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Prova ADM&TEC - 2016 - Prefeitura de Buíque - PE - Assistente Social


ID
2958106
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-adiscussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suasobras-4952826.html)

Com base no texto 'Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras', marque a opção CORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Os termos “contemporânea” e “legítima” são acentuados pelo mesmo motivo. >>> temos, respectivamente: paroxítona terminada em ditongo crescente e uma proparoxítona.

    B) Os termos “página” e “contemporânea” são acentuados pelo mesmo motivo. >>> temos, respectivamente: uma proparoxítona e uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

    C) Os termos “próximo” e “lógica” são acentuados pelo mesmo motivo. >>> ambos termos são proparoxítonas

    D) Os termos “lógica” e “contemporânea” são acentuados pelo mesmo motivo. >>> temos, respectivamente: uma proparoxítona e uma paroxítona terminada em ditongo crescente.

    E) Os termos “literário”, “legítima” e “página” são acentuados pelo mesmo motivo. >>> temos, respectivamente: uma paroxítona terminada em ditongo crescente e duas proparoxítonas.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Literario é um hiato, ou não?

  • Literário é um hiato, ou não?

    LI-TE-RÁ-RIO PAROXÍTONA SENDO DITONGO CRESCENTE OU LI-TE-RÁ-RI-O PROPAROXÍTONA ACIDENTAL, RELATIVA, EVENTUAL OU APARENTE, SENDO HIATO.

  • GABARITO C

    TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS !!

    bons estudos

  • LI-TE-RÁ-RIO aqui no brasil quando a silaba anterior é acentuada a seguinte forma ditongo

  • GABARITO: C

  • Gabarito''C''.

    Os termos “pró-xi-mo” e “ló-gi-ca” são acentuados pelo mesmo motivo de Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Proparoxítonas! todas são acentuadas!!

  • Resumo Acentuação e Ortografia:

    Monossílabos:

    Terminados em A(s),E(s),O(s) : pá, três, pós;

    Terminadas em Ditongo Aberto: éu, éi, ói: céu, réis, dói;

    Oxítonas:

    Terminadas em A(s),E(s),O(s),Em(s). sofá, café,

    Terminadas em Ditongo Aberto: éu, éi, ói: chapéu, anéis, herói;

    Paroxítonas:

    • Todas, exceto terminadas em A(s),E(s),O(s),Em(s). Ex: fácil, hífen, álbum,

    cadáver, álbuns, tórax, júri, lápis, vírus, bíceps, órfão

    • Terminadas em ditongo (Regra cobradíssima) Ex: Indivíduos, precárias,

    série, história, imóveis, água, distância, primário, indústria, rádio

    • Se tiver Ditongo Aberto: não acentua mais!Ex: boia, jiboia, proteico, heroico

    Proparoxítonas:

    • Todas. Sempre. Ex: líquida, pública, episódica, anencéfalo, período.

    Regra do Hiato:

    Acentuam-se o “i” ou “u” tônico sozinho na sílaba (ou com s): baú,

    juízes, balaústre, país, reúnem, saúde, egoísmo. Caso contrário, não acentue: juiz,

    raiz, ruim, cair.

    Não se acentuam também hiatos com vogais repetidas: voo, enjoo, creem, leem, saara,

    xiita, semeemos.

    Exceção1: “i” seguido de NH: rainha, bainha, tainha,

    Exceção2: “i” ou “u” antecedido de ditongo, se a palavra não for oxítona: bocaiuva,

    feiura, sauipe, Piauí, tuiuiú. Decore: Guaíba e Guaíra são acentuados.

    FONTE: Professor Filipe Luccas - Estratégia concursos.


ID
2958109
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-adiscussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suasobras-4952826.html)

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Alternativas
Comentários
  • O pois só pode ser conclusivo ou explicativo. Só aí já mata a questão

  • Resposta: D

  • A palavra pois é, maioritariamente, uma conjunção coordenativa, ligando orações independentes. Pode, contudo, ser também um advérbio

    Conjunção conclusiva: ideia de conclusão. Ex. portanto, assim, por isso, dessa forma,...

    Agora que você já chegou, devo, pois, ir embora.

    Conjunção explicativa: ideia de explicação. Ex. porque, visto que, uma vez que, dado que,...

    Não posso te levar ao médico, pois estou trabalhando.

    Conjunção adversativa: ideia de oposição. Ex. mas, porém, contudo, todavia, no entanto,...

    Vai continuar falando? Pois eu não em acredito em nada do que você diz!

    Letra D - o pois é utilizado para fazer um contraste entre a obra e o poeta (humano).

    Advérbio: sinônimo de realmente, de fato, de verdade, com efeito. Como advérbio, geralmente antecede uma pergunta. Com esse sentido, é usado também como partícula expletiva, ou seja, como um complemento de realce.

    Você ainda não chegou, pois não?

  • Explicativo - POIS (antes do verbo)

    Conclusivo - POIS (depois do verbo)

  • Só um adendo, o POIS geralmente tem valor explicativo ou conclusivo como REGRA. Mas pode haver como bem disse o colega BETO K, outros valores como adversativo, advérbio e inclusive tivemos uma questão anulada dessa prova que o POIS tinha valor duplo. Tinha valor concessivo e explicativo na mesma conjunção.

  • Finais: para que, a fim de que, porque, com fim que, por

  • PAVE = Pois Antes do Verbo Explica

    PDVC = Pois Depois do Verbo Conclui

  • "Pois" não é final

    Gab: D

  • Banquinha afrontosa


ID
2958112
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-adiscussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suasobras-4952826.html)

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Alternativas
Comentários
  • No caso da letra B é um verbo de ligação que passa uma ideia de estado ou mudança de estado. Quem passa ideia de ação são os verbos nocionais e os que indicam fenômenos da natureza.

  • GABARITO: LETRA B

    A questão pede a alternativa incorreta:

    a) No trecho: “Fernando é humano”, há um verbo de ligação. >>> temos em destaque um verbo de ligação que está flexionado no singular "é."

    b) No fragmento: “ele está inserido”, o verbo “estar” indica ação. >>> temos aqui o verbo "está" flexionado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo (sendo nesse caso um verbo de ligação --- sendo a ponte entre o sujeito e o predicativo "em vermelho)

    c) Em: “a escravidão é dada”, o verbo “ser” está flexionado. >>> temos em destaque um verbo de ligação que está flexionado no singular "é."

    d) Em: “a escravatura é lógica e legítima”, existe verbo de ligação. >>> verbo "ser" flexionado, sendo um verbo de ligação.

    e) Em: “é difícil aceitar que...”, o verbo “ser” possui um sujeito oracional. >>> é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português >>> ISSO é difícil aceitar.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Sujeito oracional ocorre quando há uma oração subordinada substantiva fazendo papel de sujeito.

    Ex: Praticar exercícios frequentemente é bom para a saúde.

    Perceba que a oração “Praticar exercícios frequentemente” é sujeito do predicativo “é bom para saúde”.

    Para identificar um sujeito oracional, basta substituir a oração por “isso”.

    Ex: Isso é bom para saúde

    .

    PS: O sujeito oracional equivale ao substantivo masculino na terceira pessoa do singular. Logo, é preciso ter atenção com concordância.

  • Suelma obrigado, excelente explicação.

  • I

    N

    C

    O

    R

    R

    E

    T

    A


ID
2958115
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-adiscussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suasobras-4952826.html)

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Alternativas
Comentários
  • Queremos encontrar a única opção incorreta.

    R: Está é a forma verbal do verbo estar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele está) ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo (está tu). É usado para indicar o presente do indicativo: ele está, ela está, você está.

    ELE- pronome pessoal do caso reto.

    GABARITO D

  • GABARITO: LETRA D

    A questão pede uma alternativa incorreta:

    >>> No fragmento: “ele está inserido”, há um pronome possessivo. ---- ele (pronome pessoal do caso reto), está (verbo "estar', conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo), inserido (adjetivo, com função sintática de predicativo do sujeito). Logo observamos que não há nenhum pronome possessivo.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Gabarito Letra D.

    Os pronomes possessivos são: meu, seu, teu, nosso, vosso, vossos, vossas, nossos, nossas, dele, dela...


ID
2958124
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-adiscussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suasobras-4952826.html)

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Alternativas
Comentários
  • De maneira geral, os textos injuntivos têm o objetivo de instruir os leitores a realizarem alguma atividade, como instalar um equipamento eletrônicomontar um guarda-roupafazer uma receita culinária etc. De maneira geral, como o texto injuntivo é desenvolvido a partir de verbos no modo  (Ex.: Conecte o cabo azul ao televisor.) ou  (Ex.: Conectar o cabo azul ao televisor), podemos dizer que a  de um texto injuntivo é a conativa/apelativa. Ainda com relação à linguagem dos textos injuntivos, esta deve ser claraobjetiva e didática para que possa alcançar o objetivo de promover a execução perfeita da tarefa/atividade a ser realizada.

    Fonte:

  • injuntivo ou instrucional

  • GABARITO: LETRA D

    A questão pede a alternativa incorreta:

    >>> A injunção é a composição básica do texto lido. --- A injunção consiste basicamente em persuadir o leitor, um exemplo clássico de um texto injuntivo é um anúncio.

    >>> O texto consiste basicamente em dissertativo argumentativo, expondo fatos, explicando-os através de argumentos lógicos e racionais.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Injunção: é o texto que expressa um ordem.

    1°- o texto dá uma ordem

    Ex.: receitas.

    2°- verbos no imperativo

  • Leio a questão depois leio o texto, marco a errada pq esqueci que pedia a incorreta kkkk... ok q eu deveria saber todas, mas essa D ta meio obvia que não ta certa... essa questão é mais facil saber direto do que ir por eliminação

  • A questão envolve tipologia textual e quer que informemos qual alternativa não tem informação que se relaciona com o texto.

    a) Mesmo se caracterizando como uma notícia, o texto veicula um ponto de vista.

    Correta. Sim de fato está noticiando um fato e vejam o ponto de vista que veicula "Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega." 

    b) No texto, coexistem argumentação e exposição.

    Correta. O texto começa exposto um fato ocorrido e no final entra em argumentação ao dizer que devemos separar a obra do autor..

    c) O texto lido possui uma relação intertextual clara com escritos de outras fontes.

    Correta. O texto o tempo inteiro cita outros autores.(a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935), o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook, Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

    d) A injunção é a composição básica do texto lido.

    Incorreta. A injunção, segundo Travaglia, tem por finalidade incitar à realização de uma situação, requerendo-a ou desejando-a, ensinando ou não como realizá-la. A tipologia textual injuntiva está presente em gêneros como as receitas, os manuais e as instruções de uso e montagem, os textos de orientação (leis de trânsito) e os textos doutrinários. O texto em exposição não ensina nada apenas expõe os fatos. A linguagem fática se manifesta quando a finalidade é testar, estabelecer ou encerrar o contato entre o emissor e o receptor (interjeições) (Leitura e produção textual : gêneros textuais do argumentar e expor). O texto em exposição não há essas características.

    e) A argumentação é uma das sequências tipológicas do texto.

    Correta. As tipologias mais conhecidas e cobradas são: narração,descrição; dissertativo (expositivo e argumentativo) e injuntivo.

    GABARITO D


ID
2958127
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-adiscussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suasobras-4952826.html)

Com base no texto 'Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras', marque a opção INCORRETA

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  • GABARITO: LETRA C

    >>> País “colonialista” --- valor ativo -- exerce o ato de colonizar.

    >>> nação “colonizada”. --- valor passivo --- é colonizada.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Misógino não seria alguém que sente repulsa contra as mulheres? Assim como misandria é aversão a homens. O que tem a ver aversão ao sexo oposto?

    Obs: não li o texto. Talvez possa ter alteração de sentido no contexto.

  • A questão "E" também está incorreta, visto que misoginia é a repulsa ou ódio à mulher. Isto não significa ser do sexo oposto, uma vez que o enunciado afirma que : "Textos “misóginos” são escritos com repulsa ou aversão ao sexo oposto."

    Mas mulheres também podem escrever textos misóginos.

  • A confusão dentro da alternativa E, se dá pelo fato do TEXTO ter sido feito por um HOMEM ( FERNANDO PESSOA) e a misoginia seria ,sim, sobre o sexo oposto. Dentro de um CONTEXTO, é claro.

  • Eu fiquei tão perplexa com o fato de ele ter escrito isso que até confundiu a minha mente no enuciado. Fernando Pessoa, um racista. Que coisa :/


ID
2958130
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-adiscussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suasobras-4952826.html)

Com base no texto 'Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras', marque a opção INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

  • O texto diz: "não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]".

    De atual, somente o fato de que ainda existem pessoas que "pensam" desta forma!

  • Desde quando o racismo é aceito até hoje? 

     


ID
2958133
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-adiscussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suasobras-4952826.html)

Com base no texto 'Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras', marque a opção INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • a)No trecho: “Às vezes, quase sempre”, o acento grave foi usado corretamente, assim como em: “Deve-se à relação autor-obra toda a polêmica em torno de Fernando”.CORRETO

    R:locução adverbial.Quem deve ,deve a alguém.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b)No trecho: “Às vezes, quase sempre”, o acento grave foi usado corretamente, assim como em: "Referiu-se às leitoras de Fernando Pessoa”.CORRETO

    R:Locução adverbial.Quem se refere,refere-se a alguém.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    c)No trecho: “Às vezes, quase sempre”, o acento grave foi usado corretamente, assim como em: “À noite, despeço-me do sono”.CORRETO

    R:Locução adverbial.Locução adverbial.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d)No trecho: “Às vezes, quase sempre”, o acento grave foi usado pelo mesmo motivo que em: “Deixou tudo às claras”CORRETO

    R:Locução adverbial.Locução adverbial.

    e)No trecho: “Às vezes, quase sempre”, o acento grave foi usado corretamente, assim como em: “Contou a todas às pessoas acerca das obras”.INCORRETA

    R:Locução adverbial.Quem conta ,conta algo a alguém.Já contou a todas(o verbo rege a preposição apenas antes de TODAS que é um pronome indefinido e não leva crase.)

    Contou a todos aos humanos acerca das obras(veja que fazendo a troca por uma palavra masculina e colocando AOS não ficou agradável a leitura e nem a sintaxe ,o que torna incorreta)

    GABARITO E

  • GABARITO: LETRA E

    A questão pede a alternativa incorreta:

    No trecho: “Às vezes, quase sempre”, o acento grave foi usado corretamente, assim como em: “Contou a todas às pessoas acerca das obras”. >>> Quem conta, conta alguma coisa (acerca das obras) A alguém (a todas as pessoas --- a preposição já está presente antes de "todas", logo não há motivos para usar o acento grave em: às pessoas, pois não há preposição para ocorrer a contração)

    Força, guerreiros(as)!!

  • Não li q era a Incorreta.. rodei!

  • Às vezes com crase sempre é advérbio!

    gab E

  • e eu tentando descobrir qual era o erro das outras srssr

  • Gabarito''E''.

    e)No trecho: “Às vezes, quase sempre”, o acento grave foi usado corretamente, assim como em: “Contou a todas às pessoas acerca das obras”.INCORRETA

    R:Locução adverbial.Quem conta ,conta algo alguém.Já contou a todas(o verbo rege a preposição apenas antes de TODAS que é um pronome indefinido e não leva crase.)

    Estudar é o caminho para o sucesso.


ID
2995078
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ===> questão pede a INCORRETA:

    ===> Pensar e realizar uma atuação competente do Serviço Social na área da saúde consiste em tentar dilapidar espaços nas unidades que garantam a participação popular e dos trabalhadores de saúde nas decisões a serem tomadas. ===> DILAPIDAR (MINGUAR, DIMINUIR). Nós devemos AMPLIAR e não diminuir.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2995081
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:LETRA C

    ===> É dever do assistente social assinar ou publicar em seu nome ou de outrem trabalhos de terceiros, especialmente quando executados sob sua orientação.

    ===> CORRETO: É VEDADO AO assistente social assinar ou publicar em seu nome ou de outrem trabalhos de terceiros, especialmente quando executados sob sua orientação.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2995084
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A participação do profissional de assistência social nas atividades junto a saúde pública no município deve evitar o acolhimento aos pacientes que necessitam do setor de serviço social da secretaria de saúde.

    ===> a questão pede a alternativa incorreta, o erro está gritante, em vermelho.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2995087
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ===> a questão pede a alternativa INCORRETA, RESOLUÇÃO CFESS Nº 556/2009:

    Art. 4º – Entende-se por material técnico o conjunto de instrumentos produzidos para o exercício profissional nos espaços sócio-ocupacionais, de caráter não sigiloso, que viabiliza a continuidade do Serviço Social e a defesa dos interesses dos usuários, como: relatórios de gestão, relatórios técnicos, pesquisas, projetos, planos, programas sociais, fichas cadastrais, roteiros de entrevistas, estudos sociais e outros procedimentos operativos.

    Parágrafo Único – Em caso de demissão ou exoneração, o assistente social deverá repassar todo o material técnico, sigiloso ou não, ao assistente social que vier a substituí-lo. 

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2995090
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO :

    INCORRETO :

    GABARITO :

    D ) De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, compete às Secretarias Estaduais de Saúde e ao Distrito Federal pactuar, com a Comissão Intergestores Bipartite ( composto por :

    ESTADO = SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE ;

    MUNICÍPIO = SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE .ONDE FICA A COMPOSIÇÃO NACIONAL ?? = MINISTÉRIO DA SAÚDE ., estratégias, diretrizes e normas deimplementação da Atenção Básica no Estado, de for

    ma complementar às estratégias, dire

    trizes e normas existentes, desde que haja restrições destas e que sejam respeitados as diretrizes e os princí

    pios gerais regulamentados na Por

    taria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011.

    CORRETO : POLÍTICA NACIONAL = MINISTÉRIO NACIONAL DE SAÚDE =

    COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE :

    COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE COMPOSTO :

    UNIÃO: MINISTÉRIO DA SAÚDE.

    ESTADO: SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE.

    e

    Dist.Fed

    MUNICÍPIO: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE .

  • COMPETE ÀS SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAÚDE E AO DISTRITO FEDERAL:

    - Pactuar, com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), estratégias, diretrizes e normas de implementação da atenção básica no Estado, de forma complementar às existentes, desde que não haja restrições destas e que sejam respeitados as diretrizes e os princípios gerais regulamentados nesta portaria; 

    Resposta: LETRA D


ID
2995093
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B

    § 1º Os NASF não se constituem em porta de entrada do sistema, e devem atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes Saúde da Família.

    Fonte. PORTARIA Nº 154, DE 24 DE JANEIRO DE 2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF.

  • Um Nasf deve ser constituído por uma equipe, na qual profissionais de diferentes áreas de conhecimento atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade das equipes de SF. Tal composição deve ser definida pelos próprios gestores municipais e as equipes de SF, mediante critérios de prioridades identificadas a partir das necessidades locais e da disponibilidade de profissionais de cada uma das diferentes ocupações. O Nasf não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas sim de apoio às equipes de SF. O Nasf deve atuar dentro de algumas diretrizes relativas à APS, a saber: ação interdisciplinar e intersetorial; educação permanente em saúde dos profissionais e da população; desenvolvimento da noção de território; integralidade, participação social, educação popular; promoção da saúde e humanização

    fonte:MS - Diretrizes dos NASF


ID
2995096
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • ERRADO LETRA E

    O Nasf 2 (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) deverá ter no mínimo três profissionais, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista e terapeuta ocupacional; e se vincular a no mínimo três equipes de Saúde da Família.

    A composição de cada um dos NASF será definida pelos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

  • LETRA E - INCORRETA

    § 3º O NASF 2 deverá ser composto por no mínimo três profissionais de nível superior de ocupações não-coincidentes entre as listadas no § 4º deste artigo.

    § 4º Para efeito de repasse de recursos federais, poderão compor os NASF 2 as seguintes ocupações do Código Brasileiro de Ocupações - CBO: Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo; e Terapeuta Ocupacional.

    Art. 6º Definir que cada NASF 2 realize suas atividades vinculado a, no mínimo, 3 (três) equipes de Saúde da Família.


ID
2995099
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • errado letra C

    Portanto, apoiar a abordagem dos determinantes sociais significa compreender o valor que a saúde tem para a sociedade e admitir que ela depende de ações que, muitas vezes, não têm relação com o setor saúde. esse chamado da comissão, clamando que ações amplas sejam implementadas, é um reflexo do modo através do qual fatores de risco para a saúde - e os benefícios gerados pelas ações - se dão em todos os níveis da governança (local, nacional e global). Visto que tanto os problemas quanto as suas soluções são sistêmicos, as políticas públicas tem uma importância central - por exemplo, políticas de transporte e habitação, no nível local; políticas fiscais, ambientais, educacionais e sociais, em nível nacional; e políticas financeiras, comerciais e agrícolas, em nível global

    FONTE:

  • Subsidiando a colega Barbara Lais que respondeu a questão abaixo: O Gabarito é LETRA D.

  • LETRA D

    Portanto, adotar a abordagem dos determinantes sociais significa compreender o valor que a saúde tem para a sociedade e admitir que ela depende de ações que, muitas vezes, não têm relação com o setor Saúde


ID
2995102
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • c) ERRADA

    A documentação do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) utiliza a definição de nascido vivo da OMS, que é clara quanto à descrição do evento a ser notificado e NÃO leva em conta a viabilidade do recém-nascido.

  • Alguém poderia explicar melhor essa questão?


ID
2995105
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Lei 8.142/1990

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a , contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

  • Art. 2° Os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) serão alocados como:

     

    I - despesas de custeio e de capital do Ministério da Saúde, seus órgãos e entidades, da administração direta e indireta;

    II - investimentos previstos em lei orçamentária, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional;

    III - investimentos previstos no Plano Qüinqüenal do Ministério da Saúde;

    IV - cobertura das ações e serviços de saúde a serem implementados pelos Municípios, Estados e Distrito Federal.

    Parágrafo único. Os recursos referidos no inciso IV deste artigo destinar-se-ão a investimentos na rede de serviços, à cobertura assistencial ambulatorial e hospitalar e às demais ações de saúde.


ID
2995108
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 7.508

    Art. 37. O Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde observará as seguintes diretrizes básicas para fins de

    garantia da gestão participativa:

    I - estabelecimento de estratégias que incorporem a avaliação do usuário das ações e dos serviços, como

    ferramenta de sua melhoria;

    II - apuração permanente das necessidades e interesses do usuário; e

    III - VETARÁ publicidade dos direitos e deveres do usuário na saúde em todas as unidades de saúde do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar.

    ALTERNATIVA B

  • Art. 37. O Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde observará as seguintes diretrizes básicas para fins de garantia da gestão participativa:

    I - estabelecimento de estratégias que incorporem a avaliação do usuário das ações e dos serviços, como ferramenta de sua melhoria;

    II - apuração permanente das necessidades e interesses do usuário; e

    III - publicidade dos direitos e deveres do usuário na saúde em todas as unidades de saúde do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar.

  • Deu pra matar sem mesmo ter estudado essa lei kkkkkkk

    R: B


ID
2995111
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E:

    LEI 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • É ascendente.

  • Letra E está errada porquê o planejamento e orçamento do SUS será ascendente, do nível local ao federal.

  • Planejamento e do Orçamento do SUS

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.


ID
2995114
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo à iniciativa privada dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • Gabarito B

    complemento:

    CF

    Art. 198. As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede REGIONALIZADA

    e HIERARQUIZADA e constituem um SISTEMA ÚNICO,

  • ALTERNATIVA ERRADA É A LETRA B,ERRO BEM SUTIL.

    CONTITUIÇÃO FEDERAL.

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.


ID
2995117
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

    O ministério da Saúde foi criado em 25 de Julho de 1953 pela Lei 1.920, assinada por Getúlio Vargas.

  • Isso, Diego! Mas saliento que ele foi mesmo desmembrado do Ministério da Educação e Saúde.

  • 1953 - Criação do Ministério da saúde.

  • Gabarito E

    Sobre a alternativa B

    B) O texto constitucional demonstra claramente que a concepção do SUS estava baseado na formulação de um modelo de saúde voltado para as necessidades da população, procurando resgatar o compromisso do estado para com o bem-estar social, especialmente no que refere a saúde coletiva, consolidando-o como um dos direitos da cidadania. CERTA

    Constituição Federal

    Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

  • O Ministério da Saúde foi criado em 1953.

  • 1904 : Revolta da Vacina

    1923: Lei Elói Chaves

    1923- 1933: criação do CAPS ( caixa de aposentadoria e pensão)

    1937: instituição das conferencias de saúde no Brasil- governo Getúlio Vargas

    1933- 1966: Criação do IAPS ( instituto de administração financeira da Previdência e Assistência social)

    1953: criação do Ministério da Saúde- 2° conferencia nacional de saúde- separação dos Ministérios de saúde e educação

    1966- 1977: Criação do INPS- concede benefícios ( IAPAS gestão)+INAMPS ( médico)- dividido pelo SIMPAS)

    1977: 1 conferência internacional sobre atenção primária à saúde ( Alma Ata)

    1977-1993: INAMPS ( assistência médica previdenciária)

    1983: Implementação do AIS ( ações integradas de saúde)

    1986: em março 8° Conferência Nacional de saúde

    1987:em julho foi criado o SUDS ( sistema unificado e descentralizado de saúde)

    1988 : CF-88- título para Saúde- criação do SUS

    1990: Lei 8080 regulamento o SUS( Lei orgânica da saúde)- extingue INAMPS, incorporando-o ao Ministério da Saúde

    1990: Lei 8142 financiamento e participação da população

  • O Ministério da saúde foi criado em 1953

  • GABARITO: LETRA E

    A criação do Ministério da Saúde foi em 25 de julho de 1953, Brasil.

  • O ministério da Saúde foi criado em 1953 a partir de um desmembramento do ministério da Educação!

  • Criado em 1953 com o desmembramento do MESP -Ministério de Educação e saúde ( Criado em 1930)

  • Ministério da Saúde foi criado em 1953

  • Em 1981 se tem a Instituição do Plano CONASP ( Conselho Consultivo de Administração da Saúde Previdenciária. O Plano se dividia em três grandes grupos de programas, um deles eram as Ações Integradas de Saúde (AIS) Que é um marco da atenção Primária.

  • O Ministério da Saúde foi criado em 1953, sendo um desdobramento do MESP-Ministério da Educação e Saúde criado em 1930, o qual evidenciava uma dicotomia entre saúde pública e assistência médica.


ID
2995120
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA: CONJUNTO DE REGRAS, DIREITOS, DEVERES E PROIBIÇÕES.

  • Letra C: Os códigos de ética são normas de conduta inadequada.


ID
2995123
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • - Todo recém-nascido tem direito ao acesso à realização de testes de Triagem Neonatal, em conformidade com o disposto nesta Portaria. Os testes deverão ser realizados até o 30º dia de vida (preferencialmente entre o 2º e o 7º dia de vida), com coleta do material efetuada de acordo com os critérios técnicos estabelecidos no Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacionais do Programa Nacional de Triagem Neonatal a ser elaborado e publicado pela Secretaria de Assistência à Saúde/SAS/MS

  • Gente não consigo fazer simulado


ID
2995126
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas

ID
2995129
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Art. 2º A realização de transplante ou enxertos de tecidos, órgãos ou partes do corpo humano só poderá ser realizada por estabelecimento de saúde, público ou privado, e por equipes médico-cirúrgicas de remoção e transplante previamente autorizados pelo órgão de gestão nacional do Sistema Único de Saúde.

    Parágrafo único. A realização de transplantes ou enxertos de tecidos, órgãos e partes do corpo humano só poderá ser autorizada após a realização, no doador, de todos os testes de triagem para diagnóstico de infecção e infestação exigidos em normas regulamentares expedidas pelo Ministério da Saúde.             


ID
2995132
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Pacientes não acompanhados na rede pública, para terem acesso aos medicamentos, não precisam ser avaliados pelas Unidades públicas capacitadas, para que sejam respeitadas as indicações técnicas vigentes.

    TODOS PRECISAM!

  • A afirmativa da letra D ficou sem clareza textual.


ID
2995135
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir e marque a opção INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Deve o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a permanência do acompanhante do idoso apenas quando este estiver em observação em tempo integral, segundo o critério médico.

    → palavra-queda em questões de concursos, APENAS. Em 95% das questões, se tiver essas palavras denotativas de exclusão, de particularidade, serão em alternativas incorretas.

    → de acordo com o estatuto do idoso (10741/03): Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • ESTATUTO DO IDOSO.

    Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

    Parágrafo único. Caberá ao profissional de saúde responsável pelo tratamento conceder autorização para o acompanhamento do idoso ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.


ID
2995144
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-a-discussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suas-obras-4952826.html)

Com base no texto 'Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras', marque a opção CORRETA

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas.

    ===> temos o "que" dando início a uma oração subordinada SUBSTANTIVA objetiva direta (com valor substantivo).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • para ver se tem valor de Substantivo, toque o restante por isso ou disso.

    Para nós, hoje, é difícil aceitar ISSO.....

  • aceitar -> VTD

    Sendo VTD, a oraçao subsequente será OSSOD, que tem valor de substantivo.

  • Minha contribuição.

    As orações subordinadas substantivas exercem a função sintática do substantivo. Elas podem exercer a função sintática de sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicado, complemento nominal e aposto.

    Obs.: Uma característica bem peculiar dessas orações é que quando desenvolvidas iniciam por conjunção subordinativa integrante. ´´CSI``

    Mnemônico - Professor Pablo Jamilk

    A CSI vai te dar uma pista ---> Oração subordinada substantiva :)

    Tipos de orações subordinadas substantivas:

    a) Oração subordinada substantiva subjetiva ---> Sujeito

    b) Oração subordinada substantiva predicativa ---> Predicativo

    c) Oração subordinada substantiva objetiva direta ---> Objeto direto

    d) Oração subordinada substantiva objetiva indireta ---> Objeto indireto

    e) Oração subordinada substantiva completiva nominal ---> Complemento nominal

    f) Oração subordinada substantiva apositiva ---> Aposto

    Abraço!!!

  • Gabarito A

  • Oração subordinada substantiva objetiva direta.

  • O pessoal comenta o gabarito errado e ainda ganha like.

    Presta atenção meu povo pra não aprender errado.

    O gabarito é : A A A A A A A A A A A A A A A A A A A

  • eu sabia que era objetiva direta so não lembrei da classe substantiva, acabei marcando adverbial, contudo, é errando que se acerta.

  • oraçao subordinada substantiva SUBJETIVA

  • Gabarito: A

    Oração subordinada substantiva objetiva direta: Exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal.

    Esquema: VTD + QUE/SE

    Exemplo: Os funcionários não sabiam que era dia de despedimentos.

  • Gabarito: A

    Para nós, hoje, é difícil aceitar (ISSO) que um artista do calibre do poeta português(...)

    Oração subordinada substantiva subjetivas: A oração tem valor de sujeito.

  • Adverbiais = subordinadas

    Substantivas = conjunção integrante

    adjetivas = pronome relativo


ID
2995147
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Buíque - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português

Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras


Causou estarrecimento em muita gente a descoberta de um texto racista escrito pelo poeta Fernando Pessoa (1888 – 1935). A discussão correu as redes sociais depois que o escritor Antonio Carlos Secchin reproduziu um trecho em sua página no Facebook. O estarrecimento certamente ficou por conta da contundência das frases e também porque Fernando Pessoa ocupa um imaginário quase etéreo e mítico dentro da cultura ocidental contemporânea. Para nós, hoje, é difícil aceitar que um artista do calibre do poeta português, que simplesmente reescreveu liricamente a empreitada lusitana, criou complexos heterônimos e se tornou um dos pilares da literatura e da língua portuguesa, fosse capaz de escrever palavras tão assombrosas. [...]

Fernando Pessoa tinha 28 anos quando escreveu que “a escravatura é lógica e legítima; um zulu ou um landim não representa coisa alguma de útil neste mundo.” Anos mais tarde, aos 32 anos, Pessoa escreveu que “a escravidão é lei da vida, e não há outra lei, porque esta tem que cumprir-se, sem revolta possível. Uns nascem escravos, e a outros a escravidão é dada.” E, mesmo próximo de completar 40 anos, as ideias racistas ainda persistiam: “Ninguém ainda provou que a abolição da escravatura fosse um bem social (...) quem nos diz que a escravatura não seja uma lei natural da vida das sociedades sãs?” [...]

O caso de Fernando Pessoa reacende a discussão sobre a relação entre os escritores e suas obras e nos faz refletir o quanto suas biografias podem nos influenciar como leitores. Mesmo considerado um grande gênio pela crítica, não se pode esquecer que Fernando Pessoa é fruto de um país colonialista, ou seja, ele está inserido na longa tradição lusitana de exploração colonial. [...]

É doloroso descobrir que um ícone literário tenha um lado tão sombrio. Portanto, o nosso desafio como leitores é o de sabermos separar a obra do autor, pois antes de ser poeta, Fernando é humano com toda a complexidade e contradição que ele carrega. A indignação e a decepção com o literato é válida e necessária porque nos aproxima dele e nos afasta daquela figura mítica e sobrenatural, ao mesmo tempo em que resgata a humanidade que há em nós ao refutarmos seus textos racistas e misóginos. A discussão foi posta, mas não percamos de vista a literatura. Guimarães Rosa já cantava essa pedra: “Às vezes, quase sempre, um livro é maior que a gente”.

(Adaptado. Disponível em: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/proa/noticia/2016/01/d eclaracoes-racistas-de-fernando-pessoa-reacendem-a-discussao-sobre-a-relacao-entre-os-artistas-e-suas-obras-4952826.html)

Com base no texto 'Declarações racistas de Fernando Pessoa reacendem a discussão sobre a relação entre os artistas e suas obras', marque a opção INCORRETA

Alternativas