guarani. A rotina indígena no Paraná começou a mudar com a chegada dos colonizadores europeus, fundamentalmente portugueses, em busca de ouro e diamantes. 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • PM-PR E PC-PR

  • Gab.: C