SóProvas



Prova ESAF - 2012 - MPOG - Analista Técnico de Políticas Sociais - Assistência Social


ID
2129767
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito aos objetivos da Assistência Social, no artigo n. 203 da Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA D)

    ---------------------------------------------------------

    Art. 203. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:

    I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; (LETRA B = CERTA)

    II - o amparo às crianças e adolescentes carentes; (LETRA C = CERTA)

    III - a promoção da integração ao mercado de trabalho; (LETRA E = CERTA)

    IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária; (LETRA A = CERTA)

    V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei. (LETRA D = ERRADA).

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Vejamos:

    Art. 203, CF. A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:

    I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;

    II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;

    III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;

    IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;

    V - a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.

    Assim:

    A. ERRADO. Conforme art. 203, IV, CF.

    B. ERRADO. Conforme art. 203, I, CF.

    C. ERRADO. Conforme art. 203, II, CF.

    D. CERTO. Conforme art. 203, V, CF.

    E. ERRADO. Conforme art. 203, III, CF.

    GABARITO: ALTERNATIVA D.


ID
2129770
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os Princípios da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, 2004, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    Segundo a (PNAS-2004, p. 32) 2.1. Princípios. Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos: [...] V – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

     

    A) É uma diretriz

    C) É um objetivo

    D) É um objetivo

    E) É um objetivo

     


  • Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4º, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:


    I – Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;


    II – Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;


    III – Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;


    IV – Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;


    V – Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

  •  

    diretriz:  Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações, em todos os níveis.

     

     principios:  Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como, dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

     

    objetivo: Provisão de serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Básica e/ou, especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem.

     

    objetivo: Ampliação e acesso aos bens e Serviços Socioassistenciais Básicos e Especiais, em áreas urbana e rural.

     

    objetivo: Promoção de ações de assistência social centradas na família e que garantam a convivência familiar e comunitária.

  • SURID

    GAB B


ID
2129773
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange ao Beneficio de Prestação Continuada – BPC (Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, Lei n. 8.742 de 7 de dezembro de 1993, alterada pela Lei n. 12.435 de 6 de julho de 2011), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA C)

    ---------------------------------------------------------

    A = CERTO.

    Art. 20.  O benefício de prestação continuada é a garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

    ---------------------------------------------------------

    B = CERTO.

    Art. 20, § 1o  Para os efeitos do disposto no caput, a família é composta pelo requerente, o cônjuge ou companheiro, os pais e, na ausência de um deles, a madrasta ou o padrasto, os irmãos solteiros, os filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que vivam sob o mesmo teto.

    ---------------------------------------------------------

    C = ERRADO.

    Art. 20, § 2o  Para efeito de concessão do benefício de prestação continuada, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.  

    ---------------------------------------------------------

    D = CERTO.

    Art. 20, § 3o  Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário-mínimo .

    ---------------------------------------------------------

    E = CERTO.

    Art. 20, § 5o  A condição de acolhimento em instituições de longa permanência não prejudica o direito do idoso ou da pessoa com deficiência ao benefício de prestação continuada.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

     

  • Dica: o Art. 20, §5º é bastante cobrado, devido ser uma realidade no dia a dia do órgão, pois grande parte dos idosos em situação de miserabilidade residem em abrigos, ou estão hospitalizados, etc...


ID
2129776
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os Benefícios Eventuais assegurados pelo artigo n. 22 da Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS (Lei n. 8.742 de 7 de dezembro de 1993, alterada pela Lei n. 12.435 de 6 de julho de 2011), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

     

    Art. 22.  Entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. (LETRA A = CERTO)

    § 1o  A concessão e o valor dos benefícios de que trata este artigo serão definidos pelos Estados, Distrito Federal e Municípios e previstos nas respectivas leis orçamentárias anuais, com base em critérios e prazos definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011) (LETRA C = CERTO)

    § 2o  O CNAS, ouvidas as respectivas representações de Estados e Municípios dele participantes, poderá propor, na medida das disponibilidades orçamentárias das 3 (três) esferas de governo, a instituição de benefícios subsidiários no valor de até 25% (vinte e cinco por cento) do salário-mínimo para cada criança de até 6 (seis) anos de idade. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011) (LETRA D = CERTO)

    § 3o  Os benefícios eventuais subsidiários não poderão ser cumulados (LETRA E = ERRADO) com aqueles instituídos pelas Leis no 10.954, de 29 de setembro de 2004, e no 10.458, de 14 de maio de 2002. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011) (LETRA B = CERTO)

     

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • A INCORRETA é a alternativa E)

    Dos Benefícios Eventuais

    § 3 o Os benefícios eventuais subsidiários não poderão ser cumulados com aqueles instituídos pelas Leis no 10.954, de 29 de setembro de 2004 , e no 10.458, de 14 de maio de 2002 .                 


ID
2129779
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social

No que diz respeito aos objetivos da Seguridade Social na Constituição Federal de 1988 (artigo n. 19), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Bom di@, coleguinh@s!

     

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

    I - universalidade da cobertura e do atendimento; ( LETRA A) 

    II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; ( LETRA B)

    III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; ( LETRA  C) 

    IV - irredutibilidade do valor dos benefícios; ( LETRA D)

    V - eqüidade na forma de participação no custeio; ( LETRA E) 

    VI - diversidade da base de financiamento;

    VII - caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação da comunidade, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados.

    VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998)


ID
2129782
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a abrangência do Auxílio Doença, na Convenção. Concernente às Normas Mínimas para a Seguridade Social (Convenção n. 102/1952 da Organização Internacional do Trabalho – OIT), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • PARTE III AUXÍLIO-DOENÇA

    Art. 13 — O Membro para o qual a presente Parte da Convenção estiver em vigor, deve assegurar o pagamento de auxílio-doença às pessoas amparadas, de acordo com os seguintes artigos desta Parte.

    Art. 14 — O evento coberto deve abranger a incapacidade de trabalho decorrente de um estado mórbido que acarrete a suspensão de ganhos, conforme for definida pela legislação nacional.

    Art. 15 — As pessoas amparadas devem abranger:

    a) quer determinadas categorias de assalariadas, perfazendo, no mínimo, 50 por cento da totalidade dos assalariados;

    b) quer determinadas categorias da população ativa, perfazendo, no mínimo, 20 por cento da totalidade dos residentes;

    c) querem todos os residentes cujos recursos durante o evento não excederem determinados limites de acordo com o disposto no artigo 67;

    d) quer, no caso de ter sido feita uma declaração nos termos do artigo 3º, determinadas categorias de assalariados, perfazendo, no mínimo, 50 por cento da totalidade dos assalariados que trabalham em empresas industriais que empreguem 20 pessoas, pelo menos.

     

  • GABARITO : A


ID
2129785
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à Convenção Sobre Povos Indígenas e Tribais (Convenção n. 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os governos terão a responsabilidade de desenvolver, com a participação dos povos interessados, uma ação coordenada e sistemática para proteger seus direitos e garantir respeito à sua integridade.

    http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Convencao_169_OIT.pdf

  • Artigo 2°

    1.Os governos deverão assumir a responsabilidade de desenvolver, com a participação dos povos interessados, uma ação coordenada e sistemática com vistas a proteger os direitos desses povos e a garantir o respeito pela sua integridade.

    https://www.oas.org/dil/port/1989%20Conven%C3%A7%C3%A3o%20sobre%20Povos%20Ind%C3%ADgenas%20e%20Tribais%20Conven%C3%A7%C3%A3o%20OIT%20n%20%C2%BA%20169.pdf

    O erro está em destaque

  • Letra B

     

    Não há nenhum artigo que cita a integração na vida com outros países, visto que, nos artigos citam a preservação da sua cultura em geral.

  • Não há nenhum artigo que cita a integração na vida com outros países, visto que, nos artigos citam a preservação da sua cultura em geral.


ID
2129788
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os objetivos específicos da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • o certo é garantir as formas tradicionais de educação

  • Resposta: LETRA B

     

     

    Decreto n. 6.040/2007

     

    Art. 3º. São objetivos específicos da PNPCT:

    IV - garantir os direitos dos povos e das comunidades tradicionais afetados direta ou indiretamente por projetos, obras e empreendimentos; (LETRA A)

    V - garantir e valorizar as formas tradicionais de educação e fortalecer processos dialógicos como contribuição ao desenvolvimento próprio de cada povo e comunidade, garantindo a participação e controle social tanto nos processos de formação educativos formais quanto nos não-formais; (LETRA B)

    VI - reconhecer, com celeridade, a auto-identificação dos povos e comunidades tradicionais, de modo que possam ter acesso pleno aos seus direitos civis individuais e coletivos; (LETRA C)

    VII - garantir aos povos e comunidades tradicionais o acesso aos serviços de saúde de qualidade e adequados às suas características sócio-culturais, suas necessidades e demandas, com ênfase nas concepções e práticas da medicina tradicional; (LETRA D)

    VIII - garantir no sistema público previdenciário a adequação às especificidades dos povos e comunidades tradicionais, no que diz respeito às suas atividades ocupacionais e religiosas e às doenças decorrentes destas atividades; (LETRA E)

  • Quem aí nunca ouviu falar nesse decreto e só está estudando por causa do MPU?

     

    \ o /

  • GABARITO B

    Art. 3o  São objetivos específicos da PNPCT:

     V - garantir e valorizar as formas tradicionais de educação e fortalecer processos dialógicos como contribuição ao desenvolvimento próprio de cada povo e comunidade, garantindo a participação e controle social tanto nos processos de formação educativos formais quanto nos não-formais;

     


ID
2129791
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre as prestações do assegurado no Regime Geral de Previdência Social-RGPS (Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991) devidas inclusive em razão de eventos decorrentes de acidente do trabalho, expressas em benefícios e serviços, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA A)

    ---------------------------------------------------------

     

    O correto é aposentadoria por tempo de contribuição, pois:

     

    A aposentadoria por tempo de serviço, existente em período anterior à EC n2 20, de 15/12/98, foi substituída pela atual aposentadoria por tempo de contribuição. O objetivo desta mudança foi adotar, de forma definitiva, o aspecto contributivo no regime previdenciário. O tema é tratado na Lei nQ 8.213/91, arts. 52 a 56 e no RPS, arts. 56 a 63.

    Fábio Zambitte Curso de direito previdenciário/ Fábio Zambitte lbrahim. -20. ed. - Rio de janeiro: Impetus, 2015.

     

    ---------------------------------------------------------

    INDO ALÉM...

    Leiam a LC 152.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • Bom di@, colegunhio@s!

     

    É aposentadoria por tempo de CONTRIBUIÇÃO, e não Serviço.


ID
2129794
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o serviço social no Regime Geral de Previdência Social (Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA E)

    ---------------------------------------------------------

    COMANDO INFRACONSTITUCIONAL DA Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991

    ---------------------------------------------------------

    A = CERTO.

    Art. 88. Compete ao Serviço Social esclarecer junto aos beneficiários seus direitos sociais e os meios de exercê-los e estabelecer conjuntamente com eles o processo de solução dos problemas que emergirem da sua relação com a Previdência Social, tanto no âmbito interno da instituição como na dinâmica da sociedade.

    ---------------------------------------------------------

    B = CERTO.

    Art. 88, § 1º Será dada prioridade aos segurados em benefício por incapacidade temporária e atenção especial aos aposentados e pensionistas.

    ---------------------------------------------------------

    C = CERTO.

    Art. 88, § 2º Para assegurar o efetivo atendimento dos usuários serão utilizadas intervenção técnica, assistência de natureza jurídica, ajuda material, recursos sociais, intercâmbio com empresas e pesquisa social, inclusive mediante celebração de convênios, acordos ou contratos.

    ---------------------------------------------------------

    D = CERTO.

    Art. 88, § 3º O Serviço Social terá como diretriz a participação do beneficiário na implementação e no fortalecimento da política previdenciária, em articulação com as associações e entidades de classe.

    ---------------------------------------------------------

    E = ERRADO.

    § 4º O Serviço Social, considerando a universalização da Previdência Social, prestará assessoramento técnico aos Estados e Municípios na elaboração e implantação de suas propostas de trabalho.

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não se renda.

  • De acordo com o art. 88 [...] § 4º O Serviço Social, considerando a universalização da Previdência Social, prestará assessoramento técnico aos Estados e Municípios na elaboração e implantação de suas propostas de trabalho.

    RESPOSTA: LETRA E


ID
2129797
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os Princípios do Sistema Único de Saúde – SUS, na Lei Orgânica da Saúde (Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o
    Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição
    Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios:
    I - universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
    II - integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e
    curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
    III - preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral;
    IV - igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;
    V - direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde;
    VI - divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário;
    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação
    programática;
    VIII - participação da comunidade;
    IX - descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo:
    a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;
    b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;
    X - integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico;
    XI - conjugação dos recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos da União, dos Estados, do Distrito
    Federal e dos Municípios na prestação de serviços de assistência à saúde da população;
    XII - capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência; e
    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.
    XIV – organização de atendimento público específico e especializado para mulheres e vítimas de violência
    doméstica em geral, que garanta, entre outros, atendimento, acompanhamento psicológico e cirurgias plásticas
    reparadoras, em conformidade com a Lei nº 12.845, de 1º de agosto de 2013. (Redação dada pela Lei nº 13.427,
    de 2017)


ID
2129800
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, na Lei Orgânica da Saúde (Lei n. 8.080, de 19 de setembro de 1990), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • essa é fácil... 

     

  • Art. 19-C. Caberá à União, com seus recursos próprios, financiar o
    Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.

    Art. 19-E. Os Estados, Municípios, outras instituições governamentais
    e não-governamentais poderão atuar complementarmente no custeio e
    execução das ações.

  • Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS): I - a execução de ações: a) de vigilância sanitária; b) de vigilância epidemiológica; c) de saúde do trabalhador; e d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

ID
2129803
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito ao significado do princípio de Matricialidade Sociofamiliar, na Norma Operacional Básica de Assistência Social – NOBAS, 2004, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Bom di@, coleguinh@s!

    Resposta letra "E", pois a questão em comento versa sobre o princípio da territorialização que significa o reconhecimento da presença de múltiplos fatores sociais e econômicos que levam o indivíduo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social. 

  • Gabarito: Letra E

    a) A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social. Fonte: PNAS 2004. página 91.

     b) A defesa do direito à convivência familiar, na proteção de assistência social, supera o conceito de família como unidade econômica, mera referência de cálculo de rendimento per capita, e a entende como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade, que circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, organizadas em torno de relações de geração e de gênero. Fonte: PNAS 2004. página 91.

     c) A família deve ser apoiada e ter acesso a condições para responder ao seu papel no sustento, na guarda e na educação de suas crianças e adolescentes, bem como, na proteção de seus idosos e portadores de deficiência. Fonte: PNAS 2004. página 91.

     d) O fortalecimento de possibilidades de convívio, educação e proteção social, na própria família, não restringe as responsabilidades públicas de proteção social para com os indivíduos e a sociedade.  Fonte: PNAS 2004. página 91.

     e)  Os múltiplos fatores sociais e econômicos, que levam o indivíduo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social orientam a proteção social de assistência social. Trata-se do conceito de territorialização, porém de maneira incompleta. 


ID
2129806
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social

Acerca da função da vigilância sócio-assistencial, na Norma Operacional Básica de Assistência Social – NOBAS, 2004, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129809
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito às diretrizes de trabalho na área da Saúde do Idoso, do Pacto pela Saúde (Portaria n. 399, de 22 de fevereiro de 2006), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde, coleguinh@s!

     

    Para efeitos desse Pacto será considerada idosa a pessoa com 60 anos ou mais  -  O trabalho nesta área deve seguir as seguintes diretrizes:

     

    Promoção do envelhecimento ativo e saudável;

    Atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa;

    Estímulo às ações intersetoriais, visando à integralidade da atenção;

    A implantação de serviços de atenção domiciliar;

    O acolhimento preferencial em unidades de saúde, respeitado o critério de risco;

    Provimento de recursos capazes de assegurar qualidade da atenção à saúde da pessoa idosa;

    Fortalecimento da participação social;

    Formação e educação permanente dos profissionais de saúde do SUS na área de saúde da pessoa idosa;

    Divulgação e informação sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para profissionais de saúde, gestores e usuários do SUS;

    Promoção de cooperação nacional e internacional das experiências na atenção à saúde da pessoa idosa;

    Apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas.

     

    Percebe-se que uma das características da banca ESAF é considerar erradas questões incompletas,ainda mais se tratanto de literalidade da lei. ;))

  • Não tem mais o que perguntar sobre o tema, ficam inventando essas palhaçadas!

  • Concordo com seu Kleber...questáo muito mal elaborada...

    a resolucao diz:

    promocao ao envelhecimento ativo e saudável...

    dizer:

    PRomocao ao envelhecimento saudável nao pode ser considerada incorreta..

    se dissesse: promocao ao envelhecimento saudável, mas nao ativo..aí sim estaria incorreta.


ID
2129812
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange aos objetivos de Fortalecimento da Atenção Básica, no Pacto pela Saúde (Portaria n. 399, de 22 de fevereiro de 2006), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde, coleguinh@s!

     

    Das duas, uma:  pode, por equívoco, o QC ter colocado a alternativa correta letra E ( quando deveria ser a letra D), ou o examinador  quis causar .

     

    Objetivos do  Fortalecimento da Atenção Básica.

     

    Assumir a estratégia de saúde da família como estratégia prioritária para o fortalecimento da atenção básica, devendo seu desenvolvimento considerar as diferenças loco-regionais.

    Desenvolver ações de qualificação dos profissionais da atenção básica por meio de estratégias de educação permanente e de oferta de cursos de especialização e residência multiprofissional e em medicina da família.

    Consolidar e qualificar a estratégia de saúde da família nos pequenos e médios municípios.

    Ampliar e qualificar a estratégia de saúde da família nos grandes centros urbanos.

    Garantir a infra-estrutura necessária ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos suficientes para o conjunto de ações propostas para esses serviços.

    Garantir o financiamento da Atenção Básica como responsabilidade das três esferas de gestão do SUS.

    Aprimorar a inserção dos profissionais da Atenção Básica nas redes locais de saúde, por meio de vínculos de trabalho que favoreçam o provimento e fixação dos profissionais.

    Implantar o processo de monitoramento e avaliação da Atenção Básica nas três esferas de governo, com vistas à qualificação da gestão descentralizada.

    Apoiar diferentes modos de organização e fortalecimento da Atenção Básica que considere os princípios da estratégia de Saúde da Família, respeitando as especificidades loco-regionais.

  • PORTARIA MS 399/2006

     

    F – FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO BÁSICA

     

    1 - Objetivos

     

    Assumir a estratégia de saúde da família como estratégia prioritária para o fortalecimento da atenção básica, devendo seu desenvolvimento considerar as diferenças loco-regionais.

     

    Desenvolver ações de qualificação dos profissionais da atenção básica por meio de estratégias de educação permanente e de oferta de cursos de especialização e residência multiprofissional e em medicina da família.

     

    Consolidar e qualificar a estratégia de saúde da família nos pequenos e médios municípios.

     

    Ampliar e qualificar a estratégia de saúde da família nos grandes centros urbanos.

     

    Garantir a infra-estrutura necessária ao funcionamento das Unidades Básicas de Saúde, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos suficientes para o conjunto de ações propostas para esses serviços.

     

    Garantir o financiamento da Atenção Básica como responsabilidade das três esferas de gestão do SUS.

     

    Aprimorar a inserção dos profissionais da Atenção Básica nas redes locais de saúde, por meio de vínculos de trabalho que favoreçam o provimento e fixação dos profissionais.

     

    Implantar o processo de monitoramento e avaliação da Atenção Básica nas três esferas de governo, com vistas à qualificação da gestão descentralizada.

     

    Apoiar diferentes modos de organização e fortalecimento da Atenção Básica que considere os princípios da estratégia de Saúde da Família, respeitando as especificidades loco-regionais.

  • a)Assumir a estratégia de saúde pública como prioritária, devendo seu desenvolvimento considerar as diferenças regionais. "ERRADO" LOCO-regionais 

     b)Consolidar e qualificar a estratégia de saúde pública nos pequenos e médios municípios. ERRADO. Saúde da FAMÍLIA

     c)Ampliar e qualificar a estratégia de saúde pública nos grandes centros urbanos. ERRADO. Saúde da FAMÍLIA

     d)Implantar o processo de monitoramento e avaliação da Atenção Básica com vistas à qualificação da gestão centralizada. ERRADO. DESCentralizada

     e)Aprimorar a inserção dos profissionais da Atenção Básica nas redes locais de saúde, por meio de vínculos de trabalho que favoreçam o provimento e fixação dos profissionais. CORRETO. 

     

    PURO DECOREBA :-(

     

     

     


ID
2129815
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca dos objetivos do Pacto Pela Vida (Portaria n. 399, Pacto pela Saúde, de 22 de fevereiro de 2006), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde, coleguinh@s!

     

    As prioridades do Pacto em Defesa do SUS são:

     

    IMPLEMENTAR UM PROJETO PERMANENTE DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL COM A FINALIDADE DE:

    Mostrar a saúde como direito de cidadania e o SUS como sistema público universal garantidor desses direitos;

    Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional nº 29, pelo Congresso Nacional;

    Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde.

    Aprovar o orçamento do SUS, composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas.

  • PORTARIA 399/2006

     

    I – O PACTO PELA VIDA:

    O Pacto pela Vida está constituído por um conjunto de compromissos sanitários, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da análise da situação de saúde do País e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais.

    Significa uma ação prioritária no campo da saúde que deverá ser executada com foco em resultados e com a explicitação inequívoca dos compromissos orçamentários e financeiros para o alcance desses resultados.

     

    As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos para 2006 são:

     

    SAÚDE DO IDOSO:

    Implantar a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, buscando a atenção integral.

     

    CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA:

    Contribuir para a redução da mortalidade por câncer de colo do útero e de mama.

     

    MORTALIDADE INFANTIL E MATERNA:

    Reduzir a mortalidade materna, infantil neonatal, infantil por doença diarréica e por pneumonias.

     

    DOENÇAS EMERGENTES E ENDEMIAS, COM ÊNFASE NA DENGUE, HANSENÍASE, TUBERCULOSE, MALÁRIA E INFLUENZA

    Fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde às doenças emergentes e endemias.

     

    PROMOÇÃO DA SAÚDE:

    Elaborar e implantar a Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na adoção de hábitos saudáveis por parte da população brasileira, de forma a internalizar a responsabilidade individual da prática de atividade física regula,r alimentação saudável e combate ao tabagismo.

     

    ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE

    Consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do SUS.

  • a)Mostrar a saúde como direito de cidadania e o Sistema Único de Saúde (SUS), como sistema público universal garantidor desses direitos. ERRADO > Prioridade do PACTO EM DEFESA DO SUS

     b)Consolidar e qualificar a estratégia da Saúde da Família como modelo de atenção básica à saúde e como centro ordenador das redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). CORRETO. 

     c)Alcançar, no curto prazo, a regulamentação da Emenda Constitucional n. 29, pelo Congresso Nacional. ERRADO > Prioridade do PACTO EM DEFESA DO SUS

     d)Garantir, no longo prazo, o incremento dos recursos orçamentários e financeiros para a saúde. ERRADO > Prioridade do PACTO EM DEFESA DO SUS

     e)Aprovar o orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS), composto pelos orçamentos das três esferas de gestão, explicitando o compromisso de cada uma delas. ERRADO > Prioridade do PACTO EM DEFESA DO SUS

  • COMENTÁRIOS

    Com exceção da letra B, todas são prioridades do PACTO EM DEFESA DO SUS e não PACTO PELA VIDA.

    RESPOSTA: B.


ID
2129818
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange às responsabilidades e atribuições do Ministério da Saúde e Órgãos Vinculados, relacionadas à Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    PORTARIA Nº 2.836, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2011

    Institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT).

    Art. 4º Compete ao Ministério da Saúde:

    VIII -elaborar protocolos clínicos acerca do uso de hormônios, implante de próteses de silicone para travestis e transexuais.

  • Não entendi, a letra E não traz uma competência do MS na lei, mas sim um objetivo específico

    XV - buscar no âmbito da saúde suplementar a garantia da extensão da cobertura dos planos e seguros privados de saúde ao cônjuge dependente para casais de lésbicas, gays e bissexuais;


ID
2129821
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange às diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar – SISAN, na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN (Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 9o  O SISAN tem como base as seguintes diretrizes:

    I – promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;

    II – descentralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;

    III – monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;

    IV – conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;

    V – articulação entre orçamento e gestão; e

    VI – estímulo ao desenvolvimento de pesquisas e à capacitação de recursos humanos.


ID
2129824
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à inadmissibilidade das comunicações de violações das disposições da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de 13 de dezembro de 2006 (Organização das Nações Unidas – ONU), assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • PROTOCOLO FACULTATIVO À CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 

    Artigo 2. O Comitê considerará inadmissível a comunicação quando: 

    a) A comunicação for anônima;

    b) A comunicação constituir abuso do direito de submeter tais comunicações ou for incompatível com as disposições da Convenção; 

    c) A mesma matéria já tenha sido examinada pelo Comitê ou tenha sido ou estiver sendo examinada sob outro procedimento de investigação ou resolução internacional;

    d) Não tenham sido esgotados todos os recursos internos disponíveis, SALVO no caso em que a tramitação desses recursos se prolongue injustificadamente, ou seja improvável que se obtenha com eles solução efetiva; 

    e) A comunicação estiver precariamente fundamentada ou não for suficientemente substanciada; ou

    f) Os fatos que motivaram a comunicação tenham ocorrido antes da entrada em vigor do presente Protocolo para o Estado Parte em apreço, salvo se os fatos continuaram ocorrendo após aquela data. 

  • a)      Quando a comunicação estiver precariamente fundamentada ou não for suficientemente substanciada. CORRETO Artigo 2, letra e do Protocolo Facultativo à Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

    b)      Quando a comunicação constituir um abuso do direito de submeter tais comunicações ou for incompatível com as disposições da Convenção. CORRETO CORRETO Artigo 2, letra b do Protocolo Facultativo à Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

    c)       Quando a comunicação for imputável a quem deu causa (indivíduo ou grupos). ERRADO

    d)      Quando não tenham sido esgotados todos os recursos internos disponíveis, salvo no caso em que a tramitação desses recursos se prolongue injustificadamente ou seja improvável que se obtenha com eles solução efetiva. CORRETO Artigo 2, letra d do Protocolo Facultativo à Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

    e)      Quando a mesma matéria já tenha sido examinada pelo Comitê ou tenha sido ou estiver sendo examinada sob outro procedimento de investigação ou resolução internacional. CORRETO Artigo 2, letra c do Protocolo Facultativo à Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

  • Inadmissibilidade = O que não é admissível, não é aceito, não é correto.


ID
2129827
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a temática Projeto Ético-Político Profissional do Serviço Social, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde, coleguinh@s!

     

    Os projetos societários são projetos coletivos; mas seu traço peculiar reside no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade. Somente eles apresentam esta característica – os outros projetos coletivos (por exemplo, os projetos profissionais, de que trataremos adiante) não possuem este nível de amplitude e inclusividade.

     

    file:///C:/Users/Cliente/Downloads/aconstruodoprojetotico-polticodoserviosocial-jospaulonetto-121129152534-phpapp02.pdf


ID
2129830
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a questão do Estado brasileiro e o surgimento dos espaços públicos não estatais, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde, coleguinhas!

     

    O texto constitucional não apenas reafirmou que o Brasil constitui uma república, como também estabeleceu algumas das balizas que visam favorecer a cultura republicana, ainda que não tenha delimitado completamente seus contornos. Alguns exemplos são a fixação do princípio da publicidade das contas e dos atos dos órgãos públicos; a incorporação da participação social na formulação de políticas em diversas áreas, bem como do controle do Estado pela sociedade; o reconhecimento de associações civis – como os partidos políticos e os sindicatos – como agentes do controle da constitucionalidade das leis; e a atribuição funcional de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses difusos ao Ministério Público (MP). Ao lado dos direitos e dos deveres individuais e coletivos, essas e outras previsões constitucionais têm contribuído para o surgimento de instigantes experiências no espaço público – especialmente em torno do Estado – marcadas pela mobilização de diferentes atores para tratar dos mais variados assuntos de interesse da sociedade.

  • Os processos que ensejam uma maior limitação da participação da sociedade nas decisões políticas por meio, principalmente, das esferas públicas não estatais, tiveram início nos anos 1990.


ID
2129833
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação à temática Estado, políticas sociais e movimentos sociais, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Dizer que a luta por ampliação dos direitos sociais não encontrou barreiras estruturais é um equivoco. Uma vez que , é sabido no período pós ditadura militar eclodiram na sociedade diversos movimentos sociais em busca de garantia e/ou ampliação de direitos, dentre eles podemos citar os direitos de crianças e adolescentes, que em período anterior eram visto como "adultos em miniatura", em condição irregular e sujeitos de marginalização e somente após a CF/88 e o ECA passaram a serem considerados sujeitos de direitos em condição peculiar de desenvolvimento e que necessitam de proteção integral contrariando assim o que estava disposto na legislação anterior, Código de Menores. 

    O neoliberalismo em si já traz consigo uma serie de barreiras para a efetivação dos direitos sociais, dentre elas: redução dos recursos para as politicas sociais tornando-as seletivas e de caráter imediatista . 

     

     

    Espero ter contribuido para os estudos de vocês !

  • Gabarito E

    No cenário do neoliberalismo a luta pela ampliação dos direitos sociais encontra barreiras estruturais uma vez que a proposta de reforma do Estado encaminhada pelos governos desmonta o que foi conquistado, no caso do Brasil, no final da década de 1980. Sob a máscara de novidade a antiga proposta de “reformar” o Estado de acordo com as necessidades do capital ressurge como alternativa à “crise de governabilidade” provocada pela crise econômica e fiscal na qual o país estava mergulhado.

    A) Os anos 1980 foram marcados pelo domínio dos movimentos sociais na cena política brasileira. Protagonistas da luta contra a ditadura militar e pela democratização do país, os movimentos sociais exigiam do Estado não apenas participação política no processo decisório das políticas públicas, mas o responsabilizavam pela situação de precariedade em que vivia a maioria da população. Utilizavam os mais variados instrumentos de luta como passeatas, greves, caravanas, etc, para pressionarem o Estado por direitos sociais. 

    B) As duas últimas décadas do século XX são paradoxais para os movimentos sociais no Brasil. Inicia-se a década de 1980 com novos movimentos sociais entrando em cena que, nas palavras de Sader, significou "o aparecimento de um novo tipo de expressão dos trabalhadores, que poderia ser contrastado com o libertário, das primeiras décadas do século, ou com o populista após 1945" (Sader, 1988: 36-7).

    C) O processo de reorganização das forças políticas em meados da década de 1980 nos legou a Nova República e um acirrado debate em torno da concepção de democracia e conseqüentemente da natureza da participação popular no interior do Estado.

    D ) Infelizmente na década de 1990 a maioria dos movimentos sociais não manteve a radicalidade característica dos anos 1980, apesar de não terem sido amenizadas as péssimas condições de vida. As manifestações populares foram redefinidas se aproximando da forma de campanhas, cujos principais protagonistas são as ONGs. Voltam-se sobretudo para questões de caráter ético-moral e de solidariedade individual em que se convoca a "sociedade civil" para buscar alternativas para a pobreza, a violência e a corrupção. São ilustrativos dessa época o Movimento Ética na Política, a Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, o Movimento Viva Rio. 

    Artigo Estado, movimentos sociais e ONGs na era do neoliberalismo - Ilse Gomes (UFMA); Joana Coutinho (NEILS).


ID
2129836
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a questão do Estado brasileiro e o surgimento dos espaços públicos não estatais assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O debate sobre um novo paradigma estatal surge num momento no qual se percebe o fortalecimento dos partidos políticos em representarem seus ideais e os de seus partidários.


ID
2129839
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir acerca da temática Estado e Sociedade Civil e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Numa perspectiva liberal as ONGs não seriam nem um instrumento de racionalização do Estado devido à eficiência deste na distribuição dos recursos e, o desenvolvimento das ONGs também não possibilitaria uma transferência de responsabilidades do Estado.


ID
2129842
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à temática Sociedade Civil e Movimentos Sociais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129845
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à temática Sociedade Civil e Movimentos Sociais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção correta:

Alternativas

ID
2129848
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social

Em relação a temática Associativismo Local assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129851
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação a temática Associativismo Local assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129854
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir sobre a temática Formas de Articulação Interorganizacionais e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129857
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à temática Movimentos sociais e Mobilizações na Esfera Pública, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129860
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às redes de movimentos sociais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129863
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a temática Movimentos Sociais, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129866
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à temática Movimentos Sociais e novos atores sociais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • C


ID
2129869
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre os Movimentos sociais no Brasil, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A partir da década de 1980 a emergência dos novos movimentos sociais dá visibilidade a formas novas de organização dos trabalhadores, às
    vezes em oposição mesmo às estruturas tradicionais dos partidos políticos e sindicatos. Tais movimentos colocaram questões novas, como as demandas encetadas por mulheres, homossexuais, negros e minorias de todos os matizes.
     

     

     

     

     

    Tá tudo aqui:

     http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/segundosimposio/ilsegomesejoanaaparecidacoutinho.pdf

     

    http://www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a04v2797.pdf

  • E ,,muit bom


ID
2129872
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social

Acerca dos aspectos históricos relativos aos Movimentos Sociais no Brasil, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129875
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à temática Cidadania Coletiva e Emergência de Espaços Públicos não Estatais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129878
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação à temática Globalização, redes de movimentos sociais, cidadania julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    O processo de globalização desencadeou vários problemas socioeconômicos em diversas partes do globo e deu origem aos movimentos antiglobalização formados por distintas organizações da sociedade civil entre as quais se encontram sindicatos, movimentos ambientalistas, grupos indígenas, excluindo apenas Organizações Não Governamentais.


ID
2129881
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação à temática Globalização, Redes de Movimentos Sociais, Cidadania julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Movimentos sociais antiglobalização??


ID
2129884
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a temática Globalização, redes de movimentos sociais, cidadania julgue as proposições a seguir e assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2129887
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que tange à concepção do Estado em Karl Marx, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = LETRA B)

    ---------------------------------------------------------

     

    A = ERRADO.

    Karl Marx destruiu a burguesia em O Capital. Longe dele admitir que o estado burgês iria constituir uma instância de proteção ao proletariado.

    ---------------------------------------------------------

    B = CERTO.

    Karl Marx abordou exatamente isso em O Capital, ao revelar as entranhas do sistema capitalista opressor, ele mostrou ao mundo que o estado burguês concentrava o poder, se centralizava em si mesmo, se fortalecendo, fortificando a elite dominante e massacrando o proletariado.

    ---------------------------------------------------------

    C = ERRADO.

    O Estado burguês constitui um princípio de opressão e concentração de poder, segundo Karl Marx.

    ---------------------------------------------------------

    D = ERRADO.

    O Estado burguês constitui uma instância apenas voltada e centrada aos interesses particulares, ou seja, a vil elite capitalista, ou aos pequenos burgueses, segundo Karl Marx.

    ---------------------------------------------------------

    E = ERRADO.

    O Estado burguês, segundo Karl Marx, constitui uma esfera negativa e negra da sociabilidade humana. Onde já se viu sociabilidade, num sistema fabril opressor, com dezenas de mutilações em máquinas, crianças trabalhando 16 horas por dia e o proletariado desmaiando aos pés das máquinas?

    ---------------------------------------------------------


ID
2129890
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das Respostas do Projeto Neoliberal à Questão Social, é incorreto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • As políticas sociais são centralizadas administrativamente, o que implica apenas numa concentração financeira e executiva, mantendo uma centralização normativa e política.

  • Neoliberalismo: focalização privatização descentralização (no caso, da responsabilidade do estado, passando isso para a sociedade civil) Exemplo: " sociedade Solidária "
  • Letra (D) PELO GABARITO


ID
2129893
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação à temática Questão Social e o Surgimento das Políticas Sociais, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O Programa Fome Zero possibilita a vinculação entre a Política de Segurança Alimentar e Nutricional e a necessidade de repensar a ação do Estado sem, no entanto, basear-se nos princípios que têm por base a transversalidade e intersetorialidade das ações estatais.


ID
2129896
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir relativas ao Conceito de Política Social e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os critérios para alocar recursos seguem basicamente três modalidades: tradição; mercado; política e supõe que o surgimento de uma está diretamente relacionado com o desaparecimento de outra.ERRADA


ID
2129899
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A partir da compreensão de políticas sociais como intervenções estatais condicionadas pela demanda existente e pelo contexto histórico no qual emergem, julgue os itens a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • As diferentes formas assumidas pela proteção, desde o surgimento do Estado Moderno, podem ser, agrupadas em três modalidades principais: Assistência Social, Seguro Social e o Estado do Bem-Estar Social. Essas modalidades predominaram conjuntamente como padrão indistinto de intervenção estatal no trato das questões sociais.

  • Gab: A (incorreta).

    Texto base: Política social e democracia: reflexões sobre o legado da seguridade social. Sonia Maria Fleury Teixeira

    As diferentes formas assumidas pela proteção podem ser separadas a partir do contexto social e político no qual historicamente tiveram origem, desde o surgimento do Estado Moderno. Assim, poderíamos distinguir três modalidades principais: Assistência Social, Seguro Social e o Estado do Bem-Estar Social. Para além de sua origem em momentos distintos, trata-se de assinalar que tais modalidades foram marcadas por estes contextos, diferenciando-se também ao nível das relações políticas, jurídicas e institucionais.

    https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X1985000400002


ID
2129902
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito o surgimento do Welfare State no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Welfare State é produto de decisões autárquicas e com o objetivo político de regular aspectos da organização dos trabalhadores assalariados dos setores modernos da economia e da burocracia.

  • Alguém explica essa questão?

  • A questão foi um copia e cola de um artigo chamado "A Trajetória do Welfare State no Brasil: Papel Redistributivo das Políticas Sociais dos Anos 1930 aos Anos 1990." Vamos abstrair e partir pra próxima.


ID
2129905
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o significado do “compromisso de classe”, “compromisso Keynesiano” ou “compromisso fordista”, no marco do Welfare State, nos países industrializados, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Os “compromissos” referem-se à promoção das formas de subsistência alternativas ao assalariamento.

  • Gab: D

    O Estado regula simultaneamente o poder de capitalistas e trabalhadores ao administrar o que se convencionou chamar “compromisso de classe”, 

    “compromisso keynesiano” ou “compromisso fordista”. Esses 

    “compromissos” referem-se, respectivamente, à legitimação da propriedade privada dos meios de produção em troca de instituições políticas que permitem aos representantes dos trabalhadores a administração de parte da 

    economia [Esping-Andersen, 1990], à mediação de relações privadas por 

    instituições políticas democráticas com objetivos macroeconômicos 

    [Przeworksy e Wallerstein, 1988] e à redução do controle da organização do processo de trabalho e da inovação tecnológica pelos trabalhadores em troca 

    da redistribuição de ganhos de produtividade e pleno emprego [Lipietz, 1992]. (MEDEIROS, 2001, p.7)

    MEDEIROS, Marcelo. A trajetória do Welfare State no Brasil:papel redistributivo das políticas sociais dos anos 1930 aos anos 1990, texto para discussão n°852, IPEA, Brasília: dezembro de 2001.

  • Alguém me explica essa questão?


ID
2129908
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir sobre a temática Estado Brasileiro e Proteção Social e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Parei de tentar responder quando li lula...

  • GABARITO: LETRA A.


    O governo do LULA aumentou a rede de assistência, utilizando das políticas criadas pelo FHC.


    Força, guerreiros(as)!!

  • O governo Lula DEU AMPLITUDE a rede de assistência social criada no governo FHC e foram adotadas outras medidas de caráter universalizantes na área de assistência social no combate à pobreza e à desigualdade, com ampliação do volume de gastos e do escopo dos programas de transferência de renda.


ID
2129911
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social

Com relação à temática Estado brasileiro e Proteção Social, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129914
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social

Em relação ao Sistema de Políticas Sociais no Brasil é incorreto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • O GABARITO APONTADO PELA BANCA INICIALMENTE FOI " E "


ID
2129917
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre Trajetória de Reestruturação das Políticas Sociais nos anos de 1980, é correto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • A Constituição Federal em 1988 consagra novos direitos sociais e princípios de organização da política social.


ID
2129920
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social

Sobre as medidas de Proteção Social no governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, é incorreto afirmar.

Alternativas

ID
2129923
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir sobre a temática Construção da Política Social no Brasil e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Pelo contrário.

    As políticas sociais regrediram no governo Vargas (1937-1945) no que diz respeito à ampliação de serviços sociais.

  • No Brasil, as primeiras ações pontuais de política social surge na república velha onde podemos citar:

    em 1911 a regulação da jornada de trabalho para 12 horas diárias.

    em 1923 Lei Eloy Chaves que institui as CAPs

    Na era Vargas, tivemos em 1930 criação de ministérios como do Trabalho, saúde, Educação, 1932 carteira de trabalho, 1933 criação dos IAPs, 1942 legião brasileira de Assistência social.

    Então a questão está errada quando diz que essas ações regrediram.


ID
2129926
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As abordagens teóricas sobre os movimentos sociais, desenvolvidas pelas Ciências Sociais, são estimuladas pelas mutações ocorridas nos grupos e em seus comportamentos coletivos e cooperativos. Com base nessa afirmação, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
2129929
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a temática Movimentos Sociais e Ações Coletivas é incorreto afirmar.

Alternativas
Comentários
  • Para Evers, os novos movimentos sociais passaram a refletir um potencial que não diz somente respeito ao poder político como categoria central das ciências sociais, mas a uma contínua renovação de padrões socioculturais e sociopsíquicos que penetram as microestruturas das sociedades.

     

    http://www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a04v2797.pdf


ID
2129932
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir acerca da temática Política Social e Cidadania e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B.


    O erro da assertiva está em dizer que houve "diminuição das contradições", pelo contrário, houve um aumento das contradições.


    Força, guerreiros(as)!!


ID
2129935
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir sobre a temática Políticas Setoriais de Promoção Social no Campo da Educação e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O Fundo de Financiamento Estudantil(Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior.

    http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=fies

  • UAB: Decreto nº 5800, de 8 de junho de 2006


ID
2129938
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta no que diz respeito à finalidade da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).

Alternativas
Comentários
  • Lei estadual no 10.549 de 28 de dezembro de 2006

    Art. 7º - A Secretaria de Promoção da Igualdade - tem por finalidade planejar e executar políticas de promoção da igualdade racial e proteção dos direitos de indivíduos e grupos étnicos atingidos pela discriminação e demais formas de intolerância, bem assim, planejar e executar as políticas públicas de caráter transversal para as mulheres.

     

    § 3º - A Superintendência de Promoção da Igualdade Racial tem por finalidade orientar, apoiar, coordenar, acompanhar, controlar e executar programas e atividades voltadas à implementação de políticas e diretrizes para a promoção da igualdade e da proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos, afetados por discriminação racial e demais formas de intolerância.


ID
2129941
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta no que diz respeito à finalidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Alternativas
Comentários
  • Questão cobrou um instrumento normativo infralegal ou seja uma portaria de numero 80 de 2003 que trata das atribuiçoes da SPM, nessa tipo de situação o candidato deve ficar a tendo se há previsão no edital caso não tenho totalmente passível de recurso. Haja visto que as questões sempre atuam no campo das leis e decretos.

     

    Instagram @profravanleão 

    Especialista em Políticas Públicas - professor de DH e legislação extravagante - preparação INSS!

     


ID
2129944
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue as proposições a seguir acerca da temática Igualdade Racial e assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta ??

  • Resposta INCORRETA: Letra D.

    Art. 48 Estatuto da Igualdade Racial: 

    Finalidades do SINAPIR: 

    III:  Descentralizar a implementação de ações afirmativas pelos governos Estaduais, Distrital e Municipal. 

    O item fala que isso foi desconsiderado. Essa é a incorreção.