SóProvas



Questões de Bovinocultura


ID
112600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação à produção de vacas leiteiras, julgue os itens a seguir.

O balanço energético negativo ocorre no início da lactação em vacas leiteiras de alta produção, quando a energia líquida consumida na dieta é menor que a requerida para mantença e lactação. Com isso, ocorre a mobilização de reservas corporais adquiridas durante o final da lactação anterior e no período não lactante.

Alternativas

ID
112603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação à produção de vacas leiteiras, julgue os itens a seguir.

A silagem é a principal fonte de volumoso conservado empregado na alimentação de vacas leiteiras, e sua resposta à dieta determina o custo final da alimentação.

Alternativas
Comentários
  • Não aceitação ou assimilação pelos animais da silagem, torna o custo da alimentação alto, caro. Não proporcionando o resultado esperado.

  • "É chamada silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos. Chama-se ensilagem o processo de cortar a forragem, colocá-la no silo, compactá-la e protegê-la com a vedação do silo para que haja a fermentação.

    Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao da forragem verde. A ensilagem não melhora a qualidade das forragens, apenas conserva a qualidade original. Portanto, uma silagem feita a partir de uma lavoura ou capineira bem manejada vai ser bem melhor que uma silagem feita com uma cultura ou capineira "passada" ou mal cuidada. 

    A silagem é um alimento volumoso, usado principalmente para bovinos. Na época seca ela pode substituir o pasto. Na engorda em confinamento ela é usada junto com os grãos e farelos. A silagem não é indicada para cavalos ou bezerros pequenos. 

    FORRAGEIRAS PARA ENSILAGEM 

    No processo de ensilagem o princípio de conservação da forragem é a redução do pH (aumento da acidez) pela fermentação dos açúcares solúveis da planta. Assim sendo, as melhores forrageiras para ensilagem são aquelas com elevado teor de açúcares solúveis. Este é o caso domilho e do sorgo, as melhores culturas para ensilagem. Os capins geralmente têm baixo teor de açúcares e não são indicados, mas há uma exceção: o capim-elefante (Napier, Cameroon, Taiwan, Mineiro e outros), que por ter bom teor de carboidratos solúveis pode dar silagem de boa qualidade. As leguminosas, por resistirem ao aumento da acidez (têm alto poder tampão) não são apropriadas para serem ensiladas sozinhas. A cana-de-açúcar, apesar do alto teor de carboidratos solúveis, geralmente não dá uma boa silagem, pois tende a possibilitar a fermentação alcoólica e, com isto, há muita perda de material. Entretanto, em silagens de milho, sorgo ou capim-elefante pode-se adicionar até 20% de leguminosas para melhorar seu valor protéico ou, pode-se adicionar 20% de cana picada em silagem de capim-elefante maduro, com menos umidade, para melhorar as condições de fermentação". 


    fonte: http://www.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/divulga/GCD02.html


ID
112606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação à produção de vacas leiteiras, julgue os itens a seguir.

A deficiência de vitamina A causa cegueira noturna e alterações nos tecidos epiteliais e prejudica o desenvolvimento dos ossos em vacas leiteiras. Dessa forma, a dieta desses animais deve ser rica em grãos, como o sorgo e a soja, que são ricos em $-caroteno, precursor dessa vitamina.

Alternativas
Comentários
  • "A deficiência de vitamina A causa cegueira noturna e alterações nos tecidos epiteliais e prejudica o desenvolvimento dos ossos em vacas leiteiras. Dessa forma, a dieta desses animais deve ser rica em grãos, como o sorgo e a soja, que são ricos em $-caroteno, precursor dessa vitamina." >>>> Milho
  • O sintoma mais conhecido de deficiência de vitamina A é a chamada cegueira noturna, mas podem ser observados também xeroftalmia, papiloedemas, convulsões e muitos problemas reprodutivos.

    Em reprodutores, a deficiência de vitamina A diminui a atividade sexual, diminui o número e a motilidade dos espermatozóides, causando também a inibição da espermatogênese, redução do tamanho do testículo e declínio da esteroidogênese testicular (Hurley, 1989).

    Em matrizes, observa-se distúrbios reprodutivos, como alteração no cio, ovulação e gestação, abortos e retenção de placenta (Roche), cornificação ou queratinização do epitélio vaginal e falha de concepção (Hurley, 1989; Fox, 1992). Blood, Henderson e Radostits (1991), entretanto, afirmam que em geral, não há interferência na concepção, mas devido a degeneração placentária é comum ocorrer abortos, nascimento de filhotes fracos ou natimortos ou cegos (Hurley, 1989).

    Nos ossos ocorre crescimento anormal do tecido poroso, resultando em compressão dos nervos.

    O que está errada na questão é exatamente os grãos considerados ricos em Betacaroteno (precursor da vitamina A), neste caso o mais utilizado é o milho.


ID
230533
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação à laminite bovina, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • c) a forma aguda é bastante frequente e está associada à acidose lática ruminal; >> "Essa patologia é tida como pouco comum em bovinos e, quando se manifesta, normalmente está associada a um regime alimentar com altas proporções de concentrados e baixa qualidade e quantidade de fibras," 

    "A laminite pode ser classificada em subclínica, aguda e crônica. A subclínica é a forma mais comum de manifestação e variando com a severidade dos “fatores de risco”, dentre os quais o mais importante é a nutrição. Esses fatores associados ao manejo e ao meio ambiente, atuam exacerbando os efeitos de uma nutrição incorreta. Várias lesões estão associadas com a laminite subclínica, dentre elas a úlcera, o abscesso e o hematoma de sola. O processo agudo provoca dores fortes, é relativamente incomum em vacas leiteiras, a não ser que ocorra ingestão acidental de quantidade excessiva de grãos ou concentrado. O  processo crônico ou o chamado de “casco achinelado” é resultante de episódios prolongados de laminite subclínica."

    Fonte:
    http://www.revista.inf.br/veterinaria10/revisao/edic-vi-n10-RL50.pdf

  • Essas afecções são de origem multifatorial onde se relacionam:
    -Problemas Nutricionais
    -Problemas de Ambiente
    -Manejo
    ---As principais manifestações de laminite se dão sob três formas: 
    - A aguda, POUCO freqüente em bovinos, ocorrendo esporadicamente em vacas em início de 
    lactação
    -A subaguda (subclínica) é a principal forma observada em bovinos. Os sinais dificilmente 
    são observados durante a fase de evolução das lesões.
    - crônica onde os sinais clínicos estão associados, principalmente, a 
    modificações anatômicas dos cascos
    Logo, deve se assinalar a letra " C" como sendo a alternativa INCORRETA.

ID
230548
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A acidose ruminal subclínica provoca graves prejuízos em rebanhos de exploração leiteira de alta produção com alimentação rica em concentrado. As consequências dessa enfermidade são variadas e incluem as seguintes afecções:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta A - As agressões causadas pelos ácidos orgânicos à parede ruminal podem levar ao desenvolvimento de paraqueratose, permitindo a entrada de patógenos na corrente sangüínea, causando inflamações e abscessos pelo corpo do animal, estando também ligadas as laminites. Outras alterações que podem ser relacionadas com  a acidose subclínica são: necrose cérebro cortical, imunossupressão e timpanismo 
  • A fermentação tanto de carboidratos estruturais, como a celulose, quanto de não-estruturais, como o amido, resulta na formação de ácidos graxos  voláteis que são  absorvidos pelo epitélio ruminal. Rumenite e abscessos hepáticos são lesões comumente associadas à acidose ruminal. Durante a acidose ruminal, a exposição persistente aos ácidos orgânicos produzidos pode causar inflamação no epitélio ruminal. Há formação de abscessos na parede ruminal e as bactérias acessam a circulação portal atingindo o fígado.A endotoxemia é considerado um elemento  importante no desenvolvimento da laminite.
  • A acidose rumenal pode ocasionar também dimiiuição da gordura do leite.

  • Acidose ruminal: Necrose cerebro, laminite, abcesso hepatico, redução da gordura no leite, timpanismo, imunossupreção.


ID
537700
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considera-se patógeno emergente, responsável por causar aborto em bovinos e ovinos:

Alternativas

ID
769435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do uso de antimicrobianos e antiparasitários em medicina
veterinária, julgue os itens seguintes.

Proíbe-se, em território nacional, no tratamento de bovinos de corte criados em regime de confinamento e semiconfinamento, a utilização de antiparasitários que contenham princípios ativos da classe das avermectinas cujo período de carência seja superior a vinte e oito dias. Tal restrição aplica-se também a bovinos de corte criados em regime extensivo que estejam em fase de terminação.

Alternativas

ID
1020097
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A mastite, principalmente a subclínica, é uma fator determinante na qualidade e quantidade da produção de leite nacional. Atualmente a medicina convencional dispões de duas formas principais de tratamento para essa enfermidade, o uso de antimicrobianos e de antiinflamatórios. Em ambos os casos o tratamento normalmente gera contaminação indesejada no leite. Para resolver esses problemas que inutilizam o leite para consumo (mastite e resíduos de medicamentos) existem alguns testes disponíveis, mas todos podem apresentar resultados falso- positivos e falso-negativos por ação de substâncias não previstas. Já que a legislação exige que resíduos de antimicrobianos estejam ausentes no leite, o conhecimento do período mínimo de eliminação das substâncias é essencial. O período mínimo de eliminação da estreptomicina (via intramamária) é:

Alternativas
Comentários
  • O antimicrobiano estreptomicna quando aplicado via intramamária tem período mínimo de eliminação de 4 dias.

ID
1149292
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Dentre as características desejáveis pela indústria de carne em um bovino estão o peso de carcaça, o acabamento de gordura e a maturidade/idade do animal, que, somados a outros fatores, são parâmetros para atender a Cota Hilton. O sistema brasileiro de classificação de carcaças bovinas padronizou a cronologia dentária como maturidade. Ao se avaliar a porção incisiva da mandíbula de um bovino e identificar a erupção do segundo par de dentes médios permanentes, este animal será incluído na categoria

Alternativas
Comentários
  • Incisivo - 0

    2 pares de incisivos(pinça) - 2d

    2 pares de incisivos(primeiros médios) - 4d

    2 pares de incisivos(segundos médios) - 6d

    2 pares de incisivos(cantos) - 8d

    Bovinos possuem na região da mandíbula 8 dentes incisivos (2 pinças, 2 primeiros médios, 2 segundos médios e 2 cantos ou extremos). Aproximadamente aos 20 meses de idade inicia-se o processo de substituição dos dentes de leite (decíduos) para os dentes permanentes.


ID
1149316
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Para se obter uma amostra representativa, para fins de análise e fiscalização de produtos comerciais destinados à alimentação de ruminantes e que estejam sendo transportados ou armazenados em propriedades rurais, o agente oficial de fiscalização deve coletar

Alternativas
Comentários
  • lotes com 10 unidades coleta-se em 5 ou mais pontos;

    lotes com 11 a 100 unidades coleta-se em 15% das unidades com no mínimo 10 amostras;

    lotes acima de 100 unidades coleta-se em 5% das unidades com no mínimo 15 amostras;

    lotes em carrocerrias de caminhões a granel coleta-se em 8 pontos;

    lotes em vagões e carretas a granel coleta-se em 16 pontos.

     

     


ID
1534399
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os anabolizantes são substâncias que aumentam o anabolismo ou a retenção de nutrientes fornecidos aos animais na alimentação. Seu uso tem como objetivo melhorar a desempenho produtivo e, consequentemente, maior retorno econômico.

Sobre o uso de anabolizantes em bovinos, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil é proibido a produção, a comercialização e o uso de substâncias naturais ou artificiais, com atividades anabolizantes hormonais, para fins de crescimento e ganhos de peso em bovinos de abate.
II. Comprovada a presença de anabolizantes hormonais após o abate, as carcaças serão sequestradas por 21 (vinte e um) dias, e mantidas a uma temperatura de –18? C.
III. Os animais do lote pertencente à categoria amostrada com presença comprovada de anabolizantes hormonais serão identificados de forma permanente com a marca oficial e não poderão ser movimentados pelo período de 6 (seis) meses, contados a partir da data de notificação do resultado da análise laboratorial ao proprietário.

Assinale:

Alternativas

ID
1534453
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos requisitos sanitários para emissão de GTA para animais destinados a exposições, feiras e leilões, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Na emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), para a participação de animais em exposições, feiras e leilões, devem ser cumpridos os seguintes requisitos: I os animais devem apresentar-se em bom estado de saúde, sem sinais de doença e livres de parasitas externos; II os animais devem proceder de estabelecimento onde, nos 60 dias anteriores à data de emissão da autorização, não tenha havido ocorrência clínica de doença transmissível para a qual a espécie seja suscetível; III os animais devem estar identificados de acordo com o estabelecimento por estas Normas Complementares. 

    C - A validade do resultado negativo do exame para A.I.E. de eqüídeo originário de propriedade controlada sofrerá redução de 180 (cento e oitenta) dias para 60 (sessenta) dias, a contar da data da colheita da amostra, quando transitarem por propriedade não controlada ou nela permanecerem. 

  • PORTARIA MINISTERIAL nº 108 de 17 de março de 1993

    B) INCORRETA - No caso de fêmeas com até 30 meses, vacinadas entre 3 e 8 meses de idade com vacina B-19

    D) INCORRETA-  Vacinação contra a gripe equina (tipo A) efetuadoa no mín 15 dias e o máx 180 dias antes da data do início do certame...

    E) INCORRETA - Os machos reprodutores devem apresentar resultado negativo ao teste de imunodifusão em gel ágar, realizado até sessenta (6) dias antes da data do inicio do evento.

  • ( 14/12/2018)

    QUESTÃO DESATUALIZADA.

    A validade do resultado negativo do exame para A.I.E. de equídeo originário de propriedade controlada 

    sofrerá redução de 180 (cento e oitenta) dias para 60 (sessenta) dias, a contar da data da colheita da amostra, 

    quando transitarem por propriedade não controlada ou nela permanecerem.

  • ALTERNATIVA CORRETA C

    INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 45, DE 15 DE JUNHO DE 2004

    Art. 12. A validade do resultado negativo para o exame laboratorial da A.I.E. será de 180 (cento e oitenta) dias para propriedade controlada e de 60 (sessenta) dias para os demais casos, a contar da data da colheita da amostra.


ID
1535203
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Observeasafirmativasaseguiremrelaçãoàordenha:

I– Paraoleitetipo“A”e“B”aordenhadeveserfeitaemsala ou dependência apropriada.

II– Paraosdemaistiposdeleiteaordenhapodeserfeitano próprioestábulooueminstalaçõessimplescomhigiene.

III – A ordenha deve ser feita adotando-se espaço mínimo de 6 horas no regime de três ordenhas.

Assinaleaalternativacorreta:

Alternativas
Comentários
  • art. 490 RIISPOA - Para o leite tipo "A"e "B" a ordenha deve ser feita em sala ou dependência apropriada. 
    Parágrafo único:Para os demais tipos de leite a ordenha pode ser feita no próprio estábulo ou em instalação simples, porem higiênicas.

    art. 491 RIISPOA - A ordenha deve ser feita com regularidade e diariamente, adotando-se o espaço minimo de 10 horas no regime de 2 ordenhas e 8horas no regime de 3 ordenhas.


ID
1596652
Banca
Orhion Consultoria
Órgão
CISMETRO - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a reprodução bovina – mais especificamente, a fisiologia do ciclo estral – analise as afirmações abaixo:

I – O “cio silencioso” ocorre quando a primeira ovulação após o parto não é acompanhada de comportamento estral.

II – A ovulação ocorre cerca de 15 horas após o início do estro, ou seja, após o final dos sintomas de estro.

III – A prenhez dura entre 250 e 270 dias.

IV - O estro ou “cio” é observado a cada 21 dias em média, com uma faixa de 18 a 24 dias.

V - O blastocisto chega ao útero por volta do segundo dia.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I – O “cio silencioso” ocorre quando a primeira ovulação após o parto não é acompanhada de comportamento estral.

    II _ Em bovinos, a ovulação ocorre geralmente de 12 a 16 horas após o término do cio (ESTRO).

    III – A prenhez dura entre 280 e 290 dias.

    IV - O estro ou “cio” é observado a cada 21 dias em média, com uma faixa de 18 a 24 dias.


ID
1601809
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na bovinocultura de corte, a taxa de desfrute mede a capacidade do rebanho em gerar excedente, ou seja, representa a produção (em arrobas ou cabeças) em um determinado espaço de tempo em relação ao rebanho inicial. Essa taxa avalia a relação percentual entre o número de animais excedentes e o total do rebanho.


Nesse sentido, a taxa de desfrute

Alternativas

ID
1601815
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A conversão alimentar é um dos índices zootécnicos mais utilizados para avaliar resultados técnicos e econômicos da produção animal. Essa conversão representa a eficiência com que o animal transformou o alimento consumido em carne.


Nesse sentido, a conversão alimentar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C? Conversão alimentar alta é péssimo. Nunca que o consumo de 10kg de ração pra ganhar um kg de PV é melhor que 1kg para 1kg. A CA é melhor ou pior. Menor é melhor. Correto seria letra B. 

  • Consumo de 10 kg de ração pra ganhar 1 kg de peso = 10% de conversão alimentar

    Consumo de 1 kg para 1 kg = 100% de conversão alimentar

    Conversão de 100% é mais alta que 10 %.

  • GABARITO C

  • Gabarito incorreto, quanto mais alto for o valor de conversão alimentar, menor será a eficiência do sistema de produção. Ao meu ver o mais correto seria a letra B.

  • Acredito que ouve uma confusão entre confusão e eficiencia alimentar no comando da questão.

    Conversão alimentar = Consumo de ração / Ganho de peso

    Eficiencia alimentar = Ganho de peso / Consumo de ração

    No caso, se pedisse eficiencia alimentar a alternativa c se encaixaria perfeitamente.


ID
1601818
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A alimentação de vacas em lactação envolve o conhecimento das exigências nutricionais dos animais e a capacidade de ingestão de alimentos durante as diferentes fases de lactação, para que se tenha o máximo de produtividade, o menor custo de produção e o menor comprometimento da condição corporal das fêmeas.


Nesse contexto, em vacas leiteiras de alta produção observa-se

Alternativas

ID
1601821
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O intervalo de partos é o período entre dois partos consecutivos e pode medir a eficiência reprodutiva individual e a do rebanho. Para alcançar a máxima produção de leite por dia de vida da vaca, ela deve parir em intervalos regulares de 12 a 14 meses. Intervalos de partos mais longos causam comprometimento econômico, já que a próxima parição será retardada, e atrasará a geração de um novo bezerro e de uma nova lactação.


BERGAMASCHI et al. Eficiência reprodutiva das vacas leiteiras. Circular Técnica 64. Embrapa Pecuária Sudeste. 2010. Disponível em: < http:// ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/29218/1/ CirCircular64-2.pdf >



Um fator que afeta diretamente o intervalo de partos de uma vaca é o período de serviço que consiste em

Alternativas

ID
1601851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O SISBOV é utilizado para a identificação e o controle do rebanho de bovinos e bubalinos do território nacional, bem como para o rastreamento do processo produtivo no âmbito das propriedades rurais. As informações coletadas pelo SISBOV colaboram para nortear a tomada de decisão quanto à qualidade do rebanho nacional e importado.


Aos bovinos ou bubalinos, registrados em associações de raça, será facultada a

Alternativas

ID
1601854
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A desmama precoce se caracteriza pela retirada da alimentação líquida dos bezerros nos primeiros meses de vida, induzindo-os precocemente ao consumo de alimentos sólidos.


A desmama precoce de bezerros leiteiros é realizada com a finalidade de


Alternativas

ID
1601857
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O confinamento de bovinos de corte é mais indicado na terminação, que é a fase que antecede o abate do animal, de modo a intensificar a deposição de gordura na carcaça que será comercializada.


Vários fatores influenciam a deposição de gordura na carcaça de bovinos, de modo que

Alternativas

ID
1601860
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A identificação individual é a primeira etapa do processo de rastreabilidade do rebanho bovino, que consiste no acompanhamento dos animais desde o nascimento até o abate, registrando todas as ocorrências relevantes ao longo de sua vida.


O método de identificação individual mais utilizado no rastreamento de bovinos de corte é a(o)

Alternativas

ID
1601884
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As capineiras de capim-elefante (Pennisetum spp.) são muito utilizadas como reserva de forragem para bovinos leiteiros.


A escolha do capim-elefante para a formação de capineiras se deve a sua

Alternativas
Comentários
  • Cerca de 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano, média de 30% a mais do que as cultivares disponíveis.

    Capiaçu, em tupi-guarani, significa "capim grande". A cultivar não nega o nome, ultrapassando cinco metros de altura.

    O resultado é alta produção de biomassa. "Essa é sua melhor característica". A gramínea é indicada para cultivo de capineiras. No período da seca, pode ser fornecida para os animais picada verde no cocho ou como silagem.

    FONTE:


ID
1601899
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A produção brasileira de leite vem crescendo a taxas ao redor de 5% ao ano nos últimos anos, e, em 2010, o país produziu 30,7 bilhões de litros de leite.


Em ordem decrescente de quantidade, a produção de leite é feita nas regiões:

Alternativas

ID
1601911
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O desempenho reprodutivo dos bovinos de corte está diretamente relacionado aos atributos apresentados pelos machos e pelas fêmeas.

Nos métodos utilizados para avaliar a fertilidade dos bovinos, o(a)

Alternativas

ID
1647721
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à clínica médica de grandes animais.

Bovinos de engorda, alimentados com uma dieta rica em carboidratos, apresentam proliferação ruminal acentuada de bactérias, as quais produzem muco viscoso insolúvel, o que dificulta a coalescência das bolhas de gás.

Alternativas
Comentários
  • Perfeito. Timpanismo espumoso. É o timpanismo mais comum.

     


ID
1787698
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O fator de manejo que mais afeta a persistência das pastagens é a pressão de manejo, expressa na prática como lotação animal. A lotação animal pode ser definida como:

Alternativas

ID
1787701
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São cuidados necessários em uma instalação para bovinos leiteiros, EXCETO:

Alternativas

ID
1787704
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com respeito à utilização da prática do creep-feeding, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Manejo que proporciona o fornecimento de alimentos concentrados para bezerros antes de serem desmamados, de uma forma geral possibilita que esses sejam desmamados com peso mais elevado, acarretado pelo consumo de concentrado, que consequentemente ocorre uma diminuição na data que os animais estarão prontos para serem abatidos.


ID
1787707
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A manutenção dos animais em grandes áreas de pasto único, embora ainda seja uma prática vista em inúmeras propriedades rurais no Brasil, vem sendo substituída por manejos mais racionais, que visam o melhor aproveitamento do pasto pelos animais. Uma evolução desse manejo é a prática de vedar uma área de pasto em um determinado período do ano (normalmente na época chuvosa) ao acesso dos animais para que ela seja disponibilizada em outro período (normalmente na época seca). Essa prática é conhecida como pastejo:

Alternativas
Comentários
  • O Pastoreio Racional Voisin (PRV) é um sistema racional de manejo de pastagem que preconiza a divisão da área de pasto em várias parcelas, onde, na mesma, são fornecidos água e sal mineral. Além disso, os pastos são manejados de tal forma que, aumentam sua produtividade.

  • Exato, pensei exatamente assim! muito bom!

  • Muito bom. Não analisei todo o parágrafo e foi ferro.


ID
1787710
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Nelore, pertencente ao grupo dos zebuínos, espécie Bos taurus indicus, adaptou-se muito bem às condições tropicais brasileiras. A raça foi melhorada geneticamente e hoje é o maior rebanho do País. Sendo assim podem ser considerados fatores anatomo-funcionais de adaptabilidade, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A pele é preta ou escura, solta, fina, flexível, macia e oleosa. Os pêlos são claros, curtos, densos e medulados. Apresenta resistência natural a parasitas, devido às características de seus pêlos, que impedem ou dificultam a penetração de pequenos insetos na superfície da pele ou que aí tentam se fixar. A pele escura, fina e resistente, dificulta a ação de insetos sugadores, além de produzir secreção oleosa repelente, que se intensifica quando os animais estão expostos ao calor.


ID
1787722
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a importância do fornecimento de colostro para bezerros, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  a) o bezerro nasce sem nenhuma imunidade, pois, nos bovinos, os anticorpos e as imunoglobulinas não são transferidos da mãe para o feto através da placenta, como acontece em outras espécies. CERTA. Tipo de placenta: sindesmocorial, 5 camadas teciduais, não permite passagem de imunoglobulinas da mãe para o feto.

     b)a absorção de imunoglobulinas no intestino dos bezerros é mínima logo após o nascimento. ERRADA. A absorção é máxima!!

     c)vacas primíparas possuem mais imunoglobulinas no colostro do que as vacas de terceira cria. ERRADA. Vacas pluríparas produzem colostro com maior concentração de imunoglobulinas, devido à maior estimulação antigênica que esses animais apresentam com o avançar da idade.

     d)o colostro é importante, pois, seu único objetivo é o fornecimento de anticorpos. ERRADA. Não é o único objetivo! Fornecimento de nutrientes para os bezzeros

     e)a ingestão artificial de colostro oferece maior imunidade para o bezerro. ERRADA. O colostro materno confere imunidade!

  • As multíparas apresentam melhor habilidade materna em relação às primíparas e consequentemente menor ocorrência de falha de transferência de imunidade passiva de suas bezerras


ID
1787728
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O sistema de avaliação visual denominado “CPMU” é um dos sistemas derivados do sistema Ankony e vem sendo utilizado em alguns programas de melhoramento da raça Nelore no Brasil. O termo “CPMU” significa:

Alternativas
Comentários
  • CPMU - conformação, precocidade, musculosidade e umbigo


ID
1787737
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A pecuária orgânica é baseada no princípio de praticar um conjunto de ações que visam uma produção econômica de forma ambientalmente correta e socialmente justa. No entanto ainda existe confusão sobre conceitos de “boi orgânico" e “boi verde". Em relação ao tema, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 4 porque tem que ter o grupo controle?
  • A produção de animais orgânicos deve ser de maneira saudável, onde o produtor não esteja degradando a natureza. A criação geralmente é em sistema de pastagem, sendo que este não pode conter agrotóxicos ou qualquer tipo de adubação química. O uso de confinamento é permitido por no máximo 90 dias apenas, com a correta utilização de alimentos sem a presença de contaminantes ou alguns aditivos que não são permitidos.


    Os animais podem receber somente as vacinas previstas em calendário nacional. Se necessário (em casos de doenças) é permitido somente o uso de medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos.

  • GABARITO: LETRA D

     “Boi verde” e o “Boi orgânico” carregam, na denominação, o mesmo objetivo: divulgar o gado brasileiro nos mercados interno e externo como um boi ecológico. Mas os métodos de manejo de ambos guardam grandes diferenças.

    "Boi orgânico": É aquele criado em pasto sem agrotóxico e sem adubação química, tratado com medicamentos homeopáticos. É um boi ecologicamente correto. “A adubação a pasto é feita com esterco dos próprios animais”. Quanto às doenças, prevalece o princípio da prevenção do aparecimento das mesmas e, quando há problemas, utiliza-se a homeopatia até para combater moscas e parasitas como vermes e carrapatos. O uso de sal mineral e inseminação artificial são permitidos, mas os antibióticos, proibidos. Vacinas oficiais obrigatórias.

     "Boi verde”: Apesar de também valer-se da criação a pasto como nos sistemas agroecológicos, as semelhanças terminam aí. Uso de adubos sintéticos solúveis, de antibióticos e medicamentos alopáticos é permitido. E a suplementação alimentar feita no confinamento se vale de plantas (milho, cana-de-açúcar, por exemplo) originadas em sistemas convencionais de produção.


ID
1787791
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São práticas de manejo que minimizam a emissão de gases do efeito estufa, EXCETO:

Alternativas

ID
1787794
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São raças bovinas de origem indiana, britânica e continental, respectivamente:

Alternativas

ID
1957960
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em vacas de alta produção de leite é comum o aparecimento de cistos foliculares o que faz com que esses animais tenham baixa eficiência reprodutiva. O evento endocrinológico do ciclo estral que está envolvido com a maior incidência de cistos foliculares nesses animais é:

Alternativas

ID
2136340
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Durante a fermentação microbiana da flora ruminal, são formados ácidos graxos voláteis. Eles são produzidos em maior quantidade devido ao tipo de alimento oferecido a esses animais. Para aumentar a quantidade de gordura no leite, o tipo de alimento que deve ser fornecido e o ácido graxo volátil responsável pelo aumento de produção de gordura são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • mas em tempo real, só justifica porque tá na lei, mas não faz sentido na prática.


ID
2194183
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A cetose é uma doença frequente em vacas leiteiras de alta produção. São características dessa doença:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito está equivocado, o correto não seria a letra E?

  • Também acho que seria a letra E

  • A cetose é uma doença metabólica das vacas leiteiras, caracterizada por perda de peso, inapetência, diminuição da produção láctea e anormalidades neurológicas que geralmente ocorrem durante as três primeiras semanas de lactação.

    A maior ocorrência de cetose nos bovinos é durante o período de transição em vacas leiteiras, isto é, entre as últimas semanas de gestação e as primeiras semanas de lactação. Isto porque nesse período há um aumento significativo na demanda por energia, associada a queda na ingestão de matéria seca, o que favorece o balanço energético negativo.

    Em situação crônica de falta de substrato energético, o organismo utiliza a oxidação dos ácidos graxos como fonte para suprir as demandas de energia, sobrecarregando o tecido hepático. O aumento da oxidação dos ácidos graxos no fígado resulta em corpos cetônicos que são liberados na corrente sanguínea e que, em excesso nos tecidos, trazem danos à saúde do animal.

    Alternativa correta é a E.


ID
2194225
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O reconhecimento da gestação em ruminantes dá-se por meio da ação de uma proteína composta por 172 aminoácidos, sintetizada pelas células trofoblásticas do blastocisto, denominada interferon tau (INF-τ). Analise as afirmativas abaixo sobre a INF-τ.

I- É expressa em todos os mamíferos.
II- Tem aumento de sua expressão do 10º ao 25º dia, tendo seu pico entre 14º e 16º dia após a ovulação.
III- INF-τ regula a produção de prostaglandina F2α, por meio da inibição de sua expressão no endométrio.
IV- INF-τ não é observado na circulação periférica, sendo sua ação localizada apenas no útero.
V- A suplementação de progesterona, no início da gestação, auxilia o desenvolvimento do blastocisto, aumentando os níveis de INF-τ no útero.

São corretas as afirmativas

Alternativas

ID
2215612
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os bovinos são animais que vivem em grupo e apresentam uma organização social evidente. Sobre a organização social dos bovinos, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Os fatores que normalmente determinam a posição na hierarquia social são o peso, a idade, a raça e a presença de chifres.

( ) Dominante é o indivíduo que sujeita os submissos por meio de interações negativas, conseguindo prioridade em situa- ções de competição.

( ) O animal líder é aquele que inicia a atividade ou o deslocamento do grupo, sendo que este é geralmente o animal dominante.

A sequência correta é

Alternativas

ID
2215615
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A análise dos constituintes do leite pode ser utilizada como preditor da nutrição de vacas leiteiras, já que é resultado do metabolismo dos alimentos ingeridos.

Sobre o uso do teor de gordura do leite, como indicador do manejo nutricional de vacas leiteiras, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A) A resposta do teor de gordura no leite ao aumento de fibra em detergente neutro da dieta é linear.

    Fibra Insolúvel em Detergente Neutro é importante para o adequado funcionamento do rúmen e a quantidade de fibra é essencial para o balanceamento adequado de uma dieta, principalmente quando o objetivo é aumentar o teor de gordura no leite.

    B) O baixo teor de gordura no leite comprova problemas na função ruminal e na saúde do rebanho.

    C) Altos teores de fibra em detergente neutro estão associados à depressão (aumento) do teor de gordura no leite.

    D) Baixos teores de carboidratos não fibrosos estão associados à depressão (aumento) do teor de gordura no leite.

    E) Além do teor de fibra em detergente neutro dos alimentos, o tamanho de partículas também interfere no teor de gordura no leite.


ID
2215624
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A nutrição da fêmea bovina exerce importante influência na sua reprodução por afetar diretamente aspectos da fisiologia e do desempenho reprodutivo.

Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) A suplementação com gordura, protegida durante os primeiros 30 dias após o parto, pode ser uma estratégia alimentar para redução do período de anestro.

( ) O nível de ureia no sangue tem que ser suficientemente elevado, próximo a 2 mg/dL, para que problemas reprodutivos sejam demonstrados experimentalmente em vacas de corte.

( ) O excesso de proteína bruta na dieta, particularmente de proteína degradável no rúmen, pode prolongar o intervalo do parto à primeira ovulação subsequente em vacas lactantes.

A sequência correta é

Alternativas

ID
2379478
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O longo período de anestro pós-parto, um sério transtorno reprodutivo da pecuária brasileira, é consequência do deficit energético nos períodos pré-parto e pós-parto. No planejamento do ciclo da produção de um rebanho de bovinos leiteiros, bem manejado, o espaço de tempo para a manifestação do primeiro cio após o parto deve situar-se entre

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    O trato reprodutivo leva aproximadamente 30 dias para voltar ao estado pré-gestacional após o parto; esse processo é chamado de involução uterina.

    Espera-se que as vacas saudáveis e que não tiveram nenhum problema ao parto apresentem pelo menos um cio até 50 dias pós-parto.


ID
2379496
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No programa de controle sanitário adotado em uma granja de bovinos de leite, está incluído o monitoramento semestral da tuberculose com o emprego do teste de tuberculina cervical simples. Se por ventura ocorrerem animais reagentes em tal prova, é correto afirmar que deve ser efetuada a confirmação da suspeita com o emprego do teste imunoalérgico cervical comparativo destinado a esclarecer a ocorrência de reações falso-positivas determinadas por

Alternativas
Comentários
  • O teste imunoalérgico cervical comparativo além de testar a Mycobacterium bovis, também testa para o Mycobacterium avium, por isso, o falso-positivo pode vir pela sensibilização provocada pela infecção por micobactérias no caso a M. avium

  • GABARITO: LETRA D - Sensibilização provocada por bactérias ambientais, mais especificamente a Mycobacterium avium.

  • O Mycobacterium Tuberculosis também sensibiliza os bovinos, conforme menciona o manual do PNCEBT.

    "O M. tuberculosis é a principal causa de tuberculose no ser humano. Pode infectar bovinos, porém não causa doença progressiva nessa espécie; todavia, ocasionalmente, pode sensibilizá-los ao teste tuberculínico".

  • sei lá essa questão. M. tuberculosis não causa falso positivo tbm?

ID
2379502
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No planejamento do programa sanitário de uma fazenda de criação de bovinos de corte, o profissional incluiu a imunização das bezerras fêmeas, com três a oito meses de idade, com a vacina contra a brucelose do tipo B-19. A justificativa para que a indicação da vacina inclua somente as fêmeas é que

Alternativas
Comentários
  •  c)

    a vacina pode causar orquites nos machos.

  • É proibido pelo PNCEBT a vacinação de machos, pode causar orquites.


ID
2456692
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São minerais utilizados na suplementação de bovinos, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Lisina é utilizada para aves e suínos.

    Lisina é considerada um aminoácido fisiologicamente essencial para manutenção, crescimento e produção de suínos e aves e tem como principal função a síntese de proteína muscular.


ID
2456701
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São raças de bovinos com aptidão para produção de carne, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

    Raças de Corte (Aptidão para carne) :Nelore, Angus, Brahman, Brangus, Tabapuã, Senepol , Hereford.

    Raças de Leite: Holandesa, Jersey, Sindi, Pardo-suiça, Gir-Holando, Guzerá


ID
2456719
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São ações fundamentais para melhoria da qualidade das rações destinados aos animais, EXCETO:

Alternativas

ID
2469415
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Como garantia de representatividade das amostras ensacadas de produtos comerciais destinados à alimentação de ruminantes que estejam em transportes ou armazenadas em propriedades rurais, o agente oficial de fiscalização deverá obedecer aos seguintes critérios:

I. em lotes de até 10 unidades, coletar ______ amostras de unidades diferentes;

II. entre 11 e 100 unidades, coletar ______% da partida, com um número mínimo de ______ unidades;

III. quando em lotes superiores a 100 unidades, coletar ______% da totalidade, com um número mínimo nunca inferior a ______ unidades.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

Alternativas
Comentários
  • "MANUAL DE COLHEITA DE AMOSTRAS EM PRODUTOS DESTINADOS À ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES EM PROPRIEDADES RURAIS/ 2005

    AMOSTRAGEM

    • PRODUTOS ENSACADOS

    I. em lotes de até 10 unidades, coletar ___5___ amostras de unidades diferentes;

    II. entre 11 e 100 unidades, coletar ___15___% da partida, com um número mínimo de __10____ unidades;

    III. quando em lotes superiores a 100 unidades, coletar _5_____% da totalidade, com um número mínimo nunca inferior a ___15___ unidades."


ID
2469418
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os minerais são elementos químicos inorgânicos, encontrados frequentemente na forma de sais associados com elementos inorgânicos ou orgânicos. São dezoito elementos minerais essenciais aos animais, divididos em dois grupos: macroelementos minerais e microelementos minerais. Assinale a alternativa que apresenta somente símbolos de minerais pertencentes ao grupo dos microelementos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    a- Co(micro), I(micro), Zn(micro), S(macro) e Mo(micro). 

     b- Se(micro), Mn(micro), Cl(macro), F(micro) e Cr(micro).

     c -Cr, Zn, Fe, Si e Se.( microelementos)   

     d –Si(micro), Cu(micro), Co(micro), Mg(macro) e Fe(micro).

     

    FONTE: http://www.guiadenutricao.com.br/minerais/

     

    FONTE: http://www.palavrademedico.com.br/tema06.htm


ID
2469427
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A fertilidade da fêmea bovina é fortemente afetada pela nutrição, desde o desenvolvimento dos folículos até o momento do parto e na sobrevivência pós‐natal. Dieta bem balanceada em proteína, energia e minerais é fundamental quando se objetiva o melhor desempenho produtivo e reprodutivo. Em relação aos efeitos da nutrição sobre a fertilidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Peso e condição corporal influenciam em 55% da variação na idade à primeira concepção, indicando serem eles os fatores mais informativos para predizer a idade à primeira concepção de novilhas.

( ) A subnutrição leva a uma menor secreção pulsátil de LH devido a uma redução na secreção do GnRH pela hipófise com consequente falha na ovulação.

( ) Os óleos vegetais poli‐insaturados aumentam a concentração de insulina no plasma sanguíneo, podendo ser a mediadora do crescimento folicular direta ou indiretamente, interagindo com receptores de IGF‐I.

( ) Em dieta com alta concentração proteica ocorre diminuição da taxa de gestação, podendo este efeito ser devido à ação da alta concentração de ureia no ambiente uterino com consequente diminuição no seu pH.

( ) A leptina é produzida pelos adipócitos e age no hipotálamo, na hipófise, no pâncreas e nos ovários, com importância na comunicação do status nutricional ao sistema nervoso central, incluindo os centros que controlam a reprodução.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

    Hormônio liberador de gonadotrofina é um hormônio  produzido no hipotálamo e causa a liberação dos hormônios FSH e LH 

    fonte :

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Horm%C3%B4nio_liberador_de_gonadotrofina


ID
2597473
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com a Portaria SAR n° 60, de 10 de outubro de 2016, que estabelece o Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos de Santa Catarina (SRBOV-SC), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Os brincos oficiais de identificação animal constam de um brinco maior que será aplicado na orelha direita e um brinco menor que será aplicado na orelha esquerda. (CORRETA)

    B) A identificação dos bovinos e bubalinos é facultativa, cabendo aos produtores rurais requerer a quantidade necessária de brincos para identificar os animais nascidos em Santa Catarina, ou para repor brincos eventualmente perdidos ou danificados. (ERRADA. A identificação dos bovinos e bubalinos é obrigatória, cabendo aos produtores rurais requerer às entidades credenciadas pela SAR a quantidade necessária de brincos para identificar os animais nascidos em Santa Catarina, ou para repor brincos eventualmente perdidos ou danificados.)

    C) O prazo para a identificação dos animais nascidos em Santa Catarina é de até 365 dias, a contar da data de nascimento, sendo obrigatória a identificação prévia ao trânsito quando houver movimentação dos animais antes dos 365 dias de idade (ERRADA. O prazo para a identificação dos animais nascidos em Santa Catarina é de até 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data de nascimento, sendo obrigatória a identificação prévia ao trânsito quando houver movimentação dos animais antes dos 180 (cento e oitenta) dias de idade.)

    D) Ao Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da SAR, caberá propiciar condições para viabilizar o cadastramento dos produtores rurais que tiverem interesse em identificar seus os bovinos e bubalinos. (ERRADA. Ao Governo do Estado de Santa Catarina, por intermédio da SAR, caberá propiciar condições para viabilizar o cadastramento dos produtores rurais e a identificação individual de todos os bovinos e bubalinos existentes em Santa Catarina.)

    E) Somente serão identificados rebanhos cujo proprietário possua Talão de Nota Fiscal do Produtor Rural. (ERRADA. Somente serão identificados rebanhos cujo proprietário possua CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica))

    Fonte:


ID
2652394
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A proibição, em todo o território nacional, da produção, da comercialização e da utilização de produtos destinados à alimentação de ruminantes que contenham em sua composição proteínas e gorduras de origem animal foi instituída pela Instrução Normativa nº 8, de 25 de março de 2004, que EXCLUI da proibição prevista na Instrução anterior, o produto

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


    Art. 1º Proibir em todo o território nacional a produção, a comercialização e a utilização de produtos destinados à alimentação de ruminantes que contenham em sua composição proteínas e gorduras de origem animal.


    Nota: Fica excluído da proibição prevista no art. 1º, o produto ovo em pó destinado à alimentação de ruminantes de acordo com a Instrução Normativa 1/2015/MAPA


    Parágrafo único. Incluem­-se nesta proibição a cama de aviário, os resíduos da criação de suínos, como também qualquer produto que contenha proteínas e gorduras de origem animal.

    Art. 2º Fica também proibida a produção, a comercialização e a utilização de produtos para uso veterinário, destinados a ruminantes, que contenham em sua formulação insumos oriundos de ruminantes.

    Art. 3º Excluem-­se da proibição de que tratam os artigos anteriores, o leite e os produtos lácteos, a farinha de ossos calcinados (sem proteína e gorduras), e a gelatina e o colágeno preparados exclusivamente a partir de couros e peles. Parágrafo único. A critério da Secretaria de Defesa Agropecuária, mediante análise de risco, poderão ser excluídos outros produtos e insumos.


ID
2877160
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Uma característica bastante singular dos ruminantes é a eficiente capacidade de converter os ácidos graxos insaturados que compõem as gorduras vegetais em gorduras saturadas, as quais são depositadas nos diversos tecidos corporais. Algumas raças de animais, entre as quais se destaca o gado Wagyu, são especialistas em depositar essa gordura no músculo Longissimus dorsi, e essa característica e conhecida como

Alternativas
Comentários
  • "Vamos lá, o que vem a ser o marmoreio?

    Consiste na infiltração da gordura nas fibras. Depois de grelhada a carne fica mais suculenta, saborosa e macia. O marmoreio varia conforme a raça do boi e o sistema de manejo do gado. A raça que proporciona maior marmoreio é o Wagyu. O famoso Kobe Beef."

    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/na-cozinha-de-lenin-palhano/um-pouco-sobre-carnes-marmoreio-e-maturacao/Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.


ID
2907961
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

 A infecção pelo Mycobacterium bovis se propaga nos animais, independentemente do sexo, da raça ou idade. A introdução e a manutenção da doença em um rebanho são fortemente influenciadas por características da unidade de criação. Então, sobre os critérios que podem influenciar, analise os itens abaixo:


1. O tipo de exploração

2. O tamanho do rebanho

3. A densidade populacional

4. As práticas Zootécnicas

5. As práticas sanitárias


Pode-se concluir que

Alternativas
Comentários
  • A meu ver, todos os itens estão corretos. Questão anulada provavelmente por erro de digitação.


ID
2908222
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre animais susceptíveis à Febre Aftosa, analise os itens abaixo:


I. Bovinos e bisões

II. Suínos e javalis

III. Caprinose e ovinos

IV. Antílopes e búfalos


Estão CORRETOS

Alternativas
Comentários
  • Resistência é diferente de imunidade.

  • fui pela logica de animais de casco fendidos

  • fui pela logica de animais de casco fendidos


ID
3022144
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando as doenças parasitárias em bovinos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta E: O Trypanosoma (Dutonella) vivax, o T. vivax, é um protozoário flagelado, responsável por consideráveis perdas econômicas na bovinocultura com elevada morbidade e mortalidade do rebanho. Os animais podem apresentar declínio na produção leiteira, problemas reprodutivos e alta taxa de abortos. Ele infecta uma grande variedade de animais ungulados domésticos e silvestres e a transmissão ocorre pela picada de insetos hematófagos, principalmente tabanídeos, como mutucas (Tabanus spp.), moscas dos estábulos (Stomoxys calcitrans), mosca Tsé-Tsé ou por meios iatrogênicos ()

    A) Parasita comum nos pulmões

    B) Hospedeiro definitivo é o cão, não intermediário

    C) Fascíola é trematoda

    D) Ostertagia aloja-se no abomaso

  • A- O Dictiocaulus é um nematóide encontrado nos pulmões dos bovinos, ovinos, eqüinos e asininos, é a principal causa de bronquite parasitária nestes hospedeiros. 

    B- Taenia hydatigena :  Seus hospedeiros definitivos são os cães e seus hospedeiros intermediários são os ovinos, os bovinos, os cervos, os suínos e os .

    C- Fascíola é um verme achatado, trematódeo, filo Platyhelminthes, parasita dos canais biliares do boi, ovelha, cabra, porco e, raramente, do homem. 

    D- Ostertagia ostertagi: Provoca nódulos no Abomasso

    E- GABARITO

    Trypanosoma vivax é considerado o agente mais importante de tripanossomíase em bovinos e pequenos ruminantes. Na África, T. vivax é transmitido ciclicamente pela mosca Glossina, conhecida como mosca tsé-tsé, e mecanicamente por outros insetos. Nas Américas, acredita-se que a transmissão ocorra mecanicamente através de tabanídeos ou outros dípteros hematófagos.No Brasil, os hospedeiros domésticos compreendem bovinos, caprinos, ovinos, equinos e bubalinos


ID
3035995
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A interação animal e o ambiente devem ser considerados quando se busca maior eficiência na exploração pecuária, pois as diferentes respostas do animal às peculiaridades de cada região são determinantes no sucesso da atividade produtiva. Dessa forma, o conhecimento das variáveis climáticas, sua interação com os animais e as respostas comportamentais, fisiológicas e produtivas são preponderantes na adequação do sistema de produção. No Brasil, há predominância de temperaturas quentes, sendo o estresse calórico uma constante preocupação dos produtores. Nesse contexto, considere as afirmações abaixo sobre estratégias para amenizar o efeito de estresse térmico em animais.


I A sombra é essencial para reduzir perdas na produção e na eficiência reprodutiva. A sombra das árvores é mais efetiva, porque reduz a incidência de radiação solar e diminui a temperatura do ar pela convecção das folhas.

II A nebulização consiste em lançar ao ar uma névoa de água que deve se evaporar antes de atingir os animais. Assim, o ar resfriado, ao circular sobre os animais, aumenta a perda de calor por convecção.

III Os óleos e as gorduras surgiram como excelentes fontes de energia e ácidos graxos essenciais na alimentação das aves, elevando o aporte energético das rações, no sentido de melhorar a palatabilidade e de compensar a baixa ingestão de nutrientes, decorrente da queda de consumo em climas quentes.

IV Para a criação de galinhas caipiras, é indicado o plantio de árvores frutíferas, podendo as frutas serem consumidas pelas aves, o que promove o bem-estar sem interferir nas medidas de manejo sanitário da criação.


Das afirmações, estão corretas

Alternativas
Comentários
  • folhas perdem água por transpiração

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3036016
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O manejo correto dos piquetes é o ponto de partida para assegurar a eficiência do pastejo rotacionado para vacas leiteiras. Os dois fatores principais para calcular o número de piquetes são:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
3036025
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A ureia pode ser incluída na dieta dos ruminantes visando à redução no custo da ração ou ao aumento do teor nutricional dos alimentos volumosos de baixa qualidade, aumentando o seu consumo e aproveitamento. A ureia pecuária é um sal granulado de cor branca, obtido industrialmente e utilizado como fonte de

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3141019
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em bezerras imunizadas com a vacina B-19, contra a brucelose, na faixa etária estabelecida pela legislação em vigor no Brasil, a classe de imunoglobulina anti-Brucella que predomina nos testes de aglutinação, até os animais atingirem os 18 meses de idade, é a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Vacinas preparadas com amostras lisas, como a B19, estimulam anticorpos que confundem o diagnóstico nas provas sorológicas de rotina quando aplicadas em fêmeas acima de oito meses de idade. Quando a vacinação é realizada com a vacina B19 em fêmeas entre três e oito meses de idade, as imunoglobulinas da classe IgM aparecem no soro em torno do 5º dia e as imunoglobulinas da classe IgG aparecem quase simultaneamente ou poucos dias depois. O valor máximo de IgM é alcançado em torno do 14o dia e depois desaparecem. As IgG atingem o valor máximo entre 28-42 dias e depois desaparecem (Nielsen et al., 1996). Quanto mais avançada é a idade do animal no momento da vacinação, tanto mais prolongado será o período de desaparecimento dos anticorpos (Olascoaga, 1976; Nielsen, 2002). 

    Fonte: Rev Bras Reprod Anim, Belo Horizonte, v.32, n.3, p.202-212, jul./set. 2008. Disponível em www.cbra.org.br 

  • Essa questão parece estar errada. No próprio Programa Nacional de erradicação da Brucelose e Tuberculose diz:

    "A resposta humoral de bovinos infectados por B. abortus ou vacinados com B19, caracteriza-se pela síntese dos quatro isotipos principais de imunoglobulinas. A resposta sorológica pós-infecção ou vacinação produz-se a partir da primeira semana, aparecendo, em primeiro lugar, o isotipo IgM e, logo após, o IgG1. As respostas de IgG2 e IgA aparecem mais tarde, aumentam gradativamente, mas permanecem em níveis baixos (Figura 1). A observação por períodos prolongados da resposta humoral em animais infectados demonstra que há um leve decréscimo dos níveis de IgM, enquanto que os de IgG1 permanecem altos, inalterados. A IgG2 e IgA permanecem em níveis mais baixos e estáveis (Figura 2). A observação por período prolongado em animais vacinados com B19, quando vacinados até 8 meses, demonstra que o nível de anticorpos decresce rapidamente, atingindo títulos inferiores a 25 UI depois de 12 meses (Figura 3). Por outro lado, se a vacinação for realizada acima de 8 meses de idade, os títulos vacinais tendem a permanecer elevados por mais tempo, podendo gerar reações falsopositivas nos testes indiretos de diagnóstico".

    FONTE: PNCEBT


ID
3144514
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica um alimento empregado na alimentação de ruminantes, classificado como do tipo volumoso, com mais de 18% de fibra bruta.

Alternativas
Comentários
  • E

    É chamado silagem a forragem verde, suculenta, conservada por meio de um processo de fermentação anaeróbica. As silagens são guardadas em silos.


ID
3144517
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A suplementação mineral é uma prática adotada no manejo alimentar dos ruminantes. Um microelemento essencial para a nutrição de bovídeos é:

Alternativas

ID
3144565
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica uma zoonose que provoca o abortamento nos bovinos acometidos.

Alternativas
Comentários
  • Bovinos:  o epidídimo e o testículo de touros podem apresentar endurecimento ( orquite e epididimite), a vacinação nos mesmos é contra indicada levando os a fonte de infecção e vasculite seminal. Abortamentos a partir do 5º mês de gestação (terço final)


ID
3164518
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Rurópolis - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Existem várias opções de raças e cruzamentos para produção de leite. A sequência correta de raças Europeia Pura, Europeia com Dupla Aptidão (produção de leite e de carne) e Zebu Leiteiras é

Alternativas

ID
3182245
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A região de Santa Rosa destaca-se na produção de suínos e bovinos, sendo a bacia leiteira uma das mais expressivas do Rio Grande do Sul. O período seco é bastante crítico para as vacas leiteiras, pois nessa fase elas precisam parir e produzir leite de qualidade, na próxima lactação. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O período seco de uma vaca leiteira é de aproximadamente 60 dias.
( ) O período seco corresponde aos dois últimos meses de gestação da vaca leiteira.
( ) Embora não esteja produzindo leite nesse período, o aporte sanguíneo ao úbere segue na mesma intensidade.
( ) O tratamento com antibióticos de longa duração não é recomendado no início do período seco, pois o terneiro, ao mamar, irá ingerir o medicamento.
( ) Hipocalcemia e cetose podem ser problemas derivados de inadequada nutrição e manejo durante o período seco da vaca leiteira.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • O período seco compreende a importância do úbere se refazer da lactação anterior, não prejudicando, então, a lactação seguinte.

    Usa-se antibiótico.


ID
3182290
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A febre do transporte é uma das mais importantes doenças respiratórias dos bovinos. Fatores estressantes derivados do próprio transporte do animal, associado à queda de imunidade, facilita o aparecimento dessa doença. A doença inicia alguns dias após a chegada dos animais no seu local de destino, embora alguns podem estar doentes já na chegada. Essa doença é derivada da infecção causada por:

Alternativas
Comentários
  • Mannheimia haemolytica

  • As viagens, os manejos, as intempéries do clima durante os deslocamentos e o estresse, causado diante dessas condições, reduzem a eficiência do sistema imunológico dos animais transportados. Com o organismo debilitado, as bactérias oportunistas se aproveitam, se hospedam e se multiplicam rapidamente, principalmente, no trato respiratório superior. As principais bactérias envolvidas são 

    Pasteurella multocida, Mannhemia haemolytica, Histophilus somni, Mycoplasma bovis. Há ainda o risco maior das bactérias acessarem os pulmões, levando a um quadro de pneumonia.


ID
3232099
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

São consideradas práticas de manejo dolorosa para bovinos de corte:

Alternativas

ID
3259408
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O bezerro recém-nascido é especialmente frágil e sensível às condições ambientais, o que faz com que deva ser manejado cuidadosamente. Depois do nascimento é iniciado o manejo sanitário preventivo. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3259417
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No ecossistema anaeróbio do rúmen, os microrganismos fermentam carboidratos e proteína para obter nutrientes necessários para o crescimento do animal. A manipulação ruminal tem oferecido alternativas para aumentar a eficiência de utilização das dietas ingeridas pelos ruminantes. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os ionóforos são os principais aditivos utilizados em dietas de ruminantes. Esses compostos alteram a população microbiana selecionando as bactérias gram-positivas e, inibindo as bactérias gram-negativas.
II. A manipulação ruminal tem como um de seus objetivos minimizar, eliminar ou alterar os processos prejudiciais para o animal hospedeiro.
III. Uma estratégia para manipular a fermentação ruminal é a suplementação com lipídios.
IV. O ácido málico e o ácido fumárico podem ser alternativas ao uso de antibióticos.

Alternativas

ID
3259492
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As doenças infectocontagiosas são de grande relevância na produção animal. A respeito das doenças infectocontagiosas em gado leiteiro, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A ordenha em si não seria a principal causa da doença, mas sim a falta de higienização e condições precárias.

  • Francisco, não houve qualquer citação, na letra A, em ralação a Tuberculose, todavia houve da Brucelose(Vacina B19 em fêmeas de 3 a 8 meses de idade, ou RB-51 em fêmeas acima de 8 meses) e Aftosa(variável conforme o calendário adotado).

    Há um erro patente na letra B: Mamite e mastite não se confundem, essa é a inflamação na glândula mamária, enquanto aquela se restringe a um processo inflamatório em uma ou mais tetas. A classificação literária: Clínica e Subclínica se dá à MASTITE, e não à Mamite.

    De posse de tais conhecimentos, é necessário compreender que esses processos inflamatórios estão quase sempre ligados a deficientes sistemas de higiene, e ambos podem ter origem biológica. Todavia, causas mecânicas também os causam e devem ser observados no processo de BPF.


ID
3259495
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A alimentação animal é primordial para o seu adequado desenvolvimento e produção. Considerando sua influência em bovinos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • A inclusão de concentrado na dieta reduz a produção de biotina pelos microrganismos ruminais. Assim é necessária a suplementação em animais confinados.

ID
3259501
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na bovinocultura de corte, o manejo pré-abate é de suma importância para a produção de carne, visto que pode influenciar na qualidade da carne, do couro e no aproveitamento da carcaça. De acordo com as diretrizes relacionadas ao manejo pré-abate, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Antes do embarque é importante agrupar os animais, com antecedência, em lotes uniformes no curral, separando-os de acordo com o sexo, a faixa etária e o peso.
( ) Recomenda-se que a movimentação dos animais ocorra de forma silenciosa, evitando apartações e correria no momento do embarque.
( ) Sempre que possível, o uso de choque elétrico, cães ou objetos pontiagudos devem ser evitados no manejo e condução dos animais.
( ) Após o embarque deve-se aguardar cerca de 60 minutos para iniciar a viagem, para que os animais se adaptem à gaiola.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Questão atualmente está desatualizada e o gabarito correto seria a letra A de acordo com a Portaria 365 MAPA em sua literalidade:

    Art. 25. O embarque, desembarque e condução dos animais devem ser efetuados com uso de instrumentos que não provoquem lesões, dor ou agitação desnecessárias, tais como bandeiras, chocalhos, tábuas de manejo, ar comprimido e similares.

    §1º É vedado o uso de instrumentos pontiagudos ou chicotes durante o embarque, transporte, desembarque e condução dos animais.

    ( ) Sempre que possível, o uso de choque elétrico, cães ou objetos pontiagudos devem ser evitados no manejo e condução dos animais.

    OBS: é vedado o uso de objetos pontiagudos.


ID
3259507
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As práticas voltadas à manutenção da sanidade do rebanho leiteiro consistem basicamente em cuidados pertinentes às vacas gestantes, ao parto, aos recém-nascidos, à prevenção das principais doenças infectocontagiosas e ao controle de endo e ectoparasitas. Sobre o manejo sanitário na bovinocultura de leite, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3259510
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre as diretrizes relacionadas ao controle reprodutivo na bovinocultura de corte, leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas:

O estabelecimento do período de monta compreende uma das decisões ________ importantes no manejo reprodutivo, sendo ________ relevante na fertilidade do rebanho. Além de disciplinar as demais atividades de manejo (controle sanitário, alimentar, desmama, castração e outras) ele permite, também, o ajuste do período de ________ demanda nutricional (lactação) com o de ________ oferta de alimentos de qualidade, resultando em lotes mais homogêneos e de maior valor comercial”.

Alternativas

ID
3259516
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Dentre as provas zootécnicas mais aplicadas em gado de corte estão o Controle do Desenvolvimento Ponderal (CDP), as Provas de Ganho de Peso (PGP) e osTestes de Progênie (TP). Sobre as provas Zootécnicas, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O CDP consiste no acompanhamento periódico do peso dos animais, que é realizado nas próprias fazendas.
( ) O PGP é uma modalidade de teste de desempenho mais frequentemente realizado em estações/ centrais de prova.
( ) O CDP consiste na pesagem do animal apenas ao nascer.
( ) Com as técnicas de inseminação artificial e de aplicação de modelos mistos, a avaliação de reprodutores pelo Teste de Progênie clássico perdeu espaço para a avaliação de touros a partir dos dados de desempenho individual de suas progênies.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Alternativas

ID
3316006
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Chuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Freemartin é uma das mais severas formas de anormalidade sexual em bovinos. Em relação à essa anormalidade sexual, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Freemartin é a fêmea resultante do parto gemelar bissexual.
( ) Essa anormalidade ocorre quando há troca de substâncias do macho para a fêmea durante a vida intrauterina.
( ) A fêmea resultante desse tipo de gestação geralmente é estéril.
( ) A glândula mamária dessas fêmeas apresenta elevada potencialidade de síntese de leite.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • O "Freemartismo" é reconhecido como uma das formas mais severas de anormalidade sexual entre bovinos. Quando há nascimento de animais gêmeos e de sexos distintos, a fêmea terá grandes possibilidades de não ser fértil. 

    Durante a gestação de gêmeos, a membrana placental é compartilhada entre os fetos, havendo com isso um elo entre os fetos e a placenta.

    fonte:


ID
3316024
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Chuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Durante o ano de 2018, foram produzidos aproximadamente 700 mil litros de leite no município de Chuí (IBGE, 2018). Essa produção é diretamente dependente de fatores como raça, aptidão leiteira do animal, genética, nutrição, manejo e sanidade. O leite é um produto que tem como “matéria-prima” o sangue que circula nos alvéolos mamários. Para que seja produzido um litro de leite, é necessária a circulação de aproximadamente quantos litros de sangue na glândula mamária da vaca?

Alternativas
Comentários
  • De 300- 500 Litros

    Gabarito D


ID
3316027
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Chuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Ainda em relação à produção de leite das vacas, o hormônio ocitocina desempenha importante papel em qual das seguintes situações?

Alternativas
Comentários
  • Letra B > Ejeção do leite.


ID
3320734
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As lacerações do teto são comuns em vacas leiterias e podem causar déficits graves na produção de leite.
A esse respeito, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Lacerações que não penetram a mucosa do teto em geral cicatrizam por segunda intenção.
( ) As suturas para reparo das lacerações do teto, quando necessárias, não necessitam de anestesia, pois são de fácil execução e rápidas de serem realizadas.
( ) O debridamento é um dos procedimentos mais importantes no reparo de lacerações do teto.
( ) Várias técnicas podem ser utilizadas para o fechamento das lacerações do teto, entre elas o fechamento em três camadas.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3323107
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A inseminação artificial é uma técnica amplamente divulgada na produção de bovinos e suínos.

Com relação ao local de deposição do sêmen para os melhores resultados de prenhes e uma efetiva inseminação, deve-se identificar a cérvix,

Alternativas

ID
3323125
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O mercado de bovinocultura de corte é um dos que mais movimenta a economia nacional.

São possíveis raças taurinas (Bos taurus taurus) utilizadas no Brasil com a finalidade de corte, exceto: 

Alternativas
Comentários
  • Brahman é Bos Indicus. (Zebuíno).


ID
3323143
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Existe um grande potencial de produção de bovinos de corte em pastagens tropicais. Dentro desse tipo de sistema, existem fatores que interferem no desempenho dos animais mantidos no chamado ecossistema pastoril, sendo esse um sistema dinâmico em que as alterações ocorrem a todo momento.

Com relação aos principais fatores que compõem um ecossistema agropastoril, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3323794
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A epididimectomia é uma técnica cirúrgica utilizada para preparo de rufiões de bovinos.
Com relação a essa técnica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3374845
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em um programa de transferência de embrião em bovinos ao sincronizar doadoras e receptoras, avalie as afirmativas e assinale a correta.

Alternativas

ID
3374875
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Segundo a padronização de Técnicas, Instalações e Equipamentos para Bovinos, o seguinte critério deve ser adotado nos currais dos matadouros:

Alternativas
Comentários
  • A) todos os currais devem der iluminação adequada, piso pavimentado, com declive de 2%, no mínimo.

    B) área mínima nos currais deverá ser de 2,5m² (dois e meio metros quadrados) por animal.

    C)o curral de observação deve ter sua área correspondendo a 5% da área dos currais de matança.

    D)possuir cercas duplas com 2 metros de altura e sem cantos vivos ou proeminentes.

    E) cordão sanitário com 0,30 de largura ao longo e sob as cercas e água para lavagem do piso com pressão de 3 atm

    Gabarito C.


ID
3395758
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre o manejo sanitário de animais de produção, julgue o item a seguir.


É obrigatória a vacinação anual de rebanhos bovinos, caprinos, ovinos e suínos contra a febre aftosa em todo o território nacional, exceto nos estados considerados livres da doença pela Organização Mundial de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Ovinos, caprinos e suínos não devem ser vacinados contra febre aftosa.

  • Apenas BOVINOS e BUBALINOS serão vacinados. E o órgão é OIE ou Organização Mundial da Saúde Animal.


ID
3395764
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O período de transição é considerado bastante crítico para vacas leiteiras, principalmente aquelas de alta produção. Sobre essa fase, julgue o item a seguir.


O objetivo do fornecimento de dietas aniônicas nessa fase é promover um ligeiro aumento no pH sanguíneo que permite ação mais efetiva do hormônio Paratormônio na mobilização de cálcio no organismo e, dessa forma, previne diretamente hipocalcemia.

Alternativas

ID
3395767
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O período de transição é considerado bastante crítico para vacas leiteiras, principalmente aquelas de alta produção. Sobre essa fase, julgue o item a seguir.


Vacas que entram nesse período com escore de condição corporal acima de 4, considerando uma escala de 1 a 5, tendem a mobilizar maior quantidade de tecido adiposo e tornam-se mais suscetíveis à ocorrência de hipercetonemia e esteatose hepática.

Alternativas

ID
3395800
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um rebanho de vacas leiteiras consome uma ração que contém 7,11 megajoule (MJ) de Energia Líquida de Lactação por kg de matéria seca (MS) e ingere em média 3,2% MS em relação ao peso corporal diariamente. Considerando que os animais possuem em média 630 kg de peso corporal (PC), julgue o item a seguir.


A ingestão total de energia líquida de lactação por animal é de 20,16 MJ por dia.

Alternativas
Comentários
  • CONSUMO em kg/MS

    3,2% de 630kg = 20,16 kg/MS

    1kg de MS = 7,11 MJ de energia líquida, então:

    20,16 x 7,11MJ = 143,3376 MJ


ID
3395803
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um rebanho de vacas leiteiras consome uma ração que contém 7,11 megajoule (MJ) de Energia Líquida de Lactação por kg de matéria seca (MS) e ingere em média 3,2% MS em relação ao peso corporal diariamente. Considerando que os animais possuem em média 630 kg de peso corporal (PC), julgue o item a seguir.


Se esse rebanho for composto por 200 animais, a necessidade diária de ração será de cinco toneladas.

Alternativas
Comentários
  • CONSUMO/ANIMAL

    3,2% de 630kg = 20,16 kg/MS

    REBANHO

    20,16 kg x 200 animais = 4032kg/dia


ID
3545389
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Tijucas - SC
Ano
2015
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A brucelose, importante zoonose, é causa de perdas econômicas consideráveis na bovinocultura. Uma medida eficaz de profilaxia consiste em:

Alternativas

ID
3545827
Banca
COMPERVE
Órgão
Prefeitura de São Pedro - SP
Ano
2014
Disciplina
Veterinária
Assuntos

De acordo com o Plano territorial de desenvolvimento rural sustentável Alto Oeste Potiguar, “A bovinocultura consiste em uma das principais atividades desenvolvidas no Alto Oeste Potiguar. Conta com um efetivo bovino de 113.496 cabeças. Segundo dados do Censo Agropecuário, IBGE –2006, a produção leiteira anual do Território foi de 22.235.000 litros de leite o que corresponde a 11,72% da produção do Estado do Rio Grande do Norte”.


Para uma produção eficiente, respeitando o bem estar dos animais, algumas condições devem ser necessariamente observadas. Nesse sentido, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3552850
Banca
FEC
Órgão
Prefeitura de Guajará-Mirim - RO
Ano
2007
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O controle de resíduos de mercúrio é uma prática universal em função de eles serem teratogênicos para o homem e sua maior prevalência é em:

Alternativas

ID
3604966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Limeira - SP
Ano
2007
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um rebanho bovino leiteiro foi diagnosticado com mastite subclínica por meio do teste CMT (Califórnia mastite teste). Amostras de leite de animais doentes foram enviadas ao laboratório para a realização de isolamento bacteriano e antibiograma. Os resultados desse exame revelaram a presença dos microrganismos Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae, ambos com resultado de resistência à penicilina G ao antibiograma.


A partir das informações da situação acima descrita, julgue o item subseqüente.

O microrganismo Staphylococcus aureus, estando presente no leite ou em produtos dele derivados, como queijos, bebidas lácteas fermentadas, entre outros, pode produzir enterotoxinas termoestáveis. Essas toxinas causam intoxicações ao homem, ao serem ingeridas.

Alternativas
Comentários
  • S. aureus é uma bactéria Gram-positiva pertencente à família Micrococcaceae. As células têm a forma de cocos, apresentam-se frequentemente agrupados em cacho e são imóveis. Quando em condições favoráveis, produz toxinas – enterotoxinas – que são o agente responsável pela intoxicação alimentar.

    Estas toxinas são proteínas hidrosolúveis e termoresistentes, mantendo a sua actividade mesmo após a pasteurização. A destruição da enterotoxina obtém-se pelo tratamento a 100ºC durante pelo menos 30 minutos

  • Intoxicação: ingestão de alimentos contendo a toxina microbiana préformada:Clostridium botulinum Staphylococcus aureus Bacillus cereus (forma emética) Fungos produtores de micotoxinas

  • Staphylococcus aureus -> toxina termoestável !!


ID
3605485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Limeira - SP
Ano
2007
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um rebanho bovino leiteiro foi diagnosticado com mastite subclínica por meio do teste CMT (Califórnia mastite teste). Amostras de leite de animais doentes foram enviadas ao laboratório para a realização de isolamento bacteriano e antibiograma. Os resultados desse exame revelaram a presença dos microrganismos Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae, ambos com resultado de resistência à penicilina G ao antibiograma.


A partir das informações da situação acima descrita, julgue o item subseqüente.

Como o microrganismo Streptococcus agalactiae é amplamente encontrado nas lesões de pele e nas vias aéreas superiores do homem, sua presença no leite ou em produtos dele derivados provoca no homem infecção alimentar, com sintomas que variam de febre alta à diarréia copiosa.

Alternativas

ID
3605515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Limeira - SP
Ano
2007
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um rebanho bovino leiteiro foi diagnosticado com mastite subclínica por meio do teste CMT (Califórnia mastite teste). Amostras de leite de animais doentes foram enviadas ao laboratório para a realização de isolamento bacteriano e antibiograma. Os resultados desse exame revelaram a presença dos microrganismos Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae, ambos com resultado de resistência à penicilina G ao antibiograma.


A partir das informações da situação acima descrita, julgue o item subseqüente.

Na situação descrita, ambos os microrganismos isolados dos animais com mastite subclínica são bactérias gram-negativas presentes no trato gastrintestinal do homem e dos animais, logo, sua presença no rebanho indica hábitos de higiene de ordenha inadequados

Alternativas
Comentários
  • Ambas as bactérias descritas são Gram Positivas e estão envolvidas na Mastite de Origem Contagiosas, muitas vezes inerentes do próprio animal.

    Para mastite contagiosa, o procedimento do Pós-Dipping é essencial.


ID
3606130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Limeira - SP
Ano
2007
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um rebanho bovino leiteiro foi diagnosticado com mastite subclínica por meio do teste CMT (Califórnia mastite teste). Amostras de leite de animais doentes foram enviadas ao laboratório para a realização de isolamento bacteriano e antibiograma. Os resultados desse exame revelaram a presença dos microrganismos Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae, ambos com resultado de resistência à penicilina G ao antibiograma.


A partir das informações da situação acima descrita, julgue o item subseqüente.

Para o envio de amostras de leite de animais CMT-positivos ao laboratório, para a realização do isolamento bacteriano, deve-se misturar todas as amostras de leite, dos quatro tetos de cada vaca, de modo a formar uma única amostra.

Alternativas

ID
3637936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2007
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Alguns bovinos de uma propriedade rural começaram a apresentar perda de peso progressiva, febre alta, salivação intensa, aparecimento de vesículas e aftas na boca (língua e gengivas) e vesículas e aftas nas patas (espaço interdigital e banda coronária). Em relação a esse quadro clínico, julgue o item a seguir.

Em caso de febre aftosa, deve-se avisar imediatamente as autoridades sanitárias locais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    .

    INSTRUÇÃO NORMATIVA No 44, DE 2 DE OUTUBRO DE 2007

    Art. 4º As doenças vesiculares infecciosas são de notificação compulsória. Todo médico veterinário, produtor rural, transportador de animais, profissionais que atuam em laboratórios veterinários oficiais ou privados e em instituições de ensino e pesquisa veterinária que tenham conhecimento de casos suspeitos de doença vesicular, ficam obrigados, em prazo não superior a 24 horas do conhecimento da suspeita, a comunicar o fato ao serviço veterinário oficial.