SóProvas



Questões de Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN


ID
584833
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Portaria nº 710/1999 abrange o conjunto dos componentes de uma política nacional voltada para a segurança alimentar e nutricional.

Considere os componentes abaixo.

I - Crédito agrícola.
II - Adoção de tecnologias industriais.
III - Incentivo ao pequeno agricultor.
IV - Corporativismo.

Os itens que compõem a política de segurança alimentar e nutricional são:

Alternativas

ID
1165564
Banca
FJPF
Órgão
CONAB
Ano
2006
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Nas últimas décadas vem aumentando o interesse por parte dos consumidores, do governo e das instituições privadas, pela segurança do alimento e pela segurança alimentar. Sobre a diferença entre os conceitos de segurança alimentar e de segurança do alimento, analise as afirmativas a seguir:

I - Sob o enfoque quantitativo, segurança alimentar refere- se ao abastecimento adequado da população.

II - Segurança do alimento refere-se somente aos aspectos de armazenagem, frigorificação, etc., de qualquer alimento produzido por diferentes tecnologias.

III - Uma definição para o termo qualidade é considerá-la como a garantia em se consumir alimento sem resíduos que prejudiquem ou causem danos à saúde.

As afirmativas corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Segurança do alimento refere-se à garantia da qualidade dos alimentos comercializados, desde as etapas de manipulação e preparo até o consumo destes. Ou seja, os mesmos são saudáveis, sem a presença de contaminantes químicos(como resíduos de agrotóxicos e metais pesados), físicos(partes de pedras e insetos, por exemplo) e biológicos (como bactérias), e não causam danos à saúde ou integridade do consumidor.

  • GABARITO E


ID
1242841
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei n° 11.346/2006 cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) visando a assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Conforme a legislação citada, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gente: O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país. http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/sisan. Portanto o gabarito deveria ser E

  • Olá, pessoal!


    Essa questão não foi alterada pela Banca. Alternativa correta Letra B, conforme publicado no edital de Gabaritos no site da banca.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.

  • a lei em questão estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do SISAN, por meio do qual o Poder Público, mediante a participação da sociedade civil organizada, DEVERÁ implementar políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.  ( o verbo é deverá e não poderá, portanto letra A está errada! )

    o SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre Governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança e qualidade alimentar e nutricional do País. ( Na letra E  a participação é do Governo , e não especificamente Governo Federal )

    Portando letra B está correta conforme o texto de lei ! :)

  • Arineide, a questão E está errada porque eles incluiram "qualidade" ao final da assertiva. O artigo 10 dispõe:

    Art. 10.  O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.

    perceba que eles não incluem a "qualidade".

     

     

     

  • Seguindo literalmente a lei, vamos de B

  • LEI 11.346/2006

    Art. 2  A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

  • Ultra específica essa hein :\

  • Letra d)

    Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA

    Órgão de assessoramento da Presidência da República, cuja presidência é da sociedade civil e a composição é de 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais.

    As principais atribuições do CONSEA são: a) Propor diretrizes e prioridades da política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considerando as deliberações das conferências nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional;

    Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN

    Esta Câmara reúne 19 ministérios cuja atuação tem impacto na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A principal atribuição da CAISAN é a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que deve observar as recomendações e orientações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Cabe, também, à CAISAN coordenar a execução deste Plano.

    A pegadinha está em Câmara dos Deputados!

  • O erro da letra A:

    A lei em questão estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do SISAN, por meio do qual o Poder Público, mediante a participação da sociedade civil organizada,PODERÁ IMPLEMENTAR políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.

    Art. 1  Esta Lei estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, por meio do qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, FORMULARÁ E IMPLEMENTARÁ políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.

  • A Lei n° 11.346/2006 cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) visando a assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Conforme a legislação citada, é correto afirmar que:

    D a participação no SISAN deverá obedecer aos princípios e diretrizes do sistema e será definida a partir de critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e pela Câmara dos Deputados. Errada

    Art. 7 o- § 1 o  A participação no SISAN de que trata este artigo deverá obedecer aos princípios e diretrizes do Sistema e será definida a partir de critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA e pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser criada em ato do Poder Executivo Federal.

    ---

    E o SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre Governo Federal e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança e qualidade alimentar e nutricional do País. Errada

    Art. 10. O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.

  • A Lei n° 11.346/2006 cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) visando a assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Conforme a legislação citada, é correto afirmar que:

    A a lei em questão estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do SISAN, por meio do qual o Poder Público, mediante a participação da sociedade civil organizada, poderá implementar políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada. - Errada

    Art. 1  Esta Lei estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, por meio do qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.

    ---

    B a alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o Poder Público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população. - Correta

    Art. 2  A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

    ---

    C a consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população é feita por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades do Poder Público, vedada a participação do setor privado, e que sejam afetos à segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o SISAN. - Errada

    Art. 7  A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, afetas à segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o Sistema, respeitada a legislação aplicável.

  • O erro da A está em PODERÁ quando na verdade DEVERA formular e implementar essas políticas.

    O erro da E que eu percebi foi "GOVERNO FEDERAL" lembra que uma das DIRETRIZES é a DECENTRALIZAÇÃO.

  • A) ERRADA. Conforme art. 1º da Lei n° 11.346/2006, “Esta Lei estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, por meio do qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.”

    B) CORRETA. Art. 2º da Lei n° 11.346/2006.

    C) ERRADA. Conforme art. 7º da Lei n° 11.346/2006, “A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, afetas à segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o Sistema, respeitada a legislação aplicável.”

    D) ERRADA. Conforme art. 7º, § 1º, da Lei n° 11.346/2006, “A participação no SISAN de que trata este artigo deverá obedecer aos princípios e diretrizes do Sistema e será definida a partir de critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA e pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser criada em ato do Poder Executivo Federal.

    E) ERRADA. Conforme art. 10 da Lei n° 11.346/2006, “O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.


ID
1336567
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para definir e evidenciar os grupos populacionais mais vulneráveis a agravos de nutrição e saúde, com base no perfil epidemiológico nacional, são adotados como critérios alguns tipos de vulnerabilidades que, associadas ao diagnóstico antropométrico, detectam a vulnerabilidade nutricional.
Assinale, adiante, a alternativa que relaciona corretamente as vulnerabilidades adotadas como critérios.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: EEE


ID
1444333
Banca
UFSBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) articula programas e ações em todas as dimensões da Segurança Alimentare Nutricional(SAN),garantindo o direito humano à alimentação adequada e saudável,mas não tem a obrigatoriedade de disponibilizar instrumentos para exigibilidade das propostas.

Alternativas
Comentários
  •  2o  É dever do poder público respeitar, proteger, promover, prover, informar, monitorar, fiscalizar e avaliar a realização do direito humano à alimentação adequada, bem como garantir os mecanismos para sua exigibilidade.


ID
2830771
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 10ª Região (SC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao referencial legal de políticas públicas e às ações nutricionais, julgue o item que se segue.

De acordo com a Lei n.º 11.346/2006, a alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal de 1988 (CF), devendo o Poder Público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

Alternativas
Comentários
  • Bom, já no art.2 desta Lei 11.346/2006: diz que A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população. De acordo com isso, esta assertiva está correta! 

  • Lembrando que direito a alimentação é um Direito Social, inserido no art. 6 da C.F/88, pela E.C 64 em 2010.


ID
3003940
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que tange à Lei n° 11.346/2006, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 11.346. LEI Nº 11.346, DE 15 DE SETEMBRO DE 2006. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências.

  • Art. 1º Esta Lei estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, por meio do qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.


ID
3003943
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO::E

    – SISAN- Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi criado com a  Lei 11.346, de 15 de setembro de 2006 com o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Confira :

    Lei 11.346:

    Art 7:  A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN

  • E- Formula políticas de garantia e acesso a alimentos de qualidade, em quantidades suficientes e de modo permanente.

  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3151471
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O foco das estratégias de Vigilância Alimentar e Nutricional se configura no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutrição da população brasileira - SISVAN, conduzido pelo Ministério da Saúde. Tal sistema é composto por uma série de INDICADORES que respectivamente avaliam e monitoram medidas físicas e de composição corporal; concentração de ferro, iodo, vitamina A; recordatório alimentar de 24horas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: Antropométricos; Bioquímicos; Consumo alimentar.


ID
3174853
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A A Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, sancionada em 15 de setembro de 2006, representou um grande avanço para a exigibilidade do DHAA, pois criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

    B) A promoção da agricultura familiar e o incentivo às práticas agroecológicas, por estarem inseridos no âmbito da produção agrícola, não estão relacionados à promoção da garantia do DHAA.

    C) Segundo o DHAA, indivíduos e gerações futuras devem ter acesso físico e econômico, quando necessário, à alimentação adequada.

    D) Respeitar, proteger, promover e prover o Direito Humano à Alimentação Adequada é um dever exclusivo da sociedade.

    E) O direito de estar livre da fome e da má nutrição e o direito à alimentação adequada são pré-requisitos para a garantia de outros direitos humanos e podem acontecer de forma dissociada.


ID
3225124
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O termo: “segurança alimentar” faz referência a: 

Alternativas
Comentários
  • Garantia da disponibilidade de alimentos básicos, assim como o controle de seus preços.

  • também faço assim!


ID
3246229
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É correto afirmar que o direito humano à alimentação adequada e saudável e a soberania e segurança alimentar e nutricional

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E - diz respeito a qualquer cidadão ou cidadã que não se alimenta adequadamente.


ID
3261868
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei nº 11.346 de 15 de setembro de 2006, cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SINAN) visando assegurar o direito humano à alimentação adequada. De acordo com a Lei, assinale a alternativa incorreta

Alternativas
Comentários
  •  Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional = SISAN

    E não SINAN, não entendi a questão visto que também existe o SINAN.

  • Gabarito C

    É direito de todos o acesso permanente a alimentos de qualidade, em grande quantidade, o que compromete o acesso a outras necessidades essenciais, sem considerar a diversidade cultural


ID
3261886
Banca
IBFC
Órgão
IDAM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia abaixo, a respeito da Segurança Alimentar.

“A Segurança Alimentar e Nutricional possui ___________ dimensões, a disponibilidade de __________, o acesso ao alimento, a utilização dos alimentos e __________ e a estabilidade.”

(Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação

(FAO). O estado da segurança alimentar e nutricional no Brasil:

um retrato multidimensional. Relatório 2014.)

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Dimensões da Segurança Alimentar e Nutricional:

    1 Disponibilidade de alimentos

    2 Acesso aos alimentos

    3 Consumo de alimentos

    4 Utilização biológica de nutrientes

  • GABARITO C - Quatro/ alimento/ nutrientes

    “A Segurança Alimentar e Nutricional possui quatro dimensões, a disponibilidade de alimento, o acesso ao alimento, a utilização dos alimentos e nutrientes e a estabilidade.”


ID
3286588
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei n.º 11.346/2006 criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Em relação ao SISAN, julgue o item a seguir.

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), órgão de assessoramento imediato ao presidente da República e presidido necessariamente por um representante da sociedade civil, é participante nato do SISAN.

Alternativas

ID
3286591
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei n.º 11.346/2006 criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Em relação ao SISAN, julgue o item a seguir.

No âmbito do SISAN, a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), integrada por ministros de Estado, é a responsável por elaborar a política e o plano nacional de segurança alimentar e nutricional.

Alternativas
Comentários
  • III – a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, integrada por Ministros de Estado e Secretários Especiais responsáveis pelas pastas afetas à consecução da segurança alimentar e nutricional, com as seguintes atribuições, dentre outras:

    a) elaborar, a partir das diretrizes emanadas do CONSEA, a Política e o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de sua implementação;


ID
3286594
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei n.º 11.346/2006 criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Em relação ao SISAN, julgue o item a seguir.

Instituições privadas com fins lucrativos e órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional que tenham suas atribuições limitadas ao âmbito municipal não podem fazer parte do SISAN.

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.346 - Art. 7º A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, afetas à segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o Sistema, respeitada a legislação aplicável.


ID
3290005
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Cristalina - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) é um órgão de assessoramento imediato à presidência da República que integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN). Sendo assim, compete ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D - propor as diretrizes e prioridades do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

  • Compete ao Consea, dentre outras atribuições, propor à Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional com base nas deliberações das Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional.


ID
3315523
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), de acordo com a Lei n.º 11.346/2006, abrange vários parâmetros. Em 2019, a Lei n.º 13.839 incluiu mais dois, entre os existentes, atualizando a legislação que criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Assinale a alternativa que apresenta um dos parâmetros que passaram a integrar a abrangência da SAN, a partir desse ano:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º A segurança alimentar e nutricional abrange:

    VII - a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos.

    fonte:

  • Art. 4º A segurança alimentar e nutricional abrange:

    I - a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição de alimentos, incluindo-se a água, bem como das medidas que mitiguem o risco de escassez de água potável, da geração de emprego e da redistribuição da renda; 

    II – a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos;

    III – a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social;

    IV – a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população;

    V – a produção de conhecimento e o acesso à informação; e

    VI – a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do País.

    VII - a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos. 

  • Art. 4º A segurança alimentar e nutricional abrange:

    I - a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição de alimentos, incluindo-se a água, bem como das medidas que mitiguem o risco de escassez de água potável, da geração de emprego e da redistribuição da renda; 

    II – a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos;

    III – a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social;

    IV – a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população;

    V – a produção de conhecimento e o acesso à informação; e

    VI – a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do País.

    VII - a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos. 

  • Passaram a integrar em 2009:

    • a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição de alimentos, incluindo-se a água, bem como das medidas que mitiguem o risco de escassez de água potável, da geração de emprego e da redistribuição da renda;

    • a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos.” (NR)

ID
3340117
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito --> E

    Lei11.346

    Art. 10. O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.


ID
3414037
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A segurança alimentar e nutricional (SAN) consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Acerca da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, julgue o item.


A articulação e cooperação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) proporcionará o fortalecimento das ações de alimentação e nutrição na Rede de Atenção à Saúde, de modo articulado às demais ações de SAN, com vistas ao enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional e dos agravos em saúde, na ótica de seus determinantes sociais.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta, que fala sobre as diretrizes da PNAN, mais especificadamente sobre a gestão das ações de alimentação e nutrição, que devem envolver a articulação entre o SUS e o SISVAN e também sobre a cooperação e articulação para a SAN.


ID
3455959
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), criado pela Lei n° 11.346, em 2006, tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação. Um dos princípios que rege o SISAN é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 8º O SISAN reger-se-á pelos seguintes princípios:

    I – universalidade e eqüidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação;

    II – preservação da autonomia e respeito à dignidade das pessoas;

    III – participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional em todas as esferas de governo; e

    IV – transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.

  •  Art. 9º O SISAN tem como base as seguintes diretrizes:

        I - promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;

        II - descentralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;

        III - monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;

        IV - conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;

        V - articulação entre orçamento e gestão; e

        VI - estímulo ao desenvolvimento de pesquisas e à capacitação de recursos humanos.


ID
3579028
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei n.º 11.346/2006 criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Em relação ao SISAN, julgue o item.


Uma das fragilidades do PSE é a não vinculação das  equipes  de  saúde  da  Atenção  Básica  às  escolas  participantes,  dificultando  o  planejamento  integrado  das  ações  na  saúde,  especialmente  daquelas  relacionadas à promoção da alimentação saudável.

Alternativas

ID
3579058
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei n.º 11.346/2006 criou o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Em relação ao SISAN, julgue o item.


A Portaria Interministerial n.º 1.010/2006, que institui as  diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas  escolas, destaca a corresponsabilidade e a importância  da família no processo de promoção da alimentação  saudável no ambiente escolar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    #Foco

  • cf disse Juli Li no seu comentário, maioria é termo partitivo, facultando sua flexão; portanto, ambas as flexões estão corretas.


ID
3613333
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de São Felipe D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) abrange a:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Segundo a Lei 11.346/2006 (LOSAN):

    Art. 4º A segurança alimentar e nutricional abrange:

    I - a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição de alimentos, incluindo-se a água, bem como das medidas que mitiguem o risco de escassez de água potável, da geração de emprego e da redistribuição da renda; (Redação dada pela Lei nº 13.839, de 2019)

  • Art. 4º A segurança alimentar e nutricional abrange:

    I - a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição de alimentos, incluindo-se a água, bem como das medidas que mitiguem o risco de escassez de água potável, da geração de emprego e da redistribuição da renda; 

    II – a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos;

    III – a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social;

    IV – a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população;

    V – a produção de conhecimento e o acesso à informação; e

    VI – a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do País.

    VII - a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos. 


ID
3617221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2008
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos às noções de planejamento estratégico e sua aplicação em projetos e programas na área de segurança alimentar e nutricional.


Os projetos na área de segurança alimentar encaminhados ao MCT devem conter propostas elaboradas com participação dos atores envolvidos, além de abordar objetivos, metas, indicadores e resultados esperados.

Alternativas

ID
3617245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2008
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos às noções de planejamento estratégico e sua aplicação em projetos e programas na área de segurança alimentar e nutricional.


Um dos objetivos específicos da Coordenação Geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) incentiva a pesquisa do tipo quantitativo para estudar a cultura alimentar brasileira.

Alternativas

ID
3617263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2008
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos às noções de planejamento estratégico e sua aplicação em projetos e programas na área de segurança alimentar e nutricional.


Definição de fundamentos, análise de dados, formulação de objetivos e metas e definição de planos de ação fazem parte de um planejamento estratégico.

Alternativas

ID
3617515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2008
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos às noções de planejamento estratégico e sua aplicação em projetos e programas na área de segurança alimentar e nutricional.


Regiões e grupos sociais em situação de risco como negros, povos indígenas, comunidades tradicionais, trabalhadores rurais e urbanos acampados e catadores de materiais recicláveis são incluídos nos programas do MCT voltados para a segurança alimentar.

Alternativas

ID
3743314
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Maçambara - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) tem como princípio a universalidade e o(a) ___________ no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação; a participação social na formulação, ____________, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional em todas as esferas de governo; e a transparência dos programas, das ações e dos ____________ públicos e privados e dos critérios para sua concessão.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas

ID
3749878
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As pesquisas de ingestão individual de alimentos são métodos para avaliar a insegurança alimentar. Nesse contexto, quais métodos podem ser utilizados para avaliar a ingestão alimentar?

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada desse artigo https://www.ibb.unesp.br/Home/ensino/departamentos/educacao/indicadoers_de_seguranca.pdf

  • Resposta: B


ID
3756589
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN será regido pelos seguintes princípios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C (as demais alternativas confirguram-se em princípios)

    Mnemônico LGBTQ+ dos príncipios do SISAN s2

    PS.: SOU TRANS, AU!

    participação social (PS.: SO)

    universalidade e equidade (U)

    transparência (TRANS,)

    autonomia e dignidade das pessoas (AU!)

  • Art. 8º O SISAN reger-se-á pelos seguintes princípios:

    I – universalidade e eqüidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação;

    II – preservação da autonomia e respeito à dignidade das pessoas;

    III – participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional em todas as esferas de governo; e

    IV – transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.


ID
3864799
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

Alternativas
Comentários
  • A- Órgão de assessoramento da Presidência da República, cuja presidência é DA SOCIEDADE CIVIL e a composição é de 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais.

    B- Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN, Esta Câmara reúne 20 ministérios.

    C- O CAISAN tem como principais atribuições a elaboração, execução, coordenação e monitoramento do Plano e da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, observando as recomendações e orientações do Consea; bem como a articulação da integração das políticas e dos planos estaduais e do distrito federal. 

    D- Atualmente 24 estados e o Distrito Federal aderiram ao Sisan, e o estado de Goiás está em processo avançado de adesão. Restam aderir os estados de São Paulo e Mato Grosso. 

    E- CORRETA

  • hoje ESTA QUESTÃO CABERIA RECUSRO, POIS ATUALMENTE TODOS OS ESTADOS JÁ ADERIRAM.


ID
3864826
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), é correto afirmar:

Alternativas

ID
3873943
Banca
FUNDATEC
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com o Regulamento do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do IFFar, analise as assertivas abaixo:

I. Estudantes, servidores efetivos, temporários, terceirizados, estagiários e visitantes podem utilizar os refeitórios do IFFar.
II. A alimentação será ofertada prioritariamente aos estudantes do campus, sendo gratuita e universal aos estudantes da Educação Básica e aos estudantes dos Cursos de Graduação que comprovarem possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
III. Caberá aos estudantes dos Cursos de Graduação a comprovação de renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, no período estabelecido pelo campus mediante edital.
IV. Aos estudantes do ensino superior com renda per capita superior a um salário mínimo e meio, deverá ser cobrado até 40% do valor de referência.

Quais estão corretas? 

Alternativas

ID
3903757
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Segundo a Lei nº 11.346/2006, assinale a alternativa em que conste todos os integrantes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN):

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA - C

    Art. 11. Integram o SISAN:

    I – a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, instância responsável pela indicação ao CONSEA das diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar, bem como pela avaliação do SISAN;

    II – o CONSEA, órgão de assessoramento imediato ao Presidente da República, responsável pelas seguintes atribuições:

    a) convocar a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com periodicidade não superior a 4 (quatro) anos, bem como definir seus parâmetros de composição, organização e funcionamento, por meio de regulamento próprio;

    b) propor ao Poder Executivo Federal, considerando as deliberações da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, as diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, incluindo-se requisitos orçamentários para sua consecução;

    c) articular, acompanhar e monitorar, em regime de colaboração com os demais integrantes do Sistema, a implementação e a convergência de ações inerentes à Política e ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional;

    d) definir, em regime de colaboração com a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, os critérios e procedimentos de adesão ao SISAN;

    e) instituir mecanismos permanentes de articulação com órgãos e entidades congêneres de segurança alimentar e nutricional nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios, com a finalidade de promover o diálogo e a convergência das ações que integram o SISAN;

    f) mobilizar e apoiar entidades da sociedade civil na discussão e na implementação de ações públicas de segurança alimentar e nutricional;

    III – a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, integrada por Ministros de Estado e Secretários Especiais responsáveis pelas pastas afetas à consecução da segurança alimentar e nutricional, com as seguintes atribuições, dentre outras:

    a) elaborar, a partir das diretrizes emanadas do CONSEA, a Política e o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de sua implementação;

    b) coordenar a execução da Política e do Plano;

    c) articular as políticas e planos de suas congêneres estaduais e do Distrito Federal;

    IV – os órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e

    V – as instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, que manifestem interesse na adesão e que respeitem os critérios, princípios e diretrizes do SISAN.


ID
3903796
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Corumbá - MS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com os Protocolos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) na assistência à saúde, uma criança de 6 anos que apresenta um percentil de IMC para idade <0,1, é classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Magreza acentuada.


ID
3960709
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), garante o direito humano a alimentação adequada. Considere o assunto exposto e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo geral da PNSAN é assegurar o direito humano à alimentação adequada a todas e todos os habitantes do território brasileiro, promovendo a soberania e a segurança alimentar e nutricional de modo que tenham acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.


ID
4045090
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei nº 11.346, 2006, de Segurança Alimentar e Nutricional, assegura que todo mundo tem direito a uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Esse é um direito do brasileiro, um direito de se alimentar devidamente, respeitando particularidades e características culturais de cada região.

Com base no artigo 4º , analise as afirmativas abaixo:

1. A segurança alimentar e nutricional abrange a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição dos alimentos, incluindo-se a água, bem como da geração de emprego e da redistribuição da renda.
2. É responsabilidade exclusiva do município a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos.
3. A segurança alimentar e nutricional abrange a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social.
4. A garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, são de responsabilidade das Unidades de Alimentação e Nutrição que devem estimular práticas alimentares de acordo com os hábitos de seus colaboradores.
5. A segurança alimentar e nutricional abrange a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do País.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
4158313
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Portalegre - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) foi instituído por meio da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, Lei nº 11.346, em 2006, com o objetivo de garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) para todas as pessoas que vivem no Brasil, através da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN). Das institucionalidades abaixo qual delas NÃO integra o SISAN?

Alternativas
Comentários
  • Conferência Nacional de Saúde - CNS

  • Art. 11. Integram o SISAN:

    I – a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, instância responsável pela indicação ao CONSEA das diretrizes e prioridades da Política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar, bem como pela avaliação do SISAN;

    II – o CONSEA, órgão de assessoramento imediato ao Presidente da República,

    III – a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, integrada por Ministros de Estado e Secretários Especiais responsáveis pelas pastas afetas à consecução da segurança alimentar e nutricional,

    IV – os órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e

    V – as instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, que manifestem interesse na adesão e que respeitem os critérios, princípios e diretrizes do SISAN.


ID
5020990
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A segurança alimentar e nutricional (SAN) é uma consolidada política de Estado e tem como marco a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei no 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).


Com relação à Losan, julgue os itens a seguir. 

Assegurar o direito humano à alimentação adequada (DHAA) para todos os habitantes do território brasileiro é fundamental para a garantia da SAN.

Alternativas

ID
5020993
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A segurança alimentar e nutricional (SAN) é uma consolidada política de Estado e tem como marco a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei no 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).


Com relação à Losan, julgue os itens a seguir. 

Estoques públicos de alimentos são exemplos de estratégia para a segurança alimentar.

Alternativas
Comentários
  • Art. 4o A segurança alimentar e nutricional abrange:

    II – a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos;

    III – a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se

    grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social;

    IV – a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos

    alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos

    de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população;

    V – a produção de conhecimento e o acesso à informação; e

    VI – a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas

    de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas

    características culturais do País.

    VII - a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos. (Incluído pela

    Lei no 13.839, de 2019)


ID
5020996
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A segurança alimentar e nutricional (SAN) é uma consolidada política de Estado e tem como marco a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), instituído pela Lei no 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan).


Com relação à Losan, julgue os itens a seguir. 

A articulação entre orçamento e gestão, centralizando as ações no nível nacional, é uma das diretrizes do Sisan.

Alternativas
Comentários
  • o erro do item é a palavra "centralizando", o correto é descentralizando.


ID
5021179
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), aprovada no ano de 1999, mediante de um conjunto de políticas públicas, propõe respeitar, proteger, promover e prover os direitos humanos à saúde e à alimentação. Mais de 10 anos após a publicação, foram realizados atualização e aprimoramento das bases e das diretrizes da PNAN.


Com relação aos princípios da PNAN (2013), julgue os itens a seguir. 

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é determinada no Brasil, como a realização do direito de todos ao acesso intermitente aos alimentos de estabelecida qualidade sanitária, de forma a não comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Alternativas
Comentários
  • Acesso contínuo.
  • Acesso regular e permanente a alimentos.
  • Também não comentou sobre a quantidade


ID
5146582
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Princípio que rege o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional:

Alternativas

ID
5149966
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando a Lei Nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, que dispões sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada, responda: O que o SISAN abrange:

Alternativas
Comentários
  • C

    Desde ampliação do acesso aos alimentos por meio do incentivo da agricultura familiar, industrialização e acordos internacionais; ações de promoção da saúde, alimentação e nutrição; garantia da qualidade biológica e sanitária dos alimentos; implementação de políticas públicas e participativas; até a formação de estoques estratégicos de alimentos.

  • Lei 11346 - Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências.

    Art. 4º A segurança alimentar e nutricional abrange:

    I - a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição de alimentos, incluindo-se a água, bem como das medidas que mitiguem o risco de escassez de água potável, da geração de emprego e da redistribuição da renda; 

    II – a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos;

    III – a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social;

    IV – a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população;

    V – a produção de conhecimento e o acesso à informação; e

    VI – a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do País.

    VII - a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos. 


ID
5162485
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) é um direito humano, sendo garantido no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que é não só um dever do Estado, mas também responsabilidade de toda a sociedade civil. As violações podem ocorrer por ação direta que resulte em interferência do direito, ou por omissão na adoção das medidas necessárias provenientes de obrigações legais. Podem ser reconhecidas como violações do DHAA, exceto:

Alternativas

ID
5165470
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A conquista do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população se dará por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, impactadas pela segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o Sistema, respeitando a legislação aplicável. O SISAN reger-se-á pelos seguintes princípios, exceto:

Alternativas
Comentários
  • A

    Promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais.

    É um princípio.

    B

    Centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo.

    Errado. Descentralização. E é uma diretriz.

    C

    Monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo.

    é uma diretriz.

    D

    Estímulo ao desenvolvimento de pesquisas e à capacitação de recursos humanos.

    é uma diretriz.

  • Princípios do SISAN:

    . Universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação.

    . Preservação da autonomia e respeito à dignidade das pessoas.

    . Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional em todas as esferas de governo.

    . Transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.

    *A questão abordou as diretrizes do SISAN e não os princípios. Acho que caberia recurso.


ID
5441059
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006, cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. No Capítulo I - disposições gerais, art. 4º, a Segurança Alimentar e Nutricional abrange: 

I  A ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição dos alimentos, incluindo-se a água, bem como da geração de emprego e da redistribuição da renda.
II  A conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos.
III  A promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social.
IV A garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento integral, estimulando práticas alimentares que respeitem também a cultura das populações tradicionais, indígenas e quilombolas.
V A produção de conhecimento e o acesso à informação.
VI A implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do País. 

Estão corretos 

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da assertiva IV? Alguém poderia esclarecer, por favor?
  • V – a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população;

  • No enunciado... 

    IV - A garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento integral, estimulando práticas alimentares que respeitem também a cultura das populações tradicionais, indígenas e quilombolas.

    O que diz a lei...

    A garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população;

    (abrange a diversidade e cultura como um todo e não apenas as tradicionais, indígenas e quilombolas).


ID
5466784
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) a segurança alimentar e nutricional abrange, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º A segurança alimentar e nutricional abrange:

    I - a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição de alimentos, incluindo-se a água, bem como das medidas que mitiguem o risco de escassez de água potável, da geração de emprego e da redistribuição da renda; 

    II – a conservação da biodiversidade e a utilização sustentável dos recursos;

    III – a promoção da saúde, da nutrição e da alimentação da população, incluindo-se grupos populacionais específicos e populações em situação de vulnerabilidade social;

    IV – a garantia da qualidade biológica, sanitária, nutricional e tecnológica dos alimentos, bem como seu aproveitamento, estimulando práticas alimentares e estilos de vida saudáveis que respeitem a diversidade étnica e racial e cultural da população;

    V – a produção de conhecimento e o acesso à informação; e

    VI – a implementação de políticas públicas e estratégias sustentáveis e participativas de produção, comercialização e consumo de alimentos, respeitando-se as múltiplas características culturais do País.

    VII - a formação de estoques reguladores e estratégicos de alimentos. 


ID
5466787
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Sobre o SISAN, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
5510695
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Conforme dispõe expressamente a Lei n° 11.346/2006:  

Alternativas
Comentários
  • *O gabarito, conforme a banca, é a alternativa A. Várias questões dessa prova estão com erro no gabarito aqui no QC.

    Lei 11.346/2006: Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências.

    Art. 3º A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

  • GABARITO LETRA A.

    (A) CORRETA. Art. 3.º da Lei n. 11.346/2006: A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

    (B) INCORRETA. Art. 11, § 3.º, da Lei n. 11.346/2006: o CONSEA será presidido por um de seus integrantes, representante da sociedade civil, indicado pelo plenário do colegiado, na forma do regulamento, e designado pelo Presidente da República.

    (C) INCORRETA. Art. 4º, inciso I, da Lei n. 11.346/2006: A segurança alimentar e nutricional ABRANGE a ampliação das condições de acesso aos alimentos por meio da produção, em especial da agricultura tradicional e familiar, do processamento, da industrialização, da comercialização, incluindo-se os acordos internacionais, do abastecimento e da distribuição de alimentos, incluindo-se a água, bem como das medidas que mitiguem o risco de escassez de água potável, da geração de emprego e da redistribuição da renda.

    (D) INCORRETA. Art. 11 da Lei n. 11.346/2006: Integram o SISAN: a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; o CONSEA; a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, integrada por Ministros de Estado e Secretários Especiais responsáveis pelas pastas afetas à consecução da segurança alimentar e nutricional; os órgãos e entidades de segurança alimentar e nutricional da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e as instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, que manifestem interesse na adesão e que respeitem os critérios, princípios e diretrizes do SISAN.

    (E) INCORRETA. Art. 11, § 2.º, da Lei n. 11.346/2006: O CONSEA será composto a partir dos seguintes critérios: 1/3 (um terço) de representantes governamentais constituído pelos Ministros de Estado e Secretários Especiais responsáveis pelas pastas afetas à consecução da segurança alimentar e nutricional; 2/3 (dois terços) de representantes da sociedade civil escolhidos a partir de critérios de indicação aprovados na Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; e observadores, incluindo-se representantes dos conselhos de âmbito federal afins, de organismos internacionais e do Ministério Público Federal.


ID
5603368
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

No que se refere aos conselhos e aos programas de alimentação, julgue o item.

O SISAN tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, formulando e implementando políticas, planos, programas e ações direcionadas e garantindo alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a Lei 11.346, Art. 10. O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.

    Por isso,

    GABARITO: CERTO.

  • O SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) foi instituído em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional. Desde a sua criação, avanços legais e institucionais têm garantido a sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos âmbitos Federal, estadual e municipal.

    São objetivos do SISAN: formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional; estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil na promoção do direito à alimentação; e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.

    Portanto, o item contido no enunciado da questão está CORRETO.

    Gabarito do Professor: CERTO