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Prova COPESE - UFT - 2019 - Prefeitura de Porto Nacional - TO - Técnico em Logística


ID
3082969
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Em algum lugar perto do deserto


      Pintando as figurinhas de barro que trouxe da Provença para o meu presépio, o Rei mouro me traz outras lembranças. E no atelier branco acima do mar sou outra vez menina em Roma, morando com minha avó e meu tio, naqueles anos de imediato pós-guerra.

      O cinema começava a renascer e meu tio, cenógrafo e figurinista, havia sido chamado para fazer um filme de época, cujo título não recordo, que se passava em algum país árabe, perto do deserto. Esqueci os detalhes porque não me interessavam, meu interesse tendo sido sequestrado pela surpreendente decisão familiar de empreitar os figurinos. Nada semelhante havia acontecido antes naquela casa, nem voltaria a acontecer. Mas os tempos justificavam o inesperado.

      Em questão de semanas, o grande apartamento antigo se viu invadido por costureiras e peças de tecido. A cômoda do século XVII desaparecia debaixo do brocado, as poltronas bordadas em petit-point serviam de cabide para túnicas e mantos, no sofá capitonê se alinhavam turbantes. E os panos cheios de dourado, as gazes, os linhos, os véus coloridos esvoaçavam por toda a parte.

      Nesse festival de tessituras coube-me ser modelo para os figurinos das crianças. De pé sobre a mesa vestia uma roupa depois da outra, de menina ou de menino, de diversos tamanhos. E obedecendo às ordens das costureiras levantava um braço, suspendia o cabelo, girava lentamente para o controle das bainhas, rezando em silêncio para esconjurar alfinetadas. Aquilo que parecia obediência era pura felicidade.

      Assim mesmo, merecia prêmio. E o prêmio, fui informada um dia, era ir com meu tio à Cinecittá, ver filmar a cena do mercado.

      Manhã de outono, um enorme galpão plantado no parque dos estúdios. Abre-se uma porta, entramos, maquinárias, cabos, ossaturas de madeira, reverso do cenário. Mas bastam alguns passos para que o galpão desapareça aos meus olhos levando reverso, máquinas e outono. E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra, numa festa de toldos coloridos, de cestos, frutas, ânforas e tapetes. Entro e saio das lojas. A farmácia é cheia de frascos, vidros, caixinhas, um almofariz, balanças, e pouco importa que tudo seja falso, se é tão verdadeiro para mim. Na loja de animais, as araras gritam, os macacos me olham desconfiados, o grande gato persa espia por entre as grades da gaiola e tudo é verdadeiro embora não à venda.

      Os extras esperam entediados, árabes conversando em dialeto romano, comendo sanduíches, fumando. Alguns cochilam encostados às paredes. A praça está parada. Até o bater da claquete.

      Luz!, grita uma voz no megafone. E um súbito sol calcina as fachadas. Som! Grilos e cigarras abrem seu canto, meu olhar se volta para as palmeiras que agora farfalham habitadas por pássaros. Ação! A festa se põe em movimento. Todos apregoam, falam, gesticulam, a multidão ondeja, escorre, há um engolidor de fogo, um jogral com malabares, mulheres passam com cântaros na cabeça, um homem traz dois galgos na coleira, um cameleiro atravessa a cena com seus camelos. E as crianças correm, se metem no meio das pessoas, mexem nas mercadorias, gritam, brincam, vestidas todas com as roupas que provei.

      Naquela manhã estive em algum lugar perto do deserto. Talvez fosse próximo daquele em que nasceu o menino cuja manjedoura acabei de pintar. E lembrando o mercado da praça, percebo agora que ao meu presépio falta um camelo. 

Fonte: COLASANTI, Marina. Em algum lugar perto do deserto. In: Os últimos lírios no estojo de seda. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2006. (adaptado). 

Assinale a alternativa CORRETA. No texto, os eventos narrados associam-se à ideia de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Pintando as figurinhas de barro que trouxe da Provença para o meu presépio, o Rei mouro me traz outras lembranças. E no atelier branco acima do mar sou outra vez menina em Roma, morando com minha avó e meu tio, naqueles anos de imediato pós-guerra.

    >>> "reminiscência" refere-se a uma memória, a uma lembrança de algo que aconteceu, e foi durante a "pós-guerra".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.


ID
3082972
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Em algum lugar perto do deserto


      Pintando as figurinhas de barro que trouxe da Provença para o meu presépio, o Rei mouro me traz outras lembranças. E no atelier branco acima do mar sou outra vez menina em Roma, morando com minha avó e meu tio, naqueles anos de imediato pós-guerra.

      O cinema começava a renascer e meu tio, cenógrafo e figurinista, havia sido chamado para fazer um filme de época, cujo título não recordo, que se passava em algum país árabe, perto do deserto. Esqueci os detalhes porque não me interessavam, meu interesse tendo sido sequestrado pela surpreendente decisão familiar de empreitar os figurinos. Nada semelhante havia acontecido antes naquela casa, nem voltaria a acontecer. Mas os tempos justificavam o inesperado.

      Em questão de semanas, o grande apartamento antigo se viu invadido por costureiras e peças de tecido. A cômoda do século XVII desaparecia debaixo do brocado, as poltronas bordadas em petit-point serviam de cabide para túnicas e mantos, no sofá capitonê se alinhavam turbantes. E os panos cheios de dourado, as gazes, os linhos, os véus coloridos esvoaçavam por toda a parte.

      Nesse festival de tessituras coube-me ser modelo para os figurinos das crianças. De pé sobre a mesa vestia uma roupa depois da outra, de menina ou de menino, de diversos tamanhos. E obedecendo às ordens das costureiras levantava um braço, suspendia o cabelo, girava lentamente para o controle das bainhas, rezando em silêncio para esconjurar alfinetadas. Aquilo que parecia obediência era pura felicidade.

      Assim mesmo, merecia prêmio. E o prêmio, fui informada um dia, era ir com meu tio à Cinecittá, ver filmar a cena do mercado.

      Manhã de outono, um enorme galpão plantado no parque dos estúdios. Abre-se uma porta, entramos, maquinárias, cabos, ossaturas de madeira, reverso do cenário. Mas bastam alguns passos para que o galpão desapareça aos meus olhos levando reverso, máquinas e outono. E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra, numa festa de toldos coloridos, de cestos, frutas, ânforas e tapetes. Entro e saio das lojas. A farmácia é cheia de frascos, vidros, caixinhas, um almofariz, balanças, e pouco importa que tudo seja falso, se é tão verdadeiro para mim. Na loja de animais, as araras gritam, os macacos me olham desconfiados, o grande gato persa espia por entre as grades da gaiola e tudo é verdadeiro embora não à venda.

      Os extras esperam entediados, árabes conversando em dialeto romano, comendo sanduíches, fumando. Alguns cochilam encostados às paredes. A praça está parada. Até o bater da claquete.

      Luz!, grita uma voz no megafone. E um súbito sol calcina as fachadas. Som! Grilos e cigarras abrem seu canto, meu olhar se volta para as palmeiras que agora farfalham habitadas por pássaros. Ação! A festa se põe em movimento. Todos apregoam, falam, gesticulam, a multidão ondeja, escorre, há um engolidor de fogo, um jogral com malabares, mulheres passam com cântaros na cabeça, um homem traz dois galgos na coleira, um cameleiro atravessa a cena com seus camelos. E as crianças correm, se metem no meio das pessoas, mexem nas mercadorias, gritam, brincam, vestidas todas com as roupas que provei.

      Naquela manhã estive em algum lugar perto do deserto. Talvez fosse próximo daquele em que nasceu o menino cuja manjedoura acabei de pintar. E lembrando o mercado da praça, percebo agora que ao meu presépio falta um camelo. 

Fonte: COLASANTI, Marina. Em algum lugar perto do deserto. In: Os últimos lírios no estojo de seda. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2006. (adaptado). 

Assinale a alternativa CORRETA. Pode-se afirmar, quanto à produção cinematográfica, que o texto

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Assim mesmo, merecia prêmio. E o prêmio, fui informada um dia, era ir com meu tio à Cinecittá, ver filmar a cena do mercado.

    >>> A partir desse ponto começa as descrições acerca dos bastidores da filmagem dessa cena, ou seja, temos a apresentação dos bastidores do filme.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3082975
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Em algum lugar perto do deserto


      Pintando as figurinhas de barro que trouxe da Provença para o meu presépio, o Rei mouro me traz outras lembranças. E no atelier branco acima do mar sou outra vez menina em Roma, morando com minha avó e meu tio, naqueles anos de imediato pós-guerra.

      O cinema começava a renascer e meu tio, cenógrafo e figurinista, havia sido chamado para fazer um filme de época, cujo título não recordo, que se passava em algum país árabe, perto do deserto. Esqueci os detalhes porque não me interessavam, meu interesse tendo sido sequestrado pela surpreendente decisão familiar de empreitar os figurinos. Nada semelhante havia acontecido antes naquela casa, nem voltaria a acontecer. Mas os tempos justificavam o inesperado.

      Em questão de semanas, o grande apartamento antigo se viu invadido por costureiras e peças de tecido. A cômoda do século XVII desaparecia debaixo do brocado, as poltronas bordadas em petit-point serviam de cabide para túnicas e mantos, no sofá capitonê se alinhavam turbantes. E os panos cheios de dourado, as gazes, os linhos, os véus coloridos esvoaçavam por toda a parte.

      Nesse festival de tessituras coube-me ser modelo para os figurinos das crianças. De pé sobre a mesa vestia uma roupa depois da outra, de menina ou de menino, de diversos tamanhos. E obedecendo às ordens das costureiras levantava um braço, suspendia o cabelo, girava lentamente para o controle das bainhas, rezando em silêncio para esconjurar alfinetadas. Aquilo que parecia obediência era pura felicidade.

      Assim mesmo, merecia prêmio. E o prêmio, fui informada um dia, era ir com meu tio à Cinecittá, ver filmar a cena do mercado.

      Manhã de outono, um enorme galpão plantado no parque dos estúdios. Abre-se uma porta, entramos, maquinárias, cabos, ossaturas de madeira, reverso do cenário. Mas bastam alguns passos para que o galpão desapareça aos meus olhos levando reverso, máquinas e outono. E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra, numa festa de toldos coloridos, de cestos, frutas, ânforas e tapetes. Entro e saio das lojas. A farmácia é cheia de frascos, vidros, caixinhas, um almofariz, balanças, e pouco importa que tudo seja falso, se é tão verdadeiro para mim. Na loja de animais, as araras gritam, os macacos me olham desconfiados, o grande gato persa espia por entre as grades da gaiola e tudo é verdadeiro embora não à venda.

      Os extras esperam entediados, árabes conversando em dialeto romano, comendo sanduíches, fumando. Alguns cochilam encostados às paredes. A praça está parada. Até o bater da claquete.

      Luz!, grita uma voz no megafone. E um súbito sol calcina as fachadas. Som! Grilos e cigarras abrem seu canto, meu olhar se volta para as palmeiras que agora farfalham habitadas por pássaros. Ação! A festa se põe em movimento. Todos apregoam, falam, gesticulam, a multidão ondeja, escorre, há um engolidor de fogo, um jogral com malabares, mulheres passam com cântaros na cabeça, um homem traz dois galgos na coleira, um cameleiro atravessa a cena com seus camelos. E as crianças correm, se metem no meio das pessoas, mexem nas mercadorias, gritam, brincam, vestidas todas com as roupas que provei.

      Naquela manhã estive em algum lugar perto do deserto. Talvez fosse próximo daquele em que nasceu o menino cuja manjedoura acabei de pintar. E lembrando o mercado da praça, percebo agora que ao meu presépio falta um camelo. 

Fonte: COLASANTI, Marina. Em algum lugar perto do deserto. In: Os últimos lírios no estojo de seda. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2006. (adaptado). 

A partir da leitura do fragmento “E obedecendo às ordens das costureiras levantava um braço, suspendia o cabelo, girava lentamente para o controle das bainhas, rezando em silêncio para esconjurar alfinetadas.” (4º parágrafo), assinale a alternativa CORRETA em que a palavra em destaque pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → "esconjurar" é desejar um determinado fim de algo através de um juramento; afastar algo por meio de exorcismo, ou seja, exorcismar.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • esconjurar = evocar... desejar algo para um fim atraves de um juramento..afastar algo por meio do exorcismo..

    rezando para afastar as alfinetadas.. (desejar exorcismar)

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3082978
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Em algum lugar perto do deserto


      Pintando as figurinhas de barro que trouxe da Provença para o meu presépio, o Rei mouro me traz outras lembranças. E no atelier branco acima do mar sou outra vez menina em Roma, morando com minha avó e meu tio, naqueles anos de imediato pós-guerra.

      O cinema começava a renascer e meu tio, cenógrafo e figurinista, havia sido chamado para fazer um filme de época, cujo título não recordo, que se passava em algum país árabe, perto do deserto. Esqueci os detalhes porque não me interessavam, meu interesse tendo sido sequestrado pela surpreendente decisão familiar de empreitar os figurinos. Nada semelhante havia acontecido antes naquela casa, nem voltaria a acontecer. Mas os tempos justificavam o inesperado.

      Em questão de semanas, o grande apartamento antigo se viu invadido por costureiras e peças de tecido. A cômoda do século XVII desaparecia debaixo do brocado, as poltronas bordadas em petit-point serviam de cabide para túnicas e mantos, no sofá capitonê se alinhavam turbantes. E os panos cheios de dourado, as gazes, os linhos, os véus coloridos esvoaçavam por toda a parte.

      Nesse festival de tessituras coube-me ser modelo para os figurinos das crianças. De pé sobre a mesa vestia uma roupa depois da outra, de menina ou de menino, de diversos tamanhos. E obedecendo às ordens das costureiras levantava um braço, suspendia o cabelo, girava lentamente para o controle das bainhas, rezando em silêncio para esconjurar alfinetadas. Aquilo que parecia obediência era pura felicidade.

      Assim mesmo, merecia prêmio. E o prêmio, fui informada um dia, era ir com meu tio à Cinecittá, ver filmar a cena do mercado.

      Manhã de outono, um enorme galpão plantado no parque dos estúdios. Abre-se uma porta, entramos, maquinárias, cabos, ossaturas de madeira, reverso do cenário. Mas bastam alguns passos para que o galpão desapareça aos meus olhos levando reverso, máquinas e outono. E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra, numa festa de toldos coloridos, de cestos, frutas, ânforas e tapetes. Entro e saio das lojas. A farmácia é cheia de frascos, vidros, caixinhas, um almofariz, balanças, e pouco importa que tudo seja falso, se é tão verdadeiro para mim. Na loja de animais, as araras gritam, os macacos me olham desconfiados, o grande gato persa espia por entre as grades da gaiola e tudo é verdadeiro embora não à venda.

      Os extras esperam entediados, árabes conversando em dialeto romano, comendo sanduíches, fumando. Alguns cochilam encostados às paredes. A praça está parada. Até o bater da claquete.

      Luz!, grita uma voz no megafone. E um súbito sol calcina as fachadas. Som! Grilos e cigarras abrem seu canto, meu olhar se volta para as palmeiras que agora farfalham habitadas por pássaros. Ação! A festa se põe em movimento. Todos apregoam, falam, gesticulam, a multidão ondeja, escorre, há um engolidor de fogo, um jogral com malabares, mulheres passam com cântaros na cabeça, um homem traz dois galgos na coleira, um cameleiro atravessa a cena com seus camelos. E as crianças correm, se metem no meio das pessoas, mexem nas mercadorias, gritam, brincam, vestidas todas com as roupas que provei.

      Naquela manhã estive em algum lugar perto do deserto. Talvez fosse próximo daquele em que nasceu o menino cuja manjedoura acabei de pintar. E lembrando o mercado da praça, percebo agora que ao meu presépio falta um camelo. 

Fonte: COLASANTI, Marina. Em algum lugar perto do deserto. In: Os últimos lírios no estojo de seda. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2006. (adaptado). 

Leia o fragmento a seguir (6º parágrafo).


“E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra, numa festa de toldos coloridos, de cestos, frutas, ânforas e tapetes. Entro e saio das lojas. A farmácia é cheia de frascos, vidros, caixinhas, um almofariz, balanças, e pouco importa que tudo seja falso, se é tão verdadeiro para mim. Na loja de animais, as araras gritam, os macacos me olham desconfiados, o grande gato persa espia por entre as grades da gaiola e tudo é verdadeiro embora não à venda.”


Assinale a alternativa CORRETA que indique a tipologia textual predominante.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → “E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra, numa festa de toldos coloridos, de cestos, frutas, ânforas e tapetes. Entro e saio das lojas. A farmácia é cheia de frascos, vidros, caixinhas, um almofariz, balanças, e pouco importa que tudo seja falso, se é tão verdadeiro para mim. Na loja de animais, as araras gritam, os macacos me olham desconfiados, o grande gato persa espia por entre as grades da gaiola e tudo é verdadeiro embora não à venda.”

    >>> somente por esse trecho em destaque já acertamos a questão, os termos enumerativos condenam a descrição de algo, logo predominância descritiva.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A dica para confirmar o gênero descritivo é realizar uma analogia, como se estivesse observando e descrevendo os elementos/detalhes de uma foto: quantas pessoas, quem estava na foto, como estavam vestidas, qual dia, qual horário, etc.

  • está descrevendo uma narração

  • Dica: na descrição, podemos visualizar a imagem do que está sendo descrito na nossa cabeça.

    Ex.: E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra...

  • GABARITO LETRA: B

    O texto tem elementos narrativos, porém a tipologia textual que predomina é a descritiva.


ID
3082981
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Em algum lugar perto do deserto


      Pintando as figurinhas de barro que trouxe da Provença para o meu presépio, o Rei mouro me traz outras lembranças. E no atelier branco acima do mar sou outra vez menina em Roma, morando com minha avó e meu tio, naqueles anos de imediato pós-guerra.

      O cinema começava a renascer e meu tio, cenógrafo e figurinista, havia sido chamado para fazer um filme de época, cujo título não recordo, que se passava em algum país árabe, perto do deserto. Esqueci os detalhes porque não me interessavam, meu interesse tendo sido sequestrado pela surpreendente decisão familiar de empreitar os figurinos. Nada semelhante havia acontecido antes naquela casa, nem voltaria a acontecer. Mas os tempos justificavam o inesperado.

      Em questão de semanas, o grande apartamento antigo se viu invadido por costureiras e peças de tecido. A cômoda do século XVII desaparecia debaixo do brocado, as poltronas bordadas em petit-point serviam de cabide para túnicas e mantos, no sofá capitonê se alinhavam turbantes. E os panos cheios de dourado, as gazes, os linhos, os véus coloridos esvoaçavam por toda a parte.

      Nesse festival de tessituras coube-me ser modelo para os figurinos das crianças. De pé sobre a mesa vestia uma roupa depois da outra, de menina ou de menino, de diversos tamanhos. E obedecendo às ordens das costureiras levantava um braço, suspendia o cabelo, girava lentamente para o controle das bainhas, rezando em silêncio para esconjurar alfinetadas. Aquilo que parecia obediência era pura felicidade.

      Assim mesmo, merecia prêmio. E o prêmio, fui informada um dia, era ir com meu tio à Cinecittá, ver filmar a cena do mercado.

      Manhã de outono, um enorme galpão plantado no parque dos estúdios. Abre-se uma porta, entramos, maquinárias, cabos, ossaturas de madeira, reverso do cenário. Mas bastam alguns passos para que o galpão desapareça aos meus olhos levando reverso, máquinas e outono. E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra, numa festa de toldos coloridos, de cestos, frutas, ânforas e tapetes. Entro e saio das lojas. A farmácia é cheia de frascos, vidros, caixinhas, um almofariz, balanças, e pouco importa que tudo seja falso, se é tão verdadeiro para mim. Na loja de animais, as araras gritam, os macacos me olham desconfiados, o grande gato persa espia por entre as grades da gaiola e tudo é verdadeiro embora não à venda.

      Os extras esperam entediados, árabes conversando em dialeto romano, comendo sanduíches, fumando. Alguns cochilam encostados às paredes. A praça está parada. Até o bater da claquete.

      Luz!, grita uma voz no megafone. E um súbito sol calcina as fachadas. Som! Grilos e cigarras abrem seu canto, meu olhar se volta para as palmeiras que agora farfalham habitadas por pássaros. Ação! A festa se põe em movimento. Todos apregoam, falam, gesticulam, a multidão ondeja, escorre, há um engolidor de fogo, um jogral com malabares, mulheres passam com cântaros na cabeça, um homem traz dois galgos na coleira, um cameleiro atravessa a cena com seus camelos. E as crianças correm, se metem no meio das pessoas, mexem nas mercadorias, gritam, brincam, vestidas todas com as roupas que provei.

      Naquela manhã estive em algum lugar perto do deserto. Talvez fosse próximo daquele em que nasceu o menino cuja manjedoura acabei de pintar. E lembrando o mercado da praça, percebo agora que ao meu presépio falta um camelo. 

Fonte: COLASANTI, Marina. Em algum lugar perto do deserto. In: Os últimos lírios no estojo de seda. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2006. (adaptado). 

Sobre o trecho: “Esqueci os detalhes porque não me interessavam, meu interesse tendo sido sequestrado pela surpreendente decisão familiar de empreitar os figurinos.” (2ª parágrafo), assinale a alternativa CORRETA em que as palavras destacadas poderiam ser substituídas, respectivamente, sem alteração de sentido no texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → “Esqueci os detalhes porque não me interessavam, meu interesse tendo sido sequestrado pela surpreendente decisão familiar de empreitar os figurinos.” (2ª parágrafo)

    >>> queremos os sinônimos (significados semelhantes), vamos eliminar os mais fáceis:

    A) Realces, libertado, provável, emprestar. → "sequestrado" é relacionado ao ato de apreender, deixar preso; "libertar" é o antônimo dessa palavra.

    B) Pormenores, arrebatado, inesperada, fazer.

    C) Pontos, requestado, convincente, empenhar. → "surpreendente" é aquilo que ocorre de maneira inusitada, inesperada; "convincente" refere-se a outro sentido.

    D) Contratempos, assimilado, intempestiva, comprar. → "detalhes" são pontos pormenores, realces, coisas singelas; "contratempos" é algo negativo, algo que não era esperado, logo sentido divergente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3082984
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Em algum lugar perto do deserto


      Pintando as figurinhas de barro que trouxe da Provença para o meu presépio, o Rei mouro me traz outras lembranças. E no atelier branco acima do mar sou outra vez menina em Roma, morando com minha avó e meu tio, naqueles anos de imediato pós-guerra.

      O cinema começava a renascer e meu tio, cenógrafo e figurinista, havia sido chamado para fazer um filme de época, cujo título não recordo, que se passava em algum país árabe, perto do deserto. Esqueci os detalhes porque não me interessavam, meu interesse tendo sido sequestrado pela surpreendente decisão familiar de empreitar os figurinos. Nada semelhante havia acontecido antes naquela casa, nem voltaria a acontecer. Mas os tempos justificavam o inesperado.

      Em questão de semanas, o grande apartamento antigo se viu invadido por costureiras e peças de tecido. A cômoda do século XVII desaparecia debaixo do brocado, as poltronas bordadas em petit-point serviam de cabide para túnicas e mantos, no sofá capitonê se alinhavam turbantes. E os panos cheios de dourado, as gazes, os linhos, os véus coloridos esvoaçavam por toda a parte.

      Nesse festival de tessituras coube-me ser modelo para os figurinos das crianças. De pé sobre a mesa vestia uma roupa depois da outra, de menina ou de menino, de diversos tamanhos. E obedecendo às ordens das costureiras levantava um braço, suspendia o cabelo, girava lentamente para o controle das bainhas, rezando em silêncio para esconjurar alfinetadas. Aquilo que parecia obediência era pura felicidade.

      Assim mesmo, merecia prêmio. E o prêmio, fui informada um dia, era ir com meu tio à Cinecittá, ver filmar a cena do mercado.

      Manhã de outono, um enorme galpão plantado no parque dos estúdios. Abre-se uma porta, entramos, maquinárias, cabos, ossaturas de madeira, reverso do cenário. Mas bastam alguns passos para que o galpão desapareça aos meus olhos levando reverso, máquinas e outono. E eis que estamos em uma ruela, entrando na grande praça onde as fachadas brancas se desdobram em arcadas, abrigando lojas uma ao lado da outra, numa festa de toldos coloridos, de cestos, frutas, ânforas e tapetes. Entro e saio das lojas. A farmácia é cheia de frascos, vidros, caixinhas, um almofariz, balanças, e pouco importa que tudo seja falso, se é tão verdadeiro para mim. Na loja de animais, as araras gritam, os macacos me olham desconfiados, o grande gato persa espia por entre as grades da gaiola e tudo é verdadeiro embora não à venda.

      Os extras esperam entediados, árabes conversando em dialeto romano, comendo sanduíches, fumando. Alguns cochilam encostados às paredes. A praça está parada. Até o bater da claquete.

      Luz!, grita uma voz no megafone. E um súbito sol calcina as fachadas. Som! Grilos e cigarras abrem seu canto, meu olhar se volta para as palmeiras que agora farfalham habitadas por pássaros. Ação! A festa se põe em movimento. Todos apregoam, falam, gesticulam, a multidão ondeja, escorre, há um engolidor de fogo, um jogral com malabares, mulheres passam com cântaros na cabeça, um homem traz dois galgos na coleira, um cameleiro atravessa a cena com seus camelos. E as crianças correm, se metem no meio das pessoas, mexem nas mercadorias, gritam, brincam, vestidas todas com as roupas que provei.

      Naquela manhã estive em algum lugar perto do deserto. Talvez fosse próximo daquele em que nasceu o menino cuja manjedoura acabei de pintar. E lembrando o mercado da praça, percebo agora que ao meu presépio falta um camelo. 

Fonte: COLASANTI, Marina. Em algum lugar perto do deserto. In: Os últimos lírios no estojo de seda. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2006. (adaptado). 

Sobre o fragmento: “Naquela manhã estive em algum lugar perto do deserto” (9º parágrafo), assinale a alternativa CORRETA quanto à conjugação e classificação do verbo em destaque.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → “Naquela manhã estive em algum lugar perto do deserto” (9º parágrafo) >>> primeiramente: é um fato que já finalizou, terminado; logo é um fato "perfeito", foi feito antes de outro fato? Não, então não é mais-que-perfeito;

    → logo, refere-se à flexão do verbo “estar” na 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. → eu estive.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • a- estiveSSE

    b- estaRA = tinha estado

    d- estaR

  • pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

    Frases com verbos no pretérito perfeito do indicativo

    Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

    Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. 

    fonte: norma culta

  • Em 28/11/19 às 15:05, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 21/11/19 às 10:01, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!

  • a)Estivesse

    b)Estivera

    d)Estiver

    Fonte: conjuga-me.net/verbo-estar

  • Flexão do verbo “estar” na 1ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo.

    ESTIVESSE

    Flexão do verbo “estar” na 1ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

    ESTIVERA

    Flexão do verbo “estar” na 1ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.

    ESTIVE

    Flexão do verbo “estar” na 1ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

    ESTIVER

  • ONTEM EU ESTIVE...

    1 p do singular do p.perfeito


ID
3082987
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando-se as regras da língua portuguesa padrão e/ou norma culta, assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas CORRETAMENTE nas lacunas do fragmento de texto a seguir.

Depois de tentar abater a tiros Numa, o leão, e tendo ____________ as palhoças dos inocentes ___________, o ____________ caçador de ____________ foge pela trilha da floresta, ___________ por Tarzan.

Fonte: COLASANTI, Marina. Tento não pisar na areia movediça. In: Os últimos lírios no estojo de seda. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2006.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → vamos resolver eliminando as palavras mais fáceis:

    A) incendeado, selvicolas, inescrupoloso, tesouros, persiguido → "incendiado", vem de "incêndio", "incendiar".

    B) incendiado, selvícolas, inescrupoloso, tezouros, perciguido → "tesouros" é o correto.

    C) incendiado, silvícolas, inescrupuloso, tesouros, perseguido

    D) insendiado, silvicolas, iniscrupuloso, tezouros, perseguido

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Curiosidade:

    "Silvícolas é o plural de silvícola. O mesmo que indígenas, selvagens."

  • LETRA C.

  • Assertiva C

    incendiado, silvícolas, inescrupuloso, tesouros, perseguido

  • Gabarito: C

    -Incendiado - vem de incendiar, incêndio.

    -Silvícolas -  indígenas, selvagens.

    -Inescrupuloso - Que não possui escrúpulo(s); que demonstra desonestidade; desonrado.

  • incendiado, silvícolas, inescrupuloso, tesouros, perseguido

  • O que é "silvícolas"?


ID
3082990
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA.


Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, revista, atualizada e ampliada, 2018), os atributos da redação oficial devem caracterizar-se por:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? A redação oficial deve caracterizar-se por: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa. 

    >>> Fonte "Manual de Redação da Presidência da República, página 16": http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO: LETRA D

    Atributos da redação oficial:

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

     clareza e precisão;

     objetividade;

     concisão;

     coesão e coerência;

     impessoalidade;

     formalidade e padronização; e

     uso da norma padrão da língua portuguesa. 

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Gabarito: D

    Atributos da redação oficial

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

    -clareza e precisão;

    -objetividade;

    -concisão;

    -coesão e coerência;

    -impessoalidade;

    -formalidade e padronização; e

    -uso da norma padrão da língua portuguesa. 

  • Atributos da redação oficial

    3.1 Clareza e precisão

    3.2 Objetividade

    3.3 Concisão

    3.4 Coesão e coerência

    3.5 Impessoalidade

    3.6 Formalidade e padronização

    GAB - E

  • Pegadinha em várias questões >>>> (é uso da norma PADRÃO e NÃO da norma CULTA / COLOQUIAL).

    São duas coisas diferentes.


ID
3082993
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, revista, atualizada e ampliada, 2018), a utilização do e-mail, como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.


Assinale a alternativa CORRETA sobre o uso do e-mail.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme o  Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição):

    >>> Acerca do Valor Documental: Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira ? ICPBrasil. O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil. Salvo lei específica, não é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

    B) ?Respeitosamente? é o fecho padrão em comunicações oficiais. Com o uso do e-mail, popularizou-se o uso de abreviações e de outros fechos mais informais, como ?Abraços?, ?Saudações?, ?Gratidão? que são amplamente utilizados em e-mails profissionais. Por ser utilizado para trocas de informações rápidas, o e-mail dispensa a formalidade do documento escrito oficial. ? incorreto; Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: a) Para autoridades de hierarquia superior a do remetente, inclusive o Presidente da República: Respeitosamente, b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos: Atenciosamente,

    C) Um dos atrativos da comunicação por e-mail é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada, sendo admissível a utilização de imagens institucionais e/ou armas da República Federativa do Brasil e de logotipos do ente público junto ao texto da assinatura. ? correção, uma das recomendações é: Evite-se o uso de imagens no corpo do e-mail, inclusive das Armas da República Federativa do Brasil e de logotipos do ente público junto ao texto da assinatura. 

    D) A mensagem de e-mail é mais informal, por isso dispensa o rigor com a linguagem escrita presente em outros documentos oficiais. Pode-se utilizar, no corpo do texto, algumas abreviações e neologismos com o intuito de dar agilidade e simplicidade ao texto. ? correção, uma das recomendações é: Os textos das mensagens eletrônicas não podem ser redigidos com abreviações como ?vc?, ?pq?, usuais das conversas na internet, ou neologismos, como ?naum?, ?eh?, ?aki?; 

    >>> Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO: LETRA A

    Valor documental:

    Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil.

    O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil.

    Salvo lei específica, não é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Gabarito: A

    Evite-se o uso de imagens no corpo do e-mail, inclusive das Armas da República Federativa do Brasil e de logotipos do ente público junto ao texto da assinatura.

    Sempre que necessário, deve-se utilizar recurso de confirmação de leitura. Caso não esteja disponível, deve constar da mensagem pedido de confirmação de recebimento;

  • Correio eletrônico (e-mail)

    6.4.1 Definição e finalidade

    A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.

    Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.

    Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

    6.4.2 Valor documental

    Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

    O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil.

    Salvo lei específica, não é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

    6.4.3 Forma e estrutura

    Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.

    GAB - A

  • 6.4 Correio eletrônico (e-mail)

    6.4.1 Definição e finalidade

    A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo. Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

    6.4.2 Valor documental 

    Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICPBrasil. O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil. Salvo lei específica, não é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao e-mail, que se transformou na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

    a) De acordo com o Manual, "Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil. O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil". Sendo assim, a afirmação presente nesta alternativa está correta.
    b) O Manual determina que "Atenciosamente é o fecho padrão em comunicações oficiais. Com o uso do e-mail, popularizou-se o uso de abreviações como “Att.", e de outros fechos, como “Abraços", “Saudações", que, apesar de amplamente usados, não são fechos oficiais e, portanto, não devem ser utilizados em e-mails profissionais" (grifo meu). Dessa forma, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
    c) O Manual afirma que um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura, uma delas é referente à assinatura, que deve conter o nome completo, o cargo, a unidade, o órgão e o telefone do remetente. Sendo assim, em nenhum momento ele permite a utilização de imagens institucionais e/ou armas da República Federativa do Brasil e de logotipos do ente público junto ao texto da assinatura, ou seja, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
    d) Quanto à mensagem, a orientação do Manual de Redação é que ela deve ser revisada com o mesmo cuidado com que se revisam outros documentos oficiais e os textos também não podem ser redigidos com abreviações como “vc", “pq", usuais das conversas na internet, ou neologismos, como “naum", “eh", “aki". Sendo assim, a afirmação presente nesta alternativa está incorreta.
    Gabarito: Letra A

  • Sabe quando vc não sabe a resposta certa, mas das 4 alternativas, tres atestam a mesma coisa e so resta marcar a única com idéia diferente?

    Pronto. É uma tecnica tbm.

     

    Letra A.

     

  • Conforme o Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição):

    6.4.3.4 Fecho Atenciosamente é o fecho padrão em comunicações oficiais. Com o uso do e-mail, popularizou-se o uso de abreviações como “Att.”, e de outros fechos, como “Abraços”, “Saudações”, que, apesar de amplamente usados, não são fechos oficiais e, portanto, não devem ser utilizados em e-mails profissionais. O correio eletrônico, em algumas situações, aceita uma saudação inicial e um fecho menos formais. No entanto, a linguagem do texto dos correios eletrônicos deve ser formal, como a que se usaria em qualquer outro documento oficial. 

    Fecho Atenciosamente é o fecho padrão em comunicações oficiais.(Pelo que eu entendi agora não tem mais distinção entre respeitosamente e atenciosamente, com a atualização independente de hierarquia o fecho utilizado é ATENCIOSAMENTE. Me corrijam se eu estiver errada, por favor!


ID
3082996
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da oração: “______ o jornalista não compareceu ao evento?”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → “POR QUE o jornalista não compareceu ao evento?” >>> temos o termo equivalendo a "por qual motivo", fazendo parte de uma pergunta direta.

    A) Porquê → é o "porque" substantivado, equivale a "motivo"; Queria saber o porquê de você ter faltado à aula hoje (o motivo).

    B) Por quê → equivale a "por qual motivo", fica antes de uma pontuação: Você não foi à festa, por quê?

    C) Porque → pode ser uma conjunção subordinativa causal, explicativa, equivale a "pois": Porque estava frio (respondendo o exemplo anterior).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Por que---->>>Em frases interrogativas (diretas e indiretas=por qual motivo)/Em substituição à expressão "pelo qual" (e suas variações)

    Por quê ----->>>>>No final de frases

    Porque------->>>>>>>>Em frases afirmativas e em respostas

    Porquê------------->>>>>>>Como substantivo

  • Por que é separado?

    Porque não é junto.

    Mas por quê?

    O porquê eu não sei.

    Lembrando isso, não erra mais nenhuma.

  • Gabarito: D

    Por que → pergunta (por que você estuda?)

    Porque → resposta (estudo porque quero passar!)

    Por quê → fim de frase (vocês estudam por quê?)

    Porquê → substantivo (Eu sei o porquê da sua dedicação)

  • LETRA D.

  • Porque -> pois.

    Porquê -> tem artigo.

    Por que -> motivo no início ou meio de frase. (pela qual).

    Por quê -> motivo no final da frase.

  • POR QUAL MOTIVO  o jornalista não compareceu ao evento?”.

    POR QUE = por qual motivo/ motivo pelo qual.

  • PORQUE : conjunção/une orações - (sinônimo de POIS);

    PORQUÊ: substantivo/vem precedido de artigo ou outro determinante - ( o porquê, do porquê etc.);

    POR QUE: locução pronominal (pelo qual, por qual razão);

    POR QUÊ: pronome interrogativo (final de pergunta, direta ou indireta).

  • d) Por que.

     

     

                                                                  “Por que o jornalista não compareceu ao evento?”. (por que razão).

     

     

    Por que - Equivalente pelo qual, por que motivo, por que razão, por qual, Por (pedido por um nome) + que (conjunção integrante).

     

    Exemplos:
    Esse é o motivo por que o demiti. (pelo qual).
    Não sei por que você fez isso. (por que motivo).
    Por que você fez isso? (por que razão).
    Estou ansioso, por que ela chegue. (ansioso por alguma coisa).

  • A questão é sobre o uso dos porquês e quer saber qual alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna da oração: “______ o jornalista não compareceu ao evento?”.Vejamos:

    “______ o jornalista não compareceu ao evento?”

    POR QUE = por qual razão / motivo

     .

    A) Porquê

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     .

    B) Por quê

    Por quê: vem antes de um ponto (final, interrogativo, exclamação) e continua com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”. É utilizado em perguntas no fim das frases Ex.: Vocês não se inscreveram por quê?

     .

    C) Porque

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada. 

     .

    D) Por que

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

     .

    Gabarito: Letra D

  • Por que separado e sem acento é no inicio da frase.

    GABARITO D

  • por que NO INICIO da frase: ele vem separado sem acentuar

    por que, no final de uma frase, separado com acento eu vou PERGUNTAR

    porque junto, sem acento, sem nada eu me lembro de um POIS = para explicar

    E O PORQUÊ juntinho com acento = eu vou substantivar (motivo)


ID
3082999
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a lixeira no ambiente do Microsoft Windows 10, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D, eu marquei foi A pra mim é o contrario.

    Mas enfim:

    A D está realmente incorreta, ela fez uma restrição errônea, pode ser de vários outros lugares como documentos,etc.

    Lembrando que SHIFT+DEL = exclui sem passar pela lixeira.

    E arquivos muito grande também são excluidos sem passar pela lixeira, depois da confirmação do usuario.

    bons estudos

  • Está ai a prova de quando as pessoas falam que um "Somente" ou "Apenas" deixa a Questão incorreta.

  • A alternativa A esta incorreta . WTF ?

  • A alternativa "A" está correta, pois quando a lixeira passa a armazenar um arquivo excluído, ela "passa de uma lata de lixo vazia para uma lata cheia".

  • E se eu excluir um item do pen drive ? Todos sabemos que ele não vai para lixeira. 

     

    Essa alternativa A ficou muito dúbia 

  • Questão que deve ter seu gabarito alterado para Letra (C), ou caso a banca seja teimosa, torna-se passível de recurso.

    A Lixeira não recebe somente arquivos da área de trabalho. também recebe arquivos do Windows Explorer ou Explorador de Arquivos. (São arquivos que se encontram no mesmo HD)

    Arquivos de Mídias Removíveis como, pendrives, cartões de memória, HD's Externos e arquivos armazenados em rede não vão para lixeira.

    E se o arquivos for maior que a capacidade da lixeira, ele também não para ela, é excluído direto.

  • Gabarito: D.

    A lixeira não mantém somente itens excluídos da área de trabalho.

  • Fui no desespero e nem li as outras alternativas, marquei de cara a letra A. Alguém sabe dizer por que está errada?

    O ícone lixeira passa de uma lata de lixo vazia para uma lata cheia a partir do momento que contém um arquivo excluído.

  • A lixeira não armazena:

    Arquivos de rede

    Arquivos de pen drive

    Se ela estiver cheia

  • A lixeira não armazena:

    Arquivos de rede

    Arquivos de pen drive

    Se ela estiver cheia

  • "O ícone lixeira passa de uma lata de lixo vazia para uma lata cheia a partir do momento que contém um arquivo excluído."

    Acho que o problema que estão enfrentando está nessa parte em vermelho.

    A questão disse que o ícone lixeira passa de uma lata de lixo vazia para uma lata cheia A PARTIR DO MOMENTO em que enviamos para ela um arquivo que decidimos excluir.

    Ou seja, está correta. Quando a lixeira está vazia não tem nenhuma arquivo excluído. Agora, basta apenas um arquivo excluído para que apareça todos aqueles papeizinhos dentro dela.

    (Windows 10)

  • Colega Leticia Felicio, a alternativa "A" ficou realmente confusa.

    Ocorre que o ícone da Lixeira fica normalmente "vazio" porém quando você exclui algum arquivo (ou seja, envia para a Lixeira), ele automaticamente fica "cheio".

    Não se trata de excluir "da" Lixeira, e sim excluir, enviando "para" a Lixeira.

  • GABARITO LETRA D

    A) O ícone lixeira passa de uma lata de lixo vazia para uma lata cheia a partir do momento que contém um arquivo excluído. (CERTO)

    B) A lixeira guarda apenas itens excluídos daquele computador que o usuário está operando, não sendo possível o armazenamento de arquivos de computadores de outros usuários, ainda que estes computadores estejam conectados pela rede. (CERTO)

    C) A lixeira só salva itens excluídos do disco rígido do próprio computador, ou seja, ela não armazena itens excluídos cartões de memória ou pen drive. (CERTO)

    ARQUIVOS QUE NÃO FICAM NA LIXEIRA

    Arquivos apagados permanentemente:

    a) Arquivos de unidades de rede;

    b) Arquivos de unidades removíveis (pen-drive, ssd card etc.);

    OBS: Com exceção do HD Externo NTFS que possui a sua própria lixeira.

    c) Arquivos maiores do que a lixeira;

    d) Deletar pressionando a tecla SHIFT;

    e) Desabilitar a lixeira (propriedades).

    D) A lixeira mantém somente itens excluídos da área de trabalho, além de informações excluídas dos aplicativos do menu Iniciar. (ERRADO)

    A lixeira pode manter vários itens excluídos de várias partes do computador (salvo os arquivos apagados de forma permanente como visto a cima).

    Fé.

  • D.

    Lembrando que para deletar um arquivo direto sem enviar para a lixeira, dê um Shift + Del.

  • a) Existe um recurso visual que vai trocar a lixeira de vazia para cheia.

    b) Há como configurar uma lixeira de rede. Não é de praxe, tanto que se fala que arquivos excluídos de unidade de rede não vão para a lixeira.

    c) Arquivos excluídos de unidades removíveis, via de regra, não vão para a lixeira.

    d) Em regra, qualquer lugar em que se apagar um arquivo dentro de C:\ vai para a lixeira. Então, não é só da área de trabalho.


ID
3083002
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No decorrer do trabalho com o Word, às vezes são cometidos erros como exclusão de palavras por engano, deslocamento indevido de texto, entre outros. Nesses casos o usuário pode contar com os recursos Desfazer, Refazer ou Repetir.


Sobre esses comandos, assinale a alternativa CORRETA no âmbito do Microsoft Word 2016.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Pensa comigo: Para pode desfazer algo é necessário primeiro fazer, né ?!

    Dá mesma forma é o nosso gabarito.Veja:

    O comando Refazer é ativado somente após o usuário utilizar o comando Desfazer.

    Exemplo:

    -->escrevo a frase: serei aprovado e aplico o negrito ficará assim: serei aprovado;

    -->agora, irei desfazer a ação e ficará assim: serei aprovado.

    -->agora, vou refazer e ficará: serei aprovado novamente.

    Simples assim, espero ajudar e bons estudos

  • acertei a questão mas com um pé atrás, posso está errado, mas:::

    O comando Refazer é ativado somente após o usuário utilizar o comando Desfazer.

    A tecla de apagar é reconhecida como comando de desfazer? por que se for, blz

    caso contrário eu poderia usar o refazer depois de apagar sem usar o comando de atalho.

    quem souber tirar essa minha duvida eu agradeço.

  • Gab A.

    *******

    Desfazer - Para desfazer uma ação, pressione Ctrl+Z. Você pode Desfazer várias vezes para desfazer várias etapas.

    ***

    Refazer - Para refazer algo que foi desfeito. O botão Refazer só será exibido depois que você desfizer uma ação.

    ***

    Repetir - Para repetir algo simples, como uma operação de colagem.

    *

    Fonte: Support do Office.

  • -- Primeio desfaço de alguma ação (ctrl + z);

    -- Me arrependi de desfazer, vou refazer, quero ele de volta (ctrl + y)

    -- Conclusão, pra mim refazer algo, primeiro tenho que tê-lo desfeito, como iríamos refazer algo que não foi desfeito?

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21

  • Importante!

    Observe que no MS Office em inglês o comando desfazer é Ctrl+Y, mas no PT-BR é Ctrl+R.

  • Gabarito: A

  • Sobre a letra C) a descrição colocada é para o comando repetir e não refazer.

    Gabarito letra A!

  •  Pode-se Desfazer a ação (CTRL + Z) ou Repetir a ação (CTRL + R

  • Desfazer = Ctrl + Z

    Refazer = Ctrl+R

    Repetir = F4


ID
3083005
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o navegador de internet Chrome, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Google Chrome é um dos mais populares navegadores disponível para Windows, Mac (Mac OS), Linux (Ubuntu), Android e iOS. Como seu nome deixa claro, o browser é desenvolvido pelo Google, é grátis e tem versão em Português. A primeira versão foi liberada no dia 2 de setembro de 2008 e recebe atualizações constantemente. O navegador conseguiu se diferenciar de seus concorrentes devido ao uso de plug-ins. Por ser um navegador de intenert, não é possível acessá-lo offiline. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • GABARITO C

    A)é o navegador padrão da Apple para o Mac OS X. (falso, é o safari)

    B)É o navegador padrão da Microsoft para todas as versões do Windows, mas não está disponível para o Mac OS X. ( falso, é plenamente possível baixá-lo)

    C)Pode ser baixado gratuitamente para Windows, Mac OS X e Linux. (GABARITO)

    D)É o navegador do projeto código aberto Mozilla. (falso, trata-se do firefox)

    bons estudos

  • Gabarito: C

  • A questão aborda conhecimentos gerais acerca do navegador Google Chrome.

    A)     Incorreta – O navegador padrão dos dispositivos da Apple é o Safari.

    B)     Incorreta – O navegador padrão da Microsoft, atualmente, é o Microsoft Edge.

    C)     Correta – O Google Chrome é um navegador web desenvolvido pela Google, esse navegador pode ser baixado gratuitamente em diversos sistemas operacionais, como, por exemplo, Windows, Linux e Mac OS.

    D)     Incorreta – O Google Chrome é um navegador web desenvolvido pela Google, esse navegador é um software de código fechado, uma vez que não disponibiliza seu código-fonte aos usuários.

    Gabarito – Alternativa C. 


ID
3083008
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No âmbito do Microsoft Excel 2016, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a incorreta, portanto é a B

    É plenamente possível trabalhar com mais de uma planilha em um único arquivo.

    O Excel oferece uma planilha para a criação inicial do usuário, mas não permite o trabalho com uma ou mais planilhas no mesmo arquivo.

    --> Sei que já sabem, mas cerca de 80% das questões que restringem de alguma forma estão erradas. Como disse não é sempre, mas sempre salva uma vida.

    Bons estudos

  • Vai estudar rapaz, ficar assistindo joguinho de futebol não dá um salário não rsrs

  • um arquivo comporta muitas planilhas

  • o que é célula?
  • A questão aborda conhecimentos gerais acerca das funcionalidades do Excel 2016. Vale destacar que a questão pede que o candidato assinale a alternativa incorreta.

    A)     Correta – Para inserir dados em uma célula, basta o usuário mover o cursor até a célula que será editada, digitar as informações desejadas e, ao finalizar, pressionar a tecla “Enter” para fixar as informações.

    B)     Incorreta – Ao criar um novo documento no Excel, haverá apenas uma planilha, mas é possível criar outras planilhas, clicando no botão “Nova Planilha”, localizado ao lado das planilhas, ou usando o atalho SHIFT + F11.

    C)     Correta – Para apagar completamente a informação inserida em uma célula, basta o usuário mover o cursor na célula e pressionar a tecla Delete ou Backspace.

    D)     Correta – As informações inseridas em uma célula podem ser apagadas para que novas informações sejam inseridas ou simplesmente para deixar a célula vazia.

    Gabarito – Alternativa B. 


ID
3083011
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word 2016, os parâmetros que controlam o tamanho e o posicionamento de um texto no papel estão associados às margens, ao tamanho do papel e à orientação da página.


Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Alterar Margem.

    No Word, você pode personalizar ou escolher as configurações de margem predefinidas. O Word define automaticamente uma margem de 2,54 cm em torno das páginas. Você também pode definir margens para páginas opostas, deixar espaço extra de margem para encadernação do documento e alterar como as margens são medidas.

    Versões mais recentes Office 2010 / 2007

    Defina o tamanho das margens de todo o documento ou da seção atual.

    Escolha entre os vários formatos de margem mais comumente utilizados ou personalize seus próprios formatos.

    Modelos de Margens: Normal, Estreita, Moderada, Larga e Espelhada.

    Gab. B

    Confie no processo... Aummm...

  • Vá na guia layout ---- margens.

    Às margens compreendem

    os espaços em branco fora da área de impressão de uma página E os limites do texto.

    O Word define automaticamente uma margem .

    fonte; Microsoft.

    sucesso, bons estudos, não desista!

  • Gabarito: B

  • a. Margem esquerda é da borda esquerda e não está relacionada com a parte superior.

    c. Não é a margem direita, mas sim a margem superior que define onde o texto vai iniciar.

    d. Margem inferior é a parte debaixo, que define onde vai terminar o texto.


ID
3083014
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É CORRETO afirmar que o estado do Tocantins faz divisa com os estados: do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Goiás e também

Alternativas
Comentários
  • C- mato grosso e pará

  • Está localizado na Região Norte e tem como limites Goiás ao Sul; Maranhão e Pará ao Norte; Maranhão, Piauí e Bahia ao Leste e Pará e Mato Grosso a Oeste.

  • O famoso MeTe...PA-MA-PI-BA


ID
3083017
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

É CORRETO afirmar que a origem de Porto Nacional está relacionada à navegação pelo rio Tocantins e a ligação entre dois centros de mineração:

Alternativas
Comentários
  • Porto Nacional tem importância significativa na História do estado de Tocantins, segundo os historiadores, a origem de Porto Nacional deve-se à navegação pelo rio Tocantins, fazendo a ligação entre os dois centros de mineração: Pontal e Monte do Carmo.

    Gabarito ( E )

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Segundo os historiadores, a origem de Porto Nacional deve-se á navegação pelo rio Tocantins, fazendo a ligação entre os dois centros de mineração: Pontal e Monte do Carmo. Depois destacamento militar encarregado da vigilância da navegação.

    Seu primeiro morador foi o português Felix Camôa, barqueiro que, no final do século XVIII, dedicara-se à travessia no rio Tocantins de mineiros procedentes das minas de ouro de Bom Jesus do Pontal (populosa vila situada a 12 km à margem esquerda do rio Tocantins, local onde hoje só resta a história e os buracos dos garimpos) para as minas do Arraial do Carmo, distante 42 km à margem direita do Tocantins e vice-versa.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3083023
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região está situada no extremo norte do estado, localizada entre os rios Araguaia a oeste e Tocantins a leste, sendo considerada uma área de transição entre a fauna e a flora do Cerrado e da Amazônia, a qual tem seus limites entre o Pará a oeste e o Maranhão a leste.


É CORRETO afirmar que a descrição refere-se a qual região do estado do Tocantins:

Alternativas
Comentários
  • Situada no extremo norte do Estado, a região do Bico do Papagaio é uma área de transição entre a fauna e a flora do cerrado e da amazônia. A região do Bico do Papagaio está localizada entre os rios Araguaia, a Oeste, e Tocantins, a Leste; fazendo fronteira entre o Estado do Pará, a Oeste, e Maranhão, a Leste. Seu território é composto por 25 municípios.

    Gab. C

  • Complementando...

    Dois Biomas cobrem o território do Tocantins:

    Cerrado abrangendo a maior parte, cerca de 90%.

    Amazônia presente em uma pequena porção situada no Bico do papagaio, à margem direita do Rio Araguaia.

  • A Chapada Diamantina está situada no estado da Bahia.

  • A ilha do bananal também não estaria certo ?


ID
3083026
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Tem aproximadamente 2.400 km de extensão, é o segundo maior curso d’água 100% brasileiro, ficando atrás somente do rio São Francisco. Nasce entre os municípios goianos de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás percorre os estados do Tocantins, do Maranhão e tem sua foz no Pará. Faz parte da maior bacia hidrográfica inteiramente brasileira. Neste rio estão instaladas importantes usinas hidrelétricas. O sentido do fluxo das águas é sul-norte.


É CORRETO afirmar que a descrição acima corresponde ao:

Alternativas
Comentários
  • rio Tocantins é o segundo maior curso d'água 100brasileiroficando atrás somente dos cerca de 2.800km do rio São Francisco

  • Sentido dos fluxos dos rios brasileiros

    http://forest-gis.com/2017/06/sentido-de-fluxo-dos-rios-brasileiros.html


ID
3083029
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA. Considerando a Lei Orgânica do Município, em especial quanto à organização do Poder Legislativo, a Câmara Municipal funcionará em sessões públicas, somente podendo instalar-se com a presença mínima de:

Alternativas
Comentários
  • Legislação específica

  • 1/3 dos vereadores. Letra D.

    vamos persistir! Logo chegaremos onde queremos!

  • Repetição com exaustão leva a perfeição! Foco#


ID
3083032
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando a Lei Orgânica do Município, em especial quanto à organização do Poder Legislativo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3083035
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA.


Considerando a Lei Orgânica do Município, o processo legislativo municipal compreende a elaboração de:

Alternativas
Comentários
  • O processo Legislativo compreende a elaboração de:

    I - Emendas a Lei Orgânica;

    II - Leis Ordinárias;

    III - Decretos Legislativos;

    IV - Resoluções.

    ________________________________________________________________________________________________________________________

    executivo: portaria, decretos, ordem de servico

  • EXECUTIVO QUE EXPEDE PORTARIA.


ID
3083038
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Considerando a Lei Orgânica do Município, em especial quanto aos seus fundamentos, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3083041
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando a Lei Orgânica do Município, em especial quanto ao Poder Executivo, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D ~~>  Se Deus quiser Chegaremos ao cargo Desejado  , :D

  • GABARITO LETRA D

    INCORRETA - D

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

  • Sobre a letra "C"

    O presidente da câmara de vereadores não deverá assumir interinamente o cargo de prefeito. Não há tal obrigação, já que a vocação sucessória dos cargos de prefeito e vice-prefeito põe-se no âmbito da autonomia política local, em caso de dupla vacância. Com efeito, o Supremo Tribunal Federal já asseverou a inaplicabilidade do princípio da assimetria quanto ao art. 81 da Carta Política de 1988, tendo em vista que as normas de substituição e sucessão dos chefes do Poder Executivo estadual ou municipal estão permeadas por preponderante interesse local no tocante à auto-organização e ao autogoverno de cada ente federativo. Logo, a sucessão, em caso de dupla vacância, será estabelecida pela respectiva Lei Orgânica. Além disso, não se aplica, obrigatoriamente, a linha sucessória expressa no artigo 80 da Constituição Federal. ADI 4.298 MC, voto do rel. min. Cezar Peluso, j. 7-10-2009, P, DJE de 27-11-2009.

    Mas parece que a Lei Orgância no Município de Porto Nacional/TO prevê que em caso de dupla vacância, o Presidente da Câmara assume.

    Bons estudos!

  • Marquei a a letra D pq tava na cara que estava errada, mas esta letra B aí, na prática não é bem assim não...


ID
3083044
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir. Nos termos da Lei nº 1.435/1994 (Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Porto Nacional), os cargos públicos serão providos por:


I. Sugestão.

II. Transferência.

III. Consignação.

IV. Readaptação.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3083047
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA.


Nos termos da Lei nº 1.435/1994 (Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Porto Nacional), o decreto de nomeação para provimento de cargo público deverá conter, obrigatoriamente, dentre outras informações:

Alternativas

ID
3083050
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA. Nos termos da Lei nº 1.435/1994 (Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Porto Nacional), nos casos de falta grave ou de reincidência, garantida a ampla defesa, o servidor poderá sofrer pena disciplinar de suspensão pelo prazo de:

Alternativas

ID
3083053
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA. Nos termos da Lei nº 1.435/1994 (Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Porto Nacional), será considerado como abandono de cargo, o servidor que, sem justa causa, ausentar-se do serviço por:

Alternativas

ID
3083056
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Nos termos da Lei nº 1.435/1994 (Regime Jurídico Único dos Servidores do Município de Porto Nacional), assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3194065
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

Os canais de distribuição – também conhecidos como canais de marketing ou canais comerciais – são conjuntos de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilização de um produto ou serviço para uso ou consumo. A amplitude desses canais é representada pelo número de empresas que nela atuam, e cada modalidade de distribuição tem características próprias. A respeito das opções de distribuição de um produto ou serviço, analise as afirmativas a seguir:


I. a distribuição intensiva é um processo abrangente em que o fabricante procura colocar seu produto ou serviço no maior número possível de pontos de venda.

II. na distribuição seletiva, o fabricante já possui uma marca estabelecida perante seus consumidores ou novas empresas que buscam distribuidores e utiliza determinados intermediários para comercializar um produto ou serviço específico.

III. na distribuição exclusiva, o fabricante possui poucos intermediários envolvidos em seu sistema de distribuição, o que requer grande proximidade entre fabricante e distribuidor e acordos de direito de exclusividade nos quais revendedores concordam em não comercializar marcas concorrentes.

IV. os produtos de consumo frequente, de compra rotineira, exigem apenas um distribuidor atuando na região, enquanto os de compra comparada possuem mais de um distribuidor em certa região, o que garante condições limitadas de acesso aos produtos.

Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • I. a distribuição intensiva é um processo abrangente em que o fabricante procura colocar seu produto ou serviço no maior número possível de pontos de venda.

    II. na distribuição seletiva, o fabricante já possui uma marca estabelecida perante seus consumidores ou novas empresas que buscam distribuidores e utiliza determinados intermediários para comercializar um produto ou serviço específico.

    III. na distribuição exclusiva, o fabricante possui poucos intermediários envolvidos em seu sistema de distribuição, o que requer grande proximidade entre fabricante e distribuidor e acordos de direito de exclusividade nos quais revendedores concordam em não comercializar marcas concorrentes.

    IV. os produtos de consumo frequente, de compra rotineira, exigem apenas um distribuidor atuando na região, enquanto os de compra comparada possuem mais de um distribuidor em certa região, o que garante condições limitadas de acesso aos produtos.

    Produtos de consumo frequente, devido ao alto volume, geralmente, possuem mais de um distribuidor; e Produtos de compra comparada, por exemplo: eletrodomésticos, são comprados com menos frequência e cuidadosamente comparados pelos clientes, logo exigem apenas um (ou poucos) distribuidor(es).

    Gabarito: a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.


ID
3194068
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

Normalmente, o transporte é o elemento que mais impacta nos custos logísticos de uma empresa, chegando a absorver, em média, dois terços desses custos. Por isso a administração da atividade de transporte envolve a escolha do modal de transporte mais adequado, em função de suas vantagens e desvantagens para cada situação. A respeito das características dos modais de transporte, analise as afirmativas a seguir:

I. o modal aéreo é veloz e caro, apresentando uma relação viável de desempenho versus custo, quando se trata do envio de cargas de alto valor agregado.

II. o modal rodoviário caracteriza-se pela baixa flexibilidade, sendo mais utilizado para complementar o transporte entre os pontos de embarque e desembarque de cargas.

III. o modal ferroviário apresenta tempos de transporte relativamente lentos, baixo custo de frete, porém flexibilidade e capilaridades altas, considerando destinos fixos.

IV. o modal hidroviário é o que utiliza o meio aquático para a movimentação de cargas de baixo valor agregado.

Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

    I. o modal aéreo é veloz e caro, apresentando uma relação viável de desempenho versus custo, quando se trata do envio de cargas de alto valor agregado. CORRETO

    II. o modal rodoviário caracteriza-se pela baixa flexibilidade, sendo mais utilizado para complementar o transporte entre os pontos de embarque e desembarque de cargas. ERRADO

    III. o modal ferroviário apresenta tempos de transporte relativamente lentos, baixo custo de frete, porém flexibilidade e capilaridades altas, considerando destinos fixos. ERRADO

    IV. o modal hidroviário é o que utiliza o meio aquático para a movimentação de cargas de baixo valor agregado. CORRETO

  • Tô triste por ter acertado ... (O lugar de acertar errando é aqui)

  • Tô triste por ter acertado ... (O lugar de acertar errando é aqui)

  • Triste por ter acertado.. pq depois de olhar bem antes dos comentários vi que eu tinha errado, confundi com Duplicatas Descontadas ! Ai sim seria 3ª fórmula. Na verdade Duplicatas a receber é um direito o mesmo que a conta famosa "Clientes"... Acho que é isso ! se eu estiver errado me corrija por favor.

  • Triste por ter acertado.. pq depois de olhar bem antes dos comentários vi que eu tinha errado, confundi com Duplicatas Descontadas ! Ai sim seria 3ª fórmula. Na verdade Duplicatas a receber é um direito o mesmo que a conta famosa "Clientes"... Acho que é isso ! se eu estiver errado me corrija por favor.


ID
3194071
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

Quanto aos diferentes custos logísticos, sabe-se que há componentes destes que não podem ser contabilizados, entretanto, devem ser considerados sob aspecto econômico, como custo de oportunidade.

A alternativa CORRETA que se encaixa nessa descrição é o:

Alternativas

ID
3194074
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

A administração de compras é um processo fundamental para qualquer organização, pois em casos de falta de materiais o prejuízo pode ser grande. Quanto a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:

I. a definição do lote de compra afeta tanto o custo total dos pedidos quanto o custo de armazenagem.

II. preço, qualidade, condições de pagamento, de embalagem e transporte são parâmetros de avaliação determinantes no processo de seleção e aprovação de fornecedores.

III. normalmente, quando o fornecedor é classificado como monopolista, o volume de compra é que determina o grau de atendimento e relacionamento.

IV. o método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai) baseia-se teoricamente na premissa de que o estoque de reserva é equivalente ao ativo fixo e é mais adequado em períodos inflacionários, pois uniformiza o preço dos produtos em estoque para a venda no mercado consumidor.

Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3194077
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

Além da simples realização de registos, os técnicos lotados em almoxarifados também são responsáveis por outras atividades de gestão de estoques, em especial a realização de inventários físicos de materiais. Quanto ao inventário, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Relatório analítico = detalhado

    Relatório sintético = resumido

    Alternativa "A"


ID
3194080
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

A determinação do melhor sistema de armazenagem deve levar em conta, antes de tudo, as características dos produtos, considerando seu peso, suas dimensões e a necessidade ou não de equipamentos adequados. Por isso, são vários os equipamentos e estruturas utilizadas para armazenagem. 

Quanto a isso, assinale a opção CORRETA que associa aos equipamentos de transportes imóveis (conveyors) usados para transportar carga a granel, unidade de carga, carga com grandes dimensões, ou que possuam tamanho ou forma uniforme. 

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: D

    Transportadores Contínuos 

    Transportadores contínuos são equipamentos destinados a transportes de granéis sólidos de um ponto a outro de maneira segura e ágil.

    Estes mecanismos de transporte contínuo geralmente são utilizados em terminais portuários, armazéns, silos, indústrias em geral, mineradoras, e etc.


ID
3194083
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

A ideia de just-in-time surgiu no Japão na década de 1970 e foi sendo assimilada pela indústria ocidental de forma mais efetiva a partir dos anos 1980.

Quanto a esse sistema, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3194086
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

O custo de embalagem afeta todas as atividades de logística desde o controle de estoques até a forma como são transportadas para que cheguem ao seu destino final.

Analise as afirmativas a seguir, quanto à minimização desse tipo de custo, bem como os trade-offs ou compensações que ocorrem na utilização de embalagem.

I. Um dos trade-offs mais relevantes entre o custo unitário de embalagem dá-se com o transporte, em função da sua otimização cúbica.
II. Constitui-se trade-off do custo de embalagem a ocorrência do custo de armazenagem, em função da alocação física dos materiais ou produtos a serem acondicionados.
III. O contêiner é um importante equipamento na padronização de embalagem, otimizando a cadeia logística por meio da redução do custo de transporte, manuseio, movimentação e armazenagem.
IV. Quanto maior o grau de proteção dada às embalagens usadas no manuseio e transportes dos produtos, maior será seu custo. Já a redução do custo de embalagens pode resultar em diminuição dos custos de avarias, perdas e danos nos produtos.

Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Erro da IV:

    "Quanto maior o grau de proteção dada às embalagens usadas no manuseio e transportes dos produtos, maior será seu custo. Já a redução do custo de embalagens pode resultar em DIMINUIÇÃO dos custos de avarias, perdas e danos nos produtos."

    Se reduzimos o custo de embalagens o mais provável é que irão aumentar os riscos de haver danos aos produtos.

    *Trade-offs é um conceito que utilizamos diante de uma escolha em detrimento de outra.

    Alternativa C


ID
3194089
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

É correto dizer que, numa operação logística, o tipo de carga determina o modal de transporte. Quanto a essa relação, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Produtos fluidos em grandes volumes devem ser transportados pelo modal ferroviário. (o certo é modal dutoviário)

    gab: letra C


ID
3194092
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Logística

A redução do valor de um bem, pelo seu desgaste ou perda de utilidade por uso, constitui-se uma análise contábil e financeira importante. Considerando os conceitos e elementos conexos, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas