-
Só eu que não entendo o que essa banca lazarenta quer????
-
A) não entendi
B) Pênalti é substituído pelo sinônimo penalidade.
C)Terra é substituído pelo hiperônimo planeta (pelo que pesquisei aqui hiperônimo é um vocábulo de sentido mais genérico em relação a outro)
D) Mão é substituído pelo pronome ela, ou seja, não é uma metáfora
E) Vida é substituído pela expressão nominal dádiva de Deus
-
Não é só você não. Eu já desisti de entender as perguntas de FGV de Português. Extremamente mal elaboradas e dúbias. E tem gente que ainda chama isso de "interdisciplinaridade" kkkk
-
Gente, vamos protestar! Temos todo direito de nos manifestar. Estudamos por horas a fio, as mais variadas matérias e os mais diversos assuntos para estarmos preparados no dia de uma prova e alcançarmos a aprovação num concurso público que, diga-se de passagem, é direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros e estrangeiros na forma da lei. Portanto, eu entendo que manobras e tentativas maliciosas de induzir o candidato ao erro ou, a péssima e incoerente elaboração de questões devem ser extintas e punidas o mais rápido possível, haja vista o maciço número de bons candidatos prejudicados e o elevado lucro, muitas vezes ilícito propositalmente, das organizadoras de concurso público. Se trata de uma chacota e tremendo desrespeito aos cidadãos e à Constituição Federal do Brasil.
-
sem nexo
-
Tindi não.
-
A letra D seria elipse e não metáfora??
-
Por que nunca tem comentário quando realmente é importante??? Solicitem!!
-
Por que nunca tem comentário quando realmente é importante??? Solicitem!!
-
Não tem comentário em questão da FGV porque nem os professores entendem!!!!
-
Uma questão que exige apenas atenção e uma boa interpretação do candidato. Quaisquer erros notifiquem por mensagem..
Assinale a alternativa em que o processo de repetição está incorretamente identificado.
A) "Arte é o único trabalho aberto a pessoas que não se relacionam bem com outras e ainda querem ser especiais". (Alasdair Gray) / pronome.
RESPOSTA:
A classificação da palavra destacada está correta. Quando ele faz referência a "Arte" está se referindo a alguém ou alguma coisa. Se tornando assim um pronome.
O que são pronomes ?
São palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los, retomá-los ou se referir a eles.
B) "Pênalti é uma coisa tão importante que quem deveria bater a penalidade é o presidente do clube". (Neném Prancha) / sinônimo
RESPOSTA:
A palavra destaca é um sinônimo de penalidade, podendo ser substituída por ela ou alguma outra.
C) "Nós estamos aqui na Terra para sermos bons para os outros. Já por que os outros estão neste planeta, eu não sei". (W. H. Auden) / hiperônimo
RESPOSTA:
Hiperônimo ou hiperónimo é uma palavra que pertence ao mesmo campo semântico de outra mas com o sentido mais abrangente, podendo ter várias possibilidades para um único hipônimo.
D) "Que tua mão ajude o voo, mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas". (D. Hélder Câmara) / metáfora
RESPOSTA:
A metáfora é uma figura de linguagem que trabalha por meio da comparação implícita entre termos, de modo que transforma o sentido denotativo (sentido próprio ou literal) das palavras em conotativo (sentido figurado).
E) "O modo mais seguro de fazer a vida agradável é tornar essa dádiva de Deus agradável aos demais". (Albert Guinon) / expressão nominal.
RESPOSTA:
É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição.
-
questão sem nada a acrescentar para o conhecimento da disciplina
-
''A metáfora é uma figura de linguagem que trabalha por meio da comparação implícita entre termos, de modo que transforma o sentido denotativo (sentido próprio ou literal) das palavras em conotativo (sentido figurado).''
Engraçado a banca atribuir isso a um pronome.. não está errado não, porque o enunciado realmente pede a parte da repetição. É uma questão meio que diferente..
Mas quem aqui foi no automático e pensou que o item estava correto? Afinal, a frase está sim no sentido figurado, porque o ser humano não voa, quem voa são as aves. Foi uma comparação bem implícita e por falta de atenção a pessoa perde uma questão. Triste, né?
-
Questão nível Extra terrestre! Lamentável!
-
Terra seria, ao meu ver, um HIPÔNIMO da palavra planeta
Logo,
TERRA --> HIPÔNIMO
PLANETA --> HIPERÔNIMO
-
Arte pronome? wtf?
-
Segura na mão de Deus, apenas.
-
Não sei se eu estou certa, mas acho que o "mão" da letra D é metonímia
-
a) Arte é repetido pelo pronome oblíquo "o" - Arte é o único trabalho...
b) Pênalti é repetido pelo sinônimo penalidade.
c)Terra é repetido pelo hiperônimo planeta (hiperônimo: vocábulo de sentido mais genérico em relação a outro (p.ex., assento é hiperônimo de cadeira, de poltrona etc.; animal é hiperônimo de leão ; flor é hiperônimo de malmequer, de rosa etc.).)
d) Mão é repetido pelo pronome ela, ou seja, não é uma metáfora. GABARITO
e) Vida é substituído pela expressão nominal dádiva de Deus
-
O pior é ver os "Becharas" tentando justificar depois de ver o gabarito, e ainda diz que é só ter atenção. Deve ser parente do examinador kkkkkk.
-
Essa questão não tem gabarito, porque nem a D está correta, visto que o termo "mão" é sequenciado por um pronome, "ela".
-
gente, na frase gabarito, foi substituída a palavra mão, pelo pronome (ela).
seria louco dizer que esse processo de substituição foi metáfora.
não vejo motivos para protestos nesta questão
-
Errei !
"Que tua mão ajude o voo, mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas". (D. Hélder Câmara) / metáfora
Talvez, forçando a barra, não exista comparação na "D", excluindo a figura de linguagem em questão !
Conceito de Metáfora (Gramática de Marcelo Rosenthal);
Atribuição a uma pessoa ou coisa de uma qualidade que não lhe caiba logicamente. Essa transferência de significado de um termo para o outro baseia-se na semelhança de características que o emissor da mensagem encontra entre os dois termos comparados.
É uma comparação de ordem subjetiva, sem o conectivo que indica a comparação.
EX: Maria é uma flor; Vê-se que Carlos é uma fera enjaulada.
"mãos e asas não são comparadas, pois o que se propõe é uma substituição de uma pela outra, inclusive, nem há semelhança, mesmo que subjetiva, entre elas"
Talvez, caso a frase fosse: "Que tuas mãos guiem o voo como se fossem asas leves"
-
A melhor contribuição é a da Thaís Linhares. Explica tecnicamente cada um dos erros da questão.
-
Deveria haver uma rigorosa avaliação para as bancas. Questões tão mal formuladas como essa, deveriam ser vedadas, proibidas, banidas das provas dos concursos.
Lamentável aos brasileiros que estudam meses ou anos para ter o direito constitucional de ser aprovado em um concurso público e, na hora "H", encontrar em sua prova uma bisarrice de questão como essa. Essa banca deveria ser punida pelas tantas quesões MAL FORMULADAS que emprega nas provas.
-
Erramos n pela falta de atenção, e sim porque é uma questão extremamente subjetiva. ( se vc leva esse tipo de subjetividade a outras questões da FGV vc erra, pq está extrapolando, mas é exatamente oq a banca fez aqui)
-
A- Arte por SE ---> pronome
B- Pênalti por penalidade ---> sinônimo
C- Terra por Planeta ---> Hiperônimo
D- Mão por ELA ---> Pronome e não metáfora (ALTERNATIVA)
E- Vida por dádiva de Deus ---> expressão nominal
-
Eu acho q na letra C não há hiperônimo, mas sim hipônimo; ora, se antes foi mencionada a Terra que está incluída no conceito de planeta, então é um hipônimo, e não o contrário.
-
1- A banca quer saber a qualificação do termo que substitui o vocábulo destacado, e não o PRÓPRIO VOCÁBULO DESTACADO.
B) Pênalti foi substituído por PENALIDADE ( sinônimo)
C) Terra foi substituída por PLANETA ( Hiperônimo de terra )
D) Mão foi substituída por ELA ( pronome e não uma metáfora)
E) A vida foi substituída por ESSA DÁDIVA... ( expressão nominal )
A) Arte - aqui eu não sei qual termo a substitui. porque, ao meu ver, o que e o se referem-se a ''pessoas''.
Talvez o o em ''o único ..." , mas nesse caso acho que é um adjetivo que qualifica a vocábulo ARTE, e não um pronome ( sei lá kkkk)
-
Pessoal, "Arte" não é pronome.
A palavra arte é repetida por "o único trabalho ...".
Ou seja dizer "Arte é o único trabalho aberto" é o mesmo que dizer "Arte é isto" ← pronome.
FGV é muito subjetiva mas eu acho que essa foi uma das mais justas.
-
O problema é que a maioria não conseguiu entender o enunciado da questão! Eu só entendi depois de errar a questão, e reler diversas vezes, bora lá...
Primeiro, a questão fala que em cada sentença a primeira ocorrência de um vocábulo foi destacada, ou seja, está querendo nos dizer que esse mesmo vocábulo sublinhado vai aparecer novamente dentro da sentença.
Depois, a questão pede para analisarmos se o processo de repetição do vocábulo dentro da sentença está identificado de forma correta, ou seja, ela está pedindo para analisarmos de que forma este vocábulo reaparece dentro do texto, e em vez disso vocês estão analisando é o vocábulo sublinhado, por isso as respostas não parecem fazer sentido, pois estão analisando o vocábulo errado.
-
Gabarito: D
"Que tua mão ajude o voo, mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas". (D. Hélder Câmara) / Pronome
-
Pessoas forçando barra pra responder, onde que ARTE é pronome? Nem em sentido gramatical e semântica, isso não existe, o problema da FGV é por que as próprias instituições ficam dando moral para eles, para de colocar eles nas licitações para ver se eles não entram com um pouco mais de lógica. praticamente, eles tem uma gramática INTERNA, criada em mundo interdimensional.
-
concordo, Geisa Lima.
-
a questão quer a resposta INCORRETA
sendo assim, o termo ARTE se repete como o termo O UNICO TRABALHO. sendo que a alternativa afirma que o termo destacado ARTE se repete como pronome, fato que não aconteceu. pois ARTE se repete por outro termo e não por um pronome.
resposta A
gabarito errado.