SóProvas



Prova CONSULPAM - 2019 - Prefeitura de Resende - RJ - Odontologista Protesista


ID
3055741
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                 Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar 

                                                 palavras batidas.

      Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

      Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

      1 - Sou perfeccionista

      A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

       2 - Quero muito trabalhar aqui

      A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

      3 - Gosto de trabalhar em equipe

      Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

      4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

      Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

      5 - Eu me dou bem com todo mundo

  Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

      Em reuniões

      6 - Com certeza

      Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

      7 - Tenho limitação de budget

      Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.

      8 - Tal área não fez o que deveria

         Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

      9 - Cada um tem a sua verdade

      Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

      10 - Accountability, empowerment e outros

      Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

      11 - Sairei porque tenho novos desafios

      Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

      (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.) 

Assinale a única opção em que o referente do termo em realce está corretamente indicado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja (…) refere-se a “dados”. → refere-se a "termos desgastados".

    B) Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim (…) refere-se a “com certeza”. → retoma ao ato de ser óbvio e evidente.

    C) “Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar (…) refere-se a “jovens”. → refere-se a "alunos" e não "jovens".

    D) Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você (…) refere-se ao enunciado “Gosto de trabalhar em equipe”. → 3 - Gosto de trabalhar em equipe -  Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino.  → temos a nossa resposta, visto que o pronome "isso" tem valor anafórico e retoma a ideia de trabalhar em equipe.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Apesar de eles serem jovens, o termo eles se refere a meus alunos

  • É muito cansativo ficar procurando a localização das frases. Seria melhor se houvesse a indicação da linha ou do parágrafo em que ela se encontra, para facilitar mais a localização das mesmas.

  • GABARITO: LETRA D

    "Isso" refere-se a "gosto de trabalhar em equipe".

    Texto: "Gosto de trabalhar em equipe: isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino".

    FONTE: Monitora do QC


ID
3055750
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que identifica as características presentes no gênero textual meme.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → fiz por eliminação:

    A) Caráter multimodal, discurso cômico, apuro linguístico, suporte digital. → não há apuro linguístico (linguagem culta).

    B) Modalidade imagética, discurso satírico, linguagem coloquial, suporte analógico. → o suporte é digital.

    C) Modalidade imagética, discurso cômico, apuro linguístico, suporte analógico.

    D) Caráter multimodal, discurso cômico, linguagem coloquial, suporte digital.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • MEME é o modo como se constrói o texto multimodal em mídias digitais no contexto contemporâneo. Salienta-se que a construção linguística se dá mesma forma, portanto, utilizando elementos de coesão referencial, integrando-se à imagem, os recursos imagéticos compõem significado, expressam contextos de enunciação e não só ilustram as informações verbais. Nesse âmbito, é válido ressaltar que o discurso verbal perde espaço para a multiplicidade de efeitos de sentido por meio de recursos multissemióticos, o que significa dizer que há espaço de práticas sociais e discursivas, contextuais que reiteram o posicionamento da imagem na construção de texto e se torna original, relevante, eficaz e adequado às necessidades do século XXI orientar atividades docentes que vinculem a produção de textos a estratégias multimodais. 

  • Não sabia o que era "apuro linguístico "

  • Multimodal: diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)

  • Linguagem coloquial 

    compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.

  • Suporte ou portador é o meio físico ou virtual que serve de base para a materialização de um texto.

  • LETRA D

  • GABARITO: LETRA D

    MEME é o modo como se constrói o texto multimodal em mídias digitais no contexto contemporâneo. 

    Multimodal: diz-se da comunicação em que coexistem diversas modalidades comunicativas (fala, gestos, texto, processamento de imagem, etc.)

    Linguagem Coloquial :compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc.

    Apuro linguístico: linguagem culta.

    Leitura Imagética :.É uma das formas de leitura realizada através de imagens.

    Discurso Satírico: visa criticar algo, alguém, um grupo de pessoas ou situações. É crítico, maledicente, mordaz.

    Discurso Cômico: é o que é engraçado, ridículo, que tem graça, que desperta a hilaridade.

    FONTE: Ana Carolina Barcelos QC


ID
5408866
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um quadrado tem sua diagonal medindo 8√2 cm, a área e o perímetro desse quadrado medem respectivamente:

Alternativas

ID
5408872
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma progressão aritmética a soma dos seus vinte primeiros termos é 580, se sua razão é 2, logo o seu primeiro termo é:

Alternativas
Comentários
  • Sn = (an + a1)n/2

    580 = (an + a1).20/2

    580 = (an + a1).10

    an + a1 = 58

    ----------------- / / ---------------

    an = a1 + (n - 1).r

    Da primeira equação temos que an = 58 - a1. Vamos substituir!

    58 - a1 = a1 + (20 -1).2

    58 = 2a1 + 19.2

    58 - 38 = 2a1

    2a1 = 20

    a1 = 10

    GABARITO: LETRA A

    MEU ↯ CANAL ↯ NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite


ID
5408887
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Bloqueio Dinâmico, uma função do Windows 10 que sincroniza seu celular com seu computador, bloqueando o PC automaticamente se seu celular ficar afastado dele. Para ativar essa opção, basta ir a:

Alternativas
Comentários
  • GAB -B

    Configurações > Contas > Opções de entrada> CLICA EM PERMITIR.

  • B

    Configurações > Contas > Opções de entrada

  • Configurações > Contas > Opções de entrada. Só pensar que ao sincronizar algo com outra coisa, pode ser necessário entrar em uma conta.


ID
5408893
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

“Esta opção sai do perfil do usuário que estava usando o computador, mas não finaliza nenhum programa”. Essa afirmativa refere-se a qual procedimento do Windows 7:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B.

    VOCÊ ESTA USANDO SEU PC, ESTA OUVINDO MÚSICA E FAZENDO QUESTÕES, AI SUA VISINHA TE CHAMA , VOCE SIMPLESMENTE VAI SAIR DO PC, PARA QUE NINGUÉM MECHA NAS SUAS COISAS OU FECHE OS PRGRAMAS VC SIMPLESMENTE BOQUEIA ( wind+ L). SAIU SEM FECHAR NADA E NENHUM PROGRAMA.

  • Eu errei. Fica a dica:

    Fazer Logoff fecha todos os programas, quase como se estivesse deligando o computador, mas sem desligar de fato.

  • WinKey + L também "sai do perfil do usuário que estava usando o computador, mas não finaliza nenhum programa”.

  • Trocar usuário permite que quem estiver utilizando o PC possa sair de um perfil e entrar em outro. A opção Bloquear apenas leva para o painel de entrada do Windows.

  • Gente a alternativa correta é a letra A


ID
5409376
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.

    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe 

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    5 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões 

    6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    7 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.

    8 - Tal área não fez o que deveri

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    9 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    10 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    11 - Sairei porque tenho novos desafios Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

    (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

A respeito do tema central do texto, assinale a única opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que identifiquemos qual o tema central do texto. Vejamos:

     .

    A) O que o uso de clichês em reuniões fala sobre o funcionário.

    Errado. O tema central do texto não é dizer o que o uso de clichês em reuniões fala sobre o funcionário, mas, sim, sobre quais palavras batidas devemos evitar falar em uma entrevista de emprego.

     .

    B) Como não parecer workaholic em entrevistas de emprego.

    Errado. O tema central do texto não é dizer como não parecer workaholic em entrevistas de emprego, mas, sim, sobre quais palavras batidas devemos evitar falar em uma entrevista de emprego.

     .

    C) Como não parecer alguém sem conteúdo no emprego.

    Errado. O tema central do texto não é mostrar como não parecer alguém sem conteúdo no emprego, mas, sim, sobre quais palavras batidas devemos evitar falar em uma entrevista de emprego.

     .

    D) Clichês a evitar em entrevistas de emprego e reuniões.

    Certo. O texto afirma que devemos evitar alguns clichês em entrevistas de empregos e reuniões e cita onze exemplos de clichês muito usados.

     .

    Gabarito: Letra D  

  • GABARITO: LETRA D

    O texto afirma que devemos evitar alguns clichês em entrevistas de empregos e reuniões e cita onze exemplos de clichês muito usados.

    FONTE: Monitora do QC

  • JESUS AMADO TEM MISERICODIAA


ID
5409379
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.

    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe 

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    5 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões 

    6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    7 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.

    8 - Tal área não fez o que deveri

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    9 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    10 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    11 - Sairei porque tenho novos desafios Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

    (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Marque o enunciado do texto que justifica o título “Você 'trabalha em equipe' e é 'workaholic'? Pare de usar palavras batidas”.

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos o enunciado do texto que justifica o título “Você 'trabalha em equipe' e é 'workaholic'? Pare de usar palavras batidas”. Vejamos:

     .

    A) "Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa".

    Errado. Essa frase não justifica você ter que parar de usar palavras batidas. Ela apenas traz a constatação de que um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa.

     .

    B) “Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa”.

    Certo. Usando palavras batidas como "“Você 'trabalha em equipe' e é 'workaholic'?" você pode ser percebido como alguém sem conteúdo... em vez de contribuir com o sucesso da empresa. Portanto, esta alternativa explica por qual razão devemos evitar palavras batidas nas entrevistas de emprego.

     . .

    C) Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações.

    Errado. Essa frase, de acordo com o texto, explica por qual motivo devemos evitar a expressão "sou workaholic e faço tudo bem-feito", e portanto refere-se a apenas uma parte do que está no título do texto. O título traz dois exemplos de palavras batidas e afirma que devemos parar de usar clichês.

     . .

    D) “Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas”.

    Errado. Essa frase, de acordo com o texto, apenas justifica o motivo de evitar o uso da expressão "gosto de trabalhar em equipe", e portanto refere-se a apenas uma parte do que está no título do texto. O título traz dois exemplos de palavras batidas e afirma que devemos parar de usar clichês.

     .

    Gabarito: Letra B 

  • GABARITO: LETRA B

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.

        Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.


ID
5409382
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.

    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe 

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    5 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões 

    6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    7 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.

    8 - Tal área não fez o que deveri

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    9 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    10 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    11 - Sairei porque tenho novos desafios Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

    (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale qual dos enunciados a seguir não incorre em um dos dez casos apresentados no texto.

Alternativas
Comentários
  • A questão é de interpretação de texto e quer que identifiquemos qual dos enunciados abaixo não incorre em um dos dez casos apresentados no texto. Vejamos:

     .

    A) Saí da outra empresa porque a função que eu exercia não era condizente com o meu rol de habilidades, nesta espero poder dar o melhor de mim.

    Certo. Aqui a pessoa não está usando nenhum termo clichê; ela está exaltando suas habilidades. Lembrando que "rol" significa "lista".

     .

    B) Com certeza nós teremos muito sucesso se seguirmos com perfeição os planos. Nada pode dar errado.

    Errado. Essa afirmação está relacionada ao tópico 6: "Com certeza: evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim".

     .

    C) Gosto muito dessa empresa, já analisei o briefing do setor e vi que os staff-meetings têm muito sucesso no target.

    Errado. Essa afirmação está relacionada ao tópico 10: "Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber"."

     .

    D) Na outra empresa justificaram o meu desligamento por improdutividade, mas a verdade é que me eram designadas atividades em diferentes setores, eu era um “faz-tudo”.

    Errado. Essa afirmação está relacionada ao tópico 9: "Cada um tem a sua verdade: essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”.".

     .

    Gabarito: Letra A 

  • A

    Saí da outra empresa porque a função que eu exercia não era condizente com o meu rol de habilidades, nesta espero poder dar o melhor de mim.

    B

    6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    Com certeza nós teremos muito sucesso se seguirmos com perfeição os planos. Nada pode dar errado.

    C

    10 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. (...)

    Gosto muito dessa empresa, já analisei o briefing do setor e vi que os staff-meetings têm muito sucesso no target.

    D

    9 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade” BGTT, disse Celestino.

    Na outra empresa justificaram o meu desligamento por improdutividade, mas a verdade é que me eram designadas atividades em diferentes setores, eu era um “faz-tudo”.

     


ID
5409388
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Você “trabalha em equipe” e é “workaholic”? Pare de usar palavras batidas.

    Um termo desgastado dito na entrevista de emprego ou em uma reunião pode revelar dados sobre uma pessoa. Alguns, dizem os especialistas, produzem o efeito contrário ao que se deseja e denotam, no mínimo, imaturidade. "Você pode ser percebido como alguém sem conteúdo que, assim como um adolescente, está preocupado em pertencer a um grupo e ser aceito por ele, em vez de contribuir com o sucesso da empresa", afirmou o consultor Silvio Celestino, sócio fundador da Alliance Coaching.

    Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê. Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.

    1 - Sou perfeccionista

    A expressão não diz nada. "O entrevistador quer conhecer o candidato. E, ao responder dessa maneira, perde-se a grande chance de falar sobre si", disse Marcelo de Lucca, sócio da consultoria KPMG. Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria? "A pessoa que se descreve uma perfeccionista geralmente não tem uma visão mais clara de si mesma. E não reconhecer os erros é também não reconhecer as virtudes", afirmou Marco Zanini, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Ebape/FGV).

    2 - Quero muito trabalhar aqui

    A empresa não precisa de pessoas que queiram trabalhar nela, mas que queiram que ela ganhe, disse Silvio Celestino. Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    3 - Gosto de trabalhar em equipe 

    Isso não prova que os demais gostam de trabalhar com você, segundo Celestino. Seja mais claro e afirme que você é capaz de liderar pessoas ou sabe lidar com conflitos e busca soluções harmoniosas.

    4 - Sou workaholic e faço tudo bem-feito

    Para Celestino, afirmar que é workaholic pode demonstrar falta de equilíbrio. Melhor especificar que, sempre que necessário ou demandado pelo gestor, você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações. "Oriento os meus alunos a serem mais humildes, a não se vangloriar - sendo jovens, principalmente, porque eles ainda não têm experiência para apresentar. É preferível ser verdadeiro, colocar o que quer fazer, valorizar as aptidões e como deseja contribuir no desenvolvimento da empresa", disse o professor Zanini.

    5 - Eu me dou bem com todo mundo

    Com que tipo e com quantas pessoas você já trabalhou? Diga que, independentemente das características de cada indivíduo, você busca respeitar as diferenças e focar na competência do indivíduo, relevando características problemáticas, afirmou Celestino.

    Em reuniões 

    6 - Com certeza

    Evite esse termo para afirmar algo que é considerado óbvio e evidente, mas que nem sempre é assim. "Afirme que tem a mesma opinião ou que observou as mesmas evidências que o interlocutor", disse Celestino.

    7 - Tenho limitação de budget

    Para Lucca, o profissional que justifica uma situação com esse argumento se coloca como vítima, quando deveria ser o protagonista. É preferível dizer que, apesar da limitação, verá o que consegue fazer para que a ação aconteça. "É uma maneira de se mostrar disposto a realizar", disse Lucca.

    8 - Tal área não fez o que deveri

    Essa é a típica frase em que o sujeito joga a responsabilidade no outro e não diz o que pode fazer para mudar a situação. E isso é péssimo para a imagem do profissional, segundo Lucca.

    9 - Cada um tem a sua verdade

    Essa é uma expressão perigosa. O que existem são fatos e documentos. “Diferentes são as opiniões, não a verdade”BGTT, disse Celestino.

    10 - Accountability, empowerment e outros

    Evite o uso de expressões estrangeiras quando há uma em português perfeitamente compreensível. Não use o inglês para demonstrar sofisticação ou esnobar pessoas. Saiba adequar sua linguagem ao público. "Muitas vezes, o termo é usual dentro da cultura da empresa. Mas quem é de fora não é obrigado a saber", afirmou Lucca.

    11 - Sairei porque tenho novos desafios Eis uma frase desgastada e vazia. Todo mundo se despede da empresa ou do mercado dessa forma, segundo Lucca. Mencione uma razão mais concreta ou algo que traga mais valor.

    (PEREIRA, Inês. Portal UOL Economia. 23/08/2018.)

Assinale a alternativa em que a substituição do termo em realce não mantém as características semânticas empregadas em “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a que não encaixa na semântica da frase. Logo, podemos notar que ''APENAS'' é o único termo o qual há ideia de restringibilidade(somente o mais preparado é que pode escorregar; os outros, não).

    “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

    “Sem perceber, APENAS o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

    Gab C

  • A questão é de semântica e quer que assinalemos a alternativa em que a substituição do termo em realce não mantém as características semânticas empregadas em “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê”. Vejamos:

     .

    Temos aqui o que o gramático Cegalla chama de "palavras e locuções denotativas":

     .

    De acordo com a Nomenclatura Gramatical Brasileira, serão classificadas à parte certas palavras e locuções - outrora consideradas advérbios - que não se enquadram em nenhuma das dez classes conhecidas. Tais palavras e locuções, chamadas "denotativas", exprimem, por exemplo:

     .

    • exclusão

    exclusive, menos, exceto, fora, salvo, tirante, senão, sequer:

    Voltaram todos, menos (ou exceto, salvo, fora) André.

    Não me descontou sequer um real.

    Ninguém, senão Deus, poderia salvá-lo.

    • inclusão

    inclusive, também, mesmo, ainda, até, ademais, além disso, de mais a mais:

    Eu também vou.

    Levou-me para sua casa e ainda me deu roupa e dinheiro.

    Aqui falta tudo, até água.

    • limitação

    só, apenas, somente, unicamente:

     Deus é perfeito.

    Apenas um aluno teve nota boa.

     .

    A) Mesmo.

    Errado. "Mesmo", assim como "até", é uma palavra denotativa de INCLUSÃO.

     .

    B) Inclusive.

    Errado. "Inclusive", assim como "até", é uma palavra denotativa de INCLUSÃO.

     .

    C) Apenas.

    Certo. "Apenas", diferente de "até", é uma palavra denotativa de LIMITAÇÃO.

     .

    D) Ainda.

    Errado. "Ainda", assim como "até", é uma palavra denotativa de INCLUSÃO.

     .

    Referência: CEGALLA, Domingos Pascoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, 48.ª edição, São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, página 262.

     .

    Gabarito: Letra C

  • [GABARITO: LETRA C]

    Muita atenção, pois se pede a ALTERNATIVA que não mantém as características semânticas.

    “Sem perceber, até o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

    • “Sem perceber, mesmo o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”
    • “Sem perceber, inclusive o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”
    • “Sem perceber, apenas o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”
    • “Sem perceber, ainda o profissional mais preparado pode escorregar em um clichê.”

ID
5409391
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Encontre a opção em que o emprego do termo omitido se dá pelos mesmos motivos do termo destacado em “Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.”

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    por que devo te contratar?

  • Por que = Usado no início das perguntas. (diretas e indiretas)

    Por quê? = Usado no fim das perguntas.

    Porque = Usado nas respostas.

    O porquê = Usado como um substantivo.

    *Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final.

    LETRA (A)

  • Acertei, mas não entendi direito, na frase da questão achei que esse "por que" tinha valor de "por qual razão/motivo" e não como uma pergunta indireta, porque na letra A o motivo de se usar esse mesmo porquê é porque ele é usado início das perguntas (diretas e indiretas). É o mesmo uso, mas não é o mesmo motivo.

  • A questão quer que encontremos a opção em que o emprego do termo omitido se dá pelos mesmos motivos do termo destacado em “Por isso, antes de ir a campo, conheça as principais frases e termos e entenda por que você deve fugir deles.”. Vejamos:

     .

    A) ________ devo te contratar?

    POR QUE = por qual razão/ motivo.

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     .

    B) Acredito que muita gente vai a entrevistas com respostas já prontas, projetos realizados e sabe o ________ das mudanças.

    PORQUÊ = substantivo com significado de “motivo”, “razão”

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     .

    C) O autoconhecimento é um dos pontos mais relevantes, _______ influencia diretamente em como a pessoa conta a sua história.

    PORQUE = pois, conjunção coordenativa explicativa.

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada. 

    Conjunções coordenativas explicativas: têm valor semântico de explicação, justificativa, motivo, razão...

    São elas: porque, pois (antes do verbo), porquanto, que...

    Ex.: Vamos indo, porque já é tarde.

     .

    D) Me comparo ao leão _______ tenho um espírito de liderança, estando sempre a frente de projetos tanto na minha vida acadêmica quanto na minha carreira profissional.

    PORQUE = já que, uma vez que, visto que..., conjunção subordinativa causal.

    Conjunções subordinativas causais: têm valor semântico de causa, motivo, razão...

    São elas: porque, porquanto, como, uma vez que, visto que, já que, posto que, por isso que, na medida em que...

    Ex.: Já que você está estudando bastante, suas chances de passar em concurso são enormes.

     .

    Gabarito: Letra A

  • Lorraine Lopes, é o mesmo motivo também: Por qual razão/motivo devo te contratar?
  • [GABARITO: LETRA A]

    A - POR QUE devo te contratar?

    B - Acredito que muita gente vai a entrevistas com respostas já prontas, projetos realizados e sabe o PORQUÊ das mudanças.

    C - O autoconhecimento é um dos pontos mais relevantes, PORQUE influencia diretamente em como a pessoa conta a sua história.

    D - Me comparo ao leão PORQUE tenho um espírito de liderança, estando sempre a frente de projetos tanto na minha vida acadêmica quanto na minha carreira profissional.

    ...................................................................................................................................................................................

    POR QUE - PERGUNTAS. TAMBÉM PODE APARECER NO MEIO DAS FRASES E SER SUBSTITUÍDO POR "POR QUAL" OU "PELO QUAL".

    PORQUE - RESPOSTAS. PODE SER SUBSTITUÍDO POR "POIS, PARA QUE OU UMA VEZ QUE".

    POR QUÊ - FIM DE FRASE. SERVE PARA QUESTIONAR "POR QUAL RAZÃO" ALGÉM ESTÁ FAZENDO ALGO.

    PORQUÊ - MOTIVO OU RAZÃO.

  • Letra A.

    Uso dos PORQUÊS:

    Porque = Valor de conjunção causal ou explicativa.

    Por quê = Antes de pontuação ( ? / . / !)

    O porquê = Equivale o motivo, a razão.

    Por que = Equivale pelo qual, pela qual, o motivo pelo qual.

    Fonte: Prof: Elias Santana, Gran Cursos.

    BONS ESTUDOS!!❤️✍

  • GABARITO: LETRA A

    PORQUE - Já que, visto que, uma vez que

    PORQUÊ - substantivo, o motivo, a razão.

    POR QUÊ - seguido de pontuação.

    POR QUE - por que motivo/razão, pelos quais, pela qual

    FONTE: Débora Oliveira QC


ID
5409397
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa cuja reelaboração da pontuação mantém a estrutura sintática e semântica do enunciado, bem como a sua correção normativa.

Alternativas
Comentários
  • a) Em vez de reduzir a possibilidade a uma palavra, por que não falar que se aprimora continuamente, citando, por exemplo, quantos e quais livros lê por ano ou cursos que faz por conta própria?

    Incorreto. O travessão é inoportuno na estrutura, porque toda a estrutura após ele é uma oração subordinada adjetiva restritiva. Esta, como bem sabido, não se separa por vírgula ou quaisquer outros sinais de pontuação;

    b) Ou seja, além de querer trabalhar, o mais importante, é demonstrar interesse em contribuir com o sucesso da companhia.

    Incorreto. A segunda vírgula é inoportuna, visto que separa o sujeito (o mais importante) do predicado nominal (é demonstrar...);

    c) Melhor especificar que – sempre que necessário ou demandado pelo gestor – você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações.

    Correto. A estrutura isolada é uma oração subordinada adverbial temporal reduzida (desenvolvendo: "quando for necessário ou demandado pelo gestor"). Nesse caso, ela pode aparecer isolada por vírgulas ou travessões;

    d) Diferentes, são as opiniões, não, a verdade.

    Incorreto. As duas vírgulas destacadas acima em vermelho devem ser suprimidas.

    Letra C

  • Melhor especificar que – sempre que necessário ou demandado pelo gestor – você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações.

    Melhor especificar ISSO...

    – sempre que necessário ou demandado pelo gestor – Oração Subordinada Temporal(sempre que..)

    Gab C

  • gab: C

    Melhor especificar que sempre que necessário ou demandado pelo gestor você tem responsabilidade para entregar as tarefas no prazo e nas especificações.

     Travessão ( — )

    pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases explicativas

    Ex.: Xuxa  a rainha dos baixinhos  será mãe.

  • Acho que está faltando o texto da questão, pois há uma reelaboração da pontuação.

  • GABARITO: LETRA C

    Vírgulas podem ser substituídas pelo o travessão quando se tratar de frase explicativa.


ID
5409415
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dado o conjunto C = {a, {b}, c}, observe as afirmações e marque o item CORRETO.


I - a ∈ C.

II - {b} ∈ C.

III - c ⊂ C.

IV - ∅ ⊂ C.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - D

    O operador ∈ é usado para elementos enquanto que o operador ⊂ é usado para conjuntos.

    1. o elemento a pertence a C? Sim.

    2. o elemento {b} pertence a C? Não, {b} não é um elemento, é um conjunto.

    3. o conjunto c está contido em C? Não, c não é um conjunto, é um elemento.

    4. o conjunto ∅ está contido em C? Sim. Todo conjunto tem como subconjunto o conjunto vazio.

    Gabarito D. I e IV corretas.

    Créditos: Bruno

  • C= (a, (b), b)

    I. a ∈ c.

    Afirmação verdadeira. é um elemento de C e, por esse motivo, podemos estabelecer uma relação de

    pertinência entre o elemento e o conjunto.

    II. {b} ∈ C.

    Afirmação verdadeira. Observe que {b} está listado explicitamente como um elemento de C. Com isso,

    podemos estabelecer uma relação de pertinência entre {b} e o conjunto C.

    III. C ⊂ C.

    Afirmação falsa. C é um elemento de C e sabemos que não é possível estabelecer relação de inclusão entre

    um elemento e um conjunto. Apenas um conjunto pode estar contido em outro.

    IV. ∅ ⊂ C.

    Afirmação verdadeira. Como vimos, o conjunto vazio ∅ é sempre subconjunto de qualquer conjunto.

    GAB; A.

    GAB da Banca: D - A banca certamente se equivocou ao considerar a afirmativa II errada.

    isso só complica a vida do estudante, ATENÇÃO e bons estudos.

  • Se ele quisesse se referir a {b} como um subconjunto, teria de colocar mais duas chaves, por exemplo, {{b}}, agora sim é um subconjunto. Como o enunciado colocou apenas o elemento do conjunto, ou seja, {b}, não posso dizer que é um subconjunto. Logo, elemento para conjunto segue a seguinte regra: pertence ou não pertence. Conjunto para conjunto: está contido, não está contido, contém, não contém.


ID
5409421
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Podemos dizer que internet é um conjunto de redes interligadas através de Backbones que é o termo principal utilizado para:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D.

    Sua função, portanto, é conseguir realizar a comunicação entre as centrais das provedoras de Internet e de servidores externos, tanto a nível nacional quanto internacional, possibilitando o envio e recebimento de informações entre servidores, realizando o tráfego

  • Um Backbone é a espinha dorsal da rede.Sustenta a comunicação entre países e continentes.São eles: os satélites,fibras óticas,instalados como infraestrutura e mantidos por grandes consórcios.No Brasil nosso principal backbone é a Embratel.

    Trecho retirado do livro: Renato da Costa.

  • BACKBONE ("espinha dorsal" ou "rede de transporte", em português) é uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho.

    CANAL TECH

  • Backbone significa Espinha Dorsal em inglês. Assim como no corpo humano, ele é responsável por interligar servidores que estão distantes. ... Sua função no universo das Telecoms é ligar as centrais das operadoras de internet aos servidores externos, sendo eles nacionais ou internacionais.

  • GAB: D

    Backbone, em inglês, significa “espinha dorsal”. Sua tradução torna o conceito bem claro. Portanto, ele é a espinha dorsal que interliga uma série de servidores que estão distantes, tal como o referido órgão do corpo, conectando diversas partes que não estão próximas. Ela é uma infraestrutura responsável pelo transporte de dados, facilitando o controle de redes, conectando usuários sem fronteiras geográficas e centralizando a transferência de informações.


ID
5409424
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

De modo geral, o papel da barra de tarefas, no Windows 7, é dar acesso aos programas instalados no computador, permitindo alternar entre janelas abertas e abrir outras ou acessar rapidamente certas configurações do Windows. Ela se divide em três seções:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • GABARITO - D

     A Barra de tarefas fica na parte de baixo da tela.

    Lembrar que ela pode ser movida e até bloqueada. Além disso, é possível deixá-la em um dos lados ou na parte de cima. 

  • Suporte windows 10

    Use a barra de tarefas para ver mais do que ver seus aplicativos e verificar o tempo. Você pode personalizá-lo de várias maneiras: alterar a cor e o tamanho, fixar seus aplicativos favoritos, movê-los na tela e reorganizar ou redimensionar os botões da barra de tarefas. Você também pode bloquear a barra de tarefas para manter suas opções, verificar o status da bateria e minimizar todos os programas abertos momentaneamente para que possa dar uma olhada na área de trabalho. 

  • GAB-D

    O botão e o menu Iniciar, a super barra e a área de notificação.

    D DE REPROVADO.


ID
5409430
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A configuração de uma arquitetura redundante garante apenas a disponibilidade dos dados de um sistema, mas não os protege contra os erros de manipulação dos usuários ou contra catástrofes como incêndios, inundações ou terremotos. Por isso, é necessário prever mecanismos de:

Alternativas
Comentários
  • Backup, alternativa "C".

  • GAB: C

    BACKUP DIFERENCIAL: FAZ CÓPIA DAS ALTERAÇÕES DO ÚLTIMO BACKUP COMPLETO \ NÃO REMOVE ATRIBUTOS DE MARCAÇÃO\ VELOCIDADE DO BACKUP MAIS DEMORADO\ RESTAURAÇÃO RÁPIDA

    BACKUP INCREMENTAL: FAZ CÓPIA DAS ÚLTIMAS ALTERAÇÕES RELATIVOS AO ÚLTIMO BACKUP \ REMOVE ATRIBUTOS DE MARCAÇÃO \ VELOCIDADE RÁPIDA \ RESTAURAÇÃO LENTA.

  • Gabarito: C

    Backup é uma cópia de segurança dos seus dados (informações) de um dispositivo de armazenamento (celulares, tablets, computadores) ou sistema (aplicativos, softwares e jogos) para outro ambiente para que esses mesmos dados possam ser restaurados em caso de perda dos dados originais ou que ocorra um acidente.

    Fonte: https://tecnoblog.net/285077/o-que-e-backup/

  • GAB-C

    Backup.

    ROUBAM SEU COMPUTADOR:-------VOCÊ TEM O Backup.

    MOLHOU E QUEIMOU SEU NOT :------VOCÊ TEM O Backup.

    ROUBARAM SEU CELULAR E COMERAM SEU 0: VOCÊ TEM O Backup. DAS FOTOS, CONTATOS, AGENDA TUDO.

    TE MATARAM EM UM ASSALTO: SUA FAMÍLIA FEZ UM Backup SEU EM UM ROBÔ.

    MUITO FILME.

    Aos invejosos meu aplauso, no lugar deles, também iria querer ser eu. CONTINUE ESTUDANDO!!!


ID
5409436
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Algumas condições sistêmicas acabam por influenciar no planejamento e na adaptação das próteses dentárias totais. Sobre esse assunto, analise e julgue:


I – Nos pacientes com osteoporose, há uma tendência de estreitamento da crista óssea maxilar e alargamento da crista mandibular, por isso, deve-se evitar a redução da distância interoclusal.

II – Nos pacientes submetidos à terapia por radiação, o uso de próteses totais fica limitado devido: a xerostomia, a impossibilidade de sobreextensão da área basal (na tentativa de evitar ulcerações) e a osteorradionecrose.

III - nos pacientes com anemia perniciosa, deverá haver um constante controle sobre a oclusão, no intuito de minimizar as áreas de pressão, e a deficiência de saliva acaba por ocasionar prejuízo na retenção das próteses totais.

Alternativas

ID
5409439
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Nas próteses dentárias totais, os arcos de oclusão são representativos de ambos os arcos dentais, portanto, é necessário rigor técnico durante sua elaboração. Sobre este assunto, NÃO podemos afirmar:

Alternativas

ID
5409442
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A base de prova é a base provisória da prótese total durante as fases de captação e registro dos movimentos mandibulares, com a finalidade de transportá-los ao articulador. Será usada, para a montagem de dentes artificiais, até a prova estética e fonética do paciente. Estas bases devem cobrir todo o tecido que constitui a base do suporte, e devem ser ajustadas, para enfrentar possíveis desprendimentos, em decorrência da cedência da fibromucosa. As bases devem guardar relações com as atividades funcionais, como: fonação, respiração e deglutição. Analise e julgue a afirmativa.

Alternativas

ID
5409445
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

São vantagens das próteses dentárias totais imediatas:


I – Proteção ao trauma cirúrgico e as infecções externas.

II - Controle da hemorragia, pós-cirúrgica.

III – Reembasamento, para compensar a retração gengival.

IV – Baixo custo.

Alternativas
Comentários
  • A Prótese total imediata, tem como vantagens os seguintes fatores: Controla a hemorragia, possibilita a proteção do trauma, promove maior recuperação, melhor suporte da área basal e possibilita uma boa fonação. A transição dos dentes naturais para a prótese é menos perceptível, permite a continuidade da convivência social, proporciona uma melhor mastigação, evita o colapso da articulação temporomandibular, faz com que o período de aprendizagem se torne mais curto e pode ser usada como um meio para aplicação de medicação tópica (TURANO, J; TURANO, L; TURANO, M, 2010; SHYBAYAMA, 2006). Como desvantagens do tratamento com prótese total imediata, podemos citar: Maior custo para o paciente, não é possível realizar prova estética, há uma menor adesão da prótese, principalmente nas áreas em que os dentes foram extraídos. Devido a retração cicatricial, a prótese total imediata precisa passar por reembasamentos, e deve ser substituída após 3 meses. (TURANO, J; TURANO, L; TURANO, M, 2010; SHYBAYAMA, 2006)

ID
5409448
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre os grampos, usados nas próteses parciais removíveis, NÃO podemos afirmar:

Alternativas

ID
5409451
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Existem algumas técnicas que são utilizadas para a determinação do eixo ou da via de inserção de uma prótese parcial removível, dentre elas a técnica da conveniência. São situações clínicas, em que esta deve ser a técnica de escolha:


I – Quando regiões retentivas do rebordo residual, a serem recobertas pela base da prótese, apresentam áreas de interferência à livre entrada e saída da prótese.

II – Quando remanesçam apenas dentes do grupo anterior (de canino a canino), especialmente na arcada inferior.

III – Quando os dentes suportes apresentam excessivas inclinações e desordens.

Alternativas

ID
5409454
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O preparo do arco facial, durante a montagem dos modelos no articulador parcialmente adaptável, para a confecção de uma prótese parcial removível, deverá obedecer à seguinte sequência de passos:


1- Adaptação do ponto násio.

2- Teste do assentamento do modelo de gesso, na marca das pontas das cúspides registradas na godiva, a fim de verificar a inexistência de movimentos de báscula.

3- Levar a forquilha à boca do paciente, que deverá morde-la de maneira centralizada, assim, o arco facial deverá ser colocado e as olivas adaptadas nos condutos auditivos externos, através de uma pressão, realizada para dentro e para frente.

4- Envolver a forquilha do arco facial com godiva e, enquanto esta ainda estiver plástica, levá-la a boca do paciente para que ele oclua, de maneira a estabilizar a forquilha na boca.

5- Verificação da distância intercondilar, assinalada no arco facial.

Alternativas

ID
5409457
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Nas próteses fixas, o término cervical dos preparos pode apresentar diferentes configurações, de acordo com o material a ser empregado para a confecção da coroa. Sobre os tipos de término cervical, marque a verdadeira:

Alternativas

ID
5409460
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre as relações maxilo – mandibulares, analise e julgue as afirmativas:


I – A relação cêntrica é uma posição crânio – mandibular e independe da presença de dentes. Pode ser usada para análise oclusal, além de diagnóstico e planejamento, utilizando os modelos de estudo, montados em articulador semi-ajustável.

II – A máxima intercuspidação habitual é uma posição dentária fisiológica e, em 90 % dos pacientes, não coincidente com a relação cêntrica.

III – A dimensão vertical de oclusão pode ser estabelecida através do método que subtrai 3-4mm do valor da dimensão vertical de repouso, obtido através do compasso de Willis.

Alternativas

ID
5409463
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

São recomendações para a seleção da cor de uma prótese fixa, com EXCEÇÃO de:

Alternativas

ID
5409466
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Algumas vezes, durante a confecção das próteses sobre implantes, faz-se necessária uma modelagem do tecido gengival, denominada de condicionamento tecidual, que pode ser obtido através das próteses provisórias. Sobre esta técnica, analise e julgue:


I – Instalar, inicialmente, a prótese provisória fazendo leve pressão nos tecidos moles, formando neles uma leve isquemia. A vascularização deverá voltar ao normal após 5 -10 minutos.

II - Deve-se remover a prótese provisória, após uma semana, para a verificação da anatomia gengival. Se esta ainda não estiver como esperado, deve-se acrescentar mais resina acrílica, moldando-se a anatomia da raiz do dente desejado. Posteriormente, reinstala-se a prótese provisória, na boca, e uma nova isquemia ocorrerá nos tecidos moles.

III – Posteriormente a esta primeira verificação, somente após um prazo de 60 dias é que será possível se verificar, novamente, a anatomia em questão. Apenas ao considerá-la satisfatória, procede-se a moldagem.

Alternativas

ID
5409469
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sistema de retenção resiliente onde os implantes não se encontram ferulizados, e a carga transmitida, pela prótese, irá se dividir de forma independente, sobre cada um dos implantes e, também, sobre a mucosa alveolar. Indicado para: implantes posicionados distantes um do outro, onde há alto risco de deformação da barra; implantes paralelos entre si; implantes com bom diâmetro e comprimento, e para pacientes que apresentam dificuldades de executar sua higiene bucal. Esta descrição refere-se a qual sistema de retenção para overdenture?

Alternativas

ID
5409472
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A alveoloplastia estabilizadora é um exemplo de cirurgia pré- protética. Sobre este tipo de cirurgia, analise e julgue:


I - Somente após a exposição da tábua óssea alveolar, através da divulsão da mucosa gengival, é que se pode determinar a amplitude da osteotomia que poderá ser realizada na cirurgia.

II - Preferencialmente, a sutura, neste tipo de cirurgia, deve ser realizada com fio de seda 4.0, em ponto contínuo.

III - Somente após a determinação da amplitude da osteotomia é que se pode determinar quais os instrumentos mais apropriados para serem usados, em cada caso, se o cinzel, o osteótomo, a pinça goiva ou os instrumentos rotatórios, que antecedem, sempre, ao uso obrigatório da lima para osso.

Alternativas

ID
5409475
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

São nervos anestesiados pela Técnica de Gow-Gates:


I – Alveolar inferior e lingual.

II – Milo-hiódeo.

III – Incisivo.

IV – Auricolotemporal e bucal.

Alternativas
Comentários
  • E ainda o MENTONIANO.


ID
5409478
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Qual a tomada radiográfica, mais indicada, para a avaliação de fraturas de dentes anteriores e do osso alveolar, em crianças vítimas de trauma?

Alternativas

ID
5409481
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

São fatores determinantes para uma adequada reabilitação protética:


I – Tipo e frequência da respiração.

II – Morfologia dos tecidos bucais.

III – Consistência das mucosas bucais.

IV – Mobilidade da língua.

Alternativas

ID
5409484
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A abóbada palatina é uma das mais importantes estruturas de suporte para a prótese total, não sendo CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5409487
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre as etapas de instalação do processo carioso, analise e julgue:


I - No primeiro estágio, denominado ultra – estrutural, ocorre a dissolução dos cristais de hidroxiapatita, e, com o passar do tempo, a diferença nas concentrações de minerais perdidos pelo esmalte, torna-se microscópica.

II - À medida que a opacidade do esmalte aumenta, vai determinando o aparecimento da mancha branca, tornando-se visível clinicamente.

III - O avançar deste processo, pode levar ao aparecimento da cavidade, e a não- intervenção, em algum momento, pode levar à perda do dente.

Alternativas
Comentários
  • progressão da carie, se não tratada: NÍVEL ULTRAESTRUTURAL NÍVEL MICROSCÓPICO NÍVEL MACROSCÓPICO

ID
5409490
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A periodontite crônica é considerada uma doença sítio-específica. Seus sinais clínicos são: inflamação, formação de bolsa, perda de inserção e perda óssea. Pode ser considerada localizada, quando menos de 30% dos locais avaliados na boca apresentarem perda de inserção ou óssea, ou generalizada, quando este percentual for maior que 30%. Quanto a sua gravidade, pode ser: leve – perda de inserção clínica de 1 a 2 mm; moderada – perda de inserção clínica de 3 a 4 mm, e grave- perda de inserção clínica maior que 5 mm. Geralmente é indolor. Julgue a afirmação acima.

Alternativas

ID
5409493
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Adquirir equipamentos com desenhos que respeitem a ergonomia, instalar extintores de incêndio, capacitando a equipe para a sua utilização e manter instrumentais, em número e qualidade, adequados qualidade para o atendimento aos pacientes, são medidas que visam minimizar os:

Alternativas

ID
5409496
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A perfeita realização da moldagem é de grande importância para a confecção da prótese total. Existem alguns tipos de moldagens, e entre as funcionais está a do tipo pressão seletiva. Sobre essa técnica, analise e julgue:


I – A mucosa aderida de suporte deve ser registrada de forma não compressiva, em razão da presença de tecido ósseo de suporte subjacente.

II – A mucosa móvel não aderida da área vestibular, correspondente ao selado periférico, deve ser registrada sobre leve pressão, por não possuir suporte ósseo subjacente.

III – Este tipo de técnica atende a vários princípios básicos da moldagem, como suporte e retenção, porém não tem a vantagem de preservar os tecidos de suporte.

Alternativas

ID
5409499
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na obtenção dos registros intermaxilares, em prótese total, deve-se, inicialmente, realizar a individualização do plano superior. Nesta individualização, um dos pontos principais é a obtenção da altura anterior, no sentido vertical, do plano oclusal. Sobre este assunto, NÃO podemos afirmar:

Alternativas

ID
5409502
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Após a instalação de uma prótese total, várias orientações devem ser repassadas aos pacientes, para que este possa realizar uma correta manutenção das peças protéticas. Essas orientações serão fundamentais para o sucesso do período adaptativo do paciente. Sobre este assunto, analise e julgue as afirmações:


I – Deve ser orientado ao paciente, a retirada da prótese durante o sono, pois favorece a presença e desenvolvimento, mais intenso, de várias colônias de espécies de Cândida albicans.

II – Pacientes usuários de drogas, com efeitos xerostômicos, necessitam de retornos mais frequentes, durante o período de instalação/adaptação das próteses totais.

III – Deve ser explicado aos pacientes que, durante o período adaptativo, a retenção da prótese total pode variar no decorrer do dia. Isto pode ocorrer, em decorrência de alterações sofridas pela fibromucosa, em seu volume e espessura, principalmente, nos períodos noturnos.

Alternativas

ID
5409505
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Sobre as propriedades físicas dos grampos das próteses parciais removíveis, marque a VERDADEIRA:

Alternativas

ID
5409508
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A estabilidade das próteses parciais removíveis está diretamente ligada à correta escolha do conector e seu posicionamento adequado. Assim, a distância adequada entre o conector maior e a gengiva marginal dos dentes remanescentes é de:

Alternativas

ID
5409511
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Durante a fase de moldagem da prótese parcial removível, deverá ser confeccionada uma chapa de prova. Este dispositivo é utilizado como veículo de materiais e/ou veículo dos próprios dentes artificiais. Assim, com a chapa de prova o cirurgião-dentista poderá realizar:


I – A moldagem funcional do rebordo residual.

II – A determinação da área de neutralidade muscular (zona neutra) e o padrão oclusal dos dentes artificiais.

III – A prova e ajustes dos dentes artificiais.

Alternativas

ID
5409514
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os dentes pilares, das próteses parciais removíveis, precisam estar estabilizados, para que não sofram danos durante a inserção e retirada da peça protética da boca. Para tanto, devem ser confeccionados, nestes dentes, os chamados planos-guia. Sobre este tipo de preparo pré- protético, analise e julgue:


I - A ação dos planos-guia não se dá isoladamente, mas através da ação contatante que se verifica entre esse elemento e o grampo de oposição.

II - A estabilização rotacional proporcionada pelos planos-guia ocorre, exclusivamente, no sentido horizontal.

III - Os planos- guia são fundamentais na ativação da deformação elástica que os grampos de retenção devem sofrer, para ultrapassar o equador protético do dente pilar, durante a inserção e remoção da prótese na boca.

Alternativas

ID
5409517
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os nichos são cavidades ou áreas aconcavadas que têm por finalidade principal alojar os apoios oclusais das próteses parciais removíveis. Eles podem ser construídos sobre:


I – Dente hígido.

II – Blocos metálicos.

III – Restaurações de amalgama de prata.

Alternativas

ID
5409520
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Numa prótese parcial removível dento- suportada, a força mastigatória que incide sobre os dentes artificiais é transmitida ao osso alveolar somente através dos dentes remanescentes. Fundamentalmente, essa transmissão se dá pelas fibras do ligamento periodontal desses elementos. O osso alveolar absorve esta força através de estímulos de tração, considerados, biologicamente saudáveis. A fibromucosa que reveste o espaço protético, intercalada entre os dentes remanescentes, não recebe força alguma, apresentando-se, apenas, justaposta em relação à superfície interna da sela. Analise e julgue a afirmativa.

Alternativas
Comentários
  • o osso alveolar não recebe força de traçao da ppr....e sim compressão...não entendi o gabarito

  • Alternativa completamente correta porque no próprio enunciado já dá uma dica de ser uma prótese DENTOSSUPORTADA. A mucosa geralmente recebe carga em casos de extremo livre, por exemplo.


ID
5409523
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

São características/funções do apoio oclusal das próteses parciais removíveis, com EXCEÇÃO de:

Alternativas
Comentários
  • APOIO:

    É o elemento responsável pela transmissão de parte ou totalidade da força mastigatória que incide sobre os dentes artificiais da PPR, promovendo o suporte.

    Função:

    1. Transmissão axial das forças mastigatórias aos dentes pilares, caracterizando suporte.
    2. Estabilização da prótese em relação aos dentes pilares diretos e indiretos, através do travamento mecânico dos apoios nos nichos.
    3. Proteção da papila gengival dos dentes pilares diretos contra esmagamento e impactação de alimentos.
    4. Retenção indireta – impedem a rotação da prótese em casos de extremidades livres.

    Classificação:

    • Apoios oclusais
    • Apoios incisais
    • Apoios palatinos ou linguais
    • Apoios interdentais
  • Atua como elemento importante na estabilização do dente pilar, nos sentidos gêngivo-oclusal e vestíbulo-palatino- FUNCAO DO RETENTER EXTRACORONÁRIO/GRAMPO
  • São responsáveis pelo suporte e pela transmissão e direcionamento da força mastigatória aos dentes pilares e periodonto de sustentação