SóProvas



Prova FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Santa Luzia - MG - Professor de Educação Básica - PEB III Educação Física


ID
3035815
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no Título V, os níveis e as modalidades de educação e ensino.

Acerca dessa organização e estrutura, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente, pelo Ensino Superior. (art 21)

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos (5 anos) de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade. (Art 29.)

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (oito) ( 9 anos) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão. (art. 32)

    D) (CERTO - art 35)

  • Art. 29.  A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.          (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

     

    FONTE : LDB

  • A) A Educação Básica é formada pela Educação Infantil, pelo Ensino Fundamental, pelo Ensino Médio e, optativamente (NÃO HÁ ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA), pelo Ensino Superior.

    B) A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 (5) (seis) anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, suplementando a ação da família e da comunidade.

    C) O Ensino Fundamental, com duração mínima de 8 (9) (oito) anos, obrigatório e gratuito na escola pública, iniciado aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação geral do cidadão.

    D) CORRETO


ID
3035818
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Segundo o parágrafo único do Art. 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, “a formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica” (BRASIL, 1996), deve se apoiar em três fundamentos.

De acordo a LDB, assinale a alternativa em que não se tem esses fundamentos.

Alternativas
Comentários
  • Art 61.

    Parágrafo único. A formação dos profissionais da educação, de modo a atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica, terá como fundamentos:         

    I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho;            

    II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço;          

    III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades.         

  • A) ART 61. I – a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho (CERTO)

    B) Art 61. II – a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço (CERTO)

    C) Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica (ERRADO - Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.)

    D) Art 61. III – o aproveitamento da formação e experiências anteriores, em instituições de ensino e em outras atividades (CERTO)

  • Gabarito (C)

    Exigência de formação em Nível Superior para atuar na docência em todas as etapas e modalidades da educação básica;

    MOTIVO DO ERRO, pois, conforme o artigo 62, a regra é a formação em nível superior, em curso de licenciatura plena. Porém, foi apresentada a exceção, a própria lei admite o docente com formação em nível médio, na modalidade normal, para dar aula na educação infantil (creche e pré-escola) e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano). Ou seja, conclui-se que, a obrigatoriedade de nível superior, na educação básica, é somente para o 6º ao 9º ano e os 3 anos do ensino médio.

    FONTE:

    Art. 62. A formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035821
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

COLUNA I

1. Educação Básica

2. Educação Superior

3. Educação não formal

4. Educação e mídia

COLUNA II

( ) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação.

( ) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos.

( ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos.

( ) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.

( ) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (BRASIL, 2007) define ações programáticas para vários níveis e modalidades de educação formal e não formal. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as ações programáticas previstas nesse Plano com os níveis e modalidades de educação a que pertencem.

    COLUNA I

    2. Educação Superior

    2. Educação Superior

    3. Educação não formal

    4. Educação e mídia

    COLUNA II

    ( 3) Investir na promoção de programas e iniciativas de formação e capacitação permanente da população sobre a compreensão dos direitos humanos e suas formas de proteção e efetivação. 3. Educação não formal

    (1) Estimular o fortalecimento dos conselhos escolares como potenciais agentes promotores da educação em direitos humanos. 1. Educação Básica

    ( 2 ) Solicitar às agências de fomento a criação de linhas de apoio à pesquisa, ao ensino e à extensão na área de educação em direitos humanos. 2. Educação Superior

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar. 2. Educação Superior

    ( 4) Apoiar iniciativas que facilitem a regularização dos meios de comunicação de caráter comunitário, como estratégia de democratização da informação. 4. Educação e mídia

  • Só corrigindo o amigo.

    (1) Apoiar a implementação de projetos culturais e educativos de enfrentamento a todas as formas de discriminação e violações de direitos no ambiente escolar.  1. Educação Básica

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035824
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que a Resolução CNE/CP nº 1, de 30 de maio de 2012, estabeleceu as diretrizes nacionais para a educação em Direitos Humanos que devem ser observadas pelos sistemas de ensino e suas instituições, analise as afirmativas a seguir.

I. A Educação em Direitos Humanos é um dos eixos fundamentais do direito à educação, tendo por finalidade promover a educação para a mudança e a transformação social.

II. Dada a sua relevância, a inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos deverá, prioritariamente, ocorrer na forma da disciplinaridade, ou seja, como um conteúdo específico de uma das disciplinas do currículo escolar.

III. A Educação em Direitos Humanos deverá orientar a formação inicial e continuada de todos os profissionais da educação, sendo componente curricular obrigatório nos cursos destinados a esses profissionais.

IV. O desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados, é uma das dimensões da Educação em Direitos Humanos.

Essa Resolução prevê o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Art. 4º A Educação em Direitos Humanos como processo sistemático e multidimensional, orientador da formação integral dos sujeitos de direitos, articula-se às seguintes dimensões:

    IV - desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados;

  • O problema da questão está na palavra PRIORITARIAMENTE que aparece no item II, sendo que, no artigo 7 da norma apresenta mais de uma forma. Art. 7º A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação em Direitos Humanos na organização dos currículos da Educação Básica e da Educação Superior poderá ocorrer das seguintes formas: I - pela transversalidade, por meio de temas relacionados aos Direitos Humanos e tratados interdisciplinarmente; II - como um conteúdo específico de uma das disciplinas já existentes no currículo escolar; III - de maneira mista, ou seja, combinando transversalidade e disciplinaridade. Sendo assim o item II é o único incorreto. Gabarito: D
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035827
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que contém o Estatuto da Criança e do Adolescente, dispõe, no Art. 53, que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho [...]” (BRASIL, 1990).

São direitos da criança e adolescente previstos no referido artigo, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → de acordo com o "ECA", lei 8069/90:

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.  (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • exceto , não entendi a pergunta !

  • Letra B - é garantido o Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

  • ECA, Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; LETRA A

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; LETRA C

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; LETRA D

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência (OLHA AÍ O ERRO DA LETRA B),garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.             

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

  • Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

    Acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.- art.53 V- acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Direito de ser respeitado por seus educadores.

    Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

  • Se for pela prática, erra! hahahaha

  • mas a pergunta diz "exceto" então B estaria errada pois ela estaria certa somente se não tivesse esse "exceto"

  • Atenção para o enunciado da questão que traga o referido tema, pois, de acordo com a jurisprudência do STJ, o direito previsto inciso V do art. 53 NÃO é um direito absoluto, vejam:

    "RECURSO ESPECIAL – MATRÍCULA EM ESTABELECIMENTO PÚBLICO DE ENSINO – CRITÉRIO DE GEORREFERENCIAMENTO – PONDERAÇÃO – INTERPRETAÇÃO LÓGICO-SISTEMÁTICA – VIOLAÇÃO DO ART. 53, I E V, DA LEI 8.069/90 – INOCORRÊNCIA.

    1. O simples desacolhimento da tese defendida pela recorrente não se confunde com a negativa de prestação jurisdicional.

    2. O inciso V do art. 53 da Lei 8.069/90 prevê o direito de o aluno (criança ou adolescente) estudar em escola próxima de sua residência, evitando deslocamento de longas distâncias para acesso à educação pública e gratuita.

    3. A regra não constitui uma imposição e sim uma possibilidade, subordinada ao interesse maior de facilitar o acesso à educação.

    4. No caso dos autos, as instâncias ordinárias consideraram que a manutenção da aluna na escola já frequentada em anos anteriores mostrava-se mais benéfica do que a transferência para atender à regra da aproximação.

    5. Recurso especial não provido."

    Como a questão cobrou a literalidade do referido artigo, o gabarito é mesmo a LETRA B.

  • A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.

    Veja o que diz o art. 53 do ECA:

    Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (alternativa A)

    II - direito de ser respeitado por seus educadores; (alternativa C)

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (alternativa D)

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. 

    Conforme se observa dos incisos do art. 53, a única alternativa que não está de acordo com os incisos é a letra B: acesso à escola onde houver vaga disponível, mesmo que não seja próxima de sua residência.

    Em verdade, o que esse dispositivo prevê é o direito de acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.

    Gabarito: B

  • engraçado que na prova de Auxiliar Educacional o gabarito oficial manteve-se como D.


ID
3035830
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

A Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, tipifica as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher.

A esse respeito, caracteriza-se por modalidade da violência psicológica, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Lei 11340,

    Art. 7º. São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    ...

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da auto-estima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação;

  • Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    II - a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação; 

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: letra C

    Formas de violência doméstica

    Física - qualquer ato que agride a integridade corporal;

    Psicológica - qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc.

    Sexual - qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, praticar, participar de relação sexual de que não deseja, ou que a force à gravidez, ao matrimônio, ao aborto, à prostituição etc.

    Patrimonial - qualquer conduta que se constitua em subtração, retenção, destruição ou inutilização de seus bens.

    Moral - qualquer conduta que prejudique o respeito que a mulher tem na sociedade. Entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • GAB: C

    pois trata da violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • art 7º

    V - a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria

    GB C

    PMGOOO

  • Por mais que eu tenha acertado não concordo com o gabarito, pois o lei configura a violência psicológica como: "qualquer conduta que gere dano emocional, psíquico, diminuição de autoestima etc... mediante constrangimento, ameaça, humilhação, isolamento, insulto, ridicularização etc."

    Ser vítima de qualquer dos crimes contra a honra pode gerar esses danos...

  • Caberia recurso.

    LETRA A

  • Leia atentamente... se ligue nos detalhes.

  • calunia difamação e injuria caracteriza violência moral.

  • A - Qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima - violência psicológica

    B - Qualquer conduta que vise degradar ou controlar ações, comportamentos, crenças e decisões - violência psicológica

    C - Qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria - violência moral - GABARITO

    D - Qualquer conduta que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento - violência psicológica

  • GAB [C] AS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA !

    #ESTABILIDADESIM !

  • A Constituição Federal de 1988 traz em seu texto que a família é a base da sociedade e terá proteção especial do Estado e que este criará mecanismos para combater a violência no âmbito de suas relações. Assim, surge a Lei 11.340 de 2006, que cria referidos mecanismos, dispondo em seu artigo 5º que: “configura violência doméstica contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial".


    A Lei 11.340/2006 tem a finalidade de coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, a violência de gênero, violência preconceito, que visa discriminar a vítima, o que faz com que a ofendida necessite de uma maior rede de proteção e o agressor de punição mais rigorosa.


    Com isso, trouxe diversos meios de proteção ao direito das mulheres, como as medidas protetivas previstas no capítulo II da Lei 11.340/06 e também descreve em seu artigo 7º (sétimo) as formas de violência, física, psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras, vejamos:


    1 - Violência Física: Segundo o artigo 7º, I, da lei 11.340, a violência física é aquela “entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal".


    2 - Violência Patrimonial: Segundo o artigo 7º, IV, da lei 11.340, a violência patrimonial é aquela “entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades".


    3 - Violência Psicológica: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência psicológica é aquela “entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação".


    4 - Violência Sexual: Segundo o artigo 7º, II, da lei 11.340, a violência sexual é aquela “entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos".


    A lei “Maria da Penha" ainda traz que:


    a) é vedada a aplicação, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, de penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa;


    b) ofendida deverá ser notificada dos atos processuais referentes ao agressor, especialmente com relação ao ingresso e saída deste da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público;


    c) atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores previamente capacitados, preferencialmente do sexo feminino;


    d) a concessão das medidas protetivas pelo Juiz de ofício ou mediante representação do Delegado de Polícia, requerimento do Ministério Público, da ofendida, podendo ser concedidas de imediato, sem audiência das partes ou de manifestação do Ministério Público.    

    A) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “a violência psicológica, entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima (...)"

    B) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões (...)".


    C) CORRETA (a alternativa): a presente afirmativa traz formas de violência moral e não psicológica prevista, conforme no artigo 7º, V, da lei 11.340: “a violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria".


    D) INCORRETA (a alternativa): a presente afirmativa está correta e traz uma das formas de violência psicológica prevista no artigo 7º, II, da lei 11.340: “(...) que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento (...)".


    Resposta: C


    DICA: Leia sempre os comentários e os artigos de lei citados, mesmo que você tenha entendido a questão vá até o artigo citado e faça a leitura, pois ajuda na memorização da matéria.



  • FORMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER

    Art. 7º São formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras:

    I - a violência física

    entendida como qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal

    II - a violência psicológica

    entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que lhe prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição contumaz, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação

    III - a violência sexual

    entendida como qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade, que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição, mediante coação, chantagem, suborno ou manipulação; ou que limite ou anule o exercício de seus direitos sexuais e reprodutivos

    IV - a violência patrimonial

    entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades

    V - a violência moral

    entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

  • Gabarito: c No geral das 5 formas de violência a mulher, a psicológica e a moral são as mais fáceis de confundir. Faço por exclusão, pois na moral está ligada aos crimes contra a Honra, caso não configure, será violência psicológica.

ID
3035833
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, analisadas no Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Conforme Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de junho de 2012:

    >>> O conceito de quilombo incorpora também as comunidades quilombolas que ocupam áreas urbanas, ultrapassando a ideia de que essas se restringem ao meio rural. Diferentemente dos quilombos de resistência à escravatura ou de rompimento com o regime dominante, como o de Palmares, que se situavam em locais distantes das sedes de províncias, com visão estratégica para se proteger das invasões dos adeptos da Coroa, existiram os chamados ?quilombos urbanos?, que se localizavam bem próximos das cidades, com casas de p au a pique, construídas com barro e pequenos troncos de árvores. Plantadas em clareiras na mata, as casas eram rodeadas pela criação de cabras, galinhas, porcos e animais de estimação.

    ? Fonte: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/diretrizes_curric_educ_quilombola.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ?

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3035836
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

A Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004, instituiu as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Sobre essa Resolução, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A educação das relações étnico-raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial.

( ) O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias, asiáticas.

( ) As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares para a educação das relações étnico-raciais e o estudo de história e cultura afro-brasileira e africana.

( ) O ensino sistemático de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, nos termos da Lei nº 10.639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, considerando as áreas das avaliações em larga escala.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 1, DE 17 DE JUNHO DE 2004. 

    Art. 2° 

    § 1° A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como de atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam, a todos, respeito aos direitos legais e valorização de identidade, na busca da consolidação da democracia brasileira. 

    § 2º O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem por objetivo o reconhecimento e valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias, asiáticas.

    Art. 3°

    § 2° As coordenações pedagógicas promoverão o aprofundamento de estudos, para que os professores concebam e desenvolvam unidades de estudos, projetos e programas, abrangendo os diferentes componentes curriculares

    § 3° O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, nos termos da Lei 10639/2003, refere-se, em especial, aos componentes curriculares de Educação Artística, Literatura e História do Brasil. 


ID
3035839
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002, que instituiu as diretrizes operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo, os sistemas de ensino, além dos princípios e diretrizes que orientam a Educação Básica no País, observarão, no processo de normatização complementar da formação de professores para o exercício da docência nas escolas do campo, os seguintes componentes, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Parcimônia= moderação ou ato de poupar...

    D) Parcimônia na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

    Substituindo:

    Moderação na inserção do acesso ao avanço científico e tecnológico, visando a não descaracterizar a cultura do campo.

  • Que banca preguiçosa

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3035842
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Tendo em vista as diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do campo, estabelecidas pela Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008, analise as afirmativas a seguir.

I. A educação do campo abrange a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, excluindo-se o Ensino Médio e a educação profissional técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio.

II. A educação do campo destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – por exemplo, agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas.

III. A educação do campo deverá atender, no ensino regular e preferentemente, as populações rurais que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos no Ensino Fundamental em idade própria.

IV. A organização e o funcionamento das escolas do campo respeitarão as diferenças entre as populações atendidas quanto à sua atividade econômica, seu estilo de vida, sua cultura e suas tradições.

Essas diretrizes preveem o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • No item III ele misturou educação especial com alunos que não terminaram na idade própria.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3035845
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Conforme apresentado no Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, “[...] a visão de currículo proposta por Moreira e Candau (2007) presente no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica” (BRASIL, 2015, p. 14) defende determinados aspectos.

Nesse contexto, assinale a alternativa em que não se tem esses aspectos.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035848
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

Considerando os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. A organização escolar por ciclos surge em contraposição ao sistema de seriação que se baseia na estruturação rígida de uma sequência de conteúdos, distribuídos ao longo do tempo, em blocos estanques e cumulativos.

II. O pressuposto da homogeneidade de ritmos de aprendizagem no sistema seriado implicou formas de avaliação que culpabilizam individualmente o sujeito ou seu meio social pelo fracasso escolar.

III. A organização das redes de ensino por ciclos de aprendizagem pressupõe a disciplinaridade como uma estratégia de organização do ensino por meio da separação e posterior integração didática dos conteúdos escolares.

IV. A organização escolar por ciclos considera a sala de aula como espaço preferencial de aprendizagem, uma vez que é o local que melhor propicia a dinamização das interações e a mobilização da vontade de conhecer das crianças.

Ao abordar os ciclos de formação nas escolas e redes de ensino, o Caderno 1 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2015) afirma o que está expresso em

Alternativas
Comentários
  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • nada a ver pow, ele não praticou conduta comissiva nenhuma, no max foi omisso gab é D mesmo.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3035851
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme explicitado por Vasconcelos (2003) e corroborado pela perspectiva da avaliação no contexto de um currículo inclusivo (BRASIL, 2015), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito = B

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

  •  A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às mensagens de natureza afetiva e às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social. Ele é proposto pelo trabalho pedagógico nas escolas.

    Atualmente, o currículo é uma construção social, na acepção de estar inteiramente vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento. Nesse sentido, a educação e currículo são vistos intimamente envolvidos com o processo cultural, como construção de identidades locais e nacionais.

  • B.Corretíssima.

    Uma avaliação com ênfase em seu aspecto formativo, processual e contínuo serve para que os professores programem intervenções que atendam à diversidade de necessidades pedagógicas de sua turma.

    Falou de inclusão, lembre-se de aspectos formativos Processuais e contínuos.

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
3035854
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

De acordo com a Lei nº 1.474, de 10 de dezembro de 1991, que contém o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Santa Luzia, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são penalidades disciplinares, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3035857
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

A Lei nº 2.644, de 29 de março de 2006, dispõe sobre a reorganização do regime de previdência dos servidores públicos do município de Santa Luzia.

Tendo em vista as regulamentações apresentadas por essa Lei, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3035860
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

São objetivos considerados prioritários para o município de Santa Luzia, conforme disposto pela Lei Orgânica do Município (2004), exceto:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A


ID
3035863
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia (2012), analise as atribuições a seguir.

I. Diretor escolar I e II e coordenador escolar: administrar os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.

II. Vice-diretor escolar I e II: controlar a frequência do corpo docente e administrativo, encaminhando relatório ao diretor para as providências.

III. Supervisor pedagógico: coordenar a elaboração do currículo pleno da escola, envolvendo a comunidade escolar.

IV. Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II (PEB I e PEB II): estimular a participação dos alunos no processo educativo e comprometer-se com a eficiência dos instrumentos essenciais para o aprendizado: leitura, escrita, expressão oral, cálculo e solução de problemas.

Apresentam correta e respectivamente atribuições dos profissionais da educação desse município

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3035866
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia

De acordo com o Regimento Escolar da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia (2012), no que se refere ao Conselho de Classe, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • n e so consultiva e deliberativa e sim fiscalizadora e mobilizadora

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3035869
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Tendo em vista o Estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação do Município de Santa Luzia, dispostos na Lei nº 2.819, de 7 de abril de 2008, analise os objetivos a seguir.

I. Motivar o titular de cargo de carreira efetivo ao aprimoramento no cumprimento de suas atribuições.

II. Mensurar o desempenho, de forma justa e criteriosa, com base em fatores considerados relevantes para o exercício funcional.

III. Fornecer subsídios para aprovação no estágio probatório, para desenvolvimento na carreira e para eventual processo de exoneração.

IV. Identificar necessidades de treinamento e capacitação.

Segundo essa lei, a avaliação periódica de desempenho tem por objetivos

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D


ID
3035872
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

O Decreto nº 7.037, de 21 de dezembro de 2009, que aprovou o Programa Nacional de Direitos Humanos, definiu cinco eixos orientadores para a implantação do Programa.

São diretrizes que compõem o Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

  • A alternativa C corresponde à diretriz 17 do eixo orientador IV que fala sobre a Segurança pública, acesso a justiça e combate à violência. E também é a única das alternativas que não traz algo relacionado a educação ou cultura.

  • V – Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    ALTERNATIVA (A) - CORRETA:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    ALTERNATIVA (B) - CORRETA:

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    ALTERNATIVA (C) - CORRETA

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos.

    IV – Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência: 

    (...)

    ALTERNATIVA (D) - INCORRETA:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    a) Diretriz 11: Democratização e modernização do sistema de segurança pública;

    b) Diretriz 12: Transparência e participação popular no sistema de segurança pública e justiça criminal;

    c) Diretriz 13: Prevenção da violência e da criminalidade e profissionalização da investigação de atos criminosos;

    d) Diretriz 14: Combate à violência institucional, com ênfase na erradicação da tortura e na redução da letalidade policial e carcerária;

    e) Diretriz 15: Garantia dos direitos das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    f) Diretriz 16: Modernização da política de execução penal, priorizando a aplicação de penas e medidas alternativas à privação de liberdade e melhoria do sistema penitenciário; e

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

    V - Eixo Orientador V: Educação e Cultura em Direitos Humanos:

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em Direitos Humanos para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos Direitos Humanos nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos Direitos Humanos;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em Direitos Humanos no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em Direitos Humanos; e

    GAB - C

  • Para quem ta procurando um mnemônico das Diretrizes do Eixo IV, relativo à Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos, exceto:

    Acertei pelo fato da letra C ser a única que não fala sobre educação.

  • Bem no início da questão é afirmado que possui 5 eixos, só que no decreto possui 6. Acho que o examinador tava com presa em elaborar essa questão

  • Copiou da MS CONCURSOS...

    GAB C. Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos. (pertence ao eixo IV - Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:)

  • Gabarito: C.

    Só parar e considerar que é o único item localizado no Eixo Educacional/Cultural que não se relaciona diretamente com esses assuntos.

  • GABARITO: C

    Perceba que a única alternativa que não trata sobre "Educação e Cultura dos Direitos Humanos" é a "C".

    A alternativa C nos passa uma ideia de efetivação, agilidade, ou acesso dos direitos humanos... Já vi uma questão parecida com essa..

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GAB C

    Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos.

  • EXCEEEEEETOOO

    EXCEEEEEETOO

    EXCETEETOOOO

    E-X-C-E TOOOOOOOKKKKK

  • Eixo Orientador V dedicado à Educação e Cultura em Direitos Humanos

    O que sistema de justiça tem haver com educação?

  • IV - Eixo Orientador IV: Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência:

    g) Diretriz 17: Promoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecimento, a garantia e a defesa de direitos;

  • nem sabia, respondi por interpretação pura e acertei. A alternativa C era a unica que não citava algo sobre educação ou cultura.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Temos que memorizar todas as diretrizes, OE, e ações estratégicas? Tá osso.

  • Mais que "cinco eixos" gente, são "seis eixos". Banca viajou. É interessante este decreto, melhor do que ler sobre o Plano Nacional de Segurança Pública de Defesa social. Aquilo é chato demais, misericórdia!

  • O que tá acontecendo com essas bancas???
  • da pra matar a questão olhando as palavras chave.

  • Estrutura do PNDH 3

    6 Eixo Orientador  

    25 Diretrizes 

    82 Objetivos estratégicos

    512 Ações Programáticas

    ►6 Eixos orientadores PNHD-III: InDUSED

    I- Integração entre a sociedade e o Estado

    II- Desenvolvimento dos Direitos Humanos

    III- Universalização Direitos em um Contexto de Desigualdades

    IV- Segurança pública , acesso à Justiça e Combate à Violência (11 ao 17 abaixo)

    V- Educação e cultura

    VI- Direito à verdade e à memória

    III - Diretrizes do Eixo III: Universalizar direitos em um contexto de desigualdades:

    Diretriz 7: Garantia dos Direitos Humanos de forma universal, indivisível e interdependente, assegurando a cidadania plena;

    Diretriz 8: Promoção dos direitos de crianças e adolescentes para o seu desenvolvimento integral, de forma não discriminatória, assegurando seu direito de opinião e participação;

    Diretriz 9: Combate às desigualdades estruturais; e

    Diretriz 10: Garantia da igualdade na diversidade;

    Diretrizes do Eixo IV: Segurança Pública:

    TPM - COM- GARANTIA -DE - PR

    Diretriz 12: Transparência e partic. popul. no sist. de seg. Púb. e Justiça criminal;

    Diretriz 13: Prevenção da viol. e da criminal. e profissional. da investigação de atos criminosos;

    Diretriz 16: Modern. da pol. de exec. penal. Prioriz. a aplicação de penas e med. alt. à priv. da lib. e melhoria do sist. penitenciário.

    Diretriz 14: COMbate à viol. instituc., com ênfase na erradicação da Tort. e na redução da letalidade policial e carcerária;

    Diretriz 15: GARANTIA dos dir. das vítimas de crimes e de proteção das pessoas ameaçadas;

    Diretriz 11: DEmocratização e modernização do sistema de segurança Pública;

    Diretriz 17: PRomoção de sistema de justiça mais acessível, ágil e efetivo, para o conhecim., a garantia e a defesa de direitos.

  • Justiça = Segurança

  • pessoal gravar tudo desse decreto é muito complicado. o macete pra maiorias das questões é prestar atenção nas palavras chaves.

    nesse mesmo pediu a que era a errada , então a que não tinha a palavra chave educação é a resposta.

    se pedisse a correta eu ia marcar a que tinha uma palavra chave.

    DEUS É CONTIGO.

  • (UM BIZU PARA TODOS VOCES QUE REALMENTE ESTUDAM.)

    NO: EIXO ORIENTADOR V: EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS

    TODAS AS DIRETRIZES DEVEM VIR COM A PALAVRA DIREITO HUMANOS.

    a) Diretriz 18: Efetivação das diretrizes e dos princípios da política nacional de educação em DIREITOS HUMANOS para fortalecer uma cultura de direitos;

    b) Diretriz 19: Fortalecimento dos princípios da democracia e dos DIREITOS HUMANOS nos sistemas de educação básica, nas instituições de ensino superior e nas instituições formadoras;

    c) Diretriz 20: Reconhecimento da educação não formal como espaço de defesa e promoção dos DIREITOS HUMANOS;

    d) Diretriz 21: Promoção da Educação em DIREITOS HUMANOS no serviço público; e

    e) Diretriz 22: Garantia do direito à comunicação democrática e ao acesso à informação para consolidação de uma cultura em DIREITOS HUMANOS; e

    EIXO SOBRE EDUCAÇÃO E CULTURA EM DIREITOS HUMANOS? TODAS DIRETRIZES VEM COM A PALAVRA DIREITOS HUMANOS


ID
3875893
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A análise dos vários modelos de sequência de desenvolvimento motor é importante por fornecer subsídios ao professor de Educação Física para a estruturação de programas de atividade motora, além de servir de base para a formulação de teorias a respeito do processo de desenvolvimento motor. Observando as mudanças no eixo temporal da vida de uma pessoa, identifica-se uma ordem e coerência no conjunto de mudanças, logo seu desenvolvimento motor apresenta, dessa forma, uma sequência.

A sequência de desenvolvimento é

Alternativas

ID
3875896
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

As crianças são capazes de explorar os potenciais motores do corpo à medida que se movimentam no espaço. Assim, ampliam o controle sobre seus músculos e seu repertório na precisão das habilidades com seu corpo em relação aos colegas e aos objetos, desenvolvendo movimentos manipulativos. Essas habilidades locomotoras, manipulativas e estabilizadoras são desenvolvidas e refinadas pelo uso da estrutura de movimento. A linguagem de movimento é constituída por quatro componentes de conscientização. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada tipo de consciência àquilo a que se refere.

COLUNA I

1. Consciência corporal

2. Consciência espacial

3. Consciência de esforço

4. Consciência de relação

COLUNA II
( ) Refere-se ao conhecimento de onde o corpo pode se movimentar.
( ) Refere-se a saber como o corpo pode se mover.
( ) Refere-se ao senso de com quem e com o que o corpo pode se mover.
( ) Refere-se ao discernimento do que o corpo pode fazer.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875899
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, a unidade temática Brincadeiras e Jogos tem valor em si e precisa ser organizada para ser estudada, pois explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

Na BNCC, a habilidade “experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos, valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos sociais e etários” deve ser desenvolvida com os alunos de

Alternativas

ID
3875902
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, as práticas corporais na escola devem ser reconstruídas com base em sua função social e suas possibilidades materiais. Em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino. Analise as seguintes afirmativas referentes à organização das unidades temáticas da disciplina Educação Física na BNCC e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) As unidades temáticas de Brincadeiras e Jogos e Danças estão organizadas em objetos de conhecimento conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (nacional e mundial).

( ) Na unidade temática Esportes, a abordagem recai sobre a sua tipologia (modelo de classificação).

( ) Na unidade temática Lutas, a organização dos objetos de conhecimento se dá com base na diversidade dessas práticas e nas suas características.

( ) A unidade temática Práticas Corporais de Aventura se estrutura nas vertentes urbana e na natureza.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • (V) As unidades temáticas de Brincadeiras e Jogos e Danças estão organizadas em objetos de conhecimento conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (nacional e mundial). CORRETO

    (V) Na unidade temática Esportes, a abordagem recai sobre a sua tipologia (modelo de classificação). CORRETO

    (F) Na unidade temática Lutas, a organização dos objetos de conhecimento se dá com base na diversidade dessas práticas e nas suas características. ERRADO. A unidade temática Lutas - assim como as Brincadeiras e jogos, Danças - estão organizadas em objetos de conhecimento conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (esferas nacional e mundial).

    (V) A unidade temática Práticas Corporais de Aventura se estrutura nas vertentes urbana e na natureza. CORRETO

    .

    GABARITO LETRA C


ID
3875905
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O sistema cardiovascular disponibiliza oxigênio e nutrientes para os diversos órgãos, remove dióxido de carbono, transporta hormônios das glândulas endócrinas para os receptores-alvo e participa da manutenção da temperatura corporal e do equilíbrio acidobásico.

Com relação ao sistema cardiovascular humano, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3875908
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O exercício é um estímulo que provoca desequilíbrios no sistema respiratório, levando em consideração sua intensidade, duração e volume. O consumo máximo de oxigênio, representado pela sigla VO2 max, é um parâmetro de avaliação da potência aeróbia máxima, correspondente à taxa máxima de captação, transporte e utilização de O2 pelo organismo.

Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao consumo máximo de oxigênio durante o exercício.

I. A determinação do VO2 max pode ser realizada por meio de métodos diretos, pela análise dos gases expirados enquanto o indivíduo realiza esforço incremental – normalmente prolongado até a exaustão voluntária – ou pela interrupção do teste.

II. De forma geral, o VO2 max é 25% superior nos homens em comparação com as mulheres, em função da composição corporal ou da massa muscular total.

III. Após a fase adulta, principalmente nas pessoas não treinadas, ocorre uma forte tendência de declínio da variável VO2 max com a idade e, principalmente, com a inatividade.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3875911
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A fisiologia do exercício é o conjunto de transformações que tem início na conversão e na liberação de energia para a realização das atividades musculares, que resultam na contração muscular e nas mudanças nos mecanismos reguladores dos órgãos e tecidos, visando a garantir a manutenção da capacidade vital do organismo humano.

Com relação às fontes de energia para o exercício, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875914
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O professor de Educação Física deve apresentar conhecimento do sistema muscular humano, empenhando-se para desenvolver um entendimento das enfermidades que o acometem, identificando os músculos principais, suas inserções, inervação, funções e papel na movimentação corpórea, sempre correlacionando a teoria com a prática.

Qual é o músculo que tem origem na região anterior do úmero (faces medial e lateral) e septo intermuscular adjacente, com inserção na tuberosidade da ulna, inervado pelo nervo musculocutâneo e com função de flexionar o antebraço na articulação do cotovelo (poderoso flexor)?

Alternativas
Comentários
  • Sartório fica na coxa

    Braquial, gabarito

    Redondo maior, um dos músculos do ombro

    Piriforme, quadril, glúteo


ID
3875917
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A maioria dos autores, ao planificar a iniciação esportiva, divide o período todo em fases que seguem um aumento no nível de complexidade e exigências. A divisão dessas fases utiliza critérios que abrangem o desenvolvimento motor, cognitivo e levam em consideração a bagagem cultural e a escolha de cada aluno, caracterizando-se pelo objetivo educacional, de formação integral do ser humano.

A fase de orientação, que vai dos 12 aos 14 anos de idade, apresenta como característica marcante

Alternativas

ID
3875920
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O ato de ensinar transcende a simples transmissão de conhecimento. Ao propor um programa de ensino-aprendizagem esportivo, o professor planeja e planifica os métodos, as fases e os objetivos de cada etapa. Porém, ao lidar com crianças, defronta-se com o desenvolvimento do ser.

Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. O ideal da iniciação esportiva, seja ela multi ou unidisciplinar, estando ou não em um ambiente de educação formal, é que ela desenvolva nas crianças características que lhe permitam interiorizar e gostar do esporte,

PORQUE

II. as crianças não são, na sua natureza,generalistas: elas são especialistas. Se, futuramente, o aluno quiser seguir uma carreira esportiva de forma profissional, então este tem que ter recebido uma bagagem física e psicológica que o sustente nessa vontade.

A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3875923
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A diversidade cultural que caracteriza o Brasil tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem. Toda cultura tem algum tipo de manifestação rítmica e expressiva, e o Brasil é um país riquíssimo em manifestações.

Analise as seguintes afirmativas sobre o ensino do conteúdo dança na escola, como habilidade expressiva e comunicativa, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Educação Física deve desenvolver obrigatoriamente no decorrer do Ensino Fundamental a dança recreativa e lúdica, as danças urbanas, as danças de salão, as danças folclórica, moderna e contemporânea, além de danças de matriz indígena e africana.

( ) Os aspectos histórico-sociais das danças, a construção de movimento expressivo e rítmico, as danças populares, as manifestações e os desenhos coreográficos constituem temas a serem desenvolvidos pelos professores nas aulas de atividades rítmicas e expressivas.

( ) É fundamental a utilização de estratégias pluridimensionais no ensino da dança, que estabeleçam relações entre as demais disciplinas, permitindo ao aluno desenvolver sua personalidade por meio de seus conhecimentos, de suas habilidades, de seus comportamentos e da própria consciência corporal das suas individualidades e limitações.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875926
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O basquetebol é uma modalidade esportiva em que dois times jogam num período de 40 minutos e precisam fazer o maior número possível de arremessos de bolas nas cestas do time adversário.

Com relação às regras do basquetebol, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3875929
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Popularmente conhecido como futebol de salão, o futsal está entre os esportes preferidos dos alunos, justamente por ter características muito semelhantes ao futebol. O Brasil tem hoje uma das seleções de futsal mais técnica e tática da atualidade e já foi várias vezes campeão da Copa do Mundo de Futsal da FIFA. Com relação às regras do futsal, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875932
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O handebol pode ser jogado de três maneiras: indoor, o mais praticado no Brasil; outdoor (ou de campo); e o de praia (beach handball). O esporte disputado em uma quadra ou ginásio é o único considerado como modalidade olímpica. No outdoor, praticado em campos ao ar livre, são onze jogadores de cada lado. Já as equipes do handebol de praia jogam com apenas quatro atletas, entre eles o goleiro.

Com relação às regras do handebol indoor, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O tiro lateral ocorre no momento em que a bola cruza a linha lateral da quadra em decorrência das seguintes situações:

    • A bola tocou algo fixo que se encontra sob a quadra.
    • A bola tocou um jogador que está dentro da quadra e saiu pela linha lateral.
    • Ocorreu a defesa do goleiro seguida da saída da bola pela linha lateral

    OBS: O jogador que for realizar a cobrança do tiro lateral deverá posicionar-se exatamente na direção em que a bola cruzou a linha lateral. No caso do toque da bola em algo sob a quadra, o tiro lateral deve ser executado na direção em que o fato ocorreu.

    Resposta: E


ID
3875935
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O voleibol é um esporte jogado por pontos, e não por tempo. Os jogadores devem usar as mãos e os braços para tocar a bola, sendo permitido utilizar qualquer parte do corpo como recurso. Ganha o jogo a equipe que vencer três sets dos cinco possíveis.

Com relação às regras do voleibol, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O sorteio só ocorre no início da partida, se a equipe A fica com a posse de bola no primeiro set, no segundo set a posse de bola fica com a equipe B e sucessivamente.

    No ato de bloquear, o jogador pode invadir a quadra adversária, mas não atrapalhar a jogada.

    Proibido bloquear o saque.

    GABARITO LETRA ''D''.


ID
3875938
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O ensino escolar da unidade temática lutas focaliza as disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário.

Analise as afirmativas a seguir relativas ao ensino da unidade temática lutas no Ensino Fundamental.

I.Inserir esse conteúdo nas aulas não significa endossar a prática de comportamentos violentos, nem mesmo afirmar que o professor precisa ser especialista em alguma modalidade de luta para abordá-la na escola.

II. Os métodos que orientam o ensino das lutas revelam-se pelo seu alto teor militarista e disciplinador, a fim de manter o respeito às tradições, e por um modelo de ensino tecnicista, pautado na repetição e reprodução do gesto conforme um padrão.

III. Uma das formas de tomar contato e (re)significá-la na escola pode partir da análise dos aspectos históricos, culturais, sociais etc., que moldaram sua criação e, posteriormente, compreender os diferentes significados e sentidos para seus praticantes.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3875944
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, estende-se do crânio até a pelve. Ela é responsável por dois quintos do peso corporal total e é composta por tecido conjuntivo e uma série de ossos, chamados vértebras, os quais estão sobrepostos em forma de uma coluna.

Com relação às regiões da coluna vertebral, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Questão incorreta, cóccix é formado por 4 vértebras fundidas e não 3.

  • Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco


ID
3875947
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O atletismo conta a história esportiva do homem no planeta. É chamado de esporte-base porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos Jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia.

Com relação ao atletismo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3875950
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Atualmente, em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologistas, inspiradas no novo momento histórico social pelo qual passou o país, coexistem na área da Educação Física várias concepções, tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista e conteudista da Educação Física.

Nesse contexto, a abordagem desenvolvimentista

Alternativas
Comentários
  • A - Correta; B - características esportivista; C - “...relevância social...”, “confronte o conhecimentos do senso comum com o científico...” ABORDAGEM CRÍTICO- SUPERADORA; (coletivo de autores dos mais famosos Libaneo, Demerval Saviani); D - “...binômio corpo/movimento...” SISTÊMICA (Mauro Betti)

ID
3875953
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

odos os saltos consistem num movimento cíclico (a corrida) e num movimento acíclico (o salto propriamente dito), e distinguem-se essencialmente pelas características da trajetória aérea. Dessa forma, os saltos visam a alcançar uma altura ou cair a uma máxima distância.

No salto em distância, pode-se observar essas quatro fases

Alternativas

ID
3875956
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A inclusão de crianças com necessidades especiais nas aulas de Educação Física escolar é um desafio a ser vencido pela escola e sociedade, uma vez que objetiva a educação para todos, além de estimular a convivência dessas crianças com outros alunos. Analise as seguintes afirmativas sobre educação física e portadores de necessidades especiais, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A Educação Física na escola constitui uma grande área de adaptação, ao permitir a participação de crianças e jovens em atividades físicas adequadas às suas possibilidades, proporcionando que sejam valorizados e se integrem num mesmo mundo, oportunizando a compreensão de suas limitações e capacidades, auxiliando-o na busca de adaptação.

( ) Na escola, os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. A realização dessas atividades, principalmente os jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações nas quais a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.

( ) A avaliação dos alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de Educação Física deve ser feita da mesma forma que a dos outros alunos, mesmo apresentando várias dificuldades de ordem psíquica, física, motora, sensorial e até emocional, pois a garantia da igualdade de direitos é fundamental na educação inclusiva.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3875959
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Pensar numa Educação Física transformadora e cidadã é valorizar a cultura corporal, reconhecendo-a como processo, realimentando a prática consciente dos sujeitos sobre a realidade esportiva, numa concepção dialética, enaltecendo a atitude de reflexão da realidade, modificando a percepção que o indivíduo tem de suas experiências e do mundo que o cerca.

Eleger a cidadania como eixo norteador significa entender que a Educação Física na escola é responsável pela formação de alunos com determinadas habilidades.

Nesse contexto, são habilidades esperadas por esses alunos, exceto:


Alternativas

ID
3875962
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O exercício físico orientado pelo profissional de Educação Física e realizado no ambiente escolar envolve uma série de atividades importantes para o desempenho físico, social, mental e intelectual do aluno que, em sua caminhada estudantil, precisa adotar um estilo de vida salutar, que garanta saúde e qualidade de vida.

Com relação à prática de exercícios físicos na melhoria da saúde do escolar, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875965
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A nutrição adequada é de suma importância para praticantes de atividades esportivas, atletas e também não atletas com o objetivo de melhorar a aptidão física e a promoção da saúde. Uma dieta balanceada garante energia tanto para a prática de exercícios físicos, como para a completa recuperação do esforço físico.

Com relação à saúde, alimentação e qualidade de vida, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875968
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Jogar e brincar se completam por meio de objetivos semelhantes, devido à ação de proximidade que acontece no momento em que essas atividades são praticadas, tornando significativa a aprendizagem, distante de serem entendidas como um simples meio de preencher o tempo ou de manter os alunos ocupados.

Com relação à concepção de jogo e brincadeira, assinale a alternativa incorreta

Alternativas

ID
3875971
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Na contracorrente do sedentarismo que assola a população urbana, constata-se fortes apelos à incorporação de hábitos e atitudes positivas visando à promoção de estilos saudáveis e ativos, perspectivando patamares elevados na qualidade de vida. Em várias cidades do país, assiste-se ao aumento de praticantes de corrida, que procuram melhorar sua saúde e qualidade de vida por meio dessa atividade. Analise as afirmativas a seguir relativas às considerações sobre a forma correta de praticar a corrida.

I. A perna que impulsiona fica estendida atrás e não se retira do solo até que não esteja totalmente reta. Nesse momento, a outra perna leva o joelho para cima e para frente. Então a perna de impulso se flexiona no joelho e se dirige para frente, enquanto a outra perna desce em busca do chão, e as ações se repetem, sendo que a perna que antes impulsionava agora é a perna livre.

II. Os braços se movimentam ao ritmo das pernas. O movimento dos braços deve ser amplo, pois é a melhor forma de produzir uma ação ampla de pernas. Quando eles se movimentam à frente não deve cruzar diante do peito, deve levá-los paralelos na direção da corrida. Na articulação do cotovelo, entre o braço e o antebraço há um ângulo um pouco maior de 90º.

III. O tronco, durante a corrida, adota uma posição ligeiramente inclinada para frente. A cabeça deve estar em linha reta, em continuidade com o tronco. A vista deve estar dirigida à frente. O pé deve estar sempre dirigido para frente. Um dos maiores defeitos na colocação dos pés é colocá-los em diagonal à linha decorrida.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3875974
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

O arremesso de peso é uma das modalidades do atletismo. Arremessar o peso é transformar a velocidade horizontal, adquirida durante o deslocamento, em velocidade de arremesso, perspectivando o alcance da maior distância possível. Em outras palavras é empurrar um objeto, qualquer, acima da linha dos ombros para frente.

Com relação à regulamentação da prova do arremesso de peso, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3875977
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

A avaliação é um processo que deve ocorrer em todos os momentos das aulas de Educação Física e deve ser voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimento e atitudes dos alunos.

Analise as afirmativas a seguir relacionadas ao processo avaliativo em Educação Física.

I. O educador deve conhecer seus alunos, saber a sua trajetória de vida, aceitar suas diferenças, entender como eles aprendem para, assim, diversificar a maneira de ensinar e, consequentemente, a de avaliar, objetivando que realmente a aprendizagem ocorra de forma significativa.

II. Os espaços de sala de aula devem ser transformados em ambientes onde professores e alunos possam interagir num processo dinâmico de produção, construção e reconstrução de conhecimentos.

III. Durante todo o processo educativo os alunos precisam ser informados sobre os instrumentos e critérios que serão utilizados para avaliação, como também se deve favorecer a participação coletiva na construção destes.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
3875980
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Educação Física

A vivência prática da unidade temática ginástica gera um tipo de conhecimento muito particular e insubstituível e, para que ela seja significativa, é preciso problematizar, desnaturalizar e evidenciar a multiplicidade de sentidos, significados e benefícios físicos e sociais adquiridos pelos alunos do Ensino Fundamental.

A Base Nacional Comum Curricular, dentro da unidade temática ginástica, orienta o professor de Educação Física a oportunizar aos seus alunos de 8º e 9º anos a prática da(s)

Alternativas