SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL - Secretário Escolar


ID
4982194
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos estados, é uma prática vedada aos municípios, de acordo com a LDB.
II. À luz da LDB, são instituições de ensino privadas aquelas mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.
Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;

    Art. 19 As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas: II - privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado.

    Resposta C

  • A questão exigiu conhecimento dos artigos 11 e 19 da lei nº 9.349/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Devemos analisar cada assertiva. Vejamos:

    I- Falsa.

    O erro foi dizer que o município não pode organizar, manter e desenvolver os órgão dos seus sistemas. Vejam:

    "Art. 11º. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados; (...)

     I- Verdadeira.

    "19. As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas:   

    I - públicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público;

    II - privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado (...)"

    Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    Referência bibliográfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO DO MONITOR: C


ID
4982197
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A LDB veda a organização de classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, ainda que com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou quaisquer outros componentes curriculares.
II. O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, que tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre a educação brasileira.
III. Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, de acordo com a LDB.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a II e a III estão corretas

  • GABARITO:B.

    I - ERRADO - Progressão Parcial: os estabelecimentos de ensino que utilizarem a progressão regular por série poderão adotar a progressão parcial para os estudantes. Além do regime de progressão parcial, também é permitida a criação de turmas ou classes de séries ou anos distintos, especialmente para os ensinos de língua estrangeira e de artes, além de outras disciplinas.

    II- CERTO -  O Censo Escolar é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, que tem por objetivo realizar um amplo levantamento sobre a educação brasileira. 

    III- CERTO - A possibilidade de aceleração dos estudos para os alunos em atraso escolar, mediante avaliação e o aproveitamento de estudos concluídos com êxito, além da obrigatoriedade da recuperação preferencialmente paralela ao processo para os alunos com baixo rendimento escolar.

    PAPÃO = Possibilidade de aceleração+ Avaliação contínua e cumulativa+ Possibilidade de avanço+ Aproveitamento de estudo + Obrigatoriedade dos estudos de recuperação 


ID
4982200
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Brasil, a classificação da criança na primeira série do Ensino Fundamental deve ser feita apenas por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas, conforme disposto nos termos da LDB.
II. Nos termos da LDB, é vedado ao município autorizar, credenciar ou mesmo supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino, pois, de acordo com essa lei, essa é uma atribuição das entidades de controle do governo estadual.
III. As instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada, são parte integrante dos sistemas municipais de ensino, de acordo com a LDB.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • apenas a III correta

    III. As instituições de Educação Infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada, são parte integrante dos sistemas municipais de ensino, de acordo com a LDB

  • Para quem ficou com dúvida, está no art.18

    Art. 18. Os sistemas municipais de ensino compreendem:

    I - as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal;

    II - as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada;

    III – os órgãos municipais de educação.


ID
4982203
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O calendário escolar não deve adequar-se às peculiaridades locais, ainda que as condições climáticas e econômicas imponham restrições ao cumprimento do mesmo, pois, de acordo com o disposto na LDB, a proposta pedagógica e o currículo de todas as instituições de Educação Básica, no Brasil, devem ser nacionalmente padronizados.
II. O Censo Escolar é regulamentado por instrumentos normativos, que instituem a obrigatoriedade, os prazos, os responsáveis e suas responsabilidades, bem como os procedimentos para realização de todo o processo de coleta de dados.
III. A verificação do rendimento escolar, nas instituições municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, não deve prever a possibilidade de avanço nos cursos ou nas séries mediante verificação do aprendizado.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não consigo acessar "apostilas e resumos" para matérias do concurso de Técnico da Previdência Social! Socorro! Quem pode me ajudar?? Tenho pouco tempo para estudar e preciso dinamizar meus estudos!

ID
4982206
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A LDB determina que os municípios devem eximir-se de exercer ação redistributiva em relação às suas escolas, pois compete ao respectivo conselho estadual de educação determinar a prioridade com que os recursos financeiros serão destinados a nível municipal.
II. No Censo Escolar, a coleta de dados das escolas tem caráter declaratório, sendo é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da matrícula inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.
III. A verificação do rendimento escolar, de acordo com as disposições da LDB, não deve prever a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B.

    Sobre a altenativa I (ERRADO):

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    I – organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados;

    II – exercer ação redistributiva em relação às suas escolas;

    Sobre a altenativa III (ERRADO):

     A verificação do rendimento escolar, de acordo com as disposições da LDB, deve prever a possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.


ID
4982209
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Notificar ao Conselho Tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino.
II. No Brasil, a carga horária mínima anual deve ser de novecentas horas para o Ensino Fundamental, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
III. De acordo com o disposto na LDB, velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C, pois a única incorreta é a assertiva n° II

  • I. Notificar ao Conselho Tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 30% (trinta por cento) do percentual permitido em lei é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino.

    II. No Brasil, a carga horária mínima anual deve ser de novecentas horas (800h) para o Ensino Fundamental e médio, distribuídas por um mínimo de cento e oitenta dias (200 dias) de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

    III. De acordo com o disposto na LDB, velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino. 


ID
4982212
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da LDB, no Brasil, as instituições de ensino devem ser mantidas, exclusivamente, por recursos federais destinados ao desenvolvimento da educação, sendo vedadas, neste país, a constituição de entidades privadas de ensino.
II. De acordo com as disposições da LDB, a verificação do rendimento escolar dos educandos deve ser realizada de forma contínua e não cumulativa, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
III. O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Apenas a afirmativa III está correta.

  • I. À luz da LDB, no Brasil, as instituições de ensino devem ser mantidas, exclusivamente, por recursos federais destinados ao desenvolvimento da educação, sendo vedadas, neste país, a constituição de entidades privadas de ensino. (Errada. Todas as esferas do poder público devem participar com seus recursos e a constituição de entidades privadas de ensino é livre)

    II. De acordo com as disposições da LDB, a verificação do rendimento escolar dos educandos deve ser realizada de forma contínua e não cumulativa, com prevalência dos aspectos quantitativos sobre os qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. (é cumulativo e, ainda, os aspectos quantitativos não se sobrepõem aos qualitativos)

    III. O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas. (Correta)


ID
4982215
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito da instituição de ensino, é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, de acordo com a LDB.
II. A LDB determina que é vedado aos municípios se integrar ao sistema estadual de ensino ou mesmo compor com ele um sistema único de educação básica. Ou seja, nos termos dessa lei, o sistema municipal de ensino deve ser independente, autônomo e distinto dos sistemas estadual e federal em todos os aspectos.
III. De acordo com as disposições da LDB, os órgãos municipais de educação são parte integrante dos sistemas municipais de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: ...IX - promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas;

    Art. 11... ...Parágrafo único. Os Municípios poderão optar, ainda, por se integrar ao sistema estadual de ensino ou compor com ele um sistema único de educação básica.

    Art. 18. Os sistemas municipais de ensino compreendem: ...III – os órgãos municipais de educação.

    Resposta C


ID
4982218
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são requisitos básicos para ingresso no serviço público, entre outros, a quitação com as obrigações militares e eleitorais, residir no município onde exercerá o cargo e possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.
II. De acordo com a lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são formas de provimento de cargo público, entre outras previstas em lei, a nomeação, a promoção e a ascensão.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982221
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são formas de provimento de cargo público, entre outras previstas em lei, a transferência, a readaptação e a reversão.
II. À luz da lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, a investidura em cargo público ocorrerá com a posse.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982224
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz na escola é uma incumbência do estabelecimento de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, conforme disposto na LDB.
II. Elaborar e executar sua proposta pedagógica é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, de acordo com a LDB.
III. No Brasil, a educação básica no Nível Fundamental deve ser organizada exclusivamente em séries e deve adotar o currículo nacional comum, sendo vedadas quaisquer propostas de adaptação dos conteúdos ou diretrizes curriculares às características locais ou regionais.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa III está incorreta.


ID
4982227
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola, é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino.
II. Nos termos da LDB, é vedado ao município baixar normas complementares para o seu sistema de ensino. De acordo com essa lei, essa atribuição é exclusiva do Conselho Nacional de Educação e tais normas apenas passam a ter força de lei a partir da sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).
III. De acordo com o disposto na LDB, compete aos municípios oferecer a educação infantil em creches, apenas, sendo vedada a atuação em outros níveis de ensino, mesmo que estejam atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Somente a afirmativa I está correta.

    Bons estudos!!!

  • Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: ...VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

    Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: .III - baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;

     ..V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.

    Reposta B


ID
4982230
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A educação, de acordo com a LDB, abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana e no trabalho, apenas, não estando incluídas nesse conceito as ações desenvolvidas nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais ou mesmo nas organizações da sociedade civil. II. A educação básica, no Brasil, tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e privá-los dos meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

    Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

    Resposta D

  • A questão exigiu conhecimento da letra seca dos artigos 1º e 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB, 9394/1996. Julguemos as assertivas:

    I- Falsa.

    O erro foi dizer que "não estando incluídas nesse conceito as ações desenvolvidas..." Vejam o texto de lei:

    "Art. 1º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais."

     II- Falsa.

    O erro foi no final "a educação básica, no Brasil, tem por finalidades desenvolver ... privá-los dos meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores."

    "Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores."

    Portanto, todas as assertivas estão erradas.

    Referência bibliográfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO DO MONITOR: D


ID
4982233
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A LDB é uma lei que disciplina a Educação Infantil, apenas. De acordo com essa lei, a educação se desenvolve exclusivamente por meio do ensino, em instituições próprias para esse fim.
II. A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no país e no exterior, tendo como base, exclusivamente, a idade do educando.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º, § 1º:

    § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias.

    Art. 23, §1º:

    § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.

    Resposta D

  • A questão exigiu conhecimento do artigo 1º e 24º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(LDB). Julguemos as assertivas:

     I- Falsa

    O erro foi dizer que a LDB disciplina somente a educação infantil, essa lei abrange toda educação escola e a educação infantil é uma etapa da educação básica, ou seja, disciplina a educação infantil e outras

    áreas.

    "Art. 1º (...) § 1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. (...)"

    II- Falsa

    O erro foi dizer que a escola não poderá reclassificar os alunos...

    "Art. 23. (...) § 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.(...)"

    Referência bibliográfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996..

    GABARITO DO MONITOR: D


ID
4982236
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da LDB, promover um ambiente escolar seguro, adotando estratégias de prevenção e enfrentamento ao uso ou dependência de drogas, é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino.
II. A veracidade das informações prestadas no Censo da Educação Básica é de responsabilidade solidária entre as escolas e os gestores dos entes federados (estados e municípios), sendo estes últimos responsáveis também pelo acompanhamento de todo o processo censitário no âmbito de sua esfera administrativa.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982239
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Nos sistemas municipais de ensino, a verificação do rendimento escolar deve ser realizada, exclusivamente, com base na frequência do aluno às atividades regulares no ambiente escolar.
II. Os diretores e dirigentes dos estabelecimentos de ensino são os responsáveis pelas informações declaradas no Censo da Educação Básica.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982242
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A classificação em qualquer série ou etapa do Ensino Fundamental pode ser feita por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, em uma escola de outro sistema de ensino, conforme disposto na LDB.
II. Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, de acordo com as disposições da LDB.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 24 A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

    ... II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do Ensino Fundamental, pode ser feita:

    a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;

    b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;

    c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;

  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve avaliar a veracidade de cada assertiva. Vejamos:

    I. Falsa.

    O erro foi ter dito que a classificação em qualquer série ou etapa do Ensino Fundamental pode ser feita por promoção. Vejam o texto legal:

    "Art. 24 A Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: (...) II - a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita: (...)"

    II. Verdadeira.

    "Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: (...) III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas; (...)"

    Portanto, a afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa

    Gabarito: B


ID
4982245
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. As instituições do Ensino Fundamental e de Educação Infantil mantidas pelo Poder Público municipal, são parte integrante dos sistemas municipais de ensino.
II. A educação escolar deve desvincular-se do mundo do trabalho e da prática social, de acordo com as disposições da LDB.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento dos artigos 1 e 11 da lei nº 9.349/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Devemos analisar cada assertiva. Vejamos:

    I- Verdadeira

    "Art. 11º. Os Municípios incumbir-se-ão de:

    I - organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados; (...)

    V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino. (...)"

     I- Falsa.

    O parágrafo 2 do artigo 1º fala que a educação deve vincular ao mundo do trabalho e não desvincular.

    Art. 1º (...) § 2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. (...)"

    Portanto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    Referência bibliográfica: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.

    GABARITO DO MONITOR: B


ID
4982248
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O Decreto n° 6.425, de 4 de abril de 2008, que dispõe sobre a realização dos censos anuais da educação, estabelece no artigo 4º que o fornecimento das informações solicitadas no Censo da Educação Básica é obrigatório para todas as escolas públicas e privadas.
II. De acordo com a LDB, são instituições de ensino públicas aquelas criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996 e do Decreto n° 6.425, de 4 de abril de 2008 . O candidato deve avaliar a veracidade de cada assertiva. Vejamos:

    I. Verdadeira.

    Consoante Decreto n° 6.425, de 4 de abril de 2008, que dispõe sobre a realização dos censos anuais da educação, estabelece que: "Art. 4º O fornecimento das informações solicitadas por ocasião do censo da educação básica e da educação superior, bem como para fins de elaboração de indicadores educacionais, é obrigatório para todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e para todas as instituições de educação superior, na forma do art. 9º, inciso V e § 2o, da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996."

    II. Verdadeira.

    "Art. 19. As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas seguintes categorias administrativas: I - públicas, assim entendidas as criadas ou incorporadas, mantidas e administradas pelo Poder Público; II - privadas, assim entendidas as mantidas e administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. III - comunitárias, na forma da lei. "

    Portanto, ambas as assertivas são verdadeiras.

    Gabarito: A


ID
4982251
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O Censo Escolar é um importante levantamento estatístico educacional sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da educação básica e da educação profissional.
II. No Brasil, a educação básica deve organizar-se em séries anuais, com base na idade dos educandos, apenas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982254
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Com relação às responsabilidades das escolas relativas aos procedimentos de preenchimento do Censo Escolar, é correto afirmar que os dados declarados pelas unidades escolares devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola (ficha de matrícula, diário de classe, livro de frequência, histórico escolar, sistemas eletrônicos de acompanhamento, diário do professor, regimento escolar, projeto político-pedagógico, documentos de modulação de professores e de enturmação, dentre outros). Essa exigência é fundamental para a garantia da fidedignidade dos dados declarados.
II. Informar o pai e a mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola, é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino.
III. A classificação em qualquer série ou etapa, inclusive a primeira do Ensino Fundamental, deve ser feita apenas mediante avaliação escrita realizada pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982257
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, a nomeação para cargo de carreira, ou isolado, depende de prévia habilitação em concurso público de prova ou de provas e títulos, obedecida a ordem de classificação e o prazo de sua validade.
II. À luz da lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são requisitos básicos para ingresso no serviço público, entre outros, ter idade mínima de vinte e dois anos e boa saúde física e mental.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982260
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. À luz da lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, a nomeação será feita em caráter efetivo, quando se tratar de cargo de carreira, isolado. Para cargos de confiança, de livre exoneração, a nomeação será feita em comissão.
II. À luz da lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são requisitos básicos para ingresso no serviço público, exclusivamente, possuir a nacionalidade brasileira e o gozo dos direitos políticos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982263
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros é uma incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, conforme disposto na LDB.
II. Entre outras limitações previstas na LDB, é vedado aos municípios assumir qualquer responsabilidade quanto ao transporte escolar dos alunos da rede municipal, ainda que estes residam em regiões distantes das instituições de ensino municipais.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Para responder a esta questão, exige-se conhecimento sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996. O candidato deve avaliar a veracidade de cada assertiva. Vejamos:

    I. Verdadeira.

    "Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: (...) II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; (...)"

    II. Falsa.

    "Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: (...) VI - assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. 

    Portanto, apenas uma assertiva está correta.

    Gabarito: B


ID
4982266
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com a lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, o provimento dos cargos públicos deve ser feito mediante ato informal da autoridade competente de cada poder, do dirigente superior de autarquia ou de fundação pública.
II. De acordo com a lei nº 1.240, de 20 de novembro de 1991, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Palmeira dos Índios, das Autarquias e das Fundações Públicas Municipais, são formas de provimento de cargo público, entre outras previstas em lei, o aproveitamento; a reintegração e a recondução.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982269
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Educação como direito social necessita de parâmetros, diretrizes e normativas que orientem sua constituição e assegurem minimamente possibilidades de efetivação. Nesse contexto, observa-se que a constituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, permitiu a organização, de modo mais claro, do sistema educacional do Brasil. Muitos programas, projetos e ações se efetivaram a partir das prescrições oriundas nesse documento institucional brasileiro. Em todas as etapas e modalidades educativas houve crescimento não simplesmente em números, mas na qualidade do ensino e da aprendizagem da população, em especial, para as camadas populacionais menos favorecidas economicamente na história do Brasil. 

HISTÓRICO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, sancionada pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 20 de dezembro de 1996, tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Nacional de 1988. É por meio desse documento que encontramos os princípios gerais da educação do país, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. 

ESTRUTURA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 possui 92 artigos, estando organizados em nove títulos, cinco capítulos e cinco seções, os quais definem os marcos legais da educação brasileira.

O Título I nominado “Da Educação” apresenta no artigo 1º o conceito de Educação, sua abrangência e os lócus de efetivação. Nesse artigo 1º há dois incisos que esclarecem os objetivos da lei, sua proposta para a educação escolar, que deverá se vincular a prática social e ao mundo do trabalho.

O Título II “Dos princípios e fins da Educação Nacional” referencia em sua discussão a defesa do pluralismo de ideias, da liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento, da igualdade de condições para acesso à escola, do respeito aos profissionais de ensino, da gestão democrática e da consideração com a diversidade étnico-racial, dentre outros.

Quanto ao Título III “Do Direito à Educação e do Dever de Educar”, discorre sobre a obrigatoriedade do poder público em oferecer igualdade de condições de acesso às escolas e gratuidade e obrigatoriedade da educação básica dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Nesse fragmento da lei, o artigo 7º afirma que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas algumas condições. 

A segunda seção “Educação infantil” estrutura em termos gerais a primeira etapa da educação básica. O artigo 29º pontifica que a educação infantil tem como propósito o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Adaptado. Por Emerson Augusto de Medeiros, disponível em: http://bit.ly/33cynJj (acesso em 03/11/2019). 

Com base no texto 'Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional', leia as afirmativas a seguir:
I. O texto informa que a LDB foi sancionada pelo então presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 1996. Afirma, ainda, que essa lei tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Nacional de 1988.
II. O autor aponta que, no artigo 1º da LDB, é apresentado o conceito de educação, sua abrangência e os lócus de efetivação.
III. No texto, o autor afirma que o título II da LDB ataca a igualdade de condições para acesso à escola, o respeito aos profissionais de ensino, a gestão democrática e a consideração com a diversidade étnico-racial, dentre outros aspectos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C Erro da Alternativa III "a gestão democrática e a consideração com a diversidade étnico-racial, dentre outros aspectos."
  • A afirmativa III do enunciado diz que o autor do texto "ataca" a igualdade de condições para acesso à escola, o que torna a afirmativa falsa. Logo, somente a afirmativa II está correta. Questão passível de anulação.

  • Ao colocar a alternativa "C" como certa a banca deve ter considerado a "I" como certa, "então presidente", mas no meu ver é "ex-presidente". Marquei a "B".


ID
4982272
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Educação como direito social necessita de parâmetros, diretrizes e normativas que orientem sua constituição e assegurem minimamente possibilidades de efetivação. Nesse contexto, observa-se que a constituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, permitiu a organização, de modo mais claro, do sistema educacional do Brasil. Muitos programas, projetos e ações se efetivaram a partir das prescrições oriundas nesse documento institucional brasileiro. Em todas as etapas e modalidades educativas houve crescimento não simplesmente em números, mas na qualidade do ensino e da aprendizagem da população, em especial, para as camadas populacionais menos favorecidas economicamente na história do Brasil. 

HISTÓRICO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, sancionada pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 20 de dezembro de 1996, tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Nacional de 1988. É por meio desse documento que encontramos os princípios gerais da educação do país, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. 

ESTRUTURA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 possui 92 artigos, estando organizados em nove títulos, cinco capítulos e cinco seções, os quais definem os marcos legais da educação brasileira.

O Título I nominado “Da Educação” apresenta no artigo 1º o conceito de Educação, sua abrangência e os lócus de efetivação. Nesse artigo 1º há dois incisos que esclarecem os objetivos da lei, sua proposta para a educação escolar, que deverá se vincular a prática social e ao mundo do trabalho.

O Título II “Dos princípios e fins da Educação Nacional” referencia em sua discussão a defesa do pluralismo de ideias, da liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento, da igualdade de condições para acesso à escola, do respeito aos profissionais de ensino, da gestão democrática e da consideração com a diversidade étnico-racial, dentre outros.

Quanto ao Título III “Do Direito à Educação e do Dever de Educar”, discorre sobre a obrigatoriedade do poder público em oferecer igualdade de condições de acesso às escolas e gratuidade e obrigatoriedade da educação básica dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Nesse fragmento da lei, o artigo 7º afirma que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas algumas condições. 

A segunda seção “Educação infantil” estrutura em termos gerais a primeira etapa da educação básica. O artigo 29º pontifica que a educação infantil tem como propósito o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Adaptado. Por Emerson Augusto de Medeiros, disponível em: http://bit.ly/33cynJj (acesso em 03/11/2019). 

Com base no texto 'Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional', leia as afirmativas a seguir:
I. O artigo 29º da LDB, afirma o autor, pontifica que a Educação Infantil tem como propósito o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
II. De acordo com o texto, a LDB representa um retrocesso no desenvolvimento da educação nacional, pois essa lei retira direitos dos trabalhadores, limita as possibilidades de exploração do conhecimentos pelos educandos e prioriza os investimentos no Ensino Superior.
III. Segundo o autor, muitos programas, projetos e ações se efetivaram a partir das prescrições oriundas da LDB.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA. ❌ No texto citado, não há a presença do Art. 29, tampouco fala do retrocesso na educação, muito pelo contrário... QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO/ANULAÇÃO.
  • Essa questão tem que ser anulada.

  • QUESTÃO TEM QUE SER ANULADA.

  • Que questão ridícula...

  • Gabarito: letra C

    "O artigo 29º pontifica que a educação infantil tem como propósito o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade."


ID
4982275
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Educação como direito social necessita de parâmetros, diretrizes e normativas que orientem sua constituição e assegurem minimamente possibilidades de efetivação. Nesse contexto, observa-se que a constituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, permitiu a organização, de modo mais claro, do sistema educacional do Brasil. Muitos programas, projetos e ações se efetivaram a partir das prescrições oriundas nesse documento institucional brasileiro. Em todas as etapas e modalidades educativas houve crescimento não simplesmente em números, mas na qualidade do ensino e da aprendizagem da população, em especial, para as camadas populacionais menos favorecidas economicamente na história do Brasil. 

HISTÓRICO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, sancionada pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 20 de dezembro de 1996, tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Nacional de 1988. É por meio desse documento que encontramos os princípios gerais da educação do país, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. 

ESTRUTURA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 possui 92 artigos, estando organizados em nove títulos, cinco capítulos e cinco seções, os quais definem os marcos legais da educação brasileira.

O Título I nominado “Da Educação” apresenta no artigo 1º o conceito de Educação, sua abrangência e os lócus de efetivação. Nesse artigo 1º há dois incisos que esclarecem os objetivos da lei, sua proposta para a educação escolar, que deverá se vincular a prática social e ao mundo do trabalho.

O Título II “Dos princípios e fins da Educação Nacional” referencia em sua discussão a defesa do pluralismo de ideias, da liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento, da igualdade de condições para acesso à escola, do respeito aos profissionais de ensino, da gestão democrática e da consideração com a diversidade étnico-racial, dentre outros.

Quanto ao Título III “Do Direito à Educação e do Dever de Educar”, discorre sobre a obrigatoriedade do poder público em oferecer igualdade de condições de acesso às escolas e gratuidade e obrigatoriedade da educação básica dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Nesse fragmento da lei, o artigo 7º afirma que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas algumas condições. 

A segunda seção “Educação infantil” estrutura em termos gerais a primeira etapa da educação básica. O artigo 29º pontifica que a educação infantil tem como propósito o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Adaptado. Por Emerson Augusto de Medeiros, disponível em: http://bit.ly/33cynJj (acesso em 03/11/2019). 

Com base no texto 'Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional', leia as afirmativas a seguir:
I. Infere-se do texto que o título III da LDB discorre sobre a obrigatoriedade do poder público em oferecer igualdade de condições de acesso às escolas e gratuidade e obrigatoriedade da educação básica dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
II. O autor afirma que, no artigo 1º da LDB, há dois incisos que esclarecem os objetivos daLei e de sua proposta para a educação escolar, que deverá se vincular à prática social e ao mundo do trabalho.
III. O texto permite deduzir que a LDB proporcionou avanços em todas as etapas e modalidades educativas, não simplesmente em números, mas na qualidade do ensino e da aprendizagem da população, em especial, para as camadas populacionais menos favorecidas economicamente na história do Brasil.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982278
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Educação como direito social necessita de parâmetros, diretrizes e normativas que orientem sua constituição e assegurem minimamente possibilidades de efetivação. Nesse contexto, observa-se que a constituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, permitiu a organização, de modo mais claro, do sistema educacional do Brasil. Muitos programas, projetos e ações se efetivaram a partir das prescrições oriundas nesse documento institucional brasileiro. Em todas as etapas e modalidades educativas houve crescimento não simplesmente em números, mas na qualidade do ensino e da aprendizagem da população, em especial, para as camadas populacionais menos favorecidas economicamente na história do Brasil. 

HISTÓRICO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, sancionada pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 20 de dezembro de 1996, tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Nacional de 1988. É por meio desse documento que encontramos os princípios gerais da educação do país, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. 

ESTRUTURA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 possui 92 artigos, estando organizados em nove títulos, cinco capítulos e cinco seções, os quais definem os marcos legais da educação brasileira.

O Título I nominado “Da Educação” apresenta no artigo 1º o conceito de Educação, sua abrangência e os lócus de efetivação. Nesse artigo 1º há dois incisos que esclarecem os objetivos da lei, sua proposta para a educação escolar, que deverá se vincular a prática social e ao mundo do trabalho.

O Título II “Dos princípios e fins da Educação Nacional” referencia em sua discussão a defesa do pluralismo de ideias, da liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento, da igualdade de condições para acesso à escola, do respeito aos profissionais de ensino, da gestão democrática e da consideração com a diversidade étnico-racial, dentre outros.

Quanto ao Título III “Do Direito à Educação e do Dever de Educar”, discorre sobre a obrigatoriedade do poder público em oferecer igualdade de condições de acesso às escolas e gratuidade e obrigatoriedade da educação básica dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Nesse fragmento da lei, o artigo 7º afirma que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas algumas condições. 

A segunda seção “Educação infantil” estrutura em termos gerais a primeira etapa da educação básica. O artigo 29º pontifica que a educação infantil tem como propósito o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Adaptado. Por Emerson Augusto de Medeiros, disponível em: http://bit.ly/33cynJj (acesso em 03/11/2019). 

Com base no texto 'Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional', leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o autor, o artigo 7º da LDB afirma que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas algumas condições.
II. O texto aponta que é por meio da LDB que se pode encontrar os princípios gerais da educação do Brasil. No entanto, lamenta o autor no texto, essa lei omite qualquer definição a respeito das diretrizes para a carreira dos profissionais da educação.
III. Segundo o texto, a constituição da LDB gerou uma grande desorganização na educação nacional, pois limitou os investimentos na Educação Infantil, reduziu os salários dos profissionais da área e desestimulou a permanência dos alunos nas escolas.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982281
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Educação como direito social necessita de parâmetros, diretrizes e normativas que orientem sua constituição e assegurem minimamente possibilidades de efetivação. Nesse contexto, observa-se que a constituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96, permitiu a organização, de modo mais claro, do sistema educacional do Brasil. Muitos programas, projetos e ações se efetivaram a partir das prescrições oriundas nesse documento institucional brasileiro. Em todas as etapas e modalidades educativas houve crescimento não simplesmente em números, mas na qualidade do ensino e da aprendizagem da população, em especial, para as camadas populacionais menos favorecidas economicamente na história do Brasil. 

HISTÓRICO

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, sancionada pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 20 de dezembro de 1996, tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Nacional de 1988. É por meio desse documento que encontramos os princípios gerais da educação do país, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. 

ESTRUTURA

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 possui 92 artigos, estando organizados em nove títulos, cinco capítulos e cinco seções, os quais definem os marcos legais da educação brasileira.

O Título I nominado “Da Educação” apresenta no artigo 1º o conceito de Educação, sua abrangência e os lócus de efetivação. Nesse artigo 1º há dois incisos que esclarecem os objetivos da lei, sua proposta para a educação escolar, que deverá se vincular a prática social e ao mundo do trabalho.

O Título II “Dos princípios e fins da Educação Nacional” referencia em sua discussão a defesa do pluralismo de ideias, da liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento, da igualdade de condições para acesso à escola, do respeito aos profissionais de ensino, da gestão democrática e da consideração com a diversidade étnico-racial, dentre outros.

Quanto ao Título III “Do Direito à Educação e do Dever de Educar”, discorre sobre a obrigatoriedade do poder público em oferecer igualdade de condições de acesso às escolas e gratuidade e obrigatoriedade da educação básica dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Nesse fragmento da lei, o artigo 7º afirma que o ensino é livre à iniciativa privada, atendidas algumas condições. 

A segunda seção “Educação infantil” estrutura em termos gerais a primeira etapa da educação básica. O artigo 29º pontifica que a educação infantil tem como propósito o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Adaptado. Por Emerson Augusto de Medeiros, disponível em: http://bit.ly/33cynJj (acesso em 03/11/2019). 

Com base no texto 'Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional', leia as afirmativas a seguir:
I. No texto, o autor afirma que o título II da LDB condena o pluralismo de ideias, a liberdade de aprender, de ensinar, de pesquisar e de divulgar o pensamento, dentre outros princípios prejudiciais à prática da educação no Brasil.
II. O autor do texto diz que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 possui 92 artigos, estando organizados em cinco títulos, nove capítulos e sete seções, os quais definem os marcos legais da educação brasileira.
III. Conclui-se do texto que a educação, enquanto direito social, dispensa a definição de parâmetros, diretrizes ou mesmo normativas que orientem sua constituição, pois o governo deve mitigar as possibilidades de efetivação desse direito.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Deus queira que eu nunca faça uma prova dessa banca. Essa banca é imoral.


ID
4982284
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A função PROCV, no Excel 2019, pode ser usada quando o usuário precisar localizar valores em linhas de uma tabela ou de um intervalo. Por exemplo, quando o usuário procurar pelo sobrenome de uma servidora a partir de seu número de identificação ou encontrar seu telefone pesquisando através de seu sobrenome (como um catálogo de telefone).
II. O usuário do Windows 10 que deseja selecionar a barra de endereços, no Explorador de Arquivos, pode utilizar o atalho Alt + $ (cifrão).
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: (B)

    ___

    I - CERTO. Descreveu a função PROCV de maneira adequada

    ___

    II - ERRADO. Para acionar a barra de pesquisa diretamente, usa-se a tecla de função 4 (F4). Não confundir com a ferramenta de pesquisa, que é F3.

  • GABARITO B

    I. CORRETA A função PROCV, no Excel 2019, pode ser usada quando o usuário precisar localizar valores em linhas de uma tabela ou de um intervalo. Por exemplo, quando o usuário procurar pelo sobrenome de uma servidora a partir de seu número de identificação ou encontrar seu telefone pesquisando através de seu sobrenome (como um catálogo de telefone).

    Use PROCV quando você precisar localizar itens em uma tabela ou um intervalo por linha. Por exemplo, procure o preço de uma parte do automotivo pelo número da peça ou localize o nome de um funcionário com base na respectiva identificação do funcionário.

    ________________

     II. INCORRETA O usuário do Windows 10 que deseja selecionar a barra de endereços, no Explorador de Arquivos, pode utilizar o atalho Alt + $ (cifrão)

    Atalhos de teclado do Explorador de Arquivos

    Alt + D Selecione a barra de endereços, ou F4

    Ctrl + E Selecione a caixa de pesquisa.

    Ctrl + F Selecione a caixa de pesquisa.

    Ctrl + N Abra uma nova janela.

    Ctrl + W Feche a janela ativa.

    Ctrl + roda de rolagem do mouse Altere o tamanho e a aparência dos ícones de arquivo e pasta.

    Ctrl + Shift + E Mostrar todas as pastas acima da pasta selecionada.

    Ctrl + Shift + N Crie uma nova pasta.

    Num Lock + asterisco (*) Mostrar todas as subpastas da pasta selecionada.

    Num Lock + tecla adição (+) Mostrar o conteúdo da pasta selecionada.

    Num Lock + tecla subtração (-) Recolha a pasta selecionada.

    Alt + P Mostrar o painel de visualização.

    Alt + Enter Abra a caixa de diálogo Propriedades do item selecionado.

    Alt + Seta para a direita Mostrar a próxima pasta.

    Alt + Seta para cima Mostrar a pasta na qual a pasta estava.

    Alt + Seta para a esquerda Mostrar a pasta anterior.

    Backspace Mostrar a pasta anterior.

    Seta para a direita Mostrar a seleção atual (se estiver recolhida) ou selecionar a primeira subpasta.

    Seta para a esquerda Recolha a seleção atual (se estiver expandida) ou selecionar a pasta na qual a pasta atual estava.

    End Mostrar a parte inferior da janela ativa.

    Home Mostrar a parte superior da janela ativa.

    F11 Maximizar ou minimizar a janela ativa.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/

  • GABARITO - B

    PROCH quando seus valores de comparação estiverem localizados em uma linha ao longo da parte superior de uma tabela de dados e você quiser observar um número específico de linhas mais abaixo.

    PROCV quando os valores de comparação estiverem em uma coluna à esquerda dos dados que você deseja localizar.

    Fonte: Microsoft

  • A função que procura em linhas é a PROCH (procurar na horizontal), PROCV (procurar na vertical) faz a procura em colunas.

  • Gabaraito B porém o Item I encontra-se incorreto devido ao fato de que PROCV faz a busca em coluna não em linhas.


ID
4982287
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Windows 10, o aplicativo Lixeira armazena as pastas e os arquivos excluídos pelo usuário, exceto quando os mesmos tenham sido definitivamente removidos do computador. Nesse aplicativo, é possível, ainda, selecionar um arquivo e restaurá-lo para que possa ser novamente utilizado pelo usuário.
II. Para retorna o número de feriados entre duas datas, em um ano bissexto, no Excel 2019, o usuário deve utilizar a função DIATRABALHOTOTAL.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     I.CORRETA No Windows 10, o aplicativo Lixeira armazena as pastas e os arquivos excluídos pelo usuário, exceto quando os mesmos tenham sido definitivamente removidos do computador. Nesse aplicativo, é possível, ainda, selecionar um arquivo e restaurá-lo para que possa ser novamente utilizado pelo usuário. 

    _________________

    II. INCORRETA Para retorna o número de feriados entre duas datas, em um ano bissexto, no Excel 2019, o usuário deve utilizar a função DIATRABALHOTOTAL.

    DIATRABALHOTOTAL.INTL

    Retorna o número de dias úteis inteiros entre duas datas usando parâmetros para indicar quais e quantos dias são dias de fim de semana. Dias de fim de semana e quaisquer dias especificados como feriados não são considerados como dias úteis.

    Sintaxe

    DIATRABALHOTOTAL.INTL(data_inicial e data_final, [fins de semana], [feriados])

    A sintaxe da função DIATRABALHOTOTAL.INTL tem os seguintes argumentos:

    Data_inicial e data_final   Obrigatório. As datas para as quais a diferença deve ser calculada. Data_inicial pode ser anterior, igual ou posterior a data_final.

    Fim de semana   Opcional. Indica os dias da semana que são dias de fim de semana e que não estão incluídos no número de dias úteis inteiros entre data_inicial e data_final. Fim de semana é um número de fim de semana ou uma cadeia de caracteres que especifica quando ocorrem fins de semana.

    Exemplo:

    =DIATRABALHOTOTAL.INTL(DATA(2006,1,1),DATA(2006,1,31))

    Resulta em 22 feriados futuros. Subtrai 9 dias não úteis no final de semana (5 sábados e 4 domingos) do total de 31 dias entre as duas datas. Por padrão, sábado e domingo são considerados dias não úteis.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/diatrabalhototal-intl-fun%C3%A7%C3%A3o-diatrabalhototal-intl-a9b26239-4f20-46a1-9ab8-4e925bfd5e28

  • Assertiva b

     I. No Windows 10, o aplicativo Lixeira armazena as pastas e os arquivos excluídos pelo usuário, exceto quando os mesmos tenham sido definitivamente removidos do computador. Nesse aplicativo, é possível, ainda, selecionar um arquivo e restaurá-lo para que possa ser novamente utilizado pelo usuário. 

    II. Para retorna o número de feriados entre duas datas, em um ano bissexto, no Excel 2019, o usuário deve utilizar a função DIATRABALHOTOTAL. -" se(mod(célula que vc deseja;4)=0;"bissexto";")

    Divida o número do ano por 4. Se o resto = 0, então o ano é bissexto


ID
4982290
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Windows 10, o usuário pode pressionar Shift com qualquer tecla de direção, no teclado, para selecionar mais de um item em uma janela ou na área de trabalho, ou selecionar texto em um documento.
II. No Windows 10, o usuário pode pressionar Ctrl + F4, no teclado, para fechar o documento ativo (em aplicativos que sejam de tela inteira e permitam vários documentos abertos ao mesmo tempo).
III. O usuário do Windows 10 que deseja exibir a pasta anterior no Explorador de Arquivos pode utilizar o atalho Esc + seta para a esquerda.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letícia, vc aponta 2 itens como INCORRETOS, mas indica gabarito letra C que aponta 2 de 3 itens CORRETOS. Não entendi.

    A questão deveria ser anulada.

  • I e II estão certas.

    III está errada.

    Gabarito C.

  • Assertiva C

    II. No Windows 10, o usuário pode pressionar Ctrl + F4, no teclado, para fechar o documento ativo (em aplicativos que sejam de tela inteira e permitam vários documentos abertos ao mesmo tempo). 

    III. O usuário do Windows 10 que deseja exibir a pasta anterior no Explorador de Arquivos pode utilizar o atalho Esc + seta para a esquerda

  • Gente, não estou entendendo. Marquei certo os itens I e III, pois a combinação citada no item II é Alt+F4, não Ctrl. Por que vocês estão dando a II como correta?

  • III ( incorreto ) - correto seria : alt + seta para esquerda ..

    obs: Alt + Enter Abra a caixa de diálogo Propriedades do item selecionado.

    Alt + Seta para a direita Mostrar a próxima pasta.

    Alt + Seta para cima Mostrar a pasta na qual a pasta estava.

  • III ( incorreto ) - correto seria : alt + seta para esquerda ..

    obs: Alt + Enter Abra a caixa de diálogo Propriedades do item selecionado.

    Alt + Seta para a direita Mostrar a próxima pasta.

    Alt + Seta para cima Mostrar a pasta na qual a pasta estava.

  • Sobre o Item II:

    ALT + F4: Fecha o documento ativo e o programa.

    CTRL + F4: Fecha o documento ativo, porém o programa continua aberto.

    Experimentem fazer um teste no Word ;]

  • Loucura, Loucura ,Loucura e Alt+ seta para esquerda ou Esc + seta para esquerda ( cade os professores Qconcursos).


ID
4982293
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. No Windows 10, o usuário pode pressionar Ctrl + Shift, no teclado, para bloquear o acesso de outros usuários a algum arquivo oculto.
II. No Windows 10, o usuário pode pressionar Ctrl + Barra de espaço, no teclado, para bloquear o acesso à Internet por outros usuários.
III. No Windows 10, o usuário pode pressionar Ctrl + tecla de direção (para ir até um item) + Barra de espaço, no teclado, para selecionar vários itens separadamente em uma janela ou na área de trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B) Apenas uma afirmativa está correta. Já que apenas o item III está correto, pois no Windows 10, o usuário pode pressionar Ctrl + tecla de direção (para ir até um item) + Barra de espaço, no teclado, para selecionar vários itens separadamente em uma janela ou na área de trabalho.

  • Assertiva B

     III. No Windows 10, o usuário pode pressionar Ctrl + tecla de direção (para ir até um item) + Barra de espaço, no teclado, para selecionar vários itens separadamente em uma janela ou na área de trabalho

  • shift seleciona os arquivos juntos no windows explores, enquanto ctrl seleciona quaisquer arquivos.

  • ( B )

    Alguns atalhos que podem ajudar ...

    Alt + Enter Abra a caixa de diálogo Propriedades do item selecionado.

    Alt + Seta para a direita Mostrar a próxima pasta.

    Alt + Seta para cima Mostrar a pasta na qual a pasta estava.

    Alt + Seta para a esquerda Mostrar a pasta anterior.

    Ctrl + tecla de direção (para ir até um item) + Barra de espaço, no teclado, para selecionar vários itens separadamente em uma janela ou na área de trabalho.

  • Questão legal, dessa eu não sabia, sempre aprendendo...


ID
4982296
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O usuário do Windows 10 que deseja exibir a pasta, no Explorador de Arquivos, na qual uma subpasta estava, pode utilizar o atalho Alt + seta para cima.
II. No Windows 10, o usuário pode pressionar Alt + F4, no teclado, para fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo.
III. O usuário do Windows 10 que deseja fechar a janela ativa do Explorador de Arquivos pode utilizar o atalho Ctrl + Z.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    I. CORRETA O usuário do Windows 10 que deseja exibir a pasta, no Explorador de Arquivos, na qual uma subpasta estava, pode utilizar o atalho Alt + seta para cima.

    Atalhos de teclado do Explorador de Arquivos

    Alt + D Selecione a barra de endereços ou F4

    Ctrl + E Selecione a caixa de pesquisa.

    Ctrl + F Selecione a caixa de pesquisa.

    Ctrl + N Abra uma nova janela.

    Ctrl + W Feche a janela ativa.

    Ctrl + roda de rolagem do mouse Altere o tamanho e a aparência dos ícones de arquivo e pasta.

    Ctrl + Shift + E Mostrar todas as pastas acima da pasta selecionada.

    Ctrl + Shift + N Crie uma nova pasta.

    Num Lock + asterisco (*) Mostrar todas as subpastas da pasta selecionada.

    Num Lock + tecla adição (+) Mostrar o conteúdo da pasta selecionada.

    Num Lock + tecla subtração (-) Recolha a pasta selecionada.

    Alt + P Mostrar o painel de visualização.

    Alt + Enter Abra a caixa de diálogo Propriedades do item selecionado.

    Alt + Seta para a direita Mostrar a próxima pasta.

    Alt + Seta para cima Mostrar a pasta na qual a pasta estava.

    Alt + Seta para a esquerda Mostrar a pasta anterior.

    Backspace Mostrar a pasta anterior.

    Seta para a direita Mostrar a seleção atual (se estiver recolhida) ou selecionar a primeira subpasta.

    Seta para a esquerda Recolha a seleção atual (se estiver expandida) ou selecionar a pasta na qual a pasta atual estava.

    End Mostrar a parte inferior da janela ativa.

    Home Mostrar a parte superior da janela ativa.

    F11 Maximizar ou minimizar a janela ativa.

     II. CORRETA No Windows 10, o usuário pode pressionar Alt + F4, no teclado, para fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo.

    ALT+F4: essa combinação de teclas faz com que uma janela ativa seja fechada pelo encerramento do programa em questão. O atalho pode ser bem útil no caso de o aplicativo estar com problemas para fechar ou se você precisar sair rapidamente dele

     III. INCORRETA O usuário do Windows 10 que deseja fechar a janela ativa do Explorador de Arquivos pode utilizar o atalho Ctrl + Z.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/atalhos-do-teclado-no-windows-dcc61a57-8ff0-cffe-9796-cb9706c75eec 

  • Assertiva C

    I. O usuário do Windows 10 que deseja exibir a pasta, no Explorador de Arquivos, na qual uma subpasta estava, pode utilizar o atalho Alt + seta para cima.

     II. No Windows 10, o usuário pode pressionar Alt + F4, no teclado, para fechar o item ativo ou sair do aplicativo ativo.

  • I e II estão certas. III está errada, gabarito C.

  • Fechar janela ativa - CTRL + W

  • Fechar janela ativa: CTRL W


ID
4982299
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O resultado da multiplicação de 1,3 por 3,7 é um número ímpar, cujo valor é maior que 4,92 e menor que 5,17.
II. O resultado da multiplicação de 0,6 por 1,6 é um número par e racional, cujo valor está compreendido no intervalo entre 0,81 e 0,93.
III. Há um mês, o preço do produto X era R$ 5,40. Há uma semana, o seu preço era de R$ 5,85. Atualmente, seu preço é R$ 6,45. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o preço médio desse produto, no período considerado, é superior a R$ 5,66 e inferior a R$ 6,13.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982302
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A série de dados representada pelos números 55, 63, 91, 42 e 27 possui como média um número maior que 56 e menor que 58.
II. No último mês, um restaurante vendeu 456 refeições do tipo "A" a um preço de R$ 38,40, cada. Nesse mesmo período, também foram vendidas 291 refeições do tipo "B", por R$ 33,70, cada. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a arrecadação com as vendas da refeição do tipo “A” representa mais de 63,2% e menos de 65,9% do total arrecadado com as vendas das refeições mencionadas, no período considerado.
III. Um triângulo com medidas iguais a 91 m de base e 99 m de altura terá uma área correspondente a mais de 4.345 m² e menos de 4.458 m².
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Acertei pensando que foi a primeira assertiva. Quem souber ajude-me.

  • Letra B:

    I) 55 + 63 + 91 + 42 + 27 / 5 = 55,6

    II) Tipo "A" vendeu R$17510,40; Tipo "B" vendeu R$9806,10. As venda de A + B = R$27317,10, assim as vendas de "A" representam 64,10% do total das vendas

    III) A fórmula para calcular a área de um triangulo é: área = altura * base / 2, neste caso fica assim: área = 91 * 99 / 2 = 4504,5m²

  • Bem Chatinha essa questão para se resolver em um domingo de prova sem calculadora e pouco espaço de folha rsrs.

    Apenas a I está certa.

    Gabarito B.

  • I) Falso

    27 + 42 + 55 + 63 + 91 = 278/5 = 55,6;

    Logo 55,6 < 56

    II) Correta

    Tipo A = 38,40 x 456 = 17.510,40.

    Tipo B = 33, 70 x 291 = 9.806,7.

    Ambos = 27, 317.

    64,10% 27,317 = 17.510, 40

    64,10% 27,317 = TIPO A

    III) Falso

    Área do triângulo = B.H/2

    base (91) X altura (99)/2

    A= 9009/2 = 4.504,5.

    Apenas a assertiva II está correta.

    Gabarito: Letra B.

  • mínimo 10min pra resolver a II, sem calculadora

ID
4982305
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Um número N é divisível por 4 quando seus dois últimos algarismos formam um número divisível por 4, ou seja, quando o número formado pelos algarismos das dezenas e das unidades de N é divisível por 4. II. Os números 2014, 1622, 1500, 416 e 888 são divisíveis por 2, pois são pares. Os números 1777, 2015, 456789, 41253 e 111 não são divisíveis por 2, pois são ímpares.
III. São números primos, entre outros, os seguintes: 109, 113, 126, 131.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C

    POIS I)FALSO - A DEZENA 12/4=3 ENTÃO 3 NÃO É DIVISIVEL POR 4.

    II) VERDADEIRO-2014,1622,1500,416 E 888 É DIVISIVEL POR 2 .

    III)VERDADEIRO-1777, 2015, 456789, 41253 e 111 não são divisíveis por 2, pois são ímpares.

  • Item III está incorreto, 126, além de divisível por 1 e por ele mesmo, é divisível por 2, o que faz com que não seja um número primo.


ID
4982308
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. O preço de um produto na loja 1 é R$ 19,80, na loja 2 é R$ 22,50 e na loja 3 é R$ 26,70. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que o preço médio desse produto, nessas três lojas, é superior a R$ 21,45 e inferior a R$ 24,55.
II. A fração 7/9 corresponde a um número decimal e irracional cujo valor é menor que 0,73.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA B

    PO1S I) 19,80+ 22,50+26,70=69,00/3=23,00 VERDADEIRO

    II)7/9=0,777... É DECIMAL E RACIONAL E MAIOR QUE 0,73 ENTAO É FALSO

  • I) {1°} >> SOMAMOS OS VALORES DO PRODUTO DE TODAS AS LOJAS >> (19,80+22,50+26,70) = 69,00 >> {2°} --- DIVIDIMOS 69,00 POR 3 (que é a soma das três lojas) TEREMOS COMO RESULTADO O VALOR R$ 23,00

    QUESTÃO I VERDADEIRA

    II) {1°} >> É SÓ DIVIDIR >> 70/9 = 0,777..

    QUESTÃO II FALSO

  • Questão I Verdadeira: 19,80+22,50+26,70 = 69,00/3 = 23,00

    Questão: Nenhum número irracional pode ser escrito em forma de fração.

    Gabarito Letra:B


ID
4982311
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. São números primos, entre outros, os seguintes: 73, 78, 83 e 89.
II. Considere 5 marcas de feijão: A, B, C, D e E. A marca "A" custa R$ 389 por 250 quilos de feijão. A marca "B" custa R$ 481 por 270 quilos do produto. A marca "C" custa R$ 517 por 300 quilos de feijão. A marca "D" custa R$ 462 por 250 quilos do produto. A marca "E" custa R$ 444 por 320 quilos de feijão. Assim, considerando exclusivamente o critério preço, é correto afirmar que a marca “E” é a mais barata, pois o quilo do seu produto custa menos de R$ 1,47.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Números Primos são números naturais maiores do que 1 que possuem somente dois divisores, ou seja, são divisíveis por 1 e por ele mesmo. 78 não é número primo, pois, além de divisível por 1 e por ele mesmo, é divisível por 2.

  • Como resolvemos a II?

  • Olá, ana caroline! Respondendo a sua pergunta. Podemos resolver a questão número II dividindo o valor do preço do produto (R$ 444), pela sua quantidade em kilos ( 320 Kg). 444/320 = resultando em aproximadamente 1,37.. A questão diz que a opção "E" é a mais barata, pois o produto acaba custando menos que 1,47. Então essa questão é verdadeira.

ID
4982314
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Orientação Social do Enunciado

Nós sabemos que todo discurso é um discurso dialógico orientado em direção a alguém que seja capaz de compreendê-lo e dar-lhe uma resposta, real ou virtual. Esta orientação em direção ao “outro”, em direção ao ouvinte, conduz necessariamente a se levar em conta a relação social e hierárquica que existe entre os interlocutores. Nós já mostramos, em nosso artigo precedente, as modificações que se produzem na forma do enunciado de acordo com a situação do locutor e do ouvinte, e de acordo com o todo do contexto social do enunciado. Nós propomos chamar de “orientação social” do enunciado, esta dependência do enunciado face ao peso hierárquico e social do auditório (isto é, tendo em vista a(s) classe(s) social(is) a qual pertence(m) os interlocutores, sua situação financeira, sua profissão, sua função; ou ainda, como era o caso da Rússia anterior à reforma de 1861, em face do número de camponeses que eles possuíam, seu capital etc.). 

Esta orientação social estará presente em todo enunciado verbal ou gestual – a mímica, por exemplo –, qualquer que seja a forma que ele adote: o monólogo – um homem falando para si mesmo – ou o diálogo – duas ou mais pessoas participando de uma conversa. A orientação social é precisamente uma das forças vivas e constitutivas que, ao mesmo tempo em que organizam o contexto do enunciado – a situação –, determinam também a sua forma estilística e sua estrutura estritamente gramatical.

E é justamente na orientação social que se encontra refletido o auditório do enunciado, seja ele realmente presente ou simplesmente pressuposto, fora do qual nenhum ato de comunicação verbal se desenvolve nem pode se desenvolver.

O escritor que não cria unicamente os enunciados de seus personagens, mas cria igualmente o seu aspecto exterior, tem interesse em observar que aquilo a que se chama de “boas maneiras” – o modo de comportar-se em sociedade – nada mais realiza do que “a expressão gestual da orientação social do enunciado”. 

Esta manifestação exterior e física da conduta social – o movimento das mãos, a pose, o tom da voz –, que acompanham habitualmente o discurso, é, antes de mais nada, determinado pela consideração do auditório e pela sua avaliação. O que significam as “boas maneiras” de Tchitchkov – maneiras que, inclusive, tomam diferentes formas se ele se encontra com Korobotchka, com Pliouchkine ou com o general Betrichtchev -, senão que elas são a impressão gestual de uma constante consideração do auditório, de uma avaliação sutil da situação social do seu interlocutor, que são a própria essência do seu caráter e representam a condição necessária ao sucesso de suas iniciativas?

A palavra, o gesto da mão, a expressão do rosto e a postura do corpo são igualmente submissos à orientação e por ela estruturados; as “más maneiras” refletem o fato de que não se leva em conta o interlocutor, refletem a ignorância acerca do laço social e hierárquico existente entre o locutor e o ouvinte, e o hábito, quase sempre inconsciente, de não se modificar a orientação social dos seus enunciados – sejam expressos em palavra ou em gesto – enquanto as condições sociais e o auditório se encontram modificados. 

Esta a razão pela qual o escritor, quando decide dotar um de seus personagens de “boas” ou “más” maneiras, deve sempre considerar que estas maneiras não são explicáveis como mero resultado de “algumas particularidades inatas” ou como expressão do seu “caráter”. Pode-se afirmar que, a rigor, o personagem é devedor de sua educação, mas não se pode esquecer que a educação corresponde ao esforço por habituar a pessoa a sempre levar em conta seu auditório – dá-se a isto o nome de “saber se comportar socialmente” -, a exprimir pelo gesto ou pela mímica, mas de modo conforme e prudente, a orientação social dos seus enunciados.

(BAKHTIN, M. M.; VOLOSHINOV, V. N. Discourse in life and discourse in art–concerning sociological poetics. In: VOLOSHINOV, V.N. Freudism. New York: Academic Press, 1976. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza (uso didático)).

NOTA: Pável Ivánovitch Tchítchicov (ou Tchitchkov) é o personagem central da obra “Almas Mortas”, clássico russo e a grande obra-prima de Nikolai Gógol (1809-1852). A narrativa traz a história de um especulador de São Petersburgo que chega a uma cidade de província e procura conquistar, com suas boas maneiras, a simpatia da sociedade e dos senhores de terras locais. Seu objetivo: comprar "almas mortas", ou seja, servos já falecidos, mas que ainda não haviam sido declarados como tal no último censo. É em torno desse tema - que lhe teria sido sugerido por Púchkin - que Gógol tece um dos retratos mais certeiros, a um só tempo satírico e afetuoso, do povo russo. O protagonista buscava vantagens, respeito, circulava entre o alto escalão da sociedade e utilizava estratégias fora do comum. O exemplo foi apenas usado pelos autores do texto em questão para referir-se à percepções sobre a linguagem. (Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2CiZC9i)

Com base no texto 'A Orientação Social do Enunciado', leia as afirmativas a seguir:
I. O gesto da mão, a expressão do rosto e a postura do corpo são igualmente submissos à avaliação do ouvinte, daquele com quem se interage. Sendo assim, esses traços não devem ser considerados durante a interação.
II. Existe uma relação hierárquica entre os interlocutores numa relação interativa. Essa relação está ligada a fatores como a classe social à qual pertencem os interlocutores.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982317
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Orientação Social do Enunciado

Nós sabemos que todo discurso é um discurso dialógico orientado em direção a alguém que seja capaz de compreendê-lo e dar-lhe uma resposta, real ou virtual. Esta orientação em direção ao “outro”, em direção ao ouvinte, conduz necessariamente a se levar em conta a relação social e hierárquica que existe entre os interlocutores. Nós já mostramos, em nosso artigo precedente, as modificações que se produzem na forma do enunciado de acordo com a situação do locutor e do ouvinte, e de acordo com o todo do contexto social do enunciado. Nós propomos chamar de “orientação social” do enunciado, esta dependência do enunciado face ao peso hierárquico e social do auditório (isto é, tendo em vista a(s) classe(s) social(is) a qual pertence(m) os interlocutores, sua situação financeira, sua profissão, sua função; ou ainda, como era o caso da Rússia anterior à reforma de 1861, em face do número de camponeses que eles possuíam, seu capital etc.). 

Esta orientação social estará presente em todo enunciado verbal ou gestual – a mímica, por exemplo –, qualquer que seja a forma que ele adote: o monólogo – um homem falando para si mesmo – ou o diálogo – duas ou mais pessoas participando de uma conversa. A orientação social é precisamente uma das forças vivas e constitutivas que, ao mesmo tempo em que organizam o contexto do enunciado – a situação –, determinam também a sua forma estilística e sua estrutura estritamente gramatical.

E é justamente na orientação social que se encontra refletido o auditório do enunciado, seja ele realmente presente ou simplesmente pressuposto, fora do qual nenhum ato de comunicação verbal se desenvolve nem pode se desenvolver.

O escritor que não cria unicamente os enunciados de seus personagens, mas cria igualmente o seu aspecto exterior, tem interesse em observar que aquilo a que se chama de “boas maneiras” – o modo de comportar-se em sociedade – nada mais realiza do que “a expressão gestual da orientação social do enunciado”. 

Esta manifestação exterior e física da conduta social – o movimento das mãos, a pose, o tom da voz –, que acompanham habitualmente o discurso, é, antes de mais nada, determinado pela consideração do auditório e pela sua avaliação. O que significam as “boas maneiras” de Tchitchkov – maneiras que, inclusive, tomam diferentes formas se ele se encontra com Korobotchka, com Pliouchkine ou com o general Betrichtchev -, senão que elas são a impressão gestual de uma constante consideração do auditório, de uma avaliação sutil da situação social do seu interlocutor, que são a própria essência do seu caráter e representam a condição necessária ao sucesso de suas iniciativas?

A palavra, o gesto da mão, a expressão do rosto e a postura do corpo são igualmente submissos à orientação e por ela estruturados; as “más maneiras” refletem o fato de que não se leva em conta o interlocutor, refletem a ignorância acerca do laço social e hierárquico existente entre o locutor e o ouvinte, e o hábito, quase sempre inconsciente, de não se modificar a orientação social dos seus enunciados – sejam expressos em palavra ou em gesto – enquanto as condições sociais e o auditório se encontram modificados. 

Esta a razão pela qual o escritor, quando decide dotar um de seus personagens de “boas” ou “más” maneiras, deve sempre considerar que estas maneiras não são explicáveis como mero resultado de “algumas particularidades inatas” ou como expressão do seu “caráter”. Pode-se afirmar que, a rigor, o personagem é devedor de sua educação, mas não se pode esquecer que a educação corresponde ao esforço por habituar a pessoa a sempre levar em conta seu auditório – dá-se a isto o nome de “saber se comportar socialmente” -, a exprimir pelo gesto ou pela mímica, mas de modo conforme e prudente, a orientação social dos seus enunciados.

(BAKHTIN, M. M.; VOLOSHINOV, V. N. Discourse in life and discourse in art–concerning sociological poetics. In: VOLOSHINOV, V.N. Freudism. New York: Academic Press, 1976. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza (uso didático)).

NOTA: Pável Ivánovitch Tchítchicov (ou Tchitchkov) é o personagem central da obra “Almas Mortas”, clássico russo e a grande obra-prima de Nikolai Gógol (1809-1852). A narrativa traz a história de um especulador de São Petersburgo que chega a uma cidade de província e procura conquistar, com suas boas maneiras, a simpatia da sociedade e dos senhores de terras locais. Seu objetivo: comprar "almas mortas", ou seja, servos já falecidos, mas que ainda não haviam sido declarados como tal no último censo. É em torno desse tema - que lhe teria sido sugerido por Púchkin - que Gógol tece um dos retratos mais certeiros, a um só tempo satírico e afetuoso, do povo russo. O protagonista buscava vantagens, respeito, circulava entre o alto escalão da sociedade e utilizava estratégias fora do comum. O exemplo foi apenas usado pelos autores do texto em questão para referir-se à percepções sobre a linguagem. (Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2CiZC9i)

Com base no texto 'A Orientação Social do Enunciado', leia as afirmativas a seguir:
I. O “saber se comportar socialmente” está relacionado ao modo como um indivíduo age em sociedade, a partir de suas próprias experiências, e não se relaciona à recepção do interlocutor.
II. Pode-se dizer, segundo o texto, que o enunciado tem sua orientação a partir do auditório, ou seja, daquele com quem se interage.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982320
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Orientação Social do Enunciado

Nós sabemos que todo discurso é um discurso dialógico orientado em direção a alguém que seja capaz de compreendê-lo e dar-lhe uma resposta, real ou virtual. Esta orientação em direção ao “outro”, em direção ao ouvinte, conduz necessariamente a se levar em conta a relação social e hierárquica que existe entre os interlocutores. Nós já mostramos, em nosso artigo precedente, as modificações que se produzem na forma do enunciado de acordo com a situação do locutor e do ouvinte, e de acordo com o todo do contexto social do enunciado. Nós propomos chamar de “orientação social” do enunciado, esta dependência do enunciado face ao peso hierárquico e social do auditório (isto é, tendo em vista a(s) classe(s) social(is) a qual pertence(m) os interlocutores, sua situação financeira, sua profissão, sua função; ou ainda, como era o caso da Rússia anterior à reforma de 1861, em face do número de camponeses que eles possuíam, seu capital etc.). 

Esta orientação social estará presente em todo enunciado verbal ou gestual – a mímica, por exemplo –, qualquer que seja a forma que ele adote: o monólogo – um homem falando para si mesmo – ou o diálogo – duas ou mais pessoas participando de uma conversa. A orientação social é precisamente uma das forças vivas e constitutivas que, ao mesmo tempo em que organizam o contexto do enunciado – a situação –, determinam também a sua forma estilística e sua estrutura estritamente gramatical.

E é justamente na orientação social que se encontra refletido o auditório do enunciado, seja ele realmente presente ou simplesmente pressuposto, fora do qual nenhum ato de comunicação verbal se desenvolve nem pode se desenvolver.

O escritor que não cria unicamente os enunciados de seus personagens, mas cria igualmente o seu aspecto exterior, tem interesse em observar que aquilo a que se chama de “boas maneiras” – o modo de comportar-se em sociedade – nada mais realiza do que “a expressão gestual da orientação social do enunciado”. 

Esta manifestação exterior e física da conduta social – o movimento das mãos, a pose, o tom da voz –, que acompanham habitualmente o discurso, é, antes de mais nada, determinado pela consideração do auditório e pela sua avaliação. O que significam as “boas maneiras” de Tchitchkov – maneiras que, inclusive, tomam diferentes formas se ele se encontra com Korobotchka, com Pliouchkine ou com o general Betrichtchev -, senão que elas são a impressão gestual de uma constante consideração do auditório, de uma avaliação sutil da situação social do seu interlocutor, que são a própria essência do seu caráter e representam a condição necessária ao sucesso de suas iniciativas?

A palavra, o gesto da mão, a expressão do rosto e a postura do corpo são igualmente submissos à orientação e por ela estruturados; as “más maneiras” refletem o fato de que não se leva em conta o interlocutor, refletem a ignorância acerca do laço social e hierárquico existente entre o locutor e o ouvinte, e o hábito, quase sempre inconsciente, de não se modificar a orientação social dos seus enunciados – sejam expressos em palavra ou em gesto – enquanto as condições sociais e o auditório se encontram modificados. 

Esta a razão pela qual o escritor, quando decide dotar um de seus personagens de “boas” ou “más” maneiras, deve sempre considerar que estas maneiras não são explicáveis como mero resultado de “algumas particularidades inatas” ou como expressão do seu “caráter”. Pode-se afirmar que, a rigor, o personagem é devedor de sua educação, mas não se pode esquecer que a educação corresponde ao esforço por habituar a pessoa a sempre levar em conta seu auditório – dá-se a isto o nome de “saber se comportar socialmente” -, a exprimir pelo gesto ou pela mímica, mas de modo conforme e prudente, a orientação social dos seus enunciados.

(BAKHTIN, M. M.; VOLOSHINOV, V. N. Discourse in life and discourse in art–concerning sociological poetics. In: VOLOSHINOV, V.N. Freudism. New York: Academic Press, 1976. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza (uso didático)).

NOTA: Pável Ivánovitch Tchítchicov (ou Tchitchkov) é o personagem central da obra “Almas Mortas”, clássico russo e a grande obra-prima de Nikolai Gógol (1809-1852). A narrativa traz a história de um especulador de São Petersburgo que chega a uma cidade de província e procura conquistar, com suas boas maneiras, a simpatia da sociedade e dos senhores de terras locais. Seu objetivo: comprar "almas mortas", ou seja, servos já falecidos, mas que ainda não haviam sido declarados como tal no último censo. É em torno desse tema - que lhe teria sido sugerido por Púchkin - que Gógol tece um dos retratos mais certeiros, a um só tempo satírico e afetuoso, do povo russo. O protagonista buscava vantagens, respeito, circulava entre o alto escalão da sociedade e utilizava estratégias fora do comum. O exemplo foi apenas usado pelos autores do texto em questão para referir-se à percepções sobre a linguagem. (Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2CiZC9i)

Com base no texto 'A Orientação Social do Enunciado', leia as afirmativas a seguir:
I. Conforme pontua o texto, a orientação dialógica do discurso está intimamente ligada ao fato da sua exclusividade dual. Ou seja, é imprescindível um interlocutor explícito para que haja produção de enunciado.
II. O enunciado, de acordo com o texto, tem uma orientação social, pois emana de uma relação interativa hipotética.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982323
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Orientação Social do Enunciado

Nós sabemos que todo discurso é um discurso dialógico orientado em direção a alguém que seja capaz de compreendê-lo e dar-lhe uma resposta, real ou virtual. Esta orientação em direção ao “outro”, em direção ao ouvinte, conduz necessariamente a se levar em conta a relação social e hierárquica que existe entre os interlocutores. Nós já mostramos, em nosso artigo precedente, as modificações que se produzem na forma do enunciado de acordo com a situação do locutor e do ouvinte, e de acordo com o todo do contexto social do enunciado. Nós propomos chamar de “orientação social” do enunciado, esta dependência do enunciado face ao peso hierárquico e social do auditório (isto é, tendo em vista a(s) classe(s) social(is) a qual pertence(m) os interlocutores, sua situação financeira, sua profissão, sua função; ou ainda, como era o caso da Rússia anterior à reforma de 1861, em face do número de camponeses que eles possuíam, seu capital etc.). 

Esta orientação social estará presente em todo enunciado verbal ou gestual – a mímica, por exemplo –, qualquer que seja a forma que ele adote: o monólogo – um homem falando para si mesmo – ou o diálogo – duas ou mais pessoas participando de uma conversa. A orientação social é precisamente uma das forças vivas e constitutivas que, ao mesmo tempo em que organizam o contexto do enunciado – a situação –, determinam também a sua forma estilística e sua estrutura estritamente gramatical.

E é justamente na orientação social que se encontra refletido o auditório do enunciado, seja ele realmente presente ou simplesmente pressuposto, fora do qual nenhum ato de comunicação verbal se desenvolve nem pode se desenvolver.

O escritor que não cria unicamente os enunciados de seus personagens, mas cria igualmente o seu aspecto exterior, tem interesse em observar que aquilo a que se chama de “boas maneiras” – o modo de comportar-se em sociedade – nada mais realiza do que “a expressão gestual da orientação social do enunciado”. 

Esta manifestação exterior e física da conduta social – o movimento das mãos, a pose, o tom da voz –, que acompanham habitualmente o discurso, é, antes de mais nada, determinado pela consideração do auditório e pela sua avaliação. O que significam as “boas maneiras” de Tchitchkov – maneiras que, inclusive, tomam diferentes formas se ele se encontra com Korobotchka, com Pliouchkine ou com o general Betrichtchev -, senão que elas são a impressão gestual de uma constante consideração do auditório, de uma avaliação sutil da situação social do seu interlocutor, que são a própria essência do seu caráter e representam a condição necessária ao sucesso de suas iniciativas?

A palavra, o gesto da mão, a expressão do rosto e a postura do corpo são igualmente submissos à orientação e por ela estruturados; as “más maneiras” refletem o fato de que não se leva em conta o interlocutor, refletem a ignorância acerca do laço social e hierárquico existente entre o locutor e o ouvinte, e o hábito, quase sempre inconsciente, de não se modificar a orientação social dos seus enunciados – sejam expressos em palavra ou em gesto – enquanto as condições sociais e o auditório se encontram modificados. 

Esta a razão pela qual o escritor, quando decide dotar um de seus personagens de “boas” ou “más” maneiras, deve sempre considerar que estas maneiras não são explicáveis como mero resultado de “algumas particularidades inatas” ou como expressão do seu “caráter”. Pode-se afirmar que, a rigor, o personagem é devedor de sua educação, mas não se pode esquecer que a educação corresponde ao esforço por habituar a pessoa a sempre levar em conta seu auditório – dá-se a isto o nome de “saber se comportar socialmente” -, a exprimir pelo gesto ou pela mímica, mas de modo conforme e prudente, a orientação social dos seus enunciados.

(BAKHTIN, M. M.; VOLOSHINOV, V. N. Discourse in life and discourse in art–concerning sociological poetics. In: VOLOSHINOV, V.N. Freudism. New York: Academic Press, 1976. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza (uso didático)).

NOTA: Pável Ivánovitch Tchítchicov (ou Tchitchkov) é o personagem central da obra “Almas Mortas”, clássico russo e a grande obra-prima de Nikolai Gógol (1809-1852). A narrativa traz a história de um especulador de São Petersburgo que chega a uma cidade de província e procura conquistar, com suas boas maneiras, a simpatia da sociedade e dos senhores de terras locais. Seu objetivo: comprar "almas mortas", ou seja, servos já falecidos, mas que ainda não haviam sido declarados como tal no último censo. É em torno desse tema - que lhe teria sido sugerido por Púchkin - que Gógol tece um dos retratos mais certeiros, a um só tempo satírico e afetuoso, do povo russo. O protagonista buscava vantagens, respeito, circulava entre o alto escalão da sociedade e utilizava estratégias fora do comum. O exemplo foi apenas usado pelos autores do texto em questão para referir-se à percepções sobre a linguagem. (Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2CiZC9i)

Com base no texto 'A Orientação Social do Enunciado', leia as afirmativas a seguir:
I. Locutor e ouvinte estão sempre em uma relação hierárquica. Portanto, o texto apresenta uma visão sociológica, para a interação, e psicológica, para a linguagem.
II. Os autores citam o exemplo das ações de um personagem (O que significam as “boas maneiras” de Tchitchkov – maneiras que, inclusive, tomam diferentes formas se ele se encontra com Korobotchka, com Pliouchkine ou com o general Betrichtchev...) para justificar a ideia de que um indivíduo, a depender do contexto no qual esteja inserido, devido à apreciação de seu interlocutor, pode mudar seus “hábitos”.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982326
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Orientação Social do Enunciado

Nós sabemos que todo discurso é um discurso dialógico orientado em direção a alguém que seja capaz de compreendê-lo e dar-lhe uma resposta, real ou virtual. Esta orientação em direção ao “outro”, em direção ao ouvinte, conduz necessariamente a se levar em conta a relação social e hierárquica que existe entre os interlocutores. Nós já mostramos, em nosso artigo precedente, as modificações que se produzem na forma do enunciado de acordo com a situação do locutor e do ouvinte, e de acordo com o todo do contexto social do enunciado. Nós propomos chamar de “orientação social” do enunciado, esta dependência do enunciado face ao peso hierárquico e social do auditório (isto é, tendo em vista a(s) classe(s) social(is) a qual pertence(m) os interlocutores, sua situação financeira, sua profissão, sua função; ou ainda, como era o caso da Rússia anterior à reforma de 1861, em face do número de camponeses que eles possuíam, seu capital etc.). 

Esta orientação social estará presente em todo enunciado verbal ou gestual – a mímica, por exemplo –, qualquer que seja a forma que ele adote: o monólogo – um homem falando para si mesmo – ou o diálogo – duas ou mais pessoas participando de uma conversa. A orientação social é precisamente uma das forças vivas e constitutivas que, ao mesmo tempo em que organizam o contexto do enunciado – a situação –, determinam também a sua forma estilística e sua estrutura estritamente gramatical.

E é justamente na orientação social que se encontra refletido o auditório do enunciado, seja ele realmente presente ou simplesmente pressuposto, fora do qual nenhum ato de comunicação verbal se desenvolve nem pode se desenvolver.

O escritor que não cria unicamente os enunciados de seus personagens, mas cria igualmente o seu aspecto exterior, tem interesse em observar que aquilo a que se chama de “boas maneiras” – o modo de comportar-se em sociedade – nada mais realiza do que “a expressão gestual da orientação social do enunciado”. 

Esta manifestação exterior e física da conduta social – o movimento das mãos, a pose, o tom da voz –, que acompanham habitualmente o discurso, é, antes de mais nada, determinado pela consideração do auditório e pela sua avaliação. O que significam as “boas maneiras” de Tchitchkov – maneiras que, inclusive, tomam diferentes formas se ele se encontra com Korobotchka, com Pliouchkine ou com o general Betrichtchev -, senão que elas são a impressão gestual de uma constante consideração do auditório, de uma avaliação sutil da situação social do seu interlocutor, que são a própria essência do seu caráter e representam a condição necessária ao sucesso de suas iniciativas?

A palavra, o gesto da mão, a expressão do rosto e a postura do corpo são igualmente submissos à orientação e por ela estruturados; as “más maneiras” refletem o fato de que não se leva em conta o interlocutor, refletem a ignorância acerca do laço social e hierárquico existente entre o locutor e o ouvinte, e o hábito, quase sempre inconsciente, de não se modificar a orientação social dos seus enunciados – sejam expressos em palavra ou em gesto – enquanto as condições sociais e o auditório se encontram modificados. 

Esta a razão pela qual o escritor, quando decide dotar um de seus personagens de “boas” ou “más” maneiras, deve sempre considerar que estas maneiras não são explicáveis como mero resultado de “algumas particularidades inatas” ou como expressão do seu “caráter”. Pode-se afirmar que, a rigor, o personagem é devedor de sua educação, mas não se pode esquecer que a educação corresponde ao esforço por habituar a pessoa a sempre levar em conta seu auditório – dá-se a isto o nome de “saber se comportar socialmente” -, a exprimir pelo gesto ou pela mímica, mas de modo conforme e prudente, a orientação social dos seus enunciados.

(BAKHTIN, M. M.; VOLOSHINOV, V. N. Discourse in life and discourse in art–concerning sociological poetics. In: VOLOSHINOV, V.N. Freudism. New York: Academic Press, 1976. Tradução de Carlos Alberto Faraco e Cristóvão Tezza (uso didático)).

NOTA: Pável Ivánovitch Tchítchicov (ou Tchitchkov) é o personagem central da obra “Almas Mortas”, clássico russo e a grande obra-prima de Nikolai Gógol (1809-1852). A narrativa traz a história de um especulador de São Petersburgo que chega a uma cidade de província e procura conquistar, com suas boas maneiras, a simpatia da sociedade e dos senhores de terras locais. Seu objetivo: comprar "almas mortas", ou seja, servos já falecidos, mas que ainda não haviam sido declarados como tal no último censo. É em torno desse tema - que lhe teria sido sugerido por Púchkin - que Gógol tece um dos retratos mais certeiros, a um só tempo satírico e afetuoso, do povo russo. O protagonista buscava vantagens, respeito, circulava entre o alto escalão da sociedade e utilizava estratégias fora do comum. O exemplo foi apenas usado pelos autores do texto em questão para referir-se à percepções sobre a linguagem. (Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2CiZC9i)

Com base no texto 'A Orientação Social do Enunciado', leia as afirmativas a seguir:
I. O interlocutor, ou seja, aquele com quem se interage, reflete a expressão de desejo do locutor, pois este tem poder sobre aquele.
II. Recursos como o movimento das mãos, a pose, o tom da voz representam a manifestação exterior e física da conduta social de um indivíduo e são determinados pela situação em que este se encontra. Isso inclui a consideração do auditório (ouvintes) e sua avaliação.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4982329
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula 

A criança durante a Educação Infantil tem contato com milhares de sentidos e sensações. Cada exercício ou brincadeira pode se transformar em uma experiência guiada pelos professores. Mas como esses profissionais aprendem? E quais os desafios de levar as lições e diretrizes da BNCC para a sala de aula?

A pedagoga Mônica Samia, que fez seu doutorado sobre formação para Educação Infantil e publicou o livro "Diálogos sobre Formação de Formadores da Educação Infantil", explica que o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo conceitual e teórico. Para ela, é imprescindível que esses profissionais comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa. 

Mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Apesar desses campos determinados, como é a realidade de quem leciona para os pequenos? E como levar a teoria do formando em Pedagogia para o campo prático da sala de aula?


RECONHECER A EDUCAÇÃO INFANTIL É O PRIMEIRO PASSO


Para Priscilla Amaral, professora formada em Pedagogia e que atualmente leciona na prefeitura municipal de São Paulo, o ensino para quem quer seguir a área pedagógica realmente é pouco prático, o que pode dificultar, muitas vezes, o entendimento do que e como cada campo deve ser ensinado.

Para ela, as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores. "Dentro da própria universidade que forma esses profissionais deveria ter mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o brincar", diz a pedagoga.

A diretora pedagógica Clea Braga Alves trabalha em Itabirito, município de Minas Gerais, e trabalha na coordenação pedagógica desde 2013. Ela conta que todo o corpo pedagógico vem se preparando, juntamente com os supervisores e professores, para as mudanças propostas pela implementação da Base. "Nós já estamos desde o ano passado nos preparando para essa transição", explica ela. 

Segundo a diretora pedagógica, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil realmente é muito teórico. Entre as críticas que ela faz, o curto período de estágio obrigatório não ajuda os profissionais e monitores que auxiliam os profissionais que chegam, em sua maioria, ainda muito despreparados. "Estamos capacitando todos os profissionais que têm chegado aqui", conta ela. 

PROTAGONISMO X DIREITO 

Jussara Santos, professora de crianças de 5 e 6 anos da rede pública municipal de São Paulo, conta que sua experiência como educadora para os pequenos mudou muito o seu olhar. Para ela, só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova BNCC, quando os educadores de fato ouvem a criança. "Eu passei a pensar como no processo que vivo diariamente, o professor acaba virando aprendiz e o aprendiz também vira professor", reflete ela. Além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia. "O protagonismo se dá a partir de um currículo que valoriza o que as crianças falam". 

O QUE MOTIVA ESSES PROFISSIONAIS?

O salário, em média de R$ 2.790 por mês para os profissionais de Educação Infantil que lecionam na rede municipal de São Paulo, é baixo se comparado com o de outras profissões. Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o que motiva mesmo esses profissionais é a vontade e a descoberta. "O professor de Educação Infantil tem que dar carinho e tem que ter um olhar diferenciado. É algo do perfil desse educador", diz.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2oLpOX9 (acesso em 14/10/2019).

Com base no texto 'Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula', leia as afirmativas a seguir:
I. Conforme disposto no texto, para Priscilla Amaral, o ensino para quem quer seguir a área pedagógica é pouco prático, o que pode dificultar, muitas vezes, o entendimento do que e como cada campo deve ser ensinado.
II. O texto apresenta ao leitor a opinião de alguns especialistas sobre como os profissionais da Educação infantil aprendem e quais os desafios de levar as lições e diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a sala de aula ao mesmo tempo em que defende um modelo político-pedagógico contrário às diretrizes ideológicas do governo vigente.
III. O texto apresenta ao leitor uma crítica feita pela diretora pedagógica Clea Braga Alves sobre o método tradicionalmente adotado pelas faculdades públicas na formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Segundo Clea, o curto período de estágio obrigatório não ajuda os profissionais e monitores que auxiliam os profissionais que chegam às escolas, em sua maioria, ainda muito despreparados.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O erro da afirmativa III está em mencionar "faculdades públicas na formação de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental".


ID
4982332
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula 

A criança durante a Educação Infantil tem contato com milhares de sentidos e sensações. Cada exercício ou brincadeira pode se transformar em uma experiência guiada pelos professores. Mas como esses profissionais aprendem? E quais os desafios de levar as lições e diretrizes da BNCC para a sala de aula?

A pedagoga Mônica Samia, que fez seu doutorado sobre formação para Educação Infantil e publicou o livro "Diálogos sobre Formação de Formadores da Educação Infantil", explica que o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo conceitual e teórico. Para ela, é imprescindível que esses profissionais comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa. 

Mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Apesar desses campos determinados, como é a realidade de quem leciona para os pequenos? E como levar a teoria do formando em Pedagogia para o campo prático da sala de aula?


RECONHECER A EDUCAÇÃO INFANTIL É O PRIMEIRO PASSO


Para Priscilla Amaral, professora formada em Pedagogia e que atualmente leciona na prefeitura municipal de São Paulo, o ensino para quem quer seguir a área pedagógica realmente é pouco prático, o que pode dificultar, muitas vezes, o entendimento do que e como cada campo deve ser ensinado.

Para ela, as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores. "Dentro da própria universidade que forma esses profissionais deveria ter mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o brincar", diz a pedagoga.

A diretora pedagógica Clea Braga Alves trabalha em Itabirito, município de Minas Gerais, e trabalha na coordenação pedagógica desde 2013. Ela conta que todo o corpo pedagógico vem se preparando, juntamente com os supervisores e professores, para as mudanças propostas pela implementação da Base. "Nós já estamos desde o ano passado nos preparando para essa transição", explica ela. 

Segundo a diretora pedagógica, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil realmente é muito teórico. Entre as críticas que ela faz, o curto período de estágio obrigatório não ajuda os profissionais e monitores que auxiliam os profissionais que chegam, em sua maioria, ainda muito despreparados. "Estamos capacitando todos os profissionais que têm chegado aqui", conta ela. 

PROTAGONISMO X DIREITO 

Jussara Santos, professora de crianças de 5 e 6 anos da rede pública municipal de São Paulo, conta que sua experiência como educadora para os pequenos mudou muito o seu olhar. Para ela, só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova BNCC, quando os educadores de fato ouvem a criança. "Eu passei a pensar como no processo que vivo diariamente, o professor acaba virando aprendiz e o aprendiz também vira professor", reflete ela. Além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia. "O protagonismo se dá a partir de um currículo que valoriza o que as crianças falam". 

O QUE MOTIVA ESSES PROFISSIONAIS?

O salário, em média de R$ 2.790 por mês para os profissionais de Educação Infantil que lecionam na rede municipal de São Paulo, é baixo se comparado com o de outras profissões. Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o que motiva mesmo esses profissionais é a vontade e a descoberta. "O professor de Educação Infantil tem que dar carinho e tem que ter um olhar diferenciado. É algo do perfil desse educador", diz.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2oLpOX9 (acesso em 14/10/2019).

Com base no texto 'Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula', leia as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva de Priscilla Amaral, informa o texto, dentro da própria universidade que forma os profissionais de Educação Infantil, deveria haver mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o desenvolvimento do conhecimento científico dos educandos.
II. O texto apresenta ao leitor a opinião de alguns profissionais sobre a formação de professores para a Educação Infantil. Como exemplo, pode-se destacar a opinião da pedagoga Mônica Samia, para quem é imprescindível que os profissionais que atuam na Educação infantil comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa do ensino.
III. O texto busca apresentar ao leitor a opinião de alguns especialistas sobre a realidade de quem leciona para os alunos da Educação infantil e como levar a teoria do formando em Pedagogia para o campo prático da sala de aula.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    I - "Dentro da própria universidade que forma esses profissionais deveria ter mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o brincar

    II - Para ela, é imprescindível que esses profissionais comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa

    III - O próprio título já dá uma ideia. Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula.

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     . 

    I. Na perspectiva de Priscilla Amaral, informa o texto, dentro da própria universidade que forma os profissionais de Educação Infantil, deveria haver mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o desenvolvimento do conhecimento científico dos educandos

    Errado. De acordo com o texto, "dentro da própria universidade que forma esses profissionais deveria ter mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o brincar"".

     . 

    II. O texto apresenta ao leitor a opinião de alguns profissionais sobre a formação de professores para a Educação Infantil. Como exemplo, pode-se destacar a opinião da pedagoga Mônica Samia, para quem é imprescindível que os profissionais que atuam na Educação infantil comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa do ensino. 

    Certo. De acordo com o texto, para a "pedagoga Mônica Samia [...] é imprescindível que esses profissionais comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa.".

     . 

    III. O texto busca apresentar ao leitor a opinião de alguns especialistas sobre a realidade de quem leciona para os alunos da Educação infantil e como levar a teoria do formando em Pedagogia para o campo prático da sala de aula. 

    Certo. O texto apresenta a opinião de especialistas como Priscilla Amaral, professora formada em Pedagogia; a diretora pedagógica Clea Braga Alves; Jussara Santos, professora de crianças de 5 e 6 anos da rede pública municipal de São Paulo. Além disso, o texto apresenta os desafios dos pedagogos até chegar na sala de aula.

     . 

    Gabarito: Letra C


ID
4982335
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula 

A criança durante a Educação Infantil tem contato com milhares de sentidos e sensações. Cada exercício ou brincadeira pode se transformar em uma experiência guiada pelos professores. Mas como esses profissionais aprendem? E quais os desafios de levar as lições e diretrizes da BNCC para a sala de aula?

A pedagoga Mônica Samia, que fez seu doutorado sobre formação para Educação Infantil e publicou o livro "Diálogos sobre Formação de Formadores da Educação Infantil", explica que o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo conceitual e teórico. Para ela, é imprescindível que esses profissionais comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa. 

Mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Apesar desses campos determinados, como é a realidade de quem leciona para os pequenos? E como levar a teoria do formando em Pedagogia para o campo prático da sala de aula?


RECONHECER A EDUCAÇÃO INFANTIL É O PRIMEIRO PASSO


Para Priscilla Amaral, professora formada em Pedagogia e que atualmente leciona na prefeitura municipal de São Paulo, o ensino para quem quer seguir a área pedagógica realmente é pouco prático, o que pode dificultar, muitas vezes, o entendimento do que e como cada campo deve ser ensinado.

Para ela, as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores. "Dentro da própria universidade que forma esses profissionais deveria ter mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o brincar", diz a pedagoga.

A diretora pedagógica Clea Braga Alves trabalha em Itabirito, município de Minas Gerais, e trabalha na coordenação pedagógica desde 2013. Ela conta que todo o corpo pedagógico vem se preparando, juntamente com os supervisores e professores, para as mudanças propostas pela implementação da Base. "Nós já estamos desde o ano passado nos preparando para essa transição", explica ela. 

Segundo a diretora pedagógica, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil realmente é muito teórico. Entre as críticas que ela faz, o curto período de estágio obrigatório não ajuda os profissionais e monitores que auxiliam os profissionais que chegam, em sua maioria, ainda muito despreparados. "Estamos capacitando todos os profissionais que têm chegado aqui", conta ela. 

PROTAGONISMO X DIREITO 

Jussara Santos, professora de crianças de 5 e 6 anos da rede pública municipal de São Paulo, conta que sua experiência como educadora para os pequenos mudou muito o seu olhar. Para ela, só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova BNCC, quando os educadores de fato ouvem a criança. "Eu passei a pensar como no processo que vivo diariamente, o professor acaba virando aprendiz e o aprendiz também vira professor", reflete ela. Além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia. "O protagonismo se dá a partir de um currículo que valoriza o que as crianças falam". 

O QUE MOTIVA ESSES PROFISSIONAIS?

O salário, em média de R$ 2.790 por mês para os profissionais de Educação Infantil que lecionam na rede municipal de São Paulo, é baixo se comparado com o de outras profissões. Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o que motiva mesmo esses profissionais é a vontade e a descoberta. "O professor de Educação Infantil tem que dar carinho e tem que ter um olhar diferenciado. É algo do perfil desse educador", diz.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2oLpOX9 (acesso em 14/10/2019).

Com base no texto 'Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula', leia as afirmativas a seguir:
I. Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil é muito teórico, afirma o texto.
II. Conclui-se do texto que a criança, durante a Educação Infantil, tem contato com milhares de sentidos e sensações pela primeira vez e que cada exercício ou brincadeira realizado em sala de aula pode se transformar em uma experiência de aprendizado de línguas e raciocínio matemático.
III. O texto deixa claro que já existem professores sendo preparados para as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa ideia está expressa na citação da diretora pedagógica Clea Braga Alves, a qual informa que também os supervisores estão sendo preparados para as mudanças propostas pela implementação da BNCC.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    I - Segundo a diretora pedagógica, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil realmente é muito teórico.

    II - A criança durante a Educação Infantil tem contato com milhares de sentidos e sensações. Cada exercício ou brincadeira pode se transformar em uma experiência guiada pelos professores.

    III - Ela conta que todo o corpo pedagógico vem se preparando, juntamente com os supervisores e professores, para as mudanças propostas pela implementação da Base.

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     . 

    I. Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil é muito teórico, afirma o texto. 

    Certo. De acordo com o texto, "segundo a diretora pedagógica, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil realmente é muito teórico.".

     . 

    II. Conclui-se do texto que a criança, durante a Educação Infantil, tem contato com milhares de sentidos e sensações pela primeira vez e que cada exercício ou brincadeira realizado em sala de aula pode se transformar em uma experiência de aprendizado de línguas e raciocínio matemático

    Errado. De acordo com o texto, "a criança durante a Educação Infantil tem contato com milhares de sentidos e sensações. Cada exercício ou brincadeira pode se transformar em uma experiência guiada pelos professores.".

     . 

    III. O texto deixa claro que já existem professores sendo preparados para as mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa ideia está expressa na citação da diretora pedagógica Clea Braga Alves, a qual informa que também os supervisores estão sendo preparados para as mudanças propostas pela implementação da BNCC. 

    Certo. De acordo com o texto, "a diretora pedagógica Clea Braga Alves [...] conta que todo o corpo pedagógico vem se preparando, juntamente com os supervisores e professores, para as mudanças propostas pela implementação da Base.".

     . 

    Gabarito: Letra C


ID
4982338
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula 

A criança durante a Educação Infantil tem contato com milhares de sentidos e sensações. Cada exercício ou brincadeira pode se transformar em uma experiência guiada pelos professores. Mas como esses profissionais aprendem? E quais os desafios de levar as lições e diretrizes da BNCC para a sala de aula?

A pedagoga Mônica Samia, que fez seu doutorado sobre formação para Educação Infantil e publicou o livro "Diálogos sobre Formação de Formadores da Educação Infantil", explica que o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo conceitual e teórico. Para ela, é imprescindível que esses profissionais comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa. 

Mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Apesar desses campos determinados, como é a realidade de quem leciona para os pequenos? E como levar a teoria do formando em Pedagogia para o campo prático da sala de aula?


RECONHECER A EDUCAÇÃO INFANTIL É O PRIMEIRO PASSO


Para Priscilla Amaral, professora formada em Pedagogia e que atualmente leciona na prefeitura municipal de São Paulo, o ensino para quem quer seguir a área pedagógica realmente é pouco prático, o que pode dificultar, muitas vezes, o entendimento do que e como cada campo deve ser ensinado.

Para ela, as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores. "Dentro da própria universidade que forma esses profissionais deveria ter mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o brincar", diz a pedagoga.

A diretora pedagógica Clea Braga Alves trabalha em Itabirito, município de Minas Gerais, e trabalha na coordenação pedagógica desde 2013. Ela conta que todo o corpo pedagógico vem se preparando, juntamente com os supervisores e professores, para as mudanças propostas pela implementação da Base. "Nós já estamos desde o ano passado nos preparando para essa transição", explica ela. 

Segundo a diretora pedagógica, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil realmente é muito teórico. Entre as críticas que ela faz, o curto período de estágio obrigatório não ajuda os profissionais e monitores que auxiliam os profissionais que chegam, em sua maioria, ainda muito despreparados. "Estamos capacitando todos os profissionais que têm chegado aqui", conta ela. 

PROTAGONISMO X DIREITO 

Jussara Santos, professora de crianças de 5 e 6 anos da rede pública municipal de São Paulo, conta que sua experiência como educadora para os pequenos mudou muito o seu olhar. Para ela, só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova BNCC, quando os educadores de fato ouvem a criança. "Eu passei a pensar como no processo que vivo diariamente, o professor acaba virando aprendiz e o aprendiz também vira professor", reflete ela. Além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia. "O protagonismo se dá a partir de um currículo que valoriza o que as crianças falam". 

O QUE MOTIVA ESSES PROFISSIONAIS?

O salário, em média de R$ 2.790 por mês para os profissionais de Educação Infantil que lecionam na rede municipal de São Paulo, é baixo se comparado com o de outras profissões. Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o que motiva mesmo esses profissionais é a vontade e a descoberta. "O professor de Educação Infantil tem que dar carinho e tem que ter um olhar diferenciado. É algo do perfil desse educador", diz.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2oLpOX9 (acesso em 14/10/2019).

Com base no texto 'Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula', leia as afirmativas a seguir:
I. O autor afirma que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
II. Depreende-se do texto que, na perspectiva da pedagoga Mônica Samia, o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo prático e empírico.
III. O que realmente motiva os profissionais da Educação Infantil, segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, é a vontade e a descoberta, afirma o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB-C

    I - Mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

    II - A pedagoga Mônica Samia, que fez seu doutorado sobre formação para Educação Infantil e publicou o livro "Diálogos sobre Formação de Formadores da Educação Infantil", explica que o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo conceitual e teórico.

    III - Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o que motiva mesmo esses profissionais é a vontade e a descoberta.

  • Fiquei em dúvida quando à terceira alternativa, visto que, a questão se refere aos profissionais da Educação Infantil da rede municipal de SP, ao contrário da alternativa, que generaliza, citando os profissionais da área em geral.
  • @Matheus Souza O subtítulo diz sobre profissionais, porém no corpo do texto fica marcante a citação da diretora: "Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o que motiva mesmo esses profissionais é a vontade e a descoberta. "O professor de Educação Infantil tem que dar carinho e tem que ter um olhar diferenciado. É algo do perfil desse educador", diz." Espero ter ajudado de alguma forma. Grande abraço e vamos todos nós ajudar.
  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     . 

    I. O autor afirma que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. 

    Certo. De acordo com o texto, "mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.".

     . 

    II. Depreende-se do texto que, na perspectiva da pedagoga Mônica Samia, o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo prático e empírico

    Errado. De acordo com o texto, "a pedagoga Mônica Samia, que fez seu doutorado sobre formação para Educação Infantil e publicou o livro "Diálogos sobre Formação de Formadores da Educação Infantil", explica que o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo conceitual e teórico.".

     . 

    III. O que realmente motiva os profissionais da Educação Infantil, segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, é a vontade e a descoberta, afirma o texto.

    Certo. De acordo com o texto, "segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o que motiva mesmo esses profissionais é a vontade e a descoberta.".

     . 

    Gabarito: Letra C


ID
4982341
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula 

A criança durante a Educação Infantil tem contato com milhares de sentidos e sensações. Cada exercício ou brincadeira pode se transformar em uma experiência guiada pelos professores. Mas como esses profissionais aprendem? E quais os desafios de levar as lições e diretrizes da BNCC para a sala de aula?

A pedagoga Mônica Samia, que fez seu doutorado sobre formação para Educação Infantil e publicou o livro "Diálogos sobre Formação de Formadores da Educação Infantil", explica que o modelo atual no qual professores de Educação Infantil se respaldam ainda é muito calcado no campo conceitual e teórico. Para ela, é imprescindível que esses profissionais comecem a ter contato com saberes mais práticos e focando, principalmente, na escuta como matéria-prima dessa etapa. 

Mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu seis direitos de aprendizagem aos quais toda criança tem direito na Educação Infantil. São elas: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Apesar desses campos determinados, como é a realidade de quem leciona para os pequenos? E como levar a teoria do formando em Pedagogia para o campo prático da sala de aula?


RECONHECER A EDUCAÇÃO INFANTIL É O PRIMEIRO PASSO


Para Priscilla Amaral, professora formada em Pedagogia e que atualmente leciona na prefeitura municipal de São Paulo, o ensino para quem quer seguir a área pedagógica realmente é pouco prático, o que pode dificultar, muitas vezes, o entendimento do que e como cada campo deve ser ensinado.

Para ela, as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores. "Dentro da própria universidade que forma esses profissionais deveria ter mais aulas práticas nessas áreas, já que o foco da Educação Infantil é o brincar", diz a pedagoga.

A diretora pedagógica Clea Braga Alves trabalha em Itabirito, município de Minas Gerais, e trabalha na coordenação pedagógica desde 2013. Ela conta que todo o corpo pedagógico vem se preparando, juntamente com os supervisores e professores, para as mudanças propostas pela implementação da Base. "Nós já estamos desde o ano passado nos preparando para essa transição", explica ela. 

Segundo a diretora pedagógica, o ensino para os profissionais que lecionam para a Educação Infantil realmente é muito teórico. Entre as críticas que ela faz, o curto período de estágio obrigatório não ajuda os profissionais e monitores que auxiliam os profissionais que chegam, em sua maioria, ainda muito despreparados. "Estamos capacitando todos os profissionais que têm chegado aqui", conta ela. 

PROTAGONISMO X DIREITO 

Jussara Santos, professora de crianças de 5 e 6 anos da rede pública municipal de São Paulo, conta que sua experiência como educadora para os pequenos mudou muito o seu olhar. Para ela, só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova BNCC, quando os educadores de fato ouvem a criança. "Eu passei a pensar como no processo que vivo diariamente, o professor acaba virando aprendiz e o aprendiz também vira professor", reflete ela. Além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia. "O protagonismo se dá a partir de um currículo que valoriza o que as crianças falam". 

O QUE MOTIVA ESSES PROFISSIONAIS?

O salário, em média de R$ 2.790 por mês para os profissionais de Educação Infantil que lecionam na rede municipal de São Paulo, é baixo se comparado com o de outras profissões. Segundo a diretora pedagógica Clea Braga Alves, o que motiva mesmo esses profissionais é a vontade e a descoberta. "O professor de Educação Infantil tem que dar carinho e tem que ter um olhar diferenciado. É algo do perfil desse educador", diz.


Adaptado. Disponível em: http://bit.ly/2oLpOX9 (acesso em 14/10/2019).

Com base no texto 'Educação Infantil: os desafios até chegar na sala de aula', leia as afirmativas a seguir:
I. No texto, é possível identificar a ideia de que só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando os educadores de fato as ouvem.
II. Na perspectiva de Priscilla Amaral, afirma o texto, as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores da Educação Infantil.
III. No texto, é possível identificar a ideia de que, além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional da Educação Infantil fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    I - Jussara Santos, professora de crianças de 5 e 6 anos da rede pública municipal de São Paulo, conta que sua experiência como educadora para os pequenos mudou muito o seu olhar. Para ela, só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova BNCC, quando os educadores de fato ouvem a criança

    II- Para Priscilla Amaral,(...) Para ela, as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores. "

    III - "Eu passei a pensar como no processo que vivo diariamente, o professor acaba virando aprendiz e o aprendiz também vira professor", reflete ela. Além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia.

  • A questão é de interpretação de texto e quer que marquemos a alternativa correta. Vejamos:

     . 

    I. No texto, é possível identificar a ideia de que só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando os educadores de fato as ouvem. 

    Certo. De acordo com o texto, para a professora Jussara Santos, "só faz sentido o protagonismo dado às crianças, expresso na nova BNCC, quando os educadores de fato ouvem a criança.".

     . 

    II. Na perspectiva de Priscilla Amaral, afirma o texto, as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores da Educação Infantil. 

    Certo. De acordo com o texto, para Priscilla Amaral "as áreas de recreação, ludicidade, jogos e brincadeiras deveriam ser melhor exploradas durante a formação dos professores.".

     . 

    III. No texto, é possível identificar a ideia de que, além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional da Educação Infantil fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia. 

    Certo. De acordo com o texto, a professora Jussara Santos afirmou que "além de se pautar nos ensinamentos pedagógicos, é importante que o profissional fique atento e alerta para o que as crianças vivenciam no dia a dia. 'O protagonismo se dá a partir de um currículo que valoriza o que as crianças falam'."

     . 

    Gabarito: Letra D