SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2016 - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES - Engenheiro Civil


ID
2133583
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,

Alternativas
Comentários
  • O título do texto menciona "família estruturada". Portanto as justificativas não podem ser pejorativas como nas letras "b, c, d", pois seria contraditório a família ser estruturada e haver desequilíbrios em sua estrutura.

    As alternativas supracitas sutilmente também estrapolam o texto. Sendo assim a letra "a" é a menos errada (gabarito da questão). 

  • 1 parágrafo do texto:

    "Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais."

  • Que questão mais pobre, feia, mal elaborada. É aquela questão feita para o candidato errar e pronto, nada mais...

  • Essa questão foi feita de encomenda.

  • Só posso dizer: Nossa!!!!

  • Questão ridiculamente mal feita! E pensar que essa será a banca do TRF 2° região! Preocupante...

  • Os enunciados dessa banca são muito confusos. Se a questão tivesse dito: Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização do título, teria ficado mais coerente com o gabarito.

  • Apenas dizer o gabarito para aqueles que não tiveram acesso assim como eu (o site hoje está lento). Considerada correta: A

  • eu acho que a instituicao que escolhe essa banca tá mais é querendo ver o circo pegar fogo. em 2008 o tre-rs cancelou a prova tal a quantidade de recursos. as questoes eram surreais. os enunciados sao sempre confusos e acho que a instituicao sabe disso. o jeito é treinar soberbamente. força!

     

  • Questão ruinzinha... marquei com medo.

    Pensei assim:

    O resultado da pesquisa justifica a importância da família estruturada. (exemplo: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa)

     

    a) o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo (gabarito)

     

  • Quando o enunciado diz " .. entre as relevantes justificativas apresentadas..." não quer saber das justificativas (a,b,d) e sim do que não serve de justificativa. Sobrando apenas a alternativa A.

    Um pouco confusa, mas é sutil a alternativa correta.

  • Não entendi bulhufas.

     

     Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. (1º parágrafo)

     

    O fato de não haver um pai dentro de casa não quer dizer, necessariamente, que a família seja estruturada.

     

    Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.(3º parágrafo)

     

    Só por isso marquei a letra b) ( pois condiz mais com o que ele quer dizer de "família estruturada").

  • Pessoal  não tem nada de errado com a assertiva...

    Todos os fatos apresentados no texto que justificam a necessidade de uma família estruturada foram oriundos de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo.

    Letra b: o texto não fala de limites para os jovens como forma de conter a entrada deles para o crime

    Letra c: o texto não menciona a informação que os menores de 15 anos é quem se envolvem com o crime, cita apenas exemplo.

    Letra d: o tecto não fala sobre a falta de estrutura da sociedade e sim da falta de estrutura familiar.

    Espero ter ajudado!

    Bons estudos!

  • Gente essa banca é ridícula só tem questão confusa, pqp isso não é prova que testa conhecimento.


    Desisto do TRF 2ª Região estou estudando mas não tenho expectativa nenhuma com essa banca lixo!

  • As estatísticas apontam: você errou e eu também. 

  • A consulplan está achando que é FGV!!!!!!

  • Revendo a questão novamente, chego a conclusão de que a resposta está no enunciado:

     

    Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,​

     

    Ou seja, todas estão corretas , porém , uma delas está errada e é justamente essa que se destaca.

     

    se for isso mesmo, AÍ SIM o gabarito é a letra a)

  • "Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade."

    Isso não justifica a letra D?  

  • Gente a questão está certíssima, isso porque existe diferença entre a compreensão do texto (está no texto) e a interpretação do texto ( aquilo que pode se inferir do texto).

    assim a resposta dessa pergunta não é uma interpretação e sim uma compreensão. Todas as outras opções, fora a letra a, são de interpretação,mas o enunciado disse "no texto" o que faz referencia a compreensão.

  •  RESPOSTA (A)

    o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo.

    DICA: RESPONDER ELIMINANDO .

  • É compreensão ou interpretação de texto?

    Se compreendo bem, devo me ater aos sentidos denotativo (do dicionário) ou conotativo (figurado) expresso no comando da questão, sendo portanto o gabarito A, porque uma característica da "família" apresentada no texto é ser resultado de um levantamento feito pelo MP de São Paulo. Certo?

    Agora, se interpreto mal (já que o comando da questão não pede interpretações ou conclusões externas ao texto), imagino erroneamente que o gabarito seja D, pois a principal característica da "família" apresentada no texto é ser vítima da "deficiente infraestrutura da sociedade para atender às demandas econômicas e afetivas concomitantemente"...simples, né mesmo?

    E assim vamos seguindo.

     

     

  • No título: família estruturada porém O que se destaca no texto é família não estruturada, segundo o levantamento do ministério público de SP. Logo é A o gabarito.
  • O título é 'A importância da família estruturada'. A questão tá perguntando qual é a justificativa para se considerar que a família estruturada é importante, logo, resposta A.

  • "Entre as relevantes justificativas ...". Ora, além do levantamento feito pelo Ministério Público, qual (is) a(s) outra(s) justiifcativa(s)?

  • O comando da questão está mal feito. Ou fizeram para sacanear mesmo. Só acho. Pode até ter resposta, mas está mal formulado.

  • Gente, geralmente,não entendo nada que a banca pede no enunciado.

    Devo ser retardada, porque, pelo que li nos comentários, todo mundo entendeu e acertou a questão.

    Quanto a mim, não entendi nada do que foi pedido, como poderia responder corretamente?

    Estou detestando essa banca

  • Tatiana Moreira! Vou te dar uma dica: você precisa dicernir entre interpretação e compreenção.

    Interpetração é o que se pode inferir no texto, ou seja, está implícito

    compreenssão é o que está explícito no texto. Veja que o comando da questão fala: NO TEXTO. Então a resposta está no texto!

  • Entendi o texto, entendi as alternativas, NÃO ENTENDI A PERGUNTA!! E vem consuplan no TRE RJ...

  • O título fala em família ESTRUTURADA, o levantamento mostra dados das DEsestruturadas.

     

  • Putz! Vai entender essa banca!!!

  • Uai? rsrs...

    O título diz: "A importância da família estruturada".

    Marquei a alternativa B, por este motivo:"...faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento."

    Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto,

    b) a falta de limites específicos cerceando o desenvolvimento de jovens e adolescentes. 

  •  

    Questão categoria "WTF !?"

     

     

  • Gabarito: A

     

    "Traduzindo" o enunciado: Dentre as informações do texto, qual delas pode ser considerada como justificativa para se considerar importante a estruturação da família, conforme indicado no título?

     

    Resposta: o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo que traz o seguinte dado: "dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais."

     

    A partir do dado apresentado pelo Ministério Público, todo o texto se desenvolve, demonstrando a importância de uma família estruturada.

  • Tipo de questao para escolher a "incorreta" ou a "menos provavel"?

    Socorro!!!

  • A família precisa de justificativa pra exisitr? Não faz o menor sentido. E ainda tem que ser elevante...kkkkkkk

    Que banca PÉSSIMA !! 

    Vou te ensinar a formular o enunciado, Consulplan: " Dentre as justificativas apresentadas pelo autor que caracterizariam uma família desestruturada, qual a mais relevante? " 

     

  • Se xingar mentalmente a banca ou dar um leve soquinho em sua mesa e respirar fundo, dá para responder sem problemas

  • Justificativa da Banca:

    A alternativa “B) a falta de limites específicos cerceando o desenvolvimento de jovens e adolescentes. ” não pode ser considerada correta, pois, de acordo com o enunciado da questão: “Entre as relevantes justificativas que podem ser apresentadas para a caracterização da instituição “família” indicada no título, destaca-se, no texto, ” esperava-se que na alternativa fosse apresentada uma justificativa para a caracterização do título “A importância da família estruturada”.

     

    Tal importância justifica-se, pois, com A) o resultado de um levantamento feito pelo Ministério Público de São Paulo. A alternativa “D) a deficiente infraestrutura da sociedade para atender às demandas econômicas e afetivas concomitantemente. ” não pode ser considerada correta, pois, uma infraestrutura deficiente não é justificativa para o reconhecimento da importância de uma família estruturada.

    Fonte: O próprio texto.

  • Entendi nada do que a questão quer.


ID
2133589
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Considerando as várias funções sintáticas que a palavra “que” pode assumir de acordo com as relações estabelecidas intrinsecamente na frase, assinale o fragmento em que o emprego de tal termo DIFERENCIA-SE dos demais em destaque:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A

    O demais "QUÊS" são pronomes relativos

  • a) É certo "que um pai presente".....É CERTO ISSO - QUE É CONJUNÇAO INTEGRANTE

    b) “[...] parte de famílias que não têm um pai dentro de casa.”...- PRONOME RELATIVO pode ser substituído por "AS QUAIS"

    c) “[...] família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, [...]” SUBSTITUI QUE POR " A QUAL"

    d) que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite.  SUBSTITUI POR "A QUAL" (faz referência á família)

    GAB: A, única q é CONJUNÇÃO INTEGRANTE

  • Resposta A

    A) Oração subordinada substântica Subjetiva (Conjunção Integrante)
    B) Pronome Relativo
    C) Pronome Relativo
    D) Pronome Relativo

  • Dica:

    para saber se que é pronome relativo --> substitui-se por "o/a qual, os/as quais." Ex.: Ela foi a que mais riu ( Ela foi a qual mais riu.)

    para saber se que é conjunção integrante --> substitui-se por ISTO. Ex.: Faz anos que viajei ( Faz anos isso)

     

    boa sorte.

  • Letra A - Que é uma conjunção integrante, só trocar  por isto (É certo isto), tem função de sujeito na oração), as demais exerce a função de pronome relativo.

     

  • É certo (isso)= Conj. integrante

  • a)  “[...] que um pai presente e próximo ao filho faz diferença.” (3º§)

  • CONCUSEIROS, não adianta... Tem de ir ao TEXTO, sem preguiça !

     

    A) 

    Q496634

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE:

     

    DIZENDO   =    ISSO

    ACREDITAVA   =  ISSO

     

    Minha filha chega da escola dizendo que há revolução na rua.
     

    Acreditava, até então, que dificilmente se deteria um exército com dois paralelepípedos

     

    É CERTO ISSO - "QUE" É CONJUNÇAO INTEGRANTE

     

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE:                              SUBSTITUI TODA A ORAÇÃO APÓS O “QUE” POR “ISSO”

    QUE  =    ISSO

    PEÇO ISSO

                    DIZ  QUE (ISSO)

                                                                                 

             Verifico que não tenho

           VERIFICO      +    ISSO

                                                                                  Não sei que pessoa é esta

     

    ......................

    AS DEMAIS:   

     

    Q464094          QUE      =   PRONOME       RETOMA UMA IDEIA ANTECEDENTE

     

     

                 PRONOME RELATIVO: pode ser substituído por outro relativo.

     

    QUE   =   O QUAL/ A QUAL/  AO QUAL/OS QUAIS/ AS QUAIS

     

     

     


ID
2133595
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Quanto à pontuação, a reescrita do trecho “A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são ‘atropeladas’ pela rotina dura.” (4º§) manteria a correção gramatical de acordo com:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETA 

    B) não pode separar o verbo do complemento, q foi separado por travessões

    "(desdobram-se – para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas –"

    c) separou sujeito do verbo 

    d) se vc abrir parênteses deve fechar com parênteses, esse parêntese deve ser retirado

     

  • Resposta A

     

    b) Nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, a mãe e a avó desdobram-se – para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas –, mas são “atropeladas” pela rotina dura. (Não tem vírgula entre S.V.O)

     

    c)A mãe e a avó, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, mas são “atropeladas” pela rotina dura. (Não se separa sujeito do verbo)

     

    d) A mãe e a avó nessa família brasileira, que cresce cada vez mais matriarcal –, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. (Alterou a ordem e não utilizou vírgula)

  • ..., a mãe e a avó desdobram-se – para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas –, mas ...

    A mãe e a avó desdobram-se - Oração Principal

    Para tentar cumprir esses requisitos - Oração Subordinada Adverbial Final Reduzida de Infinitivo

    As orações estão em ordem direta - principal + subordinada -, por isto não cabe vírgula.


ID
2133601
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Através de uma enumeração, no quarto parágrafo, são citados itens que – na sua falta – operam dificuldades enfrentadas pela família brasileira, especificamente na figura da mãe e avó, cujo sentido de “Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.” (4º§)

Alternativas
Comentários
  • acho q o único que possui sentido CONOTATIVO É O "crescem na rua" o resto é denotativo.

    ESTILÍSTICA- DEFINIÇÃO

    A Estilística estuda os processos de manipulação da linguagem que permitem a quem fala ou escreve sugerir conteúdos emotivos e intuitivos por meio das palavras. Além disso, estabelece princípios capazes de explicar as escolhas particulares feitas por indivíduos e grupos sociais no que se refere ao uso da língua.

    DENOTAÇÃO É CONOTAÇÃO SÃO RECURSOS ESTILISTICOS DE ACORDO COM http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/

     

     

  • GABARITO OFICIAL DA BANCA :

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar. A alternativa “D) estabelece entre si determinada ligação semântica de modo a construir a coerência necessária à compreensão da ideia transmitida. ” não pode ser considerada correta. Um exemplo de vocábulos que tenham ligação semântica, ou seja, de sentido, são os hiperônimos e hipônimos - termos de um mesmo campo de sentido, em que um deles designa o gênero e o outro, a espécie. Em “Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime. ” não há tal ligação ou de outra natureza semântica em relação aos termos entre si. Trata-se de elementos que designam campos de diferentes especificidades.

  • Não vejo conotação.

  • Dizer q elas não têm voz tbm é conotativo. Mas, achei péssima essa questão. 

  • Estou tentando me acostumar aos hábitos gramaticais dessa banca. To igual adolescente tentando entender a mãe (porra nenhuma).
    a) INCORRETA. Uma lógica semântica e progressiva deveria trazer uma ideia de "menor" para o "maior". Ex. O homem polui as lagoas, os córregos e mares.

    b) INCORRETA. A palavra denotativo, sempre que aparecer, deverá nos remeter ao verdadeiro significado. Macete: Denotativo/Dicionário. Logo, fica incompleto considerar que somente há significados reais nas citações do período apresentado. (vamos usar a opção "C" para demonstrar melhor?)

    c) CORRETA. Termos enumerados. "nâo têm tempo , energia, dinheiro e voz. Para quê? " lidar com esses garotos e garotas" . Dessa maneira os denotativos (sentido reais das palavras) serão: tempo e dinheiro. Por uma questâo lógica, precisamos de tempo (em horas) e dinheiro (bufunfa) para cuidar dessa cambada de loucos. Sem esses dois... Hum! puts! Quanto aos conotativos (sentidos metaforicos) citemos energia e voz. Quem tem energia é a CEMIG, a COPEL e outras tantas outras companhias elétricas. Nós dispomos é de disposição, didática. Quanto a voz, é claro que toda mãe e avó possuem e muita. Vivem gritando conosco. Logo, essa voz está relacionada a capacidade de verbalizar os métodos educativos.

    d) INCORRETA. (quase marquei essa). Esses termos não estabelecem entre si ligação semantica (sentidos/significados). Imagine só: tempo, energia, dinehiro e voz. Onde isso se liga? Diferente seria: Os homens poluem os lagos, corregos e mares. Tudo tem água, tem função parecida. Enfim.

  • Conotação também está em: " longe da escola" - pode até morar na mesma rua, mas não tem condições materiais ou intelectuais de acompanhar a série relativa à sua idade.

     

  • Obrigada ADRIANA Gonçalves pela ótima explicação. Tinha marcado a D e errei. 

  • Excelente comentário da Adriana Gonçalves!

  • CARAMBA ADRIANA! EXCELENTE! 

    Eu errei a questão, mas vc deixou tudo transparente. Melhor que muito professor de português, entendi tudo e mais um pouco.

    Marquei a letra D. Mas valeu muito a pena eu ter errado essa questão, obrigada por dividir conhecimento.

  • O "atropeladas" e desdobram e "preencher lacunas" são exemplos de conotação.

  • voz=autoridade

    Energia=disposição para lidar com os desafios

  • Essa banca é boa, viu? Te obriga a refazer a questão e reler com outros olhos. Na alternativa D, que parece correta, fiquei pensando no seguinte: o trecho todo entre aspas é uno. É composto por vários termos, que podem até estabelecer alguma relação entre sí, mas não semântica, como a Adriana Gonçalves respondeu antes. Mas a questão diz "estabele entre si". Quem? O trecho todo com ele mesmo?

  • A ligação semântica não é entre os termos elencados (tempo, voz, ..... ) mas no contexto do parágrafo.
  • Não concordo com adriana, o ser humano possui energia sim e nao é conotação

  • Quando eu penso que estou começando a entender o sentido das coisas, vejo que não entendi nada!

    Tá difícil entrar em acordo com essa banca, sinceramente!

  • Bela questão...

  • ADRIANA GONÇALVES! ISSO ALÉM DE UM COMENTÁRIO, FOI UMA AULA DE PORTUGUÊS. OBRIGADO!

  • Que enunciado é esse, meu Deus? Não dá nem pra entender o comando da questão!
  • No começo fiquei em dúvida entre C e D.

    As palavras ditam pela enunciado são: tempo, energia, dinheiro e voz. Ninguém tem o tempo em suas mãos, o que já exclui o sentido exclusivamente denotativo entre todas. Energia é complicado, pois fisica e quimicamente é algo "move", cria trabalho, assim deixei ela de lado.

    O que me fez excluir a D foi "estabelece entre si determinada ligação semântica". Na verdade não, todas as palavras são independentes entre si no contexto em que aparecem. Uma regra muito importante de interpretação é não ir além do que é trazido.


ID
2133607
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Considerando as estruturas linguísticas apresentadas nos trechos a seguir selecionados, assinale o comentário referente em que há correção.

Alternativas
Comentários
  • A) PRONOME APASSIVADOR-  SUJEITO É OS GAROTOS

    B) CORRETA. “Segue-se um ciclo ..." seguem-se UNS CICLOS"

    C) "dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias" EXPRESSÃO FRACIONÁRIA"  deve concordar ou com DOIS TERÇOS OU DOS JOVENS mas como ambos estão no plural, SÓ PODE FICAR NO PLURAL

    D) ."A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas".... (QUEM É Q SE DESDOBRAM? A MÃE E A VÓ (sujeito composto) verbo concorda com o suj MÃE E VÓ

     

  • A) ERRADA. Sujeito indeterminado o verbo ficará na 3a pessoa do singular. No caso em questão o sujeito é "Os garotos".

    B)CORRETA. Seguem-se uns ciclos.

    C) ERRADA. “Dois” e “Jovens” estão no plural, então o verbo só pode estar no plural.

    D) ERRADA. "Desdobram-se" concorda com a "mãe e a avó"

  • dica:

    transforma-se para a voz passiva: uns ciclos são seguidos

  • errei de novo T-T

  • Acertei, mas não concordei com a maneira que a banca cobrou a questão.
    Ela diz: '“ciclo” sofresse variação quanto ao número..."'
    Acredito que ela deveria ter colocado "uns ciclos" já que "um" é um adjuntou e também deve sofrer variação, ou, a banca examidadora deveria ter colocado uma expressão do tipo: "com as devidas correções gramaticais.

    Enfim....fazer o que...

  • o cara dessa banca é péssimo com enunciados!

  • Galera o que torna a letra C errada não é o fato de a expressão 2/3 ficar sempre no plural, pois, é exatamente o contrário (é um núcleo partitivo podendo ficar tanto no plural quanto no singular). O erro está em dizer que a forma verbal fazem é estabelecida com o número fracionário (2/3), pois, na realidade, ela concorda com a palavra infratores. 

    Espero ter ajudado! 

  • Perco mais tempo tentando entender o enunciado do que fazendo a questão...

  • Errei por sentir falta do termo: com as devidas correções gramaticais. Uma vez que não cita o termo UM que tbm deverá ser corrigido.

     

    AVANTE QUE A BATALHA É GRANDE.

  • Letra B, mas deveria ser anulada por se tratar de um  objeto direto, o complemento vai ao plural: uns ciclos, a banca esqueceu do adjunto adnominal.

  • Questao mal formulada, mas da para achar o gabarito.

    Gabarito correto letra B.

    Caso a forma verbal destacada " Ciclo" sofresse variacao de numero teriamos " CICLOS". A chave para matar a questao e identificar que este SE que acompanha o verbo SEGUIR e um pronome apassivador,ou seja, uma PA, logo, o sujeito sempre concordara com o verbo. 

  • a) A indeterminação do sujeito ocorre em “Ajudam a engrossar [...]” (2º§) estando o verbo na terceira pessoa do plural.

     

                ERRADO. Percebam: "Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes,(...)" O verbo na 3° pessoa do plural só será característica de indeterminação do sujeito quando não houver sujeito expresso na oração, o que não ocorre na questão, como podem perceber.

     

    b) Caso o termo “ciclo” sofresse variação quanto ao número, também seria alterada a forma verbal destacada em “Segue-se um ciclo que parece não ter fim.” (6º§) 

     

              CORRETO. "segue-se" é VTD, portanto, o "se" é particula apassivadora, e tudo que vem depois é sujeito. Se "ciclo" passar para o plural, obviamente, o verbo terá que flexionar também para concordar. Isso não aconteceria se o verbo exposto fosse transitivo indireto ou intransitivo, uma vez que o pronome "se" seria um índice de indeterminação do sujeito, que obrigatoriamente teria que ficar no singular.

     

    c) É passível de variação, podendo ser aceita a forma no singular ou plural, a forma verbal apresentada em “[...] fazem parte de famílias [...]” (1º§) por se tratar de concordância estabelecida com número fracionário.

     

                 ERRADO.  "(...)dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias(...)"  O verbo FAZER pode concordar tanto com "dois terços" como com "dos jovens infratores", porém, ambos estão no plural, então não importa. Portanto, o verbo deverá estar, obrigatoriamente, no plural, jamais no singular.

     

    d) A forma verbal destacada em “[...] desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos [...]” (4º§) estabelece concordância corretamente com a expressão “família brasileira” por se tratar de expressão indicativa de aspecto coletivo. 

     

                  ERRADO. O verbo "desdobram-se" é INTRANSITIVO, portanto, o pronome "se" é índice de indeterminação do sujeito. Sabemos que quando o "se" é índice de indeterminação, o verbo deve permancer sempre na 3° pessoa do singular.

  • E esse enunciado? Só jesus!! 

    Quando fala "em que há correção" o quer você entende? Que o que está escrito na assertiva precisa ser corrigido.. 

    Banca esquisita, eu hein!

  • Também pensei a mesma coisa Aline, mas como tinha percebido, pelo menos, 2 erros claros imaginei que queriam a correta. De qualquer forma, esse enunciado é, no mínimo, duvidoso e feito justamente para o candidato tropeçar.

  •  ADMITE VOZ PASSIVA : VERBO TRANSITIVO DIRETO, DIRETO E INDIRETO.

     

     

     

    OBS:   PARTÍCULA APASSIVADORA (PA)

     

    SÓ ADMITEM       VTD            ( O QUÊ)

     

       VTDI           ( QUEM )

     

     

           NÃO ADMITE A TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA:

     

    1-    VERBO DE LIGAÇÃO:

     

    -         É

    -       ESTÁ

    -       PARECER

    -       FICAR

    -       ANDAR

    -       CONTINUAR

    -       PERMANECER

    -       TORNA-SE

     

    2-    VERBO HAVER =  EXISTIR        no sentido de existir

     

     

     

     

    Verbos que NÃO admitem voz passiva: VERBOS INTRANSITIVOS, DE LIGAÇÃO E TRANSITIVOS INDIRETOS.

     VERBOS QUE ADMITEM VOZ PASSIVA: VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS (V.G. PULVERIZAR) OU VERBOS TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS.

     

     

     

     

     

     

    NÃO ADMITEM TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA:

     

    VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar ...      

     

    VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...      

     

    VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

     

    VERBOS TRANSITIVOS INDIRETOS:      NECESSITA,  corresponder (exceto OBEDECER   DESOBEDECER).   

     

      CHEGAR: VTI (EXIGE A PROPOSIÇÃO A)

     

     

    IDENTIFICAR OS VERBOS: 

     

    -            VTI  =       PEDE PREPOSIÇÃO !!!!      PREPOSIÇÃO  DE /EM

     

                  QUEM PROTESTA, PROTESTA CONTRA ALGO OU A ALGUEM.    

                                     

                 Elas protestam contra os fatos da realidade, os poderes.

     

     

              -       VTD            O QUÊ  = ALGUÉM ou ALGUMA COISA =      Q729768  Q711200

     

      SEM o "A" alguém

     

                                              QUEM COMPARTILHA, COMPARTILHA O QUÊ

     

                                                     QUEM CELEBRA, CELEBRA ALGO.

     

     

     

    -         VTDI         =                        QUEM

     

    -            VI  =        NÃO PEDEM COMPLEMENTOS

     

                             

    -         VERBOS INTRANSITIVOS:    caiu, comeu, morreu, chegou, acordou ...    

     

    -     VERBOS DE LIGAÇÃO:     ser, estar, ficar, andar, parecer, continuar

     

     

    -        VERBOS IMPESSOAIS:      Exemplo: haver com sentido de existir    

     

     

     

     

     

     

    OBJETO DIRETO  PREPOSICIONADO      

     

                                                                           QUEM AMA, AMA A DEUS

                                                                           QUEM AMA, AMA AO PRÓXIMO

                                                                            QUEM CULAPA, CULPA ALGÉM

     

                       

     

  • Boa tarde,

     

    Essa banca é foda, olha esse enunciado...lamentável

     

    A proposta de alteração é a seguinte: "Seguem-se uns ciclos" o verbo "seguir" é transitivo direto, quem segue, segue algo. Logo, temos aqui um sujeito e não um objeto direto, característica das frases que contém uma partícula apassivadora, vale ressaltar que possui transitividade para a voz passiva analítica, e o verbo concordará com o sujeito 

     

    Uns ciclos, que não parecem ter fim, são seguidos

     

    Bons estudos

  • Aveee...para quem está acostumado com FCC e CESPE, como eu, deve estar adorando essa banca.
    Dá pra acertar, mas levando sempre em consideração a menos errada, SEMPRE.

  •  c) É passível de variação, podendo ser aceita a forma no singular ou plural, a forma verbal apresentada em “[...] fazem parte de famílias [...]” (1º§) por se tratar de concordância estabelecida com número fracionário.

    dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa

    ERRADO

    O verbo poderia ficar no plural mais concordando, neste caso, com o nucleo do adjunto ( jovens ). 

     

    Não desista!!!

  • Errei porque não entendi o enunciado! :(

  • Nossa, tudo é culpa da banca agora, tudo bem que ela falha em alguns aspectos, mas dá para compreender plenamente o que se pede! 

    Quanto ao significado da palavra CORRECAO:                   !!!!!!!!!!!!!!!!!( assinale o comentário referente em que há correção.)!!!!!!!!!!!!!1

     

    substantivo feminino;

    -qualidade, atributo do que é correto.

     

    E quanto a questao:

    Caso o termo “ciclo” sofresse variação quanto ao número, também seria alterada a forma verbal destacada em “Segue-se um ciclo que parece não ter fim.” (6º§) 

     Ela só está dizendo, caso essa palavra (ciclo) fosse para o plural, a forma verbal ``segue`` deveria acompanhar a variacao também?

    Como sabemos verbo segue é VTD, e a particula apassivadora ``se`` assinala o sujeito em seguida cujo núcleo é ``CICLO``, portanto variacao de número no núcleo gera variacao no respectivo verbo. por isso é desnecessario incluir o artigo indefinido UM, fica subtendido que este variará também. é simples.

    Nao entendo aonde essas pessoas acham tanta dificuldade e metem o pau na banca! 

  • Parar de reclamar e fazer mais questões, pessoal. Essa expressão "assinalar [a alternativa] em que há correção", apesar de não ser tão comum, é usada em várias questões para simplesmente pedir a CORRETA. Se ele quisesse a errada, o comando poderia ser "onde há INCORREÇÃO".

    Avante e sucesso.


ID
2133613
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

A partir do reconhecimento dos aspectos apresentados pela morfossintaxe, considere os elementos destacados no primeiro parágrafo do texto transcrito a seguir:
    “Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado (I) revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai (II) dentro de casa. Além de (III) não viverem (IV) com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.”
São equivalentes quanto aos aspectos citados anteriormente apenas:

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO D

    I – adjunto adnominal.

    II – adjunto adverbial de lugar;

    III – adjunto adverbial de negação;

    IV – adjunto adverbial de companhia.

  • Talvez seja uma pergunta muito elementar, mas sempre tive essa dúvida: Locuções adverbiais e os advérbios propriamente ditos são considerados uma só classe gramatical? Fiquei com essa dúvida ao responder esta questão.

  • como pede aspectos morfossintaxe a resposta é a D

  • Morfossintaxe

    A morfossintaxe nada mais é do que a análise morfológica e sintática, realizada simultaneamente. Mas para que sua compreensão seja efetivada de forma plausível, faz-se necessário entender, antes de tudo, que a análise morfológica diz respeito às dez classes gramaticais; e a análise sintática faz referência às funções desempenhadas por uma dada palavra, estando ela inserida num contexto oracional.

    Assim, analisemos o exemplo, levando em consideração ambas as análises:

    Os alunos foram vencedores.

    Morfologicamente, temos:

    Os – artigo definido (plural)
    alunos – substantivo
    foram – verbo ser (flexionado no pretérito perfeito do modo indicativo)
    vencedores – neste contexto representa um adjetivo, mas pode também atuar como substantivo.

    Sintaticamente, concluímos que:

    Os alunos – sujeito simples
    foram vencedores – predicado nominal, em função do verbo de ligação
    vencedores – predicativo do sujeito

    É preciso, pois, estabelecer a diferença entre classe e função para entender como se processa a morfossintaxe, pois uma palavra pode transitar entre uma posição e outra.

     

    (http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/morfossintaxe.htm)

  • Lucas Azaneu, tive a mesma dúvida nesta questão e errei por bobeira. Alguém pode nos ajudar, por favor?

  • Indiquem para comentário do professor, por favor!

  • Lucas e Laura, advérbios e locuções adverbiais indicam circunstâncias. Locução adverbial é o conjunto de palavras que têm valor de advérbio. 

    Exemplo de advérbio: ontem (tempo), muito (intensidade), aqui (lugar), etc. 

    Exemplo de locução adverbial: à noite (tempo), em excesso (intensidade), por aqui (lugar), etc. 

  • Indicado, raquel...

  • meu pensamento foi termos que retomam no texto e que se equivalem.

    nao viverem e com o pai equivale a dentro de casa

    o dado revelador nao retomava nada.

  • Gostei do comentário do Eduardo Almeida!

     

     GABARITO D

    I – adjunto adnominal.

    II – adjunto adverbial de lugar;

    III – adjunto adverbial de negação;

    IV – adjunto adverbial de companhia.

     

     

    de toda forma, indiquei para comentário do prof!

  • (I) revelador:       OBS.   Adjunto adnominal, pois está acompanhando um substantivo.

     

    (II) dentro de casa.      OBS.  Adjunto adverbial de lugar, pois indica um lugar.

     

    (III) não                OBS.    Advébio e adjunto adverbial de negaçao, pois faz uma negação

     

    (IV) com o pai,   OBS.     Adjunto adverbial de companhia, pois indica sentido de companhia.

     

    Gabarito:  D

  •  GABARITO D

    I – adjunto adnominal.

    II – adjunto adverbial de lugar;

    III – adjunto adverbial de negação;

    IV – adjunto adverbial de companhia.

  • O adjunto adnominal é um dos termos acessórios da oração. A classificação de uma palavra em adjunto adnominal é feita apenas quando há uma análise sintática da frase. Sendo um termo acessório da oração, o adjunto adnominal pode ser retirado da frase sem alterar a sua estrutura sintática. 

  • Um levantamento do Ministério Público de São Paulo (sujeito) traz (vervo transitivo direto) um dado (objeto direto) revelador (predicativo do objeto). Não estou entendendo porquê nos comentários os alunos colocaram "revelador" como adjunto adnominal.

  • Marcele Guimarães,

    'revelador' é adjunto adnominal porque acompanha o substantivo (e também objeto direto) 'dado', já que está funcionado tão somente um termo acessório do substantivo. Em desaparecendo o nome, o adjunto perde o valor na oração. Diferentemente do predicativo do objeto, cuja função é a de atribuir um complemento ao substantivo, com ele estando relacionado, porém sem dele depender.

    Dica: para sabermos se a expressão que acompanha o substantivo é um acessório ou um atributo dele, substituímos o nome por um pronome. Tudo que desaparecer com o substantivo é acessório, atuando como adjunto adnominal; aquilo que não desaparecer funciona como predicativo do objeto.

    Exemplos:

    Quebrei o portão velho. Substituindo "portão" por um pronome, teremos "Quebrei-o", e não "Quebrei-o velho".

    "Velho" é, então, adjunto adnominal.

    Julguei o seu ato desonesto. Substituindo "ato" por um pronome, teremos "Julguei-o desonesto", e não apenas "Julguei-o".

    "Desonesto" é, assim, predicativo do objeto.

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • Que espécie de questão é essa? mal elaborada!

  • Questão cachorra e mal elaborada

     

  • Achei confusa demais!

  • questao totalmente confusa!! Indico para comentario do Professor.

  • Viver não está em sentido de morar? ou seja, com o pai não seria objeto indireto ao invés de adjunto adverbial de companhia????

     

  • Ocimar, o verbo VIVER é intransitivo. Quem vive, vive!

  • Custei a entender o que a questão pedia...pelo amorr de Deus! 

  • Gabarito: LETRA D

    Vejamos as palavras grifadas e suas classificações

    "Dado revelador" - dado é um substantivo e revelador vem caracterizando-o. Quem faz o papel de caracterizar, qualificar? ADJETIVO (classe gramatical). E qual a função sintática do adjetivo? ADJUNTO ADNOMINAL



    "não tem um pai dentro de casa" - dentro de casa indica circunstância (circunda a ideia principal).Palavras que fazem isso são os chamados advérbios. Neste caso, advérbio de LUGAR. A função sintática é de ADJUNTO ADVERBIAL.

    O mesmo ocorre nas duas palavras sublinhadas seguintes: "Aélm de não viverem com o pai" - Aqui fica muito clara a ideia de circundar! O advérbio circunda(é satélite) de verbo, adjetivo ou outro advérbio. Neste caso, vejam como ambos os advérbios circundam um verbo. Temos o "não" como advérbio de negação e o "com o pai" como advérbio de companhia.. Ou seja, nas 3 últimas palavras sublinhadas da assertiva, vemos a mesma classificação gramatical e sintática(morfossintaxe)


     

  • Na verdade, essa resolução pelo professor não resolveu nada para quem não entendeu a diferença entre adjunto adnominal e predicativo do objeto.

    É excelente essa ferramenta, mas o professor tem que ser mais didático e responder as dúvidas. 

  • Alguém pode explicar o que pede a questão ? rsrsrsrsr, o que é isso meu DEUS ?!

  • Fui mais pela noção de advérbio.

    I-adjetivo

    II- dentro de casa, advérbio de lugar

    III- não, advérbio básico de negação

    IV- com o pai, como modifica o verbo viverem cai no conceito de advérbio.

     

  • Questão que não pede nada e vc tem que adivinhar... rs acertei mas se fosse numa prova perderia muito tempo com ela.

  • Péssima a redação do enunciado.

     

  • Gabarito da banca:

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.

    “Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado(I) revelador: dois terços dos jovens infratores dacapital paulista fazem parte de amílias que não têm um pai(II) dentro de casa. Além de(III) nãoviverem(IV) com o pai,42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.”

    Quanto à classificação dos elementos destacados, temos:

    I–adjunto adnominal.

    II–adjunto adverbial de lugar;

    III-–adjunto adverbial de negação;

    IV–adjunto adverbial de companhia.

    Fonte: Saconni, Luiz Antonio. Nossa Gramática Teoria e Prática. Ed. Atual.

  • Se tivesse uma alternativa III e IV eu ia errar feliz!

  • Que questão porca....

  • agora entendi, temos predicativo do objeto ou adjunto adnominal no I, nos demais são advérbios de lugar, negação e companhia

  • O enunciado me levou ao erro, pois ele pede para levar em consideração os aspectos morfossintáticos, então considerei II e IV como locuções adverbiais que exercem a função sintática de adjunto adverbial e o III advérbio que, embora exerça também a função sintática de adjunto adverbial, não é uma locução. Talvez eu tenha viajado além do necessário.

  • Demorei pra entender o que a banca queria rsrsrs rindo de nervoso!

  • Letra D

    II – Tem caráter adverbial de espaço;

    III – Tem caráter adverbial de negação; e

    IV – Tem caráter adverbial de Companhia.


ID
2133619
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

Tendo por finalidade cumprir o objetivo do texto dissertativo-argumentativo, é necessário evitar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D, mas por que B está errada??

  • Acredito que a B está errada porque o uso da primeira pessoa do plural (Nós) não necessariamente deve ser evitada e nem traz a ideia de subjetividade explícita do autor no texto. É possível o uso dessa pessoa num texto dissertativo argumentativo. 

     

    Bom saber que a banca não gosta de expressões como "é certo que...".

  • exemplo de impessoalidade do nós em texto dis-arg: "nós sabemos da importância de respeitar o direito de todos" . generalidade sem carater pessoal

  • Boa noite! Alguém poderia explicar a alternativa "A"?
  • Português será um divisor de aguas neste concurso TRF2.

  • Flavinha Matos, aaaaaacho que a B está errada ao dizer que o uso da 3ª pessoa do plural tem por fim evitar a subjetividade do autor. Não? 

  • A alternativa A está errada por dizer que o uso do suj indeterminado afetaria a veracidade da proposição? 

  • Flavinha, a B foi considerada errada porque em dissertação deve ser evitado o uso de primeira pessoa e não da terceira. Inclusive, o aconselhado é que se faça uma dissertação usando a terceira pessoa do singular ou plural (ele, ela, eles, elas)... Uma dica é atentar para o que o enunciado está pedindo na questão...

     

     

    "Bendizei ao Senhor tds as suas obras..."

  • Obrigada Jana Cruz e Concurseira Social!!!

  • Sempre soube que se deve evitar o uso da primeira pessoa do singular e do plural. Tudo bem que a primeira pessoa do plural (nós) traz ideia de subjetividade implícita, não explícita, mas mesmo assim deve ser evitada. Nas minhas redações, evito usá-la. 

    Com essa questão, podemos notar o posicionamento da banca Consulplan em relação a isso. Ela aceita numa boa.

  • Amo essa banca e a quadrix, Acerto Tudo!!!

  • Regras para uma boa dissertação não são exatas como matemática, são elaboradas de acordo com o maior grau de incidência nos gabaritos, o que, algumas vezes, permite surgir um entendimento "minoritário" (como no Direito, por exemplo). Este é o caso que me parece aqui, quando a Consulplan sinaliza aceitar o uso da primeira pessoa do plural (letra B), mas cuidado: ela não evidencia se em qualquer caso ou só em alguns, pois o comando da questão é "evitar" e não "proibido". Já na letra D (gabarito), vejo que não houve dúvida, possivelmente por ser regra ensinada na maioria dos cursinhos.

  • Concordo com a primeira parte da D, em que diz que devem ser evitadas ideias pessoais do autor, contudo, não entendi por que a expressão "É certo que" há subjetividade.

    Acredito que não.

     

  • Carlos Alessandro, também acho que na expressão  "é certo que"  não há subjetividade e a banca considerou isso também.

     

    Ao meu ver, a alternativa correta quis dizer que deve-se evitar que as ideias sejam vinculadas de modo pessoal ao autor, e para evitar isso, deve-se utiizar a ocultação do agente como em “É certo que”. 

    Deus nos abençoe e nos dê energia!!!

  • Interpretei o erro da C da seguinte forma: de fato, a primeira pessoa do plural deve ser evitada. Porém, a frase continua: "[...] evitando, deste modo, a subjetividade explícita do autor presente no texto." Ora, o autor do texto, em nenhum momento, utilizou a primeira pessoa do plural. Por isso, ela não está presente no texto. Assim, está errada.

  • Ao mer ver a sugestão prevista no gabarito da questão é: Vc retira a marca de subjetividade usando a expressão "É certo que..."

    "

  • Que lixo de questão, essa banca viaja em Português.

  • " Embora esse tipo textual possa ser fundamentado em opiniões pessoais, ele não deve apresentar marcas de pessoalidade...Os textos formais exigem a impessoalização da linguagem. 

    Oculte o agente:

    Para neutralizar o discurso e deixá-lo mais objetivo, opte, sempre que possível, por ocultar o agente. Isso pode ser feito por meio de expressões como é importante, é preciso, é indispensável, é urgente, já que elas não revelam o autor da ação:

    É preciso tomar decisões para coibir a criminalidade."

    Então... É necessário evitar:

    D. as ideias sejam vinculadas de modo pessoal ao autor, utilizando, para isso, a ocultação do agente como em “É certo que” (3º§).

    http://portugues.uol.com.br/redacao/impessoalizacao-linguagem.html

  • Lembremos que a dissertação é caracterizada por uma apresentação de uma idéia sobre determinado assunto e tem como principal objetivo o convencimento pela comunicação, além de que difere da narração pois se utiliza de conceitos abstratos, enquanto uma narrativa se utiliza de conceitos concretos.

    É certo que, É claro, etc, são características modalizadores  que indicam opnião ocultando assim a subjetividade.

    Quanto ao uso do da 3ª pessoa do plural, esta poderá ser usada quando expôr uma opnião de um grupo, órgão ou instituição.   

  • Creio que quando a banca diz que a expressão "É certo que" oculta o sujeito que disserta, deu a entender que é expressão que comumente substitui o "Entendo que", "Eu acho que".

  • TUDO BEM QUE A D QUE ESTÁ CORRETA, PORÉM NÃO ENTENDI O ERRO DA "B"???

  • texto dissertativo:

    B

    a primeira pessoa do plural seja utilizada, evitando, deste modo, a subjetividade explícita do autor presente no texto. PERMITIDO. PODE SER USADA A PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL SIM. É CERTO QUE NAO É O MAIS RECOMENDADO, MAS É PLENAMENTE POSSÍVEL FAZER ISSO.

    D

    as ideias sejam vinculadas de modo pessoal ao autor, utilizando, para isso, a ocultação do agente como em “É certo que” (3º§).

    GABARITO, POIS É PEDIDA A INCORRETA E DE FATO NAO É POSSÍVEL EM UM TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO DAR ESPACO PARA PESSOALIDADE, HÁ DE SE MANTER A IMPESSOALIDADE.

    DISSERTATIVO - ARGUMENTATIVO====> IMPESSOALIDADE


ID
2133625
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da família estruturada
    Um levantamento do Ministério Público de São Paulo traz um dado revelador: dois terços dos jovens infratores da capital paulista fazem parte de famílias que não têm um pai dentro de casa. Além de não viverem com o pai, 42% não têm contato algum com ele e 37% têm parentes com antecedentes criminais.
    Ajudam a engrossar essas estatísticas os garotos Waldik Gabriel, de 11 anos, morto em Cidade Tiradentes, Zona Leste de São Paulo, depois de fugir da Guarda Civil Metropolitana, e Ítalo, de 10 anos, envolvido em três ocorrências de roubo só em 2016, morto pela Polícia Militar no início de junho, depois de furtar um carro na Zona Sul da cidade. O pai de Waldik é caminhoneiro e não vivia com a mãe. O de Ítalo está preso por tráfico. A mãe já cumpriu pena por furto e roubo.
    É certo que um pai presente e próximo ao filho faz diferença. Mas, mais que a figura masculina propriamente dita, faz falta uma família estruturada, independentemente da configuração, que dê atenção, carinho, apoio, noções de continência e limite, elementos que protegem os jovens em fase de desenvolvimento.
    A mãe e a avó, nessa família brasileira que cresce cada vez mais matriarcal, desdobram-se para tentar cumprir esses requisitos e preencher as lacunas, mas são “atropeladas” pela rotina dura. Muitas vezes, não têm tempo, energia, dinheiro e voz para lidar com esses garotos e garotas que crescem na rua, longe da escola, em bairros sem equipamentos de esporte e cultura, próximos de amigos e parentes que podem estar envolvidos com o crime.
    A criança precisa ter muita autoestima e persistência para buscar nesse horizonte nebuloso um projeto de vida. Sem apoio emocional, sem uma escola que estimule seu potencial, sem ter o que fazer com seu tempo livre, sem enxergar uma luz no fim do túnel, ela fica muito mais perto da droga, do tráfico, do delito, da violência e da gestação na adolescência. É nessa mesma família, sem pai à vista, de baixa renda, longe da sala de aula, nas periferias, que pipocam os quase 15% das jovens que são mães na adolescência, taxa alarmante que resiste a baixar nas regiões mais carentes.
    E o que acontece com essa menina que engravida porque enxerga na maternidade um papel social, uma forma de justificar sua existência no mundo? Iludidas com a perspectiva de estabilizar um relacionamento (a família estruturada que não têm?), elas ficam, usualmente, sozinhas, ainda mais distantes da escola e de seu projeto de vida. O pai da criança some no mundo, e são elas que arcam com o ônus do filho, sobrecarregando um lar que já vivia no limite. Segue-se um ciclo que parece não ter fim.
    Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade.
(Jairo Bouer, 11/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/jairo-bouer/noticia/2016/07/importancia-da-familiaestruturada.html.)

O tipo textual apresentado tem por característica a apresentação e a defesa de uma ideia a respeito do tema abordado. Quanto à sua estruturação: proposição, argumentação e conclusão, é possível afirmar que em sua conclusão

Alternativas
Comentários
  • "Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade."

     

    De fato há uma retomada da tese defendida e (indiretamente) o autor apresenta uma proposta de solução para o problema discutido, qual seja, adotar políticas públicas que foquem na família desestruturada e vulnerável citada na argumentação do texto, para que haja mudança na vida dos jovens dessas famílias. 

    Gabarito: Letra A

  • Só complementando:

    A tese defendida é a de que a falta de uma família estruturada expõe os jovens à gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade. Na conclusão o autor não define essa tese através de uma afirmativa bem delimitada. Ele retoma a tese defendida e apresenta uma proposta de solução para o problema discutido: a adoção pelo Estado de políticas públicas sociais voltadas para tais famílias.

    Gabarito: Letra A

  • Essa é uma questão de lógica, pois, a conclusão em geral, é a própria retomada do que foi dito durante o desenvolvimento.

  • Por que não a alternativa C?

  • Porque não a letra C?

  • Letra A ,  Conclusão CertA!

  • Entendo que a letra C traz a incorreçao de afirmar que a TESE passa a ser definida de forma clara através de uma afirmativa bem delimitada. Na verdade, a conclusão deixa bem definidos a PROPOSTA e o ARGUMENTO

        

    TESE: A importância da família estruturada (que foi definida de forma clara no TÍTULO)

         

    ARGUMENTO: famílias desestruturadas contribuem para o aumento da criminalidade

         

    PROPOSTA: políticas públicas que foquem em famílias que não são bem estruturadas (chamadas pelo autor de "mais vulneráveis")

         

    Observe a conclusão: "Sem políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer (apresenta a PROPOSTA)a realidade diária na vida desses jovens continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade". (retoma o ARGUMENTO)

  • Acredito que a "c" esteja errada pois ela não delimita a afirmação. Não estabelece limites como em: projetos de vida (vários) e alternativas de lazer (várias). 

    Apesar de ter marcado a "c", entendi o erro dessa maneira.

     

  • Resposta entre "A" e "C", sendo que nesta última há um trecho que a derruba, qual seja: "uma Afirmativa". Na verdade há várias afirmativas na forma de soluções apresentadas na conclusão.

    GABARITO A

  • Gente, só psicólogo mesmo para resolver essa questão. Uma coisa é você pensando com seus referenciais, e outra com o pensamento do autor. Isso sem falar no pensamento da banca. Tripolaridade. Bom, vamos ao copy e paste da internet:

    Tese é um assunto, um tema, um objeto. É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Do grego “thesis” que significa “proposição”.

    Aqui está claro que é a importância da família estruturada. O 3º e 5º parágrafos trazem elementos que colaborariam para isso. Contudo, como fazê--lo? Via políticas públicas, último parágrafo. As alternativas A e C são muito parecidas. Da A não concordo que haja uma "retomada". O tema esteve sempre presente. Não houve um desvio. A C está mais completa: ela sintetiza, ela conclui o que já se espera. O parágrafo todo parece um mantra.  

  • Uma conclusão de uma dissertação é basicamente um desfecho coerente dos argumentos que foram defendidos no desenvolvimento na estrutura.

    No entanto o texto exposto em seu último parágrafo ao ser lido corrobora com a alternativa correta.

  • A retomada da tese fica clara em "E o que acontece com ESSA menina" o uso do conectivo deixa bem óbvio.

  • Pessol, percebam que banca deixa bem claro: na sua conclusão. Então. a resposta está na conclusão. Podem obserar,  que o autor realmente retoma alguns termos citados no texto para fazer sua conclusão. Quando ele menciona a expressão:¨¨ sem políticas búblicas¨, implicitamente ele já apreenta a solucão- políticas públicas-.

  • Na verdade a alternativa A extrapola o que é dito, pois não são soluções pois o autor nega estas medidas, mas ao contrário, delimita a tese através da exposição final que faz do tema. Dá pra ententer forçando que seria a letra A, mas fica dúbio, o correto seria a anulação da questão.

  • Não vejo solução.. o autor expóe o problema, fala algumas alernativas, mas o que ele enfatiza mesmo é o PROBLEMA!!!

  • Fui mais pela tipolologia textual: Dissertativo argumentativo. Sendo assim, na conclusão é obrigatória a retomada da tese. Percebo, também, que a  expressão "Sem políticas públicas" é a solução do autor para o problema, pois, pela lógica contextual, se substituíssemos por "Com políticas públicas" ficaria assim:

     

    "Com políticas públicas que foquem nessa família mais vulnerável, no apoio emocional e social para esses jovens, em uma escola mais atraente, em projetos de vida, em alternativas de lazer, a realidade diária na vida desses jovens NÃO continuará a ser a gravidez na adolescência, a violência e a criminalidade."


ID
2133631
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Bloqueio do WhatsApp viola direito à liberdade de expressão”, diz Lewandowski
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias (RJ).
    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, que havia bloqueado o serviço do WhatsApp em todo o país nesta terça-feira (19), determinando o restabelecimento imediato do funcionamento do aplicativo.
    O ministro argumenta que o bloqueio “não se mostra razoável” e gera “insegurança jurídica” a seus usuários. “A suspensão do serviço do aplicativo WhatsApp (...) parece-me violar o preceito fundamental da liberdade de expressão aqui indicado, bem como a legislação de regência sobre o tema. Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, escreveu o presidente da Corte.
    Lewandowski não analisa o mérito do processo, em que a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza determinou que o Facebook, dono do aplicativo, revele o conteúdo de mensagens para uma investigação policial. Para o ministro, o tema constitui “matéria de alta complexidade técnica, a ser resolvida no julgamento do mérito da própria ação”.
(Bruno Boghossian. 19/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2016/07/lewandowski-cita-direitoliberdade-de-expressao-ao-suspender-bloqueio-do-whatsapp.html.)

“A __________________ do acento grave indicador de crase no título do texto se deve a dois fatores, a saber: ____________________________ e ____________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    obrigatoriedade / exigência de preposição (quem viola direito, ou quem tem direito... viola/tem direito a alguma coisa) / presença do artigo ‘a’ (devido ao substantivo liberdade, que aceita o artigo a)

  • CRASE É SEMPRE PREPOSIÇÃO a + ARTIGO a 

    SE É COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO ADNOMINAL POUCO IMPORTA.

  • Só complementando: ... direito à liberdade de expressão... Trata-se de um complemento nominal, está ligado a um substantivo e possui um valor passivo na frase, notem: o direito à liberdade foi violado pelo bloqueio do whatsap.

       

    O adjunto nominal sempre executará a ação, será o agente, terá valor ativo.

  • Questãozinha cretina! Pegadinha!!! Entre A e B....

     

    “Bloqueio do WhatsApp viola direito à liberdade de expressão”, diz Lewandowski

     

    “A __________________ do acento grave indicador de crase no título do texto se deve a dois fatores, a saber: ____________________________ e ____________________________.”

     

    GABARITO: b) obrigatoriedade / exigência de preposição / presença do artigo ‘a’

     

    Não poderia ser a alternativa A porque a "facultatividade" não se deve a dois fatores, e sim, a um ou outro!

     

    Quem viola, viola algo/alguma coisa  = V.T.D. >> Viola o quê? = o direito  ( A quem? = a liberdade de expressao)

    viola o direito a + a liberdade de = viola direito à liberdade de expressão

  • QUESTÃO SIMPLES :)

    QUEM TEM DIREITO, TEM DIREITO A ALGUMA COISA, OU SEJA PEDE A PREPOSIÇÃO + A (ARTIGO ) DA PALAVRA LIBERDADE, OU SEJA A PALAVRA LIBERTADE PEDE UM ARTIGO ANTES.

    CRASE É SEMPRE PREPOSIÇÃO   A +  A  ARTIGO.

     

  • Resposta: B.
    Crase é a fusão de preposição "A" + artigo "A".

  • Existem casos de crase preposição + pronome demosntrativo.

    ex: Minha opinião não é igual à de todos.

  • ps: se liga na sacanagem da banca ao colocar um texto e exgir a resposta do título.

  • Casos em que a ocorrência da crase é FACULTATIVA

     

    Existem apenas três (3) casos:

     

    1 - Diante de nomes próprios femininos;

     

    2 - Diante de pronome possessivo feminino;

     

    3 - Depois da preposição até.

     

    Assim, eliminamos as letras "a" e "c". 

     

    O fenômeno da crase, que significa "fusão", ocorre por conta da junção de preposição + artigo. Logo, eliminamos a letra "d".

    Diante disso, ficamos apenas com a letra "b" que está de acordo com as conclusões supracitadas. Logo, ela deve ser assinalada como a correta.

     

    Gabarito letra (B)

  • Há a regência nominal da palavra "direito"---> direito a  (preposição)...  + a presença do artigo "a" da palavra liberdade.

  • Basta que façamos a pergunta: Quem tem direito, tem direito A, a palavra liberdade traz consigo o artigo A, logo ocorre a fusão que dá origem ao acento grave conhecido como CRASE.

  • VIDE    Q212554

     

    ACENTO GRAVE =   CRASE:        é o índice, o acento pelo qual se marca a existência da crase

     

     

     

    AMPLIANDO CONHECIMENTO:

     

    Não tem crase antes de VERBO      ( A PARTIR)

    Não usa a crase antes de ARTIGOS indefinidos.     (A UM)

    Não há crase antes de pronome.  (A ELA)

    NÃO há crase antes de pronome demonstrativo     (A ESSE)

    Não há crase antes de palavra masculina  (A PRAZO =   O PRAZO)

  • Com essa banca, quanto menos se procurar "pelo em ovo", melhor...

  • “Bloqueio do WhatsApp viola direito à liberdade de expressão”, diz Lewandowski

     

    Quem viola direito, viola direito A alguma coisa + A liberdade de .... = A+A=À

     

    B- obrigatoriedade / exigência de preposição / presença do artigo ‘a’

  • Junção do artigo A mais a preposição A. Alem do mais, a palavra é feminina! Ponto final!

    Bons estudos!

     

     

  • Analisando o título do texto:

    Direito (exige a preposição "a". Quem tem direito, tem direito a alguma coisa) à liberdade (vem precedido do artigo definido "a").

    A (PREPOSIÇÃO) + A (ARTIGO DEFINIDO) = À

    GAB B

  • Crase

     

    - Termo regente  exige preposição “a” + termo regido tem que ser palavra feminina.

     

    1. Não se usa crase:

    a. Antes de: verbo, artigo indefinido, numeral,

    b. Entre palavras repetidas;

     

    2. Casos facultativos de crase:

    a. Antes de nome próprio feminino. Ex: Entreguei o envelope à/a Juliana.

    b. Antes de pronome possessivo feminino. Ex: Eu cedi lugar à/a minha prima.

    c.  Após a preposição até. Ex: Fui até à/a livraria.

     

    Dicas:

    -  Substitua o termo regido por uma palavra masculina , se o “a” virar “ao”, é uma crase.

    - “Senhora” é o único pronome de tratamento que aceita crase.

    - “A” no singular, palavra no plural, crase nem a pau.

    - Sempre há crase em expressões adverbiais femininas. Ex: à vontade, à direita, à espera de.

    - Vou à, volta DA = Há crase. |  Vou a, volto DE = Não há crase.

  • valeu tati


ID
2133637
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Bloqueio do WhatsApp viola direito à liberdade de expressão”, diz Lewandowski
O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias (RJ).
    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, suspendeu a decisão da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, que havia bloqueado o serviço do WhatsApp em todo o país nesta terça-feira (19), determinando o restabelecimento imediato do funcionamento do aplicativo.
    O ministro argumenta que o bloqueio “não se mostra razoável” e gera “insegurança jurídica” a seus usuários. “A suspensão do serviço do aplicativo WhatsApp (...) parece-me violar o preceito fundamental da liberdade de expressão aqui indicado, bem como a legislação de regência sobre o tema. Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, escreveu o presidente da Corte.
    Lewandowski não analisa o mérito do processo, em que a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza determinou que o Facebook, dono do aplicativo, revele o conteúdo de mensagens para uma investigação policial. Para o ministro, o tema constitui “matéria de alta complexidade técnica, a ser resolvida no julgamento do mérito da própria ação”.
(Bruno Boghossian. 19/07/2016. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/experiencias-digitais/noticia/2016/07/lewandowski-cita-direitoliberdade-de-expressao-ao-suspender-bloqueio-do-whatsapp.html.)

Em “[...] medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa [...]” (2º§) o termo destacado é utilizado de forma anafórica, estabelecendo retomada que tem como referente:

Alternativas
Comentários
  • Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, escreveu o presidente da Corte.

     

    Retirando o pronome a frase fica assim: ...desproporcional ao motivo que deu causa.

    Aí você pergunta, deu causa a que?

    Deu causa ao bloqueio a todo território nacional.

    Resposta: letra B

  • Boa questão da banca... Pois coloca apenas um trecho da frase na pergunta, porém a resposta está no texto que não está transcrita na pergunta. Fazendo com que o "concurseiro preguiçoso" responda baseado-se somente no que foi colocado na pergunta... Engana muita gente..

     

    Dica: Leia sempre o contexuo. Vá até o texto... SEMPREEEE....

     

    Abraço.

  • Resposta: B.
    Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa”, escreveu o presidente da Corte.

    Deu causa a ele. Quem ? Ao bloqueio do WhatssApp.

  • Errei a questão. "(...) ao motivo que lhe deu causa". Deu causa ao quê? Ao motivo desproporcional.

    Brrrrrrrrrrrrrrrr! ><

  • ANÁFORA - faz referência a termo anterior, que já foi citado.

    CATÁFORA - faz referência a um outro termo posterior, apresenta algo novo. 

  • O pronome relativo "que" retoma o substantivo e seus regidos(a extensão do bloqueio em todo território nacional - sujeito da oração principal). A oração subordinada introduzida pelo pronome relativo "que", que exerce a função de sujeito desta mesma oração(oração subordinada), repito, retoma o sujeito da oração principal.  "Causa do bloqueio: medida desproporcional ao motivo. Qual motivo? Em tese, uma investigação policial; consequência: o próprio bloqueio.Verbo dar: VTDI; dar algo a... Dar causa ao bloqueio. Causa - OD; ao bloqueio - OI. Finalmente, o pronome átono "LHE" exerce função sintática de Objeto Indireto, que é igual a BLOQUEIO.

    Espero ter ajudado!

  • Nunca mais errei esse tipo de questão quando gravei a relação abaixo:

    ANÁFÓRICO = ANTERIOR

    CATAFÓRICO = POSTERIOR

     

     

  • Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa (causa de que? do  bloqueio)”, escreveu o presidente da Corte.

  • Mas a extensão do bloqueio não é significa a mesma coisa que medida desproporcional no texto?

  • bloqueio; açao do verbo; o motivo da" zorra" toda!.. lhe retoma o bloqueio.

  • Milene C., exato, concordo com você.

    Porém, o enunciado pede o termo referente, que é "bloqueio".

    ;)

  • Concordo com o Fabrício Cunha,nunca leiam apenas o que a banca transcreveu,voltem sempre ao texto,as bancas adoram usar essa tática para pegar o "Cabra"ansioso,voltem ao texto e descubram quem foi o pivô do "furdunço"

  • GABARITO LETRA B DE BLOQUEIO.

  • Ademais, a extensão do bloqueio a todo o território nacional afigura-se, quando menos, medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa...

    Deu causa ao que? AO BLOQUEIO.

  • Deu causa a quem? a ele BLOQUEIO.

  •  CASO DE PRÓCLISE OBRIGATÓRIA  podem ser resumidos na palavra RINSAGEM” (processo mnemônico):

     

    R =  pronomes relativos (“O rapaz QUE me assaltou não parecia suspeito”).

     

    I  =  pronomes indefinidos, pronomes interrogativos (“Na natureza NADA se cria; TUDO setransforma”. “QUEM me vê assim, cantando, não sabe nada de mim”. “De todos estes livros, QUAL te agrada mais?”).

     

    N =  palavras ou expressões negativas (“NADA o assusta”. “NUNCA lhe deram escolha”. “NÃO me diga o que fazer”).

     

    S  =  pronomes substantivos e conjunções subordinativas (“Ele sabe QUE o convidaram, mas não irá à festa”).

     

    = advérbios (“QUANDO se deu conta da situação, já era tarde demais”. “AQUse faz, AQUI se paga”)

     

    GEM  =  verbo no gerúndio, precedido da preposição “em” (“Nesta terra, EM se PLANTANDO, tudo dá”).

     

     

     

       ANTES do verbo = PRÓCLISE

     


       DEPOIS do verbo = ÊNCLISE


      MEIO do verbo = MESÓCLISE

     

     

     

     

     

    VIDE  Q730442

     

    As palavras destacadas foram utilizadas com a finalidade de  retomar um termo expresso anteriormente. 

  • Em 90% das questões a resposta não é encontratada no trecho destacado.

  • Eu reescrevi a frase no meu caderno sem as papagaidas do texto e ficou assim:

    "A EXTENSÃO DO BLOQUEIO afigura medida desproporcional ao motivo que lhe deu causa."

    .

     

    Do início ao fim do texto o Ministro está puto com a extensão  da medida. O bloqueio foi no país todo (inclusive no whats dele). Isso por causa de um caso de crime ocorrido lá em Duque de Caxias. Ficar sem whats doeu na vida virtual do cara, né?

    .

     

    Eu entendi: pode bloqueiar, mas no país todo, não! (vai bloqueiar da plebe, mas não inclua o meu)

    Ou seja, o LHE se refere a EXTENSÃO DO BLOQUEIO.

    .

    Teve gente que colocou: 90% das questões não está no trecho destacado. Sim! Não está nem nas opções!

  • GABARITO B 

     

  • Se lhe só pode ser referente a uma PESSOA, a questão não está incorreta?


ID
3305431
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O processador, também conhecido como CPU (Central Processing Unit – Unidade Central de Processamento) é o coração do computador, e o responsável por executar todas as instruções dentro dele, que só entende a linguagem binária, ou seja, tudo o que é digitado nele é convertido para a linguagem binária, 0 e 1. A CPU tem dois componentes fundamentais, que são a base de toda execução de instruções e operações executadas no computador. Assinale-os.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Unidade Lógica e Aritmética e Seção de Controle.

    Quanto mais eu estudo informática, mais percebo que preciso estudar

    Foco, força e fé!

  • Assertiva C

    Unidade Lógica e Aritmética e Seção de Controle.

  • CPU ou UCP = UC (unidade de controle) + ULA( unidade lógica e aritmética).


ID
3305434
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Telecomunicações
Assuntos

Em qualquer processo de comunicação, quatro elementos básicos podem ser identificados, ou seja, a fonte da informação; a informação propriamente dita; o veículo pelo qual a informação é transmitida; e, o receptor da informação. Baseado nesses quatro elementos pode-se concluir que seis elementos são a base da comunicação de dados em um sistema computacional, que são: transmissor; codificador; meio; receptor; decodificador; e, mensagem. Existem diferentes aplicações em comunicação de dados; uma dessas requer, em cada estação remota, um terminal inteligente e, nessa estação, durante um determinado período são executadas operações off-line. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa aplicação. 

Alternativas

ID
3305437
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos usuários para acessar e modificar tais dados. Um dos modelos de dados, o relacional, tem como base uma coleção de tabelas. Acerca do modelo relacional, é correto afirmar que “______________ de uma relação refere-se ao seu projeto lógico; e, ______________ da relação refere-se ao seu conteúdo em um ponto no tempo”. Assinale a alternativa que complementa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Item A


ID
3305440
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um sistema operacional, no geral, tem como funções: o gerenciamento de processos, o gerenciamento de memória, o sistema de arquivos e a entrada e saída de dados. Independente do sistema operacional utilizado, essas funções são executadas. Os sistemas operacionais podem ser classificados em relação ao seu projeto, ou seja, a arquitetura quanto ao gerenciamento de processos e ao número de usuários que podem utilizar o sistema simultaneamente. Sobre a classificação dos sistemas operacionais, assinale A (Arquitetura) e P (Processos) nos sistemas apresentados a seguir.

( ) Sistema em camadas.
( ) Monitor de máquinas virtuais.
( ) Multiprogramação.
( ) Micronúcleo.
( ) Multitarefa.

A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • Sistemas em camadas, Monitor de Máquinas Virtuais e Micronúcleo: Arquitetura;

    Multiprogramação, Multitarefa: Processo;

    .

    At.te

    Foco na missão ❢

  • A, A, P, A, P.

  • Finalidade do núcleo:

    O principal propósito do núcleo é gerenciar os recursos do computador e permitir que outros programas rodem e usem destes recursos.

    Arquitetura Monolítica-> Pode ser comparada com uma aplicação formada por vários módulos que são compilados separadamente e depois linkados, formando um grande e único programa executável. Todos processos em um só núcleo.

    Arquitetura de Camadas-> Devido ao Aumento da complexidade e do tamanho do código dos sistemas foi necessário criar técnicas de modulação então o sistema passou a ser dividido em camadas sobrepostas. Cada camada oferece um conjunto de funções que podem ser utilizadas apenas pelas camadas superiores(lembra um pouco REDES modelo OSI).

    Vantagem: Isolar as funções do sistema operacional, facilitando a manutenção e depuração, além de criar hierarquia de níveis

    Desvantagem: Queda no Desempenho.

    Arquitetura Máquina Virtual -> Serve para criar um nível intermediário entre o hardware e o sistema operacional, denominado gerência de máquinas virtuais possibilitando a criação de diversas máquinas virtuais independentes onde cada uma oferece cópia virtual do hardware.

    Vantagem: Portabilidade do código / consolidação de servidores/ aumento da disponibilidade / facilidade de escalabilidade e balanceamento de carga / facilidade no desenvolvimento de software.

    Arquitetura MicroKernel-> Tendência nos sistemas operacionais modernos visando tornar o núcleo do SO o menor e mais simples possível.

    Um dos benefícios da abordagem de microkernel é que ela facilita a extensão do sistema operacional. Todos os serviços novos são adicionados ao espaço do usuário e, consequentemente, não requerem a modificação do kernel.

    O microkernel também fornece mais segurança e confiabilidade, já que a maioria dos serviços é executada como processos de usuário — e não do kernel. Se um serviço falha, o resto do sistema operacional permanece intocado.

    Sistemas Híbridos -> Na prática, muito poucos sistemas operacionais adotam uma estrutura única rigidamente definida. Em vez disso, eles combinam diferentes estruturas, resultando em sistemas híbridos que resolvem problemas de

    desempenho, segurança e usabilidade.

    Por exemplo, tanto o Linux quanto o Solaris são monolíticos porque o desempenho é muito mais eficiente quando o sistema operacional ocupa um único espaço de endereçamento. No entanto, eles também são modulares para que novas funcionalidades possam ser adicionadas ao kernel dinamicamente.

    Exonúcleos -> Um exonúcleo é um tipo de núcleo que não abstrai hardware in modelos teóricos. Ao invés disso ele aloca recursos físicos de hardware, como o tempo de um processador, páginas de memória, e blocos de disco, para diferentes programas.

    Fonte:

    Arquitetura de SO - Machado 5 ed /Fundamentos de SO - Silberschatz 9ed


ID
3305443
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O MS-DOS (Microsoft Disk Operation System – Sistema Operacional de Disco) foi um dos primeiros sistemas operacionais da Microsoft. Não tem Interface Gráfica, mas muitos de seus comandos ainda são utilizados até hoje pelo Prompt de Comandos dos sistemas Windows. A Interface Gráfica facilita o trabalho em um computador pelas facilidades e agilidades que proporciona. Com o uso da Interface Gráfica, para saber o conteúdo de uma pasta (diretório), basta fazer uso do mouse ou de uma sequência de teclas, e se consegue ver o conteúdo da pasta. Com o MS-DOS, para saber o conteúdo de uma pasta é necessária a utilização do comando DIR, que mostra todos os arquivos e pastas de um diretório e busca arquivos em um drive especificado. Sua sintaxe é: dir [drive:\][caminho\] arquivo(s) [opções] (Os colchetes são apenas ilustrativos). Assinale a alternativa que apresenta o comando completo para mostrar apenas as informações básicas de uma pasta. 

Alternativas

ID
3305446
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“O cantor Gilberto Gil, internado para dar continuidade a um tratamento de insuficiência renal, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, comemora este ano, 74 anos de idade. Gilberto Gil é uma das maiores personalidades da música brasileira, reconhecido mundialmente. Em 1969, Gil e Caetano Veloso foram taxados de ‘subversivos’ pelo regime militar e partiram para o exílio na Inglaterra.”
(Disponíveis em: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/06/gilberto-gil-recebe-alta-em-sp-apos-7-dias-internado.html e http://educacao.uol.com.br/biografias/gilberto-gil.htm. Adaptados.)

“Junto com Caetano Veloso e outros cantores, foi considerado o embrião de um movimento artístico que misturava os elementos da indústria cultural e os materiais da tradição brasileira, com uma proposta crítica, mostrando uma preocupação com os problemas sociais do país.” Trata-se do(a):|

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

    Tropicalismo foi um movimento cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil nos anos de 1967 e 1968 nas artes, principalmente na Música. Merecem destaques os compositores Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram o movimento, além de Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem, Maria Bethânia.

    O Tropicalismo caracterizado como um movimento libertário e revolucionário, buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova a fim de aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop, do rock, da psicodelia. Interessante observar que essa experiência estética aberta, sincrética e inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não somente a música popular brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em busca da modernidade do país.

    No momento, o Brasil passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num regime ditatorial no país. Após o declínio da , o novo movimento que surge, a saber, a MPB, foi o fulcro necessário para que um conjunto de artistas, denominados "Tropicalistas", se reunissem com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.

    disponível: TODAMATÉRIA


ID
3305449
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Casas sustentáveis: também conhecidas como casas ecológicas. As casas sustentáveis são aquelas projetadas e construídas de maneira a respeitar o meio ambiente, seguindo os princípios da sustentabilidade ambiental e garantindo o bem-estar dos moradores.”        
(Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/casas_sustentaveis.htm.)

Tendo em vista as condições ideais para tornar uma casa sustentável, analise as afirmativas a seguir.

I. As lâmpadas de Led devem ser evitadas, pois consomem muito mais energia que as lâmpadas comuns.
II. É recomendável a implantação de sistema térmico que vise a diminuição do uso de ar condicionado, tais como o telhado verde que aumenta a área vegetal da casa e diminui o calor interno.
III. É terminantemente proibido o uso de sistemas elétrico e hidráulico, pois esses sistemas são os maiores responsáveis pelos desperdícios nas casas comuns.
IV. É indicado um projeto que privilegie ao máximo a iluminação natural (do sol) para possibilitar a economia de luz elétrica em lâmpadas.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas

ID
3305452
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Um grupo de sete bancos que inclui o Santander, o CIBC e o UniCredit anunciou um grande avanço tecnológico. Eles estão entre as primeiras instituições financeiras do planeta a movimentar dinheiro real internacionalmente usando tecnologia baseada no sistema blockchain, uma base de dados com cópias idênticas distribuídas por diferentes computadores e controlada por diferentes entidades, as partes envolvidas naquelas transações, sem um órgão que sirva de autoridade central.”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/07/1792668-grupo-de-bancos-adere-a-nova-tecnologia-em-transacoes.shtml. Adaptado.)

Para essas transações é necessária uma tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamentos com cédulas. Pagamentos assim são rápidos, baratos e sem intermediários. Utilizam uma espécie de Criptomoeda. Além disso, eles podem ser feitos para qualquer pessoa, que esteja em qualquer lugar do planeta, sem limite mínimo ou máximo de valor. Uma das moedas virtuais utilizadas nessas transações comerciais é:

Alternativas
Comentários
  • Bitcoin: a moeda digital

    Entender o bitcoin é relativamente simples. Trata-se de uma tecnologia digital que permite reproduzir em pagamentos eletrônicos a eficiência dos pagamentos com cédulas. Pagamentos com bitcoins são rápidos, baratos e sem intermediários. Além disso, eles podem ser feitos para qualquer pessoa, que esteja em qualquer lugar do planeta, sem limite mínimo ou máximo de valor. É por isso que as bitcoins estão ganhando muitos adeptos pelo mundo afora.

    Fonte: https://www.revide.com.br/blog/murilo/bitcoin-moeda-digital/

  • A única criptomoeda dentre as alternativas é o bitcoin.

    Resposta certa, alternativa c).


ID
3305455
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Hillary Clinton foi oficializada nesta terça-feira (26/07/16) como candidata democrata à Casa Branca. Como marco histórico será a primeira mulher a concorrer por um partido grande à Presidência dos EUA. A agora presidenciável oficial da legenda assistia à cerimônia de casa, segundo sua campanha, quando sua candidatura foi sacramentada – ela superou com facilidade a marca que precisava para ser indicada à vaga (2.382 delegados, que representam o voto popular em seus Estados).”
(Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2016/07/1795706-hillary-clinton-e-oficializada-candidata-do-partido-democrata-acasa-branca.shtml. Adaptado.)

Embora ainda não tenha sido eleita, hoje, já não é tão surpreendente ver uma mulher vencendo eleições presidenciais, mas apenas 10% dos governos mundiais são ou foram chefiados por mulheres. Dentre esses países da América, o único que teve (ou tem) uma mulher no cargo de presidente foi: 

Alternativas

ID
3305458
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Prefeitura de Curitiba começa a usar carros elétricos na frota municipal
Ao todo serão 13 veículos, sendo 10 carros e três miniônibus.

Começam a rodar os primeiros 13 veículos elétricos da frota oficial de Curitiba. Os carros, cedidos em comodato pela Renault e pela Itaipu Binacional, fazem parte do projeto Eco-Elétrico. Com os carros, a capital paranaense passa a ter a maior frota pública de veículos movidos a eletricidade no país.
(Disponível em: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/06/prefeitura-de-curitiba-comeca-usar-carros-eletricos-na-frota-municipal.html. Adaptado.)

Uma das grandes vantagens dos carros elétricos em relação aos carros movidos a combustível é:

Alternativas

ID
3305461
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um veículo realizou dois terços de uma viagem com velocidade média de 80 km/h e o restante com velocidade média de 60 km/h. Quantos quilômetros esse veículo percorreu ao todo nessa viagem que durou 4 horas? 

Alternativas
Comentários
  • V = D / T .: T = D/V =>4 horas = (2/3*D/80)+(1/3*D/60) .: 4= (40*D+80/3*D)/4800 .: D= 19.200/(200/3) .: D= 57600/200=288 Km (D)


ID
3305464
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Não definido

Um restaurante funcionando de segunda a sábado oferece a cada dia uma sobremesa diferente para seus fregueses. Considere que esse restaurante dispõe de 8 opções de sobremesa. De quantas maneiras o restaurante poderá servir as sobremesas em uma determinada semana? 

Alternativas

ID
3305467
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um carteiro percorreu em uma hora quatro ruas e entregou em cada uma delas uma certa quantidade de cartas da seguinte forma:

  • na primeira rua: entregou 14 cartas;
  •  na segunda rua: entregou metade das cartas que carregava ao entrar nessa rua;
  •  na terceira rua: entregou 21 cartas; e,
  •  na quarta rua: entregou 14 cartas e sobrou ainda na sua bolsa 28 cartas.
A soma dos algarismos do número de cartas que o carteiro carregava ao entrar na primeira rua é igual a: 

Alternativas
Comentários
  • X=14+(X-14/2)+21+14+28

    X=77+(X-14/2)

    Para sumir com o dois que estava dividindo multipliquei toda equação por dois ficando assim;

    2X=154+X-14

    2X-X=140

    X=140

    140 é o total de cartas que o carteiro tinha ao entrar na primeira rua

    A soma dos algarismos 1+4+0=5

    Resposta A

    Obs: Eu já fui carteiro rsrs, foi meu segundo cargo público :)


ID
3305470
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um bolo retangular com 15 cm de largura, 20 cm de comprimento e 10 cm de altura pesa 2,5 kg. Quanto pesaria esse bolo se tivesse 16 cm de largura, 25 cm de comprimento e 12 cm de altura? 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Admitindo que a relação PESO X VOLUME do bolo se mantém constante (a densidade do bolo não muda), então m1/v1 = m2/v2, ou seja, massa1/volume1 = massa2/volume2.

    2,5/(15x20x10) = x/(16x12x25). x = 4kg.

  • volume do paralelepípedo reto retangulo=a.b.c

    v=15.20.10

    v=3000.......,este da 2,5 kg

    .....................

    v=16.25.12

    v=4800

    .............

    regra de tres simples !

    3000---------2,5 kg

    4800--------x

    3000x=12000

    x=12000/3000

    x=4 kg


ID
3305473
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Num escritório encontram-se um relógio de pulso, um relógio de parede e um de mesa sendo cada um deles de uma cor e marcando horas diferentes. Considere que:

  • • o relógio azul está marcando a hora certa e não é o de mesa;
  • • o relógio de parede é vermelho ou amarelo e ele está atrasado; e,
  • • o relógio de mesa não é amarelo e o relógio vermelho não é o de pulso.
O relógio de pulso, de parede e de mesa estão, respectivamente: 

Alternativas
Comentários
  • O relógio de parede está atrasado e é o segundo na listagem, a única alternativa que apresenta esse na segunda posição é a letra A., mas também pode ser feita nas tabelinhas.


ID
3305479
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para um sistema de abastecimento de água e o processo de torná-la potável, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Chama-se de clarificação ou purificação ao processo de tratamento da água após sua captação, de modo a melhorar sua qualidade, tornando-a potável, isto é, apropriada ao consumo humano.
( ) A aeração tem por finalidade principal remover o CO² (gás carbônico) e o H2S (gás sulfídrico) dissolvidos em águas de certas procedências. Com isso diminui o PH da água, pois a mesma torna-se menos ácida, e reduz-se a sua corrosividade.
( ) Sedimentação ou decantação consiste na deposição de matérias em suspensão na água pela ação da gravidade.
( ) Na câmara de coagulação ou floculação processa-se a neutralização de cargas elétricas das partículas coloidais para possibilitar sua aglomeração em flocos e a sua segregação.

A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • ii) A aeração tem por finalidade principal remover o CO² (gás carbônico) e o H2S (gás sulfídrico) dissolvidos em águas de certas procedências. Com isso diminui o PH da água, pois a mesma torna-se menos ácida, e reduz-se a sua corrosividade. Ao aumentar o pH da água ela torna-se menos ácida.

    iv) Na câmara de coagulação ou floculação processa-se a neutralização de cargas elétricas das partículas coloidais para possibilitar sua aglomeração em flocos e a sua segregação. Aglutinação.

  • Exemplos de mecanismos de coagulação: neutralização da carga, compressão da dupla camada, formação de pontes e arraste.


ID
3305482
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O reforço de fundação, um processo de aumentar a resistência e estabilizar as fundações de um edifício existente, pode ser necessário por múltiplas razões, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Só pode fazer reforço estrutural em uma sapata isolada? kkkkkkkkk... alternativa completamente errada.

    GAB. D


ID
3305485
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

“Durante a execução de uma obra de reforma, o engenheiro fiscal verificou que seriam necessárias a retirada de quantitativos de serviços da planilha orçamentária e a inserção de novos quantitativos de serviços (diferentes dos retirados), realizando uma rerratificação de planilha, fazendo com que o orçamento da obra fosse alterado. Conforme o exposto, condiz com a confecção do novo orçamento, de acordo com a legislação vigente, que retirou ________ do valor total dos serviços e inseriu ________ do valor total dos serviços.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior. 

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar o porquê dessa resposta? Obrigada

  • A 8666 só permite acréscimo no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento.

    § 1o O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinquenta por cento) para os seus acréscimos

  • Usando a lógica, para considerar um novo orçamento tem que haver uma diferença relativamente grande entre o que se retirou e o que se adicionou, analisando as alternativas a única que apresenta uma diferença relativamente grande é a letra A.

  • Não entendi nada, mas usei a lógica que se ele retirou para colocar de volta é porque o novo valor deveria ser superior ao anterior


ID
3305488
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

“Trecho rebaixado de coletor de esgoto com escoamento sob pressão, que interrompe o curso do escoamento livre do esgoto e, também, o fluxo da mistura de ar e gases que ocorre na lâmina livre do conduto, constituindo, assim, uma descontinuidade indesejável ao funcionamento geral do complexo de tubulações que promovem a coleta e o transporte do esgoto sanitário. Além disso, exige observação frequente de funcionamento e operações de ajuste ao crescimento das vazões ao longo do período de alcance planejado. No entanto, constitui solução por vezes conveniente para superar obstáculos ou interferências ao caminhamento normal da canalização, pois seu funcionamento por gravidade independe de equipamentos mecânicos.” Trata-se de: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Sifão invertido

  • Conforme a NBR 12215, sifão invertido é o conduto forçado por gravidade, situado inteiramente abaixo da linha piezométrica e que normalmente interliga dois trechos da adutora de conduto livre.


ID
3305491
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

É sabido que a precipitação das chuvas ocorre de modo aleatório, influenciada por diversas variáveis que, por sua vez, dependem também de outras variáveis aleatórias. Portanto, não há outro recurso senão recorrer ao método estatístico para se proceder ao seu estudo. São conceitos fundamentais de projetos de drenagem urbana, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

     A altura pluviométrica é a espessura da lamina d'água precipitada que cobre a região atingida pela chuva.

  • Altura Pluviométrica

    É a altura de água precipitada, h, em mm.Trata-se, portanto, de uma medida pontual representativa da água precipitada por unidade de área horizontal.

    Fonte: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eudesarantes/disciplinas/hidrologia/aula_3_prec.pdf/at_download/file


ID
3305494
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos agregados, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • B.

    A norma NBR 7211 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural, encontrados fragmentados ou resultantes da britagem de rochas. Dessa forma, define areia ou agregado miúdo como areia de origem natural ou resultante da britagem de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 0,075 mm. Define ainda agregado graúdo como pedregulho ou brita proveniente de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam por uma peneira de malha quadrada com abertura nominal de 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT de 4,8 mm. O rachão beneficiado define-se como o material obtido diretamente do britador primário e que é retido na peneira de 76 mm. A areia de brita ou areia artificial, segundo CUCHIERATO (2000), é o material passível de ser obtido em pedreiras a partir de instalações de beneficiamento a úmido, apresentando uma granulometria entre 4,8 mm e 0,074 mm. A bica corrida é o conjunto de britas, pedrisco e pó de pedra, sem graduação definida, obtido diretamente do britador, sem separação granulométrica (ALBUQUERQUE, 1994).

  • Acima de 4,8 mm é "pedregui"


ID
3305497
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a execução de alvenaria armada de tijolos, quanto à que é análoga à construção em concreto armado, assinale a afirmativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • A.

    Graute é uma pasta de  com consistência fluida utilizada, principalmente, para o preenchimento de espaços vazios em locais de difícil acesso, dispensando o uso de vibradores para o seu adensamento.

    Além disso, pode ser usado para o encamisamento de elementos de , protegendo-os da ação da corrosão, para o preenchimento de trincas e fissuras, para preenchimento de blocos de  armada, para a regularização de superfícies que servirão como base para equipamentos e máquinas, dentre outros.

    O graute pode ser constituído por cimento, areia, quartzo, sílica,  ou outros minerais e de aditivos que conferem características adequadas para aplicações específicas.

    Os grautes podem ser, essencialmente, de dois tipos: de base mineral ou de base orgânica. As principais diferenças entre os dois tipos de graute são as suas composições e as suas finalidades.

    É utilizado principalmente para construções civis em geral devido ao seu custo mais baixo. É composto por uma base cimentícia e suas características dependem do  utilizado para a sua produção.

    Sua composição é de origem orgânica e por isso recebe esse nome. São constituídos em sua grande maioria por resinas epóxi derivadas do petróleo. Por isso, a sua desvantagem é o seu custo mais elevado, sendo mais utilizados em condições especiais.

    São muito utilizados para obras industriais, injeções e reparos de trincas e fissuras, execuções sob altas temperaturas e para uso submerso.

    As vantagens na utilização dos grautes de base orgânica ou resinada são a baixa viscosidade para o preenchimento de fissuras, alta resistência mecânica e boa aderência da pasta ao concreto e as armaduras de aço.

    O graute pode ser preparado no próprio  ou industrializado. É recomendado utilizar o industrializado pois o controle tecnológico e de segurança utilizados durante a produção, garantem maior qualidade à mistura. Neste caso, basta adicionar a quantidade de água recomendada pelo fabricante ao composto e o graute terá uma consistência fluida adequada.

    Se a opção for por realizar a mistura dos agregados na obra, o traço do graute deverá ser definido de acordo com a finalidade e a resistência necessária para a aplicação. Para a utilização em alvenarias estruturais é comum utilizar o traço como definido abaixo:

  • O graute pode ser à base de cimento ou orgânico. O primeiro é composto por cimento Portland combinado a adições minerais (materiais pozolânicos, sílica ativa, escoria de alto forno e filler calcário) e aditivos químicos, como superplastificantes e retentores de água.

  • NBR 16868-20:

    Elemento cimentício fluido, utilizado para preenchimento de espaços vazios da alvenaria, com a finalidade de:

    ·        solidarizar armaduras à alvenaria ou

    ·        aumentar a sua capacidade resistente. 

    RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO CARACTERÍSTICA MÍNIMA – 15 MPa

    LIVRO ALVENARIA ESTRUTURAL:

    O graute é um concreto ou argamassa que apresenta a fluidez necessária para preencher vazios dos blocos, sem separação dos componentes. É composto por cimento, areia, pedrisco, água e, em algumas situações, pode ser adicionada cal na mistura para diminuir a retração.


ID
3305500
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nas Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), faz-se a desinfecção com cloro, a qual contribui para o tratamento em geral e também para o seu largo uso em saneamento. São características do cloro para o uso em ETEs, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Não tem custo elevado

  • Se o custo fosse elevado, certeza que não seria o mais utilizado.


ID
3305503
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

“É uma fundação similar ao radier, mas é colocada sob um edifício a uma profundidade tal que o peso do solo removido da escavação é igual ao peso do edifício acima dela. Um andar de solo escavado pesa, aproximadamente, o mesmo que cinco a oito andares de superestrutura, dependendo da densidade do solo e da construção do edifício.” Este conceito se refere a: 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Fundação Flutuante

  • D.

    • Estacas flutuantes: estacas de atrito implantadas em solo de baixa capacidade de suporte;

  • Fundações flutuantes são fundações onde se procura manter o equilíbrio de pressões do solo, retirando um peso de terra equivalente ao peso da construção.

    Esse tipo de fundação é limitado tendo em vista a necessidade de escavações com escoramentos, rebaixamento do lençol d’água, sendo compatível, quando o terreno resistente encontra-se a grandes profundidades (mais de 40m).

    Fonte: https://www.passeidiret.com/arquivo/59473542/aps-fundacoes-profundas

    Coloca o O no link em passeidireto

    Para saber mais: https://pt.stroifa.com/flat-and-country-house/building-and-repair/foundation-3/floating-foundation-building-step-by-step.html

    Coloca o Q no link em stroifaq

  • Fundação Flutuante

    - A escavação de um volume de solo é o mesmo do peso equivalente ao da construção

    - mantendo, no terreno, o primitivo estado de pressões.

    Reduz os recalques em solos muito compressíveis.


ID
3305506
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação aos conceitos sobre canteiro de obras, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa B está mal formulada, na minha opinião. Dá a impressão de que as construções devem ser feitas com materiais perecíveis, o que é impróprio.

    Acho que o examinador quis dizer "Conter construções para armazenar os materiais perecíveis, escritório, alojamento, sanitário, dentre outros."

  • A redação da questão foi horrível


ID
3305509
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O Limite de Liquidez (LL) é um dos limites de consistência dos solos, o qual é determinado pelo aparelho de Casagrande. De acordo com os conceitos de Limite de Liquidez, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Por definição, o Limite de Liquidez (LL) do solo é o teor de umidade para qual o sulco se fecha com 25 golpes.


ID
3305512
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com o índice de plasticidade dos solos, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

    Limite de Plasticidade (LP) : é o valor de umidade na qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido. É o limite no qual o solo começa a se quebrar em pequenas peças, quando enrolado em bastões de 3 mm de diâmetro. Ou seja, é o menor teor de umidade em que o solo se comporta plasticamente.

  • O Índice de Plasticidade (IP) é a diferença entre o Limite de Liquidez (LL) e o Limite de Plasticidade (LP).

    IP = LL - LP.

    Como a umidade do LL é maior que a do LP, a letra B está incorreta porque LP-LL = valor negativo.

  • Limite de liquidez (LL): teor de umidade que limita os estados líquidos e plástico;

    Limite de Plasticidade (LP): Teor de umidade que limita os estados plástico e semi-sólido.


ID
3305515
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando se realiza sondagens através do SPT (Standard Penetration Test) é importantíssimo fazer a avaliação dos parâmetros de resistência do solo em função do número de golpes que é impresso no solo, através de peso (65 kg) com 75 cm de altura de queda. Com isso, os tipos de solos, de acordo com o número de golpes são, EXCETO:  

Alternativas

ID
3305518
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O concreto fresco é constituído de agregados miúdo e graúdo envolvidos por pasta de cimento e espaços cheios de ar. A pasta, por sua vez, é composta essencialmente de uma solução aquosa e grãos de cimento. Com relação às propriedades do concreto fresco, é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D) é a incorreta.

    O concreto não pode ser homogêneo, pois a mistura de britas dentro dele, as britas não podem ser solubilizadas e formar um composto homogêneo com o concreto.

    A pasta ligante formada pelo cimento e água possui a funções de juntar os demais constituintes do concreto, os agregados graúdos e miúdos e os aditivos, se forem ser usados.Também possui função de dar textura, dependendo do tipo de cimento a ser usado. Também confere resistência a impactos.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/23628863#readmore