SóProvas



Prova IPEFAE - 2015 - CISMARPA - Auxiliar Administrativo


ID
1816801
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em abril, o tema da pena de morte retornou ao noticiário brasileiro, a propósito da execução de mais um brasileiro preso e condenado ao fuzilamento em outro país, no qual tentou entrar com 6 quilos de cocaína. Apesar das tentativas de intervenção diplomáticas do Itamaraty e da presidente Dilma Rousseff, o paranaense Rodrigo Gularte foi morto após 11 anos de sua prisão. Qual o país onde o brasileiro foi condenado à morte?

FONTE: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2015/04/25/interna_internacional,64104 3/*-confirma-que-brasileiro-sera-executado.shtml

Alternativas

ID
1816804
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A fim de readequar a previdência social em relação ao aumento da expectativa de vida do brasileiro, as regras da aposentadoria foram modificadas este ano. Desde junho, passou a vigorar uma nova fórmula de cálculo segundo a qual, a depender de alguns fatores, há a possibilidade de obter o benefício integral, sem ônus do fator previdenciário, ao atingir determinada pontuação. Quais fatores são contabilizados na pontuação estabelecida pela nova fórmula da aposentadoria?

FONTE: http://economia.estadao.com.br/blogs/descomplicador/entenda-o-que-mudouno-calculo-da-aposentadoria/

Alternativas

ID
1816807
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou, em junho, uma decisão histórica a favor dos cidadãos americanos homossexuais. Após longa batalha judicial entre ativistas e alguns estados norte-americanos, os juízes decidiram pela equivalência de direitos, em todo o país, em relação à união civil dos casais gays. Qual foi essa decisão da Suprema Corte norte-americana?

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/06/1648129-em-decisao-historicaestados-unidos-*.shtml 

Alternativas

ID
1816810
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O nome de um grande banco internacional veio à tona, no início deste ano, após divulgação de uma lista de várias figuras públicas que mantinham na instituição, em segredo, contas milionárias, suspeitas de serem utilizadas para crimes de sonegação, evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Qual o nome do banco envolvido nessa denúncia? 


FONTE: http://www.ebc.com.br/noticias/2015/02/swiss-leaks-entenda-fraude-fiscal-no-* 

Alternativas
Comentários
  • http://www.ebc.com.br/noticias/2015/02/swiss-leaks-entenda-fraude-fiscal-no-hsbc

    Swiss Leaks: entenda a fraude fiscal no HSBC

    Criado em 20/02/15 16h35 e atualizado em 20/02/15 23h59 
    Por Luiz Claudio Ferreira Edição:Portal EBC

    PUBLICIDADE

     

    Um escândalo financeiro de repercussão em todo o mundo, que envolve a filial suíça do banco HSBC, tem chamado a atenção tanto pelos valores envolvidos quanto pela relevância das descobertas e do possível desenrolar do caso. Documentos secretos revelaram que a instituição financeira atraiu 106 mil clientes, entre suspeitos de sonegação e de diversos crimes (incluindo traficantes e terroristas) em 203 países entre os anos de 1988 e 2007.  A quantia somada chegou a US$ 100 bilhões. Nomes de 8.667 brasileiros estão na lista. Os dados vieram à tona a partir de uma apuração do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ na sigla em inglês), que não divulgou a lista total dos correntistas suspeitos. O caso, chamado de “Swiss Leaks” (que significa vazamentos suíços, em alusão ao projeto Wiki Leaks, de Julian Assange), chamou a atenção de autoridades e organismos de controle em todo o mundo.

    A entidade de jornalistas recebeu o material vazado por um ex-funcionário do HSBC, Herve Falciani, para autoridades francesas em 2008. O consórcio e o jornal francês Le Monde enviaram o conteúdo para 140 jornalistas de 45 países.  A apuração dos jornalistas aponta que a filial suíça aproveitou-se das falhas nas regras fiscais do país para ajudar quem estivesse disposto a sonegar ou esconder dinheiro. A lista, segundo o ICIJ, inclui artistas, celebridades e esportistas. Apenas 65 nomes foram revelados. Estão entre os suspeitos antigos e atuais políticos da Grã-Bretanha, Rússia, Ucrânia, Geórgia, Quênia, Romênia, Índia, Liechtenstein, México, Líbano, Tunísia, República Democrática do Congo, Zimbábue, Ruanda, Paraguai, Djibouti, Senegal, Filipinas e Argélia. Sobre a divulgação parcial dos dados, o consórcio justifica que apenas nomes de “interesse público” serão revelados.

  • Letra D

    Foi o banco HSBC, na época foi um escandalo. Expos varias figuras públicas que mantinham  contas milionárias.


ID
1816813
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A Operação Lava Jato tem ocupado um vasto espaço no debate público, devido, sobretudo, à dimensão dos crimes que investigou e a importância dos envolvidos na prática dessas atividades ilícitas. Após um ano desde o início da operação, os esquemas de corrupção deflagrados pela Polícia Federal culminaram na prisão, indiciamento e julgamento de algumas figuras públicas com grande poder de ação política, econômica e social. Quem são os principais investigados na Operação Lava Jato? 

                      FONTE: http://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/infografico.html

Alternativas
Comentários
  • vc ta dentro dos 90% que poderia jogar fora, bostao

  • KKKKKKKKKKKK


ID
1816816
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  OBESIDADE PRÉ-NATAL

                 por Drauzio Varella — publicado 09/07/2015 02h20

Não é só a gestante que corre riscos futuros quando acumula peso a mais durante a gravidez. O bebê também pode ser afetado.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia mundial que se dissemina rapidamente.

Diabetes do tipo 2 caminha na esteira do excesso de peso; a seguir nesse passo haverá 500 milhões de casos no mundo, em 2030.

Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas ao engravidar tendem a ganhar mais peso ainda, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras. O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno. Entre elas:

1. Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal.

2. Se o bebê for do sexo feminino, ao crescer com tendência à obesidade repetirá o ciclo ao engravidar.

3. O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças. Em animais, perturbações dietéticas, hormonais e mecânicas nessas fases induzem a distúrbios irreversíveis na adiposidade e no metabolismo da vida adulta.

4. Estudos epidemiológicos identificaram os seguintes fatores pré-natais associados ao risco de obesidade na infância e na vida adulta: mães que fumaram durante a gravidez, depressão antes do parto, diabetes gestacional, estresse psicológico (como reflexo da exposição fetal aos glucocorticoides) e até alterações do DNA do cordão umbilical.

5. Ganho rápido de peso nos primeiros 3 a 6 meses de vida aumenta o risco de obesidade e de doença cardiovascular na vida adulta. A lactação não explica inteiramente essas alterações, já que os bebês amamentados no peito materno tendem a ganhar mais peso do que os demais.

6. Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos 4 meses, apresentam risco 6 vezes mais alto de se tornar obesos aos 3 anos. A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses.

7. Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células. O intestino do feto é estéril, mas ao nascer é colonizado na passagem pelo canal de parto. Crianças nascidas de cesariana correm risco mais alto de se tornar obesas.

8. Está bem documentado que dois fatores pré-natais (ganho de peso materno e fumo durante a gravidez) e dois pós-natais (período mais curto de amamentação e menos horas de sono) estão associados à obesidade infantil.

Um estudo com crianças em idade escolar mostrou que filhos de mães que não fumaram ou ganharam peso excessivo durante a gravidez, amamentados no peito por pelo menos 12 meses, período no qual dormiam por 12 ou mais horas por dia, apresentavam 6% de prevalência de obesidade, ante 29% nas crianças em que os quatro fatores estavam na condição oposta.

9. Fatores raciais e socioeconômicos alteram o risco de obesidade na criança. Nos filhos de negros e brancos mais pobres o risco é mais alto. A prevenção da obesidade deve começar no período pré-natal e nos primeiros meses de vida, muito mais cedo do que imaginávamos.

                   In 
http://www.cartacapital.com.br/revista/857/obesidade-pre-natal-9981.html

Segundo o texto, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas ao engravidar tendem a ganhar mais peso ainda, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras. O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno.


ID
1816819
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  OBESIDADE PRÉ-NATAL

                 por Drauzio Varella — publicado 09/07/2015 02h20

Não é só a gestante que corre riscos futuros quando acumula peso a mais durante a gravidez. O bebê também pode ser afetado.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia mundial que se dissemina rapidamente.

Diabetes do tipo 2 caminha na esteira do excesso de peso; a seguir nesse passo haverá 500 milhões de casos no mundo, em 2030.

Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas ao engravidar tendem a ganhar mais peso ainda, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras. O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno. Entre elas:

1. Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal.

2. Se o bebê for do sexo feminino, ao crescer com tendência à obesidade repetirá o ciclo ao engravidar.

3. O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças. Em animais, perturbações dietéticas, hormonais e mecânicas nessas fases induzem a distúrbios irreversíveis na adiposidade e no metabolismo da vida adulta.

4. Estudos epidemiológicos identificaram os seguintes fatores pré-natais associados ao risco de obesidade na infância e na vida adulta: mães que fumaram durante a gravidez, depressão antes do parto, diabetes gestacional, estresse psicológico (como reflexo da exposição fetal aos glucocorticoides) e até alterações do DNA do cordão umbilical.

5. Ganho rápido de peso nos primeiros 3 a 6 meses de vida aumenta o risco de obesidade e de doença cardiovascular na vida adulta. A lactação não explica inteiramente essas alterações, já que os bebês amamentados no peito materno tendem a ganhar mais peso do que os demais.

6. Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos 4 meses, apresentam risco 6 vezes mais alto de se tornar obesos aos 3 anos. A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses.

7. Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células. O intestino do feto é estéril, mas ao nascer é colonizado na passagem pelo canal de parto. Crianças nascidas de cesariana correm risco mais alto de se tornar obesas.

8. Está bem documentado que dois fatores pré-natais (ganho de peso materno e fumo durante a gravidez) e dois pós-natais (período mais curto de amamentação e menos horas de sono) estão associados à obesidade infantil.

Um estudo com crianças em idade escolar mostrou que filhos de mães que não fumaram ou ganharam peso excessivo durante a gravidez, amamentados no peito por pelo menos 12 meses, período no qual dormiam por 12 ou mais horas por dia, apresentavam 6% de prevalência de obesidade, ante 29% nas crianças em que os quatro fatores estavam na condição oposta.

9. Fatores raciais e socioeconômicos alteram o risco de obesidade na criança. Nos filhos de negros e brancos mais pobres o risco é mais alto. A prevenção da obesidade deve começar no período pré-natal e nos primeiros meses de vida, muito mais cedo do que imaginávamos.

                   In 
http://www.cartacapital.com.br/revista/857/obesidade-pre-natal-9981.html

Na passagem “Diabetes do tipo 2 caminha na esteira do excesso de peso; a seguir nesse passo haverá 500 milhões de casos no mundo, em 2030", o termo em destaque estabelece, em relação à oração anterior, ideia de: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.  Condição "se seguir nesse passo..."


ID
1816822
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  OBESIDADE PRÉ-NATAL

                 por Drauzio Varella — publicado 09/07/2015 02h20

Não é só a gestante que corre riscos futuros quando acumula peso a mais durante a gravidez. O bebê também pode ser afetado.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia mundial que se dissemina rapidamente.

Diabetes do tipo 2 caminha na esteira do excesso de peso; a seguir nesse passo haverá 500 milhões de casos no mundo, em 2030.

Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas ao engravidar tendem a ganhar mais peso ainda, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras. O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno. Entre elas:

1. Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal.

2. Se o bebê for do sexo feminino, ao crescer com tendência à obesidade repetirá o ciclo ao engravidar.

3. O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças. Em animais, perturbações dietéticas, hormonais e mecânicas nessas fases induzem a distúrbios irreversíveis na adiposidade e no metabolismo da vida adulta.

4. Estudos epidemiológicos identificaram os seguintes fatores pré-natais associados ao risco de obesidade na infância e na vida adulta: mães que fumaram durante a gravidez, depressão antes do parto, diabetes gestacional, estresse psicológico (como reflexo da exposição fetal aos glucocorticoides) e até alterações do DNA do cordão umbilical.

5. Ganho rápido de peso nos primeiros 3 a 6 meses de vida aumenta o risco de obesidade e de doença cardiovascular na vida adulta. A lactação não explica inteiramente essas alterações, já que os bebês amamentados no peito materno tendem a ganhar mais peso do que os demais.

6. Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos 4 meses, apresentam risco 6 vezes mais alto de se tornar obesos aos 3 anos. A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses.

7. Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células. O intestino do feto é estéril, mas ao nascer é colonizado na passagem pelo canal de parto. Crianças nascidas de cesariana correm risco mais alto de se tornar obesas.

8. Está bem documentado que dois fatores pré-natais (ganho de peso materno e fumo durante a gravidez) e dois pós-natais (período mais curto de amamentação e menos horas de sono) estão associados à obesidade infantil.

Um estudo com crianças em idade escolar mostrou que filhos de mães que não fumaram ou ganharam peso excessivo durante a gravidez, amamentados no peito por pelo menos 12 meses, período no qual dormiam por 12 ou mais horas por dia, apresentavam 6% de prevalência de obesidade, ante 29% nas crianças em que os quatro fatores estavam na condição oposta.

9. Fatores raciais e socioeconômicos alteram o risco de obesidade na criança. Nos filhos de negros e brancos mais pobres o risco é mais alto. A prevenção da obesidade deve começar no período pré-natal e nos primeiros meses de vida, muito mais cedo do que imaginávamos.

                   In 
http://www.cartacapital.com.br/revista/857/obesidade-pre-natal-9981.html

Em “Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal", o pronome relativo em destaque recupera, na sua função coesiva, o termo: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    se refere ao termo anterior Diabetes Gestacional


  • o ENUNCIADO já diz tudo Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional

  • O pronome relativo sempre retoma ao TERMO ANTECEDENTE ( Diabetes gestacional )


ID
1816825
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  OBESIDADE PRÉ-NATAL

                 por Drauzio Varella — publicado 09/07/2015 02h20

Não é só a gestante que corre riscos futuros quando acumula peso a mais durante a gravidez. O bebê também pode ser afetado.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia mundial que se dissemina rapidamente.

Diabetes do tipo 2 caminha na esteira do excesso de peso; a seguir nesse passo haverá 500 milhões de casos no mundo, em 2030.

Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas ao engravidar tendem a ganhar mais peso ainda, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras. O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno. Entre elas:

1. Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal.

2. Se o bebê for do sexo feminino, ao crescer com tendência à obesidade repetirá o ciclo ao engravidar.

3. O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças. Em animais, perturbações dietéticas, hormonais e mecânicas nessas fases induzem a distúrbios irreversíveis na adiposidade e no metabolismo da vida adulta.

4. Estudos epidemiológicos identificaram os seguintes fatores pré-natais associados ao risco de obesidade na infância e na vida adulta: mães que fumaram durante a gravidez, depressão antes do parto, diabetes gestacional, estresse psicológico (como reflexo da exposição fetal aos glucocorticoides) e até alterações do DNA do cordão umbilical.

5. Ganho rápido de peso nos primeiros 3 a 6 meses de vida aumenta o risco de obesidade e de doença cardiovascular na vida adulta. A lactação não explica inteiramente essas alterações, já que os bebês amamentados no peito materno tendem a ganhar mais peso do que os demais.

6. Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos 4 meses, apresentam risco 6 vezes mais alto de se tornar obesos aos 3 anos. A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses.

7. Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células. O intestino do feto é estéril, mas ao nascer é colonizado na passagem pelo canal de parto. Crianças nascidas de cesariana correm risco mais alto de se tornar obesas.

8. Está bem documentado que dois fatores pré-natais (ganho de peso materno e fumo durante a gravidez) e dois pós-natais (período mais curto de amamentação e menos horas de sono) estão associados à obesidade infantil.

Um estudo com crianças em idade escolar mostrou que filhos de mães que não fumaram ou ganharam peso excessivo durante a gravidez, amamentados no peito por pelo menos 12 meses, período no qual dormiam por 12 ou mais horas por dia, apresentavam 6% de prevalência de obesidade, ante 29% nas crianças em que os quatro fatores estavam na condição oposta.

9. Fatores raciais e socioeconômicos alteram o risco de obesidade na criança. Nos filhos de negros e brancos mais pobres o risco é mais alto. A prevenção da obesidade deve começar no período pré-natal e nos primeiros meses de vida, muito mais cedo do que imaginávamos.

                   In 
http://www.cartacapital.com.br/revista/857/obesidade-pre-natal-9981.html

Em “O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças", o termo em destaque poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra c


    Decisivos...

  • GAB: LETRA C

    Cruciais é sinônimo de: fundamentais, relevantes, importantes, essenciais, indispensáveis, decisivos.


ID
1816828
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  OBESIDADE PRÉ-NATAL

                 por Drauzio Varella — publicado 09/07/2015 02h20

Não é só a gestante que corre riscos futuros quando acumula peso a mais durante a gravidez. O bebê também pode ser afetado.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia mundial que se dissemina rapidamente.

Diabetes do tipo 2 caminha na esteira do excesso de peso; a seguir nesse passo haverá 500 milhões de casos no mundo, em 2030.

Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas ao engravidar tendem a ganhar mais peso ainda, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras. O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno. Entre elas:

1. Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal.

2. Se o bebê for do sexo feminino, ao crescer com tendência à obesidade repetirá o ciclo ao engravidar.

3. O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças. Em animais, perturbações dietéticas, hormonais e mecânicas nessas fases induzem a distúrbios irreversíveis na adiposidade e no metabolismo da vida adulta.

4. Estudos epidemiológicos identificaram os seguintes fatores pré-natais associados ao risco de obesidade na infância e na vida adulta: mães que fumaram durante a gravidez, depressão antes do parto, diabetes gestacional, estresse psicológico (como reflexo da exposição fetal aos glucocorticoides) e até alterações do DNA do cordão umbilical.

5. Ganho rápido de peso nos primeiros 3 a 6 meses de vida aumenta o risco de obesidade e de doença cardiovascular na vida adulta. A lactação não explica inteiramente essas alterações, já que os bebês amamentados no peito materno tendem a ganhar mais peso do que os demais.

6. Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos 4 meses, apresentam risco 6 vezes mais alto de se tornar obesos aos 3 anos. A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses.

7. Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células. O intestino do feto é estéril, mas ao nascer é colonizado na passagem pelo canal de parto. Crianças nascidas de cesariana correm risco mais alto de se tornar obesas.

8. Está bem documentado que dois fatores pré-natais (ganho de peso materno e fumo durante a gravidez) e dois pós-natais (período mais curto de amamentação e menos horas de sono) estão associados à obesidade infantil.

Um estudo com crianças em idade escolar mostrou que filhos de mães que não fumaram ou ganharam peso excessivo durante a gravidez, amamentados no peito por pelo menos 12 meses, período no qual dormiam por 12 ou mais horas por dia, apresentavam 6% de prevalência de obesidade, ante 29% nas crianças em que os quatro fatores estavam na condição oposta.

9. Fatores raciais e socioeconômicos alteram o risco de obesidade na criança. Nos filhos de negros e brancos mais pobres o risco é mais alto. A prevenção da obesidade deve começar no período pré-natal e nos primeiros meses de vida, muito mais cedo do que imaginávamos.

                   In 
http://www.cartacapital.com.br/revista/857/obesidade-pre-natal-9981.html

Em “Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos 4 meses, apresentam risco 6 vezes mais alto de se tornar obesos aos 3 anos. A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses", é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B


    O termo frase no enunciado da questão para se chegar a resposta está em negrito: A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses"


    O termo "parece" denota algo que ainda não é de certeza, logo  É provável que a idade ideal para que se introduzam sólidos na alimentação do bebê seja entre os 4 e os 6 meses.


ID
1816831
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  OBESIDADE PRÉ-NATAL

                 por Drauzio Varella — publicado 09/07/2015 02h20

Não é só a gestante que corre riscos futuros quando acumula peso a mais durante a gravidez. O bebê também pode ser afetado.

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia mundial que se dissemina rapidamente.

Diabetes do tipo 2 caminha na esteira do excesso de peso; a seguir nesse passo haverá 500 milhões de casos no mundo, em 2030.

Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas ao engravidar tendem a ganhar mais peso ainda, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras. O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno. Entre elas:

1. Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal.

2. Se o bebê for do sexo feminino, ao crescer com tendência à obesidade repetirá o ciclo ao engravidar.

3. O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças. Em animais, perturbações dietéticas, hormonais e mecânicas nessas fases induzem a distúrbios irreversíveis na adiposidade e no metabolismo da vida adulta.

4. Estudos epidemiológicos identificaram os seguintes fatores pré-natais associados ao risco de obesidade na infância e na vida adulta: mães que fumaram durante a gravidez, depressão antes do parto, diabetes gestacional, estresse psicológico (como reflexo da exposição fetal aos glucocorticoides) e até alterações do DNA do cordão umbilical.

5. Ganho rápido de peso nos primeiros 3 a 6 meses de vida aumenta o risco de obesidade e de doença cardiovascular na vida adulta. A lactação não explica inteiramente essas alterações, já que os bebês amamentados no peito materno tendem a ganhar mais peso do que os demais.

6. Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos 4 meses, apresentam risco 6 vezes mais alto de se tornar obesos aos 3 anos. A idade ideal para introdução de sólidos parece estar entre os 4 e os 6 meses.

7. Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células. O intestino do feto é estéril, mas ao nascer é colonizado na passagem pelo canal de parto. Crianças nascidas de cesariana correm risco mais alto de se tornar obesas.

8. Está bem documentado que dois fatores pré-natais (ganho de peso materno e fumo durante a gravidez) e dois pós-natais (período mais curto de amamentação e menos horas de sono) estão associados à obesidade infantil.

Um estudo com crianças em idade escolar mostrou que filhos de mães que não fumaram ou ganharam peso excessivo durante a gravidez, amamentados no peito por pelo menos 12 meses, período no qual dormiam por 12 ou mais horas por dia, apresentavam 6% de prevalência de obesidade, ante 29% nas crianças em que os quatro fatores estavam na condição oposta.

9. Fatores raciais e socioeconômicos alteram o risco de obesidade na criança. Nos filhos de negros e brancos mais pobres o risco é mais alto. A prevenção da obesidade deve começar no período pré-natal e nos primeiros meses de vida, muito mais cedo do que imaginávamos.

                   In 
http://www.cartacapital.com.br/revista/857/obesidade-pre-natal-9981.html

Na passagem “Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células", há um verbo elíptico, como recurso de coesão textual. Reescrevendo a passagem de forma a explicitar esse verbo, teríamos: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B


    Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que contém células.



ID
1816837
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A fim de diminuir seus custos, uma fábrica reduziu em 20% a carga horária semanal dos trabalhadores. Com a jornada normal de trabalho, eram fabricadas 500 peças/mês e, após uma análise do primeiro mês de redução de jornada, foi observado que a produtividade caiu apenas 12%. Indique quantas peças foram fabricadas após essa readequação. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Essa demorei para raciocinar, mas vamos lá.

    500 peças Divido por 100%De Carga horária = 100% de Produtividade resultemos em um numero qualquer que seja 100% de PRODUTIVIDADE..

    500/100 = 5; 5=100% de/PRODUTIVIDADE.

    a CARGA HORÁRIA cai em 20% logo, 100%-20%=80%; Mas diz ainda que a PRODUTIVIDADE caiu apenas 12%; logo 5-12% de 5 = 4,4.

    X / 80% = 4,4;

    X=4,4*80% = 440. ; GABARITO LETRA B.

  • Regra de três simples

    500 está para 100%

    X está para 88%

    Diminui a quantidade de peças e diminui a porcentagem, multiplicamos

    500 * 88 = X * 100

    44000 = X*100

    X = 44000 / 100

    X = 440 RESPOSTA B


ID
1816840
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I - Um triângulo com seus lados medindo 3cm, 4cm e 5 cm, pode ser dito pitagórico.

II - O teorema de Pitágoras é aplicado para os triângulos retângulos.

III - Pela classificação quanto aos ângulos, um triângulo pode ser dito equilátero quando apresenta os 3 lados com a mesma medida.

IV - A área de um triângulo retângulo tem relação inversa com relação a sua altura. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    I - Correto

    II - Correto

    III - Errado. O correto seria classificação quanto aos lados.

    IV - Errado. Vamos tirar a prova em um triangulo retângulo 3 - 4 - 5. Veja:

     

    Área: 3 x 4  = 6

               2

     

    A altura deste triângulo mede 3. Não há relação inversa entre 3 (altura) e 6 (área).

     

  • III - Pela classificação quanto aos ângulos, um triângulo pode ser dito equilátero quando apresenta os 3 lados com a mesma medida.

    IV - A área de um triângulo retângulo tem relação inversa com relação a sua altura. --> A = B*H/2, onde H é a altura. Logo Área é relação direta.

  • Não entendi porque a III está incorreta


ID
1816843
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma fábrica produz apenas dois tipos de produtos, o produto A e o produto B. Em 2013 ela recebeu R$64.000,00 pelo total de suas vendas e vendeu 1.500 unidades do A e 2.000 do B. Já em 2014, esse faturamento foi 20% maior, com a venda de 2.000 unidades do A e 2.240 do B. Considerando que os dois produtos foram vendidos pelo mesmo valor do ano anterior, calcule o valor unitário de venda de cada produto nesse período.

Alternativas
Comentários
  • produto a custa x

    produto b custa y

    Ano 2013  1500x + 2000y = R$ 64.000,00

    Ano 2014  2000x + 2240y = R$ 76.800,00 (20%> 2013)

    Temos então um sistema de 1° grau

    Multiplicando a 1ª equação por 2 e a 2ª por -1,5 - temos:

    3000x + 4000y = 128.000,00 (1ª)

    -3000x - 3360y = -115.200,00 (2ª)      resolvendo pelo método da soma temos: 

    640y = 12.800

    y = 12.800/640

    y = R$ 20,00

    Substituindo y na 1ª equação teremos:

    1500x + 2000y = R$ 64.000,00

    1500x + 2000.20 = R$ 64.000,00

    1500x + 40000 = 64000,00

    1500x = 64000,00 - 40000

    1500x = 24000

    x = 24000/1500

    x = 16,00

    Portanto, o produto A custa R$ 16,00 e o produto B custa R$ 20,00



  • Por que multiplica a primeira por 2 e a segunda por -1,5?

  • Andrea Bastos:

    https://www.youtube.com/watch?v=E0sm1uxYWss


ID
1816846
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Devido à alta dos juros e à instabilidade do mercado de ações, um investidor decidiu ser mais cauteloso e retirou R$50.000,00 da renda variável para aplicar em uma opção mais conservadora. Depois de analisar qual seria o melhor investimento, optou por um que lhe renderia juros simples de 1,1% ao mês.

Se esse investidor manter o dinheiro aplicado no mesmo investimento por 2,5 anos, qual será o rendimento obtido no fim do período?

Alternativas
Comentários
  • Cálculo de Juros Simples.

    C= 50.000,00

    i= 1,1 ( = 0,011)

    J= ?

    t= 30 (2,5 anos= 30 meses)

     

    Aplicando a fórmula:

    J= C . i . t

    J= 50000,00. (0,011) . (30)

    J= 50000,00 . (0,33)

    J= 16.500,00

     

    Bons estudos


ID
1816849
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Em um restaurante, 4 cozinheiros fazem 120 pratos em 5 dias. Para atender uma demanda maior de pessoas, o gerente desse estabelecimento contratou mais 2 cozinheiros. Quantos pratos serão feitos em 8 dias de funcionamento do restaurante? 

Alternativas
Comentários
  • Cozinheiros  -  pratos  -  Dias 

    4                        120            5

    6                          x              8

    ---> Todas são diretamente proporcionais, pois se aumenta a quantidade de pratos também aumentará a quantidade de cozinheiros e de dias. Assim, isolamos o X

    120x= 4/6 * 5/8

    120x= 5/12  ---- faça multiplicação cruzada

    1440/5 = 288

    Gab. A


  • REGRA DE TRÊS *SEM PRECISAR ANALISAR SE É DIRETA OU INVERSAMENTE PROPORCIONAL* (VALE PARA TODAS)

    1º PASSO: Coloca-se SEMPRE o "trabalho" no final, da seguinte forma:

    Cozinheiros    Dia     Preparar Prato   <-- (Vejam que o trabalho está no final)
           4              5             120
           6              8               x

    2º PASSO: Multiplica reto todas as variáveis e quando chegar no "trabalho", cruza, assim:

    Cozinheiros    Dia     Preparar Prato   Vejam que o trabalho está no final)
           4     ---->   5           120
           6     ---->   8               X                    (Notem: Negrito com Negrito e Itálico com Itálico)
            ​
            4.5.X
    = 6.8.120
            20X = 5760
            X = 288

    (Obs: Não simplifiquei a multiplicação porque senão poderia confundir algumas pessoas)

  • Ai, você faz o calculo todo bonitinho, mas quando a resposta dá letra A fica com dúvida de marcar e revê o cálculo.

  • EXPLICAÇÃO: https://youtu.be/XiuA0mCFTXs

  • COZ      PRA       DIAS

      4         120          5

      6           X            8

    120 =      2   *     5              (SIMPLIFICANDO 4 e 6, POR 2 TEMOS, A FRAÇAO 2 e 3 )

     X           3    *     8

    120  =    10

    X    =     24

    10X= 2880  (CORTA OS DOIS ZEROS )

    X=288 

    G>( A )

     

  • Regra de Três Composta

     

    Conzinheiros----------Pratos--------Dias

    4---------------------------10------------5

    6----------------------------x-------------8

     

    120/x= 4/6* 5/8

    x= 288

    Gabarito:A

     

  • Pratos       Coz .    Dias

    120/x         4/6           5/8 Simplificando 

    120 por 4=30 e 30por 5 : 6 logo fica

    6*6*8=288

  • Primeiramente, neste tipo de questão, é importante sistematizar os dados, assim:

    Cozinheiros

    Pratos

    Dias

    4

    120

    5

    6

    X

    8

    Diretamente proporcional

    Variável de referência

    Diretamente proporcional

    Para elaborar a análise das variáveis, utilizaremos como referência a variável pratos.

    Se tivermos mais pratos para produzir, então precisaremos de mais cozinheiros – variável diretamente proporcional;

    Se tivermos mais pratos para produzir, então precisaremos de mais dias – variável diretamente proporcional;

    Após análise das grandezas, deixamos a fração de referência de um lado da igualdade e do outro lado colocamos as demais frações multiplicando-as, lembrando que invertemos as grandezas inversamente proporcionais, quando cabível, temos:

    120/X = 4/6*5/8

    120/X = 20/48

    120*48/20 = X

    X = 288

    Gabarito: Letra “A”.

  • C     P        D

    4     120     5

    6     X        8

    A=A         A=A

     

    120 = 5 * 4

    X       8 * 6

     

    120    20

    X        48

    20X= 5760

    X= 5760/20

    X= 288 LUCAS PRATO

    GABARITO LETRA A

     

     

  • 4 * 5 * 120

    6 * 8 * x

    20x = 5760 X = 5760/20 = 288 (a)

  • Simplificado

    120 pratos / 4 cozinheiros = 30 pratos por cozinheiros em 5 dias

    30 pratos / 5 dias = 6 pratos por cozinheiro ao dia


    6 pratos * 8 dias * 6 cozinheiros = 288 pratos

  • Gabarito''A''.

    Cozinheiros - pratos - Dias 

    4            120       5

    6             x        8

    120/X = 4/6*5/8

    120/X = 20/48

    120*48/20 = X

    X = 288

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Resolução da questão aqui:

    https://youtu.be/-THp5JmmSO8

    Canal Professor em Casa no YouTube


ID
1816852
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Observe a equação abaixo, leia as afirmativas e em seguida assinale a alternativa correta.

                                                     y=3x²+4x-2 

I - Essa equação é do terceiro grau e suas raízes são: x=3; x=4 e x=-2.

II - O gráfico dessa equação pode ser representado por uma parábola com sua concavidade voltada para cima.

III - Seu gráfico cruza mais de uma vez o eixo das abscissas. 

Alternativas
Comentários
  • I - Essa equação é do terceiro grau e suas raízes são: x=3; x=4 e x=-2.  2º grau olhar valor de A

    II - O gráfico dessa equação pode ser representado por uma parábola com sua concavidade voltada para cima. Se A for positivo parábola pra cima

    III - Seu gráfico cruza mais de uma vez o eixo das abscissas. Cruza 2 vezes Yvertice= -delta/4a dando -4 com concavidade para cima.

  • correção do III : - Cruza mais de uma vez o eixo das abscissas porque o delta da equação de Bhaskara é maior que zero. 

  • I - Essa equação é do terceiro grau e suas raízes são: x=3; x=4 e x=-2.  2º grau olhar valor do expoente, seria do 3º grau se a equação fosse y=3x³+4x-2

    II - O gráfico dessa equação pode ser representado por uma parábola com sua concavidade voltada para cima. Se (a) o primeiro termo da equação for positivo parábola pra cima (a=3x² b=4x c=-2)

    III - Seu gráfico cruza mais de uma vez o eixo das abscissas. Cruza 2 vezes o eixo x e 1 vez o eixo y, e concavidade voltada para cima.


ID
1816855
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Sobre a adoção, assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • (A)

    Subseção IV

    Da Adoção


    Art. 42.  Podem adotar os maiores de 18 (dezoito) anos, independentemente do estado civil.

  • Como adotar criança ,se só posso adotar com 18 ,que criança é essa de 19 anos

  • Que questão sem graça!!!!

     

  • E tem gente que marcou a letra C

    Como isso Casa grande? kkkkk

  • Questão Bizarra!


ID
1816858
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatuto do Idoso - Lei nº 10.741 de 2003
Assuntos

De acordo com a Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), caso o profissional da área pública da saúde suspeite de violência praticada contra idoso, obrigatoriamente, deve notificar um dos seguintes órgãos, exceto

Alternativas
Comentários
  •        (Redação dada pela Lei nº 12.461, de 2011)

      I – autoridade policial;

      II – Ministério Público;

      III – Conselho Municipal do Idoso;

      IV – Conselho Estadual do Idoso;

      V – Conselho Nacional do Idoso.

     (Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)

     § 2o  Aplica-se, no que couber, à notificação compulsória prevista no caput deste artigo, o disposto na Lei no 6.259, de 30 de outubro de 1975.(Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)

  • Gabarito letra B: 

    Art. 19.  Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: (Redação dada pela Lei nº 12.461, de 2011)

            I – autoridade policial;

            II – Ministério Público;

            III – Conselho Municipal do Idoso;

            IV – Conselho Estadual do Idoso;

            V – Conselho Nacional do Idoso.

  • De acordo com a Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), caso o profissional da área pública da saúde suspeite de violência praticada contra idoso deverá ser expedida notificação compulsória pelo agente de saúde pública ou privado à autoridade sanitária, bem como, obrigatoriamente, à autoridade policial, Ministério Público e os Conselhos do Idoso (Estadual, Municipal e Nacional). 

  • GABARITO B

     

    A lei traz as instituições em que fica obrigado, o profissional de saúde pública, a comunicar. Não é vedado ao funcionário comunicar à familia do idoso, porém, muitos dos casos de violência contra o idoso, infelizmente, vêm do ambiente familiar e, acredito, que a lei teve o cuidado de ter retirado da obrigatoriedade a comunicação à família por este motivo. 

  • "Família" não é um órgão.... por isso, por si só é o gabarito.

  • ie ie

  • e se a família for quem pratica as agressões?

  • -> Se constatar violência ou ver o idoso ser violentado, é dever notificar o Ministério Público, a Autoridade Policial ou o Conselho Municipal/Estadual/Nacional do Idoso.

  •  Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:          (Redação dada pela Lei nº 12.461, de 2011)

           I ? autoridade policial;

           II ? Ministério Público;

            III ? Conselho Municipal do Idoso;

           IV ? Conselho Estadual do Idoso;

           V ? Conselho Nacional do Idoso.

            § 1o Para os efeitos desta Lei, considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.        (Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)

            § 2o Aplica-se, no que couber, à notificação compulsória prevista no caput deste artigo, o disposto na Lei no 6.259, de 30 de outubro de 1975.         (Incluído pela Lei nº 12.461, de 2011)

    gb b

    pmgo

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante o órgão que NÃO que devem ser comunicado com relação aos casos de suspeita ou confirmação de violência praticado contra idosos. Vejamos:

    a) Conselho Municipal do Idoso.

    Correto, nos termos do art. 19, III, do Estatuto do Idoso: Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos:  III – Conselho Municipal do Idoso;

    b) Família do agressor.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Em casos de suspeita ou confirmação de violência praticado contra idosos serão comunicados os órgãos competentes, que não a família do agressor.

    c) Conselho Estadual do Idoso.

    Correto, nos termos do art. 19, IV, do Estatuto do Idoso: Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: IV – Conselho Estadual do Idoso;

    d) Conselho Nacional do Idoso.

    Correto, nos termos do art. 19, IV, do Estatuto do Idoso: Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: V – Conselho Nacional do Idoso.

    Gabarito: B

  • Mnemônico que pode ajudar..

    Maquiagem da MAC

    Ministério Público

    Autoridade policial

    Conselho Municipal, Estadual o Nacional do Idoso.


ID
1816861
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um computador foi instalado o sistema operacional Windows 7 com duas partições NTFS, as quais são apresentadas como unidades C: e D:. Considerando que um usuário possui permissão para gravar dados nas duas unidades, o que ocorre quando o usuário arrasta um arquivo armazenado em uma pasta da unidade C: para uma pasta da unidade D: ? 

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

     

    Arrastar apenas:

    Mesma unidade - move

    Unidade diferente - copia

     

    Arrastar com o CTRL:

    Mesma unidade - copia

    Unidade diferente - copia

     

    Arrastar com o SHIFT:

    Mesma unidade - move

    Unidade diferente - move

  • MESMA PASTA MOVE

     

    PASTA DIFERENTE COPIA 

     

    GABARITO B 

     

    BONS ESTUDOS ! 

     

    " ESTUDE, ESTUDE SUA HORA VAI CHEGAR " 

  • UNIDADE DIFERENTES:
    SHIFT -> MOVE
    ALT -> CRIA ATALHO
    CTRL + ALT -> CRIA ATALHO

    GABARITO -> [B]

     

  • Gab B

     

    Arrastar:

     

    - Mesma unidade = Move o arquivo

     

    - Unidades diferentes = Copia o arquivo

     

    - Arrastar + Shift = Move independente da unidade

     

    - Arrastar + Crtl = Copia independente da unidade

     

    - Arrastar + Alt = Cria atalho do arquivo


ID
1816870
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um inventário de equipamentos de informática está descrita a seguinte configuração de um computador:

              Processador Intel Core i5 3330; 8GB de Memória

              DDR3;Placa Mãe GA-B75M-D3H; HD 1TB

              7200RPM; Placa de Vídeo R9 270X 4GB 256 bits.

A partir destes dados, é possível afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. 
    7200 RPM se refere a velocidade do HD

    D3H se refere ao modelo da Placa Mãe

    Sistema Operacional é 32 ou 64 bits


ID
1816879
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um documento do Microsoft Word 2013, em sua configuração padrão, a seguinte lista de ramais foi digitada fora da ordem alfabética:

Compras – 1234

Almoxarifado – 1235

Recepção - 1200

Limpeza - 1236

Assinale a alternativa que permite ao usuário ordenar a lista alfabeticamente: 

Alternativas
Comentários
  • O caminho é esse:   Guia pagina inicial --> grupo paragrafo--> classificar 

  • Gravar guias da página inicial

    Parágrafo

    Area de transferência

    Edição

    Estilo

    Fonte

  • Bastava saber que essa opção fica na guia página inicial.

    gabarito -> [A]


ID
1816882
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao inserir um objeto vinculado em uma apresentação do Microsoft Power Point 2013, este objeto será automaticamente atualizado se o arquivo de origem for alterado. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta em relação à exibição de uma apresentação com um objeto vinculado em outro computador.

Alternativas
Comentários
  • Objetos vinculados: Um objeto vinculado é atualizado se seu arquivo de origem for alterado. Por exemplo, um gráfico vinculado criado a partir de dados no Microsoft Excel é alterado se mudar a fonte de dados do Excel. O arquivo de origem deve estar disponível em seu computador ou rede para manter o vínculo entre o objeto inserido e os dados de origem. Inserir um objeto vinculado é recomendado se o conjunto de dados de origem for grande ou complexa.

     

    - Inserir um objeto vinculado

     

    1)Clique no slide em que você deseja colocar o objeto.

    2)Na guia Inserir, no grupo Texto, clique em Objeto.

    3)Clique em Criar do Arquivo.

     

    https://support.office.com/pt-br/article/Inserir-conte%C3%BAdo-de-outros-aplicativos-8165a079-e639-4278-81be-8b3ee94f81fb

  • Para os não assinantes: Gab. A

  • Letra A.

    a) Certo. Opção que poderia ser corrigida com o recurso pacote para CD, que guardaria todos os objetos na pasta gerada pelo pacote. Ao executar a apresentação em outro computador, tudo que foi vinculado à apresentação estará no pacote para CD.

    Questão comentada pelo Prof. Fabrício Melo


ID
1816888
Banca
IPEFAE
Órgão
CISMARPA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário precisa imprimir um documento do Microsoft Word 2013 contendo 180 páginas, utilizando a frente e o verso do papel, porém a impressora não dispõe da funcionalidade de imprimir automaticamente dos dois lados. Para facilitar, o usuário decidiu imprimir inicialmente todas as páginas ímpares e em seguida reinserir as folhas na impressora para imprimir as páginas pares no verso. Como isso pode ser realizado no Microsoft Word 2013? 

Alternativas
Comentários
  • Mesmo sem saber direito qual resposta correta, você pode pensar da seguinte forma: "a tecnologia veio para facilitar minha vida." Logo, alternativas muito trabalhosas normalmente estão lá para te atrapalhar(caso da B e D). 

    Obs.:Gab é letra C.