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Prova FCC - 2018 - EMAE-SP - Praticante de Operador de Usina


ID
3071077
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

Hoje não vai sair como a gente quer.


Caso se inicie a frase acima com “Talvez”, feitas as devidas alterações, os verbos deverão assumir, respectivamente, as seguintes formas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → Hoje não vai sair como a gente quer;

    TALVEZ hoje não sair como a gente quer.

    → o advérbio de dúvida "talvez" marca uma possibilidade, fato esse constado pelo presente do subjuntivo (vá).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3071119
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Imagine uma pessoa que mente às segundas e terças-feiras, mas fala a verdade nos demais dias da semana. Os dias da semana em que essa pessoa pode dizer a frase “Mentirei amanhã.” são APENAS

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? domingo, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado.

    ? em vermelho (dias que mente), em preto (dias que fala a verdade).

    ? domingo ele dirá a verdade: mentirei amanhã.

    ? segunda ele mente, logo não poderá dizer que mentirá amanhã pois é uma verdade.

    ? terça ele mente, logo poderá dizer que mentirá amanhã (quarta) pois é uma mentira

    ? resposta: domingo e terça.

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • Se ele falar na segunda-feira que mentirá amanhã, estaria ele falando uma verdade no "dia da mentira". Logo, ele não pode falar a verdade na segunda, porque na senguda ele mente.

    GAB: LETRA B

  • agora todas as peças se encaixaram

  • Essa questão é uma mentira

  • Quase marquei a letra A, mas fui revisar. Por isso é importante analisar o pq as outras estao erradas.

  • Explicação para quem marcou a letra A:

    Na Segunda-feira, ele não pode dizer a frase "mentirei amanhã", pois segunda é o dia que ele mente, logo, seria o mesmo que ele dizer "amanhã (terça) falarei a verdade".

    Mas sabemos, pelo enunciado da questão, que terça é dia que ele mente.

  • Os dias que ele pode mentir são segunda-feira e terça-feira.

    Partindo dessa premissa, devemos analisar as proposições. Por exemplo, a letra "a": domingos, segundas e terças.

    No domingo, se ele disser que "mente amanhã", está correto, porque ele mente nas segundas-feiras de fato e no domingo ele diz a verdade.

    Se ele afirmar que "mente amanhã" na segunda-feira, ele está falando a verdade, porque nas terças-feiras ele mente. Logo, isso é incompatível com a proposição dele mentir nas segundas-feiras, já que ele disse a verdade. Assim consideramos, incorreta.

    Já ele se afirma na terça que "mente amanhã", está correto, já que, de fato, terça é o dia da mentira e quarta ele não mente. Então, na terça, mentiu que mentiria na quarta.

  • PQP kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cada dia me surpreendo mais com questões dessa matéria....não tava entrando na minha cabeça ele mentir na terça...caí feito pato na pegadinha

  • O problema da questão é que nos faz associar a frase: ''menti ontem e mentirei amanhã" mas pelo que entendi não é necessário ele falar essa frase completa num só dia, pois seria impossível. EX: DOMINGO ELE DIZ: MENTI ONTEM, (CORRETO, CONTOU UMA MENTIRA, POIS ONTEM ELE FALOU A VERDADE) PORÉM ELE NÃO PODERÁ DIZER, AINDA NO DOMINGO QUE MENTIRÁ AMANHÃ, POIS NA SEGUNDA DE FATO ELE MENTE, LOGO ESTARIA CONTANDO A VERDADE. ENTÃO, É NECESSÁRIO INTERPRETAR DA SEGUINTE FORMA: DOMINGO ELE DIZ: MENTI ONTEM (CORRETO) E NA TERÇA ELE DIZ: MENTIREI AMANHÃ.(CORRETO) PORÉM NÃO DIRÁ ESTA FRASE COMPLETA NUM SÓ DIA.

    Crédito ao colega Beijamin Viegas. Gostei da explicação dele!

  • Eu errei, mas achei essa questão Top demais. Eu entendi depois de errar, fiquei pensando um tempão, depois q me toquei, ele não pode falar Segunda Mentirei amanhã pq isso seria verdade, pq terça ele mente mesmo, mas terça falar que mente amanhã está certo, pq quarta e dia de verdade, então falar que mentirá é uma mentira. ... gostei gostei mesmo. R.L. matéria inventada pelo Demônio em pessoa kkkkk.. Meu Tico e Teco choraram dentro do cérebro kkkkkkk

  • Questão facílima. Pegue cada alternativa dada e teste para ver se encaixa. Se não encaixar, não serve, elimine a questão.

  • DOMINGO - SÓ FALA A VERDADE - LOGO, PODE FALAR "MENTIREI AMANHÃ" - ISSO SERÁ VERDADE E NA SEGUNDA VAI MENTIR.

    SEGUNDA - SÓ MENTE - LOGO, NÃO PODE FALAR "MENTIREI AMANHÃ" - POIS SE FALAR SERÁ MENTIRA E ACABARIA FALANDO VERDADE NA TERÇA (O QUE NÃO PODE SEGUNDO O ENUNCIADO).

    TERÇA - SÓ MENTE - LOGO, PODE FALAR "MENTIREI AMANHÃ" - NA QUARTA VAI FALAR A VERDADE.

    QUARTA - SÓ FALA VERDADE

    QUINTA - SÓ FALA VERDADE

    SEXTA - SÓ FALA VERDADE

    SÁBADO - SÓ FALA VERDADE

    GAB - LETRA B

  • Essa questão deveria ser ANULADA. Pois, foi mal formulada. "Os dias da semana em que essa pessoa pode dizer a frase “Mentirei amanhã.” são APENAS"

    Ela pode dizer o dia que quiser, e pode estar mentindo ou falando a verdade, tanto faz. Afinal não há nada explicitado na questão.

  • Aos domingos e as terças!

    Criem uma tabela com os dias da semana e coloquem domingo, quarta, quinta, sexta, e sábado como os dias em que ele fala a verdade. Na segunda e terça como mentira, agora é só montá-la.

    resposta:

    No domingo ele sempre irá falar a verdade, já na terça ele irá mentir. Como eu citei logo acima, façam a tabela e verás que tudo irá encaixar-se.

    A assertiva será de letra "B".

    Só vem PM-PA.

  • Chocada, hoje só estou pegando questões divertidas kkkkkkkk


ID
3077590
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → justificativa da resposta: É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera [...] O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

    → Os termos em destaque intercalam a resposta da letra "e": vida dupla → comparação religiosa → tudo é um teatro.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
3077593
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

...o ator não se torna um ser diferente? - Nós somos estranhos.


Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido, as frases acima encontram-se transpostas para o discurso indireto em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → queremos um discurso indireto, , os personagens não se expressam, mas suas falas são apresentadas pelo narrador. O narrador irá usar suas próprias palavras para descrever as falas dos personagens. Essa narração deve ser feita em 3º pessoa.

    discurso indireto é “de segunda mão”, o narrador utiliza as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens. Sintaticamente, a fala das personagens vira uma oração subordinada substantiva sempre estruturada a partir de um verbo dicendi (de dizer: disse, falou, sussurrou, perguntou, indagou, respondeu, ordenou etc).

    A) Ao ser questionada sobre se o ator se tornaria um ser diferente, Fernanda Montenegro respondeu que eles seriam estranhos. → correto

    B) Quando fosse questionada sobre se o ator se torna um ser diferente, Fernanda Montenegro responderia que eles são estranhos. → correto seria "foi"

    C) À pergunta sobre o ser diferente que o ator se torna, Fernanda Montenegro responde que seríamos estranhos.

    D) Fernanda Montenegro responde à pergunta sobre quão diferente se tornaria um ator, dizendo que seríamos estranhos. → o correto seria "disse".

    E) Fernanda Montenegro, ao responder à pergunta sobre como um ator se torna um ser diferente, teria dito: somos estranhos. → o temo composto "teria dito" equivale ao pretérito mais-que-perfeito "dissera", sendo incorreto para um discurso indireto, o correto seria o uso do presente do indicativo e o desenvolvimento da oração: disse que somos estranhos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Gabarito LETRA A

    Nesse tipo de questão, é necessário conhecer as mudanças verbais do discurso direto para o indireto.

    Presente do indicativo ===> Pretérito Imperfeito do indicativo

    Pretérito do indicativo ===> Pretérito mais-que-perfeito do indicativo

    Futuro do Presente do Indicativo ===> Futuro do pretérito do indicativo

    Imperativo / Presente do subjuntivo / Futuro do Subjuntivo ===> Pretérito imperfeito do subjuntivo

  • Discurso direto = transcrição exata da fala do personagem

    Discurso indireto = O narrador usa suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens

  • Complementando o comentário do Arthur...

    C) À pergunta sobre o ser diferente que o ator se torna, Fernanda Montenegro responde que seríamos estranhos. -> o correto seria respondeu, no pretérito perfeito


ID
3077596
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora.


O trecho acima encontra-se corretamente reescrito, com nível de linguagem formal e com impessoalidade, em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora.

    >>> achei a questão mais difícil dessa prova, o quê foi o pulo do gato foi a "impessoalidade" e a "linguagem formal", vou mostrar a minha análise:

    A) A emoção não se guarda, nem se vai trabalhar com o que se acontece, com o que se bate no momento. → esse termo marca uma linguagem coloquial, não é o que queremos.

    B) As pessoas não guardam emoção, mas vão trabalhar com o que lhes acontecem e com o que surge então. → temos a linguagem formal respeitada, porém não temos a impessoalidade, todos sujeitos são simples, marcam a "pessoalidade".

    C) Não se guarda emoção: vai-se trabalhar com o que acontece, com o que surge naquele momento. → temos uma linguagem formal e a "impessoalidade" marcada pelo sujeito indeterminado (terceira pessoa do singular + se), logo é a melhor resposta.

    D) Não guardamos emoção e vamos trabalhar com o que se acontece, como o que sentimos naquele momento. → temos o sujeito oculto "nós", marca uma pessoalidade, a inclusão do autor e do leitor, logo eliminamos essa alternativa.

    E) A emoção não é guardada, mas a gente vai trabalhar com o que se passa, com o que então se sente. → "a gente" é um termo coloquial, não formal, logo eliminamos essa alternativa.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Vlw Arthur


ID
3077602
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

As frases abaixo referem-se à pontuação do texto.


I.   Em a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio (1°parágrafo), podem-se suprimir os travessões sem prejuízo para a correção, ainda que o segmento isolado por eles passe a ter menos realce na frase.

II.  Em Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. (3° parágrafo), pode-se substituir a vírgula imediatamente após “seguinte” por dois-pontos, sem prejuízo para a correção e o sentido.

III. Em Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco (3° parágrafo), com as devidas alterações, pode-se substituir corretamente o ponto final por vírgula.


Está correto o que consta de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. Em a atriz carioca moldou e continua moldando cada personagem vivida no rádio (1°parágrafo), podem-se suprimir os travessões sem prejuízo para a correção, ainda que o segmento isolado por eles passe a ter menos realce na frase. → os travessões podem ser suprimidos sem qualquer erro, traria apenas um menor realce ao trecho, mas podem ser suprimidos.

    II. Em Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. (3° parágrafo), pode-se substituir a vírgula imediatamente após “seguinte” por dois-pontos, sem prejuízo para a correção e o sentido. → correto, temos uma enumeração de itens, os dois pontos fazem esse papel perfeitamente.

    III. Em Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco (3° parágrafo), com as devidas alterações, pode-se substituir corretamente o ponto final por vírgula. → correto, temos uma oração subordinativa causal marcada pela conjunção "porque", equivale a "já que", a vírgula separa, também, corretamente essa oração, apenas seria colocado a letra minúscula.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Essa l aí não concordo não kkkkkk

  • FCC SE A SENHORA NÃO SABE, VOU LHE DIZER: TRAVESSÃO É PARA DAR ENFASE. QUE ÓDIO !

    FCC SE A SENHORA NÃO SABE, VOU LHE DIZER: TRAVESSÃO É PARA DAR ENFASE. QUE ÓDIO !

    FCC SE A SENHORA NÃO SABE, VOU LHE DIZER: TRAVESSÃO É PARA DAR ENFASE. QUE ÓDIO !

  • Pessoal, uma dúvida.

    Na Primeira frase, ao se retirar os travessões, eu não deveria colocar as vírgulas para manter a estrutura da frase??

    Pois no meu ponto de vista, a informação "e continua moldando" é uma informação extra, então deveria estar separada da frase original. Ou eu estou equivocado?

  • A segunda eu li rapido e só lembrei isto: não se deve ' fechar' com virgula o que se 'abre'com dois pontos. Mas só depois que errei, percebi que tinha uma enumeração, conforme Arthur explicou. Fiquem ligado, ler rapido é esparro.

  • Na I, a supressão de travessões não traria prejuízos para a correção nem precisaria de vírgulas porque já tem o "e" unindo as orações e, principalmente, porque é proibido utilizar a vírgula para unir orações que tenham o mesmo sujeito.

    A atriz é sujeito de moldou, e a atriz também é sujeito de continua.


ID
3077605
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

O segmento sublinhado em Ali tem que haver uma comunhão (3° parágrafo) possui a mesma função que o sublinhado em:  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Ali tem que haver uma comunhão (3° parágrafo)  → temos o verbo "haver" com sentido de "ocorrer", sendo um verbo impessoal e que não deve ser flexionado, o termo em destaque é objeto direto desse verbo, o qual é transitivo direto, procuramos, então, um objeto direto:

    A) Porque às vezes um ator está de um lado do palco... (3° parágrafo) → temos o sujeito, quem está? Um autor.

    B) Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval... (último parágrafo) → temos o objeto direto e a nossa resposta, quem fala, fala algo (um texto, objeto direto).

    C) Aí, faz-se alguma coisa... (último parágrafo) → temos uma voz passiva sintética, o "se" é uma partícula apassivadora, o termo em destaque é o sujeito paciente: Faz-se alguma coisa (Alguma coisa é feita).

    D) Aí você fica diante de um ser humano. (último parágrafo) → temos um adjunto adverbial de lugar, expressa o lugar onde se fica.

    E) A gente até acha que aquele amor teria gostado...(2° parágrafo) → temos um sujeito, quem acha? A gente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Professor Arthur Carvalho, avise-nos quando chegar onde você quer, quando passar no concurso seu.

  • Professor Arthur Carvalho, quando alcançar o seu objetivo continue nos ajudando. Gratidão.

  • Apenas complementando a explicação de nosso respeitadíssimo Arthur, pelo qual guardo muita estima:

    Fiquei muito na dúvida se "uma comunhão" não seria o sujeito e fui pesquisar.

    "Oração sem Sujeito

    A oração sem sujeito, ou sujeito inexistente, ocorre quando não existe elemento ou pessoa gramatical ao qual o predicado se refere, articulando-se a partir de um verbo impessoal."

    Fenômenos da natureza

    Amanheceu antes do horário previsto.

    Escureceu.

    Tempo decorrido ou fenômeno meteorológico

    Ser, estar, fazer e haver.

    Está tarde!

    São três horas.

    Haver no sentido de acontecer/existir

    Houve poucas inscrições para aquele concurso.

    Houve um caso assim no meu bairro e tudo acabou bem.

    Havia muita gente no cinema ontem.

    Ser indicando tempo

    É meio-dia agora.

    Amanhã é dia 05 de novembro.

    Verbos Impessoais

    Os verbos impessoais, com exceção do verbo “ser”, devem ser usados sempre na terceira pessoa do singular. Atenção com os verbos “fazer” e “haver” usados impessoalmente, pois não é possível usá-los no plural.

    Faz muitos anos que nos conhecemos.

    Havia muitos alunos interessados na explicação da professora.

    Obrigado, Arthur! ! !

  • Perceba que o verbo “haver” está empregado no sentido de “existir”. Devido a isso, é um verbo impessoal, o que significa que não possui sujeito e que “uma comunhão” funciona como seu objeto direto.

    Analisemos as opções:

    Letra A – ERRADA – O termo “um ator” funciona como sujeito da forma verbal “está”.

    Letra B – CERTA – Aqui, é preciso recorrer ao contexto da leitura. Observe a seguinte passagem do texto:

    O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali.

    Por ela, é possível constatar que o sujeito da forma verbal “fala” é “um padre”. Dessa forma, o termo destacado “um texto” funciona sintaticamente como objeto direto.

    Letra C – ERRADA – O “se” funciona como partícula apassivadora, haja vista que está ladeado de uma forma verbal que pede objeto direto. O pronome apassivador tem como função transformar o objeto direto em sujeito paciente, função esta assumida pelo termo “alguma coisa”.

    Letra D – ERRADA – O termo “de um ser humano” complementa o nome “diante”. Atua, portanto, como complemento nominal.

    Letra E – ERRADA – O termo “A gente” funciona sintaticamente como sujeito da forma verbal “acha”.

  • o verbo Haver não tem sujeito, mas tem OBJETO DIRETO

  • Passei direto no verbo haver... Afff.


ID
3077608
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

Mediante uso de subordinação, o período Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite (2° parágrafo) encontra-se reescrito corretamente, com sentido adequado ao contexto, em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite >>> temos um período composto por coordenação, a conjunção coordenativa "e" tem valor adversativo, opositivo, pode ser substituída por "mas", é o que procuramos:

    A) Como tivesse perdido um irmão num desastre, Ítalo Rossi fez o espetáculo da noite. → temos uma conjunção subordinativa causal, pode ser substituída por "já que", não é o que queremos.

    B) Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre, de modo que fez o espetáculo da noite. → temos uma conjunção coordenativa conclusiva, não é o que queremos.

    C) Não obstante Ítalo Rossi tenha perdido um irmão num desastre, fez o espetáculo da noite. → temos aqui uma conjunção subordinativa concessiva, a FCC adora substituir uma adversativa por uma concessiva, ambas exprimem ressalva, oposição, a única diferença é que a adversativa opõem e elimina a ideia anterior e a concessiva não invalida a ideia anterior, mas o sentido básico é mantido.

    D) Caso tivesse perdido um irmão num desastre, Ítalo Rossi faria o espetáculo da noite. → conjunção subordinativa condicional, não é o que queremos.

    E) talo Rossi perdeu um irmão num desastre; portanto, fez o espetáculo da noite. → temos uma conjunção coordenativa conclusiva, não é o que queremos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • QUESTÃO COMPLICADA

    GAB:C

  • Como sempre o amigo Arthur Carvalho arrebentando nos comentário.

    Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite.

    Em alguns casos, a conjunção "E" que é (Aditiva), possui valor (ADVERSATIVO)

    Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre, (MAS) fez o espetáculo da noite - Valor Adversativo.

  • GABARITO - C

    Veja que mesmo ele perdendo o irmão no desastre ainda sim fez o espetáculo. Isso não impediu ítalo de fazer o show... Quando um fato acontece independente do outro, temos uma concessão. Essa é a ideia da concessiva. Logo só cabe a letra C...

    • Embora não passe no concurso ele continuará estudando...

    Veja que independente da circunstância anterior ele vai continuar estudando.


ID
3077611
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

A flexão do verbo em destaque deve-se ao elemento sublinhado em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → queremos, basicamente, o sujeito:

    A) Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona... (3° parágrafo) → o termo "o espetáculo" é objeto direto (ver algo → o espetáculo).

    B) Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval... (último parágrafo) → "um ato medieval" é o predicativo do sujeito, marcado pelo verbo de ligação "ser";

    C) ...porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. (2° parágrafo) → essa alternativa poderia ser fator de queda, mas observe que o pronome "nos" é o oblíquo átono e tem função de objeto direto, aceitamos alguma coisa (nos); se fosse o "nós" aí sim seria o sujeito e uma possível resposta.

    D) Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia... (2° parágrafo) → temos a nossa resposta, quem faz? você; Você faz (temos o nosso sujeito), o verbo é flexionado devido a ele.

    E) Acho que no fundo tudo na vida é um teatro. (último parágrafo) → O verbo está flexionado devido ao sujeito oculto na primeira pessoa do singular: EU acho; o termo "tudo" é sujeito do verbo "é".

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • dica da letra C. sujeito oculto nós --- > porque (nós) nos aceitamos.

  • Letra B

    Você tem um espetáculo à noite e você faz toda sua vida durante o dia... (2° parágrafo)

  • Arthur Carvalho, melhor pessoa!

  • voce faz.. vc gabarita


ID
3077614
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Batizada Arlette e sublimada como Fernanda, a atriz carioca moldou − e continua moldando − cada personagem vivida no rádio, no teatro, no cinema e na televisão por 75 anos. Leia abaixo um trecho da entrevista de Fernanda Montenegro à Revistae.


Por viver tantos personagens, o ator não se torna um ser diferente?

− Nós somos estranhos. Porque, o que é que nós somos? Esquizofrênicos? Só não estamos num hospício porque nos aceitamos e nos aceitam quando acertamos. É uma vida dupla. Você tem um espetáculo à noite e faz toda sua vida durante o dia, seja ela qual for, uma vida calma, incontestada, desassossegada, e à noite, você tem que dar conta de outra esfera. Ninguém te obriga a ir [trabalhar]. Nem quando você passa pela perda de um amor. A gente até acha que aquele amor teria gostado se você fosse lá fazer seu espetáculo. Ítalo Rossi perdeu um irmão num desastre e fez o espetáculo da noite. Estou contando um caso extremo, mas isso acontece.


Em casos como esse dá para guardar as emoções?

− A gente não guarda emoção. A gente vai [trabalhar] com o que acontece, com o que bate na hora. Cada plateia provoca outro estágio no espetáculo. Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. É algo imponderável e inexplicável. Porque é o seguinte, não é só uma pessoa, um elenco e a plateia. Ali tem que haver uma comunhão. Porque às vezes um ator está de um lado do palco, outro ator está do outro lado, eles se olham e dizem: “Hoje não vai sair como a gente quer”. É uma energia cósmica. Mas nunca é exatamente a mesma coisa. Não é. Tanto que às vezes uma pessoa vai ver o espetáculo e se apaixona, mas um amigo vai ver e não gosta, não entrosou, não comungou, entendeu? Não deveria haver uma luta para conquistar a plateia, mas provocar fascínio e buscar uma comunhão.


O que significa esse ofício de atriz?

– É como se fosse um ato religioso: você entra no teatro e espera começar. Já estão todos sentados? Já está na hora? Aí, faz-se alguma coisa: toca-se uma campainha, uma luz muda, os atores entram mesmo com a luz... Ou seja, tem um início. Aí você fica diante de um ser humano. É como uma missa. O que é o padre? Um ator. Ele está ali paramentado, num cerimonial religioso. Se é Páscoa, é uma cor, se é Semana Santa ou Natal, são outras cores. Se fala um texto, não deixa de ser um auto medieval, e as pessoas ficam ali. Acho que, no fundo, tudo na vida é um teatro. Já falava o Velho Bardo [William Shakespeare]: para cada pessoa, você se apresenta, mesmo que um pouquinho, de maneira diferente. Às vezes até a cada hora do dia, até para você mesmo. Quem é a gente?

                                                  (Adaptado de: Revistae, São Paulo, Sesc, jul. 2018.) 

Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual.


Uma redação alternativa para a frase acima, em que se mantêm a correção e, em linhas gerais, o sentido original, encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o “mesmo” gestual. → procuramos coerência e nenhum erro e também um valor causal (conjunção subordinativa causal "porque", equivale a "já que") e um valor concessivo (conjunção subordinativa concessiva "embora").

    A) Se acaso você faz sempre o “mesmo” gestual, sempre há algo que altera como é tudo muito sutil. → temos uma conjunção subordinativa condicional, não é isso que queremos.

    B) Uma vez que é tudo muito sutil, sempre tem alguma coisa que altera, por mais que você faz o mesmo gestual sempre. → temos uma conjunção subordinativa causal "uma vez que", porém o correto seria: por mais que você FAÇA.

    C) Na medida em que alguma coisa sempre muda, tudo é muito sutil, de modo a que você faça sempre um gestual semelhante. → "na medida em que" (locução conjuntiva subordinativa causal), não temos um valor concessivo; "de modo que" seria o correto, nada exige a preposição "a", além disso é uma conjunção coordenativa conclusiva e não é esse valor que queremos.

    D) Há sempre alguma coisa que muda mesmo sendo tudo muito sutil, e você faça sempre o “mesmo” gestual. → não temos nenhum dos valores que procuramos, além disso o sentido está completamente alterado.

    E) Ainda que você faça sempre um gestual semelhante, como tudo é muito sutil, há sempre algo que muda. → temos a nossa resposta, respectivamente: conjunção subordinativa concessiva e causal.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • A QUESTÃO, IMPLICITAMENTE, ESTÁ PEDINDO PARA QUE ENCONTREMOS, NAS ALTERNATIVAS, UMA CONJUNÇÃO QUE TENHA O MESMO SENTIDO DA QUE ESTÁ NA FRASE.

    "Tem sempre alguma coisa [que muda] porque é tudo muito sutil, embora você faça sempre o "mesmo" gestual.

    EMBORA = CONJUNÇÃO SUBORDINADA CONCESSIVA.

    A) SE acaso... SE = CONJUNÇÃO CONDICIONAL.

    B) UMA VEZ QUE é tudo muito... UMA VEZ QUE = CONJUNÇÃO CAUSAL.

    C) NA MEDIDA EM QUE alguma coisa.. NA MEDIDA EM QUE = CONJUNÇÃO CAUSAL.

    D) Há sempre alguma coisa [...], E você faça sempre o "mesmo" gestual. E = CONJUNÇÃO ADITIVA.

    E) AINDA QUE você faça... AINDA QUE = CONJUNÇÃO CONCESSIVA.

    ALTERNATIVA E.

  • O fato de haver aspas na palavra MESMO é o que possibilita o emprego do vocábulo SEMELHANTE? Porque ser semelhante não é ser o mesmo. Foi o que me fez descartar a alternativa E. buguei com essa questão.

  • Embora = concessivo

    Ainda que = concessivo


ID
3077617
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Encontram-se respeitadas as normas de concordância em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Todos que tem costume de frequentar o teatro brasileiro reconhece seu importante papel político na formação da cidadania. → o correto seria "têm" (terceira pessoa do plural do presente do indicativo) e "reconhecem".

    B) Um dos papéis mais conhecidos de Fernanda Montenegro foi o representado no filme “A Falecida”, adaptado da peça homônima de Nelson Rodrigues. → concordância deita com o termo "um dos", estando plenamente correta.

    C) Fernanda Montenegro, juntamente com Marília Pera, é uma das grandes atrizes brasileiras de todos os tempos, sejam no teatro, sejam na televisão. → o correto seria "seja".

    D) Assemelham-se aos teatros antigos, em sua estrutura básica, a ágora, um dos símbolos da democracia dos gregos. → temos um sujeito posposto ao verbo e um termo intercalado por vírgulas para tentar confundir o candidato, o correto seria: A ágora assemelha-se aos teatros antigos...

    E) A peça “O Rei da Vela”, encenada pelo Teatro Oficina duas vezes, um dos principais grupos do teatro brasileiro, ainda hoje mantêm sua atualidade. → o núcleo do sujeito simples é "peça", foram colocados diversos itens entre o sujeito e o verbo para dispersar o candidato, mas o correto seria: peça mantém (terceira pessoa do singular do presente do indicativo).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Arthur, na letra C não seria "são uma das..."? Já que fala de duas personalidades?

    C) Fernanda Montenegro, juntamente com Marília Pera, são uma das grandes atrizes brasileiras de todos os tempos, sejam no teatro, sejam na televisão. → o correto seria "seja".

  • Letra B

    Um dos papéis mais conhecidos de Fernanda Montenegro foi/foram o representado no filme “A Falecida”, adaptado da peça homônima de Nelson Rodrigues. => um(a) dos(as) + substantivo= verbo singular ou plural(facultativo)

  • Lais, eu entendi assim:

    C) Fernanda Montenegro, juntamente com Marília Pera, é uma das grandes atrizes brasileiras de todos os tempos, sejam no teatro, sejam na televisão.

    Como os núcleos estão isolados por vírgula, o sujeito estará sozinho e no singular, logo o verbo "ser" está no singular de forma correta.

    Essa mesma regra não se aplica no caso do emprego das expressões: bem como, assim como, tanto quanto. Essas admitem concordância tanto com o primeiro termo como com ambos.

  • OS ERROS:

    A) reconhecem concorda com Todos

    B) OK

    C) seja concorda com F. Montenegro

    D) assemelha-se concorda com a a ágora. A ágora, um dos símbolos da democracia dos gregos (APOSTO), em sua estrutura básica (ADJ ADVERBIAL), assemelha-se aos teatros antigos. ÁGORA = local público de reuniões, na Grécia antiga.

    E) mantém concorda com A peça...


ID
3077620
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um texto foi digitado no Microsoft Word 2010, em português, pelo usuário João. Após a revisão da usuária Carla, utilizando os recursos de Controlar Alterações, o texto foi modificado e ficou marcado nos pontos alterados. Ao fazer a revisão, Carla optou por exibir, no texto modificado, somente as inserções e exclusões feitas, mas não os comentários e nem as mudanças de formatação. Ela conseguiu isso a partir de um clique na guia Revisão, e na opção

Alternativas
Comentários
  • Guia Revisão / (Grupo Controle) Mostrar Marcações / Inserções e Exclusões.

    GABARITO C - Mostrar Marcações.

  • Gab. C

    *

    Todos comandos estão na Guia Revisão.

    *************

    A - Comparar - Compara ou combina várias versões de um documento

    B - Painel de Revisão - Mostra as revisões em tela separada, também está no grupo controle

    C - Mostrar marcações - GABARITO - Escolhe o tipo de marcação a ser exibido no texto

    D - Restringir edição - Restringe como as pessoas editam ou formatam o texto, está no grupo Proteger.

    E - Exibir Principais - fico devendo essa.

  • C)

    Mostrar marcações: Escolher o tipo de marcação a ser exibido no documento. Você pode ocultar ou mostrar comentários, inserções e exclusões, alterações de formatação e outros tipos de marcação.

  • Guia revisão > opcao mostrar marcações

    final = mostra o documento com todas as alteracoes propostas incluidas!

    original =mostra o documento antes das implementacoes

    COMPARAR = NA GUIA REVISÃO TBM . COMPARAR UM DOCUMENTO COM OUTRO OU COMBINAR VARIOS DOCUMENTOS..

    PAINEL DE REVISÃO = MOSTRAR AS REVISÕES EM JANELA SEPARADA

    RESTRIGIR EDIÇÃO =EVITE QUE OUTRAS PESSOAS FAÇAM MOFICAÇÕES EM SEU DOCUMENTO

  • A resposta está nessa frase: "exibir, no texto modificado, somente as inserções e exclusões feitas".

    Gabarito: C

    #forçaqueavitóriaécerta

  • Revisão > Controle > Mostrar Marcações

    As opções apresentadas são: comentários; inserções e exclusões; formatação; balões; pessoas específicas.

  • As questões da fcc sobre informática são muito forçadas. Muito difícil

  • FCC, força muito a barra, prova pra eletricista de manutenção, saber a fundo conhecimento em Word, se a prova for pra técnico em informática, nem o Bill Gates passa na prova dela.

  • Raciocinando errado e por exclusão eu acertei. --- Na prova real isso NÃO me acontece. :p

ID
3077623
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao analisar uma planilha, criada no Microsoft Excel 2010, em português, contendo os valores médios e o desvio padrão da taxa de bombeamento de diversos tipos de poluentes do Reservatório Billings em operações de controle de cheia, um usuário pretende destacar, com uma determinada cor, as células cujos valores do desvio padrão estejam dentro de certo intervalo. Para tanto, o caminho que deverá usar no Excel, a partir da guia Página Inicial, é:

Alternativas
Comentários
  • A formatação condicional realça rapidamente informações importantes em uma planilha como destacar os maiores números de um intervalo, os menores, os duplicados, aplicar cores em células que contiverem acima ou abaixo de certos valores e muito mais.

    ************************

    Guia Página Inicial - Grupo Estilo - Formatação Condicional.

  • Guia pagina inicial > formatação condicional >>Realçar regras da célula (tem as opcoes - está entre...maior que,, menor que,,contem no texto..é igual a...)

    temos opcoes como barra de dados..escalas de cor..regras de primeiros ultimos.. conjunto de ícones...

  • D

    Formatação Condicional > Realçar Regras das Células > Está Entre.


ID
3077626
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do Internet Explorer 11, versão 11.165.17134.0, em português, deseja executar duas operações: (1) bloquear os menus Pop-up e (2) visualizar a impressão da página antes de imprimi-la. Supondo que esteja habilitada a Barra de menus, ele deve utilizar, respectivamente, os menus

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B para os não assinantes.

    Para ativar ou desativar o Bloqueador de Pop-ups

    Abra o Internet Explorer, selecione o botão Ferramentas e em Opções da Internet.

    Na guia Privacidade, em Bloqueador de Pop-ups, marque ou desmarque a caixa de seleção Ativar Bloqueador de Pop-ups e depois selecione OK.

  • Azar no amor e tb nos concursos ! Se fico entre duas opções sempre marco a errada .

  • BLOQUEADOR DE POP UPS

    FERRAMENTAS > OPCOES DE INTERNET > PRIVACIDADE..

  • Gab. B

    Bloqueando Pop-Up:

    Abra o navegador Internet Explorer;

    Clique no botão Ferramentas, representado pelo ícone de uma engrenagem. Ele fica no canto superior direito da barra de endereço;

    Selecione agora Opções da Internet;

    Vá até a guia Privacidade e encontre a opção Bloqueador de Pop-ups;

    Para desativar a função, basta desmarcar a caixa de seleção Ativar Bloqueador de Pop-ups;

    Clique em Aplicar e, depois, em OK.

  • Essa fica fácil assim: Imprimir e visualizar impressão acho que todos sabem que fica no menu Arquivo, aí só ficamos entre duas opções;

    Não há esse menu chamado Segurança, logo, Gab:B

  • O pessoal não está se atentando ao que a banca falou "Supondo que esteja habilitada a BARRA DE MENUS".

    Por meio da barra de menus você ativa o bloqueador de pop ups clicando no menu ferramentas, depois na > ao lado de bloqueador de pop ups e então clica em "ativar bloqueador de pop ups", vai aparecer uma janela pedindo para confirmar escolha.

    E visualiza impressão clicando no menu "arquivo" e depois em "visualização de impressão..."

    Os caminhos que vocês deram foram clicando no botão de ferramentas no painel de ferramentas e apesar de estarem corretos não são o que a banca quer, tanto que se você quiser visualizar impressão por esse local, você não vai encontrar essa opção dentro da opção "arquivo" e sim em "imprimir".

    Utilizando a barra de menus, o gabarito correto é letra B.

    Para ativar a barra de menus você pode pressionar o ALT no teclado e para deixá-la fixa no navegador, depois de pressionar alt, dê um clique com botão direito do mouse em cima dela e depois na opção "barra de menus".

  • Esse é o motivo de eu não gostar de múltipla-escolha, sempre vai ter uma questão que você vai ficar entre duas alternativas e marcar a errada... Por mais que a Cespe tenha seus males, prefiro Certo ou Errado, pois ou você sabe ou não sabe e pronto.

  • Para complementar

    Para desativar complementos em sessões de Navegação InPrivate também é em FERRAMENTAS - OPÇÕES DE INTERNET - PRIVACIDADE.

  • Sabia que a visualização da página a ser impressa estava em arquivo. Não se se raciocinei certo, mas pop-up não é um malware, logo, não havia razão para estar em segurança


ID
3077629
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A usuária Katia abriu o Explorador de Arquivos do Windows 10, em português, e selecionou um arquivo gravado em um drive de rede compartilhado, cujo endereço de acesso deveria ser enviado, via e-mail, a outros usuários para que eles pudessem acessá-lo. Para obter o endereço, Katia escolheu a opção Copiar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A! para os não assinantes.

    Bons estudos.

  • Gabarito letra A para os não assinantes.

    Ela clicou em na guia Início e copiou o caminho, conforme fiz abaixo para exemplificar. Se eu quisesse demonstrar para alguém onde está a pasta de estudos para o concurso de agente administrativo da PF do ano de 2014 no meu computador, bastava mandar esse endereço:

    E:\meus arquivos\CONCURSOS\Concursos realizados\agente adm PF 2014

  • 87% de erro O.O

  • Achei a redação da questão beeem confusa

  • drive = HD que estava na rede.

    Copiar endereço de arquivo gravado na rede compartilhada.

    boa questao nao sabia..

    copiar caminho.. localizada na guia início...

    lembrando que os pcs precisam estar em rede compartilhado..

    copiar caminho > copia para area de transferencia os arquivos .. fica na guia INICIO > opcao copiar caminho.

    "D:\Drivers\Camera"

  • Acertei uma questão com 68,5% de erros o.O

    "Algo de errado não está certo"

    Kkk

  • Bom em T.i., mas péssimo em português!

    mesmo que um BOM professor de física, escrevendo FISICA.

  • FCC sendo "FCC" em todas as matérias!

    Não tem pena mesmo de nóis... kkk

  • Na vdd eu nem entendi oque a questão pediu

  • C:\Users\maria\OneDrive\Área de Trabalho\ADVOCACIA\Lucia - Cepisa

  • Como errei a questão 3 vezes em seguida, o jeito é voltar a estaca zero assistindo aula e fuçando no pc

    pedi pro comentário do professor pra ele desenhar a questão pra nós kkkkkkkk. Difícil

  • Não entendo por que as pessoas colocam : "Para os não assinantes".

  • e a questão é para eletricista, estou decepcionada, pois acreditava ser para engenheiro da NASA!

  • Caminho de rede / Endereço Web

    Mas olha, na prática tu copia o endereço da barra do explorador de arquivos e pronto.

    Mas a FCC tem que enfeitar.

  • Gabarito A

    Início -> Área de Transferência -> Copiar caminho.

  • eu nem entendi a questão direito.....

  • Kátia abriu o explorador de arquivos selecionou o arquivo e foi na guia início/copiar caminho(caminho do arquivo para enviar através do email)

  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinente ao Explorador de Arquivos do Windows 10, mais especificamente a função utilizada para obter o caminho de uma determinada pasta compartilhada na rede.

    Desta forma, passaremos a tratar da questão:

    A) Certa. Conforme pode ser visto nas imagens abaixo, para obter o caminho de uma determinada pasta deve-se usar a função Copiar Caminho localizada na guia Início.

    B) Errada. Não existe a função Copiar Para na guia Exibir.

    C) Errada. Não existe a função Copiar Caminho na guia Compartilhar. Na realidade, essa função está na guia Início.

    D) Errada. Não existe a função Copiar Link na guia Início.

    E) Errada. Não existe a função Copiar Endereço na guia Compartilhar.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3077632
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário criou uma senha segura para sua conta bancária, seguindo recomendações de órgãos oficiais e boas práticas. Desta forma, ele criou uma senha

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E!

    Os demais itens são justamente o que não se aconselha ao criar uma senha.

  • Gabarito letra E para os não assinantes.

    Candidatos, habituem-se a ler a Cartilha da Segurança (link abaixo), pois é de lá que as bancas retiram boa parte das suas questões. Vejamos o que reza a Cartilha sobre senhas:

    Alguns elementos que você não deve usar na elaboração de suas senhas são:

    ►Qualquer tipo de dado pessoal: evite nomes, sobrenomes, contas de usuário, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas. (ALTERNATIVA C/D)

    Sequências de teclado: evite senhas associadas à proximidade entre os caracteres no teclado, como "1qaz2wsx" e "QwerTAsdfG"(ALTERNATIVA B)

    Alguns elementos que você deve usar na elaboração de suas senhas são:

    Números aleatórios: quanto mais ao acaso forem os números usados melhor, principalmente em sistemas que aceitem exclusivamente caracteres numéricos.

    ►Grande quantidade de caracteres: quanto mais longa for a senha mais difícil será descobri-la. Apesar de senhas longas parecerem, a princípio, difíceis de serem digitadas, com o uso frequente elas acabam sendo digitadas facilmente.

    ►Diferentes tipos de caracteres: quanto mais "bagunçada" for a senha mais difícil será descobri-la. Procure misturar caracteres, como números, sinais de pontuação e letras maiúsculas e minúsculas. O uso de sinais de pontuação pode dificultar bastante que a senha seja descoberta, sem necessariamente torná-la difícil de ser lembrada.

    FONTE: https://cartilha.cert.br/senhas/

  • s@ N@Õ PaSS@ QU4m dEs4$tE

  • Nem acredito que essa questão seja real huahauhauahuahua

  • com números aleatórios e letras maiúsculas e minúsculas

  • Essa é para não zerar rsrs

  • E. com números aleatórios e letras maiúsculas e minúsculas. correta

    https://cartilha.cert.br/senhas/

  • Tudo bem que existam algumas questões pra não zerar ...mas esta, dói na alma!!

  • Estude o conteúdo do seu concurso até chegar ao ponto de poder resolver a questão da sua prova da mesma maneira que você resolveu esta, sorrindo.

  • Oh gente, pra mim não cai essas não kkkk


ID
3077635
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Considere sequências de números inteiros obedecendo à seguinte regra: cada número, a partir do 5º número, é o último dígito (o das unidades) da soma dos quatro números anteriores. Por exemplo, na sequência iniciada com 2, 0, 1, 8, o 5° número é 1, porque a soma dos quatro anteriores é 11. Nessa mesma sequência, o 13° número é

Alternativas
Comentários
  • 2, 0, 1, 8, 1(11), 0(10), 0(20), 9(49), 0(90), 9(79), 8(258), 6(476), 3(903)

    1, 2, 3, 4, 5 , 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13

    Letra: A

  • por que um eletricista de manutenção tem que saber disso?

  • 2 0 1 8 1 0 0 9 0 9 8 6 3


ID
3077638
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um número inteiro não negativo elevado ao quadrado resulta em um quadrado perfeito. Por exemplo, 16 é um quadrado perfeito porque 16 = 42 = 4 × 4.


Dos números de 1 até 1 000, são quadrados perfeitos:

Alternativas
Comentários
  • Não há a necessidade de ir fazendo conta por conta.

    1x1 = 1

    2x2 = 4

    3x3 = 9

    Basta tentar descobrir qual numero ao quadrado é maior que 1000

    Sabendo que 30x30 = 900 tentei 31

    31 x 31 = 961 (chegando perto)

    32 x 32 = 1.024 (passou)

    Então temos de 1 até 31, 31 números!

    31 / 1000 = 0,031 que é o mesmo que 3,1%

    Alternativa D


ID
3077647
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Admita como verdadeiras as seguintes premissas:


− Todos os minerais são flores.

− Só existem três tipos de flores: as brancas, as vermelhas e as verdes.


Cada uma das alternativas a seguir apresenta uma nova premissa que, como as anteriores, deve ser considerada verdadeira. Dessa forma, a alternativa que apresenta uma conclusão logicamente decorrente do trio de premissas é:

Alternativas
Comentários
  • Agora tenho total certeza de que os examinadores da FCC precisam de ajuda. Kkkkkk Coisa de louco.

  • Que isso gente? Misericórdia!

  • Vamos pedir o comentário do Professor, galera!

  • Senhor, a alternativa considerada como correta foi a PRIMEIRA que eu eliminei. Rsrsrsrs

  • isso é o que acontece com usuarios,nao usem drogas jovens.

  • Não entendo onde viram dificuldade nessa questão.

    A letra C diz que todos ratos são minerais > a primeira premissa diz que todos os minerais são flores > a segunda premissa diz que só existem flores brancas, vermelhas e verdes. Ora, os ratos sendo flores, eles não podem ter uma cor diferente das 3, portanto nenhum pode ser azul. Quanto ao contexto das palavras, é irrelevantes para acertar a questão.

  • “Os maconhero tava doidão, querendo meu feijão” fala sério !

  • misericórdia

  • A única certeza que podemos ter é que não existem ratos que não sejam das cores branca, vermelha e ver.

    Erro da A: Pode ser que os ratos sejam todos vermelhos ou verdes. Não podemos ter certeza.

    Erro da B: Não temos certeza se os ratos continuam no grupo das flores. Caso ainda continuem, podem ser brancos, vermelhos ou verdes. Ainda não podemos afirmar com toda certeza.

    C - Gabarito: Os ratos estando no grupo "mineral", podendo serem apenas das 3 cores citadas. Logo, não podem ser de nenhuma outra cor. Podemos afirmar com toda certeza.

    Erro da D: Sendo flores, podem não estar no grupo dos minerais. Não podemos confirmar.

    Erro da E: Podem ser todos de apenas uma cor. Sem certeza.

  • A questão é fácil, basta abstrair o conceito real de cada palavra para não confundir.

  • Agora sei que de poha nenhuma sei kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rapaz, nao achei a questão fácil nao. Tentei raciocinar, mas não entendi, só fui me ligar depois que eu li os comentários. O abençoado do examinadoor colocou essas coisas: ratos, minerais, flores, para nos confundir mesmo. kkkk

    Quando eu li as alternativas já fiz logo a pergunta: ratos minerais? nada a ver, ai nessa a pessoa já perde o raciocinio.

  • Fiz uns círculos e agora deu certo kkkkkk

  • Vamos lá, galera.

    Também tive dificuldade e depois um tempo voltei nessa questão e acredito que consegui compreender.

    A questão diz:

    "Todos os minerais são flores".

    Sabendo que podemos trocar o TODO pelo SE...ENTÃO, a proposição vai ficar assim:

    "Se é mineral, então também é flor".

    Além disso, a questão diz:

    "Só existem três tipos de flores: as brancas, as vermelhas e as verdes".

    Logo, se todo mineral é flor, e só existem flores brancas, vermelhas e verdes, pode-se concluir que: todos os minerais são flores brancas, vermelhas e verdes.

    Assim, "se ratos são minerais, então nenhum rato é azul", pois apenas existem minerais que são flores brancas, vermelhas e verdes.

    Como bem explicado pelo colega Luís Henrique, não podemos afirmar com certeza que existem ratos brancos, porque todos podem ser vermelhos ou verdes.

    Portanto, a única certeza é a de que não existem ratos de cor azul.

  • Carai matei essa em 10 segundos 

  • Se o rato é mineral então ele é flor ... aqui tá o pulo do gato kkkk

    Se só existem tres tipos de flores branca , vermelha e verde , então só existe rato desse tipo de cor , logo nenhum rato é azul 

     

    ele só pode ser branco vermelho ou verde 

     

    GABA C 

  • FAZ DE CONTA QUE OS RATOS SÃO SINÔNIMOS DE MINERAIS, QUE SÓ PODEM SER BRANCOS, VERMELHOS OU VERDES, APENAS ESSAS CORES!!

    PENSEI NA POSSIBILIDADE DE SER A LETRA E

    E

    Ratos são flores. Logo, alguns ratos são verdes.

    MAS, TODOS OS RATOS PODEM SE DE APENAS UMA ÚNICA COR, POR ISSO ELIMINEI.

  • Deus me livre!

  • Eu sabia essa com maças !!!

  • SÓ existem flores brancas vermelha e verde. Logo, nenhuma outra cor o rato pode ter!

    Se o rato é mineral, então ele só pode ser verde, vermelho e branco!

    A letra A elimina, porque não podemos dá certeza de existir ratos brancos, pois pode ser que haja a possibilidade de todos os ratos serem azuis ou vermelhos. O mesmo para letra E.

    Já a letra C, podemos dizer COM TODA CERTEZA que nenhum rato é azul, pois a questão diz que SÓ há brancos, vermelho e verde!

  • Quem fez essa questão estava sob o efeito de cocaína, certeza! rsrs

  • Estranho.. Fiquei com as letras A, C e E em aberto. Se vocês lerem de novo as premissas, ali está AFIRMANDO que EXISTEM flores brancas, vermelhas e verdes. Não é "só existe a possibilidade de existir", entendem a diferença? É uma afirmativa que não deixa dúvidas: EXISTEM. Então não pensei que a A e E fossem necessariamente erradas.

    Alguém concorda comigo?

  • Eu saberia se fosse com gatos.

  • Quando desenhamos os conjuntos fica mais fácil entender


ID
3077656
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletrotécnica
Assuntos

João, profissional que trabalha no setor de manutenção de uma empresa, verificou que, ao deslocar o altímetro sobre a mesa de traçagem uma resistência impedia que o altímetro deslizasse sobre a superfície. Ao aplicar uma camada de óleo lubrificante sobre essa superfície, o movimento de deslocamento do instrumento se tornou mais suave. João constatou ainda que, enquanto havia camada de lubrificante na superfície da mesa, a suavidade de movimento se mantinha. Com isso, concluiu que para que a formação da película lubrificante se mantenha aderida à superfície de arraste durante o movimento, sem que haja o seu rompimento, duas propriedades físicas precisam estar presentes:

Alternativas

ID
3077665
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Um profissional lotado na área operacional de uma hidrelétrica ficou encarregado de selecionar o rolamento mais adequado para utilização em um equipamento que apresenta deslocamentos angulares que precisam ser compensados e alinhados, além de ter de suportar cargas radiais de alta intensidade, assim como, de permitir a desmontagem para limpeza, instalação e lubrificação. Diante de tais condições, o profissional recomendou a utilização do rolamento

Alternativas
Comentários
  • Auto compensador de rolos convexos

    Seu emprego é particularmente indicado para construções em que se exige uma grande capacidade para suportar carga radial e a compensação de falhas de alinhamento


ID
3077668
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Na conexão entre dois sistemas de geração de movimentos de uma máquina deve ocorrer a união de dois eixos, de tal forma que iniba a ocorrência de vibrações, absorva choques, e transmita torques, com a possibilidade de proceder a manutenção no eixo motriz ou no eixo movido, de forma individual. Para essa aplicação, a solução correta é

Alternativas
Comentários
  • Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquina, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo-árvores.

    Funções do acoplamento:

    Unir dois eixos • Compensar desalinhamentos • Absorver choques e vibrações • Transmitir Torque • Atuar como fusível


ID
3077671
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

As válvulas possuem funções específicas em uma usina de geração de energia desenvolvendo cada qual o seu objetivo e mantidas sob rigoroso monitoramento operacional nas centrais. Algumas são montadas na saída de condutos para controlar as descargas sob cargas extremamente altas, tendo sido projetadas para descarregar no ar gases e vapores, eliminando, desse modo, a possibilidade de cavitação dentro do conduto. As características apresentadas correspondem às válvulas

Alternativas
Comentários
  • As Válvulas de agulha são constantemente usadas para ajustes de regulagem fina em sistema de vácuo, dessa forma, pode acarretar vibrações fortes em elevadas taxa de fluxo em linha de vapor, ar, óleo e outros líquidos em geral. É uma válvula bastante adquirida com a intenção de um fechamento com ajustes manuais, as Válvulas de agulhas também são bastante acessíveis para altas pressões.

    A grande distinção das Válvulas de agulha para os demais tipos de válvulas é dimensionada na cunha de fechamento, que não são de discos, mas são de um plug ou agulha que tem um comprimento bem maior do que quando comparado ao seu diâmetro.


ID
3077674
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Os componentes responsáveis pelo registro das informações das medições de um sistema de vazão de fluído, após a passagem da água pelas turbinas, classificam-se em primário e secundário e têm suas funções desenvolvidas por meio de dispositivos denominados, respectivamente, de

Alternativas

ID
3077680
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Um teatro possui, na parte superior do palco, uma fileira com 20 lâmpadas em paralelo que compõem uma “gambiarra”. Cada lâmpada apresenta resistência interna de 300 Ω e todas são alimentadas com tensão de 120 V.


A corrente, em ampères, gerada no conjunto, é igual a

Alternativas
Comentários
  • 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + ...

    1/Req = 20/300

    Req = 15 Ohms

    U = Z * I

    I = 120/15 = 8 A

    Galera, tenho um Instagram com dicas para os concursos de Engenharia. Segue lá @engenheiro.hudson


ID
3077683
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Quando estão operando em corrente alternada, os capacitores apresentam uma oposição à passagem da corrente elétrica chamada de reatância capacitiva, comumente representada em módulo por XC . Sobre a reatância capacitiva de um capacitor de 26μF, operando na frequência de 60 HZ, o valor do módulo, em ohm, é, aproximadamente,

Alternativas

ID
3077686
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Supondo que uma placa eletrônica tenha entre os seus componentes cinco circuitos integrados, cada um deles com um capacitor instalado entre os terminais de alimentação, todos com 12 nF. O valor total da capacitância relativa a esse conjunto de capacitores, em nanofarads, é igual a

Alternativas
Comentários
  • "Capacitor instalados entre os terminais de alimentação". Por este trecho do enunciado, percebe-se que os capacitores estão ligados em paralelo. Para calcular a capacitância total de capacitores em paralelo, basta somar as capacitâncias. Como os capacitores no circuito são no total de 05 (cinco) de 12 nF, conclui-se que a capacitância total do circuito é igual a 5 x 12 nF = 60 nF

    Gabarito: A


ID
3077689
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Uma resistência ôhmica de R = 80 Ω, encontra-se associada em série com um indutor de reatância XL em módulo igual a 60 Ω. O resultado dessa associação é chamado de impedância, sendo comumente representada pelas letras Z. O valor do módulo dessa impedância Z, em ohms, é igual a

Alternativas

ID
3077695
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

As cargas indutivas necessitam de um campo magnético para funcionar, assim parte da energia elétrica que recebem é destinada à formação do campo magnético, e outra parte destina-se à realização de trabalho. Nas cargas indutivas, a potência

Alternativas
Comentários
  • Oi Heloisa.

    Pés não se encaixaria na regra dos monossílabos tônicos?

    São acentuados os monossílabos tônicos terminados em A, E, O (seguidos ou não de "S").

    Ex: há, pá, pás, má, más, pé, pés, dê, dês...

  • Pés- monossílabo tônico

    Distância - Paroxítona terminada em ditongo crescente, ela é ( em exceção) proparoxítona EVENTUAL.

  • Pés- monossílabo tônico

    Distância - Paroxítona terminada em ditongo crescente, ela é ( em exceção) proparoxítona EVENTUAL.


ID
3077704
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

O alicate amperímetro é um aparelho muito prático de se utilizar em serviço de manutenção elétrica, em monitoramento de energia ou até mesmo para uso no dia a dia do eletricista. Sobre o uso desse aparelho é correto afirmar que,

Alternativas

ID
3077707
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

No manual de instruções de um alicate wattímetro, informa que antes de realizar qualquer medida o usuário através do botão menu deve escolher o tipo de medida que se quer fazer. Supondo que se queira medir a potência aparente de uma carga trifásica, então, o usuário deverá apertar a tecla “menu” continuamente até aparecer a indicação que consta em

Alternativas

ID
3077710
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Segundo a NR 10, é considerada Baixa Tensão (BT) a tensão superior a

Alternativas

ID
3077713
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Quanto ao Equipamento de Proteção Individual (EPI), de acordo com a NR 6, cabe ao trabalhador responsabilizar-se pela

Alternativas

ID
3077716
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

“Trata-se de um conjunto de procedimentos que visam sanar problemas assim que detectada uma falha que inviabiliza o bom funcionamento de máquinas e equipamentos, causando prejuízos no processo produtivo.”


Esta afirmação refere-se à manutenção

Alternativas
Comentários
  • Nesse caso, trata-se da manutenção corretiva, visto que já ocorreu a falha. Não pode ser a corretiva planejada pois esse tipo é decorrente de atividades de manutenção preditiva ou detectiva e inspeções em paradas de manutenção.


ID
3077719
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Sobre os tipos de manutenção preditiva e preventiva, considere:


I. Ambas são planejadas.

II. Ambas causam necessariamente parada na processo de produção.

III. A preditiva leva em consideração as condições reais de funcionamento de máquinas por meio de inspeções sistemáticas.

IV. A preventiva é realizada em conformidade com um cronograma baseado em históricos ou recomendações do fabricante.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • MANUTENÇÃO PREVENTIVA

    Estratégias de monitoramento e controle com objetivo de impedir(AMENIZAR) Falhas quanto ao desempenho de máquinas e equipamentos;

    MANUTENÇÃO PREDITIVA

    Semelhante a preventiva;

    MANUTENÇÃO CORRETIVA

    Correção imediada de problemas que inviabilizam o bom funcionamento de máquinas e equipamentos (PODE SER PLANEJADA);

    MANUTENÇÃO CORRETIVA

    Semelhante a corretiva.

    Manutenção rotineira

    Caracterizada por um fluxo constante de serviços simples e padronizados

    Manutenção detectiva


ID
3077722
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Em desenho técnico, a escala 1:5 é uma escala

Alternativas
Comentários
  • D - de redução e indica que a peça é 5 vezes maior que o representado no desenho.

  • ESCALA NATURAL

    Escala natural é aquela utilizada quando o tamanho do desenho do objeto é igual ao tamanho real do mesmo, isto é, do mesmo tamanho que o objeto for construído, será também feito o seu desenho .

    É representada da seguinte forma :

    Escala 1:1 ( lê-se, escala um por um) .

    ESCALA DE REDUÇÃO

    Escala de redução é a utilizada para representar um objeto em tamanho menor do que o tamanho real. Para a aplicação da escala de redução, basta dividir o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala . Essa escala é bastante utilizada em mapas e em plantas de construções civis.

    É representada da seguinte forma :

    Escala 1:2, 1:3,1:4, 1:5, 1:10, 1:20, 1:30, 1:40, 1:50, 1:100, etc....

    ESCALA DE AMPLIAÇÃO

    Escala de ampliação é utilizada para representar um objeto em tamanho maior do que o tamanho real.

    ë representada da seguinte forma - Escala 2:1 (lê-se, escala dois por um) .

    As escalas de ampliação mais utilizadas são: 2:1, 3:1, 4:1, 5:1, 10:1, 20:1, etc...

    Resumindo: Para se trabalhar com esta escala, basta multiplicar o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala .


ID
3077725
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Em desenho técnico o tipo de linha “traço ponto” é utilizado como

Alternativas
Comentários
  • Letra B. NBR 8403 - Aplicação de linhas em desenhos - Tipos de linhas - Largura das Linhas.

  • linhas de centro, linhas de simetria, linhas de trajetórias.

  • Letra A: ERRADA

    Não existem linhas de contas. Porém, sim linhas de contas, que são indicadas por linhas contínua estreita.

    Letra B: CERTA

    Linhas traço e ponto indicam linhas de centro.

    Letra C: ERRADA

    Linhas contínuas estreitas indicam hachuras.

    Letra D: ERRADA

    Linhas tracejadas largas indicam arestas não visíveis.

    Letra E: ERRADA

    Linhas tracejadas indicam contornos não visíveis.

  • NBR 8403/1984:

    Linhas

    Traço e ponto estreita:

    Linhas de centro, linhas de simetrias, trajetórias.

    *Podem também ser usadas para plano de corte.

    Traço e ponto largo:

    Indicação das linhas ou superfícies com indicação especial.

    NBR 6492/1994:

    Linhas de Representação

    Traço e ponto:

    Linhas de eixo ou coordenadas.


ID
3077728
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O fenômeno do surgimento de uma corrente elétrica em virtude da variação do fluxo magnético nas proximidades de um condutor, recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • Fenômeno da indução (ocorre nos trafos, por exemplos).

ID
3077731
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

A unidade de medida de fluxo magnético e a de densidade de fluxo magnético são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A relação entre o fluxo magnético e a densidade de fluxo magnético é:

    phi = B * A

    Em unidades SI o fluxo (phi) é dado por Weber (Wb).

    Pela fórmula acima a densidade de fluxo tem unidade Wb/m², porém, no SI, utiliza-se o Tesla (T) para representar esta mesma unidade.


ID
3077734
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletrônica
Assuntos

Os sensores eletrônicos que detectam proximidade de elementos metálicos sem a necessidade de contato são do tipo

Alternativas

ID
3077737
Banca
FCC
Órgão
EMAE-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

O sistema de controle utilizado em automação de processos que visa diminuir a sensibilidade de distúrbios do sistema e das variações nas características dos componentes, é chamado

Alternativas