-
Gab : B
O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é.
Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra. Acompanhe os exemplos.
ex-aluno
ex-colega
ex-cônjuge
ex-chefe
ex-cunhado
ex-diretor
ex-esposa
-
EX é uma coisa sempre ruim. Logo, sempre se deve ficar separado com hífen.
autor: eu mesmo kkkk
-
A EX é VICE. AQUEM diga que ela veio do ALEM.
-
GABARITO - B
Regra: Usamos hífen quando temos os prefixos: ex, vice , pós, pró, pré ,além , recém , aquém ,sota, soto, vice e vizo..
Hífen diante do prefixo " CO"
1) Pelo Acordo Ortográfico de 2008, o prefixo co sempre se acopla à palavra seguinte diretamente, sem intermediação de hífen. Exs.: cobeligerante, cocontratado, codemandante, cofundador, cogerência, cotutor.
2) Não se abre exceção nem mesmo para a hipótese de ser o elemento seguinte iniciado por vogal. Exs.: coacusado, coadministrador, coapelante, coarrendante, coautor, coeditor, coeducador, coexistência, coigual, coindicação, coobrigar, cooperação, coordenação, counívoco.
3) Para a hipótese de ser o segundo elemento iniciado por r ou s, dobram-se tais consoantes para permanência do som do vocábulo original. Exs.: correferência, correlação, corresponsabilidade, corréu, cossecante, cossegurador, cossignatário.
4) Duas observações importantes: a) quando o segundo elemento tem h, perde-se esse h, e se juntam os elementos sem hífen (coabitar, coerdeiro); b) ainda que o segundo elemento se inicie pela mesma vogal que encerra o prefixo, mesmo assim não há hífen (coobrigado, cooperar, coordenação).
-
alguém sabe se tem como ativar o marca texto sem ter o PDF 2.0?
-
Questão mal elaborada. Usa-se o hífen no prefixo EX apenas nos sentido de PASSADO, "Ex-presidente". O prefixo CO permanece sem hífen apenas diante de vogal idêntica.
-
Gabarito: B
Corrijo redações em até 24 horas. Dicas, orientações e exercícios textuais, caso necessário. Correção baseada no espelho da banca. Valor dez reais.
-
GABARITO: B
Regra: Usamos hífen quando temos os prefixos: ex, vice , pós, pró, pré ,além , recém , aquém ,sota, soto, vice e vizo.
-
PRÉ - PRÓ - PÓS - EX e VICE.
-
quanto encontrarmos ex, vice, pré, pós, Recém, sem, vizo, soto, sota ----- sempre terá o hífen.
-
ex bem sem vice recém além aquém pre pós pro
-
Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen.
-
Prefixos: Vice, vizo, ex, sem, soto, aquém, além, recém, pré, pós, pró...
-
Verdade @foco e estudo kkkkk
-
co - O prefixo co junta-se a outra palavra, mesmo quando está seguida por palavra que inicie com a mesma vogal (cooperar, coordenar etc) ou com h (coerdeiro, coabitar etc), conforme acordo ortográfico de 1990.
ex - Usa-se hífen com os prefixos ex, sota, soto, vice e vizo com sentido de anterioridade ou cessação.
Com bio, geo e hidro depende. Caso o segundo elemento inicie com a mesma vogal ou h, deverá ser usado o hífen (bio-organismo, bio-hidrogênio, geo-observação, geo-história, hidro-oforia, hidro-halogenação); se a palavra seguinte iniciar por r ou s, dobra-se essa letra e juntam-se os dois elementos (biossegurança, georregião, hidrorregulação); nos outros casos, não deve ser usado hífen (bioclima, geociência, hidromassagem).
A resposta mais provável é a B, apesar de o prefixo ex pedir o hífen somente nos casos em que há sentido de passado. Exemplos de palavras que não apresentam esse mesmo sentido: expatriar (expulsar da pátria), expurgar (purgar completamente) excêntrico (fora do centro) etc.
Gabarito: B
-
Cuidado galera !
O prefixo Pré usa-se hífen quando possuir autonomia fonética, do contrário não :
Ex ; Preconceito / Preaquecer / Predefinido
-
Se tem EX, tem HÍFEN.
RUMO A PPMG
-
Ex-sogra e ponto final!
-
Para responder a esta questão, exige-se conhecimento em regra do hífen. O candidato deve indicar o prefixo nas assertivas que sempre será hifenizado. Vejamos:
a) Incorreta.
Co⇨ o prefixo "co" não é hifenizado.
Ex: coautor, coeleitor, coadjuvar.
b) Correta.
Ex⇨ o prefixo "ex" sempre terá hífen.
Ex: Ex-marido, ex-esposa, ex-pobre.
c) Incorreta.
Bio⇨ o prefixo "bio" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H.
Ex: bioastronáutica, bioastronomia, bioclima, bio-hidrogênio, bio-óleo.
d) Incorreta.
Geo⇨ o prefixo "geo" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H.
Ex: geomorfologia, geopolítica, geoquímica geo-história, geo-observação.
d) Incorreta.
Hidro⇨ o prefixo "hidro" apenas é hifenizado quando a palavra que se une iniciar com letra igual a que termina esse prefixo ou com H.
Ex: hidromedicina, hidrorrepelente, hidrossemeadura, hidro-oforia, hidro-oligocitemia.
Gabarito do monitor: B
-
O prefixo "co" se une a palavra seguinte sem a utilização de hífen. Ex.: coautor, cofundador. Caso a palavra que se une a esse prefixo seja iniciada pela letra "r", então esta letra deverá ser repetida, ex.: corréu, correlação etc.
O falso prefixo "bio" deve ser separado com hífen do segundo elemento apenas quando este for escrito com letra inicial "o" ou "h". Ex.: bio-óleo, bio-hidrogênio, biogenética, biossegurança, biorreator.
O falso prefixo "geo" deve ser separado com hífen do segundo elemento apenas quando este for escrito com letra inicial "o" ou "h". Ex.: geo-história, geo-observação, geobiologia, geociência, georregião, geossitema etc.
O falso prefixo "hidro" deve ser separado com hífen do segundo elemento apenas quando este for escrito com letra inicial "o" ou "h". Ex.: hidro-halogenação, hidro-oforia, hidromassagem, hidrossolúvel, hidrorrepelente etc.
O prefixo "ex" sempre exige a presença de hífen, como em "ex-prefeito", "ex-esposa", "ex-aluno" etc.
Gabarito letra B.
-
As regras desses hífens pra mim é mais bagunça do que regra.
Tem que se acostumar com as palavras, ir lendo muito e fazendo muuuitas questões.
E ainda assim não saberemos o suficiente, pois se a banca cisma de pegar uma palavra diferentona e aparentemente estranha vc se lasca