SóProvas



Prova FUNDEP - 2013 - BHTRANS - Pedagogo


ID
990202
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as fases do processo de avaliação apresentado por Zabala (1988),é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Zabala(2002) a Avaliação não deve se limitar apenas ao aluno, mas também à classe/grupo, inclusive professores. O processo de ensino é a própria forma de avaliação, sendo que a Avaliação Inicial (diagnóstica), a Reguladora (como o aluno aprende) modificação e melhora contínua do aluno e a Avaliação Integradora (todo percurso  do aluno) informe global do processo.

    Espero ter contribuido, espero que mais pessoas comecem a contribuir comentando assuntos pedagógico.
  • Letra C Zabala (1988) apresenta as fases do processo da avaliação: inicial, reguladora, integradora, no entanto, a mesma deve compreender todo o processo e não somente o aluno.  a) a avaliação inicial consiste em conhecer o que cada aluno sabe, favorecendo um trabalho de nivelamento antes de se iniciar o conteúdo pretendido.  b) a avaliação reguladora consiste em conhecer como cada aluno aprende ao longo do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a sua adaptação à metodologia.   c) a avaliação integradora consiste em conhecer todo o percurso do aluno sendo uma compreensão e valoração sobre o processo seguido. d) a avaliação global consiste em conhecer os resultados obtidos e os conhecimentos adquiridos ao final do processo. (não tem)

  • alternativa a - avaliação inicial ou diagnostica;

    alternativa b - avaliação reguladora ou formativa;

    alternativa c - avaliação final integradora ou somatica;

    alternativa d - avaliação global (Zabala não utiliza esse termo)


ID
990211
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em cada uma das abordagens apresentadas por Mizukami (1986),a avaliação da aprendizagem apresenta diferentes características.

Alternativas
Comentários
  • Na Abordagem Comportamentalista, a avaliação ocorre durante todo processo e não apenasao final do mesmo, como indica a opção d.
  • Concordo com a Letra D, mas acredito que a Letra B também está correta: "na abordagem tradicional, a avaliação visa à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula por meio de provas, exames, chamadas orais.". Sendo assim, fiquei na dúvida sobre este gabarito...
  • Gabarito D, porém a B encontra se correta também.
  • Enunciado B está errado porque os exames e provas não são orais,  o D suscita dúvidas por causa da palavra apenas. Questão mal formulada na minha opinião.

  • "Avaliação: A avaliação na abordagem comportamenal consiste em constatar se o aluno aprendeu e atingiu seus objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada." Disponível em: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/abordagem-comportamentalista/

    Ou seja, na abordagem comportamentalista, a avaliação, ainda que focada no resultado prático, não avalia somente no final, mas durante todo o processo. Acho a questão passível de anulação.


    Qual o erro da B, por exemplo?

  • Credo, que questão horrível, confusa... o próprio enunciado está "solto", não direciona aluno que realiza a resolução da questão. E as alternativas também confusas. Que horror!!!

  • Procurando a diferença entre essa questão e um saco de lixo.

  • A questão sem dúvida está muito mal elaborada, porém faz parte quando nós nos propomos a participar de concursos. Na verdade a questão procura a alternativa incorreta, que está na letra D. Segundo Mizukami (1986, p. 34-35) a avaliação na Abordagem Comportamentalista ocorre como pré-testagem, durante o processo de enino e no final do processo, para ver se o aluno progrediu no comportamento desejável. As demais alternativa não apresentam erros.

  • Pergunta está mal formulada, o certo seria perguntar o incorreto e daí a resposta certa é a D.


ID
990214
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São características da abordagem sociocultural segundo Mizukami (1986), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Concordo com os comentários anteriores, talvez fosse interessante revisar essa questão.
  • Gabarito: C

    Essa questão está incorreta pois ele afirma que é somente o meio que age sobre o sujeito, sendo que na abordagem sociocultural tanto o meio age sobre o sujeito quanto o sujeito AGE também sobre o meio.


    :)
  • DA FORMA COMO O ENUNCIADO É COLOCADO O SUJEITO É PRODUTO DO MEIO E NÃO TRANSFORMADOR E INFLUENCIADO PELO MESMO, PORTANTO NÃO É SOCIOCULTURAL, MAS AMBIENTAL. QUESTÃO MAL ELABORADA.

  • Pessoal, 

    o enunciado da questão refere-se ao EXCETO, portanto, correta a alternativa C, já que, Essa questão está incorreta pois ele afirma que é somente o meio que age sobre o sujeito, sendo que na abordagem sociocultural tanto o meio age sobre o sujeito quanto o sujeito AGE também sobre o meio.

  • Na ótica sociocultural segundo Mizukami, o conhecimento, e eventualmente os níveis de consciência, são construídos em uma abordagem interacionista. Na assertiva (C) estamos diante de uma abordagem empirista a qual, por sua vez, corresponde ao primado do objeto em detrimento do sujeito e não em uma relação de equivalência entre ambos como deveria ser.

  • C

  • Gabarito C). A tendência libertadora de Libâneo ou a abordagem Sociocultural de Mizukami, falam sobre a pedagogia de Paulo Freire. Esse, não desconsidera a influência do meio sobre o sujeito, entretanto reconhece o homem como sujeito da educação, ou seja, o homem é único e intervém na sociedade. O erro do excerto é dizer que a consciência resulta das ações do meio sobre o sujeito, o que é o contrário: a consciência resultada principalmente das ações/atuações dos indivíduos sobre o meio.

    #vousernomeado


ID
990217
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação às abordagens apresentadas por Mizukami (1986), é INCORRETO afirmar que,

Alternativas
Comentários
  • Abordagem cognitivista:  O aluno aprende dependendo do estágio em que se encontra, então, o educador realizará atividades desafiadoras para o pensamento do aluno e gerar conflitos cognitivos que permitam a participação integral e os ajudem a buscar novas respostas.

    Abordagem humanista: aqui a aprendizagem é responsabilidade do estudante e a instituição funcionará como facilitadora assim o professor deve criar condições para que o aluno aprenda.

    “A abordagem foca predominantemente o desenvolvimento da personalidade dos indivíduos e tem Carl Rogers como um de seus principais teóricos.”(Schultz, 1992).



  • Alguma explicação? hehe

  • B

    tanto na abordagem cognitivista, quanto na abordagem humanista, o professor tem um papel não diretivo, aquele que apenas cria condições para que os alunos aprendam.


ID
990220
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Lopes (1993), são características do planejamento educacional participativo e transformador, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A.

    Características do Planejamento Participativo:

    • Não há fragmentação nem hierarquização das ações. As ações são coordenadas. O trabalho que a orientação educacional faz, por exemplo, é coordenado com o trabalho que a supervisão pedagógica da escola faz. Não existe uma ação mais importante que a outra, no sentido de que as ações da escola, como um todo, são importantes.

    • Seu caráter democrático não dispensa um coordenador e a participação de especialistas que não fazem parte da comunidade. Pode haver a participação de especialistas que não fazem parte da comunidade escolar contribuindo. Um pesquisador que contribui com fundamentação teórica a respeito de um tema, por exemplo. Mas esses especialistas não serão os responsáveis por entregar o planejamento.

    • Não adota os princípios tayloristas (controle/fragmentação).


ID
990232
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Saviani (1983), qual a identificação CORRETA da abordagem da ação pedagógica centrada no processo e daquela que tem seu centro no produto?

Alternativas
Comentários
  • Para o estudioso, a composição das teorias não-críticas é feita pela pedagogia tradicional, a pedagogia da escola nova e a pedagogia tecnicista; já as teorias crítico-reprodutivistas são a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, teoria da escola como aparelho ideológico de Estado e a teoria da escola dualista; a última, a teoria crítica que está sendo aperfeiçoada, nos remete à mudança de paradigmas. Não é nosso foco, neste trabalho, discorremos acerca das três concepções definidas pelo estudioso. Buscaremos, em linhas gerais, expor e discutir a importância da teoria crítica, pois esta é defendida e comungada durante todo este texto. 


ID
990241
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na década de 1930, os métodos modernos se contrapunham a um modelo de ensino considerado ultrapassado e verbalista (LOPES, 1991). Tais críticas se dirigiam.

Alternativas
Comentários
  • Pelo enunciado da questão  ao tratar das caracteristicas de um "modelo de ensino considerado ultrapassado e verbalista", dá para compreendermos que se trata do ensino tradicional. Este, por sua vez,  tem como principal caracteristica as aulas expositivas (verbalista). Com esta analise a questão fica bem tranquila de ser resolvida. Alternativa A.
  • Gabarito A - Década de 30 na educação 
    Reconhecimento da educação como direito na CF de 1934; Revolução de 30 com o rompimento da república velha; Marcada pelo movimento Otimismo pedagógico com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932.
    A educação para Escola Nova tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida. Então, para ele, a educação teria uma função democratizadora de igualar as oportunidades. De acordo com o ideário da escola nova, quando falamos de direitos iguais perante a lei, devemos estar aludindo a direitos de oportunidades iguais perante a lei. Criticava o modelo tradicional, com métodos para eles considerados ineficientes como as aulas expositivas.

ID
990244
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a teoria do “Estudo do Meio” (FELTRAN, 1991), é CORRETO afirmar :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D -  FELTRAN não obrigatório envolver todas as ele afirma "O Estudo do Meio abre espaço para o estudo conjunto de uma determinada problemática por várias áreas do conhecimento que se disponham ao cuidadoso trabalho interdisciplinar, superando a arbitrária justaposição de conteúdos.  O Estudo do Meio, ao mesmo tempo em que veicula uma determinada concepção sobre a relação Homem/Sociedade, organiza-se com a finalidade de explicitar essa relação. Estudar o meio, a realidade, a vida, significa tentar encontrar elementos para melhor compreender a interação do homem com o mundo."

    O autor não afirma que é atividade extracurricular;
    que é imprescindível sir da escola, e que passeios e;
    viajens não se caracterizaria como estudo do meio. 

ID
990247
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece no Art. 61 que a velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito. O § 1º deste artigo especifica que onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima nas vias urbanas será de:

Alternativas
Comentários
  • Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

            § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

            I - nas vias urbanas:

            a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

            b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

            c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

            d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

         

            Art. 62. A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via.

  • Essa questão está correta relacionada a vias urbanas.
    Sendo que:
     na via local a velocidade máxima é de 30 KM/h 
    e na via arterial velocidade maxima é de 60KM/h <--- NA ALTERNATIVA B ELE FALA 70 KM/H
    conforme consta no Art. 61.

  • sinceramente não entendi esta questõa alguem pode me explicar por favor?
  • Grigoria,
    A regra de acordo com o código de Trânsito é que os limites de velocidades serão indicados por meio de sinalização(placas por exemplo).Essas sinalizações indicarão qual será o limite de velocidade nas vias.Porém o Código faz uma previsão no § 1º que em alguns casos não haverá a sinalização, e mesmo assim o condutor terá um limite de velocidade de acordo com a via.Já imaginou uma via local, sem placas de sinalização, onde cada um pode andar na velocidade que desejar?Acontece que o código classifica cada via da seguinte forma:
    Art. 60. As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:

            I - vias urbanas:

            a) via de trânsito rápido;

            b) via arterial;

            c) via coletora;

            d) via local;

            II - vias rurais:

            a) rodovias;


            b) estradas
    Este artigo especifica que onde não existir sinalização regulamentadora, (nas vias acima)a velocidade máxima nas vias será de:

    No caso de vias urbanas:

            a) oitenta quilômetros por hora, nas vias de trânsito rápido:

            b) sessenta quilômetros por hora, nas vias arteriais;

            c) quarenta quilômetros por hora, nas vias coletoras;

            d) trinta quilômetros por hora, nas vias locais;

    Espero ter ajudado.

  • Questão que precisa de uma leitura atenta. A letra B,fala setenta,ou certo,séria 60.
    O certo é ''D''
    ''A'' é 80, ''C'' É 40

  • Olá pessoal, eu fiz assim 

    (local)30= 60(arterial)

    (coletora)40=80 (transito rápido)

    percebam que uma é o dobro da outra!

    ou

    60/30=80/40

  • DICA:  R.A.Co. L.

    R...........> 80

    A...........> 60

    Co.........> 40

    L...........> 30

  • dica: TR A CO LO  ( TRACOLO)

             80 60 40 30

  • Limite de Velocidade onde não houver Sinalização.

    Vias Urbanas.

    Vias de Trânsito Rápido: 80 Km/h.

    Vias Arteriais: 60 Km/h.

    Vias Coletoras: 40 Km/h.

    Vias Locais: 30 Km/h.

    Vias Rurais.

    Rodovias de Pista Dupla.

    Automóveis, Camionetas e Motocicletas: 110 Km/h.

    Demais Veículos: 90 Km/h.

    Rodovias de Pista Simples.

    Automóveis, Camionetas e Motocicletas: 100 Km/h.

    Demais Veículos: 90 Km/h.

    Estradas: 60 Km/h.

  •      Art. 61. A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

           § 1º Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima será de:

           I - nas vias urbanas:

    a)    80 km/h, nas vias de trânsito rápido:

    b)    60 km/h, nas vias arteriais;

    c)     40 km/h, nas vias coletoras;

    d)    30 km/h, nas vias locais;

           

           II - nas vias rurais:

            a) nas rodovias de pista DUPLA:          

    1. 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas;       

    2. 90 km/h para os demais veículos;  

            b) nas rodovias de pista SIMPLES:          

    1. 100 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas;          

    2. 90 km/h para os demais veículos;         

    c) nas estradas: 60 km/h.

    GAB - E

  • Gabarito: D

    Via Local: 30 km/h , caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local/restrito. Ex: condomínio residencial.

  • o item b não estaria correto tbm?


ID
990250
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

No artigo 87 do Código de Trânsito Brasileiro, os sinais de trânsito são classificados em seis categorias. São categorias presentes no referido artigo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O CTB no seu artigo 87 traz o seguinte:

    "Art. 87. Os sinais de trânsito classificam-se em:

            I - verticais;

            II - horizontais;

            III - dispositivos de sinalização auxiliar;

            IV - luminosos;

            V - sonoros;

            VI - gestos do agente de trânsito e do condutor."



    Bons estudos a todos.

  • A resolução 160 / 04 alterou o art 87 , novo texto : 

    Os sinais de trânsito classificam-se em: I - vertical; II - horizontal; III - dispositivos auxiliares; IV – sinalização semafórica; V- Sinalização de obras VI - gestos; VII – sinais sonoros


    tecnicamente "luminosos" tambem esta errado 
  • A resolução 160/04 não alterou o artigo 87 do CTB, ela apenas exemplificou e substituiu modificando o anexo II do CTB.
    Os sinais de Trãnsito continuam classificados como consta expressamente o artigo 87 do CTB.
    Bons estudos a todos.

  • Nem para cair uma questão dessa na minha prova. rsrs
    Questão dada.
    Bons estudos a todos!
  • para mim todas estao certas
  • Na minha prova não cai uma dessas nem a pau! 

  • Art. 87. Os sinais de trânsito classificamse

    em:

    I verticais;

    II horizontais;

    III dispositivos

    de sinalização auxiliar;

    IV luminosos;

    V sonoros;

    VI gestos

    do agente de trânsito e do condutor.

  • Resposta: "c".

    CORRIJAM-ME SE ESTIVER EQUIVOCADA!!!!!

    Cuidado!!!! se a questão pedir "2º a Resolução 160/2004 do CONTRAN:

    1- VERTICAL

    2- HORIZONTAL

    3- DISPOSITIVOS DE SINALIZAÇÃO AUXILIAR

    4- SEMAFÓRICOS

    5- SINALIZAÇÃO DE OBRAS

    6- GESTOS

    7- SONOROS

    GRATA.

  • "Ve HoDi LuSo Ge" (é engraçado e até parece sem nexo, mas eu aprendi assim (:)

    verticais;

    horizontais;

    dispositivos de sinalização auxiliar;

    luminosos;

    sonoros;

    gestos do agente de trânsito e do condutor.


ID
990253
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito

De acordo com o Artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro, ao praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor,o agente tem a pena aumentada de um terço à metade,em caso de,EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar o que aconteceria com o infrator na alternativa B se ele estive com concentração de alcool acima de 6decigramas por litro de sangue. Ele responderia pelos dois crimes ?
  • B
    Art. 302
    . Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor: Penas - detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. Parágrafo único. No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de um terço à metade, se o agente:   I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;   II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;   III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;   IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.   V - (Revogado pela Lei nº 11.705, de 2008)   Segundo o art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro , configura-se o crime de embriaguez ao volante ou de condução de veículo automotor sob a influência de álcool ou substância de efeitos análogos se o motorista "conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência".
  • PALAVRAS CHAVES

    AUMENTATIVO DE PENA NO CTB– SÓ NO HOMICIDIO E LESÃO CORPORAL CULPOSOS


    I - Sem CNH / PPD

    II - Na faixa / calçada

    III - Omissão de socorro

    IV - Profissional de passageiro

  • Meio sem logica pois na minha opinio esta sob a inflencia de alcool droga ou oq for ja deixaria de ser culposo para doloso quando assume o risco!Mas esta na lei entao e oq vale.
  • no meu entendimento este tipo de crime configura-se como doloso. E na questao ta como culposo. 

  • A Letra "B" não faz mais parte do artigo 302 CTB  foi revogado pela Lei 11.705 de 2008.

  • Estar conduzindo veículo sob efeito de álcool caracteriza conduta culposa consciente.

  • Uma dica sobre o art. 302 é que ele só considera o crime como culposo. Nem cogita a hipótese de crime doloso. Caso caia em algum concurso uma questão, fazendo menção a crime doloso...considere como falso.

  • Nem sempre a embriaguez ao volante está sob o manto do instituto da culpa consciente, vai depender do caso concreto.

    O STF já tem entendimento firmado de que poderá ocorrer dolo eventual ou culpa consciente, a análise deve ser feita no caso concreto.
    Já no caso de "racha", o entendimento é de dolo eventual. Questão pacífica!
    Só que o caso em questão é de crime culposo por imperativo legal, constante da própria redação da norma em análise.
  •  b) Estar sob a influência de álcool ou substância tóxica ou entorpecente de efeito análogo.

    Pena - reclusão, de 2 a 4 anos.

  • Será que só eu não entendi essa pergunta? Na questão não esta pedindo EXCETO? Ou seja, o que não terá a pena aumentada?

  • Linda essa questão.

  • a questão seria passível de anulação pois a alternativa C induz a pensar que o risco pessoal seria para a vitima do acidente e nao para o condutor que deixar de prestar o devido socorro. erro de português que compromete a questão.

  • Essa questão é de 2013, esta desatualizada!  Houve a inclusão no parágrafo segundo da lei 12971 de 2014 que incluiu o item da letra b. Deem uma lida no código. 



  • Cliquem em "notificar erro" e marquem a opção "questão desatualizada" para o QC marcar.

  • Essa questão não esta desatualizada. A resposta é a letra B, conforme comentário do JOIR JUNIOR.

    A banca que saber qual é a alternativa errada.

  •  

    § 1o  No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente:          (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014)    (Vigência)

    I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;          (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014)    (Vigência)

    II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;         (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014)    (Vigência)

    III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;         (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014)    (Vigência)

    IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.         (Incluído pela Lei nº 12.971, de 2014)    (Vigência)

            Art. 306.  Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:          (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

            Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

  • Questão ótima, e está atualizada.

  • Com advento da lei 13.546/2017

      a letra B  vai ser uma qualificadora com reclusão de de 5 a 8 anos  

  • Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:

    Penas: detenção, de DOIS a QUATRO anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

    A pena é aumentada de UM TERÇO à METADE, se o agente:     

    Não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação.

    Praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada.

    Deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente.

    No exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.    

  • Esqueçe a Esaf! Lembre do: E S O F

     

    Exercício da profissão

    Sem CNH

    Omissão de socorro

    Faixa de pedestres

  • NOVIDADE 2018: 

    Estar sob o efeito de álcool ou substâncias psicoativas é uma qualificadora do crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor.

    A pena é de reclusão de 5-8 anos.

     

     

    RESUMO HOMICÍDIO CULPOSO DO CTB:

     

    *Detenção, 2-4 anos + suspensão ou proibição de obter CNH ou PPD

     

    *Aumento de pena: 4 P's

    1º P) Não Possuir PPD ou CNH

    2º P) Faixa de Pedestre ou calçada

    3º P) Deixar de Prestar socorro quando possível fazê-lo

    4º P) No exercício de Profissão conduzir veículo de passageiro

     

    * Qualificadora (2018):

    sob influência de álcool ou psicoativo: reclusão de 5-8 anos


ID
990289
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise o seguinte texto redigido no MS Word.O Produto Interno Bruto (PIB) é a medida, em valor monetário, do total dos bens e serviços finais produzidos para o mercado durante determinado período de tempo dentro de um país.Qual o estilo da fonte utilizado para destacar Produto Interno Bruto?


Alternativas
Comentários
  • Ah se toda prova tivesse questões como essas. Nunca vi uma tão fácil como essa em nenhuma prova que fiz.
  • Deus me livre, questão fácil é a tristeza de quem estudou.

ID
990292
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As normas para apresentação de trabalhos de uma instituição de ensino indica que os títulos dos capítulos devem ser do tamanho 16.Qual o recurso de edição do MS Word o aluno deverá executar para atender o estabelecido pela norma?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A. Só para complementar,não existe formaração de letra.

  • Nao existe como formatar parágrafos do lado direito visto que parágrafos so existem a esquerda,a formatacao acontece no texto,e inteiro. Isso e casca de bananas e ja vi em varias questoes,vamos ficar atentos para nao confundir texto com parágrafo.

    Forte abraco e bons estudos.


ID
990295
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Diante das possibilidades de formatações de parágrafos no MS Word 2010, assinale a alternativa que está INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Sem comentários.  

  • A questão está errada por conta da palavra "parágrafo", quando, na verdade, a opção correta seria, no lugar de "parágrafo", a opção "texto"  (Alinhar TEXTO à direita - Ctrl+G)

  • Como pode alguém ser tão mau e criar uma questão como essa hein?!



  • Errei a questão e não sei o porquê.

  • Não tem como alinhar somente o parágrafro , é necessário alinhar todo o texto !

  • Apesar de estar no grupo Parágrafo do menu Página inicial, o nome dos comandos são: Alinhar TEXTO  à esquerda, centralizar, alinhar TEXTO à esquerda, justificar

  • No comando está escrito Alinhar TEXTO. Mas na prática ele alinha o parágrafo que o cursor estiver. Só vai alinhar todo o texto e o mesmo estiver selecionado.

  • KKKK gasti um tepo para ver que estava escrito "parágrafo", quanta maldade!

  • Aqui pensei como num texto, normalmente, alinha-se um parágrafo À ESQUERDA, e salvo meu engano, não à direita.


ID
990307
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual a alternativa que apresenta uma função de pesquisa e referência do MS Excel 2010?

Alternativas
Comentários
  • Mônica,eu queria uma explicação

    Obrigada!
  • [Gabriela]

    minha explicação é bem basicona pq tb sou um leigo em informática. Mas no youtube vi um video sobre a função PROCV em que o usuario fazia a tabela de times de futebol, de maneira que, ao selecionar "Palmeiras", p. ex., o excel PESQUISAVA em uma segunda planilha a relação de QUAL ESTADO DA FEDERAÇÃO o time pertencia. LOGO, a PROCV fazia aparecer, na célula formatada, o "SP". Bons estudos!
  • letra: a

    PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

  • LETRA A. PROCV - Pesquisa e Referência.

    Principais funções das categorias no EXCEL:

    Categoria

    FUNÇÕES

    Pesquisa e referência

    PROC, PROCV, PROCH, CORRESP, ÍNDICE, TRANSPOR

    Estatística

    CONTAR.VAZIO, CONT.SE, CONT.SES, CONT.NÚM, CONT.VALORES,

    MED, MODO, MÉDIA, MÉDIASE, MÉDIASES,

    MÍNIMO, MÁXIMO, MAIOR, MENOR, ORDEM

    Data e Hora

    HOJE, AGORA, DATA

    Texto

    CONCATENAR, EXATO, TEXTO, T, ESQUERDA, DIREITA, MAIÚSCULA, MINÚSCULA

    Matemática e Trigonometria

    MULT, SOMA, SOMASE, SOMASES, MOD, POTÊNCIA, RAIZ, FATORIAL, ÍMPAR, PAR, TRUNCAR, ARRED, INT, ROMANO

    Informações

    ÉERRO, ÉTEXTO, É.NÃO.TEXTO, ÉLÓGICO, ÉPAR, ÉIMPAR, ÉNÚM (Calc: ÉÍMPAR, ÉNUM)

    Lógica

    E, OU, SE, VERDADEIRO, FALSO, NÃO

    Financeira

    DESC, EFETIVA, ÉPGTO, IPGTO, JUROSACUM, JUROSACUMV, LUCRO, NOMINAL, NPER, PGTO, TAXA, TAXAJUROS, VF, VP, VPL


  • Video com a explicação função  ( = PROCV  )

    https://www.youtube.com/watch?v=DONLcFgsPrQ

  • https://support.office.com/pt-br/article/Fun%C3%A7%C3%B5es-do-Excel-por-categoria-5f91f4e9-7b42-46d2-9bd1-63f26a86c0eb


ID
990310
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual a opção do painel de controle do Windows 7 que se deve escolher para remover um software aplicativo?

Alternativas
Comentários
  • Para abrir Programas e Recursos, clique no botão Iniciar, em Painel de Controle, em Programas e, depois, em Programas e Recursos. Selecione um programa e clique em Desinstalar. Alguns programas incluem a opção de alterar ou reparar o programa, além de desinstalá-lo, mas muitos oferecem apenas a opção de desinstalação. Para alterar um programa, clique em Alterar ou Reparar.


  • Painel de Controle

    em Categorias>> Programas

    em ícones>> Programas e Recursos

    Gabarito: B


ID
990313
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Qual das operações do Windows remove um arquivo indesejado?

Alternativas
Comentários
  • Letra D
    Caramba... muitas vezes os caras exageram na dificuldade da questão, mas de vez em quando também... afffssss
    Remover um arquivo indesejado = Excluir
  • Pessoal, eles colocam questoes obvias para nós ficarmos em dúvida e opnarmos 
    por outra questão.


    Quando a questão for obvia não tenha medo !!!

    #ficadika
  • ta de sacanage 

  • A dica da Gabriela é bastante válida.

  • Uma dica quase tão boba quanto a questão: Quando vc seleciona um arquivo e aperta simultaneamente SHIFT+DELETE ele é excluído permanentemente (não vai para a lixeira).

  • Letra D. Tecla DEL ou Ctrl+D, e ele será movido para a Lixeira.

  • Uma dessas não cai na minha prova nunca....

  • kkkkk, olhem a estatística da questão, 1700 acertos, 0 erros. Quem será o primeiro a errar?

  • EU FICO BOBO COM CERTAS QUESTÕES... ENCONTRAMOS QUESTÕES QUE SÓ PARA UM ESPECIALISTA EM INFORMÁTICA PRA PODER ACERTAR,MAS DE VEZ EM QUANDO APARECE UMA DESSA PRA GENTE DAR RISADA RSRSRSRSRSR


  • Questão difícil!!!!

    sqn.

  • Questão tão fácil que a gente pensa até que é pegadinha!! rsrsrs

  • Senhor que essa questão caia na prova de Técnico do MPU.


ID
990316
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

A Lei Nacional de Política de Mobilidade Urbana estabelece que o Plano de Mobilidade Urbana deverá contemplar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 24.  O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e deverá contemplar os princípios, os objetivos e as diretrizes desta Lei, bem como:

     I - os serviços de transporte público coletivo; 

    II - a circulação viária; 

    III - as infraestruturas do sistema de mobilidade urbana; 

    IV - a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade; 

    V - a integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados; 

    VI - a operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária; 

    VII - os polos geradores de viagens; 

    VIII - as áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos; 

    IX - as áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada; 

    X - os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana; e 

    XI - a sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica do Plano de Mobilidade Urbana em prazo não superior a 10 (dez) anos. 

    § 1o  Em Municípios acima de 20.000 (vinte mil) habitantes e em todos os demais obrigados, na forma da lei, à elaboração do plano diretor, deverá ser elaborado o Plano de Mobilidade Urbana, integrado e compatível com os respectivos planos diretores ou neles inserido. 

    § 2o  Nos Municípios sem sistema de transporte público coletivo ou individual, o Plano de Mobilidade Urbana deverá ter o foco no transporte não motorizado e no planejamento da infraestrutura urbana destinada aos deslocamentos a pé e por bicicleta, de acordo com a legislação vigente. 

    § 3o  O Plano de Mobilidade Urbana deverá ser integrado ao plano diretor municipal, existente ou em elaboração, no prazo máximo de 3 (três) anos da vigência desta Lei. 

    § 4o  Os Municípios que não tenham elaborado o Plano de Mobilidade Urbana na data de promulgação desta Lei terão o prazo máximo de 3 (três) anos de sua vigência para elaborá-lo. Findo o prazo, ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência desta Lei.

  • RESPOSTA LETRA B

    Lei 12.587/2012
    Art. 24. O Plano de Mobilidade Urbana é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e
     deverá contemplar os princípios, os objetivos e as diretrizes desta Lei, bem como:
    I - os serviços de transporte público coletivo;
    II - a circulação viária;
    III - as infraestruturas do sistema de mobilidade urbana;
    IV - a acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade;
    V - a integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados;
    VI - a operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária;
    VII - os polos geradores de viagens;
    VIII - as áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos;
    IX - as áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada;
    X - os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana; e
    XI - a sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica do Plano de Mobilidade Urbana em prazo não
    superior a 10 (dez) anos.

  • A resposta da questão está desatualizada.


    Atualizações


    § 3o O Plano de Mobilidade Urbana deverá ser integrado ao plano diretor municipal, existente ou em elaboração, no prazo máximo de 6(seis) anos da vigência desta Lei. (Redação dada pela lei n° 13.406, de 2016)

    § 4o Os Municípios que não tenham elaborado o Plano de Mobilidade Urbana na data de promulgação desta Lei terão o prazo máximo de 7 (sete) anos de sua entreda em vigor para elaborá-lo. Findo o prazo, ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados à mobilidade urbana até que atendam à exigência desta Lei. (Redação dada pela lei 13.683, de 2018



ID
990319
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO apresenta um dos princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Alternativas
Comentários
  • Transparência da estrutura tarifária para o usuário é listada como diretriz e não um princípio (Lei 12.587/12, art. 8º, V)
  • Transparência da estrutura tarifária para o usuário é uma diretriz da regulação dos serviços de transporte público coletivo.

  • Até pq nem tudo dentro da política de mobilidade é tarifado. EX: Utilização de transporte não motorizado( Bicicleta)....logo, transparência da estrutura tarifária não poderia ser um princípio pois englobaria todos os outros transportes. 

  • RESPOSTA LETRA D

    Lei 12.587/2012
    Art. 5o A Política Nacional de Mobilidade Urbana está fundamentada nos seguintes princípios:
    I - acessibilidade universal;
    II - desenvolvimento sustentável das cidades, nas dimensões socioeconômicas e ambientais;
    III - equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo;
    IV - eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano;
    V - gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana;
    VI - segurança nos deslocamentos das pessoas;
    VII - justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços;
    VIII - equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; e
    IX - eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana


ID
990322
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Segundo a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, é atribuição do Município .

Alternativas
Comentários
  • a) prestar, direta, indiretamente ou por gestão associada, os serviços de transporte público coletivo urbano, que têm caráter essencial.  CERTA. Lei 12. 587/2012 Art. 18, São atribuições dos Municípios:  II - prestar, direta, indiretamente ou por gestão associada, os serviços de transporte público coletivo urbano, que têm caráter essencial;  b) propor política tributária específica e de incentivos para implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana. ERRADA. ATRIBUIÇÃO DOS ESTADOS: Lei 12. 587/2012 Art. 17.  São atribuições dos Estados: (...) II - propor política tributária específica e de incentivos para a implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana;  c) Fomentar a implantação de projetos de transporte público coletivo de grande e média capacidades nas aglomerações urbanas.  ERRADA. ATRIBUIÇÃO DA UNIÃO: Lei 12. 587/2012, Art. 16.  São atribuições da União: (...) IV - fomentar a implantação de projetos de transporte público coletivo de grande e média capacidade nas aglomerações urbanas e nas regiões metropolitanas;  d) Implantar incentivos financeiros e fiscais para a efetivação dos princípios e diretrizes da Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana. ERRADA. Não há disposição literal reproduzindo essa assertiva, mas creio se tratar também de atribuição dos Estados, de acordo com o art. 17, inciso II da Lei 12.587/2012, já citada.

ID
990325
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

O Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é um conjunto organizado e coordenado que inclui.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    Art. 3o da Lei 12.587/2012: O Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município.


ID
990328
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

No relatório final do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte,foi feito um diagnóstico do sistema de mobilidade no qual foram destacados alguns aspectos da logística urbana.Entre os aspectos identificados nesse relatório, NÃO se destaca.

Alternativas
Comentários
  • B

    Estacionamentos dissuasórios são locais destinados a transferência de um modo de transporte de baixa capacidade, automóvel, para um modo de transporte  UFRGS


ID
990331
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

Conforme o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH), é INCORRETO afirmar :

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Pois o sistema é organizado e da acesso aos bairros...


ID
990334
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

A Política Municipal de Mobilidade Urbana instituída em lei estabelece que o Plano Diretor de Mobilidade de Belo Horizonte deve prever a delimitação de áreas prioritárias a serem tratadas por meio de, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D Priorização do espaço público como bem comum.

    Mas deveria.


ID
990337
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

São objetivos da Política Municipal de Mobilidade Urbana em Belo Horizonte ditado pela legislação local aplicável, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • C - democracia e sustentabilidade conceitos que devem se lever em conta!


ID
990340
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Não definido

Segundo as orientações do Ministério das Cidades para a elaboração de Plano de Mobilidade Urbana, medidas regulatórias do poder público podem condicionar ou restringir na movimentação de cargas, EXCETO:

Alternativas

ID
990343
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Urbanístico
Assuntos

O Ministério das Cidades apontou algumas referências para a elaboração de Plano de Mobilidade Urbana. Entre essas referências estão algumas ações que podem melhorar as condições de conforto no uso do transporte público para as mulheres.Assinale a alternativa que NÃO é uma ação referenciada pelo Ministério das Cidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Implantação de segurança ostensiva nos pontos de embarque e desembarque do centro das cidades incluindo câmeras de vigilância para controle. Não é uma ação referenciada pelo Ministério das Cidades.


ID
990346
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme dispositivos da Lei Federal nº 8.429/1992, constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário,quando o autor da denúncia o sabe inocente.Nesse caso,é CORRETO afirmar que o denunciante estará sujeito,além das indenizações ao denunciado previstas na Lei, à pena de detenção de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992. 
    Art. 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.
    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.
    Parágrafo único. Além da sanção penal, o denunciante está sujeito a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado.

  • Decorar pena, agora? É cada banca que aparece ¬¬

  • GABARITO LETRA C 

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 19. Constitui crime a representação por ato de improbidade contra agente público ou terceiro beneficiário, quando o autor da denúncia o sabe inocente.

     

    Pena: detenção de seis a dez meses e multa.


ID
990349
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O caput do artigo 37 da Constituição Brasileira de 1988 assinala,dentre outros,os seguintes princípios a serem obedecidos pela Administração Pública:

Alternativas
Comentários
  • São princípios da adm:

    Legalidade
    Impessoalidade
    Moralidade
    Publicidade
    Eficiência

  • Gabarito B. Constituição Federal no Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
  • EFICIÊNCIA SÓ  FOI INCLUÍDA EM 1998... PELA EC19...

    A constituição de 1988 no Art 37 trazia apenas: LIMP    sem  a EFICIÊNCIA.
  • LIMPE

    Legalidade
    Impessoalidade
    Moralidade
    Publicidade
    Eficiência

     


ID
990358
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Sobre conceitos associados à administração pública, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • ALT. C

    Segundo Hely Lopes Meirelles a Administração Pública, em sentido formal, é o conjunto de órgãos instituídos para consecução dos objetivos do Governo; em sentido material, é o conjunto das funções necessárias aos serviços públicos em geral; em acepção operacional, é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico, dos serviços próprios do Estado ou por ele assumidos em beneficio da coletividade. Numa visão global, a Administração é, pois, todo o aparelhamento do Estado preordenado à realização de seus serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas. A Administração não pratica atos de governo; pratica, tão-somente, atos de execução, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competência do órgão e de seus agentes. São os chamados atos administrativos.

    FONTE:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAx0AAD/direito-administrativo

    BONS ESTUDOS
    A LUTA CONTINUA
  •                                                    GOVERNO                                       ADM PÚBLICA

    ATIVIDADES                             CONSTITUCIONAL E                       NEUTRA E VINCULADA À LEI

                                                       DISCRICIONÁRIA

     

    CONDUTA                                 INDEPENDENTE                              HIERARQUIZADA

     

    RESPONSABILIDADE              CONSTITUCIONAL E                       TÉCNICA E LEGAL

                                                       POLÍTICA

    Alternativa (C)


ID
990553
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
BHTRANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas relacionadas a esse diagrama elétrico e assinale com V as assertivas verdadeiras e com F as assertivas falsas.

(    ) Para obter a reversão no giro do motor, o enrolamento de partida, terminais 5 e 6, será invertido durante o funcionamento do motor.
(   ) Dois contatores auxiliares foram utilizados para ampliar o número de contatos normalmente aberto na elaboração do circuito.
(   ) Duas fases alimentam o motor por meio do contator K. Contudo, um relé térmico de três lâminas foi empregado na proteção desse motor.
(   ) Ao energizar o circuito, a lâmpada H1 sinaliza que o motor está parado, pronto para partir, e aguarda o comando para definir o sentido de giro do motor.
(   ) Ocorrendo uma sobrecarga durante o funcionamento do motor, os fusíveis F1 de 16 A romperão protegendo o motor de sobreaquecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • muito fácil. 
    a sequencia é 4 5 2 1 3.
    o 4 (sistema de apredizagem de piaget - Pedagogia renovada) 5 (pedagogia sociointeracionosta) 2 (aprendizagem por reforço condicionado - skinner) 1 (método tradicional) 3 (humanisno)