SóProvas



Prova IADES - 2018 - CFM - Técnico em Contabilidade


ID
2638069
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a Lei n° 3.268/1957, que dispõe a respeito dos Conselhos de Medicina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 5º São atribuições do Conselho Federal de Medicina:

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;

     

    B) Art . 2º O conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional em toda a República e ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente.

     

    C) Art . 6º O mandato dos membros do Conselho Federal de Medicina será meramente honorífico e durará 5 (cinco) anos.

     

    D) Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais: 

    f) expedir carteira profissional;

     

    E) Art. 22. § 6º As denúncias contra membros dos Conselhos Regionais só serão recebidas quando devidamente assinadas e acompanhadas da indicação de elementos comprobatórios do alegado.

     

  • Marcar a correta (1 certa e 4 erradas):

    A) Os Conselhos Regionais de Medicina têm a atribuição de fixar e alterar o valor da anuidade cobrada aos seus inscritos.

    Errada. Fixar e alterar o valor da anuidade é atribuição do Conselho Federal.

    B) O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional.

    Certa.

    C) O mandato dos membros do Conselho Federal de Medicina terá duração de 1 (um) ano.

    Errada, o mandato terá duração de 5 anos.

    D) Ao Conselho Federal compete expedir a carteira profissional dos inscritos.

    Errada, porque compete ao Conselho Regional.

    E) Para resguardar a ética profissional, denúncias anônimas contra membros dos Conselhos Regionais serão recebidas para que ocorra a devida apuração.

    Errada, porque as denúncias contra os membros deverão ser assinadas e acompanhadas de provas.


ID
2638072
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina é regido pela Resolução CFM n° 1.998/2012. Com base nessa resolução, é correto afirmar que o Conselho Federal de Medicina

Alternativas
Comentários
  • Apesar da questão se referiar a uma resolução do CFM e não às matérias tradicionalmente cobradas em Direito Administrativo (acho que o QC a classificou errada). Dá pra matar a questão apenas com base nos conhecimentos em administrativo.

    Os conselhos de classe, entre eles o Conselho Federal de Medicina, são autariquias, sendo assim já eliminariamos a alternativa A, visto que autarquias não são subordinadas hierarquicamente, apenas podem ter um controle finalístico de suas funções definidas em lei. Também, pelo mesmo fato, eliminamos a alternativa C, visto que autarquias são dotadas de personalidade de direito público.

    Uma das principais características das autarquias, é o fato delas possuierem autonomia administrativa e financeira, sendo assim, a alternativa D se mostra interessantíssima para ser assinalada.

    Mesmo sem conhecer o teor da resulução dá pra eliminar as alternativas B e E pois não faria sentido nenhum um órgão federal regulador de uma profissão não ter jurisdição em todo o território nacional e também não seria lá muito lógico a sede desse órgão ser em outro lugar que não Brasília(ok, aí já não dá pra ter certeza, mas é que comparando com a alternativa D que está "muito certa", dá pra descartar essas duas com segurança)

  • Nenhuma entidade da administração indireta é subordinada a administração direta.

    O que existe é uma vinculação, logo as entidades da administração direta possuem autonomia financeira e administrativa; porém essas entidades submetem-se a controle finalístico, este também pode ser chamado de tutela ou supervisão ministerial.


ID
2638075
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o Título III, Capítulo III, da Resolução CFM n° 1.998/2012, a Diretoria do CFM é composta por: presidente; 1° , 2° e 3° vice-presidentes; secretário-geral; 1° e 2° secretários; 1° e 2° tesoureiros; corregedor e vice-corregedor.


Com relação a esse tema, é correto afirmar que é competência do conselheiro corregedor

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM n° 1.998/2012, Art. 20. Ao conselheiro corregedor compete:

    II - ordenar e dirigir os recursos em sindicâncias e processos éticos;

  • De acordo com o Título III, Capítulo III, da Resolução CFM n° 1.998/2012, a Diretoria do CFM é composta por: presidente; 1° , 2° e 3° vice-presidentes; secretário-geral; 1° e 2° secretários; 1° e 2° tesoureiros; corregedor e vice-corregedor.

     

    Com relação a esse tema, é correto afirmar que é competência do conselheiro corregedor 

     

     a)  ordenar e dirigir os recursos em sindicâncias e processos éticos. 


ID
2638078
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os princípios fundamentais do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009) estão previstos no respectivo Capítulo I. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A medicina deve ser exercida como comércio. 

    Errado.

     IX - A Medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.

     

     b) O médico não é obrigado a exercer serviços que não deseje, inclusive em caso de urgência. 

    Errado.

    VII - O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.

     

     c)O médico tem a discricionariedade de renunciar à própria liberdade profissional. 

    Errado.

    VIII - O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.

     

     d) O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.

    Correto.

     XIII - O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.

     

     e) Nas situações clínicas terminais, o médico deve abster-se de propiciar cuidados paliativos. 

    Errado.

     XXII - Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados.


ID
2638081
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o Regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina, previsto no Decreto n° 44.045/1958, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. "E"

     

    Conforme Decreto nº 44.045/1958: 

    Art. 6º Fica o médico obrigado a comunicar ao Conselho Regional de Medicina em que estiver inscrito a instalação do seu consultório ou local de trabalho profissional, assim como qualquer transferência de sede, ainda quando na mesma jurisdição.
     

    #DeusnoComando

  • Alternativa A
    art. 1º, Parágrafo único. A obrigatoriedade da inscrição a que se refere o presente artigo abrange todos os profissionais militantes, sem distinção de cargos ou funções públicas.

    Alternativa B

    Art. 3º, Parágrafo único. Para todos os Conselhos Regionais de Medicina serão uniformes as normas de processar os pedidos de inscrição, os registros e as expedições da Carteira Profissional, valendo esta como prova de identidade e cabendo ao Conselho Federal de Medicina, disciplinar, por "atos resolutórios", a matéria constante dêste artigo.

    Alternativa C
     

    Art. 4º O pedido de inscrição a que se refere o artigo anterior, poderá ser feito por procurador quando o médico a inscrever-se não possa deslocar-se de seu local de trabalho. Nesses casos, ser-lhe-ão enviados registrados pelo Correio, por intermédio do Tabelião da comarca os documentos a serem por êle autenticados a fim de que o requerente, em presença do Tabelião, os assine e nêles aponha a impressão digital do polegar da mão direita, dentro do prazo máximo de três (3) dias, devolvendo-os com a firma reconhecida ao Presidente do Conselho Regional que então autorizará a expedição da carteira e a inscrição.

    Alternativa D

    Art. 5º O pedido de inscrição do médico será denegado quando:

    a) o Conselho Regional de Medicina ou, em caso de recurso, o Conselho Federal de Medicina não julgarem hábil ou considerarem insuficiente o diploma apresentado pelo requerente;

    b) nas mesmas circunstâncias da alínea precedente, não se encontrarem em perfeita ordem os documentos complementares anexados pelo interessado;

    c) não tiver sido satisfeito o pagamento relativo à taxa de inscrição correspondente

    alternativa E

    Art. 6º Fica o médico obrigado a comunicar ao Conselho Regional de Medicina em que estiver inscrito a instalação do seu consultório ou local de trabalho profissional, assim como qualquer transferência de sede, ainda quando na mesma jurisdição.


ID
2638084
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo o Código de Ética Médica, previsto na Resolução CFM n° 1.931/2009, é direito do médico

Alternativas
Comentários
  •  a) internar e assistir os próprios pacientes em hospitais privados com caráter filantrópico, exceto se não fizer parte do corpo clínico da instituição. 

    Errado.  Capítulo II - DIREITOS DOS MÉDICOS

    É direito do médico:

     VI - Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte do seu corpo clínico, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição.

     

     b) assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou. 

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

     Art. 5º Assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou.

     

     c) recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames da própria consciência.

    Correto.  Capítulo II - DIREITOS DOS MÉDICOS

    É direito do médico:

     IX - Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.

     

     d) intervir sobre o genoma humano com vista à modificação dele.

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

     Art. 16. Intervir sobre o genoma humano com vista à sua modificação, exceto na terapia gênica, excluindo-se qualquer ação em células germinativas que resulte na modificação genética da descendência.

     

     e) deixar de esclarecer o paciente a respeito dos determinantes ambientais da doença dele.

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

    Art. 13. Deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.

  • Eu queria saber quem foi o responsável filho de uma mãe que organizou essas questões do CFM que não param de aparecer nos meus filtros de Direto Administrativo

  • E eu quero saber de porra de direito dos médicos,tava empolgado fazendo as questões sobre ADM pública e vem isso kk


ID
2638087
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A sindicância e o processo ético-profissional (PEP) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e no Conselho Federal de Medicina (CFM) são regidos pelo Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), previsto na Resolução CFM n° 2.145/2016. Com base nesse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEGENDA: CORRETO - ERRADO

    a) A sindicância pode ser instaurada de ofício pelo próprio Conselho Regional de Medicina. 

    Art. 12. A sindicância será instaurada:

    I − de ofício pelo próprio CRM;

    II − mediante denúncia escrita ou verbal, com identificação completa do denunciante, na qual conste o relato circunstanciado dos fatos, e quando possível, a qualificação completa do médico denunciado, com a indicação das provas documentais.

     

     b) O conselheiro sindicante poderá propor a conciliação entre as partes, sendo responsável por arbitrar qualquer acerto pecuniário existente. 

    art. 18, § 2º É vedado qualquer acerto pecuniário no âmbito da conciliação

     

     c) O conselheiro relator do processo ético-profissional pode fundamentar a própria decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na sindicância. 
    Art. 49. O conselheiro-relator formará sua convicção pela livre apreciação das provas produzidas nos autos do PEP, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na sindicância.

     

     d) Em determinados casos, as provas ilícitas podem ser admitidas nos processos ético-profissionais.

    Art. 52. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas dos autos do PEP, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

     

     e) No processo ético-profissional, os depoimentos das testemunhas podem ser levados por escrito por elas. 

    Art. 69. O depoimento será prestado oralmente, não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito, não sendo vedada, entretanto, breve consulta a apontamentos.


ID
2638090
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tocante ao tema da relação com pacientes e familiares, previsto no Capítulo V do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) É direito do médico abandonar o paciente sob os próprios cuidados se este for portador de moléstia incurável.

    ErradoÉ vedado ao médico:

     Art. 36. Abandonar paciente sob seus cuidados.

     

     b) É vedado ao médico realizar atendimento médico a distância. 

    ErradoÉ vedado ao médico:

    Art. 37. Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.

     Parágrafo único. O atendimento médico a distância, nos moldes da telemedicina ou de outro método, dar-se-á sob regulamentação do Conselho Federal de Medicina.

     

     c) É vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente a respeito do método contraceptivo. 

    Correto. É vedado ao médico:

     Art. 42. Desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre método contraceptivo, devendo sempre esclarecê-lo sobre indicação, segurança, reversibilidade e  risco de cada método.

     

     d) É direito do médico opor-se à realização de junta médica ou a uma segunda opinião solicitada pelo paciente. 

    Errado. É vedado ao médico: 

     Art. 39 Opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.

     

     e)Em casos de doenças incuráveis, desde que haja pedido do paciente, o médico pode abreviar a vida do doente. 

    Errado. É vedado ao médico:

    Art. 41. Abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu representante legal.

     Parágrafo único. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.

  • MAS QUE DIABOS ESTAS QUESTOES DE ETICA MEDICA ESTÃO DANDO BOBEIRA NAS MATERIAS DE ORGANIZACAO DA ADM PUBLICA?!?!?!?!?! 

    SAAAAAACO

  • Já notifiquei ao QC.

     

  • KKKKKKKKK VAMOS, GALERA, AQUI ATÉ ÉTICA MÉDICA  TA TENDO! SIMBORA.

     

  • Questão útil! Para novos concursos médicos.

ID
2638093
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma equipe formada por assistentes administrativos de um órgão público, trabalhando 5 horas por dia, realizou um certo trabalho administrativo em 32 dias. Se o número de horas diárias de serviço fosse aumentado para 8, nas mesmas condições de dificuldade, em quantos dias essa equipe de assistentes faria o mesmo trabalho?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA E

     

    Organizando os dados informados no enunciado, temos:

     

    5 Horas/ dia....................................................................32 dias( Para realizar o trabalho administrativo)

    8 Horas / dia....................................................................  X (Quanto tempo será necessário)

     

    Veja que se aumentarmos o número de horas diárias trabalhadas, teremos um tempo menor para realizar o trabalho.

    Então são grandezas inversamente proporcionais, basta alterarmos as posições da coluna (Horas / dia), que é a coluna que não tem a incógnita procurada, e multiplicarmos os meios pelos extremos.

    8 H/ dia..........................................32 dias

    5H/ dia........................................... X

     

    8x = 160

    X = 20 dias

  • vamos colocar os dados que temos:

    Equipe                                                   Horas   dias

    temos 1                                                   5           32

    continuamos com 1 equipe                     8           X

     

    se aumenta o numero de dias, então aumenta ou diminui o numero de equipe? diminui! (vamos inverter)

    se aumenta o numero de dias, então aumenta ou diminui as horas trabalhadas? diminui! (vamos inverter)

    a variavel (onde tem o X sempre invertemos)

     

    Montando novamente:

    Equipe  horas  dias

    1            8         x

    1            5         32

     

    1.8.x = 1.5.32

    8x = 160

    x= 20

  • Inversamente proporcional

  • Gab. E 

    5h- 32 dias
    8h - x

    +      -

    Inversamente proporcional então pode multoplicar reto.

    8x= 32x5

    x= 20

     

     

  • Gabarito E

     

    Trata-se da regra de três simples.

     

    Dica para regra de três (simples ou composta):

     

    -Homem com tempo= inversa

    -Tempo com tempo= inversa

    - Aquilo que se quer comer, produzir, fabricar = direta

     

    Quando a regra de três simples for DIRETA X (cruza)

    Quando a regra de três  simples for Inversa ---- (em linha)

     

    Eu resolvi assim:

    Horas        Dias (lembra? Tempo com tempo= inversa)

    5     ----------  32 ( em linha)

    8     ---------- x

    8x= 5.32

    8x=160

    x= 160 dividido por 8
    x= 20

    Obs.: sou péssimo em Exatas, mas espero ter ajudado os colegas.

     

    Graça e Paz 

  • HORAS  -  DIAS

    5     - 32

    8   -    X

    PERGUNTA: Se com 5 horas eu realizo o trabalho em 32 dias, com MAIS horas eu vou precisar de MENOS dias, LOGO É INVERSAMENTE PROPORCIONAL

    8  - 32

    5 -  X

     

    8X = 160

    X= 160 / 8

    X = 20 

     

  • Bizu: sem esse negócio de inversamente e diretamente proporcional.

    https://www.youtube.com/watch?v=NVLx8lWGeDE

     

  • 5 x 4= 20 

  • Inversamente proporcionais!

     

    HORAS              DIAS

      5  ---------------    32

      8 ----------------    x

     

    8x = 32.5

    8x = 160

    x= 160/8

    x= 20 dias

     

    Pelo método Telles fica mais fácil de resolver!

     

    PS: Questões como essa na minha prova, nunca nem vi .-.

  • GABARITO: E 

     

    1 - Entender os dados da questão:

     

    5horas - 1 dia 

            x - 32 dias

     x = 160 horas (foi necessária 160 horas para conseguir realizar em 32 dias)

     

    2- Aplicação para descobrir o resultado

     

    (160 = horas diarias . 32 dias)

     

    160 horas - 32 dias

             8 . z - 32 dias

    z = 20 (quantidade de dias)

     

  • Grandezas inversamento proporcionais

    5 ---- 32

    8 ---- x

    5.32=160

    x= 160/8 = 20

  • muita onda, para coisa simples, 32dias x5 horas = 160horas

    32 dias x 8 horas = 256 horas

    160 horas (menos) 256 horas = 96 horas

    96 horas (divido) 8 horas = 12 dias de trabalho

    32 dias (menos) 12 dias = 20 dias kkkkkk

    bons estudos! Concurso não é inteligencia, mas sim sabedoria e velocidade de pensamento.

     

  • As grandezas são inversamente proporcionais. 

  • A questão exigiu conhecimentos sobre regra de três simples.

    Montando a regra de três simples, conforme os dados do enunciado, temos:

    Horas ------------- dias

    5 -------------------- 32

    8 --------------------- x

    Após a montagem da regra de três, precisamos analisar as grandezas. Veja:

    Aumentando-se a capacidade de horas (de 5 p/ 8), diminui-se a quantidade de dias --- Grandezas inversamente proporcionais;

    Como as grandezas são inversamente proporcionais, então basta multiplicar "de lado". Veja:

    8 . x = 5 . 32

    8 x = 160

    x = 20

    Gabarito do monitor: Letra E


ID
2638096
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Determinada empresa tem 11 funcionários e resolveu sortear entre eles uma viagem no final do ano. A regra para o sorteio consiste em distribuir entre eles, aleatoriamente, uma ficha numerada, com os números inteiros de 2 a 12. Posteriormente serão lançados dois dados perfeitos, ao mesmo tempo, e será verificada a soma dos números das faces voltadas para cima. O ganhador será o funcionário que tiver a ficha com o número coincidente com essa soma. Marcos está com a ficha de número 2, Renata com a de número 4, Beatriz com a de número 8, Fernando com a de número 10 e João com a de número 12.


Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a (o) funcionária(o) com maior probabilidade de ganhar o prêmio.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Marcos (ficha de número 2): Tem apenas uma possibilidade de sucesso, um dado sair com o n° 1 e o outro tb com 1.

     

    Renata (ficha de número 4): Tem duas possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 1 e o outro com o n° 3. A segunda: um dado sair com o n° 2 e o outro com o n° 2. 

     

    Beatriz (ficha de número 8): Tem três possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 2 e o outro com o n° 6. A segunda: um dado sair com o n° 3 e o outro com o n° 5. A terceira: um dado sair com o n° 4 e o outro tb com 4. 

     

    Fernando (ficha de número 10): Tem duas possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 4 e o outro com o n° 6. A segunda: um dado sair com o n° 5 e o outro com o n° 5. 

     

    João (ficha de número 12): Tem apenas uma possibilidade de sucesso, um dado sair com o n° 6 e o outro tb com 6.

  • POSSIBILIDADES: 

     

    Marcos (n° 2): 1-1.

    Renata (n° 4): 1-3 , 2-2, 3-1.

    Beatriz (n° 8): 2-6 , 3-5 , 4-4, 5-3 , 6-2.

    Fernanda (n° 10): 4-6 , 5-5 , 6-4.

    João (n° 12): 6-6.

     

  • Marcos está com a ficha nª 2

    Renata está com a ficha nª 4

    Beatriz está com a ficha nª 8

    Fernando está com a ficha nª 10

    João está com a ficha nª 12


    Precisamos agora definir os possíveis resultados do lançamento dos dados:

    (1,1) (1,2) (1,3) (1,4) (1,5) (1,6)

    (2,1) (2,2) (2,3) (2,4) (2,5) (2,6)

    (3,1) (3,2) (3,4) (3,4) (3,5) (3,6)

    (4,1) (4,2) (4,3) (4,4) (4,5) (4,6)

    (5,1) (5,2) (5,3) (5,4) (5,5) (5,6)

    (6,1) (6,2) (6,3) (6,4) (6,5) (6,6)

    Amostragem = 36


    Agora temos que ver quais os lançamentos resultam nas fichas dos participantes:

    Marcos está com a ficha de nº 2, sendo assim as possibilidades de sair soma 2 nos dados são: (1,1), ou seja 1/36;

    Renata está com a ficha nº 4. As possibilidades de sair soma 4 nos dados são: (1,3) (2,2) (3,1), ou seja 3/36;

    Beatriz está com a ficha nº 8. As possibilidades de sair soma 8 nos dados são: (2,6) (3,5) (4,4) (5,3) (6,2), ou seja 5/36

    Fernando está com a ficha nº 10. As possibilidades de sair soma 10 nos dados são: (4,6) (5,5) (6,4), ou seja 3/36

    João está com a ficha nº 12. As possibilidades de sair soma 12 nos dados são: (6,6), ou seja 1/36


    Portanto, Beatriz é quem tem maior possibilidade de ganhar o premio, pois ela tem 5 chances em 36.

    Resposta A


  • O mais seguro nesse tipo de questão é montar uma tabelinha

    + 1 2 3 4 5 6

    1 2 3 4 5 6 7

    2 3 4 5 6 7 8

    3 4 5 6 7 8 9

    4 5 6 7 8 9 10

    5 6 7 8 9 10 11

    6 7 8 9 10 11 12

    Estão ai todas as possibilidades de soma com os números dos dados possíveis

  • Item A correto.

    Mais uma daquelas questões que todo mundo vai acertar, só serve para roubar tempo.

    Quem tem a ficha 2 só tem uma chance: 1+1

    Quem tem a ficha 4 tem duas chances: 2+2 ou 3+1

    Quem tem a ficha 8 tem três chances: 4+4 ou 5+3 ou 6+2 (maior probabilidade de ganhar)

    Quem tem a ficha 10 tem duas chances: 5+5 ou 6+4

    Quem tem a ficha 12 só tem uma chance: 6+6


ID
2638099
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Deseja-se eleger uma equipe de 7 conselheiros efetivos para o biênio 2019/2020 de determinada empresa. A equipe será formada por 3 médicos, 2 advogados e 2 assistentes administrativos. Candidataram-se para participar das eleições da equipe 6 médicos, 5 advogados e 4 assistentes administrativos.


Considerando que as candidaturas são individuais, sem a formação de chapas, de quantas maneiras diferentes essa equipe pode ser eleita?

Alternativas
Comentários
  •  Letra C

    combinação de 6 medicos em 3

    combinação de 5 adv em 2

    vcombinação de 4 assistentes em 2

     

     

  • Médicos: C6,3

    Advogados: C5,2

    Assistentes: C4,2

     

    (C6,3) x (C5,2) x (C4,2) = (20) x (10) x (6) = 1200

  • Alguém poderia me explicar o pq q fica (20)x(10)x(6)?

  • Grupo menor dentro do maior, depois multiplica os resultados = GAB:  1200

  • Gaba: C

     

    1. A ordem não importa, portanto se usa combinação, cuja fórmula é:  C n,p = n! / p! ( n - p)!

     

    2. Aplica-se a fórmula para a combinação de:

     

    6 médicos para 3 vagas:   C 6,3 = 6! / 3! ( 6 - 3!) = 20 

     

    5 advogados para 2 vagas: C 5,2 = 5! / 2! ( 5 - 2)! = 10

     

    4 assistentes para 2 vagas: C 4,2 = 4! / 2! ( 4 - 2 )! = 6

     

    Multiplicando tudo: 20 * 10 * 6 = 1.200 possibidades

     

     

     

  • GAB. C

    Como é formação de grupo, usa-se a COMBINAÇÃO

    Equipe com 7, sendo 3 médicos, 2 advogados e 2 assis. adm.

    Candidatos: 6 médicos; 5 advogados e 4 assi. adm

    Médicos                e                    advogados  e        ass. adm

    C6,3                    X(regra do E)     C5,2        X       C4,2 =

    6X5X4 / 3X2X1                             5X4/2X1             4X3/2X1 = 1200 possibilidades

  • Uma dica maravilhosa para saber quando utilizar combinação ou arranjo

     

    Pergunte-se a ordem importa ?

     

    AHAN ? "AHANJO"

    NÃO ? COMBINAÇÃO

     

    Bons estudos

  • Thais Rimkus, não sei bem a explicação matemática pra isso (kkkkk), mas quando lemos que ele quer formar uma equipe com 3 médicos E 2 advogados E 2 assistentes administrativos, o em matemática significa multiplicação. Situação diferente seria se a equipe desejada fosse de 3 médicos OU 2 advogados OU 2 assistentes administrativos, nesse caso, o OU te diz que você tem que somar. 

  • QUANDO O PROBLEMA FALAR O NUMERO DE... QUANTIDADE DE MANEIRAS... COM ALGUMAS RESTRIÇÕES É ANALISE COMBINATORIA

  • Galera, grupos de pessoas, equipes, comissoes... é combinaçao

     

    _ _ _        _ _       _ _

    6x5x4  5x4  4x3 / 3! 2! 2!

     

    = 1200

  • Nos problemas de analise combinatória devemos analisar se a ordem interfere na formação do grupo, se não interferir é Combinação, se interferir e estivermos usando todos os elementos é Permutação, se  interferir e não estivermos usando todos os elemntos é Arranjo. 

  • C6,2 * C5,2 * C4,2

    20 * 10 * 6 = 1.200

  • Questões envolvendo grupos de pessoas SEMPRE SERÁ COMBINAÇÃO!. Pois a ordem não importa.

    Então, calcula-se primeiro as combinações de grupos menores depois multiplica todas para achar o grupo maior.

    Comb. de médicos * Comb. de advogados * Comb. de assistentes.

    C6,3 * C5,2 * C4,2

    20 * 10 * 6 = 1.200

    Bons estudos, forte abraço!

    @rumboraestudar


ID
2638105
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Apenas 56,6% do público-alvo recebeu vacina contra a gripe no DF


Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que, até a última quarta-feira (17/5/2016), apenas 56,6% do públicoalvo se imunizou durante a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no Distrito Federal. Foram 312,3 mil pessoas vacinadas, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (18/5/2016), após o Dia D da campanha, no último sábado (13/5/2016).

Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidade /2017/05/18/interna_cidadesdf,596048/apenas-56-6-do-publico-alvo-recebeuvacina-contra-a-gripe-no-df.shtml > . Acesso em: 13 mar. 2018, com adaptações.


Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a melhor aproximação para o número de indivíduos do público-alvo à época da reportagem.

Alternativas
Comentários
  • 56,6% -------312.300 pessoas

    100% ------ x

    56,6x = 312.300×100

    X=551.766,784

    Aproximadamente 552.000

  • Não precisa nem fazer regra de 3, já que imunizou 56,6% (312,3 mil pessoas), ou seja mais da metade exclui-se logo as assertivas A, C ,D e E.

    Para conferir basta diminuir pela população já imunizada, se o resultado for menor que 312,3 mil é a reposta.
    Só a título de ilustração:

    552.000 - 312.300 = 239.700 ( gabarito)

    648.000 - 312.300= 335.700 ( não pode ser, pois mais da metade da população já foi imunizada e mais da metade corresponde a 312,3 mil)

     

  • Mas foram 312,3 mil pessoas vacinadas, entre elas publico alvo e população normal. Não foram 312,3 pessoas SOMENTE DE publico alvo! Ou estou enganado?


ID
2638108
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Hoje em dia, é quase impossível falar a respeito de segurança da informação e não inserir o armazenamento de dados na pauta. O backup sempre se fez necessário a todo usuário de computadores; porém, com o ambiente corporativo cada dia mais informatizado e transmitindo informações cada vez mais relevantes para a empresa, o cuidado de se prevenir contra possíveis perdas de dados originais passou a ser ainda mais importante.

Disponível em:<https://www.alertasecurity.com.br/> . Acesso em: 23 jan. 2018, com adaptações.


Em se tratando de segurança para o armazenamento de dados, qual das formas a seguir é a mais segura do mercado?

Alternativas
Comentários
  • Achei um pouco "forçado" o "mais seguro do mercado", pois em se tratando de informática/TI isso é muito relativo. 

    Enfim, gabarito E 

     

     

    O armazenamento na nuvem é definido como uma forma de armazenar dados na Internet, em vez de recursos de armazenamento locais. Esse armazenamento é adquirido como serviço e fornecido sob demanda, oferecendo capacidade e custos just-in-time. O armazenamento na nuvem elimina a compra e o gerenciamento de sua própria infraestrutura de armazenamento, aumenta a agilidade, oferece escala global e entrega dados “em qualquer lugar, a qualquer momento”.

     

     

    Fonte:amazon what is cloud storage

  • Alternativa E seria Cloud Storage  e não  cloud computing como menciona a alternativa.

  • Eu penso se fosse uma questão de certo ou errado e tivesse afirmando que o armazenamento de nuvem fosse O MAIS SEGURO. Eu mesmo marcaria errado sem medo, mas se a banca entende assim. Penso que é sim uma ferramente segura, agora a mais segura do mercado, já penso ser um pouco forçado.

  • ate hoje essa questão de nuvem ser a mais segura e bem discutida e não a um consenso sobre a questão acredito que se entrar com um recurso de anulação bem feito a banca aceite 

  • Seguro em aspectos de acessibilidade remota. Em caso de incêndio, perda, roubo, desastres da natureza, demolição do local em que os entes físicos estão instalados a informação é preservada mais apropriadamente na nuvem. Acredito que a palavra "segurança", aí, se aplica no sub-aspecto "integralidade dos dados".

  • É o mais seguro?

  • Fiz essa prova e errei a questão por pensar como os senhores. Achei forçado demais afirmar que o armazenamento em nuvem é o mais seguro. Na minha prova essa alternativa veio como a Letra A, daí eu imaginei mesmo que era uma pegadinha. As pessoas mais leigas no assunto marcaram a alternativa correta (segundo a banca) sem medo. As vezes saber demais atrapalha...

  • Questão um pouco louco. 

  • Galera, acontece que mesmo que a mídia física seja mais segura, nessa questão ele apresenta 3 opções de mídia física, que de certa forma são equivalentes, e uma diferente que é a nuvem. Portanto numa questão de múltipla escolha essa tem que ser marcada!
  • Revelações da Vigilância pela NSA

    Em outubro de 2013 a imprensa publicou, com base nos documentos revelados por Edward Snowden, que através do Programa MUSCULAR, o GCHQ britânico e a NSA secretamente invadiram os principais enlaces de comunicação dos centros de processamento de dados do Yahoo! e do Google ao redor do mundo, tendo acesso aos dados da nuvem de ambos.

     

  • Nenhum desses procedimento é 100% seguro, apenas lembrar isso, caso uma questão afirme que um sistema ou back up é 100% seguro, estará errada.

  • GABARITO: E

     

    Não acho que "os mais leigos" foram na "E".

    No meu caso, usei experiência própria. Tinha um HD externo e ele queimou, perdi todo conteúdo. 

    Tenho arquivos há bem mais de dois anos em nuvem e tá lá, flutuando e seguro. 

    PORÉMMMMMM, tb concordo com o fato de que nada é 100% quando se trata de TI.

     

    Bons estudos.

  • Examinador desgraçado!, concordo contigo! também não acho que "os mais leigos" foram na "E".  

    questão de lógica, imagine que uma pessoa tenha um conteúdo seu dentro da casa dela, e a pessoa armazenou  cópias em cada um dos dispositivos mencionado nas alternativas para nao perder esse conteudo, e você queira deletar esses arquivos, quais seria o mais dificil de você apagar?

    óbvio que o contéudo armazenado na nuvem.  E outro que a questão nao perguntou qual tem 100% de segurança, perguntou qual o mais seguro entre eles.

  • O problema desse tipo de questão é ter que pensar conforme a banca, que no caso citou um site nessa questão. Não nessesariamente esta é a melhor opção. O mais justo seria essa banca citar esse site na bibliografia de estudo para prova, mas ae já é querer demais também hehe.

  • Esse acertei por eliminação a única resposta diferente e essa Gab.E 

     

  • Jeferson, não gosto de usar os comentários para tratar de assunto que não seja pertinente à questão, mas tenho que abrir uma exceção para te elogiar. Parabéns, cara, pelo raciocínio inteligente... Acerta questões não necessariamente quem conhece a bem a matéria, mas quem sabe resolver questões. Sucesso!

  • A cópia de segurança dos dados do usuário poderá ser realizada em diferentes mídias.
    Uma recomendação importante, é que a mídia de armazenamento não seja armazenada no mesmo local do original. Em caso de sinistro, original e cópia seriam perdidos.
    Portanto:
    - letra A está errada (original + backup no mesmo computador)
    - letra B está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.
    - letra C está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.
    - letra D está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.

    O armazenamento de dados em nuvem, guardará a cópia dos arquivos em servidores remotos.

    Gabarito: Letra E.
  • A questão oborda prevenção contra perdas e não contra ataques. 

  • Vamos compreender o seguinte pensamento: “O que é mais fácil de ser danificado; um HD, pen drive, ou seja, todos esses meios comuns de armazenamento de dados, ou então, um servidor na nuvem com tecnologia de ponta, onde os dados ficam armazenados e possuem backups automatizados que estão embutidos dentro do próprio serviço. Sem duvida, a nuvem é o meio mais seguro atualmente. No entanto, nada é 100%.” Espero ter ajudado a sanar as dúvidas! (Analista)

  • O Jeferson Fickel  falou tudo!

     

    Os outros colegas estão certos em suas considerações, mas temos que raciocinar como concurseiros! se as outras opções são formas de armazenamento equivalentes, temos que ir na diferente. Infelizmente é assim pessoal...

  • Gabarito: E

    O examinador foi meio sacana nessa...
    Consigo imaginar a cara dele rindo, olhando o monitor de lado enquanto digitava as alternativas.

    Considerou o CLOUD STORAGE (e não cloud computing, que é genérico sobre clouding) como o armazenamento seja por serviço de Storage ou seja pelos grandes back-ups empresariais onde vão sendo atualizados os back-ups redundantes.

  •  

    Wandeson Santos fala isso pro pessoal do MEGAUPLOAD ou do MINHATECA! 

  • Absurdo esse gabarito...

  • Caro, Eduardo Morais, leve em consideração o tema do conceito acima citado: "Procedimento de Segurança e Back up,  Segurança da Informação". Porque a resposta mais coerente, do ponto de vista técnico, seria essa. (Apesar de não existir nada 100% seguro em TI.) Todavia, nesse caso a resposta foi mais técnica. Não sei se já percebeu, mas as grandes bancas estão cada vez mais utilizando termos técnicos e bem abranges e até muitas vezes profundos em relação à informática. O pessoal que gosta de "decorar termos" ou estudar informática em livros de concurso, os quais nem sempre trazem o conceito correto e atualizado sobre o tema, deveriam mudar esse posicionamento, pois, TI está cada vez mais presente e complexo em grandes provas de concurso público. Aproveite as dicas não lhe farão nenhum mal! (Professor Fraklin é um excelente profissional, o melhor professor de concurso público na area de TI, em minha humilde opnião, e temos ele ao nossos dispor aqui na QC; aproveitem). 

  • Onde foi que a alternativa afirmou que era 100% seguro? Tem gente que mantém o péssimo defeito da extrapolação na hora de interpretar. A alternativa apenas comparou e disse que dentre todos os métodos apresentados, o na núvem é o mais seguro. E é porque embora o assunto seja polêmico há um consenso na doutrina de que é extremanente seguro e eficaz, mas em nenhum lugar está dizendo que é 100% seguro. 

     

    Nada é 100% seguro. 

  • Leandro Neves, no caso, vc sabe de menos, isso atrapalha mais ainda

    Kkkkkkkkk

  • Não vi nada de absurdo no gabarito,se pegar todas as outras tem a possibilidade real de perder o equipamento,pegar fogo,roubarem e por ai vai kkk,na nuvem não vai acontecer isso,pode ocorrer outras coisas que não sei e nem interessa kkk

  • Também errei. Mas de fato sob a ótica do texto do enunciado, a computação da nuvem é mais segura. Se formos falar da "impossibilidade" de ter acesso a esses arquivos não se confirma, um serviço de nuvem pode sofrer ataques de invasões.

  • Armazenamento de dados na nuvem.

    Letra E.

  • Ainda bem que eu não sei demais e, por isso, acertei a questão. :)

  • A midia fisica quebra, arranha, deteriora-se. Já a nuvem é um tanto quanto complicado de ocorrer algo do tipo

    Obviamente o conhecimento de fato é superficial, já que a nuvem está suscetível a outros problemas, mas a banca esperava o conhecimento generico do assunto

  • A questão só quer saber qual é o mais "Seguro" entre as opções. No caso, sem sombra de dúvidas, é a nuvem. Meios de armazenamento físicos podem queimar, sumir, extraviar, apresentar defeitos etc. Já na nuvem, seus dados apresentam alta disponibilidade, pois as empresas responsáveis realizam backups diariamente para manter a redundância da informação.

    GAB. LETRA E

  • Gab. "E"

    Eu acredito que o Armazenamento na nuvem seja mais seguro, pois, um HD externo ou pen drive, você ainda pode perder ou quebrar, o que não acontece com a nuvem.

  • Gabarito letra E para os não assinantes.

    Gabarito letra E para os não assinantes.

    A perda de arquivos digitais é um problema bastante recorrente em muitas empresas. A única forma de se proteger contra isso é escolher entre os diferentes tipos de backup para garantir uma cópia segura e protegida dos dados.

    O  backup em nuvem não necessita de drives físicos, mas de servidores online. O custo deste tipo de backup costuma ser mais baixo do que manter um servidor próprio, pois este último demanda constantes manutenções e ajustes na sua capacidade de armazenamento.

    O Google Docs, o iCloud da Apple e o Dropbox são alguns exemplos de sistemas de armazenamento em nuvem famosos.

    Além dos servidores, o desempenho deste backup vai depender da velocidade de conexão da sua internet. Se for alta, os dados vão ser carregados mais rapidamente. Neste tipo de backup, os novos arquivos podem ser salvos em tempo real.

    fonte: https://blog.hdstore.com.br/tipos-de-backup-para-minha-empresa

  • Veja como são as coisas: hoje em dia, o armazenamento que é considerado o mais seguro é o backup na nuvem, pois as empresas que oferecem tal serviço garantem que não irão perder os seus dados, e o acesso é restrito mediante autenticação.

    Todas as demais formas de armazenamento sugeridas, com uma mídia alternativa, correm dois riscos piores do que a nuvem. 1 – roubarem a cópia de segurança e 2 – a mídia estragar, perdendo a informação.

    Ah, professor, mas se roubarem minha senha podem acessar meus dados na nuvem” – sim, é verdade, mas é um risco menor.

    Resposta certa, alternativa e).

  • Galera, a questão fala em perdas e não em ataques, logo, não a nem discussão, nuvem é a melhor opção.

ID
2638114
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente, é forte o apelo no sentido de evitar o desperdício de energia e realizar a correta utilização dos equipamentos de informática, principalmente os computadores, o que pode contribuir com a economia, especialmente nos ambientes corporativos. Nesse sentido, os computadores que utilizam o sistema operacional Windows têm, pelo menos, duas formas de economizar energia, quando estiverem em inatividade: suspender e desligar.


Em relação a essas duas funcionalidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra C

     

    a) No modo suspenso, o PC fica no nível de consumo de energia mais baixo possível, mas ainda há consumo. As informações ainda estão salvas na memória RAM (memória essa que é volátil - desligou, perdeu). OBS.: diferente é o modo HIBERNAR, no qual as informações são salvas no HD (não na RAM) e o PC é DESLIGADO MESMO, não consome energia.

     

    b) Não. Quando você desliga o PC, não ficam salvos os processos, programas abertos etc que você estava fazendo. Na verdade, o Windows te obriga a fechá-los para que possa desligar. No modo suspensão os processos e programas abertos continuam lá.

     

    c) Não sabia essa, mas acertei por saber que todas as outras estavam erradas.

     

    d) É, sim, necessário. Afinal, não iria querer que alguém invadisse meu PC só porque ele estava suspenso e não desligado.

     

    e) Não. Consome mais energia, logo não é o recomendado.

  • Marquei a letra D porque não li o "não" no meio da frase. Na hora da prova a atenção é fundamental!

  • A) ERRADA! coloca o computador em estado de baixo consumo de energia para alguns componentes, porém permanece ligado.

    B) ERRADA! Desligar -> fecha todos os aplicativos e delisga o computador. SUSPENDER -> O computador permanece ligado e não fecha os aplicativos.

    C) GABARITO!

    D) É necessário inserir.

    E) Pergunta muito subjetiva, cada um sabe o que quer fazer.

  • Assim como o Lucas, marquei C por eliminação. 

    Suspender:

    coloca o computador em estado suspenso (estado de baixo consumo de energia): monitor, discos rígidos e outros equipamentos são desligados, mas o sistema continua sendo executado na memória principal. Lembre-se de que neste estado, o processador e a memória principal continuam funcionando (além, claro, da placa-mãe), mas os circuitos desnecessários são desligados. Ou seja, o micro continua ligado! (Prof. João Antônio) 

    Quanto a letra é, na minha opinião é mais prático desligar logo, se pensarmos em consumo de energia, pois mesmo no modo suspenso há consumo, e como a alternativa trata de um tempo logo, optaria pelo desligamento. 

  • C.

     

    -A respeito da D, nas opções de energia é possível sim desabilitar a necessidade de senha quando retorna do modo de suspensão.

  • A matéria de informática é fantástica, é infinita... por eliminação eu marquei a alternativa correta, só porque um dia eu marquei quanto tempo demoraria para ficar suspenso novamente.

  • Sempre deixo meu computador suspenso e nunca precisei inserir senha para voltar a usa-lo,,, sei que há opção para colocar senha, porém não é uma regra....

  • AFF, INFORMÁTICA É DUNI-DUNI-TÊ

  • Gente por eliminação e por as outras conterem pedaginhas eu marquei a C. Acredito que a primeira está errada porque no modo suspender o consumo de energia diminui, a B as duas formas não são iguais, uma desliga encerrando completamente o uso de energia e a suspensão diminui o uso da energia, a D quando volta a reeligar tem computadores que pede a senha, depende da configuração e a E vai depender da pessoa, no meu caso com certeza prefiro desligar o computador de um dia para o outro. Se tiver errado alguma coisa ai, me corrijam, please...kkkk. 

  • A alternativa E está falsa , e não tem como contestar.

     

    " Entre uma jornada e outra, das 18 horas de um dia até as 8 horas do dia seguinte, é mais prático e econômico suspender o computador, em vez de desligar.  "

     

    A questão afirma ser mais econômico suspender do que desligar , isso é totalmente falso , uma vez que desligado o computador não consome energia (teoricamente não , mas na prática consome sim); em modo de suspensão , por sua vez , consome energia.

  • FUNÇÕES DO BOTÃO DE ENERGIA: WIN. 10

     

    SUSPENDER --> A opção “Suspender” do botão de energia do Windows coloca o PC em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente. Essa função permite que você inicie o dispositivo mais rapidamente quando voltar a utilizá-lo, uma vez que o sistema e os apps não foram removidos da memória RAM. Eles ficam ali esperando serem novamente acessados. Tudo fica do jeito que você deixou, porém em suspensão.

    DESLIGAR --> Ela fecha todos os apps que estão em execução no Windows, encerra o próprio SO e finaliza a atividade de todos os componentes do seu dispositivo. O PC então fica completamente desligado.

    HIBERNAR --> A hibernação pode ser encarada como um estágio de suspensão mais profundo. Ela salva seu trabalho do ponto em que você parou, mas o PC fica completamente desligado. Diferente da suspensão, entretanto, seus programas abertos ficam armazenados em forma de arquivo temporário no HD, e não na memória RAM. Com isso, seu PC pode ficar desligado e, ainda assim, voltar ao mesmo ponto de antes de ser hibernado.

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/windows-10/96311-desligar-suspender-hibernar-entenda-diferencas.htm

     

     
  • O famoso caso de na informática "quase tudo é possível" fica a dica

     

  • Fui por eliminação

     a)

    No modo suspenso, não há consumo de energia. (Há consumo de energia)

     b)

    Quanto ao encerramento dos softwares e aplicativos, as duas formas são iguais(São diferentes, um encerra tudo, o outro mantém tudo aberto)

     c)

    No Windows 7, é possível programar o horário da suspensão, no intervalo de até 5 horas. (Essa alternativa poderia gerar dúvidas, mas as outras estão muito erradas, então da pra ir por eliminação).

     d)

    Ao se religar o computador que está suspenso, não é necessário inserir as credenciais de usuário, tal como a senha. (É necessário)

     e)

    Entre uma jornada e outra, das 18 horas de um dia até as 8 horas do dia seguinte, é mais prático e econômico suspender o computador, em vez de desligar. (Sem dúvida é prático, mas não é economico, ja que um consome energia e o outro não).

  • Fiquei em dúvida com relação a letra D - ao se religar o computador que está suspenso, não é necessário inserir as credenciais de usuário, tal como a senha. Porque no meu computador windows 7 starter quando suspendo e religo não preciso inserir novamente meu usuário e senha :( :(

  • Essa foi na visão do Prof. Xavier prevendo a chegada do Magneto... X Acerto

  • Essa questão é muito ruim...
    É possível que o usuário desabilite o uso de credenciais para (re)iniciar o sistema.
    Logo, não é NECESSÁRIO inserir credenciais.

  • Acertei por eliminação. Mas a questão deveria ser anulada, pois fala em programar horário, isso não existe, é possível programar o tempo.

  • Segundo o prof. Frank a alternativa D também estaria correta pois não é necessário reinserir as credenciais quando o pc está suspenso.


    Basta fazer o teste suspenda seu pc e verá não é necessário digitar novamente a senha.

  • Pessoal, sobre a questão de reinserir a senha ao suspender o PC, acho que por PADRÃO é preciso sim, mas existe a possibilidade de desabilitar isso.


    Questões de informatica sempre pedem na configuração padrão, se for dar margem para as milhares de personalizações que são possíveis para cada usuário, fica impossível cobrar qualquer coisa de informatica.

  • É possível programar a suspensão em configuração de energia a partir do win 7.


ID
2642521
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando que o patrimônio de uma empresa é composto pelo conjunto de bens, direitos e obrigações de propriedade dela, assinale a alternativa em que todos os itens são classificados como direitos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Adiantamento a fornecedores: direito. Pagamos um valor ao fornecedor antecipadamente, para receber determinada mercadoria futuramente.

     

    Adiantamento a empregados: direito. Antecipamos o salários aos funcionários, mas ainda não foi o período de competência.

     

    CUIDADO!!!
    Adiamento A clientes: direito. A empresa adiantou o produto, esperando obter o devido valor.
    Adiantamento DE clientes: obrigação. O cliente pagou o valor antecipadamente e temos a obrigação de entregar a mercadorias.

     

    Vejamos outra questão:

     

    Classifique as contas abaixo como bens, direitos ou obrigações, de acordo com o definido na Lei n. 6.404/1976 e alterações posteriores.

    I. Adiantamento a Fornecedores.

    II. Adiantamento de Clientes.

    III. Adiantamento de Salários.

    Após procedida a classificação, é correto afirmar que:

     a) todas as contas se referem a bens.

     b) todas as contas se referem a direitos.

     c) todas as contas se referem a obrigações.

     d) a conta referente ao item II trata de uma obrigação. (GABARITO)

     e) as contas referentes aos itens I e III se referem a bens.

  • Uma dica para saber se a conta adiantamento de algo é credora ou devedora:

    O adiantamento de uma conta será o OPOSTO da natureza dela.

    Ex.: Adiantamento de clientes (clientes é uma conta devedora, se foi feito uma adiantamento dessa conta, será uma conta credora. Então adiantamento de clientes é uma conta credora)

    Adiantamento a fornecedores (fornecedores é uma conta credora, se foi feito um adiantamento dessa conta, será uma conta devedora. Então adiantamento de fornecedores é uma conta devedora).

  • Cuidado com caixa - BEM

  • Vamos aproveitar esta questão para classificar os itens apresentados.

    a) Caixa (bem), duplicatas a receber (direito), imposto a recuperar (direito).

    b) Instalações (bem), benfeitorias em imóveis de terceiros (bem), adiantamento de clientes (obrigação).

    c) Adiantamento a fornecedores (direito), adiantamento a empregados (direito), clientes (direito).

    d) Patentes (bem), obras de arte (bem), provisão para férias (obrigação).

    e) Promissórias a pagar (obrigação), dividendos a receber (direito), mercadorias (bem).

  • Classificação dos ativos:

    Ativo:Bens + Direitos

    - Classificação dos BENS:

    Bens Numerários:

    Ex.:

    - Caixa

    - Bancos Conta Movimento

    - Aplicações de liquidez imediata

    - Numerário em trânsito

    Bens de Venda: São as mercadorias e produtos destinados à venda.

    Ex.:

    - Estoque de mercadorias

    - Estoque de matérias primas

    - Estoque de produtos em elaboração

    - Estoque de produtos acabados

    Bens de Uso: São os bens usados nas atividades da empresa. Normalmente ficam registrados no Ativo Imobilizado.

    Ex.:

    - Imóveis

    - Móveis e utensílios

    - Veículos

    - Máquinas e equipamentos

    Bens de Renda: São os bens usados primordialmente para gerar rendas. Normalmente são investimentos.

    Ex.:

    - Imóveis para alugar

    - Terrenos não utilizados 

    - Obras de arte 

    - Classificação dos DIREITOS:

    São valores que nossa entidade tem a receber ou a recuperar em negócios jurídicos celebrados com terceiros.

    Ex.: Venda a prazo, um adiantamento a fornecedor, cheque a receber.

    - Obrigações: são valores a receber terceiros. Ex.: impostos a pagar, salários a pagar, financiamentos a pagar, empréstimos a pagar.

    Resolução: são classificados como direitos [...]

    a. Caixa, duplicatas a receber, imposto a recuperar.

    Errado: a conta Caixa é um bem.

    b. Instalações, benfeitorias em imóveis de terceiros, adiantamento de clientes.

    Errado: a conta Instalações é um bem e adiantamento de clientes é uma obrigação.

    c. Adiantamento a fornecedores, adiantamento a empregados, clientes.

    Certo: são direitos a receber celebrados com terceiros.

    d. Patentes, obras de arte, provisão para férias.

    Errado: a conta provisão para férias é uma obrigação e as contas patente e obras de arte são bens.

    e. Promissórias a pagar, dividendos a receber, mercadorias.

    Errado: a conta promissória a pagar é uma obrigação e mercadoria é um bem.

    Gabarito: C.

  • não seria obrigação

  • a) Caixa (bem), duplicatas a receber (direito), imposto a recuperar (direito).

    b) Instalações (bem), benfeitorias em imóveis de terceiros (bem), adiantamento de clientes (obrigação).

    c) Adiantamento a fornecedores (direito), adiantamento a empregados (direito), clientes (direito).

    d) Patentes (bem), obras de arte (bem), provisão para férias (obrigação).

    e) Promissórias a pagar (obrigação), dividendos a receber (direito), mercadorias (bem).

    prof Igor Cintra - direção concursos

    file:///C:/Users/gusta/Downloads/contabilidade-geralpara-auditorde-controle-internoda-prefeiturade-porto-alegre--30172.pdf


ID
2642524
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Um lançamento de determinado fato contábil ocasionou uma variação qualitativa no patrimônio da entidade. A esse respeito, é correto afirmar que houve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     

    Fatos contábeis (ou fatos administrativos) são ocorrências que têm por efeito a alteração da composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou em seu aspecto quantitativo.

    São todos os eventos que ocorrem na empresa, passíveis de se determinar um valor monetário. O registro de um fato contábil pode ou não alterar o valor do Patrimônio Líquido da empresa. Classificam-se em três grupos: Fatos contábeis permutativos (qualitativos ou compensativos), Fatos contábeis modificativos (ou quantitativos) e Fatos contábeis mistos (ou compostos).

     

    Permutativos, Qualitativos ou Compensativos

    São fatos que acarretam uma troca (permuta) entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, porém sem provocar alteração no Patrimônio Líquido, alterando apenas a composição qualitativa dos elementos pertencentes ao Patrimônio. Ex.: compra de uma máquina à vista - ocorre a permuta de um bem (dinheiro) por outro bem (máquina), ambos elementos do ativo

    Modificativos ou Quantitativos

    São fatos que alteram a composição do Patrimônio e modificam para mais (modificativos aumentativos) ou para menos (modificativos diminutivos) a situação líquida da empresa.

     

    Modificativos aumentativos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de receita, aumentando o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: Receita de vendas, receita de aluguel, etc.

    Modificativos diminutivos: envolvem uma conta patrimonial e uma conta de despesa, diminuindo o Patrimônio Líquido (PL). Ex.: pagamento de despesas em geral, etc.

     

    Mistos ou Compostos

    São os que envolvem simultaneamente um fato permutativo (qualitativo) e um fato modificativo (quantitativo), alterando o Patrimônio Líquido (PL), ou seja, a troca de elemento patrimonial com lucro ou prejuízo.

     

    Mistos aumentativos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de receita (venda com lucro, aumenta PL). Ex.: recebimento de duplicatas com juros, pagamento de duplicatas com desconto, reforma de dívida com desconto, vendas com lucro, pagamentos de obrigações com desconto, etc.

    Mistos diminutivos: envolvem duas ou mais contas patrimoniais e uma ou mais contas de despesa (venda com prejuízo, diminui PL). Ex.: recebimento de duplicatas com desconto, pagamentos de duplicatas com juros, reforma de dívida com juros, etc.

     

    Os fatos contábeis alteram o Patrimônio sob seus dois aspectos básicos: o qualitativo e o quantitativo. Ao analisar os fatos permutativos, observa-se que estes provocam variações estritamente qualitativas, isto é, modifica-se apenas a natureza dos elementos patrimoniais envolvidos. Já os fatos modificativos e os fatos mistos geram mudanças reais na expressão monetária da situação líquida, ou seja, provocam variações de natureza quantitativa.

     

     

     

  • Tipos de Fatos Contábeis

     

    PERMUTATIVO(QUALITATIVO)

     

    Permuta entre elementos do ativo

    Permuta entre elementos  do passivo

    Permuta entre elementos  do passivo e do ativo

    Permuta entre elementos  do PL

    OBS: não altera o valor total do PL e contas de resultado

     

    MODIFICATIVO(QUANTITATIVO

     

    MODIFICATIVO AUMENTATIVO= provoca aumento da situação liquida mediante aumento do ativo ou diminuição do passivo

    MODIFICATIVO DIMINUTIVO= reduz a situação líquida da empresa. Essa situação se dá geralmente pelo aumento do passivo ou pela redução do ativo

    OBS: alteram o PL envolve necessariamente contas de resultado

     

    FATO MISTO= envolve ao mesmo tempo fatos permutativo e modificativo

     

    FATO MISTO AUMENTATIVO = tem o condão de aumentar a situação líquida patrimonial

    FATO MISTO DIMINUTIVO= diminui a situação líquida patrimonial

  • Fatos permutativos:  ( +A -A) (+A + P) (-A - P) (-P + P) ( -PL + PL)

     

    Modificativo aumentativo: ( + A + PL) (-P +PL)

     

    Modificativo diminutivo ( -PL - A) (- PL + P )

     

    Fato misto DIMINUTIVO: ( +A -A - PL) (-P -A - PL) ( -P +P -PL) (+A + P- PL)

     

    Fato misto Aumentativo ( + A - A + PL) ( -P - A + PL) (-P + P + PL) (+A + P + PL)

  • RESUMINDO:

    FATOS QUALITATIVOS - NÃO ALTERA A RIQUEZA DA EMPRESA, SÓ EM CONTAS DO ATIVO E PASSIVO

    FATOS QUANTITATIVOS - FATOS QUE ALETERAM A RIQUEZA DA EMPRESA, COM EFEITOS NO PL

  • É só lembrar: Qualitativa = Qualidade. Não afetam o patrimônio, permuta.

    Quantitativa = Quantidade. Modifica o patrimônio

  • Fatos permutativos, ou qualitativos, representam mera permuta entre elementos patrimoniais, sem impacto no valor do patrimônio líquido.

    Assim, correta a alternativa D.

  • Trata-se da diferença entre fato quantitativo e qualitativo.

    Os fatos contábeis são divididos hoje em três grupos:

     Permutativos/Qualitativos: configuram apenas trocas, permutas, entre bens do ativo e passivo exigível, sem que haja alteração no valor total do patrimônio líquido e contas de resultado.

    → Permuta entre elementos do ativo. Ex.: compra de mercadoria (debita Estoque) à vista (credita Caixa).

    → Permuta entre elementos do passivo. Ex.: empresa X tem dívida com Y. Mas, Y pede para X quitar Z e zerar o passivo inicial. Então, a empresa X debita o passivo com Y e credita agora o passivo com Z.

    → Permuta entre elementos do passivo e do ativo. Ex.: compra de mercadoria (debita Estoque) a prazo (credita Fornecedores).

    → Permuta entre elementos do PL. Ex.: Cia A tem uma reserva estatutária e resolve utilizá-la para aumentar seu capital social. Então, debita reserva estatutária e credita capital social.

    Obs.: não se trata, este tipo de fato permutativo, de aumento do grupo PL, mas somente de permuta entre contas deste grupo. 

     Modificativos/Quantitativos: são aqueles que alteram, para mais ou para menos, o patrimônio líquido. Enquanto os fatos permutativos envolvem apenas contas patrimoniais, os fatos modificativos envolvem também conta de resultados (receitas e despesas). Provocam aumento ou redução do ativo ou passivo e, como contrapartida, modificação na situação líquida. Podem ser:

    → Aumentativo: é aquele que provoca aumento da situação líquida em razão do aumento do ativo ou diminuição do passivo. Há o reconhecimento de uma receita. 

    Ex.: Recebimento (debita Caixa) de receita de juros (credita Receita financeira).

    → Diminutivo: é aquele reduz a situação líquida da empresa.

    Ex.: Apropriação de despesa de salários (debita Despesas com salários e credita Salários a pagar).

     Mistos: são o que envolvem, ao mesmo tempo, um fato permutativo e um fato modificativo. Podem ser:

    → Aumentativo: é aquele que aumenta a situação líquida patrimonial.

    Ex. Pagamento de duplicata com desconto.

    D: Duplicatas a pagar (PC)

    C: Caixa (AC)

    C: Descontos financeiros (DRE)

    Há permuta entre PC e AC com variação quantitativa aumentativa.

    → Diminutivo: é aquele que diminui a situação líquida patrimonial.

    Ex.: Pagamento de duplicata com a incidência de juros.

    D: Duplicatas a pagar (PC)

    D: Despesa de juros (DRE)

    C: Caixa (AC)

    Há permuta entre PC e AC com variação quantitativa diminutiva.

    ⇛ Questionamento: A questão quer saber qual lançamento corresponde a uma variação qualitativa.

    ⇛ Resolução: Tendo em vista as alternativas, as letras A, B, C e E constituem itens que impactam o PL (variação quantitativa). Apenas a letra D representa uma variação qualitativa, ao não impactar o PL.

    Gabarito: Letra D.

  • VEM CFQ!!!

  • Os fatos permutativos não alteram as riquezas patrimoniais da empresa.


ID
2642527
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As contas que são obrigatoriamente encerradas no final do exercício e têm os respectivos saldos transferidos para a conta Lucros e Perdas classificam-se, pelo sistema patrimonial, como contas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

     

    Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais.

     

    Portanto, receitas diminuem as obrigações e não aumentam.

     

    As contas de despesas são de natureza devedora.

    As contas de receitas e despesas são contas de resultado.

     

    As contas de resultado são denominadas de contas transitórias, porque terão seus saldos encerrados ao fim de cada exercício. Assim, no início de cada exercício, os saldos das contas de resultado devem ser iguais a zero.

     

     Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.

     

    Portanto, uma despesa pode corresponder a saída de elemento do ativo e não entrada.

     

    Vejamos outra questão:

     

    A respeito das contas de receitas e despesas, assinale a opção correta.

     

     a) As contas de receitas e despesas são contas de resultado, também denominadas de contas temporárias, pois seus saldos são encerrados para a apuração do resultado da entidade. (GABARITO)

     b) As contas de receitas e despesas, denominadas contas patrimoniais, são encerradas no final do período para a apuração do resultado.

     c) Despesa corresponde à entrada de elementos para o ativo, sob a forma de dinheiro ou de direitos a receber.

     d) Receitas representam o reconhecimento de um passivo, com o aumento de obrigações a serem cumpridas para com clientes.

     e) As contas de despesas são de natureza credora, e as contas de receita são de natureza devedora.

  • GABARITO LETRA A.

     

    O negrito na questão talvez sirva para chamar atenção no item que não é o que se pede a questão. Na verdade a questão quer saber se o candidato sabe a diferença entre as contas patrimoniais ou de resultado.

     

    CONTAS PATRIMONIAIS: ATIVO E PASSIVO

    CONTAS DE RESULTADO: RECEITA, DESPESAS E CUSTOS.

     

    Vejamos: Quais contas que são obrigatoriamente encerradas no final do exercício? Resposta: As contas de resultado (receita x despesa x custo).

    Consequentemente após sua apuração elas são transferidas (são contas transitórias) que vão para o Patirmônio Líquido constituindo (Lucros ou Prejuízos Acumlados) referente ao exercício em questão.

     

     

     

  • Trata-se do levantamento das contas patrimoniais e de resultado.

    Pela Teoria Patrimonialista, contas se classificam da seguinte forma:

    ➜ Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens e dos direitos (Ativo), das obrigações (Passivo) e do Patrimônio Líquido (PL) da entidade.

     Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

    Resolução: As contas que são obrigatoriamente encerradas no final do exercício e têm os respectivos saldos transferidos para a conta Lucros e Perdas classificam-se, pelo sistema patrimonial, como contas:

    A. De resultado ou transitórias.

    CORRETO. Lucros e Perdas têm origem nas contas de resultado, que é transitória.

    B. Permanentes ou patrimoniais.

    INCORRETO. Lucros e Perdas têm origem nas contas de resultado, e não em contas patrimoniais.

    C. Patrimoniais ou transitórias.

    INCORRETO. Lucros e Perdas têm origem nas contas de resultado. Além do mais, ao contrário do que se afirma, as contas patrimoniais são permanentes.

    D. Representativas de bens, direitos e obrigações.

    INCORRETO. Lucros e Perdas têm origem nas contas de resultado. Além do mais, ao contrário do que se afirma, bens, direitos e obrigações são contas patrimoniais.

    E. De controle ou patrimoniais.

    INCORRETO. Lucros e Perdas têm origem nas contas de resultado.

    Gabarito: Letra A.


ID
2642530
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considere um Plano de Contas em que o grupo 4 – RECEITAS segrega, em subgrupos específicos, as receitas de vendas das receitas financeiras, sem aberturas adicionais. Nesse caso, é correto afirmar que se trata de um Plano de Contas codificado até o

Alternativas
Comentários
  • Nível 1:  Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas.

     

    Nível 2: Ativo: Circulante, Não Circulante / Passivo e Patrimônio Líquido: Circulante, Não Circulante e Patrimônio Líquido. / Receitas: Receita Bruta, Deduções da Receita Bruta, Outras Receitas Operacionais / Custos e Despesas Operacionais.

     

    Nível 3: Contas que evidenciem os grupos a que se referem, como por exemplo:

    Nível 1 - Ativo

    Nível 2 - Ativo Circulante

    Nível 3 - Bancos Conta Movimento

     

    Nível 4: Sub-contas que evidenciem o tipo de registro contabilizado, como por exemplo:

    Nível 1 - Ativo

    Nível 2 - Ativo Circulante

    Nível 3 - Bancos Conta Movimento

    Nível 4 - Banco A 

     

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/planodecontas.htm

  • 4. Receitas............................................Nível 1....... sintética

    4.1 Receitas de Vendas........................Nível 2........ sintética

    4.2 Receitas Financeiras.......................Nível 2........ sintética

  • Gabarito: Letra B)


ID
2642536
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que se refere ao funcionamento das contas contábeis, assinale a alternativa cujo par de grupo de contas tem o saldo aumentado pelo débito.

Alternativas
Comentários
  • Questão aborda noções básicas do mecanismo de débito e crédito.

     

    - Ativo e Despesa têm saldo devedor, ou seja, aumentam a débito; diminuem a crédito;

    - Passivo, PL e Receita têm saldo credor, isto é, aumentam a crédito; diminuem a débito;

     

    No entanto, a questão vai além e traz à baila contas retificadoras e o que são?

     

    CONTAS RETIFICADORAS:

     Também chamadas de redutoras, são contas que, embora apareçam num determinado grupo patrimonial visam demonstrar um grupo com cotas de uma mesma família com o saldo global mais correto. (Ativo ou Passivo) têm saldo contrário em relação às demais contas desse grupo.

     

    Assim, observa-se que, como Passivo e PL têm saldo credor, a letra C corresponde ao Gabarito.

     

    Vejamos outra questão:

     

    Com relação às contas retificadoras, também chamadas de contas redutoras, assinale a alternativa correta.

     a) Essas contas têm saldo de natureza contrária ao grupo em que são apresentadas. (GABARITO)

     b) As contas redutoras do Ativo têm saldo de natureza credora, portanto, são apresentadas no lado direito do Balanço. 

     c) As contas retificadoras do Passivo apresentam saldo credor.

     d) As contas retificadoras são: Duplicatas Descontadas; Amortização Acumulada; e, Lucros e Prejuízos Acumulados. 

     e) As contas retificadoras aumentam o saldo do grupo em que são apresentadas.

  • Gabarito C

     

    Aumentam a débito e diminuem a crédito

    Ativo

    Despesa

    (Retificadora do Passivo)

    (Retificadora do PL)

     

    Aumentam a Crédito e Diminuem a Débito

    Passivo

    PL

    Receitas

    (Retificadora do Ativo)

  • p/ aumentar o saldo:

    Despesa = Debita

    reCeita = Credita 

  • Trata-se dos lançamentos contábeis.

    Pela Teoria Patrimonialista, contas se classificam da seguinte forma:

    ➜ Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens e dos direitos (Ativo), das obrigações (Passivo) e do Patrimônio Líquido (PL) da entidade.

     Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

    ⟹ Quanto à natureza, as contas podem ser:

     Credoras: aumentam a crédito e diminuem a débito.

    Contas do passivo, PL, retificadoras do ativo e as de receita.

     Devedoras: aumentam a débito e diminuem a crédito.

    Contas do ativo, retificadoras do passivo, retificadoras do PL e as de despesas.

     Equação contábil quanto à origem e à aplicação:

    Pela aplicação da Equação Fundamental da Contabilidade, temos que: Ativo = Passivo + Patrimônio Líquido.

    Ativo→Aplicação→Representa os bens e direitos da entidade.

    Passivo→Origem →Representa as obrigações da entidade.

    PL→Origem→Representa o capital próprio da entidade.

    Toda APLICAÇÃO de recursos possui uma ORIGEM de mesmo valor.

    Resolução: assinale a alternativa cujo par de grupo de contas tem o saldo aumentado pelo débito.

    A. Receitas e despesas.

    Errado. Receita aumenta a crédito.

    B. Ativo e receitas.

    Errado. Receita aumenta a crédito e despesa aumenta a débito.

    C. Retificadora do passivo e retificadora do patrimônio líquido.

    Certo. Ambas as contas aumentam a débito.

    D. Passivo e retificadora do passivo.

    Errado. Passivo aumenta com crédito.

    E. Ativo e retificadora do ativo.

    Errado. A conta retificadora do ativo é credora.

    Gabarito: Letra C.

  • Para revisar: ativo e despesa > aumentam a débito e diminuem a crédito ADDC

    Segue lá @futuroagentefederal2021


ID
2642539
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A folha de pagamentos da empresa Alfa, de abril de 20X1, que será paga em 5 de maio, totalizou R$ 50.000. Em 20 de abril, a empresa fez um adiantamento de salários no valor de R$ 10.000.


Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que corresponde à contabilização do adiantamento de salários.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi esse tal de "Disponibilidade" como você coloca um "trem" desse e o gestor, da empresa, vai ter uma bola de cristal para saber que é um adiantamento de salário. 

  • Disponibilidades nesse caso se refere ao caixa da empresa. É quando a empresa vai desembolsar para o pagamento desse adiantamento

  • A FUNDATEC (AL-RS/2018), na mesma semana, cobrou uma questão idêntica a essa. Me limitarei a reproduzir aqui o comentário que fiz lá:

     

    Pelo Regime de Competência, ao pagar antecipadamente, você cria um direito (Ativo), tendo como contrapartida um crédito nas disponibilidades (Caixa/BCM).

     

    Dessa forma, o lançamento será:

     

    D – Adiantamento Salarial (Ativo Circulante) - R$ 10.000,00.

    C – Banco (Ativo Circulante) - R$ 10.000,00.

     

     

    Gabarito Letra A

  • Gabarito D

     

    D – Adiantamento de salários ------------- 10.000 (ativo)

    C – Disponibilidades ------------------------- 10.000 (ativo)

     

    No caso disponibilidades são contas como Caixa ou Bancos.

  • Respondendo ao Alfartano Alexsander -> Certamente vc ficou entre a alternativa  B e a D. Lembra-se de que Despesa a gente Debita e então, por eliminiação, a alternativa correra só poderia ser a letra D, mesmo não sabendo ao certo o que seria essa tal de "disponibilidade". 

    Gabarito letra D

     

  • Só uma observação: A conta "Disponibilidades" nesta questão está sendo trazida como Conta Analítica.

    Apesar da Lei 6.404/76 trazer em seu art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo: I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

    Sabemos que a conta "Disponibilidades" contém outras contas abaixo dela, tais como: Caixa, Banco Conta Movimento, Aplicação Financeira de Renda Fixa, etc.

    Não se contabiliza os fatos contábeis através de Contas Sintéticas, os lançamentos contábeis são feitos em Contas Analíticas.

  • Gabarito: D

    Quanto ao pagamento de salários, como houve adiantamento, podemos dividir essa transação em dois momentos:

     

    1º momento: adiantamento de salários:

    D. Adiantamento de salários (ativo circulante) - R$ 10.000,00

    C. Disponibilidades (ativo circulante) - R$ 10.000,00

     

    2º momento: pagamento total de salários:

    D. Salários a pagar (passivo circulante) - R$ 50.000,00

    C. Adiantamento de salários (ativo circulante) - R$ 10.000,00

    C. Disponibilidades (ativo circulante) - R$ 40.000,00

     

    Como a questão pediu apenas a contabilização do adiantamento, gabarito LETRA D.

  • Trata-se da antecipação de salário.

    Dados:

    A folha de pagamentos da empresa Alfa, de abril de X1, que será paga em 5 de maio, totalizou R$ 50.000. Em 20 de abril, a empresa fez um adiantamento de salários de R$ 10.000.

    Resolução: Contabilização do adiantamento de salário de R$ 10.000:

    Adiantamento de salários (20 de abril): R$ 10.000

    D: Adiantamento de salários (AC) R$ 10.000

    C: Disponibilidades (AC) R$ 10.000

    ⟶ Apropriação pelo regime de competência (final de abril) R$ 50.000

    D: Despesa c/ salários (DRE) R$ 50.000

    C: Salários a pagar (PC) R$ 50.000

    ⟶ Pagamento no dia 5 de maio: R$ 50.000

    D: Salários a pagar (PC) R$ 50.000

    C: Adiantamento de salários (AC) R$ 10.000

    C: Disponibilidades (AC) R$ 40.000

    Gabarito: Letra D.

  • Segundo o enunciado em 20 de abril a empresa fez um adiantamento de salários no valor de R$ 10.000. Assim, o lançamento contábil neste dia será o seguinte:

    D – Adiantamento de Salários           R$ 10.000           ( ↑ Ativo)

    C – Caixa           R$ 10.000           ( ↓ Ativo)

    Com isso, correta a alternativa D.


ID
2642545
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa exportadora Alfa comprou à vista, da empresa Beta, mercadorias no valor de R$ 10.000, com ICMS de 17%.


Com base no exposto e nos lançamentos contábeis efetuados nas duas empresas, é correto afirmar que a empresa

Alternativas
Comentários
  • Empresa ALFA: compra

    D - mercadoria  (Ativo)              8.300

    D - ICMS a recuperar (Ativo)     1.700

    C - caixa (Ativo)                        10.000

     

    Empresa BETA: venda

    D - caixa (Ativo)                                   10.000

    D - ICMS sobre vendas (Despesa)        1.700

    C - Venda de mercadoria (Receita)     10.000

    C - ICMS a recolher (Passivo)               1.700

     

  • O Fabricante da mercadoria não recolhe o ICMS, ao contrário do comprador, vendedor ou loja, que irá recolher esse tributo passando para os consumidores nos famosos JUROS

  • A questão quer saber quando se recupera ou recolhe o ICMS.

     

    Recuperar = Debitar = Direito adquirido pelo ICMS pago na compra = Gera crédito de ICMS          ex. Da emp. ALFA

    Recolher = Creditar = Obrigação de recolher o ICMS gerado pela venda = Gera débito de ICMS       ex. Da emp. BETA


     

    O valor do ICMS já contempla o valor da compra, ou seja, está embutido e  será deduzido do valor da mesma para acharmos o valor das compras líquidas.

    CL= 10.000*0,83= 8.300 ( Multiplicando por 0,83 já tiramos os 17% ) 

    ICMS = 1.700

     

    Apuração do  ICMS  

    Crédito de ICMS - Débito de ICMS = ICMS a recolher ou a pagar /  ICMS a recuperar 

                                                                       para quem tem + D             para quem tem + C

  • Trata-se da gestão de estoque conforme o CPC 16 (Estoques).

    ➥ Custo do estoque inclui:

    → Preço de compra Impostos de importação e outros tributos (exceto recuperáveis);

    → Custo de transportes;

    → Seguro;

    → Manuseio;

    → Custos diretamente atribuíveis.

    ➥ Não inclui:

    → Tributos recuperáveis (MP: IPI, ICMS, PIS, COFINS não cumulativos. Revenda: ICMS, PIS, COFINS não cumulativos);

    → Descontos comerciais;

    → Abatimentos.

    ➤ Dados: A empresa exportadora Alfa comprou à vista da empresa Beta.

    ⬊ Alfa: Comprador

    - Compra: R$ 10.000

    - ICMS a Recuperar (17%): R$ 1.700

    - Estoque=R$ 10.000 - R$ 1.700=R$ 8.300

    Lançamento da aquisição de estoque:

    D: Estoque (AC) R$ 8.300

    D: ICMS a Recuperar (AC) R$ 1.700

    C: Caixa (AC) R$ 10.000

    ⬊ Beta: Vendedor

    - Vendas: R$ 10.000

    - ICMS s/ vendas (17%): R$ 1.700

    Lançamento da venda:

    D: Caixa (AC) R$ 10.000

    C: Receita de Vendas (DRE) R$ 10.000

    D: ICMS s/ vendas (DRE) R$ 1.700

    C: ICMS a recolher (PC) R$ 1.700

    ➤ Resolução: é correto afirmar que a empresa:

    A. Alfa debitou a conta ICMS a Recolher no montante de R$ 1.700.

    Incorreto. Alfa debitou ICMS a Recuperar.

    B. Beta creditou a conta ICMS a Recolher no montante de R$ 1.700.

    Correto. Beta creditou um passivo de ICMS a Recolher de R$ 1.700.

    C. Alfa creditou a conta ICMS a Recuperar no montante de R$ 1.700.

    Incorreto. Alfa debitou ICMS a Recuperar.

    D. Beta creditou a conta ICMS sobre Vendas no montante de R$ 1.700.

    Incorreto. Beta debitou a conta ICMS sobre Vendas.

    E. Alfa debitou a conta ICMS sobre Vendas no montante de R$ 1.700.

    Incorreto. Beta foi a empresa que debitou a conta ICMS sobre Vendas.

    Gabarito: Letra B.


ID
2642548
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O lançamento a seguir relaciona-se a um empréstimo contraído pela empresa Alfa junto ao banco Dinheiro.


D – Bancos c/ movimento...........................R$ 19.000

D – Despesas financeiras a vencer ............R$ 1.000

C – Empréstimos .........................................R$ 20.000


No que se refere a essas informações e à operação de empréstimo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) os juros foram cobrados antecipadamente, sendo este valor incorporado ao principal. Assim, podemos afirmar que o pagamento não será no vencimento
    B) apenas 19.000 foram liberados na contratação do empréstimo
    C) CERTO: empréstimos prefixados têm como característica a existência da conta " Despesas financeiras a vencer "
    D) Poderia ser considerada certa, pois " Despesas financeiras a vencer " retifica empréstimos no passivo
    E) Errado, os 1000 é referente aos juros

    bons estudos

  • A Questão pode ter dois gabaritos, a letra "C" e a "D", assim deveria ser anulada.

     

    a) A empresa pagou o valor do Juros no momento da contratação, até pq o valor que caiu na sua conta foi R$ 19.000,00

    b) Não, a empresa fez um emprestimos de R$ 20.000,00, porém descontado o juros da operação, caiu somente na conta R$ 19.000,00.

    c) Correto, o banco faz o desconto do juros no momento da contratação do empréstimo.

    d) Correto, a despesas despesas financeiras a vencer irão representar uma obrigação da empresa para com o banco, sendo contabilizado no Passivo, e assim de acordo com o tempo do empréstimo a empresa vai apropriando mês a mês a despesa de juros, obedecendo assim o principio da competência.

    e) Errado, o valor de R$ 1.000,00 é o valor que a empresa pagou de juros, sendo assim não irá receber no vencimento da operação.  

     

     

     

     

     

  • Gabarito C

     

    Vou ter que discordar dos colegas em relação à afirmativa D, se no momento do empréstimo o banco já cobrou as Despesas Financeiras antecipadamente é porque a obrigação de pagá-las já se extinguiu. Outro ponto interessante é que as obrigações são constituídas a Crédito e não a Débito conforme informa a questão.

  • Quando os encargos financeiros são descontados antecipadamente, sendo recebido somente o valor líquido do empréstimo, a empresa deve registrar o valor recebido na conta Bancos e o valor total do empréstimo na conta de Passivo, e os encargos financeiros antecipados serão debitados em uma conta Encargos Financeiros a Transcorrer, que é redutora da conta Empréstimos. A opção D não está correta, pois esses encargos não representam uma nova obrigação, e sim a dedução de uma obrigacao existente. Gabarito C
  • A alternativa "C" está incorreta, pois ao afirmar que "o banco cobrou antecipadamente os juros correspondentes ao empréstimo" não respeitou o princípio da competência em que a despesa financeira (juros) deverá ser apropriado em base sistemática conforme o principal.

    A alternativa "D" esta correta, pois "as despesas financeiras a vencer representam uma obrigação da empresa para com o banco". Conforme o prazo, há a apropriação do juros a pagar em despesa financeira. Veja bem, conforme o prazo significa que há uma base sistemática para essa apropriação que seguirá a lógica do principal, conforme orienta o CPC sofre DFC.

  • Começo a suspeitar que o Renato é um professor disfarçado rss

  • Fiquei entra a C e D, e fui na D tendo em vista o comentário do "grande concurseiro Renato" passivél de anulação. 

  • Resolução:

     

    a) A empresa pagou o valor do Juros no momento da contratação.

     

    b) A empresa recebeu, descontado o juros da operação, R$ 19.000,00.

     

    c) Correta.

     

    d) a conta despesas financeiras a vencer decorre do princípio da competência, sendo contabilizado no Passivo. Nesses termos, a empresa apropria mês a mês a despesa de juros na contabilidade, obedecendo, assim, o princípio citado.

     

    e) O valor de R$ 1.000,00 é uma despesa financeira – não há devolução

     

    Gabarito: C


    Um abraço do Professor Felipe Camargo

  • Conforme o CPC 08:

    Dados:

    D: Bancos c/ movimento (Ativo) R$ 19.000

    D: (-) Despesas financeiras a vencer (Passivo) R$ 1.000

    C: Empréstimos (Passivo) R$ 20.000

    "Como o registro inicial dos recursos captados de terceiros, classificáveis no passivo exigível, também deve evidenciar os valores líquidos recebidos disponíveis para utilização, os custos incrementais incorridos na sua captação serão registrados não a débito do resultado, mas como ajuste da conta do passivo exigível". [...]

    (=) Valor total do empréstimo R$ 20.000

    (-) Juros cobrados antecipadamente R$ 1.000

    (=) Empréstimo líquido R$ 19.000

    "Todos os encargos financeiros [...] devem ser apropriados ao resultado em função da fluência do prazo da operação pelo método do custo amortizado, com base no conceito da taxa interna de retorno (pelo método que caracteriza os juros compostos)". 

    Resolução:

    a. a empresa pagará juros de R$ 1.000 no vencimento da operação.

    Errado: já pagou. Só falta apropriar como despesa financeira ao longo do período.

    b. a importância de R$ 20.000 foi liberada para a empresa na contratação do empréstimo.

    Errado: Foram R$ 19.000.

    c. o banco cobrou antecipadamente os juros correspondentes ao empréstimo.

    Correto

    d. as despesas financeiras a vencer representam uma obrigação da empresa para com o banco.

    Errado: é juros a transcorrer (Passivo)

    e. a empresa recebeu R$ 19.000 na contratação do empréstimo e receberá R$ 1.000 no vencimento da operação.

    Errado: irá apropriar como despesa financeira.

    Gabarito C

  • Juros a vencer representa uma despesa antecipada, portanto é ativo.


ID
2642551
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considere as informações a seguir.


1. No dia 17/6, o saldo contábil da conta Bancos era igual ao saldo verificado no extrato bancário.

2. No dia 18/6, o cliente pagou com cheque, no caixa da empresa, uma duplicata no valor de $ 1.000. O cheque foi enviado para depósito no mesmo dia.

3. No dia 19/6, o banco devolveu o cheque por falta de fundos.


Sabendo-se que o contador efetuou o lançamento contábil referente ao recebimento da duplicata, mas se esqueceu de contabilizar o depósito efetuado, ao se proceder à conciliação bancária em 19/6, verificou-se que o saldo da conta Bancos estava

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Vamos ao que eu entendi da questão...

     

    1. No dia 17/6, o saldo contábil da conta Bancos era igual ao saldo verificado no extrato bancário. OK

     

    2. No dia 18/6, o cliente pagou com cheque, no caixa da empresa, uma duplicata no valor de $ 1.000. O cheque foi enviado para depósito no mesmo dia.

    C - Duplicatas a Receber

    D - não sei como, mas segundo a questão ele esqueceu de debitar BCM

     

    3. No dia 19/6, o banco devolveu o cheque por falta de fundos.

    Nesse dia ocorreu a conciliação bancária e conforme o item 2 a conta Bancos Conta Movimento não sofreu nenhuma alteração, logo alternativa C.

     

     

    Eu achei essa questão muito confusa, se alguém abordou de uma maneira diferente, por favor, compartilhe.

  • 2. No dia 18/6, o cliente pagou com cheque, no caixa da empresa, uma duplicata no valor de $ 1.000. O cheque foi enviado para depósito no mesmo dia.

    C - Duplicatas a Receber

    D - Caixa (como o cliente pagou na empresa o registro é na conta Caixa mesmo sendo em cheque)

    como não foi realizada a contabilização do depósito pelo contador as contas continuaram conciliadas.

     

  • Tenho uma dúvida, a letra A é igual B e a letra D igual a E. Já que ele falou que dia 17 o saldo contábil era igual do extrato

  • Para resolver essa questão era necessário saber essas duas informações:

     

    Obs1: Recebimento de cheques é Débito de conta Caixa

    Nesse caso, ao receber o cheque, sabe-se que o contador efetuou o lançamento contábil:

     

    D - Caixa

    C- Duplicatas a Receber

     

     

    Não custa lembrar que se ele tivese pagando seria credito na conta BCM

     

     

    Obs2: No Depósito é efetuado o seguinte lançamento:

     

    D- BCM

    C- Caixa

     

    A questão afirma que esse segundo lançamento não foi feito pelo contador ("efetuou o lançamento contábil referente ao recebimento da duplicata, mas se esqueceu de contabilizar o depósito efetuado").

     

    DESSA FORMA...

     

    Na Concliação Bancária, observar-se-á que não houve alterações na conta BCM, estando ela igual ao Extrato Bancário.

     

     

    Gabarito Letra C

  • Não teve entrada no Cx; ou seja o saldo não se alterou

  • O cara registrou o cheque recebido na empresa

    D-numerarios em transito

    c- cliente


    quando era pra mudar de numerarios em transito para bancos conta movi

    o cara esqueceu.

    o que era pra ter feito:

    D-BCMV

    C-N EM TRANS


    Como não fez, a conta banco ficou inalterada, vulgo, na mesma.


    espero ter ajudado


ID
2642554
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca da elaboração do balancete de verificação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    Segundo Sérgio Adriano:


    "O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar (...), composto por todas as contas com seus respectivos saldos, que são extraídos do Livro Razão com a finalidade de verificar se o total de débitos é exatamente igual ao total dos créditos, ou seja, se o método da digrafia (ou partidas dobradas) foi aplicado corretamente."

    Fonte: Souza, Sérgio Adriano de. Contabilidade Geral 3D. 1. ed. São Paulo: Método, 2012.

     

    Vejamos outra questão:

     

    O balancete de verificação evidencia

     a) os estornos efetuados no período.

     b) a configuração e classificação correta dos itens contábeis.

     c) a igualdade matemática dos lançamentos efetuados no período. (GABARITO)

     d) o registro dos movimentos individuais das contas contábeis no período.

     e) os lançamentos do período, quando efetuados de forma correta no período.

  • Gabarito: A

     

    O Balancete de Verificação, de acordo com Padoveze, nada mais é do que a simples listagem das contas, contendo o nome delas e o seu saldo, colocando os saldos devedores numa coluna e os saldos credores em outra. A palavra verificação vem do fato de que o Balancete também serve para, num primeiro momento e numa análise bastante superficial, verificarmos se o total de saldos devedores é igual ao total de saldos credores e para podermos constatar se o método das partidas dobradas foi obedecido em todos os lançamentos que deram origem aos saldos das contas.

  • Em outras palavras, o Balancete é um relatório contábil, no qual são relacionadas todas as contas movimentadas no livro razão e que apresentem saldo diferente de zero no dia de sua elaboração.

  •  

    BALANCETE DE VERIFICAÇÃO - RESUMO:

     

    *Auxiliar, ou seje (seja), NÃO OBRIGATÓRIO

     

    *Objetivo 1: verificar se o MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS foi obedecido

    Objetivo 2: verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos

     

    *IMPORTANTE! Existem erros que não podem ser detectados pelo levantamento de balancetes

     

    *O fato do somatório dos saldos devedores ser igual ao dos credores não significa que a escritura está 100% certa

     

    *Composto por todas as contas com seus respectivos saldos EXTRAÍDOS DO LIVRO RAZÃO

     

    GABARITO: A

  • O balancete tem as seguintes características que estão sendo cobradas em provas:

    • É elaborado MENSALMENTE a partir do livro-razão, do qual são extraídos os saldos para a sua elaboração.

    • É um demonstrativo contábil de uso interno; contudo, pode ser apresentado aos usuários externos quando necessário.

    • Não é uma demonstração contábil.

    • Relaciona todas as contas de acordo com a natureza do saldo. As contas com saldo igual a zero não precisam ser demonstradas.

    • As contas são apresentadas em duas colunas, uma de natureza devedora e a outra de natureza credora.

    • Apresenta a exatidão aritmética do mecanismo de partidas dobradas: o total devedor deve ser igual ao total credor.

    • Por meio do balancete é possível identificar se houve erro nos lançamentos quanto aos valores registrados, basta o balancete não fechar (saldos devedores não serem iguais aos saldos credores).

    • Quando o balancete fechar (saldos devedores iguais aos saldos credores) não é possível identificar se um lançamento foi feito em contas erradas, pois os totais estarão batendo.

    • No balancete é possível identificar se uma conta foi classificada com a natureza errada, pois se um ativo imobilizado apresentar saldo credor, existe algum erro na digrafia contábil.

    • O balancete que se destinar a fins externos à Entidade deverá conter nome e assinatura do contabilista responsável, sua categoria profissional e número de registro no CRC.

    Prof. Cláudio Zorzo

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Correta. Trata-se de um demonstrativo auxiliar, a ser elaborado, no mínimo, mensalmente, que relaciona o saldo de todas as contas remanescentes do Livro Razão.

    b) Incorreta. O Balancete de Verificação Final é composto apenas por contas patrimoniais. As contas de resultado serão encerradas em contrapartida com a conta Apuração do Resultado do Exercício, sendo posteriormente destinada ao Patrimônio Líquido (lucro ou prejuízo).

    c) Incorreta. O Balancete de Verificação Inicial é composto pelas contas patrimoniais e contas de resultado, sendo realizado antes da Apuração do Resultado do Exercício. 

    d) Incorreta. O objetivo do balancete de verificação é exatamente analisar se a soma de todos os lançamentos a débito é igual à soma dos lançamentos a crédito.

    e) Incorreta. O balancete de verificação é elaborado, no mínimo, mensalmente.

  • Conforme doutrina, normas esparsas e práticas contábeis, é patente que o balancete de verificação é um relatório de conferência que corresponde a uma simples listagem dos saldos devedores e credores, cujos totais devem ser iguais. Visa verificar se o método das partidas dobradas foi obedecido ao longo do processo de escrituração dos fatos contábeis, ou seja, se os débitos e créditos foram efetuados corretamente. É um demonstrativo auxiliar (não obrigatório) levantado para fins operacionais internos. É composto por todas as contas (patrimoniais e de resultado) com os seus respectivos saldos, extraídos do Livro Razão

    Análise das alternativas:

    a. É levantado a partir dos saldos das contas extraídos do livro Razão.

    Certo: conforme definição acima, o balancete de verificação é composto pela totalidade das contas patrimoniais e de resultados com os seus respectivos saldos, extraídos do Livro Razão.

    b. Somente é elaborado após o encerramento das contas de resultados.

    Errado: como o balancete de verificação deve conter todos os débitos e créditos, as contas patrimoniais e de resultados são necessárias. Assim, não seria útil que ele fosse elaborado somente após encerramento das contas de resultados, pois estaríamos nos referindo ao balanço patrimonial, e não ao balancete de verificação.

    c. Apresenta apenas os saldos das contas patrimoniais.

    Errado: deve apresentar os saldos das contas patrimoniais e de resultados.

    d. Diferentemente do balanço patrimonial, os saldos devedores e credores não são necessariamente iguais.

    Errado: pelo Método das Partidas Dobradas, há a premissa de que cada débito deve corresponder igualmente a crédito. Diante do exposto, a alternativa rompe a premissa estabelecida. Portanto, se não forem iguais, haverá inconsistências.

    e. Utiliza somente os saldos do livro Caixa; portanto, é levantado apenas uma vez por ano.

    Errado: utiliza o saldo final de todas as contas do Livro Razão, não somente os saldos do Livro Caixa. Além disso, pode ser levantado a qualquer momento.

    Gabarito: Letra A.

  • GABARITO A

    O balancete de verificação é elaborado com a finalidade de apresentar todas as contas com seus respectivos saldos, em termos monetários, sejam devedores ou credores.

    Não se destinam a publicação.

    O Balancete de verificação é uma demonstração contábil auxiliar, serve para verificar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Não serve para achar erro, ver lançamento errado, não sabe sobrea as contas que foram debitadas a mais ou a menos. Seus saldos são retirados do livro razão;

    Para a elaboração do balancete as receitas e despesas devem ser computadas até o último dia do mês ou semestre civil, independentemente de ser dia útil ou não.

  • Gabarito A.

    RESUMÃO MAROTO DE BALANCETE DE VERIFICAÇÃO:

    1) Facultativo

    2) Principal função é analisar se o método das partidas dobradas foi respeitado

    => É IMPRESCINDÍVEL para verificar se o método foi respeitado.

    3) Não consegue identificar todos os erros

    4) Se for usado para demonstrações contábeis externas, é obrigatória a assinatura de contador habilitado

    5) Possui um mínimo de 2 colunas (menos detalhes) até 8 colunas (mais detalhes)

    6) Apuração de TODAS as contas, sejam patrimoniais ou de resultado

    7) Obtém informações do livro RAZÃO

    8) É facultativo pois não há legislação que o obrigue. A portaria que o obrigava antigamente foi REVOGADA.

    9) É essencialmente INTERNO e GERENCIAL, mas nada impede que possa ser usado externamente.

    10) É normalmente realizado MENSALMENTE, mas nada impede que seja feito diariamente, mensalmente, anualmente, etc.

    11) O Saldo INICIAL evidenciado nas colunas de informação pode ter como sinônimo "saldo existente nas rubricas contábeis no FINAL do período anterior"

    12) Não é uma DEMONSTRAÇÃO contábil mas sim um DEMONSTRATIVO contábil.

    13) Não precisa ser divulgado (não precisar não significa ser proibido).

    14) O Balancete de verificação ABERTO (ainda não apurado) apresenta TODAS as contas

    15) O Balancete de verificação FECHADO (apurado) apresenta SOMENTE as contas PATRIMONIAIS.

    Fonte: Meus resumos baseado nas aulas do prof. Claudio Zorzo e Gabriel Rabelo.

    Bons estudos.


ID
2642557
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações (Lei n° 6.404/1976), as participações permanentes no capital de outras sociedades registradas nas contas Ações de Coligadas e Ações de Controlada serão classificadas no ativo, no subgrupo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo: 


    III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza,  não  classificáveis  no  ativo  circulante,  e  que  não  se  destinem  à  manutenção  da  atividade  da companhia ou da empresa;

     

    Vejamos outra questão:

     

    A respeito de investimentos societários no país, com base na legislação societária – Lei n.º 6.404/1976, assinale a alternativa correta. 

      As participações permanentes em outras sociedades serão classificadas no intangível. (ERRADO)

     

    Vunesp 2015

     

    A Lei no 6.404/76, ao disciplinar o Balanço Patrimonial, estabelece a classificação das contas do Ativo. Observadas as disposições legais, nesse sentido, as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa, serão classificadas

     

     a) no intangível.

     b) no ativo imobilizado.

     c) em participações.

     d) no ativo realizável a longo prazo.

     e) em investimentos. (GABARITO)

  • O inciso III do artigo 179 da Lei 6.404/76 dispõe que são classificados no Ativo Não Circulante – Investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.

    Assim, correta a alternativa E.

  • Trata-se dos componentes patrimoniais do Balanço Patrimonial segundo a Lei 6.404/76.

     Definições:

    "No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos:

    ➘ ativo circulante; e

    ➘ ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível".

    No passivo, as contas serão classificadas nos seguintes grupos:

    ➘ passivo circulante;

    ➘ passivo não circulante;

    ➘ PL, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados".

    ⇛ Resolução: as participações permanentes no capital de outras sociedades registradas nas contas Ações de Coligadas e Ações de Controlada serão classificadas no ativo em qual subgrupo?

    A. Circulante.

    INCORRETO. Pois, ativo circulante não contém bens e direitos de longo prazo ou parmanente.

    B. Realizável a longo prazo.

    INCORRETO. Conforme a Lei 6.404/76, art. 179., II,"o ativo não circulante realizável a longo prazo é composto por ativo realizável a longo prazo, que são os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia".

    C. Imobilizado.

    INCORRETO. "Imobilizados são os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens".

    D. Intangível.

    INCORRETO. "Intangíveis são os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercidos com essa finalidade, inclusive o fundo de comércio adquirido". 

    E. Investimentos.

    CORRETO. "Investimentos são as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa".

    Gabarito: Letra E.


ID
2642572
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando os conhecimentos relacionados aos índices de liquidez, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) Estrutura econômica remete às receitas e despesas, os índices de estrutura, como o de liquidez, evidenciam a estrutura patrimonial da empresa

    B) CERTO: CCL = AC-PC e LC = AC/PC.
    Logo, se o AC e PC forem iguais o CCL será 0 e o LC será 1

    C) Os índices de liquidez são extraídos Balanço Patrimonial da empresa

    D) índice de liquidez seca = (AC- Estoque)/ PC.
    Portanto, quanto maior estoques, menor será a LS em relação à LC.

    E) São os índices de rentabilidade que mostram as rentabilidades dos capitais investidos, e não os índices de liquidez

    bons estudos


ID
2642575
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Patrimônio e Sistemas Contábeis (NBCT 16.2), o sistema contábil está estruturado em subsistemas de informações.


A esse respeito, é correto afirmar que o subsistema que registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público é o

Alternativas
Comentários
  • Patrimonial – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros
    relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público; (Redação
    dada pela Resolução CFC n.º 1.268/09)
     

  • GABARITO E

     

    12. O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações:

    (a) Orçamentário - registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária;

    (b) (Excluído)

    (c) Patrimonial - registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público;

    (d) Custos - registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública, consoante a NBC T 16.11;

    (e) Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

     

    Observação: A NBC T16.2 foi revogada pela NBC TSP Estrutura Conceitual.

  •  Alternativa a , Errada, subsistema de Informações Orçamentárias – registra, processa e evidencia os atos e os fatos relacionados ao planejamento e à execução orçamentária.

    Alternativa b, Errada, foi extinto dos subsistemas.

    Alternativa c, Errada, subsistema de Custos – registra, processa e evidencia os custos da gestão dos recursos e do patrimônio públicos.

    Alternativa d, Errada, subsistema de Compensação - registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de controle.

    Alternativa e, Correta, subsistema de Informações Patrimoniais – registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações do patrimônio público.

    Alternativa E

     

     

  • O sistema contábil está estruturado nos seguintes subsistemas de informações: 

    1. Orçamentário: registra, processa e evidencia os atos e fatos relacionados ao planejamento e à execução ORÇAMENTÁRIA. 

    2. Patrimonial: registra, processa e evidencia os FATOS FINANCEIROS E NÃO FINANCEIROS relacioados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.

    3. Custos: registra, processa e evidencia os CUSTOS dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.

    4. Compensação: registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no PATRIMÔNIO da entidade do setor público, bem como aqueles com funções específicas de CONTROLE.

    Letra: E

    FONTE: NBCT 16.2

  • NBCT 16.2​

    Esta Resolução foi revogada pela(s) seguite(s) Resolução(ões):

    2016/NBCTSPEC - Aprova a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL - D.O.U de 04/10/2016

    http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2008/001129


ID
2642578
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Em relação à análise das demonstrações financeiras, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) cada categoria de interessado tem seu objetivo específico ao analisar o balanço.

    B) CERTO: São 3 os procedimentos preliminares na análise das DCs:
          a) Eliminar as distorções provocadas pela inflação nos valores constantes das demonstrações contábeis,;
          b) Reclassificar algumas contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, a chamada padronização; e
          c) Fazer um comparativo com padrões pré-estabelecidos

    C) A análise vertical permite avaliar a participação relativa de cada grupo da demonstração financeira no total do ativo ou do passivo. 

    D) A análise horizontal evidencia a evolução, ao longo do tempo, dos grupos das demonstrações contábeis

    E) É na análise horizontal que se calcula com os números-índices e com a adoção de exercício mais antigo como índice-base 100.

    bons estudos


ID
2642584
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com o artigo 103 da Lei n° 4.320/1964, o balanço financeiro demonstrará “a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte”.


Acerca desse assunto, é correto afirmar que se obtém o resultado financeiro do exercício pela diferença entre

Alternativas
Comentários
  • MCASP - PARTE V

     

    05.03.00 BALANÇO FINANCEIRO

    05.03.01 - Conceito

     

    (...) O resultado financeiro do exercício pode ser também apurado pela diferença entre o saldo em espécie para o exercício seguinte e o saldo em espécie do exercício anterior

  • Existem duas formas possíveis para realizar o calcular do resultado financeiro:

     

    1ª) Resultado Financeiro = Total de Ingressos – Total de Dispêndios

     

    2ª) Resultado Financeiro = Saldo atual (exercício seguinte) – Saldo do Exercício Anterior

  • RESOLUÇÃO:

    Pessoal, conforme o MCASP, o Balanço Financeiro possibilita a apuração do resultado financeiro do exercício por meio de dois modos: 

    Note que o Modo 1 é justamente o que diz a alternativa A).

    Gabarito: LETRA A

  • Trata-se da composição do Balanço Financeiro conforme o MCASP 8ª.

    "O Balanço Financeiro é composto por um único quadro que evidencia a movimentação financeira das entidades do setor público, demonstrando:

    ⟿ a receita orçamentária realizada e a despesa orçamentária executada, por fonte / destinação de recurso, discriminando as ordinárias e as vinculadas;

    ⟿ os recebimentos e os pagamentos extraorçamentários;

    ⟿ as transferências financeiras recebidas e concedidas, decorrentes ou independentes da execução orçamentária, destacando os aportes de recursos para o RPPS; e

    ⟿ o saldo em espécie do exercício anterior e para o exercício seguinte".

    Levantamento do Resultado Financeiro:

    (+) Saldo em Espécie para o Exercício Seguinte

    (-) Saldo em Espécie do Exercício Anterior.

    (=) Resultado Financeiro do Exercício

    Resultado: é correto afirmar que se obtém o resultado financeiro do exercício pela diferença entre:

    A. Os saldos em espécie para o exercício seguinte e do exercício anterior.

    CORRETO. O confronto resulta no resultado financeiro.

    B. Receita e a despesa orçamentárias.

    INCORRETO. O confronto resulta no resultado orçamentário.

    C. As receitas orçamentárias e extraorçamentária.

    INCORRETO. Não há tal índice.

    D. As despesas orçamentárias e extraorçamentárias.

    INCORRETO. Não há tal índice.

    E. A receita orçamentária e o saldo em espécie para o exercício seguinte.

    INCORRETO. Não há tal índice.

    Gabarito: Letra A.