- ID
- 235912
- Banca
- FGV
- Órgão
- FIOCRUZ
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Governança de TI
- Assuntos
Com relação à estratégia geral de Tecnologia da Informação (TI) do Governo Federal, é correto afirmar que a Instrução Normativa número 04, de 19/05/2008:
Com relação à estratégia geral de Tecnologia da Informação (TI) do Governo Federal, é correto afirmar que a Instrução Normativa número 04, de 19/05/2008:
Com relação à legislação em vigor para contratação de serviços e produtos de TI pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional, analise as afirmativas a seguir.
I. Não poderá ser objeto de contratação, todo o conjunto dos serviços de TI de um órgão ou uma entidade em um único contrato.
II. Não poderão ser objeto de contratação, mais de uma solução de TI em um único contrato.
III. Não poderá ser objeto de contratação, gestão de processos de TI, incluindo gestão de segurança da informação.
IV. Não poderão ser objeto de contratação, soluções de TI disponíveis no mercado há menos de dois anos.
Assinale:
Com relação ao padrão e-PING (Padrões de Interoperabilidade para Governo Eletrônico), analise as áreas a seguir.
I. Interconexão.
II. Segurança.
III. Meios de acesso.
IV. Organização e intercâmbio de informações.
V. Áreas de integração para governo eletrônico.
Assinale:
Com relação à contratação de bens e serviços de TI por requisitantes que pertençam à administração pública, analise as afirmativas a seguir.
I. É vedado estabelecer vínculo de subordinação com funcionários dos fornecedores.
II. É vedado prever em edital a remuneração dos funcionários dos fornecedores.
III. É vedado indicar pessoas para compor o quadro funcional dos fornecedores.
IV. É vedado reembolsar despesas com transporte e hospedagem de fornecedores.
Assinale:
A alternativa que não faz parte da gestão de um contrato de serviços de TI é:
Segundo a disciplina de gerenciamento de projetos aplicada à TI, com relação ao escopo de projetos, é correto afirmar que:
Dentre as alternativas a seguir assinale aquela que não está incluída na definição do escopo de um projeto de software.
Com relação à gestão de riscos em projetos de TI, analise os componentes de um projeto de TI a seguir.
I. Hardware.
II. Software.
III. Usuários.
IV. Prazos.
V. Custos.
VI. Fornecedores.
Assinale:
Em relação à gestão de riscos em projetos de TI, assinale a alternativa correta.
Com relação à gestão de prazo de projetos de TI, considere as afirmativas a seguir.
I. O escopo do projeto tem grande importância para a definição dos prazos.
II. Os recursos disponíveis para um projeto não afetam seus prazos.
III. O prazo de um projeto não interfere em seus custos.
IV. A definição da linha de base é fundamental para estabelecer o prazo de um projeto.
Assinale:
Sobre a gestão de prazo de projetos de TI, analise as afirmativas a seguir.
I. O prazo influencia fortemente a satisfação do cliente em relação ao projeto.
II. O prazo pode ser efetivamente alterado apenas pelo gerente do projeto.
III. O prazo inclui os prazos de pagamento do fornecedor pelo cliente.
Assinale:
Sobre a relação entre gestão de prazos e a dependência entre tarefas que compõem um projeto de TI, analise as afirmativas a seguir.
I. A dependência entre tarefas é peça-chave na determinação do prazo do projeto.
II. A dependência entre tarefas influencia a diferença de custos entre as tarefas.
III. A dependência entre tarefas não tem relação com os recursos humanos e materiais atribuídos às tarefas.
Assinale:
Com relação à gestão da comunicação em projetos de TI, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação à gestão de qualidade em projetos de TI, analise as afirmativas a seguir .
I. A gestão de qualidade deve ser realizada ao longo de toda a duração do projeto.
II. A gestão de qualidade deve ser realizada pelo cliente do projeto.
III. A gestão de qualidade deve ser realizada pelo fornecedor do projeto.
IV. A gestão de qualidade é compreendida como a gestão da qualidade dos softwares produzidos.
Assinale:
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que não constitui uma técnica de gestão de qualidade em projetos de TI.
Com relação à gestão de qualidade em projetos de TI, assinale a afirmativa correta a respeito da terceirização de serviços no tocante à qualidade de projetos de TI.
Com relação à gestão da comunicação em projetos de TI, considere as afirmativas a seguir.
I. O plano de comunicação do projeto deve ser ajustado à equipe.
II. A comunicação, num projeto, deve ser incorporada à rotina.
III. Todos os participantes do projeto devem estar presentes em cada reunião.
IV. As informações geradas e coletadas devem permanecer acessíveis apenas ao gestor da comunicação.
V. A comunicação interativa (conversas, reuniões e entrevistas, por exemplo) é sempre preferível à comunicação de uma única via (relatórios, memorandos e e-mails, por exemplo).
Assinale:
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que não representa uma prática saudável para a gestão eficaz da comunicação em projetos de TI.
A Instrução Normativa de 04 de 2008 define estratégias necessárias ao contratar bens e serviços de TI. Algumas estratégias estão listadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Com relação ao gerenciamento de projetos de TI, assinale a alternativa que não se inclui entre as tarefas definidas para a área de gestão de riscos.
Rapid Application Development (RAD) é um modelo de processo de software incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento curto, com o uso de uma abordagem de construção baseada em componentes. Nesse modelo, três das principais fases são abrangidas pelas modelagens:
Como Modelo evolucionário do processo de software, uma característica da prototipagem é:
Sobre os processos de engenharia de requisitos, na elicitação e na análise ocorre total interação com os stakeholders no sistema, sendo o principal objetivo:
Na modelagem de processos, um modelo evolucionário de processo de software, originalmente proposto por Boehm, combina prototipagem e aspectos controlados e sistemáticos dos processos em cascata, sendo um gerador de modelo por risco, usado para guiar a engenharia de sistemas intensivos em softwares com vários interessados concorrentes, tendo duas características distintas, descritas a seguir.
I. É uma abordagem cíclica, para aumentar incrementalmente o grau de definição e de implementação de um sistema enquanto diminui seu grau de risco.
II. É um conjunto de marcos de ancoragem, para garantir o comprometimento dos interessados com soluções exeqüíveis e mutuamente satisfatórias para o sistema.
Esse modelo é conhecido por:
A versão MySQL 5 incorporou novas características como triggers, views e stored procedures. Triggers é um bloco PL/SQL armazenado em um banco de dados e executado sempre que um evento ocorre. Esse evento pode ser um DML, DDL ou mesmo um evento ocorrido do banco, como uma conexão, por exemplo. São comandos DML:
No que diz respeito aos sistemas de software, teste é um conjunto de atividades que podem ser planejadas antecipadamente e conduzidas sistematicamente. Um tipo I de teste se refere ao conjunto de atividades que garante que o software implementa corretamente uma função específica, associado à construção do produto de forma correta ou não, enquanto um tipo II se refere a um conjunto de atividades diferente que garante que o software construído corresponde aos requisitos do cliente, associado à construção do produto certo. Esses testes do tipo I e II são denominados, respectivamente:
No que diz respeito aos sistemas de software, o objetivo do teste é encontrar erros, sendo um teste aquele que tem alta probabilidade de encontrar um erro. Assim, um engenheiro de software deve projetar e implementar um sistema ou um produto baseado em computador com “testabilidade” em mente. Ao mesmo tempo, os testes devem exibir um conjunto de características que atinge o objetivo de encontrar a maioria dos erros com um mínimo de esforço. Dentre as características que levam a um software testável, uma pode ser resumida pela frase “Quanto melhor funciona, mas eficientemente pode ser testado”. Se um sistema é projetado e implementado com qualidade em mente, poucos defeitos vão bloquear a execução dos testes, permitindo que o teste progrida sem problemas. Essa característica é definida como:
Em JavaScript, os operadores que realizam as operações resto da divisão e teste da desigualdade, são, respectivamente:
Um tipo de teste de sistemas de software é também chamado de “teste comportamental” e focaliza os requisitos funcionais do software, permitindo ao engenheiro de software derivar conjuntos de condições de entrada que vão exercitar plenamente todos os requisitos funcionais de um programa. Esse tipo de teste tende a ser aplicado durante os últimos estágios do teste e tenta encontrar erros em funções incorretas ou omitidas, de interfaces, de estrutura de dados ou de acesso à base de dados externa, de comportamento ou desempenho de iniciação e término. Além disso, é um tipo de teste que despreza, de propósito, a estrutura de controle, sendo a atenção focalizada no domínio da informação. Esse tipo é conhecido por teste:
A métrica “Pontos de Função” (Function Point, FP) é usada efetivamente como meio para medir a funcionalidade entregue por um sistema. Considerando dados históricos, analise as afirmativas associadas ao uso da FP.
I. Estimar o custo ou esforço necessário para projetar, codificar e testar o software.
II. Prever o número de erros que vão ser encontrados durante o teste.
III. Prever o número de componentes e/ou o número de linhas de código projetadas no sistema implementado.
Assinale:
On Line Analytical Processing (OLAP) é uma tecnologia de software que permite a analistas de negócios, gerentes e executivos a análise e visualização de dados corporativos, por meio de acesso interativo, rápido e consistente. A funcionalidade OLAP é inicialmente caracterizada pela análise dinâmica e multidimensional dos dados consolidados de uma organização. A tecnologia OLAP é geralmente implementada em ambiente multiusuário e cliente/servidor, oferecendo assim respostas rápidas às consultas ad-hoc, não importando o tamanho do banco de dados nem sua complexidade, sendo também disponibilizada em ambiente Web. Essa tecnologia auxilia o usuário a sintetizar informações corporativas por meio de visões comparativas e personalizadas, análises históricas, projeções e elaborações de cenários. No contexto dos projetos lógicos de modelos de dados para processamento anlítico, uma operação OLAP é uma técnica específica de análise segundo a qual o usuário navega entre os níveis de dados que vão desde o mais resumido para o mais detalhado. Essa operação é conhecida por:
Pontos por função - PF são derivados usando uma relação empírica baseada em medidas de contagem direta do domínio de informação do software e avaliação de complexidade do software. Um valor de domínio de informação é definido como uma entrada on-line, que resulta na geração de alguma resposta imediata do software, sob a forma de uma saída on-line. Esse valor de domínio de informação PE é denominado:
Os modelos de processo de Engenharia Web (WebE) adotam a filosofia do desenvolvimento ágil, que enfatiza uma abordagem de desenvolvimento simples que incorpora ciclos rápidos. Em conseqüência, o modelo de processo WebE está fixado em três pontos fundamentais, são eles:
Um modelo de processo de software é uma descrição simplificada desse processo que apresenta uma visão dele. Esses modelos incluem as atividades, que fazem parte do processo, os produtos de software e os papéis das pessoas envolvidas na engenharia do software. Nesse contexto, dois modelos são descritos a seguir.
I. Mostra a seqüência de atividades ao longo do processo, com suas entradas, saídas e dependências entre elas. Neste caso, as atividades representam ações humanas.
II. Mostra o processo como um conjunto de atividades, no qual cada uma realiza alguma transformação de dados, como uma especificação é transformada de entrada em saída. Neste caso, as atividades podem representar transformações realizadas por pessoas ou computadores.
Esses modelos I e II são denominados, respectivamente, de:
A Análise de Dados pode ser definida como a descrição e a interpretação de um quadro de tabulação, referente aos valores relevantes de uma pesquisa. Nesse contexto, são descritos a seguir dois métodos de análise.
I. Envolve a apresentação e a caracterização de um conjunto de dados, de modo a detalhar apropriadamente as várias características deste conjunto.
II. Torna possível a estimativa de uma característica de uma população ou a tomada de uma decisão, referente à população, com base somente em resultados de amostras.
Esses métodos são denominados, respectivamente, análise:
As cores são um aspecto importante na apresentação de conteúdo de forma visual, sendo que na Web, aplica-se cores ao texto, background e bordas dos elementos, existindo diversas maneiras de se especificar cores no CSS. Por exemplo, a sintaxe {color: rgb(0,255,0,0)} tem por significado:
No que diz respeito às animações quadro a quadro no Flash 8, analise as afirmativas abaixo.
I. Na animação quadro a quadro, o Flash armazena os valores de cada quadro completo.
II. A animação quadro a quadro diminui o tamanho do arquivo mais rapidamente do que a animação interpolada.
III. As animações quadro a quadro podem conter apenas uma camada por cena, independente das imagens incluídas no desenho.
Assinale:
O Flash 8 permite criar dois tipos de animação interpolada, sendo o uso de um deles descrito a seguir.
I. Clique no nome de uma camada para torná-la ativa e crie ou selecione um quadro-chave para o início da animação.
II. Crie ou insira a arte do primeiro quadro da seqüência. Para obter melhores resultados, o quadro deve conter somente um item, como um objeto gráfico ou grupo desmembrado, um bitmap, uma instância ou um bloco de texto.
III. Selecione o quadro-chave na Timeline.
IV. Selecione Window > Properties.
V. No inspetor Properties, selecione Shape no menu pop-up Tween
O tipo descrito acima é denominado Interpolação de:
No que tange ao Cascading Style Sheets – CSS, pode-se colocar os estilos em três lugares: folhas de estilo, <style> e style. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo.
I. Uma folha de estilo é um arquivo independente que pode ser anexado a um documento HTML, usando-se o elemento <body> ou o enunciado @import de CSS. II. <style> é um elemento de HTML que pode ser embutido dentro do documento HTML por si só.
III. Style é um atributo que pode ser embutido dentro de qualquer elemento HTML.
Assinale:
ActionScript é a linguagem de criação de scripts do Flash, podendo ser usado para controlar objetos em filmes do Flash a fim de criar elementos para a navegação e interatividade, possibilitando a criação de filmes e aplicativos da Web com grande interatividade. Na ActionScript 3, matriz é um objeto que serve como contêiner para agrupar vários objetos, sendo dois tipos de matrizes descritas a seguir.
I. Armazena cada elemento em uma posição numerada e usa um número como índice para identificar elementos individuais.
II. Armazena cada elemento em uma posição numerada e usa chaves de string para identificar elementos individuais
Esses tipos são denominadas, respectivamente, matrizes:
No contexto da Web Standard, a definição do tipo de documento (Document Type Definitions DTD) especifica qual é a sintaxe SGML usada no documento. A DTD é usada pelas aplicações SGML para identificar as regras que se aplicam a linguagem de marcação usada no documento bem como o conjunto de elementos e entidades válidas naquela linguagem. Assim uma DTD para um documento XHTML descreve com precisão a sintaxe e a gramática da linguagem de marcação XHTML. Assim, o DOCTYPE deve ser sempre a primeira declaração em um documento web. No caso da XHTML, DOCTYPE são de três tipos, sendo dois deles descritos abaixo.
I. Caracteriza a mais rígida das declarações, não admitem qualquer item de formatação dentro dos elementos e nem elementos em desuso, segundo as recomendações do W3C. São indicados para uso com folhas de estilo em cascata, com marcação totalmente independente da apresentação.
II. Caracteriza uma declaração que permite uma maior flexibilidade sendo indicada para documentos que ainda utilizem elementos em desuso, regras de apresentação embutidas em tags e também para documentos destinados a exibição em browsers sem suporte para CSS. Não admite qualquer tipo de marcação para frames.
Esses dois tipos de DOCTYPE para XHTML são denominados, respectivamente:
DRUPAL é um framework modular e também um gerenciador de conteúdo de websites de código aberto com ênfase e colaboração. Tendo por foco a instalação padrão do Drupal, as bibliotecas de funções comuns e os diferentes perfis de instalação para o site são armazenados, respectivamente, nas seguintes pastas de diretório:
O XHTML é semelhante ao HTML, mas possui algumas diferenças. Nesse sentido, uma característica do XHTML é:
Asynchronous JavaScript and XML (AJAX) é um termo criado recentemente para duas características poderosas dos browsers que existem há anos mas tem sido ignoradas por muitos criadores de páginas web até recentemente, quando aplicações como Gmail, Google suggest e Google Maps foram lançadas. AJAX não é uma tecnologia, na verdade, envolve várias, cada uma atuando da sua própria maneira, tornando-se juntas uma poderosa ferramenta. Nesse contexto, além de suporte à Javascript, analise as afirmativas abaixo, associadas às tecnologias incorporadas pelo AJAX.
I. Troca e manipulação de dados usando XML e XSLT.
II. Retorno de dados assincronamente usando XMLHttpRequest.
III. Apresentação baseada nas Web Standards usando XHTML e CSS.
Assinale:
No emprego de PHP com MySQL, a conexão com o servidor de dados e a seleção do banco de dados são feitas por duas funções específicas. Dois exemplos válidos para essas funções estão indicados, respectivamente, em: