SóProvas



Prova UFMT - 2014 - UFMT - Contador - Edital 12


ID
2179447
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Firefox 13.0 (idioma Português), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Contém um recurso para bloqueio de popup.
( ) Não permite abrir páginas HTTPS.
( ) Não permite bloquear sites avaliados como focos de ataque.
( ) Possibilita a memorização de senhas de sites.
Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • lembre-se que na informática pode quase tudo.

  • valeu a dica.

    C


ID
2179450
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre meios de armazenamento de dados, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O setor 0 (zero) do disco rígido é chamado de MBR (Master Boot Record).
( ) SRAM, DRAM e SDRAM são tipos de memórias voláteis.
( ) ROM, PROM, EPROM, EEPROM são tipos de memórias não voláteis.
( ) A memória flash é uma memória do tipo volátil.
Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B -   2.3.1.2. Memórias
    Em primeiro lugar, é bom que se conheça o termo memória, para que se possa entender a memória principal.
    Memória é, simplesmente, todo local no seu computador onde é possível armazenar informações. Um computador possui diversos tipos de memórias, desde as que podem guardar informações por dias, meses ou anos até aquelas que não duram muito tempo, cada qual com sua função definida.
    Sim, isso mesmo! Se você pensou em CDs, DVDs e pen drives, está certo. Todos eles são memórias (não são considerados memória principal, mas são memórias). Há também o disco rígido (HD) dentro do gabinete e as memórias RAM, ROM, Cache etc. Vamos conhecê-las no momento certo!
    Memória Principal =  É aquela memória onde ficam guardadas as informações dos programas utilizados naquele exato momento. A memória principal é usada não para guardar alguma coisa “para a posteridade”, mas para armazenar informações atuais: aquelas que fazem parte das janelas abertas – os programas em execução no computador. “Tudo o que você vê na sua tela está na memória principal” – guarde isso!
    A CPU e a MP (memória principal) se comunicam o tempo todo! Elas trocam informações constantemente enquanto o computador estiver funcionando. (Na verdade, a comunicação entre a CPU e a MP é o que faz o computador funcionar!) Se a CPU e a MP não conseguissem se comunicar, o computador nem ligaria! Vamos entender esse “caso de amor” entre elas mais adiante.
    Fisicamente, a memória principal dos computadores é fabricada na forma de pequenas placas de circuitos (chamadas pentes ou módulos) contendo chips (circuitos) de um tipo de memória chamado RAM.

    “Ei, João, espera aí! Memória principal e memória RAM são a mesma coisa, não são?”
    Pergunto a você: “humano” e “aluno” são sinônimos? A resposta é NÃO! (Calma, não estou dizendo que os alunos não são humanos... Leia o resto.)
    Aluno é uma função que pode ser desempenhada por indivíduos de natureza humana (homo sapiens) – não são sinônimos, são relacionados. Humano é natureza, existência: é “ser”. Aluno é função, ocupação: é “estar”.
    Memória principal é uma função! Uma memória é chamada de principal porque é nela que são guardadas as informações utilizadas para o computador funcionar.
    Memória RAM é um tipo físico de memória, uma “natureza” de memória, diferente de outras como as magnéticas (disquetes) e ópticas (CDs e DVDs). Compete à RAM assumir o papel de memória principal em nossos micros. Mais adiante trataremos nesse assunto com mais detalhamento.
    Memórias Auxiliares  = São as memórias onde as informações conseguem ficar gravadas por tempo indeterminado (para a “posteridade”, como costumo chamar). Essas memórias podem ter vários formatos e tamanhos.
    Sim, leitor, os discos são memórias auxiliares! CDs, DVDs, HDs, disquetes e pen drives são considerados memórias auxiliares, pois mantêm as informações gravadas por muito tempo (teoricamente, até que o usuário as apague).

    Fonte: João Antonio, 5ª edição.

  • A memória Flash refere-se a um tipo particular de EEPROM (siga em inglês para "Memória Somente de Leitura Programável Apagável Eletricamente"). É nada mais que um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia.

    Não volátil e silenciosa

    A memória Flash é usada como um disco rígido para armazenar dados em um computador. Ela tem muitas vantagens sobre o disco rígido tradicional: a primeira é que ela é uma memória não volátil e de estado sólido, o que significa que não há partes móveis para serem danificadas.

     

    https://www.tecmundo.com.br/hardware/198-o-que-e-memoria-flash-.htm


ID
2179462
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre correio eletrônico (e-mail), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado para envio de e-mails pela Internet.
( ) O protocolo POP3 (Post Office Protocol) é utilizado no acesso a uma caixa de correio eletrônico.
( ) Webmail é uma interface que possibilita ao usuário enviar/receber mensagens de e-mail por meio de um navegador conectado à Internet.
( ) josé_b@lão@casadasogra.com.br não é um endereço de correio eletrônico válido.
Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • C) 9.8.2.3. Webmail = Apesar de já ter falado rapidamente sobre isso no tópico sobre e-mail, algumas páginas lá atrás, resolvi retomar a explicação sobre Webmail para deixar você sem dúvidas ou qualquer tipo de má interpretação, caro leitor!
    Webmail é o nome que nós damos à forma de ter acesso aos e-mails que necessita de uma página da Web.
    Ou seja, se para pegar seus e-mails, você precisa entrar numa página da Web, como do Hotmail, Gmail, Yahoo, entre outros, você está usando Webmail.

    Pense comigo um pouco, caro leitor: você precisa usar um navegador para acessar uma página da Web para ter acesso ao seu e-mail! Logo, o protocolo que você usa, diretamente, é o HTTP!
    Sim! HTTP! Porque a página no seu sistema de webmail é tão página da web quanto qualquer outra página que você acesse! Portanto, se algum elaborador lhe perguntar qual o protocolo usado pelos usuários de Webmail, você já sabe: HTTP!
    “Ei, João, e o IMAP, que você mencionou lá atrás?”
    O IMAP é usado entre os servidores! Ou seja, entre o servidor de páginas (que lhe atende) e o servidor de e-mails (que efetivamente guarda suas mensagens). Então, você não tem acesso direto ao uso do IMAP, ele é “indiretamente” usado!

     

    Fonte: João Antonio (5ª Edição)

  • Gabarito''C''.

    ( V ) O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é utilizado para envio de e-mails pela Internet.

    ( V ) O protocolo POP3 (Post Office Protocol) é utilizado no acesso a uma caixa de correio eletrônico.

    ( V ) Webmail é uma interface que possibilita ao usuário enviar/receber mensagens de e-mail por meio de um navegador conectado à Internet.

    ( V ) josé_b@lão@casadasogra.com.br não é um endereço de correio eletrônico válido. 

    Estudar é o caminho para o sucesso!

  • PM-MT 2022


ID
2179468
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à conceituação, ao objeto e campo de aplicação da Contabilidade Pública (NBC T 16.1), assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    A) A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.

     

  • CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

    * Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.

    * O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

    * O objeto da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o patrimônio público.

    * A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social. 

    bons estudos!


ID
2179471
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na Administração Pública, orçamento-programa é aquele que

Alternativas
Comentários
  • D)

     

    A concepção de "orçamento-programa" já estava presente à "Comissão de Estudos Financeiros e Econômicos dos Estados e Municípios" convocada pelo Decreto nº 20.631, de 9 de novembro de 1931, com o objetivo de "proceder ao estudo minucioso da situação econômico-financeira de cada Estado e seus Municípios, facultando ao Governo Provisório, com os subsídios que lhe oferecer, a decretação de medidas necessárias à reorganização econômica e administrativa do país".1

    De fato, o Decreto-Lei nº 1.804, de 24 de novembro de 1939, e, posteriormente, o Decreto-Lei nº 2.416, de 17 de julho de 1940, inovaram grandemente na classificação das transações governamentais, criando um sistema dentro do caos até então vigente.

    Assim é que a receita dos estados e municípios recebeu uma classificação em que se procurava ressaltar três critérios: 1) a "natureza", compreendendo as receitas tributárias, patrimoniais, industriais etc.; 2) em seguida, a natureza era desdobrada em "espécie" (imposto de vendas e consignações, taxa de coleta de lixo, renda imobiliária etc.); 3) o terceiro desdobramento dizia respeito à "incidência" (sobre a propriedade, sobre a circulação da riqueza etc.). A essa classificação se atribuía um código numérico, assaz engenhoso mas não decimal, procurando identificar a natureza, a espécie e a incidência da receita.

    Quanto à despesa, o sistema de classificação do Decreto-Lei nº 2.416/40 seguia também um desdobramento tríplice em 1) "serviços" (administração geral, educação pública etc.); 2) "subserviços" (governo, ensino superior etc.) e 3) "elementos", compreendendo os meios de que a administração se utiliza para alcançar seus objetivos: pessoal, material, despesas diversas. "Os 'serviços' têm aqui o sentido de fins, ou destinos atribuídos à despesa, enquanto os 'elementos' representam os meios empregados ou os instrumentos da despesa."2

  • GABARITO: LETRA D

    Orçamento Programa no Brasil

    O Orçamento Programa é o atual e mais moderno Orçamento Público. Ele é um plano de trabalho que integra planejamento e orçamento com objetivos e metas a alcançar. Apresenta uma visão gerencial e sua ênfase é nas realizações.

    O Orçamento Programa constitui-se no “elo” que integra o processo de planejamento e a gestão governamental, visto que o planejamento governamental (PPA) termina com a organização das ações em forma de programas, e o orçamento anual inicia com a utilização das informações contidas nos programas do PPA.

    Essa técnica de elaboração orçamentária foi determinada pela Lei n o 4.320/1964, reforçada pelo Decreto-Lei n o 200/1967, teve a primeira classificação funcional-programática em 1974, mas foi apenas com a edição do Decreto n o 2.829/1998 e com a vigência do primeiro PPA

    2000-2003 que se tornou realidade.

    A primeira lei a tratar do Orçamento Programa foi a Lei n o 4.320/1964.

    FONTE: Orcamento Publico e Administrac - Augustinho Paludo.


ID
2179474
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à Execução da Receita e Despesa Públicas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Será classificada como Inversões Financeiras a despesa com a aquisição de um velho edifício, para nele ser instalada de imediato uma repartição pública.
( ) Elemento de despesa tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de governo ou por outro ente da federação.
( ) Os créditos da Fazenda Pública, vencidos e não quitados, deverão ser inscritos em Dívida Ativa, na forma de Legislação específica e em registro próprio, após apurada a sua liquidez e certeza.
( ) O Suprimento de Fundos poderá em casos excepcionais ser concedido a servidor público em alcance ou ocupante de cargo em comissão em efetivo exercício no órgão responsável por dois ou mais adiantamentos.
( ) Restos a Pagar são despesas de exercícios encerrados, para os quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, entretanto, poderão ser pagos no momento presente, à custa do orçamento em curso.
Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Referente ao suprimento de fundos:

    Segundo a Lei nº 4.320/1964, não se pode efetuar adiantamento a servidor em alcance e nem a

    responsável por dois adiantamentos. Por servidor em alcance, entende-se aquele que não efetuou, no
    prazo, a comprovação dos recursos recebidos ou que, caso tenha apresentado a prestação de contas dos
    recursos, a mesma tenha sido impugnada total ou parcialmente.
    Cada ente da Federação deve regulamentar o seu regime de adiantamento, observando as
    peculiaridades de seu sistema de controle interno, de forma a garantir a correta aplicação do dinheiro
    público.

  • Gabarito: B

    ( V ) Será classificada como Inversões Financeiras a despesa com a aquisição de um velho edifício, para nele ser instalada de imediato uma repartição pública. ??? Será

    ( F ) Elemento de despesa tem por finalidade indicar se os recursos são aplicados diretamente por órgãos ou entidades no âmbito da mesma esfera de governo ou por outro ente da federação.

    ( V ) Os créditos da Fazenda Pública, vencidos e não quitados, deverão ser inscritos em Dívida Ativa, na forma de Legislação específica e em registro próprio, após apurada a sua liquidez e certeza.

    ( F ) O Suprimento de Fundos poderá em casos excepcionais ser concedido a servidor público em alcance ou ocupante de cargo em comissão em efetivo exercício no órgão responsável por dois ou mais adiantamentos.

    ( F) Restos a Pagar são despesas de exercícios encerrados, para os quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, entretanto, poderão ser pagos no momento presente, à custa do orçamento em curso.

    Obs. Para mim, a 1ª alternativa não condiz com a especificação de Inversões Financeiras, pois a esta se refere à despesas com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; e com a constituição ou aumento do capital de empresas.

    ** dizer simplesmente que a aquisição de um velho edifício é uma inversão, não se justifica. De que edifício está se falando? a depender da localidade, e de que imóvel está se falando ainda que velho o valor aquisitivo pode ser altíssimo no qual importa sim aumento do capital (prédio histórico). Ainda na questão diz; "para ser instalada"... ou seja não está em utilização. Enfim.. acredito que na época caberia um recurso para anulação.


ID
2179477
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação à estrutura programática adotada pelo setor público, marque a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2179480
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Para a formação da Dotação Orçamentária, além do critério de Classificação Institucional, a estrutura da despesa orçamentária obedece à seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Questão difícil, pois é necessári lembrar a ordem de acordo com a codificação completa da programação orçamentária da despesa que, de acordo com o MTO 2017, tem a seguinte sequência: Esfera→Institucional→FuncionalProgramática→IDOC→IDUSO→Fonte de Recurso→Natureza da Despesa→Identificador de Resultado Primário.

  • Que covarde.


ID
2179483
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O lançamento de natureza Patrimonial, para registrar a Inscrição da Dívida Ativa, é:

Alternativas

ID
2179486
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e às finalidades dos documentos utilizados pelo sistema, marque a afirmativa INCORRETA.

Alternativas

ID
2179489
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Registro Contábil da Despesa realizada sem a emissão da Nota de Empenho no Valor de R$ 1.000,00 é:

Alternativas
Comentários
  • Pra pessoas intrometidas não ficarem cuidando da minha vida...
  • Quantas questões vc já fez ?
  • Gabarito: D

    Variação Patrimonial Diminutiva -› a Fornecedores e Contas a Pagar de Curto Prazo (P).


ID
2179492
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação aos aspectos contábeis advindos com a implementação da Lei Complementar n.º 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Seção II

    Da Escrituração e Consolidação das Contas

     

     Art. 50. Além de obedecer às demais normas de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes:

            I - a disponibilidade de caixa constará de registro próprio, de modo que os recursos vinculados a órgão, fundo ou despesa obrigatória fiquem identificados e escriturados de forma individualizada;

            II - a despesa e a assunção de compromisso serão registradas segundo o regime de competência, apurando-se, em caráter complementar, o resultado dos fluxos financeiros pelo regime de caixa;

            III - as demonstrações contábeis compreenderão, isolada e conjuntamente, as transações e operações de cada órgão, fundo ou entidade da administração direta, autárquica e fundacional, inclusive empresa estatal dependente;

            IV - as receitas e despesas previdenciárias serão apresentadas em demonstrativos financeiros e orçamentários específicos;

            V - as operações de crédito, as inscrições em Restos a Pagar e as demais formas de financiamento ou assunção de compromissos junto a terceiros, deverão ser escrituradas de modo a evidenciar o montante e a variação da dívida pública no período, detalhando, pelo menos, a natureza e o tipo de credor;

            VI - a demonstração das variações patrimoniais dará destaque à origem e ao destino dos recursos provenientes da alienação de ativos.

    ALTERNATIVA C


ID
2179495
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação à lógica do registro contábil na execução da despesa realizada no âmbito federal, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Na contabilização da aquisição de material de consumo para estoque, o Patrimônio Líquido não se altera, pois ocorre um fato permutativo, portanto não ocorre Variação Patrimonial Quantitativa Diminutiva.

    No momento da aquisição e incorporação ao estoque:

    Natureza da informação: patrimonial

    D 1.1.5.6.x.xx.xx Estoque - Almoxarifado

    C 2.1.3.x.x.xx.xx Fornecedores e Contas a Pagar a Curto Prazo (F)

    No momento do reconhecimento da variação patrimonial diminutiva por competência (no momento da saída do estoque/uso):

    Natureza da informação: patrimonial

    D 3.3.1.1.1.xx.xx Consumo de Material – Consolidação - VPD

    C 1.1.5.6.x.xx.xx Estoques – Almoxarifado (P)


ID
2179498
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A primeira coluna apresenta fatos contábeis e a segunda, as classificações de Receitas e Despesas Públicas segundo a doutrina contábil. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.


1 - Empréstimos concedidos a longo prazo

2 - Pagamento do valor retido em favor da Previdência

3 - Pagamento de FGTS referente ao ano anterior por conta de um empenho emitido nesse exercício

4 - Recebimento de depósito de licitantes às concorrências públicas 

5 - Arrecadação de Impostos de Exercícios Anteriores

6 - Amortização de Empréstimos


( ) Receita Orçamentária Corrente

( ) Receita Extraorçamentária

( ) Receita Orçamentária de Capital

( ) Despesa Extraorçamentária

( ) Despesa Orçamentária Corrente

( ) Despesa Orçamentária de Capital


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    1 - Empréstimos concedidos a longo prazo

    2 - Pagamento do valor retido em favor da Previdência

    3 - Pagamento de FGTS referente ao ano anterior por conta de um empenho emitido nesse exercício

    4 - Recebimento de depósito de licitantes às concorrências públicas

    5 - Arrecadação de Impostos de Exercícios Anteriores

    6 - Amortização de Empréstimos

    ( 5 ) Receita Orçamentária Corrente

    ( 4 ) Receita Extraorçamentária

    ( 6 ) Receita Orçamentária de Capital

    ( 2 ) Despesa Extraorçamentária

    ( 3 ) Despesa Orçamentária Corrente

    ( 1 ) Despesa Orçamentária de Capital

  • Bastava saber que Amortização de Empréstimo é receita de capital.


ID
2179501
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A primeira coluna apresenta Demonstrações Contábeis aplicadas ao Setor Público e a segunda, os seus conceitos. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 - Demonstração das Variações Patrimoniais                    
2 - Demonstração do Fluxo de Caixa                               
3 - Demonstração do Resultado Econômico                  
4 - Balanço Patrimonial                                            
5 - Demonstração das Mutações no Patrimônio Líquido    

( ) Evidencia, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade, por meio de contas representativas do patrimônio público, além das contas de compensação.
( ) Evidencia no mínimo os itens constituídos na estrutura descrita nesta Parte, segregados em colunas.
( ) Permite um melhor gerenciamento e controle financeiro dos órgãos e entidades do setor público e objetiva contribuir para a transparência da gestão pública. 
( ) Permite a evidenciação de resultados alcançados, objetiva a verificação da otimização dos benefícios gerados à sociedade.
( ) Evidencia as alterações verificadas no patrimônio, consiste nas variações quantitativas e qualitativas, confrontando as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas.
  
Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada.

  • Gabarito: B

    Lembrando que nas demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público a DRE foi excluída da NBCT 16.6 pela Resolução CFC nº 1.437/13.


ID
2179504
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação à doutrina sobre Controle Interno, Externo e Tomada de Contas, marque a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Tomada de Conta: Processo de contas daqueles que fazem parte da Administração Pública DIRETA

    Prestação de Contas: Processo de contas daqueles que fazem parte da Administração Pública INDIRETA