SóProvas



Prova Quadrix - 2014 - CRN - 3ª Região (SP e MS) - Nutricionista Assistente


ID
1168426
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Texto I 

Sistemas Alimentares

Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutricional

      Os sistemas alimentares envolvem diversos atores, etapas e processos. Eles são formados pelo meio ambiente, pelas pessoas, pelas instituições de processos por meio dos quais os produtos alimentícios são produzidos, processados e levados até o consumidor. Cada aspecto do sistema alimentar tem um efeito na disponibilidade final e na acessibilidade de alimentos diversos e, assim, na habilidade dos consumidores para escolher dietas saudáveis.
      Os dados recentes divulgados pela FAO (Organização das Nações unidas para Alimentação e Agricultura) em seu relatório anual sobre a situação da insegurança alimentar no mundo deixam claro que há um desequilíbrio no nosso sistema alimentar global. O estudo aponta que existem 842 milhões de pessoas em todo o mundo que estão cronicamente famintas, isto é, que habitualmente não comem o suficiente para levar uma vida ativa. Os dados indicam ainda que a saúde de outros 2 bilhões de pessoas está comprometida por deficiências nutricionais. No extremo oposto, vemos que 1,5 bilhão de pessoas no mundo sofrem com obesidade e sobrepeso.
      Se somarmos a esses dados as cifras alarmantes do desperdício alimentar, indicando que 1/3 de todo alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado, compreendemos um pouco melhor o problema do desequilíbrio global.
      Quando falamos da sustentabilidade do sistema alimentar, estamos pensando em um modelo amplo, que leve em consideração não só a disponibilidade de alimentos, mas também o acesso a eles, as condições de utilização e a estabilidade. Por que falamos de estabilidade? Porque os modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente e ameaçando ecossistemas e a biodiversidade, colocando em risco tanto a disponibilidade como o acesso e a utilização dos alimentos. Se não agirmos agora, será impossível garantir segurança alimentar e nutricional para os 9 bilhões de pessoas que teremos no mundo em 2050, pois não haverá recursos naturais necessários para tal.
      Lidar com as questões relacionadas à má nutrição (causada pela falta ou dificuldade de acesso aos alimentos, ou ainda pela sua utilização incorreta) requer ações integradas e intervenções complementares na agricultura e nos sistemas alimentares, no gerenciamento do recursos naturais, na educação e na saúde pública e em outros domínios políticos mais amplos.
      As duas principais prioridades da FAO são trabalhar em prol da erradicação da fome e da má nutrição e acelerar a mudança em direção a sistemas sustentáveis de produção e consumo de alimentos. Tenho certeza que conseguiremos, mas para isso todos nós precisamos mudar comportamentos e atitudes, desde o agricultor até as maiores autoridades políticas do planeta sem deixar de incluir cada um de nós.

(Revista CFN, n.41, 2013 - Adaptado)

 

Texto II 

     Afeganistão luta contra desnutrição infantil

                 ROD NORDLAND DO "NEW YORK TIMES" 28/01/2014



       No hospital Bost, em Lashkar Gah, Bibi Sherina estava sentada num leito da enfermaria de desnutrição grave e aguda com seus dois filhos. Com apenas três meses de idade, Ahmed parecia maior que seu irmão Mohammad, que tinha um ano e meio e pesava menos de cinco quilos. Outro leito era ocupado por Fatima, com menos de um ano de idade e tão desnutrida que seu coração estava entrando em falência. Os médicos disseram que a menina morreria em pouco tempo, a não ser que seu pai conseguisse dinheiro para levá-la a Cabul para uma cirurgia.
       Hospitais afegãos como o Bost, na capital da província de Helman, vêm registrando forte aumento nos casos de desnutrição infantil grave. Em todo o país, segundo cifras da ONU, o número desses casos cresceu 50% ou mais comparado a 2012. Mesmo a capital registrou aumento. "Em 2001 a situação foi ainda pior, mas hoje estamos no pior momento desde aquele ano", disse Saifullah Abasin, diretor da enfermaria de desnutrição do hospital infantil Indira Gandhi, em Cabul.
       As razões do aumento ainda não estão claras. A maioria dos médicos e funcionários humanitários concorda que a guerra contínua e o deslocamento de refugiados estão contribuindo para a desnutrição. Para alguns, o número crescente de pacientes infantis pode ser um bom sinal, pelo menos em parte, pois indicaria que mais afegãos pobres estão ouvindo falar que há tratamento disponível.
       Quase todas as vias de suprimento de alimentos sofrem problemas ou estão rompidas. Os esforços para informar a população sobre nutrição e saúde, com frequência, são dificultados por tradições conservadoras que mantêm as mulheres enclausuradas, sem acesso a qualquer pessoa de fora da família. A agricultura e as fontes tradicionais de apoio social foram prejudicadas pela guerra e pelo êxodo de refugiados para as cidades. Os programas de alimentação terapêutica foram comprometidos, na medida em que o fluxo de ajuda foi obstruído por tensões políticas ou violência.
       Em nenhum lugar a situação parece ser tão obviamente grave quanto na enfermaria de desnutrição do hospital Bost, que vem recebendo 200 crianças por mês com desnutrição grave e aguda -quatro vezes mais que em janeiro de 2012, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, que fornece verbas e profissionais ao hospital, administrado por afegãos.
       Um paciente, o garoto Ahmed Wali, de dois anos, apresentava kwashiorkor, condição resultante de deficiência de proteínas, com cabelos alaranjados, abdome distendido e pés inchados. Samiullah, bebê de oito meses, sofria de marasmo (desnutrição crônica), em que o rosto da criança parece o de um idoso enrugado.
       No final do ano passado, a Médicos Sem Fronteiras ajudou o hospital Bost a quase dobrar o número de leitos na ala pediátrica, mas ainda não há leitos suficientes. Entre 40 e 50 crianças recebem tratamento a cada dia; cada leito geralmente é ocupado por duas crianças, pelo fato de elas serem tão pequenas. Quase 300 outras crianças seguem um programa de alimentação para pacientes ambulatoriais. O pediatra Mohammad Dawood disse que, entre junho e agosto, o hospital perdeu sete a oito pacientes infantis por mês por desnutrição, número que caiu para cinco em setembro.
       Diferentemente das crises de desnutrição vistas em outros lugares do mundo, esta não está vinculada à escassez de alimentos específicos ou ao fracasso de safras. Além disso, os pais não aparecem subnutridos, mesmo quando seus filhos estão.
       Os médicos que tratam das vítimas propõem muitas explicações. "Há minas terrestres nos campos, e eles não têm como chegar às suas plantações", disse Dawood. Para o médico Yar Mohammad Nizar Khan, diretor de pediatria do hospital Bost, a causa está na falta de aleitamento materno.
       O acesso à água potável é difícil no país, e a maior parte do leite consumido é leite em pó. É uma receita para diarréia e outras condições que agravam a desnutrição.
       Os casos de desnutrição aguda já chegam a mais de cem por mês no hospital infantil Indira Gandhi, em Cabul, com entre cinco e dez mortes mensais. Os casos dobraram desde 2012, disse o médico Aqa Mohammad Shirzad, encarregado dos programas de desnutrição pediátrica do hospital.
       Cada um dos 17 leitos que o hospital tem para pacientes gravemente desnutridos está ocupado por pelo menos dois pacientes. A UTI contra desnutrição possui uma incubadora que não funciona, uma bomba de sucção e tubos de oxigênio (para máscaras respiratórias) utilizados sem suportes ou conexões adequadas. Recentemente, um garoto de cinco anos estava sendo tratado sobre um banco, porque o tubo de infusão não chegava até o leito. Faltavam duas vidraças na janela ao lado.
       Este é o melhor hospital pediátrico do país, aquele para o qual o pai da menina Fatima foi orientado a levá-la para passar por cirurgia cardíaca.

 (http://wwwl.folha.uol.com.br/mundo/2014/01/1402476-ofeganistoo-luta- contra-desnutricao-infantil. shtml)


Leia, a seguir, as afirmações sobre os textos I e II.

I. Ambos os textos compartilham da ideia de que há pessoas famintas e com deficiências nutricionais.

II. Ambos os textos apontam para a necessidade de sanar os problemas de nutrição no mundo. 


III. O texto I relata um alto número de pessoas famintas e com problemas nutricionais, enquanto o texto II relata os problemas nutricionais do público infantil no Afeganistão.

IV. Entre as causas possíveis para a desnutrição infantil, no texto II, estão a falta de aleitamento materno e de água potável.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Cadê o texto I??

  • Não entendi a IV, pois o texto não fala de aleitamento materno e nem de água potável. Como essa assertiva pode estar certa?


     

  • Maura,

    Realmente o item IV, texto II está correto, veja os parágrafos 9º e 10º:
    §9º "Os médicos que tratam das vítimas propõem muitas explicações. "Há minas terrestres nos campos, e eles não têm como chegar às suas plantações", disse Dawood. Para o médico Yar Mohammad Nizar Khan, diretor de pediatria do hospital Bost, a causa está na falta de aleitamento materno."
     §10º "O acesso à água potável é difícil no país, e a maior parte do leite consumido é leite em pó. É uma receita para diarréia e outras condições que agravam a desnutrição."
    Edi, o texto I está nas questões anteriores de 1 a 4, cujo título é "Sistemas AlimentaresSustentáveis para Segurança Alimentar e Nutricional".


  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi alterada. Os erros encontrados foram corrigidos. Conforme publicação no site da Banca.

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • O texto II fala que a falta do aleitamento materno é a causa para a desnutrição. A falta da água potável é um agravante da desnutrição e não diretamente ligada ao surgimento da mesma, conforme o texto. 


ID
1168429
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Texto I 

Sistemas Alimentares

Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutricional

      Os sistemas alimentares envolvem diversos atores, etapas e processos. Eles são formados pelo meio ambiente, pelas pessoas, pelas instituições de processos por meio dos quais os produtos alimentícios são produzidos, processados e levados até o consumidor. Cada aspecto do sistema alimentar tem um efeito na disponibilidade final e na acessibilidade de alimentos diversos e, assim, na habilidade dos consumidores para escolher dietas saudáveis.
      Os dados recentes divulgados pela FAO (Organização das Nações unidas para Alimentação e Agricultura) em seu relatório anual sobre a situação da insegurança alimentar no mundo deixam claro que há um desequilíbrio no nosso sistema alimentar global. O estudo aponta que existem 842 milhões de pessoas em todo o mundo que estão cronicamente famintas, isto é, que habitualmente não comem o suficiente para levar uma vida ativa. Os dados indicam ainda que a saúde de outros 2 bilhões de pessoas está comprometida por deficiências nutricionais. No extremo oposto, vemos que 1,5 bilhão de pessoas no mundo sofrem com obesidade e sobrepeso.
      Se somarmos a esses dados as cifras alarmantes do desperdício alimentar, indicando que 1/3 de todo alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado, compreendemos um pouco melhor o problema do desequilíbrio global.
      Quando falamos da sustentabilidade do sistema alimentar, estamos pensando em um modelo amplo, que leve em consideração não só a disponibilidade de alimentos, mas também o acesso a eles, as condições de utilização e a estabilidade. Por que falamos de estabilidade? Porque os modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente e ameaçando ecossistemas e a biodiversidade, colocando em risco tanto a disponibilidade como o acesso e a utilização dos alimentos. Se não agirmos agora, será impossível garantir segurança alimentar e nutricional para os 9 bilhões de pessoas que teremos no mundo em 2050, pois não haverá recursos naturais necessários para tal.
      Lidar com as questões relacionadas à má nutrição (causada pela falta ou dificuldade de acesso aos alimentos, ou ainda pela sua utilização incorreta) requer ações integradas e intervenções complementares na agricultura e nos sistemas alimentares, no gerenciamento do recursos naturais, na educação e na saúde pública e em outros domínios políticos mais amplos.
      As duas principais prioridades da FAO são trabalhar em prol da erradicação da fome e da má nutrição e acelerar a mudança em direção a sistemas sustentáveis de produção e consumo de alimentos. Tenho certeza que conseguiremos, mas para isso todos nós precisamos mudar comportamentos e atitudes, desde o agricultor até as maiores autoridades políticas do planeta sem deixar de incluir cada um de nós.

(Revista CFN, n.41, 2013 - Adaptado)

 

Texto II 

     Afeganistão luta contra desnutrição infantil

                 ROD NORDLAND DO "NEW YORK TIMES" 28/01/2014



       No hospital Bost, em Lashkar Gah, Bibi Sherina estava sentada num leito da enfermaria de desnutrição grave e aguda com seus dois filhos. Com apenas três meses de idade, Ahmed parecia maior que seu irmão Mohammad, que tinha um ano e meio e pesava menos de cinco quilos. Outro leito era ocupado por Fatima, com menos de um ano de idade e tão desnutrida que seu coração estava entrando em falência. Os médicos disseram que a menina morreria em pouco tempo, a não ser que seu pai conseguisse dinheiro para levá-la a Cabul para uma cirurgia.
       Hospitais afegãos como o Bost, na capital da província de Helman, vêm registrando forte aumento nos casos de desnutrição infantil grave. Em todo o país, segundo cifras da ONU, o número desses casos cresceu 50% ou mais comparado a 2012. Mesmo a capital registrou aumento. "Em 2001 a situação foi ainda pior, mas hoje estamos no pior momento desde aquele ano", disse Saifullah Abasin, diretor da enfermaria de desnutrição do hospital infantil Indira Gandhi, em Cabul.
       As razões do aumento ainda não estão claras. A maioria dos médicos e funcionários humanitários concorda que a guerra contínua e o deslocamento de refugiados estão contribuindo para a desnutrição. Para alguns, o número crescente de pacientes infantis pode ser um bom sinal, pelo menos em parte, pois indicaria que mais afegãos pobres estão ouvindo falar que há tratamento disponível.
       Quase todas as vias de suprimento de alimentos sofrem problemas ou estão rompidas. Os esforços para informar a população sobre nutrição e saúde, com frequência, são dificultados por tradições conservadoras que mantêm as mulheres enclausuradas, sem acesso a qualquer pessoa de fora da família. A agricultura e as fontes tradicionais de apoio social foram prejudicadas pela guerra e pelo êxodo de refugiados para as cidades. Os programas de alimentação terapêutica foram comprometidos, na medida em que o fluxo de ajuda foi obstruído por tensões políticas ou violência.
       Em nenhum lugar a situação parece ser tão obviamente grave quanto na enfermaria de desnutrição do hospital Bost, que vem recebendo 200 crianças por mês com desnutrição grave e aguda -quatro vezes mais que em janeiro de 2012, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, que fornece verbas e profissionais ao hospital, administrado por afegãos.
       Um paciente, o garoto Ahmed Wali, de dois anos, apresentava kwashiorkor, condição resultante de deficiência de proteínas, com cabelos alaranjados, abdome distendido e pés inchados. Samiullah, bebê de oito meses, sofria de marasmo (desnutrição crônica), em que o rosto da criança parece o de um idoso enrugado.
       No final do ano passado, a Médicos Sem Fronteiras ajudou o hospital Bost a quase dobrar o número de leitos na ala pediátrica, mas ainda não há leitos suficientes. Entre 40 e 50 crianças recebem tratamento a cada dia; cada leito geralmente é ocupado por duas crianças, pelo fato de elas serem tão pequenas. Quase 300 outras crianças seguem um programa de alimentação para pacientes ambulatoriais. O pediatra Mohammad Dawood disse que, entre junho e agosto, o hospital perdeu sete a oito pacientes infantis por mês por desnutrição, número que caiu para cinco em setembro.
       Diferentemente das crises de desnutrição vistas em outros lugares do mundo, esta não está vinculada à escassez de alimentos específicos ou ao fracasso de safras. Além disso, os pais não aparecem subnutridos, mesmo quando seus filhos estão.
       Os médicos que tratam das vítimas propõem muitas explicações. "Há minas terrestres nos campos, e eles não têm como chegar às suas plantações", disse Dawood. Para o médico Yar Mohammad Nizar Khan, diretor de pediatria do hospital Bost, a causa está na falta de aleitamento materno.
       O acesso à água potável é difícil no país, e a maior parte do leite consumido é leite em pó. É uma receita para diarréia e outras condições que agravam a desnutrição.
       Os casos de desnutrição aguda já chegam a mais de cem por mês no hospital infantil Indira Gandhi, em Cabul, com entre cinco e dez mortes mensais. Os casos dobraram desde 2012, disse o médico Aqa Mohammad Shirzad, encarregado dos programas de desnutrição pediátrica do hospital.
       Cada um dos 17 leitos que o hospital tem para pacientes gravemente desnutridos está ocupado por pelo menos dois pacientes. A UTI contra desnutrição possui uma incubadora que não funciona, uma bomba de sucção e tubos de oxigênio (para máscaras respiratórias) utilizados sem suportes ou conexões adequadas. Recentemente, um garoto de cinco anos estava sendo tratado sobre um banco, porque o tubo de infusão não chegava até o leito. Faltavam duas vidraças na janela ao lado.
       Este é o melhor hospital pediátrico do país, aquele para o qual o pai da menina Fatima foi orientado a levá-la para passar por cirurgia cardíaca.

 (http://wwwl.folha.uol.com.br/mundo/2014/01/1402476-ofeganistoo-luta- contra-desnutricao-infantil. shtml)


Em ambos os textos (I e II), prevalece uma função da linguagem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D :Função Referncial ou Denotativa.


    Essa função ocorre quando o destaque na comunicação é o referente, ou seja, o objeto da mensagem ou a situação nela abordada. A intenção do emissor é transmitir informações sobre o referente. Os textos científicos, jornalísticos e didáticos representam exemplos dessa função da linguagem.

    No texto jornalístico acima, o emissor transmite sua mensagem ao receptor, informando-lhe sobre os riscos que o uso excessivo do petróleo pode acarretar ao planeta Terra.

    Fonte: livro Oficina de Redação - Editora Moderna



  • 1) Função Fática 

    Palavra-chave: canal

    Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

    2) Função Poética

    Palavra-chave: mensagem

    É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. 

    Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.

    3) Função Metalinguística

    Palavra-chave: código

    Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.

    4) Função Referencial ou Denotativa

    Palavra-chave: referente

    Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. 

    5) Função Expressiva ou Emotiva

    Palavra-chave: emissor

    Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.

  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi alterada. Os erros encontrados foram corrigidos. Conforme publicação no site da Banca.

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com


ID
1168441
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Texto I 

Sistemas Alimentares

Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutricional

      Os sistemas alimentares envolvem diversos atores, etapas e processos. Eles são formados pelo meio ambiente, pelas pessoas, pelas instituições de processos por meio dos quais os produtos alimentícios são produzidos, processados e levados até o consumidor. Cada aspecto do sistema alimentar tem um efeito na disponibilidade final e na acessibilidade de alimentos diversos e, assim, na habilidade dos consumidores para escolher dietas saudáveis.
      Os dados recentes divulgados pela FAO (Organização das Nações unidas para Alimentação e Agricultura) em seu relatório anual sobre a situação da insegurança alimentar no mundo deixam claro que há um desequilíbrio no nosso sistema alimentar global. O estudo aponta que existem 842 milhões de pessoas em todo o mundo que estão cronicamente famintas, isto é, que habitualmente não comem o suficiente para levar uma vida ativa. Os dados indicam ainda que a saúde de outros 2 bilhões de pessoas está comprometida por deficiências nutricionais. No extremo oposto, vemos que 1,5 bilhão de pessoas no mundo sofrem com obesidade e sobrepeso.
      Se somarmos a esses dados as cifras alarmantes do desperdício alimentar, indicando que 1/3 de todo alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado, compreendemos um pouco melhor o problema do desequilíbrio global.
      Quando falamos da sustentabilidade do sistema alimentar, estamos pensando em um modelo amplo, que leve em consideração não só a disponibilidade de alimentos, mas também o acesso a eles, as condições de utilização e a estabilidade. Por que falamos de estabilidade? Porque os modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente e ameaçando ecossistemas e a biodiversidade, colocando em risco tanto a disponibilidade como o acesso e a utilização dos alimentos. Se não agirmos agora, será impossível garantir segurança alimentar e nutricional para os 9 bilhões de pessoas que teremos no mundo em 2050, pois não haverá recursos naturais necessários para tal.
      Lidar com as questões relacionadas à má nutrição (causada pela falta ou dificuldade de acesso aos alimentos, ou ainda pela sua utilização incorreta) requer ações integradas e intervenções complementares na agricultura e nos sistemas alimentares, no gerenciamento do recursos naturais, na educação e na saúde pública e em outros domínios políticos mais amplos.
      As duas principais prioridades da FAO são trabalhar em prol da erradicação da fome e da má nutrição e acelerar a mudança em direção a sistemas sustentáveis de produção e consumo de alimentos. Tenho certeza que conseguiremos, mas para isso todos nós precisamos mudar comportamentos e atitudes, desde o agricultor até as maiores autoridades políticas do planeta sem deixar de incluir cada um de nós.

(Revista CFN, n.41, 2013 - Adaptado)

 

Texto II 

     Afeganistão luta contra desnutrição infantil

                 ROD NORDLAND DO "NEW YORK TIMES" 28/01/2014



       No hospital Bost, em Lashkar Gah, Bibi Sherina estava sentada num leito da enfermaria de desnutrição grave e aguda com seus dois filhos. Com apenas três meses de idade, Ahmed parecia maior que seu irmão Mohammad, que tinha um ano e meio e pesava menos de cinco quilos. Outro leito era ocupado por Fatima, com menos de um ano de idade e tão desnutrida que seu coração estava entrando em falência. Os médicos disseram que a menina morreria em pouco tempo, a não ser que seu pai conseguisse dinheiro para levá-la a Cabul para uma cirurgia.
       Hospitais afegãos como o Bost, na capital da província de Helman, vêm registrando forte aumento nos casos de desnutrição infantil grave. Em todo o país, segundo cifras da ONU, o número desses casos cresceu 50% ou mais comparado a 2012. Mesmo a capital registrou aumento. "Em 2001 a situação foi ainda pior, mas hoje estamos no pior momento desde aquele ano", disse Saifullah Abasin, diretor da enfermaria de desnutrição do hospital infantil Indira Gandhi, em Cabul.
       As razões do aumento ainda não estão claras. A maioria dos médicos e funcionários humanitários concorda que a guerra contínua e o deslocamento de refugiados estão contribuindo para a desnutrição. Para alguns, o número crescente de pacientes infantis pode ser um bom sinal, pelo menos em parte, pois indicaria que mais afegãos pobres estão ouvindo falar que há tratamento disponível.
       Quase todas as vias de suprimento de alimentos sofrem problemas ou estão rompidas. Os esforços para informar a população sobre nutrição e saúde, com frequência, são dificultados por tradições conservadoras que mantêm as mulheres enclausuradas, sem acesso a qualquer pessoa de fora da família. A agricultura e as fontes tradicionais de apoio social foram prejudicadas pela guerra e pelo êxodo de refugiados para as cidades. Os programas de alimentação terapêutica foram comprometidos, na medida em que o fluxo de ajuda foi obstruído por tensões políticas ou violência.
       Em nenhum lugar a situação parece ser tão obviamente grave quanto na enfermaria de desnutrição do hospital Bost, que vem recebendo 200 crianças por mês com desnutrição grave e aguda -quatro vezes mais que em janeiro de 2012, segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, que fornece verbas e profissionais ao hospital, administrado por afegãos.
       Um paciente, o garoto Ahmed Wali, de dois anos, apresentava kwashiorkor, condição resultante de deficiência de proteínas, com cabelos alaranjados, abdome distendido e pés inchados. Samiullah, bebê de oito meses, sofria de marasmo (desnutrição crônica), em que o rosto da criança parece o de um idoso enrugado.
       No final do ano passado, a Médicos Sem Fronteiras ajudou o hospital Bost a quase dobrar o número de leitos na ala pediátrica, mas ainda não há leitos suficientes. Entre 40 e 50 crianças recebem tratamento a cada dia; cada leito geralmente é ocupado por duas crianças, pelo fato de elas serem tão pequenas. Quase 300 outras crianças seguem um programa de alimentação para pacientes ambulatoriais. O pediatra Mohammad Dawood disse que, entre junho e agosto, o hospital perdeu sete a oito pacientes infantis por mês por desnutrição, número que caiu para cinco em setembro.
       Diferentemente das crises de desnutrição vistas em outros lugares do mundo, esta não está vinculada à escassez de alimentos específicos ou ao fracasso de safras. Além disso, os pais não aparecem subnutridos, mesmo quando seus filhos estão.
       Os médicos que tratam das vítimas propõem muitas explicações. "Há minas terrestres nos campos, e eles não têm como chegar às suas plantações", disse Dawood. Para o médico Yar Mohammad Nizar Khan, diretor de pediatria do hospital Bost, a causa está na falta de aleitamento materno.
       O acesso à água potável é difícil no país, e a maior parte do leite consumido é leite em pó. É uma receita para diarréia e outras condições que agravam a desnutrição.
       Os casos de desnutrição aguda já chegam a mais de cem por mês no hospital infantil Indira Gandhi, em Cabul, com entre cinco e dez mortes mensais. Os casos dobraram desde 2012, disse o médico Aqa Mohammad Shirzad, encarregado dos programas de desnutrição pediátrica do hospital.
       Cada um dos 17 leitos que o hospital tem para pacientes gravemente desnutridos está ocupado por pelo menos dois pacientes. A UTI contra desnutrição possui uma incubadora que não funciona, uma bomba de sucção e tubos de oxigênio (para máscaras respiratórias) utilizados sem suportes ou conexões adequadas. Recentemente, um garoto de cinco anos estava sendo tratado sobre um banco, porque o tubo de infusão não chegava até o leito. Faltavam duas vidraças na janela ao lado.
       Este é o melhor hospital pediátrico do país, aquele para o qual o pai da menina Fatima foi orientado a levá-la para passar por cirurgia cardíaca.

 (http://wwwl.folha.uol.com.br/mundo/2014/01/1402476-ofeganistoo-luta- contra-desnutricao-infantil. shtml)


Assinale a opção incorreta sobre o uso das estruturas lingüísticas no texto II.

Alternativas
Comentários
  • Questão anulada:

     

    PARECER: anulada. JUSTIFICATIVA: As alternativas B e E estão incorretas. Em B, não se trata simplesmente de “advérbio de tempo”, mas de um “adjunto adverbial de tempo”, em que nem mesmo constam advérbios. Em E, trata‐se de um adjunto adverbial, não de um aposto


ID
1168444
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

A seguir, são dadas cinco afirmativas. Julgue V (verdadeira) ou F (falsa) para cada uma delas.

I. Um nutricionista exerce um papel extremamente importante e significativo nos hospitais.

II. Os governos municipais contratam esse profissional para integrar as equipes de programas sociais.

III. Se os governos municipais contratam esse profissional para integrar as equipes de programas sociais, então um nutricionista exerce um papel extremamente importante e significativo nos hospitais.

IV. Um nutricionista exerce um papel extremamente importante e significativo nos hospitais se, e somente se, os governos municipais contratam esse profissional para integrar as equipes de programas sociais.

V. Um nutricionista exerce um papel extremamente importante ou significativo nos hospitais.

Podemos afirmar que os valores lógicos das afirmativas III, IV e V, respectivamente, são:

Alternativas

ID
1168450
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quantos são os anagramas da palavra SAÚDE que sempre intercalam vogais e consoantes?

Alternativas
Comentários
  • Consegui achar 24, mas mas 12 não. Alguém pode me explicar?

  • A palavra SAUDE tem 5 palavras, porém o comando da questão nos diz que o anagrama deve SEMPRE intercalar uma vogal e uma consoante.

    n = 5

    vogais = 3

    consoantes = 2

    __ x __ x __ x __ x __

    3 x 2 x 2 x 1 x 1 = 12

    Fazendo no braço:

    A S U D E

    A S E DU

    E S A D U

     E S U D A

    U S E D A

    S A D E

    A D U S E

    A D E S U

    E D A S U

    E D U S A

    U D E S A

    U D A S E
  • 3 consoantes e 2 vogais.

    3! * 2! = 6 * 2 = 12 possibilidades.

  • P = permutacão , ( ! ) = Fatorial


    P3 . P2 = 3! . 2! = 3 . 2 . 1 x 2 . 1 = 6 x 2 = 12


  • Na palavra SAÚDE, temos exatamente 3vogais e duas consoantes, logo:

    3! . 2! = (3.2.1).(2.1) = 6.2 = 12

    Letra E.

  • intercalando temos:

    A s U d E = três vogais 3! = 6 

                        duas consoantes 2! = 2 

    6 x 2 = 12 

  • Vanessa a resposta é necessariamente 12. Pois, temos 3 vogais e 2 consoantes. Assim, não tem como intercalar consoantes e vogais, por exemplo: C V C V C (Repare que aqui temos 3 consoantes e 2 vogais. No entanto, a palavra SAÚDE tem 3 vogais e 2 consoantes).


  • Gente metodo de contagem 

    v-c-v-c-v

    primeira vogoal: 3 possiveis

    primeira consoante: 2 possiveis

    segunda vogal: já usei 1, logo 2 possiveis

    segunda consoante: 1 possivel

    terceira consoante: 1 possivel

    V-C-V-C-V

    3x2x2x1x1=12

  • Na palavra SAÚDE, temos exatamente 3vogais e duas consoantes, logo:

    3! . 2! = (3.2.1).(2.1) = 6.2 = 12

    Letra E.

  • Ficaria desse modo:

    3 x 2 x 2 x 1 x 1 = 12

    Gabarito letra = E 

    Pois temos 3 vogais e 2 consoantes, logo temos que começar por uma vogal para intercalar corretamente, caso começamos por uma consoante no final ficaria duas vogais juntas. 

  • 3 vogais E 2 consoantes, logo= 3! x 2! = 12

  • caramba.... Eu estava aqui protocolando uma petição inicial e por incrível que pareça não precisei dos ANAGRAMAS ... incrível neh?! na verdade sequer precisei de racínio lógico e matemático... Meu Deus estou até assustado, como vou sobreviver sem essa matéria, que faz todo o sentido para um advogado ou procurador jurídico.

     

    "Toca o Barco"..

  • Segundo o Moedor deEdital: 3 vogais E 2 consoantes, logo= 3! x 2! = 12.  Simples assim, e recebe várias positivações!!

    Pronto. Sem mais nenhuma explicação, faz parecer a coisa mais simples do mundo. O resultado bateu não é mesmo? Mas imagine na hora da prova! 

    A questão pede o número de anagramas formados pela palavra saúde, mas somente os que  intercalam vogais e consoantes, ou seja, não podemos ter anagramas do tipo AÚDES pois apareceu duas vogais juntas. Então para resolver você raciocina: 3 vogais E 2 consoantes, logo= 3! x 2! = 12

    Pensando bem, acho que não é de toda simplicidade como o colega afirmou.

  • V C V C V  - tempos 3 vogais e 2 consantes - logo nao podemos iniciar com consoante.

    3x2x2x1x1 - =6

    ou

    3! 2! = 6

    ORDEM IMPORTA _ MULTIPLICA

  •                                                                      Gab E ♥

    Nem acredito que acertei  Rsrs.. 

    fiz assim :  SAUDE        - - - -

                               na primeira opção posso usar duas Consoantes, na segunda tenho 3 vogais, na terceira tenho só uma consoante ja que usei a outra e na quarta tenho duas opções de vogais já que tinha usado a outra . depois foi só multiplicar tudo.

                                          2. 3. 1 .2 = 12  ou 

                                         2C. 3V.1C.2V = 12                 

  • COMEÇAR COM CONSOANTE NÃO DÁ 

    DEVE COMEÇAR COM VOGAL QUANTAS VOGAIS TÊM? 3 

      3    QUANTAS CONSOANTES 2 ENTÃO

      3            2           QUANTAS VOGAIS TIRANDO A PRIMEIRA: 2 ENTÃO       

        3            2          2   ​   QUANTAS CONSOANTES TIRANDO UMA USADA: 1 ENTÃO:

      3            2          2   ​      1     QUANTAS VOGAIS TIRANDO AS DUAS USADAS 1 ENTÃO:

      3            2          2   ​      1        1    = 12

  • Temos 3 vogais e 2 consoantes em SAÚDE. Para intercalar vogais e consoantes, temos que escrever:

    vogal – consoante – vogal – consoante - vogal

           Temos 3 possibilidades para a primeira vogal, 2 para a segunda vogal e 1 para a última vogal. E temos 2 possibilidades para a primeira consoante e 1 para a segunda consoante. Ao todo, temos:

    3 x 2 x 2 x 1 x 1 =

    12 anagramas

    RESPOSTA: E


ID
1168453
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Certa vez uma pessoa afirmou:

• todo nutricionista se preocupa com a saúde.
• todos que praticam esportes se preocupam com a saúde.

Com base apenas nas afirmações dessa pessoa, podemos concluir corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • nao tem resposta correta nao questao.... to errado??

  • Claro que tem resposta, letra A! mais a letra E caberia recurso porque todos os nutricionistas cuidam da saúde mais nenhum pratica esporte. Logo a letra E também esta correta.


  • Apenas a A está correta, pois não posso afirmar se os conjuntos "nutricionistas" e "esportistas" fazem intersecção (se existe nutricionistas E esportistas ao mesmo tempo) ou não.

  • LETRA A CORRETA. 


    Letra E Incorreta, pois não podemos afirmar que os diagramas de NUT e Prat Esportes não se cruzam dentro de Pessoas que se preocupam com a saúde. E lembrando que uma conclusão pode ter mais de uma representação.

  • Para entender melhor essa questão, vamos acompanhar o diagrama abaixo e logo em seguida julgar os itens.



    Os itens b) e c) estão errados, pois dizer que todo nutricionista se preocupa com a saúde, não o faz automaticamente ser um esportista também, e o mesmo vale para o inverso. Já no caso d) e e), podemos representa-los nos diagramas acima, na situação 1 e 2. Ocorre que não temos dados o suficiente para afirmar qual das duas situações está correto ou não, logo as duas alternativas estão erradas.

    Assim, a única certeza que temos nas duas situações nos diagramas, é que existem pessoas em geral, que se preocupam com a saúde mas não são nutricionistas e nem esportistas.

    Resposta certa letra A.


  • João Junior, concordo com a sua conclusão. Apesar de ter marcado a opção A (pois todas as outras opções apresentam interpretações igualmente válidas para as proposições apresentadas) acredito que a primeira opção também esteja errada pelo seguinte motivo:

    Com certeza pode se afirmar que exista pelo menos uma pessoa que cuide da saúde e não seja nutricionista e não seja praticante de esporte. Porém não se pode afirmar que existam mais de uma pessoa. Como a opção utiliza o plural "pessoas" o item está errado. Está questão deveria ter sido anulada.

  • Questão muito mal elaborada na minha opinião, e não se pode afirmar com certeza que "existem pessoas que se preocupam com a saúde, mas que não são nutricionistas e não praticam esportes"., apenas com as premissas apresentadas.

  • Questão incorreta. Não dá para se concluir, necessariamente, que existe alguém que se preocupa com saúde e não é nem nutricionista, nem praticante de esportes. É uma possibilidade. Assim como todo nutricionista praticar esportes, todos que praticam esportes serem nutricionistas e existirem nutricionistas que pratiquem ou não esportes.

  • Mas, podemos desenhar saúde com um círculo maior, separando nutricionistas de esportistas (B errada, C errada, D errada, E errada).Pois podemos fazer dos dois jeitos, e podendo fazer dos dois jeitos e dando resultado diferente, esse resultado não serve. 

    POOOORÉM... a A está errada. Pois podemos desenhar um círculo SAÚDE do tamanho de NUTRICIONISTA e ESPORTISTA. 

    Mas é a menos errada. 

  • Realmente não há resposta correta para esta questão.


    Quando o enunciado nos diz que "todo nutricionista se preocupa com a saúde", podemos desenhar o círculo dos nutricionistas e dos que se preocupam com a saúde com o mesmo tamanho, logo não podemos concluir que "existem pessoas que se preocupam com a saúde, mas que não são nutricionistas" como nos traz a alternativa "A".

  • Se baseando nas premissas na questão, ao meu ver a alternativa "D" e a "E" são a mesma coisa, porque é possível que exista  nutricionista que praticam esporte, tanto quanto pode existir nutricionista que não praticam exporte.. Entretanto se não levarmos em consideração as premissas ao pé da letra, a letra A é a mais correta pois independente das premissas é a mais correta a se afirmar... portanto se tratando de um argumento indutivo.. ou seja como um todo 

  • Não há resposta para essa questão, não podemos afirmar nada que está em qualquer das alternativas.


    O comando da questão não fornece elementos suficientes para afirmarmos que existem pessoas preocupadas com a saúde mas que não estão em nenhum dos dois grupos citados. Até o comentário do professor está equivocado.



    Num raciocínio viciado, podemos pensar que existe um círculo grande com dois pequenos dentro, o grande é o da saúde e o pequeno é o dos praticantes de esportes, os dois pequenos podem estar um dentro do outro, separados ou em interseção, mas quem garante que quando a questão diz TODO, um dos pequenos não coincidam com o grande.



    Eu até entendo a questão da ZONA ELOQUENTE que o Marcos Nathalia falou, mas acho que nesta questão não se aplica.


    Invenção do examinador.

  • Considerando que:

    -todo nutricionista se preocupa com a saúde;
    -todos que praticam esportes se preocupam com a saúde; 

    Não podemos concluir corretamente que existem pessoas que se preocupam com a saúde, mas que não são nutricionistas e não praticam esportes, pois existe a possibilidade de, num diagrama lógico, os círculos de Nutricionista, Saúde e Pessoas serem exatamente os mesmos!

  • Existe uma figura chamada Silêncio Eloquente.


    Quando a questão afirma que tanto nutricionistas quanto esportistas se preocupam com a saúde ela omite a seguinte informação:



    Existem pessoas que se preocupam com a saúde mas não são nenhum dos dois. (Alternativa A)

  • Gente, a questão está correta. Não tem 'menos errada'. A letra a) está correta.

    Inclusive, ao montar o diagrama, isso torna-se facilmente perceptível.

    Pena que não dá pra montar aqui nos comentários.

  • se vcs fizerem o circulo com cada opção:nutricionista,esportes,saude e vendo cada opção voces verão que não da pra afirmar que da letra "a" a "d" nao tem logica,porque quando fazemos 2 circulos com os que se preocupam com saude, veremos que nao da para saber se esporte fica dentro dos nutricionistas ou se nutricionista fica dentro dos que praticam esportes entao podemos afirmar que 

    existem pessoas que se preocupam com a saúde, mas que não são nutricionistas e não praticam esportes

  • A questão não apresenta informações suficientes para sustentar a tese da alternativa A.

    Eu posso entender que o conjunto das pessoas que se preocupam com a saúde é formado apenas pelos nutricionistas e pelos praticantes de esportes, ou não. Não há nenhuma informação que deixe isso claro. 

    Eu deduzir que há outras pessoas que se preocupam com a saúde, além dos nutricionistas e dos praticantes de esportes, é tão verdadeiro quanto eu deduzir que há nutricionistas que são praticantes de esportes. Não da para provar. 


    ex: Se dentro de um estádio há negros e idosos, então se pode concluir que:

    a) Há outras pessoas  

    b) Todos os negros são idosos

    c) Todos os idosos são negros  

    d) Algum negro é idoso  

    e) Nenhum negro é idoso


    Será que agora fica claro que não há resposta correta?


    Vamos parar de querer provar que a banca está correta de qualquer jeito, a ponto de tirar lógica de onde não tem.
  • RESPONDI AO GABARITO DO PROFESSOR:

    O conjunto dos nutricionistas e esportistas, cada um, pode também ser grande o suficiente para preencher todo o conjunto das pessoas que se preocupam com saúde. Ou seja, não há como afirmar a alternativa A também. Ficando sem resposta a questão.

  • GABARITO: A

     

    Começa 13 min 29 s a resolução da questão:

     https://www.youtube.com/watch?v=yVVsd6cDKYM&list=PLQsPGRk_FFH-d2WyIFAkQdfVyF4zAzNa0&index=12#t=4.421327

  • a) existem pessoas que se preocupam com a saúde, mas que não são
    nutricionistas e não praticam esportes.

    Pode ser verdade, pois o enunciado falou que nutricionistas e praticantes de esportes se preocupam com saúde. Podem existir outras
    pessoas que também se preocupam com saúde (além dos nutricionistas e dos praticantes de esportes). A princípio eu marcaria ERRADO neste item,pois uma coisa é “poder ser verdade”, outra coisa é afirmarmos com absoluta certeza que EXISTEM outras pessoas que também se preocupam com saúde. Mas, em comparação às demais alternativas de resposta (como veremos abaixo), esta é a “menos errada”, sendo o gabarito.
    b) todos os nutricionistas praticam esportes.

    ERRADO, não temos elementos para fazer essa conexão.
    c) todos os praticantes de esportes são nutricionistas.

    ERRADO, pelo mesmo motivo do item anterior.
    d) existem nutricionistas que praticam esportes.

    ERRADO, só sabemos que os nutricionistas se preocupam com saúde.
    e) não existem nutricionistas que praticam esportes.

    ERRADO, nada impede que existam nutricionistas que praticam esporte
     

    FONTE: Estratégia Concursos Prof. Arthur Lima

  • A letra 'A' está correta. As duas premissas não estão interligadas, logo, cada uma apresenta uma verdade independente. Um comentário acima falou do estádio com negros e idosos, usando o conectivo 'e' (conjunção). Não dá para comparar com esta questão. Além disso, a questão pediu para concluir corretamente, logo, apenas podemos afirmar corretamente a conclusão da alternativa 'A'. 

  • Na real, só com as informações do enunciado, não dá pra afirmar nada disso ai. A letra A só é a menos pior.

  • A questão está correta. Quem errou não desenhou todas as possibilidades.

  • Cara, sempre que aparecerem as palavras "NENHUM", "TODO" ou "ALGUM", já monto logo os diagramas porque aí nao tem como errar. Essa questao tava de graça, uma dessa nao cai numa prova minha, desgrama...Lembre-se:

    TODO: mete o primeiro dentro do segundo.

    ALGUM: faz a intersecçao

    NENHUM: deixa um longe do outro

  • Questão mal elaborada, mas da pra acertar por exclusão.

  • Acertei, mas não concordo que dê pra afirmar a alternativa A

     

  • Questão de Diagrama - NIVEL ELEVADO, pois necessita fazer dois diagramas e por isso a impressão que ela esteja mal elaborada, mas não está, apenas é prática e conhecer o conteúdo

    Letra - A

  • "Com base apenas nas afirmações dessa pessoa, podemos concluir corretamente que:"

    Há apenas duas afirmações e a questão pede que julguemos as alternativas com base APENAS nelas (como é comum nesse tipo de questão) e as mesmas criam um universo com Nutricionistas e Pessoas que praticam esportes. Não há margem para pessoas fora desse universo. Não é possível afirmar categoricamente que existe nenhuma pessoa a mais no mundo além das que foram citadas nas afirmativas. 

  • Com base nessas frases acima sabemos que tanto os nutricionistas como as pessoas que praticam esportes se preocupam com saúde.

    Vejamos as alternativas:

    a) existem pessoas que se preocupam com a saúde, mas que não são nutricionistas e não praticam esportes.

    Pode ser verdade, pois o enunciado falou que nutricionistas e praticantes de esportes se preocupam com saúde. Podem existir outras pessoas que também se preocupam com saúde (além dos nutricionistas e dos praticantes de esportes). A princípio eu marcaria ERRADO neste item, pois uma coisa é “poder ser verdade”, outra coisa é afirmarmos com absoluta certeza que EXISTEM outras pessoas que também se preocupam com saúde. Mas, em comparação às demais alternativas de resposta

    (como veremos abaixo), esta é a “menos errada”, sendo o gabarito.

    b) todos os nutricionistas praticam esportes.

    ERRADO, não temos elementos para fazer essa conexão.

    c) todos os praticantes de esportes são nutricionistas.

    ERRADO, pelo mesmo motivo do item anterior.

    d) existem nutricionistas que praticam esportes.

    ERRADO, só sabemos que os nutricionistas se preocupam com saúde.

    e) não existem nutricionistas que praticam esportes.

    ERRADO, nada impede que existam nutricionistas que praticam esporte.

    RESPOSTA: A

  • Só eu que tenho medo de responder questões fáceis, principalmente quando a alternativa é a letra A? haha..

  • LETRA A é a menos errada e é o nosso gabarito, porém acredito eu que não seja possível afirmar com certeza. Vejamos...

    Se o grupo dos nutricionistas for exatamente igual o grupo dos que se preocupam com a saúde(um círculo sobreposto ao outro), eu terei: Todos os nutricionistas se preocupando com a saúde e todos os que praticam esporte também serão nutricionistas, uma vez que a afirmação 2 diz que "todos os que praticam esportes se preocupam com a saúde", então os esportistas estariam dentro dos dois círculos que estão sobrepostos.

  • Nível elevado uma pinoia! Essa questão não tem resposta correta. É impossível afirmar a letra A como sendo uma certeza.

  • discordo do gabarito


ID
1168456
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Na sala de espera de sua nutricionista, Mara estava brincando com cartões educativos para crianças, os quais se devem colocar em ordem, para formar palavras. Sua mãe pegou três cartões com a letra A, um com a letra L, um com a letra D e um com a letra S, os embaralhou, os empilhou com as letras para baixo e os entregou a Mara. A probabilidade de que os cartões embaralhados, tomados um a um, na ordem dada na pilha, formem a palavra SALADA é de uma em:

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão o universo é igual a 6!=720.
    O evento é a possibilidade da palavra SALADA aparecer considerando as repetições:
       S      A      L      A      D      A  
       1      3      1       2      1       1
    Assim:  6   , simplificando   1  
              720                        120

  • Paula Souza onde vc arrumou esse 5!

    Palavra SALADA tem 6 letras então 6!

    A possibilidade de aparecer :

    S é 1/6

    A 3/5

    L 1/4

    A 2/3

    D 1/2

    A 1/1 então:

    S      A     L       A      D       A

    1 x   3 x    1x   2 x    1 x    1          ( chances das letras aparecerem )              6          

    6 x   5 x    4 x   3 x    2 x    1           (  total de letras da palavra salada)           720

     720/6 igual a 120. letra B


  • A questão se resolve facilmente, é só observar que são seis letra, sendo que dessas seis letras três são iguais o "A". sendo assim:

    P6 com 3 repetições..... = 6*5*4*3! /3! = 120

  • Eu resolvi da seguinte forma:

    Usei a regra do Anagrama:
    SALADA são 06 letras, porém o A se repete 03 vezes, então:
    6.5.4.3.2.1 / 3.2.1 =
    3.2 = 6, então corta 6 da parte de cima com 6 e fica: 5.4.3.2.1 = 120
  • Devemos ver qual a probabilidade de pegar cada letra a partir da primeira letra:

    S A L A D A

    1) Para escolher a letra S tem 1 carta em 6 cartas(1/6); 2) Para escolher a letra A, como existem 3 cartelas com A, a chance são de 3 cartas em 5 cartas (3/5); 3) Para escolher L tem-se 1 carta em 4 cartas (1/4); 4) Para escolher outra letra A, você terá 2 cartas com a letra A dentre as 3 restantes (2/3); 5) Para escolher a letra D você terá 1 carta com a letra D dentre as 2 que restam (1/2) 6) Para escolher a última letra A você terá só 1 carta faltando, então é 100% de certeza (1).

    Quando multiplicamos todos 1/6 * 3/5 * 1/4 * 2/3 * 1/2 * 1 = 6/720 que dividindo os dois termos por 6 temos 1/120 que seria 1 chance em 120.

  • Concordo com a Dri.

    Pela regra do anagrama das 120 possibilidades de formar palavra com as letras S. A. L. A .D .A (COM OU SEM SENTIDO) uma delas vai ser salada.
  • A resposta desta questão está errada. O correto seria "1/120" e não "120"

    Para a resposta ser "120" a pergunta correta seria: "Quantos anagramas podem ser formados com os cartões?"


  • Oh amigo Lucas Pinheiro, a questão não possui o erro apresentado por ti. 


    Ela diz: A probabilidade de que os cartões embaralhados, tomados um a um, na ordem dada na pilha, formem a palavra SALADA é de uma em 120.

  • P3 x C(6,3) = 120

  • Corretíssimo Bruno Coelho ! Obrigado.

  • Questão muito simples de permutação com repetição:

    Pr 6,3 = 6!/3! = 120

  • A meu ver a questão não tem gabarito.

    São 120 possibilidades no total como foi mostrado por muitos aqui, porém não há apenas 1 possibilidade da palavra SALADA aparecer nessas 120 totais.

    Se atribuírmos números a cada uma das letras A existentes podemos observar que existem 6 possibilidades da palavra SALADA aparecer.

    S1L2D3 / S1L3D2 / S2L1D3 / S2L3D1 / S3L1D2 / S3L2D1

    Portanto a resposta seria 6/120 = 1/20


ID
1168459
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Considere as seguintes proposições:

• Lucas é nutricionista.
• Júlia é pedagoga.
• Mateus é professor.

Para que a proposição "Se Lucas não é nutricionista ou Melina é pedagoga, então Melina é pedagoga e Mateus é professor" seja verdadeira, devemos ter:

Alternativas
Comentários
  • Ele primeiro diz que Júlia é pedagoga, e na proposição a questão insere uma tal de Melina. Nas alternativas volta a falar de Júlia.

  • Acho que eles trocaram o nome Júlia por Melina no comando da questão, pois é possível se resolver, se utilizar Júlia em vez de Melina.

  • Ela não está errada só por causa dos nomes. Não há alternativa correta, já que o certo deveria ser: Lucas é nutricionista, Júlia é pedagoga e Mateus é professor.


ID
1168462
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere verdadeira a seguinte afirmação:

Se uma alimentação é balanceada, então supre as necessidades energéticas e é adequada ao organismo do indivíduo.

A alimentação de Jorge supre suas necessidades energéticas, mas não é adequada ao seu organismo. Portanto, a alimentação de Jorge:

Alternativas
Comentários
  • Se uma alimentação é balanceada, então supre as necessidades energéticas e é adequada ao organismo do indivíduo.

                                  A            ->              B               ^              C 

    Lembram-se ele afirma que a alimentação de jorge supre as necessidades energéticas portanto o B = V, mas NÃO é adequada ao seu organismo logo C = F e no conectivo "E" quando uma proposição e falsa a sentença toda é falsa. Resumindo fica assim:

    A -> B^C = V  

    F -> V^F = V

    F -> F = V ( ou seja a alimentação de jorge NÃO É BALANCEADA) 

    Letra A    

  • Verdadeiro(alimentação é balanceada) - > Falso(supre as necessidades energéticas e é adequada ao organismo do indivíduo) = Falso(não é alimentação é balanceada)

  • Se uma alimentação é balanceada, então supre as necessidades energéticas e é adequada ao organismo do indivíduo.

                             V                      --->                         V                             ^                                       F                                       =          F

     

    Gabarito: A

  • Resumindo a proposição do enunciado:

    alimentação é balanceada => (supre necessidades E é adequada)

           A alimentação de Jorge supre suas necessidades energéticas, mas não é adequada ao seu organismo. Ou seja, a proposição “supre necessidades E é adequada” é Falsa. Para que a condicional do enunciado seja respeitado, é necessário que a condição “alimentação é balanceada” também seja Falsa. Assim, podemos concluir que a alimentação dele NÃO é balanceada.

    RESPOSTA: A


ID
1168465
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a seguinte orientação nutricional:

Todas as suas refeições principais devem conter uma porção de legumes cozidos (de baixo carboidrato) e uma de proteína, sendo ovo cozido ou carne magra.

A negação lógica dessa orientação é:

Alternativas
Comentários
  • para negar uma proposião do tipo "todos" basta vc provar que pelo menos um nao é contrario a proposição!!!

    ex: todos passaram no concurso - negacao - pelo menos um nao passou!!


    a luta continua 

  • p: todas as suas refeições pricipais devem conter uma porção de legumes cozidos

    q: uma de proteína

    r: sendo ovo

    s: carne magra

    ~(p ^ q) = ~p V ~q

    ~(r  V  s) = ~r ^ ~s

    Assim, 

    "Ao menos uma de suas refeições principais não deve conter legumes cozidos ou não deve conter proteínas, nem de ovo e nem de carne magra"

    OBS: Lembrando que a negação de todo pode ser, pelo menos um, algum, existe. E nega a ideia tbm.

    Espero ter ajudado. Vlw

    GAB. E

  • A negação de todo (no incio da proporção) sera algum ou pelo menos um ou ao menos um(a).  importante o macete         sem esquecer de olhar o conectivo....         

  • Vamos dividir a proposição “Todas as suas refeições principais devem conter uma porção de legumes cozidos (de baixo carboidrato) e uma de proteína, sendo ovo cozido ou carne magra. “ em partes para que se possa visualizar melhor:

    A = Todas as suas refeições principais devem conter uma porção de legumes cozidos (de baixo carboidrato)

    B = uma de proteína

    C = sendo ovo cozido

    D = carne magra.

    Um cuidado a se ter, é a negação da palavra Todas, onde a mesma passa a ser Alguma ouao menos uma, assim, a negação da proposição será:

    Ao menos uma de suas refeições principais devem conter uma porção de legumes cozidos (de baixo carboidrato) ou não deve conter proteínas, nem de ovo cozido e nem carne magra.

    Letra E.

  • É o tipo de questão que os conceitos funcionam como atalhos.

    A banca quer a negação. Pois bem:

    negação de TODOS= PELO MENOS UM;  AO MENO UM; ALGUM... 

     Com isso A e B são descartadas.

    Negação do "E"= nega-se as proposições e troca-se o "E" pelo "OU".

    Com isso C e D são eliminadas. (o gabarito só pode ser letra E)

    Negação do "OU"=  nega-se as proposições e troca-se o "OU" pelo "E". 

    Com as observações acima chagamos ao gabarito letra E.



    Treine com exaustão até a perfeição.

  • negação do todo - algum não é / pelo menos um não é / ao menos um não é.

    e a negação do conectivo"e" é o "ou" vice-versa.

    gab.:E

  • Na verdade o NEM pode ser trocado por OU.

  • e

    ao menos uma de suas refeições principais não deve conter legumes cozidos (de baixo carboidrato) ou não deve conter proteínas, nem de ovo cozido e nem de carne magra.

  •  e) ao menos¹ uma de suas refeições principais não deve conter legumes cozidos (de baixo carboidrato) ou² não deve conter proteínas, nem de ovo cozido nem de carne magra.

    1- negação do todo é PEA+ não. 

    2-negação do E é  OU nega tudo e troca um pelo outro.

  • Nem = E não!

  • Temos:

    Todas as suas refeições principais devem conter uma porção de legumes cozidos (de baixo carboidrato) e uma de proteína, sendo ovo cozido ou carne magra.

           Resumindo:

    Toda refeição deve ter legumes E proteína

           Para negá-la, basta mostrarmos que alguma (ao menos uma) refeição principal NÃO contém legumes OU NÃO contém proteína. Ou seja,

    Ao menos uma refeição NÃO tem legumes OU NÃO tem proteína

           Essa frase encontra-se expandida na alternativa E:

    e) ao menos uma de suas refeições principais não deve conter legumes cozidos (de baixo carboidrato) ou não deve conter proteínas, nem de ovo cozido e nem de carne magra.

           Repare no detalhe: para NÃO conter proteínas, é preciso que a refeição NÃO contenha nem ovo e nem carne magra.

    RESPOSTA: E


ID
1168471
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Chama-se de fatorial de um número o produto desse número por todos os seus antecessores naturais e positivos. Dessa forma, podemos afirmar que o fatorial do número 50 termina com:

Alternativas
Comentários
  • Desculpa a ignorância, mas o examinador queria que o candidato calculasse o fatorial de 50?


    50x49X48X47 [...] É isso?

  • nao precisa ... eu calculei o fatorial de 10 deu 3.628.800 (termina com 2 zeros) quando formos multiplicar por 20,30,40,e 50... vamos ter mais 4 zeros .....6 zeros .. e mais 6 para quando multiplicar por multiplos de 5

  • Podemos utilizar o seguinte método:   1) Dividir o número que desejamos fatorar por 5, 
        pegar o resultado da divisão e dividir novamente por 5, 
        até que o resultado da divisão seja menor que 5.  

    2) Somar os resultados das divisões, ignorando o resto da última divisão.

     

     Desta forma obtemos a quantidade de zeros fatorial do número.

     

    Então...

     

    1) 50 / 5 = "10", novamente 10 / 5 = "2"

     

    2) 10 + 2 = 12

     

  • Essa questão é uma sacanagem, mas vamos lá: 50! = 50*49*48*47...*1

    Claro que não temos como fazer essa conta, então como calcular a quantidade de zeros?

    Pegue todas as possibilidades em que um número dentro do fatorial termina com 0 ou que a multiplicação entre 2 números termina com 0

    a) 10
    b) 20 
    c) 30
    d) 40
    e) 50 
    f) 2*5 = 10
    g) 4*15 = 60
    h) 8*25 = 200
    i) 12*35 = 420
    j) 14*45 = 630
    k) 16*55 = 880

    Agora some quantas vezes o zero aparece (12). Perceba que o 200 conta o zero duas vezes. Então 50! termina com 12 zeros.

    Resposta do Garope do Fórum Concurseiros

  • Galera, façam no excel , 50fatorial tem 50 zeros no final....

  • Realmente, se realizar no Excel, obtemos 50! = 30414093201713400000000000000000000000000000000000000000000000000

     

    50 "zeros"

     

    Entretanto isso é devido à uma limitação no Excel, que trabalha com números de até 15 dígitos, substituindo o restante por "zeros".

     

    O valor correto de 50! é 30414093201713378043612608166064768844377641568960512000000000000

     

  • artibuições do cargo: peticionamento ninja.


ID
1168474
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Você está trabalhando com uma planilha do MS-Excel 2013 e precisa realçar os resultados que aparecem em uma região dessa planilha, de forma que as células com valores positivos tenham a fonte na cor azul; caso contrário, tais células devem ter a fonte em vermelho e em negrito. Assinale a alternativa que contém o recurso do MS-Excel que você pode utilizar para tal fim.

Alternativas
Comentários
  • Letra B. O ícone “Formatação condicional”, disponível na guia Página Inicial, permite realçar as células de seu interesse, enfatizar valores incomuns e visualizar os dados usando Barra de Dados, Escalas de Cor e Conjunto de ícones baseados em critérios específicos.

  • Tutorial para utilizar a formatação condicional: http://tecnologia.uol.com.br/album/20012excel1_album.htm#fotoNav=1

  • Letra B. O ícone “Formatação condicional”, disponível na guia Página Inicial, permite realçar as células de seu interesse, enfatizar valores incomuns e visualizar os dados usando Barra de Dados, Escalas de Cor e Conjunto de ícones baseados em critérios específicos.

     

    - Nishimura

  • GUIA PAGINA INICIAL ---- GRUPO: ESTILO --- FORMATAÇÃO CONDICIONAL


ID
1168477
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nos documentos editados pelo MS-Word é possível se colocar um "texto fantasma" (como Confidencial ou Urgente) atrás do conteúdo das páginas, como forma de personalizar os documentos. Assinale abaixo a alternativa que contém o recurso do MS-Word 2013 que pode ser utilizado para esse fim:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. No Word 2013 mudou de Layout da Página (versões 2007 e 2010) para a nova guia Design. Confira em http://mcssc.files.wordpress.com/2013/08/guia-design-word.png 


    Questão semelhante a aplicada em 2013 por ela própria. Confira na imagem em https://www.facebook.com/informaticaconcursos/photos/pb.294637473885812.-2207520000.1403716734./895204807162406/?type=3&theater 


  • Não entendi a resposta. Alguem poderia explicar? no meu computador a marca d'agua fica na guia layout da página e não na design

  • no office 2010, a parte de Marca d'água  está em layout, e não design

  • Olá, pessoal!

    A questão foi verificada e não foram encontrados erros. Caso a dúvida persista, favor entre em contato novamente!

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • No meu pc a marca D'agua esta em  layout da página e não na design

  • No MS-Word 2013  a parte de Marca d'água está em design

  • Gabarito a.


    Atenção que se refere a marca d'agua do WORD e, portanto fica na guia DESIGN.


    Flávio Henrique,

    se fosse do EXCEL não teríamos tal opção, mas poderíamos fazer um arte no paint e inserir na guia Layout da Página "Plano de Fundo".



  • A questão pede word 2013 e não 2010

    Letra A
  • maura, assim como o meu word (2007) o seu deve ser tb 2007.... LEIA atentamente a questão e vc verá que se trata do word 2013! 

  • Muito obrigado,

     Fernando Aragao!

  • Nossa, errei porque meu word é o 2007

  • Apenas complementando, caso as futuras provas peçam o Word 2016, está mantida a organização do 2013, fica na guia Design


ID
1168480
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS PowerPoint 2013 possui um modo de exibição no qual exibe o slide em tela inteira em um monitor ou projetor e, em outro monitor, mostra uma visualização do próximo slide da apresentação, as anotações do orador, um cronômetro e outros recursos. Assinale a alternativa que contém o nome desse modo de exibição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

  • O Modo de Exibição do Apresentador é uma excelente maneira de exibir a apresentação com as anotações do orador em um computador (o laptop, por exemplo), ao mesmo tempo que o público-alvo exibe a apresentação sem anotações em um monitor diferente.

     OBSERVAÇÃO  O PowerPoint dá suporte ao uso de apenas dois monitores por apresentação. Entretanto, você pode configurar seu computador para executar uma apresentação em três ou mais monitores que estejam conectados a um computador.

    O Modo de Exibição do Apresentador oferece as seguintes ferramentas para facilitar a apresentação de informações:

    É possível utilizar miniaturas para selecionar os slides de uma sequência e criar uma apresentação personalizada para o seu público As anotações do orador são mostradas em letras grandes e claras, para que você possa utilizá-las como um script para a sua apresentação. É possível escurecer ou clarear a tela durante sua apresentação e, depois, prosseguir do ponto em que você parou. Por exemplo, talvez você não queira exibir o conteúdo do slide durante um intervalo ou uma seção de perguntas e respostas. Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/powerpoint-help/o-que-e-o-modo-de-exibicao-do-apresentador-HA010360578.aspx

  • Um slide mestre é o slide principal em uma hierarquia de slides que armazena informações sobre o tema e os layout dos slides de uma apresentação, incluindo o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os tamanhos dos espaços reservados e o posicionamento.

  • GABARITO - C

     

    Confere lá ! ALT + F5

  • GAB: C

    Esse vídeo é bem legal para visualizar: https://www.youtube.com/watch?v=CKArrd9YknE


ID
1168483
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS OneNote é um programa de anotações que acompanha o MS Office, onde é possível coletar diversos tipos de informações. As informações coletadas são estruturadas/organizadas basicamente em:

Alternativas
Comentários
  • * O que é?

     "O OneNote é o bloco de anotações digital que fornece um local único para todas as suas anotações e informações."

    Seções vs Páginas: 

    "Novas seções sempre contêm uma nova página em branco. Você pode começar fazendo anotações nesta página ou excluí-la e iniciar com uma página de seus modelos favoritos.

    Para ter mais espaço em seu bloco de anotações, adicione quantas páginas quiser. Na seção do seu bloco de anotações onde você deseja adicionar páginas, próximo à margem direita da página, clique uma vez em Adicionar Página para cada nova página desejada."

    * Conclusão:

    c) blocos de anotações que contêm seções, que por sua vez contêm páginas onde ficam as informações coletadas.

    Espero ter ajudado! Rafael.

    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/onenote-help/sobre-secoes-e-pastas-HP001112526.aspx

  • Muitos de nós carregamos um bloco de anotações ou um bloco de notas para anotar assuntos de trabalho, de estudo ou informações particulares. Mas você consegue encontrar facilmente — e decifrar — as informações necessárias? Você precisa compartilhar suas anotações com outras pessoas? Isso é possível com o Microsoft Office OneNote 2007, o programa de anotações e gerenciamento de informações fácil de usar que permite capturar idéias e informações em formato eletrônico. Insira arquivos ou conteúdo da Web em um formato pesquisável em cores ou como ícones que podem ser acessados com um clique. Assista a esta demonstração para ver como é simples reunir, formatar, organizar e compartilhar informações. E, depois disso, diga adeus ao seu bloco de notas!

    Possibilidades:

    • Fazer e formatar anotações
    • Organizar suas anotações
    • Distribuir anotações para outras pessoas
    Fonte: http://office.microsoft.com/pt-br/onenote-help/demonstracao-o-que-e-o-onenote-HA010168634.aspx

  • UM ARQUIVO = BLOCO DE ANOTAÇÕES

    COM DIVERSAS SEÇÕES DENTRO DO DOCUEMENTO

    COM DIVERSAS PÁGINAS COM INFORMAÇÕES!!!


ID
1168486
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Avalie as afirmações.

I. Uma intranet é uma rede privativa, acessada em geral somente por usuários autorizados, e que faz uso do mesmo conjunto de protocolos TCP/IP que a internet.

II. Por serem redes privativas, as intranets não podem ser acessadas através da internet, mesmo fazendo uso dos mesmos protocolos e necessitando de autorização.

III . Muitas das aplicações que rodam em ambiente de intranet são projetadas de forma a serem executadas em navegadores como o Firefox, o Chrome ou o Internet Explorer.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • 1 e 3 corretas  a intranet pode si  ser acessada atraves da

  • A intranet é uma rede que baseia-se nos serviços oferecidos na Internet através do TCP/IP, como sites, emails, etc. Porém seu acesso é restrito à redes privadas, ou seja, os serviços da intranet são somente acessíveis através do acesso à esta rede privada.

    Existem infinitas intranets, qualquer rede privada pode criar serviços e tornar-se uma intranet. Já a internet só existe uma.

    Posso acessar uma intranet pela internet?


    Sim. O protocolo VPN possibilita a criação de uma rede privada virtual, permitindo assim que através da internet seja criado um túnel de comunicação com sua rede privada, como se estivesse fisicamente conectado à esta rede. Preferencialmente a conexão VPN deve ser criptografada, para garantir a integridade dos dados.

    Através da VPN você tem acesso a todos os recursos da rede local, como, por exemplo, imprimir em impressoras da rede, mesmo estando distante.


    (http://www.juliomoraes.com/pt/2008/08/conceito-de-internet-e-intranet-e-principais-navegadores/)

  • A intranet é uma versão particular da internet, podendo ou não estar conectada à mesma.

    Força e Foco!

  • Pessoal,

     1 - Vamos rever o item I - Posso com certeza acessar uma intranet interna sem necessariamente ter uma configuração segura. simples via protocolo TCP/IP; Portanto questão em GERAL - SOMENTE INCORRETA

    2 - o Segundo Item II - correto - Pois NAO podemos acessar a Internet via Endereço Inválido sem o Auxilio de um proxy ou tabela de roteamento ou regra de forwarding. Agora da internet sim você pode acessar via VPN conforme já comentado.

    o Item III está correto. Portanto resposta letra C apenas II e III corretos

  • Pessoal,

     1 - Vamos rever o item I - Posso com certeza acessar uma intranet interna sem necessariamente ter uma configuração segura. simples via protocolo TCP/IP; Portanto questão em GERAL - SOMENTE INCORRETA

    2 - o Segundo Item II - correto - Pois NAO podemos acessar a Internet via Endereço Inválido sem o Auxilio de um proxy ou tabela de roteamento ou regra de forwarding. Agora da internet sim você pode acessar via VPN conforme já comentado.

    o Item III está correto. Portanto resposta letra C apenas II e III corretos

  • Gabarito da banca letra D. Somente I e III corretas.

  • Resposta: Letra B.

    Pessoal, o gabarito da banca é letra b, e não d. Apenas I e III corretas.

    Por favor não postem gabarito errado nos comentários.

  • NÃO podemos acessar a Internet via Endereço Inválido sem o Auxilio de um proxy, uma tabela de roteamento ou regra de forwarding.

     

    um proxy ('procurador') é um servidor que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores. Um cliente conecta-se ao servidor proxy, solicitando algum serviço, como um arquivo, conexão, página web ou outros recursos disponíveis de um servidor diferente, e o proxy avalia a solicitação como um meio de simplificar e controlar sua complexidade. Os proxies foram inventados para adicionar estrutura e encapsulamento aos sistemas distribuídos. A maioria dos proxies é proxy web, facilitando o acesso ao conteúdo na World Wide Web.

     

    Um proxy de cache HTTP  permite que o cliente requisite um documento na WWW e o proxy procura pelo documento na sua caixa (cache). Se encontrado, a requisição é atendida e o documento é retornado. Caso contrário, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia em seu cache. Isto permite uma diminuição na latência, já que o servidor proxy, e não o servidor original, é requisitado, proporcionando ainda uma redução do uso da BANDA LARGA.

     

     

    Um Gateway (ponte de ligação) é uma máquina intermediária destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os roteadores e firewalls, que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Um proxy também pode ser interpretado como um gateway.

     

    Network Address Translation, ou NAT, é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam por um roteador ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso externo à rede, com um endereço IP distinto do endereço utilizado dentro da rede (normalmente, o endereço IP do gateway é o endereço de todas as máquinas internas à rede).

     

    O Dynamic Host Configuration Protocol, ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Cliente, é um protocolo que atribui dinamicamente endereços IP a máquinas de uma rede local.  O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).

    Não necessariamente um servidor precisa pertencer à rede para que o DHCP funcione. Roteadores domésticos e Access Points trabalham com DHCP, distribuindo os endereços IP dos dispositivos da sua casa

     

    Agora da internet sim você pode acessar via VPN - que  possibilita a criação de uma rede privada virtual, permitindo assim que através da internet seja criado um túnel de comunicação com sua rede privada (tunelamento), como se estivesse fisicamente conectado à esta rede.

    Preferencialmente, a conexão VPN deve ser criptografada, para garantir a integridade dos dados.

    Através da VPN você tem acesso a todos os recursos da rede local, como, por exemplo, imprimir em impressoras da rede, etc.


ID
1168489
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o navegador de internet Google Chrome em suas mais recentes versões, assinale a alternativa errada.

Alternativas
Comentários
  • D.


    Ctrl + Shift + n.


    Você entrou no modo anônimo. As páginas que você visualizar nas guias anônimas não permanecerão no histórico do navegador, no armazenamento de cookies nem no histórico de pesquisa depois que você fechar todas as guias anônimas. Os arquivos que você transferir por download ou os favoritos que criar serão mantidos. 

    No entanto, você não é invisível. O modo anônimo não oculta sua navegação do seu empregador, do seu Provedor de acesso à Internet ou dos websites que você visitar. 

    Saiba mais sobre a navegação no modo anônimo.

    Como o Google Chrome não controla o modo como as extensões manipulam os seus dados pessoais, todas as extensões foram desativadas nas janelas anônimas. Você pode reativá-las individualmente no gerenciador de extensões.


  • Se atentar que no comando é solicitado "assinale a alternativaerrada" .

  • O modo anonimo não oculta para o provedor de acesso. 

  • GAB:  D

     

    "A sua atividade não é ocultada dos Websites que visita, da sua entidade empregadora ou escola nem do seu fornecedor de serviços de Internet."

     

    Quando alguém navega em privado, as suas atividades são ocultadas somente para as pessoas que utilizam o mesmo dispositivo.

     

     

    FONTE: https://support.google.com/chrome/answer/95464?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt

  • GABARITO D

     

     

    O que acontece quando navega em privado?

     

    O Chrome não guarda o histórico de navegação, os cookies, os dados de sites e as informações introduzidas nos formulários.

    Os ficheiros transferidos e os marcadores criados são mantidos.

    A sua atividade não é ocultada dos Websites que visita, da sua entidade empregadora ou escola nem do seu fornecedor de serviços de Internet.


ID
1168492
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao se digitar CTRL+SHIFT+M no MS Outlook 2013, é aberta uma janela de nova mensagem de e-mail. Assinale a alternativa correta sobre os recursos presentes nesta janela.

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Confira na imagem http://www.dicasetruquesmicrosoft.com.br/upload/MS-Outlook/1166/Outlook36%20-%20MAC%20-%2003-Jan.jpg


  • A ) Errada: As mensagens de e-mail geradas sempre são formatadas em FiTML.

    1) O formato FiTML foi colocado para confundir você com o formato HTML.
     
    2) O formato HTML não é sempre utilizado, além dele cabem texto sem formação e rich text.
    Fontes:https://support.office.com/pt-br/article/Altere-o-formato-da-mensagem-para-HTML-Rich-Text-ou-texto-sem-formata%C3%A7%C3%A3o-338a389d-11da-47fe-b693-cf41f792fefa?ui=pt-BR&rs=pt-BR&ad=BR
  • No meu email não aparece nem correto ortográfico nem solicitação de confirmação de entrega!!

  • Andrei Braga, se você está utilizando um cliente web-mail não vai ter essa opção mesmo 

  • GAB: LETRA E 

     

    Outlook 2013

     

    Para optar por solicitar a entrega e / ou recibos de leitura para todos os e-mails que você envia, clique na guia Arquivo.

    No lado esquerdo da tela Informações da Conta, clique em Opções na lista de itens de menu.

    Na caixa de diálogo Opções do Outlook, clique em Email na lista de opções do menu à esquerda.

    Agora vá na área de Acompanhamento e Marque as opções desejadas: Confirmação de entrega garantindo que a mensagem foi entregue ao servidor de email do destinatário e Confirmação de entrega garantindo que o destinatário visualizou a mensagem.

     

    fonte: https://wiki.infolink.com.br/Confirma%C3%A7%C3%B5es_de_leitura

  • Acho q é isso:

    a)As mensagens de e-mail geradas sempre são formatadas em FiTML.

    errada! o formato correto seria HTML, e mesmo assim, não é o unico a ser utilizado

    b)Pode-se fazer a revisão ortográfica e gramatical da mensagem clicando no botão do comando Ortografia e Gramática da guia Mensagem.

    errada! o correto seria na guia REVISAO

    c)Para anexar um ou mais arquivos na mensagem, pode- se clicar no botão do comando Anexar Arquivo da guia Opções.

    errada! o correto seria a guia INSERIR ou na guia MENSAGEM

    d)Para definir que a mensagem tem Alta Prioridade, pode-se clicar no botão de comando Acompanhamento da guia Mensagem.

    errada!  podes ate ser através da guia MENSAGEM, porém o comando é alta prioridade. Também pode ser feito através da guia OPÇOES

    e)Para solicitar uma notificação quando a mensagem tiver sido entregue com êxito, pode-se clicar em Solicitar Confirmação de Entrega na guia Opções.

    correta!

  • nova mensagem --- CTRL   SHIFT    M

    OPÇÕES ---- CONFIRMAÇÃO DE ENTREGA

     

    Enviar    Alt+S

    Inserir arquivo    Alt+N

     

    riar compromisso   Ctrl+Shift+A

     

    modo de exibição Calendário   Ctrl+2

    Alternar para o modo de exibição Contatos   Ctrl+3

    Alternar para o modo de exibição Tarefas   Ctrl+4

    Alternar para Anotações    Ctrl+5

    lista Pasta no painel Pasta   Ctrl+6

     

    r para a caixa Pesquisar    F3 ou Ctrl+E

     

    Sinalizador para Acompanhamento    Ctrl+Shift+G

     

    Criar um contato

    Ctrl+Shift+C

     

    Excluir um item

    Ctrl+D

     

    Alternar para Caixa de Entrada

    Ctrl+Shift+I

     

    Alternar para Caixa de Saída

    Ctrl+Shift+O

    Criar um grupo de contatos

    Ctrl+Shift+L

     

    Criar um fax

    Ctrl+Shift+X

     

    Criar uma pasta

    Ctrl+Shift+E

     

    Criar uma solicitação de reunião.

    Ctrl+Shift+Q

     

    Criar uma mensagem

    Ctrl+Shift+M

     

    Criar uma anotação

    Ctrl+Shift+N

     

    Criar um documento do Office

    Ctrl+Shift+H

     

    Postar a pasta selecionada

    Ctrl+Shift+S

     

    Postar uma resposta na pasta selecionada

    Ctrl+T

     

    Criar uma pasta de Pesquisa

    Ctrl+Shift+P

     

    Criar uma tarefa

    Ctrl+Shift+K

     

    Responder a uma mensagem.

    Ctrl+R

     

    Responder a Todos em uma mensagem

    Ctrl+Shift+R

     

    Responder com solicitação de reunião

    Ctrl+Alt+R

     

    Encaminhar uma mensagem

    Ctrl+F

     

    brir uma mensagem recebida

    Ctrl+O

     

    Excluir e ignorar uma conversa

    Ctrl+Shift+D

     

    Abrir o Catálogo de Endereços

    Ctrl+Shift+B


ID
1168495
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia atentamente a seguinte definição.

"Uma tentativa de defraudar os internautas seqüestrando o nome do domínio do site ou URL e redirecionando os usuários a um site impostor, no qual são feitas solicitações fraudulentas de informações.”

A definição acima refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.


    2.3.1 Pharming

    Pharming é um tipo específico de phishing que envolve a redireção da navegação do usuário para sites falsos, por meio de alterações no serviço de DNS (Domain NameSystem). Neste caso, quando você tenta acessar um site legítimo, o seu navegador Web é redirecionado, de forma transparente, para uma página falsa. Esta redireção pode ocorrer:

    por meio do comprometimento do servidor de DNS do provedor que você utiliza; pela ação de códigos maliciosos projetados para alterar o comportamento do serviço de DNS do seu computador; pela ação direta de um invasor, que venha a ter acesso às configurações do serviço de DNS do seu computador ou modem de banda larga

  • complementando:

    letra A = Em computação, phishing, termo oriundo do inglês (fishing) que quer dizer pesca, é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais de diversos tipos; senhas, dados financeiros como número de cartões de crédito e outros dados pessoais. O ato consiste em um fraudador se fazer passar por uma pessoa ou empresa confiável enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por email, mensagem instantânea, SMS, dentre outros. Como o nome propõe (Phishing), é uma tentativa de um fraudador tentar "pescar" informações pessoais de usuários desavisados ou inexperientes.

    fonte: wikipedia

    Bons estudos!

  • Essa definição para pharming é a mesma do phishing. Deveria haver mais informação para fazer a diferença, a qual é a respeito do DNS.

  • Gabarito letra D. 

    A informação para definir esta questão como Pharming ao meu ver foi quando a banca especifica como "sequestro do nome do domínio do site ou URL" caracterizando assim o Pharming. 

    Já o Phishing é um link que ao ser clicado redireciona o usuário para um site falso, porém não furta o endereço do mesmo.

  • pharming é o termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS cache poisoning (envenenamento de cache DNS) que, consiste em corromper o DNS(Sistema de Nomes de Domínio ou Domain Name System) em uma rede de computadores, fazendo com que a URL (Uniform Resource Locator ou Localizador Uniforme de Recursos) de um site passe a apontar para um servidor diferente do original.

    Ao digitar a URL (endereço) do site que deseja acessar, um banco por exemplo, o servidor DNS converte o endereço em um número IP, correspondente ao do servidor do banco. Se o servidor DNS estiver vulnerável a um ataque de Pharming, o endereço poderá apontar para uma página falsa hospedada em outro servidor com outro endereço IP, que esteja sob controle de um golpista.

    Os golpistas geralmente copiam fielmente as páginas das instituições, criando a falsa impressão que o usuário está no site desejado e induzindo-o a fornecer seus dados privados como login ou números de contas e senha que serão armazenados pelo servidor falso.

    O termo mais comum designado a página falsa criada pelo pharmer, que é redirecionada pela original (DNS cache poisoning), é Página Falsa ou Fake Page.

  • No  pharming, a vítima não recebe um e-mail fraudulento como passo inicial da execução, nem precisa clicar num link para ser levada ao site "clonado". O pharming, portanto, é a nova geração do ataque de phishing, apenas sem o uso da "isca" (o e-mail com a mensagem enganosa).

     

    O vírus reescreve arquivos do PC que são utilizados para converter os endereços de internet (URLs) em números que formam os endereços IP (números decifráveis pelo computador). Assim, um computador com esses arquivos comprometidos leva o internauta para o site falso, mesmo que este digite corretamente o endereço do site intencionado.

     

     

     

     

     

     

    Fonte: http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/32/artigo123740-1.asp

  • Engenharia social é termo utilizado para descrever um método de ataque, onde alguém faz uso da persuasão, muitas vezes abusando da ingenuidade ou confiança do usuário, para obter informações que podem ser utilizadas para ter acesso não autorizado a computadores ou informações.

    Web Bot é um programa de computador do bot do Internet cuja reivindicação dos colaboradores pode predizer eventos futuros seguindo keywords introduzidos no Internet. Foi desenvolvido em 1997, originalmente para prever as tendências do mercado de ações. [1] O criador do Projeto Web Bot, Clif High, juntamente com seu associado George Ure, manter a tecnologia e algoritmos em grande parte secreto e vender as previsões através do site.

    Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.


ID
1168498
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que contém um dispositivo que não faz uso de interface USB para transferir dados.

Alternativas
Comentários
  • "Assinale a alternativa que contém um dispositivo que não faz uso de interface USB para transferir dados."

    O disco rígido interno.... NÃO FAZ USO e muito menos USA o dito usb.

  • Gabarito: A

    A mais utilizada atualmente são as conexões SATA, mas ainda podem ser encontradas placas mãe com conectores do tipo IDE, nas quais são ligados HDs do tipo PATA.

    Há também dois tipos de HDs SATA: SATA 1 e SATA 2. O cabo de conexão é o mesmo, e o que difere um do outro é a velocidade de transmissão de dados. Enquanto no SATA 1 os dados são transmitidos a 1.5Gbit/s, nos HDs SATA 2 a transmissão é de 3Gbits/s.

    Mesmo que você não tenha certeza se a placa mãe de seu computador suporta HDs SATA 2, você pode conectá-lo à placa, pois caso ela não suporte, o HD funcionará normalmente, mas com velocidade reduzida.


    Bons estudos.

  • O DICO RÍGIDO EXTERNO USA USB. HD EXTERNO.

  • O negócio é fazer direito.brincadeira,rs!!!

     Q433899  Prova: MS CONCURSOS - 2014 - CREA-MG - Profissional de Nível Superior - Direito

    Disciplina: Noções de Informática | Assuntos: Hardware - Dispositivos de Armazenamento, Memórias e Periféricos

    Backup é um termo inglês que tem o significado de cópia de segurança. São tipos de armazenamento de backup, exceto:

    • a) SAN: servidores de Armazenagem de dados, com capacidade superior a 01 TB (Terabyte).

    • b) Wireless. Gabarito.

    • c) DVD-R/RW, com capacidade de 4.7 GB.

    • d) CD-R/RW, com capacidade de 700 MB.


  • Disco Rígido ou Disco Duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglêshard disk drive) ou winchester(termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados.1 O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa.2 Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Existem vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATASerial ATASCSI,Fibre channelSAS

  • Os discos rígidos usam USB?

    HD interno --- Não 
    HD externo --- Sim

    Enquanto os campeões treinam, as pessoas comuns dormem.
  • Barramentos de Sistema – principal -- Front Side Bus (CPU – Ponte Norte) e a memória principal:

     Barramento de endereços 

     Barramento de controle 

     Barramento de dados 

     

    Barramentos de Entrada e Saída, ou Expansão:

     Barramentos internos – ligam os componentes, como as placas de vídeo, rede, leitor de Blu-ray - slots da placa-mãe.

     Barramentos externos – conectam a periféricos, como mouse, teclado, monitor, impressora -  portas de comunicação da máquina.

     

     

    ISA (Industrial Standard Architecture) É um barramento ultrapassado

     

    AGP - Slots eram exclusivos para as placas de vídeo

     

    Tanto os padrões PCI quanto o AGP perderam terreno para o padrão PCI-Express.

     

     

     PCI Express se caracteriza por possuir conectores diferentes para velocidades distintas.

    O PCI express de 16x, por exemplo, alcança velocidades de até 4GB/s

     

     

    IDE / ATA - Após o lançamento do padrão SATA,  o padrão ainda seria rebatizado para PATA, ou Parallel ATA.

     

    O padrão IDE/ATA conseguia fluxo de dados de até 133 MB/s de velocidade, transmitindo 16 ou 32 bits por vez (paralelamente)

     

    O padrão SATA é a evolução do padrão ATA

     

     SATA -  barramento serial, que trafega 1 bit por vez. Contudo, o cabo de menor dimensão é melhor blindado, e os clocks mais elevados é que tornam a transmissão de dados mais veloz.

    O padrão SATA I já trafegava dados a 150 MB/s.

     

    O SATA II a 300 MB/s.

     

    O padrão SATA III, mais atual, suporta 600 MB/s.   

                         -   hot-swap -  troca de um dispositivo Serial ATA com o computador ligado.

                        - é possível trocar um HD sem ser necessário desligar

     

    SCSI, além de serem mais caros, exigiam a instalação de uma placa controladora para fazer a interface entre o disco rígido e o computador, scanner ou impressora utilizada.

     

                     - Ultra 640 SCSI alcançava 640 MB/s.

     

    - o padrão SASCSI  entrega velocidades de até 6 Gbps (gigabits por segundo)

                                                suporta conexão simultânea de até 128 dispositivos.

     

     

    - RS 232 -   padrão ultrapassado -  Mouses, teclados e vários outros dispositivos adotavam esse tipo de conexão

     

    O padrão PS/2, também serial, substituiu o RS-232:

    Verde para mouse

    roxo para teclado.

     

     

    USB 2.0   Até 60 MB/s    (480Mbps)

     

    USB 3.0    Até 600 MB/s    (4,8 Gbps)

     

     

    USB-C    --- Criado pela Apple  - transferir dados a até 10 Gbps  -100W de potência, de modo a conseguir manter ligado, sem o auxílio de outros cabos

     

     

    Firewire (IEEE 1394)  serial  - criado pela Apple  -- 63 equipamentos simultaneamente --  Hot Plug and Play

    - velocidades de até 100MB/s (800Mbps)

     

    Thunderbolt - criado pela Intel em parceria com a Apple --- velocidades de 10Gbps

     

     

    placas de vídeo -- possuem processador próprio --- GPU, com clocks na casa dos Mhz ou mesmo dos Ghz;

     

     

    VGA -- É uma entrada analógica, que não transmite som, apenas vídeo - resoluções de 640 x 480 pixels

     

     

     

    DVI -- resoluções  de até 2560 x 1600 (dual link)

     

     

    HDMI - resoluções 1920 x 1080p (FullHD)       e    3840 x 2160 p   (4k)

     


ID
1168501
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o MS Windows 7, em sua instalação padrão, assinale a alternativa que contém a ferramenta do sistema por meio da qual se pode alterar a senha de um usuário local do computador.

Alternativas
Comentários
  • São poucos passos para você saber como colocar senha no Windows 7. Primeiro, deve-se entrar em Contas de Usuário no Painel de Controle. Depois, basta clicar em Criar senha. No local indicado, você terá de escrevê-la duas vezes e validá-la.  Fonte ; http://assistenciatecnica.uol.com.br/dicas/senha-windows7.html#rmcl

    questão correta ; e

ID
1242832
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição

Assinale a alternativa incorreta a respeito das competências do Conselho Federal de Nutricionistas, conforme disposto na Lei n° 6.583/78.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9º - Compete ao Conselho Federal:

    I - eleger, dentre os seus membros, o seu Presidente, o Vice-Presidente, o Secretário e o Tesoureiro;

    II - exercer função normativa, baixar atos necessários à interpretação e execução do disposto nesta Lei e à fiscalização do exercício profissional, adotando providências indispensáveis à realização dos objetivos institucionais;

    III - supervisionar a fiscalização do exercício profissional em todo o território nacional;

    IV - organizar, instalar, orientar e inspecionar os Conselhos Regionais e examinar suas prestações de contas, neles intervindo desde que indispensável ao restabelecimento da normalidade administrativa ou financeira ou à garantia da efetividade do princípio da hierarquia institucional;

    V - elaborar seu regimento e submetê-lo à aprovação do Ministério do Trabalho;

    VI - examinar os regimentos dos Conselhos Regionais, modificando o que se fizer necessário para assegurar unidade de orientação e uniformidade de ação, submetendo-os à aprovação do Ministro do Trabalho;

    VII - conhecer e dirimir dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e prestar-lhes assistência técnica permanente;

    VIII - apreciar e julgar os recursos de penalidades impostas pelos Conselhos Regionais;

    IX - fixar valores das anuidades, taxas, emolumentos e multas devidas pelos profissionais e empresas aos Conselhos Regionais a que estejam jurisdicionados, nos termos em que dispuser o regulamento desta Lei;

    X - aprovar sua proposta orçamentária e autorizar a abertura de créditos adicionais, bem como operações referentes a mutações patrimoniais;

    XI - dispor sobre o Código de Ética Profissional, funcionando como o Tribunal de Ética Profissional;

    XII - estimular a exação no exercício da profissão, zelando pelo prestígio e bom nome dos que a exercem;

    XIII - instituir o modelo da Carteira de Identidade Profissional e do Cartão de Identificação;

    XIV - autorizar o Presidente a adquirir, onerar ou alienar bens imóveis;

    XV - emitir parecer conclusivo sobre prestação de contas a que esteja obrigado;

    XVI - publicar, anualmente, seu orçamento e respectivos créditos adicionais ou balanços, a execução orçamentária e o relatório de suas atividades.


ID
1242835
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Portaria Interministerial n° 66/2006 altera os parâmetros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), por meio da alteração da Portaria Interministerial n° 5/99. Dentre as alterações realizadas, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  Entende-se por alimentação saudável, o direito humano a um padrão alimentar adequado 

    às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos, respeitando os princípios da variedade, da 

    moderação e do equilíbrio, dando-se ênfase aos alimentos regionais e respeito ao seu significado 

    socioeconômico e cultural, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional. 

    § 2º As pessoas jurídicas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT, 

    mediante prestação de serviços próprios ou de terceiros, deverão assegurar qualidade e quantidade da 

    alimentação fornecida aos trabalhadores, de acordo com esta Portaria, cabendo-lhes a 

    responsabilidade de fiscalizar o disposto neste artigo. 


    As empresas beneficiárias deverão fornecer aos trabalhadores portadores de doenças 

    relacionadas à alimentação e nutrição, devidamente diagnosticadas, refeições adequadas e condições 

    amoldadas ao PAT, para tratamento de suas patologias, devendo ser realizada avaliação nutricional 

    periódica destes trabalhadores. 

    § 10º Os cardápios deverão oferecer, pelo menos, uma porção de frutas e uma porção de 

    legumes ou verduras, nas refeições principais (almoço, jantar e ceia) e pelo menos uma porção de 

    frutas nas refeições menores (desjejum e lanche). 

    § 11º As empresas fornecedoras e prestadoras de serviços de alimentação coletiva do 

    PAT, bem como as pessoas jurídicas beneficiárias na modalidade autogestão deverão possuir 

    responsável técnico pela execução do programa. 

  • § 11º As empresas fornecedoras e prestadoras de serviços de alimentação coletiva do PAT, bem como as pessoas jurídicas beneficiárias na modalidade autogestão deverão possuir responsável técnico pela execução do programa. 

    PQ a E ta errada?


ID
1242838
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Conforme disposto no Decreto Regulamentador n° 84.444/80, as empresas cujas finalidades estejam ligadas à nutrição e alimentação ficam obrigadas à inscrição no Conselho Regional de Nutricionistas em que tenham sua respectiva sede. Consideram-se empresas com finalidades ligadas à nutrição e alimentação, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. As empresas cujas finalidades estejam ligadas à nutrição e alimentação ficam obrigadas à inscrição no
    Conselho Regional de Nutricionistas em que tenham suas respectivas sede.
    Parágrafo único. Consideram-se
    empresas com finalidades voltadas à nutrição e alimentação:
    a) as que fabricam alimentos destinados ao consumo humano;
    b) as que exploram serviços de alimentação em órgãos públicos ou privados;
    c) estabelecimentos hospitalares que mantenham serviços de Nutrição e Dietética;
    d) escritórios de Informações de Nutrição e Dietética ao consumidor;
    e) consultorias de Planejamento de Serviços de Alimentação;
    f) outras que venham a ser incluídas por ato do Ministro de Trabalho.


ID
1242841
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Lei n° 11.346/2006 cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) visando a assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Conforme a legislação citada, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gente: O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país. http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/sisan. Portanto o gabarito deveria ser E

  • Olá, pessoal!


    Essa questão não foi alterada pela Banca. Alternativa correta Letra B, conforme publicado no edital de Gabaritos no site da banca.


    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.

  • a lei em questão estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do SISAN, por meio do qual o Poder Público, mediante a participação da sociedade civil organizada, DEVERÁ implementar políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.  ( o verbo é deverá e não poderá, portanto letra A está errada! )

    o SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre Governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança e qualidade alimentar e nutricional do País. ( Na letra E  a participação é do Governo , e não especificamente Governo Federal )

    Portando letra B está correta conforme o texto de lei ! :)

  • Arineide, a questão E está errada porque eles incluiram "qualidade" ao final da assertiva. O artigo 10 dispõe:

    Art. 10.  O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.

    perceba que eles não incluem a "qualidade".

     

     

     

  • Seguindo literalmente a lei, vamos de B

  • LEI 11.346/2006

    Art. 2  A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

  • Ultra específica essa hein :\

  • Letra d)

    Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA

    Órgão de assessoramento da Presidência da República, cuja presidência é da sociedade civil e a composição é de 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais.

    As principais atribuições do CONSEA são: a) Propor diretrizes e prioridades da política e do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considerando as deliberações das conferências nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional;

    Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – CAISAN

    Esta Câmara reúne 19 ministérios cuja atuação tem impacto na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A principal atribuição da CAISAN é a elaboração do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que deve observar as recomendações e orientações do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Cabe, também, à CAISAN coordenar a execução deste Plano.

    A pegadinha está em Câmara dos Deputados!

  • O erro da letra A:

    A lei em questão estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do SISAN, por meio do qual o Poder Público, mediante a participação da sociedade civil organizada,PODERÁ IMPLEMENTAR políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.

    Art. 1  Esta Lei estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, por meio do qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, FORMULARÁ E IMPLEMENTARÁ políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.

  • A Lei n° 11.346/2006 cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) visando a assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Conforme a legislação citada, é correto afirmar que:

    D a participação no SISAN deverá obedecer aos princípios e diretrizes do sistema e será definida a partir de critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e pela Câmara dos Deputados. Errada

    Art. 7 o- § 1 o  A participação no SISAN de que trata este artigo deverá obedecer aos princípios e diretrizes do Sistema e será definida a partir de critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA e pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser criada em ato do Poder Executivo Federal.

    ---

    E o SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre Governo Federal e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança e qualidade alimentar e nutricional do País. Errada

    Art. 10. O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.

  • A Lei n° 11.346/2006 cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) visando a assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Conforme a legislação citada, é correto afirmar que:

    A a lei em questão estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do SISAN, por meio do qual o Poder Público, mediante a participação da sociedade civil organizada, poderá implementar políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada. - Errada

    Art. 1  Esta Lei estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, por meio do qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.

    ---

    B a alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o Poder Público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população. - Correta

    Art. 2  A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população.

    ---

    C a consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população é feita por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades do Poder Público, vedada a participação do setor privado, e que sejam afetos à segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o SISAN. - Errada

    Art. 7  A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, afetas à segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o Sistema, respeitada a legislação aplicável.

  • O erro da A está em PODERÁ quando na verdade DEVERA formular e implementar essas políticas.

    O erro da E que eu percebi foi "GOVERNO FEDERAL" lembra que uma das DIRETRIZES é a DECENTRALIZAÇÃO.

  • A) ERRADA. Conforme art. 1º da Lei n° 11.346/2006, “Esta Lei estabelece as definições, princípios, diretrizes, objetivos e composição do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, por meio do qual o poder público, com a participação da sociedade civil organizada, formulará e implementará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada.”

    B) CORRETA. Art. 2º da Lei n° 11.346/2006.

    C) ERRADA. Conforme art. 7º da Lei n° 11.346/2006, “A consecução do direito humano à alimentação adequada e da segurança alimentar e nutricional da população far-se-á por meio do SISAN, integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, afetas à segurança alimentar e nutricional e que manifestem interesse em integrar o Sistema, respeitada a legislação aplicável.”

    D) ERRADA. Conforme art. 7º, § 1º, da Lei n° 11.346/2006, “A participação no SISAN de que trata este artigo deverá obedecer aos princípios e diretrizes do Sistema e será definida a partir de critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA e pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser criada em ato do Poder Executivo Federal.

    E) ERRADA. Conforme art. 10 da Lei n° 11.346/2006, “O SISAN tem por objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional, estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.


ID
1242844
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as seguintes afirmações a respeito das infrações disciplinares dispostas na Lei n° 6.583/78.

I. Exercer a profissão, quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou aos leigos.

II. Não cumprir, no prazo assinalado, determinação emanada de órgão ou autoridade do Conselho Regional, em matéria de competência deste, após regularmente notificado.

III. Deixar de pagar, pontualmente, ao Conselho Regional, as contribuições a que está obrigado.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 52. Constitui infração disciplinar:

    I - transgredir preceito de lei, regulamento ou do Código de Ética Profissional;

    II - exercer a profissão, quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos ou aos leigos;

    III - violar sigilo profissional;

    IV - praticar, no exercício da atividade profissional, ato que a Lei defina como crime ou contravenção;

    V - revelar segredo que, em razão da profissão, lhe seja confiado;

    VI - não cumprir, no prazo assinalado, determinação emanada de órgão ou autoridade dos Conselhos Federal e Regionais, em matéria de suas respectivas competência notificado;

    VII - deixar de pagar, pontualmente, ao Conselho Regional as contribuições a que está obrigado;

    VIII - faltar ao cumprimento de qualquer dever profissional;

    IX - manter conduta incompatível com o exercício da profissão.


ID
1242847
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição

Assinale a alternativa que contraria a Resolução n° 408/2008, que determina as diretrizes para a promoção da alimentação saudável com impacto na reversão da epidemia de obesidade e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.

Alternativas

ID
1242850
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Portaria MS n° 2.715/2011 atualiza a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e revoga a Portaria GM/MS n° 710/99. Conforme a PNAN, suas diretrizes indicam as linhas de ações para o alcance do seu propósito, capazes de modificar os determinantes de saúde e promover a saúde da população, sendo consolidadas nos seguintes itens, exceto:

Alternativas
Comentários
  • d) ERRADA - pesquisa, inovação e conhecimento em alimentação, nutrição e saúde populacional.

     

    - Diretrizes da PNAN - Política Nacional de Alimentação e Nutrição:

    1. Organização da atenção nutricional.

    2. Promoção da alimentação adequada e saudável.

    3. Vigilância alimentar e nutricional.

    4. Gestão das ações de alimentação e nutrição.

    5. Participação e controle social.

    6. Qualificação da força de trabalho.

    7. Pesquisa, inovação e conhecimento em alimentação e nutrição. 

    8. Controle e regulação dos alimentos.

     

    Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/diretrizes_pnan.php

  • Questao D errada: .... conhecimento em alimentação e nutrição.

  •  a) organização da atenção nutricional. CERTO

     b) promoção da alimentação adequada e saudável. CERTO

     c) participação e controle social. CERTO

     d) pesquisa, inovação e conhecimento em alimentação, nutrição e saúde populacional. ERRADO, POIS NÃO INCLUI A PARTE DE SAÚDE POPULACIONAL

     e)cooperação e articulação para a segurança alimentar e nutricional. CERTO


ID
1242856
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Portaria GM n° 154/2008 cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Para implantação dos NASF, os Municípios e o Distrito Federal devem elaborar Projeto de Implantação, contemplando os seguintes itens, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Agenda compartilhada entre as diferentes equipes SF e a equipe dos NASF, que incluam ações individuais e coletivas, de assistência, de apoio pedagógico tanto das ESF quanto da comunidade e as ações de visita domiciliar


ID
1242859
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

É incorreto afirmar que são penas disciplinares, conforme disposto na Lei nº 6.583/78:

Alternativas
Comentários
  • Art. 20. As penas disciplinares consistem em:

    I - Advertência;

    II - Repreensão;

    III - multa equivalente até 10 (dez) vezes o valor da anuidade;

    IV - Suspensão no exercício profissional pelo prazo de até 3 (três) anos;

    V - Cancelamento da inscrição e proibição do exercício profissional.


ID
1242862
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A avaliação do índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional e um dos mais populares indicadores para avaliação nutricional. Por utilizar somente a razão do peso corpóreo pelo quadrado de sua altura, tem como limitações:

I. Não distingue massa gordurosa de massa magra, podendo ser pouco estimado em indivíduos mais velhos, em decorrência de sua perda de massa magra e diminuição do peso, e superestimado em indivíduos com hipertrofia muscular.

II. Não reflete, de fato, a distribuição da gordura corporal, e sabe-se que o acúmulo de gordura intra-abdominal (visceral) é um fator de risco para doenças.

III. Não indica necessariamente o mesmo grau de gordura nas populações diversas, particularmente importante devido às diferentes proporções corporais.

IV. Não leva em consideração a compleição óssea, que define a estrutura óssea individual e faz com que varie o peso ideal em indivíduos com a mesma altura.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1242865
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa de assistência financeira suplementar que visa à garantia de no mínimo uma refeição diária/aluno. São beneficiados pelo programa:

Alternativas
Comentários
  •  

    os estudantes de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados nas escolas públicas, indígenas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público) por, no mínimo, 200 dias letivos/ano.


ID
1242868
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O ferro é considerado um elemento traço essencial na nutrição humana. Sobre esse micronutriente, leia as afirmativas seguintes.

I. O ferro atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.

II. As fontes alimentares de ferro são bastante amplas na natureza. São boas fontes: carnes vermelhas, vísceras (principalmente fígado), clara de ovo, feijões, espinafre e alimentos integrais.

III. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras, como rim e coração; carnes de aves e de peixe e gema de ovo.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O erro do item II eu creio que deve ser a clara de ovo

  • Acredito que espinafre também esteja errado, já que o Fe presente é o não heme, assim como dos ovos.

  • Para mim a resposta correta seria letra B: apenas o item I , pois a gema de ovo embora seja de origem animal, não é uma boa fonte de ferro, pois este se apresenta na forma de ferro não-heme.


ID
1242871
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é um programa governamental de adesão voluntária que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais. Quando adere ao PAT, o empregador deve atender:

Alternativas
Comentários
  • Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi instituído pela Lei nº 6.321, de 14 de abril de 1976 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991, que priorizam o atendimento aos trabalhadores de baixa renda, isto é, aqueles que ganham até cinco salários mínimos mensais. Este Programa, estruturado na parceria entre Governo, empresa e trabalhador, tem como unidade gestora o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho da Secretaria de Inspeção do Trabalho. 

     

  • O empregador pode atender outros trabalhadores tais como:

    a) trabalhadores avulsos;

    b) trabalhadores vinculados a empresas de trabalho temporário, cessionárias de mão-de-obra ou subempreiteiras;

    c) estagiários e bolsistas;

    d) aprendizes contratados por intermédio de entidades sem fins lucrativos registradas no Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

    Fonte: https://www.banpara.b.br/media/234858/cartilha_pat_programa_de_alimenta_ao_do_trabalhador.pdf

  • Art. 2° Para os efeitos do , os trabalhadores de renda mais elevada poderão ser incluídos no programa de alimentação, desde que esteja garantido o atendimento da totalidade dos trabalhadores contratados pela pessoa jurídica beneficiária que percebam até 5 (cinco) salários-mínimos .

            § 1º A participação do trabalhador fica limitada a 20% (vinte por cento) do custo direto da refeição


ID
1242874
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na agenda programática do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008 e republicada em 04 de março de 2008, as ações de alimentação e nutrição incluídas no âmbito municipal, ainda que implementadas de maneira fragmentada e não universal, são:

Alternativas
Comentários
  • b) o incentivo, o apoio e a proteção ao aleitamento materno; a vigilância alimentar e nutricional (SISVAN); programas de suplementação medicamentosa de micronutrientes; o cuidado nutricional em programas de saúde para grupos populacionais específicos; e o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.


ID
1242877
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição

Os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), baseados na Resolução RDC ANVISA n° 216/04 que estabelece regras para assegurar que os alimentos sejam distribuídos à temperatura na qual estejam fora de risco, estipulam que a temperatura do balcão térmico para alimentos quentes seja:

Alternativas
Comentários
  • Questão foi anulada, pois RDC 216/2004 diz:

    conservação quente = maior que 60ºC por no máximo 6hs


ID
1242880
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O planejamento de um cardápio na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) deve obedecer às quatro leis da alimentação definidas por Pedro Escudeiro. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Pedro Escudero,médico argentino, criou as Leis da Alimentação.As Leis de Escudero expressam, de forma simples, as orientações para uma dieta que garante crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis.

    Lei da Quantidade – Corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo.

    Lei da Qualidade – Refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.

    Lei da Harmonia – É a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.

    Lei da Adequação – A alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida (infância, adolescência, adulto e idoso), o estado fisiológico (gestação, lactação), o estado de saúde (doenças), os hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), e as condições sócio-econômicas e culturais (acesso aos alimentos) são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.


ID
1242883
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Resolução RDC 35/2009 possui o objetivo de estabelecer a obrigatoriedade de incluir, na rotulagem de ovos, as instruções de conservação e consumo que auxiliem o consumidor no controle do risco associado à presença de Salmonella spp neste alimento. Para tal, além dos dizeres exigidos para alimentos, é obrigatório conter na embalagem do produto as seguintes informações:

Alternativas
Comentários
  • E) o consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde; manter os ovos preferencialmente refrigerados.

  • CAPÍTULO II INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS Art. 5° Na rotulagem dos ovos, além dos dizeres exigidos para alimentos, devem constar as seguintes expressões: I - O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde; II - Manter os ovos preferencialmente refrigerados. Parágrafo único. As expressões devem ser declaradas em destaque, de forma legível e tamanho das letras não pode ser inferior a 1mm.


ID
1242886
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A razão cintura/quadril (RCQ) é um indicador da distribuição da gordura corporal. Estudos têm mostrado que, em adultos, o padrão de distribuição do tecido adiposo tem maior valor preditivo de morbimortalidade do que o depósito total de gordura. Tal distribuição configura a obesidade em dois tipos:

Alternativas
Comentários
  • obesidade androide é predominante no sexo masculino. Esta variação também é conhecida como obesidade alta, central ou troncular. A obesidade androide se assemelha à figura de uma maçã. Estudos apontam que a obesidade androide oferece maior risco de complicação metabólica. Esta variação é considerada de alto risco pois possui um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal, o que leva a um aumento de risco de doenças cardiovasculares e morte prematura. As alterações metabólicas relacionadas à obesidade androide incluem as dislipidemias, resistência à insulina, diabetes de tipo 2, síndrome metabólica, inflamações e trombose.

     

    obesidade ginoide ocorre predominantemente no sexo feminino. É também chamada de obesidade baixa, periférica ou glúteo-femoral. Este tipo de obesidade se associa à figura de uma pêra, e acarreta num menor risco de complicações metabólicas.

     

    O que diferencia uma categoria da outra é o local de acúmulo do tecido adiposo. No caso da obesidade ginoide, há uma tendência de acúmulo de gordura nas regiões do quadril, glúteos e regiões femorais. Enquanto isso, na obesidade androide a tendência é o acúmulo gordura na região abdominal. Essas diferenças se devem a fatores hormonais e à distribuição diferenciada dos receptores de gorduras.

     

    A avaliação da distribuição do tecido adiposo através da medida de dobras de pele é considerado um método de baixa reprodutibilidade e eficácia. Hoje em dia, a maior parte dos estudos epidemiológicos é feito com base nas medidas de cintura-quadril. Quando o valor da medida da circunferência da cintura dividida pela circunferência do quadril for menor que 0,9 a obesidade será classificada como ginoide; e quando o resultado for maior ou igual a 0,9 a obesidade será classificada como androide.

     

    Fontes:
    http://exercicioesaude.wordpress.com/2011/07/24/obesidade-ginoide-e-obesidade-androide/
    http://wvvw.saudedicas.com.br/doencas/tipos-de-obesidade-015881

        


ID
1242889
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que o diabetes por si só representa um fator de risco para aterosclerose, o consumo reduzido de colesterol e gordura saturada é portanto recomendável, a fim de prevenir a ocorrência de macroangiopatia, que atinge principalmente as artérias coronárias, cerebral e das extremidades inferiores. Assim, a ingestão de gordura saturada e colesterol no diabético adulto deve se limitar a:

Alternativas

ID
1242892
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A Resolução CD/FNDE nº 26/2013 dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Participam dele, exceto:

Alternativas
Comentários
  • FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela coordenação do PNAE, pelo estabelecimento das normas gerais de planejamento, execução, controle, monitoramento e avaliação do Programa, bem como pela transferência dos recursos financeiros.

    EEX - Entidade Executora: Estado, Município, Distrito Federal e escolas federais, como responsável pela execução do PNAE, inclusive pela utilização e complementação dos recursos financeiros transferidos pelo FNDE, pela prestação de contas do Programa, pela oferta de alimentação nas escolas, por, no mínimo, 800 horas/aula, distribuídas em, no mínimo, 200 dias de efetivo trabalho escolar, e pelas ações de educação alimentar e nutricional a todos os alunos matriculados.

    CAE: Conselho de Alimentação Escolar, órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    UEX: Unidade Executora, entidade privada sem fins lucrativos, representativa da comunidade escolar, responsável pelo recebimento dos recursos financeiros transferidos pela EEX em favor da escola que representa, bem como pela prestação de contas do programa ao órgão que a delegou.