SóProvas



Prova COVEST-COPSET - 2010 - UFPE - Farmacêutico


ID
908731
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A absorção, distribuição, biotransformação e eliminação do fármaco e de seus metabólitos do organismo são a base da Farmacocinética. Em relação ao mecanismo geral de ação dos fármacos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra c - CORRETA: A nitroglicerina é utilizada como vasodilatador, no tratamento de doenças cardíacas, para o tratamento da enfermidade isquêmica  coronária, o infarto agudo de miocárdio e na insuficiência cardíaca congestiva. É administrado pelas vias transdérmica, sublingual ou intravenosa. Pertence ao grupo dos fármacos antianginosos.

  • Vamos analisar as alternativas da questão:

    a) A via sublingual é usada para fármacos bem absorvidos no trato gastrointestinal, como a insulina. ERRADA.
    Comentários: a via sublingual evita o efeito de primeira passagem hepático aumentando a biodisponibilidade da droga para o corpo humano. As mucosas situadas na região sublingual são altamente vascularizadas por capilares sanguíneos, motivo pela qual sua absorção é altamente eficaz. Em comparação com a via oral, sua absorção se dá de forma muito mais rápida, devido ao contato direto com os capilares sanguíneos localizados nesta região.

    b) A difusão passiva apresenta alta especificidade estrutural enquanto que o transporte ativo ocorre independentemente da adenosina trifosfato. ERRADA.
    Comentários: Questão trata sobre a absorção da droga no organismo. A difusão ou transporte passivo não exige gasto de energia enquanto que o transporte ativo exige o gasto de energia.

    c) A via transdermal tem como característica a oferta prolongada do fármaco, por conta da velocidade de absorção. A nitroglicerina, fármaco antianginoso é administrada por esta via. CORRETA.
    Comentários: realmente a via transdérmica oferece uma oferta prolongada do fármaco. Basta lembrarmos dos contraceptivos transdérmicos de liberação prolongada.

    d) São considerados bioequivalentes, fármacos com relação de biodisponibilidades significativamente diferentes, desde que apresentem tempos diferentes para alcançar o pico de concentração plasmática. ERRADA.
    Comentários: Segundo a lei 6360/76, art. 30, inciso XXIV, consiste na demonstração de equivalência farmacêutica entre produtos apresentados sob a mesma forma farmacêutica, contendo idêntica composição qualitativa e quantitativa de princípio (s) ativo (s), e que tenham comparável biodisponibilidade, quando estudados sob um mesmo desenho experimental.

    e) A lipossolubilidade influencia fortemente a passagem do fármaco para o filtrado glomerular, desde que os fármacos não estejam ligados à albumina. ERRADA.
    Comentários: A filtração glomerular ocorre nas cápsulas de Bowman e é onde o fármaco é filtrado do sangue para a urina. A hidrossolubilidade é um dos fatores que auxilia no processo de excreção. A lipossolubilidade, na verdade, auxilia no processo de absorção pelos tecidos.

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.



  • CORRETA: c

    A via transdermal proporciona efeitos sistêmicos pela aplicação do fármaco na pele, em geral, por meio de um adesivo cutâneo. A velocidade de absorção pode variar acentuadamente, dependendo das características físicas da pele no local da aplicação. Essa via é usada com mais frequência para a oferta prolongada de fármacos, tais como o fármaco antianginoso nitroglicerina.

  • Alguém já viu nitroglicerina transdérmica? Me surpreendi muito com isso.


ID
908734
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Fármacos autonômicos são substâncias com funções no Sistema Nervoso Autônomo. Em relação ao Sistema Nervoso Autônomo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Boa noite, as alternativas C e D são iguais
  • a) Neurônios colinérgicos são perdidos na doença de Alzheimer. Inibidores da acetilcolinesterase são usados em tratamento nesses pacientes. CORRETA.
    Comentários: A deficiência de acetilcolina é considerada um dos principais fatores da doença de Alzheimer. Os inibidores da acetilcolinestarase atuam inibindo a enzima responsável pela degradação da acetilcolina que é produzida e liberada por algumas áreas do cérebro.

    b) Na transmissão colinérgica, a enzima colina- acetiltransferase é responsável pela degradação da acetilcolina. ERRADA.
    Comentários: A enzima é a acetilcolinesterase.

    c e d) A atropina causa: no olho, midríase, na bexiga urinária, relaxamento e no trato respiratório, estímulo das secreções. ERRADA.
    Comentários: A atropina é um antagonista dos receptores muscarínicos. Provoca diminuição das secreções e contrações da bexiga.

    e) A tubocurarina, um composto aminoesteróide, pode diminuir a pressão arterial e é comumente usada na terapia intensiva. ERRADA.
    Comentários: A d-tubocurarina é um antagonista dos receptores nicotínicos. Pode causar aumento da pressão arterial.

    Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.
  • a) Neurônios colinérgicos são perdidos na doença de Alzheimer. Inibidores da acetilcolinesterase são usados em tratamento nesses pacientes. certa  A enzima acetilcolinesterase degrada acetilcolina, os inibidores desta enzima aumentam a disponibilidade do mesmo na fenda sináptica. 

    b) Na transmissão colinérgica, a enzima colina- acetiltransferase é responsável pela degradação da acetilcolina. errada.  A enzima colina-acetiltansferase é a enzima responsável pela síntese da acetilcolina e não degradação. 
    c e d) A atropina causa: no olho, midríase, na bexiga urinária, relaxamento e no trato respiratório, estímulo das secreções.  Atropina é um antagonista muscarínico, causando a midríase (dilatação da pupila) porém diminuem as secreções do trato respiratório e contraem os músculos da bexiga, efeitos do simpático (luta e fuga). 

    e) A tubocurarina, um composto aminoesteróide, pode diminuir a pressão arterial e é comumente usada na terapia intensiva. 

    a tubocurarina é também antagonista da transmissão colinérgica, receptores nicotínicos geralmente utilizados como adjuvantes em anestesia pois causam relaxamento muscular. 
  • RETIFICANDO...

    LETRA A -> CORRETA!!!

    LETRA B -> A enzima colina-acetiltansferase é a enzima responsável pela SÍNTESE da acetilcolina e não degradação.  

    LETRA C e D -> A atropina provoca midríase (dilatação da pupila), DIMINUIÇÃO das secreções e RELAXAMENTO da musculatura da bexiga.

    LETRA E-> tubocurarina DIMINUI SIM a pressão arterial, o erro está no fato de que a mesma é classificada como um bloqueador neuromuscular BENZILISOQUINOLÍTICO e não aminoesteróide como consta na questão.

    FONTE: Goodman e Gilman

  • Tubocuranina NÃO é aminoesteroide


ID
908737
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Fármacos antiinflamatórios não-esteróides (AINE) agem por ação inibitória da síntese das prostaglandinas. Em relação a estas drogas, marque a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Achei essa resposta errada porque o Paracetamol não exerce ação nas plaquetas e pessoas que utilizam aas necessitam de ação nas plaquetas para não coagulação. Alguém pode me ajudar nessa dúvida?
  • Lidiane,

    Você está confundindo. A questão está falando sobre os efeitos dos AINES.

    Apesar do AAS, atualmente, ser mais utilizado como um antiagregante plaquetário, ele também possui efeitos anti-inflamatório, antipirético e analgésico.
    Quando ele cita sobre a substituição do AAS pelo paracetamol, não está se referindo à ação de antiagregante plaquetário, e sim a referente aos AINEs (conforme enunciado).

    Apesar do Paracetamol não possuir efeitos anti-inflamatórios ou trombolíticos, apresenta sim, efeitos analgésicos e antipirpeticos. E por possuir mecanismo de ação semelhante ao dos AINEs, muitos autores o classifica como tal. É o exemplo clássico da substituição do AAS por outros medicamentos com função semelhante (por exemplo, o paracetamol), mas que não atuem nas plaquetas, para tratamento dos quadros de febre nos casos de suspeita de dengue.

    [ ]'s
  • Acho que está errado o gabarito. O enunciado diz sobre efeito antiinflamatório, deste modo, paracetamol não pode substituir AAS. Independente de outros efeitos, o enunciado se refere a ação antiinflamatória, que é quase nula, em se tratando de paracetamol.


  • Paracetamol não tem ação antiinflamatória, logo não pode substituir o ASS, logo o gabarito está errado.


ID
908740
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os fármacos sedativo-hipnóticos são largamente usados em procedimentos cirúrgicos. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)  O zolpidem é um sedativo-hipnótico com absorção gastrointestinal e tem a biodisponibilidade oral prejudicada quando em presença de alimentação. CORRETA

      b) O hidrato de cloral é utilizado regularmente no delirium tremens, tem via de administração exclusivamente retal e possui graves respostas idiossincráticas.ADMINISTRAÇÃO PODE SER ORAL. A RETIRADA RÁPIDA PODE CAUSAR DELIRUM TREMENS.
    c) Barbitúricos diminuem o metabolismo das vitaminas D e K o que reforça a mineralização óssea.BARBITÚRICOS AUMENTAM A BIOTRANSFORMAÇÃO DE VIT D E K
    d) O tiopental induz à anestesia com grave diminuição da pressão arterial e aumento importante no débito cardíaco.

    Quanto ao tiopental.... em nenhum livro vc vai observar referências sobre elevação de PA e DC após a administração do tiopental. Porém sabemos que tanto a PA quanto o DC são dependentes da FC. Após a administração do tiopental para produzir indução anestésica, ocorre elevação da FC e em consequência disso há elevação da PA e DC

    e) Os barbituratos aumentam a síntese de porfirinas, o que os torna droga de primeira escolha para pacientes com porfiria intermitente aguda. 

    APÊNDICE

    LISTA DE DROGAS

    Drogas que não devem ser administradas no paciente com porfiria:

    Álcool Barbitúricos CarbamazepinaCarisoprodolClonazepam (altas doses) DanazolDiclofenaco e outros AINES Ergotamínicos EstrógenosEtclorvinol GlutetimidaGriseofulvinaMefenitoína Meprobamato (bem como mebutamato e tibutamato)MetiprilonaMetoclopramidaFenitoínaPrimidonaProgesterona e outros progestágenos sintéticosPirazinamidePirazolonas (aminopirina and antipirina)RifampicinaSuccinimidas (etosuximide e metsuximide)Sulfonamidas Acido valpróico


  • Existe contraindicação absoluta para uso de barbitúricos em pacientes com porfiria. No capítulo  de anestésicos gerais do Penildon, diz que o tiopental reduz o débito cardíaco.

  • ZOLPIDEM: É um sedativo-hipnótico não BDZ que atuam como agonistas GABAa. É eficaz para diminuir a latência do sono e em prolongar o tempo de sono total em pacientes com insônia. Após sua interrupção, os efeitos benéficos continuam, a tolerância e dependência física são raras. O zolpidem é prontamente absorvido a partir do trato gastrointestinal; o metabolismo hepático de primeira passagem resulta em uma biodisponibilidade oral de cerca de 70%, mas esse valor é mais baixo quano o fármaco é ingerido com alimentos.

    Sua meia-vida plasmática é de aproximadamente 2 horas.


ID
908743
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação aos Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (inibidores da ECA), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Inimidores da ECA:Captopril, Enalapril, Lisinopril, Ramipril, Peridonpril, Trandolapril.
    Mecanismo de ação: angiontencinogênio----Renina----Angiotencina I------ECA-----Angiotencina II----- aldosterona (aumenta a retenção de Sodio, aumenta a volemia, provoca vasocontrição e aumento de tecido fibroso)  com o uso e IECA inibe a conversão da angiotencina II e diminiu a aldosterona causando vasodilatação e diminue a retenção de sodio e agua causada pela aldosterona.
    Os bloqueadores de canais de calcio: Verapamil, Diltiazem e a Nifedipina.
    Grupo Verapamil: São vasodilatadores arterias, porque bloqueiam o influxo de íons cálcio para dentro das células da musculatura lisa das paredes artétiais, mas não causam taquicardia reflexa. Não podem ser associados com Beta bloqueadores.
    Grupo nifedipina: A nifedipina tambem age como um vasodilatador arterial, mas não apresenta nenhum efeito cardiaco direto. Produzirá portanto taquicardia reflexa. podem ser associados com Beta bloqueadores.
    Então o sinergismo do IECA com Bloqueadores de canais de Cálcio se da pela aumento da excreção de sódio pelo IECA e os bloqueadores dos canais de Ca²+ pela diminuição da entrada de calcio nas celulas da musculatura lisa das paredes arterias o que reduz o gradiente de sodio (Na+) orientado para o interior da célular, o que diminui a sáida de calcio ( Ca²+) pelo trocador de Na+/Ca²+) causando vasodilatação.
  • O captopril contém um grupo sulfidrila na fórmula, mas os demais como lisinopril e ramipril, não. Este grupo químico é responsável por um grave efeito adverso do captopril que é o Lúpus Eritematoso Sistêmico, além disso ele tem meia-vida curta, exigindo 3 doses diárias.

    Os resultados indicaram que as crianças que tiveram exposição aos inibidores da ECA, no primeiro trimestre da gravidez, tiveram um risco aumentado de má-formações congênitas, se comparadas com crianças que não sofreram nenhuma exposição a medicamentos antihipertensivos.

    O estudo foi publicado na edição da última semana da revista The New England Journal of Medicine.


ID
908746
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A partir de 1975, iniciou-se um movimento mundial para assegurar as boas práticas laboratoriais, o que se refletiu, a partir de 1994, na criação da Comissão Técnica do Instituto Nacional de Metrologia e culminou com a resolução da ANVISA. Assinale a alternativa correta que conceitua as boas práticas laboratoriais.

Alternativas

ID
908749
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) atualmente são obrigatórios. Assinale a alternativa que explica corretamente o que são os POP.

Alternativas

ID
908752
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação aos equipamentos de segurança, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi porque a letra d E NÃO A LETRA a. 
  • Barreiras primárias: protege o indivíduo EPI e EPC; Ex: luvas, máscaras, cabine exaustão, extintor etc
    Barreiras secundárias; também protege os indivíduos porém em relação a estrutura do laboratório. ex: porta, piso, teto etc
  • Barreiras de contenção PRIMÁRIA:
    - Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)

    Barreiras de contenção SECUNDÁRIA:
    - Desenho e estrutura física dos laboratórios.
  • Erro da letra a) está em ''exclusivamente''

    a) As barreiras primárias incluem, exclusivamente, os equipamentos de proteção individual como luvas, aventais, gorros, proteção para sapatos, botas, respiradores, protetor facial, máscaras faciais ou óculos de proteção

  • Equipamento de Segurança (Barreiras Primárias) 1. Os equipamentos especiais de contenção, tais como as cabines de segurança biológica, não são geralmente exigidas para manipulações de agentes de classe de risco 1. 2. Uso de jalecos, aventais ou uniformes próprios, para evitarem a contaminação ou sujeira de suas roupas normais. 3. Recomenda-se o uso de luvas para os casos de rachaduras ou ferimentos na pele das mãos. 4. Óculos protetores deverão ser usados na execução de procedimentos que produzam borrifos ou salpicos. Instalações Laboratoriais (Barreiras Secundárias) 1. Possuir porta para controle do acesso. 2. Instalação de uma pia para lavagem das mãos, próxima à saída do laboratório. 3. O laboratório deve ser projetado de modo a permitir fácil limpeza. Carpetes e tapetes não são apropriados para laboratórios. 4. As paredes, o teto e os pisos devem ser lisos, impermeáveis a líquidos e resistentes a produtos químicos e a desinfetantes que são usados no laboratório. Os pisos não devem ser escorregadios. As superfícies horizontais devem ser evitadas, na medida do possível, para evitar o acúmulo de poeira. 5. Superfície das bancadas impermeável à água e resistente ao calor moderado e aos solventes orgânicos, ácidos, álcalis e químicos usados para a descontaminação da superfície de trabalho e do equipamento. 6. Os móveis do laboratório devem ser capazes de suportar cargas e usos previstos. Os espaços entre as bancadas, cabines e equipamento devem ser suficientes de modo a permitir fácil acesso para limpeza. 7. A iluminação deve ser adequada para todas as atividades. Convém evitar os reflexos indesejáveis e a luz ofuscante. 8. Se o laboratório possuir janelas que se abram para o exterior, estas deverão conter telas de proteção contra insetos.
  • Essa questão está com resposta errada. A letra "D" está como correta, mas esta opção está confundindo barreiras primárias (EPI e EPC) com barreiras secundárias (PROJETO E ESTRUTURA). A CSB é um EPC e é uma barreira primária.


ID
908755
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As normas de biossegurança, ao se referirem aos níveis, consideram o agente que pode ser manuseado com segurança. Assinale a alternativa que corretamente aponta o nível de biossegurança para laboratórios clínicos de hospitais e clínicas, que não realizem cultura de tecidos.

Alternativas
Comentários
  • Existem 4 níveis de biossegurança:

    - Nível de biossegurança 1: manipula-se microrganismos de classe de risco 1 (baixa probabilidade de causar doenças nos homens e animais). Aplica-se a laboratórios de ensino básico, não é requerida nenhuma característica de desenho laboratorial.

    - Nivel de biossegurança 2: manipula-se microrganismos de classe de risco 2 (risco baixo para a comunidade, mas moderado para o indivíduo). Aplica-se a laboratórios clínicos ou hospitalares de níveis primários de diagnóstico. É necessário o uso de barreiras físicas primárias (cabine de segurança biológica e EPI) e o uso de barreiras físicas secundárias (desenho e organização do laboratório)

    - Nível de biossegurança 3: manipula-se microrganismos de classe de risco 3 (risco moderado para a comunidade, e alto para o indivíduo) ou manipula-se grandes quantidades de microrganismos de classe de risco 2. Além de barreiras físicas primárias e secundárias, necessita-se de uma construção laboratorial especial. Deve-se manter rígido controle quanto às operações, manutenções e inspeções das instalações. O pessoal técnico deve receber treinamentos específicos de segurança.

    - Nível de biossegurança 4: manipula-se microrganismos de classe de risco 4 (o risco para a comunidade e para o indivíduo é altíssimo. Não há tratamentos profiláticos ou terapêuticos para estes microrganismos. Exemplo: vírus ebola). Há o mais alto nível de contenção (laboratório de contenção máxima). Representa uma unidade geográfica independente de outras áreas.

    Gabarito: D
  • Existem 4 níveis de biossegurança:

    - Nível de biossegurança 1:

    . cepas definidas e caracterizadas de microrganismos viáveis e conhecidos por não causarem doenças em homens adultos e sadios. O Bacillus subtilis, o Naegleria gruberi, o vírus da hepatite canina infecciosa

    - Nivel de biossegurança 2: O vírus da hepatite B, o HIV, a Salmonella spp. e Toxoplasma spp.

    qualquer trabalho que envolva sangue humano, líquidos corporais, tecidos ou linhas de células humanas primárias onde a presença de um agente infeccioso pode ser desconhecida.

    - Nível de biossegurança 3: Nesses locais realiza-se o trabalho com agentes nativos ou exóticos que possuam um potencial de transmissão via respiratória e que possam causar infecções sérias e potencialmente fatais. O Mycobacterium tuberculosis, o vírus da encefalite de St. Louis e a Coxiella burnetii

    - Nível de biossegurança 4:s vírus como Marburg ou vírus da febre hemorrágica Criméia – Congo

    exposição respiratória aos aerossóis infecciosos, exposição da membrana mucosa e/ou da pele lesionada às gotículas infecciosas e a auto-inoculação.


ID
908758
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa correta relacionada às práticas padrões em microbiologia do nível de biossegurança 1.

Alternativas
Comentários
  • Resposta é a letra A

  • A Letra E tbm estaria correta?


ID
908761
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com base na Convenção Internacional Sobre Diversidade Biológica, integrada por 188 países, o Brasil lançou a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas, em 2006, conceituando fitoterápico como:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a politica nacional de plantas medicinais e fitoterapicos:

    Fitoterápico: medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Sua eficácia e segurança é validada através de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações tecnocientíficas em publicações ou ensaios clínicos fase 3. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas com extratos vegetais (RDC nº 48/04 - Anvisa)


ID
908764
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A qualidade do material vegetal a ser manipulado na preparação de fitoterápicos deve considerar diversos aspectos técnicos. Assinale a alternativa que contém todos os aspectos a serem considerados nessa garantia de qualidade.

Alternativas

ID
908767
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A manipulação de preparações ou formulações fitoterápicas requer alguns cuidados adicionais, quando comparada àquela de produtos não fitoterápicos. Assinale a alternativa que descreve corretamente um ou mais cuidados essenciais para uso e seleção de plantas medicinais.

Alternativas

ID
908770
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

São critérios essenciais para a seleção de plantas medicinais:

Alternativas

ID
908773
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa correta relacionada ao exame coproparasitoscópico.

Alternativas
Comentários
  • Método de Grahammétodo da fita ou método fita durex é um exame parasitológico, para pesquisa de ovos de Enterobius vermicularisTaenia saginata e Taenia solium. Uma fita adesiva é colocada ao fundo de um tubo de ensaio com a parte colante voltada para fora. A prega anal do paciente é então aberta e assim é encostado diversas vezes a parte colante naquela região perianal. A fita adesiva é então colocada em lâmina e observada em microscópio.[1]
  • A)

    B) Método de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz ou método de sedimentação espontânea - mistura das fezes com , onde será filtrada por uma  cirúrgica e deixado em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice. Este método detecta a presença de ovos nas fezes, e após coloração com  é possível verificar a presença de cistos de  e larvas de .

    Técnica de Willis-Mollay é um tipo de teste para identificação de  e  de alguns tipos de  e  de . É utilizado o principio da  (levitação), utilizando  de densidade elevada (NaCl p.ex.); com isso, os oocistos e os ovos, de densidade menor que a solucão, tendem a flutuar. Indicado para identificação de Ancilostomídeos, Enterobius vermiculares e Trichuris trichiura

    D) Método de Ritchie , que tem base em uma metodologia de reconhecida eficiência para o diagnóstico de helmintos e protozoários nas fezes, pela realização de uma centrífugo-sedimentação com o uso do éter etílico (C4H10O) e formaldeído (HCHO), dois reagentes tóxicos tanto para a saúde ambiental quanto para a ocupacional.

    E) Método de Graham, método da fita ou método fita durex - pesquisa de ovos de  e . Uma fita adesiva é colocada ao fundo de um  com a parte colante voltada para fora. A  do paciente é então aberta e assim é encostado diversas vezes a parte colante naquela região perianal.


ID
908776
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Paciente de 45 anos de idade, com queixa de engasgos frequentes, busca socorro médico e tem diagnóstico por imagem de megaesôfago, de causa etiológica esquistossomótica. Para investigação coproparasitoscópica, o método mais indicado é:

Alternativas
Comentários
  • MÉTODO QUANTITATIVO

    1. Método de KATO-KATZ (KATO, 1960; KATZ, CHAVES E PELLEGRINO, 1972)

    Utilizado principalmente na pesquisa de ovos de S. mansoni e outros helmintos.

    Técnica

    1. Colocar a amostra fecal sobre o papel absorvente;

    2. Comprimir a tela metálica ou de náilon sobre as fezes, fazendo com que parte passe através das malhas tela (40 - 60

    mg);

    3. Colocar sobre uma lâmina de vidro a placa de plástico. Remover as fezes que passam através das malhas e transferilas

    para o orifício da placa, até completá-lo;

    4. Depois de encher o orifício central, remover com cuidado o cartão, deixando as fezes.

    5. Cobrir as fezes com a lamínula de celofane (embebida em verde malaquita);

    6. Inverter a preparação sobre o papel absorvente, realizando pressão com o polegar sobre a lâmina até obter uma

    uniformidade do material;

    7. Deixar a preparação em repouso (clarificação) durante 30 minutos a 34-40°C ou à temperatura ambient e por 1-2

    horas;

    8. Examinar a preparação ao microscópio. Contar todos os ovos encontrados e multiplicar o total por 24, resultando em

    ovos/grama de fezes.



ID
908779
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A malária, a doença de Chagas, a leishmaniose visceral e a filariose ainda são parasitoses de alta incidência e prevalência no Brasil, cujo diagnóstico é firmado por método parasitológico. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • xenodiagnóstico : Doença de Chagas e  leishmaniose visceral.

    imprint :  leishmaniose visceral.

    Gota espessa:  Se aplica para todas.

     Inoculação de animais jovens : Salvo engano .. leishmaniose visceral.

     Hemocultura: Resultado não tão rapido

     

     

     

  • Complementando a resposta do colega, xenodiagnóstico é uma técnica laboratorial que consiste em submeter um suspeito de doença parasitária à picada de um inseto sadio da espécie vetora e, em seguida, investigar, nesse inseto, a presença do parasita.

  • gente xenodiagnostico nao é realizado em leishmaniase, apenas na doença de chagas. o hospedeiro intermediário das leishmaniose é o mosquito
  • LV não utiliza o método da gota espessa, mas sim punção da medula óssea com posterior coloração pelo Giemsa

  • a) L visceral não é diagnosticado por gota espessa.

    b) CORRETO. Embora não tenha achado no Neves e nem no Henry a outra parasitose que use Xenodiagnóstico. Encontri no google.

    c) Imprint: Apenas L visceral

    d) Inoculação de animais jovens: Apenas L visceral e T cruzi.

    e) Hemocultura: Resultado demorado


ID
908782
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação à urinálise, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
908785
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As provas de função hepática englobam uma variedade de dosagens enzimáticas e não enzimáticas para averiguar o estado geral do fígado e das vias biliares. Assinale a alternativa que contém apenas essas provas.

Alternativas
Comentários
  • Para mim a respost está errada, a certa é a D

  • Exames laboratoriais d que têm utilidade na avaliação de doença hepática:

    Testes para avaliação de lesão hepatocelular (destruição de hepatócitos) = ALT, AST e Desidrogenase lática (DHL)

    Testes para avaliação do fluxo biliar e lesão de vias biliares = Fosfatase alcalina, Gama glutamiltransferase (GGT), bilirrubinas

    Testes para avaliação da função de síntese do fígado = Fatores da coagulação e atividade de protrombina, albumina

    Testes para avaliação de complicações e estágio da cirrose = Alfa-fetoproteína, plaquetopenia.

    Concordo com o colega, a resposta correta é a D.

  • fosfatase acida é encontrada principalmente na prostata ..resposta D

  • Também concordo. Gabarito deveria ser letra D.

  • Sacanagem esse gabarito.


ID
908788
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O diagnóstico e a avaliação terapêutica do diabetes mellitus são considerados questões de saúde pública devido ao impacto da doença. Assinale a alternativa correta relativa ao acompanhamento terapêutico, conforme as recomendações da American Diabetes Association.

Alternativas
Comentários
  • Só para nível de atualização: o certo é hemoglobina GLICADA.

  • Acompanhamento terapêutico de paciente com diabetes já diagnosticado não inclui glicemia pós-sobrecarga. O teste oral é recomendado apenas para diagnóstico, quando o paciente apresenta glicemia alterada. A questão não ficou muito clara para mim


ID
908791
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O diabetes gestacional é um problema importante porque compromete a saúde do binômio mãe-feto.
Mulher de 32 anos de idade, no segundo trimestre gestacional, apresentou como resultado de glicemia pós-sobrecarga de 75g de glicose, após jejum de 8h em repouso, e três dias de dieta não restritiva com ingesta de, no mínimo, 150 g de carboidratos por dia: jejum 90mg/dL, decorrida 1h da ingesta 190mg/dL, decorridas 2h da ingesta 120mg/dL. Assinale a alternativa que fornece o diagnóstico correto.

Alternativas
Comentários
  • TOTG

    JEJUM - 95 mg/dl

    1h - 180 mg/dl

    2h - 155 mg/dl

    APós 2h - < 140 mg/dl


ID
908794
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

AVL, recém-nascido com 5 dias de vida, sexo masculino, APGAR 5/7, apresentou sinais de síndrome da rubéola congênita. A genitora declarou ter sido vacinada. Ambos foram submetidos ao teste de ELISA para detecção de rubéola e os resultados foram: do recém-nascido, IgG negativo, IgM negativo; genitora, IgG positivo, IgM positivo. O diagnóstico correto deve ser:

Alternativas
Comentários
  • Isotipos de anticorpos dos mamíferos Nome Tipos Descrição Complexos IgA 2 Encontrado em áreas de mucosas, como os intestinos, trato respiratório e trato urogenital, prevenindo sua colonização por patógenos. É passado para o neonato via aleitamento.2 IgD 1 Funciona principalmente como uma receptor de antígeno nas células B naïve.3 Suas funções são menos definidas do que as dos outros isotérmicos. IgE 1 Se liga a alérgenos e ativam os mastócitos - responsáveis pela liberação de histamina- e basófilos. (Reação de hipersensibilidade Inata)=alergia. Também protege contra parasitas helmintos.4 IgG 4 PArticipa da opsonização; ativação do sistema de complemento (inflamação e fagocitose); citotoxicidade mediada por células dependentes de anticorpo; Inibição por feedback das células B. Além de ser o único tipo de Ig que ultrapassa a barreira placentária.4 IgM 1 Expressa na superfície das células B naïve. Elimina patógenos nos estágios iniciais da imunidade mediada pelas células B antes que haja IgG suficiente - ativação do sistema de complemento. 4 3
  • Alguém pode me esclarecer a resposta.


ID
908797
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O aprimoramento do conhecimento do mecanismo de defesa imune permitiu o diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas e tumorais, a partir da identificação das células envolvidas na resposta imune e de proteínas sintetizadas por elas. Em relação à produção de anticorpos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Isotipos de anticorpos dos mamíferos
    Nome Tipos Descrição Complexos
    IgA 2 Encontrado em áreas de mucosas, como os intestinostrato respiratório e trato urogenital, prevenindo sua colonização por patógenos. É passado para o neonato via aleitamento.2 Some antibodies form complexes that bind to multiple antigen molecules.
    IgD 1 Funciona principalmente como uma receptor de antígeno nas células B naïve.3 Suas funções são menos definidas do que as dos outros isotérmicos.
    IgE 1 Se liga a alérgenos e ativam os mastócitos - responsáveis pela liberação de histamina- e basófilos. (Reação de hipersensibilidade Inata)=alergia. Também protege contra parasitas helmintos.4
    IgG 4 PArticipa da opsonização; ativação do sistema de complemento (inflamação e fagocitose); citotoxicidade mediada por células dependentes de anticorpo; Inibição por feedback das células B. Além de ser o único tipo de Ig que ultrapassa a barreira placentária.4
    IgM 1 Expressa na superfície das células B naïve. Elimina patógenos nos estágios iniciais da imunidade mediada pelas células B antes que haja IgG suficiente - ativação do sistema de complemento. 4 3

ID
908806
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A fase pré-analítica dos exames laboratoriais é responsável por grande parte da perda de qualidade e requer cuidados específicos. Para assegurar a minimização de erros, algumas condutas são essenciais. Assinale a alternativa correta que indica essas condutas.

Alternativas
Comentários
  • B) Não é certo manter o garrote e muito menos passar de um tubo pra outro durante a homogeneização.

    C) Centrifugação só após retração do coágulo (qnd tem gel separador).

    D) Se é de difícil punção, é preferível que se colete menores volumes (isso também diminui os riscos de hemólise).

    E) Bisel para cima.


ID
908809
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A coleta de sangue arterial ou venoso para análise de gases sanguíneos requer cuidados especiais. Assinale a alternativa correta em relação a esse procedimento.

Alternativas

ID
908812
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O isolamento e a identificação de bactérias e fungos requerem meios de cultura específicos, classificados como meio de crescimento, de transporte, seletivos, diferenciais e indicadores. Assinale a alternativa que contém todas as associações corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1. Meio de Enriquecimento:  geralmente líquido, de composição química rica em nutrientes, com a finalidade de permitir que as bactérias contidas em uma amostra clínica aumentem em número. Ex.: Caldo Brain Heart Infusion (BHI) e Caldo Tetrationato.


    2. Meio de Transporte: consiste em um meio isento de nutrientes, contendo um agente redutor (Tioglicolato ou cisteína). Geralmente mantém o pH favorável, previne a desidratação de secreções durante o transp. e evita a oxidação e auto-destruição enzimática dos patógenos presentes. Ex.: Meio de Stuart, Meio de Cary-Blair e Caldo Tioglicolato.


    3. Meio Seletivo: a finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros germes (adição de corantes, antibióticos e outras substâncias com capacidade inibitória para alguns germes. Ex.: Agar Manitol Salgado e Agar SS.


    4. Meio Diferencial: possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias. Ex.: Agar Eosin Methilene Blue (EMB), Agar McConkey e Agar Hektoen.


    5. Meio Indicador: é utilizado no estudo das propriedades bioquímicas das bactérias, auxiliando, assim, sua identificação. O mais simples é aquele usado no estudo das reações de fermentação. x.: Agar Triple Sugar Iron (TSI) e Agar Citrato de Simmons..


    Fonte: http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/5583/material/Meios%20de%20Cultura%20aula%20pr%C3%A1tica.pdf



ID
908815
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dentre os métodos analíticos está a cromatografia, que tem sido usada para detecção de substâncias químicas. Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre cromatografia.

Alternativas
Comentários
  • Esse ítem "a" está incorreto. Intensidade da cor não permite calcular a concentração de uma substância. 

  • Concordo com você. O que permite calcular a concentração no CCD é a área da mancha por densiometria.. Sempre que faço essa questão erro. rsrsr

  • Existem vários artigos científicos citando a HPLC como método de identificação de agrotóxicos em alimentos.

    Segue a referência de um artigo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/san/article/viewFile/8642508/10029

  • Letra C é a correta gabarito errado.

  • Concordo com vcs, pessoal!

  • CCD é um método meramente qualitativo. Nada de determinar concentração!

    Gabarito incorreto.

  • Em 27/12/21 às 19:23, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 13/12/21 às 19:06, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 13/12/21 às 19:05, você respondeu a opção C. Você errou!

    Em 16/07/21 às 21:21, você respondeu a opção C. Você errou!


ID
908827
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A ANVISA, ao se referir aos requisitos de Química Analítica, recomenda que seja realizada a validação dos métodos analíticos e enumera as características essenciais. Assinale a alternativa correta a respeito de validação de métodos analíticos.

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta não seria a letra "C"?

  • Também marquei a letra C. A validação pode ser feita sim para casos de soluções ou amostras mais complexas, tanto que, muitas vezes, devem ser feitos estudos de efeito de matriz na determinação do analito. Outro ponto é que a validação pode estudar outras figuras de mérito além da linearidade, precisão, robustez e especificidade, lógico que dependendo do propósito de uso da análise.

  • Também acredito que a resposta correta seja a letra "C"!

  • Se alguém souber por que a C está errada comenta, pf!!

  • Essa é uma questão de 2010 onde não se tinha uma RDC especifica para procedimentos de validação, e conforme a RDC Nº 166, DE 24 DE JULHO DE 2017 

    XXVI.- validação analítica: é a avaliação sistemática de um método por meio de ensaios experimentais de modo a confirmar e fornecer evidências objetivas de que os requisitos específicos para seu uso pretendido são atendidos;

    Portanto a letra C caberia como resposta. 

  • Tb fui de C.


ID
908830
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Durante a análise de alimentos são empregados diversos métodos químicos instrumentais. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) A potenciometria para determinação de acidez de bebidas aromatizadas é um método quantitativo eletroanalítico. (CORRETO)  b) A refratometria para determinação da turbidez de vinho é um método qualitativo eletroanalítico. (ERRADO) É um método quantitativo óptico, utilizado para identificação de compostos (baseado em seus índices de refração), medir graus brix, [proteínas] e salinidade do plasma.    c) A cromatografia para determinação de corantes em alimentos é um método quantitativo óptico. (ERRADO) Atua por forças intermoleculares e iônicas. Para mais:  http://www.infoescola.com/quimica/cromatografia/    d) A espectrofotometria para determinação de antocianinas em suco de uva é um método quantitativo gravimétrico. (ERRADO) Método quantitativo óptico. Para mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Espectrofotometria    e) A polarimetria empregada na análise de sacarose é um método volumétrico quantitativo eletroanalítico. (ERRADO) Método quali ou quantitativo óptico.

ID
908833
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em ambientes hospitalares em que é necessária boa qualidade de ar, como em centros cirúrgicos para cirurgias limpas, é imprescindível o teste microbiológico de pureza do ar, investigando inclusive a presença de fungos. Assinale a alternativa correta referente à pesquisa de fungos no ar pela técnica de exposição de placas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B!

    Ágar tetrationato - Salmonella e Shigella

    Ágar Sabouraud

    Ágar Löwenstein Jensen - Micobactérias

    Ágar citrato de Simmons - É útil para identificar bactérias que têm o citrato como sua principal fonte de energia.

    Ágar Müller Hinton - Para a realização de Testes de Sensibilidade aos Antimicrobianos (TSA)


ID
908836
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do Windows 7 usando o Windows Explorer, seleciona um arquivo de vídeo dentro da pasta “documentos” e depois usa a opção recortar. Com este ato o usuário pretende:

Alternativas
Comentários
  • ATENÇÂO!!!!!

    gabarito correto: Letrea "D"

    Segundo gabarito definitivo (http://www.questoesdeconcursos.com.br/prova/arquivo_gabarito/23002/GABARITO_DEFINITIVO_-_UFPE_e_UFRPE_2010.pdf)
  • Gabarito D


    Ctrl-C – Copia
    Ctrl-X – Recorta
    Ctrl-V – Cola o que copiou ou recortou
    Ctrl-Z – Desfaz a última alteração.

    Se você recortar, você vai simplesmente mudar seu arquivo de uma pasta e colar em outra, sem deixar uma cópia.
    Se você for copiar e depois colar, você irá deixar uma cópia do arquivo em uma pasta de preferência, e o original ficará na pasta original

    Bons estudos.
  • Letra D.
    Para criar uma cópia, devemos selecionar, copiar e na pasta Documentos, colar. Para ocultar o arquivo, devemos acessar as Propriedades e ativar o atributo Oculto. Para dividir o arquivo em partes, usando aplicativos de terceiroscomo o WinRAR ou a opção Enviar para (Pasta Compactada no menu de contexto), podemos compactar em vários 'pedaços'. E para copiar para outra pasta, podemos fazer como na letra A e/ou arrastar com o mouse + tecla CTRL pressionada, ou ainda, arrastar com o botão direito do mouse pressionado.
  • A combinação recortar+colar é "mover" para outra pasta.

    ctrl + c= copiar
    ctrl + x=recortar
    ctrl + v=colar
    alt+enter= propriedades (no ícone)
    winkey+pause break= propriedades do sistema
  • Resposta: D.

    Somente para somar com os ótimos comentários anteriores:
  •  
  • CTRL + X para recortar; (nessa operação o arquivo é movido para a pasta de destino e retirado da pasta de origem).
  • CTRL + C para copiar; também é possível CRTL + INSERT; (nessa operação o arquivo copiado é mantido na pasta origem).
  • CTRL + V para colar; também é possível SHIFT + INSERT; (nessa opção o arquivo é inserido/colado na pasta de destino, mas fica mantido na origem).
  • CTRL + Z para desfazer; (desfaz a ultima ação com um clique e gradativamente vai desfazendo as demais conforme o número de cliques).
  • OCULTAR: Clicar C/ o botão direito em uma pasta ou arquivo a partir do Windows Explorer, selecionar o item “Propriedades” e marcar o atributo Oculto.
  •  
  • Bons Estudos.

ID
908839
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Microsoft Word 2007, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta Letra B
     a) a opção salvar como, acessada através do botão Office permite apenas mudar o destino em que o arquivo será salvo.Errado a opão salvar como é usada para salvar um arquivo pela primeira vez. Pode ser usado a tecla de atalho F12.
     b) a opção imprimir do botão Office também pode ser chamada pela combinação CTRL+P e permite, dentre outras opções, selecionar a impressora e o número de cópias. Correto. Conhecido como imprimir.
     c) na guia inserir, é possível mudar o tamanho da fonte. Errado pois, para mudar o tamanho da fonte é através da guia Formatar. 
    d) a guia layout de página permite escolher o idioma para a correção ortográfica. Errado pois correção ortografica e idiomas estão na guia Ferramentas. 
     e) a guia exibição permite inserir uma imagem. Errado pois, para inserir uma imagem deve-se ir na guia Inserir.
  • Gabarito B
    Ao usar o atalho:
    aparecerá a seguinte tela:

    Bons estudos.
  •  b) a opção imprimir do botão Office também pode ser chamada pela combinação CTRL+P e permite, dentre outras opções, selecionar a impressora e o número de cópias. correto.

    Às vezes, a impressora que o usuário não é padrão no combo box para selecionar impressora, mas muitos não prestam atenção e enviam p/ imprimir sem ver aonde está mandando. Para tornar um impressão padrao e economizar o trabalho de selecioná-la toda a vez q imprimir, abre dispositivos e impressoras, botao direito na impressora e selecionar "definir como padrao".
  • Salvar como: usado para salvar um documento pela primeira vez. Permite: editar nome,  escolher tipo e local de gravação do arquivo além de configurar padrões de salvamento do mesmo. Acessada pelo Botão Office.

    Imprimir: usado para imprimir um documento. Permite:selecionar impressora, número de cópias, selecionar intervalo e ajuste de páginas e configurar tipos de impressão (cor, por exemplo). Acessada pelo Botão Office. Atalho: Ctrl+P

    Fonte: subdivisão da guia Início. Permite: escolher tipo, tamanho, cor e preenchimento (realce) da fonte; colocar texto em negrito, itálico e/ou sublinhado; riscar o texto, colocar linha menos abaixo/acima do texto/palavra/caractere; aumentar/diminuir fonte; escolher letras maiúsculas/minúsculas e limpar formatação.

    Definir Idioma: acessada pela Guia Revisão, subdivisão Revisão de Texto.

    Layout da Página: guia que permite seleção de temas e configurações diversas da página (como cores de fundo, margens, orientações - disposição - do texto, marca-d´água, bordas etc) além de: configuração de parágrafos e organização do texto e demais elementos gráficos da página.

    Exibição: guia que dispõe opções de visualização e leitura da página.

    Imagem: acessada através da guia Inserir, subdivisão Ilustrações.



ID
908842
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Microsoft Office Excel 2007, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta letra B
     a) não é possível mesclar as seguintes células A1 a A3 e B1 a B3. É possivel mesclar sem problema algum. 
    b) a formatação condicional altera a aparência de um intervalo de células com base em uma condição (ou critério). Correto. 
    c) não é possível classificar valores em uma coluna por ordem decrescente. É possível classificar valores de uma coluna tanto por ordem crescente quanto por ordem decrescente.
    d) numa coluna do Excel com uma lista de nomes de pessoas, selecionando-se as células da lista, e usando a ferramenta de filtro, não é possível filtrar os nomes usando como critério a primeira destes.  Errado pois, é possível filtrar os nomes como critério a primeira.
    e) em uma planilha não é possível selecionar duas partes distintas como área de impressão. Errado pois, é possível selecionar duas partes distintas à serem imprimidas.
  • Uma grande dica.

    Toda vez que aparecer na questão do cespe dizendo que o Excel: Não pode isso, não pode aquilo, não tem essa função a questão está errada com certeza.

    Att
  • Renato, cuidado com as certezas. a unica certeza que temos na vida é a morte.

    1º que a questão não é da CESPE e sim da COVEST.

    2º Se numa questão da CESPE vier dizendo : "Com o aplicativo MS Excel não é possivel abrir arquivos com o formato MP3.
    Sua teoria cai por terra.

  • atenção: não se usa crase antes de verbos.


ID
908845
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre a suíte de aplicativos para escritório OpenOffice.org, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.
    Questão parecida com a Cespe... Letra A, errada, por ser uma negação (existe BrOffice em português [meio óbvio, certo]). Letra B, errada, por 'menosprezar' o OpenOffice em relação ao Office 2007 (é possível salvar em formato DOCX, XLSX, PPT, a partir do OpenOffice). Letra C errada, negação (existe versão para o Linux). Letra E, negação, errada (existe o OpenOffice Impress, correspondente ao Microsoft PowerPoint).
  • LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux, Mac OS X. A suíte utiliza o formato ODF - OpenDocument Format, e é também compatível com os formatos do Microsoft Office.

    LibreOffice surgiu como uma ramificação do projeto original OpenOffice.org, que, por sua vez, é oriundo do StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems com a compra da Star Division em agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado para que fosse possível a participação de contribuintes para desenvolvê-lo, dando início ao projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

    O LibreOffice é composto pelos seguintes aplicativos:

    Writer - Editor de Texto

    Calc - Planilha

    Impress - Editor de apresentação

    Draw - Editor de Desenho

    Math - Editor de Fórmulas

    Base - Banco de Dados


ID
908848
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Nas afirmativas abaixo, use 1 para as que se referem à intranet, e 2 para às que se referem à internet.

( ) Rede interna a uma instituição que pode ser usada para compartilhar arquivos e informações.

( ) Conjunto de redes interconectadas em escala mundial.

( ) Usada por universidades, corporações, governos e redes de pesquisa para trocar informações com todo o planeta.

( ) Rede de computadores privada.

( ) Usa provedores de acesso.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Conceitos:
    A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suite de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada por seus usuários internos.
    A Internet: Rede mundial de computadores. 
    (1)Rede interna a uma instituição que pode ser usada para compartilhar arquivos e informações. 
    (2) Conjunto de redes interconectadas em escala mundial. 
    (2) Usada por universidades, corporações, governos e redes de pesquisa para trocar informações com todo o planeta.
    (1) Rede de computadores privada. 
    (2) Usa provedores de acesso.
    Alternativa Correta Letra A
  • LETRA A
    INTERNET
    – Rede mundial de computadores.
    INTRANET – Rede local que usa a mesma estrutura da Internet para o acesso de dados na rede.
  • A internet não usa provedores de acesso?
  • Perguntinha chata heim...
    pode levar ao erro... Usada por universidades, corporações, governos e redes de pesquisa para trocar informações com todo o planeta.

    As universidades, corporações, governos e redes de pesquisas, utilizam suas intranet e também utilizam a internet (juntas ou separadamente)


    Vamos na Fé, amigos !
  • Rá...Se fosse em todo o planeta seria Extranet, mas como diz com todo o planeta é Internet... Isso me ajudou, porque fiquei em dúvida. :)