SóProvas



Prova FUMARC - 2013 - SEBRAE-NACIONAL - Agente de Inovação


ID
1915198
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

De acordo com o § 2º do art. 2º da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, os representantes dos Estados e do Distrito Federal no Comitê referido no inciso I do caput do artigo serão indicados

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    LC 123/06

    Art. 2o  O tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte de que trata o art. 1o desta Lei Complementar será gerido pelas instâncias a seguir especificadas:

    I - Comitê Gestor do Simples Nacional, vinculado ao Ministério da Fazenda, composto por 4 (quatro) representantes da Secretaria da Receita Federal do Brasil, como  representantes da União, 2 (dois) dos Estados e do Distrito Federal e 2 (dois) dos Municípios, para tratar dos aspectos tributários; e

    II - Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com a participação dos órgãos federais competentes e das entidades

    III - Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios - CGSIM, vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, composto por representantes da União, dos Estados e do Distrito Federal, dos Municípios e demais órgãos de apoio e de registro empresarial, na forma definida pelo Poder Executivo, para tratar do processo de registro e de legalização de empresários e de pessoas jurídicas.        (Redação pela Lei Complementar nº 147, de 2014)

     

     

    § 2º  Os representantes dos Estados e do Distrito Federal nos Comitês referidos nos incisos I e III do caput deste artigo serão indicados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ e os dos Municípios serão indicados, um pela entidade representativa das Secretarias de Finanças das Capitais e outro pelas entidades de representação nacional dos Municípios brasileiros. 

    bons estudos


ID
1915201
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

O § 18 do art. 18 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, dispõe que os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no âmbito de suas respectivas competências, poderão estabelecer, na forma definida pelo Comitê Gestor, independentemente da receita bruta recebida no mês pelo contribuinte, valores fixos mensais para o recolhimento do ICMS e do ISS devido por microempresa que aufira receita bruta, no ano-calendário anterior, de até

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lc 123/06

    § 18.  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no âmbito de suas respectivas competências, poderão estabelecer, na forma definida pelo Comitê Gestor, independentemente da receita bruta recebida no mês pelo contribuinte, valores fixos mensais para o recolhimento do ICMS e do ISS devido por microempresa que aufira receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 120.000,00 (cento e vinte mil reais), ficando a microempresa sujeita a esses valores durante todo o ano-calendário. (REVOGADO)

    Nova Redação:

    § 18.  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no âmbito das respectivas competências, poderão estabelecer, na forma definida pelo Comitê Gestor, independentemente da receita bruta recebida no mês pelo contribuinte, valores fixos mensais para o recolhimento do ICMS e do ISS devido por microempresa que aufira receita bruta, no ano-calendário anterior, de até o limite máximo previsto na segunda faixa de receitas brutas anuais constantes dos Anexos I a VI, ficando a microempresa sujeita a esses valores durante todo o ano-calendário, ressalvado o disposto no § 18-A.        (Redação dada pela Lei Complementar nº 147, de 2014)    

    bons estudos

  • Complementando o comentário do concurseiro abaixo:

     

    Estados e Municípios, no âmbito de suas respectivas competências, poderão, independentemente da receita bruta auferida no mês pelo contribuinte, adotar valores fixos mensais para o recolhimento do ICMS e do ISS devido por Microempresa (ME) que tenha auferido receita bruta, no ano-calendário anterior, de até R$ 360.000,00.


    A ME fica sujeita a esses valores durante todo o ano-calendário, salvo quando exceder o limite de receita bruta citado acima, quando fica impedida de recolher o ICMS ou o ISS pela sistemática de valor fixo, a partir do mês subsequente à ocorrência do excesso, sujeitando-se à apuração desses tributos na forma das demais empresas optantes pelo Simples Nacional


ID
1915204
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

De acordo com o § 1º do art. 13 da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, o recolhimento na forma desse artigo exclui a incidência do seguinte imposto ou contribuição, devido no:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Lc 123/06
    Art. 13.  O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições:

    VIII - Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS.
     

    § 1o  O recolhimento na forma deste artigo não exclui a incidência dos seguintes impostos ou contribuições, devidos na qualidade de contribuinte ou responsável, em relação aos quais será observada a legislação aplicável às demais pessoas jurídicas:

       I - Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários - IOF;

       II - Imposto sobre a Importação de Produtos Estrangeiros - II;

       III - Imposto sobre a Exportação, para o Exterior, de Produtos Nacionais ou Nacionalizados - IE;

    bons estudos

  • a lc 116 que exclui a incidência de ISS exportação. contudo pelas assertivas da questão não sejamos bobos

ID
1915207
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

De acordo com o § 4º do art. 3º da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, não se inclui no regime diferenciado e favorecido previsto nesta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, exceto a pessoa jurídica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Lc 123/06

    Art. 3 § 4º Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica:

    I - de cujo capital participe outra pessoa jurídica

    contrariu sensu, se não participar no capital de outra pessoa jurídica  pode fazer parte do SIMPLES.


    bons estudos

  • galera fiquem atentos ao ano da prova, lembrem-se que esta lei sofreu diversas atualizações

  • I – de cujo capital participe outra pessoa jurídica;

  • empresa SN nao pode ter uma empresa como sócia, letra A

ID
1915210
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

De acordo com o caput do art. 26 da Lei Complementar nª 123, de 14 de dezembro de 2006, as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam obrigadas a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Lc 123/06

    Art. 26.  As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam obrigadas a:

    I - emitir documento fiscal de venda ou prestação de serviço, de acordo com instruções expedidas pelo Comitê Gestor;

    II - manter em boa ordem e guarda os documentos que fundamentaram a apuração dos impostos e contribuições devidos e o cumprimento das obrigações acessórias a que se refere o art. 25 desta Lei Complementar enquanto não decorrido o prazo decadencial e não prescritas eventuais ações que lhes sejam pertinentes

    bons estudos


ID
1915225
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre tecnologias e aplicações da internet, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Quando se fala em computação nas nuvens, fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.

    Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

    Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.

    http://www.tecmundo.com.br/computacao-em-nuvem/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm

  • Cloud Computing ou Computação em Nuvem foi criada com o objetivo exclusivo de armazenar dados de usuários ou empresas em discos virtuais espalhados pelo mundo.


    Cloud Computing = Não é computação em nuvem, sim ARMAZENAMENTO EM NUVEM!

  • GABARITO: C


    (apenas para complementar, pois errei a questão por não lembrar o que era HTML5))


    D. Um dos principais objetivos do HTML5 é facilitar a manipulação de elementos, possibilitando que o desenvolvedor seja capaz de modificar características de objetos de uma forma não intrusiva e transparente ao usuário final.


    "O HTML 5 é uma evolução da linguagem HTML, que até então se encontrava em sua 4ª versão. Essa nova versão permite que sejam criadas páginas com conteúdo interativo e recheado de novas funções. A maioria esmagadora dos sites da Internet ainda utilizam o HTML 4, mas a medida que for ficando mais conhecido, o THML 5 cairá nas graças dos programadores e gradativamente substituirá a versão anterior".


    Fonte: Apostila Estudo Top, página 5 - https://www.estudotop.com.br/ (Professor Pablo Leonardo)

  • Cloud Computing ou Computação em Nuvem foi criada com o objetivo exclusivo de armazenar dados de usuários ou empresas em discos virtuais espalhados pelo mundo.

  • A alternativa C está errada, pois não é exclusivo para armazenar. Os serviços da computação em nuvem podem ser de armazenamento e processamento.

  • Cloud computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.

    fonte: techtudo.com.br

    .

  • O erro da questão é dizer que é para guardar, exclusivamente, dados. Veja o que mais é possível fazer com a computação em nuvens:

    * Criar e testar aplicativos;

    * Armazenar, fazer backups e recuperar dados;

    * Analisar os dados;

    * Transmitir áudio e vídeo;

    * Fornecer software sob demanda;

    https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-cloud-computing/

  • Assertiva c

    Cloud Computing ou Computação em Nuvem foi criada com o objetivo exclusivo de armazenar dados de usuários ou empresas em discos virtuais espalhados pelo mundo.

  • Não sabia, mas marquei a correta pq fui pela palavra EXCLUSIVA.

  • ARMAZENAMENTO E PROCESSAMENTO

  • Na letra c), basicamente foi dito que a computação em nuvem se restringe apenas à uma das características do IaaS, que é a de armazenar dados de usuários em disco virtual.
  • Sobre a letra d)

    O HTML5 é a nova versão do HTML4 e um dos seus principais objetivos é facilitar a manipulação dos elementos, possibilitando o desenvolvedor modificar as características dos objetos de forma não intrusiva, fazendo com que isso fique transparente para o usuário final.

     

    Para se ter uma ideia disso, diferente das versões anteriores, o HTML5 fornece ferramentas para o CSS e o Javascript fazerem seu trabalho da melhor possível de forma que um web site ou aplicação continue leve e funcional.

  • Computação em nuvem tem o objetivo de facilitar o acesso a arquivos em diferentes pontos geográficos.


ID
1915228
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O SEBRAE assume como inovação a concepção de novo produto ou __I__ de produção, bem como a agregação de novas __II__ ou características ao produto ou processo que implique __III__ incrementais e efetivo ganho de qualidade ou __IV__, resultando maior competitividade no mercado.

A sequência que completa corretamente o sentido do texto é:

Alternativas

ID
1915231
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A atuação do SEBRAE em tecnologia e inovação deve privilegiar o uso efetivo do conhecimento adquirido. Mesmo a simples disponibilização de informações deve oferecer facilidades para que o empreendedor, realmente, identifique a oportunidade que o acesso

Alternativas
Comentários
  • Para a Unidade de Acesso à Tecnologia e Inovação, em especial, as seguintes diretrizes podem ser benéficas:

    Pragmatismo: a atuação do Sebrae em T&I deve privilegiar o uso efetivo do conhecimento adquirido. Mesmo a simples disponibilização de informações deve oferecer facilidades para que o empreendedor realmente identifique:

    A oportunidade que o acesso à tecnologia ou o apoio à inovação trará para a sua empresa;


ID
1915234
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Estudos recentes da OCDE, fundamentados em casos de sucesso de países integrantes dessa organização internacional, concluem, taxativamente, que a atual dinâmica da competição no mundo globalizado requer uma nova geração de políticas de inovação, que começa a se delinear no princípio deste século, visando a tornar a inovação o eixo estruturante dos processos de desenvolvimento econômico e social. Em outras palavras, fazer políticas pela inovação e não apenas para inovação. O principal desafio para realizar essa visão é superar a fragmentação de ações, estabelecendo uma governança capaz de, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA C


ID
1915237
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Na atuação do sistema do SEBRAE em acesso à inovação, são apresentadas cinco proposições. Analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Estabelecer para as MPE indicador de inovação: fração (%) da receita derivada de produtos e processos inovadores implementados pela MPE nos três anos consecutivos anteriores, e Índice de inovação: taxa anual de crescimento (%) do número de MPE inovadoras.

( ) Adequar o GEOR e demais sistemas de apoio à gestão para que se possa utilizar, sempre que possível, os critérios e indicadores de inovação utilizados e medidos pela Pintec a cada dois anos, para acompanhar e avaliar as ações do SEBRAE no campo da T&I. Isso permitirá a comparação dos indicadores de resultado com empresas de outros tamanhos e MPE de outros países.

( ) Harmonizar, para fins de valorização da inovação tecnológica feita pelas MPE, a classificação das ações com as categorias de atividades inovativas previstas na Pintec.

( ) Ativar entendimentos com o IBGE, com o qual o SEBRAE tem um acordo de cooperação, para, tomando a posição de 2008 como baseline: (a) Estender a pesquisa de inovação tecnológica para as microempresas, permitindo apreender o panorama da inovação nas firmas de acima de 49 pessoas ocupadas; (b) Cobrir todos os setores da atividade econômica, tendo em vista o escopo de atuação do Sistema; (c) Realizar um levantamento seletivo nos anos em que não se realiza a Pintec, de forma a permitir uma gestão das ações do SEBRAE em T&I baseada em evidências.

( ) Estabelecer um Observatório de Inovação nas MPE capaz de captar, tratar e disseminar informações relativas ao complexo da inovação nas MPE no país e no exterior, com base em pesquisas e estudos elaborados por órgãos estatísticos, instituições acadêmicas e outras entidades.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • o erro está em restringir a adm financeira ao curto prazo


ID
1915240
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com o Manual de Oslo, uma empresa pode realizar vários tipos de mudanças em seus métodos de trabalho, no seu uso de fatores de produção e nos tipos de resultados que aumentam sua produtividade e/ou seu desempenho comercial.

São tipos de inovação definidos que encerram um amplo conjunto de mudanças nas atividades das empresas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Os quatro tipos principais de inovação são: inovação de produto, inovação de processo, inovação de marketing e inovação organizacional.


ID
1915243
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É CORRETO afirmar que, sem a difusão, uma inovação

Alternativas
Comentários
  • Para que uma ideia e/ou invento se tornem inovações, é necessário que eles sejam introduzidos com sucesso e aceitos no mercado. Somente após isso se pode qualificar como inovação.

     

    Gabarito: A

     

    Fonte: notas de aula do prof. André Barros

  • A difusão é o meio pelo qual as inovações se disseminam, através de canais de mercado ou não, a partir da primeira introdução para diferentes consumidores, países, regiões, setores, mercados e empresas. Sem difusão uma inovação não tem impacto econômico. A exigência mínima para que uma mudança nos produtos ou funções da empresa seja considerada uma inovação é que ela seja nova (ou significativamente melhorada) para a empresa.

    Manual da Oslo 3, paragrafo 37.


ID
1915246
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com o Manual de Oslo, durante um dado período, as atividades de inovação de uma empresa podem ser de três tipos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Manual de Oslo Cap 3 - 240
    As empresas podem realizar atividades de inovação no período de análise sem que tenham efetivamente implementado uma inovação. Todas as atividades envolvidas no desenvolvimento ou na implementação de inovações, inclusive aquelas planejadas para implementação futura, são atividades de inovação (ver Seção 2). Durante um dado período, as atividades de inovação podem ser de três tipos:

    – bem-sucedida, por ter resultado na implementação de uma inovação (embora a de inovação não tenha necessariamente sido comercialmente bem-sucedida);
    – em processo, para as atividades em curso que ainda não resultaram na implementação de uma inovação;
    – abandonadas antes de serem implementadas.


ID
1915249
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com o Manual de Oslo, uma empresa inovadora em produto/processo é aquela que, durante o período de análise,

Alternativas
Comentários
  • MANUAL DE OSLO: ENTENDA O QUE É INOVAÇÃO
    Postado em 16/03/2012

    O Manual de Oslo -Diretrizes para coleta e interpretação de dados traz umaampla definição sobre o que é inovação.

    De acordo com o Manual, a implementação de um produto, bem ou serviço, seja novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios na organização do local de trabalho ou nas relações externas é o que se chama de Inovação.

    Manual de OSLO (http://uc.sebrae.com.br/noticia/manual-de-oslo-entenda-o-que-e-inovacao)

    Gabarito D

  • Uma empresa inovadora em produto/processo é a que implementou um produto ou processo novo ou significativamente melhorado durante o período de análise.

    Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

    Página: 57


ID
1915252
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise os itens I e II.

I - De acordo com o Manual de OSLO, uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing

QUE PROVOCA

II - mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  Mudanças significativas na concepção do produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou na fixação de preços, de acordo com o Manual de OSLO, é uma inovação de marketing .

  • Segundo o Manual de Oslo a tipologia das inovações pode ser dividida em 4 categorias:

     

    1 - Inovação de Produto; 

    2 - Inovação de Processo;

    3 - Inovação Organizacional;

    4 - Inovação de Marketing - mudanças que envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação e em métodos de estabelecimento de preços de bens e serviços.

     

    Gabarito: C

     

    Fonte: notas de aula do prof. André Barros.

     

  • Uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de

    marketing envolvendo mudanças significativas na concepção ou na embalagem

    do produto, no posicionamento do produto, na promoção do produto ou na

    formação de preços.

    PÁGINA 172 - MANUAL DE OSLO


ID
1915255
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com o Manual de OSLO, a estrutura organizacional de uma empresa pode afetar a _______________ das atividades de inovação, sendo algumas estruturas mais apropriadas a determinados ambientes.

O termo que completa corretamente a lacuna da afirmativa é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    A estrutura organizacional de uma empresa pode afetar a eficiência das atividades de inovação, sendo algumas estruturas mais apropriadas a determinados ambientes. Por exemplo, um grau maior de integração organizacional pode melhorar a coordenação, o planejamento e a implementação de estratégias de inovação.

     

    Fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

  • ALTERNATIVA B

    "A estrutura organizacional de uma empresa pode afetar a eficiência das atividades

    de inovação, sendo algumas estruturas mais apropriadas a determinados ambientes.

    Por exemplo, um grau maior de integração organizacional pode melhorar a

    coordenação, o planejamento e a implementação de estratégias de inovaçãos"

    As principais características dessa estrutura são:(ESTRUTURA DE MENSURAÇÃO DA INOVAÇÃO SÃO:

    – a inovação na empresa;

    – as interações com outras empresas e instituições de pesquisa;

    – a estrutura institucional nas quais as empresas operam;

    – o papel da demanda.

    NA VERDADE O QUE AFETA A MENSURAÇÃO SÃO VÁRIAS OUTRAS QUESTÕES.


ID
1915258
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o caput art. 5º da Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, ficam a União e suas entidades autorizadas a participar ____________________ do capital de empresa privada de propósito específico que vise ao desenvolvimento de projetos científicos ou tecnológicos para obtenção de produto ou processo inovadores.

O termo que completa corretamente a lacuna da afirmativa é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    Art. 5o  São a União e os demais entes federativos e suas entidades autorizados, nos termos de regulamento, a participar minoritariamente do capital social de empresas, com o propósito de desenvolver produtos ou processos inovadores que estejam de acordo com as diretrizes e prioridades definidas nas políticas de ciência, tecnologia, inovação e de desenvolvimento industrial de cada esfera de governo. 

  • GABARITO: D

    A União e e suas entidades participam de forma MINORITÁRIA do capital de empresa privada.

    GUARDE ISSO,

    BONS ESTUDOS..

  • Gabarito: letra D

    complementando os comentários

    a dúvida fica entre as letras C e D, mas se for analisar a questão não faz sentido a União participar majoritariamente do capital da empresa privada para desenvolver tecnologia, é muita grana, tem que garantir o mínimo.

    Art. 5o São a União e os demais entes federativos e suas entidades autorizados, nos termos de regulamento, a participar minoritariamente do capital social de empresas, com o propósito de desenvolver produtos ou processos inovadores que estejam de acordo com as diretrizes e prioridades definidas nas políticas de ciência, tecnologia, inovação e de desenvolvimento industrial de cada esfera de governo. 

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1915261
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as afirmativas de acordo com o art. 6º da Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004.

I - Quando não for concedida exclusividade ao receptor de tecnologia ou ao licenciado, os contratos previstos no caput deste artigo poderão ser firmados diretamente, para fins de exploração de criação que deles seja objeto, na forma do regulamento.

PORQUE

II - A empresa detentora do direito exclusivo de exploração de criação protegida perderá, automaticamente, esse direito caso não comercialize a criação dentro do prazo e das condições definidos no contrato, podendo a ICT proceder a novo licenciamento.

É CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Art. 6 É facultado à ICT pública celebrar contrato de transferência de tecnologia e de licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação por ela desenvolvida isoladamente ou por meio de parceria.         

    § 1 A contratação com cláusula de exclusividade, para os fins de que trata o caput, deve ser precedida da publicação de extrato da oferta tecnológica em sítio eletrônico oficial da ICT, na forma estabelecida em sua política de inovação.          

    § 1-A. Nos casos de desenvolvimento conjunto com empresa, essa poderá ser contratada com cláusula de exclusividade, dispensada a oferta pública, devendo ser estabelecida em convênio ou contrato a forma de remuneração.           

    § 2 Quando não for concedida exclusividade ao receptor de tecnologia ou ao licenciado, os contratos previstos no caput deste artigo poderão ser firmados diretamente, para fins de exploração de criação que deles seja objeto, na forma do regulamento. 

    Fonte: http://www .planalto.gov .br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.973.htm

  • GABARITO: D

    Ambas são verdadeiras, porém,

    a segunda não complementa a primeira.

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1915264
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o § 2º do art. 14 da Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, durante o período de afastamento de que trata o caput deste artigo, fica assegurado ao pesquisador público o direito, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (c)

    Durante o período de afastamento de que trata o caput deste artigo, são assegurados ao pesquisador público: o vencimento do cargo efetivo, o soldo do cargo militar ou o salario do emprego público da instituição de origem

  • Gabarito: C

    §3º As gratificações específicas do pesquisador publico e regime de dedicação exclusiva , inclusive aquela enquadrado em plano de carreira e cargos de magistério, serão garantidas, na forma do §2º deste artigo, quando houver o completo afastamento de ICT para outra ICT, desde que seja de conveniência da ICT de origem.

  • GABARITO letra C

    Não é assegurado o direito ás gratificações

    ------------------------------------------------------------------

    GUARDE ISSO,

    BONS ESTUDOS!

  • Art. 14. Para a execução do disposto nesta Lei, ao pesquisador público é facultado o afastamento para prestar colaboração a outra ICT, nos termos do observada a conveniência da ICT de origem.

    § 1º As atividades desenvolvidas pelo pesquisador público, na instituição de destino, devem ser compatíveis com a natureza do cargo efetivo, cargo militar ou emprego público por ele exercido na instituição de origem, na forma do regulamento.

    § 2º Durante o período de afastamento de que trata o caput deste artigo, são assegurados ao pesquisador público o vencimento do cargo efetivo, o soldo do cargo militar ou o salário do emprego público da instituição de origem, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, bem como progressão funcional e os benefícios do plano de seguridade social ao qual estiver vinculado.

    § 3º As gratificações específicas do pesquisador público em regime de dedicação exclusiva, inclusive aquele enquadrado em plano de carreiras e cargos de magistério, serão garantidas, na forma do § 2º deste artigo, quando houver o completo afastamento de ICT pública para outra ICT, desde que seja de conveniência da ICT de origem.

    Ou seja, há uma condicionante no caso de cargos de Magistério.

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1915267
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com o Decreto nº 2.553, de abril de 1998, art. 1º, § 1º, o caráter sigiloso do pedido de patente, cujo objeto seja de natureza militar, será decidido com base em parecer _________________ emitido pelo Estado-Maior das Forças Armadas, podendo o exame técnico ser delegado aos Ministérios Militares.

O termo que completa corretamente a lacuna da afirmativa é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Decreto nº 2.553, de abril de 1998, art. 1º, § 1º

    Art 1º A Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República é o órgão competente do Poder Executivo para manifestar-se, por iniciativa própria ou a pedido do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI, sobre o caráter sigiloso dos processos de pedido de patente originários do Brasil, cujo objeto seja de interesse da defesa nacional.

            § 1º O caráter sigiloso do pedido de patente, cujo objeto seja de natureza militar, será decidido com base em parecer conclusivo emitido pelo Estado-Maior das Forças Armadas, podendo o exame técnico ser delegado aos Ministérios Militares.

            § 2º O caráter sigiloso do pedido de patente de interesse da defesa nacional, cujo objeto seja de natureza civil, será decidido, quando for o caso, com base em parecer conclusivo dos Ministérios a que a matéria esteja afeta.


ID
1915270
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o art. 8º da Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, é facultado à Instituição Científica e Tecnológica prestar a instituições públicas ou privadas serviços compatíveis com os objetivos desta Lei, nas atividades voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A prestação de serviços prevista no caput do art. 8º não dependerá de aprovação pelo órgão ou pela autoridade máxima da Instituição Científica e Tecnológica.

( ) O servidor, o militar ou o empregado público envolvido na prestação de serviço prevista no caput deste artigo não poderá receber retribuição pecuniária, diretamente da ICT ou de instituição de apoio com que esta tenha firmado acordo, sempre sob a forma de adicional variável e desde que custeado exclusivamente com recursos arrecadados no âmbito da atividade contratada.

( ) O valor do adicional variável de que trata o § 2º deste artigo fica sujeito à incidência dos tributos e das contribuições aplicáveis à espécie, vedada a incorporação aos vencimentos, à remuneração ou aos proventos, bem como a referência como base de cálculo para qualquer benefício adicional ou vantagem coletiva ou pessoal.

( ) O adicional variável de que trata este artigo configura-se, para os fins do art. 28 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, como ganho eventual.

( ) É facultado à Instituição Científica e Tecnológica celebrar acordos de parceria para realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento de tecnologia, produto ou processo, com instituições públicas e privadas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • ( ) x A prestação de serviços prevista no caput do art. 8º não dependerá(dependerá) de aprovação pelo

    órgão ou pela autoridade máxima da Instituição Científica e Tecnológica.

    ( ) x O servidor, o militar ou o empregado público envolvido na prestação de serviço prevista no caput deste artigo não poderá (poderá) receber retribuição pecuniária, diretamente da ICT ou de instituição de apoio com que esta tenha firmado acordo, sempre sob a forma de adicional variável e desde que custeado exclusivamente com recursos arrecadados no âmbito da atividade contratada.

    Gabarito: (b)

  • Gabarito: letra B

       Art. 8º É facultado à ICT prestar a instituições públicas ou privadas serviços compatíveis com os objetivos desta Lei, nas atividades voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. 

         § 1º A prestação de serviços prevista no caput deste artigo dependerá de aprovação pelo órgão ou autoridade máxima da ICT. 

         § 2º O servidor, o militar ou o empregado público envolvido na prestação de serviço prevista no caput deste artigo poderá receber retribuição pecuniária, diretamente da ICT ou de instituição de apoio com que esta tenha firmado acordo, sempre sob a forma de adicional variável e desde que custeado exclusivamente com recursos arrecadados no âmbito da atividade contratada. 

         § 3º O valor do adicional variável de que trata o § 2º deste artigo fica sujeito à incidência dos tributos e contribuições aplicáveis à espécie, vedada a incorporação aos vencimentos, à remuneração ou aos proventos, bem como a referência como base de cálculo para qualquer benefício, adicional ou vantagem coletiva ou pessoal. 

         § 4º O adicional variável de que trata este artigo configurasse, para os fins do art. 28 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, ganho eventual. 

  • CUIDADO!

    QUESTÃO ANTERIOR À VIGÊNCIA DO MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÂO, EM VIGOR DESDE 2016!


ID
1915273
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com o art. 7º da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma invenção ou o mesmo modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente será assegurado àquele que provar

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º Se dois ou mais autores tiverem realizado a mesma invenção ou modelo de utilidade, de forma independente, o direito de obter patente será assegurado àquele que provar o depósito mais antigo, independentemente das datas de invenção ou criação.

            Parágrafo único. A retirada de depósito anterior sem produção de qualquer efeito dará prioridade ao depósito imediatamente posterior


ID
1915276
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com o art. 10 da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, não se considera invenção nem modelo de utilidade, EXCETO

Alternativas
Comentários
  •  Art. 8º É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial

     

     Art. 10. Não se considera invenção nem modelo de utilidade:

            I - descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos;

            II - concepções puramente abstratas;

            III - esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização;

            IV - as obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética;

            V - programas de computador em si;

            VI - apresentação de informações;

            VII - regras de jogo;

            VIII - técnicas e métodos operatórios ou cirúrgicos, bem como métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal; e

            IX - o todo ou parte de seres vivos naturais e materiais biológicos encontrados na natureza, ou ainda que dela isolados, inclusive o genoma ou germoplasma de qualquer ser vivo natural e os processos biológicos naturais


ID
1915279
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com o art. 18 da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, não são patenteáveis, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. Não são patenteáveis:

            I - o que for contrário à moral, aos bons costumes e à segurança, à ordem e à saúde públicas;

            II - as substâncias, matérias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espécie, bem como a modificação de suas propriedades físico-químicas e os respectivos processos de obtenção ou modificação, quando resultantes de transformação do núcleo atômico; e

            III - o todo ou parte dos seres vivos, exceto os microorganismos transgênicos que atendam aos três requisitos de patenteabilidade - novidade, atividade inventiva e aplicação industrial - previstos no art. 8º e que não sejam mera descoberta.

            Parágrafo único. Para os fins desta Lei, microorganismos transgênicos são organismos, exceto o todo ou parte de plantas ou de animais, que expressem, mediante intervenção humana direta em sua composição genética, uma característica normalmente não alcançável pela espécie em condições naturais.


ID
1915282
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com o art. 40 da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, a patente de invenção vigorará pelo prazo de

Alternativas
Comentários
  •  Art. 40. A patente de invenção vigorará pelo prazo de 20 (vinte) anos e a de modelo de utilidade pelo prazo 15 (quinze) anos contados da data de depósito.

            Parágrafo único. O prazo de vigência não será inferior a 10 (dez) anos para a patente de invenção e a 7 (sete) anos para a patente de modelo de utilidade, a contar da data de concessão, ressalvada a hipótese de o INPI estar impedido de proceder ao exame de mérito do pedido, por pendência judicial comprovada ou por motivo de força maior.


ID
1915285
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

De acordo com o art. 45 da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, à pessoa de boa fé que, antes da data de depósito ou de prioridade de pedido de patente, explorava seu objeto no país

Alternativas
Comentários
  • Art. 45. À pessoa de boa fé que, antes da data de depósito ou de prioridade de pedido de patente, explorava seu objeto no País, será assegurado o direito de continuar a exploração, sem ônus, na forma e condição anteriores.

            § 1º O direito conferido na forma deste artigo só poderá ser cedido juntamente com o negócio ou empresa, ou parte desta que tenha direta relação com a exploração do objeto da patente, por alienação ou arrendamento.

            § 2º O direito de que trata este artigo não será assegurado a pessoa que tenha tido conhecimento do objeto da patente através de divulgação na forma do art. 12, desde que o pedido tenha sido depositado no prazo de 1 (um) ano, contado da divulgação.


ID
1915288
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o documento de Política de Desenvolvimento Produtivo, no nível Sistêmico, esta mesma política tem como orientação central buscar uma maior ______________ com iniciativas de governo já em curso, dado que estes programas, planos e ações são fundamentais para o sucesso da política industrial, compondo um esforço coordenado para o desenvolvimento do País.

O termo que completa corretamente a lacuna da afirmativa é

Alternativas

ID
1915291
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o documento de Política de Desenvolvimento Produtivo, o êxito desta política depende da sua capacidade de mobilizar o setor produtivo nas direções propostas. Por isso, um primeiro traço fundamental da Política é seu pragmatismo, que deve se traduzir em medidas

Alternativas

ID
1915294
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o documento de Política de Desenvolvimento Produtivo, os Programas Estruturantes para Sistemas Produtivos são o principal instrumento para a consecução das Metas-País e recobrem uma grande diversidade de sistemas produtivos. Cada um dos programas tem objetivos específicos, refletindo as estratégias de médio/longo prazos aplicáveis a cada caso, a saber:

Alternativas

ID
1915297
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o documento de Política de Desenvolvimento Produtivo, no nível intragovernamental, a Coordenação-Geral da política de desenvolvimento Produtivo, caberá ao Ministro

Alternativas

ID
1915300
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o documento de Política de Desenvolvimento Produtivo, para promover a articulação entre os setores público e privado, caberá ao ________________________ atuar, em acordo com sua missão institucional, como instância superior de debate, aperfeiçoamento, validação e monitoramento da Política de Desenvolvimento Produtivo.

O termo que completa corretamente a lacuna da afirmativa é

Alternativas

ID
1915303
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com o Manual de Oslo, as informações sobre as atividades empresariais que visam melhorar o capital social podem ser obtidas por meio de questões sobre a inovação

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    As informações sobre as atividades empresariais que visam melhorar o capital social podem ser obtidas por meio de questões sobre a inovação organizacional, por exemplo, perguntando se as empresas implementaram novas práticas e rotinas para introduzir uma nova cultura de negócios e novos valores. Informações adicionais podem ser extraídas de pesquisas especializadas. Por exemplo, questões sobre a duração de uma interação externa podem oferecer um indicador do nível de confiança no relacionamento. Uma opção é incluir questões sobre a data de instituição das parcerias ou alianças estratégicas, por exemplo nos últimos cinco anos, mais de dez anos atrás, etc. As questões sobre o grau de formalização do relacionamento, como as que indagam sobre o uso de contratos formais, adicionam informações sobre os valores sociais e culturais envolvidos e sobre o grau de confiança. Mais detalhes sobre o papel da confiança podem ser obtidos questionando-se a forma como o parceiro foi identificado, se por meio de conhecimentos prévios, recomendações, ou por meios distantes como os anúncios.

     

    Fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

  • A tipologia das inovações pode ser dividida em 4 categorias (de acordo com o Manual de Oslo):

     

    Inovação de Produto: produtos que diferem significativamente de todos os outros previamente produzidos pela empresa;

    Inovação de Processo: o processo tem que ser novo para a empresa, não necessariamente para o mercado;

    Inovação Organizacional: mudanças na estrutura gerencial da empresa, na forma de articulação entre as áreas, novas formas de relacionamento com clientes e fornecedores;

    Inovação de Marketing: mudanças relacionadas aos 4P’s do Marketing (produto, preço, praça (distribuição) e promoção (comunicação)).

  • As informações sobre as atividades empresariais que visam melhorar o capital

    social podem ser obtidas por meio de questões sobre a inovação organizacional,

    por exemplo, perguntando se as empresas implementaram novas práticas e rotinas

    para introduzir uma nova cultura de negócios e novos valores.

    págima 99 do manual de oslo


ID
1915306
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo o Manual de Oslo, os sistemas adequados à gestão do conhecimento podem melhorar nas organizações a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    4. Gestão do conhecimento: Pode-se considerar que os conhecimentos sobre os processos, produtos e mercados essenciais são aquilo que constitui uma empresa. As decisões sobre como usar e trocar os conhecimentos existentes e como obter novos conhecimentos são fundamentais para a operação das empresas. Assim, os sistemas adequados à gestão do conhecimento podem melhorar a competitividade e a capacidade inovadora.

     

    Fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf


ID
1915309
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o documento de atuação do SEBRAE em acesso à inovação em sua décima segunda diretriz, o SEBRAE deverá intensificar a sua atuação visando a garantir às empresas de pequeno porte incentivos fiscais e não fiscais à inovação, como previsto, EXCETO na

Alternativas
Comentários
  • DIRETRIZ 12 - Intensificar a atuação do SEBRAE visando a garantir às empresas de pequeno porte incentivos fiscais e não fiscais à inovação, como previsto na Lei de Inovação Tecnológica, na Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, e na legislação específica de incentivos à inovação.


ID
1915312
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com o Manual de Oslo, são exemplos de práticas de gestão do conhecimento voltadas para a melhoria do fluxo interno e do uso das informações, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    São exemplos de práticas de gestão do conhecimento voltadas para a melhoria do fluxo interno e do uso das informações:

    – as bases de dados sobre as “melhores práticas” dos trabalhadores;

    – a educação regular ou os programas de treinamento;

    – os grupos de trabalho formais e informais para promover a comunicação entre os trabalhadores e sua interação;

    – as atividades de integração, que promovem a interação entre os empregados de diferentes áreas, por exemplo engenheiros e operários da produção.

     

    Fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

  • ALTERNATIVA B

    BASE DE DADOS PRÓPRIA !!

    São exemplos de práticas de gestão do conhecimento voltadas para a melhoria

    do fluxo interno e do uso das informações:

    – as bases de dados sobre as “melhores práticas” dos trabalhadores;

    – a educação regular ou os programas de treinamento;

    – os grupos de trabalho formais e informais para promover a comunicação entre

    os trabalhadores e sua interação;

    – as atividades de integração, que promovem a interação entre os empregados de

    diferentes áreas, por exemplo engenheiros e operários da produção.


ID
1915315
Banca
FUMARC
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo o Manual de Oslo, classificam-se como P&D ___________________ de um protótipo, se seu objetivo principal é a realização de novos melhoramentos.

Os termos que completam corretamente a lacuna da afirmativa são

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    Classificam-se como P&D a construção e o teste de um protótipo se seu objetivo principal é a realização de novos melhoramentos. Essa é geralmente a fase mais importante do desenvolvimento experimental de uma inovação. Um protótipo é um modelo original (ou uma situação de teste) que inclui todas as características técnicas e as funções do novo produto ou processo. A aceitação de um protótipo significa freqüentemente o término da fase de desenvolvimento experimental e o início de uma nova fase do processo de inovação (as diretrizes adicionais podem ser encontradas abaixo e no Manual Frascati).

     

    Fonte: http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf

  • Classificam-se como P&D a construção e o teste de um protótipo se seu objetivo

    principal é a realização de novos melhoramentos. Essa é geralmente a fase mais

    importante do desenvolvimento experimental de uma inovação. Um protótipo é um

    modelo original (ou uma situação de teste) que inclui todas as características técnicas

    e as funções do novo produto ou processo.

    página 106 - manual de oslo