- Processo (P), ou em inglês: Process,
- Processo de Negócio (BP), ou em inglês: Business Process,
- Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), ou em inglês: Business Process Management e
- Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPMS), ou em inglês:Business Process Management System.
Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM)
De acordo com CBOK, BPM (Business Process Management) é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, e controlar processos de negócio automatizados e não automatizados, para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização. BPM permite que uma organização alinhe seus processos de negócio a sua estratégia organizacional, conduzindo a um desempenho eficiente em toda a organização através de melhorias das atividades específicas de trabalho em um departamento, em toda a organização ou entre organizações.
BPM é a disciplina que sistematiza e organiza os Processos de Negócio e normalmente é aplicado a um subconjunto dos Processos de Negócio existentes em uma organização.
Sistema de Gerenciamento de Processos de Negócios (BPMS)
O modelo conceitual BPMS valoriza os investimentos já realizados em softwares pelas organizações envolvidas com o processo de negócio, diferentemente da estratégia da reengenharia de uma década atrás, que apregoava o descarte e a substituição dos sistemas de informação legados pelo sistema ERP.
No modelo conceitual BPMS, os sistemas de informação legados, hospedados em diferentes ambientes computacionais, continuam a executar as operações necessárias ao processo de negócio. Estes sistemas legados são coordenados, “orquestrados”, pelo ambiente de gestão do processo (AGP) do BPMS. Em outras palavras, o modelo conceitual do BPMS não está fundamentado na “construção de softwares ou de módulos de sistemas de informação, mas na junção e orquestração de partes de softwares já disponíveis”. É nesse ambiente onde se localizam o painel de controle, os alertas, marcações de tempo, indicação de custo, etc. Enfim, é a interface do sistema com o usuário gestor do processo.
Alguns estudiosos do assunto afirmam que um BPMS é uma suíte de produtos de software integrados e com a finalidade de habilitar o BPM. Porém uma análise mais detalhada das suítes disponíveis no mercado não confirma tal forma de enxergar o BPMS, pois uma única suíte não teria condições de solucionar todos os problemas de BPM das organizações.