SóProvas



Prova IADES - 2018 - CFM - Assistente Administrativo


ID
2638069
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a Lei n° 3.268/1957, que dispõe a respeito dos Conselhos de Medicina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 5º São atribuições do Conselho Federal de Medicina:

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina;

     

    B) Art . 2º O conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional em toda a República e ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica, cabendo-lhes zelar e trabalhar por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho ético da medicina e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exerçam legalmente.

     

    C) Art . 6º O mandato dos membros do Conselho Federal de Medicina será meramente honorífico e durará 5 (cinco) anos.

     

    D) Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais: 

    f) expedir carteira profissional;

     

    E) Art. 22. § 6º As denúncias contra membros dos Conselhos Regionais só serão recebidas quando devidamente assinadas e acompanhadas da indicação de elementos comprobatórios do alegado.

     

  • Marcar a correta (1 certa e 4 erradas):

    A) Os Conselhos Regionais de Medicina têm a atribuição de fixar e alterar o valor da anuidade cobrada aos seus inscritos.

    Errada. Fixar e alterar o valor da anuidade é atribuição do Conselho Federal.

    B) O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina são os órgãos supervisores da ética profissional.

    Certa.

    C) O mandato dos membros do Conselho Federal de Medicina terá duração de 1 (um) ano.

    Errada, o mandato terá duração de 5 anos.

    D) Ao Conselho Federal compete expedir a carteira profissional dos inscritos.

    Errada, porque compete ao Conselho Regional.

    E) Para resguardar a ética profissional, denúncias anônimas contra membros dos Conselhos Regionais serão recebidas para que ocorra a devida apuração.

    Errada, porque as denúncias contra os membros deverão ser assinadas e acompanhadas de provas.


ID
2638072
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina é regido pela Resolução CFM n° 1.998/2012. Com base nessa resolução, é correto afirmar que o Conselho Federal de Medicina

Alternativas
Comentários
  • Apesar da questão se referiar a uma resolução do CFM e não às matérias tradicionalmente cobradas em Direito Administrativo (acho que o QC a classificou errada). Dá pra matar a questão apenas com base nos conhecimentos em administrativo.

    Os conselhos de classe, entre eles o Conselho Federal de Medicina, são autariquias, sendo assim já eliminariamos a alternativa A, visto que autarquias não são subordinadas hierarquicamente, apenas podem ter um controle finalístico de suas funções definidas em lei. Também, pelo mesmo fato, eliminamos a alternativa C, visto que autarquias são dotadas de personalidade de direito público.

    Uma das principais características das autarquias, é o fato delas possuierem autonomia administrativa e financeira, sendo assim, a alternativa D se mostra interessantíssima para ser assinalada.

    Mesmo sem conhecer o teor da resulução dá pra eliminar as alternativas B e E pois não faria sentido nenhum um órgão federal regulador de uma profissão não ter jurisdição em todo o território nacional e também não seria lá muito lógico a sede desse órgão ser em outro lugar que não Brasília(ok, aí já não dá pra ter certeza, mas é que comparando com a alternativa D que está "muito certa", dá pra descartar essas duas com segurança)

  • Nenhuma entidade da administração indireta é subordinada a administração direta.

    O que existe é uma vinculação, logo as entidades da administração direta possuem autonomia financeira e administrativa; porém essas entidades submetem-se a controle finalístico, este também pode ser chamado de tutela ou supervisão ministerial.


ID
2638075
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o Título III, Capítulo III, da Resolução CFM n° 1.998/2012, a Diretoria do CFM é composta por: presidente; 1° , 2° e 3° vice-presidentes; secretário-geral; 1° e 2° secretários; 1° e 2° tesoureiros; corregedor e vice-corregedor.


Com relação a esse tema, é correto afirmar que é competência do conselheiro corregedor

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM n° 1.998/2012, Art. 20. Ao conselheiro corregedor compete:

    II - ordenar e dirigir os recursos em sindicâncias e processos éticos;

  • De acordo com o Título III, Capítulo III, da Resolução CFM n° 1.998/2012, a Diretoria do CFM é composta por: presidente; 1° , 2° e 3° vice-presidentes; secretário-geral; 1° e 2° secretários; 1° e 2° tesoureiros; corregedor e vice-corregedor.

     

    Com relação a esse tema, é correto afirmar que é competência do conselheiro corregedor 

     

     a)  ordenar e dirigir os recursos em sindicâncias e processos éticos. 


ID
2638078
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Os princípios fundamentais do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009) estão previstos no respectivo Capítulo I. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A medicina deve ser exercida como comércio. 

    Errado.

     IX - A Medicina não pode, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio.

     

     b) O médico não é obrigado a exercer serviços que não deseje, inclusive em caso de urgência. 

    Errado.

    VII - O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.

     

     c)O médico tem a discricionariedade de renunciar à própria liberdade profissional. 

    Errado.

    VIII - O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho.

     

     d) O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.

    Correto.

     XIII - O médico comunicará às autoridades competentes quaisquer formas de deterioração do ecossistema, prejudiciais à saúde e à vida.

     

     e) Nas situações clínicas terminais, o médico deve abster-se de propiciar cuidados paliativos. 

    Errado.

     XXII - Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados.


ID
2638081
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com o Regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina, previsto no Decreto n° 44.045/1958, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. "E"

     

    Conforme Decreto nº 44.045/1958: 

    Art. 6º Fica o médico obrigado a comunicar ao Conselho Regional de Medicina em que estiver inscrito a instalação do seu consultório ou local de trabalho profissional, assim como qualquer transferência de sede, ainda quando na mesma jurisdição.
     

    #DeusnoComando

  • Alternativa A
    art. 1º, Parágrafo único. A obrigatoriedade da inscrição a que se refere o presente artigo abrange todos os profissionais militantes, sem distinção de cargos ou funções públicas.

    Alternativa B

    Art. 3º, Parágrafo único. Para todos os Conselhos Regionais de Medicina serão uniformes as normas de processar os pedidos de inscrição, os registros e as expedições da Carteira Profissional, valendo esta como prova de identidade e cabendo ao Conselho Federal de Medicina, disciplinar, por "atos resolutórios", a matéria constante dêste artigo.

    Alternativa C
     

    Art. 4º O pedido de inscrição a que se refere o artigo anterior, poderá ser feito por procurador quando o médico a inscrever-se não possa deslocar-se de seu local de trabalho. Nesses casos, ser-lhe-ão enviados registrados pelo Correio, por intermédio do Tabelião da comarca os documentos a serem por êle autenticados a fim de que o requerente, em presença do Tabelião, os assine e nêles aponha a impressão digital do polegar da mão direita, dentro do prazo máximo de três (3) dias, devolvendo-os com a firma reconhecida ao Presidente do Conselho Regional que então autorizará a expedição da carteira e a inscrição.

    Alternativa D

    Art. 5º O pedido de inscrição do médico será denegado quando:

    a) o Conselho Regional de Medicina ou, em caso de recurso, o Conselho Federal de Medicina não julgarem hábil ou considerarem insuficiente o diploma apresentado pelo requerente;

    b) nas mesmas circunstâncias da alínea precedente, não se encontrarem em perfeita ordem os documentos complementares anexados pelo interessado;

    c) não tiver sido satisfeito o pagamento relativo à taxa de inscrição correspondente

    alternativa E

    Art. 6º Fica o médico obrigado a comunicar ao Conselho Regional de Medicina em que estiver inscrito a instalação do seu consultório ou local de trabalho profissional, assim como qualquer transferência de sede, ainda quando na mesma jurisdição.


ID
2638084
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo o Código de Ética Médica, previsto na Resolução CFM n° 1.931/2009, é direito do médico

Alternativas
Comentários
  •  a) internar e assistir os próprios pacientes em hospitais privados com caráter filantrópico, exceto se não fizer parte do corpo clínico da instituição. 

    Errado.  Capítulo II - DIREITOS DOS MÉDICOS

    É direito do médico:

     VI - Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte do seu corpo clínico, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição.

     

     b) assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou. 

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

     Art. 5º Assumir responsabilidade por ato médico que não praticou ou do qual não participou.

     

     c) recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames da própria consciência.

    Correto.  Capítulo II - DIREITOS DOS MÉDICOS

    É direito do médico:

     IX - Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.

     

     d) intervir sobre o genoma humano com vista à modificação dele.

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

     Art. 16. Intervir sobre o genoma humano com vista à sua modificação, exceto na terapia gênica, excluindo-se qualquer ação em células germinativas que resulte na modificação genética da descendência.

     

     e) deixar de esclarecer o paciente a respeito dos determinantes ambientais da doença dele.

    Errado. Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

    Art. 13. Deixar de esclarecer o paciente sobre as determinantes sociais, ambientais ou profissionais de sua doença.

  • Eu queria saber quem foi o responsável filho de uma mãe que organizou essas questões do CFM que não param de aparecer nos meus filtros de Direto Administrativo

  • E eu quero saber de porra de direito dos médicos,tava empolgado fazendo as questões sobre ADM pública e vem isso kk


ID
2638087
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A sindicância e o processo ético-profissional (PEP) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e no Conselho Federal de Medicina (CFM) são regidos pelo Código de Processo Ético-Profissional (CPEP), previsto na Resolução CFM n° 2.145/2016. Com base nesse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LEGENDA: CORRETO - ERRADO

    a) A sindicância pode ser instaurada de ofício pelo próprio Conselho Regional de Medicina. 

    Art. 12. A sindicância será instaurada:

    I − de ofício pelo próprio CRM;

    II − mediante denúncia escrita ou verbal, com identificação completa do denunciante, na qual conste o relato circunstanciado dos fatos, e quando possível, a qualificação completa do médico denunciado, com a indicação das provas documentais.

     

     b) O conselheiro sindicante poderá propor a conciliação entre as partes, sendo responsável por arbitrar qualquer acerto pecuniário existente. 

    art. 18, § 2º É vedado qualquer acerto pecuniário no âmbito da conciliação

     

     c) O conselheiro relator do processo ético-profissional pode fundamentar a própria decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na sindicância. 
    Art. 49. O conselheiro-relator formará sua convicção pela livre apreciação das provas produzidas nos autos do PEP, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na sindicância.

     

     d) Em determinados casos, as provas ilícitas podem ser admitidas nos processos ético-profissionais.

    Art. 52. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas dos autos do PEP, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

     

     e) No processo ético-profissional, os depoimentos das testemunhas podem ser levados por escrito por elas. 

    Art. 69. O depoimento será prestado oralmente, não sendo permitido à testemunha trazê-lo por escrito, não sendo vedada, entretanto, breve consulta a apontamentos.


ID
2638090
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

No tocante ao tema da relação com pacientes e familiares, previsto no Capítulo V do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) É direito do médico abandonar o paciente sob os próprios cuidados se este for portador de moléstia incurável.

    ErradoÉ vedado ao médico:

     Art. 36. Abandonar paciente sob seus cuidados.

     

     b) É vedado ao médico realizar atendimento médico a distância. 

    ErradoÉ vedado ao médico:

    Art. 37. Prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência e impossibilidade comprovada de realizá-lo, devendo, nesse caso, fazê-lo imediatamente após cessar o impedimento.

     Parágrafo único. O atendimento médico a distância, nos moldes da telemedicina ou de outro método, dar-se-á sob regulamentação do Conselho Federal de Medicina.

     

     c) É vedado ao médico desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente a respeito do método contraceptivo. 

    Correto. É vedado ao médico:

     Art. 42. Desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre método contraceptivo, devendo sempre esclarecê-lo sobre indicação, segurança, reversibilidade e  risco de cada método.

     

     d) É direito do médico opor-se à realização de junta médica ou a uma segunda opinião solicitada pelo paciente. 

    Errado. É vedado ao médico: 

     Art. 39 Opor-se à realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal.

     

     e)Em casos de doenças incuráveis, desde que haja pedido do paciente, o médico pode abreviar a vida do doente. 

    Errado. É vedado ao médico:

    Art. 41. Abreviar a vida do paciente, ainda que a pedido deste ou de seu representante legal.

     Parágrafo único. Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.

  • MAS QUE DIABOS ESTAS QUESTOES DE ETICA MEDICA ESTÃO DANDO BOBEIRA NAS MATERIAS DE ORGANIZACAO DA ADM PUBLICA?!?!?!?!?! 

    SAAAAAACO

  • Já notifiquei ao QC.

     

  • KKKKKKKKK VAMOS, GALERA, AQUI ATÉ ÉTICA MÉDICA  TA TENDO! SIMBORA.

     

  • Questão útil! Para novos concursos médicos.

ID
2638093
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma equipe formada por assistentes administrativos de um órgão público, trabalhando 5 horas por dia, realizou um certo trabalho administrativo em 32 dias. Se o número de horas diárias de serviço fosse aumentado para 8, nas mesmas condições de dificuldade, em quantos dias essa equipe de assistentes faria o mesmo trabalho?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA E

     

    Organizando os dados informados no enunciado, temos:

     

    5 Horas/ dia....................................................................32 dias( Para realizar o trabalho administrativo)

    8 Horas / dia....................................................................  X (Quanto tempo será necessário)

     

    Veja que se aumentarmos o número de horas diárias trabalhadas, teremos um tempo menor para realizar o trabalho.

    Então são grandezas inversamente proporcionais, basta alterarmos as posições da coluna (Horas / dia), que é a coluna que não tem a incógnita procurada, e multiplicarmos os meios pelos extremos.

    8 H/ dia..........................................32 dias

    5H/ dia........................................... X

     

    8x = 160

    X = 20 dias

  • vamos colocar os dados que temos:

    Equipe                                                   Horas   dias

    temos 1                                                   5           32

    continuamos com 1 equipe                     8           X

     

    se aumenta o numero de dias, então aumenta ou diminui o numero de equipe? diminui! (vamos inverter)

    se aumenta o numero de dias, então aumenta ou diminui as horas trabalhadas? diminui! (vamos inverter)

    a variavel (onde tem o X sempre invertemos)

     

    Montando novamente:

    Equipe  horas  dias

    1            8         x

    1            5         32

     

    1.8.x = 1.5.32

    8x = 160

    x= 20

  • Inversamente proporcional

  • Gab. E 

    5h- 32 dias
    8h - x

    +      -

    Inversamente proporcional então pode multoplicar reto.

    8x= 32x5

    x= 20

     

     

  • Gabarito E

     

    Trata-se da regra de três simples.

     

    Dica para regra de três (simples ou composta):

     

    -Homem com tempo= inversa

    -Tempo com tempo= inversa

    - Aquilo que se quer comer, produzir, fabricar = direta

     

    Quando a regra de três simples for DIRETA X (cruza)

    Quando a regra de três  simples for Inversa ---- (em linha)

     

    Eu resolvi assim:

    Horas        Dias (lembra? Tempo com tempo= inversa)

    5     ----------  32 ( em linha)

    8     ---------- x

    8x= 5.32

    8x=160

    x= 160 dividido por 8
    x= 20

    Obs.: sou péssimo em Exatas, mas espero ter ajudado os colegas.

     

    Graça e Paz 

  • HORAS  -  DIAS

    5     - 32

    8   -    X

    PERGUNTA: Se com 5 horas eu realizo o trabalho em 32 dias, com MAIS horas eu vou precisar de MENOS dias, LOGO É INVERSAMENTE PROPORCIONAL

    8  - 32

    5 -  X

     

    8X = 160

    X= 160 / 8

    X = 20 

     

  • Bizu: sem esse negócio de inversamente e diretamente proporcional.

    https://www.youtube.com/watch?v=NVLx8lWGeDE

     

  • 5 x 4= 20 

  • Inversamente proporcionais!

     

    HORAS              DIAS

      5  ---------------    32

      8 ----------------    x

     

    8x = 32.5

    8x = 160

    x= 160/8

    x= 20 dias

     

    Pelo método Telles fica mais fácil de resolver!

     

    PS: Questões como essa na minha prova, nunca nem vi .-.

  • GABARITO: E 

     

    1 - Entender os dados da questão:

     

    5horas - 1 dia 

            x - 32 dias

     x = 160 horas (foi necessária 160 horas para conseguir realizar em 32 dias)

     

    2- Aplicação para descobrir o resultado

     

    (160 = horas diarias . 32 dias)

     

    160 horas - 32 dias

             8 . z - 32 dias

    z = 20 (quantidade de dias)

     

  • Grandezas inversamento proporcionais

    5 ---- 32

    8 ---- x

    5.32=160

    x= 160/8 = 20

  • muita onda, para coisa simples, 32dias x5 horas = 160horas

    32 dias x 8 horas = 256 horas

    160 horas (menos) 256 horas = 96 horas

    96 horas (divido) 8 horas = 12 dias de trabalho

    32 dias (menos) 12 dias = 20 dias kkkkkk

    bons estudos! Concurso não é inteligencia, mas sim sabedoria e velocidade de pensamento.

     

  • As grandezas são inversamente proporcionais. 

  • A questão exigiu conhecimentos sobre regra de três simples.

    Montando a regra de três simples, conforme os dados do enunciado, temos:

    Horas ------------- dias

    5 -------------------- 32

    8 --------------------- x

    Após a montagem da regra de três, precisamos analisar as grandezas. Veja:

    Aumentando-se a capacidade de horas (de 5 p/ 8), diminui-se a quantidade de dias --- Grandezas inversamente proporcionais;

    Como as grandezas são inversamente proporcionais, então basta multiplicar "de lado". Veja:

    8 . x = 5 . 32

    8 x = 160

    x = 20

    Gabarito do monitor: Letra E


ID
2638096
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Determinada empresa tem 11 funcionários e resolveu sortear entre eles uma viagem no final do ano. A regra para o sorteio consiste em distribuir entre eles, aleatoriamente, uma ficha numerada, com os números inteiros de 2 a 12. Posteriormente serão lançados dois dados perfeitos, ao mesmo tempo, e será verificada a soma dos números das faces voltadas para cima. O ganhador será o funcionário que tiver a ficha com o número coincidente com essa soma. Marcos está com a ficha de número 2, Renata com a de número 4, Beatriz com a de número 8, Fernando com a de número 10 e João com a de número 12.


Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a (o) funcionária(o) com maior probabilidade de ganhar o prêmio.

Alternativas
Comentários
  • Gab A

     

    Marcos (ficha de número 2): Tem apenas uma possibilidade de sucesso, um dado sair com o n° 1 e o outro tb com 1.

     

    Renata (ficha de número 4): Tem duas possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 1 e o outro com o n° 3. A segunda: um dado sair com o n° 2 e o outro com o n° 2. 

     

    Beatriz (ficha de número 8): Tem três possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 2 e o outro com o n° 6. A segunda: um dado sair com o n° 3 e o outro com o n° 5. A terceira: um dado sair com o n° 4 e o outro tb com 4. 

     

    Fernando (ficha de número 10): Tem duas possibilidades de sucesso. A primeira: um dado sair com o n° 4 e o outro com o n° 6. A segunda: um dado sair com o n° 5 e o outro com o n° 5. 

     

    João (ficha de número 12): Tem apenas uma possibilidade de sucesso, um dado sair com o n° 6 e o outro tb com 6.

  • POSSIBILIDADES: 

     

    Marcos (n° 2): 1-1.

    Renata (n° 4): 1-3 , 2-2, 3-1.

    Beatriz (n° 8): 2-6 , 3-5 , 4-4, 5-3 , 6-2.

    Fernanda (n° 10): 4-6 , 5-5 , 6-4.

    João (n° 12): 6-6.

     

  • Marcos está com a ficha nª 2

    Renata está com a ficha nª 4

    Beatriz está com a ficha nª 8

    Fernando está com a ficha nª 10

    João está com a ficha nª 12


    Precisamos agora definir os possíveis resultados do lançamento dos dados:

    (1,1) (1,2) (1,3) (1,4) (1,5) (1,6)

    (2,1) (2,2) (2,3) (2,4) (2,5) (2,6)

    (3,1) (3,2) (3,4) (3,4) (3,5) (3,6)

    (4,1) (4,2) (4,3) (4,4) (4,5) (4,6)

    (5,1) (5,2) (5,3) (5,4) (5,5) (5,6)

    (6,1) (6,2) (6,3) (6,4) (6,5) (6,6)

    Amostragem = 36


    Agora temos que ver quais os lançamentos resultam nas fichas dos participantes:

    Marcos está com a ficha de nº 2, sendo assim as possibilidades de sair soma 2 nos dados são: (1,1), ou seja 1/36;

    Renata está com a ficha nº 4. As possibilidades de sair soma 4 nos dados são: (1,3) (2,2) (3,1), ou seja 3/36;

    Beatriz está com a ficha nº 8. As possibilidades de sair soma 8 nos dados são: (2,6) (3,5) (4,4) (5,3) (6,2), ou seja 5/36

    Fernando está com a ficha nº 10. As possibilidades de sair soma 10 nos dados são: (4,6) (5,5) (6,4), ou seja 3/36

    João está com a ficha nº 12. As possibilidades de sair soma 12 nos dados são: (6,6), ou seja 1/36


    Portanto, Beatriz é quem tem maior possibilidade de ganhar o premio, pois ela tem 5 chances em 36.

    Resposta A


  • O mais seguro nesse tipo de questão é montar uma tabelinha

    + 1 2 3 4 5 6

    1 2 3 4 5 6 7

    2 3 4 5 6 7 8

    3 4 5 6 7 8 9

    4 5 6 7 8 9 10

    5 6 7 8 9 10 11

    6 7 8 9 10 11 12

    Estão ai todas as possibilidades de soma com os números dos dados possíveis

  • Item A correto.

    Mais uma daquelas questões que todo mundo vai acertar, só serve para roubar tempo.

    Quem tem a ficha 2 só tem uma chance: 1+1

    Quem tem a ficha 4 tem duas chances: 2+2 ou 3+1

    Quem tem a ficha 8 tem três chances: 4+4 ou 5+3 ou 6+2 (maior probabilidade de ganhar)

    Quem tem a ficha 10 tem duas chances: 5+5 ou 6+4

    Quem tem a ficha 12 só tem uma chance: 6+6


ID
2638099
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Deseja-se eleger uma equipe de 7 conselheiros efetivos para o biênio 2019/2020 de determinada empresa. A equipe será formada por 3 médicos, 2 advogados e 2 assistentes administrativos. Candidataram-se para participar das eleições da equipe 6 médicos, 5 advogados e 4 assistentes administrativos.


Considerando que as candidaturas são individuais, sem a formação de chapas, de quantas maneiras diferentes essa equipe pode ser eleita?

Alternativas
Comentários
  •  Letra C

    combinação de 6 medicos em 3

    combinação de 5 adv em 2

    vcombinação de 4 assistentes em 2

     

     

  • Médicos: C6,3

    Advogados: C5,2

    Assistentes: C4,2

     

    (C6,3) x (C5,2) x (C4,2) = (20) x (10) x (6) = 1200

  • Alguém poderia me explicar o pq q fica (20)x(10)x(6)?

  • Grupo menor dentro do maior, depois multiplica os resultados = GAB:  1200

  • Gaba: C

     

    1. A ordem não importa, portanto se usa combinação, cuja fórmula é:  C n,p = n! / p! ( n - p)!

     

    2. Aplica-se a fórmula para a combinação de:

     

    6 médicos para 3 vagas:   C 6,3 = 6! / 3! ( 6 - 3!) = 20 

     

    5 advogados para 2 vagas: C 5,2 = 5! / 2! ( 5 - 2)! = 10

     

    4 assistentes para 2 vagas: C 4,2 = 4! / 2! ( 4 - 2 )! = 6

     

    Multiplicando tudo: 20 * 10 * 6 = 1.200 possibidades

     

     

     

  • GAB. C

    Como é formação de grupo, usa-se a COMBINAÇÃO

    Equipe com 7, sendo 3 médicos, 2 advogados e 2 assis. adm.

    Candidatos: 6 médicos; 5 advogados e 4 assi. adm

    Médicos                e                    advogados  e        ass. adm

    C6,3                    X(regra do E)     C5,2        X       C4,2 =

    6X5X4 / 3X2X1                             5X4/2X1             4X3/2X1 = 1200 possibilidades

  • Uma dica maravilhosa para saber quando utilizar combinação ou arranjo

     

    Pergunte-se a ordem importa ?

     

    AHAN ? "AHANJO"

    NÃO ? COMBINAÇÃO

     

    Bons estudos

  • Thais Rimkus, não sei bem a explicação matemática pra isso (kkkkk), mas quando lemos que ele quer formar uma equipe com 3 médicos E 2 advogados E 2 assistentes administrativos, o em matemática significa multiplicação. Situação diferente seria se a equipe desejada fosse de 3 médicos OU 2 advogados OU 2 assistentes administrativos, nesse caso, o OU te diz que você tem que somar. 

  • QUANDO O PROBLEMA FALAR O NUMERO DE... QUANTIDADE DE MANEIRAS... COM ALGUMAS RESTRIÇÕES É ANALISE COMBINATORIA

  • Galera, grupos de pessoas, equipes, comissoes... é combinaçao

     

    _ _ _        _ _       _ _

    6x5x4  5x4  4x3 / 3! 2! 2!

     

    = 1200

  • Nos problemas de analise combinatória devemos analisar se a ordem interfere na formação do grupo, se não interferir é Combinação, se interferir e estivermos usando todos os elementos é Permutação, se  interferir e não estivermos usando todos os elemntos é Arranjo. 

  • C6,2 * C5,2 * C4,2

    20 * 10 * 6 = 1.200

  • Questões envolvendo grupos de pessoas SEMPRE SERÁ COMBINAÇÃO!. Pois a ordem não importa.

    Então, calcula-se primeiro as combinações de grupos menores depois multiplica todas para achar o grupo maior.

    Comb. de médicos * Comb. de advogados * Comb. de assistentes.

    C6,3 * C5,2 * C4,2

    20 * 10 * 6 = 1.200

    Bons estudos, forte abraço!

    @rumboraestudar


ID
2638105
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Apenas 56,6% do público-alvo recebeu vacina contra a gripe no DF


Um levantamento do Ministério da Saúde mostrou que, até a última quarta-feira (17/5/2016), apenas 56,6% do públicoalvo se imunizou durante a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no Distrito Federal. Foram 312,3 mil pessoas vacinadas, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (18/5/2016), após o Dia D da campanha, no último sábado (13/5/2016).

Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidade /2017/05/18/interna_cidadesdf,596048/apenas-56-6-do-publico-alvo-recebeuvacina-contra-a-gripe-no-df.shtml > . Acesso em: 13 mar. 2018, com adaptações.


Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta a melhor aproximação para o número de indivíduos do público-alvo à época da reportagem.

Alternativas
Comentários
  • 56,6% -------312.300 pessoas

    100% ------ x

    56,6x = 312.300×100

    X=551.766,784

    Aproximadamente 552.000

  • Não precisa nem fazer regra de 3, já que imunizou 56,6% (312,3 mil pessoas), ou seja mais da metade exclui-se logo as assertivas A, C ,D e E.

    Para conferir basta diminuir pela população já imunizada, se o resultado for menor que 312,3 mil é a reposta.
    Só a título de ilustração:

    552.000 - 312.300 = 239.700 ( gabarito)

    648.000 - 312.300= 335.700 ( não pode ser, pois mais da metade da população já foi imunizada e mais da metade corresponde a 312,3 mil)

     

  • Mas foram 312,3 mil pessoas vacinadas, entre elas publico alvo e população normal. Não foram 312,3 pessoas SOMENTE DE publico alvo! Ou estou enganado?


ID
2638108
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Hoje em dia, é quase impossível falar a respeito de segurança da informação e não inserir o armazenamento de dados na pauta. O backup sempre se fez necessário a todo usuário de computadores; porém, com o ambiente corporativo cada dia mais informatizado e transmitindo informações cada vez mais relevantes para a empresa, o cuidado de se prevenir contra possíveis perdas de dados originais passou a ser ainda mais importante.

Disponível em:<https://www.alertasecurity.com.br/> . Acesso em: 23 jan. 2018, com adaptações.


Em se tratando de segurança para o armazenamento de dados, qual das formas a seguir é a mais segura do mercado?

Alternativas
Comentários
  • Achei um pouco "forçado" o "mais seguro do mercado", pois em se tratando de informática/TI isso é muito relativo. 

    Enfim, gabarito E 

     

     

    O armazenamento na nuvem é definido como uma forma de armazenar dados na Internet, em vez de recursos de armazenamento locais. Esse armazenamento é adquirido como serviço e fornecido sob demanda, oferecendo capacidade e custos just-in-time. O armazenamento na nuvem elimina a compra e o gerenciamento de sua própria infraestrutura de armazenamento, aumenta a agilidade, oferece escala global e entrega dados “em qualquer lugar, a qualquer momento”.

     

     

    Fonte:amazon what is cloud storage

  • Alternativa E seria Cloud Storage  e não  cloud computing como menciona a alternativa.

  • Eu penso se fosse uma questão de certo ou errado e tivesse afirmando que o armazenamento de nuvem fosse O MAIS SEGURO. Eu mesmo marcaria errado sem medo, mas se a banca entende assim. Penso que é sim uma ferramente segura, agora a mais segura do mercado, já penso ser um pouco forçado.

  • ate hoje essa questão de nuvem ser a mais segura e bem discutida e não a um consenso sobre a questão acredito que se entrar com um recurso de anulação bem feito a banca aceite 

  • Seguro em aspectos de acessibilidade remota. Em caso de incêndio, perda, roubo, desastres da natureza, demolição do local em que os entes físicos estão instalados a informação é preservada mais apropriadamente na nuvem. Acredito que a palavra "segurança", aí, se aplica no sub-aspecto "integralidade dos dados".

  • É o mais seguro?

  • Fiz essa prova e errei a questão por pensar como os senhores. Achei forçado demais afirmar que o armazenamento em nuvem é o mais seguro. Na minha prova essa alternativa veio como a Letra A, daí eu imaginei mesmo que era uma pegadinha. As pessoas mais leigas no assunto marcaram a alternativa correta (segundo a banca) sem medo. As vezes saber demais atrapalha...

  • Questão um pouco louco. 

  • Galera, acontece que mesmo que a mídia física seja mais segura, nessa questão ele apresenta 3 opções de mídia física, que de certa forma são equivalentes, e uma diferente que é a nuvem. Portanto numa questão de múltipla escolha essa tem que ser marcada!
  • Revelações da Vigilância pela NSA

    Em outubro de 2013 a imprensa publicou, com base nos documentos revelados por Edward Snowden, que através do Programa MUSCULAR, o GCHQ britânico e a NSA secretamente invadiram os principais enlaces de comunicação dos centros de processamento de dados do Yahoo! e do Google ao redor do mundo, tendo acesso aos dados da nuvem de ambos.

     

  • Nenhum desses procedimento é 100% seguro, apenas lembrar isso, caso uma questão afirme que um sistema ou back up é 100% seguro, estará errada.

  • GABARITO: E

     

    Não acho que "os mais leigos" foram na "E".

    No meu caso, usei experiência própria. Tinha um HD externo e ele queimou, perdi todo conteúdo. 

    Tenho arquivos há bem mais de dois anos em nuvem e tá lá, flutuando e seguro. 

    PORÉMMMMMM, tb concordo com o fato de que nada é 100% quando se trata de TI.

     

    Bons estudos.

  • Examinador desgraçado!, concordo contigo! também não acho que "os mais leigos" foram na "E".  

    questão de lógica, imagine que uma pessoa tenha um conteúdo seu dentro da casa dela, e a pessoa armazenou  cópias em cada um dos dispositivos mencionado nas alternativas para nao perder esse conteudo, e você queira deletar esses arquivos, quais seria o mais dificil de você apagar?

    óbvio que o contéudo armazenado na nuvem.  E outro que a questão nao perguntou qual tem 100% de segurança, perguntou qual o mais seguro entre eles.

  • O problema desse tipo de questão é ter que pensar conforme a banca, que no caso citou um site nessa questão. Não nessesariamente esta é a melhor opção. O mais justo seria essa banca citar esse site na bibliografia de estudo para prova, mas ae já é querer demais também hehe.

  • Esse acertei por eliminação a única resposta diferente e essa Gab.E 

     

  • Jeferson, não gosto de usar os comentários para tratar de assunto que não seja pertinente à questão, mas tenho que abrir uma exceção para te elogiar. Parabéns, cara, pelo raciocínio inteligente... Acerta questões não necessariamente quem conhece a bem a matéria, mas quem sabe resolver questões. Sucesso!

  • A cópia de segurança dos dados do usuário poderá ser realizada em diferentes mídias.
    Uma recomendação importante, é que a mídia de armazenamento não seja armazenada no mesmo local do original. Em caso de sinistro, original e cópia seriam perdidos.
    Portanto:
    - letra A está errada (original + backup no mesmo computador)
    - letra B está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.
    - letra C está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.
    - letra D está correta, mas poderá armazenar no mesmo local do original.

    O armazenamento de dados em nuvem, guardará a cópia dos arquivos em servidores remotos.

    Gabarito: Letra E.
  • A questão oborda prevenção contra perdas e não contra ataques. 

  • Vamos compreender o seguinte pensamento: “O que é mais fácil de ser danificado; um HD, pen drive, ou seja, todos esses meios comuns de armazenamento de dados, ou então, um servidor na nuvem com tecnologia de ponta, onde os dados ficam armazenados e possuem backups automatizados que estão embutidos dentro do próprio serviço. Sem duvida, a nuvem é o meio mais seguro atualmente. No entanto, nada é 100%.” Espero ter ajudado a sanar as dúvidas! (Analista)

  • O Jeferson Fickel  falou tudo!

     

    Os outros colegas estão certos em suas considerações, mas temos que raciocinar como concurseiros! se as outras opções são formas de armazenamento equivalentes, temos que ir na diferente. Infelizmente é assim pessoal...

  • Gabarito: E

    O examinador foi meio sacana nessa...
    Consigo imaginar a cara dele rindo, olhando o monitor de lado enquanto digitava as alternativas.

    Considerou o CLOUD STORAGE (e não cloud computing, que é genérico sobre clouding) como o armazenamento seja por serviço de Storage ou seja pelos grandes back-ups empresariais onde vão sendo atualizados os back-ups redundantes.

  •  

    Wandeson Santos fala isso pro pessoal do MEGAUPLOAD ou do MINHATECA! 

  • Absurdo esse gabarito...

  • Caro, Eduardo Morais, leve em consideração o tema do conceito acima citado: "Procedimento de Segurança e Back up,  Segurança da Informação". Porque a resposta mais coerente, do ponto de vista técnico, seria essa. (Apesar de não existir nada 100% seguro em TI.) Todavia, nesse caso a resposta foi mais técnica. Não sei se já percebeu, mas as grandes bancas estão cada vez mais utilizando termos técnicos e bem abranges e até muitas vezes profundos em relação à informática. O pessoal que gosta de "decorar termos" ou estudar informática em livros de concurso, os quais nem sempre trazem o conceito correto e atualizado sobre o tema, deveriam mudar esse posicionamento, pois, TI está cada vez mais presente e complexo em grandes provas de concurso público. Aproveite as dicas não lhe farão nenhum mal! (Professor Fraklin é um excelente profissional, o melhor professor de concurso público na area de TI, em minha humilde opnião, e temos ele ao nossos dispor aqui na QC; aproveitem). 

  • Onde foi que a alternativa afirmou que era 100% seguro? Tem gente que mantém o péssimo defeito da extrapolação na hora de interpretar. A alternativa apenas comparou e disse que dentre todos os métodos apresentados, o na núvem é o mais seguro. E é porque embora o assunto seja polêmico há um consenso na doutrina de que é extremanente seguro e eficaz, mas em nenhum lugar está dizendo que é 100% seguro. 

     

    Nada é 100% seguro. 

  • Leandro Neves, no caso, vc sabe de menos, isso atrapalha mais ainda

    Kkkkkkkkk

  • Não vi nada de absurdo no gabarito,se pegar todas as outras tem a possibilidade real de perder o equipamento,pegar fogo,roubarem e por ai vai kkk,na nuvem não vai acontecer isso,pode ocorrer outras coisas que não sei e nem interessa kkk

  • Também errei. Mas de fato sob a ótica do texto do enunciado, a computação da nuvem é mais segura. Se formos falar da "impossibilidade" de ter acesso a esses arquivos não se confirma, um serviço de nuvem pode sofrer ataques de invasões.

  • Armazenamento de dados na nuvem.

    Letra E.

  • Ainda bem que eu não sei demais e, por isso, acertei a questão. :)

  • A midia fisica quebra, arranha, deteriora-se. Já a nuvem é um tanto quanto complicado de ocorrer algo do tipo

    Obviamente o conhecimento de fato é superficial, já que a nuvem está suscetível a outros problemas, mas a banca esperava o conhecimento generico do assunto

  • A questão só quer saber qual é o mais "Seguro" entre as opções. No caso, sem sombra de dúvidas, é a nuvem. Meios de armazenamento físicos podem queimar, sumir, extraviar, apresentar defeitos etc. Já na nuvem, seus dados apresentam alta disponibilidade, pois as empresas responsáveis realizam backups diariamente para manter a redundância da informação.

    GAB. LETRA E

  • Gab. "E"

    Eu acredito que o Armazenamento na nuvem seja mais seguro, pois, um HD externo ou pen drive, você ainda pode perder ou quebrar, o que não acontece com a nuvem.

  • Gabarito letra E para os não assinantes.

    Gabarito letra E para os não assinantes.

    A perda de arquivos digitais é um problema bastante recorrente em muitas empresas. A única forma de se proteger contra isso é escolher entre os diferentes tipos de backup para garantir uma cópia segura e protegida dos dados.

    O  backup em nuvem não necessita de drives físicos, mas de servidores online. O custo deste tipo de backup costuma ser mais baixo do que manter um servidor próprio, pois este último demanda constantes manutenções e ajustes na sua capacidade de armazenamento.

    O Google Docs, o iCloud da Apple e o Dropbox são alguns exemplos de sistemas de armazenamento em nuvem famosos.

    Além dos servidores, o desempenho deste backup vai depender da velocidade de conexão da sua internet. Se for alta, os dados vão ser carregados mais rapidamente. Neste tipo de backup, os novos arquivos podem ser salvos em tempo real.

    fonte: https://blog.hdstore.com.br/tipos-de-backup-para-minha-empresa

  • Veja como são as coisas: hoje em dia, o armazenamento que é considerado o mais seguro é o backup na nuvem, pois as empresas que oferecem tal serviço garantem que não irão perder os seus dados, e o acesso é restrito mediante autenticação.

    Todas as demais formas de armazenamento sugeridas, com uma mídia alternativa, correm dois riscos piores do que a nuvem. 1 – roubarem a cópia de segurança e 2 – a mídia estragar, perdendo a informação.

    Ah, professor, mas se roubarem minha senha podem acessar meus dados na nuvem” – sim, é verdade, mas é um risco menor.

    Resposta certa, alternativa e).

  • Galera, a questão fala em perdas e não em ataques, logo, não a nem discussão, nuvem é a melhor opção.

ID
2638114
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atualmente, é forte o apelo no sentido de evitar o desperdício de energia e realizar a correta utilização dos equipamentos de informática, principalmente os computadores, o que pode contribuir com a economia, especialmente nos ambientes corporativos. Nesse sentido, os computadores que utilizam o sistema operacional Windows têm, pelo menos, duas formas de economizar energia, quando estiverem em inatividade: suspender e desligar.


Em relação a essas duas funcionalidades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: Letra C

     

    a) No modo suspenso, o PC fica no nível de consumo de energia mais baixo possível, mas ainda há consumo. As informações ainda estão salvas na memória RAM (memória essa que é volátil - desligou, perdeu). OBS.: diferente é o modo HIBERNAR, no qual as informações são salvas no HD (não na RAM) e o PC é DESLIGADO MESMO, não consome energia.

     

    b) Não. Quando você desliga o PC, não ficam salvos os processos, programas abertos etc que você estava fazendo. Na verdade, o Windows te obriga a fechá-los para que possa desligar. No modo suspensão os processos e programas abertos continuam lá.

     

    c) Não sabia essa, mas acertei por saber que todas as outras estavam erradas.

     

    d) É, sim, necessário. Afinal, não iria querer que alguém invadisse meu PC só porque ele estava suspenso e não desligado.

     

    e) Não. Consome mais energia, logo não é o recomendado.

  • Marquei a letra D porque não li o "não" no meio da frase. Na hora da prova a atenção é fundamental!

  • A) ERRADA! coloca o computador em estado de baixo consumo de energia para alguns componentes, porém permanece ligado.

    B) ERRADA! Desligar -> fecha todos os aplicativos e delisga o computador. SUSPENDER -> O computador permanece ligado e não fecha os aplicativos.

    C) GABARITO!

    D) É necessário inserir.

    E) Pergunta muito subjetiva, cada um sabe o que quer fazer.

  • Assim como o Lucas, marquei C por eliminação. 

    Suspender:

    coloca o computador em estado suspenso (estado de baixo consumo de energia): monitor, discos rígidos e outros equipamentos são desligados, mas o sistema continua sendo executado na memória principal. Lembre-se de que neste estado, o processador e a memória principal continuam funcionando (além, claro, da placa-mãe), mas os circuitos desnecessários são desligados. Ou seja, o micro continua ligado! (Prof. João Antônio) 

    Quanto a letra é, na minha opinião é mais prático desligar logo, se pensarmos em consumo de energia, pois mesmo no modo suspenso há consumo, e como a alternativa trata de um tempo logo, optaria pelo desligamento. 

  • C.

     

    -A respeito da D, nas opções de energia é possível sim desabilitar a necessidade de senha quando retorna do modo de suspensão.

  • A matéria de informática é fantástica, é infinita... por eliminação eu marquei a alternativa correta, só porque um dia eu marquei quanto tempo demoraria para ficar suspenso novamente.

  • Sempre deixo meu computador suspenso e nunca precisei inserir senha para voltar a usa-lo,,, sei que há opção para colocar senha, porém não é uma regra....

  • AFF, INFORMÁTICA É DUNI-DUNI-TÊ

  • Gente por eliminação e por as outras conterem pedaginhas eu marquei a C. Acredito que a primeira está errada porque no modo suspender o consumo de energia diminui, a B as duas formas não são iguais, uma desliga encerrando completamente o uso de energia e a suspensão diminui o uso da energia, a D quando volta a reeligar tem computadores que pede a senha, depende da configuração e a E vai depender da pessoa, no meu caso com certeza prefiro desligar o computador de um dia para o outro. Se tiver errado alguma coisa ai, me corrijam, please...kkkk. 

  • A alternativa E está falsa , e não tem como contestar.

     

    " Entre uma jornada e outra, das 18 horas de um dia até as 8 horas do dia seguinte, é mais prático e econômico suspender o computador, em vez de desligar.  "

     

    A questão afirma ser mais econômico suspender do que desligar , isso é totalmente falso , uma vez que desligado o computador não consome energia (teoricamente não , mas na prática consome sim); em modo de suspensão , por sua vez , consome energia.

  • FUNÇÕES DO BOTÃO DE ENERGIA: WIN. 10

     

    SUSPENDER --> A opção “Suspender” do botão de energia do Windows coloca o PC em modo de baixo consumo de energia, não o desligando completamente. Essa função permite que você inicie o dispositivo mais rapidamente quando voltar a utilizá-lo, uma vez que o sistema e os apps não foram removidos da memória RAM. Eles ficam ali esperando serem novamente acessados. Tudo fica do jeito que você deixou, porém em suspensão.

    DESLIGAR --> Ela fecha todos os apps que estão em execução no Windows, encerra o próprio SO e finaliza a atividade de todos os componentes do seu dispositivo. O PC então fica completamente desligado.

    HIBERNAR --> A hibernação pode ser encarada como um estágio de suspensão mais profundo. Ela salva seu trabalho do ponto em que você parou, mas o PC fica completamente desligado. Diferente da suspensão, entretanto, seus programas abertos ficam armazenados em forma de arquivo temporário no HD, e não na memória RAM. Com isso, seu PC pode ficar desligado e, ainda assim, voltar ao mesmo ponto de antes de ser hibernado.

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/windows-10/96311-desligar-suspender-hibernar-entenda-diferencas.htm

     

     
  • O famoso caso de na informática "quase tudo é possível" fica a dica

     

  • Fui por eliminação

     a)

    No modo suspenso, não há consumo de energia. (Há consumo de energia)

     b)

    Quanto ao encerramento dos softwares e aplicativos, as duas formas são iguais(São diferentes, um encerra tudo, o outro mantém tudo aberto)

     c)

    No Windows 7, é possível programar o horário da suspensão, no intervalo de até 5 horas. (Essa alternativa poderia gerar dúvidas, mas as outras estão muito erradas, então da pra ir por eliminação).

     d)

    Ao se religar o computador que está suspenso, não é necessário inserir as credenciais de usuário, tal como a senha. (É necessário)

     e)

    Entre uma jornada e outra, das 18 horas de um dia até as 8 horas do dia seguinte, é mais prático e econômico suspender o computador, em vez de desligar. (Sem dúvida é prático, mas não é economico, ja que um consome energia e o outro não).

  • Fiquei em dúvida com relação a letra D - ao se religar o computador que está suspenso, não é necessário inserir as credenciais de usuário, tal como a senha. Porque no meu computador windows 7 starter quando suspendo e religo não preciso inserir novamente meu usuário e senha :( :(

  • Essa foi na visão do Prof. Xavier prevendo a chegada do Magneto... X Acerto

  • Essa questão é muito ruim...
    É possível que o usuário desabilite o uso de credenciais para (re)iniciar o sistema.
    Logo, não é NECESSÁRIO inserir credenciais.

  • Acertei por eliminação. Mas a questão deveria ser anulada, pois fala em programar horário, isso não existe, é possível programar o tempo.

  • Segundo o prof. Frank a alternativa D também estaria correta pois não é necessário reinserir as credenciais quando o pc está suspenso.


    Basta fazer o teste suspenda seu pc e verá não é necessário digitar novamente a senha.

  • Pessoal, sobre a questão de reinserir a senha ao suspender o PC, acho que por PADRÃO é preciso sim, mas existe a possibilidade de desabilitar isso.


    Questões de informatica sempre pedem na configuração padrão, se for dar margem para as milhares de personalizações que são possíveis para cada usuário, fica impossível cobrar qualquer coisa de informatica.

  • É possível programar a suspensão em configuração de energia a partir do win 7.


ID
2638120
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando a modalidade de licitação denominada pregão, para a aquisição de bens e serviços comuns, assinale a alternativa que corresponde a uma exigência vedada pela Lei n° 10.520/2002.

Alternativas
Comentários
  • L10.520/2002

     

    Art. 5º  É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

     

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

     

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

     

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2002/L10520.htm

     

    [GAB. D]

     

    bons estudos

  • LEMBRAR DE QUE NA 8666  PODE EXIGIR GARANTIA NO CONTRATO;

     

    Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

     

    § 1o  Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:              

    I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;         

    II - seguro-garantia;        

    III - fiança bancária.           

     

    § 2o  A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3o deste artigo.        

     

     3o  Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato. 

  • Art. 5, lei 10.520/02:

    É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta; 

    II - (...)

    III - (...)

    Resposta: D

  • Pessoal, garantia de proposta e garantia de contrato são coisas diferentes na lei 8.666.

    A garantia de proposta na lei 8.666 está prevista no art. 31, III. 

    Veja lá que a administração pode exigir garantia de proposta no percentual de 1% do valor estimado do objeto da licitação.

    Já a garantia de contrato está prevista no art. 56.

    Essa garantia será de 5% do valor do contrato, ou 10% no caso de serviços e fornecimentos de grande vulto. 

  • GABARITO:D


    LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.
     

    Art. 5º  É vedada a exigência de:


    I - garantia de proposta; [GABARITO]

     

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e


    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

     


    PREGÃO 
     

    O pregão é a modalidade de licitação para aquisição de bens e serviços comuns em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública, por meio de propostas e lances, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.


    A grande inovação do pregão se dá pela inversão das fases de habilitação e análise das propostas. Dessa forma, apenas a documentação do participante que tenha apresentado a melhor proposta é analisada.


    Além disso, a definição da proposta mais vantajosa para a Administração é feita através de proposta de preço escrita e, após, disputa através de lances verbais.


    Após os lances, ainda pode haver a negociação direta com o pregoeiro, no intuito da diminuição do valor ofertado.


    O pregão vem se somar às demais modalidades previstas na Lei n.º 8.666/93, que são a concorrência, a tomada de preços, o convite, o concurso e o leilão. Diversamente destas modalidades, o pregão pode ser aplicado a qualquer valor estimado de contratação, de forma que constitui alternativa a todas as modalidades. Outra peculiaridade é que o pregão admite como critério de julgamento da proposta somente o menor preço.


    O pregão foi instituído exclusivamente no âmbito da União, ou seja, só pode ser aplicado na Administração Pública Federal, compreendidos os três Poderes. Especificamente, alcança os mesmos órgãos e entidades da Administração Federal sujeitos à incidência da Lei n.º 8.666/93: a administração direta, as autarquias, as fundações, as empresas públicas e as sociedades de economia mista.


    BASE LEGAL 


    A Lei n.º 10.520, de 17 de julho de 2002, instituiu o pregão como nova modalidade de licitação.

    O Decreto n.º 3.555/00 detalha os procedimentos previstos na Lei e especifica os bens e serviços comuns.

     

  • B) Art, 1º,  Parágrafo único, L. 10.520:  Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

     

    C) Art, 2º, § 1º  Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

     

    D) Art. 5º  É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

  • GABARITO: D 

     

    LEI Nº 10.520,  DE 2002.

     

    Art. 5º  É vedada a exigência de:

     

    I - garantia de proposta;

     

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

     

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Lei 10520/02:

    Art. 5º. É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

  • Vamos lá:

     

    Para participar de qualquer modalidade de licitação, exceto pregão, as empresas devem depositar até 1% do valor do edital. Porém, nos contratos administrativos advindos de uma modalidade pregão, é permitido uma garantia. 

  • A presente questão trata do pregão licitatório e busca a resposta naquela opção que contenha a informação correta.

    A resposta desta questão encontra solução objetiva na leitura do disposto no inciso I do art. 5º da Lei nº 10.520/02, a seguir reproduzido, verbis:

    “Art. 5º  É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta; (...)."


    Portanto, a Opção “D" traz a resposta para a presente indagação, sendo certo que as demais opções são perfeitamente admissíveis em licitação cuja modalidade seja o pregão, estando, inclusive, previstas expressamente naquela Lei nº 10.520/02, nos casos da Opção “B" (Parágrafo Único do art. 1º) e da Opção “C" (§1º do art. 2º).

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
  • Gabarito:Letra D.


     

    Lei 10.520/02, art. 5º É vedada a exigência de:


    I - garantia de proposta;



    Obs. Na Lei de Licitações (8.666) não há essa vedação.


     

  • PUTZ! Fui seco na B, porque não tinha visto o "vedada"!

    Gabarito D


ID
2638123
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei n° 8.666/1993, que instituiu normas para licitações e contratos da Administração Pública, assinale a alternativa que apresenta a definição de uma compra.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA B

     

    Lei 8666

     

    Art. 6  Para os fins desta Lei, considera-se:

     

    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

     

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

     

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente;

     

    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

  •  a) Reforma, fabricação ou recuperação de um bem. OBRA

     b) Toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente. COMPRA

     c) Toda transferência de domínio de bens a terceiros. ALIENAÇÃO

     d) Toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração. SERVIÇO

     e) Reparação, adaptação e manutenção de um equipamento. SERVIÇO

  • Gabarito: Letra B

     

    Art. 6° L8.666/93 - 

     

    III - Compra - Toda requisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente.

     

    Dessas definições do rol do artigo 6°, a que mais cai em concurso é a diferenciação entre o projeto básico (art6, IX) e projeto executivo (art, X)

     

    Projeto básico - tem relação com a viabilidade e caracterização da obra: estudos técnicos preliminares, impactos ambientais que serão causados, de onde sairá o recurso para a obra, etc .. tudo que tem relação com a viabilidade

     

    Projeto executivo - é o projeto da obra em sí, plano de engenharia, plantas baixas da obra, etc ...

     

    Bons estudos galera

  • GABARITO:B


    LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993



    Art. 6o  Para os fins desta Lei, considera-se:


    I - Obra - toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta;

     

    II - Serviço - toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais;

     

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente; [GABARITO]


    IV - Alienação - toda transferência de domínio de bens a terceiros;

     

    V - Obras, serviços e compras de grande vulto - aquelas cujo valor estimado seja superior a 25 (vinte e cinco) vezes o limite estabelecido na alínea "c" do inciso I do art. 23 desta Lei;

     

    VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;


    VII - Execução direta - a que é feita pelos órgãos e entidades da Administração, pelos próprios meios;

     

    VIII - Execução indireta - a que o órgão ou entidade contrata com terceiros, sob qualquer das seguintes modalidades:


    a) empreitada por preço global - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo e total;

     

    b) empreitada por preço unitário - quando se contrata a execução da obra ou do serviço por preço certo de unidades determinadas;


    d) tarefa - quando se ajusta mão-de-obra para pequenos trabalhos por preço certo, com ou sem fornecimento de materiais;


    e) empreitada integral - quando se contrata um empreendimento em sua integralidade, compreendendo todas as etapas das obras, serviços e instalações necessárias, sob inteira responsabilidade da contratada até a sua entrega ao contratante em condições de entrada em operação, atendidos os requisitos técnicos e legais para sua utilização em condições de segurança estrutural e operacional e com as características adequadas às finalidades para que foi contratada;

  • GABARITO: B

     

    Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993


    Art. 6º  Para os fins desta Lei, considera-se:

     

    III - Compra - toda aquisição remunerada de bens para fornecimento de uma só vez ou parceladamente; 

  • COMPRA = AQUISIÇÃO

  • O examinador vai misturar os conceitos de Compra e Alienaçaõ... 

  • Essas questões me deixam de boca aberta, mas estamos falando de concurso de nível médio né... 

  • A presente questão trata de aspectos da Lei nº 8666/93 e busca a resposta naquela opção que contenha a informação correta.

    A resposta desta questão encontra solução objetiva no disposto no inciso III do art. 6º da Lei nº 8666/93.

    A Opção “B" desta questão menciona os exatos termos daquele dispositivo legal, trazendo a definição para “COMPRA" que a Lei nº 8666/93 adotou para seus fins, excluindo todas as demais opções.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B.
  • Resumindo: A compra é uma aquisição, ponto.

  • COMPRA = AQUISIÇÃO

  • COMPRA JÁ MARQUEI DE CARA EM AQUISIÇÃO

    FOQUE NAS PALAVRAS CHAVES E DEPOIS FAZER RESUMO DAS QUESTÕES :)

    Próximo aprovado no concurso será você

    você crer?

    Deus abençoe :)


ID
2638126
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Autoridade é o direto de dar ordens, empreender ações e tomar decisões para o cumprimento de objetivos organizacionais.

WILLIAMS, Chuck. Criação de organizações adaptáveis. In: ADM. 1. ed. São Paulo: Cenage, 2010, p. 162-183.


A respeito da autoridade de staff, é correto afirmar que se trata do(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.

  • Gabarito E

    sempre que citar aconselhar, orientar... coisas do tipo, relacione ao conceito de Staff

  • Linha Staff =  especialista, assessor. ELe apenas orienta e aconselha.

    Não dá ordens .

  • Gab. E

     

    Linha de staff é composta por especialistas, eles orientam a pessoa ou setor para que possam tomar a melhor decisão possível. Não se trata de autoridade formal, essa emite ordens, aquela aconselha/ orienta.

  • A posições de linha teriam o comando sobre seus subordinados, e as posições de staff apenas poderiam sugerir, aconselhar ou recomendar aos funcionários.

    (Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó)

  • Gabarito Letra E

     

    Gestão de pessoas contemporânea: o de que gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. responsabilidade pela gestão das pessoas é de cada um dos gerentes da organização em relação aos funcionários diretamente ligados a eles.

     

    I) responsabilidade de linha: É coordenado pelo gerente.  Aqui o capeta manda e o cão obedece kkk. Ou seja, aqui a Cespe manda e o restante obedecem kkkk                         

    II)Responsabilidade de Staff : assessoria especializada em gestão de pessoas dentro da organização, que os ajude no recrutamento e seleção, no treinamento, na avaliação de desempenho,Observação a função de staff apenas ajuda no Recrutamento e seleção, sendo a responsabilidade do gerente escolher os melhores para o cargo.  

  • ALVO > E


    STAFF = SUPORTE, AUXÍLIO

  • LEMBRANDO QUE O STAFF NO MODELO FUNCIONAL DÁ ORDENS SIM.

  • Gabarito Letra E.

    Direito de aconselhar outras pessoas que não estão subordinadas diretamente na cadeia de comando.

  • STAFF assessora. Faz pareceres, opina, mas não dá ordens. A ultima palavra é do chefe do departamento.

  • É só lembrar que Staff não manda em ninguém

  • GABARITO E

    STAFF é um conceito da administração tradicional voltado ao assessoramento/apoio, mas sem o poder de tomar decisões.


ID
2638129
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os padrões adotados para orientar os julgamentos e as decisões se referem a

Alternativas
Comentários
  • Letra a) critérios de decisão.

  • "Critérios de decisão" se insere na ferramenta que auxilia(ORIENTA) o processo de decisão chamado Matriz de Prioridades, que atribui pesos a cada critério de decisão. Exemplo, vc está no restaurante e tem que escolher entre FEIJOADA, PEIXE com SALADA ou PICANHA, diante das 3 alternativas vc estabelece alguns critérios e atribui pesos a eles para tomar sua decisão (alimento mais saudável, digestão mais leve, preço, mais gostoso...).

  • Complementando: inclusive esses critérios podem ser limitadores, haja vista que se leva em consideração o que se acredita e muitas vezes essas crenças tornam-se limitadores pessoais no julgamento de eventual situação.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Letra a) critérios de decisão.

  • GAB.: Letra A


ID
2638132
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica uma desvantagem para os trabalhos realizados em equipe.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de descentralização, segundo a doutrina, estabelece que reuniões demanda tempo e recursos gastos com Reuniões.

     entendimento da banca gabarito letra " E " 


  • GAB LETRA E

    Fonte Chiavenato Gestão de Pessoas

     

    Vantagens da Estrutura de Equipes

    Redução das barreiras entre departamentos e aumento do compromisso das pessoas pela maior proximidade entre elas.

    Mais flexibilidade da estrutura organizacional

    Menor tempo de reação aos requisitos do cliente e às mudanças ambientais, pois as decisões da equipe são mais rápidas por dispensar aprovação hierárquica.

    Participação das pessoas devido ao total envolvimento em projetos globais em vez de tarefas estreitas e monótonos do departamento, as tarefas são enriquecidas e ampliadas.

    Menores custos administrativos, pois a criação de equipes derruba a hierarquia requerendo poucos gerentes para a sua supervisão.

     

    DESVANTAGENS

     

    Maior tempo despendido para a coordenação por meio de reuniões.

    Pode provocar descentralização exagerada e não planejada, nem sempre os membros da equipe tomam decisões de acordo com os objetivos organizacionais ou departamentais

    Enfrentar confitos e Questões de Dupla Realidade

  • Achei que as decisões tomadas pela chefia fossem mais rápidas que as das equipes?!

  • Acho que "Tempo e recursos despendidos em reuniões" estão dentro do conceito de "Maiores custos administrativos", não?

  • lembrar que a tomada de decisão individual tem como características:

    1) rapidez

    2) responsabilidade final mais clara

    isso.. comparando com a grupal


    daí.. a alternativa 'B' poderia gerar uma pequena confusão,

    mas como os colegas falaram: menor tempo de reação é uma vantagem,

    portanto, gabarito: letra 'E'

  • GAB.E.


    Maior tempo despendido em reuniões constitui uma desvantagem do trabalho em equipe.

    Menor tempo de reação é uma vantagem. Outra vantagem é a tomada de decisão mais rápida do que a da chefia.

  • Ué,se "menores custos adm" são uma vantagem, "maiores custos adm" não seria uma DESvantagem? Não entendi....

  • Como alguns colegas, também não entendi o porquê não ser gab. D....

  • A, B e C) São vantagens do trabalho em equipe.

    D) Serão menores os custos administrativos, pois, a partir da descentralização, reduziremos os gerentes de linha intermediária envolvidos no processo.

  • Acho que trocou MENORES por MAIORES.

  • GAB LETRA E

    Fonte Chiavenato Gestão de Pessoas

     

    Vantagens da Estrutura de Equipes

    Redução das barreiras entre departamentos e aumento do compromisso das pessoas pela maior proximidade entre elas.

    Mais flexibilidade da estrutura organizacional

    Menor tempo de reação aos requisitos do cliente e às mudanças ambientais, pois as decisões da equipe são mais rápidas por dispensar aprovação hierárquica.

    Participação das pessoas devido ao total envolvimento em projetos globais em vez de tarefas estreitas e monótonos do departamento, as tarefas são enriquecidas e ampliadas.

    Menores custos administrativos, pois a criação de equipes derruba a hierarquia requerendo poucos gerentes para a sua supervisão.

     

    DESVANTAGENS

     

    Maior tempo despendido para a coordenação por meio de reuniões.

    Pode provocar descentralização exagerada e não planejada, nem sempre os membros da equipe tomam decisões de acordo com os objetivos organizacionais ou departamentais

    Enfrentar conflitos e Questões de Dupla Realidade

    COMENTÁRIO DE Bia N


ID
2638135
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ambiente físico e psicológico da empresa influencia poderosamente a atitude e o comportamento das pessoas.

CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas. 5. ed. Barueri: Manole, 2008.


Considerando os tipos de resistência a mudança, assinale a alternativa que se relaciona com os aspectos psicológicos e emocionais dessa conduta.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    Chiavenato (apud FREITAS, 2010, p.17-18) ressalta que a resistência à mudança pode ser consequência de aspectos lógicos, psicológicos ou sociológicos, a saber:

     

    Aspectos Lógicos: a resistência lógica decorre do tempo e do esforço requerido para uma pessoa se ajustar à mudança, incluindo novos deveres e tarefas que precisam ser aprendidos. Estes são os reais custos impostos às pessoas. Quando se acredita que a mudança será favorável no longo prazo para as pessoas, elas claramente se mostrarão predispostas a pagar o investimento de curto prazo.

    Aspectos Psicológicos: a resistência psicológica é “lógica” em termos de atitudes e sentimentos das pessoas a respeito da mudança. As pessoas podem sentir medo do desconhecido, desconfiar da liderança do gerente ou perceber que sua segurança no emprego está ameaçada. Mesmo que a organização não creia que haja justificativas para esses sentimentos, eles devem ser reconhecidos como reais.

    Aspectos Sociológicos: a resistência sociológica é a “lógica” em termos de interesses de grupos e valores sociais envolvidos. Os valores sociais são forças ponderosas, e devem ser cuidadosamente considerados. Existem colizações política, valores sindicais opostos e valores de diferentes comunidades que podem afetar o comportamento das pessoas diante das mudanças. No nível de pequenos grupos, por exemplo, existem colegas de trabalho que podem ser demitidos por causa de mudanças. As pessoas podem indagar se a mudança é consciente em seus valores sociais ou se elas mantem o espirito de equipe.

  • Erro da A?


ID
2638138
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere hipoteticamente determinada fábrica de automóveis que produz carros de uma forma mais rápida e com menor consumo de materiais que seus concorrentes. Contudo, os carros produzidos nessa fábrica possuem uma baixa procura pelos consumidores.


Com base na situação descrita, é correto afirmar que a fábrica tem

Alternativas
Comentários
  • DRUCKER

    Eficiência: Fazer certo as coisas: Geralmente ligada ao nível operacional, como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria -prima.

    Eficácia: Fazer as coisas certas: Geralmente relacionada ao nível gerencial.

     

     

     

  • Eficiência: como fazer.

    Eficácia: resultado.

  • Só é pensar :

    A fábrica constroi os carros para vender ou estocar ??

    Lógico que é para vender, sendo este seu objetivo.

  • Em suma:

     

    Eficiência: uso econômico

    Eficácia: metas (venda dos veículos)

    Efetividade: impacto das ações

     

    GABARITO: E

  • Gabarito E

    ela foi eficiente, gastou menos produtos que as concorrentes

    mas não foi eficaz, pois a procura dos seus produtos está baixa.

  • É EFICIENTE pelo bom uso dos insumos;

    É INEFICAZ por não atingir aos objetivos.

    Lembrando que eficiencia e eficácia são conceitos independentes!

  • Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido. A eficácia se relaciona aos fins, qual o objetivo correto a se perseguir. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz. Mede a relação entre os resultados obtidos e os pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo. Eficácia é a quantidade. Palavras-chave: Objetivo-resultado-metas-fins. Eficácia diz respeito ao atingimento de metas e objetivos. Capacidade de realizar resultados. Grau de realização de objetivos. Capacidade de resolver problemas. Realização de objetivos. Eficácia: Relação Objetivo X Resultado; visão externa. A eficácia está relacionada com objetivos e indicadores de impactos na realidade que se quer transformar. A eficácia consiste em fazer a coisa certa (não necessariamente da maneira certa), focaliza recursos sobre atividades que dão resultado, ou seja, busca fazer as coisas certas. Assim, está relacionada ao grau de atingimento do objetivo.

     

    Eficácia=> alcance dos objetivos e metas = Resultados

  • baixa eficácia.

  • NÃO TEVE BONS RESULTADOS

  • Belíssima questão.


ID
2638141
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É correto afirmar que o planejamento operacional 

Alternativas
Comentários
  • O planejamento operacional, é a formalização dos objetivos e procedimentos, ou seja, a implementação das ações previamente desenvolvidas e estabelecidas pelos baixos níveis de gerência (nível tático). Tem como principal finalidade desdobrar os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa

  • Operacional | Curto prazo | Detalhado | Atividades /Tarefas

  • Planejamento

     

    Operacional -> curto prazo

    Tático -> médio prazo

    Estratégico -> longo prazo

  • O planejamento operacional é a formalização dos objetivos e procedimentos, ou seja, a implementação das ações previamente desenvolvidas e estabelecidas no nível tático. Tem como principal finalidade desdobrar os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa. É de conhecimento que o planejamento operacional possui um curto alcance (o menor dos três níveis de planejamento), estando diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação. Podemos dizer, portanto, que ele envolve cada tarefa ou atividade de forma isolada, preocupando-se com o alcance de metas bastante específicas. Ajuda a colocar em prática os planos táticos de cada setor da empresa, criando condições para a realização mais adequada dos trabalhos diários que são executados dentro da organização. Uma de suas principais características é a formalização, principalmente, por meio das metodologias estabelecidas e formalmente designadas em documentos corporativos. É importante lembrar que, cada planejamento operacional deve conter:

     

    os recursos necessários para sua implantação;

    os procedimentos básicos a serem adotados;

    os resultados esperados;

    prazos estabelecidos; e

    os responsáveis pela sua execução.

     

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Conforme Chiavenato (2000), planejamento operacional abrange tarefas ou atividades específicas, projetadas no curto prazo, a fim de alcançar as metas impostas pela organização. 

    Segundo Maximiano (2009), para realizar os objetivos é preciso definir quais as atividades devem ser executadas e quais recursos são necessários para a execução das atividades; este processo de definição chama-se planejamento operacional.  

    Para Fernandes; Berton, (2005), as decisões operacionais, são decisões do cotidiano das organizações, que estabelece uma ligação entre decisões táticas e estratégicas e seu impacto se dá no curto prazo, afetando apenas determinados setores ou áreas específicas.

    O planejamento operacional apresenta uma formulação por meio de documentos escritos, metodologias e implantação. Representa a união de algumas partes do planejamento tático, com um detalhamento maior, em um menor prazo de acontecimento (OLIVEIRA, 2001). 

    Oliveira, (1999) Os Planejamentos Operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do Planejamento Tático, em seu conteúdo está descrito quais os recursos necessários para o desenvolvimento e implantação, assim como os procedimentos básicos, os produtos ou resultados almejados, além dos prazos estabelecidos e dos responsáveis pela execução.

  • procedimentos especificos

  • Alternativa A. Errado. Característica de um planejamento estratégico.

    Alterativa B. Certo. A definição de padrões, métodos, políticas e procedimentos específicos é uma atribuição do planejamento operacional. Vale ressaltar que temos políticas também no nível tático.

    Alternativa C. Errado. A alternativa descreve a etapa de implantação do planejamento.

    Alternativa D. Errado. O apoio aos planos estratégicos e a ênfase na coordenação é típica do planejamento tático.

    Alternativa E. Errado. Apresenta o conceito de missão.

    Gabarito: B

  • Planejamento operacional: são os planos de trabalho dos setores que visam detalhar os planos táticos em forma de atividades a serem realizadas nos setores, com vistas a executar os planos táticos, pois é nos setores que as metas se transformam em ação e resultado.

  • Gab: Letra B.

    Planejamento desdobra-se no EstratégicoTático e Operacional.

    • ESTRATÉGICO: tem visão de longo prazo, engloba a empresa como um todo, define os objetivos gerais e genéricos. A swot está ligada a ele (nível de alta diretoria - habilidade conceitual). Análise externa.

    • TÁTICO: é o desdobramento do estratégico, traduz os objetivos e tenta alcançar as metas que lhe foram trazidas (nível de gerentes - habilidade humana). Análise interna.

    • OPERACIONAL: é um desdobramento mais detalhado do tático, nesse nível se traduz em atividades pormenorizadas para que a execução dos trabalhos seja eficiente. Seus objetivos são detalhados e específicos (nível de supervisores - habilidades técnicas). Análise interna.

    • Resumindo...
    1. Estratégico elabora o planejamento e define as diretrizes;
    2. Tático detalha/ desdobra o planejamento;
    3. Operacional desdobra o tático em tarefas menores/ rotineiras.

    Meu resumo.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Alternativa A. Errado. Característica de um planejamento estratégico.

    Alterativa B. Certo. A definição de padrões, métodos, políticas e procedimentos específicos é uma atribuição do planejamento operacional. Vale ressaltar que temos políticas também no nível tático.

    Alternativa C. Errado. A alternativa descreve a etapa de implantação do planejamento.

    Alternativa D. Errado. O apoio aos planos estratégicos e a ênfase na coordenação é típica do planejamento tático.

    Alternativa E. Errado. Apresenta o conceito de missão.

    Gabarito: B

    Fonte: Prof. Marcelo Soares| Direção Concursos


ID
2638144
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerenciamento pode ser entendido como a orientação dos processos de forma a atingir as metas organizacionais. É uma atividade bastante dinâmica e exercida por gerentes em uma organização. O gerenciamento baseia-se em quatro áreas funcionais da empresa: planejamento, organização, liderança e controle.


Considerando essas informações, assinale a alternativa que corresponde à(s) atividade(s) de uma organização, exercidas por um gerente.

Alternativas
Comentários
  • Muito ambígua, merece ser anulada.

    O gerente pode exercer todas as alternativas

  • As atividades de um gerente é o PODC -planejamento : orçamento, metas, objetivo... -Organização: organizar recursos para cumprir o planejamento -Direção e controle

ID
2638147
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O dinheiro, os benefícios e as oportunidades de progresso são fatores que podem tornar as pessoas mais satisfeitas no trabalho. Contudo, os indivíduos possuem anseios diferentes e mantê-los motivados é um desafio constante para as organizações.


Com base no exposto, é correto afirmar que se define motivação como

Alternativas
Comentários
  • Gab "A", é um ótimo conceito para "motivação", bom até para anotar.

    B- a motivação não é um desejo, por isso não tem o que se falar em alguém atender

    C- a motivação pode ser modificada, vai depender da fase da vida ou necessidades de cada um

    D- sofre MUITA influência do meio, o meio pode lhe levar a querer mais ou até a abandonar tudo

    E- atitude não é motivação, a atitude vem após (as vezes nem vem, rs)

  • GABARITO: A 

     

     

  • GABARITO: A

     

     

    Motivação é a força propulsora do comportamento, ela dá direção, intensidade, sentido e persistência aos esforços de uma pessoa para o alcance de um objetivo ou meta.

     

     

    FonteAdministração Geral e Pública para os Concursos de Analista e Técnico - Coleção Tribunais e MPU - 2016

  • A motivação influencia o comportamento e a ação das pessoas e pode ser positiva (para fazer) ou negativa (para não fazer).

  • Gabarito Letra A

     

    *A definição da motivação é autorregulada biológica ou cognitivamente por vários fatores como necessidade, estado de emoção, valores, metas, expectativas e objetivos, com ênfase importante na abordagem motivacional, sendo elas: ativação, direção, intensidade e persistência, que podemos definir da seguinte forma:

     

    I) ativação: que é o estado inicial do indivíduo onde está à estimulação que se encontra internamente ou externamente.

    II) direção: a pessoa opta por uma alternativa de realizar o projeto, tendo várias opções; nisso, ela determina a melhor.

    III) intensidade: refere-se à força da ação, dependendo do estado emocional anterior, da necessidade de execução da tarefa ou posterior a ser alcançado.

    IV) persistência: consiste no tempo que a pessoa demora até conseguir executar a tarefa. GABARITO

  • Motivação é uma força propulsora do comportamento.

    GABARITO: A 


ID
2638150
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto ao conceito de planejamento e controle dentro de uma organização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E.

    Planejamento: estabelecimento de objetivos e meios para alcançá-los.

    Controle: comparação dos resultados alcançados com padrões estabelecidos, procura medir e monitorar as ações.

    Administração Geral e Pública - Elisabete de Abreu e Lima Moreira.

  • Gab. E

    Atividade de decisão a respeito do melhor emprego dos recursos, assegurando, assim, a execução do que foi previsto.

  • GAB: E) Atividade de decisão a respeito do melhor emprego dos recursos (planejamento), assegurando, assim, a execução do que foi previsto (controle).


ID
2638153
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Suponha um bem patrimonial cujo valor contábil, no momento da aquisição, era de R$ 100.000,00 e cuja vida útil é de dez anos. Considerando a depreciação linear, após oito anos de uso, qual será o valor contábil desse bem?

Alternativas
Comentários
  • GABA LETRA C

    100.000/10= 10.000

    10.000x 8 = 80.000 

    80.000-100.000= 20.000 seu valor contabil

  • Inicialmente vamos calcular o valor da Despesa Anual de Depreciação.

    Desta forma, anualmente a entidade deverá proceder ao seguinte lançamento:

    D – Despesa de Depreciação R$ 10.000 (  Resultado)

    C – Depreciação Acumulada R$ 10.000 ( ↓ Ativo)

    Com isso, após 8 anos de uso o equipamento será evidenciado pelo seguinte valor contábil:

    Custo de Aquisição  R$ 100.000

    ( – )  Depreciação Acumulada  (R$ 80.000)  →  8 anos x R$ 10.000/ano

    ( = )  Valor Contábil  R$ 20.000  

    Assim, correta a alternativa C.

  • Marquei B por pura falta de atenção ao que foi pedido!

  • Achei a questão muito mal redigida. Não foi informado o valor residual do bem. E quando se pergunta o valor contábil do bem, de forma genérica, pode-se considerar o valor de custo histórico registrado, 100 mil, que é acompanhado pela conta redutora de ativo de depreciação acumulada com saldo de 80 mil.

  • Depreciação Anual = Custo - Valor Residual / Vida Útil

    Depreciação Anual = 100.000 - 0 / 10 = 10.000

    Valor Contábil = Custo - Depreciação Anual

    Valor Contábil = 100.000 - (10.000 x 8) = 20.0000

    Gabarito C


ID
2638156
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que se refere a patrimônio, assinale a alternativa que indica um bem patrimonial intangível.

Alternativas
Comentários
  • Ativo intangível = são os bens não materiais (abstratos ou incorpóreos) destinados à manutenção das atividades da organização.

     

    (CESPE/TJ-RR/2006-adaptada) Patentes e direitos autorais são recursos patrimoniais intangíveis. [CORRETO]

     

    FONTE: FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos: Uma abordagem completa, 3.º ed. - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: METODO, 2014. p.229 e p.250

     

    [Gab. D]

     

    bons estudos

     

     

  • Intangível - eu não posso tocar (como: marcas e patentes...)

     

    Tangível - eu posso tocar (como: computadores, automovéis...)

     

    Gab. D

  • AHAHAH pensei nigupem toca o terreno em si, e não li patentes

  • Dentre os itens patrimoniais apresentados apenas as Patentes deverão ser classificadas no ANC Intangível.

    Assim, correta a alternativa D.

  • GABARITO: LETRA D

    Ativo Intangível: Bens não materiais (abstratos ou incorpóreos) destinados à manutenção das atividades da organização.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • Para responder a esta questão corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre a classificação do bem patrimonial em tangível e intangível. A opção a ser marcada deve conter um bem intangível.

    Segundo a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP, 2016), Os recursos podem ser divididos em duas categorias,

    • recursos tangíveis (corpóreos): são os bens físicos de uma organização, tais como material de expediente, maquinário, material de limpeza etc.; e

    • recursos intangíveis (incorpóreos): são os bens imateriais, ou não físicos, tais como conhecimento, patentes, logomarcas registradas, reputação no mercado etc. Em uma ótica mais acurada, uma categorização1 mais apurada dos recursos organizacionais pode ser assim disposta

    Ou seja, um bem intangível é aquele que não por ser tocado, por assim dizer. E olhando para as opções, qual se encaixa nessa descrição? Pois é, patentes.

    GABARITO: D

    Fonte:

    ENAP, Escola Nacional de Administração Pública. Gestão de materiais. 2016


ID
2638159
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Boa vontade, profissionalismo e respeito ao público são requisitos para um atendimento de qualidade. Igualmente importante é o conhecimento da estrutura organizacional na qual a pessoa trabalha e as atividades realizadas pelos funcionários.


Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta posturas relacionadas a um eficiente atendimento de recepção de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • COM CERTEZA A LETRA B ESTÁ CORRETA. 

  • KKKKKKKKKKKKKKK

  • Questão dos sonhos essa rs

  • GABARITO: C

     

    Comentário: RESUMINHO DO ASSUNTO

     

    OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE-CIDADÃO:

     

    ---> DISPONIBILIDADE E INICIATIVA: O cliente-cidadão percebe facilmente quando o atendente mostra-se disponível para atendê-lo. A sua é justamente dar atenção e ter iniciativa, pois ele é quem deve conduzir o processo de atendimento para a satisfação do cliente-cidadão.

    ---> ATENÇÃO: Prestar total atenção ao que o cliente-cidadão está falando é fundamental. As questões do cliente cidadão são sempre relevantes, e merecem cuidados e foco por parte do atendente – Olhos e ouvidos atentos. (RESPOSTA DA QUESTÃO)

    ---> DIAGNÓSTICO ADEQUADO: Muitas vezes, o cliente-cidadão não saberá dizer exatamente o que ele precisa. Por isso, o atendente precisa se esforçar para compreender o que está sendo dito e a real necessidade por trás das questões expostas.

    ---> EMPATIA: Uma excelente maneira de compreender os problemas e as necessidades do cliente-cidadão é colocar-se no seu lugar (empatia) com desprendimento e dedicação

    ---> CLAREZA: Utilizar a linguagem do cliente-cidadão e buscar a máxima clareza pode fazer toda a diferença na sua compreensão. O atendente precisa se certificar de que o cliente-cidadão entendeu corretamente o que foi dito, pois isto também evitará problemas (inclusive legais) e retrabalho.

    ·        EXCLUSIVIDADE: o cliente-cidadão que está em atendimento é prioridade. Por isso, como regra em geral, outros problemas e outros clientes que estão aguardando  deverão esperar. Dar atenção exclusiva ao cliente-cidadão que está à sua frente pode ser decisivo para a satisfação.

  • @Mauro Romero, gabarito correto é letra B.

  • Valeu pessoal. Já fiz a correção da questão. Desculpe o erro e continuemos firmes na jornada em busca da tão sonhada nomeação. :)

  • Esse tipo de questão só serve para beneficiar quem não estudou.

  • gabarito correto é letra B.



  • A questão é tão fácil que deu vontade de errar só para zuar kkkk


ID
2638162
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que liderar envolve múltiplas competências, é correto afirmar que o domínio contextual de liderança

Alternativas
Comentários
  • Liderança é a condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar, e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

  • Considerando que liderar envolve múltiplas competências, é correto afirmar que o domínio contextual de liderança

     

    d) consiste na compreensão de um contexto mais amplo no qual as pessoas trabalham, ou seja, as questões culturais, regionais, nacionais e internacionais que terão impacto sobre a unidade na qual as pessoas trabalham. 

  • A "C" é válida também.

    Gabarito: D.

  • Fiquei com dúvida quanto à assertiva C. O líder é a pessoa que está em contato direto com um grupo de pessoas. A sua função é incentivar e influenciar os seus liderados, para que juntos consigam atingir os objetivos organizacionais. Entretanto, a habilidade primordial para que o líder consiga efetivar o seu papel de líder não é a habilidade humana? Afinal, se não sou capaz de me relacionar com as pessoas da maneira correta, como vou motivá-los?

     

    Quem souber me responder... Grato! =)

  • Por que não a E???

  • Não imaginei que o contexto ao qual o enunciado estivesse se referindo fosse tão amplo assim. Pensei que estivesse relacionado ao contexto interno e cultural da organização, que creio influencia bem mais diretamente o colaborador.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Indiquem para comentário, pessoal

  • Li com calma mas acertei, achei que a forma mais ampla seria a que agregasse tudo, msa achei bem tosca tb

  • (QUESTÃO)Considerando que liderar envolve múltiplas competências, é correto afirmar que o domínio contextual de liderança  


    A)abrange a compreensão de si em relação ao seu papel como líder.  Resposta muito vaga. O enunciado não pediu uma avaliação pessoal e/ou intrínseca da liderança.


    B)significa compreender o ambiente interno organizacional e reconhecer a dinâmica da cultura organizacional.  É importante, mas não domina o contexto maior. Ou seja, é necessário sim conhecer o ambiente interno, mas vai além disso, faz-se necessário uma avaliação que ultrapassa o meio interno organizacional. Isto é, perceber um ambiente ainda mais amplo com questões que afetam direta ou indiretamente os liderados.


    C)consiste em dispor de habilidades interpessoais que envolvem, essencialmente, relacionamentos. As habilidades envolvem mais que, essencialmente, os relacionamentos, mas fatores que dependem de um contexto amplo.


    D)consiste na compreensão de um contexto mais amplo no qual as pessoas trabalham, ou seja, as questões culturais, regionais, nacionais e internacionais que terão impacto sobre a unidade na qual as pessoas trabalham. Gabarito! o conceito mais completo que define o tipo de liderança que requer atenção quanto ao contexto em que está inserido, isto é, ele precisa estabelecer parametros sem deixar de perceber o ambiente amplo no qual está inserido.


    E)significa ser capaz de manter um comportamento equilibrado quando submetido a situações de tensão, buscando a solução de conflitos. Isso é o que se espera de todo líder. Não traduz o conceito de uma liderança contextual.


  • Estou há um tempo estudando administração geral e nunca ouvi falar desse tal "domínio contextual da liderança". Alguém sabe dizer se faz parte das teorias situacionais? Qual a bibliografia dessa questão?Obrigada :)

  • Questão sem futuro do carai...

  • d).

  • Acertei, mas essa questão não tá muito mal feita

  • LETRA D

  • Liderança deve ser abordada em quatro amplos domínios: pessoal, interpessoal, organizacional e contextual.

    O domínio pessoal é um dos mais destacados, pois antes de tudo o líder deve conhecer a si mesmo. Por isso são ressaltados os aspectos de visão, valores e ética. São propiciadas experiências e reflexões sobre os estilos de aprendizagem e sobre inteligência emocional.

    O domínio interpessoal diz respeito ao fato de que a liderança é, antes de mais nada, relacionamento. Assim, de modo totalmente articulado com o desenvolvimento da percepção e habilidades no campo pessoal, são abordados aspectos centrados nas relações interpessoais. São destacadas as habilidades de comunicação e os aspectos de inteligência emocional subjacentes.

    O domínio organizacional é o momento em que destacam vários aspectos da cultura organizacional relacionados à compreensão de especificidades do serviço público.

    O domínio contextual é proposto para acentuar que a atuação dos líderes públicos é totalmente articulada a inúmeros aspectos gerais – questões culturais, regionais, nacionais e internacionais – que afetam de modo significativo, e cada vez mais, a governança em cada país. 

  • Questão muita ampla! Outras também poderiam ser consideradas corretas… Fui na mais completa!

ID
2638165
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Assinale a alternativa que define corretamente o termo ética.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo que o gabarito seja A.

    A éticá é universal, a moral que é de um indivíduo, grupo ou sociedade.. a mais adequada, na minha visão, seria a E

     

  • Creio q o erro da questão da alternativa "E" está  na palavra PRECEITOS que é sinônimo de LEI. Logo, a Ética não é definida por LEI. Sendo assim, resta a alternativa A como correta.

     

  • (A)

    Ética:
    Definida como a teoria,o conhecimento ou a ciência do comportamento moral,que busca explicar,compreender,justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade.  (Estudo Da Moral)

    Moral:Conjunto de normas,princípios,preceitos,constumes,valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.

  • Gab A

    Ética é a ciência que estuda a moral. A ética busca analisar os códigos morais, para, a partir deles, orientar o indivíduo. 

  • what?

  • Ética estuda a moral.

    Moral é o conjunto dos costumes, valores, princípios que norteiam uma sociedade, indivíduo ou grupo específico de pessoas.

    Moral muda como o pensamento e os valores do ser humano, nunca permanece a mesma com o decorrer do tempo. Muda de sociedade para sociedade, de tempos em tempos.

    gab: Letra A

  • A ética estuda a moral. A questão diz que a ética trata-se de regras REFERENTES a moral. Ou seja, estuda, se refere a moral. Letra A.

  • Questão : define corretamente o termo ética :

     

    Gabarito CORRETO A ) : ÉTICA: Trata-se da análise/estudo das regras referentes aos : valores morais do indivíduo, um grupo ou uma sociedade.

     

    ÉTICA :ESTUDA as REGRAS / Valores /Normas MORAIS :

    pessoal ( do indivíduo )  ; do grupo de pessoas no trabalho ( empresa ; administração pública../ cada categoria profissional tem o código de ética específico ) ; na sociedade ( comunidade ) .

     

    ÉTICA NÃO é ( como alguém sugeriu ) as alternativas :

     

    D) estar de acordo com os bons costumes :

    Pois a ÉTICA NÃO exige a pessoa a concordar/estar de acordo com as atitudes de outras pessoas : cada pessoa age de maneira distinta : o que é Ético para uma pessoa pode ser antiético para a outra pessoa e : Determinada pessoa age de forma  ÉTICA e a outra age de forma ANTIÉTICA.

    ÉTICA É PARA ANALISAR O COMPORTAMENTO/ ESTUDAR O AGIR ( CERTO ou errado) .

               E :

    E) conjunto de preceitos que objetivam dirigir a vida de um homem :

    ÉTICA NÃO É : conjunto de preceitos que objetivam dirigir ( ordenar ) a vida de um homem : ditar regras como ele terá que agir . :

     

    ÉTICA NÃO dita regras de comportamento visando dirigir a vida do homem.​

     

    ÉTICA estuda : regras / normas do CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL  e  de conduta do  / comportamento do ser humano  ( AGIR DE FORMA CORRETA / HONESTA  /PROBA ) : na sociedade / empresa ..visando o bem comum de todos. Objetivo do código de ÉTICA : padronizar o comportamento das pessoas  : DEVER do AGIR / DEONTOLOGIA ÉTICA  : TEORIA / ESTUDO DO AGIR : 

     

    EU , SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL , DEVO AGIR DE FORMA ÉTICA OU ANTIÉTICA?

     

    Por isso é implantado as normas dos códigos de ÉTICA nas empresas/ organizações ...serve como guia de referência do agir : pois cada pessoa age de forma distinta. As normas / regras do código de ética é para avaliar o padrão de comportamento do profissional na empresa / instituição / e fazer refletir o AGIR : AGIR sempre DE FORMA CERTA /CORRETA / ÉTICA NAS EMPRESAS , na sociedade ..

     

     

    Código de ética de uma organização :

     

      Trata-se da definição formal de conduta que serve como guia de ação nos problemas que envolvem questões éticas na organização.⬇️⬇️⬇️

     

    Conjunto estruturado e lógico de normas de conduta e orientações voltadas ao processo decisório, quanto ao que deve ser considerado " certo ou errado”.

     

    AGORA   :

    Se o indivíduo / profissional  irá agir de forma ÉTICA  - escolher o AGIR DE FORMA CORRETA eu ñ sei ..Pois vários seres humanos se comportam de forma antiética na profissão , na sociedade..

     

  • A. Claro que a resposta é a A, mas em análise podemos observar que a alternativa D e E também estão corretas, porem nessa questão busca-se um conceito maior, mais defenido, que é a acertiva A. RUMO À POSSE!

  •  

    ÉTICA:

     

    ·         A ética é valorativa; é parte da filosofia; é princípio; tem caráter teórico;

    ·         É o juízo de apreciação que se refere à conduta humana;

    ·         Trata o comportamento humano como um objeto de estudo.

    ·         É permanente, pois é universal;

    ·         A palavra ética vem do grego ETHOS, que significa caráter, MODO DE SER.

     

    Bora!

     

  • Para abstrair um pouco, a interpretação da letra "a" deve levar o sentido de regras n pensando em direito e sim, em ciências.Acho q essa seria a única justificativa para a resposta.

  • Gabarito:A

     

    Q585839

    Com relação à ética e à moral, julgue o item seguinte.

    A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

    Resposta: Certo

     

  • Não gostei. Para mim a resposta não está certa.

  • Ética estuda a moral. Sendo que a ética julga a moral.

    Moral estuda os costumes.

  • GABARITO: LETRA A

    O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

    A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

    FONTE: WWW.SUAPESQUISA.COM

  • Gabarito: A

    Comentário do Prof. Ricardo Gomes, do Ponto dos Concursos:

    Ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.

    Fonte: https://docplayer.com.br/115034272-Sefaz-rs-revisao-de-etica-professor-ricardo-gomes.html

  • Passiva de Recurso

    Moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento humano dentro de uma sociedade. Etimologicamente, o termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”

  • A ética engloba um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa, que estão ligados à prática do bem e da justiça, aprovando ou desaprovando a ação do homem, de um grupo social ou de uma sociedade.

  • Letra a.

    a) Certa. A ética pode ser conceituada como a disciplina filosófica que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. Essa reflexão pode seguir as mais diversas direções, dependendo da concepção de homem que se toma como ponto de partida. Desta forma, é correto afirmar que a ética trata-se de regras referentes aos valores morais de um indivíduo, um grupo ou uma sociedade, confirmando assim a Letra A como resposta da questão.

    b) Errada. A ética não se confunde com as leis. Nas leis, o que está sendo aplicado é, diretamente, o princípio da legalidade. Nas normas éticas, o princípio norteador, em sentido oposto, é a moralidade.

    c) Errada. Nem toda regra necessária ou obrigatória está inserida dentro do campo ético. As regras éticas são específicas, estando relacionadas com a moral e com as condutas do agente público.

    d) Errada. Estar de acordo com os bons costumes não implica, necessariamente, em uma conduta ética. Determinado costume da sociedade pode, eventualmente, coincidir com aquilo que é considerado ético.

    e) Errada. A ética está ligada aos valores morais de um indivíduo, um grupo ou uma sociedade. Não possui a ética, no entanto, o objetivo de dirigir a vida de um homem.

    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi


ID
2638168
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A ordenação é a técnica de disposição de documentos dentro de pastas e destas em setores específicos.


Conforme o exposto, é correto afirmar que a forma de ordenação geográfica consiste na disposição dos documentos ou das pastas de acordo com

Alternativas
Comentários
  • Em cada caso pode-se organizar os Arquivos em:

     

    1) Ordem Alfabética (por nome)

    2) Ordem Geográfica (por local ou procedência)

    3) Ordem Numérica (por números simples ou cronológica)

    4) Ordem Ideográfico ou temático (de assunto)

     

     

     

  • O método Geográfico é do sistema direto (assim como o alfabético). E é considerado direto porque a busca é feita diretamente ao documento. Esse método é o mais usado quando o principal elemento a ser considerado em um documento é a PROCEDÊNCIA ou LOCAL.
    Traz como vantagens ser direto e de fácil manuseio. Como desvantagem, traz a exigência de ter que carregar o local e nome do correspondente.

     

    Fonte: Professor Ronaldo Fonseca

  • Gabarito : C

  • Uma questão dessa nem cheira nem fede, pq até cego enxerga o gabarito. :)

  • A ordenação pelo método geográfico considera como principal critério para a guarda de documentos a localidade onde o documento foi produzido ou de onde é proveniente.

    A ordem de letras é critério do método alfabético.

    A sequência temporal é critério do método cronológico.

    O tema é critério do método ideográfico.

    A sequência numérica é critério do método numérico simples.

    Gabarito do professor: Letra "C"

ID
2638171
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considerando as técnicas inteligentes de armazenagem de produtos, assinale a alternativa que corresponde ao procedimento no qual o último item que entra será o primeiro que sairá.

Alternativas
Comentários
  • UEPS  (Último a  Entrar, Primeiro a Sair) ou LIFO ("Last in, first out")

     

    Na saída do estoque, consideram-se os itens mais "recentes".

     

    O que resta no estoque são os itens com preços mais desatualizados.

     

    FONTE: FENILI, Renato. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos: Uma abordagem completa, 3.º ed. - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: METODO, 2014. p.116

     

    [Gab. B]

     

    bons estudos

  • PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) ou FIFO (first-in, first-out)

    UEPS (último a entrar, primeiro a sair) ou LIFO  (last-in, first-out)

  • Já o UEPS significa Último que EntraPrimeiro que Sai ou em inglês LIFO, referente à Last In, First Out. Nesse caso, a saída do estoque é realizada pelo preço do último lote a entrar no almoxarifado. O valor dos estoques é calculado ao custo do último preço, que costuma ser mais alto. 

    Questão correta letra  b) UEPS

  • a) PEPS (Primeiro a entrar, Primeiro a sair)

    b) UEPS (último a entrar, Primeiro a sair) GABARITO

    c) FIFO (First in, First out - Primeiro a entrar, Primeiro a sair ) = PEPS

    d) TIFO (é uma doença rs)

    e) FOFA não existe

  • FOFA é uma denominação em portugês pra famosa análise SWOT

     

    F orças

    O portunidades

    F raquezas

    A meaças

  • PEPS (português) e FIFO (inglês) significam o mesmo Primeiro que entra, Primeiro que sai; TIFO não sei de onde vem e FOFA é o mesmo SWOT

  • Método UEPS significa “Último a Entrar é o Primeiro a Sair” (ou LIFO – Last In, Last Out). Nesse método, numa eventual venda iremos considerar, e contabilizar, que a saída realizada se refere às mercadorias mais recentes, ficando contabilizado nos estoques as mais antigas.

    Com isso, correta a alternativa B.

  • GABARITO: LETRA B

    UEPS ou LIFO:

    No método UEPS (o último a entrar é o primeiro a sair) ou LIFO (last in, firstout),adota-se como valor de saída de um item de material os preços dos itens que deram entrada em data mais recente.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • a) PEPS (Primeiro a entrar, Primeiro a sair)

    b) UEPS (último a entrar, Primeiro a sair) GABARITO

    c) FIFO (First in, First out - Primeiro a entrar, Primeiro a sair ) = PEPS

    d) TIFO (é uma doença rs)

    e) FOFA (é o apelido da minha prima) e também é relacionado à análise de S.W.O.T

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre técnicas de armazenagem de materiais. No caso desta questão, devemos marcar a alterativa que corresponde ao procedimento no qual o último item que entra será o primeiro que sairá.

    Dentre os métodos de avaliar os estoques, temos dois que são bastante conhecidos. São os seguintes:

    • Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS): neste método a avaliação segue a ordem cronológica das entradas no estoque. O primeiro material a entrar, deve, também, ser o primeiro a sair. O material que sair será substituído pela mesma cronologia em que foi recebido.

    • Último a Entrar, Primeiro a Sair (UEPS): por outro lado, este método considera que os primeiros itens a sair devem ser aqueles que deram entrada por último no estoque. Por isso, o saldo será avaliado de acordo com o preço das últimas entradas. Vale dizer que esse é o método mais indicado para períodos inflacionários, visto que uniformiza os preços dos produtos estocados.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B


ID
2638174
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação à transação bancária denominada TED, é correto afirmar que se trata de

Alternativas
Comentários
  • TED significa Transferência Eletrônica Disponível. Desde janeiro de 2016, a TED deixou de ter um valor mínimo para a realização dessa operação – anteriormente, ele já foi de R$ 250, R$ 500 e até de R$ 750. Essa operação é bastante segura, já que o correntista não precisa sacar o dinheiro de sua conta e realizar um depósito no banco de outra pessoa. Além disso, o dinheiro cai rapidamente na conta do destinatário, caso a TED bancário seja realizado até as 17h do dia. Depois disso, a transferência é agendada para o dia seguinte.

  • LETRA E CORRETA


    Criada em 2002 para transferir dinheiro entre bancos diferentes, a TED (Transferência Eletrônica Disponível) é uma transação bancária automática. O dinheiro transferido por uma TED cai na hora na conta do favorecido, desde que seja efetuado até o horário limite (16h59) nos dias úteis.

    Antes de 2016, o valor mínimo para TED era de R$ 250,00. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a partir das novas regras, clientes podem realizar TED de qualquer valor. Diferente do DOC, em que o teto é de R$ 4.999,99, não existe limite máximo para a emissão de uma TED.


  • TED é a transferência do mesmo dia

  • Gabarito: E

    TED: transferência para outro banco no mesmo dia

    DOC: dia seguinte

    TED normalmente é mais caro que DOC.

  • A Transferência Eletrônica Disponível (TED) pode ser usada para transferir qualquer valor entre contas de bancos diferentes.

    Na TED o dinheiro cai praticamente na mesma hora, ou seja, a TED cai no mesmo dia. É importante salientar que isso acontece quando se trata de dias úteis. Além disso, os bancos têm horários específicos para que a TED seja compensada no mesmo dia, esse horário geralmente é de até às 17h.

    Diferença da TED para o DOC: no DOC o dinheiro cai 1 dia útil após a operação e tem o limite de R$ 4.999,99.

  • A TED é mais rápida. Se você estiver com pressa, ela é a mais indicada. O valor cai na conta do beneficiário poucos minutos após a autorização, se a transferência for feita antes das 17h. Se você fizer o agendamento depois desse horário, o valor só aparecerá na conta do beneficiado no dia seguinte.

    A Transferência Eletrônica Disponível (TED) foi criada pelo Banco Central em 2002. Antes havia limite mínimo de transferência, mas desde janeiro de 2016 o cliente pode enviar qualquer valor.

  • A TED é uma modalidade de transferência em que o valor é creditado no mesmo dia, desde que feita em dias úteis, até o horário limite de operação da instituição financeira (geralmente, 17:00).

    Resposta: E

  • TED é a transferência financeira, em tempo real, entre diferentes bancos e demais instituições (financeiras ou de pagamentos) detentoras de conta no Banco Central. Pode ser utilizada para transferir valores entre correntistas de diferentes instituições, e entre as próprias instituições, envolvendo pagamento de obrigações ou não.

    Não há limite de valor para envio da TED. Quando ela envolve clientes, o horário de envio é definido pelas instituições, respeitando o horário máximo determinado para o fim do processamento no Banco Central (17h nos dias úteis). Após o horário limite estabelecido pela instituição, a TED pode ser agendada para o dia útil seguinte ou data posterior.

    Esta operação pode ser feita por pessoa física ou jurídica.

    https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/perguntasfrequentes-respostas/faq_transferencias

  • E

    uma transferência de valores de um banco para o outro, na qual o valor transferido é creditado na conta do favorecido no mesmo dia


ID
2638177
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

O serviço cartorial em que o tabelião confirma a autenticidade ou a semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento é chamado de

Alternativas
Comentários
  • O reconhecimento de firma é uma declaração pela qual o Tabelião, dotado de fé pública, confirma a autenticidade ou semelhança da assinatura de determinada pessoa em um documento.

    No reconhecimento por autenticidade, o indivíduo deve comparecer pessoalmente ao Cartório para confirmar que é o signatário do documento apresentado. Na modalidade por semelhança, o indivíduo precisa abrir firma em qualquer Cartório de Notas. O tabelião vai comparar grafotecnicamente a assinatura do documento com a assinatura que está na ficha do Cartório.

     

    http://cnbba.org.br/noticias/entenda-como-funciona-o-reconhecimento-por-autenticidade-e-semelhanca

  • Para confirmar a autenticidade ou semelhança com a assinatura, deve ser feito o reconhecimento de firma.

    No reconhecimento por autenticidade, o indivíduo deve comparecer pessoalmente ao Cartório para confirmar que é o signatário do documento apresentado. Na modalidade por semelhança, o indivíduo precisa abrir firma em qualquer Cartório de Notas. O tabelião vai comparar grafotecnicamente a assinatura do documento com a assinatura que está na ficha do Cartório.

    GAB: A.


  • A) CORRETA.  reconhecimento de firma.

    O reconhecimento de firma é a certificação de autoria de assinatura em documento, que poderá ser feito por autenticidade ou por semelhança, nos termos dos artigos 270 e 271 do PROVIMENTO Nº 260/CGJ/2013 - Minas Gerais.

    B) INCORRETA. certidão.

    De acordo com artigo 91 do Provimento 260/ CGJ/2013 -  Minas Gerais, a Certidão é o instrumento público expedido em razão do ofício e que contenha, alternativamente:
    I - a cópia integral e fiel do teor de escrito existente em livro ou arquivo da serventia;
    II - o resumo de ato praticado ou de documento arquivado na serventia;
    III - o relato da realização de atos, conforme quesitos;
    IV - a negativa da existência de atos.

    CUIDADO: Para não confundir: CERTIDÃO X TRASLADO.

    TRASLADO: consiste no instrumento público mediante o qual é expedida a PRIMEIRA cópia integral e fiel do teor de escritura pública, COM A MESMA DATA. 

    C) INCORRETA. procuração.

     A procuração pública é espécie do gênero escritura pública.  É o instrumento do mandato, materializando seu conteúdo e extensão, conforme artigos 262 e 263 do Provimento 260/ CGJ/2013 - Minas Gerais

    D) INCORRETA. autenticação.

    Segundo o artigo 279 do Provimento 260/ CGJ/2013 - Minas Gerais, a autenticação de cópias é o instrumento público mediante o qual o tabelião de notas, seu substituto ou escrevente declara, após conferência com o original, ser fiel e integral a cópia de documento original que o interessado lhe trouxer para esse fim.

    E)INCORRETA.  escrituração.

    A Escrituração é o ato de lançamento nos livros pelo tabelião ou registrador.
    O artigo 284 do Provimento 260/ CGJ/2013 - Minas Gerais -  que dispõe: Os atos podem ser manuscritos com tinta indelével ou escriturados mediante utilização de meios tecnológicos seguros e de durabilidade garantida, em caracteres de fácil leitura, sem espaços em branco, obedecida a ordem cronológica.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA A


ID
2638180
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ideia de divisão do trabalho corresponde ao procedimento de dividir o total de tarefas em pequenas partes, de modo que cada uma das quais é desempenhada por uma só pessoa ou equipe.


Considerando-se tal conceito, é correto afirmar que uma vantagem da divisão do trabalho é a (o)

Alternativas
Comentários
  • Gab. D.

    Divisão de trabalho = descentralização.

  • >VANTAGENS DA DIVISÃO DO TRABALHO:

    1 -  Proporciona o aprendizado rápido: a ideia é que se a pessoa só tem que aprender uma função, mais rápido ela vai aprender;

    2 - A automação torna-se mais fácil: é substituir o trabalho humano nas pequenas tarefas pela tecnologia

    3 -  Trabalho não produtivo reduzido: este é provavelmente o mais importante beneficio da divisão do trabalho. Em tarefas grandes e complexas pode ser que cerca da metade do tempo de uma pessoa seja gasto com tarefas como alcançar, posicionar, encontrar, buscar uma peça, que são chamados os elementos não produtivos (o tempo que se perde para essas atividades no processo produtivo ao invés de realmente estar fazendo o produto e tais melhoramentos na eficiência do trabalho são ou podem ser muito significativos nos custos da produção).

    DESVANTAGENS DA DIVISÃO DO TRABALHO:

    1- MONOTONIA: quanto menor a tarefa, mais frequentemente os operadores precisarão repetir a tarefa.

    2 - DANO FÍSICO: a repetição continuada de movimentos, além de monótono, em casos extremos leva a danos físicos, resulta em dores e em redução na capacidade física, podendo ocasionar lesões para o resta da vida que é chamada de lesão por esforço repetitivo (LER)

    3 - BAIXA FLEXIBILIDADE: a divisão de uma tarefa em muitas pequenas partes dá uma rigidez que é difícil de alterar no ambiente de trabalho.

    4 -  BAIXA ROBUSTEZ: trabalhos altamente dividos implicam diversos materiais, pessoas e informações tecnológicas. Se ocorrer falha devido a algum equipamento defeituoso ou, problema nas comunicações, o todo da produção é afetado, a linha toda ficara parada até o problema ser solucionado.

  • d) aprendizado mais rápido. GABARITO

    DIVISÃO DO TRABALHO: Pega uma tarefa complexa e divide em uma atividade MAIS simples. 

     

    -EXEMPLO: Aulas par concurso. Seria muito difícil 1 só professor ministrar todas as matérias, logo são escolhidos diversos professores, cada um especialista em uma matéria. Esse especialista vai tornar tanto o aprendizado mais rápido a ele, porque ele ta focado só naquela atividade, como vai tornar mais rápido a nós alunos, porque ele vai tornar mais dinâmica a aula.


ID
2638183
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Enquanto o setor empresarial, em sua grande maioria, apoiava as reformas liberais do Estado, o significado dominante atribuído à responsabilidade social e empresarial e às práticas de ação social empresarial foi incorporado como uma forma de compensar os efeitos negativos dessas reformas (...). Um dos problemas dessas ações é que elas retiram da arena política e pública os conflitos distributivos e as demandas coletivas por cidadania e igualdade. Distanciada de uma cidadania fundada na garantia de direitos, a noção de cidadania sugerida pela significação atribuída à responsabilidade social, uma vez reduzida a prática da ação social empresarial, está sujeita a decisões particulares e à intervenção pulverizada, ao arbítrio das preferências privadas de financiamento (...).

ASHLEY, Patrícia Almeida. Revisitando a responsabilidade social em grandes empresas de Londrina e região: a percepção e a prática do período 2000-2003. In: Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 138–155 (fragmento), com adaptações.


Considerando o fragmento do texto apresentado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Distanciada de uma cidadania fundada na garantia de direitos, a noção de cidadania sugerida pela significação atribuída à responsabilidade social, uma vez reduzida a prática da ação social empresarial, está sujeita a decisões particulares e à intervenção pulverizada, ao arbítrio das preferências privadas de financiamento (...).


  • Pela leitura e interpretação do texto é possível perceber que o foco esta voltado a visão do setor privado e não do setor público. Portanto gabarito letra C


  • Questão de interpretação de texto numa matéria de Gestão de Pessoas, pode isso, Arnaldo?

  • Era pra tá na disciplina de português;

  • IADES sempre inovando em suas questões kkk uma "boa forma" de testar o conhecimento do candidato. ¬¬

  • por mais questões assim!! hahahaha

  • Questão pra pedir "arrego".... Mas sou brasileira....kkkkk


ID
2638186
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É correto afirmar que o propósito do planejamento e do controle consiste em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    "garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços quando necessário. "

     

    Liga o planejado (desejado) à comparação com o obtido (resultado final passível de controle)

     

     

    RESUMO DE ADM E GP.

    https://drive.google.com/drive/folders/1PwzKZ2LrpTQ46LydqpvC_wx4HTW4Ghk1?usp=sharing

  • Olhei por alto para ser um ótimo resumo Sheyla R2, obrigado por compartilhar.

  • Sheyla R2, muito bom seus resumos! Obrigado e parabens!

  • Excelente Resumo, Sheyla R2. Muito bem feito e bonito.

  • Obrigada Sheyla por disponibilizar o seu resumo. Deus a abençoe!

  • muito bom resumo,garota!!,engloba bastante conhecimento e a diversidade de autores..otimo!

  • Sheyla obrigado pelo material !

    Um otimo resumo bem detalhado sobre o assunto.

  • Ótimo material!

  • Obrigado por compartilhar o Resumo Sheyla :D

  • Somos seres humanos, não existe um a célula mesmo com alguma limitação que não funcione bem, uma equipe boa sempre está interligada, um ajuda o outro, para que que o ser humano ou uma equipe fique viva, tem que haver conexão mútua sempre.

    Obrigada a todos pelas postagem.

    # Eu creio, força, fé e confiança em Deus. Muito Obrigada.

    # Pra cima deles, O Sr. É o meu Pastor e nada me faltará.

  • No meu entendimento, a C está mais correta, pois o CONTROLE visa mais a EFICIÊNCIA do que a EFICÁCIA.

    E a capacidade de equilibrar custos tem muito a ver com eficiência.

  • LETRA A

  • não entendi a resposta, sinceramente.

  • não entendi a resposta, sinceramente.

  • Questão interpretativa. Vou ser bem analítico nos comentários para que você desenvolva a capacidade de pensar como a banca pensa. Tudo bem?

    Planejamento é a função responsável por definir os objetivos e os meios necessários para alcançar esses objetivos. Controle, por outro lado, é a função administrativa responsável por assegurar que aquilo que foi planejado seja executado.

    Assim, se tivéssemos que fazer uma integração dessas funções, teríamos como propósito dessas funções: estabelecer objetivos e assegurar que eles sejam alcançados.

    Com isso em mente, vamos analisar as alternativas:

    Alternativa A. Certo.

    Essa alternativa descreve uma interpretação do propósito das funções de planejamento e controle.

    Note o seguinte trecho: “garantir que produção ocorra eficazmente.”

    O que é ser eficaz?

     Eficaz significa a capacidade de atingir objetivos. Assim, dizer que a produção ocorreu eficazmente significa dizer que ela atendeu os objetivos propostos. Já sabemos que a definição de objetivos é a essência do planejamento, por isso nesse trecho temos a essência da função de planejamento.

    A palavra garantir, por outro lado, destaca a essência da função de controle, que é justamente assegurar/garantir que os objetivos planejados sejam alcançados.

    Alternativa B. Errado. O sequenciamento de atividades é uma atividade que fazemos no planejamento. A alternativa, no entanto, não traz nenhuma palavra ou expressão que faça referência à função de controle.

    Alternativa C. Errado. Equilibrar custos significa garantir que eles não ultrapassem os parâmetros de controle definidos. Trata-se, portanto, de uma atividade da função de controle. A alternativa, porém, não traz um trecho sobre a essência da função de planejamento.

    Alternativa D. Errado. A padronização relaciona-se com função de controle, pois busca-se uma maior uniformidade dos procedimentos, ou seja, busca que eles sigam aquilo que foi estabelecido. A alternativa não faz referência a nenhuma atividade de planejamento.

    Alternativa E. Errado. A integração da cadeia de suprimentos depende de um esforço de todas as funções administrativas. Não se pode relacionar essa integração a uma ou outra função administrativa.

    Questões como essa são sensivelmente mais difíceis, pois temos que fazer um esforço para percorrer a mesma intepretação que a banca examinadora percorreu.

    Apesar de essas questões, às vezes, serem frustrantes. Saiba que à medida que vamos fazendo mais e mais questões todo esse processo interpretativo torna-se intuitivo e você simplesmente sabe qual é a alternativa que a banca quer como resposta.

    Gabarito: A


ID
2638189
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A norma NBR ISO 9001 contempla os princípios de gestão da qualidade.


Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta esses princípios.

Alternativas
Comentários
  • GAB:C

    Foco no Cliente: os funcionários devem trabalhar para atender o cliente de forma satisfatória e agradável, pois sem eles a empresa não obteria a sua fidelização;

    Liderança: deve ter solidez e estar por dentro dos avanços do mercado da empresa. Além disso, a organização deve oferecer as ferramentas necessárias para que os liderados executem os processos com eficácia;

    Abordagem de Processo: é a relação entre funcionários e as tarefas que são executadas na empresa, além da relação entre a entrada e saída desses processos e a oferta de recursos para que a atividade seja bem desempenhada;

    Abordagem Sistêmica para a Gestão: os processos devem ser visualizados como um sistema, onde tudo que faz parte do sistema interaja. A partir disso, os processos poderão ser avaliados e organizados;

    Envolvimento das Pessoas: conforme explica o conceito de Gestão da Qualidade, a equipe de trabalho é um dos principais recursos da empresa;

    Melhoria Contínua: nesse princípio, a equipe adquire o conhecimento de como os processos devem ser realizados para atingirem a qualidade;

    Abordagem Factual para Tomada de Decisões: através dos indicadores, das auditorias e análises feitas através do Sistema de Gestão da Qualidade, os gestores poderão verificar as oportunidades e desafios da empresa, e assim tomar decisões que auxiliarão na melhoria dos serviços e produtos;

    Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: tanto funcionários, quanto fornecedores, estabelecem uma relação de parceria com a empresa. Com esse tratamento, prazos e preços contribuem para a qualidade dos produtos e serviços.

    Fonte: http://gestao-de-qualidade.info/iso-9001.html

  • Que questão fácil, nem precisa ter estudado pra acertar

  • Obs. o foco da ISO 9001  é o processo ( qualidade de processos)

  • e só ver o que vai de desacordo, não precisa de decoreba

  • ISO 9000 – Fundamentos e vocabulários dos sistemas gestão da qualidade.

    ISO 9001 – Requisitos de um sistema de gestão da qualidade para obtenção da certificação.

    ISO 9004 – Enfoque da gestão da qualidade e suas diretrizes para o sucesso sustentado.

    ISO 9011 – Diretrizes para as auditorias de sistemas de gestão.


    Vale lembrar que na adaptação brasileira, as normas ISO são precedidas em seu nome pela sigla ”ABNT NBR”

  • Os princípios da qualidade, segundo a ISO 9001, são: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento. A alternativa que mais se aproxima desses princípios é a alternativa C.

    Vale registrar que na versão mais atualizada da norma a abordagem sistêmica tornou-se um subprincípio da abordagem de processos.

    Se quiser relembrar cada um dos princípios, veja:

    Foco no cliente: identificação dos requisitos intrínsecos e extrínsecos aos produtos e/ou serviços fornecidos, assim como para a avaliação do grau de satisfação quanto ao atendimento das expectativas dos clientes. Portanto, o princípio de foco no cliente diz que a organização tem que trazer a visão do mercado e de clientes sobre requisitos de produtos e serviços para dentro da organização (market-in). A visão do cliente somada ao conhecimento dos processos internos da organização levará a soluções mais apropriadas, considerando o ponto de vista do cliente e a viabilidade de implementá-las.

    Liderança: a liderança é o princípio fundamental, já que os outros princípios dependem fortemente da liderança. Liderar é a capacidade de influenciar e motivar as pessoas a fazer algo de boa vontade, a empregar seu talento na busca de resultados que contribuam para a melhoria da organização segundo aquela visão compartilhada pelo líder. Uma liderança comprometida com a gestão da qualidade irá valorizar e colocar em prática outros princípios de gestão, como o foco no cliente, a visão por processos, o engajamento das pessoas, a decisão baseada em evidência, que propiciarão a melhoria organizacional e o melhor relacionamento com as partes interessadas, tudo isso de forma sistêmica

    Engajamento das pessoas: As pessoas constituem o “ativo” mais valioso na organização. Consequentemente, o engajamento delas permite melhor aproveitamento das suas energias em prol da organização. O engajamento das pessoas depende de vários fatores, como motivação, capacitação e métodos de trabalho.

    Abordagem de processo:  Os processos de negócio, ou seja, a realização das atividades e processos de uma cadeia interna de valor, necessitam da integração de diferentes áreas de conhecimento, que normalmente são agrupadas por departamentos, que definem a estrutura funcional da organização. Por isso, essa visão dos processos pode ajudar a minimizar ou eliminar barreiras entre departamentos, contribuindo para promover a integração entre as diferentes funções, eliminando os chamados silos funcionais. Outro aspecto importante é que a abordagem por processo incorpora o conceito de cliente interno e, assim, tende a produzir um melhor atendimento dos requisitos de clientes internos e, consequentemente, contribui para a diminuição dos riscos de não conformidade nas operações de produção.

    Melhoria contínua: princípio fundamental para o objetivo de redução de riscos da não conformidade no atendimento de requisitos dos clientes. No planejamento dos processos e atividades das operações de produção, especialmente aqueles processos que interfiram no atendimento dos requisitos, a empresa deve racionalizar a realização desses processos e atividades, buscando a melhor maneira de executá-las de forma a melhorar a chance de atendimento aos requisitos dos clientes ao mesmo tempo em que se reduzem desperdícios.

    Tomada de decisão baseada em evidências: Uma característica marcante do processo de melhoria contínua é o uso de evidências, dados e fatos, especialmente nas fases de priorização de problemas, observação e análise de causas-raiz e avaliação de resultados. O uso de evidências, decorrentes da observação de fatos e coleta de dados, é essencial para que as decisões de melhoria não se baseiem em opinião não fundamentada, em “achismo”, mas sim em evidências. Esse processo de melhoria contínua, em que a tomada de decisão decorre de uma série de atividades logicamente sequenciadas, baseando-se em informações completas, dados e fatos pesquisados e raciocínio lógico, que é a essência do ciclo PDCA, é conhecido também por abordagem científica para a tomada de decisão.

    Gestão de relacionamento: Reduzir os riscos de não conformidade nas operações de produção é uma tarefa que depende dos esforços de todos em uma organização, inclusive de seus parceiros, clientes e fornecedores. A conquista de um bom relacionamento consiste em identificar quais são os stakeholders, ou seja, as partes interessadas, quais são suas necessidades e desejos, sejam legais ou não, e como cada parte pode contribuir para se atingirem a visão e os objetivos organizacionais.

    Gabarito: C

  • LETRA C

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre quais são os princípios da gestão da qualidade. A alternativa a ser marcada deve conter esses princípios.

    Os princípios da gestão da qualidade buscam dar embasamento para as organizações que busca a eficiência de gestão. Com o advento da ISO 9001:2015, tais princípios sofreram uma alteração, deixando de ser oito, e passando a ser sete princípios. São eles:

    • Foco no cliente: o cliente, como consumidor de produtos e serviços, sustenta a organização. O cliente sustenta a organização, por isso a organização dá atenção ao cliente e às suas necessidades. Sendo o cliente tão importante, os gestores não buscam atender apenas as necessidades presentes do cliente, mas as suas necessidades futuras.
    • Liderança: O líder busca motivar a sua equipe, almeja seu crescimento. Aquele que exercerá a liderança deve demonstrar proatividade, mas além disso, deve servir de exemplo para o seu time. A sua responsabilidade envolve o estabelecimento de objetivos e a condução da organização rumo ao alcance dos seus objetivos e metas
    • Envolvimento de pessoas: esse princípio tem como objetivo potencializar os pontos fortes dos funcionários da empresa e de corrigir os seus pontos fracos. Os integrantes da organização devem estar engajados na busca pela solução dos problemas organizacionais. Devem usar suas habilidades para o bem da organização.
    • Abordagem de processo: o processo organizacional precisa ser bem gerenciado. O processo se baseia no estudo das entradas e das saídas da organização, sendo possível, com isso, identificar melhor onde há possíveis desvios. Busca-se por meio dessa abordagem a eficiência.
    • Melhoria contínua: toda a organização, cada setor ou pessoa, deve buscar a melhoria dos produtos, processos e serviços. É um objetivo fixo. Perseguir continuamente a melhora é importante para manter o negócio e se firmar no mercado em que atua de modo competitivo.
    • Abordagem factual para tomada de decisão: fazer análises lógicas e intuitivas tende a tornar as decisões mais precisas. O tomador de decisões evitar ser impulsivo, deve agir com base em informações precisas.
    • Relações mutuamente benéficas com os fornecedores: as relações entre as organizações e seus fornecedores deve visar a cumplicidade. Os benefícios mútuos tendem a agregar mais valor para ambos os lados. Já uma relação ruim, pode comprometer ambas as partes.

    A banca considerou, mas a abordagem sistêmica de gestão deixou de fazer parte dos princípios da qualidade, foi integrada à abordagem de processo.

    Tendo visto os princípios acima, concluímos que a alternativa a ser marcada é a letra "C".

    GABARITO: C


ID
2638192
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A qualidade vem sendo conceituada como um importante valor em todas as áreas estudadas. Para que a qualidade possa ser mensurada, faz-se necessária a elaboração de indicadores que consigam traduzir numericamente a qualidade.


Acerca desse assunto, é correto afirmar que indicadores são

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Indicadores=  Objetivos e Metas

  • Indicadores são instrumentos elaborados e usados para valorar o cumprimento dos objetivos e metas. São as variáveis dependentes do modelo experimental, usadas para quantificar o resultado das ações. São critérios explícitos de medida, que permitem estabelecer conclusões objetivas sobre aspectos particulares dos programas.

    Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/indicadores-de-qualidade-do-servico-de-enfermagem/14667/#ixzz5GvWAxRB6

  • GABARITO B

    Indicadores= Objetivos e Metas

  • Indicadores palavras chaves metas e objetivo= padrões 

    gab- b

  • Indicadores são instrumentos utilizados para quantificar o desempenho quanto a um objetivo.

    Deixando mais prático: se João tem como objetivo emagrecer, ele precisa definir indicadores para acompanhar a evolução dele nesse objetivo. Nesse exemplo, podemos pensar em indicadores como: peso corporal, percentual de gordura, IMC etc.

    Os indicadores são importantes para a definição de metas. Metas são quantificações do objetivo por meio de indicadores. Voltando ao exemplo, João pode definir que perder 3% de gordura corporal em 2 meses. Isso é uma meta.

    Dentre as alternativas, a única que descreve corretamente o que é um indicador é a alternativa B

    Gabarito: B