SóProvas



Prova FUNDATEC - 2022 - CEASA-RS - Analista - Tecnólogo em Segurança Pública


ID
5617546
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a Lei nº 13.303/2016, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Acionista Controlador.

2. Administrador.

3. Conselho de Administração.

4. Membro Independente do Conselho de Administração.

5. Diretoria.


Coluna 2

( ) Caracteriza-se por não ter qualquer vínculo com a empresa pública ou a sociedade de economia mista, exceto participação de capital.

( ) Serão escolhidos entre cidadãos de reputação ilibada e de notório conhecimento, além de ter experiência profissional de, no mínimo 10 (dez) anos, no setor público ou privado, na área de atuação da empresa pública ou da sociedade de economia mista.

( ) Deverá preservar a independência do Conselho de Administração no exercício de suas funções, além de observar a política de indicação na escolha dos administradores e membros do Conselho Fiscal.

( ) Dentre as suas atribuições está a de implementar e supervisionar os sistemas de gestão de riscos e de controle interno estabelecidos para a prevenção e mitigação dos principais riscos a que está exposta a empresa pública ou a sociedade de economia mista, inclusive os riscos relacionados à integridade das informações contábeis e financeiras e os relacionados à ocorrência de corrupção e fraude.

( ) Deverá apresentar, até a última reunião ordinária do Conselho de Administração do ano anterior, a quem compete sua aprovação, o plano de negócios para o exercício anual seguinte, bem como a estratégia de longo prazo atualizada com análise de riscos e oportunidades para, no mínimo, os próximos 5 (cinco) anos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5617549
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, conforme Lei nº 12.846/2013, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. A competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, permitindo-se apenas uma subdelegação.

II. O processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica será conduzido por comissão designada pela autoridade instauradora e composta por 1 (um) servidor estável e 1 (um) servidor de contrato temporário.

III. No processo administrativo para apuração de responsabilidade, será concedido à pessoa jurídica prazo de 45 (quarenta e cinco) dias para defesa, contados a partir da intimação.

IV. A comissão designada para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica, após a conclusão do procedimento administrativo, comprovando os delitos praticados, dará conhecimento destes ao Ministério Público, para a aplicação das medidas cabíveis.

Alternativas
Comentários
  • I -

    Art. 8º A instauração e o julgamento de processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica cabem à autoridade máxima de cada órgão ou entidade dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que agirá de ofício ou mediante provocação, observados o contraditório e a ampla defesa.

    § 1º A competência para a instauração e o julgamento do processo administrativo de apuração de responsabilidade da pessoa jurídica poderá ser delegada, vedada a subdelegação.

    II -

    Art. 10. O processo administrativo para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica será conduzido por comissão designada pela autoridade instauradora e composta por 2 ou mais servidores estáveis.

    III -

    Art. 11. No processo administrativo para apuração de responsabilidade, será concedido à pessoa jurídica prazo de 30 dias para DEFESA, contados a partir da intimação.

    IV -

    Art. 15. A comissão designada para apuração da responsabilidade de pessoa jurídica, após a conclusão do procedimento administrativo, dará conhecimento ao Ministério Público de sua existência, para apuração de eventuais delitos. (Ou seja, quem apura se houve ou não delito é o MP, e não a comissão)

  • Resumo do Processo administrativo de responsabilização

    Cabe a instauração e julgamento a autoridade máxima de cada órgão ou entidade (gov.) que agirá de ofício ou provocação.

    A competência para a instauração e julgamento pode ser delegada, vedada a subdelegação.

    Será conduzida por Comissão composta por 2 ou + servidores estáveis.

    A Comissão deverá concluir em 180 dias da publicação do ato que a instituir e pode ser prorrogado.

    Terá 30 dias para defesa contado da intimação.

    Acordo de Leniência

    Desde que colabore com as investigações:

    Identifique os demais envolvidos na infração quando couber

    Com a obtenção célere de informações e documentos que comprovem o ilícito sob apuração.

    O acordo somente poderá ser celebrado se preenchido cumulativamente requisitos:

    I- PJ seja a 1ª a manifestar o interesse em cooperar para a apuração do ato ilícito.

    II- PJ cesse completamente seu envolvimento na infração investigada a partir da data da propositura do acordo.

    III- PJ admita sua participação no ilícito e coopere plena e permanentemente com as investigações e o processo administrativo comparecendo sob suas expensas sempre que solicitada a todos os atos processuais até seu encerramento.

    O acordo de leniência interrompe o prazo prescricional;

    Não exime da reparação integral do dano causado;

    Reduz a pena de multa em 2/3;

    Isenta da publicação extraordinária da decisão condenatória e da proibição de receber incentivos, subsídios, outros no prazo de 1 a 5 anos.

    CGU é o órgão competente para celebrar os acordos de leniência no âmbito do Poder Executivo federal, bem como no caso de atos lesivos praticados contra a administração pública estrangeira

    Tenho esse esquema para lembrar alguns prazos e espero que ajude.

    180 dias ---> Conclusão do Processo; poderá ser prorrogado

    30 dias------> Defesa;

    3 anos--------> Impedido de celebrar novo Acordo de Leniência;

    5 anos ------> Prescrever infrações;

    A Lei 12.846/13 não abrange as pessoas físicas, mas somente as pessoas jurídicas. O intuito do art. 3 é deixar claro que a aplicação da Lei anticorrupção para as pessoas jurídicas não exclui a aplicação de sanções às pessoas físicas em função de outras leis (lei de licitações, improbidade administrativa etc.). 

    SANÇÕES ADMINISTRATIVAS: 

    - multa (0.1% a 20% do faturamento do ano anterior) - nunca inferior à vantagem auferida

    - Publicação extraordinária da decisão condenatória

    SANÇÕES JUDICIAIS:

    - Perdimento de bens, direitos, valores, obtidos direta ou indiretamente da infração

    - Suspensão ou interdição parcial de atividades

    - Dissolução compulsória da pessoa jurídica

    - Proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações. ou empréstimos de entidades ou instituições financeiras públicas pelo prazo de 1 a 5 anos.


ID
5617552
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A Lei nº 11.389/1999 institui o Cadastro de Fornecedores Impedidos de Licitar e Contratar com a Administração Pública Estadual. Com base na referida Lei, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Serão incluídas no Cadastro instituído por esta Lei as pessoas físicas e jurídicas que não cumprirem ou cumprirem parcialmente obrigações decorrentes de contratos firmados com os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

( ) Fica assegurado, exclusivamente, aos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual licitantes e contratantes o livre acesso ao Cadastro instituído por esta Lei.

( ) Todos os editais de licitação, termos de contratos de prestação de serviços, de obras e serviços de engenharia e de fornecimento de bens deverão fazer constar expressamente, em seu preâmbulo, a sujeição às disposições da presente Lei.

( ) Para os efeitos da Lei, consideram-se fornecedores todas as pessoas jurídicas que prestem serviços, realizem obras ou forneçam bens à Administração Pública Estadual.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5617555
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Ambiental
Assuntos

Conforme a Lei nº 7.802/1989, que dispõe sobre a pesquisa, a experimentação, a produção, a embalagem e rotulagem, o transporte, o armazenamento, a comercialização, a propaganda comercial, a utilização, a importação, a exportação, o destino final dos resíduos e embalagens, o registro, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e afins, analise a sentença abaixo:


As pessoas físicas e jurídicas que sejam prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos, seus componentes e afins, ou que os produzam, importem, exportem ou comercializem, poderão promover os seus registros nos órgãos competentes, do Estado ou do Município, atendidas as diretrizes e exigências dos órgãos federais responsáveis que atuam nas áreas da saúde, do meio ambiente e da agricultura (1ª parte). Os usuários de agrotóxicos, seus componentes e afins deverão efetuar a devolução das embalagens vazias dos produtos aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, de acordo com as instruções previstas nas respectivas bulas, no prazo de até um ano, contado da data de compra, ou prazo superior, se autorizado pelo órgão registrante, podendo a devolução ser intermediada por postos ou centros de recolhimento, desde que autorizados e fiscalizados pelo órgão competente (2ª parte). As responsabilidades administrativa, civil e penal pelos danos causados à saúde das pessoas e ao meio ambiente, quando a produção, comercialização, utilização, transporte e destinação de embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, não cumprirem o disposto na legislação pertinente, cabem ao registrante que, por dolo ou por culpa, omitir informações ou fornecer informações incorretas (3ª parte)


Quais partes estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º As pessoas físicas e jurídicas que sejam prestadoras de serviços na aplicação de agrotóxicos, seus componentes e afins, ou que os produzam, importem, exportem ou comercializem, ficam obrigadas a promover os seus registros nos órgãos competentes, do Estado ou do Município, atendidas as diretrizes e exigências dos órgãos federais responsáveis que atuam nas áreas da saúde, do meio ambiente e da agricultura


ID
5617558
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, fazendo a correta associação conforme prescrito no Título I da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.


Coluna 1

1. Fundamentos da República Federativa do Brasil.

2. Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

3. Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.


Coluna 2

( ) Independência nacional.

( ) A soberania.

( ) Prevalência dos direitos humanos.

( ) Uma sociedade livre, justa e solidária.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais e pede ao candidato que relacione a Coluna 1 com a Coluna 2. Vejamos:

    Coluna 1

    1. Fundamentos da República Federativa do Brasil.

    2. Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

    3. Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    Coluna 2

    ( ) Independência nacional.

    ( ) A soberania.

    ( ) Prevalência dos direitos humanos.

    ( ) Uma sociedade livre, justa e solidária.

    Vejamos:

    ( 3 ) Independência nacional.

    A Independência nacional é um dos Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil, nos termos do art. 4º, I, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I - independência nacional;

    ( 1 ) A soberania.

    A Soberania é um dos fundamentos da RFB. Inteligência do art. 1º, I, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania;

    DICA: Para os Fundamentos da RFB lembre-se do mnemônico: SOCIDIVAPLU (SOberania; CIdadania; DIgnidade da Pessoa Humana; VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa; PLUralismo político).

    ( 3 ) Prevalência dos direitos humanos.

    A Prevalência dos direitos humanos é um dos Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil, nos termos do art. 4º, II, CF: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: II - prevalência dos direitos humanos;

    ( 2 ) Uma sociedade livre, justa e solidária.

    Trata-se de um dos objetivos da República Federativa do Brasil. Inteligência do art. 3º, I, CF: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    Portanto, a sequência correta é 3 - 1 - 3 - 2.

    Gabarito: E

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Constituição Federal. Vejamos:

    Coluna 1

    1. Fundamentos da República Federativa do Brasil.

    “Art. 1º, CF. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;   

    V - o pluralismo político.”

    Mnemônico: SoCiDiVaPlu

    So – soberania.

    Ci – cidadania.

    Di – dignidade da pessoa humana.

    Va – valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

    Plu – pluralismo político.

    2. Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

    “Art. 3º, CF. Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    Mnemônico: Com Garra Erra Pouco

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; Com

    II - garantir o desenvolvimento nacional; Garra

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; Erra

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Pouco.”

    3. Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    “Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    Mnemônico: AInDa Não ComPreI ReCoS

    I - Independência nacional; In

    II - Prevalência dos direitos humanos; Pre

    III - Autodeterminação dos povos; A

    IV - Não-intervenção; Não

    V - Igualdade entre os Estados; I

    VI - Defesa da paz; D

    VII - Solução pacífica dos conflitos; S

    VIII - Repúdio ao terrorismo e ao racismo; Re

    IX - Cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; Co

    X - Concessão de asilo político. Co”

    Coluna 2

    (3) Independência nacional.

    (1) A soberania.

    (3) Prevalência dos direitos humanos.

    (2) Uma sociedade livre, justa e solidária.

    Desta forma, a ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    E. CERTO. 3 – 1 – 3 – 2.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.

  • Eles tiraram o ''construir uma sociedade livre, justa e solidária; só para dificultar um pouco kkk

  • Uso esses mnemônicos um pouco diferentes dos colegas, mas ambos ótimos

    SOCI DI VA PLU

    CON GA ERRA PRO

    IN PANICO SO DECORE

  • GABARITO: E

    Sequência correta 3 – 1 – 3 – 2.

    (3) Independência nacional - Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    (1) A soberania - Fundamentos da República Federativa do Brasil.

    (3) Prevalência dos direitos humanos -Princípios das relações internacionais da República Federativa do Brasil.

    (2 ) Uma sociedade livre, justa e solidária - Objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;        

    V - o pluralismo político.

    Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

    I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

    II - garantir o desenvolvimento nacional;

    III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

    IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

     

    Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:

    I - independência nacional;

    II - prevalência dos direitos humanos;

    III - autodeterminação dos povos;

    IV - não-intervenção;

    V - igualdade entre os Estados;

    VI - defesa da paz;

    VII - solução pacífica dos conflitos;

    VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;

    IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;

    X - concessão de asilo político.

    Força, foco e fé!


ID
5617561
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei nº 9.099/1995 dispõe sobre os Juizados Cíveis e Criminais. As causas cíveis de menor complexidade, de competência dos Juizados Cíveis, podem ser consideradas aquelas cujo valor não exceda a __________ vezes o salário mínimo. Ainda sobre os Juizados Cíveis, ficam excluídas, dentre outras, as causas de natureza _____________. Em relação aos Juizados Criminais, estes têm competência para a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência, consistindo nas contravenções penais e nos crimes a que a lei comine pena máxima não superior a __________ ano(s), cumulada ou não com multa.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Art. 3º O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas:

    I - as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo;

    § 2º Ficam excluídas da competência do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, e também as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial.

    Art. 61. Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.  

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca da Lei 9.099/95.

    A- Incorreta. Não é o que dispõe a Lei 9.099/95 sobre o tema, vide alternativa B.

    B- Correta. É o que dispõe a Lei 9099/95 em seus arts. 3º, I e §2º; e 61. Art. 3º, Lei 9.099/95: "O Juizado Especial Cível tem competência para conciliação, processo e julgamento das causas cíveis de menor complexidade, assim consideradas: I - as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo; (...) § 2º Ficam excluídas da competência do Juizado Especial as causas de natureza alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, e também as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas, ainda que de cunho patrimonial. (...)”.

    Art. 61, Lei 9.099/95: "Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa”.

    C- Incorreta. Não é o que dispõe a Lei 9.099/95 sobre o tema, vide alternativa B.

    D- Incorreta. Não é o que dispõe a Lei 9.099/95 sobre o tema, vide alternativa B.

    E- Incorreta. Não é o que dispõe a Lei 9.099/95 sobre o tema, vide alternativa B.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.

  • gab: B

    A Lei nº 9.099/1995 dispõe sobre os Juizados Cíveis e Criminais. As causas cíveis de menor complexidade, de competência dos Juizados Cíveis, podem ser consideradas aquelas cujo valor não exceda a QUARENTA vezes o salário mínimo. Ainda sobre os Juizados Cíveis, ficam excluídas, dentre outras, as causas de natureza ALIMENTAR. Em relação aos Juizados Criminais, estes têm competência para a conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexão e continência, consistindo nas contravenções penais e nos crimes a que a lei comine pena máxima não superior a DOIS ano(s), cumulada ou não com multa.

  • B-quarenta – alimentar – dois 

    I - as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo;

    Excluem a alimentar, falimentar, fiscal e de interesse da Fazenda Pública, as relativas a acidentes de trabalho, a resíduos e ao estado e capacidade das pessoas.


ID
5617564
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Em relação às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, definidas pela Lei Complementar nº 101/2000, analise as afirmações abaixo:


1. O projeto de lei orçamentária é elaborado de forma compatível com o plano anual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas da Lei Complementar nº 101/2000.

2. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.

3. A estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes não é essencial para a criação ou o aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa.

4. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

5. Entende-se como despesa total com pessoal o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às entidades de previdência.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa 1:

    Art. 5 O projeto de lei orçamentária ANUAL, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar. Faltou a palavra "anual"

    Alternativa 3:

    Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de:      

    I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subsequentes;

    Na verdade, a estimativa do impacto é essencial!

  • Estão corretas 2+4+5=11

    Preciosismo da FUNDATEC:

    ART. 5°: O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementar.

    Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a instituição, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação

    Art. 16. A criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento da despesa será acompanhado de: (Vide ADI 6357)

    I - estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva entrar em vigor e nos dois subseqüentes;

    Art. 17. Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios

    Art. 18. Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como despesa total com pessoal: o somatório dos gastos do ente da Federação com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funções ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espécies remuneratórias, tais como vencimentos e vantagens, fixas e variáveis, subsídios, proventos da aposentadoria, reformas e pensões, inclusive adicionais, gratificações, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuições recolhidas pelo ente às

    entidades de previdência.


ID
5617567
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

As alterações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) promovidas pela Lei nº 13.467/2017 anotam que causa dano de natureza _________________ a _______________ que ofenda a esfera __________ ou existencial da pessoa _____________________, as quais são as titulares exclusivas do direito à reparação.


Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
5617570
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito Digital
Assuntos

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. Com base nisso, assinale a alternativa que NÃO representa um dos fundamentos da proteção de dados pessoais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "E".

    Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

    I - o respeito à privacidade; (letra C)

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; (letra D)

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; (letra A)

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação; (letra B)

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

  • Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

    I - o respeito à privacidade;

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião;

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem;

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação;

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

    • A letra "E" não é o fundamento, como já explicado pelos colegas, mas sim até onde a LGPD pode atuar (foi parafraseado do artigo 3 inciso II).

    :::::::::::::::::Indo mais fundo:::::::::::::::::

    É bem interessante este artigo, pois ele mostra que a coleta tem que estar no Brasil, mas não significa que a empresa esteja.

  • Dentre as alternativas, a única que não representa um dos fundamentos da proteção de dados pessoais é a alternativa E. Confira aqui no artigo 2º, da LGPD, que enumera os tais fundamentos:

    Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

    I - o respeito à privacidade; (alternativa C)

    II - a autodeterminação informativa;

    III - a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião; (alternativa D)

    IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem; (alternativa A)

    V - o desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação; (alternativa B)

    VI - a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor; e

    VII - os direitos humanos, o livre desenvolvimento da personalidade, a dignidade e o exercício da cidadania pelas pessoas naturais.

    Gabarito: E


ID
5617573
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Assinale a alternativa correta, considerando a proteção do consumidor decorrente da Lei nº 8.078/1990.

Alternativas
Comentários
  • a) Errada.

     Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

    Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

    b) Errada.

     Art. 12. O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

    c) Errada.

    Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

    d) Correta

     Art. 28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.

    e) Errada

     Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

     I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis;

     II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

  • Gabarito: Letra "D"

    Coligada = Culpa

    Art. 42, § 4° As sociedades coligadas só responderão por culpa.

    Consorciada = Solidária

     Art. 42, § 3° As sociedades consorciadas são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes deste código.

    Controlada = Subsidiária

    Art. 42, § 2° As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas, são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes deste código.


ID
5617579
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Word 2013, o grupo Cabeçalho e Rodapé é encontrado na guia:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    INSERIR

    INSERIR>CABEÇALHO E RODA PÉ.------------WORD 2016.

    Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

  • Letra B.

    GUIA ---------------------> Página inicial.

    GRUPO -----------------> Cabeçalho e rodapé.

    Obs: Dentro desse grupo, temos cabeçalho, rodapé e número de página.

    Bons estudos!!! ❤️✍

  • Gab: B

    Inserir > Cabeçalho e Rodapé

    ***Cuidado: Se a banca pedir Nota de Rodapé, a ferramenta fica na guia Referência.

    ***Galera, criei um Instagram para nós compartilharmos experiências e conhecimento sobre o mundo dos concursos. Segue lá!!!***

    https://www.instagram.com/maxtribunais/

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos grupos no Word 2013, mais especificamente quanto ao grupo “Cabeçalho e Rodapé”.

     

    A)      Incorreta - A guia “Página Inicial” possui comandos relacionados à alteração da fonte e do parágrafo, como, por exemplo, mudança no estilo da fonte, cor da fonte, efeitos do texto, alinhamento, aplicação de estilos etc. 

    B)      Correta – O grupo “Cabeçalho e Rodapé” é utilizado para acessar aos comandos de edição do cabeçalho e rodapé do documento. Para acessar esse grupo, o usuário deverá ir à guia “Inserir”.

    C)      Incorreta – A guia “Design” possui comandos relacionados à alteração do design da página, como, por exemplo, cor da página, bordas da página, formatações pré-definidas, marca d’água etc.

    D)      Incorreta – A guia “Exibição” possui comandos relacionados à visualização do documento, como, por exemplo, alteração do zoom, modos de exibição do documento, movimentação das páginas, além de permitir a inserção de macro no documento.

    E)      Incorreta - A guia “Correspondências” possui comandos relacionados à personalização do documento para envio em grande massa, como, por exemplo, inserir uma mala direta, recurso utilizado para enviar o documento a diversas pessoas, sendo que o documento será enviado de forma personalizada a cada uma delas, além de permitir a criação e personalização de etiquetas e envelopes.  

     

    Gabarito – Alternativa B.

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca do pacote office (Microsoft Word).

    Gabarito: Letra B

    Para isso, o Word 2013 possui a ferramenta Cabeçalho e Rodapé, que são textos inseridos na parte superior e inferior da página do seu documento. Com um documento do Word aberto, clique na guia Inserir, opção Cabeçalho. Para acessar o rodapé, basta movimentar a barra de rolagem até o final da página.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!

  • PAGINA INICIAL: Area de transferência, fonte, parágrafo, estilo, edição.

    INSERIR: paginas (folha de rosto, em branco, quebra), tabela, ilustrações (imagens, formas, smartart, gráfico), suplementos (loja,wiki, meus apps), mídia, links, comentários, cabeçalho e rodapé (número de paginas), texto (data e hr), símbolos (equação, simbolos).

    DESIGN: Formatação do documento(temas, cores, fontes, espaçamento entre parágrafos, efeitos) e plano de fundo (marca d’agua, cor da pag, bordas).

    LAYOUT DA PAGINA: Configurar pagina (margens, orientação, colunas, tamanho, quebras, numero de linhas, hifenizaçao), parágrafo, organizar

    REFERENCIAS: Sumário, rodapé (nota de fim), citações e bibliografia, legenda, índice.

    CORRESPONDENCIAS: Criar (envelope, etiqueta), iniciar mala direta, gravar inserir campos, visualizar resultados, concluir.

    REVISÃO: revisão de texto (ortografia, definir, dicionário de sinônimos, contar palavras), idioma (traduzir, idioma), comentários, controle (controlar alterações, marcações, revisões), alterações (aceitar, rejeitar, anterior, prox), comparar, proteger (restringir edição, bloquear autores), onenote.

    EXIBIÇÃO: Modo de exibição (modo leitura, layout impressão e web, estrutura de tópicos, rascunho), mostrar (régua, linhas de grade, painel de navegação), zoom, janela (nova janela, organizar tudo, dividir, alternar janelas), macros.


ID
5617585
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A _________________ é encontrada no Excel 2013 e é utilizada pois facilita o realce de células ou intervalos de células interessantes, enfatiza valores incomuns e visualiza dados usando barras de dados, escalas de cores e conjuntos de ícones que correspondem a variações específicas nos dados.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB-A

    Formatação Condicional

    PÁGINA INICIAL> ESTILO> FORMATAÇÃO CONDICIONAL----------EXCEL 2010.

    Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.

  • FORMATAÇÃO CONDICIONAL = ESTÉTICA/REALCE DAS CÉLULAS

  • formatação condicional facilita realçar certos valores ou tornar determinadas células fáceis de identificar. ... Ou você pode formatar um intervalo de células inteiro e variar o formato exato, conforme a variação do valor de cada célula.

  • A formatação condicional permite que você crie regras em sua planilha, por meio das quais a formatação de células individuais ou linhas inteiras será atualizada quando determinados critérios forem atendidos.

    GAB A

  • Gabarito''A''.

    A Formatação Condicional é encontrada no Excel 2013 e é utilizada pois facilita o realce de células ou intervalos de células interessantes, enfatiza valores incomuns e visualiza dados usando barras de dados, escalas de cores e conjuntos de ícones que correspondem a variações específicas nos dados.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!


ID
5617588
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as assertivas abaixo:


I. No Gmail, ao ler um e-mail, você tem a opção de marcar a mensagem como não lida.

II. Na agenda do Google, você pode adicionar um link do Google Meet.

III. Através do Google Meet, é possível iniciar uma reunião instantânea.

IV. No Google Drive é possível compartilhar pastas e documentos com outras pessoas.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Todas as afirmações estão corretas.

  • No mundo da informática, quase tudo é possível, ou seja, se a questão lhe dá possibilidades, geralmente a assertiva tende a estar certa.

    Mas, porém, todavia, contudo, entretanto, ESTUDE e deixe a técnica do "achismo" para último caso.

  • meu dia a dia!!! ah se todas as questões fossem assim sobre o Google...
  • GAB-E

    I. No Gmail, ao ler um e-mail, você tem a opção de marcar a mensagem como não lida.

    II. Na agenda do Google, você pode adicionar um link do Google Meet.

    III. Através do Google Meet, é possível iniciar uma reunião instantânea.

    IV. No Google Drive é possível compartilhar pastas e documentos com outras pessoas.

    A força de vontade deve ser mais forte do que a habilidade.

  • SE A VIDA TE DER PEDRADAS.

    JUNTE-AS E FAÇA UM CASTELO.

    #DEUSNOCOMANDO


ID
5617591
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Um produto aumentou 8% em abril e 7% em maio, determinando um aumento percentual, nesse período, de: 

Alternativas

ID
5617594
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A locação de um depósito foi paga em atraso com multa de 3%. Se o valor mensal da locação é de R$ 1.800,00, então o valor pago é de:

Alternativas

ID
5617597
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Uma entidade social possui estoque de alimentos para realizar 3 refeições diárias para 1.200 pessoas durante 60 dias. Devido a uma enchente, mais 300 pessoas necessitam de alimentação. Se a quantidade de alimento permanecer a mesma e forem fornecidas 2 refeições diárias, esse estoque durará:

Alternativas

ID
5617600
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A altura de um reservatório d’água na forma de um cilindro reto de volume de 30.000 litros e área da base de 15m2 é:

Alternativas

ID
5617603
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Analise o domínio formado pelo conjunto DOM={6,7,8,9,10,11,12,13} e avalie o valor-lógico das sentenças abertas:


I. Todos os números são pares.

II. Algum número não é ímpar.

III. Nenhum número é primo.

IV. Pelo menos um número é divisível por três.

V. Qualquer número é maior que cinco.


Quais sentenças são verdadeiras?

Alternativas

ID
5624884
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Segundo Lenza (2020), o objetivo fundamental da segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e patrimônio e se implementa por meio dos seguintes órgãos (Art. 144, I a VI, CF/88), EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • Art. 142. As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as disposições constitucionais a respeito dos órgãos de segurança pública. No caso em apreço, assinalemos a alternativa que apresenta um que não se enquadra no artigo 144 da CF.

    Para a CF,   Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    I - polícia federal;

    II - polícia rodoviária federal;

    III - polícia ferroviária federal;

    IV - polícias civis;

    V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

    VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.  

    Com isso sabemos qual a exceção. Note, inclusive, que as forças armadas estão em outro capítulo, de nome "das forças armadas". Sobre sua finalidade, o   Art. 142 diz que: As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.

    Concluímos que a alternativa "B" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: B

    Fonte:

    BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


ID
5624887
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Considerando a organização constitucional da segurança pública, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O termo Polícia Penal foi constituído após a aprovação da Emenda Constitucional nº 104/2019 que alterou do inciso XIV do caput do artigo 21, o §4° do artigo 32 e o artigo 144 da Constituição Federal de 1988

    Art 144 § 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais


ID
5624890
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Considerando a definição de polícia comunitária, analise o conceito abaixo:

Polícia Comunitária é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia (1ª parte). Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área (2ª parte). Na prática, Polícia Comunitária (como filosofia de trabalho) é o mesmo que Policiamento Comunitário (ação de policiar junto a comunidade) (3ª parte).

Quais partes estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C


ID
5624893
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

A polícia faz parte da vida diária da comunidade, existindo uma interação: Polícia X Comunidade. A vida em sociedade é mantida sob controle através da persuasão, aconselhamento e ajuda. Tal estratégia permite que a polícia faça parte do contexto social e não um agente estranho ao processo.

Com base no texto acima, identifique qual escola de polícia guarda relação com a filosofia de polícia comunitária.

Alternativas
Comentários
  • Modelo de polícia oriental

    Neste modelo existe interação entre a polícia e a comunidades, pois a polícia faz parte do dia a dia da população. Seus serviços são orientados para o serviço à comunidade.

    GAB: LETRA E


ID
5624896
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Relativamente aos termos e definições atinentes à gestão de riscos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Risco.

2. Gestão de Riscos.

3. Estrutura da Gestão de Riscos.

4. Política de Gestão de Riscos.

5. Proprietário do Risco.


Coluna 2

( ) Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos.

( ) Pessoa ou entidade com a responsabilidade e a autoridade para gerenciar um risco.

( ) Conjunto de componentes que fornecem os fundamentos e os arranjos organizacionais para a concepção, implementação, monitoramento, análise crítica e melhoria contínua da gestão de riscos através de toda a organização.

( ) Efeito da incerteza nos objetivos.

( ) Declaração das intenções e diretrizes gerais de uma organização relacionadas à gestão de riscos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • Relativamente aos termos e definições atinentes à gestão de riscos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

    Coluna 1

    1. Risco.

    2. Gestão de Riscos.

    3. Estrutura da Gestão de Riscos.

    4. Política de Gestão de Riscos.

    5. Proprietário do Risco.

    Coluna 2

    (GESTÃO DE RISCOS) Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos.

    (PROPRIETÁRIO DO RISCO) Pessoa ou entidade com a responsabilidade e a autoridade para gerenciar um risco.

    (ESTRUTURA DA GESTÃO DE RISCO) Conjunto de componentes que fornecem os fundamentos e os arranjos organizacionais para a concepção, implementação, monitoramento, análise crítica e melhoria contínua da gestão de riscos através de toda a organização.

    (RISCO) Efeito da incerteza nos objetivos.

    (POLÍTICA DE GESTÃO DE RISCOS) Declaração das intenções e diretrizes gerais de uma organização relacionadas à gestão de riscos.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    2 – 5 – 3 – 1 – 4.

    GABARITO LETRA ''D''


ID
5624899
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Segundo o Serviço de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, crise é qualquer evento que ameace significativamente o modo pelo qual uma empresa realiza seus fins comerciais ou um governo administra o bem-estar de seus cidadãos. Diante desse conceito, aponte quais medidas essenciais para o gerenciamento definitivo do evento crítico instalado a autoridade que primeiro tomou conhecimento da crise deve tomar.

Alternativas

ID
5624902
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Considerando os tipos de planejamento existentes na gestão de uma organização, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O planejamento estratégico está relacionado com os objetivos de longo prazo e com as estratégias e ações que irão afetar o órgão público como um todo.

( ) No planejamento tático, os objetivos são de médio prazo e as estratégias e ações afetam apenas parte da organização.

( ) O planejamento operacional está relacionado com os objetivos de curto prazo e com estratégias e ações ligadas ao nível hierárquico mais baixo da organização.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de planejamentos. Neste caso, assinalemos a alternativa que apresenta a sequência correta do julgamento das afirmativas apresentadas.

    Quanto ao nível, o planejamento pode ser:

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    É o começo de tudo, é a visão do futuro da organização, que se estrutura nos fatores ambientais externos, e nos fatores internos, onde definimos os valores, visões e missão da organização. As decisões tomadas no planejamento estratégico são de responsabilidade da alta administração da empresa. As ações são criadas pensando em longo prazo.

    • É genérico, sintético e abrangente;
    • Foco no longo prazo;
    • É macro-orientado, busca ver a empresa na sua totalidade

    PLANEJAMENTO TÁTICO

    Tem um envolvimento a nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta. É responsável pelo detalhamento dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no plano estratégicos. Outra característica do planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, ele é de médio prazo.

    • É menos genérico e mais detalhado do que o plano estratégico;
    • Foco no médio prazo;
    • Aborda cada unidade da empresa separadamente

    PLANEJAMENTO OPERACIONAL

    O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo.

    • É detalhado, analítico e específico;
    • Foca no curto prazo;
    • É micro-orientado, aborda cada tarefa ou operação.

    .Em relação às afirmativas:

    (V) O planejamento estratégico está relacionado com os objetivos de longo prazo e com as estratégias e ações que irão afetar o órgão público como um todo.

    (V) No planejamento tático, os objetivos são de médio prazo e as estratégias e ações afetam apenas parte da organização.

    (V) O planejamento operacional está relacionado com os objetivos de curto prazo e com estratégias e ações ligadas ao nível hierárquico mais baixo da organização.

    Se todas as afirmativas estão corretas, então a alternativa "C" é a que deve ser assinalada.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.


ID
5624905
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

“A partir desta quarta-feira (1º), mais cinco municípios passam a integrar o RS Seguro. Capitaneado pela Secretaria da Segurança Pública e envolvendo outras sete pastas do governo do Estado, o programa tem foco territorial para o combate à criminalidade e a implantação de políticas sociais preventivas.” (Programa de combate à criminalidade no RS ganha mais cinco municípios prioritários | GZH (clicrbs.com.br), acesso em 08/01/2022). A notícia veiculada no site da GZH trata do programa RS SEGURO, elaborado pelo Governo do Estado com medidas estruturantes, orientadas pelo tripé de diretrizes: Integração + Inteligência + Investimento Qualificado. Esse programa é norteado por quatro eixos principais, quais sejam, EXCETO: 

Alternativas

ID
5624908
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Em relação ao tema “prevenção contra incêndios”, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A retirada do material combustível é a forma mais simples de se extinguir um incêndio e se baseia na retirada do material combustível, ainda não atingido, da área de propagação do fogo, interrompendo a alimentação da combustão.

( ) O abafamento é o método utilizado mais frequentemente por bombeiros combatentes. Consiste em diminuir a temperatura do material combustível que está queimando, diminuindo, consequentemente, a liberação de gases e vapores infláveis.

( ) O resfriamento consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. Não havendo comburente para reagir com o combustível, não haverá fogo.

( ) A quebra da reação química em cadeia consiste na introdução de determinadas substâncias no processo (reação química) da combustão com o propósito de inibi-la e com isso criar uma condição especial em que o combustível e o comburente perdem as suas capacidades de manter o processo da reação química em cadeia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas

ID
5624911
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as classes de incêndio com os correspondentes materiais.

Coluna 1

1. Classe A.

2. Classe B.

3. Classe C.

4. Classe D.

5. Classe K.


Coluna 2

( ) Óleos, gorduras de cozinha e piche.

( ) Equipamentos elétricos energizados.

( ) Magnésio, alumínio fragmentado e sódio.

( ) Gases combustíveis, graxas e gasolina.

( ) Papel, borracha, plástico, tecido e madeira.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas

ID
5624914
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

“O roubo de cargas está associado a quadrilhas altamente organizadas que migram do sequestro e do tráfico de drogas para o roubo de cargas. O número de ocorrências desse tipo de delito tem crescido nos últimos oito anos. O prejuízo sofrido pelas empresas acompanha esse crescimento (HOEFLICH, 2005)”.

A execução do serviço de escoltas no transporte de cargas só pode ser executado por empresa devidamente constituída e autorizada para tal. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta a legislação que regulamenta esse serviço. 

Alternativas
Comentários
  • PORTARIA Nº 992, DE 25 DE OUTUBRO DE 1995

    (Alterada pela Portaria 277 de 13.04.98)

    DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

    Portaria nº 992, de 25 de outubro de 1995

    DA SEGURANÇA PRIVADA

    CAPÍTULO I

    FINALIDADE

    Art. 1º - São consideradas de segurança privada as atividades desenvolvidas por empresas especializadas em prestação de serviços com a finalidade de:

    I - proceder à vigilância e segurança patrimonial das instituições financeiras e de outros estabelecimentos, sejam públicos ou particulares;

    II - garantir a incolumidade física de pessoas;

    III - realizar transporte de valores ou garantir o transporte de qualquer outro tipo de carga;

    IV - recrutar, selecionar, formar e reciclar o pessoal a ser qualificado e autorizado a exercer essas atividades.

    § 1º - Enquadram-se como segurança privada os serviços de segurança desenvolvidos por empresas que tenham objeto econômico diverso da vigilância ostensiva e do transporte de valores, que utilizem pessoal de quadro funcional próprio, para a execução dessas atividades.

    § 2º - Os serviços de segurança a que se refere o parágrafo anterior denominam-se serviços orgânicos de segurança.

    § 3º - As atividades de segurança privada desenvolvidas por empresas especializadas em prestação de serviços, com a finalidade de proceder à segurança de pessoas físicas e garantir o transporte de valores ou de qualquer outro tipo de carga, serão consideradas, para os efeitos desta Portaria, segurança pessoal privada e escolta armada, respectivamente.

    Art. 2º - O Sistema de segurança privada inclui, dentre outros requisitos contidos nesta Portaria, pessoal adequadamente preparado, assim designado vigilante.

    Art. 3º - O funcionamento das empresas especializadas em segurança privada será regido pelas disposições da lei nº 7.102, de 20 de junho de 1983, do Decreto nº 89.056, de 24 de novembro de 1983, da Lei nº 9.017, de 30 de março de 1995, do Decreto nº 1.592, de 10 de agosto de 1995, e por esta Portaria.

    Parágrafo Único - O funcionamento a que se refere este artigo dependerá de autorização a ser revista anualmente.

    GABARITO LETRA ''C''.


ID
5624917
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Considerando o Código de Conduta para Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei (Resolução nº 34/169 – ONU), assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5624920
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Com base nos Princípios Básicos sobre o Uso da Força e Armas de Fogo pelos Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei adotados pela ONU, assinale a alternativa INCORRETA. 

Alternativas

ID
5624923
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

São princípios da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS), de acordo com a Lei nº 13.675/2018:

Alternativas
Comentários
  • OBJETVOS: Todas condutas com verbos terminados em R.

    DIRETRIZES: Dica 1: Verbos terminados em ÃO.

    Dica 2: Palavras que só aparecem em diretrizes: PADRONIZAÇÃO,SISTEMATIZAÇÃO E UNIDADE.

    PRINCÍPIOS: Palavras que só aparecem em princípios: EFICIÊNCIA, PROMOÇÃO E PROTEÇÃO.

    GABARITO: D

  • A questão em apreço pede que tenhamos conhecimentos sobre as disposições da lei 13.675/18. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla alguns dos princípios apresentado na referida lei.

    De acordo com o Art. 4º, são princípios da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social PNSPDS:

    • I - respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos;
    • II - proteção, valorização e reconhecimento dos profissionais de segurança pública;
    • III - proteção dos direitos humanos, respeito aos direitos fundamentais e promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana;
    • IV - eficiência na prevenção e no controle das infrações penais;
    • V - eficiência na repressão e na apuração das infrações penais;
    • VI - eficiência na prevenção e na redução de riscos em situações de emergência e desastres que afetam a vida, o patrimônio e o meio ambiente;
    • VII - participação e controle social;
    • VIII - resolução pacífica de conflitos;
    • IX - uso comedido e proporcional da força;
    • X - proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente;
    • XI - publicidade das informações não sigilosas;
    • XII - promoção da produção de conhecimento sobre segurança pública;
    • XIII - otimização dos recursos materiais, humanos e financeiros das instituições;
    • XIV - simplicidade, informalidade, economia procedimental e celeridade no serviço prestado à sociedade;
    • XV - relação harmônica e colaborativa entre os Poderes;
    • XVI - transparência, responsabilização e prestação de contas.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. As demais alternativas contemplam assuntos que fogem aos dispositivos da lei em exigência.

    GABARITO: D

    Fonte:

    BRASIL. LEI Nº 13.675, DE 11 DE JUNHO DE 2018.


ID
5624926
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Considerando a criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei nº 13.675/2018, analise o trecho abaixo:

O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) tem como órgão central o ______________________ e é integrado pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal; Civis, Militares, Força Nacional de Segurança Pública e Corpos de Bombeiros Militares. Além desses, também farão parte do SUSP: agentes penitenciários, guardas municipais e demais integrantes estratégicos e operacionais do segmento da Segurança Pública.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna no trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º É instituído o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que tem como órgão central o Ministério Extraordinário da Segurança Pública e é integrado pelos órgãos de que trata o art. 144 da Constituição Federal, pelos agentes penitenciários, pelas guardas municipais e pelos demais integrantes estratégicos e operacionais, que atuarão nos limites de suas competências, de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.

    GABARITO: C

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre as disposições da lei 13.675/2018. Neste caso, assinalemos a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho apresentado pela banca.

    Conforme o Art. 9º:

    • É instituído o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que tem como órgão central o Ministério Extraordinário da Segurança Pública e é integrado pelos órgãos de que trata o art. 144 da Constituição Federal , pelos agentes penitenciários, pelas guardas municipais e pelos demais integrantes estratégicos e operacionais, que atuarão nos limites de suas competências, de forma cooperativa, sistêmica e harmônica.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fonte:

    BRASIL. LEI Nº 13.675, DE 11 DE JUNHO DE 2018.


ID
5624929
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

“A criação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) é um marco divisório na história do país. Implantado pela Lei nº 13.675/2018, sancionada em 11 de junho, o Susp dá arquitetura uniforme ao setor em âmbito nacional e prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal”. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. São integrantes estratégicos do SUSP: a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por intermédio dos respectivos Poderes Executivos; os Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social dos três entes federados.

II. São integrantes operacionais do SUSP: Polícia Federal; institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação; Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (SENAD); agentes de trânsito.

III. Os sistemas estaduais, distrital e municipais serão responsáveis pela implementação dos respectivos programas, ações e projetos de segurança pública, com liberdade de organização e funcionamento.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • § 1º São integrantes estratégicos do Susp:

    I - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por intermédio dos respectivos Poderes Executivos;

    II - os Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social dos três entes federados.

    § 2º São integrantes operacionais do Susp:

    I - polícia federal;

    II - polícia rodoviária federal;

    III – (VETADO);

    IV - polícias civis;

    V - polícias militares;

    VI - corpos de bombeiros militares;

    VII - guardas municipais;

    VIII - órgãos do sistema penitenciário;

    IX - (VETADO);

    X - institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação;

    XI - Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp);

    XII - secretarias estaduais de segurança pública ou congêneres;

    XIII - Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec);

    XIV - Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (Senad);

    XV - agentes de trânsito;

    XVI - guarda portuária.

    § 4º Os sistemas estaduais, distrital e municipais serão responsáveis pela implementação dos respectivosprogramas, ações e projetos de segurança pública, com liberdade de organização e funcionamento, respeitado odisposto nesta Lei.

  • Em relação ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), assinalemos a alternativa que apresenta a sequência das afirmativas corretas à luz lei n°13.675/218

    Art. 9º, § 1º São integrantes estratégicos do Susp:

    • I - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por intermédio dos respectivos Poderes Executivos;
    • II - os Conselhos de Segurança Pública e Defesa Social dos três entes federados.

    Art. 9º, § 2º São integrantes operacionais do Susp:

    • I - polícia federal;
    • II - polícia rodoviária federal;
    • IV - polícias civis;
    • V - polícias militares;
    • VI - corpos de bombeiros militares;
    • VII - guardas municipais;
    • VIII - órgãos do sistema penitenciário;
    • X - institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação;
    • XI - Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp);
    • XII - secretarias estaduais de segurança pública ou congêneres;
    • XIII - Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec);
    • XIV - Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas (Senad);
    • XV - agentes de trânsito;
    • XVI - guarda portuária.

    Art. 9°, § 4º Os sistemas estaduais, distrital e municipais serão responsáveis pela implementação dos respectivos programas, ações e projetos de segurança pública, com liberdade de organização e funcionamento, respeitado o disposto nesta Lei.

    Como visto no texto legal, concluímos que as afirmativas presentes nos três itens estão corretas.

    GABARITO: E

    BRASIL. LEI Nº 13.675, DE 11 DE JUNHO DE 2018.


ID
5624932
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Sobre o tema, à luz da Constituição de 1988, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A questão em análise exige conhecimentos sobre sobre a segurança pública à luz da Constituição Federal de 88. Nesse sentido, assinalemos a alternativa correta.

    "Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    • I - polícia federal;
    • II - polícia rodoviária federal;
    • III - polícia ferroviária federal;
    • IV - polícias civis;
    • V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
    • VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.

    § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: 

    • I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

    • II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;

    • III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;

    • IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

    § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.

    Vamos às afirmativas agora.

    A - correta. A Polícia Federal, instituída por lei como órgão permanente, destina-se a exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. 

    B - incorreta. O Ministério Público exerce com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

    • Polícia Federal

    C - incorreta. As Secretarias Estaduais de Segurança Pública compõem os órgãos mencionados na CF/88

    Na composição apresentada pela CF/88, temos:

    • I - polícia federal;
    • II - polícia rodoviária federal;
    • III - polícia ferroviária federal;
    • IV - polícias civis;
    • V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.
    • VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.  

    D - incorreta. A Polícia Rodoviária Federal destina-se ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais e estaduais.

    • Somente rodovias federais

    E - incorreta. As guardas municipais destinam-se ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. 

    • Aqui é PRF no lugar da parte destacada

    Sendo assim, podemos dizer, seguramente, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

  • Letra A.

    B) Competência da Polícia Federal.

    C) NÃO compõem. Órgãos de segurança pública são:

    -Polícia Federal.

    -Polícia Rodoviária Federal.

    -Polícia Ferroviária Federal.

    -Polícias Civis.

    -Polícias militares e corpo de bombeiros militares.

    D) A Polícia Rodoviária Federal destina-se ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais e estaduais.

    Cabe à PRF o patrulhamento das RODOVIAS FEDERAIS.

    E) Aqui é competência da POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL.

    Fonte: Art. 144 da CF/88.

    FÉ NA CAMINHADA!!! ❤️✍


ID
5624935
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

A Segurança Viária exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas compreende, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Para responder à questão corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que a CF dispõe sobre a segurança viária. Assinalemos a afirmativa que contraria o texto constitucional.

    "Art. 144, § 10. A segurança viária, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do seu patrimônio nas vias públicas:       

    I - compreende a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente; "

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D    

    Fonte

    BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988


ID
5624938
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A tecnologia é um dos componentes dos sistemas de informação, o entendimento de conceitos básicos de TI propicia maiores condições para subsidiar o processo de escolha das tecnologias mais adequadas às necessidades de entrada, saída, armazenamento e processamento das informações. Diante desse conceito, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Hardware.

2. Software.

3. Banco de dados.

4. Rede.


Coluna 2

( ) Porção lógica. É constituído pelos programas, ou seja, o conjunto de instruções, que permite que o hardware processe os dados.

( ) Coleção de arquivos e tabelas, que armazenam dados e suas respectivas associações.

( ) Conjunto de componentes mecânicos, elétricos e eletrônicos. É a porção física, aquela que podemos tocar.

( ) Sistema de ligação que permite o compartilhamento de recursos entre diversos computadores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
5624941
Banca
FUNDATEC
Órgão
CEASA-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública

Não se planeja para o futuro sem conhecer o presente e sem estudar o passado. Conhecer o presente em Segurança Pública é saber quais são os fatores geradores da nossa violência.

O ____________________ é um portal que reúne, organiza e disponibiliza informações sobre violência no Brasil, bem como reúne publicações do Ipea sobre violência e segurança pública. Foi criado em 2016 e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com a colaboração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Com base nas ferramentas utilizadas no planejamento estratégico em Segurança Pública, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Atlas da violência

  • A violência constitui um dos mais importantes problemas públicos no Brasil. O enfrentamento dos vários tipos de violência requer a produção de análises e diagnósticos balizados em evidências empíricas, a fim de que se possa propor ações preventivas efetivas.

    O Atlas da Violência é um portal que reúne, organiza e disponibiliza informações sobre violência no Brasil, bem como reúne publicações do Ipea sobre violência e segurança pública. Foi criado em 2016 e é gerido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com a colaboração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

    Há dados disponíveis organizados por temas e séries de variáveis. Há recortes por variáveis relevantes, como sexo, raça/cor e faixa etária. Em geral, a periodicidade dos dados é anual e as unidades de análise são números absolutos ou taxas. Os dados são atualizados periodicamente e podem ser acessados em campos de busca – por meio de um sistema de navegação simples e intuitivo – e visualizados na própria tela do computador em tabelas, mapas e infográficos, baixados em planilhas do Excel (.csv) ou ainda enviados para impressão.

    O objetivo é auxiliar pesquisadores, jornalistas e interessados em geral na temática da criminalidade e violência no país.

    Fonte: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/quem/3/sobre

    Gab. B