SóProvas



Questões de Lei n.º 13.694/2011 Estatuto da Igualdade Racial


ID
1374514
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise as seguintes assertivas sobre o Estatuto da Igualdade Racial e da Lei Maria da Penha:

I. Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, será reconhecida a propriedade definitiva das mesmas, estando o Estado autorizado a emitir- lhes os títulos respectivos, nos termos da lei.

II. As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, convidando negros, entre outros, para discorrer sobre os temas apresentados.

III. Nos procedimentos de investigação policial ou durante ação penal, é facultado à ofendida, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, entregar intimação ou notificação ao agressor.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I - Estatuto da Igualdade Racial: Art. 31.  Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

  • O item II está no estatuto?

  • Sobre o item II, podemos usar o Art. 11. 

    “§ 3o  Nas datas comemorativas de caráter cívico, os órgãos responsáveis pela educação incentivarão a participação de intelectuais e representantes do movimento negro para debater com os estudantes suas vivências relativas ao tema em comemoração.”

    Trecho de: Governo Federal. “Estatuto da Igualdade Racial - Lei 12.288.” iBooks. 

  • "convidando NEGROS" - A BANCA tem que rever seus hábitos...atitude meio racista...Além disso, criou termo e deu-o como correto. Lamentável.

  • Convindando negros?? Essa foi de lascar!!! Só errei a questão por causa disso.

  • LEI N.º 13.694, DE 19 DE JANEIRO DE 2011. - Estatuto Estadual da Igualdade Racial / Rio Grande do Sul. - Art. 12 - As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando
    promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, CONVIDANDO negros, entre outros, para
    discorrer sobre os temas apresentados.

  • Imaginem só a ofendida entregando a notificação ou intimação para o agressor, seria uma negligência do Estado em criar a figura da "ofendida kamikaze".

  • LEI ESTADUAL N.º 13.694, DE 19 DE JANEIRO DE 2011.Estatuto Estadual da Igualdade Racial do Rio Grande do Sul

  • SOU NEGRO, MAS ESSAS LEIS ANTIRRACIAIS SÃO UMA PIADA!

  • De acordo com a Lei 13.694/2001 ( Estatuto da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul) e da Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha):

    I - CORRETA. Conforme art. 19 da Lei 13.694/2001.
    II - CORRETA. Conforme art. 12 da Lei 13.694/2001.
    III - INCORRETA. A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor. Art. 21, parágrafo único da Lei 11. 340/2006.

    Gabarito do professor: letra D.





  • Faltou a questão fazer referência que o Estatuto da Igualdade Racial em analise é o estadual - Lei n.º 13.694, de 19 de janeiro de 2011. - Estatuto Estadual da Igualdade Racial / Rio Grande do Sul. Pois, na Lei 12.288, de 20 de julho de 2010 não faz referência ao itém II.

    I - Estatuto Estadual da Igualdade Racial - Art. 19 – Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, será reconhecida a propriedade definitiva das mesmas, estando o Estado autorizado a emitir-lhes os títulos respectivos, em observância ao direito assegurado no art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal e na Lei n.º 11.731, de 9 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a regularização fundiária de áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos

    II - Estatuto Estadual da Igualdade Racial - Art. 12 - As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, convidando negros, entre outros, para discorrer sobre os temas apresentados. 

    III - Lei Maria da Penha -  Art. 21.  A ofendida deverá ser notificada dos atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes ao ingresso e à saída da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público. Parágrafo único.  A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor.

  • GABARITO: letra D

    I - Estatuto da Igualdade RacialLei 12.288/10 - Art 31: Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos. 

    II -  Estatuto da Igualdade RacialLei 12.288/10 - Art. 11:  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, é obrigatório o estudo da história geral da África e da história da população negra no Brasil, observado o disposto na Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. § 3º - Nas datas comemorativas de caráter cívico, os órgãos responsáveis pela educação incentivarão a participação de intelectuais e representantes do movimento negro para debater com os estudantes suas vivências relativas ao tema em comemoração.

    III - Lei Maria da Penha -  Art. 21.  A ofendida deverá ser notificada dos atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes ao ingresso e à saída da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público. Parágrafo único.  A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor.

  • ESSE "CONVIDANDO NEGROS", É UMA VERDADE. MAS SOOU TAO PEJORATIVO. :/

  • Fiquei na dúvida entre o estado "dever" emitir os títulos respectivos (como diz na lei) e "estar autorizado" (como disse na questão). Se fosse CESPE, com certeza a banca ia considerar o item errado por esse detalhe.

  • Gabarito: Alternativa D

    A alternativa I causou-me dúvida quando determinou o estado-membro. Sei que a Banca não utilizou qualquer expressão que limitasse ou excluísse o alcance do art. 31, mas ainda assim interpretei como limitativo ao Estado do Rio Grande do Sul.

     Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, será reconhecida a propriedade definitiva das mesmas, estando o Estado autorizado a emitir- lhes os títulos respectivos, nos termos da lei.

  • Já pensou se o item III estivesse correto... seria um absurdo!

  • Não, esta lei não é uma piada. Se voce acha isso, Gilmarcos Santos, procure estudar mais.

  • Pra quem achou o termo "convidando negros" pejorativo: pode parecer estranho, mas é a letra da lei (art 12 da lei 13694/2011 - Estatuto da Igualdade Racial do RS):

    "As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, convidando negros, entre outros, para discorrer sobre os temas apresentados."

  • Gabarito letra D

    Explicando o porquê do inciso III estar errado no enunciado...( parágrafo único, do artigo 21,da lei 11.340)

    Lei Maria da Penha - Art. 21. A ofendida deverá ser notificada dos atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes ao ingresso e à saída da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público. Parágrafo único. A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor.

  • essa questão e uma piada

    ei Maria da Penha - Art. 21. A ofendida deverá ser notificada dos atos processuais relativos ao agressor, especialmente dos pertinentes ao ingresso e à saída da prisão, sem prejuízo da intimação do advogado constituído ou do defensor público. Parágrafo único. A ofendida não poderá entregar intimação ou notificação ao agressor.

  • Alguns comentários estão equivocados quando mencionam certa lei para justificativa das opções da questão.

    Ambas opções (I e II) se encontram na LEI 13.694/11 Estatuto ESTADUAL da Igualdade Racial e não na LEI 12.288/10 Estatuto NACIONAL da Igualdade Racial

    OPÇÃO I. Art 19. Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, será reconhecida a propriedade definitiva das mesmas, estando o Estado autorizado a emitir- lhes os títulos respectivos.

    OPÇÃO II. Art 12. As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, convidando negros, entre outros, para discorrer sobre os temas apresentados.


ID
1377856
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o regramento previsto no Estatuto Nacional da Igualdade Racial e Estatuto Estadual da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul, analise as seguintes assertivas:

I. As ações afirmativas são programas e medidas especiais, adotados pelo Estado e pela iniciativa privada, para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

II. É considerada população negra o conjunto de pessoas que se autodeclararem pretas ou pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga.

III. O Estatuto Estadual da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul criminaliza e indica sanção para os atos de discriminação racial.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O Estatuto Estadual não trata de crimes referentes à discriminação racial.

  • Para criar normas punitivas na esfera penal deve ser uma Lei Federal.

  • I-  art. 1º §4º-

    II. lei federal 12.288  art. 1º ,IV.    É considerada população negra o conjunto de pessoas que se autodeclararem pretas ou pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga. 


      LEI estadual 13.694 art. 1º, §3º- Estatuto- considera-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência africana, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.

     

    III -   Não trata sobre sanções no Estatuto Estadual.

  • Complementando

     

    CF, Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    I - direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrário, marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho;

     

    LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

     

  • O Artigo 1º. IV e VI da Lei nº 12.288/2010 - Estatuto da Igualdade Racial, responde a questão" I e II, já que expressa a literalidade do texto da Lei.  No que trata o ponto III. O Estatuto Estadual da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul criminaliza e indica sanção para os atos de discriminação racial - estar ERRADO, pois Lei estadual não pode criar pena ou crimes. 

  • Gabarito D.

  • GABARITO D.

    I- art. 1º §4º-

    II. lei federal 12.288 art. 1º ,IV.  É considerada população negra o conjunto de pessoas que se autodeclararem pretas ou pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga. 

     LEI estadual 13.694 art. 1º, §3º- Estatuto- considera-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência africana, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.

     

    III - Não trata sobre sanções no Estatuto Estadual.

  • Deixo apenas uma dica:

    Lei Federal traz: POPULAÇÃO NEGRA

    Lei Estadual do RS traz: NEGRO

  • II. Não deveria ser pretas e pardas?

  • IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

    Resposta deveria ser somente afirmativa I. (Letra A)


ID
2288545
Banca
FUNDATEC
Órgão
SUSEPE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise as assertivas a seguir sobre a Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011, que dispõe sobre o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e dá outras providências.

I. Os negros terão políticas destinadas à redução de doenças que têm maior incidência, em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e os miomas.

II. Não é dever do Poder Público promover campanhas que divulguem a literatura produzida pelos negros e aquela que reproduza a história, as tradições e a cultura do povo negro.

III. O Estado deverá promover políticas que valorizem a cultura “Hip-Hop” em suas manifestações de canto do “Rap”, da instrumentação de “DJs”, da dança do “break dance” e da pintura do grafite.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I-  art. 8º  e III- art. 16º  

  • Lei Estadual nº 13.694

     

    Art. 8º - Os negros terão políticas públicas destinadas à redução do risco de doenças que têm maior incidência, em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e os miomas.

    Art. 13 - O Poder Público deverá promover campanhas que divulguem a literatura produzida pelos negros e aquela que reproduza a história, as tradições e a cultura do povo negro.

    Art. 16 - O Estado deverá promover políticas que valorizem a cultura “Hip-Hop” em suas manifestações de canto do “Rap”, da instrumentação dos “DJs”, da dança do “break dance” e da pintura do grafite.

     

    FONTE; http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/13.694.pdf

  • Depois dessa, vou sair para ouvir Racionais..

  • Gabarito letra D

    Art. 8º - Os negros terão políticas públicas destinadas à redução do risco de doenças que têm maior incidência, em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e os miomas.

    Art. 13 - O Poder Público deverá promover campanhas que divulguem a literatura produzida pelos negros e aquela que reproduza a história, as tradições e a cultura do povo negro.

    Art. 16 - O Estado deverá promover políticas que valorizem a cultura “Hip-Hop” em suas manifestações de canto do “Rap”, da instrumentação dos “DJs”, da dança do “break dance” e da pintura do grafite.

  • Embora pareça inusitada a alternativa III, ela apresenta manifestações culturais geralmente relacionadas à população negra. A partir disto, podemos marcá-la como certa.

  • Esse ano passo na SUSEPE!

    Gabarito D


ID
2489674
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação ao Estatuto Estadual da Igualdade Racial (Lei nº 13.694/2011), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA

    Art. 11 - § 3º  Nas datas comemorativas de caráter cívico, os órgãos responsáveis pela educação incentivarão a participação de intelectuais e representantes do movimento negro para debater com os estudantes suas vivências relativas ao tema em comemoração.

     

    b) ERRADA - Não tem disposição nenhuma que trate do assunto.

     

    c) ERRADA - o erro está na palavra "igualdade", ao invés de "desigualdade".

     

    d) CORRETA

    Art. 1, inciso IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

     

    e) ERRADA - o erro está em não incluir as políticas públicas.

  • A) ERRADA - Art. 11 - Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições de ensino públicas deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins, dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados - não fala nada de ponto facultativo!!

     

    B) ERRADA - Art. 18 - Ainclusão do quesito raça, a ser registrado segundo a autoclassificação, será obrigatória em todos os registros administrativos direcionados a empregadores e trabalhadores dos setores público e privado.

     

    C) ERRADA - Art. 1,§ 2° - Para efeito deste Estatuto, considerar-se-á desigualdade racial toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica

     

    D) CERTA - Lei 13.694/11, Art. 1, § 3° - Para beneficiar-se do amparo deste Estatuto, considerar-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência africana, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro

     

    E) ERRADA - Art. 2° - O Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa orientará as políticas públicas, os programas e as ações implementadas no Estado, visando a...

  • Considero a assertiva D como errada, pois a troca do termo "preta" para "negro" faz total diferença para o entendimento do quem vem a ser a população negra. Entretanto, é a menos errada...


     "IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;"

  • Gabarito: D


    a) Nas datas comemorativas de caráter cívico, além de ser decretado ponto facultativo, as instituições de ensino públicas e privadas deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.

    Art.11: Não diz nada sobre ponto facultativo, e o artigo se refere somente as instituições de ensino públicas.


    b)A inclusão do quesito raça, a ser registrado segundo a autoclassificação, será facultativa em todos os registros administrativos direcionados a empregadores e trabalhadores dos setores público e privado.

    Art. 18: O correto é obrigatória ao invés de facultativa.


    c)Para efeito do Estatuto, considerar-se-á igualdade racial toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

    Art. 1º: O correto é desigualdade.


    d) Correta

    Art. 1º


    e) O Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa orientará os programas e as ações implementadas no Estado, não alcançando, contudo, as políticas públicas. 

    Art 2º: Orientará as politicas públicas, a palavra "não" está errada.


ID
2508682
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Em relação ao Estatuto Estadual da Igualdade Racial (Lei nº 13.694/2011), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • art. 1° § 3° - Para beneficiar-se do amparo deste Estatuto, considerar-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência africana, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.

  • a) Nas datas comemorativas de caráter cívico, além de ser decretado ponto facultativo (errado), as instituições de ensino públicas e privadas deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.

    Gab: B

  • Caso alguém não tenha se atentado, assim como eu, a questão se refere à lei estadual do RS.

     

     

  • Lei estadual do RS n. 13.694/2011

    a) ERRADA. Não fala em ser ponto facultativo:

    Art. 11 - Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições de ensino públicas DEVERÃO inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins, dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados. 

    b) ERRADA. A inclusão é obrigatória:

    Art. 18 - A inclusão do quesito raça, a ser registrado segundo a autoclassificação, SERÁ OBRIGATÓRIA em todos os registros administrativos direcionados a empregadores e trabalhadores dos setores público e privado.

    c) ERRADA. O conceito trazido na questão é de desigualdade e não de igualdade racial:

    art. 1º, § 2° - Para efeito deste Estatuto, considerar-se-á desigualdade racial toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

    Inclusive é o mesmo conceito previsto no Estatuto da Igualdade Racial da União - Lei Federal n. 12.288/2010.

    Art. 1º, II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

    d) CORRETA. É o que consta literalmente no §3º do art. 1º.

    e) ERRADA. Há previsão expressa da utilização de políticas públicas:

    Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

    II - as políticas públicas, os programas e as medidas de ação afirmativa, combatendo especificamente as desigualdades raciais que atingem as mulheres negras;

  • Art 1, § 3o - Para beneficiar-se do amparo deste Estatuto, considerar-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência africana, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.

  • A questão se refere a lei estadual 13 694 (cuidado pois nós temos a lei 12.288, lei federal que traz um conceito de negro menos abrangente)

    art. 1° § 3° - Para beneficiar-se do amparo deste Estatuto, considerar-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência africana, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.

  • Estatuto da Igualdade Racial

    IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

    Estatuto Estadual da Igualdade Racial

    § 3° - Para beneficiar-se do amparo deste Estatuto, considerar-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência africana, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.


ID
2625064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme o disposto no Estatuto Estadual da Igualdade Racial, instituído pela Lei do Estado do Rio Grande do Sul n.º 13.694/2011, julgue os itens seguintes.


I O conceito de discriminação racial constante do referido Estatuto inclui, além da noção de raça, as noções de cor, descendência, origem nacional ou étnica.

II O referido Estatuto, além de combater o preconceito, a discriminação e as desigualdades raciais, visa combater a intolerância religiosa.

III As ações afirmativas, para efeito do referido Estatuto, incluem tanto medidas e programas adotados pelo Estado quanto pela iniciativa privada.


Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra E 

     

    Lei nº 12288/10

     

    Art. 1o  Esta Lei institui o Estatuto da Igualdade Racial, destinado a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

    Parágrafo único.  Para efeito deste Estatuto, considera-se:

    I - discriminação racial ou étnico-racial: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida pública ou privada; (item I)

    II - desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica;

    III - desigualdade de gênero e raça: assimetria existente no âmbito da sociedade que acentua a distância social entre mulheres negras e os demais segmentos sociais;

    IV - população negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou que adotam autodefinição análoga;

    V - políticas públicas: as ações, iniciativas e programas adotados pelo Estado no cumprimento de suas atribuições institucionais;

    VI - ações afirmativas: os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. (item III)

     

    Art. 23 e seguintes.  É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias. (item II)

     

    bons estudos

  • A questão se refere ao Estatuto Estadual (RS), Lei estatudal 13694.11. 

    Art. 1° - Esta Lei institui o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa contra quaisquer religiões, como ação estadual de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, objetivando a superação do preconceito, da discriminação e das desigualdades raciais.

    Art. 1, § 1° - Para efeito deste Estatuto, considerar-se-á discriminação racial toda distinção, exclusão ou restrição baseada em raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica que tenha por objetivo cercear o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em qualquer campo da vida pública ou privada, asseguradas as disposições contidas nas legislações pertinentes à matéria.

    § 4° - Para efeito deste Estatuto, serão consideradas ações afirmativas os programas e as medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

    O referido estatuto é quase o mesmo texto da lei federal 12,288/10, com algumas peculiadades regionais. As questões que envolvem o tema, em ambos os estatutos, são cópia da letra da lei. Atenção principalmente para o art. 1 que define os conceitos que mais caem em prova.

  • conceito de discriminação racial ou etnicorracial, como sendo: toda distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tenha por objeto anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício, em igualdade de condições, de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro campo da vida privada (BRASIL, 2010, inciso I, parágrafo único do art. 1º),

    Do direito à liberdade de consciência e de crença:

    Essa seção é uma das mais densas do Estatuto, pois garante a plena liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana e a proteção aos locais de culto e liturgia, assegurando, inclusive, o acesso aos órgãos e aos meios de comunicação para sua divulgação, bem como a assistência religiosa em hospitais ou em outras instituições de internação coletiva, inclusive àqueles submetidos à pena privativa de liberdade. Define também a responsabilidade do Poder Público em adotar medidas necessárias ao combate à intolerância com respeito às religiões de matrizes africanas e à discriminação de seus seguidores, coibindo, inclusive, a utilização dos meios de comunicação social para a difusão de proposições, imagens ou abordagens que exponham pessoa ou grupo ao ódio ou ao desprezo por motivos fundados na religiosidade de matrizes africanas.

    O parágrafo único do art. 1º do Estatuto da Igualdade Racial define os conceitos fundamentais utilizados na Lei – discriminação racial ou etnicorracial, desigualdade racial, desigualdade de gênero e raça, população negra –, bem como as políticas públicas que amparam as ações afirmativas, em curso ou a serem implementadas, entendidas como os programas e medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades. (BRASIL, 2010, inciso V, parágrafo único do art. 1o).

  • GABARITO: E

    I - O conceito de discriminação racial constante do referido Estatuto inclui, além da noção de raça, as noções de cor, descendência, origem nacional ou étnica. (CORRETO)

    Conforme disposto no parágrafo primeiro do artigo primeiro da respectiva lei, "para efeito deste Estatuto, considerar-se-á discriminação racial toda distinção, exclusão ou restrição baseada em raça, COR, DESCENDÊNCIA, ORIGEM NACIONAL ou ÉTNICA que tenha por objetivo cercear o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em qualquer campo da vida pública ou privada, asseguradas as disposições contidas nas legislações pertinentes à matéria.

    II - O referido Estatuto, além de combater o preconceito, a discriminação e as desigualdades raciais, visa combater a intolerância religiosa. (CORRETO)

    Art. 1º - Esta Lei institui o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA QUAISQUER RELIGIÕES, como ação estadual de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, objetivando a superação do preconceito, da discriminação e das desigualdades raciais.

    III - As ações afirmativas, para efeito do referido Estatuto, incluem tanto medidas e programas adotados pelo Estado quanto pela iniciativa privada. (CORRETO)

    Art. 1º

    § 4º - Para efeito deste Estatuto, serão consideradas ações afirmativas os programas e as medidas especiais adotados PELO ESTADO E PELA INICIATIVA PRIVADA para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.


ID
2752027
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o conceito adotado pelo Estatuto Estadual da Igualdade Racial, instituído pela Lei nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011, do Estado do Rio Grande do Sul, ações afirmativas são

Alternativas
Comentários
  • Políticas Públicas - Adotadas pelo Poder Público;

    Ações Afirmativas - Adotadas pelo Poder Público e pela Iniciativa Privada.

  • Gabarito letra : a, está de acordo com o artigo 1° § 4°

    #pegaobizu : o que pode ser confundido por aqueles que já estudaram a lei é.. Ação afirmativa e políticas públicas, então a dica é :

    • Políticas públicas :as ações, iniciativas e programas adotadas pelo (estado)..
    • Ações afirmativas : os programas e as medidas especiais adotadas pelo estado + iniciativa privada.

    Quando nós falamos de políticas públicas nós teremos ações que o estado sozinho realizará, já nas ações afirmativas teremos um trabalho em conjunto, estado +iniciativa privada.

    Art 1° esta lei institui o estatuto Estadual da Igualdade racial e de combate à intolerância religiosa contra quaisquer religiões como ação Estadual de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, objetivando a superação do preconceito, da discriminação e das desigualdades raciais

    §4 para efeito deste estatuto, serão consideradas ações afirmativas os programas e as medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidade.

    Pessual cuidado com o comentário do @ Renato Fagundes, pois seu comentário é referente a lei 12.288 ( lei federal) do estatuto da igualdade racial, e a questão se refere a lei 13 694 (lei estadual) estatuto da igualdade racial e da outras providencias.

  • Gabarito A

    AÇÕES AFIRMATIVAS = MEDIDAS E PROGRAMAS ESPECIAIS + ESTADO E INICIATIVA PRIVADA

  • outra ótima questao.


ID
2896249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

De acordo com o Estatuto Estadual da Igualdade Racial — Lei n.º 13.694/2011 —, os remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Como a questão trata de lei estadual, vejamos o tratamento da matéria pela CF:

    ADCT, Art. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.

  • Gabarito: Letra E

    A resposta está no artigo nº 19 da Lei nº 13.694/2011, que diz:

    Art. 19 - Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, será reconhecida a propriedade definitiva das mesmas, estando o Estado autorizado a emitir-lhes os títulos respectivos, em observância ao direito assegurado no art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal e na Lei nº 11.731, de 9 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a regularização fundiária de áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos.

    Comentário extraído do material do Professor Ricardo Gomes do Ponto dos Concursos

  • Capítulo IV - LEI No 13.694, DE 19 DE JANEIRO DE 2011.

    DAS TERRAS QUILOMBOLAS

    Art 19 - Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, será reconhecida a propriedade definitiva das mesmas, estando o Estado autorizado a emitir-lhes os títulos respectivos, em observância ao direito assegurado no art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal e na Lei no 11.731, de 9 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a regularização fundiária de áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos.

  • Gabarito : letra E

    SEGUNDO ART 19 DA LEI ESTADUAL 13 694...

    Art 19 - Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, será reconhecida a propriedade definitiva das mesmas, estando o Estado autorizado a emitir-lhes os títulos respectivos, em observância ao direito assegurado no art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal e na Lei no 11.731, de 9 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a regularização fundiária de áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos.

  • GABARITO: E

    Art. 19 - Aos remanescentes das comunidades de quilombos que estejam ocupando terras quilombolas no Rio Grande do Sul, SERÁ RECONHECIDA A PROPRIEDADE DEFINITIVA das mesmas, estando o Estado autorizado a emitir-lhes os títulos respectivos, em observância ao direito assegurado no art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal e na Lei n.º 11.731, de 9 de janeiro de 2002, que dispõe sobre a regularização fundiária de áreas ocupadas por remanescentes de comunidades de quilombos.

    REMANESCENTES QUILOMBOS > PROPRIEDADE DEFINITIVA + ESTADO AUTORIZADO A EMITIR-LHES OS TÍTULOS

  • Até que enfim uma questao descente sobre o Estatuto Estadual da Igualdade Racial


ID
3558886
Banca
FUNDATEC
Órgão
DETRAN-RS
Ano
2012
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Analise as seguintes afirmações sobre a Lei Estadual nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011: 


I. A Lei nº 13.694, de 19 de janeiro de 2011, institui o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Intolerância Religiosa. 

II. A Lei nº 13.694/2011 orientará as políticas públicas, os programas e as ações implementadas no Estado, visando a medidas inclusivas, nas esferas pública e privada, que assegurem a representação equilibrada dos diversos segmentos raciais componentes da sociedade gaúcha. 

III. Os órgãos e as entidades da Administração Pública Estadual não poderão incluir cláusulas de participação de artistas negros nos contratos de realização de filmes, programas ou quaisquer outras peças de caráter publicitário. 

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I) correta

    Art. 1° - Esta Lei institui o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à

    Intolerância Religiosa contra quaisquer religiões, como ação estadual de desenvolvimento do Rio

    Grande do Sul, objetivando a superação do preconceito, da discriminação e das desigualdades

    raciais.

    II)correta

    Art. 2° II- medidas inclusivas, nas esferas pública e privada, que assegurem a representação

    equilibrada dos diversos segmentos raciais componentes da sociedade gaúcha, solidificando a

    democracia e a participação de todos.

    III)errada

    Art. 23 - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Estadual poderão incluir

    cláusulas de participação de artistas negros nos contratos de realização de filmes, programas ou

    quaisquer outras peças de caráter publicitário nos termos da Lei Federal n.º 12.288/2010.

  • Gabarito letra D

    I) correta e esta de acordo com o Art. 1° da lei.. Segue o artigo

    Art 1°Esta Lei institui o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à

    Intolerância Religiosa contra quaisquer religiões, como ação estadual de desenvolvimento do RioGrande do Sul, objetivando a superação do preconceito, da discriminação e das desigualdades

    Raciais.

    II)correta e esta de acordo com o Art 2° da lei

    Art. 2° II- medidas inclusivas, nas esferas pública e privada, que assegurem a representaçãoq Equilibrada dos diversos segmentos raciais componentes da sociedade gaúcha, solidificando a De mocracia e a participação de todos.

    III)errada pois está em desacordo com a lei

    Art. 23 - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Estadual poderão incluircláusulas de participação de artistas negros nos contratos de realização de filmes, programas oua Quaisquer outras peças de caráter publicitário nos termos da Lei Federal n.º 12.288/2010.

  • Na questão não está COMBATE à intolerância racial...

    Estatuto da intolerância religiosa...

    Questão mal feita

  • Questão mal formulada, logo pela FUNDATEC, que adora pegar a letra da lei...

    Ficou faltando o "COMBATE" à intolerância religiosa, no inciso I.

  • Questão passível de anulação.

    A afirmativa l., tida como certa, diz: "institui o Estatuto Estadual (...) de Intolerância Religiosa."

    Já a letra da lei afirma:

    Art. 1º Esta Lei institui o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa contra quaisquer religiões, como ação estadual de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, objetivando a superação do preconceito, da discriminação e das desigualdades raciais.

    Bons estudos!

  • A Lei 13.694/2011 é um Estatuto de igualdade racial E de combate à intolerância religiosa contra QUAISQUER religiões.

  • Não vejo como suficiente para a anular a questão o fato de a questão não ter escrito "COMBATE" ou contra "QUAISQUER" religiões.

  • Lei n° 13.694 de 2011

    Artigo 1° Esta lei institui o Estatuto Estadual da igualdade racial e de combate à intolerância religiosa...

    Lei n° 12.288 de 2010.

    Artigo 1° Esta lei institui o Estatuto da Igualdade Racial....

  • É bem complicado responder questões da fundatec, ora consideram corretas a questão incompleta, ora consideram errada.

    Pelo que entendi, temos que largar na mão de Deus. Infelizmente.


ID
5082817
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei nº 13.694/2011, Estatuto da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul, determina que os negros terão políticas públicas destinadas à redução do risco de doenças que têm maior incidência, em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Art. 8º. Os negros terão políticas públicas destinadas à redução do risco de doenças que têm maior incidência, em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e os miomas. 

  • Art. 8º. Os negros terão políticas públicas destinadas à redução do risco de doenças que têm maior incidência, em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e os miomas

    GABARITO: D

  • Covid nem existia em 2011.

ID
5091769
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Estância Velha - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei Estadual nº 13.694/2011 instituiu o Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa. Segundo as disposições do referido Estatuto, serão consideradas:

I. Desigualdade racial toda distinção, exclusão ou restrição baseada em raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica que tenha por objetivo cercear o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em qualquer campo da vida pública ou privada, asseguradas as disposições contidas nas legislações pertinentes à matéria.
II. Discriminação racial toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.
III. Ações afirmativas os programas e as medidas especiais adotados pelo Estado e pela iniciativa privada para a correção das desigualdades raciais e para a promoção da igualdade de oportunidades.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • § 1° - Para efeito deste Estatuto, considerar-se-á discriminação racial toda distinção, exclusão ou restrição baseada em raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica que tenha por objetivo cercear o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em qualquer campo da vida pública ou privada, asseguradas as disposições contidas nas legislações pertinentes à matéria.

    § 2° - Para efeito deste Estatuto, considerar-se-á desigualdade racial toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica. 

  • Pessoal, vamos corrigir os conceitos das assertivas l e ll ?

    Os conceitos corretos são estes:

    I. DISCRIMINAÇÃO RACIAL toda distinção, exclusão ou restrição baseada em raça, cor, descendência, origem nacional ou étnica que tenha por objetivo cercear o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais em qualquer campo da vida pública ou privada, asseguradas as disposições contidas nas legislações pertinentes à matéria.

    II. DESIGUALDADE RACIAL toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica.

    A assertiva lll está correta.

    Gab. A

  • Gabarito: A

    DISCRIMINAÇÃO = DISTINÇÃO

    DESIGUALDADE = SITUAÇÃO INJUSTIFICADA

    AÇÕES AFIRMATIVAS = MEDIDAS E PROGRAMAS ESPECIAIS + ESTADO E INICIATIVA PRIVADA

  • Desigualdade racial: toda situação injustificada de diferenciação.

    Discriminação racial: toda distinção ,exclusão.


ID
5148634
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Alpestre - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Lei nº 13.694/2011, Estatuto da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul, determina que os negros terão políticas públicas destinadas à redução do risco de doenças que têm maior incidência, em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    Segundo o artigo 8° da lei 13 694 (lei estadual) os negros terão políticas públicas destinadas a redução do risco de doenças que têm maior incidência em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lopus, a hipertensão, a diabetes e os miomas.

  • A Lei nº 13.694/2011, Estatuto da Igualdade Racial do Estado do Rio Grande do Sul, determina que os negros terão políticas públicas destinadas à redução do risco de doenças que têm maior incidência, em especial:

    a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e os miomas.

  • Fala Gurizada,questão bem recorrente na Fundatec,bizu é ligar a doenças vasculares e do sangue,Gabarito letra D

  • Art. 8° - Os negros terão políticas públicas destinadas à redução do risco de doenças que têm maior incidência, em especial, a doença falciforme, as hemoglobinopatias, o lúpus, a hipertensão, o diabetes e os miomas.

    1. DOENÇAS

    • Falciforme;
    • Hemoglobinopatias;
    • Lúpus;
    • Hipertensão;
    • Diabetes;
    • Miomas.

ID
5262565
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tramandaí - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O Art. 3º do Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa estabelece que a participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

I. O reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul.
II. A promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais.
III. O apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

    I - o reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul;

    II - as políticas públicas, os programas e as medidas de ação afirmativa, combatendo especificamente as desigualdades raciais que atingem as mulheres negras;

    III - o resgate, a preservação e a manutenção da memória histórica legada à sociedade gaúcha pelas tradições e práticas socioculturais negras;

    IV - o adequado enfrentamento e superação das desigualdades raciais pelas estruturas institucionais do Estado, com a implementação de programas especiais de ação afirmativa na esfera pública, visando ao enfrentamento emergencial das desigualdades raciais;

    V - a promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais;

    VI - o apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

  • Gabarito: D

    Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

    I - o reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul;

    (...)

    V - a promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais;

    VI - o apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

  • Gabarito correto letra E, todas afirmações estão corretas .

ID
5300545
Banca
FUNDATEC
Órgão
Câmara de Imbé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Para beneficiar-se do amparo do Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa será considerado negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência _________________, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º, § 3º. Para beneficiar-se do amparo deste Estatuto, considerar-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência africana, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.


ID
5304730
Banca
FUNDATEC
Órgão
Câmara de Imbé - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Para beneficiar-se do amparo do Estatuto Estadual da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa será considerado negro aquele que se declare, expressamente, como negro, pardo, mestiço de ascendência _________________, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • NÃO confundir com a Lei 12.288/10

    (Lei 12.288/10):

    População Negra: o conjunto de pessoas que se autodeclaram PRETAS E PARDAS, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), OU que adotam autodefinição análoga.

    (Lei 13.694/11):

    Para beneficiar-se do amparo deste Estatuto, considerar-se-á negro aquele que se declare, expressamente, como NEGRO, PARDO, MESTIÇO DE ASCENDÊNCIA AFRICANA, ou através de palavra ou expressão equivalente que o caracterize negro.

    FEDERAL > PRETAS E PARDAS (cfe. IBGE) OU AUTODEFINIÇÃO ANÁLOGA

    ESTADUAL > NEGRO, PARDO, MESTIÇO ASCENDÊNCIA AFRICANA


ID
5418061
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul, consoante o que estipula a Lei Estadual nº 13.694/2011 — Estatuto Estadual! da Igualdade Racial -, será promovida através das seguintes medidas, dentre outras, que assegurem:


I. O reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sulriograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul.

Il. As políticas públicas, os programas e as medidas de ação afirmativa, combatendo especificamente as desigualdades raciais que atingem as mulheres negras.

lIl. O resgate, a preservação e a manutenção da memória histórica legada à sociedade gaúcha pelas tradições e práticas socioculturais negras.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Lei Estadual nº 13.694/2011

    Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social, econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que assegurem:

    I - o reconhecimento e a valorização da composição pluriétnica da sociedade sul-riograndense, resgatando a contribuição dos negros na história, na cultura, na política e na economia do Rio Grande do Sul;

    II - as políticas públicas, os programas e as medidas de ação afirmativa, combatendo especificamente as desigualdades raciais que atingem as mulheres negras;

    III - o resgate, a preservação e a manutenção da memória histórica legada à sociedade gaúcha pelas tradições e práticas socioculturais negras;

    IV - o adequado enfrentamento e superação das desigualdades raciais pelas estruturas institucionais do Estado, com a implementação de programas especiais de ação afirmativa na esfera pública, visando ao enfrentamento emergencial das desigualdades raciais;

    V - a promoção de ajustes normativos para aperfeiçoar o combate ao racismo em todas as suas manifestações individuais, estruturais e institucionais;

    VI - o apoio às iniciativas oriundas da sociedade civil que promovam a igualdade de oportunidades e o combate às desigualdades raciais.

  • O item II pode gerar dúvida em virtude do termo especificamente.

    Il. As políticas públicas, os programas e as medidas de ação afirmativa, combatendo especificamente as desigualdades raciais que atingem as mulheres negras.

    Contudo, de fato, o item está correto. Vejamos.

    Art. 3° - A participação dos negros em igualdade de condições na vida social,

    econômica e cultural do Estado do Rio Grande do Sul será promovida através de medidas que

    assegurem:

    (...)

    II - as políticas públicas, os programas e as medidas de ação afirmativa, combatendo

    especificamente as desigualdades raciais que atingem as mulheres negras;


ID
5418064
Banca
FUNDATEC
Órgão
PGE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme a Lei Estadual nº 13.694/2011 — Estatuto Estadual da Igualdade Racial —, é correto afirmar que:


I. O Estado deve promover o acesso dos negros ao ensino gratuito, às atividades esportivas e de lazer e apoiar a iniciativa de entidades que mantenham espaço para promoção social desta parcela da população.

lI. Nas datas comemorativas de caráter cívico e religioso, as instituições de ensino públicas e privadas deverão inserir nas aulas dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.

llI. As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, convidando negros, entre outros, para discorrer sobre os temas apresentados.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa D

    I. O Estado deve promover o acesso dos negros ao ensino gratuito, às atividades esportivas e de lazer e apoiar a iniciativa de entidades que mantenham espaço para promoção social desta parcela da população. (CERTO)

    lI. Nas datas comemorativas de caráter cívico e religioso, as instituições de ensino públicas e privadas deverão inserir nas aulas dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados. (INCORRETO)

    Art. 11 - Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições de ensino públicas deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins, dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.

    llI. As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, convidando negros, entre outros, para discorrer sobre os temas apresentados. (CERTO)

  • Jamais é cívico e religioso. DETALHES.

  • Bizu para Fundatec que peguei aqui no QC :

    Fundatec gosta de incluir cívico e religioso e dizer que  instituições de ensino públicas e privadas deverão inserir nas aulas dados históricos...


ID
5431810
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os membros das comunidades remanescentes de _________ serão beneficiários de incentivos específicos para a garantia do direito à _________, incluindo melhorias nas condições _________, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção integral à saúde.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima, conforme previsto no Art. 5º, parágrafo único, da Lei nº 13.694/2011 do Estado do Rio Grande do Sul, que institui o Estatuto Estadual da Igualdade Racial.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art.5º , da referida lei

    Parágrafo único - Os membros das comunidades remanescentes de quilombos serão beneficiários de incentivos específicos para a garantia do direito à saúde, incluindo melhorias nas condições ambientais, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção integral à saúde.

    A referida lei estava no conteúdo programático do último edital para a PGE-RS.

  • Os membros das comunidades remanescentes de quilombos serão beneficiários de incentivos específicos para a garantia do direito à saúde, incluindo melhorias nas condições ambientais, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção integral à saúde.

  • GABARITO: Alternativa B

    Os membros das comunidades remanescentes de QUILOMBOS serão beneficiários de incentivos específicos para a garantia do direito à SAÚDE, incluindo melhorias nas condições AMBIENTAIS, no saneamento básico, na segurança alimentar e nutricional e na atenção integral à saúde.


ID
5434540
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre o direito à cultura, à educação, ao esporte e ao lazer, previsto no Estatuto Estadual da Igualdade Racial (Lei Estadual nº 13.694/2011, do Rio Grande do Sul), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    A - correta:

    Art. 9º - O Poder Público promoverá políticas e programas de ação afirmativa que

    assegurem igualdade de acesso ao ensino público para os negros, em todos os níveis de

    educação, proporcionalmente a sua parcela na composição da população do Estado, ao mesmo

    tempo em que incentivará os estabelecimentos de ensino privado a adotarem tais políticas e

    programas.

    B - errada: Art. 10 - O Estado deve promover o acesso dos negros ao ensino gratuito, às atividades

    esportivas e de lazer e apoiar a iniciativa de entidades que mantenham espaço para promoção

    social desta parcela da população. l'alternativa diz "poderá".

    C - errada: Art. 11 - Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições de ensino públicas

    deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins, dados históricos sobre a

    participação dos negros nos fatos comemorados. Só as instituições públicas. Não diz das privadas.

    D - errada: Art. 12 - As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando

    promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, convidando negros, entre outros, para

    discorrer sobre os temas apresentados. O erro está no independentemente.

    E - errada: Art. 14 - Nas instituições de ensino, públicas e privadas, deverá ser oportunizado o

    aprendizado e a prática da capoeira, como atividade esportiva, cultural e lúdica, sendo facultada

    a participação dos mestres tradicionais de capoeira para atuarem como instrutores desta arte-esporte. O ero n'alterntiva está a "obrigação" da participação

  • A) O Poder Público promoverá políticas e programas de ação afirmativa que assegurem igualdade de acesso ao ensino público para os negros, em todos os níveis de educação, proporcionalmente a sua parcela na composição da população do Estado, ao mesmo tempo em que incentivará os estabelecimentos de ensino privado a adotarem tais políticas e programas.

    B) O Estado poderá promover ("Deverá", isso é um direito social garantido pela CF-88, art. 6º) o acesso dos negros ao ensino gratuito, às atividades esportivas e de lazer ou, alternativamente, apoiar a iniciativa de entidades que mantenham espaço para promoção social desta parcela da população.

    C) Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições públicas e privadas de ensino deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins, dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.

    D) As instituições de ensino deverão respeitar a diversidade racial quando promoverem debates, palestras, cursos ou atividades afins, independentemente do convite de negros (Convidando negros) para discorrer sobre os temas apresentados.

    E) Nas instituições de ensino, públicas e privadas, deverá ser oportunizado o aprendizado e a prática da capoeira, como atividade esportiva, cultural e lúdica, sendo obrigatória (Facultado)a participação dos mestres tradicionais de capoeira para atuarem como instrutores desta arte-esporte.

  • A Fundatec cobra bastante essa questão de dizer que nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições de ensino PÚBLICO (correto) e PRIVADO (incorreto) devem inserir dados sobre a participação dos negros.

    Outro detalhe: são datas comemorativas de caráter CÍVICO, e não "cívico e religioso".

  • Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições PÚBLICAS APENAS de ensino deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins, dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.

  • Sempre essa pegadinha, fundatec!

    Cuidado: Nas datas comemorativas de caráter cívico: SOMENTE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

    Capoeira: Nas instituições de ensino, públicas e privadas


ID
5439232
Banca
FUNDATEC
Órgão
Câmara de Candelária - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No início de seu mandato, o vereador X salientou que, em obediência à Constituição Federal, a Lei Estadual do Rio Grande do Sul nº 13.694/2011 afirma que cabe ao Poder Público realizar ações para que a população negra tenha igualdade de acesso ao ensino público, além de outros tantos atos destinados a valorizar a cultura do povo negro. Assinale a alternativa que NÃO estiver contida na Lei Estadual do Rio Grande do Sul nº 13.694/2011 quando se fala do direito à cultura, à educação, ao esporte e ao lazer.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda a lei n.º 13.694/2011 (Estatuto da Igualdade Racial). Como é típico da Fundatec, é aquele famoso copia e cola da letra seca de lei.

    a) Uma das formas de promoção do acesso ao ensino público à população negra é por meio das ações afirmativas. (CORRETA)

    Art. 9º - O Poder Público promoverá políticas e programas de ação afirmativa que assegurem igualdade de acesso ao ensino público para os negros, em todos os níveis de educação, proporcionalmente a sua parcela na composição da população do Estado, ao mesmo tempo em que incentivará os estabelecimentos de ensino privado a adotarem tais políticas e programas.

    b) O ensino da capoeira deve ser oportunizado em escolas públicas e privadas. (CORRETA)

    Art. 14 - Nas instituições de ensino, públicas e privadas, deverá ser oportunizado o aprendizado e a prática da capoeira, como atividade esportiva, cultural e lúdica, sendo facultada a participação dos mestres tradicionais de capoeira para atuarem como instrutores desta arte-esporte.

    c) Afirma textualmente a legislação que a promoção de políticas por meio do Poder Público que tratem da valorização de pintura do grafite deve desestimular artes que atentem contra costumes sociais consolidados. (INCORRETA)

    d) As escolas públicas devem realizar palestras específicas em datas comemorativas de situações históricas da população negra. (CORRETA)

    Art. 11 - Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições de ensino públicas deverão  inserir nas aulas, palestras, trabalhos  e atividades afins, dados históricos  sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.

    e) Cabe ao Estado apoiar meios e espaços que desenvolvam atividades esportivas e de lazer à população negra. (CORRETA)

    Art. 10 - O Estado deve promover o acesso dos negros ao ensino gratuito, às atividades esportivas e de lazer e apoiar a iniciativa de entidades que mantenham espaço para promoção social desta parcela da população.

  • Errei a questão porque na alternativa C li "estimular" ao invés de "desestimular"...

  • Faltou interpretação de texto à FUNDATEC: a lei diz que devem ser inseridos dados históricos sobre a

    participação dos negros NAS aulas, palestras e atividades afins. Em momento algum diz que as escolas devem realizar palestras em datas comemorativas como está na alternativa D.

  • C) INCORRETA

    Art. 16 - O Estado deverá promover políticas que valorizem a cultura “Hip-Hop” em suas manifestações de canto do “Rap”, da instrumentação dos “DJs”, da dança do “break dance” e da pintura do grafite.