SóProvas



Prova CEV-URCA - 2019 - URCA - Vestibular - Prova II - História \ Geografia \ Português \ espanhol


ID
3941689
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Alguém que circulasse pelas ruas do Rio de Janeiro no último quartel do século passado não precisaria ser um arguto observador para perceber que um dos mais graves problemas assolavam a cidade na ocasião era o da insalubridade. Centro nervoso do país, o Rio de Janeiro desfrutava à época da condição privilegiada de capital comercial, financeira, política, administrativa e cultural do Brasil. Esta condição, entretanto, se assegurava, por um lado, o direito da cidade proclamar-se vitrina das virtudes nacionais, impunha-lhe, por outro, o epíteto de um dos maiores focos de epidemias do mundo. Na primeira metade dos anos 1890, num cômputo com outros dezenove centros urbanos, o Rio de Janeiro ocupava a incômoda posição de sétima cidade mais insalubre.” (PECHMAN, Sérgio e FRITSCH, Lilian. A Reforma Urbana e o seu avesso: Algumas considerações a propósito da modernização do Distrito Federal na virada do Século. Revista Brasileira de História, S. Paulo, v. 5, n° 8q9, p. 140, set.1984/abr. 1985).


Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre as doenças e as reformas urbanas, o controle social e as disputas de poder no Brasil e na Europa do final do século XIX, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3941692
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Dizem os índios da aldeia da Ibiapaba... que por eles serem muitos, e cada vez se lhes agregam mais tapuias, que já hoje passam de quatrocentos, e por constarem as terras que lhes foram demarcadas de muitas penedias, e quebradas inúteis, e as poucas que eram capazes de plantas já estarem cansadas, não acham já a onde possam plantar... de que nasce haver na aldeia uma contínua fome, e se não fora a caridade de seus missionários de cem viúvas desamparadas, e muitos meninos órgãos estranhos em serviço dos moradores, morriam de fome: de que como eles suplicantes não têm mantimentos para si, não poder om eles remediar a outros.” (solicitação de Carta de Sesmaria – Documento do Conselho Ultramarino, 12 de out. 1720, APUD PINHEIRO, Francisco José. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo território. IN: SOUZA, Simone (org.). Uma nova história do Ceará. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2000, p. 24).


Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre o processo inicial de invasão europeia e os conflitos gerados no território hoje denominado de Ceará.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    Desde o período da colonização com a chegada dos europeus ao Brasil, as disputas de poder sempre foram motivo de conflitos entre as classes sociais. No Ceará colonial a luta e resistência dos povos nativos no império, as lutas pela liberdade e a insatisfação com o regime monárquico, na república a monopolização dos grupos políticos através do coronelismo, constituiu um cenário de dominantes e dominados. A terra, para os povos indígenas, não era vista como um meio de produção na perspectiva mercantil, ao contrário, deveria ser um espaço da liberdade e de possiblidade de viver sem serem constrangidos pelo branco colonizador;


ID
3941695
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“De todas as perguntas não respondidas sobre nossa época, talvez a mais importante seja: ‘o que é fascismo?’. Uma das organizações americanas de pesquisa fez recentemente pergunta a 100 pessoas diferentes e obteve respostas que foram desde ‘democracia pura’ até ‘demonismo puro’. Neste país, se se pedir a uma pessoa medianamente esclarecida que defina o fascismo, ela em geral responderá apontando os regimes alemão e italiano. Mas isso é muito insatisfatório, porque mesmo os grandes Estados fascistas diferem em boa medida um do outro em estrutura e em ideologia”

(Revista Piauí, n. 127, abril, p. 28)


Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre a temática tratada, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3941704
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na chamada Primeira República Brasileira, “Até 1930, o Estado Brasileiro foi liderado por uma oligarquia agrocomercial, na qual predominavam as elites do nordeste, os plantadores de café de São Paulo e os interesses comerciais exportadores”

(DREIFUSS, René Armand. 1964, a conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p. 29).


Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre as transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no Brasil, no período republicano que antecedeu a chamada Revolução de 1930.

Alternativas

ID
3941707
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O processo de democratização, embora comandado parcialmente e liderado pelo próprio ditador, levou à sua deposição, em 29 de outubro de 1945. Mas o PTB herdaria seu prestígio político junto às massas trabalhadoras e sindicais.”

(Adaptado de VAINFAS, Ronaldo. A luz própria de Leonel Brizola: do trabalhismo getulista ao socialismo moreno. IN: FERREIRA, Jorge e AARÃO, Daniel. Revolução e Democracia: 1964... Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2007, p. 482).


Assinale a alternativa que indica corretamente o ditador deposto:

Alternativas

ID
3941710
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Art. 1. Que dada a publicação desta Carta de Lei o Estado do Brasil seja elevado à dignidade, preeminência, e denominação de REINO DO BRASIL;

Art. 2. Que os Meus Reinos de Portugal, Algarves, e Brasil formem dora em diante um só e único Reino debaixo do título de Reino Unido de Portugal, e do BRASIL, e ALGARVES;

Art. 3. Que os Títulos inerentes à Coroa de Portugal, e de que até agora Hei feito uso, se substitua em todos os Diplomas, Cartas de Lei, Alvarás, Provisões, e Atos Públicos o novo Título de PRÍNCIPE REGENTE DO REINO UNIDO DE PROTUGAL, E DO BRASIL, E ALGRAVES DAQUÉM E DALÉM-MAR, EM ÁFRICA, DE GUINÉ, E DA CONQUISTA, NAVEGAÇÃO E COMÉRICO DA ETIÓPIA, ARÁBIA, PÉRSIA E ÍNDIA. (Decreto de elevação do Brasil a Reino Unido, extraído de BONAVIDES, Paulo e VIEIRA, Amaral. Textos políticos da história do Brasil. Fortaleza, s/e, 1973).


Sobre a decisão tomada que se expressa no trecho do documento acima assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3941713
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A primeira investida da psiquiatria nesse sentido voltou-se para a aquisição de poder político para uma ação profissional dentro e fora do hospício. Esse poder, através de muitas lutas, foi sendo incrementado, e desde o final do século XIX via-se cada vez mais reforçado, à proporção que se sustentava como saber científico, mostrando-se fundamentado na interação de seu discurso com a medicina. A relação da psiquiatria com a medicina permitia garantir a função do psiquiatra com o apoio científico indispensável ao exercício de poder do Estado.”

(PORTOCARRERO, Vera. Arquivos da Loucura: Juliano Moreira e a descontinuidade histórica da psiquiatria. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2002, p. 20).


Considerando o contexto econômico, social, político e cultural ao qual o texto se refere, podemos corretamente afirmar que:

Alternativas

ID
3941716
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir do século III, o Império Romano viveu uma crise econômica prolongada: as pessoas não encontravam trabalho nas cidades e tinham dificuldades de sobreviver devido à inflação. Além disso, ocorreu também um aumento da insegurança nas cidades, devido à pressão e aos ataques dos germanos.

Sobre a Crise do Império Romano e a formação da Europa Medieval, assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3941719
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A desagregação da União Soviética e da Iugoslávia, o crescimento do fundamentalismo, as lutas dentro da Rússia, da Turquia e do México por questões de identidade, a intensidade dos conflitos por comércio entre os Estados e Japão, os esforços dos Estados islâmicos e confucianos para adquirir armas nucleares e os meios para lançá-las, a continuação do papel da China como uma grande potência ‘de fora’, a consolidação dos regimes democráticos em alguns países e não em outros e a crescente corrida armamentista na Ásia Ocidental”.

(HUNTINGTON, Samuel. O choque de civilizações e a recomposição da Ordem Mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003)


Assinale a alternativa corretamente correspondente aos acontecimentos descritos no enunciado da questão acima.

Alternativas

ID
3941722
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Na Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição de 1934, via-se, entre os homens, uma única mulher. Seu nome era Carlota Pereira de Queirós. Foi ela a primeira mulher a ocupar o cargo de deputada no Brasil. Sua eleição foi fruto da luta das mulheres pelo voto feminino durante a Primeira República. Nessas lutas se destacou a líder feminista Bertha Lutz (1894-1976).

Dentre as principais mudanças introduzidas pela Constituição de 1934, assinale a única alternativa correta:

Alternativas

ID
3941725
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Conta-nos um historiador grego que naquela cidade, “quando nascia uma criança, não era o pai que decidia se iria criá-la ou não. O recém-nascido era levado ao lugar onde se reuniam os mais velhos, que o examinavam. Se fosse sadio e robusto, podia ser criado pelos pais (...). Se, ao contrário, fosse fraco e deficiente, era lançado no precipício. Julgavam que isso era o melhor para a criança e para o governo.

(PLUTARCO, Vida de Licrugo, 16, 1.2. IN: MAFRE Jean-Jacques. A vida na Grécia Clássica. Rio de Janeiro: Zahar, 1989, p. 146-147)


Podemos dizer corretamente que o texto se aplica às crianças da Cidade-Estado Grega de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Esparta

    Motivo: A referida pólis era caracterizada pela militarização e se a criança fosse deficiente, não poderia servir militarmente


ID
3941728
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Em síntese, nossos filhos e alunos têm o direito de saber que as pessoas são diferentes. Que o mundo é plural e a cultura é diversa. Que essa diversidade deve ser conhecida, respeitada e valorizada. E mais, que a diferença e a diversidade são benéficas para a convivência das pessoas, a manutenção da democracia, e a sobrevivência da espécie.”

(Itamar Freitas, APUD, OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2010. P. 161, v. 21. Explorando o ensino.)


Considerando o texto acima e os seus conhecimentos sobre a História e Cultura africana e indígena na História do Brasil, assinale a única alternativa correta:

Alternativas

ID
3941731
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Dizendo que era necessário livrar o país da ameaça comunista e reestabelecer a hierarquia, um grupo formado por civis e militares derrubou João Goulart e tomou o poder. O regime estabelecido por eles durou 21 ano e pode ser chamado de Regime Militar (1964-1985). Sobre este período é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • B -- Muito pelo contrário, o AI1 foi repressivo e suspendeu várias garantias constitucionais

    C -- A doutrina de segurança nacional foi criada no governo Dutra, devido ao alinhamento com os EUA

    D -- Os militares se dividiam no grupo dos linha dura e sorbone, este tinha mais aproximação com os EUA, porém ambos eram extremamente contrários ao comunismo.

    E -- AI5 foi criado em 1968 no governo de Costa e Silva, foi o mais repressivo de todos os atos institucionais.

    Fonte: Calibri

    Avante PMPR


ID
3941734
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto abaixo, com atenção e, em seguida, assinale a alternativa que indica corretamente outros processos tradicionais de Regionalização do Mundo.

“Na Geografia mais tradicional, carregada ora de um empirismo mais descritivo, ora de uma lógica determinista pautada na sobrevalorização do ambiente físico ou natural, a divisão do mundo em “regiões” era feita pela simples distinção entre águas e terras, configurando então os famosos “continentes” fisiográficos (América, Eurásia, África e Oceania), ou ainda pela mais simples diferenciação em faixas climáticas (zona intertropical e zonas temperadas e glaciais).”

(HAESBAERT: 2016).


I. Blocos sociopolíticos, dividindo o mundo entre socialismo e capitalismo.

II. Associação dos blocos políticos e base econômica dividindo o mundo entre “norte e sul”.

III. Associação econômica/política dividindo o mundo entre países “desenvolvidos e subdesenvolvidos”.

IV. As grandes “civilizações”, de base cultural.

Alternativas

ID
3941737
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo:


“Podemos afirmar que é a expressão do meio, ou seja, do ambiente natural e da cultura de uma sociedade; resulta dos usos das técnicas desenvolvidas em cada período, da arquitetura, das atividades econômicas e das características presentes nesse meio”.

(MARTINS; BIGOTTO e VITIELLO: 2010. Vol. I).


Essa afirmativa se refere, corretamente, à:

Alternativas

ID
3941740
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As afirmativas abaixo se referem ao Conhecimento Geográfico. Assinale a alternativa correta:


I. A Geografia escolar possibilita compreender as relações sociais, econômicas, culturais, que acontecem no espaço, além de procurar desenvolver a consciência do papel de sujeito transformador do espaço geográfico.

II. Ratzel, em seu livro: Antropogeografia – fundamentos da aplicação da Geografia à História (1882); definiu “o objeto geográfico como estudo da influência que as condições naturais exercem sobre a humanidade”. Atuando, primeiramente na fisiologia e na psicologia dos indivíduos e, depois, essa mesma natureza influenciaria na constituição social, através dos recursos do meio, no qual a sociedade está localizada.

III. A Geografia Crítica considera o conceito de espaço geográfico como o método meramente descritivo dos dados estatísticos onde os relatos de viajantes, missionários e alguns estudiosos comprometem a veracidade das informações, o que provoca uma grande crítica aos livros didáticos que não permitem uma ampla discussão dos temas em sala de aula.

Alternativas

ID
3941743
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia com Atenção:


“São áreas onde o processo de erosão predomina sobre o de acumulação de sedimentos. Ao contrário do que sugere o nome, apresentam superfícies irregulares formadas por serras, morros e chapadas. Por definição, situam-se em cotas altimétricas superiores a 300 m. [...] Se distinguem entre si pelas estruturas geológicas que os sustentam, [...] em escudos cristalinos e em bacias sedimentares”. (MAGNOLLI e ARAÚJO: 2005).


Essa afirmativa se refere corretamente à:

Alternativas
Comentários
  • Os planaltos são relevos irregulares, geralmente com altitudes elevadas, limitados por uma superfície mais baixa. Um exemplo no Brasil é o Planalto Central Brasileiro. Planaltos são unidades de relevo relativamente planas e localizadas em regiões de altitudes elevadas.


ID
3941746
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre os Aspectos Geológicos da América do Sul, indique V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e assinale a alternativa correta:


( ) Na América do Sul encontramos as seguintes Unidades Geológicas: Plataforma Sul-Americana; Plataforma Patagônica e Sistema de Dobramentos Modernos.

( ) O Sistema de Dobramentos Modernos na América do Sul é representado pela Cordilheira dos Andes.

( ) O Território brasileiro abrange uma parte do Escudo das Guianas, Escudo Brasil Central e Escudo Atlântico.

Alternativas
Comentários
  • (V)Na América do Sul encontramos as seguintes Unidades Geológicas: Plataforma Sul-Americana; Plataforma Patagônica e Sistema de Dobramentos Modernos.

    (V) O Sistema de Dobramentos Modernos na América do Sul é representado pela Cordilheira dos Andes.

    (V) O Território brasileiro abrange uma parte do Escudo das Guianas, Escudo Brasil Central e Escudo Atlântico.

    LETRA D


ID
3941749
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre Relevo, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
3941752
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O debate recorrente sobre os Recursos Hídricos tem em sua essência a preocupação com a escassez de água potável existente no planeta. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • resposta C, mas acredito q a A tbm esteja errada


ID
3941755
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a afirmativa abaixo, sobre Agricultura, e assinale a alternativa correta:

“Desde o século XVI, a agropecuária tradicional asiática, africana e latino-americana vem sofrendo mudanças. [...] foi introduzida pelos europeus em suas colônias tropicais a partir do século XVI e é praticada até hoje. É uma monocultura com finalidades comerciais e conta com a aplicação intensiva de capitais para a plantação em larga escala de produtos agrícolas, [...]. Praticada em latifúndios [...] destina-se principalmente ao abastecimento dos mercados externos”.
(MARTINS; BIGOTTO e VITIELLO: 2010; Vol. 3)

O texto se refere à:

Alternativas

ID
3941758
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre Recursos Naturais, leia com atenção as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
3941761
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Após a leitura, com atenção, das afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta:


I. A Primeira Revolução Industrial se caracteriza pela substituição da manufatura pela maquinofatura e a Segunda Revolução Industrial se caracteriza pelo uso da eletricidade e do petróleo, responsável pelo impulso na indústria automobilística.

II. A Terceira Revolução Industrial é também chamada de “informacional” e promoveu um grande avanço no fluxo de informações, rapidez dos transportes e formação de redes digitais ocasionando transformações na organização do trabalho.

III. As atuais “transnacionais”, antes denominadas multinacionais, formaram-se a partir dos trustes e oligopólios com filiais em diversos países do mundo.

Alternativas
Comentários
  • Truste é a fusão de várias empresas de modo a formar um monopólio com o intuito de dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços. Pode-se definir truste também como uma organização empresarial de grande poder de pressão no mercado.

    Oligopólio  significa que há concorrência entre poucas empresas que produzem determinado produtos e existem muitos compradores. Como exemplo de oligopólio no Brasil, temos as companhias telefônicas


ID
3941764
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Abordando os aspectos da Industrialização e sua influência nos Aspectos Demográficos, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e assinale a alternativa correta:


(1) Migrações Internacionais.

(2) Revolução Médico-Sanitária.

(3) Unidade Familiar de Trabalho.

(4) Estrutura Etária.

(5) Transição Demográfica.


( ) Fluxos de populações que, nesse caso, podemos citar como exemplo, os venezuelanos no território brasileiro.

( ) Ocorre com a contribuição, por todos seus membros, no processo produtivo, mas com a transformação brasileira em um país urbano-industrial, somado ao custo de formação, influenciaram diretamente o comportamento reprodutivo da população.

( ) Sua primeira fase se caracteriza pela redução das taxas de mortalidade e elevado crescimento vegetativo da população; na segunda fase uma redução da natalidade e consequentemente, do crescimento vegetativo; e na terceira fase, apresenta baixos índices de mortalidade e de natalidade.

( ) Tem reflexo impactante na economia de um país, influenciando nos investimentos do Estado nas áreas de educação infantil; saúde preventiva; assistência social e previdência, entre outros aspectos.

( ) Apesar de sua chegada, em alguns países, com décadas de atraso, promoveu a queda da mortalidade nas populações dos países subdesenvolvidos.

Alternativas

ID
3941767
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre Urbanização, leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. O processo de urbanização brasileira foi influenciado pela industrialização após a Segunda Guerra Mundial, com a formação de um mercado interno, tendo à frente as indústrias implantadas no sudeste.

II. As diferenças no ritmo da urbanização são percebidas nas disparidades econômicas regionais e na posição diferenciada que cada região ocupa na economia nacional.

III. A redução do movimento migratório da população nordestina para a região sudeste do Brasil influenciou nitidamente a polarização de Salvador, Recife e Fortaleza sobre as suas próprias áreas e seus raios de abrangência.

IV. A região Sudeste apresenta uma rede urbana complexa, com características de grande modernização das infraestruturas viárias, comunicação, bens, serviços, etc., conforme podemos observar em Curitiba cuja polarização direta abrange Ribeirão Preto, Volta Redonda, Cuiabá e Paraná.

V. A expansão das Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo estão originando a formação de uma Megalópole.

Alternativas

ID
3941770
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre Globalização, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, e assinale a alternativa correta:


(I) Guerra Fria.

(II) Fundo Monetário Internacional.

(III) Conglomerados Internacionais.

(IV) Cidades-Estados.

(V) Divisão Internacional do Trabalho.


( ) Elementos centrais da Globalização, estendendo suas redes produtivas, comerciais e administrativas por diversos países.

( ) É compreendida como produto do intercâmbio internacional e da especialização das economias nacionais.

( ) Marcada pela bipolaridade de poder; estabeleceu-se com a Doutrina Truman (1947) e perdurou até a queda do Muro de Berlim (1989).

( ) Organização política da Antiguidade Clássica; eram unidades políticas soberanas, pois não estavam subordinadas a nenhum poder superior.

( ) Surgiu como fonte de empréstimo de curto prazo. Os países-membros têm cota de participação. Desde 1980, tornou-se um intermediário entre bancos e países devedores.

Alternativas

ID
3941773
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre Representação Cartográfica é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Demorei um pouco pra perceber, mas essa E está errada pois o SIG não é um sistema computacional, e sim uma base de dados, assim como o CBERS é um satélite.


ID
3941776
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a Região Nordeste do Brasil, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas

ID
3941779
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Caboclo Roceiro, das plaga do Norte/ Que vive sem sorte, sem terra e sem lar/ A tua desdita é tristonho que canto/ Se escuto o meu pranto me ponho a chorar.
Este fragmento pertence ao poema Caboclo Roceiro, de um(a) expressivo(a) representante da nossa Literatura. Ao dá voz ao clamor do povo representa as figuras sociais do camponês, do agregado sem terra, do vaqueiro, da pessoa que vive nas margens das camadas sociais; a linguagem do(A) poeta realiza um vasto material para a pesquisa sociológica e esteticamente é a consumação de algo muito diverso daquilo que acontece quando poetas de outra extração social vem falar destas mesmas personagens. O poema e as informações referem-se a: 

Alternativas

ID
3941782
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em ABC da Literatura, Ezra Poud afirma que “literatura é a linguagem carregada de significado. Grande literatura é simplesmente a linguagem carregada de significado até o máximo grau possível.” No fragmento: E eu vi por tantas cantigas e luas e pontas de ruas meu verso voar, do poeta Cleilson Pereira Ribeiro, temos:

Alternativas

ID
3941785
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira no que se refere às figuras da linguagem, em seguida marque a opção correta:


(1)Polissíndeto

(2)Anacoluto

(3)Pleonasmo

(4)Anáfora

(5) Antítese

(6) Gradação

(7) Sinestesia


( ) “Ó mar salgado, quanto do teu sal

São lágrimas de Portugal”

(Fernando Pessoa)

( ) “Eu vi a cara da morte, e ela estava viva”. (Cazuza)

( ) “O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário.” (Olavo Bilac)

( ) “Longe do estéril turbilhão da rua,

Beneditino, escreve! No aconchego

Do claustro, na paciência e no sossego,

Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!”

com calma sem sofrer

(Olavo Bilac)

( ) “Como era áspero o aroma daquela fruta exótica” (Giuliano Fratin)

( )“ Amor é um fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer”

(Camões)

( )“O homem, chamar-lhe mito não passa de anacoluto

(Carlos Drummond de Andrade)

Alternativas

ID
3941788
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe o poema a seguir e marque a opção correta:


“Portugal colonial”


Nada te devo

nem o sítio

onde nasci


nem a morte

que depois comi

nem a vida


repartida

p'los cães

nem a notícia


curta

a dizer-te

que morri


nada te devo

Portugal

Colonial

cicatriz

doutra pele

apertada

(David Mestre, poeta angolano. In: DÁSKALOS, M. A.; APA, L.; BARBEITOS, A. Poesia africana de língua portuguesa: antologia. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2003, p. 104.)

Alternativas

ID
3941794
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Venenos de Deus, remédios do diabo: as incuráveis vidas de Vila Cacimba

– Noutro dia, você zangou-se comigo porque eu não o chamava pelo seu nome inteiro. Mas eu conheço o seu segredo.

– Não tenho segredos. Quem tem segredos são as mulheres.

– O seu nome é Tsotsi. Bartolomeu Tsotsi.

– Quem lhe contou isso? De certeza que foi o cabrão do Administrador.

Acabrunhado, Bartolomeu aceitou. Primeiro, foram os outros que lhe mudaram o nome, no baptismo. Depois, quando pôde voltar a ser ele mesmo, já tinha aprendido a ter vergonha de seu nome original. Ele se colonizara a si mesmo. E Tsotsi dera origem a Sozinho [Bartolomeu Sozinho].

– Eu sonhava ser mecânico, para consertar o mundo. Mas aqui para nós que ninguém nos ouve: um mecânico pode chamar-se Tsotsi?

– Ini nkabe dziua.

– Ah, o Doutor já anda a aprender a língua deles?

– Deles? Afinal, já não é a sua língua?

– Não sei, eu já nem sei...

O médico olha para o parapeito e estremece de ver tão frágil, tão transitório aquele que é seu único amigo em Vila Cacimba. O aro da janela surge como uma moldura da derradeira fotografia desse teimoso mecânico reformado.

– Posso fazer-lhe uma pergunta íntima?

– Depende – responde o português.

– O senhor já alguma vez desmaiou, Doutor?

– Sim.

– Eu gostava muito de desmaiar. Não queria morrer sem desmaiar.

O desmaio é uma morte preguiçosa, um falecimento de duração temporária. O português, que era um guarda-fronteira da Vida, que facilitasse uma escapadela dessas, uma breve perda de sentidos.

– Me receite um remédio para eu desmaiar.

O português ri-se. Também a ele lhe apetecia uma intermitente ilucidez, uma pausa na obrigação de existir.

– Uma marretada na cabeça é a única coisa que me ocorre.

Riem-se. Rir junto é melhor que falar a mesma língua. Ou talvez o riso seja uma língua O português confessa sentir inveja de não ter duas línguas. E poder usar uma delas para perder o passado. E outra para ludibriar o presente.

– A propósito de língua, sabe uma coisa, Doutor Sidonho? Eu já me estou a desmulatar.

E exibe a língua, olhos cerrados, boca escancarada. O médico franze o sobrolho, confrangido: a mucosa está coberta de fungos, formando uma placa esbranquiçada.

– Quais fungos? – reage Bartolomeu. – Eu estou é a ficar branco de língua, deve ser porque só falo português...

O riso degenera em tosse e o português se afasta, cauteloso, daquele foco contaminoso.

[...] 

O médico olha para o parapeito e estremece de ver tão frágil, tão transitório aquele que é seu único amigo em Vila Cacimba. O aro da janela surge como uma moldura da derradeira fotografia desse teimoso mecânico reformado.

– Posso fazer-lhe uma pergunta íntima?

– Depende – responde o português.

– O senhor já alguma vez desmaiou, Doutor?

– Sim.

– Eu gostava muito de desmaiar. Não queria morrer sem desmaiar.

O desmaio é uma morte preguiçosa, um falecimento de duração temporária. O português, que era um guarda-fronteira da Vida, que facilitasse uma escapadela dessas, uma breve perda de sentidos.

– Me receite um remédio para eu desmaiar.

O português ri-se. Também a ele lhe apetecia uma intermitente ilucidez, uma pausa na obrigação de existir.

– Uma marretada na cabeça é a única coisa que me ocorre.

Riem-se. Rir junto é melhor que falar a mesma língua. Ou talvez o riso seja uma língua anterior que fomos perdendo à medida que o mundo foi deixando de ser nosso. [...]

(COUTO, Mia. Venenos de Deus, remédios do diabo: as incuráveis vidas de Vila Cacimba. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, pp. 110-113)

No fragmento: O português confessa sentir inveja de não ter duas línguas. O termo em destaque é sintaticamente classificado como:

Alternativas

ID
3941800
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O relatório da CPI da Previdência apontou que o sistema não tem défice e destacou que a Reforma e análise no Congresso é desnecessária. O resultado dos trabalhos da comissão deve ser analisado até o dia 06 de novembro. Com 253 páginas, o relatório final dos trabalhos da CPI da Previdência apresentado ao Senado faz um histórico do sistema da Previdência Social do Brasil, desde a sua criação, em 1923, e aponta perspectivas para assegurar o pagamento dos benefícios no futuro. Depois de seis meses de trabalho e trinta e uma reuniões, o texto assegura que não há défice na Previdência e explica que o orçamento da seguridade social também engloba os recursos da Saúde e de Assistência Social, além das aposentadorias e pensões. Isso quer dizer que não há necessidade de aprovar a Reforma da Previdência. (A voz do Brasil – 30/10/2018; adaptado). O termo em destaque é um pronome demonstrativo em relação ao espaço:

Alternativas
Comentários
  • "Isso" se refere a todo o trecho anterior.

    Gabarito A


ID
3941806
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na minha Terra 


Na minha terra ninguém morre de amor

De fome, de esperança, sim senhor

Desculpe essas palavras assim mais duras.

Mas cadê a compostura de quem tinha exemplo

dar

É nepotismo, prepotência, disparate

Paraíso dos contrastes

De injustiça pra danar

Se tem um cara que deseja uma terrinha

De cuidar dela, de dar gosto a gente oiá

Logo se escuta a voz do dono da terrinha

Não é lugar de vagabundo vir plantar

Na minha terra ninguém morre de amor

De fome, de esperança, sim senhor

Desculpe essa verdade nua e crua

Mas é tanta falcatrua que o País se acostumou

Agora é ágio, é pedágio, é propina

Já faz parte da rotina

É a lei com seu rigor

É uma força bem mais forte que se pensa

É uma teia onde aranha nunca está

Que suborna, que alicia, que compensa

Mas só pra aqueles que deixaram de sonhar....

(Ivan Lins e Victor Martins) 

Sobre as ideias contidas no texto, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3941809
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Na minha Terra 


Na minha terra ninguém morre de amor

De fome, de esperança, sim senhor

Desculpe essas palavras assim mais duras.

Mas cadê a compostura de quem tinha exemplo

dar

É nepotismo, prepotência, disparate

Paraíso dos contrastes

De injustiça pra danar

Se tem um cara que deseja uma terrinha

De cuidar dela, de dar gosto a gente oiá

Logo se escuta a voz do dono da terrinha

Não é lugar de vagabundo vir plantar

Na minha terra ninguém morre de amor

De fome, de esperança, sim senhor

Desculpe essa verdade nua e crua

Mas é tanta falcatrua que o País se acostumou

Agora é ágio, é pedágio, é propina

Já faz parte da rotina

É a lei com seu rigor

É uma força bem mais forte que se pensa

É uma teia onde aranha nunca está

Que suborna, que alicia, que compensa

Mas só pra aqueles que deixaram de sonhar....

(Ivan Lins e Victor Martins) 

O termo nepotismo (verso 5) pode ser substituído por:

Alternativas

ID
3941812
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto (fragmento) pra questão.


Quem me dera que eu fosse os choupos à margem do rio

E tivesse só o céu por cima e a água por baixo...

Quem me dera que eu fosse o burro do moleiro

E que ele me batesse e me estimasse...

Antes isso que ser o que atravessa a vida

Olhando para trás de si e tendo pena... 

O fragmento acima é parte da Obra do heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro. São características de Caeiro e que estão presentes no texto, exceto:

Alternativas

ID
3941815
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto (fragmento) pra questão.


Quem me dera que eu fosse os choupos à margem do rio

E tivesse só o céu por cima e a água por baixo...

Quem me dera que eu fosse o burro do moleiro

E que ele me batesse e me estimasse...

Antes isso que ser o que atravessa a vida

Olhando para trás de si e tendo pena... 

O sentimento expresso nos últimos dois versos do fragmento acima transcrito remete a uma ideia de:

Alternativas

ID
3941818
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português

Leia o fragmento a seguir e marque a opção que se encontra de acordo com as ideias presentes no texto:


Hoje, como no passado, a tarefa mais importante e também mais difícil na criação de uma criança é ajudá-la a encontrar significado na vida. Muitas experiências são necessárias para se chegar a isso. A criança. à medida que se desenvolve, deve aprender passo a passo a se entender melhor; com isto, torna-se mais capaz de entender os outros, e eventualmente pode-se relacionar com eles de forma mutuamente satisfatória e significativa.

Para encontrar um significado mais profundo, devemos ser capazes de transcender os limites estreitos de uma existência autocentrada e acreditar que daremos uma contribuição significativa para a vida - senão imediatamente agora, pelo menos em algum tempo futuro. Este sentimento é necessário para uma pessoa estar satisfeita consigo mesma e com o que está fazendo. Para não ficar à mercê dos acasos da vida, devemos desenvolver nossos recursos interiores, de modo que nossas emoções, imaginação e intelecto se ajudem e se enriqueçam mutuamente. Nossos sentimentos positivos dão-nos força para desenvolver nossa racionalidade; só a esperança no futuro pode sustentar-nos nas adversidades que encontramos inevitavelmente.

(BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise nos contos de fadas.)

Alternativas

ID
3941821
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

De origem na Grécia, a palavra crase significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes. Sempre que houver a fusão desses elementos, o fenômeno será indicado por intermédio da presença do acento grave, também chamado de acento indicador de crase.

Para usar corretamente o acento indicador de crase, é necessário compreender as situações de uso nas quais o fenômeno está envolvido. Aprender a colocar o acento depende, sobretudo, da verificação da ocorrência simultânea de uma preposição e um artigo ou pronome.

(https://portugues.uol.com.br/gramatica/cinco-dicassimples-sobre-uso-crase.html)


Observe o excerto retirado do fragmento anterior: A criança. à medida que se desenvolve, deve aprender passo a passo a se entender melhor.


Compreende a mesma regra do acento grave:

Alternativas

ID
3941824
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

LA UNIDAD DEL ESPAÑOL


    En su intervención Villanueva ha descrito los momentos más transcendentales de la historia del español: «El primero es, obviamente, el fundacional, la constitución del romance castellano y su expansión por la Península ocupada por los árabes. El segundo comienza en 1492, el año de la Gramática de Nebrija, con la llegada de Colón a América. Y el tercero es el que hace del español una lengua ecuménica, la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo: con este tercer momento me refiero al proceso de la independencia y constitución de las Repúblicas americanas a partir de finales del segundo decenio del siglo XIX».

    El director de la RAE ha subrayado que «en la unidad de nuestra lengua universal, bien perceptible hoy gracias a la fluida comunicación que la movilidad de las personas y la transmisión a través de los medios de nuestras respectivas hablas facilita, tuvo mucho que ver, en este trascendental siglo XIX, la labor académica».

    Darío Villanueva explicó que en 1871 se creó la Academia Colombiana de la Lengua, «la decana, detrás de la RAE, de las hoy existentes. La penúltima, cronológicamente hablando, sería precisamente la ANLE, constituida en 1973. La última establecida hasta el momento, ya en pleno siglo XXI, ha sido la del único país de África que tiene el español como lengua oficial: La Academia Ecuatoguineana. Sería de desear que esa nómina se cerrase con una vigesimocuarta Academia, que no sería otra que la del judeoespañol, la lengua que los judíos sefardíes, expulsados de España en 1492, mantuvieron viva hasta hoy en sus comunidades extendidas por gran parte de Europa, por el Imperio Otomano y algunos enclaves del Nuevo Mundo».

Texto extraído de www.rae.es

O texto apresenta e discute sobre algumas questões relevantes do idioma espanhol no decorrer da história, como, por exemplo:

Alternativas

ID
3941827
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

LA UNIDAD DEL ESPAÑOL


    En su intervención Villanueva ha descrito los momentos más transcendentales de la historia del español: «El primero es, obviamente, el fundacional, la constitución del romance castellano y su expansión por la Península ocupada por los árabes. El segundo comienza en 1492, el año de la Gramática de Nebrija, con la llegada de Colón a América. Y el tercero es el que hace del español una lengua ecuménica, la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo: con este tercer momento me refiero al proceso de la independencia y constitución de las Repúblicas americanas a partir de finales del segundo decenio del siglo XIX».

    El director de la RAE ha subrayado que «en la unidad de nuestra lengua universal, bien perceptible hoy gracias a la fluida comunicación que la movilidad de las personas y la transmisión a través de los medios de nuestras respectivas hablas facilita, tuvo mucho que ver, en este trascendental siglo XIX, la labor académica».

    Darío Villanueva explicó que en 1871 se creó la Academia Colombiana de la Lengua, «la decana, detrás de la RAE, de las hoy existentes. La penúltima, cronológicamente hablando, sería precisamente la ANLE, constituida en 1973. La última establecida hasta el momento, ya en pleno siglo XXI, ha sido la del único país de África que tiene el español como lengua oficial: La Academia Ecuatoguineana. Sería de desear que esa nómina se cerrase con una vigesimocuarta Academia, que no sería otra que la del judeoespañol, la lengua que los judíos sefardíes, expulsados de España en 1492, mantuvieron viva hasta hoy en sus comunidades extendidas por gran parte de Europa, por el Imperio Otomano y algunos enclaves del Nuevo Mundo».

Texto extraído de www.rae.es

O texto mostra o desenvolvimento do espanhol. A difusão do referido idioma deu-se por causa:

Alternativas

ID
3941830
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

LA UNIDAD DEL ESPAÑOL


    En su intervención Villanueva ha descrito los momentos más transcendentales de la historia del español: «El primero es, obviamente, el fundacional, la constitución del romance castellano y su expansión por la Península ocupada por los árabes. El segundo comienza en 1492, el año de la Gramática de Nebrija, con la llegada de Colón a América. Y el tercero es el que hace del español una lengua ecuménica, la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo: con este tercer momento me refiero al proceso de la independencia y constitución de las Repúblicas americanas a partir de finales del segundo decenio del siglo XIX».

    El director de la RAE ha subrayado que «en la unidad de nuestra lengua universal, bien perceptible hoy gracias a la fluida comunicación que la movilidad de las personas y la transmisión a través de los medios de nuestras respectivas hablas facilita, tuvo mucho que ver, en este trascendental siglo XIX, la labor académica».

    Darío Villanueva explicó que en 1871 se creó la Academia Colombiana de la Lengua, «la decana, detrás de la RAE, de las hoy existentes. La penúltima, cronológicamente hablando, sería precisamente la ANLE, constituida en 1973. La última establecida hasta el momento, ya en pleno siglo XXI, ha sido la del único país de África que tiene el español como lengua oficial: La Academia Ecuatoguineana. Sería de desear que esa nómina se cerrase con una vigesimocuarta Academia, que no sería otra que la del judeoespañol, la lengua que los judíos sefardíes, expulsados de España en 1492, mantuvieron viva hasta hoy en sus comunidades extendidas por gran parte de Europa, por el Imperio Otomano y algunos enclaves del Nuevo Mundo».

Texto extraído de www.rae.es

A palavra “ecuménica”, presente no texto e relacionada à língua, pode ser compreendida como:

Alternativas
Comentários
  • O texto em questão começa estabelecendo três momentos de maior relevância para o desenvolvimento e consolidação da língua castelhana no âmbito da formação do espaço geográfico que viria a ser o atual Estado Espanhol. O ecumenismo com que é caracterizada a língua castelhana aparece como o terceiro elemento de maior destaque na história da língua espanhola, definido por sua importância no cenário mundial: o fato de que é a segunda língua com o maior número de falantes nativos (“la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo"). Assim, entende-se que “ecumênico" neste contexto refere-se universalidade de falantes de uma mesma língua.

    A) O ecumenismo com que é caracterizada a língua castelhana aparece como o terceiro elemento de maior destaque na história da língua espanhola, definido por sua importância no cenário mundial: o fato de que é a segunda língua com o maior número de falantes nativos (“la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo"). Assim, entende-se que “ecumênico" neste contexto refere-se universalidade de falantes de uma mesma língua. INCORRETA

    B) Embora o castelhano (a língua falada pela corte, estabelecida majoritariamente em Castela e Leão) tenha ganhado maior prestígio e se consolidado como língua nacional a partir da união das dinastias de Castela e Leão e de Aragão, o idioma já era falado pelos Reis Católicos e por seus súditos antes da expansão territorial no âmbito da Reconquista. A constituição de uma língua castelhana é anterior a Isabel I de Castela e Fernando de Aragão. INCORRETA.

    C) O ecumenismo com que é caracterizada a língua castelhana aparece como o terceiro elemento de maior destaque na história da língua espanhola, definido por sua importância no cenário mundial: o fato de que é a segunda língua com o maior número de falantes nativos (“la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo"). Assim, entende-se que “ecumênico" neste contexto refere-se universalidade de falantes de uma mesma língua. CORRETA  .

    D) O ecumenismo com que é caracterizada a língua castelhana aparece como o terceiro elemento de maior destaque na história da língua espanhola, definido por sua importância no cenário mundial: o fato de que é a segunda língua com o maior número de falantes nativos (“la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo"). Assim, entende-se que “ecumênico" neste contexto refere-se universalidade de falantes de uma mesma língua. INCORRETA.

    E) A língua castelhana ganhou maior destaque com o estabelecimento da corte na região de Castela e a anexação de outros território, tais como Leão, e, como os reinados na Península Ibérica eram católicos, a relação com Roma era bastante próxima. A partir de 1492, com a expansão ultramarina e a anexação de novos territórios longe da Europa, a língua castelhana passou a ser a língua de colonização, um projeto financiado parcialmente pela igreja católica, que tinha interesse na catequização das populações descobertas nesses novos territórios, e também pela coroa hispânica, que almejava encontrar minerais e especiarias possivelmente relevantes para o comércio com outros reinos. Assim, a língua espanhola não apenas manteve, durante muitos séculos, uma relação estreita com outras comunidades cristãs e também diretamente com a igreja católica, como ainda expandiu-se a outros continentes intimamente conectada à religião, o que torna falsa a afirmação de que o espanhol é uma língua pouco conhecida dos católicos. INCORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra C.


ID
3941833
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

LA UNIDAD DEL ESPAÑOL


    En su intervención Villanueva ha descrito los momentos más transcendentales de la historia del español: «El primero es, obviamente, el fundacional, la constitución del romance castellano y su expansión por la Península ocupada por los árabes. El segundo comienza en 1492, el año de la Gramática de Nebrija, con la llegada de Colón a América. Y el tercero es el que hace del español una lengua ecuménica, la segunda por el número de hablantes nativos en todo el mundo: con este tercer momento me refiero al proceso de la independencia y constitución de las Repúblicas americanas a partir de finales del segundo decenio del siglo XIX».

    El director de la RAE ha subrayado que «en la unidad de nuestra lengua universal, bien perceptible hoy gracias a la fluida comunicación que la movilidad de las personas y la transmisión a través de los medios de nuestras respectivas hablas facilita, tuvo mucho que ver, en este trascendental siglo XIX, la labor académica».

    Darío Villanueva explicó que en 1871 se creó la Academia Colombiana de la Lengua, «la decana, detrás de la RAE, de las hoy existentes. La penúltima, cronológicamente hablando, sería precisamente la ANLE, constituida en 1973. La última establecida hasta el momento, ya en pleno siglo XXI, ha sido la del único país de África que tiene el español como lengua oficial: La Academia Ecuatoguineana. Sería de desear que esa nómina se cerrase con una vigesimocuarta Academia, que no sería otra que la del judeoespañol, la lengua que los judíos sefardíes, expulsados de España en 1492, mantuvieron viva hasta hoy en sus comunidades extendidas por gran parte de Europa, por el Imperio Otomano y algunos enclaves del Nuevo Mundo».

Texto extraído de www.rae.es

Os vocablos transcendentales e nónima presentes no texto, tem como sinônimos, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Não existe a palavra nónima no texto, mas sim NÓMINA.


ID
3941836
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

En América Latina, los jóvenes que ni estudian ni trabajan son comúnmente llamados “ninis”. Uno de cada cinco jóvenes del continente, representando más de 20 millones de personas entre 15 y 24 años de edad, vive en estas condiciones. Además, el problema de los ninis ha demostrado ser muy persistente. A pesar del buen desempeño económico de la región durante la primera década del siglo, con altas tasas de crecimiento y una reducción significativa de la pobreza y la desigualdad, la proporción de ninis descendió sólo marginalmente, mientras que el número total de ninis aumentó.

Fonte: www.medigraphic.org.mx

Segundo a ideia principal do fragmento anterior, podemos afirmar que os ninis:

Alternativas

ID
3941839
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

En América Latina, los jóvenes que ni estudian ni trabajan son comúnmente llamados “ninis”. Uno de cada cinco jóvenes del continente, representando más de 20 millones de personas entre 15 y 24 años de edad, vive en estas condiciones. Además, el problema de los ninis ha demostrado ser muy persistente. A pesar del buen desempeño económico de la región durante la primera década del siglo, con altas tasas de crecimiento y una reducción significativa de la pobreza y la desigualdad, la proporción de ninis descendió sólo marginalmente, mientras que el número total de ninis aumentó.

Fonte: www.medigraphic.org.mx

Segundo o texto, os jovens latino-americanos:

Alternativas

ID
3941842
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

EL CUERPO ES UNA AVENTURA


    Hoy es el Día Mundial contra el Cáncer de Mama, y apoyar la investigación científica se hace más imprescindible que nunca: solo así las enfermedades dejarán de ser lo que son. Y la verdad es que los estudios más recientes dejan margen al optimismo. Con Noelia Morales, creadora de la firma de lencería Anna Bonny, hemos hablado de los avances y de la vida tras una mastectomía, de feminidad y de felicidad.

    “Creo que estamos en un momento muy interesante para la investigación. Hay mucha prevención y uno va perdiendo el miedo al diagnóstico”, explica Noelia. El oncólogo Josep Baselga, uno de Los Imprescindibles de la campaña de la Obra Social ”la Caixa” y director del Vall d’Hebron Instituto de Oncología, lidera uno de los avances más prometedores: la detección precoz mediante un análisis de sangre. Además, la investigación también puede cambiar por completo la idea que tenemos de la enfermedad. Por ejemplo: en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él.

    A Noelia Morales le practicaron una mastectomía radical en el 2015. Ella tampoco vio el cáncer como un enemigo instalado en su cuerpo, sino como un fallo consecuencia de que no somos perfectos. Frente a una metáfora de guerra, escogió la de una aventura: un camino del que no sabes el final y que conlleva riesgos. Texto adaptado de:

https://miradasconalma.org/personas/cuerpo-una-aventura-pirata/

É correto afirmar, segundo as informações do texto, que:

Alternativas

ID
3941845
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

EL CUERPO ES UNA AVENTURA


    Hoy es el Día Mundial contra el Cáncer de Mama, y apoyar la investigación científica se hace más imprescindible que nunca: solo así las enfermedades dejarán de ser lo que son. Y la verdad es que los estudios más recientes dejan margen al optimismo. Con Noelia Morales, creadora de la firma de lencería Anna Bonny, hemos hablado de los avances y de la vida tras una mastectomía, de feminidad y de felicidad.

    “Creo que estamos en un momento muy interesante para la investigación. Hay mucha prevención y uno va perdiendo el miedo al diagnóstico”, explica Noelia. El oncólogo Josep Baselga, uno de Los Imprescindibles de la campaña de la Obra Social ”la Caixa” y director del Vall d’Hebron Instituto de Oncología, lidera uno de los avances más prometedores: la detección precoz mediante un análisis de sangre. Además, la investigación también puede cambiar por completo la idea que tenemos de la enfermedad. Por ejemplo: en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él.

    A Noelia Morales le practicaron una mastectomía radical en el 2015. Ella tampoco vio el cáncer como un enemigo instalado en su cuerpo, sino como un fallo consecuencia de que no somos perfectos. Frente a una metáfora de guerra, escogió la de una aventura: un camino del que no sabes el final y que conlleva riesgos. Texto adaptado de:

https://miradasconalma.org/personas/cuerpo-una-aventura-pirata/

De acordo com a discussão levantada no texto, é correto dizer que:

Alternativas

ID
3941848
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

EL CUERPO ES UNA AVENTURA


    Hoy es el Día Mundial contra el Cáncer de Mama, y apoyar la investigación científica se hace más imprescindible que nunca: solo así las enfermedades dejarán de ser lo que son. Y la verdad es que los estudios más recientes dejan margen al optimismo. Con Noelia Morales, creadora de la firma de lencería Anna Bonny, hemos hablado de los avances y de la vida tras una mastectomía, de feminidad y de felicidad.

    “Creo que estamos en un momento muy interesante para la investigación. Hay mucha prevención y uno va perdiendo el miedo al diagnóstico”, explica Noelia. El oncólogo Josep Baselga, uno de Los Imprescindibles de la campaña de la Obra Social ”la Caixa” y director del Vall d’Hebron Instituto de Oncología, lidera uno de los avances más prometedores: la detección precoz mediante un análisis de sangre. Además, la investigación también puede cambiar por completo la idea que tenemos de la enfermedad. Por ejemplo: en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él.

    A Noelia Morales le practicaron una mastectomía radical en el 2015. Ella tampoco vio el cáncer como un enemigo instalado en su cuerpo, sino como un fallo consecuencia de que no somos perfectos. Frente a una metáfora de guerra, escogió la de una aventura: un camino del que no sabes el final y que conlleva riesgos. Texto adaptado de:

https://miradasconalma.org/personas/cuerpo-una-aventura-pirata/

Conforme as informações contidas no texto, depois da cirurgia de mastectomia:

Alternativas
Comentários
  • O câncer de mama é uma doença até hoje muito temida pela maioria das mulheres, mas que pode ser tratado com grandes chances de melhora e menores possibilidades de reincidência se for detectado precocemente. O texto visa promover um outro olhar sobre essa situação: uma visão mais otimista sobre a doença, a fim de que o medo não impeça as mulheres de buscarem tratamento quando notarem o menor sinal de que seu corpo tem alguma alteração.


    No trecho a seguir, pode-se entender que a proposta da campanha é promover a conscientização de que a maneira como se enxerga a doença é determinante na forma como decorrerá o tratamento: “en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él." 


    Essa frase também transparece, a partir da inscrição de “ensinar" (ou seja, uma prática a longo prazo com resultados transformadores), que é possível pensar em sobrevida a longo prazo, que é reforçada pelas característica defensiva do sistema imunológico. Ao pensar no câncer como um elemento que será alvo de uma defensiva do referido sistema, tal qual pensamos em relação a gripes e resfriados, entendemos que a doença pode ser vista de uma outra maneira, menos pesada, ou seja, com mais otimismo. A resposta mais adequada é a letra B.




    A)  No trecho a seguir, pode-se entender que a proposta da campanha é promover a conscientização de que a maneira como se enxerga a doença é determinante na forma como decorrerá o tratamento: “en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él." 


    Essa frase também transparece, a partir da inscrição de “ensinar" (ou seja, uma prática a longo prazo com resultados transformadores), que é possível pensar em sobrevida a longo prazo, que é reforçada pelas característica defensiva do sistema imunológico. Ao pensar no câncer como um elemento que será alvo de uma defensiva do referido sistema, tal qual pensamos em relação a gripes e resfriados, entendemos que a doença pode ser vista de uma outra maneira, menos pesada, ou seja, com mais otimismo. A resposta mais adequada é a letra B.  INCORRETO


    B) No trecho a seguir, pode-se entender que a proposta da campanha é promover a conscientização de que a maneira como se enxerga a doença é determinante na forma como decorrerá o tratamento: “en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él." 


    Essa frase também transparece, a partir da inscrição de “ensinar" (ou seja, uma prática a longo prazo com resultados transformadores), que é possível pensar em sobrevida a longo prazo, que é reforçada pelas característica defensiva do sistema imunológico. Ao pensar no câncer como um elemento que será alvo de uma defensiva do referido sistema, tal qual pensamos em relação a gripes e resfriados, entendemos que a doença pode ser vista de uma outra maneira, menos pesada, ou seja, com mais otimismo. A resposta mais adequada é a letra B.  CORRETO



    C)  No trecho a seguir, pode-se entender que a proposta da campanha é promover a conscientização de que a maneira como se enxerga a doença é determinante na forma como decorrerá o tratamento: “en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él." 


    Essa frase também transparece, a partir da inscrição de “ensinar" (ou seja, uma prática a longo prazo com resultados transformadores), que é possível pensar em sobrevida a longo prazo, que é reforçada pelas característica defensiva do sistema imunológico. Ao pensar no câncer como um elemento que será alvo de uma defensiva do referido sistema, tal qual pensamos em relação a gripes e resfriados, entendemos que a doença pode ser vista de uma outra maneira, menos pesada, ou seja, com mais otimismo. A resposta mais adequada é a letra B.  INCORRETO




    D)  No trecho a seguir, pode-se entender que a proposta da campanha é promover a conscientização de que a maneira como se enxerga a doença é determinante na forma como decorrerá o tratamento: “en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él." 


    Essa frase também transparece, a partir da inscrição de “ensinar" (ou seja, uma prática a longo prazo com resultados transformadores), que é possível pensar em sobrevida a longo prazo, que é reforçada pelas característica defensiva do sistema imunológico. Ao pensar no câncer como um elemento que será alvo de uma defensiva do referido sistema, tal qual pensamos em relação a gripes e resfriados, entendemos que a doença pode ser vista de uma outra maneira, menos pesada, ou seja, com mais otimismo. A resposta mais adequada é a letra B.  INCORRETO



    E)  No trecho a seguir, pode-se entender que a proposta da campanha é promover a conscientização de que a maneira como se enxerga a doença é determinante na forma como decorrerá o tratamento: “en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él." 


    Essa frase também transparece, a partir da inscrição de “ensinar" (ou seja, uma prática a longo prazo com resultados transformadores), que é possível pensar em sobrevida a longo prazo, que é reforçada pelas característica defensiva do sistema imunológico. Ao pensar no câncer como um elemento que será alvo de uma defensiva do referido sistema, tal qual pensamos em relação a gripes e resfriados, entendemos que a doença pode ser vista de uma outra maneira, menos pesada, ou seja, com mais otimismo. A resposta mais adequada é a letra B.  INCORRETO


    Gabarito da Professora: Letra B.



ID
3941851
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

EL CUERPO ES UNA AVENTURA


    Hoy es el Día Mundial contra el Cáncer de Mama, y apoyar la investigación científica se hace más imprescindible que nunca: solo así las enfermedades dejarán de ser lo que son. Y la verdad es que los estudios más recientes dejan margen al optimismo. Con Noelia Morales, creadora de la firma de lencería Anna Bonny, hemos hablado de los avances y de la vida tras una mastectomía, de feminidad y de felicidad.

    “Creo que estamos en un momento muy interesante para la investigación. Hay mucha prevención y uno va perdiendo el miedo al diagnóstico”, explica Noelia. El oncólogo Josep Baselga, uno de Los Imprescindibles de la campaña de la Obra Social ”la Caixa” y director del Vall d’Hebron Instituto de Oncología, lidera uno de los avances más prometedores: la detección precoz mediante un análisis de sangre. Además, la investigación también puede cambiar por completo la idea que tenemos de la enfermedad. Por ejemplo: en lugar de matar el cáncer con fármacos, se ha demostrado que podemos enseñar a nuestro sistema inmunológico a reconocerlo y a defenderse ante él.

    A Noelia Morales le practicaron una mastectomía radical en el 2015. Ella tampoco vio el cáncer como un enemigo instalado en su cuerpo, sino como un fallo consecuencia de que no somos perfectos. Frente a una metáfora de guerra, escogió la de una aventura: un camino del que no sabes el final y que conlleva riesgos. Texto adaptado de:

https://miradasconalma.org/personas/cuerpo-una-aventura-pirata/

No trecho: “Frente a una metáfora de guerra...”, o substantivo “frente” é utilizado no texto no mesmo sentido de:

Alternativas
Comentários
  • Questão sem sentido ...


ID
3941857
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

    La lectura es una actividad múltiple. Cuando leemos, y comprendemos lo que leemos, nuestro sistema cognitivo identifica las letras, realiza una transformación de letras en sonidos, construye una representación fonológica de las palabras, accede a los múltiples significados de ésta, selecciona un significado apropiado al contexto, asigna un valor sintáctico a cada palabra, construye el significado de la frase para elaborar el sentido global del texto y realiza inferencias basadas en el conocimiento del mundo. La mayoría de estos procesos ocurren sin que el lector sea consciente de ellos; éstos son muy veloces, pues la comprensión del texto tiene lugar casi al mismo tiempo que el lector desplaza su vista sobre las palabras. 

Para o texto anterior, a compreensão leitora é um processo:

Alternativas

ID
3941860
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

    La lectura es una actividad múltiple. Cuando leemos, y comprendemos lo que leemos, nuestro sistema cognitivo identifica las letras, realiza una transformación de letras en sonidos, construye una representación fonológica de las palabras, accede a los múltiples significados de ésta, selecciona un significado apropiado al contexto, asigna un valor sintáctico a cada palabra, construye el significado de la frase para elaborar el sentido global del texto y realiza inferencias basadas en el conocimiento del mundo. La mayoría de estos procesos ocurren sin que el lector sea consciente de ellos; éstos son muy veloces, pues la comprensión del texto tiene lugar casi al mismo tiempo que el lector desplaza su vista sobre las palabras. 

Ainda sobre o texto anterior, é correto afirmar que o sentido do texto ocorre:

Alternativas

ID
3941863
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

LA REALIDAD ES TAN CONFUSA QUE SERÁ MEJOR QUE LA FILTREN LOS POETAS


    Repitan conmigo: Krasz-na-hor-kai. Quédense con el nombre si no lo conocían ya. Este autor húngaro (Gyula, 1954) vive y escribe en movimiento en sus múltiples refugios. Es una palabra que le sienta bien a su literatura dinámica, huidiza y esquiva con las etiquetas. Sus personajes tienen difícil acomodo. Huyen de la opresión y del hartazgo. Buscan un lugar que no existe, ni siquiera dentro de sí mismos. “En el budismo, el movimiento implica cambio, pero en occidente escapamos para regresar al mismo lugar en un sinsentido perpetuo”, asegura.

     En la obra de Lázsló Krasznahorkai, casi todos se marean en torno a un círculo tragicómico: desde Guerra y guerra a Tango satánico, de Melancolía de la resistencia a Ha llegado Isaías, publicados por Acantilado, pocos hallan su centro o cierto equilibrio. Quizás para él, la huida que hizo esta semana de Berlín a Madrid tuvo alguna recompensa. En la Residencia de Estudiantes, donde mantuvo este martes un encuentro con lectores, tocó el piano que dicen había hecho sonar alguna vez Federico García Lorca.

    No es poco para quien eligió la prosa como modo de expresión. Pero una prosa devota de la poesía: “Escogí la novela y el ensayo porque me parecen géneros que se acercan más a lo objetivo, sin embargo, en lo que escribo, dejo penetrar la música y la poesía, que son partes fundamentales de mi vida”, afirma. De hecho aconseja recurrir a ambas artes para comprender mejor la realidad: “Fluye tanta información, todo resulta tan confuso que será mejor que la realidad la filtren los poetas.

Adaptado de https://elpais.com/cultura/2018/10/30/actualidad/1540908387_ 683794.html

Segundo as informações presentes no texto, é correto afirmar que as personagens:

Alternativas

ID
3941866
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

LA REALIDAD ES TAN CONFUSA QUE SERÁ MEJOR QUE LA FILTREN LOS POETAS


    Repitan conmigo: Krasz-na-hor-kai. Quédense con el nombre si no lo conocían ya. Este autor húngaro (Gyula, 1954) vive y escribe en movimiento en sus múltiples refugios. Es una palabra que le sienta bien a su literatura dinámica, huidiza y esquiva con las etiquetas. Sus personajes tienen difícil acomodo. Huyen de la opresión y del hartazgo. Buscan un lugar que no existe, ni siquiera dentro de sí mismos. “En el budismo, el movimiento implica cambio, pero en occidente escapamos para regresar al mismo lugar en un sinsentido perpetuo”, asegura.

     En la obra de Lázsló Krasznahorkai, casi todos se marean en torno a un círculo tragicómico: desde Guerra y guerra a Tango satánico, de Melancolía de la resistencia a Ha llegado Isaías, publicados por Acantilado, pocos hallan su centro o cierto equilibrio. Quizás para él, la huida que hizo esta semana de Berlín a Madrid tuvo alguna recompensa. En la Residencia de Estudiantes, donde mantuvo este martes un encuentro con lectores, tocó el piano que dicen había hecho sonar alguna vez Federico García Lorca.

    No es poco para quien eligió la prosa como modo de expresión. Pero una prosa devota de la poesía: “Escogí la novela y el ensayo porque me parecen géneros que se acercan más a lo objetivo, sin embargo, en lo que escribo, dejo penetrar la música y la poesía, que son partes fundamentales de mi vida”, afirma. De hecho aconseja recurrir a ambas artes para comprender mejor la realidad: “Fluye tanta información, todo resulta tan confuso que será mejor que la realidad la filtren los poetas.

Adaptado de https://elpais.com/cultura/2018/10/30/actualidad/1540908387_ 683794.html

O texto discute, também, sobre a tipologia que o autor trabalha em suas obras literárias. Nesse sentido, a obra que o autor escolheu como modo de expressão é especificamente:

Alternativas

ID
3942391
Banca
CEV-URCA
Órgão
URCA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Venenos de Deus, remédios do diabo: as
      incuráveis vidas de Vila Cacimba

– Noutro dia, você zangou-se comigo porque eu não o chamava pelo seu nome inteiro. Mas eu conheço o seu segredo.
– Não tenho segredos. Quem tem segredos são as mulheres.
– O seu nome é Tsotsi. Bartolomeu Tsotsi.
– Quem lhe contou isso? De certeza que foi o cabrão do Administrador. 
Acabrunhado, Bartolomeu aceitou. Primeiro, foram os outros que lhe mudaram o nome, no baptismo. Depois, quando pôde voltar a ser ele mesmo, já tinha aprendido a ter vergonha de seu nome original. Ele se colonizara a si mesmo. E Tsotsi dera origem a Sozinho [Bartolomeu Sozinho].
– Eu sonhava ser mecânico, para consertar o mundo. Mas aqui para nós que ninguém nos ouve: um mecânico pode chamar-se Tsotsi?
– Ini nkabe dziua.
– Ah, o Doutor já anda a aprender a língua deles?
– Deles? Afinal, já não é a sua língua?
– Não sei, eu já nem sei...
O português confessa sentir inveja de não ter duas línguas. E poder usar uma delas para perder o passado. E outra para ludibriar o presente. 
– A propósito de língua, sabe uma coisa, Doutor Sidonho? Eu já me estou a desmulatar.
E exibe a língua, olhos cerrados, boca escancarada. O médico franze o sobrolho, confrangido: a mucosa está coberta de fungos, formando uma placa esbranquiçada.
– Quais fungos? – reage Bartolomeu. – Eu estou é a ficar branco de língua, deve ser porque só falo português...
O riso degenera em tosse e o português se afasta, cauteloso, daquele foco contaminoso. [...]
O médico olha para o parapeito e estremece de ver tão frágil, tão transitório aquele que é seu único amigo em Vila Cacimba. O aro da janela surge como uma moldura da derradeira fotografia desse teimoso mecânico reformado.
– Posso fazer-lhe uma pergunta íntima?
– Depende – responde o português.
– O senhor já alguma vez desmaiou, Doutor?
– Sim.
– Eu gostava muito de desmaiar. Não queria morrer sem desmaiar.
O desmaio é uma morte preguiçosa, um falecimento de duração temporária. O português, que era um guarda-fronteira da Vida, que facilitasse uma escapadela dessas, uma breve perda de sentidos. 
– Me receite um remédio para eu desmaiar.
O português ri-se. Também a ele lhe apetecia uma intermitente ilucidez, uma pausa na obrigação de existir.
– Uma marretada na cabeça é a única coisa que me ocorre. Riem-se. Rir junto é melhor que falar a mesma língua. Ou talvez o riso seja uma língua anterior que fomos perdendo à medida que o mundo foi deixando de ser nosso. [...]

(COUTO, Mia. Venenos de Deus, remédios do diabo: as incuráveis vidas de Vila Cacimba. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, pp. 110-113)

“Identidade nacional representa um conjunto de sentimentos que fazem com que um indivíduo se sinta parte de uma sociedade ou nação. A língua é um importante elemento na constituição da identidade de um povo. Ela permite reconhecer membros da comunidade, diferenciar estrangeiros e transmitir tradições”. Das proposições a seguir, marque a que não aparece o sentimento de não pertencimento:

Alternativas