SóProvas



Prova Aeronáutica - 2018 - CIAAR - Primeiro Tenente - Psiquiatria


ID
2808490
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia os textos seguintes.


Texto I

‘Canibal’ e ‘Pistoleiro’, uruguaio Suárez tem

carreira marcada por polêmicas


Gols e rebeldia. As duas palavras ajudam a definir bem o que é Luis Suárez, atacante do Barcelona. Protagonizou cenas de ataques no mínimo excêntricos em campo, como morder o defensor sérvio Branislav Ivanovic, do Chelsea. Quando jogava pelo Ajax, foi apelidado pelo jornal holandês De Telegraaf de “O Canibal do Ajax”, por causa de outra mordida num outro adversário.

O polêmico jogador começou a sua carreira no Nacional, do Uruguai, com 14 anos. Com 15, já tinha uma expulsão em seu currículo. Nervoso, deu uma cabeçada num árbitro e recebeu o cartão vermelho.

Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/esporte/folhanacopa/2013/06/1300310-canibal-e-pistoleiro-uruguaio-suarez-tem-carreira-marcada-por-polemicas.shtml >. Acesso em: 01 jun. 2018. Adaptado.


Texto II

O novo Suárez


Depois da famosa mordida, a imagem do uruguaio Suárez de maluco e indisciplinado já não existe mais. A grandeza atual de Suárez no Barcelona também é demonstrada pelo carinho da torcida. O grito “uruguaio, uruguaio” virou o mais alto do Camp Nou nos jogos mais recentes do time.

Mas não é só isso. O atacante uruguaio também ganhou destaque no Barça pelo trabalho de pivô no centro de Messi e Neymar. [...] “Ele joga com humildade incrível e encaixou com a gente. Não à toa é ídolo aqui e vai marcar época no clube”, destacou Neymar.

Disponível em:<https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/liga-dos-campeoes/ultimas-noticias/2015/06/03/como-suarez-superou-mordida-em-chiellini-e-virou-idolo-nobarcelona.htm>. Acesso em: 01 jun. 2018. Adaptado.


Com base nas ideias veiculadas nos textos, é possível afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Argumento de consenso: "O atacante uruguaio também ganhou destaque no Barça pelo trabalho de pivô no centro de Messi e Neymar. [...] “Ele joga com humildade incrível e encaixou com a gente. Não à toa é ídolo aqui e vai marcar época no clube”, destacou Neymar."

  • 1- O primeiro texto traz uma imagem negativa, porém o segundo já traz uma imagem benéfica ao jogador.

    2- A palavra "canibal! não tem alteração ao longo do texto.

    3- Gabarito, Argumento de consenso = Enunciados que não exigem demonstração nem provas porque seu conteúdo de verdade é aceito como válido por consenso dentro de um certo espaço sociocultural.

    4- os substantivos e adjetivos descrevem seu temperamento e não seu físico.

    Gabarito:B


ID
2808493
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir encerra um comunicado importante.


Conta de luz ficará 9% mais cara em 2018


O brasileiro terá de lidar com dois anos de reajustes na energia bem acima da inflação. As causas são um regime de chuvas insuficiente para compensar períodos de seca e o aumento dos encargos sociais. Na média, as tarifas devem fechar em 2017 com alta de 14% e subir 9,4% em 2018. A expectativa é de que o IPCA (inflação oficial) fique abaixo de 3% este ano e de 4% em 2018. Em algumas regiões, as tarifas podem pesar ainda mais no bolso, segundo levantamento da consultoria especializada TR Soluções. Na média, a maior alta deve ser registrada na região Sul (10,7%), seguida pelo Sudeste (9,3%).

Disponível em: <https://www.otempo.com.br/capa/economia/conta-de-luz-ficar%C3%A1-9-mais-cara-em-2018-1.1556884> . Acesso em: 23 mai. 2018. Adaptado.


Com base no conteúdo da notícia, é possível inferir que seu público-alvo predominante e específico é composto por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C!


ID
2808499
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia a crônica argumentativa de Vinícius de Noronha Barboza.


Quem está por trás da máscara?


A internet hoje em dia é uma das principais ferramentas para se montar uma amizade, grandes sites de relacionamento e compartilhamento de arquivos pessoais como o Facebook [...] E o que isso significa? Que a internet representa simplesmente uma nova maneira de se fazer amizades? Ou que pode ser uma ferramenta de destruição de vidas pessoais? Eu digo que ambos, pois com seu principal intuito de manter uma conexão entre os usuários e deixá-los mais íntimos com compartilhamento de, não só diálogos, mas fotos e outros arquivos pessoais, ela acabou virando um atalho para malfeitores simplesmente acabarem com a vida de qualquer um.

Ou seja, uma arma fatal, pois todos estão em sua mira. Quem nunca acordou para assistir ao jornal da manhãzinha e deu de cara com uma notícia de um caso de violação de privacidade através da internet? Bom, eu já. E, ao contrário do que alguns pensam, eu não achei nada engraçado. [...]

Usar redes sociais para compartilhar informações íntimas e pessoais não é errado, porém perigoso; por isso, requer segurança e cuidado. Pois, afinal, como saber quem está por trás da máscara? Ou, melhor dizendo, por trás da tela?...

Disponível em:<http://www.professorvalerio.com.br/2012/06/cronica-argumentativa-quem-esta-por.html> . Acesso em: 30 mai. 2018. Adaptado.


Pode-se dizer que o texto exposto é uma crônica argumentativa, porque nele predomina a intenção do autor de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B!

  • Disponível em:<http://www.professorvalerio.com.br/2012/06/cronica-argumentativa-quem-esta-por.html> . 

    Às vezes, nem é preciso ler o texto.


ID
2808502
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir, sobre Ingedore Koch, linguista brasileira de origem alemã e professora titular da Universidade Estadual de Campinas, que faleceu em 15 de maio de 2018, aos 85 anos.


Ingedore Grunfeld Villaça Koch


Formada em Direito e em Letras, Ingedore G. Villaça Koch, nascida em Eisenbach, Alemanha, em 1933, é mestre e doutora em Língua Portuguesa pela PUC/SP, livre-docente (1990) e titular (1999) em Análise do Discurso pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), onde implementou a área de Linguística Textual. É professora-titular (aposentada) do Departamento de Linguística do IEL-Unicamp. Entre suas várias obras, contam-se: “Desvendando os segredos do texto”, “Intertextualidade” (em co-autoria), ambos pela Cortez Editora; “A coesão textual”, “A coerência textual”, “O texto e a construção dos sentidos”, “Ler e Compreender” (em co-autoria), “Ler e Escrever” (em co-autoria), todos pela Editora Contexto. É co-autora de uma Gramática da Língua Portuguesa pela Editora Almedina, de Coimbra, Portugal. Tem inúmeros trabalhos publicados em revistas e coletâneas de livros, no país e no exterior. Lecionou na graduação e na pósgraduação na área de Letras e Comunicações, atuando também como orientadora de pós-graduação. Em seus projetos, além de questões específicas do campo dos estudos textuais e sociocognitivos, tem enfatizado discussões acerca da leitura e da produção de textos.

Disponível em:<https://www.escavador.com/sobre/6446851/ingedore-grunfeld-villaca-koch> . Acesso em: 23 mai. 2018. Adaptado.


A principal finalidade do texto, que trata da fortuna crítica de Ingedore Koch, é, fundamentalmente,

Alternativas
Comentários
  • A obra ou AS OBRAS??????????????

  • Boa Jack, fiquei atento a isso tmb, mas pela eliminação, tirando esse erro é a correta.

  • Creio que está no singular por se referir à totalidade (e não a um volume apenas)


ID
2808505
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, com atenção, o texto seguinte.


Textos em sala de aula


“O que é um texto para você hoje? Esta pergunta nunca foi fácil de responder. Muitos linguistas se debruçaram sobre o texto como unidade de estudo, mas não tive o prazer de conhecer nenhuma resposta definitiva à questão. Também não vi um linguista assumir sua proposta de conceitualização como plenamente satisfatória.”

RIBEIRO, Ana Elisa. Textos multimodais: leitura e produção. 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, p. 4.


Segundo o texto, a indagação inicial foi plenamente respondida?

Alternativas

ID
2808508
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, com atenção, o texto seguinte, que faz uma referência a João Gilberto, um cantor, violonista e compositor brasileiro tido como o pioneiro criador da Bossa Nova, considerado um gênio e uma lenda viva da música popular brasileira.


Joãogilbertocracia


Nasceu o terceiro filho do príncipe William e de Catherine Middleton. Importantíssima essa notícia. Estava em todo canto.

A família real inglesa tem uma coisa mágica qualquer que faz com que seja adotada pelo mundo todo, já notou? Não consigo entender a fascinação que a família real inglesa exerce sobre aqueles que não são seus súditos. [...]

Enquanto escrevo, fico sabendo que mais um de nossos irmãos plebeus está sendo cruelmente sacrificado. Em praça pública. João Gilberto. Com mais de 80 anos, sinais de Alzheimer e dificuldades financeiras, João perdeu mais uma apelação na Corte de nossa Beneficiocracia. Não conheço os detalhes do processo. Mas importam?

Uma lenda viva que ironicamente mudou a história (justamente) da música não tem direito às concessões tão comuns para os nobres que não produzem patavina.

Não tem direito a foro privilegiado nem a benesses do Estado.

É isso que dá não ser amigo dos reis.

Isto É, n. 2523, 2/5/2018, p. 66. Adaptado.


A frase que resume o ponto de vista crítico/irônico/analógico projetado pelo autor no texto, o jornalista e escritor Mentor Neto, articulista da revista Isto É, acerca da situação desconcertante vivida por um dos ícones da música popular brasileira é

Alternativas
Comentários
  • aquela questao que o examinador poe o gabarito que QUISER

  • O resumo se dá geralmente no final, em uma conclusão...

    Alternativa A:

    “É isso que dá não ser amigo dos reis.”

    -Critica

    -Ironiza

    -Faz analogia (rei está para Inglaterra assim como autoridade - presidente, político de influência, etc. - está para o Brasil.


ID
2808511
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Avalie as relações de sentido entre as palavras apresentadas no texto seguinte.


O que é feminicídio?


O assassinato de mulheres em contextos marcados pela desigualdade de gênero recebeu uma designação própria: feminicídio. No Brasil, é também um crime hediondo. Nomear e definir o problema é um passo importante, mas para coibir os assassinatos femininos é fundamental conhecer suas características e, assim, implementar ações efetivas de prevenção. No momento atual, reflexões acerca do feminicídio constituem um divisor de águas nas discussões acerca dos crimes de ódio baseados no gênero.

Disponível em:<http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/dossies/feminicidio/capitulos/o-que-e-feminicidio/> . Acesso em: 28 mai. 2018. Adaptado.


A partir da leitura do texto, é possível inferir que a expressão grifada corresponde semanticamente a

Alternativas
Comentários
  • Dizer que é um divisor de águas significa dizer que é um marco para aquele assunto.

  • a) ÓBICE - aquilo que obsta, impede; empecilho, estorvo.

    b) marco - aquilo que marca uma época ou uma data; facto decisivo

    c) ruptura - aquilo que marca uma época ou uma data; facto decisivo

    d) lassidão - diminuição de forças; esgotamento, fadiga.


ID
2808514
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, com atenção, o texto a seguir e complete corretamente as lacunas.


O diretor do zoológico Rara Anguis virou uma cobra quando soube que a sua cobra preferida morreu asfixiada, durante a noite, esquecida num recipiente sem ventilação. Agora ele cobra de seus subordinados uma explicação para o ocorrido. Alcyoneum Serpens, antigo funcionário, que é cobra para desvendar mistérios, foi designado para iniciar as investigações.

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.


Pelo contexto de uso, constata-se que a palavra “cobra” é um termo____________________, visto que abarca significados ____________________. Esse fenômeno linguístico constitui uma propriedade básica das/dos ______________________e representa um elemento estrutural da linguagem.


A sequência correta para o preenchimento das lacunas é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    polissêmico / distintos / unidades léxicas

  • FIGURA DE LINGUAGEM : Polissemia - É uma palavra de mais de um significado.

    ex. Cobra (répteis) ou cobra (pessoa falsa)

    significado distinto - diferentes

    Unidades léxicas de uma língua são as palavras de uma língua

    Gabarito d

    Conotativo- É figurado e não literal

    Pode se enquadrar nas figuras de linguagem:

    Minha sogra é uma cobra (ironia)

    Minha sogra é um anjo (metáfora - implicito o conectivo como ou Minha sogra é como um Anjo = compartivo conectivo COMO explicito)

    inócuo = que não causa dano moral

    Aqui deixaria erronia a questão


ID
2808517
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Avalie o emprego do sinal indicativo de crase na palavra ou expressão em destaque nos períodos seguintes.


I. O médico é um profissional incansável e que, muitas vezes, fica a mercê da ocasião de entrar em cena: não existem horários, momentos, já que não poderá abandonar seus pacientes.

II. No exercício da clínica e em face da singularidade de cada pessoa, o encontro clínico médico-paciente será sempre uma experiência exemplar, única, caso a caso, repleta de valores de toda ordem.

III. O profissionalismo, na medicina, abrange múltiplos atributos, entre os quais o conhecimento e a habilidade, pois o médico deve atuar de modo ético e ser sensível aqueles que diferem quanto à cultura, à idade ou ao gênero.

IV. A relação de confiança estabelecida entre médico-paciente é importante nos instantes de grande dor, tanto do paciente quanto dos familiares, e esse profissional precisa estar preparado para ajudá-los a encarar momentos tão difíceis.

O emprego do sinal indicativo de crase está correto apenas em

Alternativas
Comentários
  • vc mataria a questão sabendo que que a crase não pode ser colocada em locuções adverbiais formadas com palavras repetidas.

  • Não utiliza-se a crase em expressões com palavras repetidas.

    Ex: Cara a cara, dia a dia, mano a mano...



    PALAVRAS REPETIDAS = CRASE PROIBIDA.

  • I. O médico é um profissional incansável e que, muitas vezes, fica À mercê da ocasião de entrar em cena: não existem horários, momentos, já que não poderá abandonar seus pacientes.

    Emprega-se crase em locuções prepositivas como: á espera de, à custa de, à moda de, à mercê (de) a ...

    II. No exercício da clínica e em face da singularidade de cada pessoa, o encontro clínico médico-paciente será sempre uma experiência exemplar, única, caso a caso, repleta de valores de toda ordem.

    NÃO se emprega crase em expressões com palavras repetidas: dia a dia, gota a gota, caso a caso...

    III. O profissionalismo, na medicina, abrange múltiplos atributos, entre os quais o conhecimento e a habilidade, pois o médico deve atuar de modo ético e ser sensível àqueles que diferem quanto à cultura, à idade ou ao gênero.

    Emprega-se crase pois o verbo DIFERE exige preposição 'a' + aqueles = àqueles

    IV. A relação de confiança estabelecida entre médico-paciente é importante nos instantes de grande dor, tanto do paciente quanto dos familiares, e esse profissional precisa estar preparado para ajudá-los a encarar momentos tão difíceis.

    NÃO emprega-se crase antes do verbo pois neste caso existe a preposição a mas não o artigo a.

    B) I e III. (CORRETO)

  • I. O médico é um profissional incansável e que, muitas vezes, fica À mercê da ocasião de entrar em cena: não existem horários, momentos, já que não poderá abandonar seus pacientes.

    Emprega-se crase em locuções prepositivas como: á espera de, à custa de, à moda de, à mercê (de) a ...

    II. No exercício da clínica e em face da singularidade de cada pessoa, o encontro clínico médico-paciente será sempre uma experiência exemplar, única, caso a caso, repleta de valores de toda ordem.

    NÃO se emprega crase em expressões com palavras repetidas: dia a dia, gota a gota, caso a caso...

    III. O profissionalismo, na medicina, abrange múltiplos atributos, entre os quais o conhecimento e a habilidade, pois o médico deve atuar de modo ético e ser sensível àqueles que diferem quanto à cultura, à idade ou ao gênero.

    Emprega-se crase pois o verbo DIFERE exige preposição 'a' + aqueles = àqueles

    IV. A relação de confiança estabelecida entre médico-paciente é importante nos instantes de grande dor, tanto do paciente quanto dos familiares, e esse profissional precisa estar preparado para ajudá-los a encarar momentos tão difíceis.

    NÃO emprega-se crase antes do verbo pois neste caso existe a preposição a mas não o artigo a.

    B) I e III. (CORRETO)

  • Gabarito B, é isso mesmo? Acho que está equivocado.

  • Não consta a crase na escrita das questões.

  • Acredito que o enunciado da questão ficou errado, pois, a letra B refere-se as alternativas erradas e não certas.

  • não existe crase diante de verbos blz mas se lá não coloram então não deveria estar certo? pois se não tem então não coloca né? vai entender

  • A forma como a questão foi feita deu dupla interpretação. Pela resposta, o que a banca queria é saber quais assertivas estão corretas com a frase escrita com emprego de crase.

  • Respondendo e aprendendo.

    Confesso que só vim entender o que realmente a banca pediu quando respondi e errei.

  • A questão é meio louca, no entanto dá para entender! FOCO E FORÇA GUERREIROS!!!

  • Questão passível de anulação! O ítem IV está CORRETO (não existe crase antes de verbo), logo ele deveria estar entre as alternativas corretas (D nesse caso enão B).

  • A questão pede para marcar as opções onde está correto o uso da crase.

    Na III falta a crase, sendo assim incorreta. 

    O gabarito aponta que a III está escrito corretamente.

    Me parece q a resposta pode estar invertida, ao invés de marcar os corretos marcou os incorretos, sendo assim está com o gabarito errado.

  • A questão pede para marcar qual das alternativas o uso da crase estaria correto. Sendo assim, o gabarito está correto, pois caso contrario, todas as alternativas deveriam que estar corretas.

  • Questão mal redigida.

  • "O emprego do sinal indicativo de crase está correto apenas em:"

    Questão mal escrita, parece que pedem as CORRETAS, quando na verdade queriam saber em qual alternativas cabia a crase....

  • Resposta dadá pela segunda frase

  • Questão gera muitas dúvidas do que se quer como resposta, induzindo o concurseiro ao erro.

  • Não entendi esse enunciado.

  • Oxe, que questão mal formulada é essa? Aff....

  • apenas II e IV estão corretas.

  • I. O médico é um profissional incansável e que, muitas vezes, fica a mercê da ocasião de entrar em cena: não existem horários, momentos, já que não poderá abandonar seus pacientes. ( LOCUÇÃO ADVERBIAL OBRIGATÓRIA - TEM CRASE)

    II. No exercício da clínica e em face da singularidade de cada pessoa, o encontro clínico médico-paciente será sempre uma experiência exemplar, única, caso a caso, repleta de valores de toda ordem. ( NUNCA SE USA CRASE EM PALAVRAS REPETIDAS - NÃO TEM CRASE)

    III. O profissionalismo, na medicina, abrange múltiplos atributos, entre os quais o conhecimento e a habilidade, pois o médico deve atuar de modo ético e ser sensível aqueles que diferem quanto à cultura, à idade ou ao gênero. (SUBSTITUIR O PRONOME POR A ESTE, SE MANTIVER O SENTIDO TEM CRASE - TEM CRASE POIS NÃO ALTERA O SENTIDO)

    IV. A relação de confiança estabelecida entre médico-paciente é importante nos instantes de grande dor, tanto do paciente quanto dos familiares, e esse profissional precisa estar preparado para ajudá-los a encarar momentos tão difíceis.(NÃO USA CRASE ANTES DE VERBO - NÃO TEM CRASE)

    ALTERNATIVAS CORRETAS: II E IV

    GABARITO ERRADO!!

  • A questão esta mal formulada.

    Na verdade a banca quer saber em quais das alternativas cabe o emprego correto da crase.

    Só pode haver crase nas alternativas I e III.

  • pergunta foi casca de Banana .. formulada de maneira que você tem que avaliar qual aceita a crase
  • Resumindo a questão, ele quer as proposições que admitem crases e as únicas que admitem crases são a I e III,

    I- por ter uma locução adverbial: O médico é um profissional incansável e que, muitas vezes, fica a mercê da ocasião de entrar em cena: não existem horários, momentos, já que não poderá abandonar seus pacientes.

    III- por ter a regência da preposição "a" pelo "ser sensível"(ser sensível a algo) + pronome demonstrativo aquele, junto o a com o a do aquele e safo àquele também será admitido: O profissionalismo, na medicina, abrange múltiplos atributos, entre os quais o conhecimento e a habilidade, pois o médico deve atuar de modo ético e ser sensível aqueles que diferem quanto à cultura, à idade ou ao gênero.

  • O comando da questão pede outra coisa.

  • palavras repetidas não usam crase.

    EX: cara a cara.

    só tinha uma escolha que não tinha essa opção.

    RESPOSTA: B

  • Resumindo, a própria banca se confundiu se era a certa ou errada kkkkkk, pq a I ta errada, e todas opção apresentam ela como certa kkkkk

  • Enunciado ridículo

ID
2808532
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte envolve uma discussão acerta da colocação pronominal.


O médico especialista em coluna


O médico especialista está sempre atualizado com as mais recentes tecnologias no diagnóstico e no tratamento de diversas patologias da coluna. [...] O tratamento inicial é feito através do uso de medicamentos que visam diminuir a dor e ajudar a combater o processo inflamatório. [...] No entanto, em se tratando do uso de métodos conservadores, caso essas medidas não proporcionarem uma melhora no estado de saúde da coluna do paciente, ele é encaminhado para a cirurgia.

Disponível em:<https://www.spinecenter.com.br/blog/medico-especialista-em-coluna/> . Acesso em: 27 mai. 2018. Adaptado.


Na frase em destaque,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D


    Próclise

    É a colocação pronominal antes do verbo. A próclise é usada:


    1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas:


    a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc.

    Ex.: Não se esqueça de mim.


    b) Advérbios. 

    Ex.: Agora se negam a depor.


    c) Conjunções subordinativas. 

    Ex.: Soube que me negariam.


    d) Pronomes relativos. 

    Ex.: Identificaram duas pessoas que se encontravam desaparecidas.


    e) Pronomes indefinidos. 

    Ex.: Poucos te deram a oportunidade.


    f) Pronomes demonstrativos. 

    Ex.: Disso me acusaram, mas sem provas.



  • Verbo no gerúndio precedido de outra oração. PRÓCLISE obrigatória.

    Ex: Em se falando de política, cale-se.

    QUESTÃO.

    "em se tratando do uso de métodos conservadores, .............. , ele é encaminhado para a cirurgia."

  • É obrigatório o uso da próclise, pois se trata de uma oração que possui o gerúndio regido da preposição “em”
  • Só uma adição: quando o verbo vier no gerúndio, sem preposição antes, a ênclise é obrigatória.

    Ex:Vive castigando-lhe sem motivos aparente

  • em ( PREPOSIÇÃO) se tratando ( GERÚNDIO) do uso de métodos conservadores...

    UM DOS CASOS OBRIGATÓRIOS PARA O USO DA PRÓCLISE:

    -GERÚNDIO PROCEDIDO DA PREPOSIÇÃO EM.


ID
2808535
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um texto, para ser um texto de verdade, não se constrói com um aglomerado de frases soltas. Ele precisa apresentar conexões, tanto gramaticais quanto de ideias. A esse respeito, leia, atentamente, a notícia a seguir.


Sem controle


O Conselho Nacional de Saúde, a Anvisa e o IBAMA juntaram forças para tentar barrar o projeto apresentado ao Congresso pela bancada ruralista para reduzir o controle sobre o comércio e o uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras. A lei em discussão prevê “rebatizar” esses venenos, nas embalagens expostas à venda, como “produto fitossanitário”.

Isto É n. 2524, 09/05/2018, p. 28.


Além do domínio vocabular e sintático da língua, o texto apresenta outras marcas de coesão. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a respeito.


( ) Emprego de uma conjunção concessiva.

( ) Uso de uma conjunção coordenativa aditiva.

( ) Utilização adequada dos sinais de pontuação.

( ) Problema de escrita relativamente à norma-padrão.

( ) Retomada de um termo, expresso no interior de outra frase.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • O Conselho Nacional de Saúde, a Anvisa e o IBAMA juntaram forças para tentar barrar o projeto apresentado ao Congresso pela bancada ruralista para reduzir o controle sobre o comércio e o uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras. A lei em discussão prevê “rebatizar” esses venenos, nas embalagens expostas à venda, como “produto fitossanitário”.

    ( ) Emprego de uma conjunção concessiva.

    ( ) Uso de uma conjunção coordenativa aditiva. "reduzir o comércio E reduzir o uso.."

    ( ) Utilização adequada dos sinais de pontuação.Pontuação adequada.

    ( ) Problema de escrita relativamente à norma-padrão.

    ( ) Retomada de um termo, expresso no interior de outra frase."esse venenos = agrotóxicos"


ID
2808538
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, atentamente, o texto a seguir e preencha as lacunas.


ACHO UM ABSURDO

VOCÊ TRABALHAR, E

NÃO RECEBER!

PRECISAMOS

RECLAMAR, SIM,

NOSSOS DIREITOS!

AFINAL, TEMOS QUE

PAGAR AS CONTAS.

Monique Evans

Disponível em:<https://quemdisse.com.br/frase/acho-um-absurdo-voce-trabalhar-e-nao-receber-precisamos-reclamar-sim-nossosdireitos/102001/> . Acesso em: 30 mai. 2018. Adaptado.


No período “Acho um absurdo você trabalhar, e não receber”, a segunda oração pode ser classificada como ______________________. Entre “trabalhar” e “não receber” estabelece-se uma relação de _________________, em que a conjunção “e” tem valor __________________


A sequência correta para o preenchimento das lacunas é

Alternativas
Comentários
  • Oração COORDENADA (I- SINDÉTICA, II- ASSINDÉTICA).

    I- ASSINDÉTICA (orações independentes, não possuem conjunções).

    Ex: Entrei na sala, abri a janela, liguei o ventilador.

    II-SINDÉTICA (ligadas por conjunções)

    Cheguei cedo e encontrei um lugar vazio. (e = conjunção com ideia de ADIÇÃO)

    Realizei a compra mas o produto não chegou. (mas = conjunção com ideia de OPOSIÇÃO)

    As coordenadas poderão ser: (dependerão da ideia que transmitirem e a conjunção correta deverá ser aplicada)

    ADITIVAS;

    ADVERSATIVAS;

    EXPLICATIVA;

    CONCLUSIVA; e

    ALTERNATIVA.

    Obs: Alguns casos a conjunção E poderá fazer papel de OPOSIÇÃO. (por isso deve ser analisado o contexto da oração).

    Ex 1: Trabalho e não recebo. (Quem trabalha espera receber por isso, no caso ideia de oposição e portanto oração coordenada ADVERSATIVA).

    Ex 2: Não trabalho nem recebo. (Quem não trabalha, espera-se que realmente não receba. Neste caso, NEM está somando a ideia e portanto oração coordenada ADITIVA).

  • Questão tendenciosa! É necessário olhar a função da conjunção "e" na frase.

  • Via de regra, não usamos vírgula antes da conjunção “e”.

    A vírgula antes da conjunção “e” é usada quando o sentido for de contraste, oposição: (caso da questão)

    “Acho um absurdo você trabalhar, e não receber”

    A conjunção “e”, neste caso, pode ser substituída por “mas”.


ID
2808541
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, atentamente, o texto a seguir.


REPÓRTER POLICIAL

Requisitos:

– Experiência mínima de 3 anos em jornalismo investigativo

– Sexo feminino

– Idade entre 28 e 38 anos

– Usuária de computador

– Nível universitário, de preferência com pós-graduação

Salário de acordo com a categoria.

Os interessados deverão enviar currículo com foto para o e-mail indicado até meio-dia e meio de hoje.

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.


Imagine a seguinte situação: você prestou serviços de consultoria como revisor de língua portuguesa num jornal de grande circulação, em Belo Horizonte, e recebeu esse texto para revisão. Ao finalizar o seu trabalho, apontou que


I . gramaticalmente o texto apresentou problemas somente quanto ao uso correto dos sinais de pontuação,


PORQUE


II . os itens que compunham os “requisitos” deveriam ser pontuados com o ponto-e-vírgula, preferencialmente.


Sobre essas asserções, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "d";

    ---

    COMENTÁRIO: o correto é "meio-dia e mei"A", pois - após esta palavra - está subentendida a palavra hora.

    Logo, fala-se meio-dia e MEIA HORA.

    ---

    Bons estudos.

  • CUIDADO!


    Sempre diga: "meio dia e MEIA", pois a palavra "meia" se refere a " meia hora". Não podemos concordar com a palavra "dia", uma vez que 30 minutos não são equivalentes a MEIO DIA.

  • O gabarito é letra D não por conter erro ortográfico, como infracomentado pelos colegas, todavia porque a separação dos itens é preferencialmente por ponto e vírgula e não há somente vícios quanto à pontuação.

  • A assertiva I está errada pois o texto apresenta tambem erros ortográficos (meio dia e MEIA) e a assertiva II está certa pois a pontuaçao logo apos os itens de requisito nao é obrigatória, por isso o uso da palavra PREFERENCIALMENTE.

  • Acrescentando...

    acertei a questão pela a hora (meio-dia e meia) mas também observando que onde está escrito "os interessados" deveria ser "as interessadas", pois nos requisitos está pedindo que as candidatas sejam do sexo feminino, logo teria que haver concordância nominal no feminino.


ID
2808544
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere esses dois períodos.


1 . A indicação de pilates para pessoas mais velhas por médicos, fisioterapeutas e nutricionistas aumentaram nos últimos tempos, devido ao seu caráter preventivo.

2 . O pós-tratamento médico e fisioterápico de dores articulares dos idosos apresentam resultados benéficos com as atividades de baixo impacto e individualizadas.


Com relação às orações, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A indicação > aumentou.

    O pós-tratamento > apresenta.

    GAB C

  • A indicação ----- aumentou.

    O pós-tratamento ----- apresenta.


    "Que não tenha pressa, mas que não perca tempo."

  • Errei, analisando a Oração 2, da seguinte forma:

    O pós-tratamento médico E (o pós-tratamento) fisioterápico... APRESENTAM...

    .

    Analisando o "e" como conjunção aditiva a oração teria dois sujeitos, por isso o verbo estaria correto no plural.

    Alguém mais analisou dessa forma??

  • Jan Rodrigues o verbo concorda com o núcleo do sujeito, sendo assim:

    1- Idicação = núcleo do sujeito; e

    2- Pós-tratamento = núcleo do sujeito.

    Espero ter ajudado!

  • Jan Rodrigues, o verbo deve concordar com o artigo. Para sua análise estar correta, seria preciso que o "O" estivesse presente antes do "fisioterápico" também, para indicar a elipse.

    Então...

    O pós-tratamento médico e fisioterápico... apresentam

    analisado assim:

    O pós-tratamento médico E (o pós-tratamento) fisioterápico... APRESENTAM... (está errado)

    Mas se estivesse assim:

    O pós-tratamento médico e o fisioterápico... apresentam

    analisar assim:

    O pós-tratamento médico e o (pós-tratamento) fisioterápico... apresentam (estaria certo)

    Espero ter ajudado ;)

  • O pós-tratamento médico e fisioterápico...

    Os termos destacados representam aposto especificativo ou nominativo, pois estão especificando o tipo de pós-tratamento.

    Para quem pensou que poderia ser ser: O pós-tratamento médico e pós-tratamento fisioterápico de qualquer forma estaria errado, pois haveria erro de paralelismo, pois como existe o artigo "O" antes de pós-tratamento, para ficar correto o paralelismo, deveria ser: O pós-tratamento médico e o fisioterápico.

  • Aprendi que quando há um artigo é ele quem manda na concordância ainda que haja um adjunto adnominal.

    Gabarito letra C.

    As duas frases pedem o verbo no singular para concordarem com os artigos.

  •  A indicação de pilates para pessoas mais velhas por médicos, fisioterapeutas e nutricionistas AUMENTOU nos últimos tempos, devido ao seu caráter preventivo.

    O pós-tratamento médico e fisioterápico de dores articulares dos idosos APRESENTA resultados benéficos com as atividades de baixo impacto e individualizadas.


ID
2808547
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir apresenta alguns problemas quanto à grafia correta das palavras.


Nunca pude entender o por quê de tanta ausência de valores. A pessoas que mau se preocupam com a ética, pois estão afim de sempre levarem vantagem em tudo. Mais para elas, o destino é a sargeta.

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.


Reescrevendo o texto, as palavras estão corretamente grafadas em

Alternativas
Comentários
  • geralmente o artigo antes dos porquês segnifica POQUÊ junto acentuado, mau com U ou mal com L mal com L segnifca BEM e mau com U segnifica BOM.

  • Nunca pude entender o por quê de tanta ausência de valores. A pessoas que mau se preocupam com a ética, pois estão afim de sempre levarem vantagem em tudo. Mais para elas, o destino é a sargeta.


    Nunca pude entender o porquê de tanta ausência de valores. pessoas que mal se preocupam com a ética, pois estão a fim de sempre levarem vantagem em tudo. Mas para elas, o destino é a sarjeta.


    Gabarito: A

  • só com o uso do porquê , da pra matar a questão

    Mire a lua , se der errado ; alcançarás estrelas

  • O porquê sempre vem precedido de artigo ou outro determinante e pode ser substituído por o(s) motivo(s).

  • Porquê ->É usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Aparece acompanhado de um artigo definido (o, os) ou indefinido (um, uns), podendo também aparecer junto de um pronome ou numeral. Pode ser substituído por o motivo; a causa; a razão.

  • o artigo esta substantivando o porquê e junto e com acento ja mataria a questão

  • há erro de pontuação (MAS, PARA ELAS,...). A menos errada é a letra A

  • Se saber Os usos dos porquês já mata a questão !

  • virou um substantivo
  • Quanto ao uso dos porquês gosto de pensar da seguinte maneira:

    quando estão juntos pertencem a uma única classe gramatical.

    (porquê) funciona como substantivo;

    (porque) funciona como conjunção.

    quando separados pertencem a duas grasses gramaticais (por) (que). Preposição e pronome respectivamente.

    (por quê) Pronome interrogativo, geralmente ,usa-se próximo a pontuação ou em perguntas isoladas;

    (por que) Pronome relativo, geralmente,aparecem no início da frase.

  • Eu matei essa questão só com a regra dos "porquês". #forçaguerreiros

  • VAMOS REVISAR?!

    O GABARITO É A: O Porquê...Mal...A fim...Mas

    Porque x Por que x Por quê x Porquê

    Porque: conjunção explicativa ou causal, ou seja, introduz uma explicação ou causa da oração anterior. Ex: Estudo porque sei que minha hora vai chegar.

    Por que: é usado em frases interrogativas, diretas ou indiretas (com ou sem ponto de interrogação), ou pode ser Por (preposição) + (Que) pronome relativo, equivalente a “pelo qual”, “pela qual”.

     Ex: Por que você é grosseiro? (por que motivo) – Interrogativa direta, com ponto de interrogação (?)

     Ex: Não sei por que você se foi... (por que motivo) - Interrogativa indireta, sem ponto de interrogação (?)

    Ex: Só eu sei as esquinas por que passei. (pelas quais passei)

     Por quê: É basicamente o mesmo caso acima, quando ocorre em final de período ou antes de pausa. O macete é pensar que a pausa ou pontuação final “atraem” o circunflexo.

     Ex: Nunca fumou e morreu de câncer. Por quê?

    Porquê: É substantivo, equivale a “motivo”, “razão”; vem normalmente com artigo ou outro determinante) Ex: Não foi aprovado e ninguém sabe o porquê. (ninguém sabe o motivo)

     Ex: Deve haver algum porquê (alguma razão)

    Mal x Mau

    Mal: oposto de “bem”. Advérbio. Geralmente acompanha um verbo ou adjetivo.

     Ex: Não passou porque estava mal preparado.

    Mau: oposto de “bom”. Adjetivo. Acompanha um substantivo, dando a ele a qualidade de “maligno”. Ex: Não passou porque era um mau candidato.

     Também temos “mal” como conjunção temporal, com sentido de “logo que”

    Ex: Mal cheguei, fui interrogado. Como sinônimo de “doença, coisa ruim”, mal é substantivo. Ex: Morreu de um mal súbito. Ex: É tanto mal que ela fala da amiga, que a considero uma falsa!

    A fim x afim

    A fim de: locução prepositiva com sentido de “propósito”, “para”. Ex: Estou aqui a fim de te orientar sobre seu estudo.

    Afim: Semelhante, correlato. Ex: Matemática e estatística são matérias afins

    Mas x Mais

     Mas: Conjunção adversativa, como “porém”.

     Ex: Ela come muito, mas não engorda.

    Mais: Oposto de menos

    Ex: Estudei um pouco de manhã; à noite estudei mais.


ID
2808553
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Existem determinadas palavras na língua portuguesa que, por diversos motivos, são pronunciadas de forma equivocada e também grafadas inadequadamente por muitos nativos.


A palavra que não se enquadra nessas características é

Alternativas
Comentários
  • b)empecilho

    c)companhia

    d)beneficente.

  • A forma correta de escrita da palavra é digladiar. A palavra degladiar está errada. Devemos utilizar o verbo digladiar sempre que quisermos referir o ato de combater com espada, corpo a corpo. Significa também disputar, discutir, argumentar.

  • Significado da palavra digladiar:

    v.i. e v.pron.

    Confrontar-se à espada; lutar, corpo a corpo, utilizando espadas.

    [Figurado] Entrar em combate; confrontar, argumentar ou debater fervorosamente.

    (Etm. do latim: digladiari)

  • A forma correta de escrita da palavra é digladiar, com a vogal i na primeira sílaba: di-gla-di-ar. A palavra degladiar, com e, está errada. O verbo digladiar se refere, principalmente, ao ato de combater com espada, corpo a corpo. Significa também o ato de disputar, discutir e argumentar.

    A forma correta de escrita da palavra é empecilho, com e inicial. A palavra impecilho, com i inicial está errada. O substantivo masculino empecilho indica um obstáculo, um estorvo ou um impedimento, ou seja, alguma coisa ou alguém que impede ou dificulta.

    A forma correta de escrita da palavra é companhia, com nh. A palavra compania, com n, está errada. O substantivo feminino companhia se refere ao ato de acompanhar ou ser acompanhante de alguém, bem como à convivência entre pessoas. Pode significar também uma associação, uma comitiva, uma empresa ou uma firma com vários sócios

    A palavra beneficiente está errada. O adjetivo beneficente refere-se a alguma coisa ou a alguém que pratica o bem e a beneficência, ou seja, que faz caridade e ajuda quem precisa.

  • É só lembrar que GLADIAR te remete ao filme GLADIADOR que é um lutador com espadas.

    Então, DIGLADIAR, são DUAS PESSOAS disputando/lutando na arena, com suas espadas! ehehehhee


ID
2808556
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia, atentamente, os textos a seguir.


Texto I


Nos estudos linguísticos, a coesão textual consiste no uso correto das articulações gramaticais e dos conectivos, que permitem a ligação harmoniosa entre as frases, orações, termos, períodos e parágrafos de um texto.


Texto II


Apesar de o aluno ter saído de casa com muito antecedência, chegou atrasado ao campus universitário para assistir à chamada que definiria os finalistas do exame de proficiência, porque o trânsito estava congestionado devido à paralisação dos caminhoneiros. Depois de tudo isso, não lhe restou alternativa a não ser se conformar e esperar, sem perder a paciência.”

Fonte: Arquivo da Banca Elaboradora.


Avalie o que se informa sobre coesão textual no Texto I e o que se diz sobre as palavras ou expressões em destaque no Texto 2.


I. O elemento coesivo "apesar de" introduz uma oração que encerra uma ideia de concessão, pois, embora tenha saído de casa com muita antecedência, o aluno acabou se atrasando para assistir à chamada dos finalistas.

II. O pronome relativo "que" tem como principal propósito retomar a expressão "campus universitário", presente em uma oração anterior.

III. A conjunção subordinativa adverbial "porque" inicia uma oração que exprime ideia de conformidade em relação ao acontecimento da oração principal.

IV. A expressão "Depois de tudo isso" faz uma espécie de resumo, de síntese dos acontecimentos, como uma retomada do que foi dito anteriormente.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I. O elemento coesivo "apesar de" introduz uma oração que encerra uma ideia de concessão, pois, embora tenha saído de casa com muita antecedência, o aluno acabou se atrasando para assistir à chamada dos finalistas.


    correto, pois a concessão é um fato inesperado, a consequência dele ter saído de casa coma antecedência era ter chegado no horário , mais não foi o que aconteceu


    II. O pronome relativo "que" tem como principal propósito retomar a expressão "campus universitário", presente em uma oração anterior.


    errado, retoma a expressão chamada


    III. A conjunção subordinativa adverbial "porque" inicia uma oração que exprime ideia de conformidade em relação ao acontecimento da oração principal.

    errado, não exprime ideia de conformidade e sim de causa, a causa dela ter chegado atrasada.


    IV. A expressão "Depois de tudo isso" faz uma espécie de resumo, de síntese dos acontecimentos, como uma retomada do que foi dito anteriormente.


    correto, é como se fosse diante disso, depois de tudo que foi dito


    alternativa B

  • Discordo um pouco da avaliação do item IV como correto. Entendo a avaliação do colega mas, do mesmo jeito que ele fez a substituição do "Depois de tudo isso" por "diante disso" eu a fiz por "Depois, ...."

    Em resumo, o cerne da sentença pra mim foi o "Depois", que passa uma ideia de tempo, e não o "tudo isso", que corrobora com a afirmativa. Se alguém mais quiser contribuir com a discussão eu agradeço.


ID
2808559
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atente para o trecho da música “Racismo é burrice”, de autoria do rapper brasileiro, Gabriel, o Pensador.


Salve, meus irmãos africanos e lusitanos, do outro lado do oceano!

O Atlântico é pequeno pra nos separar, porque o sangue

é mais forte que a água do mar.”

Racismo, preconceito e discriminação, em geral,

são uma burrice coletiva sem explicação.

Afinal, que justificativa você me dá para um povo que

precisa de união,

mas demonstra claramente,

infelizmente,

preconceitos mil?

Disponível em:<https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/72839/> . Acesso em: 30 mai. 2018. Adaptado.


A sequência que informa corretamente as classes gramaticais às quais pertencem as palavras sublinhadas é

Alternativas
Comentários
  • Meus-pronome possessivo

    O-artigo definido

    Separar-verbo no infinitivo

    Preconceitos-substantivo



    GABARITO B


  • Essa banca faz questões extremamente difíceis e outras completamente fáceis na mesma prova...


ID
2808562
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Observe os adjetivos quanto à sua formação. A frase em que o adjetivo destacado se encontra na forma primitiva é

Alternativas
Comentários
  • Adjetivo Primitivo - palavra que dá origem a outros adjetivos. Exemplos: bom, alegre, puro. Adjetivo Derivado - palavras que derivam de substantivos ou verbos. Exemplos: escultor (verbo esculpir), formoso (substantivo formosura).

    Gabarito: B

  • Os Adjetivos Primitivos não derivam de nenhuma palavra. Eles são aqueles de onde são formados outros adjetivos - os derivados. Ex.: Azul, Amarelo, Notável...

    Os Adjetivos Derivados, portanto, derivam de outras palavras, que podem ser adjetivos, substantivos ou verbos. Ex.: Azulado, Amarelado, Notabilíssimo...

  • Classificação dos Adjetivos:

    Primitivo: não deriva de nenhuma outra palavra.

    Derivado: deriva de outras palavras.

    Simples: formado por 1 só radical.

    Composto: formado por mais de 1 radical.


ID
2808565
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema de Beatriz Barreto, cujo título é “Romance pelo ar” e preencha as lacunas do texto.


A moça se penteia

Coloca a melhor roupa

Para o ver passar

Fica um clima de romance pelo ar

Disponível em:<https://www.pensador.com/frase/MTI0NTcwNA/> : Acesso em: 31 mai. 2018. Adaptado.


Na primeira frase do texto, o sujeito é ______________, ou seja, ele _______________ a ação. Trata-se de uma voz verbal denominada _________________.


A sequência que preenche corretamente as do texto é

Alternativas
Comentários
  • Sujeito = Quem executa ou sofre a ação do verbo.

    classificação = (Simples, composto, indeterminado, inexistente, oculto ou PACIENTE)

    O menino cortou a laranja. (sujeito)

    A laranja foi cortada ao meio. (sujeito paciente)

    Ambos são apontados como sujeito da oração.

    Obs 1: Quando o sujeito executa uma ação e recebe dela mesma: voz verbal reflexiva

    Ex: O garoto cortou-se com a faca. [ele cortou e foi cortado]

    Obs2: Não confundir com: recíproca

    Ex: Os garotos abraçaram-se na saída. [o garoto abraçou e foi abraçado por outro garoto e não por ele mesmo]

  • Óh Deus! Por que não cai uma dessa no EAGS?


ID
2808568
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O emprego do sinal de pontuação não foi explicado corretamente, contrariando a norma culta em

Alternativas
Comentários
  • * GABARITO: "d";

    ---

    * COMENTÁRIO: para estar correto o emprego da pontuação, era necessária uma vírgula antes de "naquele verão", aí se teria a justificativa desta no sentido de estar isolando uma locução adverbial de tempo. Ou, então, bastava retirar a única vírgula da alternativa para não haver a separação do predicado.

    ---

    Bons estudos.

  • Letra E incorreta porque sujeito e predicado nunca devem ser separados.

  • Dica: Sujeito + Verbo + Complemento

    (Sujeito+Verbo/Verbo+Complemento) - Nunca serão separados por vírgula

  • Não gosto muito dos enunciados das questões da Aeronáutica; são muito confusos e mal elaborados. Neste caso, por exemplo, o enunciado nos pede para verificar qual explicação não está de acordo com o emprego da pontuação nas frases, e não para verificar em qual das frases a pontuação foi empregada de maneira errada...

  • Concordo, Karina. Como foi esse o comando da questão, a letra D estaria correta, pois está explicando o emprego errado da frase.

  • Karina, na verdade a questão não quer a alternativa que está pontuada incorretamente, mas sim a assertiva em que a justificativa está incorreta.

    De qualquer forma, a letra D está duplamente errada, pois o correto seria: "A longa jornada, empreendida pelo aventureiro naquele verão, trouxe reflexões indagadoras. " (faltou uma vírgula após a palavra jornada).

    E mesmo que a vírgula estivesse empregada corretamente, a explicação estaria errada, porque não se separa o sujeito e o predicado de forma direta, sendo que neste caso acima, eles estariam separados por uma intercalação que possui valor de esclarecimento ou explicação.

    Fonte para embasamento do meu comentário, de acordo com William Cereja e Tereza Cochar, em Gramática Reflexiva:

    "Quando não empregar a vírgula: não se recomenda empregar a vírgula entre o sujeito e o predicado e entre o verbo e seus complementos, a não ser que haja termo ou oração intercalados."

  • Nunca deve separar o sujeito do predicado. Então o uso da vírgula não é utilizado para este fim.


ID
2808571
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

No texto que segue, algumas palavras em destaque foram transcritas sem o necessário acento gráfico.


Medo que seduz


No Brasil, algumas editoras, como a carioca DarkSide, têm se dedicado a relançar classicos[1] do terror. (...) São histórias de fantasmas, busca pela eternidade, sonhos e pesadelos — tudo aquilo que desafia o conforto da razão. A variedade ilustra o que o organizador Alcebíades Diniz, em seu posfacio[2], chama de “expansão do fantástico”, representada no livro não só pelos temas e abordagens, mas tambem[3] pela origem dos textos, escritos originalmente em ingles[4], espanhol, alemão e russo.

DAMASCENO, Renan. Medo que seduz. Estado de Minas. Caderno Pensar, p. 1, 1 jun. 2018. Adaptado.


A justificativa correta para a acentuação de cada palavra numerada encontra-se em

Alternativas
Comentários
  • A) oxítona terminada em e(s)

  • Letra A


    Oxítonas terminadas em A E O ( s) em ens são acentuadas.

  • 1) clássicos ==> proparoxítona (lembrando que todas são acentuadas);

    2) posfácio ==> paroxítona terminada em ditongo crescente;

    3) também ==> oxítona terminada em EM;

    4) inglês ==> oxítona terminada em ES.


  • Deus, envia ao menos uma dessa na EsSa! kkk

  • paroxítona terminada em Hiato, essa foi longe viu kkkkk

  • Clás - si - cos: toda proparoxítona é acentuada.

    Pos - - cio: paroxítona terminada em ditongo crescente (SV+V).

    Tam - bém: oxítona terminada em EM.

    In - glês: oxítona terminada em ES.

  • Iniciei minha análise pela última para não perder tempo, terminou que terminei analisando tudo...


ID
2808574
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os vocábulos abaixo aparecem separados em sílabas. O conjunto de palavras em que a separação obedece às normas do sistema ortográfico vigente é

Alternativas
Comentários
  • ne-crop-si-a, mne-mô-ni-ca( vem de memória), felds-pa-to( mineral), he-mo-di-á-li-se, sub-lin-gual( embaixo da língua), do-a-dor

  • Separa-se todo encontro consonantal que não inicia a palavra, excetuando conjunto de consoantes, onde separar-se-á a última da penúltima.

  • ne-crop-si-a / mne-mô-ni-ca / felds-pa-to / he-mo-di-á-li-se / sub-lin-gual / do-a-dor.

    1) Necropsia - Paroxítona terminada em ditongo crescente:

    2)Mnemônica - Não existe sílaba sem vogal.

    3) Feldspato - Não existe sílaba sem vogal.

    4) hemodiálise - Pela regra geral, não se acentuaria esta palavra, mas pela regra especial (hiato) acentua-se, sendo assim vogais não ficam na mesma sílaba, então se separa.

    5) sublingual - prefixos monossilábicos terminados em consoante precedidos de consoantes se separa.

    6)doador - ''-a'' sempre será vogal, então vogais nunca ficaram em sílabas iguais.

    GAB:C

  • A RESPEITO DE "SUBLINGUAL":

    Encontros consoanantais formados por 'bl' (consoante + L) são indivisíveis. Exemplos: ca-ta-ble-ma, no-ble, ru-blo, du-blar. Com exceção em alguns casos de palavras compostas por prefixos que terminam em [b] e [d]: ab-, ad-, sub-. Exemplos: sub-lu-nar, sub-lin-gual, sub-lo-car, ab-le-ga-ção, ab-lac-tar.

    Abraços.


ID
2812117
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considerando-se os aspectos neuropsiquiátricos da infecção pelo Human Immunodeficiency Virus/ Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (HIV/SIDA), é correto afirmar que

Alternativas

ID
2812120
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Do ponto de vista psicopatológico, a cenestopatia é uma alteração da

Alternativas

ID
2812123
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A síndrome de abstinência que cursa tipicamente com taquicardia, hipertensão arterial, desregulação térmica, febre, cãibras musculares, diarreia, rinorreia, lacrimejamento, piloereção, bocejos e midríase é a de

Alternativas

ID
2812126
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

“Uma das bases modernas da medicina personalizada é a área de pesquisa conhecida como farmacogenética. Ela se baseia na premissa de que é possível buscar, no genoma do indivíduo, pistas de quais drogas podem ou não funcionar para determinadas doenças.


Os cientistas hoje se esforçam para destrinchar o que alterações em genes do complexo citocromo P450 (presente em células hepáticas e importante para a metabolização e eliminação de uma grande variedade de drogas) querem dizer para os tratamentos medicamentosos”.

(ALVES, Gabriel. Teste genético ajuda médico a indicar o melhor antidepressivo. Folha de São Paulo. São Paulo, 26 jun 2017. Equilíbrio e Saúde, s/p)


Testes farmacogenéticos têm recebido cada vez mais divulgação pela mídia e, consequentemente, apresentam ao psiquiatra novas questões sobre as quais refletir na prática clínica.


Considerando a farmacocinética dos antidepressivos Bupropiona e Venlafaxina, é correto afirmar que a sequência que apresenta, respectivamente, as enzimas do citocromo P450 responsáveis por sua metabolização, é

Alternativas

ID
2812129
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Paciente de 23 anos, sexo masculino, comparece para atendimento psiquiátrico acompanhado por seu pai, preocupado com a “solidão” do filho. O paciente não apresenta queixas espontâneas. Relatam história de um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e de expressão restrita de emoções em contextos interpessoais. Segundo o acompanhante, paciente sempre demonstrou pouco interesse em manter relações íntimas com outras pessoas, quase sempre opta por atividades solitárias e não tem amigos próximos ou confidentes que não sejam os familiares de primeiro grau. Paciente diz não ter interesse em experiências sexuais com outra pessoa, fala que tem prazer em poucas atividades, mostra-se indiferente ao elogio ou à crítica de outros e demonstra frieza emocional. Não há história de comorbidades clínicas ou de uso de substâncias psicoativas. O pai relata desenvolvimento neuropsicomotor dentro dos limites da normalidade e desempenho acadêmico regular. O paciente, atualmente, trabalha com seu pai em uma pequena empresa familiar. Negam alterações abruptas do comportamento de qualquer natureza.


Com base no caso descrito, é correto afirmar que o diagnóstico mais provável é o de transtorno da personalidade

Alternativas

ID
2812132
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O termo fobia refere-se a um medo excessivo de objeto, circunstância ou situação específicos. A fobia específica é um medo intenso e persistente de um objeto ou de uma situação. As taxas de prevalência das fobias específicas em mulheres, geralmente, costumam ser o dobro daquelas observadas entre os homens, exceto no caso da fobia tipo

Alternativas

ID
2812135
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considerando-se o tratamento farmacológico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), é correto afirmar que

Alternativas

ID
2812138
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação aos transtornos alimentares, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2812141
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O psiquiatra alemão Kurt Schneider (1887-1967) estabeleceu uma hierarquia de sintomas de acordo com sua importância para o diagnóstico da esquizofrenia. Os chamados sintomas de primeira ordem eram considerados bastante sugestivos de esquizofrenia, desde que excluídas causas orgânicas. Os sintomas de segunda ordem teriam menor valor para o diagnóstico, mas a presença de sintomas de primeira ordem não era estritamente obrigatória para o diagnóstico do transtorno.


De acordo com Kurt Schneider qual é considerado um sintoma de primeira ordem?

Alternativas

ID
2812144
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

De acordo com a Décima Edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), os sintomas abaixo fazem parte dos critérios gerais para o diagnóstico de Esquizofrenia, exceto

Alternativas

ID
2812147
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O tratamento com Eletroconvulsoterapia (ECT) é uma indicação consistente para o transtorno

Alternativas

ID
2812153
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O Metilfenidato é um dos medicamentos mais comumente utilizados para o tratamento farmacológico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).


O mecanismo de ação conhecido do Metilfenidato é o antagonismo

Alternativas

ID
2812156
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considerando-se as relações entre psicofármacos e o trato gastrintestinal, é incorreto afirmar que a/o

Alternativas

ID
2812159
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

As síndromes genéticas abaixo são comumente associadas ao desenvolvimento de deficiência intelectual, exceto a de

Alternativas

ID
2812162
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Considerando-se as diferentes orientações de psicoterapias existentes, é incorreto afirmar que a

Alternativas

ID
2812165
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

M.O., 41 anos, sexo masculino, comparece para atendimento em serviço de saúde mental acompanhado por sua irmã. Conta que é motorista de caminhão de uma grande empresa de construção civil e que, duas semanas antes, ao retornar de uma obra de pavimentação urbana, o veículo que dirigia perdeu o freio em uma avenida de intensa movimentação e foi obrigado a fazer uma manobra drástica, de forma a tombar o caminhão e evitar o atropelamento de inúmeras pessoas. Nesse contexto, um colega de trabalho que o acompanhava assustou-se e decidiu pular do veículo no momento que ele estava tombando, sendo atingido fatalmente e vindo a óbito. M.O. sofreu leves escoriações no tórax e no membro inferior direito, sendo avaliado em serviço de pronto-atendimento especializado e liberado. Desde então, conta que vem apresentando lembranças angustiantes do evento, com pesadelos relacionados ao acidente e dificuldades para dormir. Diz que, frequentemente, revive a cena do amigo saltando do caminhão e não tem conseguido sentir prazer em nada. Chora com facilidade, se sente constantemente irritado e não tem conseguido conviver adequadamente com amigos e familiares, permanecendo em sua casa por todo o dia. Relata que não consegue dirigir seu próprio carro, motivo pelo qual a irmã teve de levá-lo ao atendimento, e que, durante o trajeto no trânsito, apresentou episódios de taquicardia, hipervigilância e sudorese. M.O. não tem história pregressa de adoecimento mental, nega comorbidades clínicas ou uso de substâncias psicoativas.


Com base no caso descrito, é correto afirmar que o diagnóstico mais apropriado é

Alternativas

ID
2812168
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A respeito dos Transtornos de Humor, avalie as afirmações a seguir.


I. O sinal de Veraguth é observado nos sulcos nasolabiais e indica depressão grave.

II. A variação diurna da intensidade de sintomas, com melhora vespertina, é uma característica da depressão melancólica.

III. Diminuição do apetite e do sono são aspectos relacionados à depressão atípica.

IV. Nos episódios depressivos graves, podem surgir sintomas psicóticos, os quais podem ser congruentes ou incongruentes com o humor.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2812171
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A Síndrome de Korsakoff é um transtorno neurocognitivo associado com mais frequência aos maus hábitos alimentares dos abusadores crônicos de álcool.


A esse respeito, é correto afirmar que o sítio anatômico, cujo acometimento tem sido mais frequentemente observado nesse transtorno, é o de

Alternativas

ID
2812174
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Do ponto de vista pericial, os indivíduos com transtornos por uso de substâncias psicoativas representam um grupo que exige muita atenção e habilidade do perito ao investigar sua condição mental, sobretudo nas perícias retrospectivas. Uma particularidade da legislação brasileira, que abrange tanto os casos de intoxicação aguda quanto os de abuso de substâncias psicoativas em indivíduos não-dependentes, é a incidência da regra actio libera in causa.


Constitui exceção a essa regra,

Alternativas

ID
2812177
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

É uma característica correta do transtorno de sintomas somáticos, também conhecido como hipocondria, a/o

Alternativas

ID
2812180
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O sono é composto de dois estados fisiológicos: sono não REM e sono REM. No sono não REM, que é composto dos estágios de I a IV, a maioria das funções físicas é nitidamente menor do que na vigília.


A sequência que apresenta corretamente as características eletroencefalográficas do Estágio II do sono não REM é

Alternativas

ID
2812183
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação aos transtornos mentais associados ao puerpério, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2812186
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Avalie a descrição: comportamento caracterizado por gliscroidia, hipermoralismo, hiperreligiosidade, hipergrafia, sexualidade atípica, circunstancialidade e vida mental intensa designam uma síndrome clínica associada a uma patologia.


Essa descrição refere-se, respectivamente, à síndrome e à patologia,

Alternativas

ID
2812189
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Com relação aos transtornos do espectro autista e transtornos associados, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2812192
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

O termo psicopatológico licantropia designa a

Alternativas

ID
2812195
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

Os núcleos da base são estruturas mais associadas às bases neurofisiológicas da memória

Alternativas

ID
2812198
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

São variáveis associadas à intensificação do risco de suicídio em grupos vulneráveis, exceto, a/o

Alternativas

ID
2812201
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A moria é uma alteração do estado mental que é mais frequentemente associada à/ao

Alternativas

ID
2812204
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

“O primeiro estudo de neuroimagem na esquizofrenia data de 1927, quando Jakobi e Winkler realizaram um estudo pneumoencefalográfico em 19 pacientes esquizofrênicos (...) A partir de 1960, com o desenvolvimento da tomografia computadorizada, e posteriormente da ressonância magnética, foi possível realizar estudos mais detalhados, in vivo, do cérebro humano.”

(LOUZÃ NETO; ELKIS, 2007, p.245)


Com relação aos achados de tomografia computadorizada mais frequentes na esquizofrenia, é incorreto afirmar que há alargamento

Alternativas