De acordo com o Pronunciamento, a liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer diversas maneiras, como, por exemplo:
- Pagamento em caixa;
Exemplo: Pagamento de um empréstimo.
- Transferência de outros ativos;
Exemplo: A entidade recebeu um adiantamento de clientes para fabricar um equipamento. Como a entidade ainda não entregou o equipamento para o cliente, esse adiantamento de clientes é uma obrigação da entidade. No momento que a entidade entregar o equipamento, haverá a liquidação da obrigação (adiantamento de clientes) por meio da transferência do equipamento para o cliente (transferência de ativo).
- Prestação de serviços;
Exemplo: A entidade recebeu um adiantamento de clientes para fazer uma auditoria contábil em determinada empresa. Como a entidade ainda não prestou o serviço, esse adiantamento de clientes é uma obrigação da entidade. Na medida em que a entidade prestar o serviço de auditoria contábil, haverá a liquidação da obrigação (adiantamento de clientes) por meio da prestação de serviços.
- Substituição da obrigação por outra; ou
Exemplo: A entidade possui uma dívida com fornecedores (fornecedores a pagar), mas, na época do vencimento da obrigação, não possuía dinheiro para pagamento. Para resolver a situação, a entidade faz um empréstimo bancário e paga a dívida com fornecedores, ou seja, houve a substituição de uma obrigação (fornecedores a pagar) por outra (empréstimos a pagar).
- Conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.
Exemplo: A entidade possui uma dívida com fornecedores (fornecedores a pagar), mas, na época do vencimento da obrigação, não possuía dinheiro para pagamento. Para resolver a situação, a entidade faz uma proposta ao fornecedor de participação no capital da entidade, ou seja, a entidade oferece sociedade ao fornecedor. Nessa situação, a entidade substitui uma obrigação (fornecedores a pagar) pela participação do fornecedor no seu capital social (item do patrimônio líquido).
Também é possível liquidar uma obrigação pela renúncia do credor (o credor desiste de receber o valor devido pela entidade) ou pela perda dos seus direitos (o contrato feito com o credor é anulado por vício insanável, por exemplo).
De acordo com a definição, passivos resultam de transações ou outros eventos passados. Por exemplo, a aquisição de um equipamento a prazo (evento passado) gera obrigações a pagar. A obtenção de financiamento (evento passado) gera uma obrigação a pagar.
a entidade pode, por exemplo, reconhecer uma provisão para manutenção, em virtude de garantia oferecidas a clientes, que é um evento futuro, pois a perda ainda não ocorreu (ela pode ocorrer ou não). O evento passado para a geração desse passivo, é justamente a venda a prazo de mercadorias ou produtos.
https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/13680/moraes-junior/comentarios-sobre-o-cpc-00-parte-7
Uma operação bastante comum dentro do é o aumento de capital social de uma empresa.
O aumento de capital é uma fonte de financiamento que viabiliza o desenvolvimento de novos projetos dentro de uma companhia.
Essa operação permite que os antigos acionistas continuem como sócios do empreendimento, mas também torna possível que novos sócios entrem no projeto.
O aumento de capital pode ser feito de duas formas distintas:
A grande vantagem desse processo é que a companhia não precisa recorrer a empréstimos bancários, onde naturalmente é esperada a cobrança de juros.Como funciona o processo de aumento de capital
Porque fazer um aumento de capital social?
Esse processo pode ser desencadeado por diversos motivos. Dentre uma das principais motivações é o investimento estratégico em expansão por meio de novos projetos consumam muito capital.
Além disso, a empresa pode estar procurando fazer melhorias operacionais, aumentar o caixa ou até mesmo reduzir endividamento com o dinheiro amealhado com os acionistas.
https://www.sunoresearch.com.br/artigos/aumento-capital/