SóProvas



Prova COTEC - 2019 - Prefeitura de Unaí - MG - Auxiliar de Cuidador Social


ID
3166015
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No programa Windows Explorer, executado pelo sistema operacional Windows, ao se acessar um diretório que contenha diversos arquivos de Word, Excel e PowerPoint, é possível separar e agrupar esses arquivos de acordo com o tipo, por meio do seguinte procedimento: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Para mudar o modo de exibição dos ícones basta clicar como o botão direito do mouse, agrupar por e selecionar "tipo" (será agrupado de acordo com o formato dos arquivos).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • No programa Windows Explorer, executado pelo sistema operacional Windows, ao se acessar um diretório que contenha diversos arquivos de Word, Excel e PowerPoint, é possível separar e agrupar esses arquivos de acordo com o tipo, por meio do seguinte procedimento:

    Clicar com o botão direito do mouse; na lista disponibilizada, selecionar a opção Agrupar, optar por Tipo.

    gabarito B.


ID
3170164
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990), regulamentado pela Lei n.º 8.069/1990, em seu artigo 1.º, dispõe sobre “a proteção integral à criança e ao adolescente”. Isso quer dizer que, frente a essa demanda, deve(m) ser assegurado(s)/a(s) e/ou priorizado(s)/a(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Conforme o ECA (8069/90):

    ? Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes.

    ? O ECA não menciona diretamente "biopsíquico e social, indispensável para a preservação da integridade humana e a melhoria da condição de vida do segmento em questão", porém se pode fazer uma inferência ao conhecer o ECA, pois, em todo momento, o ECA menciona que é de suma importância assegurar o desenvolvimento da criança e do adolescente, fornecendo as melhores condições possíveis para que isso ocorra.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
3170167
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Considerando as previsões do ECA, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.
I ( ) O estágio de convivência para adoção é dispensado quando o adotando for irmão, neto ou sobrinho do adotante. Pode também ser dispensado quando o adotando já estiver sob a tutela do adotante, nos casos de colocação em família substituta.
II ( ) O direito à liberdade também compreende participar da vida política, na forma da lei.
III ( ) O pai ou a mãe condenados por qualquer prática de crime perdem a guarda de seus filhos, até que a pena aplicada pela autoridade judiciária seja cumprida.
IV ( ) Além das faltas reiteradas e sem justificativas, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos.
V ( ) Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Fundamentações conforme o ECA (8069/90):

    I - (F) O estágio de convivência para adoção é dispensado quando o adotando for irmão, neto ou sobrinho do adotante. Pode também ser dispensado quando o adotando já estiver sob a tutela do adotante, nos casos de colocação em família substituta. ? incorreto, IRMÃO não podem adotar, conforme art. 42 (§ 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando).

    II - (V) O direito à liberdade também compreende participar da vida política, na forma da lei. ? correto, art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: VI - participar da vida política, na forma da lei.

    III - (F) O pai ou a mãe condenados por qualquer prática de crime perdem a guarda de seus filhos, até que a pena aplicada pela autoridade judiciária seja cumprida. ? incorreto, conforme art. 23, § 2º A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso sujeito à pena de reclusão contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar ou contra filho, filha ou outro descendente. (Redação dada pela Lei nº 13.715, de 2018)

    IV - (V ) Além das faltas reiteradas e sem justificativas, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar os casos de maus-tratos envolvendo seus alunos. ? correto, art. 56. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.

    V - (V ) Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários. ? correto, art. 65 do ECA.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Art. 46. A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo máximo de 90 (noventa) dias, observadas a idade da criança ou adolescente e as peculiaridades do caso.

    § 1° O estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo.

    Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.

    § 4° Será garantida a convivência da criança e do adolescente com a mãe ou o pai privado de liberdade, por meio de visitas periódicas promovidas pelo responsável ou, nas hipóteses de acolhimento institucional, pela entidade responsável, independentemente de autorização judicial.

    Gab B

  •  Art. 46. A adoção será precedida de estágio de convivência com a criança ou adolescente, pelo prazo máximo de 90 (noventa) dias, observadas a idade da criança ou adolescente e as peculiaridades do caso. 

    § 1 O estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo. 

    § 2º Em caso de adoção por estrangeiro residente ou domiciliado fora do País, o estágio de convivência, cumprido no território nacional, será de no mínimo quinze dias para crianças de até dois anos de idade, e de no mínimo trinta dias quando se tratar de adotando acima de dois anos de idade.

    § 2 A simples guarda de fato não autoriza, por si só, a dispensa da realização do estágio de convivência

    § 2 -A. O prazo máximo estabelecido no caput deste artigo pode ser prorrogado por até igual período, mediante decisão fundamentada da autoridade judiciária. 

     Art. 42. Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil. 

    § 1º Não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

  • A questão exige do candidato o conhecimento sobre diversos dispositivos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede os itens corretos. Veja:

    I - incorreto. O estágio de convivência será dispensado nos casos em que o adotando já estiver sob guarda ou tutela, desde que por tempo suficiente que assegure a constituição do vínculo. Além disso, os ascendentes (tios e avós, no caso da questão), bem como o irmão, não poderão adotar.

    Art. 46, §1º, ECA: o estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a convivência da constituição do vínculo.

    Art. 42, §1º, ECA: não podem adotar os ascendentes e os irmãos do adotando.

    II - correto. Art. 16, VI, ECA: o direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: participar da vida política, na forma da lei.

    III - incorreto. O ECA não busca retirar do pai ou da mãe que cometeu um crime o poder familiar. Prova disso é que os filhos têm o direito de visitar os pais quando eles estiverem privados de sua liberdade. Entretanto, essa regra não é absoluta.

    Entretanto, os pais poderão perder o poder familiar se a condenação for por crime doloso sujeito à pena de reclusão contra:

    • Outra pessoa da família igualmente titular do mesmo poder familiar (o pai mata a mãe dos filhos, por exemplo)
    • Filho, filha ou outro descendente

    Art. 23, §2º, ECA: a condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso sujeito à pena de reclusão contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar ou contra filho, filha ou outro descendente.

    IV - correto. Art. 56 ECA: os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

    I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

    II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares;

    III - elevados níveis de repetência.

    V - correto. Art. 65 ECA: ao adolescente aprendiz, maior de 14 anos, são assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

    Gabarito: B


ID
3170170
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A efetivação do controle social e da participação dos cidadãos na formulação da política de atendimento aos direitos das crianças e dos adolescentes se concretiza por meio do

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Também faz o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação. Além disso, gerencia e estabelece os critérios de utilização de recursos dos fundos de direitos da criança e do adolescente municipais, seguindo orientação do parágrafo 2º do artigo 260 da Lei n° 8.069/1990.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  •  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Também faz o registro de entidades que atuam com crianças e adolescentes e acompanha se os projetos e programas realizados atendem aos requisitos da legislação. Além disso, gerencia e estabelece os critérios de utilização de recursos dos fundos de direitos da criança e do adolescente municipais, seguindo orientação do parágrafo 2o do artigo 260 da Lei n° 8.069/1990.

  • Avante PMPR #Pertenceremos!


ID
3170173
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

As entidades socioassistenciais são também responsáveis pela execução dos serviços que asseguram proteção social às crianças e aos adolescentes, e elas consideram as demandas identificadas, observando as previsões legais para operacionalização da política de atendimento. Sobre os serviços prestados por essas entidades, considerando as limitações e regulações, indica-se, à luz do ECA, que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme o ECA (8069/90):

    ? Art. 191. O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não-governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.

    Parágrafo único. Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito: A (conforme o art. 191 do ECA, lei 8.069/90) Portanto, entendemos que o artigo 191 é inconstitucional no ponto a que se refere ao início do procedimento por portaria da autoridade judiciária. Se no curso de seus trabalhos, em análise de processos, o juízo toma conhecimento de possível prática de crimes ou infrações, cabe-lhe remeter cópias ao Ministério Público, e não instaurar portarias. É o que prevê, por exemplo, o art. 40 do CPP: "Quando, em autos ou papéis de que conhecerem, os juízes ou tribunais verificarem a existência de crime de ação pública, remeterão ao Ministério Público as cópias e os documentos necessários ao oferecimento da denúncia. " Fonte: Estatuto da criança e do adolescente - Guilherme Freire de Melo Barros (13° edição - 2019)
  • Erro da letra C:

    Art. 91. As entidades não-governamentais somente poderão funcionar depois de registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o qual comunicará o registro ao Conselho Tutelar e à autoridade judiciária da respectiva localidade.

  • Art. 191. O procedimento de apuração de irregularidades em entidade governamental e não governamental terá início mediante portaria da autoridade judiciária ou representação do Ministério Público ou do Conselho Tutelar, onde conste, necessariamente, resumo dos fatos.

    Parágrafo único. Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar liminarmente o afastamento provisório do dirigente da entidade, mediante decisão fundamentada.224

     Portaria: trata-se de um ato administrativo emitido por autoridade de baixo escalão de determinado Poder de Estado, no caso, o juiz da Vara da Infância e Juventude. Confira-se, ainda, a respeito do conceito de portaria, a nota 47 ao art. 149.

     Representação: trata-se, formalmente, da peça que contém a explanação de um fato juridicamente relevante, acompanhado de um pedido de providências. Difere da petição, pois esta contém expressamente um pedido de interesse de quem a apresenta. Por isso, cabe ao Ministério Público ou ao Conselho Tutelar representar em relação a uma unidade de atendimento, demonstrando irregularidades, para que providências sejam tomadas.

    Afastamento provisório do dirigente: na própria representação, quando subscrita pelo Ministério Público, pode constar o pedido liminar de afastamento do dirigente da entidade, cabendo ao juiz apreciar juntamente com o recebimento da peça inaugural. É preciso estar devidamente instruída com documentos suficientes para chegar ao ponto de pleitear o imediato afastamento do dirigente da entidade. Nada impede que o Ministério Público colha tais provas, valendo-se do seu poder de requisição e oitiva de testemunhas. Quando o pleito for feito pelo Conselho Tutelar, ouve-se, antes, o Ministério Público. Por óbvio, a decisão judicial será fundamentada, como, aliás, todas as decisões o serão (art. 93, IX, CF). Deferindo ou indeferindo o afastamento, cabe agravo apresentado pela parte prejudicada.

    NUCCI, Guilherme de Souza. Estatuto da Criança e do Adolescente - Comentado. Grupo GEN, 2020.


ID
3170176
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o ECA, os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente devem ser, obrigatoriamente, comunicados a qual instituição?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Conforme o ECA (8069/90):

    ? Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. (Redação dada pela Lei nº 13.010, de 2014).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

  • GABARITO E

    PMGO

    ? Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

  • Essa aqui até a vizinha fofoqueira sabe! kkkk

  • Letra E

    GM GRAVATÁ 2020

  • A questão exige o conhecimento estampado no art. 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a comunicação obrigatória ao Conselho Tutelar da suspeita ou confirmação de qualquer tipo de violência contra a criança ou adolescente.

    Art. 13 ECA: os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    Dessa forma, como o ponto central da questão versa sobre qual autoridade deve receber a comunicação de suspeita de maus tratos contra criança, a única alternativa correta é a letra E: Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

    É importante ressaltar que esse dispositivo menciona a comunicação pelo médico ou responsável pelo estabelecimento de saúde, bem como faz referência apenas ao Conselho Tutelar. Entretanto, os profissionais poderão comunicar os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos ao Conselho, ao Ministério Público, à Polícia ou ao Juizado da Infância e Juventude.

    O ECA prevê, inclusive, que a falta de comunicação constitui uma infração administrativa (cuidado: não é crime!), que encontra respaldo no art. 245. Veja:

    Art. 245 ECA: deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde e de ensino fundamental, pré-escola ou creche, de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente:

    Pena - multa de 3 a 20 salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    Gabarito: E


ID
3170182
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Artigo 250 do ECA (1990), o ato de “[...] hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere [...]” deve ser considerado infração administrativa. Com base nisso, responda: quais seriam as medidas a serem tomadas na ocorrência dessa situação?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Conforme o ECA (8069/90):

    ? Art. 250. Hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere: (Redação dada pela Lei nº 12.038, de 2009).

    Pena ? multa. (Redação dada pela Lei nº 12.038, de 2009).

    § 1 º Em caso de reincidência, sem prejuízo da pena de multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 (quinze) dias. (Incluído pela Lei nº 12.038, de 2009).

    § 2 º Se comprovada a reincidência em período inferior a 30 (trinta) dias, o estabelecimento será definitivamente fechado e terá sua licença cassada. (Incluído pela Lei nº 12.038, de 2009).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • ART. 250

    HOSPEDAGEM= SEM AUTORIZAÇÃO PENA: MULTA

    Reincidência= MULTA + fechamento por até15 dias

    Reincidência= menos de 30 dias, estabelecimento será fechado e licença cassada.

  • Gabarito: Letra E

    Estatuto da Criança e do Adolescente

    Art. 250. Hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere:

    Pena - Multa.

    §1º. Em caso de reincidência, sem prejuízo da pena de multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 (quinze) dias.

    §2º. Se comprovada a reincidência em período inferior a 30 (trinta) dias, o estabelecimento será definitivamente fechado e terá sua licença cassada.

  • Avante PMPR #Pertenceremos!

  • A questão exige o conhecimento estampado no §1º do art. 250 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que versa sobre a hospedagem em hotel ou congênere de criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável. Veja:

    Art. 250 ECA: hospedar criança ou adolescente desacompanhado dos pais ou responsável, ou sem autorização escrita desses ou da autoridade judiciária, em hotel, pensão, motel ou congênere:

    Pena - multa.

    Observe que o §1º traz a consequência aplicável no caso de reincidência:

    Art. 250, §1º, ECA: em caso de reincidência, sem prejuízo da pena de multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 dias.

    Dessa forma, a única alternativa correta é a letra E: além da pena de multa, a autoridade judiciária poderá determinar o fechamento do estabelecimento por até 15 dias.

    Gabarito: E


ID
3170185
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Ao considerar as previsões do ECA (1990), estabeleça as correlações entre a coluna I e a coluna II:

COLUNA I
I – Direitos e deveres
II – Medidas de proteção e/ou socioeducativas
III – Violências, crimes e violações de direitos
IV – Política de Atendimento e/ou Conselhos

COLUNA II
( ) Serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e redução de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências.
( ) Precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
( ) Requisição de serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.
( ) Apreensão de produto e instrumento da infração e requisição de exames ou perícias necessárias à comprovação da materialidade e autoria.
( ) Atendimento sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.
( ) Atendimento às necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
( ) Prática omissiva dos profissionais da saúde quando não identificam corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto, bem como deixar de proceder aos exames necessários.

Com base nas correlações realizadas, marque a alternativa CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Somente a primeira assertiva já é suficiente para que acertemos a questão:

    (IV) Serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e redução de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências. ? Conforme o ECA (8069/90): Art. 87. São linhas de ação da política de atendimento: II - serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e redução de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências; (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Questão muito bem elaborada.

  • GABARITO: B

    AVANTE!

  • GABARITO B

    I- Artigo 4 do ECA --> É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, á educação, ao esporte, ao lazer , à profissionalização, á cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo Único. A garantia de prioridade compreende:

    a) Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) Preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com à proteção à infância e juventude.

    só comentei esse, porque é o único artigo que cai na PMPR

  • Questão muito confusa.

  • Questão boa, porém o qc deixa a desejar!

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, e pede que o candidato relacione a coluna I com a coluna II.

    (IV) Política de atendimento e/ou conselhos

    Art. 87, II, ECA: são linhas de ação da política de atendimento: serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social de garantia de proteção social e de prevenção e redução de violações de direitos, seus agravamentos ou reincidências.

    (I) Direitos e deveres

    Art. 4º, parágrafo único, b, ECA: a garantia de prioridade compreende: precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.

    (IV) Política de atendimento e/ou conselhos

    Art. 136, III, a, ECA: são atribuições do Conselho Tutelar: promover a execução de suas decisões, podendo para tanto: requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

    (II) Medidas de proteção e/ou socioeducativas

    Art. 173 ECA: em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

    II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

    III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    (I) Direitos e deveres

    Art. 11, §1º, ECA: a criança e o adolescente com deficiência serão atendidos, sem discriminação ou segregação, em suas necessidades gerais de saúde e específicas de habilitação e reabilitação.

    (II) Medidas de proteção e/ou socioeducativas

    Art. 100 ECA: na aplicação das medidas levar-se-ão em conta as necessidades pedagógicas, preferindo-se aquelas que visem ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

    (III) Violências, crimes e violações de direitos

    Art. 229 ECA: deixar o médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto, bem como deixar de proceder aos exames referidos no art. 10 desta Lei:

    Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    Gabarito: B

  • Pra um cargo de nível médio, função de auxiliar e ainda de prefeitura, essa prova tá bem puxadinha, viu? Tô impressionada. Tem questões de nível superior que são bem mais bobas que essas do Eca dessa prova.

  • GAB B

    1. NIGUÉM ACERTOU NA PROVA!

ID
3170188
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Assinale a alternativa que elenca um dos principais fatores a ser considerado no processo de suspensão do poder familiar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme o ECA (8069/90):

    ? Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

    Parágrafo único. A mãe e o pai, ou os responsáveis, têm direitos iguais e deveres e responsabilidades compartilhados no cuidado e na educação da criança, devendo ser resguardado o direito de transmissão familiar de suas crenças e culturas, assegurados os direitos da criança estabelecidos nesta Lei. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

    ? Art. 23. A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar .

    § 1º Não existindo outro motivo que por si só autorize a decretação da medida, a criança ou o adolescente será mantido em sua família de origem, a qual deverá obrigatoriamente ser incluída em serviços e programas oficiais de proteção, apoio e promoção. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

    § 2º A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso sujeito à pena de reclusão contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar ou contra filho, filha ou outro descendente. (Redação dada pela Lei nº 13.715, de 2018).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Complementando o comentário do colega Arthur, também encontramos fundamentação no Código Civil. Vejamos:

    LEI Nº 10.406/2002

    Art. 1.637. Se o pai, ou a mãe, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a medida que lhe pareça reclamada pela segurança do menor e seus haveres, até suspendendo o poder familiar, quando convenha.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A

  • GABARITO A

    Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

    Art. 23. A falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.

  • HIPÓTESES DE PERDA E SUSPENSÃO DO PODER FAMILIAR:

    ECA

    Art. 22. Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educação dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigação de cumprir e fazer cumprir as determinações judiciais.

    Art. 24. A perda e a suspensão do pátrio poder poder familiar serão decretadas judicialmente, em procedimento contraditório, nos casos previstos na legislação civil, bem como na hipótese de descumprimento injustificado dos deveres e obrigações a que alude o art. 22. 

    CC

    Art. 1.637. Se o pai, ou a mãe, abusar de sua autoridade, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente, ou o Ministério Público, adotar a medida que lhe pareça reclamada pela segurança do menor e seus haveres, até suspendendo o poder familiar, quando convenha.

    Parágrafo único. Suspende-se igualmente o exercício do poder familiar ao pai ou à mãe condenados por sentença irrecorrível, em virtude de crime cuja pena exceda a dois anos de prisão.

    Art. 1.638. Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que:

    I - castigar imoderadamente o filho;

    II - deixar o filho em abandono;

    III - praticar atos contrários à moral e aos bons costumes;

    IV - incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.

    V - entregar de forma irregular o filho a terceiros para fins de adoção. 

    Parágrafo único. Perderá também por ato judicial o poder familiar aquele que: 

    I – praticar contra outrem igualmente titular do mesmo poder familiar: 

    a) homicídio, feminicídio ou lesão corporal de natureza grave ou seguida de morte, quando se tratar de crime doloso envolvendo violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher; 

    b) estupro ou outro crime contra a dignidade sexual sujeito à pena de reclusão; 

    II – praticar contra filho, filha ou outro descendente: 

    a) homicídio, feminicídio ou lesão corporal de natureza grave ou seguida de morte, quando se tratar de crime doloso envolvendo violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher; 

    b) estupro, estupro de vulnerável ou outro crime contra a dignidade sexual sujeito à pena de reclusão. 


ID
3170191
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

No que diz respeito ao trabalho e às práticas empregatícias desenvolvidas por crianças e adolescentes, sob amparo legal, é possível dizer:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Fundamentações conforme o ECA (8069/90):

    A) Somente os adolescentes com mais de 16 anos podem receber benefícios como bolsa aprendizagem, entre outros, como auxílios previdenciários. ? incorreto, art. 64. Ao adolescente até quatorze anos de idade é assegurada bolsa de aprendizagem.

    B) O trabalho pode ser desenvolvido à noite pelos adolescentes, entretanto, todas as garantias devem ser asseguradas, tais como adicional noturno, entre outros benefícios, considerando as particularidades de atividades que demandam maior esforço. ? incorreto, é VEDADO (art. 67): I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte.

    C) Está previsto que todo adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observadas a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento e a sua vinculação precedente ou sustentada por capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

    Art. 69. O adolescente tem direito à profissionalização e à proteção no trabalho, observados os seguintes aspectos, entre outros:

    I - respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento;

    II - capacitação profissional adequada ao mercado de trabalho.

    D) Está previsto que qualquer pessoa com menos de 18 anos pode trabalhar, salvo na condição de aprendiz, que é a partir dos 16 anos. ? incorreto, art. 60. É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, salvo na condição de aprendiz.

    E) Todos os adolescentes podem receber remunerações pelos trabalhos prestados, é um direito constituído, contudo, a dimensão educativa e pedagógica somente acontece quando ele recebe treinamentos específicos condizentes com a função desempenhada. ? incorreto, a dimensão pedagógica deve sempre estar presente.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Israel, o menor aprendiz deve possuir carteira profissional. Deve ser matriculado em algum curso profissionalizante (por exemplo o SENAI), o empregador (que também deve possuir vínculo com o SENAI ou com o governo se não me engano) deve assinar a carteira e pagar todos direitos empregatícios do menor. Mas como o nome diz, é um profissional em aprendizado e em desenvolvimento. Sem as mesmas responsabilidades de um empregado comum. Acredito que foi isso que a questão se referiu.


ID
3170314
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pessoa trabalha 30 dias para receber R$ 2550,00. Se essa pessoa trabalhar apenas 20 dias, então ela terá o direito de receber

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? 30 dias= 2550 (2550:30= 85 reais ao dia);

    ? 20 dias * 85 reais/dia= R$1.700,00

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Regra de três simples!!

    30D 2,550

    20D XR

    30DXR=20×2,550

    DXR=51,000÷30

    DXR=1,700! Letra B


ID
3170317
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma pessoa aplicou R$ 15600,00 durante 5 meses, a uma taxa de 2% ao mês. Nessas condições, é CORRETO afirmar que o montante recebido por essa pessoa, no final dessa aplicação, foi de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Juros simples de 2% ao mês, foram 5 meses (5*2= 10% de juros);

    ? Valor de 15600 aplicado:

    15600 ---------- 100%

    x ------------------- 110%

    100x= 15600*110

    100x= 1716000

    x= 17.160 reais.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Acertei a questão, mas acho que o gabarito está equivocado. O montante não seria o capital aplicado somado ao juros? Se o juros foi de 17.160,00 reais, somando-se a isso o capital de 15.600,00 reais aplicado, o montante na verdade seria igual a 32.760,00 reais. Estou errada?

  • Raissa, os juros da aplicação foram R$ 1.560 (15.600x0,02x5)

    O Montante é 15.600 + 1.560 = 17.160


ID
3170320
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere f: R R e g: RR duas funções definidas por f(x) = 2x e g(x) = -x +6. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que os gráficos das funções f e g se intersectam no ponto de abscissa x igual a

Alternativas
Comentários
  • Quando li o enunciado levei um susto, mas a questão não é complexa, só igualar as funções:

    2x = -x + 6

    2x+x=6

    3x=6

    x=6/3

    x= 2

  • Não consegui resolver, desenhei os gráficos e deu intersecção no x=3


ID
3170323
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja ABCD um paralelogramo com 512 cm2 de área. Os pontos M, N e P são consecutivos e dividem a diagonal BD do paralelogramo em quatro partes iguais. A área do triângulo AMP é igual a

Alternativas
Comentários
  • Total do paralelogramo igual a 512 cm^2

    dividindo por 2 voce tem um triangulo ADB onde terá uma de 256 cm2

    com isto temos uma reta que se divide em 4 partes iguais (como que saber o triangulo AMP) teremos dois dos 4, com isto teremos 256/2 , o resultado será 128 cm2 ---- "B".

    sem papel é punk explicar, mas que dar para entender.


ID
3170329
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para ser processado, o arquivo deve estar armazenado em uma pasta e ter um nome para ser reconhecido pelo sistema operacional. Em quais unidades as pastas podem ser criadas? Qual o processo de criação de pastas? Como é formado o nome do arquivo?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Unidades periféricas de armazenamento - clica no botão direito do mouse, novo, Pasta, insere nome - nome, ponto e extensão do arquivo; dois nomes definidos pelo usuário separados por um ponto. ? incorreto, somente um nome.

    B) Área de trabalho - recorta pasta e copia; nome, ponto e extensão do arquivo - dois nomes definidos pelo sistema operacional separados por um ponto. ? incorreto, deve-se criar uma nova pasta pelo botão direito do mouse; o processo da alternativa é somente o recorte de uma pasta já criada.

    C) C: - unidades periféricas de armazenamento; clica no botão direito do mouse, novo, Pasta, insere nome - nome, ponto e extensão do arquivo.

    D) C: - unidades periféricas de armazenamento; clica no botão direito do mouse, novo, Pasta, insere nome - um nome criado pelo programa em uso, ponto e uma extensão. ? incorreto, pois a alternativa deixou vago a possibilidade de se escolher um nome.

    E) C: - unidades periféricas de armazenamento; clica no botão direito do mouse, novo, Pasta, insere nome - um nome, ponto e a extensão doc. ? incorreto, pois não é somente "doc", outros formatos também são perfeitamente possíveis.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva C

    C: - unidades periféricas de armazenamento; clica no botão direito do mouse, novo, Pasta, insere nome - nome, ponto e extensão do arquivo.

  • Gaba: C

    Que questãozinha chata.

  • Essa banca é estranha
  • bizonho

  • GAB: C

    Esse tipo de questão requer muito atenção.


ID
3170422
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um funcionário da prefeitura trabalha em um microcomputador com uma das versões mais recentes do Sistema Operacional Windows. O funcionário acessou o Windows Explorer, selecionou o arquivo processo1000 na pasta C:\processos e executou o atalho de teclado Ctrl + X. Em seguida, acessou a pasta C:\Documentos Antigos e executou o atalho Ctrl + V. Tal procedimento resultou na ação:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? CTRL + X (lembre-se da TESOURA (X); esse atalho serve para recortar, logo, o arquivo será movido e não copiado);

    ? Depois o atalho CTRL + V foi selecionado (colar); dessa forma o arquivo foi movido (recortado) de C:\processos\processo1000 para C:\Documentos Antigos.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • ctrl x ---> recorta.

  • Ctrl x recorta para mudar de local, diferente do Ctrl c que cria uma cópia

  • Questão de 2019 onde diz utilizar a versão mais recente do Windows mas usa o nome "Windows Explorer". Banca Juninho
  • Windows Explorer na versão mais recente do windows no ano de 2019??


ID
3170428
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um aluno desenvolveu um trabalho científico e a sua formatação deveria atender às regras da empresa onde trabalhava. O texto tinha que estar alinhado à esquerda e à direita, em uma página com margens superior e inferior = 3cm, margem esquerda = 3cm e direita = 2cm. Quais comandos o aluno usou para manter a formatação desejada?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Alinhar texto, configurar página, propriedades, inserir margens. ? quais margens? Deve haver a especificação.

    B) Centralizar texto, layout de página, tamanho da página. ? Em que lugar está as margens?

    C) Marcar o texto e justificar; layout de página, margens. Margens personalizadas, superior = 3cm, inferior = 3cm, esquerda = 3cm, direita = 2cm.

    D) Marcar o texto e justificar, inserir o número de linhas por página. ? Faltaram as margens novamente.

    E) Centralizar texto, layout de página, margens. Margens personalizadas, superior = 3cm, inferior = 3cm, esquerda = 3cm, direita = 2cm. ? incorreto, visto que queremos um texto justificado para que se atendam as normas.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito letra C para os não assinantes.

    Atalhos para alinhamento de texto:

    ► Esquerda = Ctrl +Q

    ►Centralizar = Ctrl + E

    ►Direita = Ctrl + G

    Justificar Ctrl + J

  • Para completar o comentário de Danelle.

    Os atalhos que ela colocou é referente ao Microsoft Word. No LibreOffice Writer os únicos que mudam são:

    Esquerda: CTRL + L

    DIREITA: CTRL + R

  • MUITO BOM SEU COMENTÁRIO '' CAROLZI'' . VC NÃO ACHA MELHOR AJUDAR DO QUE ATRAPALHAR ?

  • MUITO BOM SEU COMENTÁRIO '' CAROLZI'' . VC NÃO ACHA MELHOR AJUDAR DO QUE ATRAPALHAR ?

  • GABARITO C

    Sabendo que para alinhar o texto à esquerda e à direita vc tem que justificar, já elimina os itens A, B e E

    No item D não tem nada a ver o número de linhas, sobra o item C


ID
3170431
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um profissional, ao criar um texto, definiu espaço simples entre as linhas e inseriu figura como fundo do texto. Ao observar o trabalho, percebeu que o espaçamento entre linhas estava desigual. Quais comandos foram usados para corrigir o espaçamento desigual e para inserir a figura atrás do texto?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Ctrl+T - parágrafo; espaçamento antes = 0; espaçamento depois = 0 - inserir; imagem; procurar arquivo com o uso do Windows Explorer; escolher arquivo; inserir; clicar com o botão direito do mouse na figura; formatar imagem; layout; atrás.

    B) Ctrl+T - espaço simples entre linhas - abrir o paint; criar imagem. ? incorreto, a imagem já está criada conforme o enunciado.

    C) Ctrl+T - espaçamento duplo - inserir; imagem; procurar arquivo com o uso do Windows Explorer; escolher arquivo; inserir; clicar com o botão direito do mouse; formatar imagem; layout; no meio. ? incorreto, a figura deve vir "atrás" e não no "meio".

    D) Ctrl+T - espaço duplo entre linhas - abrir o Excel; criar o gráfico. ? não é um gráfico e a imagem não deve ser criada.

    E) Ctrl+T- espaçamento; antes = 0; espaçamento depois = 10 - inserir, imagem, procurar arquivo com o Windows Explorer; escolher arquivo; inserir; clicar com o botão direito do mouse; formatar imagem; layout; no meio. ? incorreto, a figura deve vir "atrás" e não no "meio".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Na verdade com algumas observações dá para alcançar o gabarito!

    1º nesta opção a imagem vem por trás.

    2º O controle sobre os espaçamentos. não esquecer:

    Tipos de espaçamento do Word: Antes, depois, entre linhas.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito letra A para os não assinantes.

    A princípio a questão parece ser difícil, mas se você mantiver a calma dá para acertar apenas observando o comando da questão. Vejamos:

    Um profissional, ao criar um texto, definiu espaço simples entre as linhas e inseriu figura como fundo do texto. Ao observar o trabalho, percebeu que o espaçamento entre linhas estava desigual. Quais comandos foram usados para corrigir o espaçamento desigual e para inserir a figura atrás do texto?

    A) Ctrl+T - parágrafo; espaçamento antes = 0; espaçamento depois = 0 - inserir; imagem; procurar arquivo com o uso do Windows Explorer; escolher arquivo; inserir; clicar com o botão direito do mouse na figura; formatar imagem; layout; atrás.

    Todas as outras alternativas ou não traziam o layout ou o colocavam no meio.