-
Letra D
Art. 44, CF/88 - O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
"Que a Força esteja com você!" - Yoda
-
Gabarito: Letra D
Poder Executivo
É o poder exercido pelo Presidente da República (em nível federal), governadores (em nível estadual) e prefeitos (em nível municipal).
Principais funções (atribuições):
- Administrar o governo.
- Representar o Brasil no exterior (no caso do presidente).
- Sancionar leis feitas e aprovadas pelo poder legislativo.
- Governadores e prefeitos tomam decisões sobre construção de escolas, hospitais, creches e outros itens públicos relevantes.
Poder Legislativo
É o poder exercito por senadores e deputados federais (em nível federal), deputados distritais (no Distrito Federal), deputados estaduais (em nível estadual) e vereadores (em nível municipal).
Principais funções (atribuições):
- Fazer a fiscalização das medidas e ações tomadas pelo poder executivo.
- Criar e aprovar leis em benefício da população.
- Aprovar leis, através de votações, feitas pelo poder executivo.
Poder Judiciário
É o poder exercido por magistrados nas diversas instâncias da Justiça. Portanto, é o poder responsável por administrar a justiça no país, possibilitando o cumprimento das leis.
- Fazer a fiscalização dos poderes Executivo e Legislativo, garantindo, principalmente, o cumprimento da Constituição.
- Aplicar e garantir o cumprimento das leis.
- Garantir o respeito aos direitos coletivos e individuais.
fonte da questão: https://www.suapesquisa.com/pesquisa/tres_poderes.htm
-
A questão em tela versa sobre os Poderes da União (Executivo, Legislativo e Judiciário).
O Poder Executivo diz respeito à gestão da administração pública. Tal poder está mais voltado à implementação de políticas públicas e de administrar a máquina pública em si. Ressalta-se que os chefes deste Poder são o Presidente da República (âmbito federal), Governador (âmbito estadual e distrital) e Prefeito (âmbito municipal).
O Poder Legislativo diz respeito à elaboração de leis e ao controle político dos demais poderes. Tal poder de fiscalização é exercido precipuamente em relação ao Poder Executivo. Ademais, todo o processo legislativo passa pelo Poder Legislativo. Vale acrescentar que este é exercido exercido por senadores e deputados federais (em nível federal), deputados distritais (no Distrito Federal), deputados estaduais (em nível estadual) e vereadores (em nível municipal).
O Poder Judiciário diz respeito ao julgamento de processos judiciais. Tal poder visa à analise das demandas judiciais e, por exemplo, proceder à absolvição ou à condenação de determinada pessoa que supostamente cometeu um crime. O Poder Judiciário é exercido pelos juízes, desembargadores e ministros.
* Poder Moderador, Municipal, Estadual e outras expressões não se tratam de formas de Poder existentes em nosso atual ordenamento jurídico.
ANALISANDO AS ALTERNATIVAS
Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "d", sendo que as demais alternativas se encontram incorretas.
GABARITO: LETRA "D".
-
Funções típicas e atípicas dos 3 poderes
Poder legislativo
Função típica- legislar e fiscalizar
Função atípica- administrativa e jurisdicional
Poder executivo
Função típica - administrativa
Função atípica- legislativa e jurisdicional
Poder judiciário
Função típica- jurisdicional
Função atípica- legislativa e administrativa
-
-
poder legislativo: eu crio a lei
poder judiciário: eu aplico
poder executivo: bem, então eu administro
-
O Poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional - composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Na Câmara, ficam os deputados federais e no Senado, os senadores.
O Poder executivo é representado pelo: Presidente da República; os governadores de estado; os prefeitos dos municípios e suas sub-repartições.
Judiciário é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal.