SóProvas



Prova COPESE - UFPI - 2019 - UFPI - Engenheiro Civil


ID
3064600
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.112/90 institui o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais. De acordo com a lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público. Diante destas premissas e de acordo com a Lei 8.112/90, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Art. 5   São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    § 3   As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.   

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 3   Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    B) Art. 5   São requisitos básicos para investidura em cargo público: II - o gozo dos direitos políticos;

    D) Art. 13. § 4   Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.  

    E) Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.  

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO "C"

    Questão LETRA da lei

    A Exercício é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.  ART 3º, LEI 8.112

    B O gozo dos direitos políticos não é requisito básico para investidura em cargo público.

    o gozo dos direitos políticos; ART 5º, II, LEI 8.112

    C o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei. ART 5º, § 3º LEI 8.112 (Incluído pela Lei nº 9.515, de 20.11.97)

    D Não haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.  ART 13, § 4º LEI 8.112 (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    E Posse é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança. ART 15, LEI 8.112.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

    Nunca desista de seus sonhos!

  • C

  • errei --> exercício é diferente de cargo público

    a) CARGO PÚBLICO é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    b) O gozo dos direitos políticos é (sim) requisito básico para investidura em cargo público.

    c)As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta lei ( Incluído pela Lei nº 9.515, de 20.11.97)

    d) Não haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    Art. 13 . § 4  Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.          

    e) Posse é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

  • A- Art. 3   Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    B- Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    II - o gozo dos direitos políticos;

    C- Correta Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    § 3  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.            

    D- Art. 13 . § 4  Só haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.   

    E- Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.  

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

     

    A)           INCORRETA. A alternativa A) traz o conceito de cargo público e não de exercício. Com base no artigo 3º, da Lei nº 8.112 de 1990, cargo público pode ser entendido como o conjunto de atribuições e responsabilidades presentes na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    De acordo com o artigo 15, da Lei nº 8.112 de 1990, o exercício se refere ao efetivo desempenho de atribuições do cargo público ou da função de confiança.

    B)         INCORRETA. De acordo com o artigo 5º, Inciso I, II, III, IV, V, VI, da Lei nº 8.112 de 1990, são requisitos básicos para a investidura em cargo público: a nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos políticos, a quitação com as obrigações militares e eleitorais, o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, a idade mínima de dezoito anos e a aptidão física e mental.

     

    C)           CORRETA. Com base no artigo 5º, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990, as universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais podem prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, com base nas normas e nos procedimentos desta Lei.


    D)            INCORRETA. De acordo com o artigo 13, § 4º, da Lei nº 8.112 de 1990, apenas haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.


    E)          INCORRETA. A alternativa indicada traz o conceito de exercício e não de posse, nos termos do artigo 15, da Lei nº 8.112 de 1990.


    Gabarito do Professor: C) 
  • a) Exercício (Cargo) é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    b)O gozo dos direitos políticos não é requisito básico para investidura em cargo público.

    c) As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos da Lei 8.112/90.

    d) Não haverá posse nos casos de provimento de cargo por nomeação. (A posse é posterior à nomeação)

    e) Posse (Exercício) é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.


ID
3064603
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Adeobaldo Regis Peixoto foi aprovado em concurso público para cargo junto ao governo federal. No dia da posse, Adeobaldo não pode comparecer e enviou um primo com uma procuração específica para representá-lo no ato de posse. Nesse caso, é possível afirmar que Adeobaldo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Da Posse e do Exercício

    Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 3   A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • De acordo com o art. 13, §3º da Lei 8.112/90 "a posse poderá dar-se mediante procuração específica". Excluindo as alternativas "a" e "b". Percebe que a lei não estabelece nenhuma condição além da procuração, que DEVE ser específica. Diante disso, excluímos as alternativas "c" e "d" que, utilizando, respectivamente, das palavras "desde que" e "se houver", estabelecem condições além da procuração para a posse.

  • Alguém foi na letra c)? Meu Jesus.

  • Pior que sim ... 7 guerreiros foram nela ...até o momento 

  • Lei n 8.112, de 90

    Em 30 dias eu tomo posse,

    e vou dizer CESPE tchau,tchau

    em 30 dias é o exercício.

  • Questão boa, quem errar essa questão pule do Barco!

  • 30 dias= tomar posse

    15 dias= entrar em exercício

  • Gabarito: E

    § 3   A posse poderá dar-se mediante procuração específica.

    Posse: 30 dias

    Exercícios: 15 dias

  • É igual a CASAMENTO.

    Pode Casar por procuração o que NÃO PODE é a outra pessoa entrar em exercício (LUA DE MEL) hehehe aii não dá, né?!

    Posse pode se dar por PROCURAÇÃO

    Não pode outra pessoa entrar em exercício!

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    - Dados da questão:

    Adeobaldo – aprovado em concurso público para cargo junto ao governo federal.

    No dia da posse, Adeobaldo não pode comparecer e enviou um primo com uma procuração específica para representá-lo no ato da posse.

    A investidura em cargo público acontece com a posse, com base no artigo 7º, da Lei nº 8.112 de 1990. Apenas existe posse nos casos de provimento de cargo por nomeação.

    Exercício = efetivo desempenho de atribuições de cargo público ou de função de confiança, nos termos do artigo 12, da Lei nº 8.112 de 1990.

    Estágio probatório: ao entrar em exercício o servidor nomeado ficará sujeito à estágio probatório e deverá respeitar: a assiduidade, a disciplina, a capacidade de iniciativa, a produtividade e a responsabilidade.

    A)            INCORRETA. Adeobaldo pode ser empossado por intermédio de procuração específica, nos termos do artigo 13, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990.

    B)             INCORRETA. Adeobaldo pode ser empossado por intermédio de procuração específica, com base no artigo 13, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990. Na Lei nº 8.112 de 1990 não é mencionado que ele precisaria ter comunicado 48 horas antes que não poderia comparecer.

    C)            INCORRETA. Quem foi aprovado no concurso é Adeobaldo. Destaca-se que Adeobaldo que deverá entrar em exercício. O primo levará apenas a procuração para que Adeobaldo seja empossado. Com base no artigo 15, § 1º, da Lei nº 8.112 de 1990 é de 15 dias o prazo para entrar em exercício após ser empossado.

     

    D)            INCORRETA. Pode ser empossado por procuração específica, nos termos do artigo 13,§ 3º, da Lei n 8.112 de 1990.  Não há necessidade de firmar esse compromisso, tendo em vista que a lei já delimita que Adeobaldo deve entrar em exercício no cargo dentro de 15 dias após ser empossado.

    E)             CORRETA. Adeobaldo pode ser empossado por procuração específica, com base no artigo 13, § 3º, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    Gabarito do Professor: E) 


ID
3064606
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei 8.112/90 traz, em seu bojo, os direitos e vantagens do servidor público federal. A lei estabelece, pois, regras a respeito do vencimento e da remuneração dos servidores públicos, ao tempo em que elenca as vantagens ao tratar das indenizações, gratificações e adicionais. De acordo com o previsto na lei a esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Do Vencimento e da Remuneração

    Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    COMPLEMENTANDO:

    B) Art. 40. § 4   É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

    C) Art. 49. § 1   As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    D) Art. 49. § 2   As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    E) Art. 45.  Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento. 

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • remuneração = vencimentos + vantagens

    vantagens = gia

    gia = gratificações + indenizações + adicionais

  • Vencimento é a simples retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

  • Nem li as seguintes.

    Remuneração = Vencimentos + Vantagens

    Vencimento: Determinado por lei

    Gratificações + Adicionais = Somam-se as pecúnias dos vencimentos e entrarão no cálculo da aposentadoria

    Indenizações: Não entra no cálculo da aposentadoria

  • A

  • Gabarito: Letra A!

    Remuneração = Vencimentos + Vantagens (gratificações, indenizações, adicionais)

    Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

  • Art. 40.  Vencimento

    é a retribuição

    pecuniária

     pelo

    exercício de cargo público,

    com valor fixado em

     lei.

    ***********

    Visite o meu IG de concursos públicos e conheça os MAPAS MENTAIS EM BLOCOS: foco nas palavras-chave.

     

    https://www.instagram.com/ser_concursos_publicos/?hl=pt-br

  • A- ERRADA Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    B- § 4   É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho.

    C- Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

    § 1  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    D- Art. 49.  Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    II - gratificações;

    III - adicionais.

    § 2  As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

    E- Art. 45.  Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento.   

  • REMUNERAÇÃO: é o vencimento do cargo efetivo +vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei.

    VENCIMENTOS:é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    O conhecimento exigido diz respeito ao vencimento, remuneração e vantagens inerentes ao servidor.

    Dito isso, passemos à análise individual das assertivas, sinalizando o dispositivo legal necessário para a resolução. O candidato deverá assinalar a alternativa INCORRETA.

    A) Incorreta: ocorre que, ao contrário do aduzido nesta afirmativa, cuida-se do conceito de vencimento:

    “Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei”.

    Por seu turno, a remuneração é conceituada no art. 41, verbis:

    “Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei”.

    Na linha do exposto, confira-se a lição do mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 769):

    “Remuneração é o montante percebido pelo servidor público a título de vencimentos e de vantagens pecuniárias” e “Vencimento é a retribuição pecuniária que o servidor percebe pelo exercício de seu cargo, conforme a correta conceituação prevista no estatuto funcional federal (art. 40, Lei nº 8.112/1990)”.

    B) Correta, como se extrai do art. 41, §4º:

    “§4º É assegurada a isonomia de vencimentos para cargos de atribuições iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos três Poderes, ressalvadas as vantagens de caráter individual e as relativas à natureza ou ao local de trabalho”.

    C) Correta, e conta com respaldo do art. 49, §1º, litteris:

    “§1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito”.

    D) Correta, a teor do art. 49, §2º do referido Estatuto Federal:

    “§2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei”.

    E) Correta, sendo transcrição ipsis litteris do art. 45:

    “Art. 45. Salvo por imposição legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidirá sobre a remuneração ou provento”.  

    GABARITO: A.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 769.  

  • “Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei”.

    obs:vencimento é só o salário

    Art. 41. Remuneração é o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei”.

    obs:remumeração é o salário +vantagens pecuniárias

  • Péssima redação da alternativa "E". Da maneira como foi redigida também pode ser considerada incorreta.

  • Gabarito A) o correto seria vencimento !


ID
3064609
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Crisaldina Rosa da Silva, servidora pública federal estável, foi demitida em razão de processo administrativo disciplinar. Não se conformando com a decisão administrativa, Crisaldina recorreu ao Poder Judiciário. Quatro (4) anos após sua demissão, Crisaldina obteve na Justiça decisão definitiva de invalidação de sua demissão e, portanto, favorável a sua reinvestidura no cargo que ocupava no serviço público. Nesse caso, a Lei 8.112/90:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Reintegro o demitido

    reconduzo o exonerado

    readapto o deficiente

    reverto o aposentado

  • Lei 8.112/90

    A) Não encontrei nada a respeito de prazo. Acredito que não há.

    B) Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:             

           I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou                 

           II - no interesse da administração, desde que:                  

           a) tenha solicitado a reversão;                 

           b) a aposentadoria tenha sido voluntária;                 

           c) estável quando na atividade;               

           d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;             

           e) haja cargo vago.

    C)  Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

           I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

           II - reintegração do anterior ocupante.

    D) Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    E) Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • A reintegração como uma das formas de provimento do agente público, consiste no reingresso do servidor ao cargo mediante decisão judicial ou administrativa que anule sua demissão por considerá-la ato ilegal.

  • Haverá o instituto da Reintegração do servidor, cabendo a administração pública responsável indenizar os servidores demitidos que foram reintegrados por meio da decisão judicial. Cumpre destacar que tal indenização tem sido operada por meio de precatórios.

  • Não tem prescrição?

  • Art. 110.  O direito de requerer prescreve:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e créditos resultantes das relações de trabalho;

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

  • GABARITO: D

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • Readapação – para o servidor que sofreu limitações em sua capacidade física e mental verificada em inspeção médica.

    Em cargos de atribuições afins – habilitação exigida/ nível de escolaridade/ equivalência de vencimentos;

    Se não houver cargo vago – excedente.

    Reintegração – invalidada a demissão administrativa/ judicial, ressarcimento de todas as vantagens.

    Promoções para antiguidade;

    Remuneração do período de ausência;

    Se o cargo foi extinto – fica em disponibilidade;

    Se o cargo estiver ocupado por servidor estável – é reconduzido ao cargo de origem, aproveitado em outro cargo, posto em disponibilidade.

    Reversão – retorno do servidor aposentado;

    Invalidez – quando insubsistentes os motivos aposentadoria; declaração junta médica oficial.

    Interesse da administração publica – solicitados à reversão/ aposentadoria foi voluntária/ estável na atividade/ aposentadoria correu nos últimos 5 anos/ havia cargo vago;

    Não pode reverter quem já completou 70 anos.

    Recondução – retorno do SP estável;

    Inabilitação do estágio probatório em outro cargo;

    Reintegração do anterior ocupante.

    A pedido.

  • Reintegração - O demitido voltou.

  • D

  • Essa dica estará no TOP dos comentários:

    Reintegração:

    história que você não vai esquecer nunca mais:

    O servidor é demitido.... tchau... entra com recurso ... vai pra JUSTIÇA.... recebe voto favorável da JUSTIÇA para voltar a trabalhar do local onde foi demitido.... e o que acontece????

    Esse servidor volta como REI!

    (era funcionário -> foi demitido -> voltou através da justiça = volta como REI)

    REIntegração.

    :)

    ***********

    Visite o meu IG de concursos públicos e conheça os MAPAS MENTAIS EM BLOCOS:

    lei seca 100% esquematizada por palavras-chave.

     

    https://www.instagram.com/ser_concursos_publicos/?hl=pt-br

  • Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

     § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

  • Um reintegrado demitido não é um exonerado reconduzido. Logo, também um deficiente readaptado , não será um aposentado revertido

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90, que disciplina o estatuto dos servidores públicos civis.

    É exigido do candidato conhecimento sobre a reintegração.

    O tema encontra previsão no art. 28:

    “Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens”.

    Na linha do exposto, o mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 644) ensina que “Ocorre a reintegração quando o servidor retorna a seu cargo após ter sido reconhecida a ilegalidade de sua demissão. O fato gerador dessa modalidade de provimento é o reconhecimento da ilegalidade, por sentença judicial, do ato que extinguiu a relação jurídica estatutária. O art. 41, §2º, da CF assegura ao ex-servidor o direito de retornar a seu cargo, desde que invalidada por sentença judicial o ato anterior de demissão”.

    Estabelecido este conceito, passemos à análise individual de cada afirmativa, sinalizando o dispositivo legal necessário para a resolução. O candidato deverá assinalar a alternativa correta.

    Opção “a” incorreta. Tal possibilidade é possível e encontra respaldo no art. 41, §2º, da CRFB e no art. 28 da Lei nº 8.112/90. Outro erro: não há no que se falar em limitação temporal de “três anos”. Inexiste lapso temporal no tocante a reintegração. Pode acontecer de o servidor ser demitido e, após vinte anos, ser reintegrado por força judicial.

    Opção “b” incorreta. O servidor demitido deverá ser reinvestido no cargo através do instituto da reintegração. Por seu turno, reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado (art. 25): I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração (...).                 

    Opção “c” incorreta. O servidor demitido deverá ser reinvestido no cargo através do instituto da reintegração. Por seu turno, recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de (art. 29): I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Opção “d” correta, consubstanciando o gabarito da questão e em perfeita sintonia com a norma do art. 41, §2º, da CRFB e do art. 28 da Lei nº 8.112/90.

    Opção “e” incorreta. O servidor demitido deverá ser reinvestido no cargo através do instituto da reintegração. Por seu turno, readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica (art. 24).

    GABARITO: D.

    Referência:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 644. 


ID
3064612
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao servidor público federal é concedido o direito de licença, conforme estabelecido na lei que institui o regime do servidor público federal. Diante desse aspecto e do que está previsto na lei 8.112/1990, é INCORRETO dizer que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Das Licenças

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    § 3   É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I deste artigo.

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    § 1  A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração.

    B) Art. 86. § 2   A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.

    C) Art. 91.  A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração. 

    E) Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • É vedado o exercício de atividade remunerada durante licença para tratamento da saúde do servidor ou de pessoa da família.

  • Sobre a licença para atividades políticas:

    Momento 1: SEM REMUNERAÇÃO, da data em que escolher sua convenção partidária e a véspera de seu registro de candidatura

    Momento 2 (no caso de: cargo eletivo na localidade de suas funções e ocupe cargo de direção/chefia): afastado do dia do registro até o décimo dia seguinte ao pleito

    Momento 2 (genérico): a partir do registro até o décimo dia seguinte ao da eleição, COM REMUNERAÇÃO, por três meses.

  • 2 mnemônicos que ajudam a resolver muitas questões:

    ¬ Licenças que o em estágio probatório não pode -> MA-TRA-CA:

    + MAndato classista;

    + TRAtar de assuntos particulares;

    + CApacitação.

    ¬ Interrompem o estágio probatório as seguintes licenças: (Política Forma Organismo Com Doença):

    + Política - Licença pra atividade política;

    + Forma - curso de formação;

    + Organismo - trabalhar em organismo internacional

    + Com - licença pra acomanhar cônjuge deslocado

    + Doença - Doença em pessoa da família.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • D

  • Gabarito: Letra D!

    Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    § 3   É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I deste artigo.

  • A- Art. 84.  Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo.

    B- Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

    § 2  A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses.                    

    C- Art. 91.  A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração. 

    D- ERRADA Art. 81.  Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    § 3  É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I deste artigo.

    E- Art. 86.  O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

  • Eu não entendi. Sei que pode conceder licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo mas, por prazo indeterminado e sem remuneração?

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8.112/90.

    Conhecimento exigido: licenças devidas ao servidor.

    Passemos à análise individual das assertivas, sinalizando o dispositivo legal necessário para a resolução. O candidato deverá assinalar a alternativa INCORRETA.

    A) Correta, e conta com respaldo do art. 84, litteris:

    “Art. 84. Poderá ser concedida licença ao servidor para acompanhar cônjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do território nacional, para o exterior ou para o exercício de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo”.

    “§1º A licença será por prazo indeterminado e sem remuneração”.

    B) Correta, a teor do §2º, art. 86 do referido Estatuto Federal:

    “§2º A partir do registro da candidatura e até o décimo dia seguinte ao da eleição, o servidor fará jus à licença, assegurados os vencimentos do cargo efetivo, somente pelo período de três meses”.

    C) Correta, sendo transcrição ipsis litteris do art. 91, in verbis:

    “Art. 91. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo, desde que não esteja em estágio probatório, licenças para o trato de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, sem remuneração”.  

    D) Incorreta, contrariando frontalmente a vedação determinada pelo §3º, art. 81, abaixo transcrito:

    “§3º É vedado o exercício de atividade remunerada durante o período da licença prevista no inciso I (por motivo de doença em pessoa da família) deste artigo”.

    E) Correta, com base legal expressa no art. 86, litteris:

    “Art. 86. O servidor terá direito a licença, sem remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral”.

    GABARITO: D.


ID
3064615
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quando aborda e trata do processo administrativo disciplinar, a Lei 8.112/90 estabelece que a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante sindicância ou processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa e que o inquérito administrativo obedecerá ao princípio do contraditório, assegurada ao acusado ampla defesa, com a utilização dos meios e recursos admitidos em direito. Diante do que está posto a este respeito na mencionada lei, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Do Julgamento

    Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

    COMPLEMENTANDO:

    B) Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    C) Art. 148.  O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

    D) Art. 171.  Quando a infração estiver capitulada como crime, o processo disciplinar será remetido ao Ministério Público para instauração da ação penal, ficando trasladado na repartição.

    E) Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

  • GABARITO A

     

    O servidor que responde a processo administrativo não poderá ser exonerado a pedido (pedir exoneração), pois caracterizaria uma "fuga" do processo e de suas consequentes penalidades (sanções). Há casos em que a exoneração a pedido pode ser convertida em demissão caso o servidor esteja respondendo a processo administrativo.

     

    Quando o servidor vai pedir exoneração é exigido, dentre outros documentos, a certidão negativa de processo administrativo expedida pela corregedoria do órgão.

     

    Creio não ser um entendimento majoritário, mas existem julgados isolados sobre o tema (conversão da exoneração a pedido em demissão). Ao analisar a situação, na prática, é compreensível que exista essa possibilidade, pois a manutenção forçada de servidor que responde a processo administrativo nno cargo representa um certo risco para a administração pública. 

  • Lembrando que, referente à letra e), esse prazo de sessenta dias pode ser prorrogado (errei uma questão sobre isso uma vez rsrs):

    Parágrafo único do 147 da 8.112 : O afastamento poderá ser prorrogado por igual prazo, findo o qual cessarão os seus efeitos, ainda que não concluído o processo.

  • A

  • Gab: A

    Do Julgamento

    Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

  • GABARITO A - INCORRETA

    LEI 8112/90

    A) Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

    B) Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    C) Art. 148.  O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

    D) Art. 171.  Quando a infração estiver capitulada como crime, o processo disciplinar será remetido ao Ministério Público para instauração da ação penal, ficando trasladado na repartição.

    E) Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

  • Gabarito: Letra A!

    Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

  • Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

    Demais alternativas corretas.

    B) Art. 152.  O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.

    C) Art. 148.  O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido.

    D) Art. 171.  Quando a infração estiver capitulada como crime, o processo disciplinar será remetido ao Ministério Público para instauração da ação penal, ficando trasladado na repartição.

    E) Art. 147.  Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração.

  • É exigido conhecimento sobre o processo administrativo disciplinar (PAD), nos termos da Lei nº 8.112/90. Passemos à análise individual de cada afirmativa, sinalizando o dispositivo legal necessário para a resolução. O candidato deverá assinalar a opção INCORRETA.

    Alternativa “A” incorreta. Cuida-se de assertiva que ofende a norma do art. 172, litteris “Art. 172. O servidor que responder a processo disciplinar poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada”. Assim, se determinado servidor público federal, que responde a processo administrativo disciplinar, requerer sua aposentadoria voluntária, a administração pública deverá indeferir o pedido. O indeferimento do pleito estará de acordo com a legislação de regência, pois o servidor que responde a processo disciplinar somente poderá ser aposentado voluntariamente após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade eventualmente aplicada.

    Alternativa “B” correta. É o que determina o art. 152, litteris “Art. 152. O prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 60 (sessenta) dias, contados da data de publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem”.

    Alternativa “C” correta. Devidamente respaldada no teor do art. 148, que ora transcrevo “Art. 148. O processo disciplinar é o instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infração praticada no exercício de suas atribuições, ou que tenha relação com as atribuições do cargo em que se encontre investido”.

    Alternativa “D” correta. É exatamente o que determina o art. 171, verbis “Art. 171. Quando a infração estiver capitulada como crime, o processo disciplinar será remetido ao Ministério Público para instauração da ação penal, ficando trasladado na repartição”.

    Alternativa "E" correta. Reproduz o inteiro teor do art. 147 “Como medida cautelar e a fim de que o servidor não venha a influir na apuração da irregularidade, a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá determinar o seu afastamento do exercício do cargo, pelo prazo de até 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da remuneração”.

    GABARITO: A.


ID
3064618
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O regime disciplinar imposto ao servidor público federal está devidamente explicitado no conteúdo do Título IV da Lei 8.112/90. O ordenamento sobre os deveres, as proibições e as responsabilidades postas na lei elencam regras que dão a possibilidade de apontar que é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Das Responsabilidades

    Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 116.  São deveres do servidor: VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    B) Art. 117.  Ao servidor é proibido: I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    C) Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    D) Art. 124.  A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • As sanções penais,civis e administrativas são independentes entre si e poderão ,sim, ser acumuladas.

  • Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

  • Gabarito: E

  • GABARITO E - INCORRETA

    LEI 8112/90

    a) Art. 116.  São deveres do servidor: VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição.

    b) Art. 117.  Ao servidor é proibido: I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato.

    c) Art. 121.  O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exercício irregular de suas atribuições.

    d) Art. 124.  A responsabilidade civil-administrativa resulta de ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou função.

    e) Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

  • e) Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si.

  • A questão exige conhecimento da Lei 8112/90, em especial dos deveres, proibições e responsabilidades do servidor. Os deveres do servidor estão elencados no art. 116, enquanto as proibições estão no art. 117. As responsabilidades estão nos arts. 121-126, todos da Lei 8112/90.

    Lembrando que é pedida a alternativa INCORRETA (o que não está de acordo com a lei). Passamos às alternativas.

    Letra A: correta. O dever de sigilo está disposto no art. 116, VIII, da Lei 8112/90: “Art. 116 (...) VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição”.

    Letra B: correta. É o que consta no art. 117, I, da Lei 8112/90: “Art. 117 (...) I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato”.

    Letra C: correta. Exatamente o que consta no art. 121, da Lei 8112/90. Lembrando que as instâncias (penal, civil, administrativa) são independentes e poderão cumular-se (art. 125). A responsabilidade administrativa será afastada apenas quando a eventual sentença de absolvição concluir a inexistência do fato ou autoria do servidor (não é qualquer absolvição) – art. 126, todos da Lei 8112/90.

    Letra D: correta. Nos termos do art. 122, da Lei 8112/90, “a responsabilidade civil decorre de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, que resulte em prejuízo ao erário ou a terceiros”.

    Letra E: incorreta. Nos termos do art. 125, da Lei 8112/90: “Art. 125.  As sanções civis, penais e administrativas poderão cumular-se, sendo independentes entre si” (a alternativa nega esta possibilidade). Portanto, a alternativa está incorreta. É a chamada “independência das instâncias”. A exceção ocorre apenas quando a eventual sentença de absolvição concluir a inexistência do fato ou autoria do servidor (não é qualquer absolvição) – art. 126, da Lei 8112/90.

    Gabarito: Letra E.

  • ❌Letra E.

    Pelo contrário, Elas PODEM acumular-se, pois são independentes. Há concomitância de searas.

    Obs: O que NÃO HÁ é o "BIS IN IDEM", dupla condenação na mesma esfera e pelo mesmo fato.

    Obs: As absolvições penais impedirão condenação nas demais esferas, quando for FINA.

    Fato Inexistente.

    Negativa de Autoria.

    Bons estudo!!! RESISTA!!!!


ID
3064621
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em se tratando das penalidades impostas ao servidor publico federal que descumpre as normas disciplinares positivadas na Lei 8.112/90, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Das Penalidades

    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos:

    III - inassiduidade habitual;

    COMPLEMENTANDO:

    A) Art. 127.  São penalidades disciplinares: VI - destituição de função comissionada.

    C) Art. 130. § 1   Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

    D) Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

    E) Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO : B

    SOBRE A LETRA E

    Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o

    decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

    Art. 142.  A ação disciplinar prescreverá:

    I - em (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

    II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;

    III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto à advertência.

  • Gabarito: B

  • GABARITO B - INCORRETA

    LEI 8112/90

    a) Art. 127. São penalidades disciplinares: VI - destituição de função comissionada.

    b) Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos: III - inassiduidade habitual.

    c) Art. 130, §1º Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

    d) Art. 134. Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

    e) Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

     

    Penalidades disciplinares:

    Inicialmente, cabe informar que antes de aplicar qualquer penalidade deve ser assegurado o contraditório e a ampla defesa, nos termos do artigo 5º, LV, da Constituição Federal de 1988.

    Penalidades disciplinares (artigo 127, Inciso I, II, III, IV, V e VI, da Lei nº 8.112 de 1990): a advertência, a suspensão, a demissão, a cassação de aposentadoria ou disponibilidade, a destituição de cargo em comissão e a destituição de função comissionada.

    Deve-se buscar a alternativa INCORRETA:

     

    A)               CORRETA. Com base no artigo 127, Inciso I, II, III, IV, V e VI, da Lei nº 8.112 de 1990 são penalidades disciplinares: a advertência, a suspensão, a demissão, a cassação de aposentadoria ou disponibilidade, a destituição de cargo em comissão, a destituição de função comissionada.

     

    B)                INCORRETA. De acordo com o artigo 132, Inciso III, da Lei nº 8.112 de 1990, a demissão pode ser aplicada nos casos de inassiduidade habitual.

     

    C)                CORRETA. Com base no artigo 130, § 1º, da Lei nº 8.112 de 1990, será punido com suspensão de até 15 dias o servidor que, de forma injustificada, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade quando cumprida a determinação.

     

    D)               CORRETA. De acordo com o artigo 134, da Lei nº 8.112 de 1990, será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que tiver praticado, durante a atividade, falta punível com a demissão.

     

    E)                CORRETA. Com base no artigo 142, Inciso I, da Lei nº 8.112 de 1990, a ação disciplinar prescreverá em 5 (cinco) anos com relação às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão.

     

    Gabarito do Professor: B) 


ID
3064624
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Ao tratar da acumulação de cargos, a Lei 8.112/90 diz que, ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos e que a acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários. Nesse contexto, Mariovalda Penha da Frota, brasileira, servidora pública, exerce cargo de auxiliar em administração em determinado órgão da rede pública municipal do país com carga horária de 20 horas e também mantém vínculo com o governo federal ocupando o cargo público de assistente administrativo com carga horária de 40 horas em determinado órgão federal sediado em sua cidade, sendo remunerada nos dois cargos. Diante do que está enunciado acima, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Justo terem anulado, questão foi mal formulada. Trata-se de acumulação de cargos e a CF tem suas ressalvas

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:         

    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:        

    a) a de dois cargos de professor;         

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;         

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;         

    XVII - a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público;         


ID
3064627
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Tersildo Maranguape Lima, servidor público federal, foi punido disciplinarmente em outubro de 2018 através do devido processo disciplinar com a penalidade de advertência por opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço. No dia 17 de junho deste ano, Tersildo foi submetido a novo processo disciplinar por comprovadamente recusar fé a documentos públicos. Concluído o processo disciplinar, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Das Penalidades

    Art. 127.  São penalidades disciplinares:

    II - suspensão;

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Casos em que há a penalidade advertência (em negrito os que mais aparecem)

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

    II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

    V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

    VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

    VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

    VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.  

  • Gabarito: D

  • GABARITO D

    LEI 8112/90

    Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

    Art. 117.  Ao servidor é proibido:  III - recusar fé a documentos públicos;

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

  • A questão indicada está relacionada com as penalidades disciplinares.

     

    - Penalidades disciplinares:

    São penalidades disciplinares (artigo 127, da Lei nº 8.112 de 1990): a advertência, a suspensão, a demissão, a cassação de aposentadoria ou disponibilidade, a destituição de cargo em comissão e a destituição de função comissionada.

    - Dados da questão:

    Tersildo – servidor público federal – foi punido disciplinarmente em outubro de 2018 por intermédio do devido processo disciplinar com a penalidade de advertência por opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço.

    No dia 17/06 foi submetido a novo processo disciplinar por comprovadamente recusar fé a documentos públicos. Após o processo disciplinar é CORRETO afirmar:

    A)   INCORRETA. Em primeiro lugar, cabe informar que recusar fé a documentos públicos também é punido com advertência, com base no artigo 129, combinado com o artigo 117, Inciso III, da Lei  Como Tersildo já havia sido punido com a penalidade de advertência, a reincidência em infrações puníveis com advertência é punível com a suspensão, nos termos do artigo 130, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    B)   INCORRETA. Recusar fé a documentos públicos também é punível com advertência, nos termos do artigo 129, combinado com o artigo 117, Inciso III, da Lei nº 8.112 de 1990. A demissão será aplicável nos casos indicados no artigo 132, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    C)  INCORRETA. Na situação indicada, Tarsildo será punido com a suspensão, pois foi reincidente em infração punível com advertência, nos termos do artigo 130, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    D) CORRETA. Com base no artigo 130, da Lei nº 8.112 de 1990, a suspensão será aplicada nos casos de reincidência de faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder 90 dias.

     

    E)  INCORRETA. Recusar fé a documento público é punível com advertência, com base no artigo 117, Inciso II, combinado com o artigo 129, da Lei nº 8.112 de 1990.

     

    Gabarito do Professor: D) 


ID
3064636
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil

A respeito dos materiais betuminosos utilizados para a fabricação de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e nos serviços de asfaltamento, julgue as assertivas:


I. O CM, geralmente CM-30, é o material utilizado na imprimação da base. Sua função é de impermeabilização para evitar que haja infiltração de água da base para o CBUQ. Após a aplicação do CM, é necessário um tempo de, pelo menos, 48h de cura para que ele “rompa”, ou seja, evapore todo o querosene presente na sua composição;

II. O RR, geralmente RR-2C ou RR-1C, é o material utilizado na pintura de ligação, ou seja, é o material que vai fazer a ligação entre a base imprimada e o CBUQ que será aplicado, devendo ser aplicado em temperatura superior a 70°C para receber o CBUQ para melhor qualidade do serviço;

III. O CAP é um ligante da mistura asfáltica, sua temperatura de mistura não deve ser inferior a 107°C e nem superior a 170°C, a fim de que sejam preservadas suas características de viscosidade.


Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • É desse tipo de comentário que a gente gosta rs


ID
3064639
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Aditivos são produtos que são adicionados ao concreto ou à argamassa para modificar suas propriedades físicas, oferecendo determinadas vantagens ao produto final. No concreto, os aditivos são incorporados à mistura de cimento, água, areia e brita para proporcionar características especiais. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido e são exploradas para ampliar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura. Relacione os aditivos às suas características e assinale a opção que contém a sequência CORRETA.


(A) Aditivo plastificante

(B) Aditivo acelerador

(C) Aditivo retardador

(D) Aditivo incorporador de ar


( ) Confere ganho de resistência em baixas temperaturas.

( ) Aumenta o slump sem adição de água; ou reduz a água mantendo o slump com consequente aumento de resistência inicial e final, sem alteração do tempo de pega.

( ) Possibilita a aplicação em um tempo maior.

( ) Aumenta as resistências mecânicas, diminui a segregação, melhora o acabamento das faces nas desenformas e deixa as arestas das peças mais bem acabadas.

Alternativas
Comentários
  • Os aditivos são produtos que adicionados em pequenas quantidades a concretos de cimento portland modificam algumas de suas propriedades para melhor adequá-las a determinadas condições.

     

    O aditivo incorporador de ar trata-se de um produto que incorpora pequenas bolhas de ar ao concreto. Ele melhora a trabalhabilidade.

    De acordo com (Yazigi, 2009), o incorporador de ar é aditivo com moléculas polares semelhantes aos plastificantes, que se localizam na superfície ar-água, formando pequenas bolhas de ar que se repelem e, portanto, se mantém no meio do líquido. O efeito é que se forma uma grande quantidade de pequenas bolhas de ar que, no concreto fresco, melhora a trabalhabilidade, pois funcionam como se fossem partículas arredondadas de um agregado muito fino.

    De acordo com a NBR 11768, o aditivo incorporador de ar incorpora pequenas bolhas de ar ao concreto.

     

     

    Os aditivos plastificantes permitem a redução da relação água/cimento, acarretando o aumento da resistência e da permeabilidade dos concretos e argamassas.

    De acordo com a NBR 11768, os aditivos plastificante e superplastificante aumentam o índice de consistência do concreto mantida a quantidade de água de amassamento, ou que possibilitam a redução de, no mínimo, 6% da quantidade de água de amassamento para produzir um concreto com determinada consistência no caso do plastificante e de 12% no caso do superplastificante.

     

     

    Para acelerar a pega , adota-se aditivo acelerador de pega. A fluência ou deformação lenta do concreto é o encurtamento do mesmo devido à ação de forças permanentemente aplicadas

    De acordo com BAUER (2012), denomina-se acelerador o material que, adicionado ao concreto, diminui o tempo de início de pega e desenvolve mais rapidamente as resistências iniciais.

     

     

     

    Para retardar a pega adota-se o aditivo retardador de pega, o que permite, por exemplo, a realização de concretagens em dias com temperatura elevada.

    De acordo com Bauer (2012), o efeito principal dos retardadores é retardar a pega do cimento, conservando a massa em estado plástico, durante um período de tempo. Os agentes retardadores agem sobre o cimento, regulando a formação de gel.

    De acordo com a NBR 11768, o aditivo retardador aumenta os tempos de início e fim de pega do concreto.

     

    Resposta " D "

  • Não sei de onde o examinador tirou que Incorporador de Ar aumenta Resistência.

  • Concordo plenamente, da pra anular fácil

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.

  • Considerando a função: Cimento / (água + vazios). Quanto maior a quantidade de vazios, menor será a relação água cimento, ou seja, menor a resistência do concreto.

    Bauer, Vol. 1 - Aditivos e Adições


ID
3064642
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação à execução de alvenarias sem função estrutural, todas as opções abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBR 8545: Execução de Alvenaria não Estrutural, as vergas e contra-vergas devem exceder a largura do vão em pelo menos 20 cm de cada lado.

  • 20 cm de cada lado

  • De acordo com a NBR 8545:

    4.3.1.1 As vergas e contra-vergas devem exceder a largura do vão de pelo menos 20 cm de cada lado e devem ter altura minima de 10 cm.

  • Encunhamento 14 dias. Vergas 20 cm para cada lado h mín = 10 cm.

  • Lá na, o encunhamento é APÓS 7 dias

ID
3064645
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos de uma edificação, podendo dar suporte a contrapisos ou funcionar como teto. Preencha as lacunas com o tipo de laje correspondente e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência CORRETA.


I. As lajes________________ são produzidas em concreto protendido e possuem excelente capacidade de carga, em geral podem receber paredes diretamente, sem a necessidade de vigas sob essas paredes;

II. As lajes_______________ são constituídas por vigotas de concreto armado (parcialmente pré-moldadas), material de enchimento e uma capa de concreto;

III. As lajes_______________ são fortemente recomendadas quando se deseja vencer grandes vãos sem pilares e vigas intermediários, dando maior flexibilidade aos ambientes.

IV. As lajes ______________são aquelas que possuem um sistema estrutural diferente. Enquanto as tradicionais lajes formam um conjunto com pilares e vigas, estas possuem apenas pilares e capitéis.

Alternativas
Comentários
  • IV. As lajes ______________são aquelas que possuem um sistema estrutural diferente. Enquanto as tradicionais lajes formam um conjunto com pilares e vigas, estas possuem apenas pilares e capitéis.

     

    LAJE COGUMELO

     

    SEM GABARITO.

  • Laje Alveolar

    Laje Treliçada

    Laje Nervurada

    Laje Cogumelo


ID
3064648
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A NR-18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Ela também disciplina as operações de Escavação. Assinale a opção INCORRETA quanto à escavação de Tubulões a céu aberto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    C) Ao iniciar uma chuva, o trabalho de escavação só será permitido por um período não superior a 1 hora de serviço. Afirmação incorreta

    Conforme NR 18

    18.6.21

    m) paralisação imediata das atividades de escavação dos tubulões no início de chuvas;

  • Uma questão de bom senso

  • Se choveu, interrompe-se dois tipos de serviço:

    Por consequência, de acordo com a NR-18 sobre escavações de tubulão a céu aberto.

    Algo importante de se saber é (ainda na linha dessa norma):

    Ao se escavar, o material escavado deve ser depositado à uma distância superior à metade da altura da escavação - contando a partir da borda do talude.

    Por exemplo, se o cara está escavando à uma profundidade de 1,5 m, o material escavado tem de ser depositado a uma distância igual ou superior a 0,75 m, contando a partir da borda do talude.

  • Choveu, pausa para o café !

    QÉS!

  • Atenção à alternativa E - de acordo com a nova redação da NR 18 (2020) o diâmetro mínimo do tubulão escavado manualmente passa a ser de 90 cm.

    A questão é de 2019, portanto, feita conforme a redação antiga.

    Bons estudos!


ID
3064651
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os termos PERT e CPM são acrônimos de Program Evaluation and Review Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM). PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto. Acerca dos métodos acima mencionados, julgue as afirmativas e assinale a opção CORRETA, considerando V=Verdadeiro e F=Falso.


I. Caminho Crítico é o caminho onde não há folgas, onde a soma da duração das atividades determina o tempo total do projeto;

II. Não é possível ter mais de um caminho crítico em um projeto, uma vez que a existência de mais de um caminho crítico inviabilizaria o cálculo do tempo total;

III. As folgas em uma atividade podem ser discriminadas em: folga total, folga dependente e folga independente;

IV. A Programação das Atividades (Scheduling) na técnica PERT/CPM consiste em determinar em que tempo (por exemplo, em que dia, em qual semana etc.) uma atividade deve começar e terminar.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Folga -> Folga Total e Folga Livre

    Poderá haver mais de um caminho crítico, desde que haja a mesma duração entre os caminhos

  • III. As folgas em uma atividade podem ser discriminadas em: folga total,folga livre, folga dependente e folga independente.

    Fonte : Temas de engenharia civil,5º edição ,pagina 666.( Anísio de Souza (...)

  • Não concordo de forma alguma com o gabarito, deveria ser E,

    pois :

    III  As folgas em uma atividade podem ser discriminadas em: folga total, folga dependente e folga independente;

    ele não disse APENAS essas folgas da assertiva, portanto, as folgas em uma atividade podem sim ser total, dependente e independente, mas não somente essas, podemos também ter a folga livre.

    para que a assertiva 3 estivesse incorreta deveria dizer que as folgas em uma atividade podem ser discriminadas em somente : ...

  • Vou pular as questões dessa banca!

  • Depois de identificarmos o caminho crítico do projeto, conseguimos identificar também as folgas das atividades. Podemos ter três tipos de folga:

  • Caminho Crítico é o caminho onde há MENOS folgas, onde a soma da duração das atividades determina o tempo total do projeto.

  • Folga livre e folga independente: não comprometem a data mais cedo do evento final.

    Folga total e folga dependente: não comprometem a data mais tarde do evento final.

    [Temas de Engenharia Civil - 8ª Edição]

  • I. Caminho Crítico é o caminho onde não há folgas, onde a soma da duração das atividades determina o tempo total do projeto;

    II. Não é possível ter mais de um caminho crítico em um projeto, uma vez que a existência de mais de um caminho crítico inviabilizaria o cálculo do tempo total;

    III. As folgas em uma atividade podem ser discriminadas em: folga total, folga dependente e folga independente;

    IV. A Programação das Atividades (Scheduling) na técnica PERT/CPM consiste em determinar em que tempo (por exemplo, em que dia, em qual semana etc.) uma atividade deve começar e terminar.

  • concordo com o Evair!

    AS folgas podem ser discriminadas em folga total, folga dependente e folga independente; ? CERTO.

    Apenas ou somente essas? NÃO! Faltou FOLGA LIVRE.

    Eu entraria com recurso nela.


ID
3064654
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma reforma de uma residência térrea, o proprietário relatou que, em um lavabo, havia um problema de odor (mal cheiro). Após averiguar, o mestre de obras identificou que, devido ao pouco uso do ralo do lavabo, este seria responsável pelo problema em questão. A peça é sinfonada mas apresentava uso inconstante a cada 3 meses, em média. Propondo uma resposta para a questão, o mestre sugeriu aumentar, unicamente, a profundidade do citado ralo. Tal afirmação está:

Alternativas
Comentários
  • O fecho Hídrico é a camada líquida contida dentro de um desconector. Não tem como aumentar o fecho hídrico sem aumentar o tamanho do desconector e aumentando o desconector consequentemente também aumenta a profundidade do ralo. Sem fonte, foi apenas um entendimento meu, me corrijam se estiver errado.

  • 3.14 desconector: Dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido

    oposto ao deslocamento do esgoto.

    Aumentar o tamanho do desconector significa aumentar todo o conjunto, é necessário aumentar a altura do fecho hídrico, aumentando a profundidade do ralo e a profundidade do sifão simultaneamente.

    As questões dessa banca sobre essa matéria são bem controversas!!

  • Gabarito LETRA C

  • Eu hein, que banca mais louca, sem referência normativa, questões com duas respostas, algumas sem lógica alguma.


ID
3064657
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Este tipo de estaca é comumente utilizada em reforço à fundação já existente ou para correção de patologias, como um recalque diferencial da estrutura. Tem como principal vantagem o fato de dispensar demolições durante a execução. São cravadas com o auxílio de um macaco hidráulico. O texto se refere à(ao):

Alternativas
Comentários
  • Estaca prensada ou MEGA!

  • Mega é o nome popular para estacas cravadas à reação, também conhecidas como estacas prensadas. São cravadas em segmentos de concreto pré-moldado ou metálicos com o auxílio de macacos hidráulicos aferidos reagindo contra a estrutura acima, ou excepcionalmente contra reação implementada, de acordo com a NBR 6122/1996.

  • Não conhecia esta nomenclatura para MEGA..

  • 2 respostas corretas.... um a estaca mega tb é pré-moldada

  • Estacas de reação = estaca mega ou estaca prensada.

    Nbr 6122 2010


ID
3064660
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Os porcelanatos são bastante comercializados devido a sua beleza, resistência e porosidade praticamente nula. É por isso que ganham, a cada dia, mais espaço nas construções e reformas. Sobre as técnicas de execução de pisos em porcelanatos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Verifique a quantidade de água na embalagem da argamassa. Em seguida, deixe a massa descansar por 10 a 15 minutos;

    Inicie aplicando a argamassa na superfície com o lado liso da desempenadeira, gerando uma espessura de 4mm a 5mm. Aplique a argamassa em, no máximo, 2h30min;

    https://pedreirao.com.br/como-assentar-porcelanatos-passo-a-passo/

  • A argamassa colante necessita do tempo de descanso!

  • Banca despreparada!

  • RESUMO:


ID
3064663
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os componentes das coberturas em madeira, relacione as peças abaixo à sua definição CORRETA e assinale a sequência correspondente:


I-Frechal

II-Rufo

III-Rincão

IV-Cumeeira


( ) Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, sendo consequentemente um captador de águas (também chamado de água-furtada) .

( ) Viga de madeira colocada no respaldo de paredes, com a função de distribuir as cargas concentradas provenientes de tesouras, de vigas principais ou de outras peças de madeira da estrutura.

( ) Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas (painéis do telhado), geralmente localizada na parte mais alta do telhado.

( ) Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.

Alternativas
Comentários
  • Rincão= Elemento da cobertura que recolhe as águas, sendo geralmente inclinado.

    Frechal= Serve de apoio as tesouras.

  • letra D - III - I - IV - II

  • O espigão é convexo: a proeminência é para cima /\

    O rincão (água furtada) é côncava: a proeminência é para baixo \/

  • Contra frechal = paralelo ao frechal e fica entre a tesoura e as terças!

  • Rincão = Reentrante .


ID
3064666
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma instalação de água quente, identificou-se que a parte superior da placa de aquecimento térmico ficaria somente 5cm acima da geratriz superior do boiler. Contando somente com as placas, as tubulações, os isoladores e o boiler, pergunta-se: Este sistema funcionará somente com estes equipamentos?

Alternativas
Comentários
  • Quando as placas de aquecimento ficam menos de 20 cm do reservatório, há necessidade de bomba para circulação.

    link explicando: https://www.youtube.com/watch?v=gpcCcKBFY1s


ID
3064669
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em um prédio na cidade de Teresina, o cálculo demonstrou que a taxa de evaporação demandada total provinda dos apartamentos, para o cálculo dos cilindros, seria de 40,0kg/h. Foi escolhido um cilindro de “500Kg” para atender à questão (o mesmo tem uma capacidade de evaporação de 7,0kg/h). A quantidade de cilindros totais que são necessários para alocar no prédio é:

Alternativas
Comentários
  • Cilindro de que pelo amor de Deus?????

  • Parece que essa questão porca é de Gás GLP. Pra quem tiver curiosidade, fica aí o link do dimensionamento, mas de qualquer forma a questão não dá a densidade do gás e muito menos informa qual gás que é. http://profedersonfanti.blogspot.com/2014/06/dimensionamento-preliminar-de-baterias.html

  • HAHAHA entendi foi nada

  • entendi foi nada kkkk


ID
3064672
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em uma residência térrea, o cálculo demonstrou a necessidade, devido à distância, de ventilação na tubulação que liga o ramal de descarga no vaso sanitário. Esta tubulação de ventilação deverá ser ligada, na outra extremidade, no:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C - tubulação de ventilação primária

  • tubulação de ventilação primária, pois é a tubulação que tem acesso direto aos gases.

  • Não concordo com o gabarito, visto que:

    Ventilação primária: Ventilação proporcionada pelo ar que escoa pelo núcleo do tubo de queda, o qual é prolongado até a atmosfera, constituindo a tubulação de ventilação primária.

    Ventilação secundária: Ventilação proporcionada pelo ar que escoa pelo interior de colunas, constituindo a tubulação de ventilação secundária.

    file:///C:/Users/LENOVO%20PC/Downloads/aula2-componentessistemapredialdeesgoto-140826212137-phpapp02.pdf


ID
3064675
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Um prédio apresenta uma diferença de cota entre a base da caixa d´água e o primeiro hidrante de 10 metros. O sistema de hidrante necessitará de:

Alternativas
Comentários
  • alguém?

    d) Número de unidades

    Devem ser previstos pelo menos dois conjuntos motor- bomba, cada um com capacidade para recalcar a vazão máxima, sendo um deles reserva; no caso de mais de dois conjuntos, o reserva instalado deve ter capacidade igual à do conjunto de maior vazão; quando são adotadas bombas de rotação constante, recomenda-se que os conjuntos motor-bomba sejam iguais.

  • Também queria saber de onde a banca tirou uma bomba.

  • Sid, a questão está tratando da bomba do sistema de incêndio. Realmente não conheço em qual norma consta essa informação, mas nas obras que trabalhei o sistema de incêndio contava apenas com 1 bomba

  • NBR 13714 anexo B

  • NBR 13714 - Hidrantes e mangotinhos

    Anexo A - Reservatórios

    A.2.2 - Quando a altura do reservatório elevado não for suficiente para fornecer as vazões e pressões mínimas requeridas, para os pontos dos hidrantes e mangotinhos mais desfavoráveis hidraulicamente, deve-se utilizar UMA bomba de reforço, em sistema by pass, para garantir as pressões e vazões mínimas para aqueles pontos. A instalação desta bomba pode ser conforme B.2.7.

  • Vi a tabela 22.2 da "NORMA TÉCNICA No. 22/2012 SISTEMA DE HIDRANTES E DE MANGOTINHOS PARA COMBATE A INCÊNDIO" e lá tem as vazões e pressões mínimas requeridas nos hidrantes mais desfavoráveis (variando de 30 mca a 80 mca). Logo, o hidrante da questão com 10 mca está bem abaixo do mínimo requerido, necessitando de UMA bomba conforme o item A.2.2 da NBR 13714.


ID
3064681
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o dimensionamento e detalhamento de pilares, julgue os itens de I a III:


I. A chamada “espera” dos pilares, que corresponde ao comprimento da emenda por traspasse das barras, pode ser reduzida pela colocação de ganchos;

II. Os efeitos localizados de 2ª ordem somente precisam ser considerados quando uma das dimensões da seção transversal do elemento for superior a 5 (cinco) vezes a outra;

III. Embora haja pilares cuja situação de projeto é de compressão centrada, para pilares não é admitida situação de cálculo de compressão centrada.


Assinale a opção CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe onde é que fala isso de efeito local de segunda ordem só ser considerado quando uma dimensão é maior que 5x a outra? Não achei isso na 6118

    15.8.2 Dispensa da análise dos efeitos locais de 2ª ordem

    Os esforços locais de 2ª ordem em elementos isolados podem ser desprezados quando o índice

    de esbeltez for menor que o valor-limite λ1 estabelecido nesta subseção.

    35 ≤ λ1 ≤ 90

    Por exemplo, um pilar de 20x20 (ambas as dimensões são menores que 5x a outra) com comprimento efetivo de 560cm tem índice de esbeltez igual a 97, que é maior que λ1, logo, segundo o item 15.8.2 da 6118, devem ser considerados os efeitos locais de segunda ordem.

    Queria muito saber de onde tiraram essa informação de 5x aí.

  • 1.Não é permitido gancho em barras comprimidas.

    2.Efeitos globais de 2ª ordem: Edificação de nós deslocáveis

    2.Efeitos locais de 2ª ordem: Pilares esbeltos

    2.Efeitos localizados de 2ª ordem: Pilares-parede (cuja seção tem dimensões na proporção maior que 5:1)

    3.Excentricidade Mínima de 1ª ordem: 0,015+0,03b (em metros)

  • 2 e 3 verdadeiras

  • Não é permitido gancho em barras comprimidas.

  • Pilares intermediários estão sujeitos a compressão normal centrada, porém são considerados momentos mínimos nas direções x e y

  • 1 - ERRADA

    Em barras comprimidas não pode ter gancho


    2 - CORRETA.

    NBR 6118 diz que os efeitos localizados devem ser considerados para pilar-parede:

     

    " em pilares-parede pode-se ter um região que apresenta não retilineidade maior do que a do eixo do pilar como um todo. Nesta região surgem efeitos de 2º ordem ainda maiores, chamados de efeitos de 2º ordem localizados.

    Pilar - parede: a menor dimensão da seção transversal deve ser menor que 1/5 da maior dimensão.

     

    3 - CORRETA.

     

    Mesma que tenha carga centrada, a NBR não permite dimensionar com carga centrada. Tem que levar em conta sempre a excentrecidade!!!!!

    NBR (pág. 134 - critérios de projeto):

    " Deve-se observar, também, que NÃO se aceita o dimensionamento de pilares para carga centrada."


ID
3064684
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a sondagem de simples reconhecimento à percussão (SPT), assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • N é a abreviatura do índice de resistência à penetração do SPT, cuja determinação se dá pelo número de golpes correspondente à cravação de 30 cm do amostrador-padrão, após a cravação inicial de 15 cm, utilizando-se corda de sisal para levantamento do martelo padronizado.

  • a) Índice de N ou índice de resistência à penetração. O amostrador ou barrilete é cavado por 45 cm, os primeiros 15 cm são descartados, a soma dos demais 15 cm serão o índice de penetração. O avanço de 55 cm é feito com o trado helicoidal. (Ensaio + helicoidal)

    b) Ensaio SPT: iniciar com trado concha ou cavadeira Manual até a profundidade de 1m. Seguindo-se a instalação até essa profundidade, do primeiro seguimento do tubo de revestimento de sapata cortante. Nas operações subsequente de perfuração intercaladas às de ensaio e amostragem deve ser utilizado trado helicoidal até atingir o nível do lençol freático. O trado helicoidal será substituído por outros equipamentos quando: chegar na água; ou quando o solo for arenoso; ou quando o solo for impenetrável.

    c) correta

    d)

    e) Quando o número de sondagem for superior a três, elas NÃO devem ficar no mesmo alinhamento.


ID
3064687
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre fundações, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • pq não eh letra E?

    sapata associada ou radier parcial é uma sapata comum a vários pilares. São normalmente empregadas quando a posição de duas sapatas isoladas ficarem muito próximas por falta de espaço ou opção estrutural.

  • Bea acredito que a letra E esteja errada, porque uma sapata associada não é mais econômica que a sapata isolada. 

  • Franki: causa muita vibração pois...

    Estaca cravada e moldada in bloco com base alargada(bulbo)

    Sucessivos golpes de um pilão, de tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia

  • Não há restrição ao uso de blocos para cargas elevadas??

  • Uma sapata associada pode até ser mais viável e segura que duas isoladas, mas nunca será mais econômica.

  • Não é possível que essa letra A esteja certa. Tá louco

  • Na 1 afirmação há um erro pois existe restrição;

    Na 2 afirmação não se usa radier pois fala de fundação profunda;

    Na 3 afirmação ele esta generalizando

    Na 4 naão é estaca franki

  • Essa questão está mal formulada, não se trata de questão correta e sim da questão menos errada.

  • Como a banca não especificou o bloco, ele sobre estaca consegue suportar cargas elevadas.

  • BANCA LIXO!!!!!! SÓ GENERALIZA AS ALTERNATIVAS

  • Esta de o bloco nao ter restricao e tenso. Questao no minimo estranha.

  • Concordo com o gabarito letra A. ela é bem categórica em afirmar que TECNICAMENTE não existe restrição para cargas elevadas.

    Na norma mesmo, não faz nenhuma menção quanto à restrição de cargas.

    Se é viável ou não, ai já é outro assunto.

    Se minhas respostas estiverem erradas, por favor, mandem no privado que eu corrijo.

  • Questão totalmente subjetiva.

    Sobre a alternativa A

    "Para cargas reduzidas, os blocos são mais econômicos que as sapatas, mas tecnicamente não há restrição ao seu uso para cargas elevadas."

    Porque é mais económico usar bloco de conceto em lugar de uma sapata?

    Cargas reduzidas quanto?

    Assumindo que o solo não é problema pois as cargas "são reduzidas" colocarei um exemplo totalmente hipotético.

    Padm: 2,0 kgf/cm²

    Fck: 20Mpa

    Sapata: Pmax: 1,93 kgf/cm²

    Uma sapata de 60x60x20 terá um volume de concreto de 0,072m³ e 7 Ø6,3 @ 8cm C= 66 = 2,31kg já é suficiente para cumprir com armadura mínima pois como "as cargas são reduzidas" a flexão não é predominante.

    Bloco: Pmax: 2,27 kgf/cm²

    Para cumprir com a NBR 6122/19:

    "Os blocos de fundação devem ser dimensionados de tal maneira que o ângulo β, mostrado na Figura 3,

    seja maior ou igual a 60º."

    Como a Pmax aumenta por conta do volume de concreto quando o bloco tem dimensões de 60x60x45, passará a ter dimensões de 75x75x55 para cumprir tanto com a tensão admissivel quanto com o ângulo de 60°.

    Assim o volume de concreto será de 0,31m³

    Comparação:

    Adotarei um valor de 240Rs/m³ de concreto 20Mpa

    https://www.concretousinado.com.br/noticias/concreto-usinado-preco/

    Adotarei um valor de 11,39Rs/kg de aço 6,3mm

    https://www.obramax.com.br/vergalhao-aco-nervurado-ca-50-63mm-14-barra-12m-89347825.html

    O aumento do volume de concreto é de 431%

    Sapata = 17,28 + 26,31 rs = 45,59 rs

    Bloco = 74rs

    162% mais caro um bloco que uma sapata.

  • Para cargas reduzidas, os blocos são mais econômicos que as sapatas, pois o consumo de concreto é pequeno e não há necessidade de armação. Entretanto, não há restrições de seu emprego também para cargas elevadas. 

    fonte: http://www.drb-m.org/av1/fundacoes.pdf


ID
3064696
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil

Em busca de eficiência, construtoras cobram maior rigor dos engenheiros no controle das obras. Ferramentas são largamente utilizadas para controlar materiais, mão-de-obra e equipamentos, dentre elas pode-se citar a curva ABC. Sobre essa poderosa ferramenta, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
3064699
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil

O Ciclo PDCA é conjunto de ações ordenadas e interligadas entre si em que cada etapa corresponde a uma fase de um processo. Este ciclo pode ser utilizado em um Projeto, inclusive de obras públicas. É prática comum no Brasil, observando as leis vigentes, que é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe qual é o problema com essa questão? Por que foi anulada?


ID
3064702
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A norma ABNT NBR 7190:1997: Projeto das estruturas de madeira estabelece critérios para o dimensionamento de ligações de madeira. Analise as afirmativas a seguir.


I. Em vigas entalhadas, deve-se respeitar sempre o limite máximo de 50% para reduções da altura da seção transversal;

II. As ligações mecânicas das peças de madeira podem ser feitas por meio de pinos metálicos, cavilhas ou conectores, não podendo ser utilizados pregos ou parafusos, por inserirem danos à madeira;

III. Nunca devem ser utilizadas ligações com um único pino e as ligações com dois ou três pinos são consideradas deformáveis, permitindo-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostáticas;

IV. A resistência de um pino, correspondente a uma dada seção de corte entre duas peças de madeira, é determinada em função das resistências de embutimento das duas madeiras interligadas, da resistência de escoamento do pino metálico, do diâmetro do pino e de uma espessura convencional, definida com base nas espessuras dos elementos ligados e na espessura de penetração do pino.


Assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Os pregos são peças metálicas, cravadas na madeira com impacto. Eles são utilizados em ligações de montagem e ligações definitivas.

    Os pinos são eixos cilíndricos, de aço ou de madeira dura. São colocados em furos feitos à máquina, com diâmetro ligeiramente inferior ao deles. Os pinos são, assim, instalados sem folga, de modo a entrarem em carga sem haver deformação relativa das peças ligadas.

    Os parafusos são de dois tipos:

    a)parafusos rosqueados auto-atarraxantes;

    b)parafusos com porcas e arruelas.

    LIVRO: ESTRUTURA DE MADEIRA - PFEIL

    Ou seja, HÁ LIGAÇÕES FEITAS COM PREGOS E PARAFUSOS

  • ÍNTEGRA DA NBR 7190/97:

    PROPOSIÇÃO I:

    I. Em vigas entalhadas, deve-se respeitar sempre o limite máximo de 50% para reduções da altura da seção transversal;

    O QUE A NORMA DIZ:

    7.4.3 Vigas entalhadas

    No caso de se ter h 1/h ≤ 0,75, recomenda-se o emprego de parafusos verticais dimensionados à tração axial para a totalidade da força cortante a ser transmitida ou o emprego de variações de seção com mísulas de comprimento não menor que três vezes a altura do entalhe, respeitando-se sempre o limite absoluto h1/h ≥ 0,5 (ver figura 3).

    PROPOSIÇÃO II:

    II. As ligações mecânicas das peças de madeira podem ser feitas por meio de pinos metálicos, cavilhas ou conectores, não podendo (ERRADO. Pode-se usar prego e parafuso sim senhor!) ser utilizados pregos ou parafusos, por inserirem danos à madeira;

    O QUE A NORMA DIZ:

    8 Ligações

    8.1 Generalidades

    8.1.1 As ligações mecânicas das peças de madeira PODEM ser feitas por meio dos seguintes elementos:

    - pinos metálicos;

    - cavilhas;

    - conectores.

    Os pinos metálicos podem ser constituídos por PREGOS OU PARAFUSOS.

    PROPOSIÇÃO III:

    III. Nunca devem ser utilizadas ligações com um único pino e as ligações com dois ou três pinos são consideradas deformáveis, permitindo-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostáticas;

    O QUE A NORMA DIZ:

    8.3 Ligações com pinos metálicos

    8.3.1 Rigidez das ligações

    As ligações com dois ou três pinos são consideradas deformáveis, permitindo-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostáticas. No projeto, estas ligações serão calculadas como se fossem rígidas, dando-se à estrutura isostática uma contraflecha compensatória, de pelo menos L/100, onde L é o vão teórico da estrutura considerada.

    Nunca serão utilizadas ligações com um único pino.

    As ligações com quatro ou mais pinos podem ser consideradas rígidas nas condições seguintes.

    As ligações parafusadas com quatro ou mais parafusos são consideradas rígidas ou deformáveis, de acordo com o diâmetro de pré-furação adotado, conforme 8.3.3.

    PROPOSIÇÃO IV

    IV. A resistência de um pino, correspondente a uma dada seção de corte entre duas peças de madeira, é determinada em função das resistências de embutimento das duas madeiras interligadas, da resistência de escoamento do pino metálico, do diâmetro do pino e de uma espessura convencional, definida com base nas espessuras dos elementos ligados e na espessura de penetração do pino.

    O QUE A NORMA DIZ:

    8.3.4 Resistência dos pinos

    A resistência de um pino, correspondente a uma dada seção de corte entre duas peças de madeira, é determinada em função das resistências de embutimento fwed das duas madeiras interligadas, da resistência de escoamento fyd do pino metálico, do diâmetro d do pino e de uma espessura convencional t, tomada com a menor das espessuras t1 e t2 de penetração do pino em cada um dos elementos ligados, como mostrado na figura 9.

    @ocivilengenheiro


ID
3064705
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma viga de madeira de segunda categoria será utilizada em ambiente de classe de umidade 2 e submetida a um carregamento de longa duração. As resistências médias à compressão e à tração paralelas às fibras referidas ao teor de umidade de 12% são, respectivamente, 70 MPa e 100 MPa e o coeficiente de modificação kmod = kmod1 ∙ kmod2 ∙ kmod3 = 0,56. Os valores de cálculo da resistência à compressão e à tração paralelas às fibras, em MPa, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Não esqueçam de multiplicar o valor final por 0,70.

  • O coeficiente de modificação kmod é formado pelo produto:

    kmod = kmod,1 . kmod,2 . kmod,3

    Para estados limites últimos, adotam-se os seguintes coeficientes de ponderação (γw):

    - 1,4 para tensões de compressão paralela às fibras;

    - 1,8 para tensões de tração paralela às fibras; e

    - 1,8 para tensões de cisalhamento paralelo às fibras.

    Portanto, a tensão de cálculo resistente à tração paralela às fibras é dada por:

    Xd = Kmod (Xk/Yw) x 0,7

    EM:

    Xtração = 0,56 x (100/1,8) x 0,7 = 21,77 Mpa

    Xcompressão = 0,56 (70/1,4) x 0,7 = 19,6 MPa

  • Em que lugar na norma diz sobre multiplicar por 0,70?? Olhei em exercícios resolvidos e não encontrei nada sobre isso. Obrigado.

  • Gustavo encontrei esse item na norma 7190:

    4.4.7 Estimativa da resistência característica e módulo de elasticidade característico 

    Para as espécies já investigadas por laboratórios idôneos, que tenham apresentado os valores médios das resistências fwm e dos módulos de elasticidade Ec0,m, correspondentes a diferentes teores de umidade U, admite-se como valor de referência a resistência média fwm,12 correspondente, e o módulo de elasticidade, a 12 % de umidade.

    Admitem-se, ainda, as expressões dadas em 4.2.1 para f12 e E12. Neste caso, para o projeto, pode-se admitir a seguinte relação entre as resistências característica e média fwk,12 = 0,70 fwm,12 correspondente a um coeficiente de variação da resistência de 18 %.

  • A questão da os valores de resistência média, ao multiplicar por 0,7 encontramos o valor da resistência características. A partir da resistência característica é que se encontra a resistência de projeto com o Kmod.Rk/γw

  • Poxa, quando penso que sei a questão, o examinador pega mais um detalhe do fundo do baú !

  • Essa questão afirma que a a madeira está sendo usada em ambiente de 2ª Categoria, em que o Ueq=15 %.

    E é dado o valor da resistência para a Classe 1 -> Ueq=12%.

    Não teria que fazer a transformação das resistências antes ?

  • Valor de projeto da resistência a compressão paralela as fibras.

    f_(c o,d )= k_mod . f_(c 0,k )/γ_wc 

    f_(c o,d )= 0,56 . (49 MPa)/1,4

    f_(c o,d )= 19,60 MPa

    Foi informado o valor médio: f_(c o,m )= 70 Mpa 

    Temos que encontrar o valor característico: f_(c o,k )= f_(c o,m ) . 0,70

                                       f_(c o,k )= 70MPa . 0,70     

                                       f_(c o,k )= 49 MPa

    Valor de projeto da resistência a tração paralela as fibras

    f_(t o,d )= k_mod . f_(t 0,k )/γ_wt 

    f_(t o,d )= 0,56 . (70 MPa)/1,8

    f_(t o,d )= 21,78 MPa

    Foi informado o valor médio: f_(t o,m )= 100 Mpa

    Temos que encontrar o valor característico: f_(t o,k )= f_(t o,m ). 0,7 

                                        f_(t o,k )=  100 Mpa . 0,7

                                        f_(t o,k )=  70 Mpa

    Resposta: Letra B

    Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC06ctGskddiJio9RzsR5Cjw

    Fica com Deus.


ID
3064708
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as propriedades mecânicas do aço, analise as afirmativas a seguir:


I. Com o aumento do teor de carbono, o aço apresenta maior resistência e comportamento mais dúctil;

II. Até certo valor de tensão, o aço segue a lei de Hooke (σ = E ˑ ε), essa tensão chama-se limite de proporcionalidade. Para tensões abaixo desse limite, o aço apresenta comportamento elástico linear;

III. Em um ensaio à tração simples, o diagrama tensão x deformação convencional do aço, considerando a área da seção transversal e o comprimento iniciais do corpo de prova, apresenta, a partir da região de escoamento, um aumento de tensão seguida de uma redução até atingir a ruptura;

IV. A ABNT NBR 8800:2008 (Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios) permite que sejam utilizados para perfis, barras e chapas somente aços estruturais com resistência de escoamento mínima de 450 MPa e relação entre resistências à ruptura e ao escoamento inferior a 1,18 Mpa.


Assinale a opção que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I) O aumento do teor de carbono gera aumento na resistência da liga metálica, mas a torna mais frágil. Ex. Aço.

    II) Correta.

    III) Correta. Lembrar do encruamento e estricção do aço http://3.bp.blogspot.com/-AYNsj1_xmXA/Ve2umNrlVLI/AAAAAAAAAsA/hi-gEUb-YYE/s1600/Gr%25C3%25A1fico%2Bescoamento.png .

    IV) Errado, lembrar do aço CA-25, com resistência de escoamento de 250MPa.

  • Os aços aprovados para uso da NBR 8800/2008 para perfis, barras e chapas são aqueles que

    possuam resistência ao escoamento máxima de 450 Mpa e relação entre resistências à ruptura e

    ao escoamento não inferior a 1,18.

  • Bizu sobre o carbono e a ductilidade/fragilidade do aço.

    O grafite (ponta das nossas lapiseiras) nada mais é do que CARBONO. E lembrem-se que o grafite quebra-se facilmente (FRÁGIL), assim, quanto mais carbono (grafite) tiver no aço, mais FRÁGIL ele será.

    @ocivilengenheiro


ID
3064711
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o dimensionamento e verificação de perfis em aço, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Carga critica de euler = Pcr = pi^2 * E * I / Lef^2 -> Pcr1 = pi^2 * 2E0 * 2I0 / (Lef0/2 )^2 = 8 Pcr0

    Logo a D esta errada.


ID
3064714
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o centro olímpico de Fortaleza, uma renomada revista técnica traz a manchete: “Treliças espaciais permitiram atingir vãos de 170 m na construção do principal equipamento do complexo esportivo: o ginásio multiuso, um dos maiores do País.” (PINI, 2015). A compreensão da mecânica dos sólidos permite aos profissionais de engenharia ousar em seus projetos, respeitando critérios de segurança, custo, estética e conforto. Sobre as propriedades, características e comportamentos dos materiais, é CORRETO afirmar.

Alternativas
Comentários
  • A) Tensão axial = Modulo de elasticidade * deformação proporcional, logo para a mesma tensão quanto maior o modulo de elasticidade, menos será a deformação, assim ele poderia ser interpretado como a dificuldade do material de deformar.

    B) Os materiais dúcteis apresentam a característica de deformarem após aplicação de carga acima da carga limite, apresentando-se em regime de escoamento, deformando-se a mesma carga, avisando sobre a ruptura. O inverso disso acorre com os materiais frágeis, os quais apresentam ruptura brusca. Esse é o motivo de no dimensionamento do concreto armado não podermos dimensionar a estrutura nos domínios 4 e 5, onde a ruptura ocorreria na compressão do concreto, anterior ao escoamento do aço, ocorrendo assim um colapso brusco.

    C) A definição está certa do coeficiente de Poisson = - deformação lateral / deformação longitudinal , porém este varia de 0 a 0,5, diferente do informado no item.

    D) O segmento linear é uma aproximação utilizada para alguns materiais com poucas variações no modulo de elasticidade até certo limite, já outros como o concreto tem seu E calculado de acordo com a tensão solicitada.

    E) Correta, complementando que a fluência ocorre para qualquer "carregamento" no tempo, sendo mais significativa quando ocorrem altas tensões e/ou alta temperatura.

  • Fadiga é um fenômeno associado a ações dinâmicas repetidas.

  • Eu coloquei alt E ;;

    Mas alguém consegue explicar a D ?

    porque alguns materiais seguem o que a D falou, o comando não disse todos os materiais, disse que materiais de engenharia ....

    ou seja, ao meu ver está correto o D também, pois os materiais seguem esse enunciado, porém não todos.

  • Ele generalizou na letra D quando disse todos os materiais.

    Por exemplo, o concreto é um material que apresenta deformação elástica não linear no ensaio de compressão. 

    Por isso, nos cálculos do módulo de elasticidade utilizam-se dois módulos: tangente e secante para obter uma "proporcionalidade aproximada" já que não possuem uma relação linear (aí não é possível aplicar diretamente a lei de hooke)


ID
3064717
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma barra de aço A 36, com 1,0m de comprimento e 10,0mm de raio, é submetida a uma força axial de tração, e sofre um alongamento de 2,0mm. Sabe-se que o módulo de elasticidade Aço A 36 é 200 GPa. Com bases nessas informações, o valor da força aplicada é de aproximadamente:

(para a solução considere π≅3,14.)

Alternativas
Comentários
  • Deformação longitudinal especifica é = quanto deformou / comprimento inicial = 2/1000= 2x10^-3

    Módulo de Elasticidade = tensão / deformação => tensão = 200.10^-9 x 2.10^-3 = 400.10^6

    Tensão = força/area => força = 400.10^6 x 0,001^2 . 3,14 = 125,6 kn

  • Talvez o principal requisito desta questão tenha sido o seguinte :

    geralmente nesse tipo de exercicio o examinador fornece o diametro, mas dessa vez para pegar desatentos, como eu, ele forneceu o RAIO

  • E = 2.10^8

    A = π . r² = 0,000314 m²

    ε = 0,002 m

    ε = σ/E

    σ = F / A

    fazendo uma reorganização, tem-se:

    F = ε x A x E

    F = 0,002 x 0,000314 x 2.10^8

    F = 125,6 KN

  • Módulo de Elasticidade = Tensão / Deformação

    E = T/ε

    Deformação (ε) = ΔL / L

    Deformação (ε) = 0,002 / 1

    Deformação (ε) = 0,002

    ----------------------------------------------------------------------------------

    E = 200 GPa

    E = 200.000 MPa

    E = 20.000 kN/cm²

    ----------------------------------------------------------------------------------

    T = F / Área

    T = F / π . R²

    T = F / 3,14 . 0,0001

    T = F / 0,000314 m²

    T = F / 3,14 cm²

    ----------------------------------------------------------------------------------

    F / Área = E . ε

    F = E . ε . Área

    F = 20.000 kN/cm² . 0,002 . 3,14cm²

    F = 20.000 kN . 0,002 . 3,14

    F = 125,6 kN