SóProvas



Prova FUNDATEC - 2017 - Prefeitura de Esteio - RS - Analista de Logística


ID
5323444
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Tendo por base Francischini e Gurgel (2013), relacione os documentos de controle de estoques contidos na Coluna 1 com suas respectivas funções listadas na Coluna 2.


Coluna 1

1. Pedido de Compra.

2. Requisição de Compra.

3. Proposta de Cotação.

4. Nota Fiscal.


Coluna 2

( ) Documento do fornecedor ao estoque do comprador que tem a função de formalizar, por meio de um documento legal, a entrega do pedido de compra.

( ) Documento do estoque à área de compras do órgão comprador, que tem a função de solicitar a aquisição de determinado item para reposição do estoque.

( ) Documento da área de compras do órgão comprador para o fornecedor que tem a função de solicitar a entrega de item ao fornecedor que melhor atender às condições de fornecimento.

( ) Documento dos fornecedores à área de compras do comprador que tem a função de informar à empresa compradora as condições de fornecimento.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5323447
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

O peso de uma unidade de transporte intermodal ou veículo sem carga denomina-se:

Alternativas

ID
5323450
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Como são chamados os inventários efetuados ao final do exercício fiscal, que abrangem todos os itens de estoque de uma só vez, e que são operações de duração relativamente prolongada, que, por incluir quantidade elevada de itens, impossibilitam as reconciliações, análise das causas de divergências e consequentemente ajustes na profundidade, segundo Dias (2012)?

Alternativas

ID
5323453
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo Castiglioni (2013), os custos logísticos são formados, basicamente, pelos seguintes elementos distintos:


I. Processamento de pedidos.

II. Armazenagem.

III. Estocagem.

IV. Transportes.


Quais estão corretos?

Alternativas

ID
5323456
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Chiavenato (2008) define que a rotatividade de pessoal ou _______________ é o resultado da saída de alguns colaboradores e a entrada de outros para substituí-los no trabalho.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas

ID
5323459
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Moura (2004) apresenta um glossário para facilitar o entendimento de palavras, termos, nomes, siglas e expressões utilizadas nas diversas áreas relacionadas à Logística. Nesse sentido e com base nessa autora, relacione os termos contidos na Coluna 1 com seus respectivos significados contidos na Coluna 2.


Coluna 1

1. Warehousing.

2. Overpack.

3. Benchmarking.

4. Supply Chain.


Coluna 2

( ) Cadeia de Abastecimento.

( ) Armazenagem.

( ) Embalagem Externa.

( ) Marcos Referenciais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5323462
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre os princípios básicos, que estão obrigados a obedecer à administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, segundo Meirelles (2009), está um princípio que significa que o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. Qual é esse princípio?

Alternativas
Comentários
  • Resposta B - Legalidade - "sujeito aos mandamentos da lei, sem dela poder se afastar ou desviar".

    Legalidade: o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum.

    Impessoalidade: impõe ao administrador público a obrigação de somente praticar atos para o seu fim legal, ou seja, aquele indicado pela norma e pelo Direito, não devendo buscar a realização de fins pessoais.

    Moralidade: dever de não apenas cumprir a lei formalmente, procurando sempre o melhor resultado para a administração.

    Publicidade:  divulgação oficial do ato para o conhecimento público. De início, todo ato administrativo deve ser publicado, cabendo o sigilo somente em casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior da Administração.

    Eficiência: exige que a atividade administrativa seja prestada com presteza e rendimento funcional, exigindo a concretização de resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

  • Legalidade para a Administração Pública - tudo deve estar pautado na lei (mandamentos como a questão fala)

    Legalidade para o particular - Tudo que não está na lei, não é proibido.

  • Legalidade →

    Observância da lei.

    Lato sensu(Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de LEI)

    e Stricto sensu(somente pode fazer aquilo que a LEI ORDENA)

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:         

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    Impessoalidade

    A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade das ações organizacionais, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    Moralidade

    Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    Publicidade

    Segundo o princípio da publicidade, os atos públicos devem, como requisito de sua eficácia, ter divulgação oficial, com as exceções previstas em lei (segurança nacional, certas investigações policiais, processos cíveis em segredo de justiça etc.). Quando os atos e contratos tornam-se públicos, há uma maior facilidade de controle pelos interessados e pelo povo de uma maneira geral, e este controle faz referência tanto aos aspectos de legalidade quanto de moralidade.

    Eficiência

    O princípio da eficiência foi introduzido expressamente pela Emenda Constitucional 19 de 4/06/1998, que afirma que não basta a instalação do serviço público. Além disso, o serviço deve ser prestado de forma eficaz e atender plenamente à necessidade para a qual foi criado, através da otimização dos meios para atingir o fim público colimado.

    Assim:

    A. ERRADO. Impessoalidade.

    B. CERTO. Legalidade.

    C. ERRADO. Moralidade.

    D. ERRADO. Publicidade.

    E. ERRADO. Constitucionalidade.

    Constitucionalidade refere-se à qualidade ou ao estado do que é constitucional, ou seja significa dizer que determinado ato ou lei obedece às regras e/ou às formas fixadas na Constituição.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.

  • Gab B

    Meus resumos:

    Princípio da legalidade: a Administração Pública somente poderá agir quando houver lei determinando ou autorizando a sua atuação.

    O princípio envolve qualquer tipo de norma, incluindo atos secundários como os decretos e instruções normativas. No entanto, os atos secundários não podem criar direitos e obrigações.

    Princípio da autonomia da vontade: significa que os administrados (particulares) podem fazer tudo que não estiver proibido em lei.

    Reserva legal: trata das matérias que a Constituição exige que obrigatoriamente sejam disciplinadas em lei em sentido estrito (lei formal).

    Restrições (exceções) excepcionais ao princípio da legalidade: medida provisória, estado de defesa e estado de sítio. 

    Fonte: Estratégia

  • Em se tratando de princípio que exige do administrador público a máxima observância da lei, aqui entendida em sentido amplo, como sinônimo de todo o ordenamento jurídico, a abarcar, portanto, a Constituição, as leis em geral, os princípios e as normas infralegais, é de se concluir que a Banca está se referindo ao princípio da legalidade.

    Nesse sentido, confira-se a própria doutrina de Hely Lopes Meirelles, citada no enunciado:

    "A legalidade, como princípio de administração (CF, art. 37, caput), significa o administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso."

    Do exposto, fica claro que a única alternativa correta repousa na letra B.


    Gabarito do professor: B

    Referências Bibliográficas:

    MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª ed. São Paulo: Malheiros, 2002, p. 86.


ID
5323465
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo Prado (2014), são características da modalidade denominada pregão, regida pela Lei nº 10.520/2002 e pelos Decretos nº 3.555/2000 e nº 5.450/2005, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Modalidade pregão não tem limite de valor.

    Pregão é a modalidade para aquisição de bens ou serviços comuns, qualquer que seja o valor estimado.

  • Segundo Prado (2014), são características da modalidade denominada pregão, regida pela Lei nº 10.520/2002 e pelos Decretos nº 3.555/2000 e nº 5.450/2005, EXCETO:

    C

    Para as contratações de obras de engenharia, ficam limitadas ao valor de R$ 1.000.000,00.

  • O pregão é modalidade licitatória instituída pela Lei 10.520/2002 (ou seja, não se encontra prevista na Lei 8.666/1993). Trata-se de modalidade de licitação que visa a atender ao princípio da eficiência e celeridade das contratações, destinando-se à aquisição de bens e serviços considerados comuns, independentemente do valor da licitação.

    A utilização do pregão não está relacionada ao valor do contrato, mas sim à natureza do objeto ser comum ou não.

    A legislação é quem definirá o que são comuns aqueles objetos cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado (Lei 10.520, art. 1º).

  • Pregão só admite o critério de menor preço. O Pregão analisa apenas a documentação de habilitação do licitante que teve sua proposta selecionada. A homologação é posterior a adjudicação.

    Fonte: anotação do caderno.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da modalidade de licitação pregão (Lei 10.520/02) e deseja obter a alternativa incorreta:

    A- Correta. Art. 4º, X da Lei 10.520/02: “para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital.”

    B- Correta. Art. 1º da Lei 10.520/02: “Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    C- Incorreta. O pregão é definido pelo objeto (aquisição de bens e serviços comuns, conforme o art. 1º da Lei 10.520/02), e não pelo valor da contratação.

    D- Correta. Art. 4º, VII da Lei 10.520/02: “aberta a sessão, os interessados ou seus representantes, apresentarão declaração dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos de habilitação e entregarão os envelopes contendo a indicação do objeto e do preço oferecidos, procedendo-se à sua imediata abertura e à verificação da conformidade das propostas com os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório.”

    Art. 4º, XII da Lei 10.520/02: “encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital.”

    E- Correta. Art. 4º, V da Lei 10.520/02: “o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis.”

    GABARITO DA MONITORA: “C”

  • C- Incorreta. O pregão é definido pelo objeto (aquisição de bens e serviços comuns, conforme o art. 1º da Lei 10.520/02), e não pelo valor da contratação.


ID
5323468
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Prado (2014) define que, da mesma forma que para os imóveis, a alienação de bens móveis também está subordinada à existência de interesse público, devidamente justificado, e depende de prévia avaliação. Assim, nos termos do § 6º do art. 17, da Lei nº 8.666/1993, é possível usar o leilão para venda de bens móveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia não superior a:

Alternativas
Comentários
  • vamos lá....

    lei 8666;

    art 17 § 6   Para a venda de bens móveis avaliados, isolada ou globalmente, em quantia não superior ao limite previsto no art. 23, inciso II(R$650.000,00), alínea "b" desta Lei, a Administração poderá permitir o leilão. 

    acima disso apenas a concorrência.

  • Os valores mudaram.

  • Porém se atentem a recente alteração legislativa. Serão cobradas nos futuros concursos na forma da antiga lei 8.666/93 e da nova lei 14.133/21 pois a antiga lei manteve a vigência ainda por 2 anos a partir da publicação da nova lei, salvo no que diz respeito as disposições penais.

    A Nova Lei de Licitações simplificou a definição de leilão, que passou a ser definida como “modalidade de licitação para alienação de bens imóveis ou de bens móveis inservíveis ou legalmente apreendidos a quem oferecer o maior lance”. Com a nova redação, a alienação de bens móveis ou imóveis da Administração Pública passa a ser realizada exclusivamente na modalidade leilão. INDEPENDENTEMENTE DO VALOR!

    Abraços e bons estudos.


ID
5323471
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Oliveira (2013), as causas mais comuns de falhas antes do início da elaboração do planejamento estratégico são:


I. Estruturação inadequada do setor responsável pelo planejamento estratégico na empresa.

II. Ignorância da efetiva importância e significado do planejamento estratégico para a empresa.

III. Não preparação de terreno para o planejamento estratégico na empresa.

IV. Desconsideração da realidade da empresa.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Todas as afirmativas são relevantes!

    E

  • Gabarito: E

    No planejamento estratégico são elaboradas as estratégias que serão usadas pela organização para conseguir a sua competitividade e diferencial. A partir dessas estratégias são desdobrados os planos em ação e metas para toda a empresa.

    Uma ferramenta muito utilizada para o diagnóstico organizacional é a análise SWOT, ideal para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente.

    Os pontos apresentados, são apenas de FRAQUEZAS E AMEAÇAS.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a função de planejamento. Neste caso, falando especialmente sobre o planejamento estratégico, assinalemos a alternativa que indica (de acordo com Oliveira), as causas mais comuns de falhas antes do início da elaboração do planejamento estratégico.

    Segundo Oliveira (1988), as principais causas de falhas mais comuns antes na elaboração do planejamento estratégico são:

    • Estruturação inadequada do setor responsável pelo planejamento estratégico na empresa 
    • Ignorância da efetiva importância e significado, para a empresa, do planejamento estratégico
    • Não preparação do terreno para o planejamento estratégico da empresa
    • Desconsideração da realidade da empresa

    Segundo Oliveira (1988), as principais causas de falhas mais comuns durante a elaboração do planejamento estratégico são:

    • Desconhecimento de conceitos básicos inerentes ao planejamento estratégico
    • Inadequação no envolvimento dos níveis hierárquicos na elaboração do planejamento estratégico
    • Defeitos na elaboração do planejamento estratégico
    • Baixa credibilidade em relação ao planejamento estratégico

    Segundo Oliveira (1988), as principais causas de falhas mais comuns durante a implementação do planejamento estratégico são:

    • Inadequação no sistema de controle e avaliação
    • Integração inadequada com os funcionários da empresa

    Logo:

    • I. Estruturação inadequada do setor responsável pelo planejamento estratégico na empresa.
    • II. Ignorância da efetiva importância e significado do planejamento estratégico para a empresa.
    • III. Não preparação de terreno para o planejamento estratégico na empresa.
    • IV. Desconsideração da realidade da empresa.

    Podemos concluir que todas as afirmativas estão corretas.

    GABARITO: E

    Fonte:

    OLIVEIRA, D. de Pinheiro Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e prática. São Paulo: Atlas, 1988.


ID
5323474
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Com base no Decreto nº 2.076/1999, que estabelece os procedimentos administrativos para controle da responsabilidade sobre os bens da administração pública do município de Esteio, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) A marcação nos bens móveis será efetuada através de plaqueta metálica, com numeração com 04 (quatro) dígitos, iniciando em 0001 e assim sucessivamente.

( ) Transferência de bem móvel: o processo de exclusão de bem do acervo patrimonial do órgão ou entidade mediante venda, doação, permuta ou dação em pagamento.

( ) Incorporação de bem móvel: o processo de ingresso de bem ao acervo patrimonial do órgão ou entidade mediante aquisição, doação, construção, confecção ou produção própria, permuta, dação em pagamento ou adjudicação.

( ) O Termo de Responsabilidade e o Termo de Cessão de Bens são documentos integrantes do sistema de controle patrimonial.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5323477
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo Dias (2012), a parte da logística responsável pela guarda temporária de produtos em geral (acabados, matérias primas, insumos, componentes, etc.) e que pode ter uma variação de tipo de local físico, conforme característica e necessidade do produto, denomina-se:

Alternativas

ID
5323480
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Com base na Lei Municipal nº 3524/2003, que dispõe sobre a proteção, a preservação e a revitalização do patrimônio histórico, cultural e paisagístico do município de Esteio, analise as assertivas abaixo:


I. O tombamento de bem integrante do patrimônio histórico, cultural e paisagístico do Município de Esteio será realizado através de decreto do executivo municipal.

II. Os bens móveis e imóveis, de natureza material ou imaterial, existentes no território do Município de Esteio e cuja proteção, preservação ou revitalização seja de interesse público, em virtude de seu valor histórico, artístico, ecológico, bibliográfico, documental, religioso, folclórico, etnológico, arqueológico, paleontológico, paisagístico, turístico e científico serão inscritos, isolada ou coletivamente no Livro Tombo Municipal.

III. O processo administrativo de tombamento de bem integrante do patrimônio histórico, cultural e paisagístico do Município de Esteio conterá duas fases: o tombamento provisório e o tombamento definitivo.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5323483
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo Meirelles (2009), dentre os atos administrativos ordinatórios de maior frequência e utilização na prática estão, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resolução - ato normativo e não ordinatório!

  • Letra E - Resolução - é um ato normativo, pq tem a função de disciplinar alguma matéria, meio de decidir algo, com efeito de norma.

    Não confundir com Instrução, que é a transmissão de algum conhecimento de determinada habilidade, ensino, treinamento - logo, um ato ordinatório. Disciplina conduta funcional, assim como portarias, despachos, ofícios.

  • A questão estava querendo saber se o candidato sabia sobre os ATOS NORMATIVOS, que são: Resoluções, regulamentos regimentos, decretos e deliberações, sendo essa a letra da questão.

    Atendar sobre a resoluções que são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (exceto o chefe do Excetivo , pois este edita decreto). Atentar que cai muito em prova.

  • Tem me ajudado muito:

    COPA DOI (atos ordinatórios)

    1.     C-circular

    2.     O - ofício

    3.     P - portaria

    4.     A - aviso

    5.     D - despacho

    6.     O - ordem de serviço

    7.     - instrução

    fonte: Colega do Qc;

  • O que mais gera confusão é a alternativa A, "instruções", entretanto, trata-se de ato ordinatório. Já as "resoluções", são atos normativos.

    Vejamos a diferença entre um e outro:

    Atos Normativos: são aqueles que contêm um comando geral do executivo visando à correta aplicação da lei. O objetivo imediato de tais atos é explicitar a norma legal a ser observada pela Administração e para com os administrados.

    Atos ordinatórios são aqueles que se destinam a disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta funcional de seus agentes. Nessa linha, revelam-se como determinações ou esclarecimentos endereçados aos servidores públicos a fim de orientá-los no desempenho de suas atribuições.

  • GABARITO - E

    Na assertiva e) temos um ato NORMATIVO

    ORDINATÓRIOS:

    C.A.I.O P.O.D.e

    São os atos administrativos Ordinatórios.

     C = Circulares

     A = Avisos

     I = Instruções

     O = Ordens de serviços

     P = Portarias

     O = Ofícios

     D = Despachos

     e

    -------------------------------

    NORMATIVOS :

    R.R.R.D.D.

    Significa os atos administrativos Normativos:

     R = Regulamentos

     R = Regimentos

     R = Resoluções

     D = Deliberações

     D = Decretos

  • GABARITO E

    Espécies dos Atos Administrativos:

    Enunciativos (C-A-P-A): Certidão, Apostila, Parecer, Atestado. Administração certifica ou atesta um fato sem vincular ao seu conteúdo.

    Negociais (P-A-N-E-L-A): Permissão, Autorização, Nomeação, Exoneração a pedido, Licença, Admissão. Declaração de vontade da Administração coincidente com interesses do particular.

    Ordinatórios (C-A-I-O P-O-DE): Circulares, Avisos, Instruções, Ordens de serviços, Portarias, Ofícios, DEspachos. Visa disciplinar o funcionamento da Administração e a conduta de seus agentes.

    Normativos (RE-DE IN RE-DE): REgimento, DEcreto, INstrução normativa, REsoluções, DEliberações. Emanam atos gerais e abstratos visando correta aplicação da lei.

    Fonte: vivendo e aprendendo com os colegas do QC.

  • ORDINATÓRIO

    Instruções

    Circulares

    Avisos

    Portarias

    Ofícios

    Memorando

    Despachos

    Provimento

  • A questão trata dos atos administrativos em espécie. 

     

    Os atos administrativos ordinatórios são manifestações internas da Administração decorrentes do poder hierárquico disciplinando o funcionamento de órgãos e a conduta de agentes públicos.

     

    São espécies de atos ordinatórios:


    1) Portaria:  Ato administrativo individual que estipula ordens e determinações internas e estabelece normas que geram direitos ou obrigações internas a indivíduos específicos.


    2) Circular: Ato expedido para a edição de normas uniformes a todos os servidores subordinados a determinado órgão.


    3) Ordens de serviço: Finalidade de distribuir e ordenar o serviço interno do órgão.


    4) Despacho: Decisão proferida pela autoridade pública.


    5) Memorando: Ato de comunicação interna, entre agentes de um mesmo órgão público com a finalidade de melhorar a execução de atividade pública.


    6) Ofícios: Comunicações escritas de autoridades entre si, ou entre a Administração e particular, em caráter oficial.

     

    7) Instruções: Ato que organiza a prestação do serviço, aplicando-se internamente. Trata-se de orientação do subalterno pelo superior hierárquico de como desempenhar certa função.


    Feita tal explicação, verifica-se que as Resoluções não são atos administrativos ordinatórios, pelo contrário, são típicos atos administrativos de caráter normativo. Vejamos:

    Segundo José dos Santos Carvalho Filho, “os atos administrativo normativos ou gerais são aqueles que regulam uma quantidade indeterminada de pessoas que se encontram na mesma situação jurídica.”

     

    Portanto, gabarito letra E.

     




    Gabarito da banca e do professor: letra E.

     

    (CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018).

  • VOCE QUE SE CHAMA CAIO . VC PODE PASSAR VIU ? CAIO PODE E SÓ ESTUDAR FDP LARGA ESSE CELULAR AI


ID
5325520
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao clicar no menu “Iniciar” (Windows 10), uma das opções que aparece é o ícone “Ligar/Desligar”, que, ao ser clicado, abre um menu com quatro opções. Assinale abaixo a opção que NÃO é exibida.

Alternativas
Comentários
  • NO WINDOWS 10

    AO CLICAR NO BOTÃO INICIAR APARECEM 3 E SOMENTE 3 OPÇÕES.

    1-BOTAO INICIAR

    2-LIGAR E DESLIGAR

    3-SUSPENDER

    4-DESLIGAR

    5-REINICIAR.

    ABRAÇO PARA TODOS DE PORTO VELHO-RO.

  • no meu não aparece hibernar!

  • Para habilitar a função hibernar é preciso ir nas opções de energia e ativar. Após isso ela aparece no meu de desligar.

  • Gabarito: C

  • o hibernar pode ser habilitado no computador.

    Liberar não tem nada a ver

  • GABARITO - C

    Na verdade, para habilitar o Hibernar :

    Opções de energia > Escolher a função dos Botões de energia > Configurações de desligamento > Selecione Hibernar.

    Se a opção não permitir a seleção, vá em " alterar configurações disponíveis no momento".

  • A questão aborda conhecimentos acerca dos modos de desligamento da máquina no Windows 10. Vale destacar que a questão pede que o candidato assinale a alternativa que contenha um modo inexistente.

    A)     Incorreta – O modo “Desligar” fechará todos os aplicativos e desligará a máquina.

    B)     Incorreta- O modo “Hibernar” desligará o computador e salvará os documentos e programas abertos do HD.

    C)     Correta – Não um modo de desligamento chamado “Liberar” no Windows 10.

    D)     Incorreta – O modo “Reiniciar” fechará todos os aplicativos, desligará a máquina e ligará novamente.

    E)     Incorreta - O modo “Suspender” deixa o computador em baixo estado de energia, ou seja, em modo “Standby”, além de salvar a sessão de trabalho atual na memória.

    Gabarito – Alternativa C. 

  • GAB C

    LIGAR

    DESLIGAR

    SUSPENDER

    REINICIAR

    HIBERNAR

  • GABARITO C

  • C)     Correta – Não um modo de desligamento chamado “Liberar” no Windows 10.

  • Hibernar usa menos energia do que Suspender e, quando você reinicializa o computador, volta do ponto onde estava (mas não tão rapidamente quanto a suspensão). Use a hibernação quando não for utilizar o notebook ou tablet por um longo período e se você não tiver a oportunidade de carregar a bateria durante esse tempo.


ID
5325529
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No editor de textos Word 2013, a guia “Referências” possui diversos elementos (grupos, botões, ícones). Abaixo são citados alguns desses elementos:

Alternativas
Comentários
  • Estrutura de Tópicos, Régua e Organizar Tudo. --> Guia Exibir

    Gráfico, Caixa de Texto e Equação. --> Guia Inserir

    Inserir Nota de Fim, Bibliografia e Referência Cruzada. --> Guia Referências

    Margens, Quebras e Números de Linha. --> Guia Layout

    Temas, Efeitos e Bordas de Página. --> Guia Design

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word 2013, mais especificamente quanto aos comandos disponíveis na guia “Referências”.

    A) Incorreta – Os comandos “Estrutura de Tópicos”, “Régua” e “Organizar Tudo” estão disponíveis na guia “Exibição” e possuem, respectivamente, a função de alterar o modo de exibição, exibir ou ocultar a régua no documento e colocar as janelas do Word lado a lado.

    B) Incorreta – Os comandos “Gráfico”, “Caixa de Texto” e “Equação” estão disponíveis na guia “Inserir” e possuem, respectivamente, a função de inserir gráficos, caixas de texto e equações no documento.

    C) Correta – Os comandos “Inserir Nota de Fim”, “Bibliografia” e “Referência cruzada” estão disponíveis na guia “Referências” e possuem, respectivamente, a função de inserir uma nota de fim no final do documento, inserir bibliografia e aplicar referências cruzadas no documento.

    D) Incorreta – Os comandos “Margens”, “Quebras” e “Números” estão disponíveis na guia “Layout” e possuem, respectivamente, a função de alterar as margens do documento, inserir quebras de páginas, seções ou colunas na página e inserir numeração no documento.

    E) Incorreta – Os comandos “Temas”, “Efeitos” e “Bordas de Página” estão disponíveis na guia “Layout” e possuem, respectivamente, a função de alterar o design do documento, alterar os efeitos do tema aplicado ao documento e inserir bordas de página na página.

    Gabarito – Alternativa C. 

  • C) Correta – Os comandos “Inserir Nota de Fim”, “Bibliografia” e “Referência cruzada” estão disponíveis na guia “Referências” e possuem, respectivamente, a função de inserir uma nota de fim no final do documento, inserir bibliografia e aplicar referências cruzadas no documento.


ID
5325532
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Suponha que foram criados os arquivos “A.docx”, “B.docx”, “C.docx” e “D.docx”, nesta ordem, através do editor de textos Word 2013 (utilizando a configuração padrão). Em cada arquivo criado, um texto foi digitado, o conteúdo foi salvo e o Word foi fechado. Em nenhum momento havia mais de um documento aberto simultaneamente. No momento em que o Word foi fechado, o zoom que estava aplicado era de 120% no “A.docx”, 140% no “B.docx”, 160% no “C.docx” e 180% no “D.docx”. Se o arquivo “B.docx” for aberto a partir de um duplo clique com o botão esquerdo do mouse sobre ele, que nível de zoom deve ser mostrado ao abrir o Word com o conteúdo do arquivo “B.docx”?

Alternativas
Comentários
  • isso significa que se se alterar o modo de exibição, por exemplo, e fazer o procedimento citado na questão, o arquivo será aberto com o modo de exibição alterado? se alguém puder responder agradeço, pois não tenho o Word pra testar.

    gabarito p/ não assinantes letra E

  • Confere, ao mudarmos o zoom antes de salvar e fechar, quando abrir voltará ao ultimo ajustado antes de salvar.

  • No caso a resposta será C, pois ele abrirá com a ultima configuração do zoom.

  • Gabarito está como E. A resposta é C.

  • A resposta está aqui meus conterrâneos: " Em nenhum momento havia mais de um documento aberto simultaneamente."

    O que manda é o zoom último aberto e fechado.


ID
5325547
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao clicar no menu do navegador Google Chrome 62, uma das opções mostradas possibilita a abertura de uma janela que não deixa rastros, ou seja, que não salva, no histórico de navegação, cookies e dados de sites, nem informações fornecidas em formulários. Trata-se da opção:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra-E.

    ctrl+shift+N----------- NOVA JANELA ANÔNIMA.

  • GABARITO - E

    Chrome: Navegação anônima (CTRL + Shift + N)

    Internet Explorer: Navegação In private (CTRL + Shift + P)

    FireFox: Navegação privada (CTRL + Shift + P)

    ___________________________________________________--

    O que acontece quando usamos ?

    • O Chrome não salva seu histórico de navegação, cookies e dados do site ou informações inseridas em formulários.
    • Arquivos transferidos por download e sites adicionados aos "favoritos" são mantidos.
    • Sua atividade permanece visível para os sites que você visita, seu empregador, escola ou provedor de acesso à Internet.

    O que ele não salva?

    Depois que você sair de todas as janelas de navegação anônima, o Chrome não salvará estes dados:

    • Histórico de navegação
    • Cookies e dados de sites
    • Informações inseridas em formulários
    • Permissões concedidas a sites

    Ajuda do Google.

  • A questão aborda conhecimentos acerca do modo de navegação que permite ao usuário navegar na internet sem deixar rastros.

    O modo de navegação anônima, do Google Chrome, exibirá uma janela anônima que permitirá ao usuário navegador na internet sem que as seguintes informações sejam salvas: histórico de navegação, dados temporários de sites, cookies e informações fornecidas em formulários. O usuário poderá utilizar o atalho CTRL + SHIFT + N para acessar a esse modo.

    Gabarito – Alternativa E. 


ID
5325550
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências.

Para os efeitos da referida Lei, entende-se por parcela de cunho provisório as gratificações, bem como:


I. Os adicionais.

II. Os regimes especiais.

III. serviço extraordinário.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5325553
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências.

Para os efeitos da referida Lei, a autoridade competente poderá determinar a suspensão preventiva do servidor, até sessenta dias, prorrogáveis por igual prazo se, fundamentadamente, houver necessidade de seu afastamento para apuração de falta a ele imputada e, no que se refere à remuneração, durante o afastamento, o servidor:

Alternativas
Comentários
  • Art. 201 - A autoridade competente poderá determinar a suspensão preventiva do servidor, até 60 (sessenta) dias, prorrogáveis por igual prazo se, fundamentadamente, houver necessidade de seu afastamento para apuração de falta a ele imputada.

    Art. 202 - O servidor fará jus à remuneração integral durante o período de suspensão preventiva.


ID
5325556
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências.

A referida Lei, no trato das penalidades previstas para os servidores do Município de Esteio, determina que a pena de destituição de função de confiança ou cargo em comissão será aplicada quando:


I. Se verificar falta de exação no seu desempenho.

II. For verificado que, por negligência ou benevolência, o servidor contribuiu para que não se apurasse, no devido tempo, irregularidade no serviço.

III. O servidor perder o cargo efetivo.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
5325559
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências.

A presente Lei, em relação à gratificação natalina, para os servidores públicos do Município de Esteio, determina que esta será paga até o dia 20 vinte do mês de dezembro de cada ano e ressalta que não será considerada para cálculo de qualquer vantagem:

Alternativas
Comentários
  • As Vantagens pecuniárias podem ser concedidas tendo como parâmetro, apenas o tempo de serviço. ... O adicional por tempo de serviço é um acréscimo pecuniário que integra definitivamente o salário base, em razão, tão somente, da permanência no cargo pelo tempo estabelecido em l

  • Art. 91 - A gratificação natalina não será considerada para cálculo de qualquer vantagem pecuniária.


ID
5325562
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências.

Por determinação da presente Lei, constituem gratificações e adicionais dos servidores do Município de Esteio:


I. Retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento.

II. Gratificação natalina.

III. Adicional pelo exercício de atividades em condições periculosas ou insalubres.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 84 - Constituem gratificações e adicionais dos servidores municipais:

    I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

    II - gratificação natalina;

    III - adicional pelo exercício de atividades em condições periculosas ou insalubres;

    IV - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

    V - adicional noturno;

    VI - adicional de férias;

    VII - auxílio para diferença de caixa;

    VIII - avanço trienal;

    IX - adicional por tempo de serviço;

    X - gratificação de regime especial de trabalho;


ID
5325565
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências.

A presente Lei, ao tratar da previsão de indenização de transporte ao servidor do Município de Esteio, determina que no caso do servidor utilizar de meio próprio de locomoção para execução de serviços externos, por força das atribuições do cargo e nos termos da lei específica, fará jus a referida indenização, para tanto, deverá ser comprovado que fora, efetivamente, realizado serviço externo dentro do mês, durante, pelo menos:

Alternativas
Comentários
  • Art. 83 - Conceder-se-á indenização de transporte ao servidor que realizar despesas com a utilização de meio próprio de locomoção para a execução de serviços externos, por força das atribuições próprias do cargo, nos termos de lei específica.

    § 1º - Somente fará jus à indenização de transporte pelo seu valor integral, o servidor que, no mês, haja efetivamente realizado serviço externo, durante pelo menos 20 (vinte) dias.


ID
5325568
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Para responder à questão, considere o Estatuto que institui e regula o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do município de Esteio e dá outras providências.

A referida Lei, ao tratar do pagamento de diárias aos servidores públicos do Município de Esteio, determina que no caso do servidor por determinação da autoridade competente, deslocar-se eventualmente ou transitoriamente do Município, no desempenho de suas atribuições, ou em missão ou estudo de interesse da administração, serão concedidas além do transporte, diárias para cobrir as despesas de alimentação, pousada e locomoções urbana. Porém, a mesma Lei prevê que NÃO fará jus à mencionada diária os casos em que o deslocamento do servidor constituir:

Alternativas
Comentários
  • Art. 79 - Se o deslocamento do servidor constituir exigência permanente do cargo, não fará jus a diárias.

    E sim ele vai ter direito a ajuda de custo.


ID
5325571
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei orgânica, no verso em que trata dos objetivos e compromissos fundamentais do Município de Esteio na promoção de ações que garantam vida digna aos seus habitantes, determina que estes atos sejam praticados com base nos objetivos e compromissos fundamentais previstos na presente Lei, quais sejam:


I. Diferenciação pessoal no âmbito do atendimento à população.

II. Moralidade administrativa.

III. Participação popular nas decisões.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O Município de Esteio promoverá vida digna aos seus habitantes e será administrado com base nos seguintes objetivos e compromissos fundamentais:

    I - garantir, no âmbito de sua competência, a efetivação dos direitos fundamentais da pessoa humana;

    II - colaborar com os governos federal e estadual na constituição de uma sociedade livre, justa e fraterna;

    III - transparência pública de seus atos;

    IV - moralidade administrativa;

    V - participação popular nas decisões;

    VI - descentralização político-administrativa. (Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 25/1996)

    VII- prestar, mediante cooperação técnica e financeira da União e do Estado, serviços de atendimento à saúde da população e de proteção e garantia das pessoas com deficiência, na forma da lei. (Redação acrescida pela Emenda à Lei Orgânica nº 76/2014)


ID
5325574
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A elaboração e a execução do Plano Diretor do Município de Esteio, de acordo com a Lei orgânica, é uma competência do:

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º - Compete ao Município:

    XVII - elaborar e executar o Plano Diretor;


ID
5325577
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Esteio - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

O Município de Esteio, visando o cumprimento da Lei Orgânica, promoverá vida digna aos seus habitantes e será administrado com base em objetivos e compromissos fundamentais. Analise as assertivas abaixo e assinale PR para os objetivos Pertencentes e NP para os Não Pertencentes.


( ) Garantir, no âmbito de sua competência, a efetivação dos direitos fundamentais da pessoa humana.

( ) Colaborar com os governos federal e estadual na construção de uma sociedade livre, justa e fraterna.

( ) Omissão nos atos da administração pública.

( ) Pessoalidade no trato com a população.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O Município de Esteio promoverá vida digna aos seus habitantes e será administrado com base nos seguintes objetivos e compromissos fundamentais:

    I - garantir, no âmbito de sua competência, a efetivação dos direitos fundamentais da pessoa humana;

    II - colaborar com os governos federal e estadual na constituição de uma sociedade livre, justa e fraterna;