Primeira Forma Normal
Um esquema de relação R está na 1FN se todos os seus atributos forem atômicos (simples) e monovalorados, ou seja, não são permitidos atributos multivalorados, atributos compostos ou atributos multivalorados compostos.
Segunda Forma Normal
Para estar na 2NF uma tabela deve (1) estar na 1NF e (2) todos os seus atributos que não façam parte de alguma chave candidata devem ser determinados unicamente por qualquer chave candidata da tabela.
Se todas as chaves candidatas de uma tabela contiverem somente 1 atributo, esta já se encontra na 2NF.
Em outras palavras, se algum campo depender somente de parte de uma chave candidata composta (e não da chave composta como um todo), então este campo deve ser extraído para outra tabela
Terceira Forma Normal
A terceira forma normal (3NF) exige que a tabela esteja em 2NF e que todos os atributos que não são chave sejam mutuamente independentes, isto é, que não existam funções que definam um ao outro. Portanto, sempre a chave por inteiro deve definir toda a tabela.
Isto exige que atributos que não dependem diretamente da chave sejam separados em uma tabela distinta.
Em outras palavras, caso exista um ou mais atributos que dependam de um atributo não-chave, estes atributos deverão ser extraídos para outra tabela.
Forma normal Boyce/Codd (BCNF)
Definição que engloba as outras formas normais, e define que uma tabela está em BCNF se, e somente se, todo determinante funcional for em relação a uma chave candidata.
Na prática, uma tabela está em BCNF se estiver em 3NF e não existir dependência funcional dentro da chave primária.
Ou seja, se todos os atributos são funcionalmente dependentes da chave, de toda a chave e nada mais do que a chave. Ou, em outras palavras, todos os determinantes são chaves candidatas.
Um modelo que está em BCNF está pronto para ser implementado numa arquitetura de banco de dados relacional.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Normaliza%C3%A7%C3%A3o_em_banco_de_dados
Inicialmente Codd criou as três primeiras formas de normalização chamando-as de: primeira forma normal (1NF), segunda forma normal (2NF) e terceira forma normal (3NF). Depois, uma definição mais forte da 3NF foi proposta por Boyce-Codd, e é conhecida como forma normal de Boyce-Codd (FNBC). Na verdade, a FNBC é uma extensão da 3FN, que não resolvia certas anomalias presentes na informação contida em uma entidade. Essas anomalias somente ocorrem quando três condições aparecem juntas:
- a entidade tenha várias chaves candidatas;
- estas chaves candidatas sejam compostas (mais de um atributo);
- as chaves compostas compartilham pelo menos um atributo em comum (sobreposição)
O problema foi observado porque a 2FN e a 3FN só tratavam dos casos de dependência parcial e transitiva de atributos fora de qualquer chave, porém quando o atributo observado estiver contido em uma chave (primária ou candidata), ele não é captado pela verificação da 2FN e 3FN. Note, que uma relação em FNBC também está na 3FN. Porém, uma relação 3FN não necessariamente está na FNBC.
(Livro Projeto de Banco de Dados, Felipe Machado)