SóProvas



Questões de Renascimento Científico, Artístico e Cultural


ID
346849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período
medieval, julgue os itens seguintes.

Renascimento e Reforma Religiosa integram o contexto de transformação profunda que, na Europa, marcou a passagem da Idade Média aos Tempos Modernos.

Alternativas
Comentários
  • Sim, o renascimento e a reforma protestante são contexto da idade moderna.

    Gab- C

  • Gabarito (C)

    A Idade Moderna é a divisão convencionada pelos historiadores para caracterizarmos a sociedade europeia entre os séculos XIV e XVIII. 

    Este período caracteriza-se por:

    Formação das monarquias nacionais,

    A expansão marítima,

    A colonização da América,

    Renascimento Cultural,

    Reforma Religiosa.

    Bons estudos!

  • GABARITO - CERTO

    REFORMA PROTESTANTE - Foi um movimento religioso, político e econômico que criticava as bases e os dogmas da Igreja Católica.

    A Reforma Protestante, ocorreu concomitantemente a renascença e à constituição das monarquias nacionais. Nesse sentido, a Reforma veio para basilar culturalmente os novos Estados, reformulando a interpretação católica, que drenava poder desses nascentes Estados.

    Causas:

    • Indulgências - Prática da Igreja Católica de vender perdões.
    • Usura - Financiamento/Empréstimos para financiar negócios, cobrando juros. Prática proibida pela igreja.
    • Opulência - A vida pecaminosa marcada pela luxúria e riqueza dos representantes da Igreja.

    Reformas:

    Lutero -

    • Todos podem interpretar as palavras de Deus.
    • O servo do Senhor não precisa de que um padre fale em nome de Deus, basta ler.
    • A fé é quem salva.
    • Luteranismo

    Calvino -

    • Feita para burguesia
    • A fé está intrinsecamente ligada ao esforço e desenvolvimento material.
    • Puritanismo
  • Gabarito : Certo.


ID
398536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e
contemporânea.

O humanismo e a compreensão racionalista do mundo caracterizaram o Renascimento, surgido na península itálica.

Alternativas
Comentários
  • O Renascimento teve sua origem na Itália,berço da Arte Renascentista e terra de grandes pintores do referido período.O Humanismo tinha por finalidade,universalizar o conhecimento sobre o racionalismo e outros ramos da filososia e das artes do Renascimento.
  • ?????????????????


  • O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da península Itálica e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental.

  • CERTO

    Humanismo - pode ser definido como a glorificação do humano e do natural, em oposição ao divino e ao extraterreno. Foco no ser humano

    Racionalismo - foco na razão, conhecimento nao é "revelado" por Deus

    1300-1650 – Renascença – transição entre feudalismo e Idade Moderna. Renascimento comércio, artes, início unificação dos estados sob a figura do rei, unificação de moedas e pesos e medidas. Revolução científica. Tem início na península itálica, mais especificamente nas cidades de Veneza, Florença e Milão

  • Sim, são duas características desse período, que tem como "berço", a Itália, Ocidente europeu.

  • #pmal2021

  • O Renascimento possuía algumas características, como:

    · Razão: A razão e a ciência são encaradas como as únicas formas de se chegar ao conhecimento.

    · Humanismo/antropocentrismo: O homem ocupa a posição de criação suprema de Deus e está no centro do universo. Esta característica está presente na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto central do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo. O humanismo, que colocou o homem como centro do universo e medida de todas as coisas, era uma oposição às concepções filosóficas medievais, que tinham Deus como centro do universo.

    Gabarito: C

  • Exato!

    Características do renascimento:

    Cientificismo;

    Antropocentrismo;

    Racionalismo;

    Individualismo;

    Naturalismo;

    Humanismo;

    Otimismo.

    #PMAL2021


ID
516112
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As transformações culturais ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento. Foram características deste movimento:

Alternativas
Comentários
  • c) Individualismo e utilização de novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.


    Consiste no Renascimento o modelo de vida adotado pelas sociedades modernas que faziam oposição ao modelo feudal. O Renascimento era a busca do homem europeu pelo seu espaço na sociedade. Com o Renascimento Comercial, o surgimento da burguesia e a formação das Monarquias Nacionais, a cultura também acompanhou todas estas mudanças através do rompimento dos intelectuais e artistas com o teocentrismo (Deus no centro do universo) medieval e a valorização em excesso da fé, em detrimento da razão. A produção cultural da época moderna passa por uma verdadeira revolução na temática e na produção das obras literárias, da pintura e escultura. São exemplos de alguns personagens renascentistas: Michelangelo, Leonardo da Vinci, Nicolau Copérnico, dentre outros.

  • Bizu fundamental sobre renascimento cultural

    Classicismo

    Antropocentrismo

    Racionalismo

    Individualismo

    Naturalismo

    Humanismo/Hedonismo

    Otimismo

    Claro que entender cada característica é de suma importância

  • A) Errado. O Renascimento era católico, com algumas manifestações protestantes na Holanda e Alemanha. Quem reinterpreta o cristianismo é a Reforma Protestante.

    B) Errado. Era antropocêntrico.

    C) Correto.

    D) Errado. Valorizavam profundamente a antiguidade clássica, ou seja, greco-romana.

    E) Errado. Os temas religiosos passaram a ser representados como humanos e copiando a natureza.

  • E

    Antropocentrismo e rejeição de temas religiosas nas produções artísticas

    a igreja era uma das grandes patrocinadoras das obras de arte (mecenas)


ID
516601
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o renascimento cultural na Europa, surgiu um grupo de pessoas conhecidas como mecenas. Tal grupo

Alternativas
Comentários
  • "Alternativa C"

  • Mecenas: Burgueses que promoviam proteção e patrocínio aos artistas e intelectuais... Acabaram ganhando força e representatividade por esses atos.

    (C)

  • Governantes e o clero( papas mecenas) patrocinavam e incentivaram serviços de artistas , mediante a pagamento, e ganhavam prestígio e reconhecimento ante a sociedade

    Já que no renascimento há este resgate da antiguidade clássica(reinterpretação), tal prática teve origem por Carlos mecenas na elite romana.

    Letra c

  • Essa porr@ de mecenas já caiu umas 500x na espcex

  • Essa porr@ de mecenas já caiu umas 500x na espcex

    • Mecenas - Atitudes de burgueses ou nobres de financiar artistas para fazer artes do seu gosto

    OBS: Associe os mecenas a quando você vai fazer uma festa de aniversário , você não vai botar um artista pra cantar algo que você não goste você vai pagar a ele pra cantar algo que você se agrade


ID
644113
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O conceito de “Revolução Científica” envolve as novas concepções sobre a natureza e os métodos de investigação das ciências naturais que predominam a partir do século XVII.

Assinale a opção que combina dois marcos da “Revolução Científica”.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

     

    Revolução Científica tornou o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações. Esse período marcou uma ruptura com as práticas ditas científicas da Idade Média, fase em que a Igreja Católica ditava o conhecimento de acordo com os preceitos religiosos. Embora na época tenha havido grande movimentação com a divulgação de novos conhecimentos e novas abordagens sobre a natureza e o mundo, o termo Revolução Científica só foi criado em 1939 por Alexandre Koyré.

     

    Diversos movimentos sociais, culturais e religiosas prestaram suas valiosas contribuições para o incremento da Revolução Científica. Aquele era o período do Renascimento, uma fase que pregava a volta da cultura Greco-romana e propagava a mudança de orientação do teocentrismo para o antropocentrismo. Outra característica era o humanismo, uma corrente de pensamento interessada em um pensamento mais crítico e, principalmente, valorizava mais os homens. Tais abordagens mudaram muito o pensamento humano.

    A ciência ganhou muitas novas ferramentas. Passou a ser mais aceita e vista como importante para um novo tipo de sociedade que nascia. As comprovações empíricas ganharam espaço e reduziram as influências das influências místicas da Idade Média. O conhecimento ganhou impulso para ser difundido com a invenção de Joahannes Gutenberg, a imprensa. A capacidade de reproduzir livros com exatidão e espalhá-los por vários lugares foi fundamental para a Revolução Científica na medida em que restringia as possibilidades de releituras e interpretações equivocadas dos escritos.

     

    Os efeitos da Revolução Científica foram incontáveis e mudaram significativamente a história da humanidade. Provou-se que a Terra é que girava em torno do Sol, a física explicou diversos comportamentos da natureza, a matemática descreveu verdades e o humanismo tornou os pensamentos mais críticos, por exemplo. Entre os grandes nomes do período que deram suas contribuições para o avanço da ciência estão: Isaac NewtonGalileu GalileiRené Descartes,Francis BaconNicolau CopérnicoLouis Pasteur Francesco Redi.

     

    FONTE¹: http://www.infoescola.com/historia/revolucao-cientifica/

    FONTE²: http://maishistoria.com.br/revolucao-cientifica-do-seculo-xvii/

     

  • Isaac newton e nicolau copérnico são dois estudiosos do período descrito como renascença ou, como pode ser chamado, revolução científica.


ID
688498
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito cognoscente e um objeto. Na Grécia antiga não havia fragmentação do conhecimento, e pensar sobre um assunto envolvia a totalidade dos outros. Os filósofos gregos da antiguidade se preocupavam basicamente com os problemas do ser e do não ser, da permanência e do movimento, da unidade e da multiplicidade das ideias e das coisas. Já para o pensador medieval, o problema principal era a conciliação entre fé e razão. No Renascimento, surgem as seguintes grandes modificações:

Alternativas

ID
722920
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Gargântua e Pantagruel são romances escritos por François Rabelais, na primeira metade do século XVI. As obras narram as aventuras de dois gigantes, o padre Gargântua e o seu filho Pantagruel, escritas em linguagem simples e vivaz, estilo cômico, extravagante e satírico, são um instrumento de crítica à Igreja, à escolástica e aos costumes sociais. Sobre as ideias do autor, é correto afirmar-se que

Alternativas

ID
793546
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O termo “etnocentrismo”, aplicado ao conhecimento histórico, significa

Alternativas
Comentários
  •      Se a cultura no que tange aos valores e visões de mundo é fundamental para nossa constituição enquanto indivíduos (servindo-nos como parâmetro para nosso comportamento moral, por exemplo), limitar-se a ela, desconhecendo ou depreciando as demais culturas de povos ou grupos dos quais não fazemos parte, pode nos levar a uma visão estreita das dimensões da vida humana. O etnocentrismo, dessa forma, trata-se de uma visão que toma a cultura do outro (alheia ao observador) como algo menor, sem valor, errado, primitivo. Ou seja, a visão etnocêntrica desconsidera a lógica de funcionamento de outra cultura, limitando-se à visão que possui como referência cultural. A herança cultural que recebemos de nossos pais e antepassados contribui para isso, pois nos condiciona ao mesmo tempo em que nos educa.

         O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente.

    fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm
     

  • ETNOCENTRISMO= Uma etnia no centro de todas as coisas.


ID
793549
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A literatura renascentista, como instrumento de divulgação das ideias humanistas, satirizava e combatia valores sociais da Idade Média, dentre eles,

Alternativas
Comentários
  • O renascimento cultural criticava tudo o que preponderava na época medieval, tanto que o nome pejorativo de ''medieval'' foi atribuído por aqueles que via tal período como um ruim, sombrio, sem produção artística-cultural.

    LETRA A

    APMBB


ID
801100
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Apenas uma das afirmativas sobre o Renascimento é verdadeira. Assinale-a.

Alternativas

ID
835243
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A postura dos humanistas valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse".

(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento, São Paulo: Atual, 1985, p. 16)



O autor destaca no texto especificamente a característica do humanismo renascentista denominada

Alternativas

ID
849136
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam- se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero. (Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)

Sobre o tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    A mentalidade renascentista rompeu com a visão de mundo onde a religião ocupava o centro de todas as questões (teocentrismo). Para os humanistas, o centro de toda e qualquer pesquisa deveria ser o próprio ser humano (antropocentrismo) e não a religião, como acontecia anteriormente.

    Como resultado imediato disso, a Igreja deixou de ser vista como aquela que tinha as respostas para todos os problemas da vida e da sociedade.

    Com suas estruturas ideológicas abaladas, a Igreja Católica perdeu muito de seu poder político e, por incrível que possa parecer, também perdeu muito de seu prestígio mesmo no meio religioso, pois novas interpretações, principalmente humanistas, sobre a religião passaram a surgir, principalmente após a Reforma Protestante.

    Características do humanismo

    Ser humano no centro do universo: O ser humano passou a ocupar o centro de interesse da sociedade, das artes e das ciências. Com isso, o ser humano tomou o lugar que antes era ocupado pela religião e, consequentemente, pela Igreja.

    Retorno aos estudos sobre o Mundo Clássico: Na verdade os renascentistas passaram a idealizar uma cultura greco-romana como perfeita e, por isso, motivo de ser copiada.

    Racionalidade acima da superstição: Abandono às explicações supersticiosas ou baseadas somente na fé, tudo tinha que ter uma explicação racional, ou seja, baseada na razão e comprovável cientificamente. Incentivo às ciências.

     

    FONTE: http://www.historialivre.com/moderna/humanismo1.htm


ID
923956
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A reflexão humanista colocou o homem no centro do mundo e, como ele passou a ter consciência de seus feitos no mundo, era necessário que esses feitos no mundo, era necessário que esses feitos fossem relatados como realizações humanas.”
(COLLINGWOOD. R. G. A ideia de história . Lisboa: Presença, [s.d.], p. 98.)

A partir da citação acima, com relação ao humanismo e ao renascimento, é correto dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Letra e) 

    Os renascentistas humanistas se inspiravam em resgatar a cultura clássica (greco-romana) e afastar-se do debate da escolástica, baseado em temas relativos à religião. Ironizando a filosofia escolástica é que adveio a expressão "discutir o sexo dos anjos".
  • Letra e

    Antropocentrismo (do grego anthropos, "humano"; e, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem, sendo que as demais espécies, bem como tudo mais, existem para servi-los. O antropocentrismo coloca o homem no centro do universo, postulando que tudo o que existe foi concebido e desenvolvido para a satisfação humana.

  • O resgate da cultura grega-romana (CLASSICISMO)

    consideravam que tinha de buscar aquela cultura perdida com o tempo , assim depreciaram totalmente a cultura medieval, chamada por eles de IDADE DAS TREVAS

    LETRA E

    APMBB


ID
973336
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O olho é o senhor da astronomia, autor da
cosmografia, conselheiro e corretor de todas as artes
humanas (...). É o príncipe das matemáticas; suas
disciplinas são intimamente certas; determinou as
altitudes e dimensões das estrelas; descobriu os
elementos e seus níveis; permitiu o anúncio de
acontecimentos futuros, graças ao curso dos astros;
engendrou a arquitetura, a perspectiva, a divina pintura
(...). O engenho humano lhe deve a descoberta do fogo,
que oferece ao olhar o que as trevas haviam roubado.

Leonardo da Vinci, Tratado da pintura.

Considere as afirmações abaixo:

I. O excerto de Leonardo da Vinci é um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva em suas representações pictóricas.

II. Num olho humano com visão perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luz vindo de um objeto. Quando o cristalino está em sua forma mais alongada, é possível focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, é possível a focalização de objetos cada vez mais próximos do olho, até uma distância mínima.

III. Um dos problemas de visão humana é a miopia. No olho míope, a imagem de um objeto distante forma- se depois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza- se uma lente divergente.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • III-Um dos problemas de visão humana é a miopia. No olho míope, a imagem de um objeto distante forma- se depois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza- se uma lente divergente. 

    ERRADO-No olho míope, a imagem de um objeto distante forma- se depois da retina

    CERTO- A imagem é formada ANTES da retina

  • I. O excerto de Leonardo da Vinci é um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva em suas representações pictóricas.

    CERTO - Presença de formas estéticas e definidas com ponto comum em perspectiva.

    II. Num olho humano com visão perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luz vindo de um objeto. Quando o cristalino está em sua forma mais alongada, é possível focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, é possível a focalização de objetos cada vez mais próximos do olho, até uma distância mínima.

    CERTO - acuidade visual 100/100

    III. Um dos problemas de visão humana é a miopia. No olho míope, a imagem de um objeto distante forma- se depois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza- se uma lente divergente.

    ERRADO - Imagem de objeto se forma antes da retina necessitando o uso de lentes divergentes com borda espessa

  • No olho míope, a imagem se forma antes da retina. Apenas essa informação está errada em todas as alternativas

    Letra B

    Fuvest 2023


ID
1025482
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2005
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relatório de um magistrado sobre o alegado suicídio de Richard Hun, na prisão da Torre de Londres, em 1515:

Todos nós os do inquérito encontramos o corpo do dito Hun suspenso dum gancho de ferro por uma faixa de seda, de expressão calma, cabelo bem penteado, e o boné enfiado na cabeça, com os olhos e a boca simplesmente cerrados, sem qualquer pasmo, esgar ou contração... Pelo que nos pareceu absolutamente a todos nós que o pescoço de Hun já estaria partido e grande quantidade de sangue vertido antes de ele ser enforcado. Pelo que todos nós achamos por Deus e em nossas consciências que Richard Hun fora assassinado.

O documento revela a

Alternativas

ID
1034563
Banca
UNIFAL-MG
Órgão
UNIFAL-MG
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre o período final da época medieval e o início da modernidade, a Europa viveu um conjunto de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. No plano da cultura, tais transformações deram origem ao Renascimento e à Reforma Protestante. A respeito desses movimentos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1103017
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os mitos dos soberanos da Idade Média e do Renascimento fundavam-se consideravelmente numa visão de mundo ou mentalidade tradicional. Se um soberano desta época era representado como (digamos) Hércules, isso era muito mais que uma metáfora para dizer que ele era forte, ou mesmo que resolveria os problemas de seu reino com a mesma facilidade com que Hércules realizara seus vários trabalhos”

Com base no fragmento textual acima é correto afirmar que, durante o Antigo Regime, os soberanos:

Alternativas

ID
1132897
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A partir do século XI, a Europa Ocidental foi palco de uma série de mudanças: crescimento da população, avanço técnico, aumento da produtividade agrícola, intensificação do comércio entre o Ocidente e o Oriente e ascensão da burguesia (mercadores, armadores, banqueiros).

Todas essas mudanças inspiraram uma nova visão do mundo, da arte e do conhecimento, impulsionando, assim, um movimento de grande renovação cultural, único na história do Ocidente: o Renascimento.”

São características do Renascimento:

Alternativas
Comentários
  • Antropocentrismo (do grego άνθρωπος, anthropos, "humano"; e κέντρον, kentron, "centro") é uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o Homem. É normal se pensar na ideia de "o Homem no centro das atenções".

    hedonismo (do grego hedonê, "prazer", "vontade"1 ) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana.2 Surgiu na Grécia, e importantes representantes foram Aristipo de Cirene e Epicuro.2 1 O hedonismo filosófico moderno procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas.

    O significado do termo em linguagem comum, bastante diverso do significado original, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres momentâneos. Com esse sentido, "hedonismo" é usado de maneira pejorativa, visto normalmente como sinal de decadência.



  • MUITO BOM!

  • O Renascimento caracterizou-se pela crítica ao Teocentrismo. Logo, Teocentrismo não seria uma das suas características, mas sim, uma ideologia que seria altamente alvejada por eles.

  • B

    O hedonismo é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma que o prazer é o bem supremo da vida humana.

  • Prazer( hedonimo) veio em contrapartida ao ascetismo (não-prazer)

    Pensamento voltado no homem( antropocentrismo) veio em contrapartida à teologia católica da idade média.

  • O hedonismo renascentista vem contrapor ao ascetismo da primeira parte da idade média
  • Hedonismo: busca de desejos, satisfazer a vontade da carne sem se temer que vai enfurecer Deus

    antropocentrismo: homem no centro de tudo

  • GABARITO - B

    Hedonismo - Valorização do "prazer" nas coisas.

    Antropocentrismo - Valorização do homem.

    Bons estudos, caveira!

  • características no renascimento

    C - Classicismo

    A - antropocentrismo

    R - racionalismo

    I - individualismo

    N - naturalismo

    H - hedonismo

    O - otimismo

    TE AJUDEI?

  • características no renascimento

    C - Classicismo

    A - antropocentrismo

    R - racionalismo

    I - individualismo

    N - naturalismo

    H - hedonismo

    O - otimismo

    TE AJUDEI?


ID
1235935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere à história da cultura, das linguagens, das artes, das ciências, da técnica e da filosofia no mundo ocidental, julgue os próximos itens.

O Renascimento promoveu a revalorização da cultura clássica antiga, cujos desdobramentos marcaram as artes, a literatura, a arquitetura, a historiografia e as ciências na Europa, entre o final da Idade Média e o começo da era moderna.

Alternativas
Comentários
  • cultura clássica antiga= Greco-Romana

  • Cultura clássica nos remete a cultura Grego romana.

    Alguns artistas famosos renascentistas: Da Vinci (monalisa), Michelangelo (capela catedral Sistina), Makiavel (o príncipe), etc...

  • Renascimento foi o movimento de redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.

  • Sim, época em que houve valorização e renovação da cultura antiga.

  • Cultura greco-romana

    PMAL 2021

  • Se tá certo, segue!


ID
1376077
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho do texto retirado de Novum Organum, de Francis Bacon (1561-1626) e a seguir responda:

“Dentre os mortais, mais animados e interessados, não no uso presente das descobertas já feitas, mas em ir mais além; que estejam preocupados não com a vitoria sobre adversários por meio de argumentos, mas na vitoria da natureza, pela ação; (...) para conhecera verdade de forma clara e manifesta; (...) Parece-nos que a introdução de notáveis descobertas ocupa de longe alto posto entre as ações humanas. Esse foi também o juízo dos antigos, que tributavam horas divinas aos inventores”

Indique a alternativa que se refere ao período histórico em que escreve Bacon, e sobre o que o autor está se referindo com seus argumentos.

Alternativas
Comentários
  • Bacon (Que não é comida ehuehueh) foi um filosofo politico cientista do iluminismo período no qual ocorreu apos o renascimento cultural no período de transição da idade media p/ moderna.

  • Não concordo com a afirmação que a "ciência começa a ser desenvolvida". Já existia desenvolvimento da ciência na Idade Média!

    No mínimo, questão mal formulada.

  • O texto já indica a resposta quando fala "Parece-nos que a introdução de notáveis descobertas(...)

  • No caso, a ciência só começou a ser verdadeiramente desenvolvida no final da Idade Média, pois até então a Igreja Católica não permitia aos seus seguidores nhum tipo de questionamento a respeito das coisas que aconteciam, tudo era determinado por DEus, era vontade de Deus. Só quando a Igreja perde um pouco essa enfluência é que abre espaço para a Ciència.

  • GABARITO - B

    ...não no uso presente das descobertas já feitas, mas em ir mais além...

    Este trecho mostra claramente a justificativa da alternativa, justamente porque os povos estavam indo além, ou seja, fazendo novas descobertas sempre!

    Espero ter ajudado!


ID
1473463
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Engenheiros, naturalistas, matemáticos e artistas, sob o mecenato de Nassau, investigaram a natureza e transformaram a paisagem nordestina. Recife tornou-se uma das cidades mais importantes da América, com modernas pontes e prédios. Além do incentivo à arte, o governo [de Nassau] promulgou leis que eram iguais para todos, impedindo injustiças contra os antigos habitantes.

(Ronald Raminelli, Invasões Holandesa”, em Ronaldo Vainfas (dir.), Dicionário do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 315.)

As transformações durante o governo de Maurício de Nassau (1637-1645), em Pernambuco, são exemplos de um contexto em que

Alternativas
Comentários

  •  Entre 1630 a 1654, os holandeses invadiram e dominaram Pernambuco, no intuito de explorar a produção de açúcar do nordeste brasileiro. Durante o governo holandês de João Maurício de Nassau (1637-44), houve um grande investimento na infra-estrutura de Recife, com a construção de pontes, canais e obras sanitárias. Além disso, estabeleceu-se uma aliança política com os senhores de engenho e foi incentivado a vinda de artistas e cientistas holandeses. Pelo exposto, portanto, a letra correta é a A.

    -> a letra B está incorreta pois não houve perdão de dívidas de antigos proprietários e sim , a redução dos tributos cobrados.

    -> a letra C está incorreta pois estabeleceu-se a liberdade religiosa aos cristãos.

    -> a letra D está incorreta pois o açúcar estava em alta no comércio internacional naquele período.



ID
1607308
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as afirmativas abaixo sobre o Renascimento Urbano, na Europa Ocidental, entre os séculos XI e XV.


I. A partir do século XII, intensificaram-se os conflitos entre os senhores feudais e as populações urbanas. Havia duas maneiras de resolver tais conflitos: por meio da violência ou por compra das Cartas de Franquia, pelas quais o nobre concedia liberdade para a cidade.


II. Em geral, as cidades do período se desenvolveram a partir de seu papel econômico, concentrando artesãos e mercadores que viviam em função do comércio, mas que também dependiam do desenvolvimento agrícola nas zonas rurais, o que garantia o abastecimento da população.


III. Para promover e intensificar a concorrência entre os mercadores locais e com os de outras cidades, os comerciantes fundaram associações de mercadores: as guildas, assim chamadas na Itália; ou as hansas, como eram conhecidas no norte da Europa.


Está/estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    Item I - CORRETOCartas de Franquia ou ou Carta Comunal”​- às vezes, os senhores feudais abusavam do poder na administração das cidades, como por exemplo, aumentando de forma abusiva os impostos. As cartas de franquia eram documentos que davam autonomia para os burgueses (comerciantes de artesãos) administrarem as cidades e eliminarem ou diminuirem a influência dos senhores feudais. Eram conseguidas de forma pacífica ou pelo uso da força. Às vezes, o próprio rei, interessado em reduzir o poder local desses nobres, concedia este documento.

     

    Item II - CORRETO

     

    Item III - ERRADO - Hansas- eram associações de comerciantes de várias cidades que objetivavam DEFENDER seus interesses econômicos em uma região. Ex.: Liga Hanseática ou Hansa teutônica (alemã). Monopolizava o comércio marítimo de mercadorias no mar do Norte e no mar Báltico. 

     

    FONTE: http://augustohistoriagg.blogspot.com.br/2010/09/renascimento-comercial-e-urbano-na.html


ID
1630627
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Macduff – (...) Ó nação miserável, governada por um tirano sem direito ao trono, tirano que carrega na mão um cetro coberto de sangue, quando tu verás tuas áureas épocas novamente? Quando o herdeiro legítimo de teu trono por interdição por ele mesmo decretada, apresenta-se como um condenado e atira blasfêmias contra sua própria estirpe? – Seu Augusto Pai, senhor, foi um santo Rei. A Rainha que o trouxe a este mundo, mulher que vivia mais de joelhos que de pé, para livrar-se das tentações, rezava todos os dias de sua vida. Adeus! (...)
Malcolm – Macduff, essa sua nobre emoção, filha da integridade, lavou de minha alma os sombrios escrúpulos, reconciliou
os meus pensamentos com a sua saudável lealdade e sua honra. O diabólico Macbeth, por muitos desses ardis, tem buscado colocar-me sob seu jugo. É um raciocínio cauteloso, o que me impede de confiar nos outros cedo demais. Mas Deus, lá de cima, faz a intermediação entre mim e sua pessoa. (...)

SHAKESPEARE, William. Macbeth. Porto Alegre: L&PM Editores, 2000, p.103.

Considerando o texto acima, no contexto histórico do Renascimento europeu, analise as afirmativas a seguir.

I – O Estado moderno já ganhava contornos definidos naquele período, especialmente na Europa Ocidental, cujos territórios encontravam-se, em larga medida, submetidos ao controle de casas dinásticas.

II – Um sentimento nacionalista começava a se difundir entre a população europeia, abrangendo grupos sociais diversos, como a nobreza e o campesinato, em prol do fortalecimento do poder real.

III – Cada personagem do diálogo transcrito representava um conjunto diverso de representações mentais, sendo Malcolm a expressão de um homem cujas visões de mundo eram essencialmente medievais.

IV – Aspectos, que a princípio poderiam ser considerados como contraditórios, conviviam de maneira harmoniosa, como a valorização da capacidade de raciocínio do homem e sua religiosidade intensa.

São corretas APENAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Religiosidade intensa durante o renascimento ? 

  • No Renascimento, não havia a negação de Deus. O que havia era a natureza da razão do homem como centro da sociedade.

ID
1688470
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com suas ideias renovadoras, o movimento renascentista contribuiu de modo marcante para a afirmação dos valores da burguesia. (...)

A Renascença identificou-se com a Antiguidade Clássica, em oposição à Idade Média. O próprio termo Renascimento foi utilizado nessa época com o propósito de indicar uma ruptura em relação aos valores e concepções medievais.

(Alceu L. Pazzinato e Maria Helena V. Senise. História moderna e contemporânea. São Paulo: Ática, 2002)

Podem ser apontados como valores do Renascimento o

Alternativas
Comentários
  • Antropocentrismo (homem como centro do universo)

    Racionalismo (Razão, conhecimento) "Penso, logo existo"

  • As principais características do renascimento é

    BIZU:

    C LASSICISMO

    A NTROPOCENTRISMO

    R ACIONALISMO

    I NDIVIDUALISMO

    N ATURALISMO

    H UMANISMO/ HEDONISMO

    O TIMISMO

  • antropocentrismo- homem no centro, ou seja, passou-se a focar no homem deixando a religião mais de lado. Era defendido pelo Renascimento e posteriormente pelo iluminismo, além claro da razão.


ID
1723708
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.

(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: . Adaptado)




Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo, é correto destacar:

Alternativas
Comentários
  • Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam que somente a partir do uso da razão científica os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos. A razão permitiria instaurar no mundo uma nova ordem, caracterizada pela felicidade ao alcance de todos. Universalidade, individualidade e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto pelos filósofos. Essas ideias também estavam presentes durante o Renascimento, que contrapunha luz e trevas, sendo que este último se referia à ignorância predominante no período da Idade Média.

    A resposta correta é a letra D.

  • GABARITO D

     

  • A razão científica seria o cientificismo entrando em ação.
     
    Cientificismo: é a tendência intelectual ou concepção filosófica de matriz positivista que afirma a superioridade da ciência sobre todas as outras formas de compreensão humana da realidade (religião, filosofia, metafísica etc.), por ser a única capaz de apresentar benefícios práticos e alcançar autêntico rigor cognitivo. Assim, preconiza o uso do método científico, tal como é aplicado às ciências naturais, em todas as áreas do saber (filosofia, ciências humanas, artes etc.)

    Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cientificismo

  • renascimento---iluminismo= razão

    APMBB

  • O Renascimento marcou o início da Idade Moderna, características fundamentais: Humanismo - valorização do homem, observação e experimentação que criaram os alicerces da ciência moderna. Antropocentrismo - o homem passa a ser o grande indagador dos fenômenos que ocorrem consigo e na natureza.

  • Gab D

    O movimento intelectual iluminista tinha como um dos seus princípios a crença na razão que seria a própria luz do ser humano cujo a função passava a ser a de explicar os fenômenos da natureza mediante ao uso do racionalismo que já estava presente no renascimento do século XV e XVI que condenava a estrutura de pensar da escolástica daí a oposição luz (modernidade) e trevas (medievalidade)


ID
1723726
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Se o homem moderno não consegue viver sem dinheiro, o homem medieval mal conhecia seu significado, afirma Jacques Le Goff (um dos maiores medievalistas vivos). O historiador francês demonstra como, numa sociedade dominada pelo cristianismo, a Igreja doutrinou a atitude que um cristão deveria ter perante o dinheiro, tendo em vista as obras de teólogos e as várias passagens bíblicas que o condenam. Para ele, a moeda começa a se desenvolver na Europa medieval apenas nos séculos XII e XIII.

(Carolina Ferro, A Idade Média e o dinheiro. Disponível em: . Adaptado)




O que explica esse desenvolvimento é

Alternativas
Comentários
  • Durante a Baixa Idade Média (séculos IX ao XV), a Europa passou por profundas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, com as quais se iniciou o processo de desintegração do sistema feudal. Há o renascimento comercial, que tornou as feiras de troca de mercadorias em algo permanente. Essa mudança só foi possível, devido aos avanços tecnológicos adquiridos pela troca de conhecimentos no Oriente, desenvolvendo a produção agrícola e possibilitando a venda do excedente nas feiras de mercadorias. Algumas dessas feiras acabaram dando origem a burgos (cidades) que ofereciam trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento aos que os procuravam. Cristaliza-se, assim, o renascimento urbano. Os negócios aumentaram e o dinheiro passou a ter importância, o uso de moedas tornou-se essencial, substituindo o escambo ou a troca de mercadorias.

    A resposta correta é a letra C.

  • GABARITO C

     

  • Gabarito (C) para os não assinantes.

    O dinheiro, enquanto forma de se obter produtos, superou uma consciência e moral teológicas e se transformou em moeda de troca somente a partir dos séculos XII e XIII, no período que conhecemos como o Renascimento Urbano. O Renascimento Urbano está diretamente associado ao Renascimento Comercial, uma vez que o crescimento dos burgos ganhou corpo quando o comércio passou a se expandir. Assim sendo, o sistema feudal, o qual era baseado nas trocas de mercadorias, foi substituído pelas relações comerciais (venda dos produtos excedentes), fortalecidos no desenvolvimento das cidades e do sistema econômico (o surgimento das moedas). 

    Fonte: Estratégia Concursos.

    Foco e Perseverança!! Bons Estudos!!

  • O precursor da transição entre Idade Média e Moderna foi o Renascimento Urbano, pois ,com a instauração dos burgos e as trocas comercias , o ambiente já estava propicio para o Mercantilismo

  • Século XI-XV na baixa idade média , época de desestruturação de ordens econômicas, políticas , culturais e sociais na Europa. Nesse contexto surge o renascimento comercial e urbano com o surgimento da classe burguesa e consequentemente o desenvolvimento do capitalismo comercial. Além disso , expressa o fim do feudalismo.

    APMBB

  • O Renascimento Urbano está diretamente associado ao Renascimento Comercial, uma vez que o crescimento dos burgos ganhou corpo quando o comércio passou a se expandir. Assim sendo, o sistema feudal, o qual era baseado nas trocas de mercadorias, foi substituído pelas relações comerciais (venda dos produtos excedentes), fortalecidos no desenvolvimento das cidades e do sistema econômico (o surgimento das moedas). 

    LETRA C

  • Alternativa correta: c

    O comércio e o uso da moeda quase que desapareceu durante a Idade Média; sua volta só voltou a ocorrer a partir do final das Cruzadas que trouxe consigo o renascimento comercial e urbano que introduziu de forma gradativa uma economia monetária na Europa Ocidental.


ID
1742848
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

  Os centros artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela presença de um número ra-zoável de artistas e de grupos significativos de consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou in-dividual, desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica, evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades considerá-veis de recursos eventualmente destinados à produção artís-tica. Além disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homo-gêneo, certamente (...).
(Carlo Ginzburg. A micro-história e outros ensaios, 1991.)

Os “centros artísticos" descritos no texto podem ser identificados

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B) nas cidades modernas, onde floresceu o Renascimento cultural.

    Os centros artísticos mencionados nos textos são as cidades modernas, que conseguiram desenvolver-se durante o período conhecido como Baixa Idade Média. Esse notável crescimento possibilitou o surgimento da burguesia.

    As cidades possuíam um comércio intenso, concentravam grandes artesãos e artistas, tal como atraíam grande número de consumidores. Assim, as artes passaram a ser mais valorizadas e o renascimento, como costuma-se dizer, floresceu nessas cidades modernas.


ID
1782565
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O século XVI é o primeiro pólo do espírito moderno. A primeira afirmação, ainda presa à herança, dum clima mental e social que revoluciona as ordens do ser, pensar e crer. O Renascimento afirma-se como uma ousadia moderna em nascimento, uma grande revolução ainda a brotar, uma idade de transição que é a bússola de origem da modernidade”. (BARRETO, Luís Felipe. Descobrimentos e Renascimento. Lisboa, Imprensa Nacional, 1983, p. 42.).

A principal característica do Renascimento é:

Alternativas
Comentários
  • Para os renascentistas a produção cultural havia desaparecido durante a Idade Média e ao valorizar as obras de gregos e romanos, eles acreditavam que a cultura renasceria, daí o nome de Renascimento.

    Características do Renascimento:

    Antropocentrismo: o homem no centro das atenções.

    Racionalismo: a razão é tão importante quanto a fé.

    Individualismo: valorização da capacidade individual, da arte e do talento de cada pessoa.

    Hedonismo: visão na qual o corpo é fonte de beleza e de prazer.

    Uma nova visão do tempo: o tempo pertence ao homem e este pode usá-lo em benefício próprio.

  • ** A concepção antropocêntrica e a valorização das potencialidades humanas.

    certo

    ** A repulsa à cultura greco-romana, identificada como exemplo de uma arte sem valor.

    errado - a cultura greco-romana da itália inspirou os artistas renascentistas.

    ** A declaração de uma nova concepção artística e o desprezo ao conhecimento científico.

    errado - não tinha desprezo pelo conhecimento cientifico


ID
1796698
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os séculos XV e XVI constituem a época dos desbravamentos e das descobertas. É quando surge também uma nova mentalidade, que mais tarde será o Renascimento. São características desse período na Europa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O renascimento buscava justamente ir contra ao Teocentrismo.

  • O Renascimento é a transição da Idade Média para a Idade Moderna, e uma de suas caracteristicas é ir contra o teocentrismo implantado pela Igreja durante a era medieval.

  • Teocentrismo (do grego θεóς, theos, "Deus"; e κέντρον, kentron, "centro") é a filosofia ou doutrina que considera Deus o fundamento de toda a ordem no mundo. Doutrina combatida veementemente pelos renascentistas.

     

     

     

  • Essa questão não foi bem elaborada. O teocentrismo continuou forte nesse período, a maioria das artes da época foram eclesiásticas. 

  • a) Teocentrismo.

     

     

    Renascimento - Movimento ideológico que se refletiu nos campos artístico, literário e científico baseado no resgate dos valores da cultura clássica greco-romana. Caracterizou-se pela crítica à cultura teocêntrica medieval, em função das necessidades de afirmação dos novos valores burgueses.


ID
1810123
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Papa Francisco, eleito em março de 2013, chamou atenção novamente para a figura de Francisco de Assis, considerado o fundador da Ordem dos Franciscanos (ou dos Frades Menores) na Baixa Idade Média. Assinale a alternativa que relaciona o contexto de surgimento dos Franciscanos e sua motivação de ação.

Alternativas
Comentários
  • R :B Com o renascimento comercial e urbano, aprofundaram-se a pobreza e as desigualdades sociais, suscitando o aparecimento de várias Ordens Mendicantes, que pretendiam atuar junto aos necessitados, entre elas a Ordem dos Franciscanos.

  • Po, o cara q só podia trabalhar pro senhor feudal agora vende produtos e conseguiu melhorar sua qualidade de vida... de fato, renascimento urbano e comercial só empobreceu e trouxe desigualdades ufpr...

  • Entender sobre o trabalho dos franciscanos ajudou nessa, NICE

    GAB B

    APMBB


ID
1826065
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre alguns fatos importantes ocorridos em território europeu, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Durante os séculos XV e XVI intensificou‐se, no continente, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.

( ) A Guerra das Malvinas foi um conflito militar entre Espanha e Reino Unido. Em 2 de abril de 1982, as forças armadas da Espanha invadiram as Ilhas Malvinas (Ilhas Falklands para os britânicos), situadas a 464 km da costa espanhola.

( ) O Apartheid se refere a uma política racial implantada em alguns países europeus no século XIX. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico em seus países, enquanto à imensa maioria negra (imigrantes) restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra c , guerra das Malvinas foi Entre Reino Unido e Argentina...
  • O Apartheid foi desenvolvido pelos brancos da Áfica do Sul, com o intuito de separacao politica, espacial, social e economica de diferentes raças.


  • Guerra das Malvinas) ou Guerra do Atlântico Sul foi um conflito armado entre a Argentina e o Reino Unido ocorrido nas Ilhas Malvinas (em inglês Falklands), Geórgia do Sul e Sandwich do Sul entre os dias 2 de abril e 14 de junho de 1982 pela soberania sobre estes arquipélagos austrais reivindicados em 1833 e dominados a partir de então pelo Reino Unido.


    Apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.


    LETRA CORRETA :C

  • Apartheid  sistema racista que se espalhou pelo mundo, ganhou destaque na Africa do Sul pela luta de Nelson Mandela, por igualdade!!! Apartheid  ocorreu ( "ocorre") na Europa, EUA e na Africa.


ID
1914796
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo, do medievalista Georges Duby.

“Nos cinquenta, sessenta anos que se seguiram à pandemia de 1348, e que foram sacudidos pelos ressurgimentos da peste, situa-se uma das grandes rupturas da história da nossa civilização. Dessa prova a Europa saiu aliviada. Ela era superpovoada. Restabeleceu-se o equilíbrio demográfico. A atmosfera de naturalidade que se instalou explica por que a criação artística não perdeu sua vitalidade. Mas, como tudo o mais, ela mudou de tom”.

DUBY, Georges. A Europa na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1988, p. 113.

A afirmação “ela mudou de tom”, com que o autor conclui sua análise, constitui uma referência

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

     

    A Peste Negra foi uma pandemia, isto é, a proliferação generalizada de uma doença causada pelo bacilo Yersinia pestis, que se deu na segunda metade do século XIV, na Europa. Essa peste integrou a série de acontecimentos que contribuíram para a Crise da Baixa Idade Média, como as revoltas camponesas, a Guerra dos Cem Anos e o declínio da cavalaria medieval.

    A Peste Negra tem sua origem no continente asiático, precisamente na China. Sua chegada à Europa está relacionada às caravanas de comércio que vinham da Ásia através do Mar Mediterrâneo e aportavam nas cidades costeiras europeias, como Veneza e Gênova. Calcula-se que cerca de um terço da população europeia tenha sido dizimada por conta da peste.

    A propagação da doença, inicialmente, deu-se por meio de ratos e, principalmente, pulgas infectados com o bacilo, que acabava sendo transmitido às pessoas quando essas eram picadas pelas pulgas. Num estágio mais avançado, a doença começou a se propagar por via aérea, através de espirros e gotículas. 

    Contribuíam com a propagação da doença as precárias condições de higiene e habitação que as cidades e vilas medievais possuíam – o que oferecia condições para as infestações de ratazanas e pulgas.

    Como ainda não havia um desenvolvimento satisfatório da ciência médica nesta época, não se sabia as causas da peste e tampouco os meios de tratá-la ou de sanear as cidades e vilas. A peste foi denominada “negra” por conta das afecções na pele da pessoa acometida por ela. Isto é, a doença provocava grandes manchas negras na pele, seguidas de inchaços em regiões de grande concentração de gânglios do sistema linfático, como a virilha e as axilas. Esses inchaços também eram conhecidos como “bubões”, por isso a Peste Negra também é conhecida como Peste Bubônica.

    Uma das tentativas de compreensão do fenômeno mortífero da Peste Negra pode ser vista nas representações pictóricas da chamada “A dança macabra”, ou “A Dança da Morte”. As pinturas que retratavam a “dança macabra” apresentavam uma concepção nítida da inexorabilidade da morte e da putrefação do corpo. Nestas pinturas, aparecem sempre esqueletos humanos “dançando” em meio a todo tipo de pessoa, desde senhores e clérigos até artesãos e camponeses – evidenciando assim o caráter universal da morte.

     

    FONTE: http://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/peste-negra.htm

    Espero ter ajudado, bons estudos!

  • Matei a questão pela referência da Idade Média


ID
2088052
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A crise do sistema feudal motivou uma série de mudanças sociais e culturais com o revigoramento do comércio e das cidades, entre os séculos XI e XIII, na Europa. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que se relaciona com o surgimento da burguesia.

Alternativas
Comentários
  • Durante a Baixa Idade Média (séculos IX ao XV), a Europa passou por profundas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, com as quais se iniciou o processo de desintegração do sistema feudal. Há o renascimento do comércio, que tornou as feiras de troca de mercadorias em algo permanente. Algumas acabaram dando origem a burgos (cidades) que ofereciam trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento aos que os procuravam. Por isso, atraíam grande número de pessoas, como camponeses livres, mascates, servos fugitivos. Entretanto, muitos desses burgos situavam-se dentro de feudos. Por essa razão, todos os que passavam pelo burgo ou nele viviam eram obrigados a pagar taxas aos senhores feudais.  Com o tempo, os grandes comerciantes e alguns mestres de ofício passaram a constituir nas cidades um novo grupo social: a burguesia.



    A resposta correta é a letra D. 





  •  A questão remete ao Renascimento Comercial e Urbano ocorridos com as Cruzadas e decadência do Feudalismo.

     A guerra proporcionou um choque entre as civilizações islâmicas e europeias. A maior consequência do conflito foi a reabertura do comércio entre os países presentes na orla do Mar Mediterrâneo. As cidades com maior representação comercial nesse contexto foram Gênova e Veneza que dominaram o comércio e geraram os princípios do capitalismo.

     Essas atividades comerciais influenciaram diretamente na fixação dos comerciantes em um único local para realizarem as atividades comerciais ( antes, não havia comércio, apenas trocas de produtos básicos, pois os feudos eram autossuficientes ) . Desta forma, surgiram feiras e aos poucos, cidades que foram denominadas Burgos ( os comerciantes dos Burgos eram chamados de burgueses ), compunham assim uma nova classe social em ascensão na Europa.

    Gab: D

  • Novas cidades surgiram a partir do século XI, iniciando o desenvolvimento comercial estabelecido nas relações entre Ocidente e Oriente proporcionadas pelas Cruzadas. Com o renascimento urbano, várias atividades se desenvolveram nas cidades, movimentando a economia local – uma dessas atividades foi o artesanato. A partir de então, organizou-se o processo de produção e surgiram máquinas para atender a demanda do mercado.

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA D

  • Durante a Baixa Idade Média (séculos IX ao XV), a Europa passou por profundas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, com as quais se iniciou o processo de desintegração do sistema feudal. Há o renascimento do comércio, que tornou as feiras de troca de mercadorias em algo permanente. Algumas acabaram dando origem a burgos (cidades) que ofereciam trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento aos que os procuravam. Por isso, atraíam grande número de pessoas, como camponeses livres, mascates, servos fugitivos. Entretanto, muitos desses burgos situavam-se dentro de feudos. Por essa razão, todos os que passavam pelo burgo ou nele viviam eram obrigados a pagar taxas aos senhores feudais. Com o tempo, os grandes comerciantes e alguns mestres de ofício passaram a constituir nas cidades um novo grupo social: a burguesia.


ID
2208304
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os humanistas e artistas do Renascimento italiano apregoavam a “volta aos Antigos” como fundamento de suas ações no presente.

Assinale a alternativa que expressa o que era entendido por “volta aos Antigos”.

Alternativas

ID
2297128
Banca
FUVEST
Órgão
USP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista.
Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • No renascimento, a cultura não era CONTRA a religião, mas diversos dogmas cairam por terra, por exemplo, condenar o corpo humano e ligar ele ao pecado.

  • igreja acreditava que o homem foi o centro do universo (antropocentrismo)

    kepler, que foi cientista do periodo renascentista, acreditava que no geocentrismo, que e o sol no centro do universo.

  • Heliocentrismo*


ID
2369158
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada. 

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item, relativo à história do mundo ocidental.

Renascimento, Reforma religiosa e Estados nacionais assinalaram o início dos tempos modernos; a expansão comercial e marítima dos séculos XV e XVI alargou os horizontes do homem europeu, levando-o à Ásia, à África e à América.

Alternativas
Comentários
  • Renascimento. Foi um período de mudanças culturais que aconteceram entre o século XIII e o século XVII. ... O Renascimento foi o movimento que sucedeu o que costuma se chamar de “idade das trevas”. Esse era o período da Idade Média que, por dominância da igreja, várias áreas científicas foram proibidas de serem pesquisadas.

  • A formação dos Estados facilitou as Grandes Navegações, pois o Estado unificado teve a possibilidade de investir em tecnologia e começar o seu processo de expansão extra-europeia com o desejo mercantil de acumular riquezas. As Grandes Navegações possibilitaram os países que navegavam ocupar territórios que trariam mais riquezas e ampliariam a rede de comércio. Assim, alcança proporções intercontinentais. O mundo deixa de ser “Europa".

    Os cientistas, artistas, pintores, filósofos e matemáticos trouxeram o conhecimento com método científico e a luz da razão que se estendeu e aprofundou-se no século XVIII. Além disso, houve o desenvolvimento de instrumentos que favorecerão, posteriormente, o advento da Revolução Industrial. 

    O pensamento renascentista trouxe o homem para o centro do mundo e quebrou a hegemonia da produção intelectual da Igreja Católica na qual Deus estava no centro do mundo. Tudo aconteceria em função da vontade divina, cuja revelação era exclusiva do clero. Somado a isso, era sabido sobre a venda de relíquias, de indulgencias, dos crimes cometidos pela Igreja Católica, da restrição de somente quem soubesse latim teria acesso ao livro sagrado, usura, dentre outros. A questão filosófica e a questão da dicotomia entre a palavra e prática da Igreja católica estimularam o movimento de Reforma Religiosa. 

    Embora seja possível dizer que..." a idade moderna não é tão moderna assim" porque há permanências estruturais do medievo, as transformações trazidas pelo Renascimento Cultural, Expansão Comercial marítima e pelas Reformas Religiosas marcam, sim, novos tempos A afirmativa, por conseguinte, está correta ! 

    Gabarito da professora: CERTO.
  • O Renascimento está situado num período de transição entre a Idade Média e a Moderna, o que corresponde ao final do Feudalismo e início do Capitalismo. Naquele momento, uma importante mudança no modo de perceber o mundo estava ocorrendo: passava-se de um pensamento predominantemente teocêntrico - onde tudo se explica a partir de uma origem divina - para uma visão de mundo antropocêntrica, onde o homem assume papel central em relação ao universo.

    O Renascimento, é importante ressaltar, é um período de transição entre mentalidades de uma época, e não um ponto de ruptura radical com o mundo medieval.

    Em resumo, podemos dizer que o Renascimento, a Reforma religiosa e os Estados nacionais assinalaram o início dos tempos modernos; enquanto a expansão comercial e marítima dos séculos XV e XVI alargou os horizontes do homem europeu, levando-o à Ásia, à África e à América.

     

    Resposta: C


ID
2428294
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O historiador André Corvisier, em seu livro História Moderna, afirma que a Renascença não é mais vista como uma ruptura brutal com a Época Medieval, mas o resultado de um processo lento que tem suas raízes naquele período. Sobre esse processo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Sobre as questões sociais voltadas para o renascimento temos que o mesmo foi possibilitado pelo ressurgimento das cidades e do comércio.

    Nesse sentido, temos que apenas da histo´ria contar o renascimento como sendo um processo abrupto de rompimento das características de um época, as novas visões discordam de tal fator.

    Isso porque o ressurgimento das cidades e do comércio foi algo que aconteceu de forma lenta e gradual.

    Assim, as questões relacionadas ao renascimento ocorrem no mesmo sentido.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/21765147#readmore


ID
2429239
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento foi considerado um marco de renovação artística, filosófica e cultural ocorrida na Europa ocidental, a partir do século XV. Por que as cidades da península itálica foram o berço desse renascimento?

Alternativas
Comentários
  • Gênova e Veneza foram o berço do renascimento artístico e cultural... as duas cidades italianas controlavam as rotas comerciais do Mediterrâneo e estabeleciam comércio com o povo oriental, introduzia ali uma forte variedade de culturas...além disso, a forte presença da burguesia que patrocinava a arte e o conhecimento estava presente... sendo esses os fatores responsáveis pelo renascimento nas duas cidades..

    Letra A


ID
2644552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.


O fenômeno cultural do Renascimento ocorreu predominantemente no leste europeu.


Alternativas
Comentários
  • Predominantemente na Itália, no Mar Mediterrâneo.

  • ERRADO

    O movimento artístico que chamamos “Renascimento” nasceu na Itália, em Florença, nas primeiras décadas do século XV. Nos finais de 1400, tinha-se espalhado por toda a Itália. Na primeira metade do século seguinte, quando Roma se sobrepunha a Florença como principal centro artístico, tinha alcançado os resultados mais clássicos.

    Nessa mesma época, começou a difundir-se pelo resto da Europa, iniciando uma completa revolução artística, cujos efeitos perdurariam, com constantes acontecimentos, durante séculos, até quase o limiar da nossa época.

    FONTE:http://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-renascentista/renascimento/

  • OH MEUS DEUS!

    EU COLEQUEI CERTO

     

  • Itáliia - Europa Ocidental

     

  • Oeste Europeu*

  • Errado

     

     

    O Renascimento Cultural foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI.

  • O berço do Renascimento cultural foi a Itália, logo, Oeste europeu, depois se difundiu por toda a europa.

  • Itália -> Oeste Europeu

    PMAL 2021

  • A afirmação é errada, pois o Renascimento ocorreu, em maior ou menor grau, em várias regiões da

    Europa. Começou na Itália e expandiu-se para a França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e

    Holanda. Apesar das diversidades regionais, observamos características comuns e fundamentais do

    Renascimento, como: retomada da cultura clássica, o antropocentrismo, o ideal de universalidade,

    a valorização da razão e da natureza.

  • A afirmação é errada, pois o Renascimento ocorreu, em maior ou menor grau, em várias regiões da Europa. Começou na Itália e expandiu-se para a França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Holanda. Apesar das diversidades regionais, observamos características comuns e fundamentais do Renascimento, como: retomada da cultura clássica, o antropocentrismo, o ideal de universalidade, a valorização da razão e da natureza.


ID
2644555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue o próximo item.


O antropocentrismo é um dos elementos caracterizadores do Renascimento.

Alternativas
Comentários
  • O processo de transição entre o teocentrismo e o antropocentrismo teve início entre os séculos XV e XVI, com o surgimento do humanismo renascentista e de outros movimentos liderados por filósofos, estudiosos e artistas.

  • OBRIGADO THIAGO!

     

  • Certo

     

     

    Ao contrário do extremo peso que tinha a Igreja e Deus na cultura medieval, no Renascimento a atenção é voltada para o homem. Este constrói o seu mundo. O próprio conhecimento e as ações do homem na Terra não se justificam mais unicamente por Deus. Fala-se de um antropocentrismo – o homem no centro de tudo.

     

  • Gabarito (C)

    Antropocentrismo "O Homem é a medida de todas as coisas". Passa a ser visto como o centro do universo e é assim representado na arte.  

  • Sim, O homem no centro das coisas.

    1. RENASCIMENTO;CARACTERISTICAS

    CIENTIFICO

    ANTROPOCENTRISMO

    RACIONALISMO

    INDIVIDUALISMO

    NATURALISMO

    HUMANISMO

    OTIMISMO

    É SO LEMBRAR DO CARINHO

    PMAL 2021

  • Homem no centro das coisas.

    GAB C

    PMAL 2021

  • É uma das características do Renascimento:

    Humanismo/antropocentrismo: O homem ocupa a posição de criação suprema de Deus e está no centro do universo. Esta característica está presente na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto central do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo. O humanismo, que colocou o homem como centro do universo e medida de todas as coisas, era uma oposição às concepções filosóficas medievais, que tinham Deus como centro do universo.

    Resposta: Certo

  • CERTO.

    Quer dizer: o homem no centro do universo.

  • O antropocentrismo quer dizer que o homem está no centro do universo. Diverge da teoria católica do medievo, que era o teocentrismo.


ID
2680924
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ainda hoje a palavra Renascimento evoca a ideia de uma época dourada e de homens libertos dos constrangimentos sociais, religiosos e políticos do período precedente. Nessa “época dourada”, o individualismo, o paganismo e os valores da Antiguidade Clássica seriam cultuados, dando margem ao florescimento das artes e à instalação do homem como centro do universo.

(Tereza Aline Pereira de Queiroz. O Renascimento, 1995. Adaptado.)


O texto refere-se a uma concepção acerca do Renascimento cultural dos séculos XV e XVI que

Alternativas
Comentários
  • Só uma observação... O Renascimento, em si, não foi especificamente a origem de valores presentes nos dias atuais. A origem foi na Antiguidade! O Renascimento, como o próprio nome já diz, foi um "resgate" dos valores e dos costumes greco-romanos!

  • GAB A

    O Renascimento e a Antiguidade clássica andam lado a lado, pra mim a certa seria a E.


ID
2722606
Banca
IBADE
Órgão
SEE -PB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto.


“A arte, até então eclesiástica, sob o controle dos padres-pedreiros, torna-se laica; ela passa às mãos dos pedreiros livres, servidores casados da Igreja cujas humildes colônias, postas sob sua proteção constroem, mesmo em formas independentes, esses edifícios grandiosos, onde o peito do homem encontra finalmente respiração, com a vaguidão do sonho e a liberdade dos suspiros.”

MICHELET, Jules. A agonia da Idade Média. São Paulo: Educ, 1992, p. 23.


O extrato acima se refere à(ao):

Alternativas
Comentários
  • Letra c pelo motivo de no período renascentista tivemos muitos autores e grandes obras importantes tais como:

    Leonardo da Vinci (1452-1519)

    Rafael Sanzio (1483-1520)

    Michelangelo Buonarroti (1475-1564)

    Ticiano (1490-1576)

  • O texto demonstra uma fuga do controle da igreja nas artes e a valorização do ser humano como o centro de decisões artísticas independentes. Essas são características do Renascimento.

    Resposta: C


ID
2813848
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando:

I- o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo
II- o desenvolvimento da imprensa
III- a estratificação da sociedade
IV- a ação dos mecenas

Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultural renascentista, assim como da sua qualidade.

Alternativas
Comentários
  • O enunciado pede apeans mudanças que afetaram a produção cultural europeia no período do renascimento,

    I - Foi desenvolvido no renascimento porém não afeta a produção cultural.

    II - O desenvolvimento da imprensa foi fundamental para produção cultural já que diversos livros de diversas áreas do conhecimento foram produzidos em larga escala.

    III - A estratificação da sociedade não tem nada a ver com o enunciado.

    IV - O mecenato teve grande influência na produção de cultura. (Mecenato = patrocínio e proteção de artistas e intelectuais por burgueses, nobres e papado),

    LETRA D

    VOU SER CADETE 2020!

  • A QUESTÃO PEDE O QUE INFLUENCIOU NA PRODUÇÃO CULTURAL RENASCENTISTA

    I - O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA HELIOCENTRICA ESTAVA ALI, PORÉM NÃO INFLUENCIOU AS PRODUÇÕES CULTURAIS

    II - JÁ O DESENVOLIMENTO DA IMPRENSA INFLUENCIOU BASTANTE

    III - A ESTRATIFICAÇÃO JÁ VINHA DE MUITOS ANOS E TAMBÉM NÃO INFLUENCIOU NAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS

    IV - A AÇÃO DOS MECENAS SEM DÚVIDAS FOI DE GRANDE VALIA PARA AS PRODUÇÕES. AFINAL FORAM ELES QUE 'PATROCINARAM' OS ARTISTAS. SÓ POR CURIOSIDADE, OS MAIORES MECENAS FORAM: O VATICANO (NA ÉPOCA AINDA NÃO TINHA ESSE NOME, ENTÃO: A IGREJA CATÓLICA E A FAMÍLIA DOS MEDICES)

  • Apenas sabendo que A III está errada e a IV está certa, já mata a questão.

  • caiu uma questão identica na prova de 2020

  • Desenvolvimento da imprensa e o mecenato: foram fundamentais para produção cultural já que diversos livros de diversas áreas do conhecimento e obras de artes foram produzidos em larga escala.


ID
2846686
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Antes de Copérnico, Kepler e Galileu, os cosmólogos elaboravam sistemas que representavam os corpos celestes por meio de esferas encaixadas umas nas outras, propostas e desenvolvidas por Eudoxo e Aristóteles, de modo a distinguir os mundos celeste e terrestre. É nesse contexto, caracterizado pela tese de que o cosmo é composto de dois mundos distintos (céu e Terra), e pelo axioma platônico, que deve ser entendido o conteúdo da carta de Kepler (1604). Ele apresenta uma etapa do processo de rompimento com essa distinção e com o axioma platônico. Na carta, Kepler apresenta os procedimentos para obter as duas primeiras leis dos movimentos planetários. A importância disso é tão grande que a segunda lei aparece antes da primeira, e a lei das áreas só se torna operante numa órbita elíptica, não podendo ser aplicada às órbitas circulares sem produzir discrepâncias com relação aos dados observacionais de Tycho Brahe.

(Adaptado de Claudemir Roque Tossato, Os primórdios da primeira lei dos movimentos planetários na carta de 14 de dezembro de 1604 de Kepler a Mästlin. Scientiae Studia, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 199-201, jun. 2003.)

Considerando o contexto histórico descrito e as leis físicas apresentadas por Kepler, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil.. além do conteúdo histórico, é cobrado física.. basta saber as leis de Kepler.. a distância do sol e da terra são variáveis, formando uma órbita elíptica..

    Letra A

  • Questão fácil.. além do conteúdo histórico, é cobrado física.. basta saber as leis de Kepler.. a distância do sol e da terra são variáveis, formando uma órbita elíptica..

    Letra A

  • Teoria da gravitação de Kepler:

    Planetas possuem órbitas elípticas em torno do Sol e por isso a distância dos plantas a ele é variável,sendo a mais próxima denominada periélio e a mais afastada,afélio.

  • Sô n entendi porque EMPIRICA. N seria racional?

  • EMPÍRICA ou científica? Puts.

  • bem dboa a questão era só ter um conhecimento básico de kepler que fechava sem dificuldade...


ID
2864731
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico  Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a  concepção de “história como problema”, em oposição a uma  historiografia  positivista  que  se  apoiava  em  fatos,  datas,  grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos  criadores da moderna historiografia conhecida como Escola  dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue o item seguinte.


Quando se fala em renascimento da história política a partir das décadas finais do século passado, um nome se impõe entre os principais mentores dessa retomada: o do historiador francês René Rémond.

Alternativas
Comentários
  • René Rémond foi um historiador francês, especialista em economia política. Publicou diversas obras de história, em especial sobre a História Contemporânea. Foi secretário geral da Juventude Estudantil Católica francesa, em 1943. Desde 1981, é presidente da Fundação Nacional das Ciências Políticas. Wikipédia

  • kkkkk amadora!

  • Gabarito CERTO


ID
3014995
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o fragmento a seguir.

Que obra-prima é o homem! Como é nobre em sua razão! Que capacidade infinita! Como é preciso e bem-feito em forma e movimento! Um anjo na ação! Um deus no entendimento, paradigma dos animais, maravilha no mundo. Contudo, para mim, é apenas a quintessência do pó.

William Shakespeare, Hamlet.

A fala de Hamlet introduz um contraponto ao antropocentrismo renascentista. Assinale a opção que apresenta a matriz filosófica desse contraponto.

Alternativas
Comentários
  • Essa incredulidade ao antropocentrismo renascentista se dá pelo ceticismo.

    LETRA B

    APMBB

  • Ceticismo é a doutrina do constante questionamento, isso já responde !!

  • O ceticismo decorre do cético, de alguém que é capaz de questionar, de não acreditar em algo.

    Portanto, Shakespeare não compactuava com os valores renascentistas que colocam o homem no "centro do universo".

    Gabarito B

  • Que obra-prima é o homem! Como é nobre em sua razão! Que capacidade infinita! Como é preciso e bem-feito em forma e movimento! Um anjo na ação! Um deus no entendimento, paradigma dos animais, maravilha no mundo. (ANTROPOCENTRISMO) Contudo, para mim, é apenas a quintessência do pó. (IDEIA CÉTICA)

  • O gabarito é ceticismo. Mas a frase Shakespeare é muito mais niilista do que cética. A frase não expressa uma dúvida, mas estabelece uma não adequação a valores e consensos estabelecidos. Sem falar que seria bem tortuoso querer opor ceticismo ao humanismo ou ao antropocentrismo.


ID
3014998
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

Merece a aprovação universal a máxima de que a verdade é um produto do tempo. A opinião mais comum sobre a antiguidade constitui uma negligência, e mal se compadece com a própria palavra. Antiguidade, a rigor, quer dizer mundo dos mais velhos ou época mais adiantada da vida. E é fato razoável que, tal como se espera do ancião maior notícia das coisas humanas e mais maduro juízo que do jovem, pela experiência e pela variedade das coisas que viu, ouviu e pensou, assim também da nossa era se deve esperar mais que dos antigos tempos, como idade do mundo cumulada e provida de sumas e infindas descobertas, experiências e observações.

Adaptado de Francis Bacon,

Cogitata et visa de interpretatione naturae (1607-1609).

De acordo com o texto, sobre o conhecimento da época de Francis Bacon, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.

I. O conhecimento é atemporal, pois os Modernos repetiam o passado ao imitar os Antigos.

II. O conhecimento é frágil, por isso os Modernos deveriam submeter suas descobertas à autoridade dos Antigos.

III. O conhecimento é temporal, e os Modernos avançavam em acúmulo de descobertas e conhecimentos em relação aos Antigos.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • I. FALSA

    “... a verdade é um produto do tempo”.

    II. FALSA

    “... da nossa era se deve esperar mais que dos antigos tempos”.

    III. VERDADEIRA

    “... a verdade é um produto do tempo [...] assim também da nossa era se deve esperar mais que dos antigos tempos, como idade do mundo cumulada e provida de sumas e infindas descobertas, experiências e observações”.

  • Primeiro Bacon nos diz que o conhecimento é temporal, ou seja, produto do seu tempo, como relata nessa parte: " a verdade é um produto do tempo".

    Então a alternativa 1 já está errada.

    Depois Bacon nos diz que o tempo em que ele vive se espera mais do que o tempo dos antigos, relatado nessa parte: "nossa era se deve esperar mais que dos antigos tempos"

    Então a alternativa 2 está errada.

    Por último, ele diz que sua época se espera por mais conhecimento, experiências e descobertas, logo condiz com o acumulo de experiências e descobertas em relação aos antigos e com a afirmativa de que o conhecimento é temporal, pois logo no início ele nos diz que a verdade é produto de seu tempo.

    Gabarito E

  • Se levarmos em conta que Francis Bacon era empirista e na antiguidade ou idade medieval a maioria dos filósofos utilizavam a razão em detrimento ao conhecimento empírico, poderemos descartar a alternativa II, já que não é necessário voltar ao passado, pois o passado era tido como a menoridade ( incapacidade do individuo de entender sua realidade), segundo Kant.

    ''Merece a aprovação universal a máxima de que a verdade é um produto do tempo''- esta frase explicita que o conhecimento é temporal, ou seja, depende do tempo em que se situa.

    LETRA E

    APMBB

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Felipe Luccas

    Vejamos os itens: 

    I. FALSO.  Segundo o autor, " que a verdade é um produto do tempo ", ou seja, é temporal

    II. FALSO. De acordo com o texto, ", assim também da nossa era se deve  esperar mais que dos antigos tempos", ou seja, deve-se esperar mais do seu tempo. 

    III. VERDADEIRO. Portanto, Gabarito letra E. 


ID
3019942
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas abaixo.

Iniciou-se assim o/ (a) _______________ , cujo objetivo era atualizar, dinamizar, revitalizar os estudos tradicionais, baseado no programa de _______________ , que incluíam a poesia, a filosofia, a história, a matemática e a eloquência, disciplina esta resultante da fusão entre a retórica e a filosofia. Assim, num sentido estrito, os _______________ eram, por definição, os homens empenhados nessa reforma educacional. ( ...) Os estudos deviam ser centrados exclusivamente sobre os textos dos autores da _______________ , (....). Significava, pois, um desafio para a cultura dominante e uma tentativa de abolir a tradição intelectual medieval.
Adaptado (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual; Campinas. Editora da Unicamp, 1984, p. 15). 

Alternativas
Comentários
  • essa foi covardia kkkkkkkkk, mas tá fácil.( letra E)

  • Fiquei entre a D e E, mas deu pra saber que era a E quando falou em antiguidade clássica. Porque os humanistas na época do Renascimento focaram-se nas obras Antiguidade.

    E

  • Mas os Humanistas não foi da época do renascimento??


ID
3019948
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento, movimento que floresceu entre a desestruturação do mundo Medieval e o surgimento da Era Moderna e que teve dimensões políticas, culturais e econômicas é, segundo o historiado Nicolau Sevcenko, “um desses momentos particularmente interessantes da História, em que o homem aparece transtornado, atônito, sufocado pelo peso da própria liberdade. (...) O Renascimento constitui, por isso, uma das mais fascinantes aventuras intelectuais da humanidade.”
(SEVCENKO, Nicolau, 1984.p.4)

Sobre as mudanças na ordem social que gerou as características e as condições para o surgimento do homem renascentista, analise os enunciados abaixo e utilize “V”, quando for verdadeiro e “F” quando for falsa, e assinale a alternativa correta.

( ) O comércio e os saberes se desenvolviam de modo mútuo. A inventividade técnica era incitada pelo comércio e vice-versa. Técnicas foram inventadas para melhoria das necessidades cotidianas do mundo europeu, como a agricultura, a mineração, a metalurgia, a construção naval e os armamentos de guerra.
( ) O êxito do indivíduo na nova ordem social dependia, segundo Maquiavel do acaso, do engenho, da astúcia e riqueza.
( ) A quebra dos antigos laços sociais de dependência como a servidão possibilitou a liberação do indivíduo e o impulsionou para a concorrência com os demais sujeitos, estimulando sua criatividade.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

  • E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Marcos 9:23


ID
3024571
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a cultura renascentista, é correto afirmar que esta expressava

Alternativas
Comentários
  • Sem dúvidas,Renascimento Cultural só possui esse nome devido a cultura Greco-Romana,letra B.

  • a) a aceitação do dogmatismo católico.

    Errada, a partir de agora a galera tava começando a questionar a igreja católica

    b) a admiração do passado greco-romano.

    Correta, eles despreza o passado, ou seja, eles não querem saber de feudalismo idade média eles gostam dos antepassados da cultura greco romana, tiveram muitas inspirações nessas culturas e artes

    c) a afirmação do poder da tradição.

    Errada, não sei muito sobre issso :(

    d) a defesa da filosofia escolástica.

    Errada, a filosofia escolástica fala sobre afirmação a existência ou não de Deus, a galera do renascimento não estava preocupada se Deus existia ou não mas sim em afirmar coisas que não era comprovadas pela ciência e sim porque Deus quis

    e) a negação do humanismo.

    Errada, uma das principais características do renasicmento é o Humanismo

  • a)   Há a valorização da ciência. ITEM INCORRETO.

    b)  ITEM CORRETO.

    c)   A tradição é questionada. ITEM INCORRETO.

    d)  A filosofia escolástica era cristã. No Renascentismo temos uma valorização da ciência. ITEM INCORRETO.

    e)   Há a valorização do humanismo. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
3024727
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando o Renascimento Cultural do século XV e XVI e as estruturas culturais, sociais e políticas que envolvem esse novo olhar sobre a realidade, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E)

    "Consolidou-se uma representação das atividades artísticas pelos intelectuais, com o descarte na totalidade da cultura greco-romana."

    Errada, pois a cultura grego-romana é admirada no período do renascimento.

    Foco e Perseverança!! Bons Estudos!!

  • Pelo contrário,valorizava se a cultura greco romana e por isso o renascimento cultural,seria um paradoxo,caso esse argumento houvesse sentido.Letra E.

  • A questão quer o item incorreto.

    a)   ITEM CORRETO.

    b)  ITEM CORRETO.

    c)   ITEM CORRETO.

    d)  ITEM CORRETO.

    e)   A cultura greco-romana era valorizadas pelos renascentistas. ITEM INCORRETO.

    Resposta: E

  • Ela não descartou a cultura greco-romana, pelo contrario ela exaltou.


ID
3024784
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“A luta entre o papa e os Hohenstaufen deixara a Itália numa situação política que diferia essencialmente da do resto do Ocidente. Se em França, em Espanha e em Inglaterra o sistema feudal era tal que devia levar naturalmente à unidade monárquica; se na Alemanha este ajudava a manter pelo menos a unidade exterior do Império, a Itália tinha rompido quase inteiramente com tal sistema.”

(BURCKHARDT, Jacob. “O Renascimento italiano”. Tradução: Antônio Borges Coelho. Porto: Editora Presença, p. 10)

Com base no texto anterior, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    O nacional-socialismo é uma contração para o partido e a ideologia do Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei ou partido Nazista. Não tem nada a ver com o período citado, nem tão pouco a afirmação faz sentido. Bismarck morreu em 1890 sequer viu a Primeira Guerra Mundial e não poderia antever o irracionalismo da Segunda.

  • Mesmo sem saber quem é o autor, já dá pra ver a discrepância na alternativa C por dizer que Bismarck governava a Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

    Alternativa C


ID
3157681
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto para responder à questão 29 e inspirar-se para responder à questão 30.

Duas grandes motivações moviam Colombo. A primeira era a fascinação pelo ouro e pelas ilhas distantes onde abundava aquele metal.

Segundo Jaques Heers, esta obsessão se manifestou em todos os seus atos, seus projetos, suas iniciativas […]

A segunda mostra que Colombo foi plenamente um homem do Renascimento. Agia pela paixão do conhecimento. Sem ter recebido qualquer formação acadêmica, buscava a informação em qualquer tipo de livro. Lia assiduamente e anotava aplicadamente o que chamava a atenção do seu espírito curioso […].

Tradução livre de PASTOREAU, Mireille. Voies Océanes de l´ancient aux nouveau mondes. Paris, Edition Hervas, 1990.

Assinale a alternativa correta a respeito do Renascimento.

Alternativas
Comentários
  • Letra A,a professora fala sobre isso no primeiro vídeo,é fato o homem deveria pensar para alcançar o que é mais precioso o conhecimento,a razão é a chave para entender esse período.

  • Ficou óbvio que a letra A era a correta, mas por que não a letra E ?

    Já que a Península Itálica foi escolhida por ser depositária do conhecimento Greco-Romano, conhecimento esse que serviu de base para os Renascentistas ??

  • a)   ITEM CORRETO.

    b)  O centro era o homem do universo. ITEM INCORRETO.

    c)   A ciência era a fonte de conhecimento do homem renascentista. ITEM INCORRETO.

    d)  O individualismo preponderava nesse período. ITEM INCORRETO.

    e)   As explicações sobre os fenômenos da natureza eram buscadas na ciência. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A


ID
3403789
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Sfumato (ou esfumato) foi uma técnica provavelmente inventada por Leonardo da Vinci, em que ocorre a fusão gradual entre o tom mais escuro até o mais claro, colaborando para a criação do “relevo escultural”, tornando a pintura mais realista.

Leonardo da Vinci e realismo na pintura podem ser associados a um movimento de grande importância na história da modernidade.


Assinale a alternativa que indica este movimento

Alternativas
Comentários
  • Foi justamente na Idade Moderna, especificamente no Renascimento, que surgiram grandes artistas culturais, entre eles:

    Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Giotto e Shakespeare.

    GAB: E.

  • Suas técnicas elaboradas de pintura também inspirou outros diversos artistas do Renascentismo.

  • A partir do século XIV, no Renascimento Cultural, os artistas passaram a se preocupar em dar mais realismo às suas obras, tanto na pintura como na escultura.

    Houve, por exemplo, a invenção da técnica da perspectiva, em que as figuras passaram a ser representadas em três dimensões: altura, largura e profundidade.

    Outra técnica bastante conhecida era o esfumato (ou Sfumato, que significa fumaça em italiano), provavelmente inventada por Leonardo da Vinci. Nesta técnica, ocorre a fusão gradual entre o tom mais escuro até o mais claro, colaborando para a criação do “relevo escultural”, tornando a pintura mais realista.

    Resposta: E


ID
3497224
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Criada pelos humanistas italianos e retomada por Vasari, a noção de uma ressurreição das letras e das artes graças ao reencontro com a Antiguidade foi, seguramente, fecunda como fecundos são todos os manifestos lançados em todos os séculos por novas gerações conquistadoras. Essa noção significa juventude... dinamismo, vontade de renovação. Teve em si a inevitável injustiça das abruptas declarações de adolescentes, que rompem ou creem romper com os gostos e as categorias mentais dos seus antecessores. Mas o termo «Renascimento», mesmo na acepção estrita dos humanistas, que o aplicavam, essencialmente, à literatura e às artes plásticas, parece-nos atualmente insuficiente. Parece rejeitar, como bárbaras, as criações simultaneamente sólidas e misteriosas da arte românica e aqueloutras, mais esbeltas e dinâmicas, da idade gótica. Não dá conta nem de Dante, nem de Villon, nem da pintura flamenga do século XV. E, principalmente, ao ser alargado às dimensões de uma civilização pela historiografia romântica, mostrou-se inadequado”

(DELUMEAU, J. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1983, p.19).


São artistas consagrados do Renascimento europeu:

Alternativas
Comentários
  • Principais artistas que se destacaram no Renascimento Cultural:

    Leonardo da Vinci

    Michelangelo

    Rafael Sanzio

    Sandro Botticelli

    Ticiano Vecellio

    Paolo Veronese

    Obs: O macete das "Tartarugas ninjas" ajuda, porém, cuidado.

  • São artistas renascentistas:

    Michelangelo: O italiano, que explorou bastante o humanismo, foi um dos maiores pintores e escultores do Renascimento. Responsável por pintar o teto da Capela Sistina, estão entre as suas obras-primas: Pietá, David e A Criação de Adão

    Leonardo da Vinci: (matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor), conhecido por dominar várias áreas, é considerado o arquétipo do homem renascentista e um gênio absoluto. A Mona Lisa e A Última Ceia são suas obras-primas. Além das suas criações artísticas, Leonardo da Vinci é considerado o inventor do que pode ser chamado de antecessor do helicóptero, equipamento que só seria fabricado séculos depois.

    Resposta: A


ID
3606679
Banca
FEC
Órgão
Prefeitura de Vassouras - RJ
Ano
2007
Disciplina
História
Assuntos

Nicolau Copérnico, pensador do Renascimento, contestou a teoria do geocentrismo e teve suas teorias levadas para a Itália. O pensador, que levou as idéias de Copérnico para a Itália, condenado como herege e queimado vivo em 1600, foi:

Alternativas
Comentários
  • Letra D: No dia 17 de fevereiro de 1600, Giordano Bruno era queimado vivo no Campo dei Fiori, em Roma, sob acusação de heresia e blasfêmia.

  • A resposta correta é a alternativa D, Giordano Bruno.

  • Galileu Galilei: CRIADOR DO TELESCÓPIO ALÉM E DA TEORIA HELIOCENTRICA, FOI OBRIGADO A DESMENTIR TODO O SEU TRABALHO PARA A POPULAÇÃO LOCAL A MANDO DA IGREJA, POELO CONTRÁRIO, O MESMO SERIA MORTO NA FOGUEIRA.

    Johanner Kepler: NOBRE CRIADOR DE 3 LEIS AS QUAIS LEVAM SEU NOME SENDO ELAS:

    1°) TODOS OS CORPOS NO ESPAÇO GIRAM EM TORNO DO SOL EM ORBITAS ELÍPTICAS

    2°) OS ESPAÇOES PERCORRIDOS POR DOIS PLANETAS EM MESMOS INTERVALOS DE TEMPO SÃO IGUAIS, LOGO A VELOCIDADE É MAIOR NO PERIÉLIO (MAIS PERTO DO SOL) E MENOR NO AFÉLIO (MAIS LONGE DO SOL)

    3°) A RAZÃO ENTRE O PERÍODO AO QUADRADRO SOBRE O RAIO AO CUBO É CONSTANTE -> T^2/R^3 = K

    Giordano Bruno: ESSE AI NÃO FOI ESPERTO QUE NEM O GALILEU E MORREU QUEIMADO


ID
3631276
Banca
FUNDATEC
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2010
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento Cultural teve início na Itália e se impôs efetivamente a partir do século XIV até o século XVI. São características do Renascimento Cultural, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Humanismo. (VALORIZAÇÃO DO HOMEM COMO OBRA PRIMA, COMO ARTE, ESTUDOS DA GEOMETRIA E FISIONOMIA HUMANA)

    Racionalismo. (VALORIZAR O PENSAR, O CRITICAR, ANALISAR E AVALIAR AS SITUAÇÕES)

    Ascetismo. (NÃO SEI, POR ISSO MESMO É A INCORRETA)

    Hedonismo. (VALORIZAR O PRAZER CARNAL, SEXO)

    Individualismo. (VALORIZAR AS OBRAS DOS ARTISTAS, DEIXAR SUAS MARCAS NAS OBRAS COMO A MONALIZA DE LEONARDO DA VINCI OU PIETA DE MICHELANGELO)

  • O Renascimento possuía algumas características, como:

    ·     Razão: A razão e a ciência são encaradas como as únicas formas de se chegar ao conhecimento.

    ·     Humanismo/antropocentrismo: O homem ocupa a posição de criação suprema de Deus e está no centro do universo. Esta característica está presente na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto central do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo. O humanismo, que colocou o homem como centro do universo e medida de todas as coisas, era uma oposição às concepções filosóficas medievais, que tinham Deus como centro do universo.

    ·     Cientificismo: Todo conhecimento deveria ser demonstrado por meio da experiência científica.

    ·     Individualismo: o ser humano buscava afirmar a sua própria personalidadee satisfazer suas ambições, acreditando que o direito individual estava acima do direito coletivo.

    ·     Classicismo: Os artistas buscavam inspiração na Antiguidade Clássica greco-romana.

    ·     Hedonismo: valorização dos prazeres sensoriais, carnais e materiais, contrapondo-se a ideia medieval de sofrimento, resignação e negação do prazer carnal.

    ·     Naturalismo: pregava a volta à natureza, a qual era admirada. A captação do real fez surgir um novo interesse pela fisionomia, pelo pormenor anatômico, pelo gesto, pelo movimento, pela diversidade biológica e botânica das paisagens.

    Resposta: C

  • Ascetismo faz referência ao controle sobre o copro e o espírito, ou seja, o controle dos comportamentos e emoções diante as tentações da carne e da vida voltada ao materialismo.


ID
3631564
Banca
FUNDATEC
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2010
Disciplina
História
Assuntos

“Em meados da década de 1450, só era possível reproduzir um texto copiando-o à mão, e de repente uma nova técnica, baseada nos tipos móveis e na prensa, transfigurou a relação com a cultura escrita. O custo do livro diminui, através da distribuição das despesas pela totalidade da tiragem, muito modesta, aliás, entre mil e mil e quinhentos exemplares. Analogamente, o tempo de reprodução do texto é reduzido graças ao trabalho da oficina tipográfica.” (CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998)


Assinale a alternativa que apresenta acontecimentos históricos que sofreram o impacto direto da invenção da imprensa por Gutenberg.

Alternativas
Comentários
  • A invenção da maquina de impressão em tipos móveis foi essencial para difusão dos ideias reformistas de Martinho Lutero e as ideias Renascentista , tudo isso configurando uma informação mais difusa entre a sociedade em transição medieval.

    LETRA C

    APMBB

  • O Renascimento, movimento cultural, que se desenvolveu no século XIV, se expandiu da Itália para várias partes do continente Europeu. Nesse ambiente de efervescência de ideais, desenvolveu-se o humanismo, e sua divulgação foi permitida, em grande parte, pelo aperfeiçoamento da imprensa, que teve o alemão Johannes Gutenberg (1400-1468) como um dos maiores responsáveis.

    O primeiro livro impresso foi a Bíblia, em alemão. Esse fato contribuiu diretamente para a Reforma Protestante, que se desenrolou no século XVI, haja vista que até então a Bíblia era lida em latim e sua circulação não era tão grande como passou a ser após a invenção da imprensa.

    Resposta: C


ID
3752017
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O renascimento urbano e comercial se configura como muito importante quando pensamos na transição do período feudal para o capitalismo, sobre este renascimento podemos AFIRMAR que:

Alternativas
Comentários
  •  Resposta: C

  • A) -> Na verdade, as corporações de ofício tinham a função de proteger os interesses dos artesões nas cidades. ERRADA.

    B) -> O poder do monarca em pleno renascimento foi de aumento significativo com a unificação dos Estados Nacionais e não o contrário. ERRADA.

    C) -> Exato, nesse período houve a unificação dos estados (monarquia centralizada) em decorrência a unificação das moedas, pesos e medidas e o sistema econômico vigente o mercantilismo.

    D) O poder da burguesia fez alimentar o mercantilismo e não o contrário. ERRADA.

    Gabarito C


ID
3759481
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere as características do Renascimento (surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVII) listadas a seguir e assinale a alternativa correta.

1. Antropocentrismo.
2. Teocentrismo.
3. Misticismo.
4. Individualismo.
5. Humanismo.
6. Coletivismo.
7. Racionalismo.
8. Naturalismo

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    Principais características do Renascimento:

    Antropocentrismo - Homem no centro do universo.

    Individualismo - Tradição burguesa e moderna, obtenção de reconhecimento.

    Racionalismo - Valorização da racionalidade.

    Naturalismo - Estudo sobre a natureza, corpos celestes, terra e leis gerais.

    Hedonismo - Prazer como bem supremo da vida.

    Cientificismo - Questionamento das conclusões prontas.

    Empirismo - Atenção/reflexão e experiência.

    Inspiração na cultura Clássica - greco-romana

  • antropocentrismo: (do grego anthropos, ‘humano’, e kentron, ‘centro’), o homem como centro do Universo e das explicações racionais;

    racionalismo: explicação da natureza e de tudo o que existe pela razão. Pode referir-se à corrente filosófica dos séculos

    XVII e XVIII e ao uso da razão em detrimento das explicações baseadas em crenças religiosas.

    humanismo: forma de explicação da realidade centrada no ser humano e em seus valores. Busca da compreensão de

    conceitos ligados ao ser humano, como a felicidade, a ética, a virtude, a justiça.

    O individualismo que se afirmava com o Renascimento se somava ao desejo de muitos fiéis por uma teologia mais adequada, de um movimento pela promoção da cristianização que os líderes protestantes souberam atender.

    O naturalismo, o hedonismo e o neoplatonismo também são características do movimento renascentista. O naturalismo prega a volta à natureza;

    Cientificismo: “é a ideia de que o espírito e os métodos da ciência deveriam ser estendidos a todos os domínios intelectuais e morais da vida [social], sem exceções.”

    Empirismo: John Locke (1632-1704), filósofo inglês, é considerado o “pai do Iluminismo”;

    Em sua principal obra, Ensaio sobre o entendimento humano, afirma que, quando nascemos, nossa mente é como uma tábula rasa, ou seja, sem conhecimento algum;

    Como, então, passamos a conhecer? Esse conhecimento é adquirido primeiro por meio dos sentidos (daí, o nome empirismo, que vem do grego empeiría, “experiência sensorial”) e, depois, desenvolvido pelo esforço da razão.

  • 1. Antropocentrismo. – Característica do Renascentismo

    4. Individualismo.– Característica do Renascentismo

    5. Humanismo.– Característica do Renascentismo

    7. Racionalismo.– Característica do Renascentismo

    8. Naturalismo– Característica do Renascentismo

    As demais características não representam o Renascentismo.

    Note que, apesar de não citar todas as características, o gabarito é a alternativa B, tendo em vista que o enunciado não usa palavras restritivas como “apenas”, “exclusivamente”, dentre outras.

    Resposta: B


ID
3783259
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as seguintes afirmações a respeito da história ocidental moderna.


I - A consolidação da monarquia francesa, no século XVI, foi marcada pela conquista de territórios coloniais na África e pela completa pacificação dos conflitos religiosos no país.

II - A Europa também foi palco de querelas intelectuais sobre literatura e ciência, como a chamada “Batalha dos livros”, que opôs, de um lado, letrados defensores do predomínio da antiguidade clássica e, de outro, partidários da superioridade moderna.

III- O domínio de Felipe II, na península Ibérica, caracterizou um contexto de ampla liberdade de consciência, tornando os reinos de Portugal, Castela e Aragão redutos privilegiados para protestantes e judeus que fugiam da perseguição inquisitorial dos Países Baixos.


Quais estão corretas?

Alternativas

ID
3786037
Banca
PUC - RJ
Órgão
PUC - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as descobertas e invenções atribuídas à chamada “Revolução Científica”, ocorrida entre os séculos XVI e XVIII, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB:D

    O livro Sobre a A Origem das Espécies, obra científica seminal do naturalista britânico Charles Darwin, é publicado na Inglaterra em 24 de novembro de 1859.


ID
3786745
Banca
PUC - RS
Órgão
PUC - RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dentre os fatores responsáveis pelo chamado Renascimento Comercial e Urbano, que ocorre a partir do século XI na Europa Ocidental, NÃO se pode referir

Alternativas
Comentários
  • O aumento do artesanato propiciou, também, o aumento das corporações de ofício.

    Gabarito - D


ID
3786874
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o Renascimento houve uma revolução tecnológica fundamental em máquinas e equipamentos cujo impacto para o progresso das ciências equipara-se ao advento da internet no final do século XX. Essa revolução se deveu

Alternativas
Comentários
  • alguém pode explicar?


ID
3786880
Banca
COPS-UEL
Órgão
UEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os pensadores – cientistas e filósofos da época moderna – fomentaram a crença no progresso humano e científico contra a superstição e a sociedade aristocrática, portanto

Alternativas

ID
3787711
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento pode ser caracterizado como uma tendência cultural laica, racional e científica, que se estendeu do século XIV ao XVI.


Sobre o Renascimento, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3789850
Banca
COPESE - UFT
Órgão
UFT
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento foi um movimento importante de renovação cultural e artística que se originou na Itália e marcou a transição da Idade Média para a Moderna. No Renascimento, apesar de apresentar uma diversidade de novos elementos, percebem-se características comuns, sobretudo, nas artes plásticas e pintura. (Adaptado. SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Editora Atual, 1988.)

Entre as características do Renascimento, é INCORRETO afirmar que houve valorização:

Alternativas

ID
3794569
Banca
UENP Concursos
Órgão
UENP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento constituiu-se, historicamente, na Europa, entre os séculos XI e XIII. Sobre as características do Ranascimento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • são os mecenas.

    Letra A!


ID
3797785
Banca
COPEPS
Órgão
UEMG
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia com atenção o pensamento, a seguir:


“Toda a filosofia é como uma árvore. As raízes são a metafísica, o tronco é a física e os ramos são todas as outras ciências.”

(René Descartes)


Entre 1500 e 1700, houve uma mudança radical na maneira de se conceber a natureza e a sociedade, conforme mostra o fragmento citado.


Em todas as alternativas, abaixo, estão apontadas corretamente as consequências das mudanças introduzidas pelo pensamento moderno, EXCETO em:

Alternativas

ID
3800641
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Inglês William Shakespeare (1564-1616), na obra Hamlet, expressa a concepção sobre o ser humano afirmando:

"Que obra-prima, o homem! Quão nobre pela razão! Quão infinito pelas faculdades! Como é significativo e admirável na forma e nos movimentos! Nos atos, quão semelhantes aos anjos! Na apreensão como se aproxima aos deuses, adorno do mundo, modelo das criaturas!".

(SHAKESPEARE, William. A trágica história de Hamlet. Disponível em . Acesso em 10 ago. 2017).


Sobre o retorno ao conhecimento da Antiguidade clássica, chamado de Renascimento, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
3806353
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O meu propósito não é provar que era eu que tinha razão, mas de verificar se tinha. (…) E o que nós provamos hoje, amanhã apagaremos do quadro, e só voltaremos a escrevê-lo quando estiver comprovado outra vez. E quando estiver provado o que desejamos provar, toda desconfiança será pouca. (...) A prática da ciência me parece exigir notável coragem, desse ponto de vista. Ela negocia com o saber obtido através da dúvida. Arranjando saber, a respeito de tudo e para todos, ela procura fazer com que todos duvidem.” BRECHT, Bertold. A vida de Galileu. In: Brecht, Bertold. Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. Vol. 06. pp. 51 – 170.

O Renascimento científico marcou profundamente o pensamento ocidental, e Galileu foi um dos grandes expoentes desse movimento. Algumas de suas premissas são válidas até os dias de hoje, como por exemplo:

Alternativas

ID
3807397
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As esculturas Pietá e Davi, assim como afresco, presentes no teto da Capela Sistina, no Vaticano, são exemplos irrefutáveis da genialidade de Michelangelo Buonarroti. Artista renascentista, desde muito cedo nutriu uma devoção por Florença, cidade de seus ancestrais e berço da Renascença. Sobre o Renascimento Cultural, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3807961
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento retirou da Igreja o monopólio da explicação das coisas do mundo. Aos poucos, o método experimental passou a ser o principal meio de se alcançar o saber científico da realidade. A verdade racional precisava ser sempre comprovada na prática, empiricamente (empirismo). Assim, apesar de a Reforma e a Contra-Reforma terem freado o ímpeto renascentista, estavam lançados os fundamentos que derrubariam definitivamente a escolástica, fundamentada no misticismo. (VICENTINO, 1997, p.195).

Um dos confrontos mais expressivos entre o monopólio do conhecimento da Igreja e o saber científico baseado na observação racional da natureza, preconizado pelo renascimento científico, ocorreu com

Alternativas

ID
3808189
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O historicismo moderno busca superar o dogmatismo medieval e escapar do ambiente teológico em que se desenvolveu, sendo um dos marcos da Idade Moderna e base de uma nova cultura laica, consolidada a partir do século XVII, a ênfase na natureza e na razão humanas, e não mais na origem divina.

Alternativas

ID
3809536
Banca
INEP
Órgão
UFV-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Neste trecho, o poeta português Luís de Camões faz uma equivalência entre as incursões navais e conquistas territoriais dos gregos e romanos àquelas realizadas pelos portugueses.

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Netuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.

Fonte: CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. Canto I.

Esse tipo de comparação estava em consonância com grande parte da literatura produzida no período renascentista, quando a intelectualidade europeia tinha como modelo:

Alternativas

ID
3813157
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A modernidade não se fez sem a multiplicidade de saberes e o confronto de concepções de mundo. Por exemplo, no século XIX, o movimento romântico:

Alternativas

ID
3813790
Banca
IF SUL - MG
Órgão
IF Sul - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi por ter lido Aristóteles no original grego, e não em traduções latinas medievais, que o filósofo do século XVI Pietro Pompanazzi se convenceu de que seu predecessor medieval São Tomás de Aquino se enganara ao sugerir que Aristóteles doutrinava a imortalidade da alma. Isto era pôr em dúvida toda a síntese tomista entre a doutrina cristã e Aristóteles. Assim, a procura de traduções exatas teve como inesperada consequência a descoberta de que as ideias dos muito admirados antigos eram afinal mais remotas e estranhas do que havia sido admitido inicialmente.

BURKE, Peter. O Renascimento. Lisboa: Texto & Grafia, s/d, p. 30. Adaptado

Considerando o contexto histórico do século XVI e as características do Renascimento exploradas no trecho acima, compreende-se que:

Alternativas

ID
3814801
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento foi muito importante para as mudanças culturais ocorridas no Ocidente e trouxe muita influência da cultura clássica. Na pintura, o Renascimento:

Alternativas

ID
3820816
Banca
INEP
Órgão
IF-RR
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um expoente literário do Renascimento no século XVI. Sobre sua obra mais conhecida, O Príncipe, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
3822925
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Todos os grandes cientistas e artistas da Europa moderna viveram intensamente esse processo e contribuíram para ele: Copérnico, Michelangelo, Leonardo da Vinci, Cristóvão Colombo, Newton, Galileu, Thomas Hobbes, Camões, Shakespeare seriam impensáveis sem os ‘antigos’. E a lista é infindável. A opção de reconstruir essa memória deixou uma marca profunda no que viria a ser a moderna concepção do Ocidente. A criação do ‘antigo’ foi uma verdadeira revolução cultural que, aos poucos, atingiu todas as camadas da população. O ‘mundo antigo’ tornou-se assim um participante ativo e necessário de outras revoluções: políticas, sociais e econômicas, cujas consequências sentimos até hoje.

Fonte: GUARINELLO, Norberto L. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013. p. 19. 

A relação mencionada pelo autor nesse trecho aponta para a

Alternativas
Comentários
  • Só não faça isso na prova KKKK

  • Chute e Cespe não coexistem.kkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkk


ID
3824929
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Neste trecho, o poeta português Luís de Camões faz uma equivalência entre as incursões navais e conquistas territoriais dos gregos e romanos àquelas realizadas pelos portugueses.

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Netuno e Marte obedeceram.
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.

Fonte: CAMÕES, Luís Vaz de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. Canto I.

Esse tipo de comparação estava em consonância com grande parte da literatura produzida no período renascentista, quando a intelectualidade europeia tinha como modelo:

Alternativas

ID
3838264
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Houve um tempo em que a imagem religiosa era da ordem da relação com o sagrado. Depois, a partir da Renascença, ela entrou no campo da arte. Ao mesmo tempo, a laicização crescente insinuava-se em todos os domínios. A partir da revolução científica do século XVII, uma constatação progressivamente se impôs: o céu e a terra pertencem ao mesmo universo e estão sujeitos às mesmas leis.”

DELUMEAU, J. O que sobrou do paraíso?. São Paulo:
Companhia das Letras, 2003, p.507.

Sobre a Renascença, é correto afirmar-se que foi um(a)

Alternativas

ID
3840229
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leonardo da Vinci, homem de genialidade indiscutível, foi capaz de inventar e construir instrumentos bélicos, projetar obras de arquitetura, fundir em bronze, esculpir, pintar. Instigado por um mundo que até então havia sido pouco explorado, trabalhou como cenógrafo e engenheiro militar criando projetos como a máquina de voar e diversas engenhocas. Este homem é exemplo de uma época caracterizada por muitas transformações no campo das técnicas, das artes, da política e do próprio conhecimento que se tinha do mundo e de si mesmo. Foi representante de um período histórico e de um importante movimento cultural, respectivamente denominados

Alternativas

ID
3842587
Banca
UNIVESP
Órgão
UNIVESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre os séculos XIII e XIV, as cidades italianas foram berço de um movimento de transformação intelectual e cultural que se espalharia por toda a Europa e atingiria o apogeu nos séculos XV e XVI.
Conhecido como Renascimento, esse movimento se caracterizava, principalmente,

Alternativas

ID
3843094
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Atente ao seguinte excerto: “A impotência do homem diante do destino, absurdo deste último, é também o que afirmam frequentemente os personagens do teatro inglês no fim da Renascença. Ao fazê-lo, eles não exprimem necessariamente a opinião dos próprios autores. Mas eles dão testemunho – o que para nós importa aqui – de um sentimento amplamente difundido na cultura dirigente”.
(DELUMEAU, J. O pecado e o medo. Bauru: EDUSC, 2003, p.317.)

O famoso autor do teatro inglês, que compôs sua obra no fim da fase conhecida como Renascimento foi

Alternativas
Comentários
  • Já podemos eliminar Maquiavel, pois ele foi um pensador italiano. Os demais, dois são ingleses – William Shakespeare e Lord Byron - e um estadunidense, Edgar Allan Poe (século XIX).

    Agora, o comando da questão específica que se trata de algum nome do teatro. Dentre os demais nomes relacionados, apenas Shakespeare se enquadra como “famoso autor do teatro inglês”. Com efeito, W. Shakespeare é um dos grandes nomes do Renascimento na Inglaterra. Já Byron está mais associado ao período das ideias iluministas. 

    LETRA B


ID
3844429
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leonardo da Vinci (1452-1519) considerava a pintura uma arte que faz cópia de todas as obras da natureza. Assim, o artista é amo e senhor de todas as coisas que podem passar pela imaginação humana. Para ele, a mente do pintor contém tudo o que está no universo em sua essência, em presença ou na imaginação. Na época de Leonardo da Vinci, a pintura como expressão artística passou a ter importância fundamental para

Alternativas

ID
3868108
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha”, foi o título da primeira edição da grande obra de Miguel de Cervantes. A história do também chamado “o cavaleiro da triste figura” pode ser inserida no contexto de um movimento que determinou profundas mudanças na vida europeia.

Assinale a alternativa que identifica esse movimento.

Alternativas
Comentários
  • No século XIV, a Itália renovou-se pelo interesse às artes clássicas da Grécia e de Roma. Período histórico, conhecido como uma era “gloriosa”, com rompimentos a estagnação cultural. O Renascentismo Cultural, como ficou conhecido o Renascimento no campo das artes, foi um movimento de atmosférica artística e intelectual de caráter urbano.

    Resposta: E


ID
3874225
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Coronel Bicaco - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XIV, a Itália renovou-se pelo interesse às artes clássicas da Grécia e de Roma. Período histórico, conhecido como uma era “gloriosa”, com rompimentos a estagnação cultural, trata-se de uma atmosférica artística e intelectual de caráter urbano. Em outras palavras, esse novo olhar cultural é chamado na historiografia de:

Alternativas
Comentários
  • Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas e pensadores inspiravam-se no humanismo e na revalorização da Antiguidade Clássica. Na idade Moderna, a arte e o saber se voltaram para o mundo concreto e a capacidade do ser humano em transformá-lo.

    Uns dos traços mais marcantes do Renascimento foi o racionalismo e o humanismo.

    As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a cultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviriam de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a transformação de seus valores e ideias.

    Fonte: Toda Materia

  • a própria introdução já fala em cultura, e séc. XIV tá ligado o Renascimento cultural.

  • Surgido na Itália no século XIV, e se estendendo até o século XVII por toda a Europa (ou seja, na passagem da Idade Média para a Moderna), o RENASCIMENTO, aqui chamado de Renascimento Cultural, foi um movimento que promoveu a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos seguintes segmentos:

    ·     Artes;

    ·     Cultura; e

    ·     Ciências.

    Resposta: C


ID
3876331
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1632, o matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei (1564-1642) publicou o Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo, no qual três personagens, de nomes Sagredo, Salviati e Simplício, debatem sobre a cosmologia copernicana e a cosmologia aristotélica. Ainda no mesmo ano, Galileu foi intimado a comparecer à Congregação do Santo Ofício em Roma, acusado de defender as ideias de Copérnico, consideradas heréticas pela Igreja.

Considerando o contexto histórico do processo e da condenação de Galileu Galilei pela Inquisição de Roma, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3899857
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XIV, desenvolveu-se na Itália um período em que a arte foi revestida de uma técnica chamada perspectiva linear, caracterizando profundidade aos desenhos e às pinturas. Esse período denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • século XIV e Itália, lembremos logo de Renascimento Cultural, comercial e urbano. (período renascentista)

  • A partir do século XIV, no Renascentismo, os artistas passaram a se preocupar em dar mais realismo às suas obras, tanto na pintura como na escultura.

    Houve, por exemplo, a invenção da técnica da perspectiva, em que as figuras passaram a ser representadas em três dimensões: altura, largura e profundidade.

    Resposta: A


ID
3911197
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“(...) nós, contemporâneos, enxergamos os antigos com admiração e grandiosidade. Sendo assim, deve-se destacar que, sempre no tempo presente, utilizamos de conceitos que remetem à Antiguidade para batizar objetos novos, com o intuito de lhes dar grandeza. Por meio de uma construção ideológica de Ocidente, o mais comum neste processo de busca do passado são as reivindicações do passado correspondente à Antiguidade Clássica, com a ideia de pertencimento ou legado da Grécia e Roma Antigas”.


BONFÁ, Douglas Cerdeira. “Antiguidade, identidade e os usos do passado”. In: Revista Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade. Campinas, nº 30, p. 13, jan-dez 2016.


Com base na afirmação acima, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3957292
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Pombos - PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento, movimento cultural, que se desenvolveu no século XIV, se expandiu da Itália para várias partes do continente Europeu. Nesse ambiente de efervescência de ideais, desenvolveu-se o humanismo, e sua divulgação foi permitida, em grande parte, pelo aperfeiçoamento da imprensa, que teve Johannes Gutenberg (1400-1468) como um dos maiores responsáveis. São características do Renascimento:

Alternativas
Comentários
  • Principais características do Renascimento(

    (bizu)

    C lassicismo

    A ntropocentrismo

    R acionalismo

    I ndividualismo

    N aturalismo

    H umanismo /hedonismo

    O timismo

  • a)   No Renascentismo há valorização do homem e da ciência. ITEM INCORRETO.

    b)  Há valorização da cultura greco-romana. ITEM INCORRETO.

    c)   ITEM CORRETO.

    d)  O marxismo sequer existia então. ITEM INCORRETO.

    e)   No Renascentismo há valorização do homem e da ciência. Ademais, o positivismo só surgiria no século XIX. ITEM INCORRETO.

    Resposta: C


ID
3965458
Banca
FUNDATEC
Órgão
SEBRAE - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho de uma carta de Galileu Galilei a Pietro Dini:

“[...] Na natureza se encontra uma substância de natureza espiritual, constante e dotada de grande velocidade, que, difundindo-se pelo Universo, penetra todos os lugares sem encontrar resistência, aquece, vivifica e torna fecunda todas as pessoas vivas... O corpo do Sol é o seu principal repositório, donde se expande uma imensa luz pelo Universo... Pode-se afirmar que esse espírito fundador e esta luz difusa por todo o mundo confluem para o corpo solar, onde se unem e se fortificam, e por isso está ele colocado no centro do Universo.” (CARTA de Galileu a Pietro Dini, 1614. In: GARIN, Eugene. Ciência e vida civil no Renascimento Italiano. São Paulo: Unesp, 1994. Páginas 176-177).

O trecho é uma referência ao:

Alternativas
Comentários
  • Em 1613, por meio de uma carta direcionada a um aluno, o italiano explicou que a teoria copernicana não contradizia as passagens da Bíblia. Quando o texto se tornou público, os consultores da Inquisição da Igreja consideraram a teoria herética. 

    Durante sete anos, o cientista não pôde defender a teoria na qual acreditava. Assim, segundo registros, ele obedeceu a Igreja para evitar maiores complicações e porque era muito católico.

    Em 1632, Galileu publicou o Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais, que comprovava a teoria heliocêntrica. Com isso, o italiano foi convocado a Roma para ser julgado. Seu processo de inquisição durou de setembro de 1632 a julho de 1633. Confira mais detalhes acessando: Galileu, da Ciência à Inquisição.

    Cansado de passar por esse processo, o cientista foi ameaçado de tortura e teve de declarar que a teoria de Copérnico era apenas uma hipótese. Ele foi condenado por heresia e passou os anos restantes em prisão domiciliar. 

    Em 1992, as teorias de Galileu Galilei foram reconhecidas formalmente pelo papa João Paulo II.

  • Em 1613, por meio de uma carta direcionada a um aluno, o italiano explicou que a teoria copernicana não contradizia as passagens da Bíblia. Quando o texto se tornou público, os consultores da Inquisição da Igreja consideraram a teoria herética. 

    Durante sete anos, o cientista não pôde defender a teoria na qual acreditava. Assim, segundo registros, ele obedeceu a Igreja para evitar maiores complicações e porque era muito católico.

    Em 1632, Galileu publicou o Diálogo sobre os dois principais sistemas mundiais, que comprovava a teoria heliocêntrica. Com isso, o italiano foi convocado a Roma para ser julgado. Seu processo de inquisição durou de setembro de 1632 a julho de 1633. Confira mais detalhes acessando: Galileu, da Ciência à Inquisição.

    Cansado de passar por esse processo, o cientista foi ameaçado de tortura e teve de declarar que a teoria de Copérnico era apenas uma hipótese. Ele foi condenado por heresia e passou os anos restantes em prisão domiciliar. 

    Em 1992, as teorias de Galileu Galilei foram reconhecidas formalmente pelo papa João Paulo II.

  • GAB: E

    Heliocentrismo é o nome do modelo estrutural cosmológico que coloca o Sol no centro do universo.

    A palavra vem da junção dos vocábulos gregos Helios – Sol e Kentron – centro.

    Opõe-se ao geocentrismo, que colocava a Terra (geo) no centro do universo.

    Também opõe-se ao Teocentrismo, em que Deus é visto como o centro do Universo.

    Pela teoria do heliocentrismo, o Sol permanece estacionado no centro do universo orbitado por planetas e demais corpos celestes.


ID
3976654
Banca
IFC
Órgão
IFC-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 2019, a morte de Leonardo da Vinci completa 500 anos. Leia abaixo o texto sobre este homem que viveu no período histórico conhecido com Renascimento:

Nascido em 1452, filho bastardo de uma camponesa e de um tabelião bem de vida, Da Vinci ajudou a formatar o método científico e enveredou pelas mais diversas ciências: da botânica à engenharia militar, da cartografia à ótica, da anatomia à geologia. Deixou mais de 7.000 papéis com desenhos, projetos, esboços, perguntas (“o que é a alma?”) e listas de tarefas (“descrever as causas da risada”), hoje preservados em bibliotecas europeias e na coleção privada de Bill Gates. [...] Ele mudou a forma como as narrativas são estruturadas, como as madonas são pintadas, como a luz e a cor são usadas nas composições, e pintou os quadros mais famosos do mundo: “Mona Lisa” e “A última ceia”. [...] Leitor de Euclides e Arquimedes e estudioso do latim, Da Vinci desenhava plantas e máquinas voadoras e esboçou um projeto para desviar o curso do Rio Arno de Florença a Pisa.

Fonte: Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/por-que-leonardo-da-vinciainda-nos-impressiona-500-anos-apos-sua-morte. Acesso em: 25 jun. 2019.

Assinale as alternativas abaixo e assinale aquela que contém as características do renascimento cultural italiano, presentes no breve texto sobre Da Vinci.

Alternativas
Comentários
  • a)   ITEM CORRETO.

    b)  O Renascimento se desenvolveu em outras partes da Europa que não a Itália. ITEM INCORRETO.

    c)   Ainda que a perspectiva renascentista se afastasse dos dogmas católicos, os temas religiosos não foram excluídos. Ao tratar sobre o divino, porém, os artistas renascentistas deram características humanas às representações bíblicas. ITEM INCORRETO.

    d)  Havia valorização da cultura clássica greco-romana. ITEM INCORRETO.

    e)   As pinturas também retratavam temas religiosos. Esses, porém, não eram o único tema retratado pelos artistas renascentistas. ITEM INCORRETO.

    Resposta: A


ID
4005835
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A expressão e a noção de “Idade Média” surge no século XIV, com Petrarca e os humanistas italianos. Falam eles de um medium tempus (idade do meio) [...]. Mas em relação a quê? Em relação à Antiguidade, por um lado. Em relação ao futuro, por outro lado. Os humanistas julgavam que estavam saindo de um período sem nome, de um intermédio.

(Jacques Le Goff. Em busca da Idade Média, 2008.)

A partir do texto, podemos afirmar que, para aqueles humanistas italianos, a expressão "Idade Média"

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):

    Interpretação de texto. O autor afirma que os humanistas do século XIV (Dante, Boccaccio, Petrarca) tinham consciência de estar saindo de um período de obscuridade para algo ainda impreciso, mas melhor, a se manifestar em um futuro próximo. Dentro dessa inter pretação, o período em que aqueles pensadores viveram seria uma época intermediária entre duas outras que lhe eram superiores.

    GABARITO:

    (A) tem conotação pejorativa, pois sugere que se trata de um período vivido entre duas épocas superiores.

    Fonte: https://www.indagacao.com.br/2020/10/famerp-2015-expressao-e-nocao-de-idade-media-surge-no-seculo-xiv-com-petrarca-e-os-humanistas-italianos.html


ID
4020040
Banca
UEPA
Órgão
UEPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Renascimento (...) significa o momento histórico que se inicia e tem seu apogeu nas cidades italianas do século XV, de renovação das expressões artísticas ligada às mudanças de mentalidade do período, com ascensão da burguesia (Fonte: SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos, 2010, p. 359).

Nesse sentido, analise as afirmativas que seguem e marque a alternativa correta:

I. O Renascimento foi um movimento cultural restrito à Itália que enfatizou uma cultura eclesiástica, valorizando o pensamento religioso medieval e contestando os novos valores do mundo urbano e burguês que nascia com o Capitalismo comercial.

II. Um dos maiores representantes do Renascimento no campo científico foi Nicolau Copérnico (1473-1543), que formulou a teoria heliocêntrica, refutando o geocentrismo ptolomaico.

III. A Renascença congregou artistas como Michelangelo (1475- 1564), que pintou A Criação de Adão, revelando o homem em uma figura heroica e gigantesca e o literato Miguel de Cervantes (1547-1616), autor de D. Quixote, sátira que ridiculariza as instituições feudais nas aventuras de um cavaleiro espanhol e seu escudeiro Sancho Pança.

IV. O humanismo foi um dos traços principais do Renascimento italiano, caracterizado pela busca do “homem universal” e pela valorização de sua estada na terra, contestando os valores teocêntricos e engendrando a visão antropocêntrica

Alternativas

ID
4025800
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na Idade Moderna, a Europa Ocidental passou por transformações que tiveram grande impacto na história da humanidade. Assinale o que for correto sobre esse período da história. 

No plano político, a Idade Moderna foi caracterizada pela formação dos Estados Nacionais, geralmente organizados sob a forma de uma monarquia absolutista.

Alternativas

ID
4038652
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Renascimento retirou da Igreja o monopólio da explicação das coisas do mundo. Aos poucos, o método experimental passou a ser o principal meio de se alcançar o saber científico da realidade. A verdade racional precisava ser sempre comprovada na prática, empiricamente (empirismo). Assim, apesar de a Reforma e a Contra-Reforma terem freado o ímpeto renascentista, estavam lançados os fundamentos que derrubariam definitivamente a escolástica, fundamentada no misticismo. (VICENTINO, 1997, p.195).

Um dos confrontos mais expressivos entre o monopólio do conhecimento da Igreja e o saber científico baseado na observação racional da natureza, preconizado pelo renascimento científico, ocorreu com

Alternativas

ID
4038658
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

[Descartes] Afirmava que tudo era duvidoso, nada podendo ser considerado “a priori” como certo, a não ser uma coisa: “penso, logo existo”, ponto de partida da Dúvida Metódica, que nos leva a aceitar somente aquilo que a Razão possa compreender e que seja passível de demonstração. (AQUINO et al. 1993, p. 100).

A atitude crítica expressa pelo filósofo, matemático e físico francês Descartes, no século XVII, caracteriza o movimento do

Alternativas

ID
4049731
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os séculos XVI e XVII são marcados por grandes acontecimentos que tiveram profundos impactos nos rumos da história. Assinale o que for correto sobre esse período. 

No campo científico, o período foi marcado pelo surgimento de novas ideias e novos métodos de investigação, como o teocentrismo e a filosofia escolástica.

Alternativas