SóProvas



Prova CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana - SE - Agente Administrativo


ID
346306
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saiu da garagem, pagou
A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
A intenção é diminuir os enormes congestionamentos de trânsito.

Holanda, um dos países com maior densidade populacional da Europa, é também um dos que mais sofrem com
congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
1000 quilômetros. Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes
holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que
circulam no país. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a
6,7 centavos em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários com volume de trânsito
maior. Carros híbridos e muito econômicos terão descontos. Como compensação pela nova taxa, os impostos sobre
veículos serão reduzidos. Até a cobrança entrar em vigor, todos os motoristas holandeses terão de equipar seus carros
com aparelhos de GPS, que enviarão as informações sobre sua movimentação a uma central responsável pela cobrança. A
falta do GPS acarretará multa.
Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar. Caso se concretize a previsão de elevação dos oceanos
devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.

(Nathalia Butti/Veja - Edição 2146 / 6 de janeiro de 2010 / com adaptações)

Acerca das ideias do texto analise:

I. Infere-se do texto que o ministério dos transportes da Holanda, na tentativa de reduzir problemas de trânsito, anunciou medidas contrárias à opinião pública daquele país.

II. De acordo com o texto, as emissões de gases do efeito estufa têm ligação direta com o grande volume de carros em circulação.

III. Depreende-se do texto que, em um período de oito anos, a partir da aplicação da medida anunciada pelo governo holandês, os congestionamentos de trânsito estarão no início do processo de redução.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • I. Infere-se do texto que o ministério dos transportes da Holanda, na tentativa de reduzir problemas de trânsito, anunciou medidas contrárias à opinião pública daquele país. 

    II. De acordo com o texto, as emissões de gases do efeito estufa têm ligação direta com o grande volume de carros em circulação. 
    reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa."
    se reduzir os congestioamentos diminui os gases, logo as emissões de gases do efeito estufa têm ligação direta com o grande volume de carros em circulação. (inferir do texto significa deduzir sem inventar, sem extrapolar o texto)

    III. Depreende-se do texto que, em um período de oito anos, a partir da aplicação da medida anunciada pelo governo holandês, os congestionamentos de trânsito estarão no início do processo de redução. 
  • I. Infere-se do texto que o ministério dos transportes da Holanda, na tentativa de reduzir problemas de trânsito, anunciou medidas contrárias à opinião pública daquele país. ERRADA ( extrapolação) em momento algum os holandeses se pronunciaram 

    II. De acordo com o texto, as emissões de gases do efeito estufa têm ligação direta com o grande volume de carros em circulação.Correta, é o que depreende do trecho "Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra 
    consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num 
    país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar". 

    III. Depreende-se do texto que, em um período de oito anos, a partir da aplicação da medida anunciada pelo governo holandês, os congestionamentos de trânsito estarão no início do processo de redução. ERRADA, nesse período estima-se que  o problema estaria resolvido pela metade.
  • I - cuidado, pois a alternativa leva o candidato a induzir baseado em sua própria opinião sobre o assunto. Em nenhum momento do texto falou-se da opinião pública.
    II - correto
    III - Se em 2020 terá reduzido pela metade, o processo de redução dos congestionamentos não estará no início.

ID
346309
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saiu da garagem, pagou
A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
A intenção é diminuir os enormes congestionamentos de trânsito.

Holanda, um dos países com maior densidade populacional da Europa, é também um dos que mais sofrem com
congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
1000 quilômetros. Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes
holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que
circulam no país. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a
6,7 centavos em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários com volume de trânsito
maior. Carros híbridos e muito econômicos terão descontos. Como compensação pela nova taxa, os impostos sobre
veículos serão reduzidos. Até a cobrança entrar em vigor, todos os motoristas holandeses terão de equipar seus carros
com aparelhos de GPS, que enviarão as informações sobre sua movimentação a uma central responsável pela cobrança. A
falta do GPS acarretará multa.
Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar. Caso se concretize a previsão de elevação dos oceanos
devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.

(Nathalia Butti/Veja - Edição 2146 / 6 de janeiro de 2010 / com adaptações)

Acerca do trecho “... tortura diária infligida aos cidadãos,...”, mantém-se a coesão textual e o sentido original com a seguinte reescrita:

Alternativas
Comentários
    • “... tortura diária infligida (aplicada...) aos cidadãos,...”,
    • a) Tortura diária infligida pelos cidadãos.
    •  b) Cidadania que inflige uma tortura diária.
    •  c) Tortura diária mantida pelos cidadãos.
    •  d) Imposição dos cidadãos diariamente.
    •  e) Tortura que inflige-se (que aplica-se) diariamente aos cidadãos.
    • que inflinge-se = infligida 
  • Qual é a diferença entre Inflingir, Infligir e Infringir?

    "Inflingir", com "flin", não existe. A forma correta é infligir, com "fli" apenas, sem o "n". Esse erro é bastante comum.

    "Infligir" significa "aplicar pena".

    Ex.: O guarda infligiu uma multa ao homem.

    "Infringir" significa "desrespeitar uma lei, norma, regulamento, ordem".

    Ex.: O réu infringiu  as normas de conduta do tribunal.

  • só lembrando que a questão correta conta com um erro de concordância (COERÊNCIA)... pois o "que" atrai o "se", ou seja:
    Tortura que SE inflige diariamente aos cidadãos.
  • Bem observado Leandro, todavia acho que se trata de um erro de colocação pronominal e não concordância. No caso deve-se usar a PRÓCLISE, isto é, pronome antes do verbo, pois o "que" é particula atrativa para o pronome.
  • Consulplan e suas gracinhas. Custa colocar a próclise corretamente? Parece que faz de propósito para o candidato errar.

  • Até pensei em marcar a alternativa E, porém vi o erro de colocação pronominal e fui na B.... Caberia recurso esta questão?

  • Acredito que não estaria errada não, pois diariamente é advérbio, e advérbio também atrai pronome... mas não tenho certeza hauhauha

     


ID
346312
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saiu da garagem, pagou
A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
A intenção é diminuir os enormes congestionamentos de trânsito.

Holanda, um dos países com maior densidade populacional da Europa, é também um dos que mais sofrem com
congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
1000 quilômetros. Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes
holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que
circulam no país. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a
6,7 centavos em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários com volume de trânsito
maior. Carros híbridos e muito econômicos terão descontos. Como compensação pela nova taxa, os impostos sobre
veículos serão reduzidos. Até a cobrança entrar em vigor, todos os motoristas holandeses terão de equipar seus carros
com aparelhos de GPS, que enviarão as informações sobre sua movimentação a uma central responsável pela cobrança. A
falta do GPS acarretará multa.
Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar. Caso se concretize a previsão de elevação dos oceanos
devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.

(Nathalia Butti/Veja - Edição 2146 / 6 de janeiro de 2010 / com adaptações)

O segundo parágrafo do texto é iniciado por uma expressão que:

Alternativas
Comentários
  • Com a medida (explicitada), o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. 



  • a) Retoma o assunto explicitado anteriormente.


    "Com a medida,
    o governo holandês espera reduzir pela metade [...]"

    Que medida?

    "Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes 
    holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que 
    circulam no país." -
    Trecho encontrado no 1º parágrafo.

ID
346315
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saiu da garagem, pagou
A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
A intenção é diminuir os enormes congestionamentos de trânsito.

Holanda, um dos países com maior densidade populacional da Europa, é também um dos que mais sofrem com
congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
1000 quilômetros. Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes
holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que
circulam no país. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a
6,7 centavos em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários com volume de trânsito
maior. Carros híbridos e muito econômicos terão descontos. Como compensação pela nova taxa, os impostos sobre
veículos serão reduzidos. Até a cobrança entrar em vigor, todos os motoristas holandeses terão de equipar seus carros
com aparelhos de GPS, que enviarão as informações sobre sua movimentação a uma central responsável pela cobrança. A
falta do GPS acarretará multa.
Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar. Caso se concretize a previsão de elevação dos oceanos
devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.

(Nathalia Butti/Veja - Edição 2146 / 6 de janeiro de 2010 / com adaptações)

No segundo parágrafo, a expressão “espera reduzir” indica que, com a medida anunciada quanto ao grande congestionamento de trânsito na Holanda, o governo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    O item que pode confundir é o 'D', mas notem, se melhorar o congestionamento, significa que vai aumentar o congestionamento. Uma ambiguidade que nós pega, inclusive, no dia-a-dia.

    Outro exemplo:

    Ele sofreu um acidente e corre risco de vida.... Não! Ele corre e vida.... Não! Ele corre risco é de morte.
  • Augusto seu comentátio está muito ótimo, mas ainda fiquei com dúvida na "D" acredito que estaria correta também. 



    Espera que haja uma grande melhora neste congestionamento. 
    Melhora  = ato ou efito de melhorar, melhoria. 2 Alívio ou diminuição de doença.
  • Entendo que partindo-se do conceito de "congestionamento" que é paralisação do trânsito ocasionada por excesso de veículos, engarrafamento, torna-se fácil perceber ser plenamente possível o uso da expressão "melhora" ao lado daquela palavra.

    Havendo uma melhora no congestionamento, não há outra interpretação a ser feita senão a de que o excesso de veículos é menor do que antes da melhora.

    Quanto a assertiva apontada como correta pela banca, pode-se questionar, por exemplo, a subjetividade da expressão "considerável", uma vez que o que é considerável para mim pode não ser para outra pessoa (não vi no texto dizendo que a redução seria considerável para o governo, apenas vi que seria pela metade).

    Além disso, a questão pede que seja considerada a expressão espera reduzire desta expressão não se pode extrair o entendimento de redução considerável, mas tão somente de que se aguarda por uma redução.

    Questão mal formulada, portanto, passível de recurso.
    Sem mais...
  • Excelente o comentário do Pablo.
    Também fiquei entre a C e a D, e ambas sim são viáveis como resposta a expressão "espera reduzir".
    No entanto, baseei minha escolha  pela alternativa C, ainda que subjetiva, no fato de que uma expectativa de redução em torno de 50% é uma redução/melhora razoável. Para expressar valores subjetivos e não estatísticos que sejam considerados grandes, normalmente utilizamos tortamente a proporção de Pareto 80/20. Então, tanto o Governo quanto a repórter se quisessem expressar uma grande melhora/redução no congestionamento diria que a expectativa seria de 80%.
  • Uma vez que a pergunte refere-se ao que a expressão "espera reduzir" indica, a resposta tem que, efetivamente, indicar O QUÊ vai acontecer e ONDE OU A QUEM isso vai acontecer, ou seja, além da AÇÃO (expectativa de considerável redução, que é OBJETO DIRETO DO VERBO POSSUIR), necessita-se do OBJETO (nesse caso, "DO CONGESTIONAMENTO", a quem ou onde a ação afetará).

    Porntanto, senhores, quando a assertiva c) relata que o governo possui uma expectativa de considerável redução, MAS NÃO EXPRESSA DIRETAMENTE DE QUÊ SERÁ ESSA REDUÇÃO, pode-se, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, afirmar que a alternativa está incompleta, uma vez que essa redução, se não for seguida de complemento, a priori,  pode ser de qualquer coisa (redução de impostos, redução de compra de carros, etc...).

    Já a letra d) mostra de maneira CORRETÍSSIMA o que se pede no enunciado, já que MELHORIA refere-se a algo que se melhora, seja aumentando ou
    diminuindo.

    Abraço a todos e bons estudos para nós!

ID
346318
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Saiu da garagem, pagou
A Holanda vai cobrar tarifa por quilômetro rodado de todos os carros do país.
A intenção é diminuir os enormes congestionamentos de trânsito.

Holanda, um dos países com maior densidade populacional da Europa, é também um dos que mais sofrem com
congestionamentos de trânsito. Nos horários de pico, em Amsterdã e arredores, as lentidões chegam a se estender por
1000 quilômetros. Na tentativa de diminuir essa tortura diária infligida aos cidadãos, o ministério dos transportes
holandês anunciou que, a partir de 2012, passará a cobrar uma taxa por quilômetro rodado de todos os carros que
circulam no país. A tarifa básica será de 3 centavos de euro por quilômetro, com previsão de reajuste gradual até chegar a
6,7 centavos em 2017. Os valores serão maiores nas vias mais movimentadas e nos horários com volume de trânsito
maior. Carros híbridos e muito econômicos terão descontos. Como compensação pela nova taxa, os impostos sobre
veículos serão reduzidos. Até a cobrança entrar em vigor, todos os motoristas holandeses terão de equipar seus carros
com aparelhos de GPS, que enviarão as informações sobre sua movimentação a uma central responsável pela cobrança. A
falta do GPS acarretará multa.
Com a medida, o governo holandês espera reduzir pela metade os congestionamentos de trânsito até 2020. Outra
consequência será a diminuição das emissões de gases do efeito estufa. Esse benefício é especialmente bem-visto num
país com boa parte de seu território abaixo do nível do mar. Caso se concretize a previsão de elevação dos oceanos
devido ao derretimento das geleiras do Ártico, a Holanda seria uma das primeiras vítimas da inundação das zonas
costeiras.

(Nathalia Butti/Veja - Edição 2146 / 6 de janeiro de 2010 / com adaptações)

Tendo em vista que cada texto é produzido em situações e contextos diferentes e que cada um deles cumpre uma finalidade específica, o texto “Saiu da garagem, pagou” tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Trata-se de um texto informativo. Nesse caso, sobre o pagamento de taxa por quilômetro rodado a ser cobrado aos motoristas da Holanda com o objetivo principal de controlar a densidade de tráfigo de automóveis.
  • Como o colega acima disse o texto é informativo.

    TEXTOS INFORMATIVOS

     

    Incluímos neste tipo de textos todos os compreendidos no jornalismo: jornais, revistas, folhetos, com suas diferentes variedades (notícias, reportagens, artigos diversos, anúncios etc.). Incluímos também a correspondência, embora possa haver cartas que se encaixariam melhor num modelo literário. No entanto, a maior parte de correspondência que recebemos e enviamos tem como finalidade informar algo concreto.
     

    CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS INFORMATIVOS
     

    Função
    Conhecer ou transmitir explicações e informações de caráter geral.
    Seu objetivo é compreender ou comunicar as características principais do tema, sem maior aprofundamento.
     
    Modelos
    Jornais e revistas.
    Livros de divulgação, folhetos.
    Notícias.
    Artigos e reportagens.
    Anúncios e propaganda.
    Avisos, anúncios públicos.
    Correspondência pessoal ou comercial.
    Convites.
    Entrevistas.
     
    Conteúdo
    Muito diverso, em função do tema (notícias, anúncios, cartas etc.).
     
    Formato
    Texto em prosa, com características específicas de cada modelo.
     
    Procedimentos de leitura
    Uso de indicadores de aproximação ao conteúdo (títulos, fotos, imagens, tipografia, seções do jornal etc.).
    Identificação do tema da informação.
    Identificação da idéia principal.
    Identificação dos detalhes principais.

     
     


ID
346351
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Num ônibus existiam 36 passageiros. Em uma determinada parada desembarcaram um terço dos passageiros e, em seguida, embarcaram um número correspondente a dois terços do total que continuou no interior do ônibus. Quantas pessoas passaram a existir no interior do ônibus a partir de então?

Alternativas
Comentários
  • Num ônibus existiam 36 passageiros. Em uma determinada parada desembarcaram um terço dos passageiros e, em seguida, embarcaram um número correspondente a dois terços do total que continuou no interior do ônibus. Quantas pessoas passaram a existir no interior do ônibus a partir de então?



    desceram 36*1/3=12, ficaram 36-12=24. Subiram 2/3 do que ficou. Logo, 24*2/3=16, 24+16=40. O busão ficou com 40 passageiros.


    até mais!

    ;)
  • Algumas pessoas marcaram letra "B".

    40+ motorista e o cobrador :)
  • Só q motorista e cobrador não são passageiros , já q permanencem no veículo. Então, num daria pra ser a letra B.

  •  O comentário q o colega postou ai faz sentido...

    No fim da questão pergunta:  Quantas PESSOAS passaram a existir no interior do ônibus a partir de então?

    se é pessoas poderia muito bem incluir o motorista e o cobrador
  • Faria sentido se falasse que sobrou 41 PESSOAS, ou seja, os 40 passageiros MAIS o motorista. Cobrador, na maioria das empresas não existe mais. Logo, para mim, se tivesse uma alternativa com 41 pessoas, seria um problema, como não tem, só resta a única resposta: 40 PASSAGEIROS.
  • Resposta E  -  40 passageiros

    Questão simples!

    bons estudos
    !


  • Não se deve viajar no problema! deve se atentar aos dados expostos!

    Se não se falou em motorista, ele não deve ser contado!

    Ainda sim o onibus poderia ser automático! rsr.
  • Mais fácil impossível!
  • Tinham 36 passageiros e saíram 1/3, logo: 36 - 1/3 = 36 - 36.1 = 36 - 12 = 24

                                                                         36             3

    Então ficaram 24 e entraram 2/3, logo: 24 + 2/3 = 24 + 24.2 = 24 + 16 = 40

                                                                    24              3

    Gabarito: E

  • Vamos lá:

    1/3 de 36/1 (multiplica denominor com denominador e numerador com numerador), simplificando vai dar 12/1.

    se tinham 36 - 12 = 24 passageiros.

    2/3 de 24 dará 48/3 = 16;

    16 mais 24 = 40 passageiro


ID
346357
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O produto de 14 por x é um número dez vezes maior que a soma de 14 e x. Qual é a diferença entre x e 14?

Alternativas
Comentários
  • O produto de 14 por x é um número dez vezes maior que a soma de 14 e x. Qual é a diferença entre x e 14?

     ou seja;

    14*x=10*(14+x)

    14x=140+10x---->14x-10x-140=0----->4x-140=0 (fatora)------>4(x-35)=0------->x-35=0


    x-14-21=0------>x-14=21


    letra B

    até mais!

    ;)

  • Letra B

    14x = 10.(14+x)
    14x=140+10x
    14x-10x=140
    4x=140
    x=140/4
    x=35

    Resposta: 35-14 = 21
















  • Quando falamos em produto, falamos em multiplicação, logo: 14.x

    Na questão o produto é igual a 10 vezes a soma de 14 e x, portanto: produto = 10(x+14)

    14x = 10(x+14)

    14x = 140 + 10x

    4x = 140

    x = 35

    A questão quer saber a diferença de x e 14, e quando falamos em diferença falamos em subtração, logo temos:

    x - 14 = 35 - 14 = 21

    Gabarito: B


ID
346360
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Qual das proposições abaixo é verdadeira?

Alternativas
Comentários
  • A) Falsa: O ar é necessário à vida (V) e a água do mar é doce (F) = V e F = Falso
    B) Verdadeira: O avião é um meio de transporte (V)  ou o aço é mole (F) = V ou F = Verdadeiro
    C) 6 é ímpar (F) ou 2 + 3 ? 5 (F), acho que essa interrogação deve ser diferente. F ou F = Falso
    D) O Brasil é um país (V)  e Sergipe é uma cidade (F) = V e F = Falso
    E) O papagaio fala (V) e o porco voa (F) = V e F = Falso.
  • Pois é, como está escrita a letra C temos 2 alternativas corretas.

    LETRA C: 6 é ímpar (F) ou 2+3 =5 (v)  assim ficaria V também.

    obs: Se alguém pudesse descobrir qual é o sinal do ?, esclareceria minha dúvida.
  • Realmente falta um pouco de atenção da equipe QC ao postar as questões.
    O correto seria:

    19) Qual das proposições abaixo é verdadeira?
    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce. 
    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole. 
    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.
    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.
    E) O papagaio fala e o porco voa.

    Eliminando a alternativa "c"  resta como correta somente a "b".
  • Não tem como corrigir esse erro e substituir "?" pelo sinal de desiguladade? Alguém já tentou clicar em "Encontrou algum erro?" para reportar isso?
  • Apenas complementando o que já foi muito bem explicado.

    Quando se usa proposições do tipo: A e B, ou seja, joão é homen e Marcia é mulher. A regra é que para ser verdadeira a proposição os dois têm que serem verdadeiros.Logo, conclui-se que em " O ar é necessário à vida e a água do mar é doce". O primeiro é verdadeiro e o segundo é falso,logo a proposição é falsa. Essa regra tbm serve para as letras D e E.

    Na letra B e C a regra é outra. A proposição é do tipo A ou B, e para ser correta devemos ter umas das proposições verdadeiras ou as duas, mas se nenhuma for verdadeira a proposição será falsa.
    Na letra C a primeira preposição e a segunda são falsas, logo proposição falsa.
    Na letra B:  "O avião é um meio de transporte ou o aço é mole". A primeira afirmação é verdadeira e a segunda falsa. A proposição é verdadeira, pois, a regra diz que a proposição é do tipo A ou B, e para ser correta devemos ter umas das proposições verdadeiras ou as duas, mas se nenhuma for verdadeira a proposição será falsa. 


     Leiam com atenção e com gosto que vcs vão ver que isso é fácil. Qualquer dúvida consulte um livro de Raciocínio Lógico ou a Internet mesmo.
    Abraço!
  • Alternativa b.

    Seja: V - proposição verdadeira e F - proposição Falsa.

    Sabemos que:

    Disjunção ou (v): a disjunção será falsa quando todas as proposições (sentenças) simples forem falsas.

    Conjunção e (Λ): a conjunção será verdadeira quando todas as proposições simples forem verdadeiras.

    • Análise das alternativas:
    • a)  O ar é necessário à vida (1) e a água do mar é doce (2).
    • (1): V 
    • (2): F
    • Assim: V e F (Falso)
    • b)  O avião é um meio de transporte (1) ou o aço é mole (2).
    • (1) : V
    • (2): F
    • Assim: V ou F (Verdade)
    • c) 6 é ímpar (F) ou 2 + 3 ≠ 5 (F).
    • Assim: F ou F (Falso)
    • d) O Brasil é um país (V) e Sergipe é uma cidade (F).
    • Assim: V e F (Falso)
    • e) O papagaio fala (V) e o porco voa (F).
    • Assim: V e F (Falso)
    • Ainda que haja divergência quanto à sentença "O papagaio fala" - considerando-a como Falsa; teríamos: F e F (Falso).
    • Espero ter ajudado!
    • Bons Estudos!
  • O principal erro da letra C é o sinal de interrogação. Uma frase interrogativa NÃO pode ser proposição. Por exemplo:

    Você sabe falar inglês? (interrogativa) NÃO É PREPOSIÇÃO

    X+2=10 (não é preposição, pois você não tem o valor de x)

    Traga logo este livro aqui. (imperativa) NÃO É PREPOSIÇÃO

    Júpiter é azul. É PREPOSIÇÃO, POIS É UMA AFIRMAÇÃO.




     

  • FALOU TUDO O ALAN
    O QUE TORNA A ALTERNATIVA C ERRADA É O PONTO DE INTERROGAÇÃO (?)
    FRASES INTERROGATIVAS NÃO SÃO PROPOSIÇÕES

    sucesso nos estudos!

  • Só esclarecendo...

    Pessoal, claro que frase interrogativa não é proposição, mas não está assim na prova Ok?

    O ERRO É DO Q.C.
    NA PROVA ESTÁ ASSIM: 
    2 + 3
    ≠ 5

  • Correta: B

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.    V v F = V
    C) 6 é impar ou 2 + 3 diferente de 5. F v F = F
  • a) O ar é necessário à vida (V) e a água do mar é doce (F) conjunção com “V e F” é Falsa.



    b) O avião é um meio de transporte (V) ou o aço é mole (F) disjunção simples com “V ou F” é Verdadeira.



    c) 6 é ímpar (F) ou 2 + 3 5 (F) disjunção simples “F ou F” é Falsa.



    d) O Brasil é um país (V) e Sergipe é uma cidade (F) conjunção “V e F” é Falsa.



    e) O papagaio fala (V) e o porco voa (F) conjunção “V e F” é Falsa.


    Resposta: B

  • Veja o vídeo que gravei com a resolução dessa questão:

    https://youtu.be/f1Et06AsMXc

    Professor Ivan Chagas

  • CONECTIVO                                VERDADEIRO                   FALSO

    P ^ Q   = P e Q                              AMBOS V                       1 F ou AMBOS F

    P v Q   = P ou Q                            1 V ou AMBOS V             AMBOS F

    P v Q   = ou P ou Q                        DIFERENTES                 IGUAIS 

    P<>Q  = P se e somente Q            IGUAIS                         DIFERENTES

    P > Q  = Se P então Q                   DEMAIS CASOS            P for V e Q for F

  • Se for seco para responder a questão erra. 

    A banca quer saber o resultado da conjunção composta.

    B)      P (verdadeira) v Q (falsa) = V

    Gab.B

  • Nestas questões  deve se analisar a frase.A água do mar é doce? Não , a água do mar é salgada, então afirmativa é falsa e assim por diante.Pra depois verificar a tabela verdade.

  • Assista à resolução desta questão no Youtube https://youtu.be/z3k__IScDJQ  (copie e cole o endereço)

  • BASTA USAR A TABUADA DOS CONECTIVOS LÓGICOS, verificando cada alternativa se bate as informações e seus valores lógicos, gabarito letra b, pq na tabuado do OU basta apenas uma verdade. na tabuada do E, tudo deve ser verdade

  • BASTA USAR A TABUADA DOS CONECTIVOS LÓGICOS, verificando cada alternativa se bate as informações e seus valores lógicos, gabarito letra b, pq na tabuado do OU basta apenas uma verdade. na tabuada do E, tudo deve ser verdade

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Vamos analisar cada alternativa.

    A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

  • Pq no ou ao e f se tudo for f

    Caso contrário será V

  • A) O ar é necessário à vida e a água do mar é doce

       Segundo nossos conhecimentos gerais, a primeira parte é verdadeira, porém a segunda é falsa. Como esta proposição é uma conjunção, ela está falsa, pois só seria verdadeira se ambas as proposições fossem verdadeiras.

    B) O avião é um meio de transporte ou o aço é mole.

       A primeira parte é verdadeira e a segunda é falsa. Como se trata de uma disjunção, ela é verdadeira, pois basta que uma das proposições simples seja verdadeira. Eis o gabarito.

    C) 6 é ímpar ou 2 + 3 ≠ 5.

       Temos uma disjunção onde ambas as proposições simples são falsas, levando a uma sentença falsa.

    D) O Brasil é um país e Sergipe é uma cidade.

       Temos uma conjunção onde uma proposição é falsa, tornando a sentença falsa.

    E) O papagaio fala e o porco voa.

       Outra conjunção com uma das proposições falsa.

    Resposta: B.

    Arthur Lima | Direção Concursos

  • GAB B

    V OU F = V

    A unica falsa do conectivo ou é o F, F = F

    OU uma ou outra V = V

  • Explicação simples mas que ajuda no aprendizado:

    A conjunção será verdadeira somente quando ambas foram verdadeiras.

    A disjunção simples será falsa somente quando ambas forem falsas.

  • onde estão vendo interrogaçao na letra c ?

  • Resposta: B

    Obs: Lembrar

    pˆq = é falso quando alguma proposição é F

    p v q = é falso quando todas as proposições são F

    p --> q = é falso quando V --> F

    p <--> q = é falso quando p e q são diferentes

    p v q = é falso quando p e q são iguais


ID
346369
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Numa gaveta há x pastas, todas com a mesma quantidade de envelopes. Se o número n de envelopes contido em cada pasta é igual ao triplo do número de pastas da gaveta, sabe-se que o número total de envelopes contidos nesta gaveta é:

Alternativas
Comentários
  • Numa gaveta há x pastas, todas com a mesma quantidade de envelopes. Se o número n de envelopes contido em cada pasta é igual ao triplo do número de pastas da gaveta, sabe-se que o número total de envelopes contidos nesta gaveta é:



    O número total de envelopes em uma pasta é: n= 3x (em cada pasta temos 3x evelopes)

    Vezes o total de pastas teremos o total de envelopes. então teremos: 3x*x=3x²

    Letra D


    até mais!

    ;) 
  • a letra c não eh tbem    3x²?
  • Assim fica complicado, pois tem duas alternativas corretas. A resposta é 3 vezes x ao quadrado. Será que é erro aqui do QC ou erro da prova?
  • com a letra a)  n²/3  obtive a mesma quantidade de envelopes
                              
                          
  • somente esclarecendo aos colegas pq não tem 2 resultados possiveis (não irei determinar como cheguei aos números, pois o 1º comentário explica de forma clara):

    x = pastas
    n = 3x

    logo, n.x = 3x.x = 3x² (solução da questão)

    se fosse 3nx, como alguns falam teriamos: 3.(3x).x = 9x.x = 9x².


    espero ter esclarecido.
  • Se ainda houver tempo para comentar gostaria de deixar um e tb uma duvida, pois calculando e substituindo encontrei duas resposta tambem.

    vejamos: 

    digamos que houvesse 3 pastas na gaveta

    como o numero de envelopes em cada pasta é o triplo entao haveria 9 enveloes em cada uma, correto?

    3 x 9 = 27 envelopes no total

    resposta a  -      N²/3 = 27    => N= numero de envelopes = 9 * 9 = 81 / 3 = 27


    resposta d   -    3x² = 27   => x=nº de pastas = 3    =>  3 * 3²   => 3 * 9 = 27

    se eu estiver errado  estar errado
     por favor me corrija, mas se eu estiver certo acredito que seria uma questao para anulação.
  • e observando melhor ainda posso concluir uma terceira resposta, a letra b

    3 * n = 3 * 9  = 27  será?

    acho que temalguma coisa errada nesta questão!!!

  • olá Milton,


    Também tive o mesmo raciocínio seu ..acho que deveria ser anulada.


  • x = nº de pastas

    n = nº de envelopes por pasta

    O enunciado diz que "n = 3x"

    A resposta é o nº total de envelopes dentro de toda a gaveta, que é o mesmo que multiplicar o nº de pastas pelo nº de envelopes.

    Assim, nº total de envelopes da gaveta = x*n. Substituindo o x, temos que o nº total de envelopes = 3x*x = 3x²

  • Partindo do pressuposto de que: n = 3x => x = n/3

    Logo, sabendo que o número de envelopes será de n*x, logo, substituindo o valor de "n" pela relação acima: n*x => 3x*x => 3x²

    No entanto, caso substituamos o valos de "x" baseado na mesma relação teremos: n*x => n*n/3 => n²/3

    Fácil é perceber que, neste caso, 3x² = n²/3. A questão possui duas respostas corretas

  • Pastas = X

    Envelopes = n = 3x

                  2

    x.3x = 3x

    Gabarito: D

    OBS: NÃO TEM DUAS REPOSTAS, POIS QUESTÃO PEDIU O NÚMERO DE ENVELOPES.

  • Considere:

    Pastas 2

    Envelopes 6

    Total envelopes 12

    A) 6.6 = 36 = 12

    3 3

    Resposta A


ID
346375
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Qual das figuras geométricas citadas é não-plana?

Alternativas
Comentários


  • Não- plana é devido a sua dimensão. Qual dessas tem dimensão 3D? PARALELEPÍPEDO (é só lembrar do tijolo).







    ;)e assim por diante...até mais!
     

  • Paralelepipedo é espacial meus caros! Tridimensional!





    até mais!

    ;)
  • attachment (596×356)
  • Quase todas as figuras geométricas acima, podem ser representadas em 2D (plano) com uma exceção, o paralelepípedo, pois o mesmo é representado em 3D (tridimensional).

    Logo, a resposta certa é a letra D.


  • As figuras geométricas não planas ou espacial são figuras dispostas no espaço. Essas figuras são dispostas em três dimensões: comprimento, largura e altura.


ID
346378
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Adriano, Bruno, Carlos e Diego são irmãos. Sabe-se que Diego é 2 anos mais novo que Carlos, Adriano é 1 ano mais velho que Diego e Bruno nasceu 2 anos antes de Carlos. Qual das sequências apresentadas indica a ordem de nascimento desses irmãos?

Alternativas
Comentários
  • Sabe-se que Diego é 2 anos mais novo que Carlos, Adriano é 1 ano mais velho que Diego


    De acordo com o exposto, podemos elucidar que Diego é o mais novo dos três e que Carlos é mais velho que Adriano, já que o mesmo, é mais velho dois anos com relação a idade de Diego e Adriano apenas 1 ano.


    Bruno nasceu 2 anos antes de Carlos.

    L
    ogo, Bruno é mais velho que Carlos. A sequência ficará, do mais velho para o mais novo:

    Bruno, Carlos, Adriano e Diego


    até mais!

    ;)

  • A questão é simples e dispensa grandes comentários. Ilustrativamente fica assim:


      _           2 anos__                                     1 ano     
    l                                        l                   l                   l  
    B                                     C                  A                  D
                                             l                                       l
                                                          2 anos

  • Adriano, Bruno, Carlos e Diego são irmãos. Sabe-se que Diego é 2 anos mais novo que Carlos, Adriano é 1 ano mais velho que Diego e Bruno nasceu 2 anos antes de Carlos. Qual das sequências apresentadas indica a ordem de nascimento desses irmãos?

    Existe várias maneiras de se resolver essa questão. A que usei foi essa:
    Vamos atriburi idades simbólicas para ficar mais fácil de resolver.

    Se Diego é dois anos mais novo que Carlos, por exemplo, Diego tem 18 anos e Carlos tem 20 anos.
    Adriano é um ano mais velho que Diego,então, ele tem 19 anos.
    E Bruno nasceu 2 anos antes que Carlos, logo, ele tem 22 anos(Bruno).

    Ordem dos que nasceram primeiro aos que nasceram por último, ou seja,  dos mais velhos aos mais novos: Bruno 22;Carlos, 20;Adriano 19 e Diego 18.


    Existem maneiras de se resolver mais rápido como os amigos fizeram, mas acho o modo que fiz o que fica mais fácil de aprender.
    Abs!
  • Eu chutei, pois na realidade não consegui resolver.

  • Gente, é simples. Basta atribuir idades aos rapazes.
    Vamos começar por Carlos. Digamos que Carlos tenha 10 anos.
    Carlos = 10 anos. Se Diego é dois anos mais novo que Carlos, então Diego tem 8 anos.
    Diego = 8 anos. Se Adriano é um ano mais velho que diego, Adriano tem 9 anos.
    Adriano = 9 anos. Se Bruno nasceu dois anos antes de Carlos, então ele tem dois anos a mais que Carlos, logo, Bruno tem 12 anos.
    Bruno = 12 anos.
    Ordem de nascimento: Bruno (mais velho), Carlos, Adriano e Diego (mais novo).
    Resposta: letra A.






  • Não acredito que errei essa questão! kkkkkkkk (Li o enunciado errado)
    Enfim...

    Resolvam assim : Coloquem os nomes em sequência > Se Diego é 2 anos mais novo do que Carlos então em linha fica ( Diego - Carlos) 
    Se Adriano é um ano mais velho que Diego fica assim: Diego - Adriano - Carlos 
    Bruno Nasceu dois anos antes que Carlos ( ou seja, é mais velho que Carlos 2 anos) (mais novo) Diego- Adriano - Carlos - Bruno (mais velho)

    Mas não vão cometer o mesmo erro que eu, ele quer saber a ORDEM de nascimento, logo, basta escolher a alternativa de trás para frente... 

  • GABARITO LETRA A.

     

    A chave da questão é usar idades hipotéticas para ir colocando na sequência. Eu comecei por Diego e Carlos já que foi dito que Diego é dois anos mais NOVO que Carlos.

     

    CARLOS - 18 anos

    DIEGO - 16 anos (já que ele é dois anos mais novo que Carlos)

    ADRIANO - 17 anos (já que Adriano é um ano mais velho que Diego)

    BRUNO - 20 anos (aqui pode ser uma pegadinha, já que Bruno nasceu 2 anos antes que Carlos, então é verdade que ele tem 2 anos a mais). 

     

    A questão pede a ordem de nascimento, então a ordem é do MAIS VELHO para o MAIS NOVO

     

    RESPOSTA= BRUNO, CARLOS,ADRIANO e DIEGO.

     

    Bons estudos ;) Não desistam, a nomeação está próxima 

     

  • Bruno || Carlos | (Adriano) | Diego

     

    onde Diego é | | (2) anos mais novo  que Carlos 

    Adriano |  (um) ano mais velho que Diego - deve ficar entre Carlos e Diego

    Bruno  || (2) nasceu 2 anos antes de Carlos -  deve vir primeiro  na sequência.   

    Resposta letra A

  • C = D + 2 (C > D)

    A = D + 1 (A > D)

    B = C + 2 (B > C)


    Se B > C e C > D, B > D


    A, B e C são maiores que D. A única alternativa em que D fica em último é a A.

  • Bruno = Diego + 4 ou Bruno = Carlos + 2

    Carlos = Diego + 2

    Adriano = Diego + 1

     

    Bruno > Carlos > Adriano > Diego

  • Designando-se cada data de nascimento pela inicial do nome do respectivo indivíduo, temos o seguinte sistema de três equações:

     

    D = C + 2

    A = D - 1 = C + 1

    B = C - 2 

     

    Colocam-se todas as três variáveis em função da quarta, o parâmetro, uma vez que o sistema é possível e determinado, isto é, menos equações que o número de variáveis. Desse modo, podemos exprimir as datas de nascimento conforme uma reta (@douglas), tendo C como o referencial:

     

    B(C-2)  C A(C+1) D(C+2)

     

    Resposta: A.

     

  • Eu fiz uma linha do tempo

    |_____|_____|_____|_____|

    |_____|____ C____A____D

    B____|_____C____A____D

    Resposta: Letra (A) Bruno, Carlos, Adriano, Diego.

  • Se diego é 2 anos mais novo que carlos, como carlos pode ser mais novo que diego? Kkkkkk


ID
346420
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Orgânica do município de Itabaiana em seu artigo 72, assim estabelece:

I. “é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.”

II. “o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal.”

Analise as duas citações legais e marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Questão Letra "D".

    LEI ORGÂNICA MUNICIPAL de 03 de abril de 1990.

    Art. 72 - A administração pública direta e indireta, de qualquer dos poderes do município, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte: 

    VI. é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical; 

    VII. o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal;

    FONTE: http://www.cmitabaiana.se.gov.br/pdf/lei_organica.pdf
  • Cuidado, pessoal.

    A Lei Orgânica Municipal difere da Constituição Federal.


    Vejamos:


    VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;


    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica(EC nº 19, de 1998)

     
  • O gabarito correto deveria ser letra B... já que o texto da CF foi alterado pela EC 19/98, conforme já alertou o amigo Kemp aí... 

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar;

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)



    A Lei Orgânica do município de Itabaiana em seu artigo 72, assim estabelece: 

    I. “é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical.” 

    II. “o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar federal.” 

    Analise as duas citações legais e marque a alternativa correta: 

    •  a) As duas citações estão incompletas.
    •  b) A citação I é correta e a II, incorreta.
    •  c) A citação II é correta e a I, incorreta.
    •  d) As duas citações estão corretas.
    •  e) A citação I é correta e a II, incompleta.
  • Gabarito letra D, por cobrar o conhecimento literal da Lei orgânica.
  • Caros concurseiros,
    Lembrando que, na Constituição Federal, em seu Art. 37, VII, aponta que “o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei ESPECÍFICA ” Emenda Constitucional nº 19 / 1998. 

  • VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical; VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica (e não lei complementar); (Inciso com redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Portanto, o gabarito está erra.do Deveria ser a letra "B", e não "D"
  •  A lei específica de que trata o artigo não designa uma espécie normativa!!Lei específica nesse caso é expressão alusiva, na verdade, à lei de espécie ordinária. A palavra “específica” que compõe o segundo vocábulo da locução indica a finalidade, o propósito, o escopo da lei in casu.Lei específica aqui tratada é lei em sentido formal, que reclama discussão e votação em ambiente próprio, o Congresso Nacional, onde se pode aferir e diferenciar em quais situações a greve é legítima e, em quais outras é abusiva para que possa ensejar os impugnados descontos nos vencimentos dos trabalhadores grevistas.  

    portanto, resposta CORRETA letra D.
  • Gente, de acordo com a lei orgânica de Sergipe, que foi onde foi feita a prova a questão correta é a D. Mas, de acordo com a constituição e com os concursos federais e estaduais a correta seria a B. Pois o direito de greve, segundo a CF será exercido nos termos definidos em lei específica.
  • Imagine se o Congresso cumpre a CF e faça a lei específica, para o município então não valerá, já que lei orgânica exige LC federal?
  • Bem, do ponto de vista ( literal ) da Constituição deste Estado, a questão está correta.


    Mas, é claro, que a maioria dos que aqui estudam não fazem a prova se baseando por aquela constituição.


    Que aquela constituição contém uma impropriedade, isso é certo, pois todos nós sabemos que, quando a CF 88 deseja que determinada matéria seja regulada por lei complementar, ELA O FARÁ EXPRESSAMENTE.

    Quando nada disser, significa que PODE ser feita por Lei Ordinária. Mas, nesse caso, caso seja criada uma Lei complementar ao invés de uma lei ordinária, esta valerá ( segundo o STF), dado sua aprovação ser mais dificultosa do que a Lei Ordinaria. Entretanto, a recíproca não é verdadeira.

    Fica a dica

  • Que banca ridícula!! cobra decoreba e não tem nem a decência de disfarçar!!! NUNCA tinha visto uma questão assim.

  • Digitei lei 8.112/90 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais) e vim parar aqui.

  • Eu também Mateus.

  • Como pode uma lei orgânica municipal ir de encontro a CF e dizer que lei COMPLEMENTAR FEDERAL irá definir o direito de greve dos servidores municipais, já que a CF fala em lei ESPECÍFICA???


  • vixi confuso... A CF fala que é por lei de eficária limitada,ai vem uma banca sem o minimo de dó e fode com um candidato literalmente.

  • isso é pra quem vai prestar concurso direto para esse município.

  • Aff...cada banca fala uma coisa...

  • de acordo com cespe a II estaria errada eles consideram "lei especifica"

  • Gente, a questão pedia a literalidade da lei orgânica do município, que com certeza constava no conteúdo do edital... sem alardes né? 

  • A Lei organica no municipio é de 1990 e nessa época a Constituição dizia que o direito de greve era exercido nos termos definidos em lei complementar federal, então a Lei organica na época copiou e colou o que estava na Constituição, só que em em 1998 através de uma Emenda Constituicional, o direito de greve passou a ser exercido nos limites definidos por lei especifica, e os vereadores não se atentaram em mudar sua Lei organica que passou a ser uma lei inscontitucional, o que levaria a anulação ou mudança no gabarito.

     

    CONSULPLAN no melhor estilo copia e cola, não quer nem saber , fez o que achou que deveria ser feito e quem tiver o conhecimento necessario que entre com recurso.  

    Essa é a vida de concurseiro.

     

  • Questão desatualizada desde 1998,

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei complementar;

    VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica;       (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) Redação Atual

  • Chega assustei , depois que me dei conta ,...kkkk q boxxxta

  • Desatualizada

    Hoje o gabarito seria B

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Vejamos:

    Art. 72, Lei Orgânica do Município de Itabaiana - A administração pública direta e indireta, de qualquer dos poderes do município, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte:

    VI. é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;

    VII. o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei

    complementar federal.

    Assim:

    I. CORRETO, conforme art. 72, VI, Lei Orgânica do Município da Itabaiana.

    II. CORRETO, conforme art. 72, VII, Lei Orgânica do Município da Itabaiana.

    Desta forma:

    D. As duas citações estão corretas.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
346423
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A acumulação remunerada de cargos, quando há compatibilidade de horário, conforme a Lei Orgânica Municipal de Itabaiana, é permitida:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO = LETRA "A".

    Art. 72 - A administração pública direta e indireta, de qualquer dos poderes do município, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte: 

    XVI. é vedada a acumulação remunerada de cargos, exceto quando houver compatibilidade de horários: 
    a) a de dois cargos de professor; 
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou cientifico; 
    c) a de dois cargos privativos de medico; 

    FONTE: http://www.cmitabaiana.se.gov.br/pdf/lei_organica.pdf
  • TJSP - Apelação Cível: AC 2629035100 SP

    Ementa

    Mandado de Segurança Servidor Público Acumulação de Cargos Dois cargos de Professor Compatibilidade de Horários Admissibilidade Artigo 37, inciso XVI. alínea 'a', da Constituição Federal Segurança concedida Recursos oficial e da Municipalidade improvidos
  • essa letra D não sabe o que quer
  • É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários:

    a) a de dois 
    cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou 
    científico;

    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de 
    saúde, com profissões regulamentadas (CF, art. 37, XVI). O texto  constitucional ainda veicula outras hipóteses em que é possível o acúmulo:

    d) vereador, desde que haja compatibilidade de horário (CF, art. 38, III); e) magistrados e membros do MP, para exercerem o magistério (arts 95, par. único, I e 128, §5º, II, d). 
  • A regra geral é a vedação à acumulação. Assim, somente nas hipóteses expressamente previstas no texto constitucional será ela
    lícita, mesmo assim, quando houver compatibilidade de horários. A vedação só existe quando ambos os cargos, empregos ou funções forem remunerados. As exceções somente admitem dois cargos, empregos ou funções, inexistindo qualquer hipótese de tríplice acumulação, a não ser que uma das funções não seja remunerada. A proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou
    indiretamente, pelo poder público. Quando houver compatibilidade de horários, é possível acumular:

    1. Dois cargos de PROFESSOR;

    2. Um cargo de PROFESSOR com outro, TÉCNICO OU CIENTÍFICO;

    3. Dois cargos ou empregos PRIVATIVOS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE, com profissões regulamentadas.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Vejamos:

    Art. 72, Lei Orgânica do Município de Itabaiana - A administração pública direta e indireta, de qualquer dos poderes do município, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, também, ao seguinte:

    XVI. é vedada a acumulação remunerada de cargos, exceto quando houver

    compatibilidade de horários:

    a) a de dois cargos de professor;

    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou cientifico;

    c) a de dois cargos privativos de médico.

    Assim:

    A. CERTO. No caso de dois cargos de professor.

    B. ERRADO. No caso de dois cargos de assistente administrativo.

    C. ERRADO. Quando os dois cargos forem de dedicação exclusiva.

    D. ERRADO. Quando um ocorrer na área financeira e outro científico.

    E. ERRADO. Por afastamento legal em férias.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.


ID
356053
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O site do Detran/SE - Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe, com acesso em 02 de maio de 2010, demonstra em sua página a seguinte enquete:

Para você, qual é a maior causa de acidentes de trânsito em Sergipe?

( ) Despreparo dos condutores.
( ) Imprudência.
( ) Estradas mal conservadas.
( ) Falta de manutenção nos veículos.
( ) Ausência de policiamento.
( ) Não sei.

(www.detran.se.gov.br)

Considerando-se a construção da pergunta a partir da qual serão colhidas informações a respeito do trânsito em Sergipe subentende-se que:

Alternativas
Comentários
  • a) Pretende-se, através de uma pesquisa, traduzida em depoimento, averiguar a possível maior causa de acidentes do trânsito em Sergipe para a opinião pública.
    Correto

    b) Ao fim da enquete, será possível estabelecer um banco de dados objetivos e estatísticos a respeito da maior causa de acidentes de trânsito em Sergipe.
    ERRADO..nao sera possivel estabelecer COM CERTEZA um banco de dados objetivos e estatisticos, pq a pesquisa baseia-se numa avaliação subjetiva dos individuos e nao em informaçoes concretas.

    c) O despreparo dos condutores está em primeiro lugar até o momento na pesquisa como a maior causa de acidentes de trânsito em Sergipe.
    d) A opção “Não sei.” deverá ser assinalada por aqueles que não possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
    e) A opção “Ausência de policiamento.” não é coerente com o assunto principal da pesquisa: acidentes de trânsito
    todas essas outras alternativas, dao uma suposição...vejamos:
    -em nehum momento esta claro que o despreparo dos condutores esta em 1 lugar,
    -a opção " nao sei" pode ser assinalada por qlq pessoa, portadora de CNH ou nao
    -é óbvio que essa opção é coerente, e muitas vezes uma das principais causas  de acidentes de transito.
  • Gabarito está como 'A'. Ao meu ver a questão é anulável. 

    O termo depoimento é um procedimento jurídico: 

    "s.m. Ato de depor em juízo, pelo qual uma pessoa, denominada testemunha, faz suas declarações perante a autoridade que a convocou ex officio ou em atenção a pedido deferido por ela. O depoimento, na técnica jurídica, é o meio de prova. A testemunha, ou depoente, alude, em seu depoimento, aos fatos trazidos ao conhecimento do julgador da causa, e assim se insere como elemento fundamental do processo em andamento."

    Não vejo como um questionário objetivo, com respostas diretas, pode ser chamado de "depoimento".

    Ai, ai... é a mesma banca que promove o concurso do TSE... 
  • Concordo com o Augusto!
  • Eu também concordo plenamente com o Augusto. Ao resolver ficou claro para mim que a alternativa "A" era a correta, porém a palavra "depoimento" deixou-me com um pé atrás, pois não se adequa ao contexto.
  • Depoimento tem significado diferente de Enquete.

    Quero saber porqueva letra A é certa. Quem se habilita em explicar.

  • O site do Detran/SE - Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe, com acesso em 02 de maio de 2010, demonstra em sua página a seguinte enquete:

    Para você, qual é a maior causa de acidentes de trânsito em Sergipe?

    a) Pretende-se, através de uma pesquisa, traduzida em depoimento, averiguar a possível maior causa de acidentes do trânsito em Sergipe para a opinião pública.

    tirando essa parte que ao ver dos camaradas acima esta errada (por causa de ser depoimento e não uma simples análise), é a unica alternativa que traduz o FIM da pesquisa.
    não é uma pesquisa clara e cientifica, mas tao somente uma possível probabilidade.veja que a enquete claramente pede a OPINIÃO. é uma probabilidade pois nao esta sendo feito com base em dados tecnicos e concretos, mas sim por (ao meu ver, é por isso que o examinador quis usar a palavra depoimento) conclusoes pessoais. de qualquer forma, nao vou entrar no merito das justificativas dos ilustres, pois tecnicamente estao certos.
  • Eu também acho que a letra A está errada.
    "traduzida em depoimento" dá a ideia de que a pesquisa é feita com respostas subjetivas do entrevistado, exemplo:
    Na sua opinião, qual a maior causa de acidentes de trânsito? 
    Resposta: BLABLABLABLABLABLABLABLA.
    A pessoa daria uma espécie de depoimento explicando o porquê disso e daquilo, que uma vez viu um acidente acontecer assim, etc.

    Eu marquei a letra B porque como as respostas, nesse caso, são objetivas e os dados poderiam ser mostrados estatisticamente (40% acham que a maior causa é X, 15% acham que é Y, 10% acham que é Z) seria POSSÍVEL fazer um bando de dados, sim.

    Quem concorda?
  • Como é possível falar em depoimento quando se trata de uma questão objetiva?

     

  • Depoimento?


ID
356065
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sejam A, B e C três algarismos distintos de forma que 45A x CB7 = 120951. Assim, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para 45A x CB7 ser igual a 120951, A tem que ser 3, já que o único número que multiplicado por 7 dá outro terminado por 1 é 3 (7,14,21,28,35,42,49,56,63,70)
     
    Já temos que o primeiro número A é 3.

         453
       xCB7
          3171
      Bx453
    Cx453
     120951

    Agora precisamos de um número que multiplicado por 3 e somado a 7 vá dar 15 (Isso porque o primeiro número que B vá multiplicar, vai ser somado com o 7 e vai dar o número da decena da resposta = 120951)
    Então 15 - 7 = 8 e o único número que multiplicado por 3 termine com 8 é o número 6.

    Já temos que o A = 3 e o B = 6

         453
       xC67
          3171
        2718
    Cx453
     120951

    Agora precisamos de um número que multiplicado por 3 e somado a 1 (do 3171) + 1 (do 2718) + 1 (da soma de 7 + 8)  vá dar 9 
    Então 9 - 3 = 6 e o único número que multiplicado por 3 termine com 6 é o número 2.

    Já temos os 3 números: A = 3 ; B = 6 e C = 2.
  • Um número que multiplicado por 7 desse como resultado do algarismo da unidade = 1 seria 3; com isso, descobri o valor de A. Daí, dividi 120951 por 453, encontrando como resultado 267. O algarismo 6 corresponde a B e 2 corresponde a A.
    A= 3, B= 6 e C= 2 (2<3<6)
    Logo, C<A<B


    Bons estudos.
  • 120951 / 453 = 267

    Portanto: C = 2  e B = 6
     
    2 < 3 < 6   .    LETRA (A)
     
    Como eu descobri que 45A  é   453  ?
  • Good Question!!

    Como você conseguiu achar esses números, foi fazendo um por um ou foi no chute?
  • Just like the girl above did.  

    De todos,  único algarismo que multiplicado por sete resulta em um número terminado em 1 é 3.
    1x7=7, 2x7=14, 3x7=21, 4x7=28, 5x7=35, 6x7=42, 7x7=49, 8x7=56, 9x7=  63, 0x7 = 0

  • Não entendi a resolução deste exercício. alguém poderia explicar?
  • Eu consegui ! haha 

    agora vamos tentar botar o raciocinio em ordem !

    45A x CB7 = 120 951 

    CB7 
    x 45A 
    ________

    o A tem que ser 3 ! porque so assim o teriamos 1 como sendo o ultimo algarismo da resposta ! 

       2
    CB7
    x 45A (3)
    _________
          x x 1 

    deu para entender ?

    ( aquele dois la encima e porque eu subi multipliquei 7 por 3, logo tenho 21, entao o 1 (um) fica e o dois some. 

    assim desobrir que 453 ! e para tirar a conclusao 120.951 dividido por 453 = 267 ( para ter certeza agora e so multiplicar 453 x 267 = 120 951 !)

    looogo temos: A = 3 / B = 6 / C = 2 

    Espero ter ajudado !!! 

    teclado desconfigurado ! 

    BONS ESTUDOS ! 
  • Fui no chute e acertei
  • Minha resolução é mais simples!

    Primeiro descobre que A=3 (como citado no comentario anterior) .O multiplo de 7 que multiplicado dará um resultado terminado em 1 é 3 ( 7,14,21,28,35,42,49,56,63,70)


    sabendo que
     45A x CB7 = 120951, então 453 x CB7 = 120951, então   120951/453 = CB7
    CB7= 267
    Logo temos
    A=3
    B=6
    C=2

    C < A < B
    letra a)
  • Tentarei explicar mais "mastigado" pra quem não entendeu 100%:

    Quando se faz a multiplicação, o último algarismo do resultado da multiplicação dos dois últimos algarismos de cada fator será o último algarismo do produto. Complicou ? Calma, veja o exemplo que vai ficar fácil, fácil !

    Ex: 37 x 23 = 851  (Vejam que 7x3 = 21 , mas "vai" 2 e fica 1)


    Com esse princípio se chega ao  A x 7 = 1  [45A x CB7 = 120951]    (A deve ser 3, pois 3x7 = 21, de novo, "vai" 2 e fica o 1, no caso, 120951)


    Temos agora que:  453 x CB7  =  120951

    Logo, 120951/453 = CB7

    Temos que CB7 = 267     Onde, C = 2  e  B = 6

    2 < 3 < 6  =  C < A < B

    Resposta: Letra A
  • Para responder essa questão só basta uma bola de CRISTAL....
  • Em primeiro lugar: desmonte os números 45A:

    45A = 400 + 50 + A

    Agora pensa comigo, se o número 120951 acaba com um, então 7*A = _1. A única probabilidade aqui é que >>>A = 3<<<, assim 7 * 3 = 21. Na taboada do sete é impossível encontrar um número de dois algarismos que termine em 1, além do 21.

    Sabendo disso, já temos o primeiro número: 453.

    Ora, mas se temos dois dos números, é só dividir e encontrar o outro por divisão:
    120951 / 453 = 267.

    Portanto, 267 = CB7 => C = 2; B = 6

  • Macgyver! Magaiver! :S


  • Da pra descobrir o primeiro numero percebendo que numa conta de vezes com o numero 7 que termine com 1 só pode ser o numero 3, a partir dai já fica facil responder, porque com os dois numeros corretos pode-se encontrar com a divisao e a partir dai descobrir os algarimos faltantes e quem é maior que quem


ID
356068
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Mauro, Amaro e César compraram aparelhos distintos cada um, sendo um notebook, uma câmera digital e uma filmadora. Sabe-se que cada um efetuou a compra de forma diferente: um aparelho foi comprado na loja, outro pela Internet e o outro pelo telefone. Sabe-se ainda que Amaro efetuou sua compra pelo telefone, César não comprou a câmera digital, Mauro comprou o notebook, e a filmadora não foi comprada na loja. Assim, pode-se concluir que:

Alternativas
Comentários
  • Se Mauro comprou o notebook e César não comprou a câmera digital, pode-se concluir que Amaro comprou a câmera digital e César comprou a filmadora. O enunciado diz que Amaro efetuou sua compra pelo telefone. Então, a câmera foi comprada pelo telefone. A filmadora não foi comprada na loja e já é sabido que a câmera foi comprada pelo telefone - a opção que sobra é a internet. Resumindo:
    Amaro - câmera digital - telefone
    Mauro - notebook - loja
    César - filmadora - internet. - alternativa B

  • Respondendo sem fazer tabela (Uma dedução levando à outra):

    Amaro comprou por telefone.(1)

    Mauro não comprou por telefone.(2)

    César não comprou por telefone.(3)

    César não comprou a câmera digital.(4)

    Mauro comprou o notebook.(5)

    César não comprou o notebook.(6)

    Amaro não comprou o notebook.(7)

    César comprou a filmadora. => 4 e 6 => (8)

    A filmadora não foi comprada na loja. (9)

    Amaro comprou a câmera digital. => 5 e 8 => (10)

    Ou o notebook foi comprado na loja ou a câmera digital foi comprado na loja.(11)

    A câmera digital foi comprada por telefone. => 1 e 10 => (12)

    O notebook foi comprado na loja. => 11 e 12 => (13)

    A câmera digital foi comprada por telefone. => 1 e 10 => (14)

    •  

    • a) Amaro não comprou a câmera digital. (F) (2)

    •  b) César efetuou sua compra pela Internet. (V) (8, 13 e 14)

    •  c) A câmera digital não foi comprada pelo telefone.(F) (12)

    •  d) Mauro não efetuou sua compra na loja.(F) (5 e 13)

    •  e) Amaro comprou a filmadora.(F) (10)


     

  •   Notebook Camera Filmadora Loja Internet Telefone
    Mauro ok - - ok - -
    Amaro - ok - - - ok
    Cesar - - ok - ok -
  • Questão fácil. Temos informações para fazer uma pequena tabela, que as vezes nem é necessário.

    CLIENTE PRODUTO FORMA DE COMPRA
    MAURO NOTEBOOK LOJA
    AMARO C.DIGITAL TELEFONE
    CÉSAR FILMADORA INTERNET
     
    Bons estudos.

                                 
  • MAURO   Notebook    Camera     Filmadora      Loja     Internet    Telefone

     

    AMARO   Notebook    Camera     Filmadora       Loja     Internet    Telefone

     

    CÉSAR    Notebook    Camera     Filmadora       Loja     Internet    Telefone

     

    RESPOSTA: 

    b) César efetuou sua compra pela Internet.

  • Assista à resolução desta questão em 

    https://youtu.be/wpax4DhQJ4M

     

     

  • A questão deu a informação marca com OK e depois X na linha e, na Coluna. Tem vídeo do professor Renato explicando o BIZU.

    Esta matéria é conhecida como correlação lógica.


ID
356074
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No caso de aquisição de bens destinados exclusivamente à pesquisa científica e tecnológica com recursos concedidos pela CAPES, FINEP, CNPQ e outras entidades de fomento à pesquisa credenciada, a licitação é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa d).

    Lei 8666
    Art. 24.  É dispensável a licitação: 
    [...]
    XXI - para a aquisição de bens e insumos destinados exclusivamente à pesquisa científica e tecnológica com recursos concedidos pela Capes, pela Finep, pelo CNPq ou por outras instituições de fomento a pesquisa credenciadas pelo CNPq para esse fim específico; (Redação dada pela Lei nº 12.349, de 2010)


    Lembrando que essa hipótese se restrige à aquisição de bens.
    Serviços e obras, mesmo destinados à pesquisa científica, continuam exigindo licitação.
  • Eu acho que essa questão pode ser anulada! Porque não é dispesada e sim DISPENSÁVEL.
  • Opção - D- Dispensável
  • A resposta da questão é D) Dispensada. Mas o texto da Lei diz que é DISPENSÁVEL (art 24, XXI). 

    ????
    _____________________________________________________

    - dispensável – a lei autoriza a não realização da licitação. A licitação é possível, mas a Lei autoriza a Administração a, segundo critério seu de oportunidade e conveniência, a dispensar sua realização.

    dispensada – a lei dispensa a realização da licitação. Não existe discricionariedade da Administração, e lei afirmou que, embora fosse juridicamente possível, está a situação dispensada.

  • Me desculpem se estiver equivocado, mas pelo o que eu entendi na licitação dispensável existe discricionariedade por parte do administrador em fazer ou não a licitação. Ou seja, vai dele segundo seu critério de julgamento de acha ou não necessária licitação. Já na licitação dispensada essa discricionariedade inexiste, fazendo assim com que o administrador faça apenas aquilo que deve ser feito. 

  • óbvio que esta questão foi anulada oO ou não? Alguém sabe de alguma coisa, pq se não foi onde esta a segurança de quem estuda ?


  • Mais uma questão da consulplan grosseiramente errada. Vejamos:

    Dispensa (gênero)

    -dispensada (espécie), rol taxativo, casos de alienações de imóveis,  moveis...

    - dispensáveis (espécie), rol taxativo 33 incisos, um deles é o que o enunciado trouxe. Marquei D, mais a questão não foi feliz, seria totalmente correta se fosse "dispensável" ou então dispensa de licitação que aí englobava ou uma espécie ou outra.


    Ôô banquinha inha inha fedorenta PQP.

  • Dispensável é diferente de dispensada. Que questão horrorosa!!

  • ATENÇÃO!!!!

    Questão desatualizada. Segue nova redação para o inciso XXIdo artigo 24:

    XXI - para a aquisição ou contratação de produto para pesquisa e desenvolvimento, limitada, no caso de obras e serviços de engenharia, a 20% (vinte por cento) do valor de que trata a alínea “b” do inciso I do caput do art. 23;         (Incluído pela Lei nº 13.243, de 2016)

  • Que Deus abençõe a elaboração da prova do TRF 2

     

  • O termo correta é Dispensável (Dispensa), Licitação Facultativa.

     

    Licitação Dispensada é a Licitação Obrigatória nos casos de alienação de bens móveis e imóveis.

    Questão facilmente passível de anulação.

     

  • Questão desatualizada, este inciso foi alterado.

  • Dispensável - art. 24, inc. XXI - lei 8.666/93 (nova redação) 

  • Fiz a notificação, em razão da questão estar desatualizada.

  • Esse item foi revogado, o novo é:

     

    XXI - para a aquisição ou contratação de produto para pesquisa e desenvolvimento, limitada, no caso de obras e serviços de engenharia, a 20% de 1.500.000,00 (300 MIL)


ID
356077
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O empenho que é utilizado para os casos de despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento, é:

Alternativas
Comentários
  • Macete:
    Empenho ordinário: náo aceita parcelar por que é um ordinário
    Empenho global: aceita parcelar pois é muito grande, é global
  • RESPOSTA LETRA B (GLOBAL)

    Modalidades de Empenho:
    1.       Empenho ordinário: é o correspondente à despesa com montante perfeitamente conhecido, cujo pagamento deva ser efetuado de uma só vez, após sua regular liquidação.
    2.       Empenho estimativo: é utilizado nos casos cujo montante da despesa não se possa determinar, podendo o pagamento ser efetuado uma única vez ou parceladamente. Por essa razão, estima-se um valor e se estabelece um cronograma de pagamento. Os empenhos estimativos normalmente são aqueles utilizados para despesas tais como: energia elétrica, telefonia, água, imprensa oficial e outras para as quais não se possa definir o valor exato da fatura.
    3.       Empenho global: é o utilizado para atender despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, cujo valor exato possa ser determinado. Exemplos: aluguéis, prestação de serviços por terceiros etc.
     
    A diferença entre o empenho estimativo e o global é que o estimativo permite o reforço já o global não, tendo em vista que no empenho global já se sabe o valor total da despesa enquanto que no estimativo não.
  • Empenho global:


ID
356080
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Itabaiana - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Princípio Orçamentário que estabelece que os orçamentos de todos os órgãos autônomos que constituem o setor público devem-se fundamentar em uma única política orçamentária estruturada uniformemente e que se ajuste a um método único, é o Princípio:

Alternativas
Comentários
  • Bem Galera!!!
    a)       errada, pois o principio da Programação: é um principio mais moderno e  estabelece que a administração publica  deve atuar de fundamentada no planejamento e gerenciamento das ações do estado.
    b)      Certa , o principio da Unidade ou totalidade:  estabelece que o orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um só orçamento para um exercício financeiro. E como a questão abordou “ uma politica orçamentaria estruturada uniformemente e que se ajuste a um método único”.
    c)       Errada, o principio da Exclusividade:  É constitucional, e enfatiza que a Lei Orçamentaria,  deve tratar exclusivamente em matéria orçamentaria, ou seja, apenas em estimação de receitas ou a fixação de despesas.
    d)      Errada, o principio da Clareza:  o orçamento tem que ser e de fácil entendimento
     
    e)      Errada, o princípio do Equilíbrio:  não esta mais previsto na constituição, o valor da despesa deve ser igual a da receita.
     
    Bons estudos!!!
  • Muito bom o comentário item a item da questão.
    Faço uma ressalva quanto ao comentário da letra "E", sem intenção de polemizar, pois acredito que o princípio do equilibrio orçamentário está previsto na constituição, artigos: 167, inc. II, IV e V; 166, §3 inc. II.
    Não sei a posição de outros autores, mas me baseio pelo livro que estudei essa matéria do Prof. Alexandre Vasconcellos (Orçamento Público para Concursos)

    Abraços e muita perseverança!
  • O orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um  orçamento,  e  não  mais  que  um  para  cada  ente  da  federação  em  cada exercício financeiro. Objetiva eliminar a existência de orçamentos paralelos.  
    GABARITO B
  • Esse princípio estabelece que o orçamento deve ser uno, ou seja, cada esfera do governo deve possuir apenas uma LOA. Não pode haver mais de um orçamento em cada unidade governamental. No entanto, o parágrafo 5° do art. 167 da CF estabelece uma tripartição do orçamento: o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de investimento das Empresas Estatais.

    ;)
  • Princípio da unidade! 

  • Único!