-
O cancelamento (da cultura) é (Verbo) diferente da trollagem típica de internet, eventualmente com insultos coordenados, frequente em disputas de opinião entre usuários das redes. Oração coordenada ASSINDÉTICA
O "cancelamento" é (Verbo) um ataque à reputação que (pronome relativo) ameaça(Verbo) o emprego e os meios de subsistência atuais e futuros do cancelado. Pronome relativo iniciando uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Extremamente frequente nos Estados Unidos, ela hoje abate(Verbo) personalidade, mas também (abate) anônimos. Oração coordenada SINDÉTICA aditiva. ( o "mas também" é um termo aditivo)
VAMOS COM TUDO!
-
CUIDADO
A questão não possui gabarito. Há comentário que apenas chancela o apontado pela banca.
É solicitada a classificação da constituição dos períodos que formam o paragrafo abaixo grafado. Para fins didáticos, farei a separação do paragrafo em seus respectivos períodos.
“O cancelamento (da cultura) é diferente da trollagem típica de internet, eventualmente com insultos coordenados, frequente em disputas de opinião entre usuários das redes."
O primeiro período do paragrafo é composto de apenas uma oração. As passagens virguladas ao final da construção não são orações, mas informações acessórias de natureza adverbial e adjetiva. Falamos então de período simples composto por oração absoluta, não há que se falar em coordenação.
"O 'cancelamento' é um ataque à reputação que ameaça o emprego e os meios de subsistência atuais e futuros do cancelado."
O segundo período é composto de duas orações, respectivamente principal e subordinada adjetiva restritiva. Falamos em período composto por subordinação.
"Extremamente frequente nos Estados Unidos, ela hoje abate personalidade, mas também anônimos”
O terceiro período é composto de duas orações, embora com inadequações quanto a marcação da zeugma presente na segunda, ligadas pelo conjuncional "mas também" de valor aditivo. Falamos de período composto por coordenação, com orações coordenadas sindéticas aditivas.
Aqui saliento minha posição quando da classificação das orações coordenadas, principalmente no que diz respeito às coordenadas aditivas, alternativas e adversativas . É de se perceber que referidas orações são equivalentes/dúplices, de modo que a inversão da posição não altera a construção do período:
"Pedro joga futebol e estuda."
"Pedro estuda e joga futebol."
Presente fato da lastro à classificação da coordenação, do nexo semântico existente entre construções, de modo que, ao classificar dois termos oracionais ligados por um conjuncional coordenativo com os valores acima citados, classificam-se ambos com base base na semântica do referido conjuncional.
Gabarito da banca na alternativa C
Gabarito correto ausente
-
CUIDADO!
Atentem para comentários incorretos e observem o do colega Ivan Lucas, que destrincha corretamente a questão. Em que pese minha absoluta concordância com ele, trago meu ponto de vista sobre o terceiro período, que abaixo se seguirá.
Leia-se o parágrafo:
“O cancelamento (da cultura) é diferente da trollagem típica de internet, eventualmente com insultos coordenados, frequente em disputas de opinião entre usuários das redes. O "cancelamento" é um ataque à reputação que ameaça o emprego e os meios de subsistência atuais e futuros do cancelado. Extremamente frequente nos Estados Unidos, ela hoje abate personalidade, mas também anônimos.”
De saída, deve o aluno ter em conta isto: diante do fragmento em tela, o que encerará o período será o ponto final — há outros sinais de pontuação que também o fazem; contudo, não convém a menção por ora.
Fragmentemos o parágrafo:
1ª período: “O cancelamento (da cultura) é diferente da trollagem típica de internet, eventualmente com insultos coordenados, frequente em disputas de opinião entre usuários das redes."
Neste período, há somente um verbo. Por força do óbvio, está-se diante de uma oração absoluta, ou seja, existe um período simples;
2º período: "O "cancelamento" é um ataque à reputação que ameaça o emprego e os meios de subsistência atuais e futuros do cancelado."
Neste período, há dois verbos que não formam locução verbal. Sendo assim. há um período composto. Resta-nos saber se composto por subordinação ou coordenação. Observe a segunda oração, introduzida pelo pronome relativo "que". Trata-se do tipo a que se chama de subordinada adjetiva restritiva (destituída de vírgula). Ora, se há uma subordinada, necessariamente existe uma oração subordinante ou principal, ou seja, a estrutura "o cancelamento é um ataque à reputação". Há, portanto, um período composto por subordinação;
3º período: "Extremamente frequente nos Estados Unidos, ela hoje abate personalidade, mas também anônimos.”
(Veja a resposta a esse comentário).