- ID
- 3064600
- Banca
- COPESE - UFPI
- Órgão
- UFPI
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Direito Administrativo
- Assuntos
A respeito dos materiais betuminosos utilizados para a fabricação de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e nos serviços de asfaltamento, julgue as assertivas:
I. O CM, geralmente CM-30, é o material utilizado na imprimação da base. Sua função é de impermeabilização para evitar que haja infiltração de água da base para o CBUQ. Após a aplicação do CM, é necessário um tempo de, pelo menos, 48h de cura para que ele “rompa”, ou seja, evapore todo o querosene presente na sua composição;
II. O RR, geralmente RR-2C ou RR-1C, é o material utilizado na pintura de ligação, ou seja, é o material que vai fazer a ligação entre a base imprimada e o CBUQ que será aplicado, devendo ser aplicado em temperatura superior a 70°C para receber o CBUQ para melhor qualidade do serviço;
III. O CAP é um ligante da mistura asfáltica, sua temperatura de mistura não deve ser inferior a 107°C e nem superior a 170°C, a fim de que sejam preservadas suas características de viscosidade.
Assinale a opção CORRETA.
Aditivos são produtos que são adicionados ao concreto ou à argamassa para modificar suas propriedades físicas, oferecendo determinadas vantagens ao produto final. No concreto, os aditivos são incorporados à mistura de cimento, água, areia e brita para proporcionar características especiais. Essas substâncias alteram as propriedades do material no estado fresco e endurecido e são exploradas para ampliar as qualidades e minimizar desvantagens da mistura. Relacione os aditivos às suas características e assinale a opção que contém a sequência CORRETA.
(A) Aditivo plastificante
(B) Aditivo acelerador
(C) Aditivo retardador
(D) Aditivo incorporador de ar
( ) Confere ganho de resistência em baixas temperaturas.
( ) Aumenta o slump sem adição de água; ou reduz a água mantendo o slump com consequente aumento de resistência inicial e final, sem alteração do tempo de pega.
( ) Possibilita a aplicação em um tempo maior.
( ) Aumenta as resistências mecânicas, diminui a segregação, melhora
o acabamento das faces nas desenformas e deixa as arestas das
peças mais bem acabadas.
Lajes são estruturas que realizam a interface entre pavimentos de uma edificação, podendo dar suporte a contrapisos ou funcionar como teto. Preencha as lacunas com o tipo de laje correspondente e, em seguida, assinale a opção que contém a sequência CORRETA.
I. As lajes________________ são produzidas em concreto protendido e possuem excelente capacidade de carga, em geral podem receber paredes diretamente, sem a necessidade de vigas sob essas paredes;
II. As lajes_______________ são constituídas por vigotas de concreto armado (parcialmente pré-moldadas), material de enchimento e uma capa de concreto;
III. As lajes_______________ são fortemente recomendadas quando se deseja vencer grandes vãos sem pilares e vigas intermediários, dando maior flexibilidade aos ambientes.
IV. As lajes ______________são aquelas que possuem um sistema estrutural diferente. Enquanto as tradicionais lajes formam um conjunto com pilares e vigas, estas possuem apenas pilares e capitéis.
Os termos PERT e CPM são acrônimos de Program Evaluation and Review Technique (PERT) e Critical Path Method (CPM). PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de Redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto. Acerca dos métodos acima mencionados, julgue as afirmativas e assinale a opção CORRETA, considerando V=Verdadeiro e F=Falso.
I. Caminho Crítico é o caminho onde não há folgas, onde a soma da duração das atividades determina o tempo total do projeto;
II. Não é possível ter mais de um caminho crítico em um projeto, uma vez que a existência de mais de um caminho crítico inviabilizaria o cálculo do tempo total;
III. As folgas em uma atividade podem ser discriminadas em: folga total, folga dependente e folga independente;
IV. A Programação das Atividades (Scheduling) na técnica PERT/CPM consiste em determinar em que tempo (por exemplo, em que dia, em qual semana etc.) uma atividade deve começar e terminar.
Sobre os componentes das coberturas em madeira, relacione as peças abaixo à sua definição CORRETA e assinale a sequência correspondente:
I-Frechal
II-Rufo
III-Rincão
IV-Cumeeira
( ) Aresta inclinada delimitada pelo encontro entre duas águas que formam um ângulo reentrante, sendo consequentemente um captador de águas (também chamado de água-furtada) .
( ) Viga de madeira colocada no respaldo de paredes, com a função de distribuir as cargas concentradas provenientes de tesouras, de vigas principais ou de outras peças de madeira da estrutura.
( ) Aresta horizontal delimitada pelo encontro entre duas águas (painéis do telhado), geralmente localizada na parte mais alta do telhado.
( ) Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
Sobre o dimensionamento e detalhamento de pilares, julgue os itens de I a III:
I. A chamada “espera” dos pilares, que corresponde ao comprimento da emenda por traspasse das barras, pode ser reduzida pela colocação de ganchos;
II. Os efeitos localizados de 2ª ordem somente precisam ser considerados quando uma das dimensões da seção transversal do elemento for superior a 5 (cinco) vezes a outra;
III. Embora haja pilares cuja situação de projeto é de compressão centrada, para pilares não é admitida situação de cálculo de compressão centrada.
Assinale a opção CORRETA
A norma ABNT NBR 7190:1997: Projeto das estruturas de madeira estabelece critérios para o dimensionamento de ligações de madeira. Analise as afirmativas a seguir.
I. Em vigas entalhadas, deve-se respeitar sempre o limite máximo de 50% para reduções da altura da seção transversal;
II. As ligações mecânicas das peças de madeira podem ser feitas por meio de pinos metálicos, cavilhas ou conectores, não podendo ser utilizados pregos ou parafusos, por inserirem danos à madeira;
III. Nunca devem ser utilizadas ligações com um único pino e as ligações com dois ou três pinos são consideradas deformáveis, permitindo-se o seu emprego exclusivamente em estruturas isostáticas;
IV. A resistência de um pino, correspondente a uma dada seção de corte entre duas peças de madeira, é determinada em função das resistências de embutimento das duas madeiras interligadas, da resistência de escoamento do pino metálico, do diâmetro do pino e de uma espessura convencional, definida com base nas espessuras dos elementos ligados e na espessura de penetração do pino.
Assinale a opção CORRETA.
Sobre as propriedades mecânicas do aço, analise as afirmativas a seguir:
I. Com o aumento do teor de carbono, o aço apresenta maior resistência e comportamento mais dúctil;
II. Até certo valor de tensão, o aço segue a lei de Hooke (σ = E ˑ ε), essa tensão chama-se limite de proporcionalidade. Para tensões abaixo desse limite, o aço apresenta comportamento elástico linear;
III. Em um ensaio à tração simples, o diagrama tensão x deformação convencional do aço, considerando a área da seção transversal e o comprimento iniciais do corpo de prova, apresenta, a partir da região de escoamento, um aumento de tensão seguida de uma redução até atingir a ruptura;
IV. A ABNT NBR 8800:2008 (Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios) permite que sejam utilizados para perfis, barras e chapas somente aços estruturais com resistência de escoamento mínima de 450 MPa e relação entre resistências à ruptura e ao escoamento inferior a 1,18 Mpa.
Assinale a opção que apresenta, de cima para baixo, a sequência CORRETA.
Uma barra de aço A 36, com 1,0m de comprimento e 10,0mm de raio, é submetida a uma força axial de tração, e sofre um alongamento de 2,0mm. Sabe-se que o módulo de elasticidade Aço A 36 é 200 GPa. Com bases nessas informações, o valor da força aplicada é de aproximadamente:
(para a solução considere π≅3,14.)