Os “métodos ativos” em educação musical representam uma quebra de paradigma
na história dessa área do conhecimento. Como afirma Fonterrada (2008), os métodos ativos
surgidos no início do século XIX vieram “como resposta a uma série de desafios provocados pelas
grandes mudanças ocorridas na sociedade ocidental na virada do século XIX para o XX”.
Complementa que “Os educadores musicais do início do século XX constituem-se em pioneiros no
ensino da música”. Os principais educadores musicais que representam os “métodos ativos” de
primeira geração são Émile Jaques-Dalcroze, Edgar Willems, Zoltán Kodály, Carl Orff e Shinichi
Suzuki. Em relação aos educadores musicais citados acima e suas propostas pedagógicas, relacione
a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Émile Jaques-Dalcroze.
2. Edgar Willems.
3. Zoltán Kodály.
4. Carl Orff.
5. Shinichi Suzuki.
Coluna 2
( ) Seus princípios são baseados na integração das linguagens artísticas e o ensino baseado no ritmo, no movimento e na improvisação. O ritmo “é a base sobre a qual se assenta a melodia
(...) e deveria provir do movimento, enquanto a melodia nasceria dos ritmos da fala”. A
improvisação propõe atividades de eco, pergunta e resposta e ostinatos.
( ) Seu método propõe a alfabetização musical através do canto, utilizando repertório de canções
folclóricas e nacionalistas. Utiliza um sistema de símbolos de duração rítmica, alturas relativas
(dó móvel) e a manossolfa.
( ) Sua proposta está baseada no estudo das “sensações auditivas e os fundamentos materiais do
som. (...) Estuda a audição sob três aspectos: sensorial, afetivo e mental”. A sensibilidade
sensorial auditiva é baseada na compreensão do som como entidade física (altura, duração,
intensidade e timbre); a sensibilidade afetiva auditiva está relacionada à emoção que a natureza
da música provoca e de suas relações com ser humano; e o aspecto mental está relacionado à
inteligência auditiva como as habilidades de comparação, julgamento, associação, análise,
síntese, memória, criatividade e escuta interior.
( ) Seu método propõe que a música “faça parte do meio da criança desde pequena, como ocorre a
língua materna”. A presença dos pais é fundamental no processo de musicalização das crianças.
A leitura musical é abordada posteriormente ao aprendizado do instrumento. A repetição, a
execução “de ouvido”, o estímulo à memória e a formação de repertório são alguns dos
procedimentos utilizados nesse método.
( ) Sua proposta é “um trabalho sistemático de educação musical baseado no movimento corporal e
na habilidade de escuta”. Seu sistema “fornece instrumentos para o desenvolvimento integral da
pessoa, por meio da música e do movimento, (...) desenvolvendo a escuta ativa, a voz cantada,
o movimento corporal e o uso do espaço. A escuta e os aspectos psicomotores estão
intrinsicamente interligados, proporcionando a compreensão, ação e sensibilidade musicais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: