SóProvas



Prova Prefeitura de Fortaleza - CE - 2018 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Psicólogo


ID
2710966
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os conteúdos do inconsciente coletivo, que representam o papel de modelos endógenos de condutas e produções imaginativas, são denominados:

Alternativas
Comentários
  • “Inconsciente coletivo é a parte do inconsciente individual que resulta da experiência ancestral da espécie, ou seja, ele contêm material psíquico que não provêm da experiência pessoal. Jung compara o inconsciente coletivo ao ar, que é o mesmo em todo o lugar, é respirado por todos e não pertence a ninguém. O conteúdo psíquico do inconsciente coletivo são os arquétipos. Que são uma forma de pensamento universal com carga afetiva, que é herdada. Os arquétipos são como diferentes “formas de bolo”, que dão características ao bolo. Eles dão origem as fantasias individuais e também às mitologias de todas as épocas.”

     

    Jung, Carl Gustav, 1875-1961. Os arquétipos e o inconsciente coletivo / CG. Jung ; [tradução Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva]. - Perrópolis, RJ : Vozes, 2000.

    Link livro Completo: http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/05/jung-c-os-arquetipos-e-o-inconsciente-coletivo.pdf 

    Gabarito: B


ID
2710969
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um fenômeno psicológico* cuja característica é a sua capacidade de envolver todo o indivíduo, comprometendo-o organicamente na sua experiência, leva à perda de controle do eu, sendo agudo e pouco duradouro, pode ser definido como:
*ROJAS-BERMÚDEZ, Jaime G. – Núcleo do eu. São Paulo, Editora Natura, 1978.

Alternativas
Comentários
  • Um fenômeno psicológico* cuja característica é a sua capacidade de envolver todo o indivíduo, comprometendo-o organicamente na sua experiência, leva à perda de controle do eu, sendo agudo e pouco duradouro, pode ser definido como: emoção.

    Gabarito: Letra D


ID
2710972
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Se quisermos verificar a capacidade de compreensão verbal de um examinando deficiente visual num concurso público, que se exige, para o ingresso no cargo, a avaliação de sua inteligência, usando para isso seu conhecimento das palavras, procurando uma relação entre elas, e essas palavras estão associadas às suas experiências educacionais e aos conhecimentos que adquiriu ao longo de sua vida, devemos utilizar:

Alternativas
Comentários
  • V47

    O teste e composto por itens, divididos em pares, em que o sujeito deve comparar a extensao do significado das palavras e buscar a relacao entre elas. Os itens do teste sao compostos por ordem crescente de dificuldade. Exige o conhecimento das palavras adquiridas previamente e vai depender tambem da experiencia educacional e dos conhecimentos adquiridos pelo individuo ao longo da vida. A correcao e realizada pelo total de acertos, pela avaliacao quantitativa e qualitativa, considerando os diferentes tipos de raciocinios exigidos para responder cada item do teste. 
     

  • G36: Apresenta itens em ordem crescente de dificuldade, envolvendo os seguintes raciocínios: compreensão de relação de identidade e raciocínio por analogia, analogia do tipo numérica com adição e subtração e mudança de posição, analogia espacial com mudança de posição. O sujeito escolhe a alternativa correta e a registra na folha apropriada. A correção é feita com crivos de acertos e erros, por meio dos quais poderemos obter quantitativamente o total de acertos e qualitativamente os tipos de erros cometidos pelo sujeito, considerando os diversos raciocínios exigidos para responder a cada item do teste.

     

    CUBOS DE KOHS: :O Teste de Cubos de Kohs visa medir a inteligência através de processos de estimulação de capacidades mentais tais como: atenção, percepção, relações espaciais, análise e síntese, relações quantitativas, rapidez e exatidão.

     

    RAVEN GERAL – Matrizes Progressivas Escala Geral: Na sua mais recente versão, o Raven – Escala Geral trata-se de um teste de medida do potencial intelectual, podendo ser aplicado a indivíduos de qualquer nível cultural, não importando a escolaridade. Pode ser utilizado também nos estudos de involução intelectual e no diagnóstico de deficiência mental. Sua estrutura estimula o desenvolvimento de um método sistemático de raciocínio. Quando aplicado sem tempo marcado para a execução constitui-se num teste de “potencial intelectual”, com tempo marcado passa a ser um teste de “eficiência intelectual”.

     

    V47: O teste é composto por itens, divididos em pares, em que o sujeito deve comparar a extensão do significado das palavras e buscar a relação entre elas. Os itens do teste estão ordenados em grau crescente de dificuldade. Exige o conhecimento das palavras adquiridas previamente e depende da experiência educacional e dos conhecimentos adquiridos pelo individuo ao longo da vida. 
    A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa, considerando os diferentes tipos de raciocínios exigidos para responder cada item do teste. 
    Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade

  • Palavras-chaves que delimitam qual item é a respota: COMPREENSÃO VERBAL + ADULTO (pessoa que vai prestar concurso público + 18 anos). Ou seja, vc precisa encontrar um teste que avalie a compreensão verbal e esteja na versão adulta.

    A. teste de inteligência cubos de Kohs. (como ele diz que é um teste de cubos, dificilmente será verbal)

    B. teste de inteligência de Raven - escala c. (teste de matrizes progressivas de raven, ele é um teste de inteligência, mas é visual e não verbal)

    C. teste de inteligência G36. (teste para criança de inteligência)

    D. teste de inteligência V47. (versão para adulto) GABARITO


ID
2710975
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Para a formação da personalidade deve ser considerada a importância de cinco variáveis, quais sejam, competências, estratégias de codificação, expectativas, valores subjetivos e sistema de autorregulação”. Esta abordagem é da teoria:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Cognitiva

  • Cognitiva

  • “Para a formação da personalidade deve ser considerada a importância de cinco variáveis, quais sejam, competências, estratégias de codificação, expectativas, valores subjetivos e sistema de autorregulação”

    Pelas palavras chaves sabemos que não é Gestal nem a Psicanálise. Podemos ficar com a cognitiva e a comportamental. A cognitiva permite um pouco de subjetividade, já a comportamental (nesse caso de eliminação) é mais radical, tais palavras não são usadas na comportamental. Correta B.


ID
2710978
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na síntese de um psicodiagnóstico, utilizando o teste de Rorschach para a mensuração da estrutura e dinâmica da personalidade de um indivíduo, deparamo-nos com:


- F+% elevado; - sucessão rígida;

- tipo de apreensão G D Do;

- A% elevado;

- poucas ou nenhuma resposta original;

- coartativo (traço essencial);

- R baixo;

- T/R elevado;

- Hd > h;

- consciência aguda da atitude interpretativa.


Em função dessas características, podemos concluir que o indivíduo possui:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com essa visão da Criatividade, privilegiamos, no protocolo do Psicodiagnóstico de Rorschach no sistema compreensivo, uma relação de 11 variáveis em que podemos apreciar a produção criativa do indivíduo. São elas: 1) a : p – proporção de movimento ativo e passivo, PSV – presença de rigidez cognitiva; 2) Ma : Mp – proporção de movimento humano ativo e passivo, M+, Mo e Mu – qualidade evolutiva das respostas de movimento humano; 3) H : (H) + Hd + (Hd) interesse interpessoal; 4) W : M – proporção dos recursos relacionados à realização e os recursos criativos disponíveis; 5) COP: AG – proporção das interações de cooperação e agressivas; 6) Notas D e D ajustada – indica a presença ou não de recursos para controle e tolerância ao estresse; 7) DQ+ e DQo – qualidade evolutiva das respostas dadas no protocolo; 8) X-%, X+% e F+% – Percepção Convencional ou distorcida; 9) Afr – Quociente Afetivo e Sum C�: WSum C – proporção entre indicadores de constrição afetiva ou expressão das emoções; 10) EBPer – Estilo de personalidade e FC : CF + C – expressão dos afetos; 11) Sum C� – variável que indica constrição afetiva; Cor-SH – expressão de sentimentos ambivalentes; Sum SH – presença de desconforto interno; MOR – presença de sentimentos negativistas.

     

  • Sério mesmo que existe uma questão assim?!

  • mal acreditei quando fiz essa prova. Mas em se tratando da Prefeitura de fortaleza, pode ter crtz que vem questão totalmente fora da realidade.

  • segundo o que estudei, parece ser o modelo interpretativo Aníbal Silveira, acho que significa isso:

    F+% elevado - sucessão rígida; = aumento do uso de determinante forma (qualidade formal) com boa precisão, pode ser laços com a realidade ou controle racional

    - tipo de apreensão G D Do = localização Geral, Detalhe e Detalhe oligofrênico

    - A% elevado = conteúdo animal, comum em crianças ou pessoas de nível cultural mais baixo

    - poucas ou nenhuma resposta original;

    - coartativo (traço essencial); = Não é introvertido nem extrovertido, rigidez, intelectualização

    - R baixo; = baixa quantidade de respostas, pouca associação

    - T/R elevado; = Tempo de resposta, indica lentidão

    - Hd > h; conteúdo humano?

    - consciência aguda da atitude interpretativa.

    O ritmo baixo e a pouca associação parecem indicar depressão

    Esquizofrenia é mais caracterizada por F- (forma pouco precisa)

    Retardo teria taxa menor de F e maior G

    Borderline teria alguma indicação de emotividade (F menos preciso ou frequente, determinante cromático CF), impulsividade (determinantes de movimento M) ou ambivalência

  • Somente a prefeitura de Fortaleza mesmo para colocar uma questão dessa.


ID
2710981
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O teste de personalidade em que o indivíduo fica livre para dizer ou fazer o que quiser, a partir do material apresentado e do tipo de atividades que lhe é proposto, sem existir boas ou más respostas predeterminadas (liberdade de expressão), podendo dispor do tempo que julgar necessário (liberdade de tempo), que provoca o aparecimento de associações livres essenciais para a elaboração de um diagnóstico é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Boa parte destes métodos expressivos apresenta a vantagem de não necessitar da linguagem falada. Ainda, são recursos que, além de servirem como instrumentos de diagnóstico, podem também ser usados como material terapêutico. Por meio das diversas oportunidades de autoexpressão oferecidas por tais técnicas, a pessoa "não apenas revela suas dificuldades, mas também se liberta delas" (ANASTASI, 1965, p.675). Entre as técnicas expressivas encontramos o desenho e a pintura, a atividade do brinquedo nas sessões livres, os testes lúdicos e, inclusive, toda a riqueza da mímica e dos movimentos que podem ser observados nas situações psicodramáticas. Entre todas estas técnicas, pelo menos duas — o grafismo e o brinquedo — são recursos bastante utilizados no psicodiagnóstico de crianças e adolescentes.

     

    Um teste projetivo é um tipo de teste psicológico que se baseia na chamada hipótese projetiva. De acordo com essa hipótese, a pessoa a ser testada, ao procurar organizar uma informação ambígua (ou seja, sem um significado claro, como as pranchas do teste de Rorschach), projeta aspectos de sua própria personalidade.

  • Aqui, seguimos a trilha lançada por Frank (1939), para quem a marca distintiva destas técnicas (com diferentes materiais e tarefas), o teste projetivo estaria em sua natureza relativamente não estruturada, ambígua e amorfa, assim como na liberdade da resposta e do tempo diante de estímulos vagos e plásticos.

    Uma segunda conclusão diz respeito à necessidade de sensibilidade, tato e conhecimento na interpretação destas técnicas. As associações produzidas precisam ser interpretadas com tato e cuidado. Ao se lidar com os materiais projetivos, a responsabilidade é muito grande, principalmente porque as interpretações não estarão expostas aos olhares críticos de observadores externos. Quando estão em jogo as associações produzidas a partir dos métodos projetivos, é preciso evitar, sobretudo, o risco de a interpretação revelar mais do intérprete do que do sujeito interpretado.

    Pinto, Elza Rocha. (2014). Conceitos fundamentais dos métodos projetivos. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica17(1), 135-153. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-14982014000100009

    Gabarito: Letra C


ID
2710984
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A modalidade psicoterapêutica que postula a noção de uma variável interveniente entre o evento que ocorre e o comportamento que se segue, sendo que essa variável medeia, atenua ou agrava como a pessoa se sente ante um estímulo presente, utilizando a noção de mente humana baseada no processamento da informação, pode ser definida como:

Alternativas
Comentários
  • "A modalidade psicoterapêutica que postula a noção de uma variável interveniente entre o evento que ocorre e o comportamento que se segue, sendo que essa variável medeia, atenua ou agrava como a pessoa se sente ante um estímulo presente, utilizando a noção de mente humana baseada no processamento da informação".

    Na questão, ele fala de "comportamento, varível e estímulo", dando a entender que a abordagem não pertence as ênfase psidinâmica e nem ao humanismo, sobra a Análise do Comportamento e TCC. Porém, ele usa a palavra "noção de mente", algo completamente negado pelo Behaviorismo Radical, filosofia da Análise do Comportamento, então sobra apenas a TCC, que trabalha com uma noção de mente.

    GABARITO LETRA A


ID
2710987
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“O filme japonês “O corvo amarelo” (1957), dirigido por Kiiroi Karasu, conta a história de um menino, filho único, que viveu com a mãe num ambiente cheio de afeição, o pai se ausentara por um período relativamente longo. Quando voltou, a criança demonstrou-lhe abertamente uma hostilidade, não aceitando sua amizade e tentando impedir sua aproximação da mulher. Os conflitos transpareceram em seu comportamento no jardim da infância, a ponto de chamar a atenção da professora que, então, discutiu o assunto com os pais. Felizmente, estes eram compreensivos e, com carinho e paciência, ajudaram o filho a resolver seu problema emocional.” (D’ANDREA, Flavio Fortes - Desenvolvimento da personalidade. São Paulo, Difel, 1982, p. 62-63).


O texto retrata uma situação característica do:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    • Complexo de Édipo criado por Freud e inspirado na tragédia grega Édipo Rei, designa o conjunto de desejos amorosos e hostis que o menino enquanto ainda criança experimenta com relação a sua mãe.


  • A criança apresenta desejos e pensamentos amoroso com relação a mãe, e hostis ao pai.

    No menino - complexo de édipo > complexo da castração

    O desejo incestuoso do menino pela mãe e seu crescente ressentimento em relação ao pai fazem-no entrar em conflito com os pais, especialmente com o pai.

    Ele ver o pai como rancoroso e punitivo, e teme que seja machucado por ele.

    Ele tem medo que o pai remova/ castre os órgãos ofensores, iniciando o Complexo de Castração. Freud afirma que a ansiedade da castração reprime os desejos incestuosos pela mãe, reprimindo-o.

    A repressão também promove uma identificação do menino com o pai. Ao mesmo tempo, seus desejos incestuosos pela mãe são transformados em afeição e carinho.

    Nas palavras de Freud, o superego é o herdeiro do complexo de Édipo masculino. Ele é a proteção contra o incesto e a agressão.

    Na menina, o Complexo de Castração ocorre primeiro, pois ela acredita que já foi castrada, sente-se como se o falo já não existisse mais.

    Fonte: Teorias da Personalidade (Hall, Lindzey e Campbell; 2007)


ID
2710990
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo, com depressão, ideias delirantes e incapacitação social não apresentam boas respostas terapêuticas a um determinado tratamento psicoterapêutico. Estudos de preditores de resposta sugerem que esses fatores diminuem a motivação e impedem a habituação da ansiedade.” (ITO, Lígia M. e colaboradores). O referencial terapêutico citado é a:

Alternativas
Comentários
  • Para mim, o gabarito desta questão é a letra D. Porém, a banca considerou correto o item C.

    Enviei recurso, com várias fontes (Cordioli, dentre outros) atestando o contrário, sobre os resultados positivos da TCC em alguns destes Transtornos (TOC, Depressão), bem como o contrário em relação à Terapia Analítica, porém não aceitaram.

    Embora não possa mais fazer nada em relação ao gabarito considerado, continuo convicto de que a resposta dada é inexata. Caso alguém queira compartilhar seus estudos... aprenderemos juntos!

  • Resposta D. Não acho que a Terapia Analítica seja indicada para esse transtorno.

  • Questão bem confusa 

  • A questão está um pouco confusa, mas creio que a resposta C diz respeito à visão da autora que escreveu essa citação (Ligia ITO) que no caso tem suas bases na TCC. Portanto, a pergunta não é sobre qual o tipo de terapia que não funciona com estes transtornos, mas sim a concepção teórica da citação como um todo, que no caso é a TCC. Foi a explicação que consegui achar rsrs, Mas com toda certeza a TCC tem ótimos resultados comprovados. Abraços.

  • De acordo com o livro "Terapia Cognitivo Comportamental na prática Psiquiatrica" , constituem-se contraindicações e fatores preditivos de má resposta : depressão moderada ou intensa, conviccção delirante ou supervalorizada ou exagerada sobre ideias obsessivas, sintomas muito graves, ansiedade intensa, psicose, transtorno de humor bipolar, tiques ou transtorno de tourette, transtorno da personalidade esquizotípica, falta de adesão ao tratamento e de adesão às tarefas. 

     

  • A TCC inclusive surgiu no tratamento da depressão com o Aaron Beck.. Não entendi nada :/
  • Para a autora, na depressão moderada e depressão maior o grau de incapacitação é elevado, prejudicando a capacidade do paciente em executar tarefas necessárias ao bom andamento do processo terapêutico.

  • Questão para cartas marcadas. Com arbitrariedade e venda de gabarito nao tem o que discutir, apenas revelar a podridão.

  • Beck, que é um psiquiatra e psicanalista de origem, observou que a psicanalise não tinha bons resultados com pacientes depressivos, então ele buscou um tratamento alternativo, o que levou a criação da Terapia Cognitiva; que mais adiante, uniu conhecimentos da terapia comportamental, se tornando Terapia Cognitiva Comportamental, com resultados ainda mais satisfatórios no tratamento da depressão.

    Eu desconheço esse livro da autora Ligia Ito, mas mesmo ela questionando a eficácia da TCC no tratamento da depressão, isso não valida a terapia análitica para isso, pois os estudos mostram o contrário, desde o tempo de Beck.

    Enfim, pra mim a alternativa correta é a letra D... :(

  • Chega a ser uma piada dizer que a tcc não é eficaz no tratamento da depressão

  • Chega a ser uma piada dizer que a tcc não é eficaz no tratamento da depressão

  • O problema é que o paciente citado não é só depressivo, ele também tem TOC, por isso a divergência de respostas.

    Mesmo eu tendo marcado D também kkk

  • “Pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo, com depressão, ideias delirantes e incapacitação social não apresentam boas respostas terapêuticas a um determinado tratamento psicoterapêutico. Estudos de preditores de resposta sugerem que esses fatores diminuem a motivação e impedem a habituação da ansiedade.” (ITO, Lígia M. e colaboradores). O referencial terapêutico citado é a:

    1) A questão não quer saber se a TCC é ou não eficiente, pois a situação é HI PO TÉ TI CA ("a um");

    2) Esse grupo de palavras destacadas só combina com uma escola, não vamos viajar na maionese.

    GAB C

  • Gente, sinceramente, eu tô desanimando ao responder questões de prefeitura... mal formuladas

  • Terapia Analistica de jung nunca estabeleceu qualquer critério para não atender determinado tipo de quadro, até porq o foco dele não é nos transtornos, mas nos complexos, arquétipos. Para Ligia TO. a TCC não apresenta boa resposta para esses quadros, para esses quadros nas pesquisas a que ela teve acesso. Outros autores também falam que o resultado pode não ser muito favorável em depressões mais graves e cronicas.

  • Amigos, a questão provavelmente faz sentido para quem pegou a citação da autora dentro das bibliografias referenciadas ou algo assim. Na verdade deve ser algo bem mais simples do que o entendimento que possamos estar fazendo.


ID
2710993
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O transtorno que se caracteriza por um quadro psicopatológico incluso entre os transtornos de ansiedade e pode ser definido como um medo persistente de estar em situações possivelmente consideradas embaraçosas pelo sujeito, tais como ser o centro das atenções ou ter contato com outras pessoas, bem como em outras situações que lhe causam extrema ansiedade durante sua ocorrência ou até com sua antecipação. Seu foco está sobretudo em tarefas, circunstância e situações predefinidas, embora o indivíduo afetado consiga perceber que seus medos e receios são excessivos e irracionais na maioria das vezes. O quadro torna-se patológico quando o indivíduo apresenta comprometimento de sua funcionalidade, com prejuízos nos âmbitos profissional, pessoal e social.


Estamos diante de um:

Alternativas
Comentários
  • DSM V - Critérios Diagnósticos do transtorno de ansiedade social 300.23 (F40.10)

    A. Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras). "O transtorno que se caracteriza por um quadro psicopatológico incluso entre os transtornos de ansiedade e pode ser definido como um medo persistente de estar em situações possivelmente consideradas embaraçosas pelo sujeito, tais como ser o centro das atenções ou ter contato com outras pessoas."

    Nota: Em crianças, a ansiedade deve ocorrer em contextos que envolvem seus pares, e não apenas em interações com adultos. Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social) 203

    B. O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente (i.e., será humilhante ou constrangedor; provocará a rejeição ou ofenderá a outros).

    C. As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade.

    Nota: Em crianças, o medo ou ansiedade pode ser expresso chorando, com ataques de raiva, imobilidade, comportamento de agarrar-se, encolhendo-se ou fracassando em falar em situações sociais.

    D. As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade."bem como em outras situações que lhe causam extrema ansiedade durante sua ocorrência ou até com sua antecipação."

    E. O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural."Seu foco está sobretudo em tarefas, circunstância e situações predefinidas, embora o indivíduo afetado consiga perceber que seus medos e receios são excessivos e irracionais na maioria das vezes."

    F. O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.

    G. O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. "O quadro torna-se patológico quando o indivíduo apresenta comprometimento de sua funcionalidade, com prejuízos nos âmbitos profissional, pessoal e social.

    H. O medo, ansiedade ou esquiva não é consequência dos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica.

    I. O medo, ansiedade ou esquiva não é mais bem explicado pelos sintomas de outro transtorno mental, como transtorno de pânico, transtorno dismórfico corporal ou transtorno do espectro autista.

    J. Se outra condição médica (p. ex., doença de Parkinson, obesidade, desfiguração por queimaduras ou ferimentos) está presente, o medo, ansiedade ou esquiva é claramente não relacionado ou é excessivo.

    Especificar se: Somente desempenho: Se o medo está restrito à fala ou ao desempenhar em público.

    Gabarito: Letra B


ID
2710996
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A atenção básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.


Com base nas características da atenção básica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar porque o Item A está incorreto?

  • A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ORDENADORA das ações e serviços disponibilizados na rede.

  • A atenção básica é COORDENADORA do cuidado, e ORDENADORA das ações e serviços de saúde!

     

  • PORTARIA Nº 2.436, DE 21 DE SETEMBRO DE 2017

    Art. 2º A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária. 

    § 1º A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede. (Letra A)

    § 2º A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde. (Letra B)

    § 3º É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras. (Letra C)

    § 4º Para o cumprimento do previsto no § 3º, serão adotadas estratégias que permitam minimizar desigualdades/iniquidades, de modo a evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação, de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde. (Letra D)

    Gabarito: Letra B


ID
2710999
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Excluindo os grupos psicoeducacionais, todos que fazem parte deste tipo de grupo psicoterapêutico compartilham de muitos aspectos comuns, lutando por eficiência. Fazem um contrato para um conjunto discreto de objetivos e tentam se manter focados no cumprimento dos objetivos; tendem a permanecer no presente, com um foco no aqui-e-agora; lidam com pressões temporais e o final eminente da terapia; enfatizam a transferência de habilidades e aprendizagem do grupo para o mundo real; sua composição costuma ser homogênea para o mesmo problema, síndrome sintomática ou experiência de vida; concentram-se mais em questões interpessoais do que intrapessoais.” (Yalom, Irvin D. - Psicoterapia de grupo, teoria e prática. Porto alegre, artmed, 2006, p. 232-233).


A abordagem terapêutica que tem esses pressupostos é:

Alternativas
Comentários
  • Corrigindo o português do enunciado: final "iminente" da terapia.

  • algumas dicas: aspetos comuns; contrato para m conjunto de objetivos e tentam se manter focados, permanecendo no presente, foco no aqui e agora; lidam compressões do tempo: terapia breve

  • “Excluindo os grupos psicoeducacionais, todos que fazem parte deste tipo de grupo psicoterapêutico compartilham de muitos aspectos comuns, lutando por eficiência. Fazem um contrato para um conjunto discreto de objetivos e tentam se manter focados no cumprimento dos objetivos; tendem a permanecer no presente, com um foco no aqui-e-agora; lidam com pressões temporais e o final eminente da terapia; enfatizam a transferência de habilidades e aprendizagem do grupo para o mundo real; sua composição costuma ser homogênea para o mesmo problema, síndrome sintomática ou experiência de vida; concentram-se mais em questões interpessoais do que intrapessoais.” (Yalom, Irvin D. - Psicoterapia de grupo, teoria e prática. Porto alegre, artmed, 2006, p. 232-233).

    TERAPIA DE GRUPO BREVE

  • “Excluindo os grupos psicoeducacionais, todos que fazem parte deste tipo de grupo psicoterapêutico compartilham de muitos aspectos comuns, lutando por eficiência. Fazem um contrato para um conjunto discreto de objetivos e tentam se manter focados no cumprimento dos objetivos; tendem a permanecer no presente, com um foco no aqui-e-agora; lidam com pressões temporais e o final eminente da terapia; enfatizam a transferência de habilidades e aprendizagem do grupo para o mundo real; sua composição costuma ser homogênea para o mesmo problema, síndrome sintomática ou experiência de vida; concentram-se mais em questões interpessoais do que intrapessoais.”


ID
2711002
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A singularidade do diagnóstico psicanalítico repousa sobre o entendimento do sentido do sintoma. Conforme Freud (1917/2007), a psiquiatria apenas classifica os sintomas, mas muito pouco diz sobre eles. Pensando sobre a especificidade do diagnóstico para a psicanálise, a hipótese que melhor traduz esse entendimento seria a de que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) a teoria psicanalítica opera uma torção na compreensão do adoecimento psíquico, entendida pela psiquiatria, por incluir a história de vida na causação do sintoma.

  • Concordo que o item A esteja certo, porém o B também está!


ID
2711005
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Perversão seria o nome do que nos desperta indignação. Mas, porque o estado social ‘normal’ não representa o bem ético, torna-se difícil pensar a perversão de modo simples” (Cristian Dunker).


Essa sentença abrange, de forma exemplar, as dificuldades clínicas referentes à formulação de uma estrutura perversa. Sendo assim, examine os enunciados abaixo:


I. Freud, no texto “os três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, apresenta a estrutura perversa e a caracteriza como estando em oposição à neurose.

II. O recalque, mecanismo que responde pelas manifestações neuróticas, produz um afastamento de algumas representações psíquicas da consciência. Na perversão, ocorreria um processo similar.

III. A denegação perversa da castração, simbolicamente representada pela atribuição de um pênis feminino, é uma tentativa de se furtar aos imperativos da lei simbólica.

IV. “o outro deseja, mas segundo a lei que eu determino”. Essa frase apresenta de forma sucinta a relação que o perverso mantém com o outro.

V. Freud apresenta o conceito de “cisão do eu”, ao falar da perversão, justamente para demarcar que o conflito é inconsciente.


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • alguém ajuda nessa questão, please

  • @anielly silva

    essa questão e bem complicada até para quem é da psicanalise, eu mesa errei estudando por anos esse assunto.

    I. Freud, no texto “os três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, apresenta a estrutura perversa e a caracteriza como estando em oposição à neurose

    Essa afirmativa está errada porque Freud não diz que a perversão está em oposição a neurose, ele diz que a neurose é o negativo da perversão. Ou seja, o que uma pessoa neurótica reprime e pode gratificar simbolicamente através de sintomas, o paciente com perversão a expressa diretamente por meio de sua conduta sexual.

    II. O recalque, mecanismo que responde pelas manifestações neuróticas, produz um afastamento de algumas representações psíquicas da consciência. Na perversão, ocorreria um processo similar.

    Errada. O que acontece na neurose é um recalque da castração, o neurótico recalca e o que e recalcado retorna sob a forma de sintoma. O que ocorre na psicose não é similar na neurose, na psicose ocorre a recusa ou renegação da castração, ao se deparar com a realidade que a mãe é castrada o perverso desmente a castração e substitui o falo por um fetiche, que pode ser qualquer objeto.

    III. A denegação perversa da castração, simbolicamente representada pela atribuição de um pênis feminino, é uma tentativa de se furtar aos imperativos da lei simbólica.

    Correta. A denegação é a forma de negação da castração na perversão, ele desmente que a mãe e castrada. O desmentido é um mecanismo de defesa por meio do qual o sujeito se recusa a reconhecer a realidade de uma percepção negativa, no caso, a ausência de pênis na mulher (Roudinesco, 1998, p. 656). É precisamente por meio dessa negação da castração, que esta se torna presente, fator que irá diferir o sujeito perverso do sujeito psicótico. No perverso, existe recalque (da castração materna), portanto ele está inserido no contexto simbólico e reconhece a diferença sexual. Ele sabe que deveria haver um objeto lá, mas reconhece que não há, detendo-se na sua observação. Por isso, ele produz esse objeto – o fetiche – como substituto fálico da mãe castrada. Ao erigir esse substituto, o objeto herdará todo o interesse que outrora fora voltado para o pênis.

  • IV. “o outro deseja, mas segundo a lei que eu determino”. Essa frase apresenta de forma sucinta a relação que o perverso mantém com o outro.

    Correta. O perverso não está fora da lei, ele faz a lei.

  • V. V. Freud apresenta o conceito de “cisão do eu”, ao falar da perversão, justamente para demarcar que o conflito é inconsciente.

    O conflito na perversão é entre o ego e a realidade, ou seja, de uma percepção da realidade que é a percepção da castração. A cisão do ego ou clivagem do ego é a expressão utilizada por Freud para designar o fenômeno que opera no fetichismo e nas psicoses que é a coexistência no seio do ego de duas atitudes psíquicas para com a realidade exterior quando essa realidade contraria e exigência pulsional, uma leva em conta a recusa da castração e a outra reconhece a falta de pênis.


ID
2711008
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando o excesso de rigidez e a repetição de aspectos comportamentais, a partir da adolescência, assumem um padrão negativo, que causa prejuízos diversos nas relações interpessoais, podemos ter o indicativo de um:

Alternativas
Comentários
  • Essa alterantiva está bem confusa.

    Excesso de rigidez e a repetição de aspectos comportamentais não são traços neuróticos?

    Alguém poderia me ajudar?

    Obrigada, desde já.

  • Também Marquei a A. Mas refletindo melhor, acho que o  que faz a letra C ser a opção correta é o trecho da questão que fala em "padrão negativo" e "prejuízo nas relações...".

  • Traço patológico de personalidade.

  • A resposta correta é a letra C, traço PATOLÓGICO de personalidade.

    As outras alternativas estão ali para confundir, pois já ditam qual é o "transtorno de personalidade".

    Teoricamente, tudo indica que seria um traço presente no transtorno de personalidade obsessiva compulsiva, ainda mais por se falar que traz prejuízo. Se não mencionasse esta parte, talvez poderia ser a letra A. As demais, nada a ver.

  • essa questão é sobre transtornos de personalidade, no caso a neurose não é um transtorno de personalidade. é um diagnóstico da psicanalise. No caso eles usaram um termo muito abrange como alternativa correta que seria o traço patológico de personalidade, o mais correto seria transtorno de personalidade antissocial. A pergunta é muito vaga, mas pela lógica seria a letra c mesmo.

  • Quando o excesso de rigidez e a repetição de aspectos comportamentais, a partir da adolescência, assumem um padrão negativo, que causa prejuízos diversos nas relações interpessoais, podemos ter o indicativo de um:

    A Traço neurótico de personalidade: Indivíduos com baixa pontuação no neuroticismo tendem a ser mais estáveis emocionalmente e menos reativos ao estresse. Eles tendem a ser calmos, moderados e menos propensos a se sentirem tensos ou abalados. ... Ser rico em dezenas de emoções positivas é geralmente um elemento do traço independente da extroversão.

    B Traço dinâmico de personalidade Traço de temperamento são traços-fonte predominantemente constitucionais(herdados) que determinam o “estilo geral e o ritmo com os quais uma pessoa realiza tudo o que faz.” Os traços dinâmicos são motivacionais; são traços que fornecem a energia e a direção para as ações.

    C Traço patológico de personalidade Esse termo abrange vários transtorno patologico de personalidade

    D Traço paranoide de personalidade Transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.


ID
2711011
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No célebre texto Recordar, repetir e elaborar, Freud discorre acerca da repetição e de sua intrínseca relação com o tratamento analítico. Nele nos diz: “é preciso dar tempo ao paciente para que ele se enfronhe na resistência agora conhecida, para que a elabore, para que a supere, prosseguindo o trabalho (...)”.


Sendo assim, examine os enunciados abaixo:


I. A temática da repetição aparece, na teoria freudiana, de forma lateral, não trazendo muitas contribuições ao entendimento da formação sintomática.

II. Os processos de perlaboração são indispensáveis para a diminuição da repetição sintomática, chegando a ser a sua contrapartida fundamental.

III. Nesse texto, Freud chega a denominar de “campo psíquico” os processos que ocorrem via elaboração, sendo este o campo por excelência da psicanálise.

IV. O processo analítico consegue extirpar a compulsão à repetição, já que a elaboração suplantaria os domínios da repetição.

V. Não há “convite” ao analisante para que suas repetições se apresentem no setting analítico, já que elas freiam os processos de elaboração.


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Perlaboração

    A Perlaboração trata-se de uma ação de integração de uma interpretação no decurso de um processo analítico. Também poderá ser reconhecida como trabalho de elaboração psíquica que possibilita o individuo libertar-se de um determinado fenómeno recalcado, através da interpretação e contenção em análise. A influência de mecanismos repetitivos tendem a desaparecer após a perlaboração.

    A perlaboração é constante num processo terapêutico de base psicanalítica embora atue em determinadas etapas do mesmo, em especial quando esse parece estagnar e persiste numa resistência.

    A perlaboração da autoria do paciente, é favorecida por interpretações do psicanalista, que de uma maneira geral, fazem com que o individuo se abra ao seu interior, aos seus sentimentos, aos comportamentos que pouco conhece.

    Segundo Sigmund Freud (1856 – 1939) a perlaboração apresenta determinadas características:

    Insiste sob a resistência

    É consequente à interpretação por parte do analista sobre a resistência e parece não produzir efeito

    Um período de estagnação pode aparentar a ausência de perlaborações

    Permite passar da recusa ou da aceitação intelectual para uma vivência das pulsões recalcadas que alimentavam a resistência

    A perlaboração está intimamente ligada à rememorização e à repetição (compulsão à repetição).

    A perlaboração é um trabalho psíquico de elaboração de um acontecimento, uma ação, um traço, uma característica ou uma repetição. Como é uma repetição contudo modificada pela interpretação é suscetível de favorecer a libertação de um individuo dos seus mecanismos de repetição.

     

    Palavras- Chave: perlaboração, repetição, psicanalise, rememorização, resistência

    Bibliografia:

    Larousse-Bordas (2007). Dicionário Temático Larousse – Psicanalise ( Dir. Pajouès, J.). Porto Alto: Temas e Debates

    Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra original publicada em 1967)

    Author:

    Paula Dias

    Psicóloga Clinica. Formadora Credenciada. Mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia.

  • Sou de Fortaleza, mas essa banca aí é péssima. O item III está correto em todos os itens e o item V sequer aparece entre as assertivas.


ID
2711014
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conhecimento produzido pela psicologia na atualidade originou:

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar o que a torna nula?

  • Por que tem duas respostas corretas.

     


ID
2711017
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia com atenção.


_____________, aplicando o método fenomenológico, estuda os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de análise.

______________, pioneiro na formulação de um projeto de psicologia como ciência independente.

______________, estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade do indivíduo.

______________, interessa-se em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa.

______________, defende a posição denominada paralelismo psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com processos psicofisiológicos.


A sequência correta para preencher os espaços em branco é:

Alternativas
Comentários
  • GESTALT, aplicando o método fenomenológico, estuda os fenômenos tais como aparecem na consciência, antes de qualquer reflexão e conhecimento ou de qualquer tentativa de análise.

    WUNDT, pioneiro na formulação de um projeto de psicologia como ciência independente.

    PIAGET, estuda o desenvolvimento das funções cognitivas e da moralidade do indivíduo.

    PSICOLOGIA FUNCIONALISTA, interessa-se em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa.

    TITCHENER, defende a posição denominada paralelismo psicofísico, em que os atos mentais ocorrem juntamente com processos psicofisiológicos. 



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
2711020
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma alegria contagiante pode se transformar em tristeza profunda em um piscar de olhos porque alguém “pisou na bola”. O amor intenso vira ódio profundo, porque a atitude foi interpretada como traição; o sentimento sai de controle e se traduz em gritos, palavrões e até socos, e, então, bate uma culpa enorme e o medo de ser abandonado, como sempre. Dá vontade de se cortar, de beber e até de morrer, porque a dor, o vazio e a raiva de si mesmo são insuportáveis.


Estamos diante de um paciente manifestando sintomas característicos de um:

Alternativas
Comentários
  • Indivíduos com Transtorno de Personalidade Borderline se caracterizam especialmente por sofrerem grande instabilidade emocional, desregulação afetiva excessiva, sentimentos intensos e polarizados do tipo “tudo ótimo e tudo péssimo” ou “eu te adoro e eu te odeio”, angústia de abandono, percepção de invasão do self, entre outros, que não raro geram comportamentos impulsivos perigosos sendo comum a presença recorrente de atos autolesivos, tentativas de suicídio e sentimentos profundos de vazio e tédio. O início do transtorno pode ocorrer na adolescência ou na idade adulta e o uso dos recursos de saúde e saúde mental é expressivo nesses pacientes.

    Pessoas com Transtorno de Personalidade Borderline são verdadeiros vulcões prontos a explodir a qualquer instante. Elas apresentam alterações súbitas e expressivas de humor e suas relações interpessoais são intensas e instáveis sendo muito difícil o convívio próximo com elas.

  • DSM-V diz que:

    Um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos, conforme indicado por cinco (ou mais) dos seguintes:

    1. Esforços desesperados para evitar abandono real ou imaginado. (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)

    2. Um padrão de relacionamentos interpessoais instáveis e intensos caracterizado pela alternância entre extremos de idealização e desvalorização.

    3. Perturbação da identidade: instabilidade acentuada e persistente da autoimagem ou da percepção de si mesmo.

    4. Impulsividade em pelo menos duas áreas potencialmente autodestrutivas (p. ex., gastos, sexo, abuso de substância, direção irresponsável, compulsão alimentar). (Nota: Não incluir comportamento suicida ou de automutilação coberto pelo Critério 5.)

    5. Recorrência de comportamento, gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento auto- mutilante.

    6. Instabilidade afetiva devida a uma acentuada reatividade de humor (p. ex., disforia episódica, irritabilidade ou ansiedade intensa com duração geralmente de poucas horas e apenas raramente de mais de alguns dias).

    7. Sentimentos crônicos de vazio.

    8. Raiva intensa e inapropriada ou dificuldade em controlá-la (p. ex., mostras freqüentes de irritação, raiva constante, brigas físicas recorrentes).

    9. Ideação paranoide transitória associada a estresse ou sintomas dissociativos intensos.

  • Borderline - 

    Tudo intenso (sentimentos e reações)

    Excessos

    Sentimento crônico de vazio - é um dos principais diferenciais

    Automutilação e tentativas de suicídio

     

     

    "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo"

     

     

  • d. transtorno bipolar de personalidade. (esse não existe kkkk)

    RESPOSTA C

  • A descrição dessa instabilidade afetiva nos relacionamentos, aliada a esta impulsividade e explosividade é bem característico do Transtorno Borderline


ID
2711023
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um teste de inteligência não verbal precisa ser submetido à avaliação do Conselho Federal de Psicologia para ser considerado apto e obter o parecer favorável para uso. No encaminhamento para obter a favorabilidade do conselho, o teste foi descartado por não atender ao critério de consistência interna dos itens e ficar evidente que o teste não estava medindo o construto inteligência.


Analisando o texto acima, podemos concluir que:

Alternativas
Comentários
  • validade é a capacidade que o teste tem em medir aquilo a que se propõe,ou seja, determinado constructo teórico


    fidedignidade é confiabilidade e precisão.capacidade dos resultados serem reproduzidos dados as mesmas condições

  • Como foi bem explicado pela colega abaixo, um teste é válido "quando ele mede o que se propõe a medir".

    Por exemplo, se eu tenho um aparelho especial (fictício) capaz de medir a "doçura" no suco. Se ele realmente conseguir medir o quanto ele é doce, ele é VÁLIDO. Ele cumpre o que se propõe a fazer. Para o aparelho funcionar de verdade, ele deve levar em consideração a quantidade de água utilizada para fazer o suco, o tipo de suco, o tipo de açúcar, quem experimento ele para afirma que está doce e outras tantas variáveis. Além de todas essas considerações, esse nível de doçura não é igual para todos, havendo variações.

    Vale lembrar que existem 3 tipos de validade: validade de conteúdo, validade de critério e validade de construto.

    Validade de conteúdo: refere-se ao quanto o teste pode ser uma amostra representativa dos comportamentos que são a expressão do traço latente em questão.

    ex.: o quanto aquela amostra de sujeito que afirmou que o suco era "doce" realmente representa da população geral que também considera um suco naquelas proporções e medidas "doce".

    Validade de critério: está relacionada ao quanto o teste pode predizer o desempenho do sujeito em tarefas especificadas.

    ex.: os critérios de doçura são para capazes de predizer mensurações futuras?

    Validade de construto: é a extensão em que se pode dizer que ele mede um construto teórico ou um traço, como personalidade, ansiedade, auto eficácia, etc.

    ex.: que extensão do que é considerado "doce" eu posso medir?

    Quando um teste é criado, um construto é delimitado e depois observado, o pesquisador deverá estar atento a essas e outras tantas variáveis. Na medida psicológica (e em outras medidas), o erro sempre vai existir, devido a constituição do próprio objeto de estudo, nosso trabalho em psicometria será feito visando minimizar isso.

  • "o teste foi descartado por NÃO atender ao critério de CONSISTÊNCIA interna dos itens" - fidedignidade (capacidade de obter os mesmos resultados a serem reproduzidos dados as mesmas condições, refere-se estabilidade do teste, precisão)

    "e ficar evidente que o teste NÃO estava MEDINDO o construto inteligência" - validade de construto (capacidade que o teste tem em medir aquilo a que se propõe,no caso do enunciado, determinado construto teórico por isso validade de construto, refere-se a finalidade do teste, medir o que foi proposto)

    Gabarito: Letra D


ID
2711026
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pacientes submetidas à mastectomia, ao procurarem ajuda psicoterapêutica, demonstram problemas de natureza afetivo-sexual geralmente associados a:

Alternativas
Comentários
  • Sentimentos negativos gerados pela percepção física após a mastectomia

    "O que se observa em relação às entrevistadas são sentimentos de medo, acanhamento, estranheza, tristeza, espanto, desânimo, ou seja, uma desolação em relação à situação de mutilação a que foram submetidas, sendo que o choque existente em relação à percepção física é mais evidente após a visualização do resultado da mastectomia.

    Estiveram presentes também em grande parte dos depoimentos expressões de frustração, desânimo, vergonha e desvalorização da auto imagem do próprio corpo, além da não aceitação da condição atual e alterações na sexualidade. Para essas mulheres, a perda da mama ocasionou sentimentos de rejeição e inferioridade, consequentemente fazendo com que haja uma alteração desfavorável da autoestima."

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000300007

    Gabarito: Letra A


ID
2711029
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante o encerramento de uma entrevista psicológica, percebe-se que o tempo determinado para sua conclusão está se esgotando, e o entrevistado ainda está num processo de elaboração de uma determinada experiência interessante de sua trajetória profissional. Essa situação requer que o psicólogo entrevistador:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe indicar a fonte dessa questão? Obrigada!!

  • Indiquem para comentário!

  • Indiquem para comentário!

  • é só clicar na opção que está sem o comentário do professor, ali tem como solicitar.

  • (B) interrompa o entrevistado, indique que o tempo está se esgotando e realize uma síntese do conteúdo do exposto pelo entrevistado até aquele momento.

  • A questão requer conhecimentos acerca da entrevista psicológica


    A entrevista psicológica é uma fonte de informação da ciência psicológica que possui objetivo de investigar aspectos pessoais, sociais e afetivos do sujeito, a partir do uso do conhecimento do profissional em fenômenos da psicologia para a coleta efetiva dos dados. A partir das informações colhidas na entrevista, o profissional pode subsidiar uma intervenção adequada ou realizar o encaminhamento que se fizer necessário.


    No transcorrer da entrevista, o profissional deve obter determinadas posturas. Passar uma boa impressão para o paciente é essencial, caso contrário, ele pode desistir do tratamento ou da recomendação realizada. Por isso, a entrevista está permeada na habilidade interpessoal e competência técnica do profissional - independente da abordagem teórica utilizada - para estabelecer uma boa relação com o outro.


    Vamos às alternativas:


    1. ERRADO

    Interromper e concluir abruptamente a entrevista não é uma postura adequada do profissional e passa a impressão de ansiedade para que termine a sessão por impaciência. Essa atitude pode mobilizar possíveis resistências e antipatias do entrevistado com o psicólogo.



    1. CERTO

    Essa é a afirmativa menos incorreta, ao meu ver. A ideia de interromper o entrevistado no momento da elaboração e, como a questão mesma afirma, de uma experiência interessante, é muito relativa. Dependerá se esse tempo transcorreu excessivamente demais, se o entrevistado está confabulando ou mobilizado demais no momento do relato. Cada um desses aspectos requer uma postura diferente do profissional. Caso seja imprescindível a interrupção da entrevista, o psicólogo assume a iniciativa da entrevista adequadamente, explicando de forma humanística a respeito do término do tempo e, mostra-se receptivo e um bom ouvinte ao resumir o relato do sujeito e pedir que conclua seu pensamento. Há casos, por exemplo, que o indivíduo tem dificuldades em elaborar suas respostas, rodeia em pensamentos e o “corte" do psicólogo se faz necessário. Mas há casos e casos.



    1. ERRADO

    No início da entrevista, o psicólogo realiza o contrato com o entrevistado onde informa, dentre outras regras, a questão do tempo da entrevista. É importante que se respeite o contrato psicológico, para que o sujeito tenha consciência que as regras existentes são cumpridas.. Além disso, a entrevista requer que o profissional assuma a iniciativa nesses casos, para que o entrevistado não controle a relação.


    1. ERRADO

    Criticar, advertir, menosprezar o entrevistado possibilita sentimentos negativos na relação, como resistência, antipatia e frustração com o profissional. O psicólogo deve se mostrar empático na relação; o entrevistado pode estar relatando algo mobilizador que requer conforto e atenção. 



    Gabarito da Professora: Letra B.



ID
2711032
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A literatura tem destacado que a forma de interação entre pais de crianças portadoras de câncer é fundamental para o aparecimento das habilidades sociais necessárias nos repertórios comportamentais das crianças, logo será necessária a adoção de:

Alternativas
Comentários
  • Qual erro da alternativa D?

  • Daniel Henrique, também marquei a D. Não encontrei erro na questão.

    Mesmo ficando entre a B e a D, na B que eles sugerem como correta,  não me parece tão exato a frase "ficarem claros os limites necessários a sua vida em sociedade" para crianças com câncer. Achei que a alternativa D contempla mais essa situação.

  • Considerando o contexto apresentado, também assinalei a letra D. Alguém saberia explicar essa questão? Me parece que essa banca tem questões um tanto quanto polêmicas.

  • Questão: A literatura tem destacado que a forma de interação entre pais de crianças portadoras de câncer é fundamental para o aparecimento das habilidades sociais necessárias nos repertórios comportamentais das crianças, logo será necessária a adoção de:

     Ou seja, o comando da questão esta direcionado para uma resposta de aspectos de desenvolvimento em habilidades e comportamentos aceitáveis socialmente.

    Uma criança com diagnóstico com cancêr provavelmente terá uma vida confinada em tratamentos e hospitais. Com isso diminui suas práticas de sociabilidades onde seriam adquiridas na escolhinha, no parquinho, nos encontros familiares e etc...

    a opção D (um estilo parental que reduza o estresse da criança e aumente sua confiança nas figuras paternas) - só iria engessar mais ainda a relação pais-filha e não em contornos necessários de sociailidade/comportamento em sociedade (tentar preparar ao máximo a criança para viver em sociedade mesmo com sua enfermidade e limitações).

    A letra B está mais completa que a Letra A (a letra A também chegou perto).
    B) um estilo parental que lhe confira condições emocionais indispensáveis para o desenvolvimento de sua personalidade, e, como consequência, fiquem claros os limites necessários à sua vida em sociedade.

     

    Espero ter ajudado, me desculpa se confundi mais ainda rsrs... Bons estudos ;)

     

  • O que o cancer tem haver com o estresse? Letra d. Ter cancer nao quer dizer q se deve manter o menino numa bolha, ao contrário dos politicos desse pais que vivem nela


ID
2711035
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diagnosticar é conhecer a doença por meio de seus sintomas, é conhecer a situação existencial e subjetiva da pessoa que adoeceu na relação com sua doença. Essa definição de diagnóstico se aplica num referencial de:

Alternativas
Comentários
  • eita prova de questões confusas
  • A típica questão qualquer resposta está certa. Provavelmente formulada para dar a vaga a alguém.

  • Nossa, não sabia que tinha uma abordagem chamada "psicologia hospitalar" =/

  • Pelo nome da banca já tiramos "pref. de fortaleza", eles devem ter pegado qualquer um pra fazer a prova, alguém que nem psicólogo era. kk porque Psicologia Hospitalar não é uma abordagem psicológica (Análise do Comportamento, dentre outras) e nem uma área psicapatológicas (como nossa digníssica Psicanálise), mas sim uma área aplicada da Psicologia, no qual pode ser utilizado várias abordagens psicológicas.

  • a questão está correta. referencial não quer dizer apenas a psicoterapias, mas a prática e objetivo do psicólogo hospitalar.
  • Questão anulada. Que absurdo! Mencionar que psicologia hospitalar é uma abordagem da psicologia...
  • Amigos concurseiros, vocês estão interpretando a questão de forma errada. Em momento algum ela fala que a psicologia hospitalar é uma abordagem e sim um referencial teórico com conceitos e definições.


ID
2711038
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O profissional que objetiva o tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento, cujo objetivo final é a subjetividade, ajudando o sujeito a compreender as causas de seu adoecimento, tendo como filosofia curar sempre que possível, aliviar quase sempre e escutar sempre, é um profissional:

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada. Psicologia hospitalar é um campo de atuação, podendo este profissional ter um referencial teórico psicanalista/behaviorista/existencialista, etc... 

  • Curar sempre que possível, aliviar quase sempre e escutar sempre": Frase retirada do livro de Psicologia Hospital de Alfredo Simonetti.

  • A típica questão qualquer resposta está certa. Provavelmente formulada para dar a vaga a alguém.

  • ALTERNATIVA D - CORRETA

  • frase famosa da psicologia hospitalar

  • Concordo com John. Essa é aquela questão que qualquer resposta está certa.

  • Independente da abordagem, a psicologia hospitalar elege como objetivo compreender as causas do adoecimento do sujeito hospitalizado e como filosofia propõe: curar sempre que possível, aliviar quase sempre e escutar sempre (Simonetti). Essa a filosofia da Psicologia Hospitalar, não é a filosofia dessas abordagens psicológicas. é só uma questão de interpretação. É a máxima da psicologia hospitalar, segundo Simonetti no Livro Manual de Psicologia Hospitalar: o mapa da doença.

    A filosofia da psicologia hospitalar não é a cura, pois quem cura é medicina, é algo além da cura.

  • PSICOLOGIA HOSPITALAR NÃO É UMA ESCOLA DE PENSAMENTO OU DE EIXO TEÓRICO.

  • Alfredo Simonetti <3


ID
2711041
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O código de ética profissional do psicólogo, em seu artigo 3º, define que um psicólogo, ao ingressar, permanecer numa empresa ou associar-se a ela, pautará sua conduta observando sempre que:

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética


    Art. 3º O psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste Código.


    Parágrafo único. Existindo incompatibilidade, cabe ao psicólogo recusar-se a prestar serviços e, se pertinente, apresentar denúncia ao órgão competente.

  • porque a D está errada?

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Art. 3º – o psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização, considerará a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste Código;

     

    § único: existindo incompatibilidade, cabe ao psicólogo recusar-se a prestar serviços e, se pertinente, apresentar denúncia ao órgão competente.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Pela palavra deverá Dayana - ela constrata com a parte "se pertinente"

  • Dayana, uma incompatibilidade não significa uma infração por parte da empresa. Pode ser apenas que o psicólogo não esteja apto a atuar na área para a qual ele tenha sido selecionado.


ID
2711044
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre as alternativas abaixo relacionadas, apenas uma não é compatível com a proposta do novo código de ética do psicólogo, que se propõe responder ao contexto organizativo dos psicólogos e ao estágio de desenvolvimento da psicologia como campo científico e profissional. Assinale a alternativa.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/2005

     

    Por constituir a expressão de valores universais, tais como os constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos; sócio-culturais, que refletem a realidade do país; e de valores que estruturam uma profissão, um código de ética não pode ser visto como um conjunto fixo de normas e imutável no tempo. As sociedades mudam, as profissões transformam-se e isso exige, também, uma reflexão contínua sobre o próprio código de ética que nos orienta. Este Código de Ética pautou-se pelo princípio geral de aproximar-se mais de um instrumento de reflexão do que de um conjunto de normas a serem seguidas pelo psicólogo;

     

    a) estimular reflexões que considerem a profissão como um todo e não em suas práticas particulares, uma vez que os principais dilemas éticos não se restringem a práticas específicas e surgem em quaisquer contextos de atuação;

    c) abrir espaço para a discussão, pelo psicólogo, dos limites e interseções relativos aos direitos individuais e coletivos, questão crucial para as relações que estabelece com a sociedade, os colegas de profissão e os usuários ou beneficiários dos seus serviços;

    d) contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e a crescente inserção do psicólogo em contextos institucionais e em equipes multiprofissionais;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B


ID
2711047
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento que tem como finalidade apresentar uma resposta conclusiva a partir de uma avaliação psicológica solicitada pela justiça num processo de homicídio doloso, visando dirimir dúvidas e favorecer uma decisão baseada nessa consulta ao psicólogo, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • 4 - Parecer

    4.1. Conceito e finalidade do parecer

    Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.

    O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma "questão-problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.

    Marquei D

    Analisando bem acho que é a C por a gravidade do caso e por o laudo ser mais aprofundado que o parecer.

  •  Ficamos em dúvida devido ao parecer tbm poder ser conclusivo e a banca, ao meu ver, maldosamente, aproveitou-se disso.

    Laudo: A finalidade do relatório psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, etc.

    Parecer: O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questãoproblema”, etc.

    Parecer é um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo.

  • Os únicos documentos que decorrem da avaliação psicologica são o atestado e o laudo. Por eliminação a resposta é laudo!

  • Pessoal, a questão fala em "avaliação psicológica solicitada pela justiça", ou seja, aí temos duas informações muito importantes:

    1. em se tratando de avaliação psicológica, não podemos falar em declaração nem em parecer, pois ambos os documentos não são decorrentes de avaliação psicológica. Assim, eliminamos as assertivas "b" e "d";

    2. a avaliação psicológica feita a pedido da justiça é chamada de perícia psicológica e é realizada pelo chamado psicólogo perito. O documento elaborado pelo psicólogo perito é o laudo pericial. Logo, a assertiva "c" é a correta.

    Lembrando apenas que o psicólogo assistente técnico elabora um parecer crítico;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C

  • Nesse questão na minha opinião o que se aplica a questão e o parecer pois visa esclarecer uma dúvida do juíz. Mais acetiva e o laudo mais entender.
  • Amanda de Deus se olhar por esse lado realmente gera dúvidas, mas ao notar que somente o atestado e o laudo decorrem de avaliação psicológica, fica mais fácil encontrar a resposta correta. Por se tratar de uma solicitação judicial, chegamos a resposta correta: laudo pericial

  • Eu fiz essa prova e o gabarito preliminar foi PARECER, depois entraram com recurso alegando que parecer não é fruto de avaliação psicológica e a banca MODIFICOU o gabarito e considerou como laudo.


ID
2711050
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A sociedade está em constante transformação. Há uma necessidade constante de adaptação às mudanças, e percebe-se que o estresse vem afetando a saúde das pessoas, muitas vezes levando ao aparecimento de doenças, entre elas, a depressão. Podemos afirmar que a depressão desencadeada desta forma:

Alternativas
Comentários
  • No item B, dizer que a pessoa com depressão tem um aumento de apetite, é complicado!!! Pode ocorrer, mas geralmente se tem uma diminuição do apetite.  A escolha do item foi por exclusão = P

  • Mariana, também achei bem interessante ter o aumento do apetite, e refleti bastante, mas creio que isso dependerá de qual tipo de depressão, mas, assim como você falou marquei a menos errada kkk

     

    No humor: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional

    No comportamento: agitação, automutilação, choro excessivo, irritabilidade ou isolamento social

    No sono: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado

    No corpo: fadiga, fome excessiva ou inquietação

    Na cognição: falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas

    Sintomas psicológicos: depressão ou repetição insistente de pensamentos

    No peso: ganho de peso ou perda de peso

    Também é comum: abuso de substâncias ou falta de apetite (não fala de aumento no apetite, embora fale de peso, etc.)

    Fontes: Hospital Israelita A. Einstein e outros

     

  • É bem simples!

    Caso o edital não especifique a fonte como sendo o CID-10 a questão pode ser interpretada como correta pois sua formulação da margem para múltiplas interpretações.

    Qual é o grau da depressão? Leve , moderado ou grave? Se for leve e baseado nas diretrizes diagnósticas do CID 10 F.32 a questão está ERRADA.

    Caso a fonte para pesquisa seja o DSM- V a questão está CORRETA pois no manual o AUMENTO de peso ou de apetite é considerado uma diretriz diagnóstica.

  • Depressão Atípica

  • Aumento exagerado do apetite? Desconheço.

  • De toda forma, o que os nobres colegas apontaram diz de um despreparo recorrente das bancas ao elaborar questões de psicologia, uma vez que não é incomum nos depararmos com questões mal formuladas.


ID
2711053
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“...numa regressão a vidas passadas, a missionária Luz do Sol descobriu que foi uma cigana na Idade Média. Finalmente encontrou a explicação para sua facilidade em ler mãos, enxergar a cor da aura e ter premonições... desde a infância, seu jeito pouco convencional chamava a atenção: vestia-se de princesa, usava trança só de um lado e calçava um sapato de cada cor. Nos finais de semana, despencava-se para lugares remotos em busca de contato com extraterrestres. Dois colegas foram abduzidos, ela não teve a mesma sorte... Aos 45 anos, seu sexto sentido lhe diz que muitas pessoas torcem o nariz para sua presença e não têm boas intenções... Toda vez que encontra um bichinho abandonado, ela o leva para casa. Chegou a ter vinte gatos. Seus três irmãos pouco aparecem e já sugeriram que ela procurasse ajuda. Ela reagiu muito mal à ideia. Depois disso, isolou-se de vez. Diz que não há mal algum em viver no seu mundinho e que os outros não têm conexão espiritual para entendê-la”. (MECLER, Kátia. Psicopatas do cotidiano, como reconhecer, como conviver, como se proteger. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2015, p. 85-86). Luz do sol apresenta:

Alternativas
Comentários
  • Olha aí! Questaozinha pra pensar! Oferece poucas informações pra concluir a letra a.. mas tudo bem

    a) Um transtorno de personalidade esquizoide- Acredito que pela parte que fala: "isolou-se de vez. Diz que não há mal algum em viver no seu mundinho e que os outros não têm conexão espiritual para entendê-la"

  • Questão boa para ficar em dúvida. Importante levar em consideração seus traços esquizoides, que no texto foi apresentado: "...seu jeito pouco convencional...", "entendia ter um dom de ler mãos e ver a cor da aura das pessoas..." "...buscava contato com extraterrestres. Dois colegas foram abduzidos (esses colegas existiam em seu mundo real ou no da fantasia?)... Enfim, requer bastante atenção para não vacilar e perder uma questão. 

    A

  • Transtornos da personalidade segundo a CID-10 e o DSM-IV:

    Esquizóide:

    Frio (indiferente)

    Distante, sem relações íntimas

    Esquisito (estranho)

    Vive no seu próprio mundo

    Solitário (isola-se)

    Não se emociona (imperturbável)
     

  • Achei a questão bem caracteristica de esquizoide e pelas opções então, aí não restou dúvidas sobre a correta. Pois a descrição não se encaixava em nenhuma outra opção.

    Esquizoide é parecido com esquizotipico, para diferenciar: esquizotipico apresenta distoções cognitivas e perceptivas, esquizoide não tem essas distorções.

  • Transtorno de Personalidade Esquizoide (TPE) é um transtorno de personalidade caracterizado por falta de interesse em relações sociais, tendência a um estilo de vida solitário, frieza emocional e apatia. Indivíduos afetados podem simultaneamente demonstrar uma elaborada e exclusivamente interna atividade imaginária ou demonstrarem uma criatividade significativa

  • Acredito haver um equívoco na resposta. A descrição da questão convém muito mais a um diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquizotípica.

  • Poderia ser esquizotípica, mas a questão forneceu sintmos de isolamento e distanciamento social que também condizem com o quadro esquizoide. Bom, como a questão não forneceu outras opções a mais plausível é a letra A (esquizoide) mesmo.

    A

  • Essa excentricidade toda aí não é esquizoide, mas esquizotípica.

  • A mais plausível realmente é a letra A, porém concordo com os colegas que mencionaram muito mais semelhança com o transtorno esquizotípico, pela presença de crenças "bizarras".