SóProvas



Prova GUALIMP - 2019 - Prefeitura de Areal - RJ - Farmacêutico - Bioquímico


ID
4856083
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

Conforme disposições do Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/2003, é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Sobre o assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Estatuto do Idoso (LEI N 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003)

     Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

  • GABARITO -D

    Sempre aparecem em prova>

    Art. 10. É obrigação do Estado e da sociedade, assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

    Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Art. 4º,   § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

  • a) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Art. 3 § 1º II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    b) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    Art. 3º §2 Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    c) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Art. 4º § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    d) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

    Errado. A garantia de prioridade compreende, sim, a preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas, nos termos do art. 3º, § 1º, II, do Estatuto do Idoso:  § 1º A garantia de prioridade compreende: II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    b) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.

    Errado. De fato, há uma prioridade especial aos idosos, porém, ocorre para os maiores de 80 anos e não 75, nos termos do art.3º, § 2º, do Estatuto do Idoso: § 2º Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. 

    c) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Errado. O dever é de todos e não exclusivo do poder público, nos termos do art. 4º, § 1º, do Estatuto do Idoso:  § 1 É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    d) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 6º, do Estatuto do Idoso:  Art. 6 Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Gabarito: D

  • A questão trata do Estatuto do Idoso.

     

    A) A garantia de prioridade não compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.


    Lei nº 10.741/2003:

     

    Art. 3º. § 1º A garantia de prioridade compreende:                (Redação dada pela Lei nº 13.466, de 2017)

    II – preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas;

    A garantia de prioridade compreende preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.

     

    Incorreta letra A.


    B) Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de setenta e cinco anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos. 


    Lei nº 10.741/2003:

     

    § 2º  Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.                 (Incluído pela Lei nº 13.466, de 2017)

    Dentre os idosos, é assegurada prioridade especial aos maiores de oitenta anos, atendendo-se suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.                

    Incorreta letra B.

    C) É dever exclusivo do poder público prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 4º. § 1o É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.

    Incorreta letra C.

     

    D) Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

     

    Lei nº 10.741/2003:

    Art. 6o Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação a esta Lei que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.

    Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento.


    Correta letra D. Gabarito da questão.

     

    Resposta: D

    Gabarito do Professor letra D.


ID
4856086
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Recentemente, tem sido destacado o potencial pandêmico da Influenza resultado da emergência, a intervalos de tempo não muito bem definidos, de novos subtipos virais. (Ministério da Saúde, 2010)

Sobre a Influenza, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta da questão é a letra C.

    influenza (gripe) é doença infecciosa aguda de origem viral que acomete o trato respiratório e a cada inverno atinge mais de 100 milhões de pessoas na Europa, Japão e Estados Unidos, causando anualmente a morte de cerca de 20 a 40 mil pessoas somente neste último país. O agente etiológico é o Myxovirus influenzae, ou vírus da gripe.

    Fonte:https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822003000200011

  • Não achei que fosse questão de serviço social...

  • A opção C trocou INVERNO por VERÃO


ID
4856089
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

O orçamento da seguridade social destinará ao Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com a receita estimada, os recursos necessários à realização de suas finalidades, previstos em proposta elaborada pela sua direção nacional, com a participação dos órgãos da Previdência Social e da Assistência Social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

    I - (Vetado)

    II - Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

    III - ajuda, contribuições, doações e donativos;

    IV - alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

    V - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e

    VI - rendas eventuais, inclusive comerciais e industriais.

  • Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

    Art. 32. São considerados de outras fontes os recursos provenientes de:

    I - (Vetado)

    II - Serviços que possam ser prestados sem prejuízo da assistência à saúde;

    III - ajuda, contribuições, doações e donativos;

    IV - alienações patrimoniais e rendimentos de capital;

    V - taxas, multas, emolumentos e preços públicos arrecadados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e


ID
4856092
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública

Os princípios e diretrizes, a caracterização e a relação de serviços ofertados na Atenção Básica serão os orientadores para a sua organização nos municípios.

Analise abaixo os princípios do Sistema Único de Saúde a serem operacionalizados na Atenção Básica:


1) Ofertar o cuidado, reconhecendo as diferenças nas condições de vida e saúde e de acordo com as necessidades das pessoas. Inclui a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado das necessidades biológicas, psicológicas, ambientais e sociais causadoras das doenças, e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins, além da ampliação da autonomia das pessoas e coletividade.

2) O estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde que parte do princípio de que as equipes que atuam na Atenção Básica nas UBS devem receber e ouvir todas as pessoas que procuram seus serviços, de modo universal, de fácil acesso e sem diferenciações excludentes, e a partir daí construir respostas para suas demandas e necessidades.



Após a análise pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
4856095
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados). (Opas, 2008)

Em relação ao indicador “Taxa de Fecundidade total”, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta da Questão é a letra A.

    O Erro da questão é que está escrito sendo afetado, porém, é Não sendo afetado pela estrutura etária da população e as Taxas são inferiores e não superiores como diz na questão.

    Junto com a migração, esse indicador é o principal determinante da dinâmica demográfica, Não sendo afetado pela estrutura etária da população. Expressa a situação reprodutiva de uma mulher pertencente a uma coorte hipotética, sujeita às taxas específicas de fecundidade por idade, observadas na população em estudo, supondo-se a ausência de mortalidade nessa coorte. • Taxas inferiores a 2,1 são sugestivas de fecundidade insuficiente para assegurar a reposição populacional. • O decréscimo da taxa pode estar associado a vários fatores, tais como: urbanização crescente, redução da mortalidade infantil, melhoria do nível educacional, ampliação do uso de métodos contraceptivos, maior participação da mulher na força de trabalho e instabilidade de emprego.  

    Fonte: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2000/fqa05.htm


ID
4856098
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Conforme disposto no Art. n° 10 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A resposta está certa, mas a banca considerou errada por estar incompleta, rsrsrs. ¯\_(ツ)_/¯

    LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 (ECA).

    Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a:

    II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

  • Recém-nascido = Impressão Plantar e Digital

    Mãe = Digital (apenas)

  • AO NASCER, A CRIANÇA TEM RETIRADA A IMPRESSÃO PLANTAR ( DO PÉ ), MAS A ACERTIVA FALA EM DIGITAL, OCASIONANDO UM ERRO NA MESMA.

  • Infelizmente para algumas o incompleto é errado!

    Sobre as outras:

    B) Art. 10 . III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    ___________________________________________

    C) IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    ------------------------------------------------------------------------

    D) V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    ------------------------------------------------------------------------

    Bons estudos!

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e pede ao candidato assinale o item incorreto, no tocante aos hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares. Vejamos:

    a) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão digital, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Tecnicamente não está incorreto, mas, sim, incompleto e, por isto, a banca considerou o item errado. [Obs.: Estude bem a banca que realizará seu concurso, pois para algumas instituições a sentença incompleta não estará errada, porém, para outras - como é o caso da Gualimp, sim]. Inteligência do art. 10, II, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: II - identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente;

    b) Proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais.

    Correto, nos termos do art. 10, III, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: III - proceder a exames visando ao diagnóstico e terapêutica de anormalidades no metabolismo do recém-nascido, bem como prestar orientação aos pais;

    c) Fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.

    Correto, nos termos do art. 10, IV, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: IV - fornecer declaração de nascimento onde constem necessariamente as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato;

    d) Manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    Correto, nos termos do art. 10, V, ECA: Art. 10. Os hospitais e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, públicos e particulares, são obrigados a: V - manter alojamento conjunto, possibilitando ao neonato a permanência junto à mãe.

    Gabarito: A

  • A banca procurando cabelo em ovo

  • A) Identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão digital, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente.

    INCORRETA ! No artigo 10 ° e inciso II consta o seguinte: " identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente".

  • RUMO PMPR

  • impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    impressão plantar e digital

    pronto não erro mais...

    No artigo 10 ° e inciso II consta o seguinte: " identificar o recém-nascido mediante o registro de sua impressão plantar e digital e da impressão digital da mãe, sem prejuízo de outras formas normatizadas pela autoridade administrativa competente".


ID
4856101
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Com base na Lei 8080/90, julgue as afirmativas abaixo como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):


⃣ Entende-se por vigilância epidemiológica o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.

⃣ As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

⃣ O Conselho Nacional de Saúde acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério Público aplicar as medidas previstas em lei.


A sequência correta corresponde a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

  • 3° Alternativa* "É o próprio Ministério da saúde quem acompanha o sistema de auditoria, e não o CNS. Cabe ao próprio Ministério da Saúde as aplicações de medidas."

  • O primeiro conceito descrito trata-se de vigilância sanitária.
  • O Conselho Nacional de Saúde (Ministério da Saúde) acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério Público (Ministério da Saúde) aplicar as medidas previstas em lei.

  •  2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

     O Ministério da Saúde acompanhará, através de seu sistema de auditoria, a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos repassados a Estados e Municípios. Constatada a malversação, desvio ou não aplicação dos recursos, caberá ao Ministério da Saúde aplicar as medidas previstas em lei.


ID
4856104
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Sobre as redes de atenção à saúde, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

  • Segundo a resolução nº4279 de 2010, Redes é definida como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado.

  • Grupo de serviços articulados entre si


ID
4856107
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entende-se por saúde do trabalhador, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo:


I. Assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho;

II. Participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho;

III. Avaliação do impacto que as doenças originadas no processo de trabalho provocam à saúde.


Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
4856110
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

“O _________________ está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos Governos Federal, Estaduais e Municipais.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto:

Alternativas
Comentários
  • O Pacto em Defesa do SUS envolve ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado mais do que política de governos; e de defender, vigorosamente, os princípios basilares dessa política pública, inscritos na Constituição Federal.

    O Pacto de Gestão estabelece as responsabilidades claras de cada ente federado de forma a diminuir as competências concorrentes e a tornar mais claro quem deve fazer o quê, contribuindo, assim, para o fortalecimento da gestão compartilhada e solidária do SUS.

    Portaria 399/2006

  • Gabarito A


ID
4867003
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Portaria 344/98 do Ministério da Saúde que aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, define como “Notificação de Receita”, o documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos: entorpecentes (cor amarela), psicotrópicos (cor azul) e retinóides de uso sistêmico e imunossupressores (cor branca). A Notificação concernente aos dois primeiros grupos (entorpecentes e psicotrópicos) deverá ser firmada por profissional devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina, no Conselho Regional de Medicina Veterinária ou no Conselho Regional de Odontologia; a concernente ao terceiro grupo (retinóides de uso sistêmico e imunossupressores), exclusivamente por profissional devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Segundo a referida Portaria, assinale em qual das listas abaixo estão presentes as substâncias OXAZOLAM e TIOPENTAL.

Alternativas
Comentários
  • Tiopental- barbitúrico utilizado para indução da anestesia (Hoje pouco utilizado).

    Oxazolam- Fármaco benzodiazepínico.

    Lista B1

    Fonte: RDC Nº 473, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2021- Dispõe sobre a atualização do Anexo I

    (Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial) da Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998


ID
4867006
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre as Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial da Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998 e suas atualizações, julgue as sentenças abaixo como CORRETAS (C) ou ERRADAS (E):

( ) Preparações à base de ZOLPIDEM, em que a quantidade do princípio ativo, não excedam 10 miligramas por unidade posológica, ficam sujeitas a prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: "VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA".
( ) Preparações à base de ZOLPIDEM, em que a quantidade do princípio ativo, não excedam 20 miligramas por unidade posológica, ficam sujeitas a prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: "VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA".
( ) ALPRAZOLAM, BROMAZEPAM, CLOXAZOLAM E ZOLPIDEM são substâncias presentes na lista B1(PSICOTRÓPICOS).
( ) Os medicamentos à base da substância LOPERAMIDA estão presentes na lista C1 (OUTRAS SUBSTÂNCIAS SUJEITAS A CONTROLE ESPECIAL) e ficam sujeitos a VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA, SEM RETENÇÃO DE RECEITA.

Assinale a alternativa que apresenta o julgamento das sentenças de forma respectiva:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    (E)  Preparações à base de ZOLPIDEM, em que a quantidade do princípio ativo, não excedam 20 miligramas por unidade posológica, ficam sujeitas a prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: "VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA".

    De acordo com a RDC 44 de 2014 - atualiza a Portaria 344/98

    4 ) preparações a base de ZOLPIDEM e de ZALEPLONA, em que a quantidade dos princípios ativos ZOLPIDEM e ZALEPLONA respectivamente, não excedam 10 miligramas por unidade posológica, ficam sujeitas a prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA“.

    5) preparações a base de ZOPICLONA em que a quantidade do princípio ativo ZOPICLONA não exceda  7,5 miligramas por unidade posológica, ficam sujeitas a prescrição da Receita de Controle Especial, em 2 (duas) vias e os dizeres de rotulagem e bula devem apresentar a seguinte frase: “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA – SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA“


ID
4867009
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Todas substâncias abaixo estão presentes nas Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial da Portaria SVS/MS nº 344, de 12 de maio de 1998 (e suas atualizações), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A propafenona é um fármaco do grupo dos antiarritmicos da classe I, que é usado no tratamento das arritmias cardiacas.


ID
4867012
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre o Código de Ética da profissão farmacêutica é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não sei o ano dessa provas, mas, segundo a resolução 596 de 2014, as infrações e sanções disciplinares são classificadas em:

    I) Leves

    II) Medianas

    III) Graves

  • A alternativa B está correta

  • As infrações éticas e disciplinares de ordem farmacêutica prescrevem em 36 (trinta e seis) meses.

    ----> prescrevem em 24 meses.

  • No código de ética resolução 596/14 não existe infração GRAVÍSSIMA, apenas leve, moderada e grave.

    Por isso letra B e letra D estão erradas.

    Art. 34 - A punibilidade por falta sujeita a processo ético-disciplinar pelo Conselho Regional de Farmácia em que o profissional está inscrito prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.

  • Clássica questão errada, com 2 gabaritos, para qual não foi feito recurso.... não consta na res. 596/14 o termo gravíssima, nem mesmo tal classificação.

  • Art. 26 - Prescreve em 24 (vinte e quatro) meses a constatação fiscal de ausência do farmacêutico no estabelecimento, por meio de auto de infração ou termo de visita, para efeito de instauração de processo ético.

    Art. 34 - A punibilidade por falta sujeita a processo ético-disciplinar pelo Conselho Regional de Farmácia em que o profissional está inscrito prescreve em 5 (cinco) anos, contados da data de verificação do fato respectivo ou, no caso de infração permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.

  • Não existe "gravíssima", o pessoal deu bobeira em não entrar com recurso (ou então todo mundo acertou essa questão).


ID
4867015
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a Política Nacional de Medicamentos, aprovada pela Portaria nº 3.916/GM em 30 de outubro de 1998, é correto afirmar, EXCETO:

Alternativas

ID
4867018
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São afirmativas corretas sobre os medicamentos genéricos, EXCETO:

Alternativas

ID
4867021
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No Brasil, a promoção da atenção farmacêutica vem sendo feita institucionalmente desde 2001, a partir de uma consulta de experiências e da elaboração da proposta de Consenso Brasileiro em Atenção Farmacêutica. Sobre o papel do Farmacêutico no Sistema de Atenção à Saúde são expostas as afirmativas abaixo:

I. O propósito do farmacêutico é garantir a otimização da terapia medicamentosa, tanto contribuindo para a fabricação, abastecimento e controle de medicamentos e produtos para a saúde quanto provendo informações e aconselhando aqueles que prescrevem ou usam produtos farmacêuticos.
II. Os farmacêuticos comunitários são os profissionais de saúde mais acessíveis à população. Dispensam medicamentos conforme indicado na receita ou, quando legalmente habilitados, os dispensam sem receita.
III. O farmacêutico pode participar das ações para monitorizar a utilização dos medicamentos, como projetos de pesquisa prática, e esquemas de análise das receitas para a monitorização de reações adversas aos medicamentos.
IV. O farmacêutico recebe solicitações de aconselhamento da população a respeito de uma ampla gama de sintomas e, quando pertinente, encaminha a pessoa ao médico. Se os sintomas derivam de enfermidades leves e autolimitadas, o farmacêutico pode dispensar um medicamento que não exija receita, aconselhando o paciente a procurar um médico se os sintomas persistirem além de uns poucos dias.

Pode-se afirmar que estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Questão deveria ser anulada. A afirmativa "II. Os farmacêuticos comunitários são os profissionais de saúde mais acessíveis à população. Dispensam medicamentos conforme indicado na receita ou, quando legalmente habilitados, os dispensam sem receita." 

    É falsa. O produto não está sendo dispensado sem receita, já que o profissional farmacêutico legalmente habilitado é capaz de prescrever alguns medicamentos, como pode ser visto na resolução 586/12 CFF

    De acordo com o artigos 2º e 9º da RDC 586/13 CFF

    Art. 2º - O ato da prescrição farmacêutica constitui prerrogativa do farmacêutico legalmente habilitado e registrado no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição. 

    Art. 9º - A prescrição farmacêutica deverá ser redigida em vernáculo, por extenso, de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais, sem emendas ou rasuras, devendo conter os seguintes componentes mínimos:

    I -identificação do estabelecimento farmacêutico, consultório ou do serviço de saúde ao qual o farmacêutico está vinculado;

    II - nome completo e contato do paciente;

    III - descrição da terapia farmacológica, quando houver, incluindo as seguintes informações:

    a) nome do medicamento ou formulação, concentração/dinamização, forma farmacêutica e via de administração;

    b) dose, frequência de administração do medicamento e duração do tratamento;

    c) instruções adicionais, quando necessário.

    IV -descrição da terapia não farmacológica ou de outra intervenção relativa ao cuidado do paciente, quando houver;

    V - nome completo do farmacêutico, assinatura e número de registro no Conselho Regional de Farmácia;

    VI - local e data da prescrição.

    Podemos entender que o farmacêutico não somente precisa ser habilitado, mas também confeccionar um documento que comprove a prescrição e não fazê-la apenas verbalmente.


ID
4867024
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O financiamento do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (Cbaf) é responsabilidade dos três entes federados, sendo o repasse financeiro regulamentado pelo Artigo nº 537 da Portaria de Consolidação GM/MS nº 6, de 28 de setembro de 2017. Acerca desse assunto é afirmado que:

I. O Governo Federal deve repassar, no mínimo, R$ 5,58/ habitante/ano, e as contrapartidas estadual e municipal devem ser de, no mínimo, R$ 2,36/habitante/ ano cada.
II. O Ministério da Saúde é responsável pela aquisição e distribuição de insulina humana NPH, insulina humana regular e daqueles que compõem o Programa Saúde da Mulher: contraceptivos orais e injetáveis, dispositivo intrauterino (DIU) e diafragma.
III. Os medicamentos fitoterápicos adquiridos podem ser apenas industrializados para garantir padronização do tratamento. Os medicamentos fitoterápicos manipulados devem ser evitados veementemente.
IV. O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) é uma das estratégias de acesso aos medicamentos no âmbito do SUS que busca garantir a integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, para algumas situações clínicas, principalmente, agravos crônicos, com custos de tratamento mais elevados ou de maior complexidade.

Sobre as afirmativas acima, pode-se concluir que:

Alternativas

ID
4867027
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Notificação de Receita de cor amarela, segundo a Portaria 344/98 é indicada para substâncias:

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha porque A3 é psicotrópico e a receita é amarela.

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;

  • Notificações de Receitas (NR)

    A1 e A2 são entorpecentes e de cor amarela;

    A3 é psicotrópico e de cor amarela;

    B1 é psicotrópico e de cor azul;

    B2 é psicotrópico anorexígenas e de cor azul;


ID
4867030
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Medicamento genérico é aquele que contém o(s) mesmo(s) princípio(s) ativo(s), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência, apresentando eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência e podendo, com este, ser intercambiável.

Acerca dessa classe de medicamentos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • DCB - denominação do fármaco ou princípio farmacologicamente ativo aprovada pelo órgão federal responsável pela vigilância sanitária.


ID
4867033
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

É vedado ao servidor público, EXCETO:

Alternativas

ID
4867036
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A substância citada na questão anterior, que necessita de Notificação de Receita de cor amarela, é citada pela mesma Portaria, nas listas:

Alternativas
Comentários
  • A1” e “A2” (entorpecentes)

    “A3”, “B1” e “B2” (psicotrópicas)

    “C2” (retinóides de uso sistêmico)

    e da Portaria SVS nº 344 / 1998 ...

    #ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI


ID
4867039
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“A importação das substâncias constantes das Listas "F1" (__________ de uso proscrito), "F2" (______________ de uso proscrito) e "F3" (_____________ de uso proscrito) da Portaria SVS/MS nº 344/98, e de suas atualizações, destinadas exclusivamente para fins de ensino e/ou pesquisa, análises e utilizadas como padrão de referência, dependerá da emissão de Autorização de Importação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e terá validade de _____________ contados a partir da data de sua emissão.”

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto:

Alternativas
Comentários
  • "F1"ENTOPERCENTES de uso proscrito),

    "F2"PISCOTROPICOS de uso proscrito)

    "F3" PRECUSORES de uso proscrito)

    1 ANO

    #ESTUDA GUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !


ID
4867042
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A imunoglobulina humana contra a varicela para uso intravenoso é uma preparação estéril; líquida, ou liofilizada contendo imunoglobulinas, principalmente a imunoglobulina:

Alternativas
Comentários
  • A imunoglobulina G
  • i m u n o g l o b u l i n a G

    #ESTUDAGUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI !

  • ''A IgG, ou imunoglobulina G, é o anticorpo produzido na fase mais tardia da infecção. Por permanecer circulando no sangue e ser muito específico, é considerado um anticorpo de memória, pois protege nosso organismo de invasões futuras, sendo também a principal imunoglobulina induzida pela vacinação.''


ID
4867045
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a prescrição de Notificação de Receita, considere a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
4867048
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A relação entre a velocidade da luz no vácuo e sua velocidade no interior da substância determina o índice de:

Alternativas
Comentários
  • A relação entre a velocidade da luz no vácuo e sua velocidade no interior da substância determina o índice de refração.


ID
4867054
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Pastilha flexível e macia de misturas contendo polímeros sintéticos ou naturais é classificada como:

Alternativas

ID
4867057
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Sobre a Regulação Sanitária dos Medicamentos é correto afirmar que as ações de vigilância sanitária devem ser:

Alternativas
Comentários
  • gab c

    achei difícil, alguém explica melhor? obri

    • achei na PORTARIA Nº 3.916, DE 30 DE OUTUBRO DE 1998 (talvez o que coloquei em verde esteja faltando na questão e como não é vigilância sanitária, estão incorretas).

    A- A assistência farmacêutica no SUS, por outro lado, englobará as atividades de seleção, programação, aquisição, armazenamento e distribuição, controle da qualidade e utilização - nesta compreendida a prescrição e a dispensação - , o que deverá favorecer a permanente disponibilidade dos produtos segundo as necessidades da população, identificadas com base em critérios epidemiológicos.

    B- No tocante aos agravos e doenças cuja transcendência, magnitude e ou vulnerabilidade tenham repercussão na saúde pública, buscar-se-á a contínua atualização e padronização de protocolos de intervenção terapêutica e dos respectivos esquemas de tratamento.

    C- Assim, o processo de descentralização em curso contemplará a padronização dos produtos, o planejamento adequado e oportuno e a redefinição das atribuições das três instâncias de gestão. Essas responsabilidades ficam, dessa forma, inseridas na ação governamental, o que deverá assegurar o acesso da população a esses produtos. Para o Ministério da Saúde, a premissa básica será a descentralização da aquisição e distribuição de medicamentos essenciais.

    d- inicialmente, a definição de produtos a serem adquiridos e distribuídos de forma centralizada deverá considerar três pressupostos básicos, de ordem epidemiológica, a saber:

    a. doenças que configuram problemas de saúde pública, que atingem ou põem em risco as coletividades, e cuja estratégia de controle concentra-se no tratamento de seus portadores;

    b. doenças consideradas de caráter individual que, a despeito de atingir número reduzido de pessoas, requerem tratamento longo ou até permanente, com o uso de medicamentos de custos elevados;

    c. doenças cujo tratamento envolve o uso de medicamentos não disponíveis no mercado.

  • GABARITO LETRA C. Gradualmente descentralizadas e transferidas à responsabilidade executiva direta de estados e municípios, com exceção do registro de medicamentos e da autorização do funcionamento de empresas, que constituem papéis indelegáveis do gestor federal.


ID
4867060
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A oferta de medicamentos está intrinsecamente relacionada com a pesquisa e o desenvolvimento, os quais, por sua vez, encerram aspectos relativos à estrutura e ao perfil industrial no Brasil, composto por três segmentos de produção: nacional público, nacional privado e de empresas de capital transnacional no setor, este último predominante no país. Cabe ao Ministério da Saúde, por intermédio do órgão responsável pela implementação da Política de Ciência e Tecnologia:

Alternativas