SóProvas



Prova Prefeitura de Fortaleza - CE - 2016 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Assistente Social


ID
1946272
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto aos fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social no Brasil, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Em seus estudos sobre o "Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social”, Yasbek (2009) afirma que os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco‐belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista "aplicá‐lo" às necessidades de nosso tempo).

     

    É, pois, na relação com a Igreja Católica que o Serviço Social brasileiro vai fundamentar a formulação de seus primeiros objetivos político/sociais orientando‐se por posicionamentos de cunho humanista conservador contrários aos ideários liberal e marxista na busca de recuperação da hegemonia do pensamento social da Igreja face à "questão social". Entre os postulados filosóficos tomistas que marcaram o emergente Serviço Social temos a noção de dignidade da pessoa humana; sua perfectibilidade, sua capacidade de desenvolver potencialidades; a natural sociabilidade do homem, ser social e político; a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum (como bem de todos) e a necessidade da autoridade para cuidar da justiça geral.

    No que se refere à Doutrina Social da Igreja merecem destaque nesse contexto as encíclicas “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII de 1891, que vai iniciar o magistério social da Igreja no contexto de busca de restauração de seu papel social sociedade moderna e a “Quadragésimo Anno” de Pio XI de 1931 que, comemorando 40 anos da “Rerum Novarum” vai tratar da questão social, apelando para a renovação moral da sociedade e a adesão à Ação Social da Igreja.

    É necessário assinalar que esta matriz encontra‐se na gênese da profissão em toda a América Latina, embora com particularidades diversas como, por exemplo, na Argentina e no Chile onde vai somar‐se ao racionalismo higienista.

     

    YASBEK - M.C - Os fundamentos históricos e teórico­metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade.In CFESS/ABPESS/UNB . Serviço Social Direitos Sociais e Competências Profissionais,2009.

     

  • Gabarito  A

     

    O ponto de partida consiste, pois, da análise ainda que sumária, do processo de incorporação pela profissão: • de idéias e conteúdos doutrinários do pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização no Brasil; • das principais matrizes teórico metodológicas acerca do conhecimento do social na sociedade burguesa (YAZBEK, 2009, p.3, grifou-se).

     

    Referência: YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na conteporaneidade. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais.Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009

     

  •  a)A profissão incorporou ideias e conteúdos do pensamento da Igreja Católica em seu processo de institucionalização no Brasil.

    R: Correta

     b)Foi somente no Movimento de Reconceituação que a profissão incorporou as principais matrizes teórico-metodológicas acerca do conhecimento social na sociedade burguesa.

    R: Errada, antes do movimento de reconceituação já exisitia matrizes teorico metodologias: Teonismo e Neotonismo

     c)O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do serviço social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos de 1950, a ser tecnificado ao entrar em contato com o serviço social norte-americano e suas propostas de trabalho permeadas pelo caráter conservador da teoria social positivista.

    R: Errada, começa na ´decada de 30

     d)No caso do serviço social, um primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica de sua prática e à sua modernização vai ser buscado na matriz marxista.

    R: Errada, primeira téorico-metodologico é o Tonismo e Neotonismo

  • O primeiro aporte teórico da profissão é o POSITIVISMO, já que o neotomismo não é considerado uma teoria, pois não está no âmbito da ciência. (YAZBEK,2009)


ID
1946275
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo José Paulo Netto (1996), o serviço social, historicamente, foi marcado pela sua vinculação ao pensamento e às práticas liberal-conservadores. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto ao que o autor chama de grandes notas que caracterizaram o processo de institucionalização do serviço social no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

  • Notas que caracterizaram o processo de institucionalização do serviço social no Brasil.

    A sua vinculação elementar, direta ou indireta, com as políticas sociais, as suas conexões com os poderes de Estado, materializadas na sua inserção institucional e/ou organizacional e seu caráter interventivo, basicamente centrado na ação assistencial.


ID
1946278
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais desloca a atenção à pobreza. Assinale a alternativa correta quanto a esse deslocamento.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Iamamoto ( 2009) , a atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais desloca a atenção à pobreza para a iniciativa privada ou individual, impulsionada por motivações solidárias e benemerentes, submetidas ao arbítrio do indivíduo isolado e ao mercado e não à responsabilidade pública do Estado, com claros chamamentos à sociedade civil.

     

     

    Iamamoto,M.V - O Serviço Social na Cena Contemporanea.InDireitos e Competências Profissionais.CFESS,2009.


ID
1946281
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Silva e Raichelis (2015) no século XXI, diante da crise estrutural do capital, emergiu a era da acumulação flexível e do chamado toyotismo. Essa nova estratégia de acumulação capitalista desencadeia novas formas de organização e gestão do trabalho. Dessa forma assinale a alternativa correta quanto aos impactos dessa estratégia nas relações de trabalho dos assistentes sociais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C - Para alguns autores, como Souza (2011) apud Raichelis e Silva (2015), é nesse contexto que pode ser situada a origem do assédio moral, quando são internalizadas nas relações de trabalho o controle e o uso manipulatório das emoções e dos afetos dos trabalhadores, pro‑ cesso que nos remete à alienação e aos objetivos do capital de internalizar cada vez mais profundamente a reificação capitalista na subjetividade da “classe-que-vive‑ do-trabalho”. Antunes (2010), em sua análise sobre a nova morfologia do trabalho, chama a atenção para esse processo, advertindo que o ideal de todo capitalista é fazer com que cada trabalhador(a) possa tornar-se um(a) “déspota de si próprio(a)”. A partir daí seria possível, como estamos verificando atualmente no sistema de produção flexível, a eliminação de vários cargos para tarefas de controle das metas de produtividade, delegando-se esse controle aos(às) próprios(as) trabalhadores(as), individualmente ou por meio dos círculos de qualidade.  

     

     

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n123/0101-6628-sssoc-123-0582.pdf

  • A redefinição do processo de produção de mercadorias que altera a organização da produção e do trabalho com o desenvolvimento da polivalência e multifuncionalidade e maior produtividade do trabalho.


ID
1946284
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto às linhas argumentativas dos autores que defendem que o serviço social é trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder indicar a bibliografia que a banca se baseou para elaboração dessa questão,agardeço.

  • O professor Sérgio Lessa discute o argumento central segundo o qual o Serviço Social não pode ser considerado trabalho porque não transforma a natureza. De acordo com ele “...em primeiro lugar, e antes de qualquer coisa, porque o Serviço Social não realiza a transformação da natureza nos bens materiais necessários à reprodução social.  Não cumpre a função mediadora entre os homens e a natureza; pelo contrário, atua nas relações puramente sociais, nas relações entre os homens. (LESSA, 2000, pág. 52)".

    LESSA, S. Trabalho e trabalho abstrato, trabalhador e proletário. Maceió, [mime] 2005. (Material não publicado)

    Bibliografia que trabalha o tema abordado na questão. Acredito que não seja da banca mas ajuda!

  •  Gabarito letra "D"

     

    Segundo Guerra (2007), o processo de trabalho é compreendido como um conjunto de atividades prático-reflexivas voltadas para o alcance de finalidades, as quais dependem da existência, da adequação e da criação dos meios e das condições objetivas e subjetivas. Os homens utilizam ou transformam os meios e as condições sob as quais o trabalho se realiza modificando-os, adaptando-os e utilizando-os em seu próprio benefício, para o alcance de suas finalidades. Este processo implica, pois, em manipulação, domínio e controle de uma matéria natural que resulte na sua transformação. Este movimento de transformar a natureza é trabalho. Mas ao transformar a natureza, os homens transformam-se a si próprios. Produzem um mundo material e espiritual (a consciência, a linguagem, os hábitos, os costumes, os modos de operar, os valores morais, éticos, civilizatórios), necessários à realização da práxis. Se trabalho é relação homem-natureza, e práxis é o conjunto das formas de objetivação dos homens (incluindo o próprio trabalho) num e noutro os homens realizam a sua teleologia. Toda postura teleológica encerra instrumentalidade, o que possibilita ao homem manipular e modificar as coisas a fim de atribuir-lhes propriedades verdadeiramente humanas, no intuito de converterem-nas em instrumentos/meios para o alcance de suas finalidades.

     

    http://www.cedeps.com.br/wp-content/uploads/2009/06/Yolanda-Guerra.pdf

     

    *Marcley , obrigada pela sua contribuição.

  • ...no processo de trabalho a passagem do momento da pré-ideação (projeto) para a ação propriamente dita requer instrumentalidade. Requer a conversão das coisas em meios para o alcance dos resultados. Essa capacidade só pode se dar no processo de trabalho, no qual o homem mobiliza todos os recursos convertendo-os em instrumentos para alcançar seus resultados. É essa capacidade que, como instancia de passagem possibilita passar das abstrações da vontade para a concreção das finalidades (GUERRA, 2000, p.9)

  • Em "Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional" (IAMAMOTO,M.V), a autora afirma que o SS é trabalho, tendo a QS como seu objeto e o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do processo formativo como parte do acervo de seus meios de trabalho (p.61-63) "Em outros termos, parte dos meios ou recursos materiais, financeiros e organizacionais necessários ao exercício do trabalho são fornecidos pelas entidades empregadoras(p.63)


ID
1946287
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o serviço social como processo de trabalho.

Alternativas
Comentários
  •  GAB A - Nas palavras de  Iamamoto (2011), um dos veios analíticos, inaugurado na década de 1980, considera o Serviço Social como uma especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho, partícipe do processo de produção e reprodução das relações sociais.

     

     Ver IAMAMOTO - O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional.

  • Gabarito  A

     

    Os espaços ocupacionais do assistente social têm lugar no Estado – nas esferas do poder executivo, legislativo e judiciário –, em empresas privadas capitalistas, em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos e na assessoria a organizações e movimentos sociais. Esses distintos espaços são dotados de racionalidades e funções distintas na divisão social e técnica do trabalho, porquanto implicam relações sociais de natureza particular, capitaneadas por diferentes sujeitos sociais, que figuram como empregadores (o empresariado, o Estado, associações da sociedade civil e, especificamente, os trabalhadores). Elas condicionam o caráter do trabalho realizado (voltado ou não à lucratividade do capital), suas possibilidades e limites, assim como o significado social e efeitos na sociedade. Ora, as incidências do trabalho profissional na sociedade não dependem apenas da atuação isolada do assistente social, mas do conjunto das relações e condições sociais por meio das quais ele se realiza (IAMAMOTO, 2009, p.5, grifou-se)

     

    Referência: IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na cena contemporânea. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009

  • Ao discutir a prática como trabalho e a inserção do assistente social em processos de trabalho, Iamamoto (2008)  afirma:

    Importa ressaltar que o assistente social não realiza seu trabalho isoladamente, mas como parte de um trabalho combinado ou de um trabalhador coletivo que forma uma grande equipe de trabalho. Sua inserção na esfera do trabalho é parte de um conjunto de especialidades que são acionadas conjuntamente para a realização dos fins das instituições empregadoras, sejam empresas ou instituições governamentais(p.63-64).

     

    Referência: Iamamoto, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formaçãoprofissional. 15.ed.-São Paulo, Cortez, 2008.


ID
1946290
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Enquanto profissão interventiva, o serviço social possui uma finalidade, utiliza-se de instrumentos e meios para a intervenção em seu objeto ou matéria-prima. Nesse sentido, assinale a alternativa correta com relação àquilo que corresponde ao objeto do serviço social.

Alternativas
Comentários
  • Iamamoto (2007), afirma que em todo processo de trabalho implica uma matéria-prima ou objeto sobre o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potenciam a ação do sujeito sobre o objeto, e a própria atividade , ou seja , o trabalho direcionado a um fim, que resulta em um produto.Tais elementos  estão presentes na análise de qualquer processo de trabalho. Feita estas ponderações, a autora afirma que a análise que oobjeto de trabalho ,aqui considerado, é a questão social.

     

    Em sua tese "A dimensão investigativa no exercício profissional", Guerra ( 2009) defende que,  no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe ao assistente social captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional. Assim, entendemos que a clareza acerca de como concebemos a “questão social”, ou seja, a partir de que pressupostos teóricos; a percepção que temos de suas expressões, tais como: desemprego, fome, doenças, violência, falta de acesso aos bens e serviços sociais (moradia, creches, escolas, hospitais, etc.), bem como dos valores que orientam tais concepções, são mediações que incidem sobre os meios e modos de responder às demandas profissionais.

    Ver  IAMAMOTO -   O Serviço Social na Contemporaneidade : trabalho e formação profissional.

  • Gabarito  C

     

    Entendendo que o examinador quer saber o objeto de intervenção profissional ou a matéria-prima que justifica o trabalho dos/as assistentes sociais, temos em Iamamoto (2015, p.27, grifou-se) que o "Serviço Social tem na questão social a base de sua fundamentação como especialização do trabalho. Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura".

     

    Neste sentido, Yazbek (2009, p.6, grifo do autor), afrima que  "a Questão Social em suas variadas expressões, em especial, quando se manifesta nas condições objetivas de vida dos segmentos mais empobrecidos da população, é, portanto, a "matéria-prima" e a justificativa da constituição do espaço do Serviço Social na divisão sociotécnica do trabalho e na construção/atribuição da identidade da profissão".

     

    Referência: YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais.Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009

     

    IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. -26. ed. - São Paulo , Cortez, 2015.


ID
1946293
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta no tocante àquilo que corresponde a estes elementos constitutivos do processo de trabalho: “são utilizados pelo assistente social como mecanismos necessários à realização do trabalho do profissional, podendo estar ao alcance ou alienado ao profissional, que deve criar estratégias para superar os limites e ampliar as possibilidades na instituição e suas potencialidades” (CAVALLI, 2010).

Alternativas
Comentários
  • Qualquer processo de trabalho implica uma matéria-prima ou objeto sobre o qual incide a ação do sujeito, ou seja o próprio trabalho que requer meios ou instrumentos para que possa ser efetivado. Em outros termos, todo processo de trabalho implica uma matéria-prima ou objeto sobre o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potenciam a ação do sujeito e objeto; e a própria atividade, ou seja, o trabalho direcionado a um fim, que resulta em um produto. Tais elementos estão presentes na análise de qualquer processo de trabalho.

     

    Ver Iamamoto -  O serviço social na  contemporaneidade.

  • Os meios ou instrumentos de trabalho são utilizados pelo assistente social como mecanismos necessários à realização do trabalho do profissional. Estes meios ou instrumentos podem estar ao alcance ou alienado ao profissional, que deve criar estratégias para superar os limites e ampliar as possibilidades na instituição e suas potencialidades.

    http://intertemas.toledoprudente.edu.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/2257/2219


ID
1946296
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca do que se faz necessário para os assistentes sociais avançarem na defesa da ética e na construção de direitos sociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  A

     

    Considerando a necessidade de criação de novos valores éticos, fundamentados na definição mais abrangente, de compromisso com os usuários, com base na liberdade, democracia, cidadania, justiça e igualdade social (CFESS, 2012, p.14, grifou-se)

     

    Em relação à prática socioeducativa, Mioto (2009,p. 9/11) afirma que "as ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias no âmbito dos processos socioassistenciais ganham materialidade e legitimidade à medida que se inscrevem de forma articulada nos processos de trabalho compartilhados nas diferentes instituições, serviços ou programas [...] têm como objetivo precípuo desenvolver o processo educativo, são propostas que se constroem a partir do conhecimento e análise das necessidades postas pela totalidade dos usuários, pelas finalidades dos serviços e também pelas características dos territórios.

     

    Referências: Brasil.Código de ética do/a assistente social. Lei 8.662/93 de regulamentação da profissão. -
    10ª. ed. rev. e atual. - [Brasília]: Conselho Federal de Serviço Social, 2012.

     

    MIOTO, Regina Célia Tamaso. Orientação e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais.Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.


ID
1946299
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Martinelli (2011), a expansão do pensamento conservador, favorecido pelo ideário neoliberal, que se contrapõe à consolidação de princípios democráticos, estende-se por toda a sociedade, determinando a perda de padrões civilizatórios e o descaso com a vida humana. Na esteira dessa compreensão, assinale a alternativa correta quanto à relação entre serviço social e direitos sociais.    

Alternativas

ID
1946302
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo Behring (2009), a política social é reveladora da interação de um conjunto de determinações econômicas, políticas e culturais, e seu debate envolve fortes tensões entre visões sociais de mundo. Sobre o debate das políticas sociais, a autora identifica três perspectivas de análises. Assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A política social como processo é reveladora da interação de um conjunto muito rico de determinações econômicas, políticas e culturais, e seu debate encerra fortes tensões entre visões sociais de mundo diferentes. Ao mesmo tempo em que tais determinações podem ser reveladas, no mesmo passo podem ser encobertas pelo véu ideológico do “mundo da pseudoconcreticidade”, aquele que, segundo Kosik (1986), precisa ser destruído para que possamos ir além das suas manifestações fenomênicas, imediatas e aparentes, para em seguida reconstruí-lo no nível do pensamento com toda a sua riqueza. Tanto que, muitas vezes, o debate sobre a política social torna-se fortemente descritivo – a partir de uma forte influência funcionalista, com sua perspectiva de tomar os fatos sociais como coisas (DURKHEIM, 1987) –, com um volume excessivo de dados técnicos, os quais evidentemente não falam por si [...].

    De outro ângulo, encontram-se perspectivas prescritivas: discute-se, não a política social como ela é, mas como ela deve ser sobrepondo-se o projeto do pesquisador à análise da realidade. Com isso inviabiliza-se o conhecimento mais aprofundado da política social, bem como a formulação de estratégias consistentes por parte dos sujeitos políticos envolvidos. O superdimensionamento analítico unilateral das determinações econômicas ou políticas ou mesmo a separação/isolamento dessas esferas (BEHRING, 2002) também tem sido recorrente nas discussões sobre o tema, bem como a formulação de classificações, modelos e “tipos ideais” de forte inspiração weberiana, propondo-se inúmeras tipologias de política social a partir da análise de experiências históricas comparadas (DRAIBE; AURELIANO, 1989; ESPING-ANDERSEN, 1991).

    Portanto, numa abordagem da perspectiva crítico-dialética as políticas sociais são tratadas como processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e sociedade civil, no âmbito dos conflitos e luta de classes que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo, nos seus grandes ciclos de expansão e estagnação, ou seja, problematiza-se o surgimento e o desenvolvimento das políticas sociais no contexto da acumulação capitalista e da luta de classes, com a perspectiva de demonstrar seus limites e possibilidades.

     

    BERHING.E.R .Política Social no contexto da crise capitalista. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. In: Conselho Federal de Serviço Social - CFESS/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. v.1. 2009.

     

     

     

  • Gabarito  B

     

     

    Behring (2009, p. 2-4, grifo) ao refletir sobre a Política Social no contexto da crise capitalista identifica três perspectiva de análise, quais sejam: 

    Perspequitiva descritivaa partir de uma forte influência funcionalista, com sua perspectiva de tomar os fatos sociais como coisas (DURKHEIM, 1987) –, com um volume excessivo de dados técnicos, os quais evidentemente não falam por si:requisitam a análise exaustiva de suas causas e inter relações, e das razões econômico-políticas subjacentes aos dados [...]

     

    perspectivas prescritivas: discute-se, não a política social como ela é, mas como ela deve ser, sobrepondo-se o projeto do pesquisador à análise da realidade. Com isso inviabiliza-se o conhecimento mais aprofundado da política social, bem como a formulação de estratégias consistentes por parte dos sujeitos políticos envolvidos [...]

     

    Perspectiva crítico-dialética - Esta tem a potencialidade de evitar abordagens unilaterais, monocausais, idealistas, funcionalistas e a-históricas. Trata-se de analisar as políticas sociais como processo e resultado de relações complexas e contraditórias que se estabelecem entre Estado e sociedade civil, no âmbito dos conflitos e luta de classes que envolvem o processo de produção e reprodução do capitalismo, nos seus grandes ciclos de expansão e estagnação, ou seja, problematiza-se o surgimento e o desenvolvimento das políticas sociais no contexto da acumulação capitalista e da luta de classes, com a perspectiva de demonstrar seus limites e possibilidades.

     

     

    Referência: BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no contexto da crise capitalista: exigências atuais. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009

     

     


ID
1946305
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O neoliberalismo, segundo estudiosos, passou por fases, a primeira de ataque ao keynesianismo e ao Welfare State e a segunda mais propositiva, com ênfase em programas sociais, no trinômio da focalização, privatização e descentralização. Sobre o resultado desse programa neoliberal nos anos de 1990, do ponto de vista social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  A

     

    Behring (2009, p. 11-12, grifo) ao refletir criticamente sobre a Política Social no contexto da crise capitalista afirma que o neoliberalismo viveu uma primeira fase de ataque ao keynesianismo e ao Welfare State. No entanto, há uma segunda fase, esta mais propositiva, com ênfase, no que diz respeito aos programas sociais, no trinômio articulado da focalização, privatização e descentralização [...]. Em fins dos anos de 1990, o resultado geral deste programa, que repõe a negação da política e, em conseqüência, da política social, é desalentador. Do ponto de vista social, atesta-se o crescimento da pobreza, do desemprego e da desigualdade, ao lado de uma enorme concentração de renda e riqueza no mundo (NETTO, 2006).

     

     

    Referência: BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no contexto da crise capitalista: exigências atuais. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009


ID
1946308
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O processo de definição das políticas sociais se movimenta a partir de condições objetivas e subjetivas, portanto o significado da política social não pode ser apanhado, nem exclusivamente, pela sua inserção objetiva no mundo do capital, nem apenas pela luta de interesses dos sujeitos envolvidos, mas, historicamente, na relação desses processos na totalidade. Com base nessa colocação, assinale a alternativa correta sobre o conceito de política social na perspectiva crítica.

Alternativas
Comentários
  • Vale notar que, com toda a agitação dos neoliberais e monetaristas, o capital não prescindiu ou prescinde da reanimação monetária, no melhor estilo keynesiano (os socorros aos bancos, por exemplo). Porém, sabe-se que, do arsenal das técnicas keynesianas, a política social tem sido a menos solicitada, a depender das opções políticas, econômicas e sociais de cada governo, sua relação com a classe operária e, sobretudo, sua inserção no capitalismo mundial. E tais opções serão sempre resultado de um processo conflituoso de negociação e luta de classes e seus segmentos, que se colocam em condições desiguais nas arenas de negociação disponíveis no Estado democrático de direito, o que leva a conflitos também extra institucionais. [...]

    É possível afirmar que o pacto keynesiano foi viabilizado a partir de uma situação-limite para o movimento operário: o vácuo de direções nacionais e internacional, com um projeto econômico-político claro e independente no pós-guerra; e o corporativismo que decorreu daí, remetendo o movimento ao imediatismo dos acordos em torno da produtividade, sobretudo no setor monopolista, sem visão da totalidade e de solidariedade intra classe. No entanto, como já se viu, o capital não encontrou a "pedra filosofal". Quando se adentra no período recessivo, vão existir dificuldades crescentes na negociação com o próprio setor operário monopolista, em função da baixa global da taxa de lucros. Os salários indiretos, dentro do pacto keynesiano, são concessões / conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre os interesses das classes sociais e seus segmentos envolvidos na questão. No período de expansão, a margem de negociação se amplia; na recessão, ela se restringe. Portanto, os ciclos econômicos, que não se definem por qualquer movimento natural da economia, mas pela interação de um conjunto de decisões ético-políticas e econômicas de homens de carne e osso, balizam as possibilidades e limites da política social. A política social está, portanto, no centro do embate econômico e político deste fim de século.

     

    BEHRING,E.R -  Fundamentos de Política Social. In Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional.

  • Só fizeram quesões basedos em autores...

     

  • Gabarito  C

     

     

    As políticas sociais são concessões/conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre os interesses das classes sociais e seus segmentos envolvidos na questão. No período de expansão, a margem de negociação se amplia; na recessão, ela se restringe ( (BEHRING, 2009, p. 19, grifo)

     

     

    Referência: BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social no contexto da crise capitalista: exigências atuais. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009

     

  •                                    Conceito de política social na perspectiva crítica:

    As políticas sociais são concessões e conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre interesses das classes sociais.


ID
1946311
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na literatura recente sobre a análise dos espaços ocupacionais do assistente social, observam-se expansão e metamorfoses, condicionadas na luta pela hegemonia entre as classes fundamentais e as respostas teórico-práticas dadas pela categoria. Assinale a alternativa correta sobre os pilares de maior sustentação dos espaços ocupacionais do assistente social que configuram seu mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  D

     

    Por outro lado, o exercício da profissão realiza-se pela mediação do trabalho assalariado, que tem na esfera do Estado e nos organismos privados – empresariais ou não – os pilares de maior sustentação dos espaços ocupacionais desse profissional, perfilando o seu mercado de trabalho, componente essencial da profissionalização do Serviço Social ( IAMAMOTO, 2009, p. 8, grifo)

     

     

     

    Referência: IAMAMOTO, Marilda Vilella. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.


ID
1946314
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta no que tange à questão social em tempos contemporâneos

Alternativas
Comentários
  • Em seu livro (IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. 3ª. ed. SP: Cortez, 2008) Iamamoto define: “a questão social condensa o conjunto das desigualdades e lutas sociais, produzidas e reproduzidas no movimento contraditório das relações sociais, alcançando plenitude de suas expressões e matizes em tempo de capital fetiche” (p.156).

     

  • questao ordinaria.. kkkk


ID
1946317
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta acerca da atuação do serviço social nas múltiplas e diversificadas expressões da questão social no campo das políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA D  -  Iamamoto ( 2009)  ressalta que, no Brasil, é da maior importância o trabalho que vem sendo realizado por assistentes sociais especialmente na esfera da seguridade social: nos processos de sua elaboração, gestão monitoramento e avaliação, nos diferentes níveis da federação. Destaca-se, ainda, a atuação dos assistentes sociais junto aos Conselhos de Políticas – com saliência para os Conselhos de Saúde e de Assistência Social nos níveis nacional, estadual e municipal. Somam-se os Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos, responsáveis pela formulação de políticas públicas para a criança e o adolescente, para a terceira idade e pessoas portadoras de necessidades especiais.

     

    IAMAMOTO, M.V . Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. In: Conselho Federal de Serviço Social - CFESS/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. v.1. 2009.

     

  • questão mal elaborada.


ID
1946320
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto de mundialização do capital a análise da questão social vem caindo na pulverização e fragmentação das inúmeras “questões sociais”. Assinale a alternativa correta sobre a pulverização da questão social típica da ótica liberal.    

Alternativas
Comentários
  • Por uma artimanha ideológica, elimina-se, no nível da análise, a dimensão coletiva da questão social, reduzindo-a a uma dificuldade do indivíduo. A pulverização da questão social, típica da ótica liberal, resulta na autonomização de suas múltiplas expressões – as várias “questões sociais”,- em detrimento da perspectiva de unidade. Impede, assim, resgatar a origem da questão social imanente à organização social capitalista, o que não elide a necessidade de apreender as múltiplas expressões e formas concretas que assume.

     

     

    "Bendizei ao Senhor, todas as suas obras..."

  • REFERÊNCIA DO FRAGMENTO TEXTUAL, DISPONÍVEL EM:

    http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-018-001.pdf


ID
1946323
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. No que se refere aos objetivos organizativos da seguridade social, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    CF 88, Art. 194, Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    I - universalidade da cobertura e do atendimento;

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;

    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;

    V - eqüidade na forma de participação no custeio;

    VI - diversidade da base de financiamento;

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  •  A) ERRADO  -  Uniformidade e diversidade dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

             CF/88, Art. 194,II --> Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;

     

    B)  ERRADO -  Universalidade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.

               CF/88, Art. 194,I  --> Universalidade da cobertura e do atendimento.

     

    C) GABARITO - CF/88, Art. 194,I - Universalidade da cobertura e do atendimento.

     

    D) ERRADO - Igualdade na forma de participação no custeio.

            CF/88, Art. 194,V --> Equidade na forma de participação no custeio.

     

  • Muito boa essa questão, misturou conceitos!

    Avante, faça acontecer!


ID
1946326
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a  - ERRADA § 2o  O Suas é integrado pelos entes federativos, pelos respectivos conselhos de assistência social e pelas entidades e organizações de assistência social abrangidas por esta Lei.

    b - ERRADA § 2o  Para efeito de concessão do benefício de prestação continuada, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    c - ERRADA I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários

  • De qualquer forma a alaternativa b não está bem escrita. A vigilância socioassistencial na LOAS, ou mesmo na NOB-SUAS, não está inserida nos serviços diretos  Proteção Social, ela parte da política de Assintência Social, devendo articular-se aos serviçoes de proteção social básica e  especial, mas não é um deles. A vigilância serve para produzir informações sobre as vulnerabilidades e sobre os serviços, analisando as situações. Ela seria então o processo que precede a ações de proteção. A saber:

    - Na LOAS dentre os três objetivos da Assistência Social distinguem-se: Protecão Social, Vigilância Socioassistencial e Defesa dos Direitos.

    - Na NOB-SUAS:  "Art. 87. A Vigilância Socioassistencial é caracteriza como um das funções da política de assistênica social" ; "Art. 88.A Vigilância Socioassisntencial deve mamter estreita relação com as áreas diretamente responsáveis pela oferta de serviços socioassistenciais à popilação nas proteções Sociais Básica e Especial (NOBSUAS, 2012, P.40)"


ID
1946329
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre as principais tendências da sociedade contemporânea no campo da seguridade social brasileira.

Alternativas
Comentários
  • A radicalização liberal em tempos de mundialização do capital reafirma o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais e a prevalência do indivíduo produtor, impulsionando a competição e o individualismo e desarticulando formas de luta e negociação coletiva. Impulsiona-se uma intensa privatização e mercantilização da satisfação das necessidades sociais favorecendo a produção e circulação de mercadorias-capitalistas e sua realização. O bem-estar social tende a ser transferido ao foro privado dos indivíduos e famílias, dependente do trabalho voluntário ou dos rendimentos familiares dos diferentes segmentos sociais na aquisição de bens e serviços mercantis, restando ao Estado, preferencialmente, a responsabilidade no alívio da pobreza extrema.

     

    Fonte: Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social - Marilda Villela Iamamoto

  • Gabarito B

    Desse modo, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios. Essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e fundam a restauração do projeto capitalista em todo o mundo que, no campo da seguridade social, se traduz nas seguintes tendências presentes na conjuntura atual:

    1. Regressão das políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos, em prol de políticas compensatórias de combate à pobreza e de caráter seletivo e temporário;

    2. Privatização e mercantilização dos serviços sociais, com a consolidação da figura do cidadão-consumidor, condição e premissa da existência de serviços de proteção social básica para o cidadão-pobre e ampliação de programas sociais de exceção voltados para o cidadão-miserável, com renda abaixo da linha da pobreza.

    3. Emergência de novos protagonistas tais como a empresa socialmente responsável, o voluntariado, com suas práticas congêneres de desenvolvimento sustentável, ações em rede, empoderamento e empreendedorismo social que amparam a redefinição da intervenção social do Estado, agora atrelada à capacidade de participação da sociedade civil;

  • 4. Despolitização das desigualdades sociais de classe em face da identificação dos chamados processos de exclusão, cuja conotação temporal e transitória informa a possibilidade de estratégias de inclusão e de acesso aos bens civilizatórios e materiais, permitindo que o real e o possível se transformem em “ideal”, sitiando, assim, a construção de projetos societais.Tentam consolidar uma conceituação da sociedade a partir de categorias despolitizadoras do real, donde a sua identificação com o território, a comunidade, a vizinhança e a família. A sociedade é como reunião de comunidades e famílias, marcadas por situações singulares e localizadas.

    5. Um outro aspecto a destacar, enquanto tendência recente é peso de algumas políticas de seguridade social sobre o mercado de trabalho.Este vetor esvazia as medidas de enfrentamento à precarização e desproteção do trabalho, em prol de ações pontuais e de duvidosa eficácia contra o desemprego, a geração de renda e a formação de mão de obra. Compostas por um conjunto de programas voltados para a qualificação profissional e para geração de renda, estas atividades, que transitam entre o neo-solidarismo, o financiamento de pequenos negócios, a qualificação profissional e o agenciamento de empregos. Apresentam-se, do ponto de vista prático-operativo, como uma modalidade de atendimento às necessidades imediatas dos trabalhadores, em substituição a outras como seria o caso do seguro desemprego e das garantias sociais e trabalhistas que marcam o chamado trabalho protegido. Assim, do ponto de vista político, as políticas denominadas de trabalho e renda e que atravessam a seguridade social, podem ser a mais nova modalidade de incorporação das necessidades do trabalho à nova ordem do capital. 

    FONTE: Seguridade Social Brasileira: Desenvolvimento Histórico e Tendências Recentes

    Por Ana Elizabete Mota


ID
1946332
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os fundamentos e tendências atuais da seguridade social brasileira, marque a alternativa correta de acordo com Boschetti (2009).

Alternativas
Comentários
  •  

    Em outro momento, Boschetti (2003) assevera embora alguns autores considerem que "o Brasil fez a sua reforma à inglesa, eliminando os fundamentos bismarckianos de um sistema montado nos anos 30 com as características segmentares do alemão" (VIANNA, 1998:130), nos parece que os elementos do seguro não foram eliminados. Temos defendido que a seguridade social brasileira, tal como a Constituição a instituiu, ficou entre o seguro e a assistência, já que a lógica do seguro que sustenta a previdência brasileira desde sua origem não só não foi suprimida, como foi até mesmo reforçada em alguns aspectos. Os benefícios previdenciários tiveram sua lógica atuarial revigorada, sobretudo com a reforma previdenciária implementada em 1998, por meio da emenda constitucional nº 20, e os benefícios com natureza assistencial mais demarcada, como auxílio natalidade e funeral, foram transferidos para a assistência social. Como afirma Teixeira (1990), mesmo com a inclusão destes princípios, as políticas de saúde, previdência e assistência não conseguiram metamorfosear-se em seguridade social. A saúde, com exceção do auxílio doença, desvencilhou-se dessa lógica e passou a ser orientada por todos os princípios do modelo assistencial beveridgiano (universalização, descentralização, uniformização dos direitos, unificação institucional, financiamento predominantemente de origem fiscal). A assistência, embora reconhecida legalmente como direito, mantém prestações assistenciais apenas para pessoas comprovadamente pobres (renda familiar per capita abaixo de ¼ do salário mínimo) e incapazes ao trabalho (idosos acima de 67 anos e pessoa portadora de deficiência "incapacitada para a vida independente e para o trabalho") e implementa programas e serviços cada vez mais focalizados em populações tidas como de "risco social" pelo jargão técnico.

     

     

    BOSCHETI. I. Implicações da reforma da previdência na seguridade social brasileira -   http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822003000100005

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • A instituição da seguridade social, como núcleo central do Estado social após a Segunda Guerra Mundial, foi determinante na regulação das relações econômicas e sociais sob o padrão keynesiano-fordista. Os direitos da seguridade social, sejam aqueles baseados no modelo alemão bismarckiano, como aqueles influenciados pelo modelo beveridgiano inglês, têm como parâmetro os direitos do trabalho, visto que desde sua origem, esses assumem a função de garantir benefícios derivados do exercício do trabalho para os trabalhadores que perderam, momentânea ou permanentemente, sua capacidade laborativa. Historicamente, o acesso ao trabalho sempre foi condição para garantir o acesso à seguridade social. Por isso, muitos trabalhadores desempregados não têm acesso a muitos direitos da seguridade social, sobretudo a previdência, visto que essa se move pela lógica do contrato, ou do seguro social. A seguridade social brasileira, instituída com a Constituição brasileira de 1988, incorporou princípios desses dois modelos, ao restringir a previdência aos trabalhadores contribuintes, universalizar a saúde e limitar a assistência social a quem dela necessitar. Em um contexto de agudas desigualdades sociais, pobreza estrutural e fortes relações informais de trabalho, esse modelo, que fica entre o seguro e a assistência, deixa sem acesso aos direitos da seguridade social uma parcela enorme da população.

     

    BOCHETTI . I . Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. In: Conselho Federal de Serviço Social - CFESS/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. v.1. 2009.

  • Modelo Bismarckiano: As primeiras iniciativas de benefícios previdenciários que vieram a constituir a seguridade social no século XX nasceram na Alemanha, no final do século XIX, mais precisamente em 1883, durante o Governo do Chanceler Otto Von Bismarck, em resposta às greves e pressões dos trabalhadores. O chamado modelo bismarckiano é considerado como um sistema de seguros sociais, porque suas características assemelham-se às de seguros privados: no que se refere aos direitos, os benefícios cobrem principalmente (e às vezes exclusivamente) os trabalhadores, o acesso é condicionado a uma contribuição direta anterior e o montante das prestações é proporcional à contribuição efetuada; quanto ao financiamento, os recursos são provenientes, fundamentalmente, da contribuição direta de empregados e empregadores, baseada na folha de salários; em relação à gestão, teoricamente (e originalmente), cada benefício é organizado em Caixas, que são geridas pelo Estado, com participação dos contribuintes, ou seja, empregadores e empregados;

    Modelo Beveridgiano:durante a Segunda Guerra Mundial, mais precisamente em 1942, é formulado na Inglaterra o Plano Beveridge, que apresenta críticas ao modelo bismarckiano vigente até então, e propõe a instituição do welfare state. No sistema beveridgiano, os direitos têm caráter universal, destinados a todos os cidadãos incondicionalmente ou submetidos a condições de recursos, mas garantindo mínimos sociais a todos em condições de necessidade. O financiamento é proveniente dos impostos fiscais, e a gestão é pública, estatal. Os princípios fundamentais são a unificação institucional e uniformização dos benefícios.

    As diferenças desses princípios provocaram o surgimento e instituição de diferentes modelos de seguridade social nos países capitalistas, com variações determinadas pelas diferentes relações estabelecidas entre o Estado e as classes sociais em cada país. Hoje, é difícil encontrar um “modelo puro”. As políticas existentes e que constituem os sistemas de seguridade social em diversos países apresentam as características dos dois modelos, com maior ou menor intensidade. No Brasil, os princípios do modelo bismarckiano predominam na previdência social, e os do modelo beveridgiano orientam o atual sistema público de saúde (com exceção do auxílio doença, tido como seguro saúde e regido pelas regras da previdência) e de assistência social, o que faz com que a seguridade social brasileira se situe entre o seguro e a assistência social.

     

    Referêcia: Boschetti in Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação,acessado

    em: http://www.sindifisconacional.org.br/images/justica_fiscal/RGPS/textos_artigos/seguridade-social-no-brasil.pdf

  • obrigado Aracely Xavier

  • Gabarito   B

     

    [...] Os direitos da seguridade social,sejam aqueles baseados no modelo alemão bismarckiano, como aqueles influenciados pelo modelo beveridgiano inglês, têm como parâmetro os direitos do trabalho [...] A seguridade social brasileira, instituída com a Constituição brasileira de 1988, incorporou princípios desses dois modelos, ao restringir a previdência aos trabalhadores contribuintes, universalizar a saúde e limitar a assistência social a quem dela necessitar ( BOSCHETTI, 2009, p.1, grifou-se).

     

    Ou, trocando em miúdos: a seguridade social acabou se caracterizando como um sistema híbrido, que conjuga direitos derivados e dependentes do trabalho (previdência) com direitos de caráter universal (saúde) e direitos seletivos (assistência) (idem).

     

     

     

    Referência: BOSCHETTI, Ivanete. Seguridade social no Brasil: conquistas e limites à sua efetivação. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

     


     

     


ID
1946335
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com o Decreto 7.508/2011, que regulamenta a Lei nº. 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, para ser instituída, uma região de saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 - Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

     

    Art. 5º  - Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde. 

  • Resposta – letra A

    Art. 5º Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de:

    I - atenção primária;

    II - urgência e emergência;

    III - atenção psicossocial;

    IV - atenção ambulatorial especializada e hospitalar; e

    V - vigilância em saúde.


ID
1946338
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o Decreto 7.508/2011, que regulamenta a Lei nº. 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, são portas de entrada para as ações e os serviços de saúde nas redes de atenção à saúde os serviços que constam na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011 - Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências.

    Art. 9º -   São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços:

    I - de atenção primária;

    II - de atenção de urgência e emergência;

    III - de atenção psicossocial; e

    IV - especiais de acesso aberto. 


ID
1946341
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada por meio de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. De acordo com a Lei Federal nº. 8742/1993, a assistência social tem como um de seus objetivos:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA A)

    ---------------------------------------------------------

    Letra A = CERTO. Lei 8.742, Art. 2o  A assistência social tem por objetivos:  [...] I, e) a garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família;

    ---------------------------------------------------------

    Letra B = ERRADO. O item se refere a um dos Princípios da assistência social e não dos objetivos. Lei 8.742, Art. 4º, III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

    ---------------------------------------------------------

    Letra C = ERRADO. O item se refere a um dos Princípios da assistência social e não dos objetivos. Lei 8.742, Art. 4º, IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

    ---------------------------------------------------------

    Letra D = ERRADO. O item se refere a uma das diretrizes da assistência social e não dos objetivos.  Lei 8.742, Art. 5º,  II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993. 

     

    Art. 2º  A assistência social tem por objetivos: 

     

    I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente: (

    a) a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; 

    b) o amparo às crianças e aos adolescentes carentes; 

    c) a promoção da integração ao mercado de trabalho; 

    d) a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; 

    e) a garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família;

    II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos; 

    III - a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais. 


ID
1946344
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Previdência Social tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família e reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. De acordo com a Lei Federal nº. 8812/1991, a organização da Previdência Social obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA D)

    ---------------------------------------------------------

    Lei 8.212\91 (A BANCA ERROU O Nº DA LEI NO ENUNCIADO), Art. 3º, Parágrafo único. A organização da Previdência Social obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes: 

    a) universalidade de participação nos planos previdenciários, mediante contribuição;

    b) valor da renda mensal dos benefícios, substitutos do salário-de-contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado, não inferior ao do salário mínimo;

    c) cálculo dos benefícios considerando-se os salários-de-contribuição, corrigidos monetariamente;

    d) preservação do valor real dos benefícios;

    e) previdência complementar facultativa, custeada por contribuição adicional.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.


ID
1946347
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre as instâncias colegiadas do SUS, de acordo com a Lei Federal nº 8.142/1990, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)       A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos, com a representação dos gestores e trabalhadores, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo poder executivo.

     

    A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde. Fundamento art. 1º,§1º, lei 8.142/1990.

     

    b)       O Conselho de Saúde, em caráter consultivo e participativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente.

     

    O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo. Fundamento art. 1º,§2º, lei 8.142/1990.

     

    c)       A representação dos gestores nos conselhos de saúde e conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.

     

    A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos. Fundamento art. 1º,§4º, lei 8.142/1990.

     

    d)     As conferências de saúde e os conselhos de saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho. GABARITO


ID
1946350
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para Joaquina Barata e Marcelo Braz (2009), não há dúvidas de que o projeto ético-político do serviço social brasileiro está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Os autores identificam como um dos elementos constitutivos desse projeto ético-político o que consta em qual alternativa? 

Alternativas
Comentários
  •  O projeto articula em si mesmo os seguintes elementos constitutivos: “uma imagem ideal da profissão, os valores que a legitimam, sua função social e seus objetivos, conhecimentos teóricos, saberes interventivos, normas, práticas, etc.”  (Idem,  p.  98).  Num  exercício  de  sistematização,  podemos  identificar  os  elementos  constitutivos  do  projeto  ético‐político  do  Serviço  Social  e  os  componentes  que  o  materializam  no  processo  sócio‐ histórico da profissão. São eles:

    a) o primeiro se relaciona com a explicitação de princípios e valores ético‐políticos; 

    b) o segundo se refere à matriz teórico‐metodológica em que se ancora; 

    c) o  terceiro  emana  da  crítica  radical  à  ordem  social  vigente  –  a  da  sociedade  do  capital  –  que  produz  e  reproduz  a  miséria  ao  mesmo  tempo  em  que  exibe  uma  produção monumental de riquezas; 

    d)  o  quarto  se  manifesta  nas  lutas  e  posicionamentos  políticos  acumulados  pela  categoria através de suas formas coletivas de organização política em aliança com os  setores mais progressistas da sociedade brasileira. 

     

    http://www.prof.joaodantas.nom.br/materialdidatico/material/4_-_O_projeto_etico-politico_do_Servico_Social.pdf


ID
1946353
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o Código de Ética do Assistente Social aprovado em 1993, é dever dos assistentes sociais na sua relação com os usuários:

Alternativas
Comentários
  • Para sistematizar nosso estudo,vou apresentar todos os deveres com destaque para o que responde a assertiva.

     

    CEP - Art. 5º São deveres do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

     

    a- contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais;

    b- garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos/as usuários/as, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos/as profissionais, resguardados os princípios deste Código;

    c- democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as;

    d- devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos/às usuários/as, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses;

    e- informar à população usuária sobre a utilização de materiais de registro audiovisual e pesquisas a elas referentes e a forma de sistematização dos dados obtidos;

    f- fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional;

    g- contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os/as usuários/as, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados;

    h- esclarecer aos/às usuários/as, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.

  • A questão pede o dever dos assistentes sociais na sua relação com os usuários, então vamos aos erros:

    a) constitui-se dever em relação as responsabilidades gerais do assistente social

    b) é dever do/a assistente social nas suas relações com os/as usuários/as:

    c) dever relações com as Instituições Empregadoras e outras

    d) dever relações com as Instituições Empregadoras e outras

     

     

    "Bendizei ao Senhor em todas as suas obras..."

  • a) participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

    DOS DIREITOS E DAS RESPONSABILIDADES GERAIS DO/A ASSISTENTE SOCIAL

    Art. 3º São deveres do/a assistente social:

    d- participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.

     

     b) democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.

     

     c) contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.

    Das Relações com as Instituições Empregadoras e outras

    Art. 8º São deveres do/a assistente social:

    c- contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária

     

     d) empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos usuários por meio dos programas e políticas sociais.

    Das Relações com as Instituições Empregadoras e outras

    Art. 8º São deveres do/a assistente social:

    d- empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais;


ID
1946356
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto ao sigilo profissional, marque a alternativa correta de acordo com o Código de Ética do Assistente Social aprovado em 1993.

Alternativas
Comentários
  • CEP, art.17 - É vedado ao assistente social revelar sigilo profissional.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

  • CAPÍTULO V  do Código de Ética do Serviço Social:

    Do Sigilo Profissional

    Art. 15 Constitui direito do/a assistente social manter o sigilo profissional.

    Art. 16 O sigilo protegerá o/a usuário/a em tudo aquilo de que o/a assistente social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

    Parágrafo único Em trabalho multidisciplinar só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

    Art. 17 É vedado ao/à assistente social revelar sigilo profissional.

    Art. 18 A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do/a usuário/a, de terceiros/as e da coletividade.

     Parágrafo único A revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.


ID
1946359
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei Federal nº. 8.662/93, assinale a alternativa que se refere a uma competência dos assistentes sociais.

Alternativas
Comentários
  • CEP - Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

     

    I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares;

    II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil;

    III - encaminhar providências, e prestar orientação social a indivíduos, grupos e à população;

    IV - orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos;

    V - planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais;

    VI - planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da realidade social e para subsidiar ações profissionais;

    VII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste artigo;

    VIII - prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;

    IX - planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;

    X - realizar estudos sócio-econômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.

     

    http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf

     

     

  • Questão errada, a resposta "C" é atribuição PRIVATIVA e não competencia.

     

    fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8662.htm

     

     Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

            I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

            II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;

            III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;