SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Engenharia - Clínica


ID
1319377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde são órgãos colegiados deliberativos.

Alternativas
Comentários
  • Lei Nº 8.142Art. 1º, § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

  • GABARITO: CERTO

    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:

    Art. 1° O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas:

    I - a Conferência de Saúde; e

    II - o Conselho de Saúde.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
1319380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Controle social é a forma pela qual se garante o direito de participação da sociedade na formulação, implementação e controle da política e ações de saúde. Ele se dá por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. Julgue o próximo item, referente aos conselhos de saúde.

Os conselhos de saúde atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

Alternativas
Comentários
  • 8.080

     

    Art. 33. Os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

     

    Art. 14A

    I - decidir sobre os aspectos operacionais, financeiros e administrativos da gestão compartilhada do SUS, em conformidade com a definição da política consubstanciada em planos de saúde, aprovados pelos conselhos de saúde; 

  • geovana, a 14A fala sobre as Comissões.

    o art. 33 já resolve nosso problema

  • § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.


ID
1319383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

É permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa, desde que aprovados pelo respectivo conselho de saúde.

Alternativas
Comentários
  • Art. 38 lei 8080/90 não é permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

  • Lei 8080/90. Art. 38. Não será permitida a destinação de subvenções e auxílios a instituições prestadoras de serviços de saúde com finalidade lucrativa.

     

    CF/88. Art. 199, § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.


ID
1319386
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O processo de planejamento e orçamento do SUS será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos consultivos.

Alternativas
Comentários
  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • LEI Nº 8.080

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União

  • Esquema para ninguem errar:

    Orçamento e planejamento =  Municipios --->  Estados/DF---> União l Local p/ federal (Ascendente) 

    Distribuição dos valores = União---> Estados/DF ---> Municipios l Federal para local (Decrescente/descendente)

     

    Lembrando que "Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária."

     

    Bons estudos!

  • Art. 36 da L 8080. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendentedo nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

  • Cespe 2010

    As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

  • errado = ascendente; local ao federal; respectivos conselhos de saúde

    ___________

    Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.


ID
1319389
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do SUS e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Art 36 - Lei 8.080/1990

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do
    Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • Letra da Lei. 

  • Art 36 lei 8.080

     

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária.

  • QUESTÃO :

    O PLANEJAMENTO e ORÇAMENTO do Sistema Único de Saúde (SUS) :

    Os PLANOS de SAÚDE serão :

    A base das : ATIVIDADES E PROGRAMAÇÕES DE CADA NÍVEL DE DIREÇÃO DO SUS .

    Seu FINANCIAMENTO será : previsto na respectiva PROPOSTA DAS NORMAS ORÇAMENTÁRIAS .

    GABARITO : CERTO .

    OBS :

    GESTÃO do FUNDO NACIONAL DE SAÚDE - FNS :

    A GESTÃO DOS RECURSOS DO FNS É EXERCIDA PELO DIRETOR do

    EXECUTIVO ( sob a orientação e supervisão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde ) .

    OBSERVANDO O :

    PLANO NACIONAL DE SAÚDE e o

    PLANEJAMENTO ANUAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE) nos termos das normas definidoras dos :

    ORÇAMENTOS ANUAIS ,

    DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS e

    PLANOS PLURIANUAIS .

    A EMENDA Constitucional Nº 29/2000 E A LEI Complementar Nº 141/2012 QUE REGULAMENTOU O FNS , DISPÕEM :

    QUE OS RECURSOS DOS :

    ESTADOS , DISTRITO FEDERAL e DOS MUNICÍPIOS , destinados às ações e serviços públicos de saúde E OS TRANSFERIDOS PELA UNIÃO PARA A MESMA FINALIDADE :

    SERÃO APLICADOS POR : FUNDO DE SAÚDE ( que será ACOMPANHADO e FISCALIZADO por : CONSELHO DE SAÚDE ) .

    A Lei Orgânica da Saúde - Lei Nº 8.080/1990 - Lei que disciplinou as TRANSFERÊNCIAS INTER/GOVERNAMENTAIS DE RECURSOS FINANCEIROS na área da saúde .

    - Lei Nº 8.142/1990 - estabelecem que os recursos financeiros do Sistema Único de Saúde - SUS serão depositados em conta especial, em cada esfera de sua atuação, e movimentados sob a fiscalização dos respectivos Conselhos de Saúde.

    A Lei Nº 8.142/90 :

    Estabelece que compete ao CONSELHO DE SAÚDE controlar a execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    Dispõe ainda que, para receberem os recursos

    de que trata o Art. 3º dessa Lei ,

    OS MUNICÍPIOS, os ESTADOS e o DISTRITO FFEDERAL DEVERÃO CONTAR COM :

    I - FUNDO de saúde .

    II - CONSELHO de saúde , com composição paritária de acordo com o Decreto n° 99.438, de 7 de agosto de 1990;

    III - PLANO de saúde ;

    IV - RELATÓRIOS DE GESTÃO que permitam o controle de que trata o § 4° do art. 33 da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990;

    V - CONTRAPARTIDA de recursos para a saúde no respectivo orçamento ;

    VI - COMISSÃO de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS), previsto o prazo de dois anos para sua implantação.

    Parágrafo único. O não atendimento pelos Municípios, ou pelos Estados, ou pelo Distrito Federal, dos requisitos estabelecidos neste artigo, implicará em que os recursos concernentes sejam administrados, respectivamente, pelos Estados ou pela União.

     

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Do Planejamento e do Orçamento

    Art. 36. O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será ascendente, do nível local até o federal, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.

    § 1º Os planos de saúde serão a base das atividades e programações de cada nível de direção do Sistema Único de Saúde (SUS), e seu financiamento será previsto na respectiva proposta orçamentária

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Provas:  

    A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

    As ações de vigilância da saúde devem desencadear ações que propiciem a preservação do meio ambiente e a promoção de entornos e ambientes mais seguros e saudáveis.

    Ano: 2004 Banca:  Órgão:  Provas:  

    Os fatores determinantes e condicionantes da saúde incluem a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

    Ano: 2017 Banca:  Órgão:  Prova: 

    À luz do disposto na Lei Orgânica da Saúde, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla SUS, sempre que utilizada, refere-se a Sistema Único de Saúde.

    Faz parte do campo de atuação do SUS colaborar com a proteção do meio ambiente, bem como fiscalizar e inspecionar a água consumida pela população.

    Ano: 2009 Banca:  Órgão:  Prova: 

    A chamada abordagem ecossistêmica da saúde enfatiza as relações entre saúde e meio ambiente, não apenas em sua vertente tradicional - poluição, saneamento, contaminação etc. -, mas também estudando os riscos modernos: monocultura, transgênicos, fontes energéticas, mudanças climáticas etc.


ID
1319395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A média complexidade deve desenvolver mecanismos e parâmetros de avaliação do impacto a curto, médio e longo prazo das ações e serviços prestados em todos os níveis da atenção à saúde.

Alternativas

ID
1319398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A Política Nacional de Atenção Oncológica deve ser organizada de forma articulada com o Ministério da Saúde e com as secretarias de saúde dos estados e dos municípios. Em relação aos componentes dessa política, julgue o item a seguir.

A atenção básica deve realizar, na rede de serviços básicos de saúde, ações de caráter individual ou coletivo, voltadas para a promoção da saúde e prevenção do câncer, bem como ao diagnóstico precoce e apoio à terapêutica de tumores, aos cuidados paliativos e às ações clínicas para o seguimento de doentes tratados.

Alternativas
Comentários
  • https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt0874_16_05_2013.html


ID
1319401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente à participação da comunidade no SUS.

A participação da comunidade é uma das três diretrizes da organização do SUS, junto com a descentralização e o atendimento integral.

Alternativas
Comentários
  • Acho que o erro (não sei pq foi anulada) está em resumir a 3 diretrizes..
    Vide Lei 8.080 art. 7

  • O atendimento integral ou integralidade não é diretriz mas sim um princípio. 


ID
1319404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

Alternativas
Comentários
  • Rede Câncer é uma ferramenta de integração das diversas parcerias, desde que sejam públicas, visando o compartilhamento de conhecimento e recursos, para o controle do câncer.

    Existem também com redes privadas.


ID
1319407
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à Rede Câncer.

A Rede Câncer tem, entre outros, o objetivo de promover a geração de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológico no campo da atenção oncológica.

Alternativas

ID
1319410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida,que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

  • Questão correta, acredito que outra semelhante ajude a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação Disciplina: Ética na Administração Pública

    A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos indiretamente por todos; por isso, exige-se, como contrapartida, que ele aja conforme a moralidade administrativa.

    GABARITO: CERTA.

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). A REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio (recolhimento de impostos, por exemplo), e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

     

    O povo é o patrão do servidor público. Ao maltratar o povo que procura o atendimento, o funcionário público está prejudicando seu próprio patrão, afinal é pelo imposto pago pelo cidadão que o servidor público é remunerado.

     

    Atender o cidadão com respeito e celeridade não é um favor do servidor público é uma obrigação. Se há problemas entre os governos ou prefeituras e o funcionalismo, não é a população quem deve pagar o pato. A mediação de conflitos trabalhistas e previdenciários deve ser feita pelo meio sindical. As oposições devem se apresentar e mostrar condições de dialogar com o governo, defendendo os interesses da categoria, mas sem prejudicar a população, que no fim das contas é que sai prejudicada com os impasses.

     

    Obs.: Legalidade + Moralidade + Finalidade = os princípios são normas.

  • jesus , o que ele filosofou ai que nao entendi nada kkkk


ID
1319413
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue o item a seguir.

O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário ele deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

    •  

  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA (DECRETO 1171/94)

    V - O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendidocomo acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante dasociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

  • Se ler rápido erra fácil, fácil..

  • (Regra Deontológica, princípios deveres e obrigações). O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar, já que, como cidadão, integrante da sociedade, o êxito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimônio.

     

    O servidor já está tendo uma recompensa natural pela simples função que desempenha.

     

    Refira-se que, embora a norma enfatize o bem-estar do próprio servidor, é claro que, se o trabalho é voltado para terceiros (a coletividade), não há dúvidas de que representa, também, acréscimo ao bem-estar do próximo, ou seja, dos destinatários diretos do trabalho realizado pelo servidor, e não apenas ao bem-estar do próprio servidor.

     

    --- > Interpretar todos os atos conforme a lei e fazer um bom trabalho com atuação correta em benefício de si mesmo e da sociedade é o maior patrimônio do servido público.

     

    --- > É um bem que repercute pelo êxito de suas atividades para atendimento das necessidades coletivas.

     

    --- > Sentimento de colaboração e satisfação.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.

  • Baita pegadinha! Haja

    (Não deve ser)


ID
1319416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto pela Vida propõe uma agenda de repolitização do SUS com a sociedade e a busca de financiamento adequado.

Alternativas
Comentários
  • O PACTO PELA DEFESA DO SUS QUE PROPOE A REPOLITIZAÇÃO E GARANTIA DE FINANCIAMENTO.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a Promoção da Cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece Diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.


ID
1319419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto em Defesa do SUS define as prioridades para o SUS.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    As 3 dimensões deste Pacto

    1 Pacto pela Vida

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em

    torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de

    saúde da população brasileira.

    São seis as prioridades pactuadas:

    A. Saúde do Idoso;

    B. Controle do câncer do colo do útero e da mama;

    C. Redução da mortalidade infantil e materna;

    D. Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza;

    E. Promoção da Saúde;

    F. Fortalecimento da Atenção Básica.

    2 Pacto em Defesa do SUS

    1. Expressar os compromissos entre os gestores do SUS com a consolidação da Reforma Sanitária Brasileira, explicitada na defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde estabelecidos na Constituição Federal.

    2. Desenvolver e articular ações, no seu âmbito de competência e em conjunto com os demais gestores, que visem qualificar e assegurar o Sistema Único de Saúde como política pública.


    3 Pacto de Gestão

    Estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação e Controle Social; Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

  • PORTARIA Nº 399, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2006

    O Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUS em torno de prioridades que apresentam impacto sobre a situação de saúde da população brasileira.

    O Pacto em Defesa do SUS deve se firmar através de iniciativas que busquem a repolitização da saúde,  a promoção da cidadania como estratégia de mobilização social tendo a questão da saúde como um direito e a garantia de financiamento de acordo com as necessidades do Sistema.

    O Pacto de Gestão do SUS estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da Descentralização; Regionalização; Financiamento; Planejamento; Programação Pactuada e Integrada – PPI; Regulação; Participação Social e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

  • O PACTO é um esforço do SUS, EFETIVADO em 2016, PELAS 3 ESFERAS DE e GESTÃO : (União, Estados e Municípios).

    APROVADO PELO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE .

    Existe 3 PACTOS :

    1 PACTO PELA VIDA ;

    2 PACTO PELA DEFESA e

    3 PACTO PELA GESTÃO ) .

    JULGUE :

    O PACTO DEFESA do SUS : DEFINE PRIORIDADES para o SUS :

    GABARITO : ERRADO .

    ARGUMENTAÇÃO :

    Quem define PRIORIDADES é a saúde : prioridade para a vida ...rs

    CERTO SERÁ :

    1 PACTO PELA VIDA :

    DEFINE PRIORIDADES PARA PROMOVER A SAÚDE .

    COMENTÁRIOS DE OUTROS PACTOS :

    2 PACTO PELA DEFESA DO SUS :

    Promover POLÍTICA PÚBLICA NACIONAL DE SAÚDE para a sociedade ( todos seres humanos ).

    SAÚDE :

    Direito de todos.

    Dever do Estado.

    Defender : fundamento , normas, diretrizes = normas a serem executadas no setor de atendimento conforme a CONSTITUIÇÃO FEDERAL .

    3 PACTO DE GESTÃO = ADMINISTRAÇÃO do trabalho do SUS :

    ADMINISTRAR / ORGANIZAR AS AÇÕES E SERVIÇOS do SUS : recursos : materiais , operacionais e financeiros :

    PLANEJAR = programar ;

    PACTUAR entre os gestores ;

    DESCENTRALIZAR , REGIONALIZAR e INTEGRALIZAR as ações ;

    FINANCIAR ;

    REGULAR ;

    INCLUIIR A SOCIEDADE ( EDUCAÇÃO DA SAÚDE e PARTICIPAÇÃO SOCIAL ).


ID
1319422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

O Pacto é um esforço do SUS, efetivado pelas três esferas de gestão (União, estados e municípios), em 2006, e aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde. A respeito das três dimensões desse pacto, julgue o próximo item.

O Pacto de Gestão estabelece diretrizes para a gestão do sistema nos aspectos da participação e do controle social.

Alternativas
Comentários
  • 7. Participação e Controle Social

    A Participação Social no SUS é um princípio doutrinário e está assegurado

    na Constituição e nas Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e

    8142/90) e é parte fundamental deste pacto. fonte : http://www.saude.mppr.mp.br/arquivos/File/volume1.pdf



  • III - O PACTO DE GESTÃO DO SUS

    [..]

    Reitera a importância da participação e do controle social com o compromisso de apoio à sua qualificação.

    Explicita as diretrizes para o sistema de financiamento público tripartite: busca critérios de alocação equitativa dos recursos; reforça os mecanismos de transferência fundo a fundo entre gestores; integra em grandes blocos o financiamento federal e estabelece relações contratuais entre os entes federativos.


ID
1319425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde são recortes territoriais em espaço geográfico contínuo, identificadas pelos gestores municipais e estaduais a partir de identidades comuns culturais, econômicas ou sociais e da existência de interligações por redes de comunicação, infraestrutura ou transportes.

Alternativas
Comentários
  •  Questao Correta.

    Decreto 7.508/11  que Regulamenta a Lei 8.080/90.

     

     Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.

     

    Bons Estudos............

  • Pessoal,

     

    CORRETA

     

    DECRETO Nº 7.508

    Art. 2o  Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Bons estudos!

  • ART 4º DEC 7.508 

     

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

     

    Art. 4o  As Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite - CIT

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º Para efeito deste Decreto, considera-se:

    I - Região de Saúde - espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde;

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.


ID
1319428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A regionalização é uma diretriz do SUS e um eixo estruturante do Pacto de Gestão e deve orientar a descentralização das ações e serviços de saúde e os processos de negociação e pactuação entre os gestores. Nesse sentido, julgue o item subsequente, relativo às regiões de saúde.

As regiões de saúde podem ser intermunicipais, intermunicipais, interestaduais e fronteiriças.

Alternativas
Comentários
  • As regiões podem ter os seguintes formatos:

    Regiões intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional; 

    Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados; 

    Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos. 

  • Pessoal,

     

    ERRADO

     

    Pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão

    2. Regionalização

     

    Região ou na macrorregião deve ser pactuado na CIB, a partir da realidade de cada estado. Em alguns estados com mais adensamento tecnológico, a alta complexidade pode estar contemplada dentro de uma Região.

    m.As regiões podem ter os seguintes formatos:

    I. Regiões Intraestaduais, compostas por mais de um município, dentro de um mesmo estado;

    I.Regiões Intramunicipais, organizadas dentro de um mesmo município de grande extensão territorial e densidade populacional;

    I.Regiões Interestaduais, conformadas a partir de municípios limítrofes em diferentes estados;

    IV.Regiões Fronteiriças, conformadas a partir de municípios limítrofes com países vizinhos.

     

    Bons estudos!


ID
1319431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde executados pelo SUS devem ser organizados de forma regionalizada e hierarquizados em nível de complexidade crescente.

Alternativas
Comentários
  • Questao Correta.

     Lei 8.080/90  -   Art. 8º  . As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

     

    Bons Estudos..........

  • GABARITO: CERTO

    CAPÍTULO III

    Da Organização, da Direção e da Gestão

    Art. 8º As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.


ID
1319434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

A respeito das ações e serviços públicos de saúde, julgue o item a seguir.

As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública, podendo sua execução ser feita diretamente ou por terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

Alternativas
Comentários
  • lei 8.080

    Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada.

    Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público

     

  • GABARITO: ERRADO

    As ações e serviços públicos de saúde não são considerados de relevância pública. Essa aí matou rsrs. Se for levar em consideração o que temos na saúde pública hj, está até certo...Oh God!

     

    Constituição Federal - Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 197. São de relevância pública as ações e serviços de saúde, cabendo ao Poder Público dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentação, fiscalização e controle, devendo sua execução ser feita diretamente ou através de terceiros e, também, por pessoa física ou jurídica de direito privado.

    FONTE: CF 1988


ID
1322461
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Acerca da fisiologia humana, julgue o item subsequente.

O período vulnerável para geração de fibrilação ventricular é aquele em que é provável a coexistência de áreas de refratariedade e não refratariedade no músculo cardíaco. No eletrocardiograma, o período vulnerável está associado ao intervalo entre a onda P e o complexo QRS, o qual marca a transição entre o final da contração dos átrios e o começo da contração ventricular.

Alternativas

ID
1322464
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Acerca da fisiologia humana, julgue o item subsequente.

Movimentos peristálticos são típicos não apenas do esôfago mas também do estômago e do intestino delgado.

Alternativas

ID
1322467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Acerca da fisiologia humana, julgue o item subsequente.

O maior volume que os pulmões podem alcançar corresponde à soma dos volumes pulmonares corrente, de reserva inspiratória, de reserva expiratória e residual.

Alternativas

ID
1322470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A respeito da regulação sanitária de equipamentos médico-hospitalares, incluindo o registro, a certificação e a normatização, julgue o item a seguir.

A certificação de todos os equipamentos eletromédicos (EEM) que possuam normas IEC ou NBR publicadas é obrigatória com exceção dos EEM cujas normas IEC ou NBR relacionadas estejam citadas na Instrução Normativa n. º 8/2007.

Alternativas

ID
1322473
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A respeito da regulação sanitária de equipamentos médico-hospitalares, incluindo o registro, a certificação e a normatização, julgue o item a seguir.

A certificação de boas práticas de fabricação é documento obrigatório para a obtenção de registro de produto de saúde.

Alternativas

ID
1322476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A respeito da regulação sanitária de equipamentos médico-hospitalares, incluindo o registro, a certificação e a normatização, julgue o item a seguir.

Para o registro de família de produtos para saúde, é suficiente que cada um dos produtos do conjunto apresente a mesma tecnologia (funcionamento, ação, conteúdo ou composição, desempenho e acessórios) e a mesma indicação, finalidade ou uso.

Alternativas

ID
1322479
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A respeito da regulação sanitária de equipamentos médico-hospitalares, incluindo o registro, a certificação e a normatização, julgue o item a seguir.

O processo de certificação de equipamentos elétricos sob vigilância sanitária compreende três etapas distintas: o sistema de auditoria de fábrica, os ensaios aplicáveis ao tipo específico de equipamento e da rotina, e o acompanhamento do produto pós-certificação.

Alternativas

ID
1322482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Com relação a distribuições de probabilidade e seus parâmetros conceitos inerentes à estatística básica, julgue o item seguinte.

O erro padrão da média é uma medida da incerteza das estimativas feitas, usado no cálculo de intervalos de confiança. O desvio-padrão é uma medida da dispersão dos valores obtidos.

Alternativas
Comentários
  • O DP de fato é uma medida de dispersão. O erro padrão é sim uma medida de incerteza, logo item correto.

  • Gabarito: Certo.

    O erro padrão, de maneira objetiva, mostra o quanto uma medida se afasta, seja para mais ou para menos. Por exemplo, se eu realizo um IC para a média de tempo que um celular descarrega após uso intenso e chego no intervalo: 8±2 horas. Significa que meu intervalo é [6,10]. Nota-se, de imediato, que o erro mede essa incerteza. Desvio padrão é uma das principais medidas de dispersão.

    Bons estudos!

  • CERTO

    Desvio padrão: É a raiz quadrada da variância.

    Interpretação do DESVIO PADRÃO

    Quanto maior a quantidade de valores dispersos em uma amostra, maior será seu desvio padrão. Ao passo de que quanto menor a quantidade, logo menor será o seu desvio padrão. Ou seja, é quesito igualmente proporcional. Já que o desvio padrão é uma oscilação, para mais ou para menos, que existe entre um numero de uma amostra em relação à média total do conjunto da amostra. 


ID
1322485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Com relação a distribuições de probabilidade e seus parâmetros conceitos inerentes à estatística básica, julgue o item seguinte.

A média e a mediana são medidas descritivas de uma amostra igualmente influenciáveis pela dispersão dos valores obtidos.

Alternativas
Comentários
  • FALSO

    Imagine um conjunto: 1,2,3. Me= 2 \ X= 3

    Agora imagine: 1, 2, 15. Me= 2 \ X = 9

  • Média e Mediana NÃO SÃO variáveis de dispersão.

  • São medidas de centralidade e não de dispersão. A média é influenciada pelos extremos, mas a mediana não. Logo, item errado por dois motivos, já que não são uma medidas de dispersão e a mediana não é influenciada pelos extremos como afirma a questão.

  • ERRADO

    mediana é o valor que ocupa a posição central da série de observações de uma variável, dividindo-se o conjunto de valores ordenados em partes SIMÉTRICAS IGUAIS.

    média é definida como o valor que demonstra a concentração dos dados de uma distribuição, como o ponto de equilíbrio das frequências em um histograma.


ID
1322488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Com relação a distribuições de probabilidade e seus parâmetros conceitos inerentes à estatística básica, julgue o item seguinte.

A distribuição Normal ou Gaussiana caracteriza-se por ter seus valores de média e desvio padrão independentes entre si.

Alternativas

ID
1322491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

No que se refere aos serviços de engenharia clínica, julgue o item que se segue.

Entre os indicadores de controle de desempenho de serviços de engenharia clínica, o tempo médio de reparo é definido como o tempo médio gasto para a manutenção do equipamento, incluindo o tempo de espera de peças e aporte de recursos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • O MTBF, ou tempo médio entre falhas, é uma métrica que diz respeito à média de tempo decorrido entre uma falha e a próxima vez que ela ocorrerá. Esses lapsos de tempo podem ser calculados por meio de uma fórmula.

    MTBF = (9 – 1)/4 = 2 horas

    O MTTR, ou tempo médio para reparo, é média de tempo que se leva para executar um reparo após a ocorrência da falha. Ou seja, é o tempo gasto durante a intervenção em um determinado processo.

    MTTR = 60 min / 4 falhas = 15 minutos

     

     

     


ID
1322494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

No que se refere aos serviços de engenharia clínica, julgue o item que se segue.

É atribuição da Engenharia Clínica a concepção de programas de manutenção de equipamentos médico-hospitalares. O modelo clássico de programa de manutenção preventiva de equipamentos médicos contempla três passos: inspeção funcional, limpeza e teste funcional.

Alternativas

ID
1322497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

No que se refere aos serviços de engenharia clínica, julgue o item que se segue.

A engenharia clínica de um hospital é responsável pelo acompanhamento dos serviços e contratos de manutenção terceirizada, apenas para a notificação de quaisquer eventos adversos ou queixas técnicas à ANVISA. A manutenção dos registros, contudo, é obrigação dos terceirizados, pois é sobre eles que recai a responsabilidade legal e civil por quaisquer eventos adversos que venham a ocorrer.

Alternativas

ID
1322500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Quanto aos equipamentos médico-hospitalares de terapia intensiva, julgue o item subsequente.

Onda senoidal amortecida e onda bifásica são formas de onda desfibrilatória atualmente usadas em desfibriladores.

Alternativas

ID
1322503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Quanto aos equipamentos médico-hospitalares de terapia intensiva, julgue o item subsequente.

A resistência do peito e a do coração do paciente, ainda que façam parte do circuito de descarga do capacitor e da geração do pulso em um desfibrilador, não interferem na forma final da onda disfribilatória gerada.

Alternativas

ID
1322506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Quanto aos equipamentos médico-hospitalares de terapia intensiva, julgue o item subsequente.

Em ventiladores pulmonares, existem apenas duas modalidades de ventilação assistida-controlada: a pressão contínua positiva nas vias aéreas (CPAP) e a ventilação mandatória intermitente sincronizada, na qual o paciente pode respirar espontaneamente entre os intervalos regulares obrigatórios.

Alternativas

ID
1322509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Quanto aos equipamentos médico-hospitalares de terapia intensiva, julgue o item subsequente.

Em monitores multiparamétricos de sinais fisiológicos, as leituras do módulo de monitoração da oxigenação por oximetria de pulso podem ser afetadas pelas luzes dos focos cirúrgicos frontais e por congestão venosa. Mudanças no tom de pele por icterícia ou anemia não afetam as leituras obtidas.

Alternativas

ID
1322512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Com referência à tecnovigilância no Brasil e ao gerenciamento de risco em estabelecimentos assistenciais de saúde, julgue o item a seguir.

A partir de 2007, a implementação do Sistema Nacional de Notificação de Eventos Adversos e Queixas Técnicas (NOTIVISA) tornou possível a profissionais de saúde (pessoas físicas) a notificação de eventos adversos e queixas técnicas diretamente à ANVISA.

Alternativas
Comentários
  • O Notivisa é um sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa para receber notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.

    As notificações no Notivisa podem ser feitas por:

    Profissionais de serviços de saúde (Núcleos de Segurança do Paciente, Hospitais, Clínicas, Hemocentros, Laboratórios, CIAT’s, dentre outros)

    • Profissionais/técnicos da Anvisa, das Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde

    • Profissionais de Laboratórios de Saúde Pública, Universidades/Centros de pesquisa

    •Profissionais que atuam em drogarias e farmácias

    • Profissionais das empresas detentoras de registro de produtos sob vigilância sanitária (fabricantes, importadores e distribuidores)

    • Profissionais de saúde liberais. 

    • Cidadãos - pacientes, familiares, acompanhantes, cuidadores e outros.

    Algumas informações relevantes:

    *Nem toda notificação gera uma medida sanitária

    *As notificações enviadas são mantidas sob sigilo.

    *Os notificadores podem notificar casos confirmados ou suspeitos de incidentes, eventos adversos e queixas técnicas.

    Exemplos de notificações de eventos adversos que podem ser feitas no Notivisa:

    • Incidente / evento adverso durante procedimento cirúrgico; 

    • Queda do paciente; [...]

     

    Exemplos de notificações de queixas técnicas que podem ser feitas no Notivisa:

    • Produto com suspeita de estar sem registro;

    • Suspeita de produto falsificado;[...]

    Fonte: ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/notivisa/sobre)


ID
1322515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Com referência à tecnovigilância no Brasil e ao gerenciamento de risco em estabelecimentos assistenciais de saúde, julgue o item a seguir.

O objeto da tecnovigilância é a vigilância pós-comercialização de produtos para saúde, os quais abrangem inclusive materiais e artigos laboratoriais.

Alternativas
Comentários
  • Tecnovigilância é o sistema de vigilância de eventos adversos e queixas técnicas de produtos para a saúde na fase de pós-comercialização, com vistas a recomendar a adoção de medidas que garantam a proteção e a promoção da saúde da população.

    A Tecnovigilância visa à segurança sanitária de produtos para saúde pós-comercialização (Equipamentos, Materiais, Artigos Médico-Hospitalares, Implantes e Produtos para Diagnóstico de Uso "in-vitro").

    Fonte: ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/tecnovigilancia)


ID
1322518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Com referência à tecnovigilância no Brasil e ao gerenciamento de risco em estabelecimentos assistenciais de saúde, julgue o item a seguir.

A notificação de eventos adversos à ANVISA, por parte da gerência de riscos de estabelecimentos assistenciais de saúde, é compulsória apenas nos casos de eventos adversos graves, como óbito, deficiência ou dano permanente, evento que requer intervenção e(ou) hospitalização, perturbação ou risco fetal.

Alternativas
Comentários
  • A notificação é obrigatória para TODAS as doenças da Lista Nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, inclusive casos suspeitos, e não 'apenas nos casos de eventos adversos graves'.

    Adentrando nos exemplos dados no enunciado, também é falso pois temos como exemplo a dengue (caso), que consta na lista e não é "caso de eventos adversos graves, como óbito, deficiência ou dano permanente, evento que requer intervenção e(ou) hospitalização, perturbação ou risco fetal."

    Legislação mais recente: Portaria 264, de 17 de fevereiro de 2020

    (inclui a doença de Chagas crônica na Lista de DNC)


ID
1322521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

O Decreto n.º 99.658/1990 regulamenta, no âmbito da administração pública federal, a alienação e outras formas de desfazimento de material. Considerando os estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) públicos federais, suas legislações, a avaliação de obsolescência e desfazimentos de seus bens públicos, julgue o item subsequente.

Um material considerado genericamente inservível para um EAS público federal que detém sua posse ou propriedade é passível de desfazimento e deve ser classificado em uma das seguintes categorias: ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável.

Alternativas
Comentários
  •  Parágrafo único. O material considerado genericamente inservível, para a repartição, órgão ou entidade que detém sua posse ou propriedade, deve ser classificado como:

      a) ocioso - quando, embora em perfeitas condições de uso, não estiver sendo aproveitado;

      b) recuperável - quando sua recuperação for possível e orçar, no âmbito, a cinqüenta por cento de seu valor de mercado;

      c) antieconômico - quando sua manutenção for onerosa, ou seu rendimento precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo;

      d) irrecuperável - quando não mais puder ser utilizado para o fim a que se destina devido a perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação.

  • Art. 3º; Parágrafo único:

    O material considerado genericamente inservível, para a repartição, órgão ou entidade que detém sua posse ou propriedade, deve ser classificado como:

    a) ocioso - quando, embora em perfeitas condições de uso, não estiver sendo aproveitado;

    b) recuperável - quando sua recuperação for possível e orçar, no âmbito, a cinquenta por cento de seu valor de mercado;

    c) antieconômico - quando sua manutenção for onerosa, ou seu rendimento precário, em virtude de uso prolongado, desgaste prematuro ou obsoletismo;

    d) irrecuperável - quando não mais puderser utilizado para o fim a que se destina devido a perda de suas características ou em razão da inviabilidade econômica de sua recuperação.

ID
1322524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

O Decreto n.º 99.658/1990 regulamenta, no âmbito da administração pública federal, a alienação e outras formas de desfazimento de material. Considerando os estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) públicos federais, suas legislações, a avaliação de obsolescência e desfazimentos de seus bens públicos, julgue o item subsequente.

A contaminação de um material por radioatividade ou agentes patológicos é motivo para a sua inutilização, independentemente da possibilidade de recuperação por assepsia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 17: São motivos para inutilização de material, dentre outros:

    I) A sua contaminação por agentes patológicos, sem possibilidade de recuperação por assepsia;

    .

    .

    .

    IV) a sua contaminação por radioatividade.

  • Como esta questão foi aplicada em 2010, o decreto utilizado foi de 1990. Porém, para os próximos concursos, recomendo estudar a RESOLUÇÃO Nº 462, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2017. Segue a mesma resposta através da resolução 462.

    Art. 38. São motivos para a inutilização de material, dentre outros:

    I - sua contaminação por agentes patológicos, sem possibilidade de recuperação por assepsia;

    II - sua infestação por insetos nocivos, com risco para outro material;

    III - sua natureza tóxica ou venenosa;

    IV - sua contaminação por radioatividade;

    V - o perigo irremovível de sua utilização fraudulenta por terceiros.

    Espero ter ajudado \o/


ID
1322527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

O protocolo DICOM (digital imaging communications in medicine) possibilita que imagens médicas e informações vinculadas possam trafegar em uma rede de comunicação digital formada por diversos equipamentos médico-hospitalares. Com relação ao padrão DICOM, julgue o item seguinte.

O protocolo DICOM corresponde exclusivamente um formato de arquivo digital orientado para imagens de natureza médica.

Alternativas

ID
1322530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

O protocolo DICOM (digital imaging communications in medicine) possibilita que imagens médicas e informações vinculadas possam trafegar em uma rede de comunicação digital formada por diversos equipamentos médico-hospitalares. Com relação ao padrão DICOM, julgue o item seguinte.

A natureza proprietária do padrão DICOM, dominada pelos grandes fabricantes de equipamentos médico-hospitalares, impossibilita iniciativas de desenvolvedores de aplicações computacionais em códigos abertos.

Alternativas

ID
1322533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

O protocolo DICOM (digital imaging communications in medicine) possibilita que imagens médicas e informações vinculadas possam trafegar em uma rede de comunicação digital formada por diversos equipamentos médico-hospitalares. Com relação ao padrão DICOM, julgue o item seguinte.

O padrão DICOM pode suportar diretamente algumas dezenas de procedimentos médicos, entre eles, tomografia computadorizada, ecocardiografia, mamografia, medicina nuclear, eletromiografia, microscopia digital, endoscopia, eletrocardiografia e ressonância magnética.

Alternativas

ID
1322536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A radioterapia é uma especialidade da medicina orientada para o tratamento oncológico. A respeito dos equipamentos médico-hospitalares radioterapêuticos, seus efeitos e componentes, julgue o próximo item.

O cobalto-60 é um dos elementos utilizados em equipamentos de radioterapia em aplicações médicas. Em um período de 25 anos, o decaimento radioativo desse material é menor que 32 vezes, considerando que sua meia-vida é de 5,3 anos aproximadamente.

Alternativas

ID
1322539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A radioterapia é uma especialidade da medicina orientada para o tratamento oncológico. A respeito dos equipamentos médico-hospitalares radioterapêuticos, seus efeitos e componentes, julgue o próximo item.

Se, em um procedimento radioterapêutico, uma pessoa ingere um material radiativo com meia-vida de 5 anos, serão necessários, no mínimo, 5 anos para que a radiação produzida pelo material em seu organismo diminua por um fator 2.

Alternativas

ID
1322542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A radioterapia é uma especialidade da medicina orientada para o tratamento oncológico. A respeito dos equipamentos médico-hospitalares radioterapêuticos, seus efeitos e componentes, julgue o próximo item.

Nos equipamentos radioterapêuticos, o decaimento radioativo causa um aumento do período do procedimento terapêutico, o que implica em riscos para o paciente, sendo esse um dos motivos para se fazer a manutenção periódica do equipamento.

Alternativas

ID
1322545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A esterilização de artigos hospitalares é importante no controle da infecção hospitalar, bem como na segurança das equipes de profissionais de saúde envolvidas em atividades hospitalares. Acerca dos processos de esterilização, julgue o item que se segue.

No autoclave, o vapor sob pressão entra em contato com a superfície fria dos artigos hospitalares e se condensa, causando a liberação do calor latente e a consequente desnaturação dos microrganismos presentes nesses artigos.

Alternativas

ID
1322548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A esterilização de artigos hospitalares é importante no controle da infecção hospitalar, bem como na segurança das equipes de profissionais de saúde envolvidas em atividades hospitalares. Acerca dos processos de esterilização, julgue o item que se segue.

A radiação ionizante é aplicada na esterilização de artigos termossensíveis e, em hospitais, normalmente é utilizada na esterilização de fios cirúrgicos, luvas, seringas e agulhas hipodérmicas.

Alternativas
Comentários
  • A radiação ionizante é um método de esterilização que utiliza a baixa temperatura, portanto que pode ser utilizado em materiais termossensíveis. Este tipo de esterilização é utilizada, especialmente, em artigos descartáveis produzidos em larga escala (fios de sutura, luvas e outros)

     


ID
1322551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A esterilização de artigos hospitalares é importante no controle da infecção hospitalar, bem como na segurança das equipes de profissionais de saúde envolvidas em atividades hospitalares. Acerca dos processos de esterilização, julgue o item que se segue.

O uso de aldeídos e óxidos de etileno em procedimentos de esterilização é atualmente proibido pelo Ministério da Saúde, em virtude da baixa eficiência desses compostos como esterilizantes químicos.

Alternativas

ID
1322554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A construção de um centro de saúde ou de uma unidade de terapia hospitalar pode ser regida por modelos diferentes de gestão e contrato. No que concerne ao modelo de aquisição turn key, julgue o próximo item.

Na modalidade de aquisição turn key, a obra deve ser entregue pronta para funcionar, sendo que a responsabilidade pela entrega no prazo e pelas especificações corretas não é somente do construtor, mas também do cliente.

Alternativas

ID
1322557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A construção de um centro de saúde ou de uma unidade de terapia hospitalar pode ser regida por modelos diferentes de gestão e contrato. No que concerne ao modelo de aquisição turn key, julgue o próximo item.

Nos contratos turn key, são normalmente previstos o preço final, os procedimentos de execução da obra, o prazo de entrega e seguros para cobertura de acidentes.

Alternativas

ID
1322560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Nos últimos anos, as metodologias para avaliação e gestão de equipamentos médico-hospitalares em EAS vêm recebendo maior importância, devido à forte dependência que inúmeros procedimentos médicos possuem desses equipamentos. A respeito da gestão de equipamentos médico-hospitalares, em especial do plano de reposição desses equipamentos, julgue o item subsequente.

A reposição de um equipamento médico-hospitalar é determinada pela quantidade de manutenções que esse equipamento recebe durante sua vida operacional: quando é atingida uma quantidade pré-definida, o equipamento deve ser substituído.

Alternativas

ID
1322563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Nos últimos anos, as metodologias para avaliação e gestão de equipamentos médico-hospitalares em EAS vêm recebendo maior importância, devido à forte dependência que inúmeros procedimentos médicos possuem desses equipamentos. A respeito da gestão de equipamentos médico-hospitalares, em especial do plano de reposição desses equipamentos, julgue o item subsequente.

A implementação de ferramentas de gestão de equipamentos médicos nos hospitais promove a segurança, a qualidade e a eficácia dos procedimentos médicos. A ausência de um planejamento correto, comum em inumeros EAS, pode implicar em sobrevida de equipamentos antieconômicos, obsoletos e prejudiciais à saúde.

Alternativas

ID
1322566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Nos últimos anos, as metodologias para avaliação e gestão de equipamentos médico-hospitalares em EAS vêm recebendo maior importância, devido à forte dependência que inúmeros procedimentos médicos possuem desses equipamentos. A respeito da gestão de equipamentos médico-hospitalares, em especial do plano de reposição desses equipamentos, julgue o item subsequente.

A concepção de um plano de reposição de equipamentos não possuirá mérito se não houver a participação de profissionais com formação técnica e de gestão, que pode ser exercida tanto por engenheiros biomédicos como por médicos. Contudo, na prática, o fator econômico poderá ser o predominante ou o único.

Alternativas
Comentários
  • como assim um plano de reposição de equpamentos pode ser feito por um médico? =O


ID
1322581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

A respeito da aquisição de equipamentos e serviços na área publica, julgue o item que se segue.

O regulamento do pregão eletrônico estabelece que deverá ser previamente credenciada, perante o provedor do sistema eletrônico, a autoridade competente do órgão promotor da licitação, não sendo necessário o credenciamento do pregoeiro e dos membros da equipe de apoio.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    DECRETO Nº 5.450, DE 31 DE MAIO DE 2005.

    Art. 3o  Deverão ser previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrônico a autoridade competente do órgão promotor da licitação, o pregoeiro, os membros da equipe de apoio e os licitantes que participam do pregão na forma eletrônica.

  • DECRETO Nº 10.024, DE 20 DE SETEMBRO DE 2019

    Art. 9º A autoridade competente do órgão ou da entidade promotora da licitação, o pregoeiro, os membros da equipe de apoio e os licitantes que participarem do pregão, na forma eletrônica, serão previamente credenciados, perante o provedor do sistema eletrônico.


ID
1322584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica

A respeito da aquisição de equipamentos e serviços na área publica, julgue o item que se segue.

A aquisição de um equipamento médico-hospitalar somente será possível ele estiver registrado na ANVISA.

Alternativas

ID
1322587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Considerando a acreditação hospitalar, julgue o item que se segue.

Em uma organização prestadora de serviço de saúde, um serviço de engenharia clínica terceirizado deverá ter a verificação do atendimento dos requisitos do processo de avaliação (manuais, padrões, níveis) realizada in loco.

Alternativas

ID
1322590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Para a avaliação de tecnologia em saúde, julgue o item seguinte.

Na avaliação de uma nova tecnologia a ser adquirida, é imprescindível a participação do setor de engenharia clínica, que fornecerá informações para as áreas econômicas e técnicas fazerem um estudo das condições de infraestrutura, econômicas e técnicas.

Alternativas

ID
1322593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Para a avaliação de tecnologia em saúde, julgue o item seguinte.

Em um processo de avaliação de tecnologia em saúde, eficácia e eficiência consistem na obtenção dos objetivos propostos, mediante a utilização adequada dos recursos disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • CESPE é complicada.

    "Em um processo de avaliação de tecnologia em saúde, eficácia e eficiência consistem na obtenção dos objetivos propostos, mediante a utilização adequada dos recursos disponíveis."

    Entendi como correta a definição de eficácia e eficiência.

    No mundo da CESPE, ao aplicá-las na avaliação de tecnologia em saúde, observar a eficácia e eficiência de uma determinada tecnologia (ou seja, observar se essa nova tecnologia funciona e funciona economicamente; ou se a velha tecnologia ainda funciona e ainda compensa) é diferente de 'obtenção dos objetivos propostos, mediante a utilização adequada dos recursos disponíveis'.

    Objetivos propostos por quem? Pela tecnologia? Se fosse, estaria correto.

    Confesso não enxergar o erro, se alguém tiver uma luz só responder.

    Um resumo:

    Avaliação de Tecnologias em Saúde - ATS

    Objetivo: Análise e síntese dos benefícios para a saúde e das consequências econômicas e sociais do emprego das tecnologias em saúde.

    Observa-se: segurança, acurácia, eficácia, efetividade, custos, custo-efetividade, impacto orçamentário, equidade e impactos éticos, culturais e ambientais.

    Esta avaliação busca auxiliar os gestores em saúde na tomada de decisões coerentes e racionais quanto à incorporação de tecnologia em saúde emergentes e novas, e o abandono das tradicionais ou obsoletas. 

    A ATS é uma área de atuação multidisciplinar, na qual diferentes profissionais, como médicos, engenheiros, economistas, estatísticos, matemáticos e pesquisadores com outras formações utilizam modelos analíticos desenhados a partir de uma variedade de métodos para comparar as tecnologias em saúde.

    Fonte:

    http://www.ccates.org.br/areas-tematicas/avaliacao-de-tecnologias-em-saude/

    e outras que perdi


ID
1322596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Acerca de políticas, planejamento e conceitos de manutenção, julgue o item a seguir.

O setor de engenharia clínica de um hospital deve, obrigatoriamente, usar o código instituído pelo setor de patrimônio como identificador dos equipamentos.

Alternativas

ID
1322599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Acerca de políticas, planejamento e conceitos de manutenção, julgue o item a seguir.

Equipamentos de alta complexidade, a exemplo dos utilizados para ressonância magnética, devem ter seus contratos de serviço de manutenção obrigatoriamente firmados por período determinado.

Alternativas

ID
1322602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Acerca de políticas, planejamento e conceitos de manutenção, julgue o item a seguir.

Para o cálculo da quantidade anual de horas para manutenção corretiva de um grupo de equipamentos do mesmo tipo, deve-se considerar, além do número de equipamentos, o tempo médio de reparo e o tempo médio entre falhas de cada um deles.

Alternativas

ID
1322605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Acerca de políticas, planejamento e conceitos de manutenção, julgue o item a seguir.

Ao receber um novo equipamento, quando da abertura da embalagem, a equipe de engenharia clínica deverá fazer a avaliação do equipamento, sempre na presença do fornecedor.

Alternativas

ID
1322608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Acerca de políticas, planejamento e conceitos de manutenção, julgue o item a seguir.

No caso de equipamentos de ressuscitação ou de manutenção da vida, seus programas de manutenção preventiva devem ser utilizados pelo menos trimestral ou semestralmente.

Alternativas

ID
1322611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Em relação a equipamentos médico-hospitalares de centros cirúrgicos, julgue o item que se segue.

Para a proteção dos pacientes, os bisturis elétricos com tecnologia bipolar utilizam eletrodos de dispersão com placas de retorno, também denominados eletrodos neutros.

Alternativas

ID
1322614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Em relação a equipamentos médico-hospitalares de centros cirúrgicos, julgue o item que se segue.

O planejamento de neurocirurgias pode ser realizado pelo neuronavegador com base em imagens de tomografia computadorizada ou de ressonância magnética.

Alternativas

ID
1322617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Em relação a equipamentos médico-hospitalares de centros cirúrgicos, julgue o item que se segue.

A seção de fluxo contínuo dos aparelhos de anestesia é constituída de respirador e vaporizador.

Alternativas

ID
1322620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Em relação a equipamentos médico-hospitalares de centros cirúrgicos, julgue o item que se segue.

O capinografo é um equipamento utilizado na medição de concentração de O2 , a fim de evitar que o paciente faça uma hipercapnia.

Alternativas

ID
1322623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Em relação a equipamentos médico-hospitalares de centros cirúrgicos, julgue o item que se segue.

Monitor de linfonodo sentinela, equipamento portátil constituído de uma sonda de cintilação utilizada durante o ato cirúrgico, é considerado de alto risco por envolver tecnologia radioativa.

Alternativas

ID
1322626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Em relação a equipamentos médico-hospitalares de centros cirúrgicos, julgue o item que se segue.

A técnica de coagulação por meio de argônio, usada por meio de equipamento específico ou em conjunto com um bisturi, reduz os danos aos tecidos e a quantidade de fumaça no local cirúrgico.

Alternativas

ID
1322629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Quanto à metrologia, julgue o item subsequente.

Ao se efetuar a calibração de um equipamento, deve-se considerar a incerteza de medição associada à dispersão dos valores do mensurando.

Alternativas

ID
1322632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Quanto à metrologia, julgue o item subsequente.

As medições dos níveis de radiação, a verificação de blindagens dos equipamentos e o funcionamento dos dispositivos de segurança no ambiente e nos equipamentos em serviços de radiologia devem ser realizados apenas quando da implantação do serviço, sendo emitido um relatório do levantamento radiométrico por órgão credenciado.

Alternativas

ID
1322635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Quanto à metrologia, julgue o item subsequente.

Laboratórios que prestam serviços de calibração de equipamentos devem ser credenciados pelo INMETRO e devem atender à norma NBR ISO/IEC 17025.

Alternativas
Comentários
  • O INMETRO credencia os laboratórios (A) que são competentes para habilitar outros laboratórios (B) na norma 17025, esses sim competentes para prestar serviços de calibração de equipamentos em outras empresas (C).

    Esses (B) não precisam de credenciamento direto do inmetro para realizar as suas funções, e aqueles (A) além de habilitar, podem também realizar os ensaios de calibração diretamente nas empresas (C).

  • devem... o correto é podem.. a certificação não é obrigatório


ID
1322638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Biomédica
Assuntos

Quanto à metrologia, julgue o item subsequente.

Para efeito de registro de equipamentos médico-hospitalares pela ANVISA, as empresas devem apresentar o certificado de conformidade, que deve ser emitido por organismo pertencente ao Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade.

Alternativas