SóProvas



Prova MPE-RS - 2012 - MPE-RS - Técnico Superior de Informática


ID
1271110
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Conforme Constituição Federal, NÃO constitui atribuição do Conselho Nacional do Ministério Público

Alternativas
Comentários
  • Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

    § 2º Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendo lhe:

    I zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministério Público, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências (item B);

    II zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Ministério Público da União e dos Estados, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência dos Tribunais de Contas (item C);

    III receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Ministério Público da União ou dos Estados, inclusive contra seus serviços auxiliares, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional da instituição, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa (item E);

    IV rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de membros do Ministério Público da União ou dos Estados julgados há menos de um ano (item D);

    V elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias sobre a situação do Ministério Público no País e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI.


  • Não é atribuição do CNMP - letra a

    Compete ao Procurador-Geral de justiça encaminhar ao Poder Legislativo. (lei 8625 artigo 10, IV)

  • O PGR é o canal entre o MP e órgãos externos, memorizando essa ideia, não é preciso saber todas as atribuições no Conselho e descarta de cara a alternativa que a questão pede.


ID
1271113
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a afirmação correta com relação ao Ministério Público, de acordo com os artigos 127 a 132 da Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

    IV - promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituição;

    VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior;

    A) 4 membros do MPU; 3 membros dos MPEs;

    B) Ministério Público da União, que compreende: Ministério Público Federal; Ministério Público do Trabalho; Ministério Público Militar; Ministério Público do Distrito Federal e Territórios; e os Ministérios Públicos dos Estados.

    C) Leis complementares da União e dos Estados,  iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais;

    D) Condutas vedadas.


  • I  01 o PGR, que o preside;

    II 04 membros do MPU, assegurada a representação de cada uma de suas carreiras;

    05

    III 03 membros do MPE;

    08

    -----------

    06

    IV 02 juízes, indicados um pelo STF e outro pelo Superior Tribunal de Justiça;

    V 02 advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;

    VI 02 cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

  • Questão dada:

     

    A) Errada. A assertiva inverteu os valores,são 4 do MPF e 3 dos MPEs. 

     

    B) Errada. O MP é composto pelo MPF, MPDFT, MPT, MPM e pelos MPEs.

     

    C) Errada. As leis complementares são de inciativa dos Procuradores Gerais de Justiça.

     

    D) Errada. É vedado aos membros do MP, participar de sociedade comercial, exercer a advogacia e também filiar-se a partido político.[

     

    E) GABARITO. Art. 129, IV e VII. 

  • A) ERRADA: São quatro membros do MPU e três membros dos MPs estaduais, nos termos do art. 130-A, II e III da Constituição.

     

    B) ERRADA: O MP é composto pelo MPU (que engloba MPF, MPT, MPM e MPDFT) e pelos MPs estaduais, nos termos do art. 128, I e II da CF/88.

     

    C) ERRADA: Item errado, pois isso deve ser feito por meio de Lei Complementar da União e dos estados (no caso dos MPs estaduais), cujo iniciativa é facultada aos Procuradores-Gerais:

    Art. 128 (...) § 5º Leis complementares da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público, observadas, relativamente a seus membros:

     

    D) ERRADA: Os membros do MP não podem exercer a advocacia, nem participar de sociedade comercial, salvo na qualidade de cotista ou acionista.

     

    E) CORRETA: Item correto, pois estas são funções institucionais do MP, nos termos do art. 129, IV e VIII da Constituição.

     

    Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA E

    Estratégia Concursos


ID
1271116
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

Abaixo, no bloco superior, estão listados cinco órgãos do Ministério Público; no inferior, as respectivas definições e atribuições desses órgãos. Associe o órgão do Ministério Público com suas respectivas definições e atribuições.

1. Corregedoria-Geral do Ministério Público
2. Centro de Apoio Operacional
3. Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça
4. Colégio de Procuradores de Justiça
5. Conselho Superior do Ministério Público

( ) Órgão da Administração Superior do Ministério Público com atribuição de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem como a de velar pelos seus princípios institucionais, compondo-se do Procurador-Geral de Justiça, seu Presidente, do Corregedor-Geral do Ministério Público, estes membros natos, e de nove Procuradores de Justiça que não estejam afastados da carreira.
( ) Órgão da Administração Superior do Ministério Público a quem compete eleger o Corregedor-Geral do Ministério Público.
( ) Órgão composto pelos doze (12) Procuradores de Justiça mais antigos no cargo e por doze (12) Procuradores de Justiça eleitos pelos demais, além do Procurador-Geral de Justiça e do Corregedor-Geral do Ministério Público, estes dois (02) últimos membros natos.
( ) Órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público, a que compete, entre outras atribuições, estimular a integração e o intercâmbio entre órgãos de execução que atuem na mesma área de atividade e que tenham atribuições comuns.
( ) Órgão da Administração Superior do Ministério Público com atribuição de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e da conduta dos membros, bem como a de fazer recomendações, sem caráter vinculativo, a órgão de execução.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • (5 – Conselho Superior do MP) Órgão da Administração Superior do Ministério Público com atribuição de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem como a de velar pelos seus princípios institucionais, compondo-se do Procurador-Geral de Justiça, seu Presidente, do Corregedor-Geral do Ministério Público, estes membros natos, e de nove Procuradores de Justiça que não estejam afastados da carreira. (ART. 11 - caput)


    (4 – Colégio de Procuradores de Justiça) Órgão da Administração Superior do Ministério Público a quem compete eleger o Corregedor-Geral do Ministério Público. (art. 8, V)


    (3 – Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça) Órgão composto pelos doze (12) Procuradores de Justiça mais antigos no cargo e por doze (12) Procuradores de Justiça eleitos pelos demais, além do Procurador-Geral de Justiça e do Corregedor-Geral do Ministério Público, estes dois (02) últimos membros natos. (ART. 10)


    (2 – Centro de Apoio Operacional ) Órgão auxiliar da atividade funcional do Ministério Público, a que compete, entre outras atribuições, estimular a integração e o intercâmbio entre órgãos de execução que atuem na mesma área de atividade e que tenham atribuições comuns. (Art. 36, I)


    (1 – Corregedoria Geral do MP) Órgão da Administração Superior do Ministério Público com atribuição de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e da conduta dos membros, bem como a de fazer recomendações, sem caráter vinculativo, a órgão de execução. (Art. 14, inciso IV)

  • A sequência me fez até lembrar do tema dos ursinhos carinhosos. hahaha


ID
1271119
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação do Ministério Público
Assuntos

De acordo com o Estatuto do Ministério Público (Lei Estadual nº 6.536/73), o retorno do membro do Ministério Público ao cargo em decorrência de sentença transitada em julgado, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens deixados de perceber em razão do afastamento, inclusive a contagem do tempo de serviço, denomina-se

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: E

    Art. 38 - A reintegração, que decorrerá de sentença transitada em julgado, é o retorno do membro do Ministério Público ao cargo, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens deixados de perceber em razão do afastamento, inclusive a contagem do tempo de serviço.

  • Reintegração = reintegra quem foi desintegrado (demitido)

  • REINTEGRAÇÃO ≠ AFASTAMENTO

    APROVEITAMENTO ≠ DISPONIBILIDADE

    REVERSÃO ≠ APOSENTADORIA

  • RESOLUÇÃO:

    A alternativa correta é a letra E tendo em vista o disposto no art. 38 da Lei Estadual nº 6.536/73 (Estatuto do Ministério Público do Rio Grande do Sul), vejamos:

    Art. 38 - A reintegração, que decorrerá de sentença transitada em julgado, é o retorno do membro do Ministério Público ao cargo, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens deixados de perceber em razão do afastamento, inclusive a contagem do tempo de serviço.

    Resposta: E

  • REINTEGRAÇÃO!

    .

    De acordo com o estatuto do ministério público estadual do Rio Grande do Sul:

    .

    Art. 38 - A reintegração, que decorrerá de sentença transitada em julgado, é o retorno do membro do Ministério Público ao cargo, com ressarcimento dos vencimentos e vantagens deixados de perceber em razão do afastamento, inclusive a contagem do tempo de serviço.

    § 1º - Achando-se provido o cargo no qual será reintegrado o membro do Ministério Público, o seu ocupante passará à disponibilidade, até posterior aproveitamento.

    § 2º - O membro do Ministério Público reintegrado será submetido a inspeção médica e, se considerado incapaz, será aposentado compulsoriamente, com as vantagens a que teria direito se efetivada a reintegração


ID
1271122
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal vigente, artigo 127, parágrafo primeiro, são princípios institucionais do Ministério Público:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

    § 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.


  • Macete: É o FAMOSO UIIIIIII.....


ID
1271125
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação a licitações, considere as definições listadas abaixo.

1. Modalidade de licitação que ocorre entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.
2. Modalidade de licitação que ocorre entre quaisquer interessados que, na fase inicial da habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

Essas definições referem-se, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • § 2o Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

    1o Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.


    Gabarito E.



  • Art. 22 - § 1 Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

    §2 Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei de Licitações (Lei 8.666/93).

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é antiga, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Então vejamos:

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 – Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 – Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa).

    Desta forma:                                                                  

    E. CERTO. À Tomada de preços e à Concorrência

    GABARITO: ALTERNATIVA E.


ID
1271128
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores, constituem-se tipos de licitação:

Alternativas
Comentários
  • Art. 45:  Art. 45. O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.

    (D)

  • Lei 8.666/93:

    Art. 45.  O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

     

    § 1o  Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

     

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.

     

    NÃO confundir modalidades de licitação com tipos de licitação.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Vejamos:

    Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

    Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

    Como esta presente questão é anterior à nova lei, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 45, §1º, Lei 8.666/93. Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;

    II - a de melhor técnica;

    III - a de técnica e preço.

    IV - a de maior lance ou oferta - nos casos de alienação de bens ou concessão de direito real de uso.   

    Art. 22, Lei 8.666/93. São modalidades de licitação:

    I – concorrência – (Art. 22, §1º, Lei 8.666/1993 – Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.);

    II – tomada de preços – (Art. 22, § 2º, Lei 8.666/93 – Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Dica: Tomada de preços - Terceiro dia.);

    III – convite – (Art. 22, §3º, Lei 8.666/93 – Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.);

    IV – concurso – (Art. 22, §4º, Lei 8.666/93 Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 dias.);

    V – leilão – (Art. 22, § 5º, Lei 8.666/93 Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. Somente poderá ser utilizado quando a Administração almejar alienar bens, devendo-se, obrigatoriamente, nessa modalidade, usar o tipo maior lance para a seleção da proposta mais vantajosa.).

    Ou seja:

    D. CERTO. Menor preço, Melhor técnica e Maior lance ou oferta.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
1271131
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das funções do Ministério Público previstas no artigo 111 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul vigente.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Art. 111. Além das funções previstas na Constituição Federal e nas leis, incumbe ainda ao Ministério Público, nos termos de sua lei complementar:

    I - exercer a fiscalização dos estabelecimentos que abrigam idosos, inválidos, menores, incapazes e pessoas portadoras de deficiências, supervisionando-lhes a assistência;

    II - exercer o controle externo das atividades desenvolvidas nos estabelecimentos prisionais;

    III - assistir as famílias atingidas pelo crime e defender-lhes os interesses;

    IV - exercer o controle externo da atividade policial; (Vide Lei Complementar n.º 11.578/01)

    V - receber petições, reclamações e representações de qualquer pessoa por desrespeito aos direitos assegurados na Constituição Federal, nesta Constituição e nas leis.


  • Gabarito Letra A

    Complementando as alternativas erradas, que são competências da Procuradoria-Geral do Estado.

     

    Art. 115. Competem à Procuradoria-Geral do Estado a representação judicial e a consultoria jurídica do Estado, além de outras atribuições que lhe forem cometidas por lei, especialmente:

     

    I - propor orientação jurídico-normativa para a administração pública, direta e indireta;

     

    II - pronunciar-se sobre a legalidade dos atos da administração estadual;

     

    III - promover a unificação da jurisprudência administrativa do Estado;

     

    IV - realizar processos administrativos disciplinares nos casos previstos em lei, emitindo pareceres nos que forem encaminhados à decisão final do Governador;

     

    V - prestar assistência jurídica e administrativa aos Municípios, a título complementar ou supletivo;

     

    VI - representar os interesses da administração pública estadual perante os Tribunais de Contas do Estado e da União.

     


ID
1271134
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base no artigo 29 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul vigente, os itens abaixo relacionados são direitos dos servidores públicos civis, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - o erro está em dizer que o pagamento antecipado é "vedado".

  • Gabarito: B

     

    a) adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. INCISO XIII

    b) férias anuais remuneradas com um terço a mais do que a remuneração normal, vedado o pagamento antecipado. INCISO IX - gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que a remuneração normal, e pagamento antecipado.

    c) remuneração do serviço extraordinário, minimamente superior em cinquenta por cento à do normal. INCISO VIII

    d) irredutibilidade de vencimentos ou salários e repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. INCISOS II e VII

    e) redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. INCISO XII


ID
1271137
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que diz respeito aos direitos e deveres individuais e coletivos, segundo o tratamento que lhes dá a Constituição Federal vigente, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra “e”


    CF/88

    Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, àliberdade, àigualdade, àsegurança e àpropriedade, nos termos seguintes:


    IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

  • Letra E

    O texto correto na letra C seria :

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    Não há menção do Sigilo compartilhado.


  • a) É garantido o direito de herança, atendida a sua função social, especialmente em relação à assistência aos desamparados.

    ERRADO (Nada haver o final dessa questão nitidamente incorreto e incoerente)


    b) É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, admitida a censura prévia nos termos de Lei Complementar.   

    ERRADO (não se admite censura prévia, é independentemente de censura ou licença)


    c) São invioláveis a intimidade, o sigilo compartilhado, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    Errado, ao invés de sigilo compartilhado, deveria estar escrito vida privada, aí sim a questão estaria correta.


    d) Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestados no prazo de lei, sob pena de responsabilidade. Esse direito, por ser personalíssimo, não admite hipóteses restritivas.  -  

     Errado. Esse direito possui ressalvas. Segundo a CF, aquelas cujo sigilo seja imprescíndivel à segurança da sociedade e do Estado não precisam ser repassadas.


    e) É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. (CORRETA)


ID
1271140
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Dois algoritmos que sejam diferentes em estrutura, mas idênticos em comportamento, porque produzem os mesmos resultados em todos os casos possíveis, são denominados

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1271143
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considere o seguinte conjunto de instruções.

Instruções para se tornar um milionário

1. Retire todo seu dinheiro do banco.
2. Vá a um cassino e compre fichas com esse dinheiro.
3. Jogue em máquinas caça-níqueis até ganhar 1 milhão de reais ou acabarem as fichas.
Este conjunto de instruções NÃO é um algoritmo porque não possui uma propriedade fundamental dos algoritmos, a qual assegura que, se as instruções são seguidas, é certo que o resultado final será atingido. O nome desta propriedade fundamental dos algoritmos é

Alternativas
Comentários
  • Concurseiro também precisa acertar questões pela lógica. Observem que as letras "c" e "d" são negativas uma da outra, logo a resposta será uma delas. Ao ler o enunciado "é certo que o resultado final será atingido", pela lógica, vemos que é algo determinado (determinismo). 

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1271146
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Uma estrutura de dados que contém um grupo de itens homogêneos (todos do mesmo tipo) e que sejam diretamente identificados e acessíveis através do uso de índices inteiros é denominada

Alternativas
Comentários
  • Vetor(Array):

    Variável composta Homogênea Unidimensional

    Como as variáveis tem o mesmo nome, o que as distingue é um índice que referencia sua localização dentro da estrutura.

    Ponteiro que aponta para um endereço físico

    Sequências de elementos de um dado tipo

    Podem ter uma ou mais dimensões (Vetores Multidimensionais)

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1271149
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Por sua política de acesso FIFO (First In, FIrst Out), que trata dos elementos na ordem de sua chegada, a estrutura de dados que é tipicamente utilizada em simulações ou tratamento de eventos em interfaces gráficas é denominada

Alternativas
Comentários
  • Fila (FIFO): as inserções são realizadas em um extremo e remoções em outro.  Para inserções e remoções são necessários dois ponteiros 

    Pilha (LIFO): as inserções e as remoções são realizadas somente em um extremo. Apenas um ponteiro é necessário para inserções e remoções. Possui os métodos Push (inserir) Pop (remover) 

    Alternativa: B

  • RESOLUÇÃO:

    Fila, sempre o primeiro que entra, será o primeiro que irá sair.

    Resposta: B

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1271152
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere as seguintes afirmações acerca da linguagem de programação Java.
I. Esta linguagem de programação combina características de linguagens tipadas estatica e dinamicamente. Como em uma linguagem de tipagem estática, cada variável e elemento de programação em Java têm um tipo que é conhecido a tempo de compilação, de modo que, a tempo de execução, não há necessidade, normalmente, de se verificar a validade de atribuições entre tipos enquanto o código está sendo executado. Ao contrário das linguagens tradicionais C ou C++, Java também mantém informações a tempo de execução sobre objetos e usa isso para permitir comportamento verdadeiramente dinâmico. O código Java pode carregar novos tipos em tempo de execução e usá- los de forma totalmente orientada a objetos, permitindo polimorfismo.
II. Variáveis declaradas como membros de uma classe são definidas com valores default, se não forem inicializadas explicitamente. Nesse caso, o default para os tipos numéricos é zero; para caracteres, é o caractere nulo (\0); e, para as variáveis booleanas, é o valor falso.
III. Objetos são alocados com o operador NEW usando um construtor de objeto. Um construtor é um método especial com o mesmo nome de sua classe e com nenhum tipo de retorno. É chamado quando uma nova instância da classe é criada, o que dá à classe uma oportunidade para definir o objeto para uso. Construtores, como ocorre com outros métodos, podem aceitar argumentos e podem ser sobrecarregados, embora não sejam herdados como os outros métodos.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está INCORRETO! A resposta correta é a D! 

    Veja o que o texto afirma no trecho em negrito:

    "I. Esta linguagem de programação combina características de linguagens tipadas estatica e dinamicamente. Como em uma linguagem de tipagem estática, cada variável e elemento de programação em Java têm um tipo que é conhecido a tempo de compilação, de modo que, a tempo de execução, não há necessidade, normalmente, de se verificar a validade de atribuições entre tipos enquanto o código está sendo executado. Ao contrário das linguagens tradicionais C ou C++, Java também mantém informações a tempo de execução sobre objetos e usa isso para permitir comportamento verdadeiramente dinâmico. O código Java pode carregar novos tipos em tempo de execução e usá- los de forma totalmente orientada a objetos, permitindo polimorfismo."

    Este trecho destaco afirma categoricamente que C ou C++ não mantem informações a tempo de execução sobre objetos e isso é um absurdo pois, ao contrário da linguagem C, C++ é orientada a objetos e mantem sim informações de tipo em tempo de execução, o próprio operador de cast necessita desta informação senão não poderia ser implementado. O nome do recurso que controla as informações em tempo de execução no C++ tem um nome bem sugestivo RTTI (Run Time Type Information).

    Fontes: 

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/b2ay8610.aspx 

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Runtime_Type_Information

    http://edn.embarcadero.com/article/10093


  • Provavelmente a o foco está no trecho "linguagens tradicionais" significando que o C ou C++ não nasceram com esse tipo de suporte. No entanto, concordo que é uma questão de português e a questão tem base para ser anulada.


ID
1271155
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere as seguintes afirmações, a respeito da linguagem SQL.
I. Na cláusula order by, para especificar a forma de ordenação, devemos indicar desc para ordem descendente e asc para ordem ascendente.
II. A operação de conjuntos union automaticamente elimina as repetições, ao contrário da operação select
III. No uso de SQL embutida em programas escritos em outras linguagens (chamadas linguagens hospedeiras), todo processamento da consulta é feito pelo banco de dados, e o resultado da consulta fica disponível para que o programa possa processar uma relação por vez, exatamente como acontece com SQL interativa.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Há uma pequena inconsistência na primeira afirmação: não "devemos" usar ASC pra indicar que desejamos ordenação crescente, nesse caso é opcional. O padrão é que a ordenação seja crescente. Na dúvida, considerei essa afirmação verdadeira e acertei.

  • Realmente você tem total razão, a questão está inconsistente pela palavra "devemos"... questão não possui solução.


ID
1271158
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
Uma das principais razões que motivam o uso de SGBDs é o controle centralizado dos dados. A pessoa responsável por este controle numa organização é chamada administrador de dados ou administrador de banco de dados (DBA). As seguintes afirmações dizem respeito às funções principais de um DBA:
1. definição da estrutura de dados e método de acesso.
2. fornecimento de autorização de acesso ao sistema.
3. especificação de regras de integridade.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • E 1, 2 e 3.


ID
1271164
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No contexto de bancos de dados relacionais, particularmente em relação à normalização, considere as seguintes afirmações.
I. Uma relação está na Primeira Forma Normal (1FN) quando ela não contém tabelas aninhadas.
II. Uma relação está na Segunda Forma Normal (2FN) quando, além de estar na Primeira Forma Normal, não contém dependências parciais.
III. Uma relação está na Terceira Forma Normal (3FN) se e somente se, além de estar na Segunda Forma Normal, não possuir dependências funcionais transitivas ou indiretas.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • e-

    1FN = atributos atômicos

    2FN = sem Dependencia Funcional Parcial

    3FN = sem Dependencia Funcional Transitiva


ID
1271167
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os conceitos básicos para se estabelecer relações entre linhas (tuplas) de tabelas de um banco de dados relacional são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    Restrições de Integridade - definem as restrições dos valores que a tabela pode receber.


    Chave

    Domínio

    Vazio

    Referencial - Relação entre a PK de uma tabela e a FK de outra tabela.

    Entidade


ID
1271170
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre UML
I. UML é um acrônimo para Unified Modeling Language; portanto, UML é uma linguagem, uma notação, e não uma metodologia.
II. Um diagrama de classes UML é um modelo de classes que mostra o relacionamento estático entre elas, incluindo associações, agregações e generalizações.
III. UML é uma linguagem orientada a objetos baseada numa extensão de XML.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A UML - Unified Modeling Language , ou Linguagem de Modelagem Unificada é uma linguagem que serve para especificar, contruir , visualizar e documentar os artefatos de um sistema de software. É promovida pelo OMG - Object Management Group. É independente de linguagem de modelagem padrão. NÃO é uma metodologia.


    Diagrama de Classe: é a descrição de um conjunto de objetos que partilham atributos, operações, relações e semântica. Corresponde a algo tangível, ou a uma abstração conceitual, existente no domínio do usuário ou no domínio do engenheiro de software

    É provavelmente o mais utilizado e é um dos mais importantes da UML. Serve de apoio para maioria dos demais diagramas. Como o próprio nome diz, define a estrutura das classes utilizadas pelo sistema, determinando os atributos e métodos que cada classe tem, além de estabelecer como as classes se relacionam e trocam informações entre si.

    Fonte: Treinamento prático em UML - Ed : DIGERATI


ID
1271173
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
_________ preocupa-se com a definição de objetos de software e também com suas responsabilidades e colaborações, enfatizando uma solução que satisfaça os requisitos. Uma notação UML comum para ilustrar essas colaborações é o ________, que foca as interações entre os objetos de um sistema, com ênfase na ordenação temporal em que elas ocorrem.

Alternativas
Comentários
  • e-

    O diagrama de sequencia se baseia no de casos de uso e detrrmina ordem de eventos com destaque ao trocamento de mensagens entre os objetos por suas linhas de vida. Os atores sao pessoas que interagem com o sistema indiferente da funcao, enquanto que os objetos sao instancias das classes: um retangulo com o nome do objeto 1° em munusculo e nome da classe em maiusculo

  • Qual o erro conceitual da B?

  • Conforme dúvida do colega, para entender o erro da "b", precisa entender a diferença entre análise e projeto.

    Então a primeira lacuna é referente a "definição de objetos de software", ou seja, está definindo a solução, o projeto.

    Fonte: http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/map/html/intro/intro.htm


ID
1271176
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Há um tipo de associação em UML que pode ser usado para representar relacionamentos todo-parte com uma semântica particular, com algumas implicações, tais como: (i) uma instância da parte pertence a apenas uma instância do todo de cada vez; (ii) a parte deve sempre pertencer a um todo; e (iii) o todo é responsável pela criação e remoção de suas partes – seja por si mesmo criando/removendo as partes, ou pela colaboração com outros objetos.
A notação UML para este tipo de associação é um losango cheio em uma linha de associação, posicionado na extremidade da linha em que está o todo.
O nome do tipo de associação descrito acima é

Alternativas

ID
1271179
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre Web services e tecnologias a eles relacionadas.
I. A arquitetura SOA visa a permitir o desenvolvimento de sistemas distribuídos cujos componentes são serviços que podem estar dispersos geograficamente e que usam protocolos bem definidos para comunicação e troca de informação.
II. UDDI é uma forma padronizada de definir a interface de um serviço, ou seja, suas operações e os parâmetros correspondentes.
III. SOAP é um protocolo de comunicação entre Web Services que define os elementos essenciais e opcionais das mensagens trocadas entre serviços.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • é isso que eu tava pensando aqui kkkkkk


ID
1271182
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre Metodologias Ágeis de desenvolvimento de software

 
I. Metodologias Ágeis caracterizam-se por um conjunto de princípios para o desenvolvimento de software, de forma a promover fortalecimento do trabalho em equipe, auto-organização e entregas contínuas e rápidas, de alta qualidade, alinhando o desenvolvimento com as necessidades das empresas.
II. Entre as práticas difundidas de Programação Extrema, mais conhecida pela sigla XP (do original eXtreme Programming), destacam-se a Programação em pares (pair programming), o estabelecimento de um padrão de codificação (coding standard); o Desenvolvimento conduzido por testes (test-driven development) e a Propriedade individual do código (individual ownership).
III. Metodologias ágeis também adotam estratégias de planejamento, assegurando que os planos sejam flexíveis e capazes de serem adaptados a mudanças nos negócios ou na tecnologia. O Jogo de Planejamento (Planning game) da XP é similar ao planejamento feito em outros métodos ágeis como SCRUM, Crystal e FDD. 

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A alternativa 2 está errada quando afirma que XP possui "propriedade individual do código (individual ownership). ", na verdade, é exatamente o contrário, isto é, o código é de todos.

  • XP tem como prática a "Propriedade Coletiva do Código" (Collective Code Ownership), onde qualquer membro da equipe pode alterar qualquer parte do código do sistema a qualquer momento.

  •  c)Apenas I e III.

    Conceitos-chave em agile: auto-organização, equipes pequenas, modelo iterativo, focus em comum e colaboração, o que vai contra code ownership


ID
1271185
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma característica central de CSS é a aplicação de certas regras a um conjunto inteiro de elementos em um documento.
Considere as seguintes regras CSS:

h1 {color: gray; background: yellow; }
h2 {color: gray; background: yellow; }

Com base nessas regras, avalie as afirmações abaixo.
I. O lado direito de uma regra, denominado seletor, define quais elementos do documento serão afetados.
II. A primeira regra estabelece que todos os elementos do tipo h1 serão formatados com texto em cor cinza e tendo o amarelo como cor de fundo.
III. As duas regras produzem exatamente o mesmo resultado que a seguinte regra

h1, h2 {color: gray; background: yellow; }

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. O lado direito de uma regra, denominado seletor, define quais elementos do documento serão afetados. errado- seletor e do lado esquerdo, nao direito. seletor é o alvo da regra css;
    II. A primeira regra estabelece que todos os elementos do tipo h1 serão formatados com texto em cor cinza e tendo o amarelo como cor de fundo. correto
    III. As duas regras produzem exatamente o mesmo resultado que a seguinte regra .correto

  • Enquanto HTML tem tags, CSS tem seletores. Seletores são os nomes dados a estilos em folhas de estilo internas e externas. O que nós chamamos de “estilo” é um conjunto de regras que vai definir como um elemento vai ser apresentado.

    1. Pra cada seletor existem propriedades dentro de chaves, que são apenas palavras como color (cor), font-weight (peso da fonte) ou background-color (cor do background).

    2. Cada propriedade tem um valor, definido após um sinal de “:” (dois-pontos, não um sinal de igual, e “;” (ponto-e-vírgula) separam as propriedades em um seletor.

     

    body {

                font-size: 0.8em;

                color: blue;

    }

    Isso vai aplicar os valores dados às propriedades font-size e color do seletor body.

    Basicamente, quando isso é aplicado a um documento HTML, todo texto entre as tags body (todo o conteúdo da janela) vai ter 0.8 ems de tamanho e cor azul. Abra o arquivo “web.css” que você criou na lição anterior e digite o código aí de cima. Salve, e abra o arquivo HTML em seu navegador. Brinque com os valores – mude a cor, aumente e diminua o tamanho – e atualize o HTML a cada mudança, pra ver o que acontece.

     

    I. ERRADO. O lado direito de uma regra, denominado propriedades, define quais elementos do documento serão afetados.


ID
1271188
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual é a sigla pela qual é conhecida a tecnologia que permite aos usuários se inscreverem em websites (geralmente de notícias e blogs) que fornecem alimentadores (feeds) para receber atualizações (novas notícias, por exemplo), sem que seja preciso visitar estes sites?

Alternativas
Comentários
  • LETRA C


    Para que você entenda melhor, imagine a seguinte situação: Arthur Dent é uma pessoa que gosta de ler as notícias/novidades de vários sites, entre eles: InfoWester, Viva o Linux, BR-Linux e Folha Online.


    O problema é que, por ser uma pessoa muito atarefada, Arthur não tem muito tempo para verificar cada endereço em busca de conteúdo novo. Para que isso seja possível, ele utiliza os serviços de RSS de cada um destes sites. Por meio de seu programa-leitor, ele clica no nome do site indexado e uma lista de notícias daquele endereço aparece em uma janela ao lado. Esta lista pode mostrar apenas o título da notícia (este título também é um link para a matéria) ou pode exibir todo o conteúdo, tudo depende da forma de trabalho do agregador e de como o feed é disponibilizado.


    FONTE: http://www.infowester.com/rss.php

  • Feeds são listas de atualização de conteúdos publicados por determinados websites e recebidos por usuários. Pode-se receber atualizações de feeds utilizando o protocolo: RSS.

     

    Fonte: 

    Q684237

    Noções de Informática 

    Sabe os assuntos desta questão?

    Ano: 2016

    Banca: ESAF

    Órgão: FUNAI

    Prova: Conhecimentos Gerais

  • a)CSS - (cascading style sheet) é umalinguagem para descrever apresentação de paginas web,adaptando-a a diferentes de dispositivos. CSS É INDEPENDENTE DE HTML.
    b)XHMTL - variante de html. é linguagem html com sintaxe xml.Tem todos os elementos para < p > como html, permitindo ferramentas xml (como xslt, umalinguagemm que transforma conteudo xml).
    c)RSS (rich site summary) - formato de dados para web feeds, exibindo alterações em websites (blogs, news sites, audio/vid logs). RSS é um serviço que oferece que cioda do enderaçamento de informação, enviando-a com um resumo e link para o conteúdo original.
    d)UML (unified modelling language) - linguagem de modelgaem para software, sendo os diagramas de classe e use case os mais comuns.


ID
1271191
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sistemas cliente-servidor são frequentemente descritos como

Alternativas
Comentários
  • a-

    Neste modelo, que possibilita grande flexibilidade, desde o menor PC pode integrar até o maior Mainframe, permitindo constante crescimento incremental Um computador alocado como servidor pode ser substituído por outro, passando a cliente em outra aplicação.


    O hardware de cliente-servidor é computadores que se usam serviços e dados e de computadores que administram e disponibilizam esses serviços.

     

    Todos os computadores são interconectados rede local ou remota, não importando a tipologia ou o protocolo.


    O software de uma arquitetura Cliente/Servidor faz toda aplicação poder utilizar os recursos com definida comunicação entre servidor e cliente.


ID
1271194
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Qual das alternativas a seguir contém os 4 recursos identificados pelo padrão COBIT v 4.1 de Governança de Tecnologia da Informação?

Alternativas
Comentários
  • LETRA D.

    Segundo o Cobit 4.1, p.14,"

    Os recursos de TI identificados no CobiT podem ser definidos como segue:

    · Aplicativos são os sistemas automatizados para usuários e os procedimentos manuais que processam as informações.

    · Informações são os dados em todas as suas formas, a entrada, o processamento e a saída fornecida pelo sistema de informação em qualquer formato a ser utilizado pelos negócios.

    · Infraestrutura refere-se à tecnologia e aos recursos (ou seja, hardware, sistemas operacionais, sistemas de gerenciamento de bases de dados, redes, multimídia e os ambientes que abrigam e dão suporte a eles) que possibilitam o processamento dos aplicativos.

    · Pessoas são os funcionários requeridos para planejar, organizar, adquirir, implementar, entregar, suportar, monitorar e avaliar os sistemas de informação e serviços. Eles podem ser internos, terceirizados ou contratados, conforme necessário."


ID
1271197
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre Governança de TI e gerenciamento de projetos.
I. A missão do COBIT é pesquisar, desenvolver, divulgar e promover um framework de controle de governança de TI, atualizado, internacionalmente aceito, para a adoção por parte das empresas e uso cotidiano por gerentes de negócio e profissionais de TI.
II. Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é basicamente uma compilação das melhores práticas que se destinam a melhorar e manter um determinado nível de qualidade de serviços de computação em TI.
III. PMO (Project Management Office) é um departamento da empresa que centraliza o gerenciamento de projetos. O PMO oferece modelos e orientações para as equipes e compartilha lições aprendidas entre os distintos projetos da empresa.
Quais estão corretas?

Alternativas

ID
1271200
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Um valor inteiro (32 bits) está armazenado na memória com sua parte mais significativa no endereço inferior de uma área de memória. Essa representação é denominada

Alternativas
Comentários
  • Little endian vs Big endian

    Endianness in simple words is ordering of bytes in memory to represent some data. Computer memory in general is visualized as a sequence of bytes. But, in medium or high level languages like C we work with data types with size more than a byte.

    Consider a 32 bit integer (in hex): 0xabcdef12
    It consists of 4 bytes: ab, cd, ef, and 12. Hence this integer will occupy 4 bytes in memory. Say we store it at memory address starting 1000. There are 24 different orderings possible to store these 4 bytes in 4 locations (1000 - 1003). 2 among these 24 possibilities are very popular. These are called as little endian and big endian.

    Little endian - Stores the Least significant byte at the lowest address. Example: Intel Pentium Processors.
    Big endian - Stores the Most (Big) significant byte at the lowest address. Example: Sun/SPARC, IBM/RISC 6000.

    On little endian system, memory will be like:
    Address    Value
    1000    12
    1001    ef
    1002    cd
    1003    ab

    On Big endian system, memory will be like:
    Address    Value
    1000    ab
    1001    cd
    1002    ef
    1003    12

    http://techforb.blogspot.com.br/2007/10/little-endian-vs-big-endian.html

  • Little-endian significa armazenar bytes na ordem do menor para o mais significativo (onde o byte menos significativo ocupa o primeiro, ou menor, endereço),comparável a maneira comum de escrever datas na Europa (por exemplo, 31 Dezembro de 2050).

    Naturalmente, big-endian é a ordem oposta, comparável a uma data ISO (2050-12-31). Big-endian é frequentemente chamada de "ordem de bytes de rede", por que os padrões da internet geralmente exigem que os dados sejam armazenados em big-endian.

    “Little Endian” significa que os bytes de menor ordem do número são armazenado na memória nos menores endereços.

    “Big Endian” significa que os bytes de maior ordem de um número serão armazenados nos menores endereços,

    Fonte:https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Glossario/Endianness

  • b-

    In computing, endianness is the order or sequence of bytes of a word of digital data in computer memory. Endianness is primarily expressed as big-endian (BE) or little-endian (LE). A big-endian system stores the most significant byte of a word at the smallest memory address and the least significant byte at the largest. A little-endian system, in contrast, stores the least-significant byte at the smallest address.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Endianness


ID
1271203
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em sistemas operacionais, o modelo de processo define áreas para o espaço de endereçamento de cada processo. A área do espaço de endereçamento em que é alocada memória para as variáveis locais (automáticas) de uma função é denominada

Alternativas

ID
1271206
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O que caracteriza um sistema operacional de redes?

Alternativas
Comentários
  • Um Sistema Operacional de Redes é um conjunto de módulos que amplíam os sistemas operacionais, complementando-os com um conjunto de funções básicas, e de uso geral, que tornam transparente o uso de recursos compartilhados da rede.


    fonte: http://rrbrandt.dee.ufcg.edu.br/br/docs/redes/sor


ID
1271209
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.
A ________ tem como objetivo principal usar uma área do disco rígido como uma extensão da memória RAM, aumentando o espaço de endereçamento de um processo até o limite máximo permitido pelo processador.

Alternativas
Comentários
  • Teoricamente, todos os programas em funcionamento, em um computador ligado, deveriam estar carregados na memória DRAM.
    Entretanto, o sistema operacional, “ciente” de que a memória física nem sempre é suficiente para executar todos os programas, reserva no disco rígido um espaço que funciona como um prolongamento da memória RAM.


ID
1271212
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos equipamentos de interconexão de redes, é correto afirmar que cada porta de um switch Ethernet define

Alternativas
Comentários
  • Comutador ou Switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar pacotes (frames) entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) a principal diferença é, o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, isto é, não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferentes.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Comutador_%28redes%29


    • - Hubs são ativos de rede de nível 1 que apenas repetem o sinal em todas as portas formando apenas um único domínio de broadcast e de colisão;
    • - Switches trabalham na camada de enlace e são capazes de segmentar quadros com base nos endereços MAC, formando assim, um domínio de colisão para cada uma de suas portas num único domínio de broadcast;

    http://tecnologiaeredes.blogspot.com.br/2012/10/dominio-de-broadcast-e-dominio-de.html

  • Gabarito: C.

     

    Switch - quebra domínio de colisão. Não quebra domínio de broadcast/difusão. Número de domínios de colisão = número de portas.

     

    Como complemento:

     

    Roteador - quebra domínio de colisão e de broadcast/difusão.

  • GAB C

    Switch segmenta domínio de colisão e conserva o de Broadcast.

    Como cada porta é seu próprio domínio de colisão, os switches nunca perdem quadros devido a colisões.

    Fonte: Tanenbaum, Redes de computadores - página 349.


ID
1271215
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No modelo de referência Open System Interconnection (MR-OSI), quais camadas são responsáveis pela execução do roteamento e por prover um endereçamento lógico independente da tecnologia de interconexão empregada na rede física?

Alternativas
Comentários

ID
1271218
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O processo de restauração por um backup ________ requer o último backup ________ e todos os backups ________ disponíveis até o ponto de restauração desejado.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B. Parece até que foi retirado do livro abaixo.

    Segundo Somasundaram(2011,p.277),"O processo de restauração por meio de um backup incremental requer o último backup completo e todos os backups incrementais disponíveis até o ponto de restauração."

    Bibliografia:

    LIVRO ARMAZENAMENTO E GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES-EMC EDUCATION SERVICES-SOMASUNDARAM-2011



ID
1271221
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às arquiteturas de armazenamento de dados, considere as afirmações abaixo.
I. No armazenamento do tipo DAS (Direct Attached Storage), o dispositivo de armazenamento é conectado diretamente aos servidores, podendo ser classificado como interno ou externo, dependendo da localização do dispositivo em relação ao servidor.
II. O armazenamento do tipo SAN (Storage Area Network) é baseado em rede dedicada, normalmente de alta velocidade, composta por servidores e por dispositivos de armazenamento organizados em blocos de dados, isto é, sem oferecer um sistema de arquivos.
III. O armazenamento do tipo NAS (Network Attached Storage) oferece um meio físico de armazenamento com um sistema de arquivos e emprega protocolos de redes para seu acesso.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A grande diferença entre NAS, DAS e SAN é que servidores NAS utilizam transferência em nível de arquivo, enquanto DAS e SAN utilizam armazenamento em bloco, sendo assim a transferência é bem mais eficiente.


    Fonte:http://luanmorenodba.wordpress.com/2011/08/12/conceitos-de-armazenamento-de-rede-das-nas-e-san/

  • do meu ponto de vista o gabarito esta incorreto.

    A firmação "I" informa que:

    o dispositivo de armazenamento é conectado diretamente aos servidores, podendo ser classificado como INTERNO ou externo, 

    As bibliografias que encontrei fazem referencia apenas a armazenamentos EXTERNOS.

    " .... Ela se refere a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor (ou a qualquer outro micro da rede), como no caso das gavetas de HD ligadas a portas eSATA (o eSATA é uma versão externa das portas SATA, que mantém a mesma velocidade de 150 ou 300 MB/s, mas permite o uso de um cabo externo) ou a portas USB, por exemplo. ...."

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

     

     

     

     

  • e-

    Network Attached Storage (NAS) são dispositivos de armazenamento de dados que executam um sistema operacional e são acessíveis através da rede.

    SAN são construídos em uma infra-estrutura especialmente projetada para suportar grande tráfego de dados. Assim, eles proporcionam um acesso mais rápido e estável do que protocolos de alto-nível como os NAS.

    DAS é um hd externo


ID
1271224
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um cliente DNS, em modo recursivo, envia uma requisição DNS para resolver o nome www.mp.rs.gov.br. O servidor de DNS configurado no cliente DNS realiza consultas iterativas.
Considerando-se a inexistência de caches DNS e que todos servidores DNS envolvidos na resolução também realizam consultas iterativas, quantas mensagens de requisição e de resposta DNS são geradas, ao total, nesta resolução de nome?

Alternativas
Comentários
  • Questão comentada em

    http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/dns-recursivo-vs-iterativo

    Bons estudos!


    Rafael Barão
    http://www.provasdeti.com.br/por-professor/n-z/rafael-barao.html
    http://www.itnerante.com.br/profile/RafaelBarao


  • 12 letras = 12 consultas iterativas - Gabarito Letra E 

  • São 6 pares de perguntas e respostas:

    2 - Servidor raiz respondendo com o IP do servidor de domínio br

    2 - Servidor de domínio br respondendo o IP do servidor de dominio gov

    2 - Servidor gov respondendo com o IP do servidor DNS responsável pelo subdominio rs

    2 - Servidor rs devolvendo o IP do servidor dns responsavel pelo subdominio mp

    2- Servidor DNS responsavel pelo dominio mp.rs.gov.br devolvendo o IP requisitado pelo cliente do endereço www.mp.rs.gov.br

    2 - Essas duas se referem ao cliente que pergunta e obtém a resposta do servidor DNS local no fim da consulta

    Tanto faz se as consultas são recursivas ou iterativas, o numero de requisições e respostas serao os mesmos!

  • Quando um servidor recebe uma consulta de uma maquina na Internet e o nome consultado nao é encontrado nos registros internos, o servidor DNS analisa o conteúdo da solicitacao para determinar qual o melhor servidor DNS conhecido a ser contatado na tentativa de resolver o nome solicitado. Nesse processo, o servidor originalmente con-sultado pode escolher encaminhar a consulta para o servidor DNS pai, que entao pode direciona-la a outro servidor DNS filho. Como existe a possibilidade de se encaminhar consultas ao servidor pai, uma consulta pode "navegar" ate o topo da hierarquia de nomes. Neste momento, nenhum outro servidor pai pode ser consultado: ou a consulta é encerrada sem sucesso, ou a reencaminhada a um servidor filho para percorrer outras porcoes da arvore de servidores. Quando um servidor capaz de resolver uma consulta é finalmente encontrado, ele re-torna a consulta ao servidor DNS original, que entao responde a maquina solicitante. Esse processo de resolucao de nomes é conhecido como resolucao recursiva, onde a maquina solicitante nao participa do processo de resolucao após a mensagem de requisão ter sido enviada ao servidor DNS local. Outro tipo de resolucao de nomes é chamado de resolução interativa. Neste caso, um servidor DNS, ao nao conseguir resolver a solicitacao, responde ao servidor DNS solicitante informando sua incapacidade de resolucao, mas indicando o endereco IP de outro servidor DNS eventualmente capaz de realizar a traducao solicitada. 0 servidor local solicitante pode entao encaminhar novamente a mesma consulta para o novo servidor DNS conhecido. Esse processo se repete ate que a traducao requisitada finalmente seja fornecida. 0 processo é interativo porque o servidor DNS local, agora, participa ativamente do processo de resolucao. 

    A dúvida que ficou tem relação com a parte em negrito do texto. Hora, se o autor[1] afirma que "(...) como existe a possibilidade de se encaminhar consultas ao servidor pai, uma consulta pode "navegar" ate o topo da hierarquia de nomes(..)", fiquei sem entender como que, na figura, disponível em [2], o servidor DNS configurado no cliente DNS já pula imediatamente pra raiz (número 2), ao invés de consultar o mp.rs.gov.br(11 na figura), subindo a hierarquia, como diz o autor em [1]. Alguém consegue explicar?

    Uma outra questão: se o comando mencionasse a ocorrência apenas de consulta interativa, sem participação recursiva,quantas seriam?Seriam 12 também (REQUEST do cliente para o DNS local, REQUEST do DNS local para o DNS Raiz,  REQUEST do DNS Raiz para o DNS br (...) REPLY do DNS rs.mp.gov.br para o DNS mp.gov.br (...) REPLY do DNS local para o cliente.

    Fonte:

    [1] Redes de Computadores: Volume 20 da Série Livros didáticos informática UFRGS, By Alexandre da Silva Carissimi, Juergen Rochol, Lisandro Zambenedetti Granville.

    [2] http://api.ning.com/files/088*6UBF7TCc4wj3NDxssi1v7gbUgKqATexYeYbe1OVZaumn6VoRtGGD3HFhfrrPPLL8HCDt5sy5eWaKMRTkFjQpioYrpevL/Image.jpg


ID
1271227
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quais são as propriedades que a assinatura digital de documentos eletrônicos deve garantir?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    AssINAtura digital

     

    Integridade

    Não repúdio (irretratabilidade)

    Autenticidade


ID
1271230
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma ferramenta de correio eletrônico, como por exemplo, Outlook, Eudora ou Mozilla Thunderbird, conceitualmente denominados de Mail User Agent (MUA), emprega o protocolo IMAP para

Alternativas
Comentários
  • Protocolo IMAP : O protocolo IMAP é um protocolo online no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e após esse processo, mantém a conexão para que as alterações e mensagens novas recebidas sejam atualizadas quase que em tempo real.
    Esse protocolo tem acesso a todas as pastas de sua conta e deixa o status das mensagens igual tanto no servidor como no software.
    Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local, e precisa que os mesmo estejam sempre com o mesmo status


    http://wiki.locaweb.com.br/pt-br/Diferen%C3%A7as_entre_Webmail,_POP_e_IMAP



ID
1271233
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.
________ é um programa que aparentemente realiza uma função útil, mas possui no seu interior um código oculto que realiza alguma função prejudicial ou indesejada no sistema.

Alternativas
Comentários
  • Um cavalo de Troia (em inglês Trojan horse) é um malware (programa malicioso) que age como a história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão e é fácil de ser enviado, é só clicar no ID do computador e enviar para qualquer outro computador.1

    Conhecidos por normalmente responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais, têm como objetivo manterem-se ocultos, enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Podem vir em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, que se aproveitam de vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no computador. Datam do início da Internet e mantêm-se invisíveis para executar delitos, enquanto a vítima realiza suas atividades cotidiana


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo_de_troia_%28computa%C3%A7%C3%A3o%29



ID
1271236
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação à virtualização, considere as afirmações abaixo.
I. Os sistemas operacionais que executam em máquinas virtuais não precisam de licenças, pois as mesmas estão relacionadas apenas aos sistemas instalados diretamente no hardware. É preciso respeitar apenas a licença da ferramenta de virtualização empregada.
II. A virtualização completa possibilita a execução, em uma máquina virtual, de um sistema operacional hóspede, sem a necessidade de modificá-lo.
III. Ao instalar programas aplicativos em sistemas operacionais que executam em máquinas virtuais, é necessário respeitar as suas respectivas licenças de software.
Quais afirmações estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • I. ERRADA. Quando se virtualiza um sistema operacional, legalmente é como se você estivesse realizando uma instalação normal, como outra qualquer, portanto é necessário licença para o sistema operacional virtualizado bem como para os programas que nele serão executados.


ID
1271239
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação a ferramentas e sistemas destinados a prover segurança em redes de computadores, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Nunca havia visto esta terminologia "computadores bastião", não creio que ela seja aceita internacionalmente, isso é regionalismo, inadmissível!

  • Também nunca tinha visto isso, tanto que eliminei essa alternativa de cara. Parei quando li "bastião".

    Alguém identifique, por favor, o erro da B. São as portas que estão erradas?

     

    Vamos na fé.

  • Sávio, o antivírus não faz monitoramento de ações em portas... quem faz esse papel é o Firewall.

    .

    Essa questão dava para matar por eliminação...

    Um pouquinho sobre hosts bastiões: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc163137.aspx

  • É verdade, foi mole meu mesmo.

    Acredito que possa ter alguma relação com IDS/IPS também, mas aí nem vem ao caso.

    Valeu.

  • https://en.wikipedia.org/wiki/Bastion_host

    bastion host is a special-purpose computer on a network specifically designed and configured to withstand attacks. The computer generally hosts a single application, for example a , and all other services are removed or limited to reduce the threat to the computer. It is hardened in this manner primarily due to its location and purpose, which is either on the outside of a  or in a demilitarized zone () and usually involves access from untrusted networks or computers.


ID
1271242
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao Microsoft Active Directory (AD) e suas estruturas lógicas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    O domínio é a estrutura mais importante do Active Directory e tem 2 funções principais.

    Fecham um limite administrativo para objetos. “Quem esta fora não entra, quem esta dentro não sai”, claro que esta regra pode sofrer alteração mediante permissões de entrada e saída, como relações de confiança.

    Gerenciam a segurança de contas e recursos dentro do Active Directory

    Vale lembrar que um domínio do Active Directory compartilham:

    Mesmo banco de dados Ntds.dit com cada Domain Controller dentro deste domínio.

    Diretivas de segurança.

    Relações de Confiança com outros domínios.

    Podemos representar o domínio do Active Directory pela forma geométrica de um triângulo.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • d-

    A Windows domain is a form of a computer network in which all user accounts, computers, printers and other security principals, are registered with a central database located on one or more clusters of central computers known as domain controllers. Authentication takes place on domain controllers. Each person who uses computers within a domain receives a unique user account that can then be assigned access to resources within the domain.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_domain


ID
1271245
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.
O serviço de _______ organiza informações sobre recursos e sobre os usuários de uma rede de computadores, permitindo aos administradores de rede gerenciar o acesso de usuários e de sistemas a esses recursos.

Alternativas

ID
1271248
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O tipo de proxy que normalmente fica na entrada de uma rede de perímetro (lado público) e, sob o ponto de vista do cliente de um serviço qualquer, atua como se fosse o próprio servidor responsável pelo provimento deste serviço é denominado

Alternativas
Comentários
  • Um proxy reverso é um servidor de rede geralmente instalado para ficar na frente de um servidor Web. Todas as conexões originadas externamente são endereçadas para um dos servidores Web através de um roteamento feito pelo servidor proxy, que pode tratar ele mesmo a requisição ou, encaminhar a requisição toda ou parcialmente a um servidor Web que tratará a requisição.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Proxy_reverso



ID
1271251
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No desenvolvimento de aplicações cliente-servidor, a operação que em caso de falhas pode ser executada repetidas vezes, fornecendo sempre o mesmo resultado final, como se tivesse sido executada exatamente uma vez, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Uma operação idempotente pode ser aplicada a um determinado conjunto várias vezes e retornaria o mesmo resultado. 

     

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/zerando-suas-duvidas-parte-03-algebra-relacional-fcc/


ID
1271254
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação à infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), criada pela Lei de Certificação Digital, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (b)


    A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) é uma cadeia hierárquica e de confiança que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão. Observa-se que o modelo adotado pelo Brasil foi o de certificação com raíz única, sendo que o ITI, além de desempenhar o papel de Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz), também tem o papel de credenciar e descredenciar os demais participantes da cadeia, supervisionar e fazer auditoria dos processos.


    FONTE: http://www.iti.gov.br/index.php/icp-brasil/o-que-e




ID
1271257
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Em relação à informatização do processo judicial, considere as afirmações abaixo.
I. Todos os documentos anexados a um processo judicial eletrônico devem ser assinados digitalmente, isto é, devem possuir uma versão digitalizada da assinatura manuscrita do autor ou autores do documento como prova inequívoca de sua veracidade.
II. Para utilizar o sistema de processo judicial eletrônico, é necessário possuir um certificado digital do tipo A3 (cartão inteligente ou token criptográfico), emitido por uma autoridade certificadora vinculada à ICP-Brasil.
III. Os órgãos do Poder Judiciário poderão desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acessos por meio de redes internas e externas.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o item I) está errado por falar em Assinatura Manuscrita, sem possibilitar a Assinatura por Certificado Digital.


    Acredito também que o item II) foi considerado errado por só mencionar o o Certificado Digital do tipo A3, sem possibilitar o A1:

     - "2- Solicitar no próprio portal da internet da AC escolhida a emissão de certificado digital de pessoa física (ex: e-CPF) e/ou jurídica (ex: e-CNPJ). Os tipos mais comercializados são: A1 (validade de um ano – armazenado no computador) e A3 (validade de até três anos – armazenado em cartão ou token criptográfico). A AC também pode informar sobre aplicações, custos, formas de pagamento, equipamentos, documentos necessários e demais exigências;"

    http://www.cnj.jus.br/PjeFaqs/content/4/86/pt-br/como-fa%C3%A7o-para-obter-um-certificado-digital.html

  • RESOLUÇÃO 185 CNJ

    Art. 4º Os atos processuais terão registro, visualização, tramitação e controle EXCLUSIVAMENTE EM MEIO ELETRÔNICO e serão assinados digitalmente, contendo elementos que permitam identificar o usuário responsável pela sua prática.

    § 3º SOMENTE SERÃO ADMITIDAS ASSINATURAS DIGITAIS DE PESSOAS FÍSICAS E DE PESSOAS FÍSICAS REPRESENTANTES DE PESSOAS JURÍDICAS, quando realizada no sistema PJe ou a este destinada, se utilizado certificado digital A3 ou equivalente que o venha a substituir, na forma da normatização do ICP-Brasil.
     

    § 4º A assinatura digital por meio de aparelhos móveis que não possam ser acoplados a dispositivo criptográfico portável (tokens ou cartões) com certificado A3 SERÁ REALIZADA NA FORMA A SER DEFINIDA PELO COMITÊ GESTOR NACIONAL DO PJE.

     

    LEI 11.419/06

    Art. 8o. Os órgãos do Poder Judiciário PODERÃO desenvolver sistemas eletrônicos de processamento de ações judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, PREFERENCIALMENTE, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas.

     

    RESPOSTA B

  • Resolução 185/13 CNJ

    II - INCORRETA

    O erro está em dizer que a assinatura é apenas feita por intermédio de certificado digital A3, pois é permitido equivalente:

    Art. 4° § 3º Somente serão admitidas assinaturas digitais de pessoas físicas e de pessoas físicas representantes de pessoas jurídicas, quando realizada no sistema PJe ou a este destinada, se utilizado certificado digital A3 OU equivalente que o venha a substituir, na forma da normatização do ICP-Brasil.