SóProvas



Questões de Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí


ID
38113
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

A respeito do preparo e julgamento dos feitos no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, considere:

I. Anunciado o processo e feito o relatório, as partes poderão produzir sustentação oral pelo prazo improrrogável de dez minutos cada.

II. No caso de impedimento, suspeição ou incompatibilidade do Revisor, este será substituído, automaticamente, pelo Juiz seguinte, em ordem decres- cente de
antiguidade.

III. Não é admitida sustentação oral no julgamento dos agravos, embargos de declaração, consultas, arguição de suspeição, arguição de impedimento e conflito de competência.

IV. Havendo sustentação oral pelas partes, é facultado o uso da palavra, em seguida, ao Procurador Regional Eleitoral.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A alternativa I é a unica errada, pois nos casos que se tratar de julgamento de recursos contra expedição de diploma, ação de impugnação de mandato eletivo e perda de mandato por infidelidade partidária, cada parte usará da palavra por 20 minutos.e se houver litsconsortes não representados pelo mesmo advogado, será contado em dobro e dividido igualmente entre os do mesmo grupo, se diversamente não o convecionarem.
  • Possui Correspondente no art. 103 do Regimento do TRE-RN:


    Seção II

    Da Sustentação Oral

     
    Art. 103. Não haverá sustentação oral no julgamento de Agravo Regimental, Embargos Declaratórios, Ação Cautelar, Argüição de Suspeição e de Impedimento, Conflito de Competência e Consultas.
    Conf.Art. 131, § 2º, do RISTF.
    § 1º  Nos demais julgamentos, o Presidente, feito o relatório, dará a palavra, pelo prazo de quinze minutos, sucessivamente, conforme o caso, ao autor, recorrente ou impetrante, e ao réu, recorrido ou impetrado, para sustentação de suas alegações.
    Conf.Art. 554, do CPC.
    § 2º  Quando se tratar de julgamento de Recursos contra Expedição de Diploma e Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, cada parte usará da palavra por vinte minutos.
     Conf. Art. 272, parágrafo único, do CE.
    § 3º O Procurador Regional Eleitoral, após a sustentação das partes, poderá fazer uso da palavra, por igual prazo.
    § 4º   Se houver litisconsortes não representados pelo mesmo advogado, o prazo, para as partes e para o Procurador Regional Eleitoral, será contado em dobro e dividido igualmente entre os do mesmo grupo, se diversamente não o convencionarem.
    § 5º Intervindo terceiro, para excluir autor e réu, terá prazo próprio para falar, igual ao das partes.
    § 6º  Durante a discussão e a votação, não será permitida qualquer interferência das partes no curso do julgamento, salvo para prestar esclarecimento sobre matéria de fato relevante.

  • Art. 95 Feito o pregão e concluído o relatório, poderão as partes produzir sustentação oral durante dez (10) minutos. Em seguida, poderá usar da palavra o Procurador Regional Eleitoral.

    § 1º Quando se tratar de julgamento de Recurso contra Expedição de Diploma, terá cada parte vinte (20) minutos para sustentação oral.

    § 2º No julgamento das ações penais de competência originária, acusação e defesa terão prazo de uma hora, assegurado à assistência de acusação um quarto do tempo da acusação.

    § 3º Não haverá sustentação oral nos agravos, nos embargos declaratórios, nos conflitos de competência e nas arguições de incompetência ou de suspeição.

    § 4º Poderão as partes, até vinte e quatro (24) horas antes do julgamento, apresentar memoriais aos julgadores, entregando os exemplares nos respectivos Gabinetes.

    § 5º Os advogados que desejarem proferir sustentação oral deverão solicitá-la antes do início do julgamento, através do sistema próprio ou pessoalmente.

    § 6º Não serão aparteados os advogados e o Procurador Regional Eleitoral.

    § 7º Ressalvadas as disposições legais com previsão de prazo específico, havendo litisconsortes com procuradores diferentes, o tempo de sustentação oral previsto no caput e nos parágrafos 1º e 2º deste artigo será contado em dobro e dividido igualmente entre os advogados das partes coligadas, salvo se estes convencionarem outra divisão, sendo garantido à parte adversa tempo equivalente.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!


    ANTIGA REDAÇÃO


    ART. 57 Será Revisor o Juiz que se seguir ao Relator na ordem crescente deantiguidade no Tribunal

     § 2º Nos casos de impedimento, suspeição ou incompatibilidade do Revisor, este será substituído, automaticamente, pelo Juiz seguinte em ordem decrescente de antigüidade.


    ATUAL REDAÇÃO


    Art. 57. Será Revisor o Juiz que se seguir ao Relator na ordem crescente deantiguidade no Tribunal

    § 2º Nos casos de impedimento, suspeição ou incompatibilidade do Revisor, este será substituído, automaticamente, pelo Juiz que se seguir em ordem crescente de antiguidade.




ID
41017
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, os juízes afastados de suas funções na Justiça Comum ou Federal, por motivo de licença, férias e licença especial

Alternativas
Comentários
  • Resposta (A) Art. 7º - Os membros do Tribunal serão licenciados: I - automaticamente, e pelo mesmo prazo, em conseqüência de afastamento na Justiça Comum e Federal; II - pelo Tribunal, quando se tratar de Juízes da classe de juristas ou de magistrados afastados da Justiça Comum e Federal para servirem exclusivamente à Justiça Eleitoral. Art. 8º - Perderá automaticamente a jurisdição eleitoral o magistrado que se aposentar na justiça comum ou que terminar o respectivo biênio. Art. 9º - Durante as licenças ou férias individuais dos Juízes efetivos, bem como no caso de vacância, serão obrigatoriamente convocados os respectivos substitutos. Parágrafo único - Nas faltas eventuais ou impedimentos, somente serão convocados os substitutos se assim o exigir o “quorum” legal. Os Juízes dos Tribunais Eleitorais servirão obrigatoriamente por um biênio, salvo por motivo justificado, que será contado ininterruptamente, sem descontar qualquer tipo de afastamento, até mesmo os decorrentes de:licença, férias ou licença especial.Então fica assim:Os Juízes da categoria de magistrados afastados de suas funções na justiça comum por motivo de licença, férias ou licença especial ficarão, automaticamente, afastados da Justiça Eleitoral, pelo tempo correspondente,exceto quando coincidir a realização de eleição, apuração ou encerramento de alistamento com períodos de férias coletivas.Abraços,
  • Art. 18 Os juízes da categoria dos magistrados, afastados de suas funções na Justiça de origem, perderão, automaticamente, o exercício na Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, salvo na hipótese do art. 21.

    Art. 21 Quando o exigir o serviço eleitoral, os magistrados que compõem a Corte poderão ser afastados do exercício dos cargos efetivos, por ato do Tribunal, sem prejuízo dos respectivos subsídios.

  • GABARITO: A

     

     

     

    | Resolução número 107 de 04 de Julho de 2005 - Regimento Interno do TRE-PI

    | Título I - Do Tribunal

    | Capítulo I - Da Organização do Tribunal

    | Artigo 4º

         

         "Os Juízes afastados de suas funções na Justiça Comum ou Federal, por motivo de licença, férias e licença especial, ficarão automaticamente afastados da Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, exceto quando coincidir a realização de eleição."


ID
41020
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Nas sessões solenes do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, devem tomar assento à direita do Presidente o

Alternativas
Comentários
  • Questão correta - (B)Art. 50 - Serão solenes as sessões destinadas às comemorações, recepções a pessoas eminentes, posse do Presidente, do Vice-Presidente, dos Juízes e entrega de diploma. § 1º - Ao abrir a sessão, o Presidente fará a exposição de sua finalidade, dando a palavra ao Juiz designado, podendo concedê-la, ainda, ao Procurador Regional Eleitoral, ao Representante da Ordem dos Advogados, ao Representante dos Partidos Políticos, passando-a, finalmente, ao homenageado. § 2º - A ordem de preferência nas sessões solenes do Tribunal será a seguinte: I - Tomarão assento à direita do Presidente: a) o Procurador Regional Eleitoral b) o Governador do Estado; c) o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado; d) o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil. Abraços e bons estudos!
  • GABARITO: B

     

     

    | Resolução n°107/2005 (Atualizada até 20/11/15) - Regimento Interno do T.R.E - PI

    | Título II - Da Ordem do Serviço no Tribunal

    | Capítulo II - Das Sessões

    | Artigo 50

    | § 2º

         "A ordem de preferência nas sessões solenes do Tribunal será a seguinte:"

     

    | Inciso I

         "tomarão assento à direita do Presidente:" 

     

    | Alínea a)

         "o Procurador Regional Eleitoral;" 

     

    | Alínea b)

         "o Governador do Estado;" 

     

    | Alínea c)

         "o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado;" 

     

    | Alínea d)

         "o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil." 


ID
41023
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, compete ao Corregedor Eleitoral

Alternativas
Comentários
  • Gostaria muito de poder comentar, só que sou da Bahia e pouco ou nada sei sobre o Regimento Interno do Piaui.
  • A letra certa é (C):Ao Corregedor Regional Eleitoral incumbe a inspeção e a correição dos serviços eleitorais do Estado em questão.O Tribunal (TRE) é quem determina, que cabe ao corregedor presidir inquérito contra Juízes Eleitorais.Cabe ao Procurador Regional Eleitoral acompanhar, pessoalmente ou por intermédio de seu substituto, as diligências realizadas pelo Corregedor Regional Eleitoral,entre elas a de presidir inquérito contra Juízes Eleitorais.
  • A) competencia do presidente.B) competência do presiodente.c) competência do corregedor (CORRETA)D) competência da secretária judiciáriaE) competência do presidente
  • VIII-Compete ao corregedor regional eleitoral: Presidir inquéritos contra juízes eleitorais, com a presença obrigatória do Procurador Regional Eleitoral ou seu substituto.

  • Art. 21. Compete ainda ao Corregedor: 

    VIII – presidir inquéritos contra Juízes Eleitorais, com a presença obrigatória do Procurador Regional Eleitoral ou seu substituto. 

ID
41653
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

O indeferimento de alegação de suspeição

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.784 - Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.Art. 21. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.
  • "SuspeiSEM" Sem efeito suspensivo"
  • A - (correta) - O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo, art 21 da lei 9.784/99.
  • Em matéria administrativa , EM REGRA, os recursos terão efeito apenas devolutivo.8112Art. 109. O recurso poderá ser recebido com efeito suspensivo, a juízo da autoridade competente.

ID
41656
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

A respeito da suspeição e do impedimento, considere:

I. A exceção de suspeição de qualquer Juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí deverá ser oposta dentro de quarenta e oito horas da data da publicação do feito.
II. Recebida a exceção de impedimento ou suspeição, o Relator determinará, por ofício protocolado, que em dez dias se pronuncie o excepto.
III. No processo criminal, a petição deverá ser assinada pela própria parte ou por advogado com procuração com poderes especiais.
IV. Se o relator considerar manifestamente sem fundamento a exceção, poderá rejeita-la, liminarmente, em despacho fundamentado, do qual caberá agravo regimental, em três dias.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Art. 103. O Presidente determinará a autuação em apenso aos autos principais e a conclusão ao Relator do processo, salvo se este for o excepto, caso em que será sorteado um Relator para o incidente.

    § 1º Se o Relator considerar manifestamente sem fundamento a exceção,poderá rejeitá-la, liminarmente, em despacho fundamentado, do qual caberá agravo regimental, em três dias.

    § 2º Recebida a exceção o Relator determinará, por ofício protocolado, que,em três dias, se pronuncie o excepto.

    § 3º Se o excepto reconhecer a sua suspeição ou o impedimento, mandará que os autos voltem ao Presidente, para a redistribuição do feito, mediante compensação.

    § 4º Se o juiz recusado for o relator do feito, o Presidente o redistribuirá mediante compensação e, no caso de ter sido outro juiz o recusado, convocará o substituto respectivo, em se tratando de processo para cujo julgamento deva o Tribunal deliberar com a presença de todos os seus membros.

    § 5º Caso o excepto deixe de responder ou não reconheça a suspeição ou o impedimento, o Relator ordenará o processo, inquirindo as testemunhas arroladas, mandando os autos à Mesa para julgamento, o qual se realizará com

    limitação de presença, na primeira sessão seguinte.

    § 6º Nos casos de suspeição ou de impedimento do Procurador Regional ou de servidores da Secretaria, o Presidente providenciará para que passe a servir nofeito o respectivo substituto.



ID
43426
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

A respeito do registro e da distribuição dos feitos no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, considere:

I. Os processos e petições serão automaticamente registrados até o quinto dia útil posterior ao recebimento, por meio de sistema informatizado, na seção própria.

II. No caso de impedimento do Juiz, o feito será redistribuído, não havendo obrigatoriedade em se fazer a compensação.

III. A distribuição do primeiro recurso que chegar ao Tribunal Regional prevenirá a competência do relator para todos os demais casos do mesmo município, prevenção esta vigente para cada eleição.

IV. Tratando-se de recursos, a distribuição será feita dentro de vinte e quatro horas, seguindo rigorosamente a ordem de antiguidade dos membros do Tribunal.

De acordo com o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I - os processos serão automáticamente distribuídos em um prazo de 24h.II - há obrigatoriedade de distribuição.III - CorretaIV - Correta
  • Alternativa correta: Letra E

    Comentário:

    I- ERRADA. Conforme dispõe o art. 36, §3º do RI(TRE/PI): " Os processos e petições serão automaticamente registrados , através de sistema informatizado, na seção própria".

    II- ERRADA. Conforme dispõe o art. 36, §1º do RI-TRE/PI: " No caso de impedimento do Juiz, será redistribuído o feito, fazendo-se a compensação".

    III- CORRETA : art. 37, § 6º-A do RI ( TRE/PI): " O primeiro recurso ou ação distribuído prevenirá a competência do relator para todos os demais processos ou recursos que contenham total ou parcialmente a mesma causa de pedir".

    IV- CORRETA: art. 37, §7ª do RI-TRE/PI " Tratando-se de recursos, a distribuição será feita dentro de vinte e quatro horas, seguindo rigorosamente a ordem de antiguidade dos membros do tribunal".


ID
43429
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Nos processos de habeas corpus, recebidas as informações, ou dispensadas, se for o caso, o relator

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, está previsto no art. 5°, inciso LXVIII, da Constituição Brasileira de 1988: "conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder".O habeas corpus pode ser liberatório, quando tem por escopo fazer cessar constrangimento ilegal, ou preventivo, quando tem por fim proteger o indivíduo contra constrangimento ilegal que esteja na iminência de sofrer.A ilegalidade da coação ocorrerá, por exemplo, quando não houver suporte probatório mínimo apto a ensejar legítima persecução penal (art. 648 do Código de Processo Penal Brasileiro).O habeas corpus é um tipo de ação diferenciada de todas as outras, não só pelo motivo de estar garantida na Constituição Federal, mas também porque é garantia de direito à liberdade, que é direito fundamental, e por tal motivo é ação que pode ser impetrada por qualquer pessoa, não sendo necessária a presença de advogado ou pessoa qualificada, nem tampouco de folha específica para se interpor tal procedimento.Espera-se, no habeas corpus, que logo após a interposição do mesmo seja a liminar concedida, fazendo com que a pessoa que está sendo privada de sua liberdade tenha-a de volta.Esta liminar é pedido feito na interposição da ação.É importante frisar que, como já se disse, por ser a liberdade direito de suma importância e garantido pela Constituição brasileira, os tribunais devem analisá-lo com o maior rigor e agilidade para que nenhum dano à pessoa seja causado por atos ilegais ou excessivos.
  • Importante ressaltar que a parte que interpõe a ação de habeas corpus não é a que está sendo vítima da privação de sua liberdade, via de regra e sim um terceiro que o faz de próprio punho. Como a ação de habeas corpus é de natureza informal, pois qualquer pessoa pode fazê-la, não é necessário que se apresente procuração da vítima para ter ajuizamento imediato. Ela tem caráter informal. Portanto, a ação tem características bem marcantes, a se ver:Privação injusta de liberdade; Direito de, ainda que preso por "justa causa", responder o processo em liberdade.
  • o procedimento tem que ser super célere
  • Essa questao trata de norma contida no TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ, que no uso das atribuições que lhe conferem o artigo 96,1, "a", da Constituição Federal e artigo 30,1, do Código Eleitoral, RESOLVE aprovar o seu REGIMENTO INTERNO:Art. 81 - No processo e julgamento de "habeas corpus", quer dos pedidosde competência originária do Tribunal, quer no de recurso das decisõesdos Juízes Eleitorais, observar-se-á, no que for aplicável, o disposto noCódigo de Processo Penal (Livro III, Tít. II, Cap. X,) e regrascomplementares estabelecidas no Regimento Interno do SupremoTribunal Federal.Art. 82 - Recebidas as informações, ou dispensadas, se for o caso, oRelator ouvirá a Procuradoria Regional, em cinco dias, e apresentará oprocesso em mesa para julgamento na primeira sessão.bons estudos!
  • GABARITO: C

     

     

    | Resolução nº 107 de 2005 - Regimento Interno do T.R.E - PI

    | Título III - Dos Processos no Tribunal

    | Capítulo II - Do Habeas Corpus

    | Artigo 82

     

         "Recebidas as informações, ou dispensadas, se for o caso, o Relator ouvirá a Procuradoria Regional, em cinco dias, e apresentará o processo em mesa para julgamento na primeira sessão." 
     


ID
1817761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca do funcionamento das sessões do TRE/PI, assinale a opção correta à luz do Regimento Interno desse tribunal.

Alternativas
Comentários
  • Art. 46. O Tribunal deliberará com a presença de, no mínimo, quatro dos seus membros, além do Presidente, devendo contar com a presença do Procurador Regional Eleitoral. 

  • GABARITO: C

    REGIMENTO INTERNO DO TRE-PI

    A) Art. 44. § 4º Os Juízes e o Procurador Regional Eleitoral poderão submeter ao conhecimento do Tribunal qualquer outra matéria, sendo que somente aquelas pertinentes à própria ordem dos trabalhos ou de excepcional relevância poderão ser suscitadas antes de esgotada a pauta publicada.

    B) Art. 45. § 1º As pautas, elaboradas pela Secretaria Judiciária, serão distintas para os processos judiciais e os administrativos, e serão organizadas com o número de processos que possam realmente ser julgados, obedecendo-se rigorosamente à ordem da devolução dos mesmos à Secretaria pelo relator ou revisor, ressalvadas as preferências determinadas por lei ou por este Regimento.

    C) CORRETA. Art. 46. O Tribunal deliberará com a presença de, no mínimo, quatro dos seus membros, além do Presidente, devendo contar com a presença do Procurador Regional Eleitoral. 

    D) Art. 44 § 2º Sem prejuízo das preferências legais, o relator, não obstante a ordem da pauta, poderá requerer preferência, justificando-a para o julgamento dos feitos que se acharem em mesa.

    E) Art. 45. A relação dos feitos a serem julgados será mandada afixar, pela Secretaria Judiciária, em lugar próprio, no edifício do Tribunal, devendo ser publicada no Diário da Justiça Eleitoral, pelo menos vinte e quatro horas antes da sessão de julgamento.


ID
1817764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação ao preparo e julgamento dos feitos no TRE/PI, assinale a opção correta conforme o Regimento Interno desse tribunal.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o RI do TRE-SP.

    Gab: C

     

    Art. 66 - As questões preliminares serão julgadas antes das do mérito e todas na ordem de prejudicialidade, não podendo o Juiz eximir-se de votar uma questão por ter ficado vencido na outra, salvo se não assistiu à leitura do relatório.

  • Não encontrei isso no regimento do Piaui, conforme a questão.

  • GABARITO: C

    REGIMENTO INTERNO DO TRE-PI

    A) Art. 79. § 2º A eficácia da decisão acerca da inconstitucionalidade restringir-se-á sempre à causa examinada.

    B) Art. 68, § 1º As notas taquigráficas não integram o acórdão, podendo a sua juntada aos autos ser requerida pelas partes ou pelo Ministério Público ao Relator do feito, ou ser ordenada por este quando entender pertinente.

    C) CORRETA. Art. 65. § 3º Rejeitada a preliminar ou a questão considerada prejudicial, julgar-se-á o mérito, não podendo se eximirem de votar os Juízes vencidos na preliminar.

    D) Art. 66. § 3º Nos feitos administrativos, sendo o Presidente o Relator, não caberá o voto de desempate.

    E) Art. 66. Os Juízes não poderão modificar seus votos, depois de proclamado o resultado do julgamento, salvo em se tratando de erro material.


ID
1817767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

À luz do Regimento Interno do TRE/PI, assinale a opção correta com relação ao processo administrativo disciplinar (PAD) no âmbito desse tribunal.

Alternativas
Comentários
  • A " menos errada" seria a alternativa B. Porém, acredito que a questão foi anulada porque fala sobre instauração AUTOMÁTICA do PAD. Pois, findo o prazo da defesa prévia, o Presidente convocará o Tribunal para que DECIDA sobre a instauração do processo. Ou seja, a instauração do processo não é automática.

    Obs: Art 119, § 4º do Regimento Interno


ID
1817773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

A respeito da Comissão Permanente de Ética e Sindicância (CPES) do TRE/PI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • oferecer, por meio da Comissão de Ética, criada com o objetivo de implementar e gerir o presente Código, uma instância de consulta, visando a esclarecer dúvidas acerca da conformidade da conduta do servidor com os princípios e normas de conduta nele tratados.

  • Compete a comissão de Ética:

    dirimir dúvidas a respeito da interpretação e aplicação deste Código e deliberar sobre os casos omissos, bem como, se entender necessário, fazer recomendações ou sugerir ao Presidente do Tribunal normas complementares, interpretativas e orientadoras das suas disposições.

     


ID
1817776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

De acordo com o que estabelece o Código de Ética do TRE/PI, o servidor

Alternativas
Comentários
  • A) art. 4º, III do código de ética do TRE/SP.

    B) art. 4º, I do código de ética TRE/SP.

    C) art. 4º, VI do código de ética TRE/SP.

    D) art. 4º, II do código de ética TRE/SP.

    E) art. 4º, IV do código de ética TRE/SP.

  • Código de Ética Tre Rj

    Art:7

    III

    ser previamente comunicado pela chefia imediata sobre a exoneração do cargo em

    comissão ou dispensa da função comissionada, bem como de alteração de lotação ou remoção por

    interesse da administração.

     

  • Gabarito: C

    Art. 4º É direito de todo servidor do TRE/PI

    VI – ser cientificado, prévia e diretamente, sobre exoneração de cargo em comissão ou dispensa de função comissionada, bem como de alteração de sua lotação. 

  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA "c"

    CÓDIGO DE ÉTICA TRE-PI

    ART. 6º, incisos IX, X, VII e V.

  • Art. 4º É direito de todo servidor do TRE/PI:

    I – trabalhar em ambiente adequado que preserve a sua integridade física, moral e psicológica;

    II – ser tratado com equidade nos sistemas de avaliação e reconhecimento de desempenho individual, remuneração, promoção e lotação, bem como ter acesso às informações a eles inerentes;

    III – participar de atividades de capacitação e treinamento necessários ao seu desenvolvimento profissional, custeadas ou facilitadas pela Administração, respeitadas as limitações orçamentárias e financeiras;

    IV – estabelecer interlocução livre com colegas e superiores, podendo expor ideias, pensamentos e opiniões, inclusive para discutir aspecto controverso em instrução processual;

    V – ter respeitado, na forma da lei, o sigilo das informações de ordem pessoal, que somente a ele digam respeito, inclusive médicas, ficando restritas somente ao próprio servidor e aos responsáveis pela guarda, manutenção e tratamento destas informações;

    VI – ser cientificado, prévia e diretamente, sobre exoneração de cargo em comissão ou dispensa de função comissionada, bem como de alteração de sua lotação.


ID
1817851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com referência à organização do TRE/PI nos termos de seu Regimento Interno, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa A está incorreta, pois os advogados que integrarão o TRE-SP são nomeados pelo Presidente da República. Além disso , os integrantes são indicados pelo TJ-SP.

     

    A alternativa B está incorreta. O Juízes do TRE são escolhidos para mandatos de dois anos, podendo ser reconduzidos aos cargos, desde que novamente escolhidos pelo menos procedimento. Logo, não é necessário haver interstício entre um e outro mandatos. O que não é permitido é o terceiro mandato consecutivo. Nesse caso, será necessário aguardar o decurso do prazo de dois anos para que retorne novamente à função.

    É o que se extrai do art. 8ª, caput, do RI:

    Art. 8º - NENHUM Juiz efetivo poderá voltar a integrar o Tribunal, na mesma classe ou em classe diversa, após servir por dois biênios consecutivos, SALVO se transcorridos dois anos do término do segundo biênio.

     

    A alternativa C está correta. De fato o "juiz afastado de suas funções na justiça federal por motivo de licença ficará automaticamente afastado da justiça eleitoral pelo tempo correspondente". Essa é a regra, que poderá ser excepcionada nos termos do art. 19, §1º, do RI:

    § 1º - Os Juízes afastados de suas funções na Justiça Comum por motivo de férias ficarão automaticamente afastados da Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, EXCETO quando os períodos de férias coletivas coincidirem com a realização e apuração de eleição.

     

    A alternativa D, por sua vez, está incorreta, pois a posse de membros e de substitutos ocorrerá em locais diferentes. No caso do titular, a posse se dá, de fato, perante o Tribunal do TRE-SP. Contudo, em relação aos membros substitutos, a posse ocorre perante o Presidente do TRE-SP. Além disso, o prazo é de 30 dias, e não de 15 como consta da alternativa. Já a prorrogação poderá ocorrer por mais 30 dias, desde que haja requerimento fundamentado da parte interessada.

     

    Por fim, o erro da alternativa E é facilmente identificado. Como podemos imaginar a jurisdição do TRE-SP não é limitada à capital, mas abrange todo o Estado!

     

     

    prof RICARDO TORQUES . 

  • GABARITO: C

    REGIMENTO INTERNO TRE-PI

    A) Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, com sede na Capital e jurisdição em todo o Estado, compõe-se de sete membros efetivos, assim escolhidos:

    III – por nomeação, pelo Presidente da República, de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça.

    --------------------------------------------------

    B) Art. 3º Os Juízes do Tribunal, efetivos ou substitutos, salvo motivo justificado, servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos.

    --------------------------------------------------

    C) CORRETA. Art. 4º Os Juízes afastados de suas funções na Justiça Comum ou Federal, por motivo de licença, férias e licença especial, ficarão automaticamente afastados da Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, exceto quando coincidir a realização de eleição.

    ---------------------------------------------------

    D) Art. 5º A posse dos Juízes efetivos dar-se-á perante o Tribunal e a dos substitutos perante a Presidência, lavrando-se termo próprio. Em ambos os casos, o prazo para a posse é de trinta dias, contados da publicação oficial da escolha ou nomeação, prorrogável por sessenta dias, pelo Tribunal, desde que assim o requeira, motivadamente, o Juiz a ser empossado.

    ---------------------------------------------------

    E) Art. 2º O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, com sede na Capital e jurisdição em todo o Estado, compõe-se de sete membros efetivos, assim escolhidos:


ID
1817854
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Por mera hipótese, considere que, após regular processo disciplinar, se apure que determinado magistrado do TRE/PI tenha sido negligente no cumprimento dos deveres do cargo previstos na Constituição Federal. Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta à luz do Regimento Interno do TRE/PI.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. Art. 118.§ 1º Aos magistrados de segundo grau não se aplicarão as penas de advertência e de censura, não se incluindo nesta exceção os Juízes de Direito Substitutos em segundo grau.

    B) ERRADA. Art. 119. Para os processos administrativos disciplinares e para a aplicação de quaisquer penalidades previstas nos artigos anteriores, é competente o órgão colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí

    C) ERRADA. ART 118.§ 7º A instauração de processo administrativo, bem como as penalidades definitivamente impostas e as alterações decorrentes de julgados do Conselho Nacional de Justiça serão lançadas no prontuário do magistrado a ser mantido pelas Corregedorias

    D) CORRETA. § 5º O magistrado negligente no cumprimento dos deveres do cargo está sujeito à pena de advertência. Na reiteração e nos casos de procedimento incorreto, a pena será de censura, se a infração não justificar punição mais grave.

    E)ERRADA. § 5º O magistrado negligente no cumprimento dos deveres do cargo está sujeito à pena de advertência. Na reiteração e nos casos de procedimento incorreto, a pena será de censura, se a infração não justificar punição mais grave.

     

  • GABARITO: D

     

     

    | Resolução Nº 107 de 2005 - Regimento Interno do TRE-PI

    | Título IV - Capítulo Único - Do Processo Administrativo Disciplinar

    | Artigo 118

    | § 5º

     

         "O magistrado negligente no cumprimento dos deveres do cargo está sujeito à pena de advertência. Na reiteração e nos casos de procedimento incorreto, a pena será de censura, se a infração não justificar punição mais grave."


ID
1817857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

À luz do Regimento Interno do TRE/PI, assinale a opção correta com relação à ordem do serviço nesse tribunal.

Alternativas
Comentários
  • C) Art. 42 - Nos casos de impedimento, suspeição e incompatibilidade do Relator, o feito será redistribuído, fazendo-se a devida compensação.

  • a) ERRADA; ART37§ 5º A distribuição será feita por classes, a cada uma das quais caberá numeração distinta e realizar-se-á mediante sistema informatizado que assegure a ordem decrescente de antiguidade, o caráter aleatório e a igualdade na partilha dos feitos entre os juízes.

    b) CORRETA.ART37 § 6º-A O primeiro recurso ou ação distribuído prevenirá a competência do relator para todos os demais processos ou recursos que contenham, total ou parcialmente, a mesma causa de pedir (fatos alegados)

    C) ERRADA. ART37. § 1º No caso de impedimento do Juiz, será redistribuído o feito, fazendo-se a compensação.

    D)ERRADA. Art. 38. Os procedimentos cartorários de registro e autuação dos feitos, no âmbito da Justiça Eleitoral, obedecerão aos critérios estabelecidos pelo egrégio Tribunal Superior Eleitoral, inclusive quanto a processos sigilosos.

    E) ERRADA.Art. 36. Todos os papéis, correspondências e processos dirigidos ao Tribunal serão protocolizados na Secretaria e encaminhados aos setores competentes.


ID
1817860
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Considerando que um processo tenha sido instaurado para apurar conduta de servidor do TRE/PI que teria tratado com desrespeito colega de trabalho, assinale a opção correta de acordo com o Código de Ética do TRE/PI. Nesse sentido, considere que a sigla CPES, sempre que empregada, se refere à Comissão Permanente de Ética e Sindicância.

Alternativas
Comentários
  • art. 12 código ética do servidor TREPI

    b - Irrecusável

    c - CPES arquiva e deverá comunicar decisão ao presidente.

    D - CERTA.


ID
1817863
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com relação aos direitos dos servidores do TRE/PI, conforme disposto em seu Código de Ética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Laicidade = estado não confessional = ser religião definida = laico = leigo.

    Laicismo = repulsa a religião -> inadmissibilidade religiosa.

  • NÃO ENTENDI ESSA AFIRMATIVA; Haja vista a liberdade de exposição de ideias, os servidores podem discutir livremente sobre aspecto controverso em instrução processual.

    COMO ASSIM LIVREMENTE? ALGUÉM SABE ME EXPLICAR POR GENTILEZA.

  • código de ética do servidor do tre pi

    Art. 4º É direito de todo servidor do TRE/PI: 

    I – trabalhar em ambiente adequado que preserve a sua integridade física, moral e psicológica; 

    IV – estabelecer interlocução livre com colegas e superiores, podendo expor ideias, pensamentos e opiniões, inclusive para discutir aspecto controverso em instrução processual; 

    V – ter respeitado, na forma da lei, o sigilo das informações de ordem pessoal, que somente a ele digam respeito, inclusive médicas, ficando restritas somente ao próprio servidor e aos responsáveis pela guarda, manutenção e tratamento destas informações;

    VI – ser cientificado, prévia e diretamente, sobre exoneração de cargo em comissão ou dispensa de função comissionada, bem como de alteração de sua lotação.

    Art. 5º São deveres dos servidores do TRE/PI: 

    XVIII – manter neutralidade no exercício profissional – tanto a real como a percebida – conservando sua independência em relação às influências político-partidária, religiosa ou ideológica, de modo a evitar que estas venham a afetar – ou parecer afetar – a sua capacidade de desempenhar com imparcialidade suas responsabilidades profissionais.


ID
1817866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Acerca dos direitos e deveres dos servidores do TRE/PI e das vedações a estes impostas, assinale a opção correta de acordo com o Código de Ética.

Alternativas
Comentários
  • eu li errado e errei. Na hora da prova marque com caneta as palavras importantes da assertiva pra não se confudir.

  • Art. 6º, XVII, do Código de Ética

    Utilizar sistemas e canais de comunicação do Tribunal para propagação e divulgação de trotes, boatos, pornografia, propaganda comercial, RELIGIOSA ou político-partidária;


ID
1817941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

      Paulo, com sessenta anos de idade, juiz eleitoral substituto desde 5/5/2012, foi indicado para o exercício efetivo da função eleitoral em 5/10/2014. No dia 10/10/2014, ele foi nomeado juiz eleitoral efetivo e tomou posse em 19/10/2014, entrando em exercício em 23/10/2014.

Nessa situação hipotética, será considerada primeiro critério, para efeitos regimentais, a ser utilizada para verificar a antiguidade, a data em que Paulo

Alternativas
Comentários
  • ORDEM DE ANTIGUIDADE

    dada da posse do juiz no TRE/PI

    data da nomeação ou indicação

    mais tempo como titular substituto de juiz do TRE/PB em mandatos 

    anteriores

    mais idoso

    sorteio

  • Art. 6º Regulará a antiguidade no Tribunal, para efeitos regimentais:

    I – a data da posse;

    II – a data da nomeação ou indicação;

    III – o anterior exercício como efetivo ou substituto;

    IV – a idade maior;

    V – o sorteio.

  • 6 dias antes da prova e eu entendi isso :) Vamo que vamo!

  • O PONEI define a ordem de antiguidade

    1- PO ===>>> POSSE

    2 - NE====>>> NOMEAÇÃO E ELEIÇÃO

    3 - I =====>>> INDICAÇÃO

  • GABARITO: B

     

     

    | Resolução 107 de 04 de Julho de 2005 - Regimento Interno do TRE-PI

    | Título I - Do Tribunal

    | Capítulo I - Da Organização do Tribunal

    | Artigo 6º

         

          "Regulará a antiguidade no Tribunal, para efeitos regimentais:"

     

          I – a data da posse;

          II – a data da nomeação ou indicação;

          III – o anterior exercício como efetivo ou substituto;

          IV – a idade maior;

          V – o sorteio.


ID
1817944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno do TRE/PI, a homologação, para fins de pagamento, da relação dos promotores eleitorais em exercício nas zonas eleitorais cabe ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 32 - São ATRIBUIÇÕES DO PROCURADOR Regional Eleitoral:

    XIV - homologar, para fins de pagamento da gratificação eleitoral, a relação 

    dos promotores eleitorais em exercício nas respectivas zonas, encaminhadas 

    pela Procuradoria Geral de Justiça do Estado, e com base na certidão de ufrequência 

    expedida pelo Chefe de Cartório Eleitoral da respectiva zona;



ID
1817947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Conforme o Regimento Interno do TRE/PI, a revisão criminal na qual o que se peça seja a reiteração de outro pedido, sem a existência de provas novas, deverá ser

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

     

    | Resolução nº 107 de 2005 - Regimento Interno do T.R.E - PI

    | Título II - Da Ordem do Serviço no Tribunal

    | Capítulo III - Do Relator 

    | Artigo 51

         "Incumbe ao Relator:

     

    | Inciso VII

         "indeferir, liminarmente, as revisões criminais:"

     

    | Alínea a

         "quando for incompetente o Tribunal, ou o pedido for reiteração de outro, salvo se fundado em novas provas;" 


ID
1817950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética do TRE/PI, assinale a opção correta relativamente aos direitos e deveres do servidor.

Alternativas
Comentários
  • Neutralidade regiliosa, afinal seguimos a concepção de Estado Laico (ainda que em tese!). 

  • RESOLUÇÃO Nº 258 DE 22 DE JANEIRO DE 2013 - CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ

    Art. 5º São deveres dos servidores do TRE/PI:

    XVIII – manter neutralidade no exercício profissional – tanto a real como a percebida – conservando sua independência em relação às influências político partidária, religiosa ou ideológica, de modo a evitar que estas venham a afetar – ou parecer afetar – a sua capacidade de desempenhar com imparcialidade suas responsabilidades profissionais.


ID
1817953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

Assinale a opção correta à luz do que dispõe o Código de Ética do TRE/PI.

Alternativas
Comentários
  • A) art. 6º, IV do código de ética do TRE/SP.

    B) art. 6º, XXIII do código de ética do TRE/SP.

    C) art. 6º, VII, IX, XII e XV do código de ética do TRE/SP.

    D) art. 6º, II do código de ética do TRE/SP.

    E) art. 6º, XIII do código de ética do TRE/SP.

  • A ssertiva "e" caracteriza furto intelectual, expressamente condenável. 


ID
1817956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais Eleitorais (TSE e TREs)
Assuntos

De acordo com os dispositivos do Código de Ética do TRE/PI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 258 DE 22 DE JANEIRO DE 2013 - CÓDIGO DE ÉTICA DOS SERVIDORES DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PIAUÍ

    Art. 2º O Código de Ética tem por objetivo:

    II – preservar a imagem e reputação do servidor, cuja conduta esteja de acordo com as normas estabelecidas neste Código;