SóProvas



Prova Exército - 2010 - EsFCEx - Oficial - Magistério História


ID
737368
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Egito antigo, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta

I. A produção de excedentes agrícolas propiciou a organização de pequenos núcleos populacionais, os nomos.

II. Os escribas representavam um segmento privilegiado por serem vistos como mediadores entre os homens e os deuses.

III. Os felás - ou escravos, compunham a maioria da população e, além de trabalharem nas atividades agrícolas eram explorados nas grandes construções.

IV. O Novo Império, estabelecido a partir da expansão dos hicsos, caracterizou- se, entre outros aspectos, por uma política expansionista e de anexação, à qual seguiu-se um longo período de decadência até cair sob domínio romano.

Alternativas

ID
737371
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relacione os povos da antiguidade das  colunas  abaixo às suas respectivas características , a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Hebreus

2. Fenícios

3. Persas 


( ) Alcançaram grande desenvolvimento entre os séculos XII e XI a.C., dominando entrepostos comerciais no Mar Mediterrâneo, no Mar Negro e no Mar Cáspio.

( ) Seus domínios eram divididos em províncias chamadas Satrápias.

( ) Eram chefiados pelos patriarcas, que exerciam as funções de sacerdotes, juízes e chefes militares.

( ) Sob hegemonia de Cartago enfrentaram os romanos no episódio conhecido como Guerras Púnicas.

( ) O seu expansionismo foi marcado, entre outros fatores, pela conquista do Egito na Batalha de Pelusa. 

Alternativas
Comentários
  • Para gabaritar a questão é só lembrar que foram os PERSAS que dividiram suas provínicas em SATRÁPIAS, assim como foram eles que conquistaram o EGITO na batalha de PELUSA. 

    Gab. D 

    Fé e Foco!!!

  • ( 2) Os Fenícios alcançaram grande desenvolvimento entre os séculos XII e XI a.C., dominando entrepostos comerciais no Mar Mediterrâneo, no Mar Negro e no Mar Cáspio.

    (3 ) Os Persas tinham seus domínios divididos em províncias chamadas Satrápias.

    (1 ) Os Hebreus eram chefiados pelos patriarcas, que exerciam as funções de sacerdotes, juízes e chefes militares.

    (2 ) os Fenícios sob hegemonia de Cartago enfrentaram os romanos no episódio conhecido como Guerras Púnicas.

    ( 3) os Persas tiveram seu expansionismo marcado, entre outros fatores, pela conquista do Egito na Batalha de Pelusa.

  • 1. Hebreus

    2. Fenícios

    3. Persas

    ( ) Os Fenícios eram um povo navegador. Mar Mediterrâneo, Mar Negro e Mar Cáspio.

    ( ) Os Persas dividiam seus domínios em províncias chamadas Satrápias.

    ( ) Hebreus eram governados por um único cara que exercia função de vários. (Patriarca = Sacerdote, Juiz e chefe militar)

    ( ) Fenícios brigaram com os Romanos, Guerras Púnicas.

    ( ) Persas conquistaram o Egito. Expansionismo, Batalha de Pelusa.

  • Os Persas conquistou o Egito. É dívidas suas províncias em satrápias.

    APMBB


ID
737374
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as instituições políticas de Atenas nos séculos V e IV a.C., analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A soberania popular era o fundamento da democracia ateniense, expressa em sua essência por intermédio das assembleias e dos conselhos.

II. A Ecclesia, instituição política ateniense tinha como característica principal a reunião do povo em algumas sessões públicas, incluindo os estrangeiros.

III. A Bulé ou Conselho dos Quatrocentos representava o órgão legislativo que tinha como função dividir as ações até então controladas pelo Areópago ateniense dirigido pelos aristocratas.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Ecclésia era o tribunal popular e o povo que decidia, somente os atenienses

    A Bulé era um corpo legislativo que era formado por 400 pessoas as quais podiam legislar

    A democracia em Atenas foi notória na Reforma de Sólon, mesmo que de caráter meramente consultivo, o povo tinha a o direito de concordar ou discordar de tal ação


ID
737377
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as concepções religiosas da civilização helênica, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta

I. A religião representava um sistema criado para explicar o mundo físico de forma que afastasse os mistérios que inquietavam os gregos e lhes dessem um sentimento de íntima ligação com o mundo real.

II. A religião atuava como instrumento para justificar as paixões mundanas que se apoderavam dos homens e provocavam a perda do autocontrole, qualidade tida pelos gregos como essencial ao êxito nas guerras.

III. Os sistemas religiosos tinham papel fundamental na ordem social, uma vez que determinavam os dogmas ou sacramentos da vida na pólis.

Alternativas
Comentários
  • A religião consistia no politeísmo e não tinha um caráter autoritário igual a idade média, onde a religião tinha controle da massa.

    A religião, para o povo grego, muitas vezes, era uma forma de justificar os mitos, os quais eles não tinham como explicar, um exemplo disso é o 'ECO"

    ECO= MULHER DA VOZ LINDA QUE FOI AMALDIÇOADA PELA MULHER DE ZEUS E SE ESCONDEU NA CAVERNA POR VERGONHA DE SUA VOZ.

    LETRA C

    APMBB


ID
737380
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um dos problemas enfrentados pelos poderosos na Roma antiga era a questão da terra. Sobre as soluções propostas para esse problema naquele período, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Tibério Graco, tribuno da plebe, conseguiu a aprovação de uma lei que limitava a extensão das propriedades fundiárias da nobreza, o que levou à sua morte e de muitos de seus companheiros.

II. A restrição da cidadania às populações latinas visava conter as exigências desse grupo social sobre os seus direitos como patrícios e grandes proprietários rurais.

III. O projeto de reforma agrária dos irmãos Graco tinha por objetivo, entre outros, multiplicar as pequenas propriedades e fortalecer o campesinato que fornecia soldados para as legiões.

Alternativas
Comentários
  • Letra C

  • Latinos: Cidadãos não-romanos, peregrinos. Tinha a possibilidade de ganhar a cidadania se fizessem feitos que fossem de merecimento, como investir em Roma.


ID
737383
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a expansão do Império Carolingio. analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O combate ao cristianismo aliado a uma política expansionista proporcionou grandes conquistas territoriais.

II. Reformas de caráter social que privilegiavam a educação e a cultura deram impulso ao chamado Renascimento Carolíngio.

III. A fragmentação do Império Carolíngio deslocou o eixo de poder político- administrativo dos reinos, com o fortalecimento dos senhores das terras, originando a sociedade feudal.

Alternativas
Comentários
  • I)Errada .O Império Carolingio se apoiou na igreja para a mesma avaliar e justificar seus atos, já que Carlos Magno foi coroado o Imperador dos romanos pelo Papa Leão

    II)Certo . Na cultura, recuperaram algumas coisas da antiguidade clássica. Na educação, criaram-se as 7 artes liberais (trivio e quadrivio)

    III)Certo. O Império carolingio seguiu o modelo Franco de condados , ocorrendo uma fragmentação do Poder central, a única centralização que se tinha era a do missis dominicis, os quais eram responsáveis por fiscalizarem o Império

    LETRA D

    APMBB

  • O IMPÉRIO CAROLÍNGIO TEVE SEU AUGE DURANTE O REINADO DO REI CARLOS MAGNO FILHO DE PEPINO O BREVE (FUNDADOR DA DINASTIA CAROLÍNGIA E QUEM FEZ ALIANÇA COM A IGREJA). ELE FOI COROADO IMPERADOR DO SACRO IMPÉRIO ROMANO PELO PRÓPRIO PAPA LEÃO III, EXPANDIU A FÉ CATÓLICA PELA EUROPA, PROTEGEU A FRANÇA DE INVASÕES NÓRDICAS E DE MOUROS, INVESTIU EM CULTURA,CIÊNCIA,ESCOLAS E ESTUDO DO LATIM. PERÍODO QUE FICOU CONHECIDO COMO RENASCIMENTO CAROLÍNGIO, APÓS A MORTE DE CARLOS MAGNO, INICIOU-SE A DECADÊNCIA DO IMPÉRIO PRIMEIRO ATRAVÉS DO REI FRACO (LUÍS, O PIEDOSO) E DEPOIS ATRAVÉS DE SEUS FILHOS QUE DIVIDIRAM O IMPÉRIO EM 3 PARTES AATRAVÉS DO TRATADO DE VERDUM. APÓS ESSA DIVISÃO, O IMPÉRIO PERDEU FORÇAS E CAIU PARA AS INVASÕES NÓRDICAS TRANSFORMANDO-SE EM FEUDOS. QUEM ASSISTIU À SÉRIE VIKINGS, ELA PASSA JUSTAMENTE NESSA PARTE EM QUE A FRANÇA JÁ ERA FEUDO. TANTO QUE AQUELE REI LÁ "BUNDÃO" FALA DO CARLOS MAGNO QUE ERA PIKA


ID
737386
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o feudalismo, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Pode ser conceituado como o modo de produção estruturado pela instituição do trabalho servil e por ser o centro orgânico da economia e da dominação política.

II. O desaparecimento gradual da escravidão levou ao declínio do poder senhorial e favoreceu o surgimento de uma instituição centralizada e militarizada, o Estado Absolutista.

III. Em algumas cidades da Inglaterra, alguns feudos remanescentes ainda resistiam em meados do século XX.

Alternativas
Comentários
  • 1- Errado, pois o modo de produção feudalismo é regido pelo trabalho servil, que supre uma minoria parasita( clero e nobreza), os quais são dominados politicamente e fielmente,visto a palavra do clero que dizia que uns oram,outros defendem e os demais trabalham(servos da gleba e artesãos). Entretanto, creio que essa esteja errada pelo fato de dizer que o feudalismo é o centro orgânico da economia, visto que, praticamente não havia laços comerciais no seu auge.

    2-Errado,não havia escravidão, mas sim uma relação de COLONATO, herança romana,Servo- Senhor. Ademais.

    3- Errado. Os feudos na Inglaterra tiveram seu fim no séc XVIII, com a política de CERCAMENTO, que expulsava os camponeses e transformava o Senhor Feudal em Proprietário. Isso incentivou o êxodo rural e a produção de ovelhas para as industrias téxteis...


ID
737389
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto da Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A centralização monárquica tensionou o relacionamento entre os reis e a Igreja, uma vez que esta, além de ter o domínio espiritual sobre a população, também exercia poder temporal, sobre tudo, através da cobrança de tributos feudais, oriundos das suas vastas extensões de terras.

II. As correntes teológicas do "tomismo" e a "agostiniana" consideravam que a salvação estava no livre arbítrio e nas boas obras, o que incentivou o discurso protestante dentro da própria Igreja.

III. A Paz de Algsburgo estabelecia o princípio de que cada governante do Sacro Império Romano-Germânico poderia escolher sua religião e a de seus súditos.

IV. Os "anabatistas", camponeses liderados por Thomas Münzer, viram na subordinação da Igreja ao Estado a possibilidade de romper com a estrutura feudal e passaram a confiscar terras, inclusive da nobreza.

V. O Calvinismo, modelo religioso defendido por João Calvino, expandiu-se mais rapidamente que o Luteranismo, e seus seguidores foram chamados de presbiterianos - na Escócia; huguenotes - na França; e puritanos na Inglaterra.

Alternativas
Comentários
  • se vc sabe que a I e V ta certa vc mata a questao.... as outras alternativas tava dificeis mesmo


ID
737392
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre o(s) objetivo(s) da Contra-Reforma podemos destacar:

I. reforçar os dogmas do Catolicismo abalados pelo Concílio de Trento (1545- 1563).

II. criar mecanismos de combate às heresias que se multiplicaram na Baixa Idade Média como um sintoma da crise da ordem feudal.

III. investigar e punir crimes contra a fé católica - a exemplo da afirmação da transubstanciação, através do tribunal do Santo Ofício.

Alternativas
Comentários
  • Super errado esse gabarito: a Contrarreforma é de 1545, muito depois do final da Idade Média, sendo a Idade Moderna.


ID
737395
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o processo de formação e consolidação dos Estados absolutistas na Europa, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta

I. Teve entre seus principais teóricos, o francês Thomas Hobbes que através da sua obra "O Leviatã", justificou a necessidade de um Estado forte que superasse o "estado de natureza" no qual "o homem era o lobo do homem".

II. A publicação do Edito de Nantes, na França, durante o governo do católico Henrique IV, decretou a liberdade de culto aos protestantes e tornou-se um importante elemento para a aliança rei-burguesia.

III. Na Inglaterra, o Estado absolutista ganhou forma com Henrique VIII, da família Tudor, que baniu o Anglicanismo e restaurou o Catolicismo, medida que só foi revogada no governo da rainha Elizabeth I.

IV. A obra do bispo francês Jacques-Bénigne Bousset, "Política Retirada da Sagrada Escritura", justificava o direito divino como fundamento legitimador do poder real e, consequentemente, do Absolutismo.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe o motivo da anulação??


ID
737398
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a implantação do modelo mercantilista pelos Estados europeus, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Caracterizou-se pelo metalismo, regulamentação econômica, busca da balança comercial favorável, entre outros fatores.

II. O Colbertismo, na França, foi um exemplo de prática mercantilista.

III. Os estados germânicos adotaram o Comercialismo com o objetivo de aumentar a riqueza tributável, ou seja, os impostos.

IV. A Inglaterra adotou o Industrialismo e medidas para fortalecê-lo, como os Atos de Navegação.

Alternativas
Comentários
  • Letra D, entretanto eu aprendi na maioria dos livros e das video-aulas que o metalismo estava especificicamente relacionado à busca de metais preciosos

  • I- Correta, as principais características do Metalismo são: Balança comercial favorável, Monopólio, Intervencionismo, colonialismo e escravismo

    II- Correto, Colbertismo foi criado nos séculos XVI e XVII e é o Mercantilismo característico da política econômica francesa. Teorizado e promovido por Jean-Baptiste Colbert, controlador geral das finanças do rei Luís XIV

    III- Correta, bem dizer a europa toda tava entrando no mercantilismo e no metalismo pois muitos desses países queriam ficar rico, porpem alguns foram bem prejudicados como é o caso da África que foi juito explorada

    IV- As industrias vão surgir bem depois

  • Há a necessidade de abrir um adendo: há 3 tipos de mercantilismo, entretanto, nem todos são metalistas. O Bulionismo, praticado pela Espanha, é uma característica marcante do metalismo, pois consistia no acúmulo de riquezas através de metais preciosos. Todavia, há também o exemplo do Colbertismo, neste caso as atividades comerciais da França eram baseadas na produção agrícola, e em artigos luxuosos destinados à exportação. Achei muito generalizada a questão. Comum no exército!


ID
737401
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre o período da história inglesa, identificado como "A República de Cromwell", colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A República de Cromwell resultou de uma longa guerra civil que opunha o rei Carlos I e o Parlamento.

( ) Durante aquele período ocorreu a reforma do Exército que passou a promover os militares em função do merecimento e não do nascimento.

( ) Foram aprovados os Atos de Navegação que abriam os portos ingleses às nações amigas, fortalecendo o comércio e a marinha.

( ) representou os interesses puritanos e, consequentemente, fortaleceu a Câmara dos Lordes e seu projeto conservador.

Alternativas
Comentários
  • E

  • A terceira alternativa está incorreta quando afirma que os atos de navegação abriram os portos às nações amigas. O que ocorreu foi o contrário. A Inglaterra restringiu-se a comercializar apenas com navios ingleses, com o objetivo de estimular o comércio inglês e expandir a navegação, além de outras coisas.

    O quarto item está incorreto por afirmar que Cromwell fortaleceu a Câmara dos Lordes. O que houve foi o fechamento do parlamento (Câmara dos Lordes) por parte Oliver, que mais tarde tornar-se-ia Lorde Protetor da Inglaterra.


ID
737404
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Revolução Francesa, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A revolução é um marco na história francesa por assinalar a elevação da sociedade burguesa e capitalista na história do país.

II. O aspecto essencial da Revolução Francesa é a realização da unidade nacional do país através da destruição do modelo de regime senhorial e das "ordens feudais privilegiadas".

III. A estrutura social da França em fins do século XVIll já apresentava mudanças na estratificação social do país, caracterizada pela decadência do caráter aristocrático e pela desvalorização da terra como única forma de riqueza social e aquisição de poder.

Alternativas
Comentários
  • C

  • Alternativa III errada!

    Isso só veio acontecer durante a revolução, mas, em alguns períodos.


ID
737407
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História

São características ou acontecimentos do período do Consulado no governo de Napoleão Bonaparte:

I. criação de novo padrão monetário e fundação do Banco da França.

II. forte ênfase em educação, entendida como responsabilidade do Estado e elemento fundamental ao desenvolvimento nacional.

III. criação da Confederação do Reno.

IV. o rompimento com a Igreja Católica em função da oposição do papa Pio VII aos avanços dos ideals revolucionários.

Alternativas
Comentários
  • I - certo. Criação do banco e da nova moeda: o Franco

    II - certo. Criação dos LICEUS para capacitar a população, por meio das escolas públicas, para os cargos do Governo

    III - errado. Aconteceu no momento do império e não no consulado

    IV - errado. Reatou as relações


ID
737410
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os grupos políticos que disputavam o poder durante a Convenção Nacional na França revolucionária, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A Convenção Nacional representava os interesses da alta burguesia francesa e caracterizou-se, principalmente, pela centralização política.

II. Os girondinos representavam a grande burguesia industrial e caracterizavam-se pela radicalização política.

III. Os jacobinos, assim como os cordilliers, representavam a esquerda revolucionária e defendiam o sufrágio universal.

IV. Os sans-cullotes formavam um grupo de camponeses radicais que lideraram as jornadas do ano I da República.

Alternativas
Comentários
  • I. A convenção nacional representava os interesses das CAMADAS MAIS POBRES e foi o Diretório das camadas mais ricas, como exemplo, a alta burguesia.

    II.Quem se caracterizou pela radicação política foram os JACOBINOS.

    III.Certo.

    IV.Os sans-cullotes eram trabalhadores urbanos, pequenos comerciantes e até mesmo desempregados.

  • B

  • B

  • I- Convenção = Camadas pobres/ Jacobinos

    II- Radicalização = Jacobinos

    III- Correta

    IV- Sans-Cullotes não eram camponeses, eram trabalhadores sazonais e miseráveis


ID
737413
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A história do capitalismo oitocentista, divide-se em duas fases ou períodos: a primeira, do final do século XVII até aproximadamente 1870; e a segunda, de 1870 a 1914, tais fases correspondem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Versam sobre a época nas quais iniciou-se o capitalismo com combustíveis fósseis , portanto industrial ... e o monopolista com o keynesianismo


ID
737416
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a América pré-colombiana e as civilizações Inca, Maia e Asteca, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A civilização Asteca estava dividida em clãs que possuíam terras coletivas, divindades, templos e um chefe. A hierarquia social apresentava-se da seguinte forma: nobres (guerreiros e sacerdotes), cidadãos e escravos.

( ) Os maias encontravam-se principalmente na Península de Yucatã (México) e na região da Guatemala.

( ) A cultura Maia era caracterizada por alguns elementos: arquitetura (pirâmides = huacas); monumentos; construção de estradas e cidades (Macchu Picchu e Cuzco); calendários; existência de uma espécie de correio; ausência de moedas; e práticas poligâmicas.

( ) O Império Inca estava centralizado no poder do Inca (Imperador), era dividido em quatro províncias e foi originado através do domínio de outros povos.

( ) As civilizações pré-colombianas tinham como modo de produção, dentre outras atividades, a caça, a coleta e a pesca.

Alternativas

ID
737419
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a colonização na América Espanhola, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A Casa de Contratação era um órgão de gestão dos negócios coloniais que, além de fiscalizar a cobrança de impostos, regulamentava a administração colonial e nomeava funcionários.

II. As Audiências, instituições de competências exclusivamente judiciária, eram subordinadas ao Conselho das Índias.

III. Os Cabildos assemelhavam-se às Câmaras Municipais e os seus membros pertenciam aos Chapetones.

IV. O primeiro Vice-Reinado formado na América Espanhola foi o de Nova Granada.

Alternativas
Comentários
  • I. A Casa de Contratação era um órgão de gestão dos negócios coloniais que, além de fiscalizar a cobrança de impostos, regulamentava a administração colonial e nomeava funcionários. (CERTO)
    II. As Audiências, instituições de competências exclusivamente judiciária, eram subordinadas ao Conselho das Índias. (ERRADO). As Audiências eram formadas pelos ouvidores e possuíam a função judiciária na América, apenas considerando O PRINCÍPIO da colonização. Com o tempo, passaram a ter funções administrativas. Este ponto invalida a assertiva.
    III. Os Cabildos assemelhavam-se às Câmaras Municipais e os seus membros pertenciam aos Chapetones. (ERRADO)  Com as diversas intromissões de autoridades das colônias, como corregedores e vice-reis, os cabildos começaram a perder seu poder. A partir do século XVIII, medidas coloniais começaram a centralizar o poder, agravando ainda mais a situação. Ao final daquele século, os cabildos eram quase insignificantes nas colônias, pois suas funções haviam sido tomadas por audiencias, intendentes e corregedores. Apesar disso, perduraram como representações das oligarquias dos crioulos, que eram os brancos descendentes dos espanhóis e nascidos nas Américas e não dos chapetones (Brancos nascidos na Espanha).
    IV. O primeiro Vice-Reinado formado na América Espanhola foi o de Nova Granada. (ERRADO) Na América, foi fundado o primeiro vice-reino em 1535 chamado de Vice-Reino da Nova Espanha e não Nova Granada.

  • Complementando[...]

    Os descendentes dos Chapetones, a despeito de não ter a mesma igualdade jurídica com os mesmos, podiam ser membros dos Cabildos

    As audiências tinham jurisdição sobre assuntos judiciais; militares; religiosos; financeiros e comerciais


ID
737422
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o domínio espanhol no Brasil Colonial (1580-1640), analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Foi resultado da invasão espanhola à Portugal pelo rei Felipe II, em 1580, que deu origem à União Ibérica.

II. Representou um período de transformações significativas na administração colonial em função do afastamento de Portugal e da implementação de um modelo administrativo bastante distinto do lusitano.

III. A interiorização da colônia foi favorecida pelo relaxamento das determinações do Tratado de Tordesilhas, permitindo a expansão territorial estimulada pela busca por metais preciosos.

IV. A criação do Conselho Ultramarino se caracterizou pela intencionalidade espanhola em restaurar o domínio sobre Portugal após a coroação de D. João IV, o primeiro rei da dinastia Bragança.

Alternativas
Comentários
  • Para quem esgotou as questões grátis: B

  • Questão incoerente, desde quando a União Ibérica foi inciada por causa de uma invasão!foi por conta de uma crise sucessória no trono em Portugal.

  • Questão absolutamente ridícula, a união Ibérica ocorreu por que o rei de Portugal, D. Sebastião, desapareceu na batalha de Alcácer-Quibir contra os mouros no Marrocos, em 1578. Como o rei não havia deixado herdeiros para sucedê-lo, quem assumiu foi seu tio-avô, D. Henrique. No entanto, D. Henrique acabou morrendo dois anos depois e, como também não possuía herdeiros diretos, foi iniciada uma crise de sucessão do trono português. Essa crise de sucessão decretou o fim da Dinastia de Avis e coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto da Espanha. Não existiu invasão.

  • GABARITO: B

    A crise sucessória levou à invasão. Pois, com o trono português vazio e a urgência em se restabelecer o comando de um reino detentor de vastas possessões em diversos continentes, alguns candidatos entraram em cena na política sucessória. Entre eles, os mais fortes eram dona Catarina, duquesa de Bragança, e Felipe 2º, rei da Espanha, que por ser neto de D. Manuel, o venturoso, requeria o direito à sucessão portuguesa. Diante de um impasse nas negociações diplomáticas, Felipe 2º recorreu à solução militar, promovendo a invasão de Portugal por suas tropas.


ID
737425
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao analisarmos o processo de emancipação política do Brasil e compará-lo ao mesmo processo nas colônias espanholas, podemos identificar respectivamente as seguintes características:

I. unidade X fragmentação.

II. supremacia do governo civil sem rupturas violentas X movimentos revolucionários liderados, na maioria das colônias, pelos trabalhadores do campo.

III. descentralização política X centralização política.

Alternativas
Comentários
  • Tomará que caía na minha prova.

    Parabéns! Você acertou!

    GAB. A


ID
737428
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As relações de conflito entre o governo e o grupo dos proprietários rurais no que diz respeito ao processo de abolição da escravidão no Brasil, podem ser explicadas pelos seguintes fatores:

I. o escravo era, até aproximadamente a lei do Ventre Livre, a mão-de-obra quase exclusiva da grande lavoura de exportação que era a maior geradora de receitas para o Estado.

II. o governo imperial sofria uma grande pressão inglesa que condicionava o reconhecimento diplomático da independência ao fim do tráfico, mas apesar disso, resistiu às exigências iniciais, convencido da inviabilidade política de qualquer ação efetiva naquele sentido.

III. a ação do governo, por volta de 1850, ainda contradizia todos os argumentos favoráveis ao fim do escravismo e sua posição antiabolição foi marcada pela Lei de Terras de 1842.

Alternativas
Comentários
  • III. Lei de Terras foi em 1850 e Lei Eusébio de Queiroz 1850 (fim do tráfico de escravos)

    Gab.: B

  • LEI DE TERRAS (1850)


ID
737431
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em qual das afirmativas abaixo a Santa Aliança está melhor caracterizada?

Alternativas
Comentários
  • Após a ruína do Império Napoleônico, as grandes potências se reuniram no Congresso de Viena, com o objetivo de reorganizar o mapa político da Europa, e de frear a difusão das ideias liberais e constitucionalistas francesas, já fortalecidas pela Revolução Francesa, e difundidas por Bonaparte.


ID
737434
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os aspectos particulares ao Governo Provisório durante o período de consolidação da República no Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Constituição de 1891:

    • Extinguiu o poder moderador e manteve os poderes executivo, legislativo e judiciário.
    • Fixou o mandato presidencial em quatro anos;
    • Separou o Estado da Igreja;
    • Adoção do federalismo garantiu ampla autonomia dos estados diante da União;
    • Voto universal (entenda que universal aqui é contrário de censitário - baseado na renda), apenas os homens maiores de 21 anos podiam votar. Eram vetados as mulheres, mendigos, analfabetos, praças militares e clérigos;
    • Voto continuava aberto.

    Gab. B

  • A = Lhufas

    C = Federalismo e centralização não combinam

    D = Sufrágio universal só em 1988 e as mulheres so puderam votar em 1932 com a criação do código eleitoral e confirmado em 1934 na constituição.

    E = As províncias do Império passaram a ser consideradas estados-membros da federação, desfrutando de autonomia administrativa em relação ao poder central. Com isso, Minas Gerais, São Paulo e os demais entes puderam redigir suas próprias constituições, decretar impostos, eleger seus governadores e contrair empréstimos no exterior

    GAB B.


ID
737437
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os reflexos do Movimento Tenentista no governo estabelecido após a revolução de 1930, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O Tenentismo defendia a punição das políticas comprometidas com a República Velha e o prevalecimento do "espírito revolucionário" traduzido num projeto de reformas.

II. Pela fragilidade na construção de uma identidade ideológica coerente com a prática política, o Movimento Tenentista serviu ao projeto de neutralização das oligarquias regionais,mas sem implementar modificações relevantes na estrutura socioeconômica do país.

III. A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um episódio que evidenciou os problemas de representação da classe média pelo Tenentismo, uma vez que teve a pequena burguesia na base da articulação revolucionária,e o apoio da maioria da população aos revoltosos.

IV. A expressão mais evidente das formulações pós-revolucionárias do Movimento Tenentista se encontrava no projeto do Clube 3 de Outubro, que combinava nacionalismo, outorga das garantias às classes populares e planejamento econômico.

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

    Movimento tenentista:

    A favor de reformas políticas e educacionais;

    Era contra as oligarquias;

    Teve apoio da burguesia e parte da população;


ID
737440
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Batalha de Stalingrado, durante a Segunda Guerra Mundial, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A entrada da União Soviética na guerra foi resultado do fracasso das negociações entre Stalin e Hitler evidenciadas no Pacto Germano-Soviético e ocorreu após a invasão da cidade de Stalingrado pelos nazistas na chamada Operação Barbarossa.

II. A Batalha de Stalingrado foi um dos combates mais importantes do conflito mundial e representou o início da trajetória que elevou a União Soviética à condição de superpotência.

III. A vitória do exército soviético em Stalingrado ampliou o seu significado pela derrota psicológica imposta ao nazismo, mas não influenciou nas condições de inserção política e econômica da potência socialista no cenário mundial.

IV. O principal objetivo dos nazistas na Batalha de Stalingrado era ultrapassar o último obstáculo aos campos petrolíferos do Cáucaso.

Alternativas
Comentários
  • Meu deus viajava nas respostas

  • C


ID
737443
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar”.

(In: HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 224). 

Assinale a alternativa que apresenta informações corretas referentes ao texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Arternativa D: Como assim, não houve perigo emitente de guerra direta entre as duas potências?!

ID
737446
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Que a Rússia czarista estava madura para a revolução, merecia muitíssimo uma revolução, e na verdade essa revolução certamente derrubaria o czarismo, já fora aceito por todo observador sensato do panorama mundial desde a década de 1870.”

(HOBSBAWM, Erick. A Era dos Extremos).

Em relação ao texto acima identifique os argumentos que corroboram a afirmação do historiador e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Um capitalismo industrial avançado, estabelecido por uma expansão político-militar e por uma crescente e diversificada produtividade e desenvolvimento urbano, indicavam as condições revolucionárias alcançadas pela classe operária.

II. Uma onda de reformas, nas últimas décadas do século XIX, aceleraram o ritmo de desenvolvimento capitalista assegurado por elevadas barreiras alfandegárias, estímulos fiscais e arregimentação agressiva de capital estrangeiro; e permitiram a ascensão das classes trabalhadoras de forma gradual ao poder político e, consequentemente, à revolução socialista.

III. Um desenvolvimento desigual e a combinação contraditória de progresso e atraso fomentaram insatisfações que se manifestaram, periodicamente, em revoltas no campo e movimentos grevistas nas cidades, vertentes que formaram a tradição revolucionária russa.

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO: c) Somente llI está correta.

  • I . capitalismo avançado. não, a Russia possuía muitas características do feudalismo, demorou a se tornar forte industrialmente falando. conseguiu uma base industrial forte, juntO a uma eficaz e palpável reforma agrária, quando Stalin assumiu.(processo 1928 a 1933 para a Russia se consolidar com Stalin.

  • resumindo ... a russia tava na merd@


ID
737449
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a crise e a desagregação do socialismo, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os Estados socialistas apresentavam dificuldades em garantir taxas crescentes de desenvolvimento e não acompanharam, sobretudo a partir dos anos 70, os avanços científicos e tecnológicos dos países capitalistas.

( ) Os padrões políticos de centralização eram um dos poucos elementos que garantiram uma permanência mais duradoura do modelo socialista, pois agregava ideologicamente e socialmente tanto as elites políticas quanto a população.

( ) A eleição de Gorbachev, em 1985, abriu uma plataforma de reformas na área política e econômica, respectivamente denominadas de Glasnost e Perestroika.

( ) Um dos elementos desagregadores da União Soviética foi o reforço das identidades nacionais que se expressava, principalmente, pelas frentes populares que advogavam a separação da URSS.

( ) Greves, crise de abastecimento, queda do preço do petróleo, aumento do déficit e inflação formavam a conjuntura da União Soviética nos primeiros anos da década de 80 e contribuíram, significativamente, para o desmantelamento da estrutura socialista, mesmo após as reformas de Gorbachev.

Alternativas

ID
737452
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo sobre fatores que influenciaram o processo de desintegração da União Soviética e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O rígido controle da economia exercido pela burocracia e o estabelecimento de metas elevadas para os setores produtivos foram motivos do processo de desintegração.

II. Movimentos de contestação no leste europeu, a exemplo do sindicato polonês "Solidariedade", expressavam as reivindicações dos trabalhadores e, rapidamente, assumiram uma dimensão política.

III. O retorno do pluripartidarismo se iniciou a partir da Perestroika, reforma política iniciada por Gorbachev, em 1985.

IV. A criação da CEI - Comunidade dos Estados Independentes, pelos presidentes da Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia, antecedeu à renúncia de Gorbachev e a extinção da União Soviética.

Alternativas
Comentários
  • Perestroika foi uma reforma econômica de abertura comercial, visando a uma reestruturação.


ID
737455
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os aspectos iniciais da Guerra Fria, de acordo com o historiador Eric Hobsbawm (1995), analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Foram marcados pela distribuição global das forças entre as duas superpotências emergentes, mesmo que de forma desigual.

II. Foram marcados pelo controle ou ação influente da URSS na zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ou outras forças armadas pelo comunismo no término da guerra.

III. Foram marcados pela estabilidade internacional entre os blocos e pelo não- alinhamento dos novos Estados durante o período da descolonização.

Alternativas
Comentários
  • E


ID
737458
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os Estados Unidos da América emergiram como economia hegemônica em escala planetária, passando de país devedor à potência credora no mercado internacional em função de vultosos empréstimos concedidos aos países envolvidos na guerra, vencedores e vencidos. Essas características das condições econômicas norte-americanas e seus possíveis desdobramentos estão diretamente relacionados:

Alternativas

ID
737461
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a organização política e o expansionismo norte-americano após a declaração de Independência, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A organização política realizou-se sob a influência da ala republicana, defendida por Thomas Jefferson, que excluiu da Constituição de 1787 a tendência federalista.

II. O avanço organizado em direção ao interior priorizou o entendimento com as populações indígenas, apesar das lutas ocorridas entre esses grupos e os pioneiros na expansão para o Oeste.

III. "A América para os americanos" foi o lema da doutrina Truman, que direcionou o avanço norte-americano em direção ao Pacífico e aos cobiçados mercados da China e do Japão.

IV. A expansão territorial acirrou os conflitos de interesses entre os grupos econômicos dominantes nos Estados Unidos - burguesia industrial (Norte) e escravistas (Sul), que culminou com a Guerra de Secessão entre 1861-1865.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • I. A organização política realizou-se sob a influência da ala republicana, defendida por Thomas Jefferson, que excluiu da Constituição de 1787 a tendência federalista.

    Errada, não tinha uma constituição antes quem criou a primeira constituição dos EUA foi Thomas Jefferson, ela está até hoje

    II. O avanço organizado em direção ao interior priorizou o entendimento com as populações indígenas, apesar das lutas ocorridas entre esses grupos e os pioneiros na expansão para o Oeste.

    Errada, o erro está quando ele fala " o entendimento com as populações indígenas," na verdade tinha era mais conflitos

    III. "A América para os americanos" foi o lema da doutrina Truman, que direcionou o avanço norte-americano em direção ao Pacífico e aos cobiçados mercados da China e do Japão

    Errada, Doutrina Truman é bem mais lá na frente na época na guerra fria a gente ainda tá na independência viaje total da questão

    IV. A expansão territorial acirrou os conflitos de interesses entre os grupos econômicos dominantes nos Estados Unidos - burguesia industrial (Norte) e escravistas (Sul), que culminou com a Guerra de Secessão entre 1861-1865.

    Correta, lembre se que os EUA era dividido em 3 partes: Norte, Sul e Centro


ID
737464
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Independência das Colônias Inglesas, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A Grã-Bretanha, após a Guerra de Sete Anos iniciou uma fase de dificuldades financeiras, o que a levou a pressionar a colônia da Nova Inglaterra, fato este prejudicial ao reino por impor um caráter rígido à administração colonial.

II. A assinatura do Tratado de Quebec foi o marco histórico em que a Inglaterra reconhecia a independência das treze colônias, agora Estados Unidos da América. Tal documento apresenta o ideal de liberdade e de direito individual, e a ideia de soberania popular, representante do imaginário democrático e liberal da época.

III. Dentre as medidas tomadas pela Grã-Bretanha,em relação à Nova Inglaterra e ao sistema colonial, encontramos o estabelecimento de novos impostos, a exemplo do "Stamp Act", direito de selo sobre documentos comerciais e qualquer outro modelo de publicação, sobrecarregando os preços de alguns artigos, como o vidro e o chá.

Alternativas
Comentários
  • I (CERTO) - O principal motivo para a Inglaterra reduzir a autonomia da Colônia foi o fato de que mesmo saindo vitoriosa da Guerra dos 7 anos, ela saiu quebrada econômicamente, com isso, para alcançar o equilibrio financeiro a ING teve que elevar os impostos sobre a Colônia.--- Prejudicial porque com as leis rigidas as 13 colonias se revoltou e alcançou sua Independência

    II (ERRADO)- A ING reconheceu sua a Independencia das 13 Colonias pelo Tratado de Paris

    III ( CERTO ) - A lei do Selo foi uma das diversas Leis que impuseram sobre as 13 Colônias

    VOU SER OFICIAL 2020

  • I. A Grã-Bretanha, após a Guerra de Sete Anos iniciou uma fase de dificuldades financeiras, o que a levou a pressionar a colônia da Nova Inglaterra, fato este prejudicial ao reino por impor um caráter rígido à administração colonial.

    Correto, lembre se que a Inglaterra saiu lascada da guerra dos sete anos saiu vitoriosa porém muito endividada com isso eles começaram a pressionar a colônia dos EUA pra tentar amenizar sua crise

    II. A assinatura do Tratado de Quebec foi o marco histórico em que a Inglaterra reconhecia a independência das treze colônias, agora Estados Unidos da América. Tal documento apresenta o ideal de liberdade e de direito individual, e a ideia de soberania popular, representante do imaginário democrático e liberal da época.

    Errada, o erro está quando ele fala que foi o Tratado de Quebec que marcou a independência das treze colônias, na verdade foi o Tratado de Versalhes(Tratado de Paris)

    III. Dentre as medidas tomadas pela Grã-Bretanha,em relação à Nova Inglaterra e ao sistema colonial, encontramos o estabelecimento de novos impostos, a exemplo do "Stamp Act", direito de selo sobre documentos comerciais e qualquer outro modelo de publicação, sobrecarregando os preços de alguns artigos, como o vidro e o chá.

    Correta, como falei na primeira assertiva a Inglaterra tava lascada com isso impõe muito impostos na colônia


ID
737467
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o processo de independência da África, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Resultou de um conjunto de fatores e ações que envolveram o poder colonial e a conjuntura específica das colônias em um contexto favorável à mudança do status quo das potências imperialistas.

II. Foi influenciado por uma política internacional conciliadora onde a convergência de interesses ideológicos e econômicos fortaleceram o caráter humanitário da descolonização.

III. Evidenciou a política bipolar liderada pelos Estados Unidos da América e União Soviética que, em conjunto e coordenadamente, fomentaram os movimentos anticoloniais e a integração das colônias africanas no contexto da nova ordem mundial.

IV. A influência norte-americana sobre o processo de independência na África teve como principal objetivo deter o avanço do comunismo e a expansão da ideologia marxista, que encontrava muitos simpatizantes nos movimentos nacionalistas.

Alternativas

ID
737470
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A Guerra de Suez pode ser considerada como simbolo da decadência do colonialismo europeu e da supremacia das superpotências, uma vez que é um dos marcos do processo de descolonização e responsável pelo fenômeno geopolítico da tensão interestatal no Oriente Médio.

( ) Em 1956, ao assinar a nacionalização da Companhia Universal do Canal de Suez, o regime nasserista contrariou diretamente os interesses dos acionistas, em sua maioria, ingleses e franceses, que viram nessa ação um perigo aos ganhos econômicos e militares.

( ) A política nasserista teve como aliado Israel, ao mesmo tempo que cancelava todos os acordos e contratos de fornecimento de armas firmado com a Tchecoslováquia.

Alternativas

ID
737473
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o movimento sionista, analise as afirmativas abaixo e, a seguir assinale a alternativa correta.

I. Movimento nacionalista criado pelo escritor húngaro Theodor Herzl que defendia a criação do Estado palestino.

II. Os kibutzim, foram criados por imigrantes sionistas de influência socialista.

III. Caracterizou-se como movimento político nacionalista que desconsiderava os aspectos religiosos como elemento de luta pela formação do Estado judaico na Palestina.

Alternativas
Comentários
  • Alt. B

    Sionismo é um termo que deriva da palavra hebraica “Tzion”, Sião, que significa “cume,” “lugar elevado”, “monte”. Aparecido no fim do século XIX, o sionismo foi um movimento nacionalista judaico que tinha por objetivo central a defesa da formação de uma nação judaica, bem como da , ou uma Eretz Israel, isto é, a “Terra de Israel”.


ID
737476
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o acordo político estabelecido entre Adolf Hitler e a URSS no contexto que antecede a invasão da Polônia no período da II Guerra Mundial.

Alternativas
Comentários
  • O Pacto Molotov-Ribbentrop, Pacto de Não Agressão ou Pacto Nazi-Soviético foi assinado em 23 de agosto de 1939 pelos representantes dos governos da Alemanha nazista e da União Soviética, J. Von Ribbentrop e V. Molotov, respectivamente. Esse pacto estabelecia que, se acaso a Alemanha entrasse em conflito com a Inglaterra ou a França em razão de uma eventual investida da Alemanha contra a Polônia, a URSS, por sua vez, ficaria afastada, sem se manifestar militarmente.

  • a) Acordo de Stalingrado.

    Errada, foi um grande  travado entre a  (o exército da Alemanha Nazista) e seus aliados do  contra as tropas da  pela posse da cidade de Stalingrado (atual ), às margens do , entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a . A batalha foi um dos pontos de virada da guerra na , marcando o limite da  no território soviético, a partir de onde o  empurraria as  até .

    b) Pacto Molotov-Ribbentrop.

    Correta

    c) Tratado de Kiev.

    Errada, foi a operação que resultou em um grande cerco de tropas soviéticas nos arredores de , durante a . É considerado o maior cerco de tropas na história. A operação decorreu entre 7 de agosto a 26 de setembro de 1941

    d) Pacto de Rundstedt.

    Errada,Pacto de Rundstedt é a mesma coisa que Operação Barbarossa

    e) Tratado de Barbarossa.

    Errada, foi assinado em 23 de agosto de 1939, oito dias antes de a Alemanha invadir a Polônia e, portanto, dar início à Segunda Guerra. O objetivo era garantir que as duas potências não entrariam em guerra, caso houvesse uma reação das potências ocidentais às manobras militares da Alemanha na Polônia.

    https://salto.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/9o-ANO-HISTORIA-1.pdf

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Stalingrado

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Kiev_(1941)

    OBS: Caso tenha errs corriga me isso é uma prova de magistério e são apenas um aluno :)


ID
737479
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Guerra do Vietnã é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • FLN eram basicamente os Vietcongs galera. Eles lutavam pela libertação do Vietnã do sul e unificação do Vietnã sob orientação do governo do Vietnã do Norte, que possuía um regime socialista.

    Apesar dos milhões de mortos no vietnã, os EUA perderam a guerra contra o vietnã e se retiraram da região. Poucos anos depois o Vietnã foi unificado pelo Vietnã do Norte. Tornand-se o vietnã um país socialista.

    Gab C, portanto!

    Forte abraço!


ID
737482
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o contexto de eclosão da Primeira Guerra Mundial, sobretudo nos seus aspectos econômicos, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O imperialismo era o campo de expressão das rivalidades políticas e da competição econômica entre as grandes potências daquele período.

II. As principais nações envolvidas no conflito estavam marcadas pelas transformações proporcionadas pelo capitalismo comercial, que se refletia na disputa por novos mercados consumidores.

III. O surgimento da Alemanha como grande potência industrial, fortalecida pelo processo de unificação e por um cuidadoso planejamento estratégico de desenvolvimento, acirrou a concorrência com as potências tradicionais como a Inglaterra.

IV. O incentivo de criação de "novas tecnologias para morte" representou um extraordinário aporte de recursos para a indústria bélica e acentuou a hipótese de conflitos, apesar da aparente impressão de estabilidade anunciada pela Belle Epoque.

Alternativas
Comentários
  •  GABARITO: d) Somente I, III e IV estão corretas.

  • O erro da II: Seria o capitalismo industrial e não comercial.

  • D

  • GABA-D

    Principais fatores que contribuiram para Primeira Guerra Mundial

    1)Rivalidade Capitalista: INGxALE

    2)Rivalidade imperialista

    3)Nacionalismo exagerado

    4)Revanchismo Françês

    5)Corrida Armamentista

  • GAB-D

    I, III e IV estão corretas.


ID
737485
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Identifique abaixo as politicas estatais que se caracterizam pelo conceito de neoliberalismo, colocando entre parênteses a letra "V", quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra "F", quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A nacionalização de setores estratégicos.

( ) A privatização de atividades estatais.

( ) A redução da atividade reguladora do Estado, inclusive nas relações de trabalho.

( ) A abertura da economia ao mercado internacional.

( ) O aumento de gastos públicos assistenciais, como os destinados ao contingente de desempregados.

Alternativas
Comentários
  • Gab E seNHORas e Senhores.

    Bons Estudos!

  • Melhor comentário!

  • A CESPE não funciona assim. Cada item deve ser considerado de forma isolada.

  • Eu pensei no mesmo kkk

  • Boa, pensei nisso ou dois crimes separado: roubo e homicidio

    Tem comentário que falam falam do roubo proprio por violencia impropria.

    Concordo, mas são duas situações.

    Quando a questão pergunta "se ela morrer?" Ai já é outro situação deixando de lado a "violência imprópria"