SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - CEFET-RJ - Assistente em Administração


ID
1193743
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os trabalhos desenvolvidos em uma organização apresentam natureza diferente, de acordo com o nível hierárquico no qual ele é executado, embora todas as atividades contribuam igualmente para o sucesso da empresa.
Em cada nível hierárquico, na execução das atividades a ele pertinentes, há uma habilidade que é predominante.

A correlação correta, que representa a habilidade que predomina no respectivo nível hierárquico da organização é:

Alternativas
Comentários
  • Percebe-se que para desenvolver bem seu trabalho, o Administrador precisar dominar as três habilidades e dosá-las conforme sua posição na organização.

    Habilidades Técnicas são as habilidades ligadas à execução do trabalho, e ao domínio do conhecimento específico para executar seu trabalho operacional. 

    Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade técnica “[...]consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional”. 

    Logo as habilidades técnicas são mais importantes para os gerentes de primeira linha e para os trabalhadores operacionais. 

    Habilidades Humanas são as habilidades necessárias para um bom relacionamento. Administradores com boas habilidades humanas se desenvolvem bem em equipes e atuam de maneira eficiente e eficaz como líderes.

    Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade humana “[...]consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas”. 

    Habilidades humanas são imprescindíveis para o bom exercício da liderança organizacional 

    Habilidades Conceituais são as habilidades necessárias ao proprietário, presidente, CEO de uma empresa. São essas habilidades que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na Administração da empresa. 

    Segundo Chiavenato (2000, p. 3): 

    "Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato."

    As habilidades conceituais são imprescindíveis aos Administradores de Topo. 


    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/


  • Questão ambígua. Estratégico = Institucional = conceitual.

  • Nível intermediário não equivale a nível tático , logo habilidades técnicas de determinados gerentes?
  • - Nível Institucional:  habilidade conceitual
    - Nível Operacional: habilidade técnica
    - Nível Intermediário: habilidade humana

    OBS:  o nível institucional é chamado de estratégico 
               o nível intermediário é chamado de gerencial ou tático
     


  • Nível Institucional – Habilidade Conceitual - Nível Estratégico, Ou Seja capacidade de enchergar o ambinte como um todo, observa o cenário de uma forma ampla, assim consegue desenvolver um pensamento abstrato gerando conceitos que podem direcionar a empresa para as ações a serem tomadas. Fico no aguardo de comentários, retificações ou críticas.

  • Questão ambígua. Estratégico = Institucional = conceitual.

    ESTRATÉGICO =HUMANAS+ CONCEITUAIS

    TÁTICO = H. HUMANAS

    OPERACIONAL = H.TÉCNICA

     

    c) Nível Institucional – Habilidade Conceitual

    e) Nível Estratégico – Habilidade Humana

  • nível operacional também pode ser chamado de nível técnico. 

  • A questão tratou sobre os três tipos de habilidades defendidos por Katz. O administrador não deve possuir apenas uma dessas habilidades, mas usar uma combinação delas de acordo com o nível da organização em que atua. Chiavenato (2014, pág 9) explica cada habilidade da seguinte maneira:

    • Habilidades técnicas: "envolvem o uso de conhecimento especializado e a facilidade na execução de técnicas relacionadas ao trabalho e aos procedimentos de realização".

    Muito importante na execução das atividades no dia a dia e no nível operacional.

    • Habilidades humanas: "estão relacionadas ao trabalho com pessoas e referem-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais."

    As habilidade humanas são as mais importante no nível intermediário (tático) da organização.

    • Habilidades conceituais: "envolvem a visão da organização ou da unidade organizacional como um todo, a facilidade em trabalhar com ideias e conceitos, teorias e abstrações".

    O seu uso é extremamente importante no nível institucional (estratégico) pois envolve planejar, interpretar e tentar perceber oportunidade, ou seja, exige do administrador as suas capacidades cognitivas mais sofisticadas.

    Esquematizando, temos que a predominância da habilidade com o nível organizacional se relaciona da seguinte forma:

    • Habilidades Conceituais - Nível Estratégico.
    • Habilidades Humanas - Nível Tático.
    • Habilidades Técnicas - Nível Operacional.

    Agora vamos à análise das alternativas:

    A- INCORRETA. No nível operacional, predomina a habilidade técnica.

    B- INCORRETA. No nível operacional (técnico)l, predomina a habilidade técnica.

    C- CORRETA. No nível institucional (estratégico) o que predomina é o uso das habilidades conceituais.

    D- INCORRETA. No nível intermediário (tático) a habilidade interpessoal ou humana é a mais requerida.

    E- INCORRETA. No nível institucional (estratégico) o que predomina é o uso das habilidades conceituais.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C


ID
1193746
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As empresas, na atualidade, precisam ter uma grande dinamicidade em função da necessidade de adaptação constante às novas exigências e cenários que o ambiente macroeconômico apresenta.

Essa adequação ocorre porque as empresas se caracterizam por serem sistemas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    As organizações modernas cada vez mais se adequam ao modelo de Sistemas para garantir seu sucesso. Isto significa que elas devem levar em consideração todos os aspectos externos e internos na modelagem de seus objetivos. Ademais, as empresas devem ter consciência de que dependem mutuamente de outras instituições como governo, sindicatos, universidades e até mesmo seus concorrentes para obter um sucesso sólido e próspero. Assim, forma-se um conceito de Sistema orgânico, ocasionando uma influência constante de um ambiente para outro.

    Fonte: Chiavenato

    Bons Estudos!

  • Se você não lembrasse da Teoria de Sistemas na hora de resolver a questão, poderia fazer por exclusão.

    A questão fornece umas pistas importantes: "As empresas, na atualidade, precisam ter uma grande dinamicidade em função da necessidade de adaptação constante às novas exigências e cenários que o ambiente macroeconômico apresenta."

    Uma grande dinamicidade lembra muitas atividades, múltiplas tarefas, movimento, relação.

    A adaptação constante às novas exigências e cenários indica diversidade, mudança, interação.

    Então, de imediato eu eliminaria a alternativa "e" ( mecanicistas, que operam de maneira ordenada e fechada, preservando, assim, sua competitividade) em seguida, eliminaria a alternativa "b" (orgânicos, onde cada atividade é realizada de acordo com padrões preestabelecidos, sem alteração.)

    A alternativa e porque já contrapõe a afirmação da questão e a alternativa b porque no final a banca coloca que padrões preestabelecidos não são alterados, o que também contrapõe a afirmação.

    A alternativa c é chamada de alternativa absurda (...objetivos pessoais.)

    A alternativa d poderia causar confusão, mas quando pensamos em rotina, pensamos em algo que já conhecemos e na questão a banca fala em adaptação constante.

    Bons Estudos!!

  • Sângela, marquei a resposta A pelo termo "INTERAGEM COM O AMBIENTE", porém achei que os sistemas orgânicos também tivessem essa característica de interação com o ambiente. Não marquei a B por achar que a formulação da questão estivesse arrada.

  • GABARITO: LETRA A

    O sistema aberto se caracteriza por um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado (autorregulação) apesar de a matéria e a energia que o integram se renovarem constantemente (equilíbrio dinâmico ou homeostase). O organismo humano, por exemplo, não pode ser considerado mera aglomeração de elementos separados, mas um sistema definido que possui integridade e organização. Assim, o sistema aberto – como o organismo – é influenciado pelo meio ambiente e influi sobre ele, alcançando um estado de equilíbrio dinâmico nesse meio. O modelo de sistema aberto é um complexo de elementos em interação e intercâmbio contínuo com o ambiente. 

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  


ID
1193749
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa do setor de construção civil está elaborando seu planejamento estratégico.

O planejamento estratégico é importante para a organização porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    O Planejamento Estratégico é amplo, global, estabelece objetivos a longo prazo, portanto é errado dizer que ele estabelece objetivos específicos. Além disso, leva em consideração aspectos tanto externos como internos. É flexível, mutável, analisa todos as instâncias administrativas.

    Fonte: Rodrigo Rennó

    Bons Estudos!

  • Fiquei em dúvida entre a b e a c, alguem saberia explicar o erro da letra c?
  • MCGYVER, "estabelecendo sua relação com o mercado. " NÃO TA ERRADA, MAS FICOU MAIS RESTRITA.

    PRA FRENTE E PRO ALTO!!

     

  • MacGyver Concurseiro, acho que quando ele fala em "CRIAR INTERAÇÕES " esta mais voltado para organização e não planejamento. E esta etapa vem após o planejamento. (creio eu). No aguardo também de mais informações.

  • Gabarito: B

     

    Para Chiavenato o Planejamento Estratégico interage com três parâmetros: a visão de futuro, o ambiente externo e os fatores internos da organização.

     

    CARACTERÍSTICAS:

     

    1 – Está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável;

    2 – É projetado para longo prazo (futuro);

    3 – Envolve a empresa como um todo;

    4 – É definido pela cúpula organizacional;

    5 – É voltado para a eficácia;

    6 – É voltado para o atendimento do cliente;

    7 – É um processo de construção de consenso, dada a diversidade dos interesses de todos os envolvidos;

    8– É uma forma de aprendizagem organizacional, que aprende através da adaptação ao contexto ambiental complexo, competitivo e mutável.

    9 - Realizado de cima para baixo na estrutura organizacional;

  • Tentando comentar cada alternativa:

     

    A) Está mais próximo do PLANEJAMENTO OPERACIONAL

    C) Conforme o concurseiro Wilson Amorim essa alternativa "MAS FICOU MAIS RESTRITA. "

    D) Está mais próximo do PLANEJAMENTO OPERACIONAL

    E) Está mais próximo do PLANEJAMENTO OPERACIONAL

  • Falou em planos, metas, objetivos, estratégias, etc. A questão está se referindo a função: Planejamento.
  • O planejamento ESTRATÉGICO tem na sua amplitude: ser MACRO-ORIENTADO aborda a organização COMO UM TODO.


    Gab. B

  • A letra A está errada, pois o planejamento estratégico é genérico, não específico (que seria mais o caso do planejamento operacional).

     

    Já a letra B está correta e é o nosso gabarito.

     

    A letra C tem uma redação confusa. Além disso, nem todo planejamento estratégico é feito visando o “mercado”.

     

    Já as letras D e E estão associadas aos processos de organização e controle, não ao planejamento.

     

    Gabarito: Letra B.
     

     

    FONTE: Prof. Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos.

  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).

    PLANEJAMENTO TÁTICO - Enquanto o planejamento estratégico envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. É a metodologia administrativa que tem por finalidade otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. É desenvolvido pelos níveis organizacionais intermediários, tendo como principal finalidade a utilização eficiente dos recursos disponíveis para consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia predeterminada, bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa.

    PLANEJAMENTO OPERACIONAL - É elaborado pelos níveis organizacionais inferiores para o curto prazo, com foco nas atividades do dia a dia da empresa. Preocupa-se com "o que fazer" e com o "como fazer" as atividades cotidianas da organização. Os planos operacionais cuidam da administração da rotina para assegurar que todos executem as tarefas de acordo com os procedimentos estabelecidos pela organização a fim de que esta possa alcançar os seus objetivos.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.03

  • GABARITO: LETRA B

    O planejamento estratégico é um processo organizacional compreensivo de adaptação através da aprovação, tomada de decisão e avaliação. Procura responder a questões básicas, como: “Por que a organização existe?”, “O que ela faz?” e “Como faz?”. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de 3 a 5 anos. O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está voltado para as relações entre a organização e seu ambiente de tarefa. Portanto, está sujeito à incerteza a respeito dos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos.

    Reflete uma orientação externa que focaliza as respostas adequadas às forças e às pressões que estão situadas do lado de fora da organização.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.  


ID
1193752
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O mundo tem passado rapidamente por grandes transformações nos últimos anos, decorrentes da globalização, utilização intensiva de tecnologia e mudanças ambientais radicais.
Nesse contexto, as organizações também começaram a mudar, adotando novos paradigmas de gestão, passando de “empresas tradicionais” para “empresas modernas”.

Constitui característica de uma empresa moderna:

Alternativas
Comentários
  • Letra A (errada): organizar-se por força de trabalho homogênea remete à organização Funcional, não adaptada aos ambientes dinâmicos atuais;

    Letra B (errada): as organizações atuais não negam alguns princípios burocráticos, mas são flexíveis e adaptáveis.
    Letra C (errada): foco no cargo seria uma característica mais adequada às organizações funcionais;
    Letra D (gabarito): A departamentalização por cliente é mais adaptável, adéqua-se ao ambiente competitivo;
    Letra E (errada): empregos permanentes seria uma característica mais adequada às organizações burocráticas;


ID
1193755
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A complexidade do mundo atual faz com que tenhamos um ambiente dominado por organizações, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes. Embora o tamanho de umas organizações possa diferenciar-se em relação aos de outras, todas as organizações apresentam elementos em comum que fazem com que o conceito de organização, de maneira geral, seja compreendido plenamente.

Os elementos críticos para o pleno entendimento do conceito de organização são:

Alternativas
Comentários
  • O conceito de organização, explicado por vários autores e dentre eles Chiavenato, é o agrupamento de pessoas que se estruturam e dividem as responsabilidades e utilizam de tecnologia para o alcance de um objetivo comum. 


  • Marquei "E" de bobeira! Motivação não faz parte do conceito de Organização!

    Gabarito:D

    #diasdelutadiasdeglória

  • FATORES QUE INFLUENCIAM A ESTRUTURA --- ''TAPET''

    Tamanho

    Ambiente

    Pessoas

    Estratégia

    Tecnologia

    GAB. D


ID
1193758
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração é uma ciência relativamente nova. A profissão de Administrador foi reconhecida no Brasil em 09 de setembro de 1965.
Embora a administração profissional tenha-se mostrado cada vez mais importante no ambiente organizacional, visando à eficácia e à eficiência, na busca da produtividade e da competitividade, ainda existem muitas dúvidas em relação ao seu papel.

De maneira geral, o papel do administrador no ambiente organizacional é

Alternativas
Comentários
  • Tente sempre buscar a alternativa onde indica que o administrador ira gerir pessoas, costuma dar certo.

    Gabarito E

  • O PAPEL DO ADMINISTRADOR É PRATICAMENTE O MESMO DE UM LIDER, OU SEJA , GERIR PESSOAS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS .

     

  • Alternativa E toda perfeita até chegar na parte de "recursos limitados" ... aí me dxou com dúvida.

    Mas vale associar a definição... e lembrar na hora da prova.

    Escassez é o problema econômico fundamental de se ter desejos humanos praticamente infinitos em um mundo de recursos limitados. Ele postula que a sociedade tem meios de produção e recursos insuficientes para atender aos desejos e necessidades de todos os seres humanos.


ID
1193761
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A organização de uma empresa envolve diversas atividades para que haja maior eficiência. Uma dessas atividades é o agrupamento das tarefas de tal forma que se torne mais fácil a coordenação e integração das atividades.

O processo de agrupar as tarefas é a(o)

Alternativas
Comentários
  • departamentalização surge à medida em que as empresas tornam-se maiores e envolvem atividades mais diversificadas; forçando-as a dividir as principais atividades e tarefas organizacionais e transformá-las em responsabilidades departamentais ou divisionais.

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos.

  • A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.  O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si.


    Fonte: Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó

  • Simples assim! 

  • Letra B  , agrupar tarefas  , juntar integrar  departamentalização.

  • Quando falar em agrupar tarefas ou algo do tipo. Foquem sempre em Departamentalização. 


ID
1193764
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações, de maneira geral, apresentam diferentes níveis hierárquicos e cada um tem um papel distinto na gestão da empresa.
Cada nível tem, atrelado a si, sua atuação e abrangência.

Assim, o nível

Alternativas
Comentários
  • Concordo que a letra E está melhor e correta, mas não vi o erro na letra D. 

  • Sobre a alternativa D, podemos observar que:

    Em outras questões da banca, o nível técnico está mais intimamente relacionado ao conceito de nível Operacional. Esse conceito é  apoiado pela teoria das habilidades de Katz, no qual se afirma que habilidades técnicas são mais úteis ao nível operacional

  • Habilidades técnicas = Nível Operacional

    Habilidades Humanas/Gerenciais = Nível Tático

    Habilidades Conceituais = Nível Estratégico.


    Com isso, somente a assertiva "E" é correta.

  • Assertiva E Correta.

  • LETRA E CORRETA

    OS TRÊS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

    Níveis Organizacionais

    O administrador é essencial para uma organização, qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa. Em cada um dos níveis organizacionais (Institucional, Intermediário, Operacional), seu papel é diferente.

     a) Nível Institucional

    É o nível mais elevado da organização. É constituído pelo Presidente e Diretores e onde são tomadas as principais decisões. É o nível mais periférico, pois está em contato direto com o ambiente externo, e sofre as pressões e os impactos ambientais. Recebe também o nome de nível estratégico, pois é o responsável pela definição do futuro do negócio como um todo. Nesse nível, o administrador deve possuir uma visão estratégica, para definir a missão e os objetivos fundamentais do negócio.

     b) Nível Intermediário

    É o nível administrativo que articula internamente o nível estratégico e o nível operacional.

    Recebe o nome de nível gerencial ou tático. É constituído pelos Gerentes. Recebe as decisões globais e as transforma em programas de ação para o nível operacional. Interpreta a missão e os objetivos fundamentais do negócio, traduzindo-os em meios de ação para que o nível operacional possa transformá-lo em execução. Nesse nível, o administrador deve possuir visão tática.

     c) Nível Operacional

    É o nível administrativo mais baixo de todos. É o nível que administra a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.


ID
1193767
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa que foi recém-inaugurada está-se estrurando para que possa crescer de maneira organizada. Para isso, está estabelecendo uma série de padrões que deverão ser atendidos nos diferentes processos que são realizados na produção e que servirão como indicadores de desempenho.
Ao estabelecer padrões para seus processos e indicadores de desempenho, que função da administração a empresa está realizando?

Alternativas
Comentários
  • Esse lance de estabelecer padrões sempre me ferra, uma hora é no planejamento outra hora é no controle. Alguém tem um material relacionado a isso?

  • O processo de controle é formado por quaro etapas:

    1) Estabelecimento dos padrões: Definição dos objetivos da atividade, ou seja, o desempenho esperado. Sem definir quais são as expectativas da empresa para determinada atividade seria impossível controlá-la.

    2) Monitoramento do desempenho: Acompanhamento dos resultados decorrentes das atividades. Basicamente é um trabalho de coleta de informações. Nessa fase, iremos determinar o que será medido, como iremos medir (fontes de informação) e quando iremos medir e com que frequência.

    3) Comparação do resultado com o padrão: Análise dos resultados reais em comparação com o objetivo previamente estabelecido. Quase todas as atividades, naturalmente, terão algum tipo de desvio (sejam desvios positivos ou negativos). Entretanto, uma avaliação dos motivos que levaram ao desvio também é importante.

    4) Medidas corretivas: Nesse momento, devemos tomar as decisões que levem a organização a atingir os resultados desejados, se estes não tiverem sido alcançados. Dessa forma, podem acontecer três coisas: não mudar nada, buscar corrigir o desempenho ou alterar os padrões de desempenho (se tiverem sido mal definidos).

    Fonte: Administração Geral para concursos, Rodrigo Rennó, 2013, página 170.

  • a verdade é que essa matéria é injusta demais.  tem várias ações que parecem ser planejamento , organização ou direção ao mesmo tempo.   e sinceramente não vejo essa diferença como as questões cobram.

  • Questão confusa! Armaria nam! rs

  • RESPOSTA DE CARA:


    CONTROLE

  • Segundo o material da Casa do Concurseiro o estabelecimento de indicadores é feita na fase de planejamento.O professor é o Rafael Ravazolo e o material é feito em cima da doutrina do Chiavenato, mas se tratando de administração cada um que pensa de um jeto. :(


  • Valeu, Bila Bilu, boa explicação!

  • " processos que são realizados na produção e que servirão como indicadores de desempenho. "

    OU seja, indicadores de desempenho da produção já em processo, já organizado e em funcionamento. não há mais o que se falar aqui em Planejamento! 

    De cara: Controle

  •  

    Normalmente as bancas dificultam mesmo nessas questões de funções administrativas, mas é só ir na onda do Chiavenato e prestar atenção nos verbos:

    Planejamento

    Definir os Objetivos

    Verificar onde as coisas estão hoje

    Desenvolver premissas sobre condições futuras

    Identificar meios para alcançar os objetivos

    Implementar os planos de ação necessários

    Organização

    Dividir o Trabalho

    Agrupar as atividades em uma estrutura Lógica

    Designar as pessoas pra a sua execução

    Alocar os Recursos

    Coordenar os esforços

    Dirigir

    Dirigir os esforços para um propósito comum

    Comunicar

    Liderar

    Motivar

    Controle

    Definir os padrões de Desempenho

    Monitorar o Desempenho

    Comparar o Desempenho com os padrões

    Tomar a ação corretiva para assegurar os objetivos desejados

     

    Bons Estudos!!

    Veni Vidi Vici 

  • Planejamento: Estabelecimento de Objetivos.

    Controle: Estabelecimento de Padrões e Critérios.

  • Galera, para responder corretamente essa questão, devemos levar em consideração as 4 fases da função CONTROLE:

    1 - Definição dos padrões de desempenho: É estabelecer aquilo que você quer medir.

    2 - Monitoramento: É observar, analisar e coletar informações daquilo que você pretende mensurar futuramente (Quando, quanto e como)

    3 - Comparação: É medir os resultados entre aquilo que você definiu com o que foi efetivamente realizado ( Estão dentro dos padrões? ; Houve algum tipo de desvio? )

    4 - Correção: ** (Se necessária) - É realinhar os padrões ou as medidas para que este entre na margem do que foi planejado anteriormente. 

  •  

    Questão para confundir, pois no planejamento ocorre o controle de indicadores de desempenho.

    MAIIIIIIIIIS, no enunciado é BEM CLARO: ESTABELECER PADRÕES...

    Logo a função administrativa que estabelece padrões para assegurar que os objetivos organizacionais sejam atingidos é : CONTROLE.

  • Por que não Planejamento?

  • Padrões = Controle

  • LETRA C CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 


ID
1193770
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um administrador foi contratado por uma empresa para exercer o cargo de Gerente de Operações. Ele sabe que, para que possa executar com eficácia os processos inerentes ao seu cargo, de acordo com o que foi estabelecido pela empresa, terá de utilizar a sua capacidade de trabalhar com pessoas, compreendendo as motivações e atitudes dos empregados que terá sob sua responsabilidade, conseguindo, assim, liderá-los.

A habilidade que esse administrador deverá utilizar em seu cargo é, predominantemente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.


    Em se tratando de motivar, liderar pessoas, compreendê-las e buscar o engajamento dessas, a habilidade humana (interpessoal) é de suma importância.


    Bons estudos!

  • hahaha pegadinha! Ele será Gerente de Operações, não quer dizer que terá que ter habilidades técnicas ou operacionais, pois ele será o Administrador dessas pessoas e de acordo com o enunciado:''terá de utilizar a sua capacidade de trabalhar com pessoas, compreendendo as motivações e atitudes dos empregados que terá sob sua responsabilidade, conseguindo, assim, liderá-los. ''

    Portanto, fará uso da capacidade Humana. #avante
  • Qual seria a diferença entre habilidade humana e motivacional? Não estariam elas, de certo modo, ligas entre si?

  • Habilidades técnicas = Nível Operacional

    Habilidades Humanas/Gerenciais = Nível Tático

    Habilidades Conceituais = Nível Estratégico.

  • "predominantemente " isto é muitoooooo reletivo ! O desempenho de atividades humanas é óbvio que írá existir ( ate porque a questão afirma que ele deverá motivar pessoas ) entretanto a questão tábem diz que ele serpa Gerente de Operações ou seja desempenho  de atividades Operacionais e nao predominantemente humanas acho que e desempenho de atividades predominantemente humanas estaria mais aos cargos de Gestor de Pessoas ou mesmo o Gestor de RH

    foi mais um desabafo  !!! 
    Bola pra frente que tem mais pra responder 
  • VAMOS ANALISAR CADA UMA ALÍNEA.

     

    a)humana  CORRETA ( NIVEL INTRMEDIÁRIO - HABILIDADE HUMANA , GERENCIAL)

    b)conceitual ( NÍVEL INSTITUCIONAL OU ESTRATÉGICO)

    c) técnica ( NÍVEL OPERACIONAL  ENFOQUE NA EXECUÇÃO DO TRABALHO )

    d) operacional ( A MESMA COISA DA ALÍNEA C)

    e) motivacional  ( É O PAPEL PRINCIPAL DE UM LÍDER )

      espero ter ajudado , bons estudos,pessoal

  • Gabarito: A.

    A habilidade que esse administrador terá que utilizar é predominantemente humana.


ID
1193773
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

Se cada lote de compra de uma determinada peça é de 1.500 unidades, e o estoque de segurança é igual a um terço do lote de compra, o número de unidades do estoque máximo dessa peça é de

Alternativas
Comentários
  • Lote de Compra = 1500

    Estoque de Segurança = LC/3 = 500

    Estoque máximo = ES+LC= 2000


  • 1500 * 1/3 = 500 unidades estoque de segurança.

    O máximo que posso ter é o que compro, 1500 + o meu mínimo, ou o estoque de segurança, 500 = 2000,00


ID
1193776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico

Uma empresa localizada em Maringá, Paraná, distribui seus produtos para o Rio de Janeiro, a 1.100 quilômetros de distância. A empresa deseja utilizar o transporte rodoviário, que tem o custo de R$ 0,15 a tonelada por quilômetro e cujo tempo de trânsito é de cinco dias. Cada remessa do produto corresponde a 20 toneladas, e o custo de armazenagem em trânsito é de R$ 0,35 o quilograma por dia.

Qual é o custo total, em reais, envolvido nesse modal?

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião,  isso é matemática... Não é produção!  

    1100 ×0, 15 x 20 t = 3300

    0, 35 x 5dias x 20 000 kilos = 35000


    Total: 38300

  • vou tentar  explicar de uma forma didática:

    distância = 1100km

    Custo = R$ 0,15 tonelada por cada km 

    tempo de trânsito = 5 dias

    total de toneladas = 20

    custo de armaz. = R$ 0,35 o quilograma por dia

    Regra  de Três para descobrir quanto irei gastar em 1100km

    1km..........R$ 0,15               

    1100..........  x     

    x =R$ 165,00

    custo em km x  total de toneladas

    165 x 20=  R$ 3300,00  

    1 tonelada  = 1000kg

    20 toneladas = 20000kg

    custo de armaz. x  kg

    R$ 0,35 x 20000 = R$ 7000,00

    por dia irei gastar R$ 7000,00. Como o tempo é de 5 dias    

    multiplica-se 7000 x 5 = 35000

     custo total = custo do km +  custo de armaz.

    custo total = R$ 3300,00 + R$35000,00 

    custo total = R$ 38300,00

    gabarito letra "D"

  • Essa questão é de matemática! 


ID
1193779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A cada mês, 3.000 unidades de uma determinada peça são consumidas. Se o tempo de reposição é de 60 dias, e seu estoque de segurança é de 500 unidades, o número de unidades correspondente ao seu Ponto de Pedido (PP) é de

Alternativas
Comentários
  • Formula do ponto de pedido: PP = estoque de segurança + (consumo x  tempo de ressuprimento)


    500  + (3000 por mês × 2 meses) =6500

  • P.P= TR x D + EM

    P.P = 60 X 3000 + 500

    (o pulo do gato é igualar as unidades de medidas). 

    P.P =  60 dias é igual 2 meses X 3000 + 500

    P.P = 6000 + 500

    P.P = 6500


  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos suficientes para saber como calcular o ponto pedido. Vejamos como o cálculo pode ser montado, em seguida podemos indicar a alternativa que apresenta corretamente a quantidade do ponto de pedido solicitado nesta questão.

    Ponto de Pedido: é a quantidade de itens que quando atingida implica um novo pedido de compra. Pode ser obtido a partir do seguinte cálculo: PP = (C x TR) + ES; em que:

    • C: Consumo Médio;
    • TR: Tempo de reposição (em meses).
    • ES: estoque de segurança/mínimo;

    De acordo com as informações apresentadas, vejamos qual é nosso Ponto de Pedido.

    No caso da questão, o consumo é de 3000 unidades por mês; o tempo é de 2 meses, o estoque de segurança equivale a 500 unidades. Ou seja:

    PP = (3000x2) + 500

    PP = 6000 + 500

    PP = 6500

    Tendo seguido o passo a passo, concluímos que o ponto de pedido para a situação narrada é de 6500 unidades, sendo a alternativa "C" a que traz corretamente esse número.

    GABARITO: C


ID
1193782
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou cena pornográfica envolvendo criança ou adolescente é um crime em espécie.

Nesse caso, a pena aplicável é a de reclusão de

Alternativas
Comentários
  • Art. 240.  Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente:  (Redação dada pela Lei nº 11.829, de 2008)

    Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.  (Redação dada pela Lei nº 11.829, de 2008)




  • Art. 241Vender ou expor à venda fotografia, vídeo ou outro registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente:             (Redação dada pela Lei nº 11.829, de 2008)

    Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.             (Redação dada pela Lei nº 11.829, de 2008)

     

  • GABARITO: d) 4 a 8 anos e multa.

    ECA, art. 240.  Produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente:            

    Pena – reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.     

     

    Questão igual:

    (FUNCAB/2014/SEDS-TO) O crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente consistente em produzir, reproduzir, dirigir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, cena de sexo explícito ou pornográfica, envolvendo criança ou adolescente, tem pena de:

     a) reclusão, de 4 a 8 anos, e multa (gabarito). 

  • Eu me pergunto;  quem faz essas questões? 

    Pow! Nada de criativo. 

  • Eu fico muito puto, quando vejo uma questão que cobra pena, ta de sacanagem com a minha cara, como se isso fosse avaliar o conhecimento de alguém, mas como a minha opinião não vale de nada mesmo, o que nos resta é estudar. 


ID
1193785
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, constitui uma infração administrativa

Alternativas
Comentários
  • Art. 247. Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional:

    Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.


  • para mim a mais de uma alternativa correta...

  • a) deixar a autoridade policial responsável pela apreensão de criança ou adolescente de fazer imediata comunicação à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada. - Crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

     b) deixar a autoridade competente, sem justa causa, de ordenar a imediata liberação de criança ou adolescente, tão logo tenha conhecimento da ilegalidade da apreensão.- Crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos

    c) divulgar, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional. Infração administrativa: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    d) privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. Crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

     e) submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. Crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    Portanto, segundo o ECA, esta questão foi formulada perfeitamente, sem ''mais de uma resposta'' ou algo do gênero. Às vezes erramos e queremos transformar nossa frustração em desculpas ao invés de motivação para aproveitar os novos conhecimentos.

  • Resposta: letra c. Quanto às demais alternativas, são crimes previstos no ECA, e não infrações administrativas.

  • a) deixar a autoridade policial responsável pela apreensão de criança ou adolescente de fazer imediata comunicação à autoridade judiciária competente e à família do apreendido ou à pessoa por ele indicada.

     - Crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

     b) deixar a autoridade competente, sem justa causa, de ordenar a imediata liberação de criança ou adolescente, tão logo tenha conhecimento da ilegalidade da apreensão.

    Crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos

    c) divulgar, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo à criança ou adolescente a que se atribua ato infracional. Infração administrativa:

     Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    d) privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. 

    -Crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

     e) submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento. --- Crime: Pena - detenção de seis meses a dois anos.


ID
1193788
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Como é denominado o órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos em lei?

Alternativas
Comentários
  • Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

  • Quem errar merece apanhar de gato morto.


ID
1193791
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, as entidades que desenvolvem programas de acolhimento familiar ou institucional para crianças e adolescentes devem adotar como princípios

Alternativas
Comentários
  • Art. 92.  As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional deverão adotar os seguintes princípios: (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

      I - preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar; (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

      II - integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família natural ou extensa; (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

    III - atendimento personalizado e em pequenos grupos;

    IV - desenvolvimento de atividades em regime de co-educação;

    V - não desmembramento de grupos de irmãos;

    VI - evitar, sempre que possível, a transferência para outras entidades de crianças e adolescentes abrigados;

    VII - participação na vida da comunidade local;

    VIII - preparação gradativa para o desligamento;

    IX - participação de pessoas da comunidade no processo educativo.

  • LETRA E

    Art. 92.  As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional deverão adotar os seguintes princípios: (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

      I - preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar; (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

  • LEI Nº 8.069/1990

     

    Art. 92 – ...

     

    I – preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar; 

     

    a) integração em família substituta, não fala sobre guarda compartilhada (Art. 92, inciso II);

    b) não desmembramento de grupos de irmãos (Art. 92, inciso V);

    c) desenvolvimento de atividades em regime de coeducação, não fala sobre mercado de trabalho (Art. 112, inciso IV);

    d) preparação gradativa para o desligamento do acolhimento, não de liberdade assistida (Art. 112, inciso VIII);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • Art. 92.  As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional deverão adotar os seguintes princípios: (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

      I - preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar; (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

      II - integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família natural ou extensa; (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

    III - atendimento personalizado e em pequenos grupos;

    IV - desenvolvimento de atividades em regime de co-educação;

    V - não desmembramento de grupos de irmãos;

    VI - evitar, sempre que possível, a transferência para outras entidades de crianças e adolescentes abrigados;

    VII - participação na vida da comunidade local;

    VIII - preparação gradativa para o desligamento;

    IX - participação de pessoas da comunidade no processo educativo.

     

  • Lugar de criança é na família!

  • Art. 92. As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional deverão adotar os seguintes princípios: 

     I - preservação dos vínculos familiares e promoção da reintegração familiar; 

     II - integração em família substituta, quando esgotados os recursos de manutenção na família natural ou extensa; 

    III - atendimento personalizado e em pequenos grupos;

    IV - desenvolvimento de atividades em regime de co-educação;

    V - não desmembramento de grupos de irmãos;

    VI - evitar, sempre que possível, a transferência para outras entidades de crianças e adolescentes abrigados;

    VII - participação na vida da comunidade local;

    VIII - preparação gradativa para o desligamento;

    IX - participação de pessoas da comunidade no processo educativo.

  • Exato, porque a lei de 1964 representa a escrita oficial da época.


ID
1193794
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No serviço de protocolo de uma instituição, diariamente são recebidas correspondências oficiais de caráter sigiloso que devem ser encaminhadas ao

Alternativas
Comentários
  • 3ª fase: Classificação: Para direcionar a pessoa certa

    -Documentos Ostensivos: A informação é de caráter público

    -Documento Sigiloso (ultrassecreto>secreto>reservado>confidencial): Precisa de autorização para ler.

    (Obs: Somente o ostensivo pode ser aberto e lido)

  • Olá, existe diferença entre doc de particular e doc sigiloso? Já que na prática ambos devem ser entregues ao destinatário

  • Existe sim diferença entre doc particular e doc sigilosos. Os documentos particulares são recebidos e logo encaminhado ao destinatário, já os doc sigilosos são recebidos, registrados e depois encaminhados ao destinatário.

  • Atualizando a informação do Luiz Felipe, não existe mais a classificação confidencial ok?!

    Decreto nº7724

    Art. 28. Os prazos máximos de classificação são os seguintes:

    I - grau ultrassecreto: vinte e cinco anos; 

    II - grau secreto: quinze anos; e

    III - grau reservado: cinco anos. 

    Parágrafo único. Poderá ser estabelecida como termo final de restrição de acesso a ocorrência de determinado evento, observados os prazos máximos de classificação.

  • Seria legal se a nossa colega Carolina Guedes desse a fonte da informação compartilhada.

  • Negativo, tanto Sigiloso quanto particular devem ser recebidos e encaminhados, não passando pela fase de registro.

    Fonte: material do estrategia concursos


  • Material de arquivologia do estratégia concursos @Adenilton Nascimento

  • Gab. D - respectivo destinatário


ID
1193797
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nos arquivos das instituições públicas e privadas, uma das fases de arquivamento é constituída por documentos que perderam todo o valor administrativo e são conservados pelo seu valor histórico.

Essa fase é conhecida como arquivo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Segundo Valentini apud Marilena Leite Paes: 

    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo):

    Esquema mnemônico no 2

    corrente → corre → tramita (consulta frequente)

    intermediário → transitoriedade (consulta não frequente)

    permanente → preservados sempre (matéria-prima da história)

    Obs.: Segundo Marilena Leite Paes, as 3 idades são complementares. Cada uma delas “corresponde a uma maneira diferente de conservar e tratar os documentos e, consequentemente, uma organização adequada”.

  • Resumo:Fase permanente (3ª idade): arquivos idosos

    -Possuem valor secundário: histórico/cultural/mediato (qualidade informativa que um documento pode possuir)-Não é passível de eliminação: jamais será eliminado-Único que pode ser visto pelo público: por causa do seu caráter cultural-Obrigatoriamente centralizado: Um órgão onde irão ficar os documentos
  • >> Transferência: Quando o documento passa do arquivo corrente para o arquivo intermediário.


    >> Recolhimento: Quando o documento passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente. 


    >> Obs: Um documento pode passar direto do arquivo corrente para o arquivo permanente, também chamado de Recolhimento.


    >> VALORES PRIMÁRIOS SÃO O CORRENTE E INTERMEDIÁRIO ( POIS AINDA TEM MUITOS USO )


    >> VALOR SECUNDÁRIO É O ARQUIVO PERMANENTE


    1.     CORRENTE É ARQUIVO DE PRIMEIRA IDADE

    2.     INTERMEDIÁRIO É ARQUIVO DE SEGUNDA IDADE

    3.     PERMANENTE É ARQUIVO DE TERCEIRA IDADE >> GABARITO


ID
1193800
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O conjunto de documentos produzidos ou recebidos por famílias, pessoas físicas ou instituições não governamentais em decorrência de suas atividades específicas e que tenham uma relação orgânica que seja possível perceber por meio de seu processo de acumulação é considerado arquivo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A: 

    Quanto à entidade produtora, os arquivos são classificados em:

    • públicos

    • privados

    Comentário: De acordo com o artigo 7o da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados (que será objeto de análise em outro capítulo): “Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal, em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.” O parágrafo 1o da referida Lei complementa: “são também públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público, por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades”.

    Exemplos de arquivos públicos:

    • Arquivo Nacional (Federal).

    • Arquivo Público do Distrito Federal, entre outros.

    Em consonância com o artigo 11 da Lei citada anteriormente “consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades”.

    Exemplos de arquivos privados:

    • Arquivos pessoais.

    • Arquivos institucionais (de igrejas, instituições de ensino etc.).

    • Arquivos comerciais (de empresas), entre outros.

    1.1.1. Entidades mantenedoras

    Toda organização possui suas próprias características. De acordo com elas, os arquivos gerados podem ser:

    • Públicos – em âmbitos Federal, Estadual ou Municipal.

    • Institucionais – escolas, igrejas, associações, entidades sem fins lucrativos.

    • Comerciais – corporações, firmas.

    • Familiares ou Pessoais.