SóProvas



Questões de Código de Ética da Profissão Farmacêutica


ID
858850
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o art. 12 da Resolução n.º 417, de 29 de Setembro de 2004, que aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, “O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.". A comunicação desse afastamento, quando ocorrer por motivo de óbito familiar, por exemplo, deverá ocorrer no prazo máximo de quanto tempo após o óbito?

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO 596/2014

    Art. 13 - O farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    § 1º - Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato.

    § 2º - Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.


ID
1032184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a legislação profissional constante no Código de Ética da Profissão Farmacêutica, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que as siglas CFF e CRF, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, a Conselho Federal de Farmácia e conselho regional de farmácia.

Alternativas
Comentários
  • a) É atribuição do Conselho Federal eleger, na PRIMEIRA reunião ordinária de cada biênio, sua diretoria, composta de Presidente, Vice-Presidente, Secretário-Geral e Tesoureiro.

    b) Art. 11 - A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo PRESIDENTE, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

    c) As atribuições dos Conselhos Regionais são as seguintes: dirimir dúvidas relativas à competência e âmbito das atividades profissionais farmacêuticas, com RECURSO SUSPENSIVO para o Conselho Federal.

    d) CORRETA, Parágrafo único. O mandato da diretoria do Conselho Federal terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos através do voto direto e secreto, por maioria absoluta.

    e) Art. 5 - O mandato dos membros do Conselho Federal é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de QUATRO anos.

    Lei nº3.820 de 11 de novembro de 1960

    http://cff.org.br/pagina.php?id=143&titulo=Lei+3820+-+Cria+o+Conselho+Federal+e+os+Conselhos+Regionais+de+Farm%C3%A1cia

  • De acordo com a legislação profissional constante no Código de Ética da Profissão Farmacêutica, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que as siglas CFF e CRF, sempre que empregadas, se referem, respectivamente, a Conselho Federal de Farmácia e conselho regional de farmácia.

    A )O CFF tem como uma de suas atribuições eleger, até a terceira reunião ordinária de cada biênio, sua diretoria, composta de presidente, vice- presidente, secretário-geral e tesoureiro.

    R: Precisa eleger na PRIMEIRA reunião de cada biênio.

    B) A responsabilidade administrativa de cada CRF cabe ao respectivo secretário- geral, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

    R: Art. 11 - A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional cabe ao respectivo Presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.

    C) Consta nas atribuições dos CRFs dirimir dúvidas relativas à competência e ao âmbito das atividades profissionais farmacêuticas, com recurso de caráter não suspensivo para o CFF.

    R: dirimir dúvidas relativas à competência e âmbito das atividades profissionais farmacêuticas, com recurso suspensivo para o Conselho Federal.

    D) O mandato da diretoria do CFF terá a duração de dois anos, sendo seus membros eleitos mediante voto direto e secreto por maioria absoluta.

    E) O mandato dos membros do CFF é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de três anos.

    R: Art. 12 - O mandato dos membros dos Conselhos Regionais é privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de QUATRO anos.


ID
1033876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca da legislação farmacêutica e da ética profissional, julgue os itens a seguir.

O exercício da profissão farmacêutica tem uma dimensão ética, regulada pelo Código de Ética da Profissão Farmacêutica e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sansões disciplinares aplicadas pelo Conselho Federal de Farmácia, após apuração pelo Conselho Regional de Farmácia, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA FARMACÊUTICA 

    DOS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1o...cuja transgressão poderá resultar em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia (CRF), após apuração de sua Comissão de ética...

  • O exercício da profissão farmacêutica tem uma dimensão ética, regulada pelo Código de Ética da Profissão Farmacêutica e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sansões disciplinares aplicadas pelo Conselho Regional de Farmácia, após apuração pela Comissão Ética, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.

    Lei 3.820 - Art. 30. - As penalidades disciplinares serão as seguintes:

    I) de advertência ou censura, aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do Presidente do Conselho Regional, chamando a atenção do culpado para o fato brandamente no primeiro caso, energicamente e com emprego da palavra "censura" no segundo;

    II) de multa de Cr$ 500,00 (quinhentos cruzeiros) a Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), que serão cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequentes, a juízo do Conselho Regional a que pertencer o faltoso;   ( de 1 a 3 salários mínimos regionais)     

    III) de suspensão de 3 (três) meses a um ano, que serão impostas por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicáveis pelo Conselho Regional em que estiver inscrito o faltoso;

    IV) de eliminação que será imposta aos que porventura houverem perdido algum dos requisitos dos arts. 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vezes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.

  • ERRADO

    Art. 1º - O exercício da profissão farmacêutica, como todo exercício profissional, tem uma dimensão ética que é regulada por este código e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia, após apuração pelas suas Comissões de Ética, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.

    Temos que lembrar das COMISSÕES DE ÉTICA!!


ID
1335328
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à legislação que rege os Conselhos de Farmácia e a profissão farmacêutica, analise as afirmativas a seguir.

I. Segundo o Decreto nº 85.878/1981, são atribuições privativas do profissional farmacêutico, dentre outras, a dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais, a responsabilidade técnica e a fiscalização de estabelecimentos farmacêuticos.

II. Segundo o Código de Ética da profissão farmacêutica, é permitido ao profissional farmacêutico exercer simultaneamente a Medicina.

III. O Código de Ética da profissão farmacêutica veda, ao farmacêutico atuante no serviço público, o recebimento de remuneração do usuário do serviço prestado.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • foi vetado artigo que reservava a atividade de fiscalização das farmácias ao fiscal farmacêutico. De acordo com a presidenta, a previsão poderia interferir em competências dos entes federativos, além de atribuir competência indevida para os fiscais farmacêuticos dos Conselhos Regionais de Farmácia, responsáveis apenas pela fiscalização do exercício profissional. O projeto da regulamentação das farmácias (PLS 41/1993), que tramitou mais de 20 anos no Congresso, foi aprovado pelo Plenário do Senado em julho.

  • Gab. letra d

    II - farmacêutico não pode exercer a medicina simultaneamente


ID
1659250
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O exercício da profissão farmacêutica, como todo exercício profissional, tem uma dimensão ética que é regulada por um Código de Ética próprio e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia, após apuração pelas suas Comissões de Ética, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País. Para exercer sua profissão, o farmacêutico deve seguir alguns princípios fundamentais. Assinale, entre as seguintes opções, qual
corresponde a uma tradução incorreta de um dos princípios fundamentais da profissão.

Alternativas

ID
1705948
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o código de ética do profissional farmacêutico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra e

    A) Nesse caso, o código não sugere nada quanto à remuneração.

    B) Quando houver substituito, não será necessário comunicar o afastamento.

    C) XVIII - delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica;

    D) não é um dever, é um direito.

    E) VI - É um direito: negar-se a realizar atos farmacêuticos que sejam contrários aos ditames da ciência, da ética e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos e ao respectivo Conselho Regional de Farmácia;

  • Um adendo a resposta da Renata Oliveira

    Na letra A: Dispor seus serviços profissionais às autoridades constituídas, se solicitado, em caso de confliito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal;

  • Gabarito: Letra E

    De acordo com o código de ética do profissional farmacêutico, assinale a alternativa correta.

    A) O Farmacêutico tem como dever colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, devendo haver remuneração.

    R: II. colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal;

    B) O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, mesmo quando houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    R: Art. 12 - O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    C) É proibido delegar a outros profissionais atos ou atribuições da profissão farmacêutica.

    R: XVIII. delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica;

    D) É um dever do farmacêutico, exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição.

    R: Art. 16 – São direitos do farmacêutico:

    III. exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição

    E) É um direito do farmacêutico, recusar-se a realizar atos farmacêuticos que, embora autorizados por lei, sejam contrários aos ditames da ciência e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos ou ao respectivo Conselho Regional de Farmácia.

  • Pessoal essa questão deveria de ser anulada, quando o inciso fala em delegar, ele corresponde as proibições do farmacêutico.


ID
1707301
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o código de ética do profissional farmacêutico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) O Farmacêutico tem como dever colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, ainda que sem remuneração ou qualquer outra vantagem pessoal.

    B) O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    C) É proibido delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica.

    D) É um direito do farmacêutico, exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição.

    E) É um direito do farmacêutico, recusar-se a realizar atos farmacêuticos que, embora autorizados por lei, sejam contrários aos ditames da ciência e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos ou ao respectivo Conselho Regional de Farmácia.


ID
1714348
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos e os demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito profissional respectivo, inclusive nas atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da Farmácia, em prol do zelo pela saúde. Segundo o código de Ética Farmacêutica:

Alternativas
Comentários
  •  a) É permitido ao farmacêutico exercer a profissão em estabelecimento não registrado, desde que a promoção, prevenção e recuperação da saúde sejam seus objetivos. ERRADO. Art. 14 - É proibido ao farmacêutico:  XVI - exercer a profissão em estabelecimento não registrado, cadastrado e licenciado nos órgãos de fiscalização sanitária, do exercício profissional, na Junta Comercial e na Secretaria de Fazenda da localidade de seu funcionamento; 

     b) É dever do farmacêutico comunicar ao CRF a recusa em se submeter à prática de atividade contrária à lei ou regulamento, bem como a desvinculação do cargo motivada pela necessidade de preservar os interesses da profissão. CORRETO

    c) Prescreve em 12 meses a constatação fiscal de ausência do farmacêutico no estabelecimento para efeito de instauração de processo ético. ERRADO.  Prescreve em 24 (vinte e quatro) meses a constatação fiscal de ausência do farmacêutico no estabelecimento, por meio de auto de infração ou termo de visita, para efeito de instauração de processo ético. 

    d) O profissional condenado por sentença criminal transitada em julgado poderá exercer as atividades da profissão provisoriamente na prisão. ERRADO.  Art. 25 - O profissional condenado por sentença criminal transitada em julgado em razão do exercício da profissão ficará “ex officio” suspenso da atividade, enquanto durar a execução da pena.  Parágrafo único – O profissional preso, provisória ou preventivamente, em razão do exercício da profissão, também ficará “ex officio” suspenso de exercer as suas atividades, enquanto durar a pena restritiva de liberdade. 


ID
1730050
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o código de ética do profissional farmacêutico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • d) É um DIREITO Exigir dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;

     

  • C- É proibido delegar a outros profissionais atos ou atribuições QUE SÃO EXCLUSIVAS da profissão farmacêutica.

  • O gabarito diz que o correto é letra E

    "É um direito do farmacêutico, recusar-se a realizar atos farmacêuticos que, embora autorizados por lei, sejam contrários aos ditames da ciência e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos ou ao respectivo Conselho Regional de Farmácia."

    porém o erro nessa alternativa é:

    "...quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos ou ao respectivo Conselho Regional de Farmácia."

    O conselho também deve ser informado, dessa forma não é opcional informar ao conselho mas obrigatório.

    Art 11

    V-

    "...quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos E ao respectivo Conselho Regional de Farmácia."

  • Alternativa A está errada porque o correto é dispor dos seus serviços sem remuneração ou qualquer outra vantagem pessoal, nessas condições tá.

    "O Farmacêutico tem como dever colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, devendo haver remuneração."

  • O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, mesmo quando houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    A comunicação é no prazo de de 5 dias, não existe a necessidade de ser por escrito.


ID
1796440
Banca
FUNCAB
Órgão
CRF-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Código de Processo Ético, constante da Resolução nº 596/2014 do CFF, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  a)O processo ético não poderá ser suspenso ou encerrado mesmo que houver pedido de desligamento ou cancelamento de inscrição profissional por parte do faltoso.

    b)Cada Comissão de Ética, instituída pelos Conselhos Regionais de Farmácia, serão compostas por, no mínimo, 3 farmacêuticos nomeados pelo presidente do CRF.

    d)Não Poderão integrar as Comissões de Ética, membros da diretoria, conselheiros e empregados dos CRF's.

    e)§ 5º - Os custos necessários à realização dos trabalhos da Comissão de Ética deverão ser arcados pelo Conselho Regional de Farmácia, vedado o pagamento de qualquer tipo de gratificação aos seus membros.

  • Resolução nº 596/2014:

    a) ❌Art. 2º, § 2º - O processo ético não será suspenso nem encerrado na hipótese de pedido de desligamento ou cancelamento...

    b) ❌Art. 3º, § 1º - Cada Comissão de Ética será composta por, no mínimo, 3 farmacêuticos.

    c) ✔️Art. 2º, § 1º - Poderá o profissional solicitar transferência para outro CRF, sem interrupção do processo ético.

    d) ❌Art. 3º, § 3º - É vedada à Diretoria, aos conselheiros e empregados do CRF a participação como membro da Comissão de Ética.

    e) ❌Art. 3º, § 5º - Vedado o pagamento de qualquer tipo de gratificação aos seus membros.


ID
1882105
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o Código de Ética da profissão Farmacêutica (Resolução CFF nº 417/2004), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra B.

    a) Ainda que não esteja atuando, o farmacêutico deve estar inscrito;

    c) não pode

    d) sob suspensão, não pode exercer o cargo.

    e) A cada farmacêutico será permitido exercer a direção técnica de, no máximo, duas farmácias, sendo uma comercial e uma hospitalar.

  • Memorando é uma comunicação Interna, logo, como seria um Secretaria de Estado ?


ID
1947403
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, (Resolução n° 417/2004 do Conselho Federal de Farmácia) , assinale a opção que apresenta uma prática proibida somente ao Farmacêutico atuante no serviço público.

Alternativas
Comentários
  • Artigo 14, inciso III

  • RESOLUÇÃO 596/2014

    Art. 15 - Quando atuando no serviço público, é vedado ao farmacêutico:

    I - utilizar-se do serviço, emprego ou cargo para executar trabalhos de empresa privada de sua propriedade ou de outrem, como forma de obter vantagens pessoais;

    II - cobrar ou receber remuneração do usuário do serviço;

    III - reduzir, irregularmente, quando em função de chefia ou coordenação, a remuneração devida a outro farmacêutico

    CORRETA LETRA D.


ID
1973155
Banca
CRS - PMMG
Órgão
PM-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, aprovado pela Resolução nº 417, de 29 de setembro de 2004, pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas

ID
1973566
Banca
SCHNORR
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considere a Resolução n° 417/2004 (Código de Ética da Profissão Fannacêutica) e avalie as seguintes afirmativas.  São deveres do farmacêutico:

I - Selecionar auxiliares para exercer todas suas atividades.

II - Aceitar ser perito ou auditor, independente do envolvimento pessoal ou institucional.

III - Participar de experiência em ser humano e pesquisa clínica.

Está(ão) correta(s) a(s) afírmativa(s): 

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra a

    I e II) não pode fazer.

    II) até pode fazer, mas não é um dever.

  • Acho que poderiam retirar as questões que tratam do código de ética antigo, pois o atual é o 596/2014 e é o que é cobrado agora nos concursos. Só uma sugestão.


ID
1978192
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo, baseando-se nos Princípios Fundamentais que devem reger o exercício profissional do farmacêutico, nos termos do Código de Ética da Profissão Farmacêutica. A seguir, marque a opção com a sequência correta.

( ) O farmacêutico deve negar-se a realizar atos que, embora autorizados por lei, sejam contrários aos ditames da ciência e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso.

( ) Cabe ao farmacêutico zelar pelo perfeito desempenho ético da Farmácia e pelo prestígio e bom conceito da profissão.

( ) O farmacêutico deve manter atualizados os seus conhecimentos técnicos e científicos para aperfeiçoar, de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional.

( ) Os farmacêuticos respondem pelos atos que praticarem ou pelos que autorizarem no exercício da profissão.

Alternativas
Comentários
  • (F) É direito do farmacêutico, não dever. Artigo16, inciso VI

    (V) Artigo 6º

    (V) Artigo 7º

    (V) Artigo 4º

     


ID
1978240
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Farmacêutica, é um direito do profissional

Alternativas
Comentários
  • B

    Art. 11 – É direito do farmacêutico:

    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;

  • Alternativas A, C, D: é DEVER do farmacêutico

    Gabarito: letra B


ID
2014387
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica estabelece procedimento para análise de infrações éticas e aplicação de sanções disciplinares. Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. A apuração das infrações éticas compete ao Conselho Regional de Farmácia em que o profissional estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu.

II. Uma das sanções disciplinares previstas pelo Código de Ética Farmacêutica é o curso de ajustamento de conduta.

III. Compete ao Plenário do Conselho Federal de Farmácia julgar em instância recursal os processos disciplinares éticos.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

    A alternativa II está incorreta pois Curso de Ajustamento de Conduta não é uma sanção disciplinar prevista.

    Segundo o Código de ética - Art. 20 - São sanções disciplinares:
    I - advertência ou advertência com emprego da palavra “censura”;
    II - multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais;
    III - suspensão de 3 (três) meses a 1 (um) ano;
    IV - eliminação.

  • Item II em momento algum é mencionado no código de ética.


ID
2014390
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Das decisões do Conselho Regional de Farmácia sobre eventuais infrações ao Código de Ética Farmacêutica, cabem recursos ao Conselho Federal no prazo de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A - 30 dias.

     

    Cód. Ética. Art. 27 - Da decisão do Conselho Regional de Farmácia caberá recurso ao Conselho Federal de Farmácia no prazo de 30 (trinta) dias corridos...

  •  Resolução nº 596/2014 – Código de Ética Farmacêutica. Art. 27 - Da decisão do Conselho Regional de Farmácia caberá recurso ao Conselho Federal de Farmácia no prazo de 30 (trinta) dias corridos...

  • Capítulo VII, Dos Recursos e Revisões, Art. 27


ID
2048905
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O código de ética da profissão farmacêutica estabelece vários direitos ao farmacêutico. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • É proibido 

    XVI. Exercer a profissão em estabelecimento que não esteja devidamente registrado nos órgãos de fiscalização sanitária e do exercício profissional;

  • gab . E , para os nao assinantes


ID
2058919
Banca
Nosso Rumo
Órgão
Prefeitura de Mairinque - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com código de ética e às responsabilidades do farmacêutico, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • E) Vedado ao farmacêutico. Capítulo V, artigo 16, parágrafo IV.


ID
2100445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética do Farmacêutico, julgue o item a seguir.

Os laudos de perícia farmacêutica devem ser assinados pelo chefe do serviço, independentemente de ter havido participação desse profissional nos exames, pois a responsabilidade pelos laudos periciais constitui atribuição desse cargo.

Alternativas
Comentários
  • A questão se encontra errada, pois no CAPÍTULO IV, ART. 14, existe a proibição tanto de assumir responsabilidade por ato que não praticou como assinar por trabalho realizado por outra pessoa.

    “XX - assinar trabalho realizado por outrem, alheio à sua execução, orientação, supervisão ou fiscalização ou, ainda, assumir responsabilidade por ato farmacêutico que não praticou ou do qual não participou;”


ID
2100448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao Código de Ética do Farmacêutico, julgue o item a seguir.

Considere que um farmacêutico, em exercício de suas atividades profissionais em farmácia, tenha negociado uma redução da sua carga horária de trabalho, com a devida redução da sua remuneração para o equivalente à metade do valor estipulado pelo sindicato como piso salarial para sua função. Nessa situação, é correto afirmar que esse farmacêutico não infringiu a legislação profissional, pois utilizou de seu livre direito de firmar acordo sobre salário para negociar melhores condições de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Não utilizou do seu livre direito, já que a legislação prevê salarios proporcionais ao piso  de referência (44h) com horas reduzidas..20h, 30h, 40h.

  • A questão se encontra errada, pois no CAPÍTULO IV, ART. 14, existe a proibição de aceitar remuneração abaixo do piso salarial e, apesar de a questão citar uma redução da carga horária seria necessário que isso estivesse previsto no acordo legal da categoria, pois o piso por carga horária é algo normatizado para a categoria por um órgão competente (Conselho de Farmácia) e não uma decisão de livre arbítrio do profissional.

    A Resolução 596/2014 do CFF, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, e especificamente em seu art. 14, inciso X, no que se refere a proibição em aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria;


ID
2104549
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

0 Código de Ética Farmacêutica é estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia n°. 596 de 21 de fevereiro de 2014. Em relação ao Código de Ética, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • O item D está errado porque deveria estar escrito dever e não direito.

  • Dever: atividade OBRIGATÓRIA do profissional

    Direito: atividade OPCIONAL, o farmacêutico pode ou não decidir pela atividade se considerar necessário e justificado.

  • Gabarito D

    DOS DEVERES:

    XIV - recusar o recebimento de mercadorias ou produtos sem rastreabilidade de sua origem, sem nota fiscal ou em desacordo com a legislação vigente;

  • Gabarito: Letra D

    Pois é um DEVER do farmacêutico, e não um direito.


ID
2179546
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 417/2004, que aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) DEVER

    B) DEVER

    C) CORRETA

    D) DIREITO

    E) PROIBIDO

  • A) É PROIBIDO ao farmacêutico obstar ou dificultar a ação fiscalizadora ou desacatar as autoridades sanitárias ou profissionais, quando no exercício das suas funções;

    B) É DEVER

    C) DIREITO - GABARITO!

    D) É DEVER do farmacêutico garantir ao usuário o acesso à informação independente sobre as práticas terapêuticas oficialmente reconhecidas no país, de modo a possibilitar a sua livre escolha;

    E) É PROIBIDO!


ID
2224807
Banca
CRF-TO
Órgão
CRF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos e os demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito profissional respectivo, inclusive nas atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da Farmácia, em prol do zelo pela saúde. Segundo o código de Ética Farmacêutica:

Alternativas
Comentários
  • Gab letra b, 

  • Letra D - Art. 26 RDC 596/2014     

    PRESCREVE EM 24 MESES A CONTATAÇÃO FISCAL DE AUSÊNCIA...


ID
2248912
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica é estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia n°. 596 de 21 de fevereiro de 2014. Em relação ao Código de Ética, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • a) É um DEVER.

    b) GABARITO

    c) É um DEVER

    d) É um DIREITO


ID
2257624
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O exercício da profissão farmacêutica tem dimensões de valores éticos e morais que são regulados pelo Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia, nº. 596, de 21 de fevereiro de 2014. Além dessas dimensões, o Código de Ética Farmacêutica estabelece atos regulatórios e diplomas legais vigentes, cuja transgressão poderá resultar em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia (CRF), após apuração de sua Comissão de Ética, observado o direito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, independentemente das demais penalidades estabelecidas pela legislação em vigor no país. Analise as alternativas abaixo e assinale a que está correta em relação ao vínculo profissional de qualquer natureza do (a) farmacêutico (a):

Alternativas
Comentários
  • Art 12 XIII

  • Art. 12 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:

    XIII - comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, em 5 (cinco) dias, o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independentemente de retenção de documentos pelo empregador.

  • Gabarito: E.


ID
2283058
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Um farmacêutico diretor técnico de uma farmácia hospitalar, participará da 21a Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Hospitais, Laboratórios, Farmácias, Clínicas e Consultórios, que acontecerá de 20 a 23 de maio de 2014, em São Paulo. De acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, assinale a alternativa que apresenta a data de antecedência mínima para que ele faça a comunicação de seu afastamento ao seu respectivo Conselho Regional de Farmácia:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 12 :

    2º - Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

  • Gabarito: Letra D

  • Se a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas e a feira ocorrerá dia 20, então ele deveria comunicar até dia 17, não?

    Nesse caso, o gabarito seria letra C.

  • Também marquei C, porque para ser dia 19 teria que ser 24 horas no código de ética

  • RESOLUÇÃO Nº 417

    DE 29 DE SETEMBRO DE 2004

    Ementa: Aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.

     3º - Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras atividades, a comunicação ao CRF deverá ocorrer com antecedência mínima de 1 (um) dia.

    RESOLUÇÃO Nº 596 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014.

    Ementa: Dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. 

    § 2º Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

  • ATENÇÃO!

    QUESTÃO DO ANO DE 2013

    O CÓDIGO DE ÉTICA ENTROU EM VIGOR EM 2014, PORTANTO, A QUESTÃO REFERE-SE AO AFASTAMENTO TEMPORÁRIO ANTES DO CÓDIGO DE ÉTICA.

  • Esse é um daqueles momentos em que mesmo estando errado você está certo...

  • § 2º - Quando o afastamento ocorrer por motivo previamente agendado, como férias, congressos e cursos de aperfeiçoamento relacionados à área de atuação farmacêutica, a comunicação ao CRF deverá ocorrer com antecedência mínima de 12 (doze) horas.

    RESOLUÇÃO Nº 711, DE 30 JULHO DE 2021

    Questão desatualizada.

    Bons estudos!


ID
2283061
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em 26 de setembro de 2013 foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução N°. 586 do Conselho Federal de Farmácia, que regula a prescrição farmacêutica e dá outras providências. A conduta ética dos profissionais farmacêuticos a respeito dessa resolução, de acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Resolução nº 586 - Conselho Federal de Farmácia

    Art. 18 - Na relação com os Conselhos, obriga-se o farmacêutico a:

    I. acatar e respeitar os Acórdãos e Resoluções do Conselho Federal e os Acórdãos e Deliberações dos Conselhos Regionais de Farmácia;

  • "Acatar e estabelecer acordos vantajosos" kakakakakaka eu ri (essa é a errada galera, só achei engraçado.)


ID
2311339
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica é estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia, nº. 596, de 21 de fevereiro de 2014. Sobre o Código de Ética Farmacêutica, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Letra C , o correto e informar em no máximo 5 dias 

  •  

    Dos Deveres
    Art. 12 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:

    XIII - comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, em 5 (cinco) dias, o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independentemente de retenção de documentos pelo empregador;
     

    Também é aplicada uma sanção disciplinar mediana.

    Art. 8º - Às infrações éticas e disciplinares medianas, devem ser aplicadas a pena de multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro, ou aplicada a pena de suspensão, no caso de reincidência, sendo elas:

    XI – não comunicar em 5 (cinco) dias ao Conselho Regional de Farmácia o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independentemente de retenção de documentos pelo empregador;
     

  • Art. 12 - Ocorrendo a baixa do profissional farmacêutico, obrigam-se os estabelecimentos à contratação de novo farmacêutico, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, atendido o disposto nas Leis nos 5.991, de 17 de dezembro de 1973, e 6.437, de 20 de agosto de 1977.

  • Gabarito C

    Dos Princípios Fundamentais

    Art. 1º - O exercício da profissão farmacêutica tem dimensões de valores éticos e morais que são reguladas por este Código, além de atos regulatórios e diplomas legais vigentes, cuja transgressão poderá resultar em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia (CRF), após apuração de sua Comissão de Ética, observado o direito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa, independentemente das demais penalidades estabelecidas pela legislação em vigor no país.

    Art. 2º - O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.

    Art. 3º - A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.

    Art. 4º - O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.

    Art. 5º - O farmacêutico deve exercer a profissão com honra e dignidade, devendo dispor de condições de trabalho e receber justa remuneração por seu desempenho.

    Art. 6º - O farmacêutico deve zelar pelo desempenho ético, mantendo o prestígio e o elevado conceito de sua profissão.

    Art. 7° - O farmacêutico deve manter atualizados os seus conhecimentos técnicos e científicos para aprimorar, de forma contínua, o desempenho de sua atividade profissional.

    Art. 8º - A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância, não pode ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais.

    Art. 9º - O trabalho do farmacêutico deve ser exercido com autonomia técnica e sem a inadequada interferência de terceiros, tampouco com objetivo meramente de lucro, finalidade política, religiosa ou outra forma de exploração em desfavor da sociedade.

    Art. 10 - O farmacêutico deve cumprir as disposições legais e regulamentares que regem a prática profissional no país, sob pena de aplicação de sanções disciplinares e éticas regidas por este regulamento.

  • essa questão cai muito em concurso


ID
2361226
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Conforme o Código de Ética Farmacêutica, o profissional, ao exercer a profissão farmacêutica sem condições dignas de trabalho e justa remuneração por seu desempenho, estará sujeito a uma infração ética e disciplinar

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º - Às infrações éticas e disciplinares leves devem ser aplicadas as penas de advertência sem publicidade na primeira vez; advertência por inscrito, sem publicidade, com o emprego da palavra “censura” na segunda vez; multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência, cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequentes, sendo elas:

    III - exercer a profissão farmacêutica sem condições dignas de trabalho e justa remuneração por seu desempenho;


ID
2361316
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O conjunto de normas que indica como os indivíduos devem se comportar na qualidade de membros de um determinado corpo socioprofissional é denominado

Alternativas
Comentários
  • Veja que o avaliador, especialmente em relação a nossa matéria, não tem muito o que inventar, então acaba por repetir até os conceitos básicos, como este.

    Ética profissional é a que dispõe sobre o conjunto de normas que indica como os indivíduos devem se comportar na qualidade de membros de um determinado corpo socioprofissional. 

    Resposta: C

  • Gabarito letra C

  • O que é Ética Profissional?

    A ética profissional é o conjunto de valores, normas e condutas que conduzem e conscientizam as atitudes e o comportamento de um profissional na organização. Desta forma, a ética profissional é de interesse e importância da empresa e também do profissional que busca o desenvolvimento de sua carreira.


ID
2426854
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei no. 3.820, de 11 de novembro de 1960, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras providências. Segundo essa lei, uma das atribuições do Conselho Federal de Farmácia (CFF) é organizar o Código de Deontologia Farmacêutica. O Código de Ética Farmacêutica atual é estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia n°. 596 de 21 de fevereiro de 2014. A respeito do Código de Ética Farmacêutica, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A - GABARITO

    B - 48h

    C - 5 dias úteis

    D - 48h

    E - 5 dias úteis

  • Gabarito A.

    Art. 13 da resolução 596 de 21 de fevereiro de 2014 (código de ética do farmacêutico) - O farmacêutico deve comunicar previamente ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento temporário das atividades profissionais pelas quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    § 1º - Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato.

    § 2º - Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas. Parte inferior do formulário

     


ID
2432659
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Farmacêutico, sexo masculino e com 20 anos de profissão, atua como Responsável Técnico em um Laboratório de Análises Clínicas. O profissional supracitado assinou laudo em branco possibilitando, dessa forma, o uso indevido do seu nome e de sua atividade profissional. De acordo com o Código de Ética Farmacêutica, isso caracteriza

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra b.

    Art. 9º - Às infrações éticas e disciplinares graves devem ser aplicadas as penas de suspensão de 3 (três) meses na primeira vez; de 6 (seis) meses na segunda vez; e de 12 meses na terceira vez, sendo elas:

    XIII - assinar laudo ou qualquer outro documento farmacêutico em branco, de forma a possibilitar, ainda que por negligência, o uso indevido do seu nome ou atividade profissional;

    Fonte: RESOLUÇÃO Nº 596 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014.


ID
2451508
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica é estabelecido pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia, n°. 596, de 21 de fevereiro de 2014. Sobre o Código de Ética Farmacêutica assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra d.

    CAPÍTULO III

    Dos Deveres

    X - garantir ao usuário o acesso à informação independente sobre as práticas terapêuticas oficialmente reconhecidas no país, de modo a possibilitar a sua livre escolha;

  • A) É direito do farmacêutico

    B)  É direito do farmacêutico ter acesso a todas as informações técnicas relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão;

    C) É dever do farmacêutico

    D) correta

    E) É dever do farmacêutico

  • Gabarito D

    Dos Direitos

    V - opor-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade em instituição pública ou privada sem remuneração ou condições dignas de trabalho, ressalvadas as situações de urgência ou emergência, devendo comunicá-las imediatamente às autoridades sanitárias e profissionais;

    X - ter acesso a todas as informações técnicas relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão;

    Dos Deveres

    XII - denunciar às autoridades competentes quaisquer formas de agressão ao meio ambiente e riscos inerentes ao trabalho, que sejam prejudiciais à saúde e à vida;

    VIII - assumir, com responsabilidade social, ética, sanitária, ambiental e educativa, sua função na determinação de padrões desejáveis em todo o âmbito profissional;

    X - garantir ao usuário o acesso à informação independente sobre as práticas terapêuticas oficialmente reconhecidas no país, de modo a possibilitar a sua livre escolha;

  • Cuidado com a pegadinha da literalidade, pode parecer estranho o farmaceutico oferecer informações de práticas terapêuticas não reconhecidas oficialmente, mas isso nada mais é que o compromisso com a melhor evidência num panorama internacional da comunidade científica, independente de uma dada política de governo, por exemplo.


ID
2456110
Banca
FUNRIO
Órgão
SESAU-RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o Capítulo III (Dos deveres) do Código de Ética da Profissão Farmacêutica, são deveres do farmacêutico, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Art. 14º - É direito do farmacêutico:

    I - dedicar no exercício da profissão, quando em regime de relação de emprego, o tempo que sua experiência e capacidade profissional recomendarem para o desempenho de suas atividades, evitando que o acúmulo de encargos prejudique a qualidade da atividade farmacêutica prestada;

    II - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada onde inexistam condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o paciente, com direito a representação junto às autoridades sanitárias e profissionais, contra a instituição;


ID
2459707
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética da Profissão Farmacêutica traz em seu preâmbulo a afirmativa de que “O Farmacêutico é um Profissional da Saúde, cumprindo-lhe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde pública e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à comunidade na promoção da saúde”. (BRASIL, 2004).

Avalie as afirmações sobre as infrações e sanções disciplinares referentes ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica que se pode considerar transgressão passível de sanção.

I. Comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às demais autoridades competentes os fatos que caracterizem infringência a este Código e às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas.

II. Respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar, excetuandose aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar.

III. Exercer a profissão farmacêutica sem condições dignas de trabalho e justa remuneração por seu desempenho.

IV. Afastar-se temporariamente das atividades profissionais por motivo de doença, férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento ou outras atividades inerentes ao exercício profissional, quando não houver outro farmacêutico que legalmente o substitua, sem comunicar ao Conselho Regional de Farmácia.

Está correto apenas o que se afirma em 

Alternativas
Comentários
  • DEVER I. Comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às demais autoridades competentes os fatos que caracterizem infringência a este Código e às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas.

    DEVER II. Respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar, excetuandose aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar.

    PROIBIÇÃO III. Exercer a profissão farmacêutica sem condições dignas de trabalho e justa remuneração por seu desempenho.

    PROIBIÇÃO IV. Afastar-se temporariamente das atividades profissionais por motivo de doença, férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento ou outras atividades inerentes ao exercício profissional, quando não houver outro farmacêutico que legalmente o substitua, sem comunicar ao Conselho Regional de Farmácia.


ID
2493007
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, Resolução n° 417/2004 do Conselho Federal de Farmácia, são proibições ao farmacêutico, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • É um direito: negar-se a realizar atos farmacêuticos que, embora autorizados por lei, sejam contrários aos ditames da ciência e da técnica.


ID
2515381
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O código de ética do profissional farmacêutico prevê que, ao farmacêutico,

Alternativas
Comentários
  • Essa questão cabe recurso, já que está previsto e altorizado a prescrição de MIP's (Medicamentos Isentos de Prescrição), fitoterápicos e práticas integradas a saúde.

  • CAPÍTULO IV

    DAS PROIBIÇÕES

    ART.14

    II - EXERCER SIMULTANEAMENTE A MEDICINA

  • Concordo Vivian!


ID
2695198
Banca
IADES
Órgão
CRF - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica (Resolução n° 596/2014) é o conjunto de normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos no exercício da profissão, em favor da saúde das pessoas. Esse documento estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. Segundo o Código de Ética Farmacêutica, incorre em infração ética e disciplinar grave o farmacêutico que

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º - Às infrações éticas e disciplinares medianas, devem ser aplicadas a pena de multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro, ou aplicada a pena de suspensão, no caso de reincidência, sendo elas:

    a)  VIII - delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica;

    b)  IX - exercer a profissão e funções relacionadas à Farmácia, exclusivas ou não, sem a necessária habilitação legal;

    Art. 7º - Às infrações éticas e disciplinares leves devem ser aplicadas as penas de advertência sem publicidade na primeira vez;

    c) II - desrespeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar;

    d)  X - permitir que terceiros tenham acesso a senhas pessoais, sigilosas e intransferíveis, utilizadas em sistemas informatizados e inerentes à sua atividade profissional;

  • fornecer, dispensar ou permitir que sejam dispensados, sob qualquer forma, substância, medicamento ou fármaco para uso diverso da indicação para a qual foi licenciado, salvo quando houver evidência ou mediante entendimento formal com o prescritor.

  • A) Mediana

    B) Mediana

    C) Leve

    D) Leve

  • Se isso valesse mesmo, não teria uma pá de farmácias vendendo kit covid, cloroquina e ivermectina pra tratar covid...


ID
2725654
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico é um profissional da saúde, cumprindo-lhe executar todas as atividades inerentes ao âmbito profissional farmacêutico, de modo a contribuir para a salvaguarda da saúde e, ainda, todas as ações de educação dirigidas à coletividade na promoção da saúde. (Preâmbulo da resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014. Código de Ética Farmacêutica).


É direito do farmacêutico

Alternativas
Comentários
  • LETRA A. AS DEMAIS DIZEM RESPEITO AS PROIBIÇÕES.

    CAPÍTULO IV

    Das Proibições

    Art. 14 - É proibido ao farmacêutico:

    I - participar de qualquer tipo de experiência com fins bélicos, raciais ou eugênicos, bem como de pesquisa não aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais;

    XV - extrair, produzir, fabricar, transformar, beneficiar, preparar, distribuir, transportar, manipular, purificar, fracionar, importar, exportar, embalar, reembalar, manter em depósito, expor, comercializar, dispensar ou entregar ao consumo medicamento, produto sujeito ao controle sanitário, ou substância, em contrariedade à legislação vigente, ou permitir que tais práticas sejam realizadas;

    XXIII - fornecer, dispensar ou permitir que sejam dispensados, sob qualquer forma, substância, medicamento ou fármaco para uso diverso da indicação para a qual foi licenciado, salvo quando baseado em evidência ou mediante entendimento formal com o prescritor;


ID
2747023
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução N° 596 de 21 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre o Código de Ética e sobre o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares, analise as proposições abaixo:


I. É direito do farmacêutico interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, além de exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial, as determinações ligadas à legibilidade da prescrição.

II. São deveres do farmacêutico: selecionar e supervisionar, nos limites da lei, os colaboradores para atuarem no auxílio ao exercício de suas atividades; recusar o recebimento de mercadorias ou produtos sem rastreabilidade de sua origem, sem nota fiscal ou em desacordo com a legislação vigente.

III. É proibido ao farmacêutico aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria, assim como declarar possuir títulos científicos ou especialização que não possa comprovar, nos termos da lei.

IV. É considerada infração ética e disciplinar grave, com pena de 1 a 3 salários mínimos regionais, aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria.

V. É considerada infração ética e disciplinar leve, com pena de suspensão de 3 (três) a 6 (seis) meses, participar de qualquer tipo de experiência com fins bélicos, raciais ou eugênicos, bem como de pesquisa não aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa/ Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais.


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Item v: Art. 9o - Às infrações éticas e disciplinares graves devem ser aplicadas as penas de suspensão de 3 (três) meses na primeira vez; de 6 (seis) meses na segunda vez; e de 12 meses na terceira vez

    item IV: Art. 8o - Às infrações éticas e disciplinares medianas, devem ser aplicadas a pena de multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro, ou aplicada a pena de suspensão, no caso de reincidência

  • Infrações éticas leves:                         exp.:  Deixar de comunicar ao CRF infringências a este código
    - avertência sem publicidade                           Desrespeitar direito de decisão de tratamento do usuário                  
    - advertência s/ publicidade + censura            Exercer profissão sem condições dignas de trabalho/remuneração
    - multa de 1-3 salários mínimos.                      Afastar-se temporariamente quando não há substituto legal sem informar ao CRF

    Infrações éticas medianas:                            Exercer simultaneamente a medicina
    -multa 1-3 salários mínimos                              Produzir/dispensar/permitir dispensação de  produtos sem identificação clara e precisa
    -dobro da multa inicial                                       Aceitar remuneração abaixo do piso orindo de acordo, convenção coletiva ou dissídeo
    -suspensão                                                       Não comunicar em 5 dias ao CRF encerramento de seu vínculo profissional

    Infrações graves:                           Violar sigilo de fatos e informações de que tenha tomado conhecimento 
    -suspensão 3 meses                        Participar de experiencia com fins bélicos, eugênicos e raciais
    -suspensão 6 meses                        Dispensar farmaco para fins diversos da indicação para a qual foi licenciado
    -suspensão 12 meses                      Praticar fato caracterizado por imperícia, negligência, imprudência

    3 Suspensões = Eliminação

  • Gabarito A

    Art. 7º - Às infrações éticas e disciplinares leves devem ser aplicadas as penas de:

    advertência sem publicidade na primeira vez;

    advertência por inscritosem publicidade, com o emprego da palavra “censura” na segunda vez;

    multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência, cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequentes.

    Art. 8º - Às infrações éticas e disciplinares medianas, devem ser aplicadas a pena de:

    > multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro, ou aplicada a pena de suspensão, no caso de reincidência.

    Art. 9º - Às infrações éticas e disciplinares graves devem ser aplicadas as penas de:

    suspensão:

    # de 3 (três) meses na primeira vez;

    # de 6 (seis) meses na segunda vez; e

    # de 12 meses na terceira vez.

  • I. ✔️ É direito do farmacêutico interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, além de exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial, as determinações ligadas à legibilidade da prescrição.

    II. ✔️ São deveres do farmacêutico: selecionar e supervisionar, nos limites da lei, os colaboradores para atuarem no auxílio ao exercício de suas atividades; recusar o recebimento de mercadorias ou produtos sem rastreabilidade de sua origem, sem nota fiscal ou em desacordo com a legislação vigente.

    III. ✔️ É proibido ao farmacêutico aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria, assim como declarar possuir títulos científicos ou especialização que não possa comprovar, nos termos da lei.

    IV. É considerada infração ética e disciplinar MEDIANA, com pena de 1 a 3 salários mínimos regionais aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria.

    V. É considerada infração ética e disciplinar GRAVE, com pena de suspensão de 3 (três) a 6 (seis) meses, participar de qualquer tipo de experiência com fins bélicos, raciais ou eugênicos, bem como de pesquisa não aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa/ Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP) ou Comissão de Ética no Uso de Animais.


ID
2875801
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Resolução nº 596/14, publicada pelo Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. O anexo III estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. Considerando esse anexo, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A reincidência é verificada quando se comete outra infração ética dentro do prazo de 5 ANOS após trânsito em julgado.

  • Art. 8º - Às infrações éticas e disciplinares medianas, devem ser aplicadas a pena de multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro, ou aplicada a pena de suspensão, no caso de reincidência, sendo elas:

    I - exercer simultaneamente a Medicina; 


ID
2891629
Banca
IADES
Órgão
CRF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Conforme a Resolução n° 596/2014, é direito do farmacêutico

Alternativas
Comentários
  • Acho que a maioria fica em dúvida entre a B ou a C.

    É direito do farmacêutico ser valorizado e respeitado no exercício da profissão, independentemente da função que exerce ou cargo que ocupe.

    Gabarito C.

  • Artigo 11 É direito do farmacêutico:

    I - exercer a sua profissão sem qualquer discriminação, seja por motivo de religião, etnia, orientação sexual, raça, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza vedada por lei;

    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;

    III - exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;

    IV - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais;

    V - opor-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade em instituição pública ou privada sem remuneração ou condições dignas de trabalho, ressalvadas as situações de urgência ou emergência, devendo comunicá-las imediatamente às autoridades sanitárias e profissionais;

    VI - negar-se a realizar atos farmacêuticos que sejam contrários aos ditames da ciência, da ética e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos e ao respectivo Conselho Regional de Farmácia;

    VII - ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico;

    VIII - exercer sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames da legislação vigente;

    IX - ser valorizado e respeitado no exercício da profissão, independentemente da função que exerce ou cargo que ocupe;

    X - ter acesso a todas as informações técnicas relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão;

    XI - decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário;

    XII - não ser limitado, por disposição estatutária ou regimental de estabelecimento farmacêutico, tampouco de instituição pública ou privada, na escolha dos meios cientificamente reconhecidos a serem utilizados no exercício da sua profissão.


ID
2891632
Banca
IADES
Órgão
CRF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base no Código de Ética Farmacêutica, previsto na Resolução n° 596/2014, ao farmacêutico é

Alternativas
Comentários
  • Capítulo V

    Art. 16 ‑ É vedado ao farmacêutico:

    III ‑ promover publicidade enganosa ou abusiva da boa fé do usuário;

  • Gabarito A

    Art. 16 - É vedado ao farmacêutico:

    I - divulgar assunto ou descoberta de conteúdo inverídico;

    II - publicar, em seu nome, trabalho científico do qual não tenha participado, ou atribuir-se a autoria exclusiva, quando houver participação de subordinados ou outros profissionais, farmacêuticos ou não;

    III - promover publicidade enganosa ou abusiva da boa fé do usuário;

    IV - anunciar produtos farmacêuticos ou processos por quaisquer meios capazes de induzir ao uso indevido e indiscriminado de medicamentos ou de outros produtos farmacêuticos;

    V - utilizar-se, sem referência ao autor ou sem a sua autorização expressa, de dados ou informações, publicados ou não.

    Dos Deveres:

    X - garantir ao usuário o acesso à informação independente sobre as práticas terapêuticas oficialmente reconhecidas no país, de modo a possibilitar a sua livre escolha;

    Art. 14 - É proibido ao farmacêutico:

    II - exercer simultaneamente a Medicina;

    X - aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria;

    Art. 15 - Quando atuando no serviço público, é vedado ao farmacêutico:

    II - cobrar ou receber remuneração do usuário do serviço;


ID
2891818
Banca
IADES
Órgão
CRF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica está previsto na Resolução CFF nº 596/2014. Com base nesse normativo, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • art. 2º - A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia em que o

    faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, devendo o processo ser

    instaurado, instruído e julgado em caráter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas

    às partes e aos procuradores constituídos, fornecendo-se cópias das peças expressamente

    requeridas.

    letra C

  • Gabarito C

    Art. 2º - A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, devendo o processo ser instaurado, instruído e julgado em caráter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas às partes e aos procuradores constituídos, fornecendo-se cópias das peças expressamente requeridas.

    § 1º - No decurso da apuração ética, poderá o profissional solicitar transferência para outro Conselho Regional de Farmácia, sem interrupção do processo ético no Conselho Regional de Farmácia em que se apura a falta cometida, devendo o Conselho Regional de Farmácia julgador, após o processo transitado em julgado, informar ao Conselho Regional de Farmácia em que o profissional estiver inscrito quanto ao teor do veredicto e à penalidade imposta.

    § 2º - Por se tratar de direito intertemporal, o processo ético não será suspenso nem encerrado na hipótese de pedido de desligamento ou cancelamento de inscrição profissional, e deverá seguir seu regular procedimento.

    § 5º - Os custos necessários à realização dos trabalhos da Comissão de Ética deverão ser arcados pelo Conselho Regional de Farmácia, vedado o pagamento de qualquer tipo de gratificação aos seus membros.

  • A) O processo ético será suspenso na hipótese de cancelamento da inscrição profissional. - EM CASO DE CANCELAMENTO DA INSCRIÇÃO PROFISSIONAL, O PROCESSO ÉTICO NÃO É SUSPENSO

    B) No decurso da apuração ética, o profissional está impedido de solicitar transferência para outro Conselho Regional de Farmácia. - No decurso da apuração ética, PODERÁ o profissional solicitar transferência para outro CRF, devendo o CRF julgador, após transitado em julgado, informar ao CRF em que o profissional estiver inscrito quanto: ao teor do veredicto e à penalidade imposta.

    C) ✔️A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu.

    D) O processo de apuração ética é público. O PROCESSO DE APURAÇÃO ÉTICA É SIGILOSO!!!

    E) Os custos necessários à realização dos trabalhos da Comissão de Ética são custeados pelo infrator. - Os custos necessários à realização dos trabalhos da Comissão de Ética deverão ser arcados pelo Conselho Regional de Farmácia


ID
2897350
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

“O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos e os demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito profissional respectivo, inclusive nas atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da Farmácia, em prol do zelo pela saúde”.

Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/resolucoes/596.pdf.


Considerando o Código de Ética da Profissão Farmacêutica (Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014), podemos considerar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

  • Gabarito A

    Dos Direitos

    Art. 11 – É direito do farmacêutico:

    I - exercer a sua profissão sem qualquer discriminação, seja por motivo de religião, etnia, orientação sexual, raça, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza vedada por lei;

    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;

    III - exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;

    IV - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais;

    [...]

  • A) Ao farmacêutico é assegurado o direito de recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada que não apresente condições dignas de trabalho. GABARITO

    B) O farmacêutico não deve denunciar às autoridades competentes quaisquer formas de agressão ao meio ambiente, uma vez que existem órgãos específicos para tal atividade. → O farmacêutico DEVE denunciar.

    C) É permitido ao farmacêutico exercer a profissão farmacêutica quando estiver sob a sanção disciplinar de suspensão. → É PROIBIDO ao farmacêutico.

    D) É permitido ao farmacêutico aceitar remuneração abaixo do estabelecido como o piso salarial oriundo de acordo, convenção coletiva ou dissídio da categoria.É PROIBIDO ao farmacêutico.

    E) O profissional condenado por sentença criminal transitada em julgado em razão do exercício da profissão não estará suspenso da atividade, podendo exercer a profissão enquanto durar a execução da pena. → ESTARÁ suspenso das atividades.


ID
2897392
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o Código de Ética da Profissão Farmacêutica (Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014), podemos considerar que, em relação ao Código de Processo Ético:

Alternativas
Comentários
  • Recebimento da denúncia;

    Instauração ou Arquivamento;

    Montagem do processo ético-disciplinar;

    Instalação dos trabalhos;

    Conclusão da Comissão de Ética;

    Julgamento;

    Recursos e revisões; e

    Execução.

  • a) Artigo 2º A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, devendo o processo ser instaurado, instruído e julgado em caráter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas às partes e aos procuradores constituídos, fornecendo-se cópias das peças expressamente requeridas.

    b) Artigo 3º Os Conselhos Regionais de Farmácia instituirão Comissões de Ética com a competência de emitir parecer, justificadamente, pela abertura ou não de processo ético-disciplinar, sendo que a decisão denegatória deverá ser submetida ao Presidente do Conselho Regional de Farmácia para deliberação.

    § 1º Cada Comissão de Ética será composta por, no mínimo, 3 (três) farmacêuticos nomeados pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia e homologados pelo Plenário, com mandato igual ao da Diretoria.

    c) Artigo 4º A apuração ética obedecerá cronologicamente para sua tramitação os seguintes passos:

    I - Recebimento da denúncia;

    II - Instauração ou arquivamento;

    III - Montagem do processo ético-disciplinar;

    IV - Instalação dos trabalhos;

    V - Conclusão da Comissão de Ética;

    VI - Julgamento;

    VII - Recursos e revisões;

    VIII - Execução.

    d) Artigo 7º A apuração do processo ético-disciplinar inicia-se por ato do Presidente do Conselho Regional de Farmácia, quando este:

    I - tomar ciência inequívoca do ato ou matéria que caracterize infração ética profissional;

    II - tomar conhecimento de infração ética profissional por meio do Relatório de Fiscalização do Conselho Regional de Farmácia.

    e) Artigo 12. Recebido o processo, a Comissão de Ética o instalará e deverá observar os prazos prescricionais previstos em lei para concluir os seus trabalhos, obedecendo aos seguintes procedimentos:

    (...)

    V - determinar a imediata comunicação por correspondência ao indiciado, relatando-lhe sobre:

    a) a abertura do processo ético;

    b) o local, a data e a hora designados para a sessão em que ocorrerá o seu depoimento;

    c) o direito de arrolar até 3 (três) testemunhas na sua defesa prévia, cujos nomes e endereços completos devem ser apresentados em 10 (dez) dias anteriores à data da audiência;

    d) a obrigatoriedade de comparecimento das testemunhas arroladas na Sessão de Depoimento designada pela Comissão de Ética, independentemente da intimação.

  • Gabarito C

    Art. 4º - A apuração ética obedecerá cronologicamente para sua tramitação os seguintes passos: RIM ICo JuRE

    I - Recebimento da denúncia;

    II - Instauração ou arquivamento;

    III - Montagem do processo ético-disciplinar;

    IV - Instalação dos trabalhos;

    V - Conclusão da Comissão de Ética;

    VI - Julgamento;

    VII - Recursos e revisões;

    VIII - Execução..

  • ATUALIZAÇÃO 2021. Art. 5º - A apuração ética obedecerá cronologicamente para sua tramitação os seguintes

    passos:

    I - Recebimento da denúncia;

    II - Instauração ou arquivamento;

    III - Montagem do processo ético-disciplinar;

    IV - Instalação dos trabalhos;

    V - Conclusão da Comissão de Ética;

    VI - Julgamento;

    VII - Recurso;

    VIII - Execução;

    IX - Revisão.


ID
2897413
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As infrações éticas e disciplinares, de acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica (Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014), podem ser divididas em leves, medianas e graves, e assim são classificadas de acordo com o grau de transgressão às normas e às determinações dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia e à legislação farmacêutica e correlata.


Qual alternativa apresenta a correta sanção para o tipo de infração ética e disciplinar, baseada no Código de Ética da Profissão Farmacêutica?

Alternativas
Comentários
  • Artigo 9º Às infrações éticas e disciplinares graves devem ser aplicadas as penas de suspensão de 3 (três) meses na primeira vez; de 6 (seis) meses na segunda vez; e de 12 meses na terceira vez

  • A) Caso seja penalizado em infrações éticas e disciplinares medianas, o profissional deverá pagar multa que pode variar de 3 (três) a 6 (seis) salários mínimos regionais (1 a 3 salários)

    B) Caso o transgressor seja reincidente em infrações éticas e disciplinares medianas, este deve ser penalizado com a pena de suspensão do registro no Conselho Regional de Farmácia cuja jurisdição estiver sujeito (multa em dobro ou suspensão)

    C) Caso o transgressor seja penalizado em infrações éticas e disciplinares graves devem ser aplicadas as penas de suspensão de 12 meses na terceira vez da perpetração da transgressão.

    D) O transgressor penalizado em infrações éticas e disciplinares leves poderá, além de pagar multa, ser penalizado com a pena de suspensão do registro no Conselho Regional de Farmácia cuja jurisdição estiver sujeito. (infrações leves não levam a suspensão)

    E) Caso seja penalizado em infrações éticas e disciplinares graves, o profissional deverá pagar multa que pode variar de 6 (seis) a 12 (doze) salários mínimos regionais (infrações graves levam a suspensão direta)

  • Gabarito C

    Art. 7º - Às infrações éticas e disciplinares leves devem ser aplicadas as penas de:

    > advertência sem publicidade na primeira vez;

    > advertência por inscrito, sem publicidade, com o emprego da palavra “censura” na segunda vez;

    > multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência, cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequentes.

    Art. 8º - Às infrações éticas e disciplinares medianas, devem ser aplicadas a pena de:

    > multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro, no caso de reincidência.

    > ou aplicada a penas de suspensão, no caso de reincidência.

    Art. 9º - Às infrações éticas e disciplinares graves devem ser aplicadas as penas de:

    > suspensão:

    # de 3 (três) meses na primeira vez;

    # de 6 (seis) meses na segunda vez; e

    # de 12 meses na terceira vez.


ID
2913706
Banca
UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa correta em conformidade com a Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.

Alternativas
Comentários
  •  RESOLUÇÃO 596

    Art. 2º - O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.

  • CÓDIGO DE ÉTICA FARMACÊUTICA  RESOLUÇÃO No 596 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014. 

    O farmacêutico não responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.

    Art. 4o - O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão. 

    A profissão farmacêutica pode ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais.

    Art. 8o - A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância, não pode ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais. 

    A Dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, priorizando-se o bem-estar do profissional.

    Art. 3o - A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social. 

    Correta:

    O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.

    O farmacêutico deve ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por médicos.

    é direito do farmacêutico:

    VII - ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico; 

  • A) O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.

    B) A profissão farmacêutica NÃO pode ser exercida sobrepondo-se à promoção, prevenção e recuperação da saúde e com fins meramente comerciais.

    C) A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social. 

    D/) O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.

    E) O farmacêutico deve ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por FARMACÊUTICOS.


ID
2940037
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As afirmativas abaixo correspondem aos direitos profissionais contidos no Código de Ética Farmacêutica. Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Capítulo II - Dos Direitos

    Artigo 11 É direito do farmacêutico:

    I - exercer a sua profissão sem qualquer discriminação, seja por motivo de religião, etnia, orientação sexual, raça, nacionalidade, idade, condição social, opinião política, deficiência ou de qualquer outra natureza vedada por lei;

    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;

    III - exigir dos profissionais da saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente, em especial quanto à legibilidade da prescrição;

    IV - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais;

    V - opor-se a exercer a profissão ou suspender a sua atividade em instituição pública ou privada sem remuneração ou condições dignas de trabalho, ressalvadas as situações de urgência ou emergência, devendo comunicá-las imediatamente às autoridades sanitárias e profissionais;

    VI - negar-se a realizar atos farmacêuticos que sejam contrários aos ditames da ciência, da ética e da técnica, comunicando o fato, quando for o caso, ao usuário, a outros profissionais envolvidos e ao respectivo Conselho Regional de Farmácia;

    VII - ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico;

    VIII - exercer sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames da legislação vigente;

    IX - ser valorizado e respeitado no exercício da profissão, independentemente da função que exerce ou cargo que ocupe;

    X - ter acesso a todas as informações técnicas relacionadas ao seu local de trabalho e ao pleno exercício da profissão;

    XI - decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário;

    XII - não ser limitado, por disposição estatutária ou regimental de estabelecimento farmacêutico, tampouco de instituição pública ou privada, na escolha dos meios cientificamente reconhecidos a serem utilizados no exercício da sua profissão.

  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3002797
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 417, de 29 de setembro de 2004, que aprova o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, é proibido ao farmacêutico

Alternativas

ID
3076471
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O capítulo II do Código de Ética da Profissão Farmacêutica estabelece os direitos do Farmacêutico. Todas as afirmativas abaixo estão contempladas nesse capítulo, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III

    DOS DEVERES

    Art. 12 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve: 

    III - exercer a profissão farmacêutica respeitando os atos, as diretrizes, as normas técnicas e a legislação vigentes;

  • Gabarito letra A por ser um dever e não um direito do Farmacêutico.

  • DIREITO


ID
3105955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue o item que se segue.


É vedado ao farmacêutico o exercício simultâneo da farmácia e da nutrição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Ao farmacêutico é vedado exercer simultaneamente a Medicina


ID
3105958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue o item que se segue.


Na dispensação hospitalar interna, é permitida a dispensação de medicamento fracionado com identificação codificada, desde que sem omissão de seu nome ou de sua fórmula.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • Art. 8º - Às infrações éticas e disciplinares medianas, devem ser aplicadas a pena de multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro, ou aplicada a pena de suspensão, no caso de reincidência, sendo elas:

    II - produzir, fornecer, dispensar ou permitir que sejam dispensados meio, instrumento, substância, conhecimento, medicamento, fórmula magistral ou especialidade farmacêutica, fracionada ou não, que não inclua a identificação clara e precisa sobre a(s) substância(s) ativa(s) nela contida(s), bem como suas respectivas quantidades, contrariando as normas legais e técnicas, excetuando-se a dispensação hospitalar interna, em que poderá haver a codificação do medicamento que for fracionado sem, contudo, omitir o seu nome ou fórmula;


ID
3105961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue o item que se segue.


É vedado ao farmacêutico delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13 - XVIII. É proibido ao farmacêutico: Delegar a outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica


ID
3105964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue o item que se segue.


A recusa do recebimento de mercadorias ou produtos sem rastreabilidade de sua origem, sem nota fiscal ou em desacordo com a legislação vigente é uma faculdade do farmacêutico.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, não se trata de faculdade, mas de um dever

  • ERRADO

    A recusa do recebimento de mercadorias ou produtos sem rastreabilidade de sua origem, sem nota fiscal ou em desacordo com a legislação vigente é uma DEVER do farmacêutico.


ID
3105967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base no Código de Ética Farmacêutica, estabelecido pela Resolução n.º 596/2014, julgue o item que se segue.


O profissional farmacêutico responde individualmente, mas não solidariamente, quando realiza ato de dispensação em atendimento a prescrição contrária aos ditames da ciência, da ética e da técnica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    O profissional farmacêutico responde individualmente OU solidariamente, quando realiza ato de dispensação em atendimento a prescrição contrária aos ditames da ciência, da ética e da técnica.


ID
3138232
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

É permitido ao farmacêutico, de acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica,

Alternativas

ID
3142171
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o código de ética da profissão farmacêutica, receber ou receptar mercadorias ou produtos sem rastreabilidade de sua origem, sem nota fiscal ou em desacordo com a legislação vigente é uma infração ética e disciplinar

Alternativas
Comentários
  • Grave, 3 mesesna primeira, 6 na segunda e 12 na terceira


ID
3148408
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O farmacêutico que “fornecer, dispensar ou permitir que sejam dispensados, sob qualquer forma, substância, medicamento ou fármaco para uso diverso da indicação para a qual foi licenciado, salvo quando baseado em evidência ou mediante entendimento formal com o prescritor” terá cometido uma infração ética e disciplinar

Alternativas
Comentários
  • E

    grave, devendo ser aplicada a pena de suspensão de 3 meses na primeira vez; de 6 meses na segunda vez; e de 12 meses na terceira vez


ID
3154471
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a uma infração ética e disciplinar considerada mediana de acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.

Alternativas
Comentários
  • A - Moderada (CORRETA)

    B, C, D - GRAVE

    E - Leve


ID
3163819
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Acerca dos deveres do farmacêutico, apresentados no Código de Ética Farmacêutica, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Garantir ao usuário o acesso à informação independente sobre as práticas terapêuticas oficialmente reconhecidas no país, de modo a possibilitar sua livre escolha.
II. Contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, sobretudo quando, nessa área, ocupar cargo ou desemprenhar função pública.
III. Recusar o recebimento de mercadorias ou produtos sem rastreabilidade de sua origem, sem nota fiscal ou em desacordo com a legislação vigente.

Alternativas

ID
3164164
Banca
IADES
Órgão
CRF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que tange ao Código de Ética Farmacêutica, disciplinado na Resolução no 596/2014, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A:

    Art. 3o - A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.

  • Resolução no 596/2014

    Art. 4º - O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.

    Art. 9º - O trabalho do farmacêutico deve ser exercido com autonomia técnica e sem a inadequada interferência de terceiros, tampouco com objetivo meramente de lucro, finalidade política, religiosa ou outra forma de exploração em desfavor da sociedade.

  • ALTERNATIVA A:

    Art. 3o - A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.


ID
3164167
Banca
IADES
Órgão
CRF-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o Código de Ética Farmacêutica, o farmacêutico, quando atuando no serviço público,

Alternativas
Comentários
  • A) NÃO PODE de utilizar-se do serviço para executar trabalhos de empresa privada de sua propriedade, mesmo obtendo vantagens pessoais.

    B) NÃO PODE cobrar ou receber remuneração do usuário do serviço.

    C) NÃO PODE exercer simultaneamente a medicina.

    D) ) está proibido de reduzir, irregularmente, quando em função de chefia ou coordenação, a remuneração devida a outro farmacêutico.

    E) NÃO PODE consultar e aceitar a interferência de leigos nos respectivos trabalhos e nas próprias decisões de natureza profissional.


ID
3166570
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


É  direito  do  farmacêutico  recusar‐se  a  exercer  a  profissão  em  instituição  pública  ou  privada  sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar  o  usuário,  com  direito  à  representação  às  autoridades  sanitárias e profissionais. 

Alternativas
Comentários
  • CORRETA!

    Art. 11 – É direito do farmacêutico:

    IV - recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais;


ID
3167470
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


O farmacêutico, no exercício efetivo da profissão, deve  respeitar  o  direito  de  decisão  do  usuário  sobre  seu  tratamento,  mesmo  que,  mediante  laudo  médico  ou  determinação judicial, o usuário tenha sido considerado  como incapaz de discernir sobre sua própria saúde e seu  bem‐estar. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 12 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:

    IV - respeitar o direito de decisão do usuário sobre seu tratamento, sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se aquele que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento ou decidir sobre sua própria saúde e bem-estar;

  • ESSE MESMO QUE, não está conforme o inciso IV, do art -12.


ID
3167473
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


Manter‐se  atualizado,  aprimorar  seus  conhecimentos  técnicos e zelar pelo desempenho ético de sua profissão  são deveres do profissional farmacêutico.  

Alternativas
Comentários
  • ''Manter‐se atualizado, aprimorar seus conhecimentos técnicos e zelar pelo desempenho ético de sua profissão são deveres do profissional farmacêutico '' isto não é dever, é principio fundamental


ID
3167476
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


No âmbito profissional e sanitário, a obrigatoriedade de  que a  fiscalização seja exercida por um  farmacêutico é  um direito do farmacêutico.  

Alternativas
Comentários
  • ✔️Direito de ser fiscalizado por outro farmacêutico

  • Art. 11 – É direito do farmacêutico:

    VII - ser fiscalizado no âmbito profissional e sanitário, obrigatoriamente por farmacêutico;


ID
3167479
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O  Código  de  Ética  Farmacêutica  contém  as  normas  que  devem ser observadas pelos farmacêuticos e demais inscritos  nos Conselhos Regionais de Farmácia no âmbito do exercício  profissional  respectivo,  entre  outras.  Sob  a  perspectiva  do  referido Código, julgue o item.


Nos  casos  em  que  o  farmacêutico  também  exerça  a  medicina,  deverá  solicitar  o  registro  de  tal  condição  junto ao Conselho Regional de Farmácia para que possa  realizar a manipulação de medicamentos. 

Alternativas
Comentários
  • É proibido ao farmacêutico exercer simultaneamente a medicina.

  • CÓDIGO DE ÉTICA FARMACÊUTICA:

    ❌ PROIBIÇÃO: EXERCER SIMULTANEAMENTE A MEDICINA

  • Infração MEDIANA: Multa de 1 a 3 salários mínimos regionais (reincidência multa em dobro ou suspensão).

    EXERCER simultaneamente a MEDICINA.


ID
3192286
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Segundo o Código de Ética da Profissão Farmacêutica (DECRETO nº 85.878/81) são atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética?????

  •  Art 1º São atribuições privativas dos profissionais farmacêuticos:

           I - desempenho de funções de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopéicas, quando a serviço do público em geral ou mesmo de natureza privada; (A)

           II - assessoramento e responsabilidade técnica em:

           a) estabelecimentos industriais farmacêuticos em que se fabriquem produtos que tenham indicações e/ou ações terapêuticas, anestésicos ou auxiliares de diagnóstico, ou capazes de criar dependência física ou psíquica;

           b) órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se executem controle e/ou inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de produtos que tenham destinação terapêutica, anestésica ou auxiliar de diagnósticos ou capazes de determinar dependência física ou psíquica;

           c) órgãos, laboratórios, setores ou estabelecimentos farmacêuticos em que se pratiquem extração, purificação, controle de qualidade, inspeção de qualidade, análise prévia, análise de controle e análise fiscal de insumos farmacêuticos de origem vegetal, animal e mineral;

           d) depósitos de produtos farmacêuticos de qualquer natureza;

           III - a fiscalização profissional sanitária e técnica de empresas, estabelecimentos, setores, fórmulas, produtos, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica; (C)

           IV - a elaboração de laudos técnicos e a realização de perícias técnico-legais relacionados com atividades, produtos, fórmulas, processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica;

           V - o magistério superior das matérias privativas constantes do currículo próprio do curso de formação farmacêutica, obedecida a legislação do ensino; ( D)

           VI - desempenho de outros serviços e funções, não especificados no presente Decreto, que se situem no domínio de capacitação técnico-científica profissional.

    fonte:  (DECRETO nº 85.878/81) 


ID
3234571
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

    O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem  ser  observadas  pelos  farmacêuticos  e  pelos  demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito  profissional  respectivo,  inclusive  nas  atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da farmácia em prol do zelo pela saúde.
    O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio  ambiente  e  à  liberdade  de  consciência  nas  situações  de  conflito  entre  a  ciência  e  os  direitos  e  as  garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.

Resolução n.º 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia (com adaptações)

Quanto aos direitos, aos deveres e às proibições do farmacêutico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D

    É proibido de exercer simultaneamente a medicina.

  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA - CFF Nº 596

    Capítulo IV - Das Proibições

    Artigo 14. É proibido ao farmacêutico:

    II - exercer simultaneamente a Medicina;

    Fonte: pfarma


ID
3234574
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

    O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem  ser  observadas  pelos  farmacêuticos  e  pelos  demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito  profissional  respectivo,  inclusive  nas  atividades relativas ao ensino, à pesquisa e à administração de serviços de saúde, bem como em quaisquer outras atividades em que se utilize o conhecimento advindo do estudo da farmácia em prol do zelo pela saúde.
    O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio  ambiente  e  à  liberdade  de  consciência  nas  situações  de  conflito  entre  a  ciência  e  os  direitos  e  as  garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.

Resolução n.º 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia (com adaptações)

À luz do Código de Processo Ético, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA - CFF Nº 596

    ANEXO II - CÓDIGO DE PROCESSO ÉTICO

    Artigo 9º O Presidente do Conselho Regional de Farmácia analisará o parecer do Presidente da Comissão de Ética e despachará, em 30 (trinta) dias, pelo arquivamento ou pela instauração de processo ético-disciplinar.

    Fonte: pfarma


ID
3242179
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica estabelece os direitos, deveres e proibições para os profissionais atuantes na área farmacêutica. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social.
II. É dever do farmacêutico interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observando o uso racional de medicamentos.
III. Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em dez dias úteis após o fato. 

Alternativas
Comentários
  • I. A dimensão ética farmacêutica é determinada em todos os seus atos, sem qualquer discriminação, pelo benefício ao ser humano, ao meio ambiente e pela responsabilidade social. certo

    II. É dever do farmacêutico interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observando o uso racional de medicamentos. DIREITO

    III. Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em dez dias úteis após o fato. 5 DIAS

    Deus só vai te dar saúde, o resto vai ter que corre atrás.


ID
3260926
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) No atual Código de Ética (Anexo I da Resolução CFF no. 596 de 21de fevereiro de 2014) estão identificadas questões éticas, morais e bioéticas diretamente relacionadas ao exercício da profissão farmacêutica.

( ) O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

( ) É permitido ao farmacêutico exercer simultaneamente a Medicina.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • (✔️ ) No atual Código de Ética (Anexo I da Resolução CFF no. 596 de 21de fevereiro de 2014) estão identificadas questões éticas, morais e bioéticas diretamente relacionadas ao exercício da profissão farmacêutica.

    (✔️ ) O farmacêutico deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro farmacêutico que, legalmente, o substitua.

    ( ) É PROIBIDO ao farmacêutico exercer simultaneamente a Medicina. É UMA INFRAÇÃO MEDIANA


ID
3260944
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Divinópolis - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica, analise as seguintes afirmativas:
I. As sanções disciplinadas aplicadas ao farmacêutico que infringem o Código de Ética devem ser registradas no prontuário do farmacêutico. No caso de suspensão, o CRF no qual o farmacêutico está inscrito deve comunicar a penalidade ao empregador, bem como ao órgão sanitário competente.
II. Deixar de comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às demais autoridades competentes os fatos que caracterizem infringência ao Código de Ética é considerada uma falta ética mediana (de média gravidade).
III. Um dos direitos do farmacêutico, estabelecidos no Código de ética, é exercer a profissão farmacêutica respeitando os atos, as diretrizes, as normas técnicas e a legislação vigentes.
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • II. Deixar de comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às demais autoridades competentes os fatos que caracterizem infringência ao Código de Ética é considerada uma falta ética LEVE. 

    III. Um dos DEVER do farmacêutico, estabelecidos no Código de ética, é exercer a profissão farmacêutica respeitando os atos, as diretrizes, as normas técnicas e a legislação vigentes


ID
3265270
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Avalie o que se afirma sobre as penalidades disciplinares cabíveis de serem executadas pelos conselhos regionais em relação ao código de ética da profissão farmacêutica.

I. Advertência ou censura, aplicada sem publicidade, verbalmente ou por ofício do presidente do Conselho Regional, chamando a atenção brandamente do culpado para o fato no primeiro caso, energicamente e com o emprego da palavra censura no segundo.
II. Multa de valor igual a entre 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que será elevada ao dobro no caso de reincidência, cabível no caso de terceira falta, e além de outras subsequentes, a juízo do conselho regional a que pertencer o faltoso.
III. Suspensão de 3 (três) meses a um ano, imposta por motivo de falta grave, de pronúncia criminal ou de prisão em virtude de sentença, aplicável pelo conselho regional em que estiver inscrito o faltoso.
IV. Retenção imposta aos farmacêuticos por motivos de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vezes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • IV - de eliminação, que será imposta aos que porventura houverem perdido alguns dos requisitos dos artigos 15 e 16 para fazer parte do Conselho Regional de Farmácia, inclusive aos que forem convencidos perante o Conselho Federal de Farmácia ou em juízo, de incontinência pública e escandalosa ou de embriaguez habitual; e aos que, por faltas graves, já tenham sido três vezes condenados definitivamente a penas de suspensão, ainda que em Conselhos Regionais diversos.

  • Não existe essa parte de embriaguez na resolução 596/14 (Código de Ética da Profissão Farmacêutica).


ID
3299545
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeirina - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

REGRAS DEONTOLÓGICAS
A deontologia está relacionada ao conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão, ou seja, cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o código de ética de sua categoria.

No contexto das organizações públicas, o servidor deve conhecer os princípios, as regras, as normas e as leis que norteiam a sua profissão. Esse profissional deve, também, prezar por certos princípios éticos e morais ao realizar o seu trabalho.

A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são valores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele. O servidor público deve saber, também, que seus atos, seus comportamentos e suas atitudes devem ser direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

O servidor público não pode desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, esse profissional deve constantemente reavaliar os próprios atos e tomar decisões a fim de garantir que está agindo em conformidade com a legislação vigente.

A finalidade da Administração Pública é prover o bem comum. Nesse contexto, o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, permite consolidar a moralidade do ato administrativo.

O servidor público deve compreender que a sua remuneração é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Diante disso, deve o servidor privilegiar um comportamento ético e moral a todo momento.

Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2Hqznjl.

Com base no texto 'REGRAS DEONTOLÓGICAS', leia as afirmativas a seguir:
I. A finalidade da Administração Pública é impedir o bem comum, afirma o autor. Nesse contexto, o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é prejudicial ao ato administrativo, afirma o texto.
II. O servidor público deve compreender que a sua remuneração é custeada pelos tributos pagos por todos, exceto por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se distancie do cotidiano das organizações públicas, afirma o autor.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. A finalidade da Administração Pública é impedir o bem comum, afirma o autor. Nesse contexto, o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é prejudicial ao ato administrativo, afirma o texto ? incorreto, segundo o texto: A finalidade da Administração Pública é prover o bem comum.

    II. O servidor público deve compreender que a sua remuneração é custeada pelos tributos pagos por todos, exceto por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se distancie do cotidiano das organizações públicas, afirma o autor ? incorreto, segundo o texto: O servidor público deve compreender que a sua remuneração é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige [...].

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GABARITO: LETRA D.

    A finalidade da Administração Pública é prover o bem comum. Nesse contexto, o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, permite consolidar a moralidade do ato administrativo.

    O servidor público deve compreender que a sua remuneração é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

  • Nem precisa ler esse texto enorme para responder a questão.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca da finalidade da Administração Pública e das responsabilidades dos servidores públicos.

    I. “A finalidade da Administração Pública é impedir o bem comum, afirma o autor. Nesse contexto, o equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é prejudicial ao ato administrativo, afirma o texto”.

    Falsa. De modo diverso ao contido nessa afirmativa, o Decreto nº 1.171/94, que dispõe sobre o Código de Ética do Servidor Público, estabelece que III – “A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo”. Ademais, a finalidade da administração pública é satisfazer o povo através da gestão eficiente e eficaz, respeitando o que determinam as leis. Ela deve ser direcionada às leis, pois se orienta por princípios do direito e da moral, promovendo o bem comum.

    II. “O servidor público deve compreender que a sua remuneração é custeada pelos tributos pagos por todos, exceto por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se distancie do cotidiano das organizações públicas, afirma o autor”.

    Falsa. O Decreto nº 1.171/94, que dispõe sobre o Código de Ética do Servidor Público, preceitua que “IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade”.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: D.


ID
3302968
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em 2014, foi publicado, no Diário Oficial da União, o atual Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e as Regras de aplicação das sanções disciplinares, aprovados pela Resolução nº 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia. Nesse contexto, considerando o Capítulo II da referida resolução, qual das alternativas a seguir é um direito do profissional farmacêutico?

Alternativas
Comentários
  • a) ✔️ Interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos. - DIRIETO

    b) Dispor seus serviços profissionais às autoridades constituídas, ainda que sem remuneração ou qualquer outra vantagem pessoal, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia.  - DEVER

    c) Comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às demais autoridades competentes a recusa em se submeter à prática de atividade contrária à lei ou regulamento, bem como a desvinculação do cargo, função ou emprego, motivadas pela necessidade de preservar os legítimos interesses da profissão e da saúde.  - DEVER

    d) Selecionar e supervisionar, nos limites da lei, os colaboradores para atuarem no auxílio ao exercício das suas atividades.  - DEVER

    e) Respeitar as normas éticas nacionais vigentes, bem como proteger a vulnerabilidade dos envolvidos, ao participar de pesquisas envolvendo seres humanos ou animais. - DEVER


ID
3366232
Banca
IBADE
Órgão
IABAS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O código de ética da profissão farmacêutica estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares. Em relação ao assunto em questão correlacione as colunas e marque a opção correta.

1. Direito

2. Dever

3. Proibição

( ) Contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, sobretudo quando, nessa área, ocupar cargo ou desempenhar função pública.

( ) Recusar-se a exercer a profissão em instituição pública ou privada sem condições dignas de trabalho ou que possam prejudicar o usuário, com direito a representação às autoridades sanitárias e profissionais.

( ) Delegara outros profissionais atos ou atribuições exclusivos da profissão farmacêutica;

Alternativas

ID
3395167
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos e os demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito profissional respectivo. O Anexo I da Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, do Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica. Considerando o Código de Ética Farmacêutica, julgue o item a seguir.


O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.

Alternativas
Comentários
  • CERTO, de novo.

    Art. 4o - O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.


ID
3395170
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos e os demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito profissional respectivo. O Anexo I da Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, do Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica. Considerando o Código de Ética Farmacêutica, julgue o item a seguir.


O trabalho do farmacêutico deve ser exercido com autonomia técnica buscando a promoção, prevenção e recuperação da saúde. A interferência de terceiros é permitida desde que tenha finalidades comerciais, políticas e/ou religiosas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA. :)

    Art. 9o - O trabalho do farmacêutico deve ser exercido com autonomia técnica e sem a inadequada interferência de terceiros, tampouco com objetivo meramente de lucro, finalidade política, religiosa ou outra forma de exploração em desfavor da sociedade. 

  • Sempre SEM interferências de terceiros.


ID
3395173
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos e os demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito profissional respectivo. O Anexo I da Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, do Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica. Considerando o Código de Ética Farmacêutica, julgue o item a seguir.


O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve dispor seus serviços profissionais às autoridades constituídas, ainda que sem remuneração ou qualquer outra vantagem pessoal, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 12 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:

    II - dispor seus serviços profissionais às autoridades constituídas, ainda que sem remuneração ou qualquer outra vantagem pessoal, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia;


ID
3395176
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O Código de Ética Farmacêutica contém as normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos e os demais inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia no exercício do âmbito profissional respectivo. O Anexo I da Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, do Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica. Considerando o Código de Ética Farmacêutica, julgue o item a seguir.


É dever do farmacêutico interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 11 – É direito do farmacêutico:

    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;

    Errei por besteira.

  • Fui no automático e errei. Sempre devemos ler com muita atenção :(


ID
3406684
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Candeias - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014 do Conselho Federal de Farmácia, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e a regras de aplicação das sanções disciplinares. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Independente do contato com o prescritor...

    XI - decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário;

  • Resolução 596: Código de Ética

    Art. 11 – É direito do farmacêutico:

    II - interagir com o profissional prescritor, quando necessário, para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica, observado o uso racional de medicamentos;

    XI - decidir, justificadamente, sobre o aviamento ou não de qualquer prescrição, bem como fornecer as informações solicitadas pelo usuário; (Independente do contato com o prescritor)

    *

    *

    Art. 14 - É proibido ao farmacêutico:

    XXIII - fornecer, dispensar ou permitir que sejam dispensados, sob qualquer forma, substância, medicamento ou fármaco para uso diverso da indicação para a qual foi licenciado, salvo quando baseado em evidência ou mediante entendimento formal com o prescritor;


ID
3407719
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Peruíbe - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com o Código de Ética, é um direito do farmacêutico:

Alternativas

ID
3442138
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Considerando o Código de Ética Farmacêutica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Art. 12 XIII - comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, em 5 (cinco) dias o encerramento de seu vínculo profissional de qualquer natureza, independentemente de retenção de documentos pelo empregador

    B - Correta

    C - Art. 20 - As sanções disciplinares, definidas nos termos do Anexo III desta

    Resolução, e conforme previstas na Lei Federal nº 3.820/60, consistem em: I - advertência ou advertência com emprego da palavra “censura”; II - multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais; III - suspensão de 3 (três) meses a 1 (um) ano; IV - eliminação.

    D - § 2º - Quando o afastamento ocorrer por motivo de férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento, atividades administrativas ou outras previamente agendadas, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

    OBS: só pra lembrar

    "1º - Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou por outro imprevisível, que requeira avaliação pelo Conselho Regional de Farmácia, a comunicação formal e documentada deverá ocorrer em 5 (cinco) dias úteis após o fato."


ID
3456505
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O código de ética da profissão farmacêutica publicado pelo Conselho Federal de Farmácia é o conjunto de normas que devem ser observadas pelos farmacêuticos em seu exercício profissional. Sobre o código de ética, atribuições do profissional farmacêutico e conselhos regionais de farmácia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B

    A Resolução nº 596, de 21 de fevereiro de 2014, dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares.

  • Lei nº3.820 de 11 de novembro de 1960

    DOU de 21/11/1960

    Cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Farmácia, e dá outras Providências.


ID
3466492
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir das Resoluções CFF n.º 596/2014 e n.º 648/2017, julgue o item.


O farmacêutico responde solidariamente apenas pelos atos que autorizar no exercício da profissão.



Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Errado

    Resolução CFF 596/2014

    Art. 4º - O farmacêutico responde individual ou solidariamente, ainda que por omissão, pelos atos que praticar, autorizar ou delegar no exercício da profissão.


ID
3466495
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir das Resoluções CFF n.º 596/2014 e n.º 648/2017, julgue o item.


Prescreve em 24 meses a constatação fiscal de ausência do farmacêutico no estabelecimento, para efeito de instauração de processo ético.

Alternativas

ID
3466498
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir das Resoluções CFF n.º 596/2014 e n.º 648/2017, julgue o item.


Cada Comissão de Ética será composta por, no mínimo, três farmacêuticos nomeados pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia e homologados pelo Plenário, com mandato igual ao da Diretoria.

Alternativas
Comentários
  • Certo! § 1º - Cada Comissão de Ética será composta por, no mínimo, 3 (três) farmacêuticos nomeados pelo Presidente do CRF e homologados pelo Plenário, com mandato igual ao da Diretoria.

ID
3466501
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir das Resoluções CFF n.º 596/2014 e n.º 648/2017, julgue o item.


O presidente da Comissão de Ética notificará, na audiência, o indiciado para, no prazo de cinco dias, apresentar as razões finais.

Alternativas
Comentários
  • Art. 15 - O Presidente da Comissão de Ética notificará, na audiência, o indiciado para, no prazo de 15 (quinze) dias, apresentar as razões finais.


ID
3466504
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir das Resoluções CFF n.º 596/2014 e n.º 648/2017, julgue o item.


A certidão de regularidade técnica (CRT) é o documento expedido pelo Conselho Regional de Farmácia, com valor probante de ausência de impedimento do profissional farmacêutico para exercer a função de responsável técnico, respeitando os princípios legais, éticos e sanitários pelo profissional, pela empresa ou pelo estabelecimento.

Alternativas
Comentários
  • Certo! O Certificado de Regularidade Técnica – CRT – é emitido pelos Conselhos Regionais de Farmácia – CRF. Trata-se um documento obrigatório para todas as farmácias e drogarias, e deve ser renovado anualmente, sendo mantido com informações sempre atuais.

ID
3497650
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia n.º 596/2014, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica e o Código de Processo Ético, julgue o item.


A apuração das infrações éticas compete ao Conselho Regional de Farmácia em que o profissional estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu.

Alternativas
Comentários
  • Resolução nº 596/2014, anexo I, artigo 23.

  • Artigo 23. A apuração das infrações éticas compete ao Conselho Regional de Farmácia em que o profissional estiver inscrito, ao tempo do fato punível em que incorreu.

    Gabarito: correto


ID
3497653
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia n.º 596/2014, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica e o Código de Processo Ético, julgue o item.


É permitida aos conselheiros do Conselho Regional de Farmácia a participação como membro da Comissão de Ética.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º - Os Conselhos Regionais de Farmácia instituirão Comissões de Ética com a competência de emitir parecer, justificadamente, pela abertura ou não de processo éticodisciplinar, sendo que a decisão denegatória deverá ser submetida ao Presidente do Conselho Regional de Farmácia para deliberação.

    § 1º - Cada Comissão de Ética será composta por, no mínimo, 3 (três) farmacêuticos nomeados pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia e homologados pelo Plenário, com mandato igual ao da Diretoria (ou seja, 2 anos ).

    § 2º - Compete à Comissão de Ética escolher, dentre os seus membros, o seu Presidente.

    § 3º - É vedada à Diretoria, aos conselheiros e empregados do Conselho Regional de Farmácia a participação como membro da Comissão de Ética.

    § 4º - Verificada a ocorrência de vaga na Comissão de Ética, o Presidente do Conselho Regional de Farmácia indicará o substituto para ocupar o cargo, mediante homologação pelo Plenário e mandato igual ao da Diretoria.

    § 5º - Os custos necessários à realização dos trabalhos da Comissão de Ética deverão ser arcados pelo Conselho Regional de Farmácia, vedado o pagamento de qualquer tipo de gratificação aos seus membros. 

    Letra D.


ID
3497656
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia n.º 596/2014, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica e o Código de Processo Ético, julgue o item.


Da decisão do Conselho Regional de Farmácia caberá recurso ao Conselho Federal no prazo de quinze dias corridos, a contar da data do julgamento.

Alternativas
Comentários
  • Resolução do Conselho Federal de Farmácia n.º 596/2014

    Art. 27 - Da decisão do Conselho Regional de Farmácia caberá recurso ao Conselho Federal de Farmácia no prazo de 30 (trinta) dias corridos, a contar da data em que o infrator dela tomar conhecimento.


ID
3528574
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

Caso a ausência seja decorrente do acúmulo de licença médica e de licença‐maternidade, a farmacêutica estará automaticamente isenta de defesa no processo, mesmo que não haja comunicado os afastamentos ao Conselho, contanto que sejam apresentados os devidos comprovantes.

Alternativas
Comentários
  • Às infrações éticas e disciplinares leves devem ser aplicadas as penas de advertência sem publicidade na primeira vez; advertência por inscrito, sem publicidade, com o emprego da palavra “censura” na segunda vez; multa no valor de 1 (um) salário mínimo a 3 (três) salários mínimos regionais, que serão elevados ao dobro no caso de reincidência, cabíveis no caso de terceira falta e outras subsequentes, sendo elas:

    IV - afastar-se temporariamente das atividades profissionais por motivo de doença, férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento ou outras atividades inerentes ao exercício profissional, quando não houver outro farmacêutico que legalmente o substitua, sem comunicar ao Conselho Regional de Farmácia;


ID
3528577
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

Se, durante o processo, a farmacêutica realizar pedido de desligamento ou cancelamento de inscrição profissional, o processo ético será suspenso até posterior regularização do seu registro junto a qualquer Conselho Regional de Farmácia.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    ANEXO II - ART.1°, Parágrafo 2°

  • Art. 2º - A competência disciplinar é do Conselho Regional de Farmácia em que o faltoso estiver inscrito ao tempo do fato punível em que incorreu, devendo o processo ser instaurado, instruído e julgado em caráter sigiloso, sendo permitida vista dos autos apenas às partes e aos procuradores constituídos, fornecendo-se cópias das peças expressamente requeridas.

    § 2º - Por se tratar de direito intertemporal, o processo ético não será suspenso nem encerrado na hipótese de pedido de desligamento ou cancelamento de inscrição profissional, e deverá seguir seu regular procedimento.


ID
3528580
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

A farmacêutica possui o direito de arrolar até três testemunhas na sua defesa.

Alternativas

ID
3528583
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma  farmacêutica  está  respondendo  a  um  processo   ético‐disciplinar junto ao Conselho Regional de Farmácia do  Espírito Santo. No processo, está registrada sua ausência em  quatro visitas consecutivas de fiscalização à drogaria da qual  possui  responsabilidade  técnica. As visitas aconteceram em  período  inferior  a  doze  meses  e  sempre  nos  horários  de  assistência  técnica  cadastrados  no  Conselho.  Não  havia  substituto registrado. 


Com  base  nesse  caso  hipotético  e  no  Código  de  Ética  Farmacêutico, julgue o item. 

A reunião plenária de julgamento do processo ético‐disciplinar deverá ser realizada no prazo de 180 dias corridos, contados a partir da data de recebimento do processo ético‐disciplinar pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia, independentemente da manifestação da indiciada durante o processo.

Alternativas
Comentários
  • Do Julgamento

    Art. 20 - Recebido o processo, o Presidente do Conselho Regional de Farmácia terá o prazo de 30 (trinta) dias para:

    a) marcar a data de julgamento do processo em reunião plenária;

    b) designar um Conselheiro Relator entre os Conselheiros Efetivos, por distribuição da Secretaria, observados os eventuais impedimentos e suspeições;

    c) comunicar ao indiciado a data de julgamento, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

    Parágrafo único - A reunião plenária de julgamento do processo ético-disciplinar deverá ser realizada no prazo de 180 (cento e oitenta) dias corridos, contados a partir da data de recebimento do processo ético-disciplinar pelo Presidente do Conselho Regional de Farmácia.